Page 1


cidades

GAZETA DO DIA /SEXTA- FEIRA /08/03/2013 - página 02

CONCURSOS

Governo divulga cronograma de provas de concursos anulados Por: Goiás Agora O Governo de Goiás decidiu manter a Universidade Estadual de Goiás (UEG) como realizadora dos concursos públicos anulados há dez dias e divulgou o calendário para a realização de novas provas dos certames. Estão inclusos na decisão os concursos das polícias Civil e Militar, do Instituto Mauro Borges (IMB) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

“Nossa preocupação, a preocupação do governador Marconi Perillo, é com a lisura dos concursos e com a segurança jurídica para todos. Não há fraudes, o que apuramos até agora são indícios de irregularidades suficientes para macular a confiança e transparência dos concursos, daí a decisão de realizar novas provas”, afirmou o secretário Giuseppe Vecci.

A decisão tomada pelo governador Marconi Perillo foi anunciada pelo secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci; secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira; procurador geral do Estado, Alexandre Tocantins; chefe de Gabinete do governador, João Furtado Neto e pelo reitor da UEG, Haroldo Reimer.

O secretário ressalta a confiança na Universidade Estadual de Goiás na realização das provas dos concursos, o que foi reforçado pelos chefes do Governo presentes à coletiva. “Fazemos aqui a defesa pública da universidade, nós não podemos enxovalhar a honra de uma instituição como a UEG por uma falha técnica”, afirmou o chefe do Gabinete do governador, João Furtado Neto.

O secretário Giuseppe Vecci afirmou que a decisão foi tomada durante reunião de uma comissão formada pelos chefes de governo presentes à coletiva. A comissão, afirmou Vecci, preocupada com a lisura dos concursos realizados pelo Estado, resolveu recomendar, por unanimidade, três providências prontamente aceitas pelo governador.

Gazeta do Dia Razão Social: Atual Comunicação LTDA CNPJ 13.059.954/0001-11 Endereço: Rua Cel. Afonso Paranhos, nº 386 – sala 3 Diretora: Cristina de Mesquita Netto Editora Chefe: Cristina de Mesquita MTB GO 9845 – JP

Tel: 3441 2448 E-mail: gazetadodia@gmail.com Impressão: Gráfica Modelo Diagramação: Waleska Costa

“Primeiramente, manter a anulação das etapas já realizadas dos concursos públicos para soldado e oficial da Polícia Militar; escrivão, agente e delegado de Polícia Civil; pesquisador do Instituto Mauro Borges e cargos técnicos e administrativos da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). Em segundo, ratificar a permanência da Universidade Estadual de Goiás (UEG) como entidade responsável pela realização dos concursos e divulgar o novo cronograma de reaplicação das provas anuladas”, elencou Vecci.

O reitor Haroldo Reimer reiterou os pedidos de desculpas públicas que já fez pela falha na elaboração dos gabaritos das provas anuladas e disse que a comissão criada na UEG para apurar o caso “não trabalha com a hipótese de fraude”. “A realização dos novos certames vai dirimir quaisquer dúvidas sobre a lisura da instituição e promoverá nova e equitativa chance de participação de todos os candidato”, disse. Novo cronograma das provas dos concursos públicos Cargos Data Agente de Polícia Civil 17/03 Escrivão da Polícia Civil 24/03 Soldado da Polícia Militar 07/04 Instituto Mauro Borges (IMB) 14/04 Oficiais e Cadetes da Polícia Militar 14/04 Delegado da Polícia Civil 21/04 Processo seletivo simplificado da Sectec 28/04

ESTRONDO ESTE ESPAÇO PODE SER SEU!

Estrondo assusta Catalão e região Por: Cristina Mesquita Um barulho, por volta das 10h de ontem, assustou Catalão. O estrondo foi rápido, mas ouvido também em cidades como Goiandira, Ouvidor, Cumari e até Caldas Novas. Em algumas regiões da cidade, moradores disseram ainda que as janelas tremeram. O assunto ganhou logo, logo as redes sociais. Internautas davam conta de várias possibilidades. Tremor, explosão de um avião, explosão de uma mineradora e até da represa de Emborcação ou a queda de um meteorito foram algumas das hipóteses lançadas na rede. Apesar do tumulto gerado, o Corpo de Bombeiros não atendeu a nenhum chamado pela manhã, assim como a Polícia Militar. No final da manhã, o Corpo de Bombeiros

informou que o barulho foi gerado por aviões caças da Força Aérea em treinamento. A FAB, em nota enviada ao Gazeta do Dia, confirmou que o ruído foi gerado pela quebra da barreira do som, provocada por aeronaves da Força Aérea Brasileira. Segundo o documento, um Caça F-2000C e um F – 5EM participavam de um treinamento de interceptação supersônica na região sudeste de Goiás. A nota diz, no entanto que o treinamento seguiu todas as normas de segurança e que as aeronaves estavam a 30 mil pés de altitude ou aproximadamente 10 mil metros. A FAB não confirmou se haverá outros treinamentos semelhantes a esse realizado ontem.


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /08/03/2013 - página 03

IMPORTANTE

MCP

SECTEC oferece qualificação profissional em línguas

Camponeses realizam três dias de lutas em Brasília

O curso é destinado, principalmente, para os profissionais e agentes públicos ligados ao turismo Por: ASCOM A Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC) abriu inscrições para o processo seletivo dos cursos de Qualificação Profissional em Línguas – Inglês e Espanhol. São oferecidas 1.050 vagas, aplicadas ao Turismo, sendo 950 para Inglês e 100 para Espanhol. Das vagas destinadas a inglês, 141 serão para os alunos inscritos e matriculados em 2012.

do deve ser entregue na unidade onde o aluno fará o curso, acompanhado da documentação exigida no edital. O candidato deve ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Fundamental ou equivalente (EJA), ter idade mínima de 18 anos, além de disponibilidade para frequentar seis horas de aulas presenciais, pelo menos duas vezes por semana.

