Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

17 DE NOVEMBRO DE 2013

Editorial Uma questão de integridade Certa vez, uma revista internacional publicou um artigo a respeito de um jogador de Squash, chamado Reuben Gonzales. Em um torneio profissional em que, pela primeira vez, tentava a vitória e estava invicto, ao final do jogo, ele fez uma jogada decisiva. O juiz da partida deu o ponto, aceitando a jogada, afirmando que fora correta. Gonzales hesitou alguns instantes. Depois, virou-se, cumprimentou o seu adversário e declarou que sua jogada não era válida. Antes de bater na parede, disse ele, a bola tinha quicado no chão da quadra. A sua honestidade lhe valeu, como resultado, a perda da partida. Quando deixou a quadra, todos se mostravam surpreendidos com sua atitude. No número seguinte da mesma revista, o jogador foi matéria de capa. A grande indagação, para a qual ninguém achava uma resposta plausível, era: Por que ele tivera aquela atitude, não aceitando o ponto ganho? Como entender uma atitude como aquela em um jogo decisivo, em uma disputa esportiva? Como um jogador, com tudo a seu favor, uma decisão oficial, a vitória em suas mãos, se desqualifica e perde a partida? Enquanto tantos discutiam, o artigo era lido por muitos, alguém resolveu perguntar ao próprio Reuben. A resposta foi curta e serena: Era a única coisa que

eu poderia fazer para manter minha integridade. Em tempos em que a corrupção anda à solta, nos mais diversos setores, em que muitos homens esqueceram o que é ser íntegro, a atitude do jogador exemplifica a nobreza de caráter. Quando tantos alardeiam que o melhor é levar vantagem, é enumerar vitórias, não importando a que preço, é importante se pensar a respeito dos verdadeiros valores da vida. Honra, caráter, integridade são palavras tolas para muitos. Felizmente, também se encontram, na sociedade, homens e mulheres para quem esses valores são essenciais em suas vidas. Felizes todos os que assim entendemos. E nos esmeramos em ensinar aos nossos filhos, que mais vale a honra do que um troféu. Pode gozar o corpo, satisfazer-se o prazer, mas a consciência sempre dirá a quem assim procede que tudo o que conquistou não lhe é devido. Feliz o homem que alcança os louros da vitória por seus méritos e que, sem medo, pode olhar a todos de frente, sem temer acusações da própria consciência. Pense nisso! Busque trabalhar o seu caráter, exemplificando sempre o bem, a verdade, a integridade e a justiça.

Rapidinhas Transtornos

A maioria dos contratos de pavimentação, assinados pelas prefeituras, e pelo Governo do estado de São Paulo, prometem durabilidade de oito a dez anos, mas na Rua Almiro da Silva, na Vila do Cruzeiro em Cesário Lange, a obra entregue há menos de dois anos já apresenta defeitos graves no pavimento, inclusive com trechos em que não há mais revestimento asfáltico. Há dezenas de buracos, que aumentam a cada chuva, e ainda há relevos que podem causar sérios acidentes.

É de casa

CORSA HB 1.4 MAXX

HONDA CIVIC LXS FLEX

GM CORSA SUPER SEDAN 1.0 - 2000 - Azul - 4 portas - Direção Hid.

GM CELTA 1.4 SUPER

2005 - 4 PORTAS - PRETO AR.COND./V.ELET./TR.ELET./ALARME

GM CORSA WIND 1.0

GM CLASSIC LIFE 1.0

GM MERIVA JOY 1.8

GM S10 2.45 - 4 C

2012 - COMPLETO - RODAS DE LIGA LEVE - 4 PORTAS 25 MIL KM

99 - verde - 4 portas

2006 - CINZA - COMPLETA

F.UNO MILLE FIRE FLEX

2010 - preto - cambio automático - completo - AIR BAG - abs

Prata - 2010 - 4 portas 2002 - BRANCA

HONDA CB 300 R

2008 - AZUL - 2 PORTAS

2010 - PRETA - UN. DONO

VW GOL 16 V 1.0

H. CBX 250 TWISTER

CITROEN C3 1.6 EXCLUSIVE

HONDA CG125 FAN KS

2000 - 4 PORTAS - BRANCO 2004 - COMPLETO - 4 P - CINZA

FIAT PÁLIO 1.6 - 16 V 98 -CINZA - 4 P. - COMPLETO

2005 - PRETA 2010 - AZUL

HONDA BIZ 125 KS 2006 - PRETA

A população infelizmente ainda não aprendeu a valorizar a nossa cidade e nossa cultura. Todos os sábados tem a Feira do Produtor Rural na Rua Francisco Ribeiro da Silva, em frente ao Posto de Saúde. Lá o produto do campo é vendido juntamente com os artesanatos. São produtos de qualidade, sem agrotóxico, doces caseiros, compotas e artesanatos. Não dá para entender porque alguns ainda preferem comprar produtos industrializados e não valorizam o que é da nossa terra.

Muito cuidado

As crianças tem que aproveitar o tempo livre para se divertir, mas os pais têm que ficar atentos as brincadeiras. Por exemplo, na prática de soltar pipas, uma inocente brincadeira que pode virar um pesadelo. Não é difícil ver crianças empinando pipas perto de rede elétrica e pior tentando desenroscar dos fios. Nessa semana, o Jornal Aliança presenciou uma criança com um grave corte causado por uma linha com cerol. As férias ainda nem começaram, mas merece muita atenção.

Carga pesada

Por Diléa Silva

O prejuízo

A Rua Almiro da Silva é usada como desvio de veículos pesados, como treminhões, e pelo tempo que durou a obra, dá para perceber que não feita com estrutura para esse tipo de tráfego. Como se não bastasse, o problema é agravado ainda mais, pelos veículos que rodam com excesso de carga. Se um caminhão trafega com carga 20% mais pesada do que o máximo permitido, a via se desgasta de 25% a 50% mais rápido do que o previsto. O resultado é recape atrás de recape.

O que pesa para a população, não é somente trafegar na via ruim e sofrer avarias no veículo. É correr o risco de um grave acidente, e ainda lembrar que quem “paga o prejuízo” em todos os sentidos, por um pavimento feito as pressas, sem qualidade, ou com baixa durabilidade é o contribuinte. Em cada nova concorrência aberta para restaurar o mesmo trecho são gastos milhões de reais, recurso que poderia servir para vias que ainda não contam com pavimentação.

Mais invasivo

Não é punido

Os ciclistas de nossa cidade estão se tornando cada vez mais invasivos e agora além de se preocupar com o trânsito de carros, os pedestres também tem que prestar muita atenção nas bicicletas. Muitos ciclistas andam nas ruas em alta velocidade e quase sempre pela contramão, mas não são punidos por falta de uma lei que regulamente esse tipo de trânsito. Por conta disso, já aconteceram diversos acidentes, mas ninguém se conscientiza. Precisamos de uma lei mais severa.

