Page 1


cidades

GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /05/10/2012 - página 02

POLICIAL

ELEIÇÕES 2012

Polícia prende suspeito de estupro em Catalão Por: Cristina Mesquita Entre os dias 3 e 4, a Polícia Militar registrou 12 ocorrências. Entre elas, cinco foram relacionadas a acidentes de trânsito. Um homem foi preso por suspeita de estupro de menor. Segundo relato da PM, foi na quarta – feira (3), às 17h40, no bairro Pontal Norte. A PM foi acionada, com a informação de que um homem de 44 anos teria pago o valor de R$ 22,00 para passar o dia em um hotel localizado naquele bairro. A vítima contou ainda que por volta das 16h, ele retornou ao estabelecimento e teria deixado um portão no fundo do local, fechado de forma diferente, o que chamou a atenção. Depois disso, a vítima teria flagrado o homem com a menor, ambos despidos em um dos quartos. A garota é portadora de deficiência física. Ela contou à PM que o suspeito a derrubou de sua cadeira de rodas, tirou sua roupa e a levou para o local. Ele teria dito que queria fazer sexo. Ele ainda teria levado dela, o valor de R$ 160,00 em dinheiro. O suspeito foi preso e com ele encontrado um facão com 24 centímetros de lâmina. Ele ainda teria causado danos à viatura no caminho até a delegacia. Ele foi preso e encaminhado ao presídio.

EXPEDIENTE

Gazeta do Dia Razão Social: Atual Comunicação LTDA CNPJ 13.059.954/0001-11 Endereço: Rua Cel. Afonso Paranhos, nº 386 – sala 3 Diretora: Cristina de Mesquita Netto

Tel: 3441 2448 E-mail: gazetadodia@gmail.com

Editora Chefe: Cristina de Mesquita MTB GO 9845 – JP

Impressão: Gráfica Modelo Diagramação: Waleska Costa

Justiça eleitoral finaliza detalhes para o dia 7 Por: Cristina Mesquita

O juiz eleitoral da 8ª Zona Eleitoral, André Luís Novaes Miguel finalizou ontem, o trabalho que será desenvolvido em Catalão no dia das eleições. Já estão na cidade a Polícia Federal e a Polícia Civil. Segundo o juiz, da PF, estão seis equipes, sendo um delegado, um escrivão e quatro agentes. Da Polícia Civil, são sete profissionais (todos do serviço de inteligência). “As equipes vão nos auxiliar em tudo o que for necessário”, disse ele, com relação às irregularidades. “Essas equipes estão orientadas para verificar porte de equipamentos para filmagens, como canetas ou broches. Se forem flagradas serão presas”. Ele lembrou mais uma vez que o voto é secreto e sigiloso. André Luís lembrou mais uma vez que equipamentos do tipo telefones celulares e até canetas devem ser deixados na

mesa da seção. O juiz lembrou que as equipes ficarão sediadas no fórum, porém estarão aptas a sair a qualquer momento. Catalão terá a Lei Seca, portanto, segundo o juiz, a partir das 0h do dia 7, será proibida a venda de bebida alcóolica. A Justiça Eleitoral já lacrou todas as urnas eletrônicas. Ao todo, foram lacrados 262 equipamentos, 10% a mais que o necessário. O trabalho foi realizado por técnicos do TRE – GO e por voluntários de Catalão. O chefe do cartório eleitoral, Marco André, disse que todos foram testados e que problemas foram resolvidos no momento. O transporte das urnas até as seções será feito no dia das eleições. E será feito pela Polícia Militar. É um projeto piloto que, se der certo, poderá ser estendido a outros municípios do Estado. Em eleições anteriores, o transporte foi feito pelos Correios.

Celg cria Central de Gerenciamento de Crise Por: site goiás agora

Criada pela Celg, a Central de Gerenciamento de Crise terá representantes das áreas de Transporte, Suprimento, Comunicação Social, COS, COD, Comercial, Financeira e Regulação, que estarão de plantão até o dia 31 de março de 2013, quando se aproxima o fim do período úmido. O objetivo desta Central é de atuar de forma preventiva nos dias de fortes chuvas e ventanias, visando tomar providências no sentido de que as ações das equipes técnicas sejam facilitadas no momento em que estiverem no campo trabalhando na recuperação do sistema.

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU!

O plano, elaborado pela Celg para garantir confiabilidade ao sistema elétrico durante todo o dia 7, em todos os locais onde houver uma urna para votação, foi apresentado na tarde de hoje ao presidente o Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Marques Filho. Equipes da Celg estarão de plantão desde a zero hora deste domingo até as 8 horas da segunda-feira, com a finalidade de garantir que o processo eleitoral se desenvolva sem atropelos.


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /05/10/2012 - página 03

AGRICULTURA

ELEIÇÕES 2012

Vazio Sanitário termina em Goiás

Jardel realiza grande comício no bairro São João Por: ASCOM

Por: Gustavo Vieira

O período de Vazio Sanitário da Soja em Goiás terminou no último sábado (28) o que possibilita que o produtor rural possa dar início ao plantio do grão em todo o Estado. O principal objetivo do vazio sanitário é reduzir a proliferação do fungo causador da ferrugem asiática da soja, o que traz grandes prejuízos econômicos à produção do grão. No começo dessa semana, quando foi liberado o plantio, o produtor rural deve fazer também o cadastro da lavoura por meio do site da Agrodefesa, sendo que o prazo para o cadastramento é de até 15 dias após a semeadura. Segundo o gerente regional da Agrodefesa, Lúcio Costa e Silva Cruz, a expectativa é de que haja um aumento significativo da área cultivada com soja nesta safra. A FAEG (Federação da Agricultura do Estado de Goiás) acredita em aumento 6% na produção, com 20 milhões de toneladas de grãos em Goiás. As chuvas não começaram em definitivo, mas muitos produtores que têm sistema de irrigação já estão plantando, segundo o técnico. “É muito importante que o produtor faça o cadastramento da lavoura no escritório da Agrodefesa ou pelo site, para que possamos fiscalizar a área plantada”. Atualmente, de acordo com Lúcio, o produtor rural brasileiro vive grande expectativa em relação à safra 2012/13. Com o mercado de exportações muito aquecido e a quebra de