As vagas são destinadas para Anápolis (Inglês) Caldas Novas (Inglês e Espanhol), Catalão (Inglês), Goiânia (Inglês e Espanhol) e Pirenópolis (Inglês). Caso haja número de inscrições superior ao estabelecido para cada curso ou polo, a SECTEC fará uma seleção entre os candidatos, conforme estabelecido no edital. Para se inscrever o candidato deve acessar os sites www. ead.go.gov.br ou www.sectec.go.gov.br até dez de março. O formulário de inscrição preenchi-

Os cursos, que terão carga horária de 160 horas (100 horas presenciais e 60 horas a distância), serão realizados nos períodos matutino, vespertino e noturno em Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Goiânia e Pirenópolis. Mais informações pelo site da SECTEC ou no telefone (62) 3201-3262. Vagas Anápolis - Inglês: 200 vagas Caldas Novas - Inglês: 50 vagas; Espanhol: 50 vagas Catalão - Inglês: 150 vagas Goiânia - Inglês: 450 vagas; Espanhol: 50 vagas Pirenópolis - Inglês: 100 vagas

Raulina é fechada para ciclistas Por: Cristina Mesquita Parte da Avenida Raulina Fonseca Paschoal foi fechada na noite de quarta – feira (6) para os adeptos do ciclismo. Cerca de 50 ciclistas, entre amadores, profissionais e até crianças, participaram do momento. A via, sentido represa - centro, foi interditada pela SMTC (Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão) das 19h às 21h. Agentes ficaram no local durante todo o tempo dando segurança. O secretário de Esportes, Luciano Rodrigues, que acompanhou o primeiro dia da atividade, disse que atendeu ao pedido de ciclistas, em especial da Associação Catalana de Ciclismo. Rafael Mesquita, campeão goiano de ciclismo de 2012, foi um dos participantes da atividade. “Tanto nós como profissionais quanto as pessoas que apenas pedalam por hobbie não temos local para treinar ou apenas dar uma volta de bike. A

gente treinava no DIMIC, mas lá a iluminação é fraca, tem buracos e trânsito de caminhões. Na avenida Dr. Lamartine, o asfalto é bom, mas a maioria dos condutores de veículos não respeitam os ciclistas”. “Foi bastante positivo.Estavam ciclistas profissionais que estão em constante treinamento para os campeonatos, e ainda catalanos que apenas gostam de pedalar, inclusive crianças”, disse o secretário, que explicou ainda que a ideia é levar a prática para a represa. Segundo ele, no próximo domingo, 10, parte da via em torno da represa será interditada para a prática do ciclismo. A interdição será das 8h às 13h. “Vamos ver como vai funcionar. Se der certo como aconteceu com a área da Raulina, também existe a possibilidade desse local aos domingos para os ciclistas”, anunciou. De acordo com Luciano, a Raulina será interditada para a prática do ciclismo, todas as quartas – feiras no mesmo horário.

www.emagrecentro.com.br Telefone: (64) 34111534 Rua Dr. Willian Faiad, nº 335- Centro Catalão - Go

As principais reivindicações da categoria estão ligadas a previdência social e a agroindústria camponesa Por: Luciana Ventura/ASCOM Visando a Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Camponesas e dos Camponeses, mais de mil homens e mulheres do campo, em parceria com o MCP, saíram às ruas de Brasília, nos dias 6, 7 e 8 de março. As camponesas destacaram ainda o Dia Internacional de Luta das Mulheres, já que elas são responsáveis por mais de 60% da produção de alimentos no Brasil. Para a marcha, o MCP elaborou uma pauta de reivindicações centrada, especialmente, na previdência social e agroindústria camponesa. Outros assuntos abordados são: Políticas para mulheres camponesas; seguro de renda; preço dos produtos e garantia de comercialização; crédito de reestruturação da agricultura camponesa; programa de mecanização da agricultura camponesa; assistência técnica, capacitação e pesquisa; política leiteira; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); impostos sobre a produção camponesa; educação no campo; moradia camponesa; cisternas de placa; renegociação das dívidas; e energia.

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU! ANUNCIE!


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /08/03/2013 - página 04

SAÚDE

REPASSE

Vítimas de deformidades faciais terão programa gratuito no HGG

Governo repassa R$ 5,5 milhões à Vila São Cotolengo Por: site goias agora O governador Marconi Perillo assinou contrato de parceria com a Vila São Cotolengo, em Trindade, e disponibilizará, por meio da Secretaria de Saúde, no valor R$ 5,5 milhões. O dinheiro será repassado à administração da entidade até o final de 2014, em parcelas de R$ 250 mil mensais, a contar a partir deste mês. Os recursos serão utilizados para custeios relacionados à saúde dos internos. Cumprindo compromisso feito no ano passado, o governador comemorou hoje, dia 07, seu aniversário durante almoço com os internos e colaboradores da Vila São Cotolengo. Ele foi recebido com apresentações da banda Luar, recebeu presentes e bolo de aniversário dos funcionários da instituição filantrópica.