É nosso dever

Não dá para entender porque, a coleta seletiva de lixo, ainda não foi implantada em nosso município. Há dezenas de pessoas, que recolhem latinhas, garrafas pet e papelão, do lixo que retiram de nossas casas. Porém, quem tem que fazer a separação é eles. Se tivéssemos lixeiras separadas para cada tipo de lixo, até acidentes como cortes, com vidros quebrados e outros tipos de objetos poderiam ser evitados. Zelar pela saúde deles é um dever que precisa ser cumprido.

Desde o dia 07 de agosto de 2009, está em vigor em todo o pais a “Lei antifumo”. A lei não proíbe o fumo, mas restringe o direito de fumar, que continua liberado dentro de casa e em áreas ao ar livre, como praças e parques, estádios de futebol, vias públicas, e nas tabacarias. Mas em Cesário Lange parece que ninguém se lembra disso. Não é difícil ver pessoas fumando em ambientes como interior de bares e lanchonetes, e o pior, até agora ninguém foi punido.

Aí atrapalha

Uma situação frequentemente vista em Cesário Lange, são as construções e reformas que fazem das calçadas, depósito de materiais de construção e de entulhos. A iniciativa de melhorar a sua propriedade é louvável, mas isso deveria ser feito sem gerar transtornos para os demais moradores e principalmente aos pedestres, que por sinal, já sofrem para andar nas calçadas devido ao péssimo estado de conservação das mesmas. Que tal arrumar um cantinho no meio da obra?

Na área rural

Na área rural, a situação da conservação de estradas não é diferente. Além da má conservação das estradas rurais, em alguns trechos pontes construídas há anos estão se deteriorando e colocando em risco a vida dos usuários, tanto dos motoristas como também dos pedestres e crianças. Moradores reclamam que políticos só visitam os bairros em épocas de eleição e depois esquecem de manter o mínimo necessário que é uma estrada digna para trafegar com segurança.

Está mais fácil

As autoridades deveriam fazer uma força tarefa para conseguir iluminar todas as ruas e praças de nossa cidade. Ainda existem diversos pontos em Cesário Lange que não contam com iluminação. De certa forma isso vem colaborando com o crime organizado no município. Além de trazer insegurança para a população, esses locais são escolhidos por marginais que aproveitam a escuridão de certos pontos para praticar atividades ilícitas, assim como o tráfico de drogas.

Atrás da grade

A onda de vandalismo em Cesário Lange ainda não teve fim e essa situação está rondando nossa cidade. Há algum tempo, o município tem sido alvo destes atos, expressos em diversas formas, como pichações e destruição de bens particulares e públicos. Os jovens que realizam esses atos, certamente, buscam atenção, mas, deveriam enxergar que existem outras formas de fazê-lo. Assim eles só estão chamando a atenção da polícia. Isso até que sejam colocados atrás das grades.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Saneamento

Secretário Edson Giriboni anuncia investimentos em Cesário Lange

60 casas do Bairro Campininha vão contar com fossas sépticas

O

audiência com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) do estado de São Paulo Edson Giriboni. As autoridades cesariolangen-

ses foram recebidas no gabinete da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos em São Paulo. Durante a reunião, o secretário Edson Giriboni confirmou o in-

Crédito da foto: Comunicação PM

prefeito de Cesário Lange Ramiro de Campos e o vereador Milton Aparecido Martins participaram na quarta-feira (06), de uma

Por Diléa Silva vestimento em fossas sépticas em sessenta casas no Bairro Campininha que ainda não contam com o sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Prefeito Ramiro de Campos, secretário de Recursos Hídricos Edson Giriboni e vereador Milton Martins

Oportunidade

Sindicato Rural promove novo curso com o SENAR

Curso de Comunicação no meio rural contou com classe lotada Sindicato Rural de Cesário Lange em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As aulas foram ministradas pelo professor e instrutor do SE-

NAR José Eduardo de Carvalho Prestes, na Chácara Nossa Senhora da Glória em Cesário Lange. Durante o curso, o produtores rurais, trabalhadores e familiares de produtores rurais, puderam

Crédito da foto: Sindicato Rural

D

ezesseis produtores rurais de Cesário Lange participaram nos dias 6 e 7 de novembro do curso de “Comunicação no meio rural” oferecido gratuitamente pelo

Por Diléa Silva aprender os componentes básicos da comunicação, assim como interagir entre grupos, expressão oral e linguagem não verbal. Os curso são gratuitos e para turmas de até 16 pessoas.

Parte da turma que participou do curso de Comunicação no meio rural

Geral

Unidade móvel do SESI oferecerá curso na cidade

O

SESI promoverá cursos educativos dos programas “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa” em Cesário Lange, de 26 de novembro a 13 de dezembro. Os cursos são gratuitos e as aulas serão ministradas em uma das cinco unidades móveis da instituição – carretas totalmente adaptadas com eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Serão dadas dicas e receitas para controle e prevenção de hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Estes temas fazem parte do programa “Sabor na Medida Certa”, criado para promover

Da redação alimentação saudável e corrigir excessos que comprometem a saúde. Os alunos aprenderão receitas saborosas que inibem o uso de sal, gorduras e açúcares. Também receberão informações sobre ingredientes saudáveis, índice nutricional balanceado e técnicas dietéticas. Todas as aulas são ministradas por nutricionistas do Sesi SP, que preparam receitas balanceadas, nutritivas, econômicas e com ingredientes de fácil acesso. Também será oferecido o curso “Alimente-se Bem – Ceia de Natal”, que ensinará receitas especiais para as comemorações de dezembro.

CÂMARA MUNICIPAL DE CESARIO LANGE AVISO DE LICITAÇÃO CONVITE nº 004/2013 A Câmara do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, torna público para conhecimento dos interessados que está aberta a licitação na modalidade CONVITE, sob nº 004/2013 – Procedimento Administrativo nº 006/2013, do tipo menor preço global, para a escolha da proposta mais vantajosa para Locação, Licenciamento da Cessão de Licença de uso, treinamento e implantação, atendimento e suporte técnico para Software de Contabilidade Pública, Tesouraria e Orçamento; Software de Gestão de Pessoal e Folha de Pagamento; Software de Controle Patrimonial e Software Portal da Transparência. O Edital completo será fornecido aos interessados, através de solicitação à Secretaria da Câmara do Município, localizada na Avenida Três de Maio, nº 1368 Centro Cesário Lange – SP, com nos termos do art. 22, § 3º da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. O recebimento dos envelopes, nº 01 e 02, será até às 09h30min do dia 29 de novembro de 2013, e abertura dos envelopes às 10h00min do mesmo dia. Maiores Informações pelo telefone 15 – 3246 1213/2318. Cesário Lange, SP, 14 de novembro de 2013. Aloísio Carlos de Sá – Presidente. CÂMARA MUNICIPAL DE CESARIO LANGE AVISO DE LICITAÇÃO CONVITE nº 005/2013 A Câmara do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, torna público para conhecimento dos interessados que está aberta a licitação na modalidade CONVITE, sob nº 005/2013 – Procedimento Administrativo nº 007/2013, do tipo menor preço global, para a escolha da proposta mais vantajosa para Aquisição e Instalação de Equipamentos de ar-condicionado para os Plenários da Câmara Municipal de Cesário Lange. O Edital completo será fornecido aos interessados, através de solicitação à Secretaria da Câmara do Município, localizada na Avenida Três de Maio, nº 1368 Centro Cesário Lange – SP, com nos termos do art. 22, § 3º da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. O recebimento dos envelopes, nº 01 e 02, será até às 09h30min do dia 22 de novembro de 2013, e abertura dos envelopes às 10h00min do mesmo dia. Maiores Informações pelo telefone 15 – 32461213/ 2318. Cesário Lange, SP, 14 de novembro de 2013. Aloísio Carlos de Sá – Presidente. CÂMARA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA O Presidente da Câmara Municipal de Cesário Lange, Sr. Aloísio Carlos de Sá, no cumprimento do disposto no parágrafo único, do art. 48, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, Torna Público o presente edital de audiência pública no âmbito da Comissão da Administração Tributária, Financeira e Orçamentária que será realizada dia 19 de Novembro de 2013, às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Cesário Lange, localizado na Avenida 03 de Maio, nº 1368, com a finalidade de discutir o Projeto de Lei nº 042/2013, de 30 de Setembro de 2013 – Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, para o exercício de 2014 e dá outras providências. Cesário Lange, 14 de Novembro de 2013 – Aloísio Carlos de Sá – Presidente da Câmara Municipal.


