Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

13 DE OUTUBRO DE 2013

Marcos Vinícius de C. Moura

PUBLICIDADE - e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Editorial Nossa Senhora Aparecida No dia 12 de outubro, come-moram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. O feriado nacional, deve-se à primeira e foi decretado em 1980. Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome. Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas. A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos

e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil. A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano. A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com ar-gila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação. Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. A libertação do escravo O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés, e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por libertá-lo. O cavaleiro ateu Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos milagres da Basílica Nova.

Rapidinhas Educação

Até às 15h do dia 24 de outubro estão abertas as inscrições para o Vestibulinho da Escola Técnica Estadual (ETEC) referentes ao 1º Semestre de 2014. A classe descentralizada de Cesário Lange oferecerá o curso de técnico em administração no período da noite. No site é possível saber quais as Etecs/Classes descentralizadas e períodos oferecidos. Para saber mais e conhecer os perfis profissionais e verificar os cursos consulte o manual no www.vestibulinhoetec.com.br.

Agora é online

Com o cenário político de incertezas que a cidade de Cesário Lange está vivendo, a internet tem sido o meio mais usado para buscar informações, o que acabou provocando uma série de brigas e discussões online. Quem acompanha as redes sociais pode ver pessoas conhecidas, influentes ou não, usando os meios de comunicação para aliciar, defender e deturpar a reputação alheia em defesa de interesses de grupos políticos seja da oposição ou da situação.

Desrespeito

Em nossa cidade alguns indivíduos aproveitam para fazer as calçadas do vizinho de depósitos de lixo. Além de não respeitarem os populares e nem os dias em que passa o caminhão de coleta. Tem alguns que colocam o lixo e o entulho na rua dias antes da coleta e ainda reclamam do mau cheiro e dos cachorros que mexem nos sacos, dificultando o trabalho dos lixeiros e varredores de rua. Se cada um fizer a sua parte não vai haver mais reclamações ou pelo menos o número será menor.

Oportunidade

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, as entrevistas com os cerca de 11 mil educadores da rede estadual que se inscreveram no chamamento para atuar no regime integral de ensino. Na região de Sorocaba, são 835 inscritos. São 2 mil vagas para as 178 escolas que vão oferecer o novo modelo em que o aluno fica mais de oito horas na unidade escolar no Estado. Na região de Sorocaba, serão 13 unidades de ensino.

Bem ou mal

A internet abre as portas para uma comunicação rápida e eficiente, para o bem ou para o mal. Mas é bom lembrar aos articulares dessas postagens que o resultado do uso de artifícios como forjar denúncias leva, certamente, a uma gradual erosão da credibilidade principalmente no caso de figuras públicas. A autenticidade é o principal alicerce do processo digital, é ainda mais importante que a própria mensagem, por isso não é só denunciar tem que provar o que se está dizendo.

Novas vagas

Estão abertas as inscrições para seleção de 50 examinadores de trânsito para Sorocaba, Pilar do Sul, Ibiuna, Mairinque, Itu, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque e Votorantim. Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), por meio de edital público, o processo seletivo reforçará o quadro de examinadores de trânsito que aplicam os testes práticos de direção. A remuneração mensal pode chegar a R$ 4 mil, dependendo da categoria.

Por Diléa Silva

Ouro no JORI

A cidade de Cesário Lange disputou em sete das 14 modalidades dos Jogos Regionais dos Idosos que aconteceu em Cerquilho de 02 à 05 de outubro, sendo elas: bocha, dança de salão, atletismo, natação, dominó, truco e buraco. Em todas as modalidades foram bem colocados e no buraco as participantes Marli e Cristina ganharam medalha de ouro. A dupla se classificou para a fase Estadual que acontecerá em Santos, onde devem disputar no final do ano.

Breve reinado

Após a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em manter a cassação do prefeito Ramiro de Campos e do vice-prefeito Ronaldo Camargo eles foram afastados do cargo, e o município teve que contar com um novo prefeito, um novo presidente da câmara e um novo vereador. O mandato dos novos representantes durou sete dias e apesar de ser breve poderá ser eternizado na memória da população como resultado da competitividade das eleições 2012.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

Educação

Estudantes de administração de Cesário Lange visitam a Bolsa de Valores

Religião

Visita proporcionou conhecimento Festa em honra e aprendizado diz coordenadora aos padroeiros no Bairro Duartes O e o Palácio das Indústrias (Catavento) em São Paulo. A visita técnica aconteceu no sábado (05) e de acordo com a coordenação do curso, teve o objetivo de aprimorar o conhecimento dos

alunos através da aula prática, proporcionando conhecimento e aprendizado. Para a professora e coordenadora Juliana Rodrigues Oliveira, esta viagem é de grande impor-

Foto: Arquivo pessoal Marcos C. Moura

s alunos do curso técnico de administração, sala descentralizada da Escola Técnica (ETEC) de Cesário Lange, visitaram a Bolsa de Valores, o Mercadão Municipal

Da redação tância para o aprendizado dos alunos. “Através da prática, eles concretizam o conhecimento adquirido em sala de aula” comentou a coordenadora.

