Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

15 DE SETEMBRO DE 2013

Marcos Vinicius C. Moura

PUBLICIDADE - e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Editorial Usando a sua criatividade Você já ouviu a célebre frase: “mãe, é mãe”? Essa afirmativa sempre vem para justificar os atos de que uma mãe é capaz, para ajudar seus filhos. E o que uma mãe dedicada não faz por seus pequenos? Foi assim que uma dessas heroínas, desejando encorajar seu jovem filho a tocar piano, o levou a um concerto do polonês Jan Paderewski*. Depois de se sentarem, a mãe viu uma amiga na plateia e dirigiu-se a ela para saudá-la. Aproveitando a oportunidade para explorar as maravilhas do teatro, o garotinho se levantou e saiu para sua aventura. Seus passos curiosos o levaram a uma porta onde estava escrito: “proibida a entrada”. Quando as luzes diminuíram e o concerto estava prestes a começar, a mãe retornou ao seu lugar e descobriu que seu filho não estava lá. De repente as cortinas se abriram e as luzes se acenderam sobre um impressionante piano Steinway, localizado bem no centro do palco. Horrorizada, a mãe viu seu filho sentado ao teclado, inocentemente catando as notas de uma canção infantil. Naquele momento, o grande mestre do piano fez sua entrada. Rapidamente foi até o piano e sussurrou ao ouvido do menino: “não pare, continue tocando”. Então, debruçando-se sobre o pianista júnior, Paderewski estendeu sua mão esquerda e começou a preencher a parte do baixo. Logo depois colocou sua mão direita ao redor do menino e acrescentou um belo acompanhamento de melodia. Juntos, o velho mestre e o jovem noviço, transformaram uma situação embaraçosa em uma experiência maravilhosamente criativa. O público estava perplexo. A mãe estava imóvel na poltrona e sua voz havia sumido da garganta. Mas o veterano pianista não se perturbou e, usando sua capacidade criativa, “tirou de letra”, como se diz. Algumas pessoas pensam que

ser criativo é somente inventar coisas grandiosas e fantásticas, capazes de impressionar multidões. Todavia, ser criativo significa ter ideias brilhantes que nos tirem de enrascadas ou situações difíceis. Assim, podemos usar a criatividade em nossas tarefas diárias, tornando-as mais úteis e eficientes. Quando usamos caminhos alternativos para escapar da rotina, estamos sendo criativos. Ou quando assumimos um comportamento de bondade e compaixão, promovendo a assistência aos necessitados de toda ordem. Ou, ainda, quando buscamos a solução de um velho problema de uma maneira diferente. Gandhi, por exemplo, usou a sua criatividade para libertar seus irmãos indianos do jugo inglês, sem derramamento de sangue, inovando, de forma radical, as estratégias vigentes. Assim, você também pode pôr em prática seu espírito criativo começando a enfrentar os problemas conhecidos de forma inovadora. Seja preparando uma refeição, tentando arranjar mais espaço no quarto apertado ou criando uma nova receita cujos ingredientes sejam os restos que sobraram do almoço, todos podemos usar nossa criatividade. Portanto, quando nos depararmos com uma situação que nos pareça de difícil solução, lembremo-nos de Jan Paderewski e usemos nosso poder criativo para sair dela com elegância. Você sabia? Que a criatividade é natural na infância e que todos somos criativos? O que geralmente acontece é que os adultos acabam prejudicando a criança com julgamentos e enquadramentos forçados que a impedem de expressar-se livremente. Por essa razão, vale a pena refletir um pouco sobre o assunto e buscar incentivar nos pequenos a sua capacidade criativa.

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 152 termo nº 3.322. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. JOSÉ ALCEU DOS SANTOS e MARGARIDA DO CARMO PEZZOTI. Ele, brasileiro, serviços gerais, com 40 (quarenta) anos de idade, natural de Ribeirão Branco SP, nascido aos vinte e três de abril de mil novecentos e setenta e três (23/04/1973), residente e domiciliado neste município, na Rua Valdemar Manes, s/nº - Distrito Fazenda Velha; filho de JOSÉ FRANCO DOS SANTOS e TERESA GOUVEA DOS SANTOS. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 50 (cinquenta) anos de idade, natural de São Caetano do Sul SP, nascida aos vinte de outubro de mil novecentos e sessenta e dois (20/10/1962), residente e domiciliada neste município, na Rua Ruiz Dias, s/nº - Distrito Fazenda Velha; filha de ANTÔNIO PEZOTTI e EMILIA PESSOTI. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local e pelo Registro Civil de residência da pretendente. Cesário Lange, 11 de Setembro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Rapidinhas É bíblico

Quem com ferro fere, com ferro será ferido. É preciso ficar atento quando as paixões cegam o bom senso, levando as pessoas a comemorar a desgraça alheia. Alguns traumas podem abrir cicatrizes incuráveis. Por traz de qualquer cargo nunca podemos esquecer que existe um ser humano, familiares e amigos que se sentem diminuídos perante as situações em que são expostas na sociedade, nas escolas e no meio em que vivem. Cuidado com os excessos!

Saída de banco

Dados divulgados pela delegacia da Polícia Civil de Tatuí apontam que vários casos de estelionato tipo “Saidinha de banco” foram registrados. Em Cesário Lange e em outras cidades da região não é diferente. Nos últimos meses aconteceram diversos casos e foram denunciados. Entre as principais vítimas estão os idosos. De acordo com a polícia, a principal técnica usada pelos estelionatários é se passar por funcionários do banco e oferecem ‘ajuda’ às vítimas.

Restos mortais

As caçambas colocadas nos bairros rurais para servir como auxílio à limpeza, estão tornando-se depósitos de carniça. Em diversos bairros, os cestos de entulho estão totalmente cheios, e com lixo esparramado em sua volta (fato que acontece também se o cesto estiver vazio) e além do lixo, ossos e restos de animais mortos, que transmitem um mau cheiro insuportável, estão presentes. A população reclama, mas vale uma reflexão, de quem é a culpa?

Nova eleição

A cidade vive uma expectativa histórica de novas eleições. A justiça eleitoral está determinada a não permitir nenhum abuso nas campanhas onde ocorreram denúncias de possíveis compras de voto. A movimentação nos bastidores já apontam vários nomes para concorrerem ao cargo executivo do município. Se assim a justiça decidir, será uma campanha relâmpago e deve prevalecer a conquista do voto pela capacidade e competência de cada candidato.

Alvo fácil

As pessoas da terceira idade acabam se tornando alvo mais fácil devido às dificuldades que a maioria enfrenta ao realizar operações em caixas automáticos. Os criminosos se aproveitam da ingenuidade dessas pessoas para cometer o crime. É importante que todos fiquem atentos a qualquer tipo de movimentação estranha, antes, durante e depois de entrarem em uma agência e principalmente nunca aceitar ser abordado por pessoas desconhecidas e sem identificação.