JORNAL ALIANÇA

04 Região DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Jumirim

Capela do Alto

Taxa de iluminação é pauta de reunião entre autoridades

Maiores de 50 Prefeito reforça a necessidade de anos buscam cobrar a manutenção dos postes qualidade de vida N

Bofete

Homem morre após acidente de caminhão

U

m homem, de 43 anos, morreu após o caminhão que conduzia bater em um posto de saúde e em uma igreja, em sequência, na região central de Bofete. A colisão, que acabou deixando o caminhão de “ponta cabeça” na via, ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), no bairro São Roque III. Segundo a polícia, o motorista trafegava carregado com 15 toneladas de troncos de eucaliptos. Por motivos que ainda não foram esclarecidos pela investigação, o caminhoneiro perdeu o controle de direção do veículo e bateu contra a parede do posto. Com o impacto, a vítima ficou presa nas ferragens e teve morte instantânea. A polícia informou também que o motorista teria perdido o controle do veículo em razão de

Sendo assim, os vereadores agendaram a reunião para tirar dúvidas com o prefeito, que mais uma vez reforçou a necessidade do município retornar a cobrança da taxa para manutenção dos postes de iluminação pública. “Caso o projeto não seja aprovado, nós vamos ter que cortar as despesas para manter a iluminação pública. Por isso, mais uma vez peço que revejam o projeto, e caso não seja aprovado, prejudicará diretamente a popu-

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Comunicação PM Grupo de pessoas com mais de 50 anos é formado pela atenção a saúde e qualidade de vida em Jumirim

Estiveram presentes na reunião os vereadores: Célio Cleto, Felipe Simões, Giovani Menck, Lígia Bottini, João Abílio, João Engenheiro, Josué Correa (Menegueti), Reginaldo (Tonico) e Suzete Mori. O projeto da “Taxa de Iluminação” teve ‘pedido de vista’ na última sessão realizada no dia 4, pelo vereador João Abílio, que por falta de compreensão de alguns vereadores resolveu convocar a todos para discutir o assunto.

Prefeito e vereadores se reúnem para discutir sobre a volta da taxa de iluminação

Cerquilho

AMIMT se reúne para discutir parceria com hospital

Prefeito interino esteve reunido com outros prefeitos da região

N

a terça-feira (5) o Prefeito interino de Cerquilho, Manoel Eduardo Borges de Marques, esteve reunido com outros prefeitos de municípios que fazem parte da Associação dos Municípios Integrados do Médio Tietê

(AMIMT), no Salão Nobre da Prefeitura de Tietê, para deliberar assuntos referentes ao Sebrae. A AMIMT conta com 13 cidades, sendo elas, Boituva, Capivari, Cerquilho, Conchas, Cesário Lange, Iperó, Jumirim, Laranjal Paulista, Pereiras, Porto Feliz,

Quadra, Rafard e Tietê. Além da deliberação sobre o Sebrae, o grupo discutiu o Investe SP / Desenvolve SP; investimentos regionais e a formalização da Associação. O grupo também recebeu representantes do Hospital Ama-

Da redação parte de carga se soltar, fazendo com que o peso do caminhão pendesse para o lado e batesse lateralmente contra o posto. Sem controle, o veículo de carga ainda desceu cerca de 60 metros ladeira abaixo, capotou e só parou quando bateu no muro de uma igreja. Em razão de o caminhão ficar de “cabeça para baixo”, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para cortar a lataria do veículo com um alicate hidráulico para chegar até o corpo do homem. Peças da cabine ficaram espalhadas pela calçada e parte das toras atingiu a entrada do posto de saúde, que estava fechado. No caminhão também estava um ajudante, que sofreu ferimentos leves e foi levado ao Pronto-Socorro (PS) do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu.

Da redação ral Carvalho, que informou os procedimentos necessários para uma parceria com a instituição, sobre pacientes e como formalizar subvenção a ser direcionada para atendimentos médicos hospitalares.

Crédito da foto: Comunicação PM

A

Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um núcleo para assistir os idosos da cidade. Chamado de “Grupo da 3ª Idade da Saúde” ele vem para todas as pessoas de 50 anos ou mais que buscam qualidade de vida. A idéia surgiu no começo deste ano, quando um grupo de profissionais da secretaria de Saúde, viu a necessidade de um contato mais próximo com os idosos, além dos consultórios. O primeiro encontro os idosos praticaram atividades físicas com auxílio da fisioterapeuta Cinthia de Fátima Infante e a professora de educação física da 3ª idade Cássia Gislene dos Santos, além do apoio da Fonoaudióloga Carla Rangel Prudente e da farmacêutica Licia Bataglini Brunhera e a enfermeira Márcia Regina Beneton. Entre as atividades do dia, a nutricionista Marilei Orsi orientou para se ter uma alimentação

Da redação saudável com uma aula de culinária preparando juntamente com os idosos um delicioso bolo nutricional. Para encerrar as atividades, a equipe da Saúde apresentou um teatro coordenado pela assistente Andreia Civitella com o objetivo de despertar o dia a dia dos idosos na família além de cuidados e prevenção. “Esse projeto tem tudo para ser uma ferramenta de gestão incrível, pois trabalhar com a 3ª idade é uma necessidade no âmbito Nacional e Jumirim, com apenas 16 anos conseguir enxergar isso e além, se dedicar para trazer uma vida nova a esses idosos é realmente uma satisfação imensa. Toda minha equipe envolvida neste projeto está de parabéns.” Enfatiza Emiliana Maria Grando Gaiotto, secretária Municipal da Saúde de Jumirim. Os encontros serão mensais e o próximo encontro já tem data marcada para o dia 28 de novembro, no Clube Recreativo às 9h.

a tarde desta quinta-feira, dia 7, o prefeito Marcelo Soares da Silva, acompanhado do vice-prefeito Donisete Menck, se reuniram com os 9 dos 11 vereadores capelenses para discutir sobre a CIP - Contribuição de Iluminação Pública, mais conhecida como “Taxa de Iluminação”. Também fez parte da pauta os projetos da LOA - Lei Orçamentária Anual e o PPA - Plano Plurianual para os próximos anos.