safra nos Estados Unidos, Brasil e Argentina, os preços de soja bateram recordes históricos, e grande parte da produção das principais regiões produtoras foi vendida antecipadamente, garantindo margem de lucro bastante elevada e bem acima das previsões mais otimistas realizadas até o início deste ano. Lúcio afirma que toda área plantada de soja na região será fiscalizada para que fungos e doenças sejam detectados antecipadamente, a fim de garantir que não se alastrem para outras lavouras e regiões. Ele disse que as chances são mínimas, mas é possível que a ferrugem asiática seja encontrada nesse período. “Se isso acontecer o proprietário terá que combater esse mal com defensivos e outras ações para exterminar o fungo”, disse Lúcio. Segundo ele, o vazio sanitário, que tem duração de três meses interrompe o ciclo, ajudando os produtores no controle de pragas e doenças. “É importante ressaltar que o vazio sanitário é uma pratica obrigatória por lei e fiscalizada pelo órgão de defesa sanitária, que beneficia toda a região e seus produtores”. O próximo vazio acontecerá no próximo ano e segundo Lúcio, os produtores da região são atentos às obrigações da lei e cumprem as determinações.

www.emagrecentro.com.br Telefone: (64) 34111534 Rua Dr. Willian Faiad, nº 335- Centro Catalão - Go

Formando uma enorme plateia, militantes do PSDB e de partidos coligados além de diversos moradores do bairro São João assistiram na noite de quarta-feira, 3, mais um grande comício no setor. Marcado por muita emoção, os candidatos da coligação Muito Mais Para Catalão, Jardel Sebba e Rodrigão levaram mensagem de renovação às famílias. Antes do evento começar, a grande plateia acompanhou o último programa eleitoral veiculado na TV por um grande telão. Aproveitando o momento, os moradores elogiaram o programa. “Foi excelente. O Jardel foi bem claro ao apresentar suas propostas e mostrar que todas elas são viáveis”, avaliou a gerente de vendas Luciana Mourão. Outro ponto positivo apontado pelos telespectadores do bairro São João foi o modo como o programa foi conduzido, sem apelações ou baixarias. Para Jardel, o que os catalanos querem e precisam é analisar propostas. “Desde o começo me comprometi a fazer uma campanha propositiva, sem ataques e com propostas”, argumentou o prefeitável. Além dos tucanos, também compuseram o palanque os ex-petistas, Fernando Safatle e Leonel Safatle, o secretário de Educação, Thiago Peixoto, candidatos à Câmara Municipal, entre outras autoridades.

Milhares de pessoas se reúnem para assistir comício de Jardel no Ipanema Por: ASCOM

Uma grande multidão se reuniu, mais uma vez, para assistir um grande comício de Jardel e Rodrigão no bairro Ipanema na noite de terça-feira, 2. Em seu discurso, Jardel convidou os catalanos a experimentarem um novo modelo de gestão, aberto à parcerias, ao diálogo e à interação com a população. “Nossa cidade está tomada por um sentimento de mudança. Estão todos cansados da mesmice, de um mesmo grupo no poder há 12 anos. Juntos, podemos mudar a história de Catalão e para isso, peço o voto de confiança de vocês”, disse Jardel. Rodrigão, por sua vez, garantiu aos catalanos que à frente da Prefeitura, continuará trabalhando para ajudar quem realmente precisa. “Não tenho medo de trabalho. Comecei vindo de um chão de fábrica e quero mostrar para vocês que junto com Jardel, vamos renovar Catalão e governar para os mais humildes, sem baixarias e corrupção”.


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /05/10/2012 - página 04

Padilha diz que Anvisa aumentou em 60% a liberação de genéricos em 2011 Por: Agência Brasil

A Justiça Eleitoral da 8ª zona comunica as seguintes mudanças nas seções eleitorais: Em Catalão: - As seções da ACID/CDL, da Fundação Cultural Maria das Dores Campos e da Delegacia Fiscal funcionarão no SENAC; - As seções do JOPA funcionarão na Escola Municipal Frei João Francisco; - As seções do Colégio Estadual Joaquim de Araújo e do Colégio Estadual Rita Bretas, funcionarão no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus (unidade II); - As seções da Creche Maria Izabel, funcionarão no Colégio Estadual Anice Cecílio; - As seções do Colégio Estadual Dona Zuzu funcionarão na Escola Municipal Patotinha; - As seções do Rotary Clube 1º de novembro, do Instituto de Educação, da Creche Municipal Cleonice e do Senai funcionarão na UFG; - As seções do Colégio Estadual Madre Natividade funcionarão no Colégio Objetivo; - As seções do INSS e do IPASGO funcionarão no Colégio Universitário; - As seções da Creche do Lions Clube funcionarão na Escola Municipal Nilza Ayres; - As seções da Fundação Nova Vida e do Núcleo de Tecnologia funcionarão no Colégio Estadual Dr. David de Persicano; - As seções do Posto de Saúde Dr. Paulo de Tarso funcionarão na Escola Municipal José Sebba. - As seções da Creche Municipal Anibal Rosa funcionarão na Escola Municipal Nilda Margon; - As seções da Creche Ana Maria Montenegro funcionarão na Escola Municipal Wison da Paixão; - As seções da Loja Maçônica José Marcelino da Silva e da Escola Municipal Joaquim Ferreira (Distrito de Pedra Branca) funcionarão no Centro Comunitário São Francisco de Assis. - As seções do Posto de Saúde João Moreira de Castro funcionarão no Colégio Estadual Dona Iayá; - As seções da Escola Municipal Pedro Netto Paranhos funcionarão na Creche Municipal Professora Ruth Silva; - As seções do Colégio Estadual Gilberto Arruda Falcão funcionarão na Escola Municipal Maria Conceição Martins Silva.