Alunos do curso de administração fazem visita técnica em São Paulo

Feira de Ciências contou com quase 200 trabalhos em exposição

A

Para o professor Deivison Souza, os alunos se envolveram tanto no projeto que foram além do esperado pelos docentes. “Os alunos usaram a criatividade e fizeram ótimos trabalhos. A escola deu a oportunidade, e eles souberam aproveitar isso. Trouxeram belos trabalhos, fizeram experiências diferentes, foram criativos e surpreenderam os professores com a responsabilidade que encararam a feira de ciências” comentou. “O projeto é algo diferente para a escola. Nunca se sabe o resultado que vai dar, e esse ano, os alunos realmente nos surpreenderam. Foi bom para os estudantes que mostraram

toda a capacidade que eles têm, e foi bom para os professores que sentiram já em sala de aula uma melhora na participação dos alunos. Esse tipo de trabalho sempre promove uma interação muito grande no ambiente escolar, todos aprendem e ajudam. A secretária, os professores, os alunos, a cozinha. A feira é instigante!” disse a professora Maria Inês Saldanha. A feira de ciências fez parte do calendário letivo em outros anos, mas segundo os professores, essa foi a primeira vez que ela foi desenvolvida com três disciplinas juntas. Nesse ano trabalharam com o projeto os professores: Deivison Souza, Marcelo Bosso

e Juliana Rodrigues com experiências envolvendo a física, Maria Inês Saldanha e Luciana Breda desenvolvendo trabalhos na área química e Camila Figueiredo com a biologia. Durante o evento os estudantes e professores das escolas municipais de ensino fundamental de Cesário Lange puderam visitar a feira e conhecer o resultado do que vem sendo colocado em prática na sala de aula desde o começo do segundo semestre. Antes de serem expostas ao público, as experiências foram testadas, aprovadas pelos professores e apresentadas em sala de aula. Todos os trabalhos valerão nota para o segundo semestre.

Foto: Diléa Silva

Escola Estadual “Aristeu Vasconcelos Leite” de Cesário Lange reuniu quase duzentos trabalhos em exposição na primeira Feira de Ciências integrada entre as disciplinas Química, Física e Biologia. O evento aconteceu na quinta-feira (10), no pátio da unidade escolar. Mais de 500 alunos, dos períodos da manhã e da tarde do 1ª ao 3ª ano do Ensino Médio foram envolvidos no projeto ultra disciplinar. A exposição contou com demonstração de experiências científicas, mecânica, termologia, células DNA e RNA, eletricidade, reino das plantas e alimentos de fruta e pinhão.

Alunos do terceiro ano mostrando experiência com eletricidade

Professores Deivison, Maria Inês e Camila junto aos alunos

Foto: Diléa Silva

Alunos do segundo ano prepararam um bolo mostrando as células

Foto: Diléa Silva

Foto: Diléa Silva

Da redação

Vulcão entra em erupção com vinagre e bicarbonato de sódio

A

comunidade católica do Bairro dos Duartes, em Cesário Lange, realizará nos próximos dias 16 a 20 de outubro mais uma festa em honra aos seus padroeiros: “Deus Pai, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito e São Roque”. A programação religiosa conta com a Celebração da Palavra às 19h30, nos dias 16, 17 e 18 e procissão seguida de Missa celebrada pelo pároco Pe. Antonio João Savassa no domingo (20), às 15h.

Da redação A parte recreativa iniciará no sábado (19) com quermesse no salão de festas da Capela a partir das 19h. Haverá comes e bebes, leilão, e show da dupla Cleber & Zelão e convidados. No domingo (20), tem venda de assados no salão de festas ás 12h e após a missa continua a festa com show de Cleber & Zelão e convidados e leilão com Edinei Dias, Vanderlei e Germano. A renda será revertida na construção da torre da nova capela.

Capela do Haras do Sul celebrou 10 anos

F

iéis de diversas comunidades católicas de Cesário Lange participaram no domingo, 29 de setembro, da missa em comemoração aos 10 anos de fundação da Capela de Santa Terezinha e sagrada Família no Haras do Sul. A celebração marcou também o dia consagrado a Santa Terezinha no calendário litúrgico, 01 de Outubro e contou com entrega de

Da redação rosas vermelhas aos participantes. A comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus e Sagrada Família, é a capela mais nova pertencente à paróquia de Santa Cruz. O local sagrado para os católicos começou a ser construído no dia 09 de setembro de 2002 a partir de doações, tendo como incentivador o pároco Pe. Arnaldo P. Kaneko. A igreja foi inaugurada no dia 4 de outubro de 2003.