Sem limpeza

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Esse ditado popular é válido, e é com base nele falamos mais uma vez no descaso em que se encontra a maior parte dos terrenos baldios de Cesário Lange. É a prefeitura quem fiscaliza? Sim. Porém é aos donos destes terrenos que cabe o cuidado de limpá-los. Estão sempre cheios de mato, o que representa grande perigo para os moradores das residências ao redor, sobretudo se houver crianças.

Por Diléa Silva

Morte na pista

Um ciclista morreu na noite de quinta-feira (12) após sofrer uma queda na Rodovia Mário Batista Mori, estrada que liga o município de Tatuí (SP) a cidade de Cesário Lange (SP). O acidente foi na altura do quilômetro 36. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem chegou a ser socorrido pelo res-gate, mas morreu horas depois, no Pronto Socorro de Tatuí. A suspeita é de que o ciclista teria passado mal durante o trajeto, mas a causa da morte ainda será investigada.

Dicas da PM

Nos casos de estelionato contra idosos, é importante levar em conta outros fatores. Se tiver dificuldade para mexer no sistema, como as pessoas de idade geralmente têm, o recomendado é levar um vizinho, parente, amigo, ou uma outra pessoa, mas que seja de total confiança, para que faça esse serviço. Muita gente sabe do perigo e se previne para evitar golpes, mas ainda é grande o números de pessoas que caem em golpes como esses por falta de precação.

Em altas horas

O som alto dos bares tem perturbado a “hora do silêncio” instituída por lei municipal em Cesário Lange. Muitos moradores tem reclamado do abuso dos comerciantes que além de ultrapassar o horários permitido para ficarem abertos, ainda contratam show que vão até altas horas. Diversão e laser é um direito de todo cidadão. Mas há uma frase que diz: “Meu direito acaba, onde começa o direito do outro” e ultimamente vemos pessoas passando dos limites.

Cidadania

Em Cesário Lange há dezenas de pessoas, que recolhem latinhas, garrafas pet e papelão do lixo que retiramos de nossas casas. Porém, quem tem que fazer a separação é eles. Se a população adquirisse o hábito de separar o lixo, facilitaria o trabalho dos catadores e até acidentes como cortes com vidros quebrados e outros tipos de objetos poderiam ser evitados. Zelar pela saúde deles é um dever que precisa ser cumprido, pois também faz parte da nossa cidadania.

Está em uso

Mesmo com a ascendência do uso de telefones celulares, devemos lembrar que os telefones públicos ainda continuam sendo muito usados por cidadãos que ainda não tem condições de ter um aparelho fixo ou móvel. Eles são um direito da população, mas deve ser conservado em bom estado, o que infelizmente não vem acontecendo em nossa cidade. As maiorias dos orelhões instalados estão em péssimas condições e sempre que alguém precisa deles, não estão funcionando.

Ajude a BHCL

No próximo dia 21 de setembro, a partir das 20h, acontece no Salão de Festas da Igreja Matriz de Cesário Lange, o terceiro festival de prêmios beneficente. A renda será revertida a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (BHCL). As cartelas estão sendo vendidas na Laser Video Locadora, na Santa Casa e também pode ser encontrada com funcionários e voluntários. Confira os prêmios: 1º Pilão de Madeira; 2º Forno de micro-ondas; 3º R$ 400, 4º Uma TV de LED 24’ e 5º R$ 800.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Educação

Política

TRE-SP mantém cassação do prefeito de Cesário Lange

APAE recebe Ramiro de Campos afirma que novo veículo do deve recorrer da decisão ao TSE Governo Estadual O

A

por votação unanime na corte paulista, durante sessão de julgamento na terça-feira (10). Foi mantida ainda a inelegibilidade por oito anos. O atual prefeito, e o vice, foram denunciados por suposto abuso de poder econômico e político. Segundo as denuncias, eles teriam usado vale-combustível em troca

de votos nas eleições de 2012. De acordo com nota do TRE, a defesa de Ramiro e Dinho não convenceu a corte de que ambos não teriam se utilizado de vale-combustível em troca de voto. Para os magistrados, foi flagrante o crime eleitoral. Da decisão, cabe recurso ao TSE. Em nota, o prefeito infor-

Crédito da foto:Arquivo

Crédito da foto: Comunicação PM

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cesário Lange deve receber até o fim do ano um veículo para transporte dos alunos, a afirmativa é da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que vai oferecer 269 veículos para transporte de crianças e jovens às Apaes e outras entidades assistenciais de 246 municípios paulistas. Na região de Sorocaba, são 33 ônibus para 33 entidades, inclusive Cesário Lange. A iniciativa está prevista em decreto assinado na sexta-feira (6), pelo governador Geraldo Alckmin durante cerimônia em São Paulo, na qual esteve presente

Por Diléa Silva o presidente da APAE de Cesário Lange. O investimento total é de cerca de R$ 40 milhões para a compra de um veículo por entidade conveniada com a Secretaria da Educação. O primeiro lote deverá ser entregue até o fim do ano. Atualmente, a Secretaria possui convênios com Apaes e outras entidades assistenciais no valor total de R$ 84 milhões ao ano. Estas instituições atendem cerca de 30 mil estudantes em todo o Estado. Todas as instituições oferecem atendimento pedagógico e educacional para crianças e jovens com deficiência motora, visual, mental ou auditiva e também para autistas.

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou provimento aos recursos do prefeito Ramiro de Campos (PSDB) e do vice Ronaldo Pais de Camargo, Dinho (PR) de Cesário Lange, mantendo a decisão de 1º grau, que cassava o mandato dos políticos. Eles foram sentenciados

Por Diléa Silva mou que vai recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que vai entrar com uma liminar para continuar no cargo. Se a decisão for mantida, quem assume a prefeitura interinamente é o presidente da Câmara de Vereadores, Aloísio Carlos de Sá, até que uma nova eleição seja marcada.

Prefeito Ramiro de Campos

Presidente da APAE de Cesário Lange João Luiz Daros, deputado federal Dr. Ubiali, prefeito Ramiro de Campos, e a vice-presidente da APAE de Cesário Lange Regina Trevisan

PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE

COMUNICADO

O PREFEITO MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE COMUNICA A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE NO DIA 19/09/2013, ÀS 16:00 HORAS SERÁ REALIZADA NO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL, AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2014, EM ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO VIGENTE. RAMIRO DE CAMPOS PREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE

COMUNICADO

O PREFEITO MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE COMUNICA A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE NO DIA 19/09/2013, ÀS 15:00 HORAS SERÁ REALIZADA NO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL, AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO 2º QUADRIMESTRE DO EXERCÍCIO DE 2013, EM ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO VIGENTE. RAMIRO DE CAMPOS PREFEITO MUNICIPAL

MONTAR INDUSTRIAL LTDA., torna público que requereu na CETESB de forma concomitante a Licença Prévia e a Licença de Instalação (Ampliação e Novos Eqptos), p/ atividade de Fabricação Móveis avulsos de Metal, sito à Av. Carlos Arruda Campos, 375, Distrito Indl, CEP 18285-000, Cesário Lange/SP.