Por: Site Goias Agora

Representantes do Ministério Público do Estado de Goiás, da Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface) e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assinam hoje, 08, um termo de cooperação para a criação do Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface). O Proface atenderá de forma multidisciplinar pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo SUS de forma integral e totalmente gratuita. O evento será realizado às 15 horas no auditório do Hospital Alberto Rassi. As cirurgias, acompanhamentos multiprofissionais de profissionais de odontologia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia serão realizados no HGG e na sede da Reface, uma entidade sem fins lucrativos especializada nesse tipo de atendimento. O Programa do HGG tem como meta inicial realizar 25 cirurgias mensais, número que pode dobrar com a evolução do programa. Em Goiás, existe uma demanda reprimida de cerca de 200 pacientes com deformidades faciais. O Proface vem para atender essa demanda no Centro-Oeste e incrementar o Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do HGG.

Evolução no Atendimento Em 2011, foram apenas cinco cirurgias realizadas durante todo o ano. Já em 2012, foram 39. “Com o Proface, poderemos fechar 2013 com mais de 300 cirurgias realizadas, quase oito vezes mais do que no ano passado”, disse o coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura.

Marconi Perillo estava acompanhado do seu pai, senhor Marconi Ferreira, da primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, do vice-governador José Eliton, do arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, do reitor do Santuário Basílica de Trindade, padre Robson de Oliveira, do prefeito de Trindade, Jânio Darrot, e do secretário de Saúde, Antônio Faleiros, além de familiares e líderes políticos. Além dos recursos que serão repassados pela Secretaria de Saúde, a OVG também repassará à Vila São Cotolengo R$ 10 mil mensais durante 12 meses.

Cirurgião buco-maxilo-facial, o presidente da Reface, Fernando Almas, explica que o atendimento normalmente oferecido a pacientes com deformidades faciais representa apenas parte do tratamento que deveria ser realizado. “Muitos dos pacientes vivem em situação de isolamento social por conta da aparência. O tratamento integral é um meio de inclusão social”.

O governador recordou que tem comprometimento com o trabalho que é realizado pela Vila São Cotolengo há mais de 20 anos. “Tenho um carinho muito grande por esse trabalho de caridade tão bonito que é realizado aqui. Como tenho muitos amigos aqui, decidi comemorar com eles esse dia que é muito importante na minha vida”, disse. “Peço a Deus, nesta data, sabedoria e paciência para enfrentar as dificuldades e para continuar fazendo o de melhor que eu puder pelas pessoas que mais precisam”, acrescentou.

Cirurgias O programa inclui cirurgias de correção de deformidades dos maxilares, traumas e sequelas da face (provocados por acidentes automobilísticos, por exemplo). A correção do lábio leporino, como é conhecida popularmente a fissura labiopalatina, é um desses procedimentos. Trata-se de uma deformidade que compromete o lábio superior, a arcada dentária e o céu da boca, dificultando diversos aspectos funcionais, como a respiração e a mastigação.

Marconi Perillo disse que pretende continuar levando benefícios para a entidade, mesmo quando deixar o Governo do Estado e auxiliar como voluntário. Padre Robson, que também coordena o trabalho que é realizado na instituição, agradeceu a Marconi Perillo por ter se comprometido a ajudar a São Cotolengo desde seu primeiro ano de governo. “Podemos dar testemunho de sua história, força e amor às instituições de caridade. Ficamos lisonjeados por ter escolhido comemorar seu aniversário conosco e agradecemos muito pelos recursos que serão encaminhados. O senhor nos ajuda a aliviar as dificuldades e o sofrimento de nossos irmãos internos”, declarou Padre Robson.

GUERRILHA DO ARAGUAIA

Comissão da Verdade de SP ouve parentes de mulheres que sumiram na Guerrilha do Araguaia Por: Agência Brasil Parentes e amigos de quatro mulheres, militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que desapareceram durante a ditadura militar, prestaram depoimento ontem (7) na audiência pública feita pela Comissão da Verdade de São Paulo. Helenira Rezende de Souza Nazareth, Luisa Augusta Garlippe, Maria Lucia Petit da Silva e Suely Yuniko Kanayama sumiram na Guerrilha do Araguaia, que ocorreu no sul do Pará, na década de 1970. Laura Petit, irmã de Maria Lucia, pediu mais rigor na apuração do que realmente ocorreu na região do Araguaia. “Infelizmente, decorridos 40 anos do acontecimento desses fatos, a gente ainda não teve todos os crimes esclarecidos”, disse. Segundo ela, a punição dos responsáveis, conforme determinou a Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), seria apenas um dos desejos dos parentes das vítimas da ditadura. Laura ressaltou que os acusados dos crimes du-

rante o regime militar são notoriamente conhecidos e aparecem até mesmo em livros. “Tudo é conhecido, tudo é sabido. A gente fica aguardando que se estabeleça a verdade. Chega de mentira, chega de ocultação”, declarou. Ela cobrou das autoridades um empenho maior na localização dos restos mortais das pessoas desaparecidas. “A busca dos desaparecidos tem sido um ônus para os parentes. A Lei 9.140/1995, [que reconhece como mortos os desaparecidos da ditadura], diz que a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos só vai investigar e buscar desde que surjam novas provas. Então, isso cabe às famílias. Parece ironia, porque os parentes são os que menos têm essas provas. Quem desapareceu [com os corpos] foi o Estado brasileiro”, disse. Criméia Almeida participou da Guerrilha do Araguaia e, em 1972, foi torturada, mesmo grávida de sete meses. Ela participou das recentes buscas do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) para localizar

restos mortais de desaparecidos da guerrilha, nas cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). “Nas buscas do GTA, os moradores disseram que, depois do massacre, em 1975 ou 1976, houve uma operação limpeza”, informou Crimeia. “Isso realmente existiu, porque nós encontramos uma dessas sepulturas que tinha restos de ossos, mas não tinha ossos longos. Não tinha fêmur, não tinha crânio, e tinha projéteis de arma militar”, completou. Como forma de facilitar a busca pelos restos mortais, Criméia pediu à comissão a formalização de um pedido para que arquivos das Forças Armadas sejam abertos. Segundo ela, documentos da Agência Central (ACE) do Serviço Nacional de Informações (SNI), encontrados nas buscas feitas no GTA, trazem uma relação de pessoas que participaram da Guerrilha do Araguaia. Esses papéis, segundo ela, servem de esperança para que se descubra o verdadeiro paradeiro dos guerrilheiros mortos pela ditadura.