Em Ouvidor: - As seções da Creche Municipal Ana Ramos funcionarão no Colégio Estadual Antônio Ferreira Goulart.

Em Três Ranchos: - As seções do PSF funcionarão na Escola Municipal Santa Rita de Cássia (Centro Comunitário Luiz Ribeiro Horta).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem (4) que os contratos entre a pasta e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm como prioridade a liberação de medicamentos genéricos, biotecnológicos e estratégicos. Segundo Padilha, a Anvisa aumentou em 60% a liberação de medicamentos genéricos em 2011, com relação a 2010. A meta é conceder as liberações “de imediato, no tempo mais curto possível”, informou. A demora na liberação de novos medicamentos ao mercado pela Anvisa foi tema do documento entregue ontem (03) pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman. “Nesta fila de dois anos [apontada pela Interfarma] entram todos os tipos de medicamentos, inclusive cosméticos. Entram medicamentos de interesse público, um medicamento para tuberculose tem de sair mais rápido do que um medicamento cosmético, por exemplo”, disse Padilha. Para o ministro, “um medicamento para hipertensão e diabetes tem de sair mais rápido do que um medicamento para uma enfermidade que é um problema de saúde pública menor”. Ele declarou ainda que a Anvisa está reorganizando processos para acelerar o registro de outros tipos de medicamentos.

Exposição “Viva o Cerrado” atrai milhares de catalanos. Por: Assessoria Sefac

A exposição “Viva o Cerrado”, organizada pela Serra do Facão Energia S.A., em parceira com o 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Goiânia, com apoio do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental do Instituo Alcoa, montada no saguão do Catalão Shopping, foi um sucesso. Durante o último fim de semana, estima-se que sete mil pessoas a tenham visitado e tiveram a oportunidade de ver algumas das espécies que vivem nesse bioma. O público se encantou com os exemplares expostos. Carolina Cristina Alves de Menezes, de 11 anos, que foi acompanhada pelos primos, comentou: “gostei do que vi, principalmente das cobras. Elas chamaram muito a atenção, foi a primeira vez que vi uma tão de perto”. A fisioterapeuta Maria Carolina Marcelo de Macedo, 25 anos, disse que “a exposição estava bem elaborada e se destacou pela diversidade de animais. Quem veio visitar, com certeza, saiu daqui tendo aprendido um pou-

co mais sobre o Cerrado”. O evento superou nossas expectativas, foi o comentário dos organizadores. O educador ambiental da Sefac, Alessandro Ferreira da Silva observou que a instalação atingiu seu objetivo, “o de possibilitar o conhecimento de parte da fauna do cerrado e provocar a reflexão quanto à urgência de se preservar esse importante bioma”. Para o sargento Darildo José Leite, do Núcleo de Educação Ambiental – 1º BPMA, o sucesso da mostra trouxe um ganho ambiental, pois reuniu pessoas de todas as idades. Segundo ele, “a informação circulou por um público variado, com diferentes olhares, despertando a importância de se preservar e de ter mais amor pela natureza, e um carinho especial pelo cerrado, que sofre tanto com a degradação causada pelo ser humano”. A mostra apresentou animais taxidermizados, tais como a onça-parda, o lobo-guará, furão e o tamanduá-bandeira; aracnídeos e répteis fixados em formol.


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /05/10/2012 - página 05

esporte Por: Tirso Neto

Série D: CRAC pronto pra pegar Mogi Mirim hoje no Genervino da Fonseca

Atlético-GO perde seu primeiro jogo internacional

O técnico do Leão do Sul Zé Roberto ministrou um treino coletivo na tarde desta ultima quinta feira visando o jogo decisivo do domingo diante do Migí.a provável escalação: Donizete, Guerra, Emarson Fábio Paulista e João Vitor ( Binha). Pedrinho Catalão, Zé Neto, Mário Cesar e Juninho Paraíba. Dinei e Nino Guerreiro que é o artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série D, com 11 gols, lembrou à reportagem do Jornal Gazeta do Dia que marcou um verdadeiro golaço na partida de ida, da semifinal da competição, contra o Mogi Mirim. Guerreiro recebeu cruzamento de Rafael Sayão e mandou de bicicleta para as redes, empatando o jogo em 1 a 1. Coincidentemente, a plástica realizada pelo atacante do Crac foi bem parecida com o gol da vitória do Fluminense diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O tento foi anotado pelo artilheiro Fred Com o gol de empate, o Crac está cada vez mais perto da final da competição, uma vez que jogará a partida de volta em seu estádio, dependendo de apenas um empate sem gols. Segundo Guerreiro, esse gol marcado diante do Mogi Mirim foi o mais bonito de sua carreira, embora afirme ter feito uma jogada parecida em outros gramados.