Cultura

BMCL se apresenta em Palmital e no MAVSA Resort em Cesário Lange

Próxima apresentação da banda fora do Estado será em Minas Gerais

A

Banda Marcial Municipal Darci Xavier da Silva, desfilou na cidade de Palmital em ato cívico comemorativo a Independência do Brasil, 07 de Setembro. E no domingo

(08) se apresentou no MAVSA Resort em Cesário Lange. Em Palmital, trinta novos componentes foram “batizados” - termo usado pela corporação para marcar a primeira apresentação

dos novos membros fora da cidade. Ainda em setembro a banda deve se apresentar em Itapeva, SP, no dia 20 e em Heliodora, MG, no dia 27. Já em outubro a

Por Diléa Silva corporação estará em Campinas no Parque Aquático Wet’n Wild em Campinas, no dia das crianças (12). E no dia 29 estará na cidade de 3 corações em comemoração ao aniversário do Rei Pelé.


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Prefeitura Municipal de Conchas

Prefeitura Municipal de Conchas

Rua Minas Gerais, 707- Cep. 18570-000 - Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17 -  (14) 3845-8011 / Fax (14) 3845-8012

Rua Minas Gerais, 707- Cep. 18570-000 - Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17 -  (14) 3845-8011 / Fax (14) 3845-8012

AVISO PRORROGAÇÃO DE PRAZO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 21/2013.

Tendo em vista requerimento do Departamento Municipal de Serviços Públicos, O Prefeito Municipal de Conchas, comunica a prorrogação de prazo do Pregão Presencial nº21/2013, objetivando a contratação de empresa para prestação de serviços de limpeza pública urbana, para o dia 03/10/2013, às 09:00 horas. Odirlei Reis – Prefeito Municipal. 11/09/2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Conchas, comunica a realização da Audiência Pública, para apresentação da Lei Orçamentária (LOA) para o exercício financeiro de 2014.

Local Realização - Prefeitura Municipal de Conchas Horário - 14h30 Data - 25/09/2013 Conchas, em 04 de setembro de 2013. Odirlei Reis

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Conchas, comunica a realização da Audiência Pública, para acompanhamento das Metas Fiscais, referente ao 2º Quadrimestre de 2013.

Local Realização - Câmara Municipal de Conchas Horário - 16h Data - 25/09/2013. Conchas, em 04 de setembro de 2013. Odirlei Reis

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Conchas, através do Departamento de Saúde, convida a população em geral para participar da Audiência Pública referente à prestação de contas dos gastos na saúde, no 2º Quadrimestre de 2013, que será realizada no próximo dia 24 de setembro, às 19h, no auditório da Câmara Municipal.

AVISO DE LICITAÇÃO - EDITAL DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2013.

Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Concorrência Pública - Edital Nº02/2013. Objeto: Contratação de empresa sob regime de empreitada integral, para execução de obras de engenharia, com fornecimento de material, mão de obra e equipamentos necessários para construção de 02 (duas) escolas de educação infantil padrão FNDE, no Município de Conchas/SP, sendo 01 (uma) na Rua Nello Sbragia, Jardim Santo Antonio e 01 (uma) na Rua Vereador Antonio Sebastião, Vila Seminário. Data de Encerramento: 31/10/2013, às 14:00 horas. O edital e seus anexos se encontram disponíveis para vistas ou extração de cópias (sem custos) no site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br ou poderá ser solicitado pelo e-mail pmclicitacao@conchas.sp.gov.br. Custo p/ retirada do Edital e CD de Projetos junto a Prefeitura R$ 20,00. Fone p/ contato: (14)3845-8011/8014. Odirlei Reis Prefeito Municipal.

Prefeitura Municipal de Conchas Rua Minas Gerais, 707- Cep. 18570-000 - Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17 -  (14) 3845-8011 / Fax (14) 3845-8012

AVISO DE LICITAÇÃO Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Tomada de Preços sob Nº 04/2013.

- Objeto: Contratação de empresa especializada para Elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Conchas (Macrodrenagem), com fornecimento de material e mão-de-obra, nostermos do CONTRATO FEHIDRO Nº 046/2013, de 16 de março de 2013, celebrado entre o Município de Conchas e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. - Os interessados poderão adquirir o edital através do site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br ou solicitar através do e-mail pmclicitacao@conchas.sp.gov.br. - Data de Encerramento: 02 de Outubro de 2013, às 14h30min. - Custo para retirada do Edital junto à Prefeitura (R$ 20,00). Informações 14) 3845-8011/8014 (Setor de Licitações) Odirlei Reis

- Prefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Conchas-SP

Rua Minas Gerais, 707 -  (14) 3845-8011 fax (14) 3845-8012 - Conchas/SP – CEP – 18.570-000 Paço Municipal – Prefeito Anivaldo Lopes

Conchas, 10 de setembro de 2013.

CONVOCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Conchas-SP convoca os classificados do Certame Seletivo 01/2013 de Auxiliar de Serviços Gerais, classificados a partir da 29 ª classificação, a comparecerem ao Depto. de Recursos Humanos – Rua Minas Gerais -707, no dia 18/09/2013 às 14:00 hs para oferta da vaga abaixo relacionada, para contrato por prazo determinado: Qtde de vagas 01

oferecida.

Local de Trabalho

Horário

Educação- Escola Pref. Reineiro Donato Pastina

Entrada 10:00 hs Intervalo almoço 14:30 -15:30 hs Saída 19:18 hs

Ressaltamos que a ausência caracterizará automática desistência à vaga

Conchas, 11 de setembro de 2013

Prefeitura Mun de Conchas SP Recursos Humanos


JORNAL ALIANÇA

Cidade 05 DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Conchas

Conchas

Deputado Estadual Marcos Neves solicita benefícios para o município

Prefeito anuncia Ofício solicita pontes e benefícios construção de do programa Melhor Caminho duas escolas N

A

Educação). Segundo o secretário da Educação, Rogério Morais, a construção das duas escolas com capacidade para atender cada uma até 120 crianças, em dois turnos, vai atender às necessidades da população e melhorar muito o atendimento . O prefeito Odirlei concluiu que a licitação para a construção das escolas abrirá nos próximos dias e que uma delas será construída no bairro Jardim Santo Antônio, próximo à Cohab 4, e a segunda será definida nos próximos dias.

entre elas o município de Conchas, solicitando ponte rural e benefícios do programa Melhor Caminho. Vale lembrar que o prefeito Odirlei Reis, desde o início de sua gestão, conta com o apoio do parlamentar para a aquisição de

recursos e emendas parlamentares para a melhoria do município. Segundo o deputado estadual Marcos Neves, melhorar as vias de acesso ao campo para escoamento da produção significa alimento mais barato e de qualidade à população. Na reunião,

Crédito da foto:Comunicação PM

Crédito da foto: Comunicação PM

pós estudos feitos pelo departamento de educação, e comprovada a grande demanda do município, somando-se à eficiência e transparência na gestão dos recursos, na segunda-feira, dia 9 de setembro, o prefeito Odirlei Reis anunciou oficialmente que serão construídas duas escolas infantis em Conchas com recursos exclusivamente do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da

Da redação

o dia 03 de setembro, o deputado estadual Marcos Neves esteve em audiência com a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Carneiro Bergamachi para apresentar ofícios de várias cidades,

Por Daniela Fioretto o deputado também discutiu os detalhes e aplicabilidade do FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista que visa fortalecer e apoiar o desenvolvimento dos produtores rurais. Outras informações no: www. agricultura.sp.gov.br.