Da redação lação, pois não vamos conseguir aumentar e atender os pedidos de bicos de luz no município”, frisou o prefeito Marcelo. Após a longa conversa sobre o assunto, os vereadores disseram ter entendido e sanado todas as dúvidas técnicas sobre a CIP, e que o projeto entrará em votação na sessão da próxima segunda-feira (11). Já os projetos PPA e LOA foram comentados rapidamente e devem entrar na pauta do Legislativo nos próximos dias.

Prefeitos da região na reunião da AMIMT em Tietê


JORNAL ALIANÇA

Região 05 DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Boituva

Iperó

Prefeitura inicia devolução das taxas do concurso público

Previsão é de que 300 candidatos Entidade social sejam atendidos por dia receberá verba de R$ 30 mil A sacar o dinheiro em agência indicada pela Prefeitura. A devolução da taxa aos candidatos inscritos nos concursos públicos 01, 02 e 03 de 2013 está embasada em parecer técnico emitido pela Secretaria de Assuntos Jurídicos, da prefeitura de Boituva, por meio da qual se recomendou a revogação contratual com a empresa Alfar Assessoria e Consultoria, que foi a vencedora do certame licitatório

Nas primeiras 4 horas, mais de 150 pessoas foram atendidas e tiveram suas taxas restituídas

Laranjal Paulista

A

deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) visitou na tarde desta sexta-feira (08), o Centro de Convivência da 3ª Idade em Iperó. No último dia 30, Maria Lúcia liberou uma indicação parlamentar no valor de R$ 30 mil, destinados para a entidade. Acompanhada do prefeito de Iperó, Vanderlei Polizelli e do vereador Leonardo Folim, a parlamentar agradeceu o apoio e o trabalho conjunto em prol de benefícios o município. Após ter ofício atendido, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) acompanhou nesta sexta-feira (08), o atendimento

Da redação que o Poupatempo de Sorocaba prestou aos moradores da cidade de Iperó. Maria Lúcia esteve na cidade e foi até as instalações do Acessa São Paulo, local onde a equipe do Poupatempo montou toda estrutura para a realização do trabalho. A população teve acesso a 1ª via de RG para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho para maiores de 14 anos e serviços públicos pela internet oferecidos pelo e-poupatempo, como Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de créditos do Programa Nota Fiscal Paulista, agendamento para atendimento de RG e CNH no Poupatempo, entre outros.

Crédito da foto: Comunicação PM

em que houve fila, o candidato não precisou esperar mais do que 5 minutos para ser atendido. Para ter sua restituição, o candidato deve comparecer de segunda à sexta-feira, no horário de atendimento ao público (8h30 às 17h), no Paço Municipal. O solicitante deve apresentar a cédula de identidade (RG) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Após comprovado e autorizado, o candidato poderá

Crédito da foto: Comunicação PM

Prefeitura de Boituva iniciou na manhã desta segunda-feira (11) a devolução das taxas das inscrições aos candidatos dos concursos públicos 01, 02 e 03, que seriam realizados em 2013. Segundo informou a secretária Deise Aparecida Bervinde, somente no período de manhã, mais de 150 pessoas compareceram ao Paço Municipal e receberam suas inscrições. Nos poucos momentos

Da redação para a realização do concurso, a bem do interesse público. De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos Rodrigo Moreno, “muito embora exista amparo legal para defesa, a morosidade processual gerada pelo entrave jurídico, até solução em definitivo em todas as instâncias, não atenderiam o interesse público, que é a contratação de novos servidores para a recomposição do quadro”, disse.

Deputada Maria Lúcia Amary visita Centro de Convivência da 3ª Idade em Iperó

Geral

Prefeito anuncia Posto Bancário para Maristela

Distrito de Laras também contará Dez de Outubro se apresenta em com agência até o fim do mês Tatuí

O

além de apenas um local de pagamento de boletos. “Nosso Posto também permitirá o saque aos beneficiados do Bolsa Família e aposentadoria, FGTS, PIS e Seguro-Desemprego com o Cartão Cidadão, depósitos bancários e saque para os clientes da Caixa”. O Superintendente Sandro Valentini elogiou a administração do Prefeito Heitor: “parabenizo Laranjal Paulista pelo prefeito que vocês possuem, por

ser muito dedicado e competente. Afirmo com segurança que não há em nossa regional nenhum prefeito com a dedicação que o Heitor tem para buscar benefícios para seu município” comentou. O prefeito Heitor citou as negociações para a instalação de um Posto Bancário em Laras, a colocação de cobertura no ponto de ônibus da Praça Armando Salles de Oliveira, a inauguração do Ciretran no mês de novembro,

Crédito da foto: Comunicação PM

prefeito Heitor Camarin Junior anunciou que já está em funcionamento o Posto de Atendimento Bancário da Caixa Econômica Federal no Distrito de Maristela, em parceria com o Supermercado Marcon. O gerente geral da Caixa em Laranjal Paulista Reginaldo da Silva destacou os vários serviços que o Posto Bancário oferecerá aos seus usuários, indo muito

Da redação a continuidade da construção das 80 casas no CDHU Antonio Benetton e a entrega das 18 casas da Vila Dignidade prevista para março. Também se lembraram dos vários investimentos que o Distrito de Maristela tem recebido na sua gestão, com a reforma do Estádio Municipal Floriano Alves Lima, reforma na Creche “Epaminondas Madeira” e a pavimentação da Rua Giácomo Casagrande.

Prefeito Heitor Camarim e representantes da Caixa Econômica e Super Marcon

A

a Banda Dez de Outubro se apresentou na Praça da Matriz de Tatuí em 26 de outubro, no Projeto Música na Praça, à convite da Secretária de Educação, Cultura e Turismo do município de Tatuí, Angela Sartori, e do Coordenador de Eventos da Secretaria, Rogério Miranda. Contando com um grande público, a Banda proporcionou uma tarde de

Da redação muita música e cultura para os tatuienses. Em nome de todos os integrantes da Banda, o Regente Décio Diccini agradece o convite da Prefeitura de Tatuí. E no domingo, dia 10 de novembro, a Banda Dez de Outubro se apresentou no Coreto José Correa, da Praça da Matriz, em mais uma edição do Projeto Banda na Praça da Secretaria de Cultura e Turismo.


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Guareí

Tatuí

Cidade realiza campanha para detecção de tuberculose até o dia 17

Menor de 18 anos Exames estão disponíveis em todas é preso por de as unidades básicas de saúde roubo de carro M

U

m homem foi baleado no rosto durante assalto em Angatuba (SP). Criminosos abordaram a vítima para roubar um carro no Centro da cidade nesta terça-feira (12). De acordo com a Polícia Militar, seis homens participaram da ação, sendo que um deles estava armado. A vítima, que trabalhava com entrega de cosméticos, foi abordada e obrigada a entregar o carro. O homem atendeu a ordem dos ladrões sem reagir, mesmo assim, um dos criminosos disparou um tiro e o homem foi atingido no rosto. O grupo fugiu e a vítima socorrida. O motorista foi levado para o Hospital Regional de Itapetininga e passa bem.