Em dia histórico, o Atlético Goianiense perdeu para o Universidad Católica por 2 a 0, com gols de Silva e Ramos, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, pelas oitavas de final da Copa Sulamericana. O Dragão começou bem a partida, o primeiro tempo foi equilibrado e as duas equipes tiveram poucas oportunidades de gol. No segundo tempo, o Universidad Católica partiu para cima no começo e conseguiu abrir o placar com Silva aos nove minutos. O Atlético tentou empatar o jogo, tentava pressionar, mas sem conseguir ser incisivo. No final de partida, em cobrança de escanteio ensaiada, o meio campista Ramos fez o segundo gol, de cabeça, e fechou a conta na partida. O jogo de volta entre as duas equipes vai ser no dia 24 de outubro, no estádio Serra Dourada, às 19h30. O Atlético precisa ganhar por três gols de diferença e não levar nenhum para se classificar. Caso o Dragão vença por 2 a 0, teremos a disputa nos pênaltis.

Já o time do CRAC sub 18do CRAC, vem fazendo bonito na Copa Mané Garricha da categoria, que corresponde ao Campeonato Goiano. Na tarde desta última quarta feira no estádio Leovil Evangelista da Fonseca, (Clube do Povo) em Catalão, os comandados do técnico Rafael Andrade não tomaram conhecimento da Canedense e venceram pelo placar de 2x1, firmando-se na liderança da competição com 10 pontos, sendo três vitórias e um empate.

Goiás empata com Santos pela Copa do Brasil de futebol Juniores

FGF define data para conselho técnico do Goianão 2013 O Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2013 será realizado no dia 18 de outubro, às 14 horas. Na oportunidade serão oficializados todos os aspectos relativos à competição. O Goianão da próxima temporada será iniciado no domingo, dia 20 de janeiro, encerrando-se no domingo, dia 19 de maio, data da Grande Final, ou seja, da partida de volta da Fase Final da competição. O sistema de disputa, de acordo com a legislação vigente, é o mesmo deste ano, com 10 times participantes, em 2010, tem a mesma fórmula de disputa, o que implica dizer que no ano que vem já será o 4º Goianão consecutivo com a mesma, ou seja, na 1ª Fase, as 10 equipes participantes jogam entre sí em turno e returno, classificando-se as 4 primeiras colocadas para a Fase Semifinal, onde o 1º colocado enfrenta o 4ºenquanto o 2º joga diante do 3º em ida e volta, daí conhecendo-se os dois finalistas que também em ida e volta decidem o título da competição, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Divisão de Acesso em 2014. Os 10 participantes são: Goiás, Atlético, Crac, Vila Nova, Itumbiara, Aparecidense, Rio Verde, Goianésia, Anápolis e Grêmio Anápolis.

Jogo entre Brasil x Argentina é cancelado por pane nos refletores O jogo entre Brasil e Argentina, pelo Superclássico das Américas, não aconteceu na noite desta ultima quarta-feira (3), na cidade de Resistência, no interior da Argentina. O motivo foi a falta de luz no estádio Centenário, o que impossibilitou o início da partida. Depois de mais de uma hora de espera, o jogo foi cancelado. O campeão da edição do Superclássico de 2012 vai ser decidido através de reunião entre as confederações. Como a Seleção Brasileira venceu o pripri meiro confronto por 2 a 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pode ser que o titulo vá para o Brasil. Mas nessa reunião, também pode ser decidido que o titulo fique repartido entre as duas nações. Logo depois que o duelo foi cancelado, os jogadores brasileiros pegaram um voo fretado direto para São Paulo, isso porque os atletas tem que se apresentar para os seus clubes para disputar o Campeonato Brasileiro da Série A.

Nesta última quarta-feira (03), jogando em Goiânia, no estádio Hailé Pinheiro o elenco juniores do Goiás ficou no empate com o elenco do Santos em 0 a 0 na estreia da Copa do Brasil Sub-20. Com este resultado o jogo de volta será no próximo dia 16, às 16h na Vila Belmiro, em Santos (SP). Outros resultados Em abertura da competição nacional, no Moisés Lucarelli a Portuguesa perdeu para o Vasco da Gama por 1 a 0. O jogo de volta será no próximo dia 16, às 16h em São Januário. Em Florianópolis, no estádio da Ressacada o Avaí recebeu o Corinthians que empatou em 2 a 2. A segunda partida será também no dia 16, mas às 20h no Décio Vita, em Americana (SP). Já o time do Cruzeiro goleou o Guarani por 5 a 1 no Brinco de Ouro e garantiu automaticamente a vaga para as oitavas de final sem precisar fazer o jogo de volta no dia 17, em Sete Lagoas (MG). Agora o elenco sub-20 azul celeste aguarda o resultado entre Ceará e Flamengo, no próximo dia 10, às 20h20 no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). No Couto Perreira, o Coritiba recebeu o São Paulo e venceu por 1 a 0. Com este resultado o Coxa pode até perder por um gol de diferença. O juniores do tricolor paulista faz o jogo de volta também no dia 17, às 19h30, mas o estádio ainda não foi definido.