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 160 termo nº 3.430. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram ao Oficial do Registro Civil de Tatuí SP, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. VALTER LEME DELEVALI e HELLEN MARIA CHIODINI. Ele, brasileiro, solteiro, membro de ordem religiosa, natural de São Bernardo do Campo SP, nascido em quinze de junho de mil novecentos e oitenta e sete (15/06/1987), com 26 (vinte e seis) anos de idade, residente e domiciliado neste município, na Rod. SP 141, Km 43 - Bairro Turvo; filho de VALTER DELEVALI e MARCIA APARECIDA LEME DELEVALI. Ela, brasileira, solteira, professora, natural de Timbó SC, nascida em vinte de novembro de mil novecentos e noventa e dois (22/11/1992), com 20 anos de idade, residente e domiciliada em Timbó SC, na Rua Rudolfo Piske, 506 - Bairro Martinho Stein; filha de JORGE LUIZ CHIODINI e ROSANGELA RESSAGLI CHIODINI. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Outubro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 161 termo nº 3.431. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. CARLOS HENRIQUE CORRÊA e MARIA CAROLINA DE CASSIA RICCI. Ele, brasileiro, gerente de vendas, solteiro, com 29 (vinte e nove) anos de idade, natural de Santo André SP, nascido aos dezoito de dezembro de mil novecentos e oitenta e três (18/12/1983), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua João Batista da Silva, n° 115 - Bairro Monte Alegre; filho de JOSÉ CORRÊA e JOSEFA MORAIS SOUZA CORREA. Ela, brasileira, funcionária pública, divorciada, com 28 (vinte e oito) anos de idade, natural de Laranjal Paulista SP, nascida no dia primeiro de março de mil novecentos e oitenta e cinco (01/03/1985), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua João Batista da Silva, n° 115 - Bairro Monte Alegre; filha de LÁZARO ESCOLÁSTICO RICCI e ELIZABETH APARECIDA DA SILVA CAMPOS RICCI. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 08 de Outubro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.


04 Cidade DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

DECRETO Nº2743/2013 De 08 de outubro de 2013 “Dispõe sobre a composição da VISA - Vigilância Sanitária do Município de Cesário Lange, e dá outras providências”. O Prefeito do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, D E C R E T A:Art. 1º - Ficam nomeados para compor a equipe da VISA-Vigilância Sanitária do Município de Cesário Lange, as pessoas abaixo relacionadas: I- Ângela Elizabete de Paula- Diretora da VISA- Cat. Profissional/Cargo-Função Enfermeira Padrão- CPF – 122. 924.108-69-Carga horária 20 horas. II- Viviane Cristina Bertola Denadai Oliveira– Cat. Profissional – Farmacêutica-CPF 163.188.34885 - carga horária-20 horas; III- Luma Evelin Silva Ferreira-Cat. Profissional- Fiscal da VISA- CPF 389.397.648-54-carga horária 40 horas; IV- Fernanda Pereira de Moraes - Cat. Profissional –Arquiteta – CPF – 282.678.798-54- carga horária 20 horas; V- Juliano Aparecido Ribeiro - Cat. Profissional- Fiscal da VISA-CPF 2.66.786.278-30 – carga horária 40 horas; Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Cesário Lange, 08 de outubro de 2013. RAMIRO DE CAMPOS Prefeito Municipal Publicado em livros próprios e publicado mediante afixação no quadro de publicações instalado no átrio desta Prefeitura Municipal, na data supra. ANDRÉIA CRISTINA PAIS LEITE Resp/Exp/ Secretaria

JORNAL ALIANÇA


JORNAL ALIANÇA

Região 05 DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

Quadra

Manu anuncia construção de quatro academias de ginástica ao ar livre

Município deve contar com mais quatro academias ao ar livre

T

polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Manu lembrou ainda que os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física, promoção de atividades de segurança alimentar, nutricional e de educação alimentar, práticas artísticas e organização do planejamento das ações. “O plano de trabalho prevê a construção de depósito de materiais, área de vivência, espaço externo composto de área multiuso com equipamentos para alongamento, num espaço de 312 metros quadrados”, enumerou. O valor do recurso repassado para a construção dessa academia é de quase R$100 mil por unidade. A empresa vencedora da licitação é a Cena Construtora e Engenharia.