Modelo de construção da nova escola

Conchas

Prefeitura recebe atleta da Escola de Futsal

N

Crédito da foto: Comunicação PM

a sexta-feira, dia 06 de setembro, o prefeito Odirlei Reis recebeu, com muito orgulho, o atleta da escolinha municipal de futsal, João Gabriel dos Santos Garcia, na sede da Prefeitura. Biel, como é conhecido dentro das quadras, foi aprovado na peneira realizada na cidade de Anhembi para jogar no time da Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas. Com aproximadamente 100

Da redação adolescentes participando dessa fase, Gabriel e mais 3 jogadores ( um de Pardinho e dois de Botucatu) passaram pelo teste e agora aguardam pela convocação da equipe da Ponte Preta para posterior avaliação. A Prefeitura Municipal de Conchas parabeniza o atleta João Gabriel dos Santos Garcia por essa conquista e deseja boa sorte nas próximas etapas as quais será submetido brevemente.

Deputado estadual Marcos Neves em audiência com a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Carneiro

Conchas

Odirlei Reis é entrevistado por alunos da Escola Maria Antônia I

Prefeito recebeu as crianças e respondeu a todas as perguntas

N

a terça-feira, dia 10, os alunos da 5º E da Escola Municipal Maria Antônia de Camargo I estiveram presentes na Prefeitura Municipal de Conchas para realizar uma entrevista com o prefeito Odirlei Reis. De forma bem-humorada e descontraída, o prefeito Odirlei Reis recebeu as crianças e respondeu a todas as perguntas elaboradas pelos alunos. Essa

atividade faz parte de um projeto desenvolvido pela professora Elizabeth Aires, que ensina um pouco sobre o universo da política para seus alunos, desde seu surgimento até os dias de hoje. Na História, a palavra política é de origem grega e tem aproximadamente 2500 anos. As cidades que se formavam na época da Grécia Antiga eram denominadas polis e todos os homens (exceto mulheres, escra-

vos e estrangeiros) participavam de sua administração. Assim, surgiu a expressão política. Os alunos, através dessa experiência, puderam conhecer a rotina do poder executivo, tema também trabalhado em sala de aula. As crianças demonstraram muita inteligência e criatividade, e entre as várias perguntas feitas para o prefeito Odirlei Reis estavam questões sobre como nasceu o sonho de ser prefeito, a sua

Por Daniela Fioretto motivação para continuar todo dia no cargo, seu desejo para a população conchense, e evidentemente surgiu a curiosidade dos alunos para saber se o chefe do poder executivo era bom aluno e tirava boas notas! Ao final do encontro, eles deixaram uma carta ao prefeito na qual contam o que gostariam que melhorasse na cidade e descrevem o grande sonho de cada um.

Crédito da foto:Comunicação PM

Prefeito Odilei Reis e atleta da Escolinha de Futsal

Prefeito Odirlei Reis é entrevistado por alunos da Escola Maria Antônia I


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Boituva

Município e Estado assinam convênio para a instalação da primeira ETEC

Guareí

Assinatura foi feita durante desfile Prefeito vistoria do aniversário de 76 anos da cidade obras da SABESP no município O Estado de São Paulo, na Praça Coronel Antônio Franco (Praça da Matriz) para a implantação dos dois primeiros cursos técnicos profissionalizantes da unidade: administração e técnico de segurança do trabalho. Pela Parceria, o Centro Paula Souza será responsável por toda

Assinatura do convênio para a implantação da primeira Escola Técnica do município

Jumirim

Cidade comemora Dia 7 de Setembro com ato Cívico

N

esta quinta-feira, 05 de setembro de 2013 o Prefeito João Momberg, a Assessora Vanda e o Secretário de Obras Edson, visitaram o Bairro da Floresta para averiguar o trabalho de saneamento básico realizado em parceria com a

e do hino da Independência, os alunos fizeram uma bela apresentação com flautas e cantaram a música “Eu te amo meu Brasil.” Foram apresentados poemas “A Pátria” de Olavo Bilac e também um histórico para relembrar os

191 anos da Independência do Brasil. Estiveram presentes na comemoração o prefeito Ademir do Nascimento, o presidente da Câmara Luiz Antonio Gardenal, vereadores, secretários, polícia

Iperó

Prefeito vistoria obras da SABESP no município Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), da Prefeitura de Iperó, realizou o curso Mão na Massa. O treina-mento, realizado em parceria com a Cooperativa de Cerquilho (Coocerqui), ensina pessoas com idade a partir de 18 anos a preparar doces e quitutes.

Jumirim realizou ato cívico em comemoração ao Dia 7 de Setembro

Da redação As aulas foram realizadas nos dias 15, 22 e 29 de agosto. O objetivo do curso foi oferecer aos participantes a oportunidade de geração de renda a partir da venda de doces que eles aprenderam a fazer, camafeu, beijinho, brigadeiro, etc. Todo o material usado nas aulas foi fornecido pela Coocerqui.

Porangaba

Quadrilha é presa com mais de 400 quilos de droga

T

Crédito da foto: Comunicação PM

O

dia da Independência do Brasil em Jumirim foi comemorado com ato cívico em frente a EMEB “Mário Covas Jr”. Após o hasteamento da bandeira e execução do hino nacional

Sabesp. Além do saneamento foram visitadas mais duas ruas que receberá pavimentação asfáltica: Rua João Batista Coelho de Oliveira. Rua Moysés Domingues de Barros.

Autoridades vistoriam as obras da SABESP em Guareí

Autoridades municipais e militares A participaram da cerimônia Da redação militar, professores e pais de alunos. A cerimônia foi conduzida pelo Secretário de Educação Sulleiman Schiavi Nicolosi e apresentada pelos alunos da Emeb “Mário Covas Jr”.