GAZETA DO DIA SEXTA - FEIRA /08/03/2013 - página 05

Prefeitura de Catalão anuncia atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Dia da beleza, serviços de saúde e atividades culturais estão na programação Por: SECOM

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Catalão vai promover nesta sexta-feira (08/03) várias atividades à população. A Secretaria da Ação e Promoção Social, Secretaria da Saúde, Fundação Cultural Maria das Dores Campos e Centro de Ensino iFutura vão oferecer diversos tipos de serviços na área da beleza como, higienização, massagem e hidratação facial, maquiagem (dia-a-dia), depilação egípcia (buço) e designer de sobrancelha.

Social, Anna Sebba.

O dia da beleza será realizado na Praça Getúlio Vargas (do Coreto), na avenida 20 de Agosto, Centro. As ações começam a partir das 9h da manhã e vão até às 18h. O objetivo do evento é homenagear a força, garra e determinação das mulheres catalanas. Todos os serviços serão totalmente gratuitos.

Uma exposição de artes plásticas com trabalhos de Odette Faiad, Mercedes Borges e Cassilda Alves; se juntarão a apresentações de teatro e música de artistas locais. “A intenção é agraciar as mulheres catalanas – e as que escolheram nossa cidade para viver – com um dia recheado de apresentações culturais sem esquecer, é claro, de um espaço para que possam cuidar do visual”, anunciou a primeira-dama do município e secretária da Ação

ASSUNTO: DIA DA BELEZA (Homenagem ao Dia Internacional da Mulher) DIA: 08/03 (sexta-feira) HORA: A partir das 9h LOCAL: Avenida 20 de Agosto (em frente a praça Getúlio Vargas, Centro)

TRISTEZA

Após 4 anos de busca, filha descobre que pai morreu e o corpo foi Por: GLOBO.COM Desde 2007, parentes procuravam pelo empresário Valdebrandes Franciso Nascimento, em Goiânia. Quatro anos depois, a filha descobriu que o pai havia morrido e o corpo tinha sido doado, sem autorização, para uma faculdade de enfermagem, em Taguatinga (DF). A descoberta aconteceu quando a família, desesperada com o sumiço do empresário, decidiu contratar uma advogada, em 2011, para auxiliar nas buscas. “Foi um choque bem grande. Ainda mais por descobrir que ele tinha falecido há quatro anos”, lamenta a filha, Lolian Nascimento. O Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia admitiu que houve falha. Agora, a família decidiu entrar na Justiça. Na manhã desta quinta-feira (7), Lolian disse ao G1 que irá ao Ministério Público de Goiás denunciar o caso.

Goiânia por vizinhos. O relatório médico aponta que ele teve hemorragia no intestino, passou três dias internado e morreu devido a uma parada cardiorrespiratória. A certidão de óbito do IML não esclarece a causa da morte, mas tem o endereço da família. Conforme a legislação brasileira, a doação a faculdades pode acontecer se o cadáver não tiver qualquer informação de endereço. Nesse caso, a notícia de falecimento deve ser publicada em jornais de grande circulação. “Com o corpo identificado, é preciso uma busca ativa pela família”, afirma o especialista em medicina legal Malthus Galvão.

O corpo de Valdebrandes foi encaminhado à instituição de ensino 45 dias depois da morte dele. A faculdade de Taguatinga justificou que recebeu o corpo com a devida documentação.

A gerente do IML de Goiânia, Silvânia de Fátima Barbosa, reconheceu que houve erro. “Essa falha ocorreu no momento em que não tínhamos pessoal disponível para procurar esses endereços. Também porque as informações colhidas pelo IML indicavam que ele tinha parentes em Minas Gerais e não em Goiás” completa.

De acordo com a investigação da advogada, Valdebrandes passou mal na casa onde morava, em Goiânia, e foi levado ao Hospital de Urgências de

Silvânia de Fátima comenta ainda que o órgão não tem condição de fazer uma certificação de todos os endereços que chegam. “Atualmente,

estamos com rigor maior, com uma busca ativa desses endereços”, defende a gerente. Agora, a filha do empresário decidiu recorrer ao Ministério Público de Goiás para oferecer denúncia contra o IML. “Preciso saber porque isso aconteceu”, ressalta Lolian Nascimento.

Caso no Paraná No fim de fevereiro, um fato parecido aconteceu em Cascavel, no Paraná. O corpo de um homem que morreu em 2005 e que estava servindo de pesquisa no laboratório de anatomia da Universidade Estadual do Oeste, foi entregue à família. O corpo foi parar na universidade depois da autorização da Justiça, já que, na época, ninguém foi ao Instituto Médico Legal fazer o reconhecimento. A família procurava por notícias do homem desde 1996. De acordo com o genro, os familiares só descobriram que o homem havia morrido em 2005, mas não tinham nenhuma informação de onde ele poderia estar enterrado.

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU! ANUNCIE!

A Secretaria da Saúde vai disponibilizar os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e orientação sobre planejamento familiar e sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.


GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /08/03/2013 - página 06

Por: Rodrigo Alves Carvelo

Marcha da classe trabalhadora Pescado O Governador do Estado, Marconi Perillo, sancionou o projeto de lei nº 4.418/11, denominado “Cota Zero”, aprovado pela Assembleia Legislativa. O projeto de autoria do deputado estadual Frederico Nascimento prevê tolerância zero para o transporte de pescado nos cursos d’água goianos que estiverem restritos à pesca esportiva. Pesquisa A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, Maria Zaira, participa hoje, em Salvador (BA), do primeiro fórum deste ano do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, que elegerá o novo presidente da entidade. Os participantes também definirão os programas para 2013 e discutirão as políticas de investimentos para a pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação no País. Orçamento A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Orçamento Geral da União para este ano, em votação simbólica. A votação no Senado ficou para terça-feira (12). O Orçamento fixa em R$ 2,27 trilhões a receita total da União, sendo R$ 610,1 bilhões para rolagem de dívidas e R$ 83,3 bilhões destinados a investimentos. IPC O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, recuou ao variar 0,17% em fevereiro. Em janeiro, a taxa ficou em 0,98%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas e mostram que o indicador acumula alta de 6,94%, nos últimos 12 meses. Selic O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 7,25%. A taxa está nesta porcentagem há cinco meses e assim permanecerá pelo menos até 17 de abril, na próxima deliberação do Copom. Fisco O número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco aproxima-se de um milhão. Até às 16h do último dia 6, a Receita Federal tinha recebido 918.300 declarações, contra 725.200 registradas até o mesmo horário do último dia 5. O prazo de entrega vai até 30 de abril. Poupança Os depósitos em poupança superaram os saques em R$ 2,320 bilhões no mês de fevereiro, segundo o Banco Central. Em fevereiro do ano passado, houve mais saques que depósitos, o que levou à retirada líquida de R$ 412,520 milhões, último resultado mensal negativo da poupança. Cachoeira O depoimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira marcado para a tarde desta quarta-feira (6) sobre as investigações da operação Jackpot foi cancelado devido à falta de luz na Divisão de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal. Cachoeira havia pedido para depor sobre a operação, que investiga a prática de jogos ilegais no DF e em cidades do Entorno. Cocaína Desde o início dos anos 2000, o Brasil se tornou uma das principais rotas de envio de cocaína para a Europa. Com um volume maior da droga que passa pelo território brasileiro todos os dias, as apreensões da Polícia Federal mais que quadruplicaram na comparação entre 2000 e 2010, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2000, pouco mais de 5 toneladas foram

apreendidas. Dez anos depois, a Polícia Federal reteve mais de 27 toneladas. O crescimento no período de dez anos foi de 440%. Violência Um levantamento elaborado pelo Ministério da Justiça aponta que 53% das mulheres mortas entre 2006 e 2011 no Distrito Federal foram assassinadas pelo ex-companheiro da vítima. O estudo revelou que 45% dos 180 casos analisados ocorreram em situação de violência doméstica e familiar. Em apenas 33% dos casos houve menção expressa da Lei Maria da Penha nas peças do processo. Inflação O governo prepara nova rodada de desonerações para ajudar no combate à inflação e estender o benefício da redução de tributos mais diretamente à baixa renda. A equipe presidencial já decidiu isentar o etanol e os produtos da cesta básica da cobrança de PIS/COFINS, medidas que serão adotadas até o fim do semestre. E estuda reduzir ou isentar da cobrança dos dois tributos o diesel e o setor de transporte coletivo urbano. Coreia x EUA O governo da Coreia do Norte voltou a ameaçar os Estados Unidos nesta quinta-feira com um “ataque nuclear preventivo”. A mensagem foi enviada em meio às discussões no Conselho de Segurança da ONU para aumentar as sanções ao regime comunista. O anúncio é mais uma tentativa de intimidação aos americanos e aos vizinhos da Coreia do Sul contra as restrições impostas pelas potências ao país após a realização de um teste nuclear em fevereiro e o lançamento de um foguete espacial em dezembro. Vivo A Telefônica/Vivo abriu um PDV (Programa de Demissão Voluntária) para reduzir seu quadro de pessoal em cerca de mil funcionários no país, informou o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo. A companhia também deverá cortar 500 vagas que estavam abertas no país. A Telefônica/Vivo disse que as demissões fazem parte de “uma série de medidas que estão sendo implementadas desde o ano passado”, como parte da reestruturação pós-fusão das empresas. Pedofilia Uma associação americana de vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos publicou uma lista contra doze possíveis candidatos a papa e exigiu que a Igreja Católica leve a sério a proteção das crianças. A organização citou uma dúzia de cardeais da Argentina, Austrália, Canadá, EUA, Gana, Honduras, Itália, México e República Tcheca, acusados de proteger os padres pedófilos ou por terem feito declarações defendendo religiosos. Todos eles são considerados candidatos para suceder Bento XVI. Rural A presidenta Dilma Rousseff participou na terça-feira do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento reúne até hoje, em Brasília, representantes de sindicatos rurais de todo o país. A presidenta anunciou a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais e Empregados, que vai fortalecer seus direitos e proteção social. A proposta foi publicada no Diário Oficial da União. RAIS As empresas têm até hoje para entregarem a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O preenchimento é obrigatório para as empresas inscritas no CNPJ, com ou sem empregados. Os empresários que não cumprirem este prazo estão sujeitos à multa. As declarações devem ser feitas no site www.rais.gov.br.

A marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais que se realizará no dia 06 de março de 2013 na Esplanada dos Ministérios em Brasília, será um evento de grande importância para todos os setores do país, pois a mesma tem uma finalidade única, de reivindicar junto ao Governo Federal, melhorias para todos os trabalhadores do país. A Força Sindical Goiás participará dessa marcha com o apoio dos seus 76 sindicatos filiados para junto com as outras centrais lutar para a aprovação de 100% das reivindicações, garantindo aos nossos trabalhadores uma melhor de qualidade de vida. E tenho certeza que unidos conseguiremos atingir o nosso objetivo. Entregaremos nas mãos da Presidenta Dilma Russef, várias solicitações, a fim de que a mesma se solidarize e aprove os benefícios em prol dos trabalhadores. A classe trabalhadora anseia pelo fim do fator previdenciário; pela redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; para a destinação de 10% do PIB para a educação; para que a saúde obtenha também 10% do PIB; lutamos ainda pela reforma agrária; pela valorização das aposentadorias; para que sejam ratificadas as convenções 151 e 158 da OIT; e por fim solicitamos grandes mudanças na política macroeconômica. É por essas e tantas outras lutas que o nosso estado estará presente nessa marcha, que será um marco na história do nosso país. Precisamos lutar para que os nossos trabalhadores sejam valorizados pelo suor que derrama enriquecendo o patrão e a nação. Vamos juntos e confiantes para mais essa batalha. Por que as lutas são as mesmas, a diferença está no jeito de lutar. Rodrigo Alves Carvelo Presidente da Força Sindical Goiás.


esporte Por: Tirso Neto

Diretoria do CRAC anuncia mais dois reforços para o goianão Após a definição do ex-jogador Benevan como novo diretor de futebol do CRAC a diretoria do Azul Celeste anunciou na manhã de ontem a contratação de dois reforços para a sequencia do goianão. O lateral direito Carlos Sales, de 21 anos que jogava no Grêmio Barueri-SP. E o lateral esquerdo Hugo Figueiredo, de 20 anos, também do Grêmio Barueri-SP. Os jogadores foram indicador por empresários para testes e foram logo contratados já para atuarem na próxima partida do Leão do Sul, em 10 de março, domingo, o CRAC contra o Goianésia no Estádio Genervino da Fonseca, pela 1ª Rodada do 2º turno. E a expectativa é que os dois laterais estejam entre os relacionados para a partida. Os dois novos contratados já estão treinando e não querem perder tempo. Mesmo com a provável vitória contra o Goianésia, vice lider da competição, o CRAC não sairá da incômoda posição de lanterna .

Confira: Campeonato Catalano de futebol amador da primeira divisão, A quarta rodada aconteceu neste ultimo sábado as 16:00 confira: Alberto Mendes – Boa Vista 1x2 Amigos da Bola Mutirão – Havai 2x2 CRAC Olaria – Olaria 1 x2 Despachante União Clube do Povo – Copebras 3 x1 Sennauto Domingo Mutirão – FC Catalão 1 x 3 Cascavel Quinta rodada – Neste próximo sábado às 16h00min Cascavel x Copebrás - Alb. Mendes Sennauto x Olaria Mutirão Amigos da Bola x FC catalão – Olaria CRAC x Boa Vista – Clube do Povo Domingo Despachante união x Havai – 09h00min Alb. Mendes

Adversário do CRAC na Copa do Brasil segue na liderança do Pernambucano O Náutico primeiro adversário do CRAC na Copa do Brasil não teve problemas para fazer 4 a 0 sobre o Salgueiro, nesta ultima quarta-feira, no Cornélio de Barros, e somar a terceira vitória em quatro jogos no segundo turno do Campeonato Pernambucano. Com nove pontos, a equipe alvirrubra é líder do estadual ao lado do Santa Cruz, que também venceu na rodada. Mesmo fora de casa, o Náutico foi melhor desde o início. Apesar da demora em abrir o placar no primeiro tempo, emplacou dois gols em sequência. Élton marcou aos 32 e, no minuto seguinte, Rogério fez 2 a 0, vantagem que o Timbu levou aos vestiários. Na etapa complementar, Giovani Augusto fez o terceiro, aos 21. Élton, aos 36, voltou às redes com um gol de bicicleta para selar a vitória e dar ares de goleada ao placar.

No sábado, o Náutico volta a campo nos Aflitos, para enfrentar Belo Jardim e tentar manter a liderança. O Salgueiro, com seis pontos, joga mais uma vez no Cornélio de Campos, contra o lanterna Chã Grande.

Goianão: Rio Verde demite tecnico Jairo Araujo O presidente Régis Cruvinel anunciou a demissão do treinador Jairo Araújo, que comandou a equipe em três partidas, com uma vitória e duas derrotas. A direção do Verdão do Sudoste agiu rápido e acertou com o técnico Karmino Colombini, que estava trabalhando na Aparecidense. Já o meio-campista Safira anunciado na ultima segunda-feira, não vem mais, o jogador não conseguiu a liberação junto do Toledo. O Rio Verde estreia no segundo turno do Campeonato Goiano no próximo domingo contra o Anápolis, no estádio Jonas Duarte, às 16 horas. Com dez pontos, o Rio Verde ocupa a sexta posição na tabela de classificação. A Aparecidense também tem novo treinador para a sequência do Campeonato Goiano, é Wladimir Araújo, que foi demitido no Anápolis após a derrota do Tricolor da Boavista para o Goiás, por 4 a 0, na ultima segunda-feira. Junto com ele chega o auxiliar técnico Romildo Santos. O próximo compromisso da Aparecidense no Campeonato Goiano será diante do Atlético, segunda-feira (11), no estádio Serra Dourada, em Goiânia, às 20h30. O time da grande Goiânia tem 15 pontos e ocupa a terceira colocação.