Da redação Horas depois, a PM recebeu denúncia de que um suposto envolvido no crime estaria andando no centro da cidade. Uma equipe fez buscas e localizou um adolescente de 17 anos. O homem, que é de Guareí (SP), acabou confessando o crime em Angatuba. Ele ainda informou que o grupo havia cometido outro roubo de carro no município de Tatuí (SP) na segunda-feira (11). Ele afirmou ainda em depoimento que os outros ladrões são de Cesário Lange (SP). O menor foi apreendido e encaminhado para uma unidade da Fundação Casa. Os outros suspeitos pelo roubo continuam foragidos. O carro também não foi localizado.

ais uma campanha de saúde preventiva vem sendo realizada pela prefeitura de Tatuí. Trata-se da ação de combate à tuberculose, através de busca ativa para descoberta de novos casos. A programação, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, segue até o próximo dia 17 de novembro em todos os postos de saúde da cidade. A iniciativa faz parte da agenda do Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente em 17 de novembro. A técnica utilizada para aferir a presença da doença é o chamada exame do escarro. Tosse por mais de suas semanas consecutivas pode ser sintoma de tuberculose.

Se confirmado o diagnóstico, o paciente será automaticamente encaminhado para tratamento médico especializado. Além dos testes, serão distribuídos panfletos informativos com orientações e mensagens de alerta sobre a doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde de Tatuí, José Luiz Barusso, a tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. “Os principais sintomas são a tosse continuada, seguida ou não de febre, em muitos casos ocorre ainda emagrecimento e perda de apetite. É preciso ficar atento já que a do-

ença ainda é um grave problema de saúde pública em nosso país”, explica. Mas, a tuberculose é perfeitamente curável, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico. Por isso, é importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas e procurem orientação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855.

Saúde da Mulher Já nesta sexta-feira, a partir das 14h, acontece a terceira edição do projeto Cuidados com a Saúde da Mulher, que chega ao Valinhos depois de passar pelo Jardim Santa Rita e Vila Esperança. Durante três horas, as mulheres que

Da redação passarem pelo posto de saúde serão surpreendidas com diversas atrações. Elas poderão fazer testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e o HIV, além de um mutirão para coleta do papanicolau, exames preventivos para câncer de mama e vacinação contra a hepatite B. Haverá ainda distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos. A programação prevê também palestras com foco nas próprias DSTs e no aleitamento materno. Enfermeiras e profissionais de saúde serão as protagonistas de um desfile de moda, com a coleção primavera-verão 2014 da Loja Style que é parceria da iniciativa. Muitas outras surpresas estão programadas.

Quadra

Morre Oscar Dias ex-prefeito da cidade

Pereiras

Da redação Oscar Dias morreu aos 70 anos de idade. Ele foi prefeito em Quadra, sua cidade natal, por dois mandatos, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. O prefeito de Quadra, Carlos Vieira de Andrade decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito.

Crédito da foto: Comunicação PM

N

o sábado (02), foi enterrado no Cemitério Municipal de Quadra, SP, o corpo do ex-prefeito do município, Oscar Dias da Rosa. Ele morreu durante a madrugada devido a um infarto no miocárdio. O velório foi realizado no salão da Igreja Bom Jesus de Quadra.

Cidade recebe Busca ativa de famílias em situação recapeamento e de extrema pobreza é implantada limpeza Tuberculose tem cura se for detectada logo no início

Da redação cidade. Devido ao tempo úmido e chuvoso, muitas ruas da cidade, que não possuem asfalto, ficam deterioradas e com buracos excessivos, prejudicando a circulação de pessoas e o acesso aos carros nesses locais. Com visão ampla, o prefeito Flávio Paschoal, procura ficar atento às necessidades da população.

“ALEXANDRE SENA KERESZTES E OUTRO, na qualidade de Produtor Rural, com sede no Rancho Haras Valhalla, s/nº, Bairro Ribeirão da Onça, no município de Cesário Lange/SP, com I.E. nº 264.072.583.116 e CNPJ nº 08.869.054/0001-08, comunica o extravio de 04 (quatro) Talões de Notas Fiscais, Modelo 4 de NF n° 000.151 a NF n° 000.222 utilizadas e de NF n°. 000.223 a NF n°. 000.250 em branco (AIDF n° 5686 de 24/11/2005).”

VENDE-SE

Lote de 600 m² (15 x 40) no Bairro Haras do Sul, localizado na Rua Alberto Martins Ribeiro. (Asfalto, iluminação pública, água e esgoto). Ótima localização! Excelente oportunidade!! Telefone: (15) 99612-4569/(15) 99767-1123

T

outubro para traçar um novo panorama social da cidade. A primeira etapa consiste exatamente na coleta de dados, na qual os visitadores vão às residências conhecer um pouco mais sobre a realidade da população, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Em Tatuí, 4.212 casas devem ser visitadas. Nesta fase, é aplicado um questionário que avalia não apenas a renda, mas também as condições de saúde, educação, padrão de vida de cada família e condições da moradia.

Até agora, 1.700 residências já foram pesquisadas. O planejamento para ampliar a cobertura é realizar mutirões e aos sábados e domingos em bairros considerados estratégicos como é o caso do Tanquinho, que será visitado no próximo dia 30. “Vale lembrar que o trabalho só terá um bom resultado com a colaboração da população, atendendo bem os visitadores sociais e respondendo corretamente as perguntas que serão feitas. Para maior segurança, as informações são coletadas

Da redação por pessoal identificado através de camisetas e crachás personalizados”, explicou o diretor de Bem Estar Social e Cidadania, professor Márcio Fernandes Oliveira. As pessoas que se enquadrarem na linha de extrema pobreza, com renda mensal per capita de até R$ 70, serão incluídas nos programas sociais municipais, estaduais e federais. Segundo a análise parcial, cerca de 15% dos entrevistados incluídos nessa faixa não estão cadastrados em nenhum programa de transferência de renda.

Crédito da foto: Comunicação PM

A

Prefeitura sob a coordenação de Carlos Marcial Gomes, vem realizando no mês de novembro, além do tapa-buracos, a limpeza de ruas, de valas, o concerto às ruas paralelas da cidade, a limpeza e concerto das guias, entre muitas outras modificações necessárias, que estão sendo realizadas para a melhoria do acesso às ruas da

atuí entrou este ano definitivamente no combate à desigualdade social e à extrema pobreza. O município integra a rede do Programa São Paulo Solidário, iniciativa que tem como meta promover a busca ativa de famílias que precisam do amparo governamental para sobreviver. Graças ao convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, técnicos do Departamento de Bem Estar Social e Cidadania já estão em campo desde o último dia 24 de


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Tietê

Jumirim

Município recebe nova ambulância do Governo do estado de São Paulo

Alckmin entregou 12 ambulâncias Prefeito e vice para cidades da região de Sorocaba participam de encontro em SP O

governador do Estado, Geraldo Alckmin, entregou na quinta-feira (07), em Guarulhos, 12 novas ambulâncias para municípios da região de Sorocaba. Tietê foi uma das cidades beneficiadas. O prefeito Manoel David recebeu as

chaves das mãos do governador do Estado. As unidades foram doadas às prefeituras e devem ser utilizadas para o transporte de pacientes entre unidades do SUS. Para o prefeito Manoel David, “é mais um benefício que conquistamos para a área da saúde.