“Filósofo” Adriano do Flamengo para pra refletir sobre seu futuro no futebol... Depois de faltar novamente aos treinamentos do Flamengo, no último final de semana, Adriano resolveu se pronunciar nesta ultima quarta-feira para encerrar as especulações sobre os supostos motivos de sua ausência na gávea. Para isso, o Imperador usou seu perfil oficial no Twitter para fazer um desabafo contra os jornalistas. Em uma das publicações na rede social, Adriano revela que faltou aos treinos para refletir sobre seu futuro no futebol. Segundo o atacante, existe muita pressão para que ele decida os rumos que seguirá na carreira, fazendo com que preferisse ficar isolado por um tempo para pensar com mais calma, “coidadinho”...

QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO! Anuncie!


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA / 05/10/2012 - página 06

cidades

Lobão: não há como garantir ausência de falhas no sistema elétrico Por: Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem (4) que, apesar de o sistema de energia do país ser confiável, não existe garantia de que não vai haver novamente falta de energia, como aconteceu ontem (3) em diversos estados. Segundo ele, a manutenção de todos os equipamentos do sistema elétrico é feita normalmente.

locais determinados previamente. “O sistema interrompe cargas consideradas pelas distribuidoras menos essenciais, para evitar o desligamento de cargas essenciais. Ramais em que existem hospitais ou linhas de metrô, por exemplo, são preservados”, explicou o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

“O nosso sistema é bom, firme e forte. Mas como todo o sistema do mundo está sujeito a incidentes dessa natureza. Desejamos que não haja esse tipo de acidente, mas não podemos dar uma garantia absoluta de que nunca mais vai acontecer”, disse, depois da reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Segundo o ministro Lobão, não há relação entre a queda de energia registrada ontem e a que ocorreu no dia 22 de setembro, que atingiu as regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, apesar de os dois problemas terem começado a partir de falhas em transformadores, a proximidade das duas ocorrências foi uma “mera coincidência”. “São episódios que lamentavelmente acontecem, mas não comprometem a segurança geral do sistema elétrico brasileiro”.

A falta de energia ocasionou a queda de 3,8 mil megawatts e atingiu partes de todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de partes do Acre e de Rondônia. O problema começou em Furnas, no Paraná, com uma sobrevoltagem em equipamento de um dos transformadores de aterramento, que acabou pegando fogo. “Na sequência, o fogo e a fumaça se propagaram para a subestação e provocaram o desligamento dos demais transformadores”, explicou o presidente de Furnas, Flávio Decat. Com o desequilíbrio entre a geração e o consumo de energia, o sistema está programado para aliviar a carga automaticamente e interromper o fornecimento para alguns

As causas do corte de energia serão avaliadas novamente amanhã (5), em uma reunião na sede do ONS, no Rio de Janeiro. Também vai ser determinada a elaboração do Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que deve ser concluída em dez dias e poderá apontar os responsáveis pelo problema e possíveis multas. Na reunião de hoje, Lobão determinou a formação de um grupo de trabalho que vai fazer uma avaliação geral do sistema de geração e transmissão de energia do país.

Mensalão: Fux vota pela condenação de oito réus por compra de apoio político da base aliada Por: Agência Brasil

Quarto ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a votar no capítulo sobre corrupção ativa na Ação Penal 470, Luiz Fux condenou oito réus por compra de apoio político da base aliada ao governo entre 2003 e 2004, esquema conhecido como mensalão. A sessão foi suspensa logo em seguida, ainda sem formação de maioria em relação aos réus desta etapa. Para Fux, a análise conjunta das provas reunidas no processo, unidas à “lógica da vida e da experiência comum” evidenciam que o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu teve participação nos fatos. “Não creio na atuação isolada do réu Delúbio Soares”, disse, minimizando o papel atribuído ao ex-tesoureiro do PT. Citando uma série de depoimentos, Fux destacou que o próprio Dirceu confirmou sua atuação para formar a base aliada, que, segundo o ministro, foi comprovadamente corrompida. “[Dirceu] Figura como articulador político desse caso penal que esta sendo colocado sob nossa observação por sua posição de proeminência e de destaque no governo”. E completou: “É inimaginável conceber que esses acordos eram só políticos”. Fux também entendeu que é preciso valorar o depoimento do ex-deputado Roberto Jefferson, primeiro a denunciar a participação de Dirceu no esquema, como qualquer outra testemunha do processo. Segundo o ministro, as considerações do ex-presidente do PTB ganharam ainda mais importância porque foram confirmadas na prova colhida pelo Ministério Público. Com o mesmo argumento, Fux deu valor às provas colhidas fora do processo penal, como em comissões parlamentares de inquérito, ainda que muitos depoi-

mentos tenham sido alterados na frente do juiz. O ministro ainda destacou o fato de a ex-mulher de Dirceu Ângela Saragoça ter conseguido vantagens econômicas dos bancos e réus citados no processo. “A isso se quer atribuir à obra do acaso. Nada é fruto do acaso”, pontuou. Fux disse que as provas demonstram “completa afinidade” entre o ex-presidente do PT José Genoino e Delúbio, sendo impossível que o ex-presidente do PT desconhecesse o que estava sendo articulado por seu tesoureiro. “Exatamente pelas reuniões de que participou, do empréstimo que ele avalizou junto com o operador do esquema, como líder da agremiação da partidária, não poderia desconhecer [o mensalão]”. O ministro descartou o argumento de que a vida humilde de José Genoino é suficiente para excluir sua culpa por corrupção. “Há vários casos em que o interesse que move a corrupção não é econômico”. Além de Delúbio Soares, Fux votou pela condenação dos publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e da diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos. Quanto a Rogério Tolentino, o ministro considerou que, a esta altura do processo, está provado que sua ligação com Valério era mais que relação de mero advogado, votando por sua condenação. Fux ainda também aderiu à tese unânime pela absolvição de Geiza Dias, ex-gerente financeira da empresa de Valério, a SMP&B, por considerar que ela desconhecia a atuação do grupo criminoso. Ele também inocentou o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto por falta de provas.