Goianão: Maior classico do CentroOeste movimenta a primeira rodada do segundo turno O Goiás está na liderança isolada do Campeonato Goiano e na próxima rodada terá o clássico diante do Vila Nova, no domingo (10), às 16h, no estádio Serra Dourada. O preparador físico do clube, Robson Gomes, considera que essa partida será a mais difícil do time esmeraldino nessa temporada em função da situação do rival no campeonato. Robson Gomes acredita que os times se equivalem e que o jogo será equilibrado. O Goiás venceu as últimas duas partidas por goleada no Goianão. Venceu o Rio Verde por 7 a 0 e o Anápolis por 4 a 0. O detalhe é que de todos os gols marcados, apenas um foi feito no primeiro tempo, os outros 10 foram anotados na segunda etapa. Robson afirma que esse fato se deve há alguns detalhes e também pela qualidade técnica dos jogadores.

Deputado Romário faz duras criticas ao presidente da CBF Eleito por unanimidade como presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara Federal, o deputado Romário começou sua gestão à frente do órgão fiscalizador de eventos esportivos brasileiros com uma entrevista contestadora. Quase um ano depois de posar para uma foto abraçado a José Maria Marin, presidente da CBF, o exatacante respondeu com firmeza às críticas do presidente da entidade que rege o futebol

nacional. Considerado ‘grande jogador, mas inexpressivo como deputado’ por Marin, Romário respondeu eloquente, logo em suas primeiras declarações como presidente da CTD

Libertadores: Corinthians e Palmeiras se dão mal na rodada No jogo em que poderia igualar o recorde de invencibilidade da Copa Libertadores, o Corinthians caiu. Em uma partida com participação decisiva da arbitragem e de atuação ruim do atual campeão, o Tijuana venceu por 1 a 0, no estádio Caliente. Com os visitantes em dificuldade no gramado sintético, só Paulinho e Guerrero conseguiram jogadas razoáveis no ataque. Criou problemas para o Timão a velocidade dos donos da casa, que acabaram fazendo o gol da vitória aos 19 minutos do segundo tempo. A equipe contou com mais uma boa atuação do zagueiro Gil, mas sofreu com desempenhos ruins de Renato Augusto e Pato, tocou mal a bola e viu o adversário disparar na liderança do Grupo 5, com nove pontos. O campeão mundial tem quatro, seguido de perto pelo Millonarios, que soma três. No reencontro do Tigre com um clube brasileiro, o Palmeiras não enfrentou um clima de guerra no estádio Monumental Victoria, em San Fernando, na Argentina, mas perdeu por 1 a 0, com um gol nos acréscimos, pelo grupo 2 da Copa Libertadores da América. Com um jogador a menos no fim, depois da expulsão de Vilson, o Verdão desperdiçou chance incrível com Kleber e foi castigado. Aos 49 minutos da etapa final, depois de bola alçada, Peñalba recebeu atrás da zaga na área e mandou para as redes. Foi só uma cervejinha professor... “Pô. time grande”... O atacante espanhol Enrique de Lucas, do Celta, quiz se refrescar durante a partida com o Sevilla no campeonato espanhol, tomando uma cervejinha no banco de reservas. De Lucas ainda entrou em campo após dar uns golinhos, mas não adiantou muito: o Sevilla venceu por 4 a 1…O atleta foi advertido pela diretoria e será obrigado a pagar uma multa.

QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO! Anuncie!


gazeta geral

GAZETA DO DIA SEXTA- FEIRA /08/03/2013 - página 08

Goiânia

A Polícia Civil prendeu sete goianos suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe do “bilhete premiado” há mais de dez anos em Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Os policiais já identificaram mais de 50 vítimas dos estelionatários. O grupo foi preso na terça-feira em cumprimento a mandado de prisão temporária de cinco dias. Entre os supostos criminosos, está um idoso de 74 anos. A polícia afirmou que parte da quadrilha possui alto padrão de vida, inclusive, muitos moram em condomínios de luxo na capital goiana e têm fazendas.

Catalão

Na última terça-feira, dois estelionatários aplicaram o golpe do “bilhete premiado”, no Centro da cidade. Segundo testemunhas, uma loira e um homem com cerca de 50 anos abordaram a vítima e ofereceram o bilhete. Em troca, a senhora deu cerca de R$ 10 mil ao casal. Após entregar o dinheiro, a vítima percebeu que o bilhete era falso. A Polícia Militar patrulhou a região central, mas não localizou os suspeitos.

Campo Limpo de Goiás

Um cigano de 47 anos foi encontrado morto nesta terça-feira (6) com dois tiros no pescoço dentro de um carro. O cigano trabalhava com compra e venda de veículos. Na cidade, era considerada uma pessoa de boa índole. Segundo testemunhas, o motorista de um carro com placa de outra cidade foi o autor dos disparos. Como a carteira com R$ 200 e os documentos não foram levadas, a polícia descarta, inicialmente, a possibilidade de um latrocínio.

Goiânia

Um jovem morreu e pelo menos duas pessoas ficaram feridas, entre elas, um policial militar, durante um tiroteio no Setor Jardim Guanabara. A troca de tiros aconteceu por volta das 11h, no meio da rua, quando a Polícia Militar se deparou com quatro homens passando cigarros de um caminhão roubado para outro. O militar levou um tiro na barriga e outro no rosto, mas passa bem. Um jovem de 20 anos morreu no local. Outro, de 25 anos, foi levado ferido ao hospital. A polícia acredita que um terceiro suspeito tenha sido baleado e dois conseguiram fugir.