Vamos continuar buscando junto aos governos estadual e federal esse tipo de apoio para melhorar o atendimento aos usuários do sistema SUS”. Os veículos, de marca Mercedes Sprinter 415 com furgão adaptado para ambulância, são

Da redação equipados com maca retrátil, um cilindro de oxigênio de 16 litros, régua tripla com fluxômetro, umidificador, máscara, mobiliário de compensado naval, armário, balcão, banco baú para três pessoas e capacidade para sete lugares, incluindo o motorista.

O

prefeito Ademir do Nascimento e seu vice Edson Lisboa de Camargo(Kina), juntamente com outros prefeitos da região, participaram na última sexta-feira dia 08 do “Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas – III Etapa Guarulhos” em Guarulhos onde o objetivo do evento foi de levar informações aos gestores públicos sobre as ações e convênios junto ao Governo Federal. Participaram também os ministros

Da redação da Saúde Alexandre Padilha e das Relações Institucionais Ideli Salvatti. Foi um encontro muito produtivo principalmente para os municípios menores como destacou o prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida, de que será uma excelente oportunidade para que os prefeitos tenham acesso a recursos da União por meio de contato direto com funcionários do primeiro escalão do Governo Federal.

Geral

Crédito da foto: Comunicação PM

Educação inicia entrega de mais de 570 mil livros

Prefeito Manoel David recebe a chave da nova ambulância das mãos do Governador Geraldo Alckmin

Prefeito participa de reunião da AAPNET e apresenta andamento reunião cópia de projeto de Lei dispondo sobre isenção de tarifa de transporte coletivo de uso municipal ao incapacitado por deficiência, já encaminhado à Câmara, onde aguarda votação para depois ser executada a Lei. O prefeito informou também que já foi baixada portaria com indicação dos membros do Conselho Municipal para Assuntos das Pessoas Portadoras de Deficiência, conselho este criado por Lei no ano de 2004. A respeito da CIREPEM (an-

tiga APAE), o prefeito Manoel David encaminhou cópia do memorando da Secretaria de Obras, com respectivo projeto, informando que a elaboração da planilha está em fase final, inclusive com a documentação necessária para o início do processo licitatório e posteriormente a contratação da empresa que executará as obras, ainda no ano de 2014. Também foi discutido sobre a equoterapia em Tietê. O prefeito disse que está analisando a melhor forma para regularizar

Da redação e efetivar o projeto. Para isso, ele destacou que pretende transferir à AAPNET a execução desse projeto, através de autorização por Lei com repasses em favor da entidade. Manoel David finalizou que “a equoterapia receberá inúmeras melhorias, proporcionando a continuidade desse importante método terapêutico e educacional realizado juntos aos nossos portadores de necessidades especiais, merecedores de toda atenção por parte do Poder Público”.

Crédito da foto: Comunicação PM

O

prefeito de Tietê, Manoel David, esteve reunido com a diretoria da AAPNET – Associação de Apoio aos Portadores de Necessidade Especiais de Tietê, no último dia 5, na Câmara Municipal de Tietê para apresentar o andamento dos trabalhos voltados a solicitações feitas pela entidade. A presidente da entidade, Silvana Gonçalves Catto também esteve presente na reunião, com demais integrantes. Com relação a Lei do Passe Livre, o prefeito apresentou na

A

Secretaria da Educação do Estado iniciou a distribuição do novo acervo de livros para as escolas estaduais. Até o final do mês, serão entregues 572 mil publicações de 190 títulos diferentes para todas as unidades de ensino do Estado que oferecem aulas entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. O objetivo com a entrega, feita por meio da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE), é ampliar os acervos já existentes nas escolas para que sejam usados pelos alunos, professores e todos os funcionários escolares. Os materiais são utilizados em oficinas pedagógicas e também em atividades dentro e fora da sala de aula. Os novos livros são de arte, biologia, história, geografia, entre outras disciplinas, e integram os programas de incentivo à leitura da Secretaria. Além da distribuição para as escolas, a pasta também faz a entrega de publicações diretamente para os alunos para que eles montem suas bibliotecas particulares. O ano de 2013 será fechado com a marca de 10,6 milhões de livros ofertados

Da redação aos estudantes, uma média de 20 volumes por minuto. Este projeto é chamado “Apoio ao Saber” e estabelece a entrega anual de um Kit composto por três livros para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos dos anos contemplados. O intuito é que os jovens estendam às famílias e às comunidades escolares o hábito da leitura. “O incentivo à leitura é um dos pilares do ensino e muitos programas são realizados para apresentar a importância deste universo aos nossos alunos e servidores. A Secretaria vai distribuir até o final do ano 11,6 milhões de exemplares deste importante aliado da aprendizagem na rede estadual paulista”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. Todas as escolas contam com acervos de livros, 2.831 unidades de ensino possuem sala de leitura e os espaços oferecem orientação para alunos e servidores sobre os títulos, que podem ser levados para casa e devolvidos posteriormente. Levantamento feito pela secretaria em 12 escolas de 11 municípios mostrou que só este ano foram registrados 43 mil empréstimos nestas unidades.


08 Região DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

JORNAL ALIANÇA


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 176 termo nº 3.346. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. VALDECIR PIRES PRUDENTE e ROSANA TREVISAN BOLONHA. Ele, brasileiro, caseiro, solteiro, com 40 (quarenta) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos quinze de março de mil novecentos e setenta e três (15/03/1973), residente e domiciliado neste município, na Av. Joaquim Rodrigues de Paula, n° 1000 - Distrito Fazenda Velha; filho de MAURO PIRES PRUDENTE e MARIA JOSÉ PRUDENTE. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 36 (trinta e seis) anos de idade, natural de Conchas SP, nascida aos dezoito de março de mil novecentos e setenta e sete (18/03/1977), residente e domiciliada neste município, na Av. Joaquim Rodrigues de Paula, nº 1000 - Distrito Fazenda Velha; filho de MAURO PIRES PRUDENTE e MARIA JOSÉ PRUDENTE. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local e pelo Registro Civil de residência da pretendente. Cesário Lange, 07 de Novembro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 177 termo nº 3.347. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. RENAN BUENO DE CAMARGO e ANA PAULA FRANCHI MARTINS. Ele, brasileiro, soldador, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos dez de outubro de mil novecentos e oitenta e nove (10/10/1989), residente e domiciliado em Cerquilho SP, na Rua Herminia Baldacin Ferrari, n° 135 - São Francisco II, filho de BENTO BUENO DE CAMARGO e MARIA ROSA BUENO DE CAMARGO. Ela, brasileira, vendedora, solteira, com 21 (vinte e um) anos de idade, natural de Bariri SP, nascida aos vinte e três de abril de mil novecentos e noventa e dois (23/04/1992), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Francisco Ribeiro da Silva, 462 - centro; filha de IZAIAS GOMES MARTINS FILHO e ELEONETI FRANCHI MARTINS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 11 de Novembro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 177 termo nº 3.347. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. EVERTOM DE OLIVEIRA MIRANDA e ILIAMARA DAIANE FERREIRA. Ele, brasileiro, encarregado, solteiro, com 23 (vinte e três) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascido aos oito de maio de mil novecentos e noventa (08/05/1990), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Ceará, 100 - Vila Brasil; filho de CONSTANTINO DE MIRANDA e MARTA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA MIRANDA. Ela, brasileira, auxiliar de produção, solteira, com 19 (dezenove) anos de idade, natural de Registro SP, nascida no dia treze de outubro de mil novecentos e noventa e quatro (13/10/1994), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Leonardo Mendes Castanho, 42 - Vila do Cruzeiro; filho de SILVIO DA GUIA FERREIRA e ROSELI DAS GRAÇAS PEDRO FERREIRA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 12 de Novembro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.