Da redação

Crédito da foto: Comunicação PM

implantação da primeira unidade da ETEC em Boituva. A solenidade de aposição de assinatura aconteceu durante o desfile cívico comemorativo aos 76 anos do município. Com este documento, a prefeitura de Boituva cede as instalações da antiga Escola do SESI ao Governo do

Crédito da foto: Comunicação PM

prefeito Edson Marcusso, a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o deputado Federal Arnaldo Jardim assinaram, na quinta-feira (6), o termo de parceria entre a Prefeitura de Boituva e o Governo do Estado de São Paulo, visando a

Da redação infraestrutura para o funcionamento e manutenção dos cursos, como o projeto pedagógico, o acompanhamento dos processos seletivos e a contratação de professores. “O prédio estará a disposição da ETEC, até quando forem mantidos cursos na cidade”, afirmou Marcusso.

rês homens e duas mulheres foram presos, no domingo (1º), com mais de 400 quilos de maconha na Rodovia Castello Branco (SP-280), próximo à cidade de Porangaba. Segundo a Polícia Rodoviária, a quadrilha estava dividida em dois carros. Um deles estava sendo dirigido por um homem e foi abordado no km 208 da rodovia. Durante a abordagem, o suspeito recebeu uma mensagem de celular de outro integrante da quadrilha que estava no segundo carro. Os policias continuaram

Da redação a conversa e combinaram de se encontrar no km 159. Lá apreenderam os suspeitos, e a maconha que estava no porta-malas do veículo. Durante o interrogatório, já na delegacia de Porangaba, a quadrilha afirmou que levava a droga para a capital paulista. Eles foram processados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os homens foram encaminhados para a cadeia de Itatinga (SP), e as mulheres transferidas para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirajuí (SP).


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Boituva

Cerquilho

Dois homens foram presos por suspeita de tráfico no município

Estão reabertas Polícia Militar e Guarda Civil atuam as inscrições dos juntas contra o tráfico de drogas Concurso Público D

A

s inscrições para os concursos públicos 01, 02 e 03/2013 para preenchimentos de cargos na Prefeitura de Boituva estão reabertas a partir deste dia 11 e segue até o dia 20. Os concursos se destinam à contratação de profissionais em todos os níveis de escolaridade, perfazendo um total de 282 vagas com remuneração de até R$ 3.704,95. As inscrições podem ser feitas através do site www.alfarassessoria.com.br, ou pessoalmente na Prefeitura de Boituva até 20 de setembro. A taxa varia de R$ 20 a R$ 60. As inscrições realizadas antes da suspensão do concurso permanecem válidas. A seleção constará de prova escrita, prova de títulos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e prova prática. As provas realizar-se-ão em Boituva/SP, em

Da redação local e horário que serão informados com antecedência mínima de cinco dias. De acordo com o Edital publicado em 8 de agosto, atendendo o determinado nos autos da ação civil pública nº 3003534-92.2013, proposta pelo Ministério Público Estadual, ficam canceladas no referido certame as duas (02) vagas para o cargo de Procurador, previstas no item 3.1. do Edital, sendo que eventuais inscrições já feitas terão o valor da taxa devolvido ao candidato, bastando seu comparecimento na Tesouraria Municipal, munido do comprovante de seu recolhimento. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado. O edital completo e todas as retificações e atualizações deste concurso estão no sítio www.alfarassessoria.com.br ou no www. boituva.sp.gov.br.

ois homens de 28 e 31 anos de idade, foram presos na sexta-feira (30), por Policiais Militares e Guardas Civis Municipais, em uma ação conjunta de combate ao tráfico de drogas em Cerquilho.

Os indiciados comercializavam o entorpecente no interior de um bar, quando foram surpreendidos pelas equipes. Após abordagem nos frequentadores do local, foram localizados 10 papelotes de cocaína em um veículo esta-

cionado em frente ao bar. Diante do flagrante, os agentes decidiram por efetuar buscas na residência dos averiguados, onde foram encontrados mais nove papelotes, um revólver calibre 38 e nove munições.

Da redação A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia, onde os indivíduos permaneceram presos, à disposição da Justiça, pelos crimes de Tráfico de Entorpecentes, Porte Ilegal de Arma e Associação para o Tráfico.

Torre de Pedra

A

través de uma emenda do deputado estadual Leandro do KLB, a cidade de Torre de Pedra poderá receber um recurso de R$ 100 mil para ser investido na área de assistência social. O prefeito Emerson Mota, esteve em audiência com o par-

Da redação lamentar na quinta-feira, 22 de agosto. De acordo com o prefeito a verba deve ser usada para comprar um Van zero quilômetros para atender aos beneficiários dos programas sociais Renda Cidadã, Ação Jovem e Renda Cidadã do Idoso. Que para receber o benefício precisar ir até Tatuí ou Guareí.

Pereiras

Crédito da foto: Comunicação PM

Cidade deve receber verba de R$ 100 Mil

Drogas, munição e arma calibre 38 foi apreendida junto aos suspeitos

Tietê

Município pleiteia tombamento de casa que nasceu Camargo Guarnieri

Prefeito levou projeto à Secretaria Cultura do Estado de São Paulo

Um morre e dois E se ferem após capotamento

m audiência com o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, o prefeito de Tietê Manoel David, acompanhado pelo secretário de Cultura de Tietê, Edilberto Paludetto, expôs seu projeto para desapropriação e tombamento da casa onde

valor ao compositor, razão pela qual pretende instalar O Centro Cultural Camargo Guarnieri. O encontro aconteceu na quarta-feira (04), em São Paulo, na Secretaria de Cultura e contou com a participação da viúva e presidente da Associação que leva o nome do compositor e maestro,

Da redação Vera Silvia Camargo Guarnieri. O vice-prefeito de Tietê, Antonio José Viotto também participou da reunião, que teve ainda a presença da vice-presidente do Condephaat do Estado de São Paulo, Valéria Rossi e de maestros, alunos do tieteense ilustre e membros da associação.

Da redação socorridos e encaminhados para o pronto-socorro de Laranjal Paulista (SP). No hospital, uma das vítimas informou à polícia que o motorista só percebeu a curva quando já estava muito próximo. Ele virou o volante bruscamente e a caminhonete capotou. A pista não precisou ser interditada e a perícia esteve no local no início da manhã. O corpo do motorista foi levado para o Instituto Médico Legal de Botucatu (SP).

Crédito da foto: Comunicação PM

U

ma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente na madrugada deste sábado (24), na Rodovia Lauro de Almeida, em Pereiras (SP). Segundo a Polícia Rodoviária, a caminhonete onde as vítimas estavam capotou na altura do quilômetro 21. O motorista morreu no local. Um dos passageiros teve ferimentos graves e o outro ficou levemente ferido. Os dois foram

nasceu, o maestro e compositor tieteense Camargo Guarnieri. Com o retorno do Museu Cornélio Pires ao prédio no Largo São Benedito, as peças expostas de Camargo Guarnieri, que eram mantidas em sala separada, hoje estão no Museu. O prefeito Manoel David quer dar o devido

Prefeito Manoel David entrega projeto de tombamento na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Laranjal Paulista

Laranjal Paulista

Vereador representa da cidade em Elias Fausto

Evento contou com a presença do Espaço Amigo Governador Geraldo Alckmin apresenta teatro nas escolas O presidente da Câmara de Laranjal Paulista, vereador Djalma Valdemir Bordignon esteve em Elias Fausto na segunda-feira (02), oportunidade em que acompa-

nhou o Governador do Estado Geraldo Alckmin e o Deputado Estadual Cauê Macris na solenidade de inauguração do sistema de tratamento de esgoto do distrito de Cardeal, pertencente àquele

município. Em seu discurso o governador Geraldo Alckmin ressaltou o impacto positivo da obra, que custou mais de R$3 milhões, sobre o Rio Tietê.