Já as unidades liberadas pelo estado terão duas conotações diferentes. Uma delas teve convênio assinado na quinta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, será instalada na Avenida das Mangueiras. O pedido foi formalizado pela Prefeitura de Tatuí, ao secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Junior, no dia 9 de abril, através do ofício 357/2013. A outra academia foi solicitada na mesma data, mas à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, já que os equipamentos serão voltados aos exercícios adaptados de desenvolvimento muscular. A novidade: os equipamentos serão instalados no prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí e utilizados de maneira compartilhada pelos próprios alunos e pela população. “Logo que recebemos a confirmação de mais essa conquista, no último dia 10 de setembro, entramos em contato com a direção da Apae para viabilizar essa parceria que

Da redação será refletida em mais qualidade de vida para os portadores de necessidades especiais”, argumentou Manu. O uso dos equipamentos auxilia na capacidade física, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Além disso, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida. No projeto constam vários itens, como máquina de tríceps, máquina de bíceps, máquina de supino vertical, máquina de remada, máquina abdominal, twist, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho e bicicleta de mão. Segundo o Secretario de Esportes, Lazer e Juventude, Miguel Lopes, a academia adaptada é muito interessante, é uma forma de inclusão e incentivo ao que estará disponível para as pessoas com necessidades especiais. “O equipamento será acompanhado de profissionais de educação física capacitados para dar orientação aos praticantes”, finalizou.

C

om a peça “A grande viagem ao coração”, a Companhia Teatral 4 Cantos da cidade de Quadra recebeu, na sexta-feira (04), o título de melhor espetáculo infantil e melhor ator coadjuvante com o ator Giovanni Cicarelli pelo 7º Festival Estudantil da Universidade Sagrado Coração (Fetusc) em Bauru. O festival aconteceu de 30 de setembro a 04 de outubro. Com direção de Benemari Sullivam, a Cia. 4 Cantos se apresentou na tarde de quarta-feira (02), representando as duas escolas da cidade, EMEF “João Inácio Soares” e EE “Quadra”. Além dos prêmios, a companhia também foi indicada para receber o título de Melhor Direção (Benemari Sulivam), Melhor Sonoplastia (Grupo), Melhor Figurino (Cissa Cruz), Melhor Ator (Pablo Nóbrega) e Melhor Atriz Coadjuvante (Daniele Perez). De acordo com Sullivam, a participação do grupo nesse evento foi essencial. “Esse festival é de grande importância dentro do cenário teatral por se tratar de um evento que ocorre dentro de uma Universidade onde se tem dentro da grade curricular

Da redação o curso de Artes Cênicas, é uma grande oportunidade para os novos atores” comentou. Segundo a universidade, o objetivo é estimular o interesse e a participação dos estudantes do curso de Artes Cênicas, promovendo um intercâmbio cultural. O evento também sediou pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Teatro Estudantil, fruto da parceria entre o curso e a Diretoria de Ensino de Bauru por meio do projeto “Cultura também é currículo”. Nesta edição o FETUSC selecionou trabalhos de grupos de teatro e de escolas de Bauru, Agudos, Lençóis Paulista, Quadra, Salto de Pirapora, Itapetininga, Sorocaba e São Paulo. Os espetáculos foram abertos para toda a comunidade. Entre as principais atrações estiveram mais de vinte espetáculos de temas variados. Ao final das apresentações, o festival premiou os melhores em 23 categorias (incluindo adulto e infantil): melhor figurino, cenografia, sonoplastia, atriz e ator coadjuvante, ator e atriz, direção, espetáculo da mostra de teatro estudantil, teatro educação, destaque da mostra de teatro estudantil e melhor espetáculo.

Crédito da foto:Comunicação PM

atuí terá no próximo ano quatro novas academias de ginástica ao ar livre. Duas delas serão construídas a partir de parceria com o Governo Federal e as outras duas com o Governo do Estado. Os bairros contemplados serão Tanquinho, CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”, Jardim Wanderley e Centro, mais especificamente na Avenida Cônego João Clímaco (das Mangueiras). A primeira das chamadas academia ao ar livre já começou a ser construída no Tanquinho, em anexo ao Posto de Saúde, ao lado do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Santa Rita que tem gestão compartilhada com o Fundo Social de Solidariedade. Já a unidade do CDHU tem início das obras previstas para janeiro. O Programa Academia da Saúde foi criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de

4 Cantos vence festival de teatro em Bauru

Crédito da foto:Arquivo pessoal Benamri Sullivam

Tatuí

Manu anuncia construção de quatro academias de ginástica ao ar livre.

Tietê

Carros antigos enfeitam o 3º Encontro no recinto da FAIT

Antigomobilismo é valorizado em evento regional realizado na cidade que aos poucos foram alinhados no pátio interno do recinto. Fusquinhas, Opalas, Galaxies, Impalas, Aero Willys, Karmanghias, Kombis, caminhonetas importadas e outros encheram os olhos de mais de 600 visitantes

que passaram pelo recinto no período das 9h às 15h. Colecionadores de Tietê, Itapeva, Itapetininga, Americana, São Carlos, Capivari, Sorocaba, Ribeirão Pires, Cerquilho, Laranjal, Rafard, Santa Barbara D’oeste

Da redação e outras cidades participaram do evento realizado pelo Clube dos Carros Antigos de Tietê, com apoio da prefeitura através da secretaria de turismo. No palco, show com as Bandas Beer Brother e Top Gang.