10 Esportes DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

JORNAL ALIANÇA


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

A deslealdade entre colegas Uma das maiores reclamações entre colegas de trabalho é a deslealdade. E aqui vale a pena esclarecer: a lealdade só é virtude quando ligada a outra virtude. Não devemos ser leais a pessoas desonestas, desleais, falsas, mentirosas. O problema é que a deslealdade gera deslealdade. Assim, uma pessoa justifica sua deslealdade pela deslealdade das outras pessoas, criando um círculo vicioso sem fim. Na pesquisa que fizemos, as pessoas disseram não ter condições de agirem com lealdade porque seus colegas não são leais. E quando perguntamos quem de-

veria ser leal primeiro, a resposta é sempre - o outro. Como quebrar este círculo vicioso? Quando perguntamos qual a maior deslealdade entre colegas de trabalho, as pessoas disseram: O colega segura ou sonega informações relevantes para o sucesso do meu trabalho, cria armadilhas para eu cair, não me avisa de situações que podem me prejudicar no trabalho, etc. A realidade é que todos, sem exceção, afirmaram serem vítimas de deslealdade de seus colegas. Assim, fica claro, que todos saem perdendo nessas relações desleais. Não há ganhadores. Só

perdedores. E essa realidade já nos mostra um caminho para o enfrentamento do problema, pois se todos perdem, é claro que todos, ao menos teoricamente, deveriam ter interesse numa solução. E a única solução parece ser o diálogo franco, aberto, mais uma vez, leal, entre colegas de trabalho, para que a situação fique explícita, e com o dedo na ferida, as pessoas possam tomar consciência de que chegou a hora de mudar, pois novamente, todos estão perdendo. Minha sugestão é que as empresas comecem a enfrentar

Comunicação

Tiago José Vieira de Miranda

Fé e ação em nossas vidas

Queridos leitores. Salve! Salve! Com alegria ao ler uma das reportagens da revista Super Interessante do mês de novembro, me deparei com o tema central de toda revista. “A ciência da fé” e a comprovação científica narrada de dezenas de estudos que mostram que as pessoas fiéis são mais felizes. Vivem mais, são mais agradáveis e também que é possível reproduzir tais “efeitos” em ateus e pessoas sem religião. Diante de tal afirmação eu pergunto a você, que com todo carinho, uma vez mais nos lê neste texto: Como você tem ‘professado’ sua fé?. Dizem que certa vez um homem foi ao barbeiro. E enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com ele. Falava da vida e de Deus. Dai a pouco, o barbeiro incrédulo não aguentou e falou: - Deixa disso, meu caro, Deus não existe! - Por quê? - Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis, passando fome! - Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar! - Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é? - Sim, claro! O freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo

do pescoço. Não aguentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro: - Sabe de uma coisa? -Não acredito em barbeiros! - Como? - Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas! - Ora, eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim! - Agora, você entendeu. E você. Que tem entendido daquilo que você professa como fé em sua vida? Já pensou em viver 7 anos a mais? Pois é comprovado que a expectativa de vida de uma pessoa que frequenta algum tipo de templo para estar em contato com a fé tem essa vantagem. E sim 99% de um estudo com uma porcentagem de 259 pacientes cardíacos comprovou que acreditam em Deus. E por que não ser grato a Deus por termos uma vida saudável? Cada vez que paro e me deparo com as perfeições do corpo humano e da máquina que carregamos dentro de nós e que miraculosamente funciona, acredito que já somos muito mais que sortudos. Somos filhos de um Deus que com todo carinho e ternura tem pensado em nós e trabalha para que sejamos repletos de saúde. Entre esses e outros estudos foi

comprovado que em média indivíduos com fé tem uma tendência 3 vezes maior a ver o lado bom das coisas, ser mais amigáveis e olham com outros “olhos” para os problemas que deparam na vida. Com todo o respeito a você que me lê e não “segue” a nenhuma religião. Convido-te hoje a deparar com a força de um grande poder que se chama fé. Não é o convite a seguir uma religião, X ou Y, é olhar para si mesmo. Para deparar-se com o que temos de melhor. Com a simplicidade do ser e na alegria

Refletindo

de poder viver com toda dignidade de humano, conduzidos por uma força maior, um verdadeiro e amoroso Deus, que na sua onipresença está sempre ao nosso lado pronto a nos atender e a tornar nossa vida mais bela. Faltam menos de 50 dias para terminar o ano e fecho a coluna de hoje com o desafio: qual o tamanho da sua fé em você mesmo? Corra atrás. Ainda temos tempo de fazer um término de 2013, incrível. Bora? Forte abraço!

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Santidade e humanidade

A história prima em mostrar, aqueles que foram capazes de realizar grandes tarefas. Deste modo esconde as enormes massas de população que foram os verdadeiros herois que construíram a História. No campo religioso, isso se repete. Alguns poucos são os que dão nome a seu tempo. A multidão de fiéis dedicados desaparece. Não negamos o valor do santo. Mas este povo humilde foi sustentáculo da fé e o promotor da vida da comunidade. Foi anunciador da Vida Nova através do testemunho silencioso que era a Palavra viva. É certo que os herois espirituais, os santos, são o testemunho acabado, o estímulo e o modelo para todos. Contudo, não podemos deixar de lado aqueles que são os grãos de areia que sustentam o edifício do mundo e da Igreja. A História que nos narram foi construída só pelos herois, pelos que massacra-

esse problema da deslealdade entre colegas de trabalho de forma aberta e franca e comece a criar mecanismos para que as pessoas possam mudar seu comportamento e deixem essa prática de autoengano, em que todos perdem imaginando-se expertos. É preciso, com urgência e seriedade, transformar às oito horas de trabalho em horas mais produtivas, menos tensas, mais alegres. É preciso restituir o clima de confiança e coleguismo puro ao ambiente de trabalho. Pense nisso. Boa semana. Sucesso!