Da redação Bordignon aproveitou a oportunidade para reforçar os pedidos de melhorias para o município de Laranjal Paulista e pedir novos recursos para Governador Alckmin.

E

m parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Promoção Social realizará apresentações teatrais nas escolas municipais e em entidades assistenciais, através do “Teatro Nas Escolas”, grupo formado por crianças atendidas pelo Projeto “Espaço Amigo – Vila Zalla” e coordenado pelas Monitoras Angelita, Fabiana e Rosa. A primeira apresentação foi no dia 23 de agosto, para as crianças da Escola Municipal “Iara Selma Bado”, na Vila Zalla, e tratou do tema “Amor”. Segundo a Secretária de Promoção Social,

Da redação Suzana Jacó de Araújo Trevisani, o grupo infantil de teatro possibilita novas experiências para as crianças participantes. “O Teatro Nas Escolas levará cultura para a rede municipal de ensino, e desenvolve nas crianças a disciplina, concentração e integração com as demais participantes, além de ser uma ferramenta de inclusão social e aumento da autoestima. Notamos ótimas mudanças no comportamento das crianças participantes do Teatro Nas Escolas, que estão mais amáveis e participativas das brincadeiras no Projeto Espaço Amigo”.

Governador Geraldo Alckmin e autoridades de Laranjal Paulista

Tatuí

Município tem novas alterações no trânsito

Ruas Coronel Bento Pires e José Ortiz Camargo terão sentido único que cresce e se desenvolve precisa superar esse desafio”, explica o diretor de trânsito, Francisco de Souza Fernandes, Quincas. Diversas alterações foram realizadas, desde o início de 2013, com o objetivo de dar maior vasão ao fluxo de veículos, além de proteger os direitos e a segurança dos pedestres. A Rua Capitão Lisboa, por exemplo, passou a ser preferencial em toda a sua extensão para favorecer a locomoção de veículos de emergência que se deslocam até o Pronto Socorro Municipal. As faixas vermelhas e brancas também foram incluídas na rotatória da Rua São Bento, no cruzamento entre o Conservatório e a Rodoviária. Já na Rua Francisco Pereira de Almeida, no Jardim São Paulo, agora é proibido estacionar em

um dos lados da via. A Rua Coronel Palimércio de Rezende, que fica ao lado do Supermercado São Roque, tem mão única no quarteirão de acesso à Avenida Firmo Vieira de Camargo. A Rua 13 de Maio teve adotada proibição de estacionamentos e implantação de vagas para carga e descarga, no final do quarteirão que cruza a Rua 11 de Agosto. Na Rua Prudente de Moraes agora é proibido virar à direita na equina com a Rua do Cruzeiro. A Rua Santa Cruz e a Rua Juvenal de Campos passaram a ser de mão única no sentido centro bairro. Outra novidade é o estacionamento rotativo que voltou a funcionar desde o último dia 15 de abril, sob a fiscalização do próprio Departamento Municipal de Trânsito. “A reativação do sistema

Da redação tem o objetivo de aumentar o numero de vagas para estacionar no centro da cidade, garantindo maior conforto e funcionalidade à população na utilização do comércio e instituições bancárias”, comenta o secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes. Semana de Trânsito Diversas ações de caráter informativo com ênfase na educação para o trânsito, com abordagens para adultos e crianças, estão sendo programadas para Semana Municipal de Trânsito. O evento acontece os dias 18 e 25 deste mês. Uma reunião preparatória foi realizada na manhã desta sexta-feira, 6, para definição dos últimos preparativos. A agenda oficial será divulgada também na próxima semana.

M

ais uma ação gratuita de qualificação. Desta vez, em parceria com uma das mais prestigiadas instituições voltadas à educação para o trabalho do país: o Senac São Paulo. A Prefeitura de Tatuí abre inscrições para o curso básico de garçons e garçonetes. A iniciativa faz parte de um projeto integrado entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, por meio do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico. Ao todo, 35 vagas serão oferecidas. O curso tem dois dias de duração, com aulas das 9h30 às 17h30, com carga horária total de 14 horas. Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 30 de setembro, na sede do Fundo Social, que fica na Praça Martinho Guedes, 12. As aulas serão realizadas no mesmo endereço nos dias 7 e 8 de outubro. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone 3305-3408.

Da redação O objetivo do curso é o capacitar profissionais para atuarem em diversos segmentos do turismo gastronômico e em meios de hospedagens, como restaurantes, cafés, bares, choperias, lanchonetes, pizzarias, hotéis, pousadas e resorts. “O curso é dinâmico, conta com atividades práticas que são muito estimulantes, contribuindo decisivamente para inserção do aluno no cotidiano profissional”, explica o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek. Já a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Coelho, lembrou que uma das prioridades da entidade é justamente a diversificação dos cursos e foco na efetiva preparação para inserção no mercado. “Queremos que as pessoas possam garantir um emprego ou então produzir renda a partir de seu próprio negócio, garantindo a tão sonhada autonomia e alcançando a cidadania plena. Esse recurso representa mais uma etapa cumprida dentro do nosso cronograma de ações”, argumenta.

Crédito da foto: Comunicação PM

N

ovas mudanças no trânsito passarão a vigorar a partir da próxima semana. Duas ruas receberão alteração de sentido. A Rua Coronel Bento Pires terá mão única no sentido centro-bairro, enquanto a Rua José Ortiz de Camargo terá sentido único, em seu último quarteirão, em frente ao prédio da Secretaria de Saúde. A data para implantação é a quinta-feira, 12. A Secretaria de Governo, Segurança Pública e Transportes, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, prepara uma campanha informativa com a implantação de faixas de sinalização e folhetos informativos. “A população vem percebendo os esforços da nova administração do município em reorientar e organizar o trânsito. Toda cidade

Inscrições para curso gratuito de garçom

Tatuí tem novas mudanças nas mãos de rua

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Comunicação PM

Tatuí

Curso de garçom em Tatuí


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Executivo

Legislativo

Câmara de Tatuí recebe projeto de plano Plurianual

Senac oferece Projeto de lei institui diretrizes e vagas no Via metas para o quadriênio 2014/2017 Rápida Emprego N