Crédito da foto:Comunicação PM

N

o domingo (06), o Recinto da FAIT de Tietê recebeu a terceira edição do Encontro de Amigos Antigomobilistas. Logo de manhã começaram a chegar ao local os carros antigos de cidades vizinhas

Evento reuniu mais de 600 pessoas em Tietê

Apresentação da Cia Teatral 4 Cantos em Bauru


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

Capela do Alto

Boituva

Coronel José Milton entrega exemplar do seu primeiro livro ao prefeito

Homem é preso “Vivendo um dia de Cada Vez” é o em flagrante por título do lançamento do autor furtar comércio O

U

que foram utilizadas nas inúmeras palestras que fez. De acordo com o autor, os direitos autorais da obra foram cedidos para a Editora EME, o que propiciará a venda dos livros com preços mais acessíveis e a manutenção de campanhas com preços especiais a Clubes do Livro de todo o Brasil. A Editora mantém ainda o

Centro Espírita “Mensagem de Esperança”, que colabora na manutenção da Comunidade Psicossomática Nova Consciência, que é uma clínica masculina para tratamento da dependência química e patrocina, junto com outras empresas, a Central de Educação e Atendimento da Criança (Casa da Criança), em Capivari.

Crédito da foto: Comunicação PM

m homem foi preso em flagrante no centro de Capela de Alto nesta quinta-feira (3) por furtar dois frascos de líquidos para limpeza bucal de um supermercado. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada via “199” por comerciantes e encontrou o suspeito

Da redação com os fracos e uma garrafa de bebida alcoólica. No estabelecimento a GCM conferiu as imagens do sistema de segurança e constatou o momento do furto. O homem confessou ter furtado os objetos e recebeu voz de prisão em flagrante ratificada pelo delegado de plantão.

escritor e coronel da reserva da Polícia Militar, José Milton da Costa, visitou o prefeito Edson Marcusso na manhã desta terça-feira (8), para entregar um exemplar do seu primeiro livro Vivendo Um dia de Cada Vez. O autor contou que o livro reúne narrativas simples e que buscam transmitir mensagens extraídas de livros e

Da redação A solenidade foi acompanhada pelo secretário Rodrigo Moreno (Administração e Coordenação Governamental) e pelo vereador Adilson Leite. Além de receber o exemplar com dedicatória, José Milton passou as mãos do prefeito Edson Marcusso um segundo exemplar, que deverá compor o acervo da Biblioteca Municipal de Boituva.

Crédito da foto:Comunicação PM

Homem é preso furtar dois frascos de líquido para limpeza bucal

Guareí

A

Secretaria Municipal de Educação abriu na segunda-feira (07) o período de inscrições para reserva de vagas de novos alunos na rede municipal de ensino de Guareí referente ao ano letivo de 2014. O cadastro poderá ser feito até o dia 29 de novembro em qual-

Da redação quer escola de ensino infantil do município. De acordo com a pasta, quem frequenta a creche e a pré-escola já está automaticamente cadastrado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 32582045 na Secretaria de Educação de Guareí.

Iperó

Projeto incentiva atividade física no município

A

Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, implantou o projeto “Criança que luta, vence”, que já atraiu 45 alunos. São aulas de Karatê, ministradas pelos senseis Ivana Ricezi e Alex Calixto, instrutores graduados. O objetivo do projeto é proporcionar, para as crianças do município, atividades esportivas gratuitas, com cunho formativo. O Karatê, uma arte marcial reconhecida por educadores, médicos e sociólogos como uma maneira saudável da prática do esporte, desenvolve aspectos psicológicos e comportamentais, tais como disciplina, responsabilidade, pontualidade, organização, concentração, respeito à hierarquia e ao próximo, raciocínio rápido, autocontrole, autoconfiança. Além disso, os alunos aprendem também a absorver vitórias e derrotas e a manter um

Da redação bom relacionamento dentro da sociedade. Os benefícios físicos também são significativos, uma vez que o karatê desenvolve um bom funcionamento cardiovascular, tonificando os músculos, exercendo elasticidade, proporcionando qualidade no sono e disposição física. Atualmente, o projeto atende 45 alunos no município de Iperó, mas tem capacidade para atender 80 crianças, divididas em quatro turmas. As aulas são ministradas no Campo Praxedão, as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os interessados em participar da modalidade devem estar matriculados na rede pública de ensino do município e ter autorização do responsável legal. Para se inscrever basta se dirigir ao Campo Praxedão nos mesmos dias e horários das aulas, e retirar a ficha de inscrição.