ram povos e pelos dominadores. Não vemos o verdadeiro sangue que sustentou e deu vida. Essa fragilidade é a força do mundo. Ainda hoje vemos esse absurdo. É missão das Igrejas e da sociedade dar valor a esse povo. A força dos fracos está na sua união e na capacidade de os “herois – os grandes do mundo” de se fazerem seus defensores. O mesmo se refere à Igreja, e às religiões, que só serão grandes quando derem aos fracos o direito de conhecer a verdade sem dominação e de serem eles protagonistas. O modelo que temos visto é de dominação e desconhecimento da força do povo de estabelecer o Reino de Deus em todos os lugares. Quando refletimos sobre os direitos das pessoas, temos que pensar que a pessoa é um todo. Ninguém é só corpo ou só mente ou só alma. Todos têm direito ao crescimento integral, desenvol-

vendo todas as dimensões. Temos visto pelo mundo um descuido brutal dos valores espirituais. Graças a Deus melhora sempre mais a atenção para a dignidade das pessoas para terem seus direitos respeitados. Infelizmente defendem somente aquilo que um dia termina. A vida espiritual é deixada de lado. Isso acontece onde se tem mais condições de vida, de saúde e de formação. Formamos pessoas incompletas. É certo que temos que melhorar muito o modo de apresentar a fé. Não se trata de mudar a fé, mas apresentar o que ela é. Muito se perdeu por desviar o foco da fé dando mais valor ao exterior. Está na moda agora a palavra reformar a Igreja. O povo de Deus está sempre em reforma. Se a prática da fé se envolver com os poderes do mundo tanto político, econômicos, sociais etc... ela perde seu vigor e força de

transformação. Se vivermos bem a fé haverá choque com forças do mal. Jesus já anunciou isso através de sua própria vida como vemos nas tentações que O assaltaram. O mal tira o verdadeiro sentido das realidades humanas como os bens materiais, o poder e o prazer. Tudo é bom, mas no egoísmo. Por isso Jesus ensina o amor e o serviço ao próximo. Tudo o que ensinou está dentro desta verdade. Isso vai ser realizado com humildade. O amor é sair de si, deixar de lado o egoísmo e pensar nos outros. O pecado original, aquele que gera os outros pecados está funcionando até hoje nesse egoísmo de amar a si e não sair de si pelo bem dos outros. Vemos que os verdadeiros herois da humanidade foram os que se despojaram pelo bem dos outros. Isso é a santidade. Isso é ser completo. Essa fraqueza é sua força.

Fala Padre Geraldo de C. Barros (Em memória) De que valeria uma sala com sofás confortáveis, ventilador de teto, telefone, sem tapetes é claro, já que não somos tão criança, temos que olharmos muito bem pelos locais que pisamos, mas se naquele ambiente não tiver um sonoro da TV, com aquela imagem colorida e refletida naquele todo, coisas se complicam, sabe leitor! Eu usei muito o rádio, mocinho! Na cabeceira de minha cama existia um pequenino que comprei no Martino Ribeiro, a loja ficava perto do Bar do Carmelo, ali dos lados da cadeia, mas hoje os órgãos de comunicação são concorridíssimos e em momentos de lazer completo, ficar sob julgo deles não é fácil, a Globo ainda se condiciona em dividir conscientemente seus produtos que vão para o ar, por isso mesmo que nenhuma de suas concorrentes chegará ao tópico de suas ambições, PECAM pelas porcarias enlatadas e a baixa qualidade de suas produções, mas isso aqui se chama Brasil, o seu social é péssimo, enquanto se gastam dinheirões à busca de presídios e mais segurança, o educativo que é o substancial vai barroca abaixo, lota-se o avião presidenciável com a nossa “lady” e seus assessoráveis e com aquele xereto que possuímos, voamos todos à Roma, para abraçar o novo papa, até parece que daquele lado as coisas são para lá de maravilhosas! Por aqui as coisas também não correm bem, dançamos numa corda bamba, o jeito é sofrer calado, prontos-socorros, centros de saúde, santas casas, hospitais, etc., tudo está cheio, desorganizado, jogado para as traças, olhe! Já era tempo de existir uma censura ferrenha, digamos, uma proteção que viesse se adequar ao sistema de medicamentos ou qualquer tipo de produto, sem uma consistência idônea, “não permitir que nenhum tipo de remédio seja ele vendido ao público, sem prescrição médica, mas botar consciência nesses médicos, que se prevalecem de cobrar valores altíssimos pelas consultas”, há remédios que fingem ser alívios para uma ferida, mas são os verdadeiros causadores de males intermináveis... Um produto de qualidade tem seus trâmites, estudos, uma infinidade de uso antecipado em animais e aos poucos o seu testar em humanos, eu durante poucos anos fui um desses divulgadores científicos, a sua

matriz ficava no México, à cada remédio apresentado, exigia de nós a nossa ida a antiga capital federal, onde se realizavam reuniões e eram horas de baitas concentrações, todo um componente tinha que ser estudado, dele tínhamos que ter integridade absoluta, pois era através de nossa fala, que os médicos se orientavam, não era mole adaptar tudo, mas se fazia o possível para sair do recinto ciente do que tínhamos na cabeça e os seus benefícios... As convenções aconteciam na enseada do Flamengo, no Hotel Novo Mundo, ganhava-se um dinheiro suficiente para as alimentações avulsas, mas aquelas feitas in loco, todas eram pagas pelo laboratório, mas depois de intensas horas de aprendizagem, o nosso mestre, um bom baiano, médico e com seus oitenta e dois anos de idade, nos levava para os lados da praia e lá, sentados sob uma brisa e o bufo do mar, um bom violão surgia em suas mãos, era campeão em sondar coisas antigas de Orestes Barbosa e Alcides P. Vermelho, do hotel chegavam picadinhos de charque, apimentados no molho de cebola, farofa temperada, chopes à vontade, é claro que a “caipirosca” corria sempre por minha conta, graças o garrafão que eu levava no carro, a pinga era a “Santa Maria”, feita bem perto de Piracicaba, no ainda distrito de Saltinho... Eu podia escolher o tipo de condução, sempre fiz usando a minha e havia dentro delas duas paradas obrigatórias, uma na ida, o almoço em Roseiras e outro na basílica de Aparecida, gostava daquele ar sereno de seu interior, quando chegava na cidade maravilhosa, tudo estava mais calmo do que eu necessitava, embora eu fosse um pouquinho mais velho que os demais, eu sempre tinha mais argumentos, era o mais falante, nem sempre as minhas posições foram tomadas como uma metodologia, ficava puto quando recebia esses telegramas para essas reuniões, sempre no final de mês, quando as minhas quotas de vendas e o número de visitas aos médicos, seriam todas elas concluídas, nunca recebi prêmios, mas a peteca nunca caiu no meu setor, hoje usa-se um vendedor e um divulgador e eu me sinto como, “mais um pai da obra”, mesmo não recebendo louvores, etc. e tal.


Edição - 561  

Jornal Aliança - Cesário Lange

Advertisement