O jugamento será retomado na próxima terça-feira (9) e, não, na segunda-feira, como o usual, devido às eleições municipais do próximo domingo (7). Ainda votarão neste capítulo os ministros Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. Confira placar parcial da segunda metade do Capítulo 6, que trata do crime de corrupção ativa entre políticos do PT e PL e no núcleo publicitário: 1) José Dirceu: 3 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski) 2) José Genoíno: 3 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski) 3) Delúbio Soares: 4 votos pela condenação 4) Anderson Adauto: 4 votos pela absolvição 5) Marcos Valério: 4 votos pela condenação 6) Ramon Hollerbach: 4 votos pela condenação 7) Cristiano Paz: 4 votos pela condenação 8) Rogério Tolentino: 3 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski) 9) Simone Vasconcelos: 4 votos pela condenação 10) Geiza Dias: 4 votos pela absolvição


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /05/10/2012 - página 07

GERAL Milícias cobram taxas para transações imobiliárias no RJ As milícias do Rio de Janeiro passaram a cobrar taxas para transações imobiliárias dos moradores e a fazer agiotagem para a manutenção do poder econômico nas comunidades. A denúncia é do estudo A Evolução da Milícia no Rio de Janeiro, da Universidade do Estado do Rio (UERJ), que traça um perfil dos grupos entre 2008 e 2011. Os milicianos cobrariam taxas entre 5% e 10% de toda transação imobiliária e, em alguns casos, chegariam a tomar a propriedade dos imóveis em retaliação ao comportamento dos moradores. Para os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a tática é decorrente de uma desestruturação dos serviços explorados pelos criminosos, como vans e fornecimento de gás, que foram legalizados pelo poder público em algumas comunidades. “Os milicianos adequaram a forma de arrecadar dinheiro sem chamar atenção”, afirma a pesquisadora Thais Duarte, que coordenou o estudo ao lado do sociólogo Ignácio Cano. Os grupos estariam perdendo força nas comunidades após diversas ações de investigação e repressão da polícia Civil e do Ministério Público, desencadeadas após uma CPI na assembleia legislativa. A investigação indiciou mais de 300 pessoas, incluindo deputados e vereadores. A discrição seria a principal característica do novo perfil dos grupos, que atuam principalmente na zona norte e oeste do Rio. As milícias ainda cobram taxas aos comerciantes e moradores e controlam a venda de TV a cabo e internet. Além disso, fiscalizam a conduta dos moradores, determinando punições em casos de traição, brigas de vizinhos e roubos. Também há relatos de crimes contra homossexuais em pelo menos duas comunidades. (Fonte: Agência Estado) Comissão Nacional da Verdade solicita a governadores criação de comissões da verdade nos estados A Comissão Nacional da Verdade vai solicitar o apoio dos governadores para a criação de comissões da verdade nos estados. A comissão remeteu ofício a governadores de 21 unidades da federação solicitando o engajamento na criação das comissões, juntamente com apoio das assembleias legislativas. Até o momento, das 27 unidades da Federação, apenas Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul possuem comissões da Verdade criadas pelo Executivo ou Legislativo. O objetivo, de acordo com a Comissão da Verdade, cujo trabalho é voltado para apurar graves violações de Direitos Humanos praticadas por agentes públicos entre 1964 e 1988 durante a ditadura militar, é “estimular a cidadania para que se constitua uma perene rede de defesa dos valores da sociedade autenticamente democrática”. Dos estados que ainda não instalaram suas comissões, sete estão elaborando projetos de lei, decreto do Executivo ou debatendo a questão no Legislativo. É o caso do Paraná (anteprojeto em desenvolvimento na Secretaria de Justiça), do Pará (anteprojeto em desenvolvimento na Secretaria de Justiça e um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa), da Paraíba (anteprojeto em elaboração pelo Executivo e dois projetos na pauta do legislativo) e de Sergipe (elaboração de um anteprojeto determinada pelo governador). Em Mato Grosso, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, o debate ocorre no legislativo estadual. Na terça-feira (2), foi publicado no Diário Oficial da União uma resolução da Comissão da Verdade que estabelece parâmetros para acordos de cooperação com as demais comissões abertas pelo país de natureza semelhante, como as comissões estaduais da verdade e comissões da verdade abertas por instituições e universidades. (Fonte: Agência Brasil) Estado terá de pagar pensão a trabalhadores que se envolveram com o Césio Por unanimidade de votos, a 3ª Turma Julgadora da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) concedeu mandado de segurança determinando que o Estado de Goiás pague pensão especial a Télio Marques da Silva, José Nático da Silva, Leosínio Gomes e Camargo, Martina Lopes dos Santos e Maria Madalena Vaz. Eles trabalharam com escolta, guarda, limpeza e isolamento das enfermarias destinadas ao tratamento de pacientes contaminados pelo Césio 137 e, por isso, teriam adquirido doença crônica. De acordo com o relator do processo, desembargador Carlos França, apesar do artigo 5 da Lei nº 9.425/96 atribuir à União o pagamento de pensão vitalícia às vítimas do Césio, a Lei Estadual nº 14.226/02 indica que a assistência prestada aos segurados é de responsabilidade do Estado. Isso porque a responsabilidade pelo pagamento atribuída à União depende de regulamentação a ser efetivada pelo Ministério da Saúde, o que até hoje não foi feito. Além disso, ficaram configurados nos autos todos os requisitos indispensáveis à concessão do benefício, previstos na lei estadual, como a comprovação de ter trabalhado com lixo radioativo ou prestado assistência aos pacientes e que não tenha recebido pensão anterior pelo mesmo motivo ou que apresente doença grave ou crônica comprovada por laudo emitido por comissão competente para tanto. “Apresenta-se induvidosa a existência do direito alegado pelos impetrantes, vez que expresso na norma legal que lhe dá fundamento e confirmado por jurisprudência pacífica deste Tribunal”, afirmou Carlos França. (Fonte: ASCOM / TJ) Prédios da Justiça Eleitoral de Goiás devem se adequar às normas de acessibilidade Qua, 03 de Outubro de 2012 18:33