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU!

gazeta geral Senado aprova criação de novo ministério para micro e pequena empresa

O plenário do Senado aprovou ontem (7) a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério e deverá assessorar a Presidência da República na criação e gestão de políticas de estímulo ao microempreendedorismo. Todas as atribuições que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior tem atualmente referentes a esse assunto passarão para o novo ministério. Da mesma forma, os servidores e o patrimônio que constavam da secretaria, que antes era ligada à pasta do Desenvolvimento, agora servirão ao novo ministério. A matéria deveria ter sido votada na última terça-feira (5), quando os senadores aprovaram um pedido de urgência para que o projeto passasse na frente dos demais na fila de votação. Os oposicionistas, no entanto, apresentaram questões regimentais para exigir 48 horas de prazo para a votação e ela acabou adiada para hoje. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) esclareceu que não é contra o apoio às micro e pequenas empresas, mas sim contra a criação de um ministério. “Por que criar mais um ministério? Nós já temos 38! Em 2002 eram 28! Por que criar mais um? A resposta do governo é só uma: campanha eleitoral”, disse ele em discurso esta tarde. O senador acredita que a criação da secretaria irá gerar mais gastos e custos para o governo em um momento de baixo crescimento econômico e dificuldades relacionadas à crise internacional. Mas o relator do projeto no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a criação da secretaria como mais uma forma de estimular a economia e atender às necessidades dos microempreendedores. “A atual estrutura do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio não é suficiente para o tamanho da demanda e, principalmente, para a capilaridade que as micro e pequenas empresas ocupam nesse cenário da economia. Então, nós estamos transferindo essas atribuições e estamos ampliando as condições para que essas atribuições sejam verdadeiramente desempenhadas pelo novo ministério”, disse. (Fonte: Agência Brasil)

Presidenta da República tem 48 horas para promulgar nova lei dos royalties

Com a derrubada dos 142 vetos da presidenta Dilma Rousseff pelo Congresso Nacional, na madrugada de ontem (7), o Brasil terá uma nova lei disciplinando a distribuição dos royalties do petróleo. Caberá agora ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicar à presidenta da República a derrubada dos vetos para que ela faça a promulgação e mande para publicação a nova lei. De acordo com os parágrafos 5º e 7º do Artigo 66 da Constituição Federal, o presidente da República tem 48 horas para promulgar o texto. Se isso não acontecer, caberá ao presidente do Congresso fazer a promulgação. A Constituição também estabelece que os dispositivos que haviam sido vetados entram em vigor após a promulgação e publicação da nova lei. Com isso, seus efeitos não retroagem à data da publicação da lei anterior. Contudo, os parlamentares do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, além dos governadores dos dois estados, já anunciaram que vão acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) com mandados de segurança para tentar anular a sessão do Congresso que derrubou os vetos. Caso a medida não seja acatada pelo STF, os governadores vão ingressar com pedido de ação direta de inconstitucionalidade (Adin) questionando a legalidade das mudanças na legislação. O texto aprovado por deputados e senadores sobre as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo teve origem no Senado e foi relatado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Na votação na Câmara, os deputados rejeitaram substitutivo apresentado pelo relator da matéria, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e aprovaram o texto original do Senado. A proposta recebeu então 142 vetos da presidenta Dilma Rousseff. Os vetos desagradaram os parlamentares dos estados não produtores de petróleo. Com isso, as bancadas desses estados se mobilizaram para derrubar os vetos, o que acabou ocorrendo na madrugada de hoje. Pelo texto original aprovado pelo Congresso, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20%. Os estados produtores terão redução de 26,25% para 20%. Os municípios confrontantes (que fazem divisa com os produ-

tores) sofrerão a seguinte redução: de 26,25% passam para 17% e chegam a 4% em 2020. Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrerão cortes: de 8,75% para 2%. Em contrapartida, o percentual a ser recebido pelos estados e municípios não produtores saltará de 8,75% para 40%. (Fonte: Agência Brasil)

Redução de chamadas de telefones fixos para celulares vale a partir de 6 de abril

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou ontem (7), no Diário Oficial da União, os atos que estabelecem as novas tarifas para as chamadas feitas de telefones fixos para celulares, aprovadas na reunião da diretoria da semana passada. Com a publicação, que vale para as concessionárias de telefonia fixa, as ligações vão ficar mais baratas a partir do dia 6 de abril. Para os usuários das concessionárias Oi (na área da antiga Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel, o preço das chamadas feitas de telefones fixos para celulares vai ficar 8,77% menor. Para a concessionária Telemar Norte Leste, a redução será de 18,6%, porque, no ano passado, a diminuição tarifária não foi aplicada pela Anatel para essa operadora por causa de determinações judiciais. A CTBC Telecom é a concessionária local que atende os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. A Sercomtel atende os municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná, e a Embratel é a concessionária de longa distância nacional. (Fonte: Agência Brasil)

Fórum discute ampliação da oferta de serviços oferecidos no HMA A ampliação do atendimento prestado no Hospital de Medicina Alternativa (HMA) será discutida nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 8h30, durante o Fórum para Elaboração da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, que será realizado na sede do HMA. Segundo a coordenadora da sessão de Ensino e Pesquisa do HMA, Mara Rúbia de Freitas, durante o evento será formada uma comissão que vai trabalhar para a ampliação das práticas integrativas, ou seja, áreas e especialidades médicas complementares ao tratamento convencional, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, musicoterapia, yoga e reiki, entre outras. O HMA é o único hospital da rede SUS em Goiás que oferece este tipo de atendimento. (site Goiás Agora)

JORNAL GAZETA DO DIA 08 de março de 2013  

JORNAL GAZETA DO DIA 08 de março de 2013