Coronel da reserva da Polícia Militar, José Milton da Costa, entrega exemplar do primeiro livro de sua autoria ao prefeito Edson Marcusso

Cerquilho

Presidente da Câmara assume a prefeitura interinamente

Prefeito e vice respondem processo por crime eleitoral na Eleição 2012

A

Justiça Eleitoral oficializou a cassação do mandato do prefeito de Cerquilho Antonio Del Ben Junior (PSD) e do seu vice-prefeito Izael Grando (PMDB). Na quinta-feira (03) o presidente da Câmara de Vereadores Manoel Eduardo

Borges assumiu o cargo de chefe do Executivo. Com ausência dele na presidência assumiu o cargo a vereadora Cleuza da Silva Belino. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou o pedido de efeito suspensivo que os réus apresentaram após

a decisão pela cassação do mandato do político em 1° de agosto. Segundo o processo, durante a campanha eleitoral de 2012, o candidato teria feito propaganda irregular e a coligação teria sido beneficiada por matérias veiculadas em um jornal da cidade. Eles

Da redação foram eleitos com 12.422 votos, representando 54,72% dos votos válidos. Borges deverá permanecer no cargo até que Justiça decida sobre os recursos feitos pela assessoria jurídica do prefeito cassado e ele possa voltar ao cargo.

Crédito da foto:Reprodução JATV

Rede de ensino abre inscrições para 2014

Dr. Antonio Del Ben Junior - Prefeito de Cerquilho


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

Laranjal Paulista

Jumirim

Prefeitura doa veículo a entidade assistencial da cidade

Doação deverá ser muito usada diz presidente da associação

O

prefeito Heitor Camarin Junior e a primeira-dama e presidente do Fundo Social da Solidariedade, Isabel Cristina Cardia de Mello Camarin, entregaram ao Padre Edison Bovo, Presidente da Associação Fraternidade Cristã Emaús (AFRAC-EMAÚS), um veículo Kombi para utilização da entidade. O veículo foi adquirido com recursos próprios do município. Segundo o Padre Edison Bovo, o prefeito Heitor, sensível ao trabalho e da AFRAC e demais entidades assistenciais, esforçou-se para concretizar esta doação. Após os trâmites e aprovação da Câmara Municipal, a AFRAC foi beneficiada com esta Kombi, que será muito utilizada no transporte dos acolhidos para

tratamento nos postos de saúde e no recolhimento das doações para a Associação. A AFRAC é uma Casa de Acolhida e Tratamento de dependentes químicos, alcoólicos e moradores de rua. Vinculada à Paróquia de São Roque, trabalha para recuperação e reinserção familiar e social de seus acolhidos. É uma associação sem fins lucrativos, totalmente dependente de doações. A Prefeitura de Laranjal Paulista é parceira ativa da AFRAC. Desde sua inauguração, melhorias na entidade, a Secretaria de Serviços Públicos Municipais foi responsável pela limpeza e terraplanagem do terreno e abertura da rede de esgoto. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, trabalhando em conjunto o Sindicato Rural de Laranjal Paulista, conseguiu através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vários cursos de formação e capacitação que foram oferecidos e realizados contando com a participação dos acolhidos, entre eles os cursos de eletricista, artesanato em palha de milho e artesanato em bambu. O curso de Olericultura foi ministrado nas dependências da Associação, ensinando as técnicas de plantio e cuidados com hortas. E nesta semana ocorre o primeiro módulo do Curso de Pedreiro, cujas aulas serão ministradas nas dependências da AFRAC. O curso é aberto à população e trará benefícios diretos para a

Da redação Associação, pois as aulas práticas serão voltadas para a construção de um novo barracão na Casa, que abrigará cozinha, dispensa e refeitório. Para o prefeito Heitor Camarin Junior essa parceria possibilita estruturar melhor a entidade, e acima de tudo propicia oportunidades de recolocação no mercado de trabalho. “Os cursos em parceria com o SENAR são oferecidos aos produtores rurais, à comunidade em geral e por estar a AFRAC no meio rural, no bairro Entre Rios, possibilita ser beneficiada diretamente com o resultado prático destas capacitações. Como exemplo, tivemos o curso de hortas e agora o curso de pedreiro, que deixam obras efetivas na entidade” comentou.