O

Senac São Paulo desenvolverá 25 cursos de capacitação, que serão executados por 46 unidades da instituição em 163 municípios de todo o Estado, entre eles Cerquilho. Entre os títulos oferecidos, estão Agente de Turismo, Jardinagem, Recepção e Atendimento, Informática básica, Gestor de Projetos Sociais e Desenhista de moda. Até o final de 2013, mais de 13mil trabalhadores serão contemplados. Por aqui, será oferecido o programa Básico em Rotinas de Escritório, com início em 24 de outubro e término no dia 19 de novembro, das 13 às 18h, no Centro Interativo. A inscrição poderá ser realizada na Central de Atendimento ao Trabalhador e à Empresa (Cate). Poderão participar do programa pessoas a partir de 16 anos, alfabetizadas, que residam no Estado. Os interessados em outros programas, devem realizar

Da redação as inscrições pelo site do Via Rápida Emprego www.viarapida. sp.gov.br. Caso o candidato não tenha acesso à internet, pode se inscrever nos postos do Acessa SP ou nas unidades Poupatempo. Os alunos selecionados receberão uma série de benefícios do Governo do Estado, como material didático, auxílio transporte de R$150,00 e auxílio alimentação de R$100,00. Os alunos que estiverem desempregados, sem seguro-desemprego ou outro benefício previdenciário, também terão direito a bolsa-auxílio mensal de R$210,00. O Senac São Paulo é um dos executores do Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), conta com o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo para oferta de 31.480 novas vagas gratuitas até dezembro de 2014.

a quinta-feira (29), Lilian Maria Grando Camargo, secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, compareceu à Câmara Municipal de Tatuí, onde protocolou e passou às mãos do presidente da casa, vereador Oswaldo Laranjeira Filho (PT), o projeto de lei de autoria do Executivo, que institui o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014/2017. O PPA é um plano que estabelece diretrizes, objetivos e metas que deverão ser seguidas pelo governo municipal no período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Com a adoção deste plano, os administradores municipais ficam obrigados a planejar todas as ações e também seu orçamento, para não ferir as diretrizes nele contidas. No texto de justificativa do projeto, o prefeito José Manoel Corrêa Coelho (Manu) lembra que o

Plano Plurianual é “relevante instrumento de gestão pública, especialmente no planejamento a longo prazo” e que “esta administração municipal, ao encaminhar o presente projeto, propõe inaugurar um novo ciclo de crescimento para a cidade, com democracia, participação popular, compromisso ético, progresso e transparência, de forma que se possa aproveitar toda sua potencialidade como centro industrial, de comércio, serviços, tecnologia e lugar de grande importância logística da nova região metropolitana (de Sorocaba), a qual deveremos, em breve, ser parte integrante”. Diz ainda o texto que “destacase nesta proposta o cuidado com a redução de gastos pela administração pública”. O projeto de lei do PPA, explica o Executivo, está embasado nas sugestões e debates levantados nas audiências públicas realizadas no período de 22 a 26 de julho, em pontos estratégicos da cidade,

onde estiveram presentes mais de 500 munícipes e foram abordados temas nas áreas de Educação, Segurança Pública, Saúde, Trânsito e Transporte, Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Amparo Social e Meio Ambiente, dentre outras. Na quarta-feira (28), ocorreu nova audiência pública na Câmara Municipal, para definir os últimos detalhes e esclarecer dúvidas sobre o projeto do PPA. A propositura está formatada em 18 programas estratégicos e inclui uma nova atividade no departamento de serviços públicos, a manutenção da iluminação pública, que deverá ser assumida pelas prefeituras a partir de janeiro de 2014. As diretrizes para o quadriênio 2014/2017, que norteiam a execução dos programas e ações dos órgãos municipais, foram elaboradas com base em sete premissas, para garantir o direito e acesso a programas de habitação popular à população de

Legislativo

SSP atende pedido dos vereadores laranjalenses

Da redação baixa renda e materializar a casa própria; garantir aos alunos das escolas municipais as melhores condições de ensino; criar condições para o desenvolvimento econômico, com o objetivo de aumentar o nível de emprego e melhorar a distribuição de renda; realizar campanhas para solucionar os problemas sociais de natureza temporária, cíclica ou intermitente; integrar a área rural e áreas periféricas, ainda à margem de melhoramentos urbanos; integrar os programas municipais com os do Estado e do Governo Federal; intensificar as relações com os municípios vizinhos, a fim de buscar solução conjunta para os problemas comuns. Após leitura na sessão, o projeto foi encaminhado à Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Casa de Leis, para receber pareceres, antes de retornar ao plenário, onde será discutido e votado pelos vereadores em dois turnos.

Base Comunitária Móvel da PM voltará a atender no município Prefeitura entrega mais seis ruas asfaltadas

M

antendo seu compromisso de asfaltar todas as ruas do município, o Prefeito Heitor Camarin Junior obteve mais uma conquista para os laranjalenses, pavimentando seis ruas de nossa cidade. Nesta semana foram entregues as Ruas José Belotto (Vl. São José), José Marquesi (Jd. Itaporanga), Travessa da Rua Barão do Rio Branco (Centro), Avenida IV Centenário, Rua Simão Aun e Rua Demetriff Suaidan Abud (Vila Zalla). Todas as ruas receberam guias, sarjetas e massa asfáltica. Estas obras foram concretizadas através de Convênio Estadual do Deputado Estadual Marcos Martins (PT), no valor de cento e cinquenta mil Reais, com contrapartida do município.

Da redação Os moradores da Vila Zalla ficaram muito contentes com a pavimentação das Ruas, uma conquista que esperou mais de duas décadas para acontecer. O Pastor Adão, da 2ª Igreja Quadrangular da Vila São José, parabenizou o Prefeito Heitor pela pavimentação da Rua José Bellotto. “Esperamos por esta obra há mais de dez anos, e quando voltamos de um Congresso nossa rua estava pavimentada. Esta obra é importantíssima, pois os veículos que paravam aqui no fim da rua muitas vezes não conseguiam subir, devido aos pedriscos ou lama. Agradecemos ao Prefeito Heitor por esta obra rápida e importante para a nossa rua!”, disse o Pastor Adão.

Segurança Pública do Estado de São Paulo, pleiteando a devolução da Base Comunitária Móvel ao município, uma vez que havia sido levada da cidade, fazendo falta nos trabalhos de prevenção e combate às drogas e também nos trabalhos de segurança aos

munícipes. Nesta semana, os senhores vereadores tiveram a grata satisfação de tomar conhecimento de que, através do Ofício SSP/GS/ AE nº 0817/2013-rdm, de 27 de agosto de 2013, encaminhado ao presidente do Legislativo,

Da redação vereador Djalma Valdemir Bordignon, o pedido foi atendido pela SSP, sendo autorizada a devolução da Base Móvel para o município. Uma excelente notícia para a cidade e mais uma grande conquista do Poder Legislativo para Laranjal Paulista.