Mãe consegue salvar filha de 8 meses enquanto assaltante levava seu carro Por::globo.com

Uma mulher foi abordada por um assaltante armado quando estava dentro de um veículo com a filha de 8 meses de idade, na quarta-feira (3), no Parque Amazônia, em Goiânia. A empresária Priscila Vilard conta que se desesperou nesse momento, pois só pensava na filha. “Eu falei para ele, olha, tem minha filha que está atrás. E ele: ‘perdeu, perdeu. Vou levar’. No que ele foi ultrapassar do banco do passageiro para o do motorista, eu abri a porta e a puxei. Não sei nem como. Foi um milagre de Deus, assim, eu estar com ela. Eu não sei qual era a intenção dele: levar, ou o que ele ia fazer”, relata a mãe, emocionada. O carro ainda não foi encontrado pela polícia. Priscila conta que ela e a filha tentam se recuperam do susto, “O carro, eu acho que, a gente trabalha, compra outro, conquista, caso ele não seja achado. O pior, foi aquela pior sensação do mundo, o medo de perder a minha filha e de não saber o que poderia acontecer naquele momento. Não desejo isso para ninguém no mundo”, afirma a empresária. Roubos De acordo com a polícia, esse tipo de assalto tem crescido na capital assim como o roubo

de carros com pessoa dentro do veículo. O motorista estaciona para conversar com alguém e permanece dentro do carro, a chave fica na ignição, e isso facilita a vida do criminoso. Imagens captadas por câmeras de segurança de um prédio em junho deste ano mostram três jovens (veja vídeo acima). Eles observam um homem se preparando para entrar no veículo. Em poucos segundos, eles rendem o motorista, a vítima foge e o carro é levado pelo grupo. A polícia faz um alerta sobre os cuidados que o motorista deve ter. “O bandido age exatamente onde há o descuido do cidadão. É isso, facilitando a ação do marginal, é claro que o marginal vai tomar as providências de assaltar, por assim dizer. Então, parar na porta de casa, namorar, ficar conversando com um amigo, o carro ligado, então, está dando sorte ao azar, infelizmente. O bandido vai agir, obviamente, onde o cidadão descuida”, declara o assessor de planejamento da Polícia Militar de Goiás, Juferson de Oliveira.

MPF/GO aguarda que informações sobre o andamento das adaptações sejam entregues em até 15 dias O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) solicita à Justiça Eleitoral de Goiás o envio de informações sobre o andamento das reformas que estão sendo realizadas em seus prédios e cartórios para adequá-los às normas de acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida. Para tanto, a Justiça Eleitoral de Goiás tem 15 dias para prestar estas informações. Caso as adequações estejam concluídas, a procuradora da República Mariane Guimarães solicita que seja encaminhado um laudo técnico, feito por um profissional habilitado e capacitado tecnicamente, para atestar as adaptações feitas nos prédios e cartórios da Justiça Eleitoral. A procuradora da República, Mariane Guimarães, destaca a preocupação do MPF/GO quanto a adequação dos prédios e cartórios eleitorais com a proximidade das eleições. “É importante que as adaptações tenham sido concluídas para que todos tenham acesso aos locais de votação”, afirma a procuradora. Ações como essa visam ao cumprimento das exigências contidas na Lei da Acessibilidade (Decreto Federal nº 5.296), de 02 de dezembro de 2004. Em agosto deste ano também o MPF/GO em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomida do Estado de Goiás (Crea/GO) celebraram um termo de mútua cooperação técnica para zelar pelo cumprimento das condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. (Fonte: ASCOM / MPF – GO) Queda nas vendas de veículos foi causada por antecipação de compra em agosto, diz Anfavea A queda de 31,5% nas vendas de veículos automotores em setembro, divulgada ontem (4) pela Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea), pode ser explicada pela maior procura dos consumidores, em agosto, por carros novos. Como estava previsto o fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), no final daquele mês, houve uma corrida às lojas. Mas o estímulo fiscal foi prorrogado por mais 60 dias. “Houve uma antecipação de compras no mês de agosto, que foi um mês com dias a mais”, disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini. De acordo com a entidade, a previsão é que o setor feche o ano positivamente, com aumento nas vendas de 4% a 5%; nas exportações, de 3%; e na produção, de 2%. A venda de veículos automotores no país caiu 31,5% em setembro na comparação com mês anterior. Foram comercializados 233.519 carros, caminhões e ônibus, ante 340.911 do mês anterior. Em comparação com setembro de 2011, houve aumento de 0,4% nas vendas. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, foram vendidas 2,191 milhões de unidades, 5,8% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em termos de produção, a indústria automobilística registrou em setembro diminuição de 14,2%, com 282.540 unidades de carros, caminhões e ônibus fabricadas, ante 329.266 em agosto. Com relação ao mesmo mês de 2011, a produção aumentou 8,2%. Já no acumulado do ano houve queda de 5,7% na produção, com 2,462 milhões de unidades fabricadas, ante 4,610 milhões produzidas nos nove primeiros meses do ano passado. (Fonte: Agência Brasil)


entrevista “Nós temos feitos compromissos factíveis”, diz tucano em entrevista à Gazeta do Dia

GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /05/10/2012 - página 08

CLASSIFICADOS O melhor lugar para você comprar/vender/ alugar! ANUNCIE! 64 - 3442 2448

O candidato a prefeito Jardel Sebba concedeu entrevista exclusiva ao Gazeta do Dia. Ele diz de sua principal preocupação em Catalão e que seus compromissos são factíveis. Confira a íntegra.

Gazeta: Essa é terceira eleição que o senhor disputa. O que o leva a tentar mais uma vez? Jardel Sebba: Não sou movido por vaidade, nem pelo desejo de poder pelo poder. O meu partido chegou à conclusão de que, no momento, o meu nome reuniria maior capacidade de agregar apoios e assim conquistar a Prefeitura de Catalão. Não fugi do desafio e coloquei-me à disposição. Aliás, é bom lembrar que o presidente mais bem avaliado da história recente do Brasil disputou o Palácio do Planalto por quatro vezes até ser eleito.

Gazeta: Moradia e Transporte Público. Qual seria a sua solução para esses dois problemas enfrentados em Catalão? Jardel: No caso do transporte coletivo, a prefeitura de Catalão tem de assumir suas funções com mãos firmes. É preciso realizar uma nova licitação,já que a última foi feita em 1974. Desde então, é a empresa do vice-prefeito quem comanda do serviço sem ser questionada. Também é preciso acabar com o monopólio. Exigir que quem for prestar serviços para Catalão coloque mais ônibus à disposição da população, veículos novos, fiscalizar o cumprimento dos horários, exigir respeito aos cadeirantes, grávidas, mães com criança de colo e idosos. Fiscalizar. Criar um disk-denúncia. Quando à moradia, vamos investir recursos municipais, mas também vamos buscar parcerias com o governo federal, governo estadual e até com as empresas, por meio de Parcerias Público Privados. Só a prefeitura de Catalão, se destinar R$ 1 milhão, dos R$ 20 milhões que arrecada, tem condições de fazer mais de R$ 2 mil casas em 4 anos.

OPORTUNIDADE MADY ESFIHARIA CONTRATA: * AUXILIAR DE COZINHA COM EXPERIÊNCIA EM PANIFICAÇÃO (1) * ATENDENTE/ GARÇOM AMBOS OS SEXOS (2 VAGAS) REQUISITOS BÁSICOS:TER DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO NOTURNO, AMBOS OS SEXOS, MAIOR DE 18 ANOS INTERESSADOS COMPARECER A AV LAMARTINE, 1315 (EM FRENTE AO BATALHÃO PM/UFG) DAS 15 ÀS 17H MUNIDOS COM CARTEIRA DE TRABALHO E CURRICULUM VITAE. FALAR COM LUIZA

Gazeta: Qual a prioridade hoje em Catalão, em sua opinião? Jardel Sebba: Saúde Pública. A População não agüenta mais tanto descaso, tanto sofrimento. Os postos de saúde fecham às 17 horas. Faltam especialistas. Falta UTI Neonatal. Vamos mudar isso radicalmente. Estendendo o horário de funcionamento dos postos, contratando especialistas, principalmente pediatras. Vamos fazer a UTI neonatal e vamos também instalar o Credeq na cidade. Para dar apoio aos usuários de drogas e suas famílias. O credeq será uma porta de saída para a dependência. Vai atender com equipe multiprofissional.

Gazeta: Questão de saúde está entre as propostas de todos os candidatos. O aumento no número de especialistas é necessário. Mas o que fazer para atrair esses profissionais, já que em concursos públicos não há interesse? Jardel Sebba: Oferecendo bons salários e vantagens como auxílio moradia. Só assim conseguiremos atrair bons profissionais para a nossa cidade.

Gazeta: O senhor tem falado em expansão do DIMIC, mas ela tem sido muito tímida ao logo dos anos e Catalão vem perdendo oportunidades. Como ela será possível agora? Jardel Sebba: O DIMIC está sendo completamente reformulado, recebendo investimentos do governo do Estado de mais de R$ 5 milhões. Há muitas áreas ociosas no DIMIC hoje. O governo de Goiás está retomando estas áreas na Justiça para oferecer para quem realmente quer investir em nossa cidade. Não vamos admitir especulação imobiliária.

Gazeta: Em seus programas de rádio e TV, muitas promessas. Será possível cumprir todos os compromissos assumidos? Jardel Sebba: Não é verdade que eu tenha feito muitas promessas. Ao contrário de alguns adversários, que tiveram doze anos para fazer e hoje prometem mundos e fundos, nós temos feitos compromissos factíveis. Temos prometido, principalmente, parceria, administração participativa, ouvir a sociedade.

VENDE - SE Vende-se Lote no Residencial Village , 360 m2 Q 25 Rua 10 Lote 2, R$ 73 mil. Tel...81491942

JORNAL GAZETA 05 DE OUTUBRO DE 2012  

JORNAL GAZETA 05 DE OUTUBRO DE 2012