CRAS realizará nova palestra socioeducativa

O

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Brazelina Zolatto de Jumirim, através da prefeitura municipal irá realizar mais uma palestra socioeducativa neste mês de outubro. O tema da palestra será “Eco-

Pereiras

Novos projetos são aprovados pela câmara

Crédito da foto:Comunicação PM

N

Prefeito Heitor Camarin Junior e a primeira-dama e presidente do Fundo Social da Solidariedade, Isabel Cristina Cardia de Mello Camarin, entregaram as chaves do veículo ao Padre Edison Bovo, Presidente da Associação Fraternidade Cristã Emaús (AFRAC-EMAÚS)

Pereiras

Prefeitura doa terreno para instalação de empresa no município

Novo empreendimento deverá criar vagas de emprego na cidade

O

prefeito de Pereiras Flávio Paschoal e diretores da empresa LA CARIOCA Comércio e Distribuidora LTDA assinaram na última semana um contrato para confirmar a vinda da empresa ao município. Após aprovação pela Câmara Municipal da ces-

são de uso de um terreno para a instalação da referida empresa, o prefeito e o secretário de planejamento assinam o contrato de cessão do terreno em que a empresa montara uma grande unidade de armazenamento de alimentos em nossa cidade. Segundo a Secretaria de Pla-

nejamento esta empresa deverá investir muito neste novo empreendimento e deverá também, iniciar suas obras para implantação desta unidade ainda este ano. Com a instalação da empresa o município aumentará substancialmente os impostos recolhidos na prefeitura e principalmente

Da redação aumentará os empregos dentro da cidade. O Prefeito Flávio está feliz com a vinda também desta empresa e principalmente com o entendimento da Câmara Municipal para a realização efetiva da implantação da LA CARIOCA, em nosso município.

esta semana a câmara de Pereiras, após várias reuniões com o executivo através da secretaria de planejamento, inaugurou uma nova forma de parceria para os projetos mais importantes do município. Após a autorização do prefeito Flávio Paschoal para que o secretário Edival Pascoli apresentasse aos vereadores todas as informações referentes aos projetos que o executivo envia ao legislativo, a câmara respondeu com agilidade, responsabilidade e respeito aos interesses públicos da comunidade, e, sobretudo com grande avanço nas relações entre os poderes para aprovação de projetos importantes para a cidade. Nas últimas semanas dois projetos do executivo foram aprovados em menos de dez dias pelo legislativo. Um deles concede terrenos para construção das casas do CDHU e outro e prevê a participação de pequenos produtores rurais em um projeto de criação de peixes para melhorar com isso a renda dos pequenos produtores. O mesmo aconteceu com a aprovação da doação do terreno para a implantação da empresa La Carioca Comércio e Distribuidora Ltda. que deve criar emprego e gerar de renda para o município. Para o secretário Edival Pascoli,

Crédito da foto:Comunicação PM

Da redação um novo tempo se instala nas relações institucionais do município de Pereiras, onde o Poder Executivo prepara e apresenta os projetos e após as devidas explicações tanto ao presidente como aos nobres vereadores, são analisados com responsabilidade e rapidez sem nenhum momento deixar de ter a importância tão necessária do poder legislativo no que se refere à fiscalização e a ajuda na aprovação dos projetos. Tudo isto sem perder a individualidade partidária e de grupos políticos que pensam de formas diferentes e democraticamente decidem sobre aquele que deve ser sempre a meta de todo servidor público, que é privilegiar os interesses coletivos dos interesses individuais. “Resta agora a apreciação pela câmara do projeto da SABESP, o qual sabiamente a Câmara analisa para que possa ser ou não aprovada. Embora como vimos na reportagem da TV Globo no Jornal da manhã do dia 25 de setembro o qual o Tribunal de Contas de São Paulo já esta se posicionando em relação ao assunto do tratamento de Água em municípios que não são atendidos pela Sabesp e que tem dificuldade no tratamento, por entenderem que se trata de Saúde Pública” comentou o secretário de planejamento.

Bofete

Governador de São Paulo visita o município

N

Prefeito de Pereiras e representantes da empresa L.A. Carioca durante assinatura de contrato na prefeitura municipal

Da redação nomia Doméstica”, voltado para as participantes dos Projetos Bolsa Família e Viva Leite e de extrema importância para as donas de casa. A palestra vai acontecer na segunda-feira (14) às 14 h na Rua Manoel Novaes, 526 no centro.

a última semana, o prefeito de Bofete Claudécio José Ebúrneo (Torão) o e o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin visitaram diversos pontos da cidade para verificar as necessidades da população. Em reunião com o prefeito Torão, o governador do Estado

Da redação se comprometeu com algumas melhorias, de âmbito estadual, dentre elas a reforma do trecho das Rodovias Estaduais que ligam Bofete aos outros municípios e agilizar a construção da Represa Municipal, o que ajudará na captação de água pela SABESP e Bofete terá novamente um de seus principais cartões postais.


JORNAL ALIANÇA

08 Esportes DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

Campeonato

17º Jogos Regionais dos Idosos foi sediado por Cerquilho e contou com 32 cidades participantes

Mais de mil atletas a partir dos 60 anos participaram da disputa dividida em 14 modalidades esportivas

Por Diléa Silva

Crédito da foto: Comunicação PM

O

município de Cerquilho sediou dos dias 02 a 06 de outubro a 17ª Edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI). De acordo com a organização do evento, a competição contou com quase 1,4 mil atletas acima dos 60 anos de idade vindos de trinta e duas cidades da região de Sorocaba. Foram disputadas 14 modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Tênis, Truco, Voleibol e Xadrez. A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (03), no Centro de Eventos “Cidade das Rosas” ás 10h, contando com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, acompanhada do Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior e do Diretor de Esporte da Secretaria de Esportes do Estado e Chefe do Comitê Dirigente do JORI, Nelson Marcusso Junior. Também integraram a mesa de autoridades, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cerquilho, Marta Pilon Del Ben, o Secretário Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Juventude, Izael Grando, e a diretora de Esporte de Cerquilho, Ronilse Mari Massarico Gonçalves. As autoridades ainda acompanharam as apresentações

17º JORI em Ceerquilho da modalidade Coreografia na qual a cidade de Salto conquistou o primeiro lugar. Na classificação geral Cerquilho teve a maior pontuação, e foi campeã. Santana de Parnaíba e Sorocaba completaram o pódio, com a segunda e terceira coloca-

Futebol

ção, respectivamente (Confira a abaixo a tabela). Cidades participantes Águas de Santa Bárbara, Alambari, Angatuba, Arandu, Avaré, Barra do Chapéu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho, Cesário

Lange, Conchas, Guareí, Iaras, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Laranjal Paulista, Pereiras, Pirapora do Bom Jesus, Porangaba, Rafard, Salto, Santana do Parnaíba, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Motocross

Semifinal da categoria será neste de semana em Tietê

ntre os dias 12 e 13 acontece em Tietê a semifinal (4ª Etapa) do Campeonato Leste Paulista de Motocross. Este é o quarto ano consecutivo que a cidade recebe a competição. Os treinos e corridas serão na pis-

ta C.T Peter Jones com uma excelente estrutura. A competição ainda conta com shows de bandas de Rock entre elas a tradicional banda da região Rock História. Os treinos serão no sábado das 14h às 17h30 e no domingo trei-

Morro Vermelho Município recebe a competição e Santa Cruz dá pelo quarto ano consecutivo empate de 3x3 E

O

Esporte Clube Morro Vermelho jogou no sábado (05), contra o Santa Cruz da cidade de Tietê. Após dois jogos, um paralisado e outro cancelado, ambos devido às chuvas, Morro Vermelho e Santa Cruz realizaram o primeiro amistoso no ano de 2013. A equipe laranjalense começou bem a partida. Abriu o placar com Júlio Vicente que marcou após passe de Paulinho. Em seguida, após um passe do

Por Reginaldo Paezani jogador Edinho Leme, Paulinho fez 2x0. O Morro diminuiu o ritmo e levou o empate ainda no primeiro tempo. No início do segundo tempo, o Morro levou a virada. Na metade da segunda etapa, após passe de Romarinho, Paulinho tocou na saída do goleiro para empatar a partida e finalizar o placar em 3x3. O próximo jogo do Morro Vermelho será contra o Zambianco Futebol Clube de Tietê no campo do adversário.

nos a partir das 9h e com provas às 11h30. As inscrições para as competições são R$ 70 para uma categoria e R$50 para as demais categorias, a entrada para o público é gratuita.

Da redação O Campeonato será no bairro Mandissununga com dois acessos. Pela Rodovia Marechal Rondon Km 154 ou pela Rodovia João José Rodrigues, as duas entradas terão indicações do local.

Voleibol

E

m partida decisiva pelo Campeonato da Liga Sorocabana e Região, a equipe de Voleibol Sub-19 Masculino de Boituva, venceu a equipe do SESI Votorantim pelo placar 3x0, em partida realizada no último dia 29 e garantiu vaga para a semifinal da competição. A partida foi realizada na casa do adversário e fechou o segundo turno da competição. A primeira partida da fase semifinal acontece neste sábado (12) e a equipe boituvense enfren-

Da redação tará a representação de Conchas, na casa do adversário. O jogo de volta acontece no dia 27 de outubro, no Ginásio Municipal de Esportes de Boituva. Caso vença as duas partidas, Boituva enfrentará na final o vencedor entre APCV Botucatu e Caieiras . A equipe boituvense disputará o título da categoria Adaptado B Masculino. O time terminou o segundo turno em segundo lugar geral, conquistando a vaga para a final.

Crédito da foto: Comunicação PM

Boituva está na final da Liga Sorocabana

Largada da MX 4 tempos na 1ª etapa de 2012 em Tietê


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013


10 Esportes DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

JORNAL ALIANÇA


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 13 DE OUTUBRO DE 2013

NOTA DE AGRADECIMENTO

À população, aos Funcionários Municipais de Cesário Lange, aos Secretários e Diretores Municipais e à Família Pilon, diretores e funcionários do Grupo Pilon


Edição - 556  

Jornal Aliança - Cesário Lange

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you