Crédito da foto: Comunicação PM

E

m 22 de abril último, a Câmara Municipal de Laranjal Paulista aprovou por unanimidade a Moção de Apelo nº 01/2013, de autoria do vereador Dr. José Francisco de Moura Campos, e que foi encaminhada à Secretaria de

Base comunitária móvel da Polícia Militar


JORNAL ALIANÇA

10 Esportes DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Futebol

Judô leva mais de mil pessoas ao Ginásio de Esportes em Boituva

Primeiro torneio aberto de Judô contou com 420 atletas

C

Adulta. O evento foi promovido pela Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Esportes, com o apoio da 16ª Delegacia Sul, da Federação Paulista de Judô. O prefeito Edson Marcusso, o secretário Jonas Mateus Cancian (Esportes), além do representante da Federação Paulista de Judô, o professor Takeshi Yokoti, partici-

param do evento. Esta foi a primeira vez que a cidade pode assistir os seus atletas em atuação. Representada por uma equipe de 33 judocas, os boituvenses não se intimidaram e obtiveram um excelente desempenho, conquistando 21 medalhas, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 14 de bronze. As primeiras colocações ficaram a com a

A

equipe Master de Boituva que, no último sábado (7), disputou uma partida de futebol comemorativa aos 76 anos de Boituva, venceu o Combinado Master Paulista pelo placar de 3 x 2. Os gols boituvenses foram marcados Tuvai (2) e Ademar (1). Pelo Combinado Paulista, os dois gols foram do atacante Muller (ex-São Paulo). Promovido pela Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Esportes, o Futebol Solidário angariou fundos para o Lar São Vicente de Paula e fez parte da programação da Boituva 2013. Um grande público compareceu ao Estádio da Associação Atlética Boituva (AAB), para prestigiar craques que fizeram

Crédito da foto: Comunicação PM

om público de 1200 pessoas, Boituva sediou no último domingo (8), no Ginásio Municipal de Esportes, o I Torneio Aberto de Judô de Boituva. O evento que fez parte da programação oficial das comemorações de 76 anos da cidade, reuniu 420 atletas de clubes e associações de 19 cidades da região, das categorias Sub-9 à

Da redação equipe Judô Na Faixa – Sorocaba (148 pontos), seguidos de Tatuí (84 pontos) e Itapetininga (78 pontos), respectivamente. O técnico da equipe, o professor Kleber Grando, disse que a experiência foi importante para os atletas boituvenses, que tiveram uma motivação a mais, por estar competindo em casa e com o apoio de seus familiares.

Partida solidária teve craques do passado história no passado.

Da redação

Craques Pela equipe da cidade, além de Tuvai e Ademar, jogaram no primeiro tempo Cezinha, Leandro, Pelé Savassa, Jonatas, Betão, Riva, Marquinho, Zito, Vampeta . Já no segundo tempo, o técnico Fio colocou em campo uma nova equipe: Marcinho, Pedrinho, Tucura, Cezinha Portugal, Dica, Ticão, Tuca, Júnior, Gil e Chiquinho. Pelo Master Paulista, além de Muller, entraram em campo Betinho, Ademir da Guia, Jerry, Sérgio, Índio, Damião, Claudecir, Michel, Biro, Inka, Conde, Eduardo Marques, Eliel, Nilson, Tonhão, Henrique, Paulão, Geel e Pascoal.

Crédito da foto: Comunicação PM

Judô

“Futebol Solidário” contou com craques do passado

Bocha

Crédito da foto: Comunicação PM

Participação dos atletas boituvenses em São Vicente na baixada Santista

Dois torneios da categoria marcaram o final de semana

Mais de vinte cidades participaram em dois dias de disputa realizados na Cancha Municipal Benedito Rolim de Moura. No primeiro dia de competições, três equipes boituvenses concorreram com outras 11 cidades e duas delas sagraram-se campeã e vice-campeã. As equipes voltaram para cancha no

dia seguinte, quando enfrentaram outras 12 cidades diferentes do primeiro dia e, por mais uma vez, venceram a competição. Para os técnicos da equipe, Paulo Rolim de Moura e Celso Scomparim, o bom desempenho da equipe boituvense reflete o

Da redação bom trabalho que vem sendo desenvolvido para a manutenção da modalidade na cidade. “Somos uma equipe que trabalha de forma integrada e que não mede esforços em favor do esporte”, disse Rolim.

“Futebol Solidário” contou com craques do passado

Voleibol

Boituva vence São Bernardo no Metropolitano

E

Crédito da foto: Comunicação PM

U

m final de semana de vitórias para três equipes de Bocha de Boituva, que competiram em dois torneios, realizados no último sábado (7) e domingo (8), dentro das comemorações do aniversário da cidade. Os jogos foram

Vencedores do torneio de bocha

m partida valida pelo Grupo B, da Série Prata do Campeonato Metropolitano, da Federação Paulista de Voleibol, a equipe Sub 17 de Boituva venceu a equipe São Bernardo do Campo por 3x0 e anotou a sua terceira vitória na competição, no Ginásio Municipal de Esportes de Boituva. O time feminino boituvense já havia vencido no jogo de ida, em São Bernardo do Campo, pelo placar de 3x1, ocorrida no dia 10 de agosto. A outra vitória aconteceu sobre a equipe de Diadema, no dia 3 de agosto, em partida realizada no Ginásio Municipal Lerê de Boituva. As duas derrotas da equipe boituvense aconteceram nos jogos com as equipe da Honda Aversa/

Da redação Rio Branco, no dia 20 de agosto, e com o Ibirapuera/CTB. Resultados que o técnico de Boituva, Gilson Urias, espera reverter nos jogos de returno. “Trabalhamos para buscar a reabilitação sobre essas duas equipes e para repetirmos a vitória sobre a equipe de Diadema”, disse o técnico. Boituva volta a jogar no próximo dia 20 de setembro, em Americana, quando enfrentará a equipe do Honda Aversa/Rio Branco. As duas últimas partidas da fase classificatória acontecem no dia 1º de Outubro, contra a equipe do Ibirapuera/CTB, no Ginásio Municipal e, no dia 11 de outubro, contra Diadema, na casa do adversário. A equipe tem reais chance de classificação para a próxima fase da competição.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 15 DE SETEMBRO DE 2013

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Como lidar com falta de paciência

T

enho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Clientes, colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente “perderam a paciência” e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos melhores amigos parecem tê-la perdido em algum lugar. Isso sem falar de nossos familiares. Maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde

foi parar a paciência das pessoas? A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de

espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão “perdendo a paciência”, quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmas e perdendo o domínio da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão. Benjamin Franklin afirmava que “quem tem paciência, obtém o que deseja” e Isaac Newton disse: “Se fiz descobertas valiosas,

Refletindo

Pe. Luis Carlos de Oliveira

Toma e devora! O pequeno livro Mês da Bíblia! Por que? Para estimular o amor, a leitura e a vivência da Palavra de Deus. Todos os dias são dias da Palavra, mas para que isso aconteça, lembramos um mês em particular. Por que setembro? Porque nesse mês, no dia 30, celebramos S. Jerônimo que amava a Escritura e foi o tradutor para o latim. DIzia: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer Cristo”. Diante deste estímulo a um sempre maior amor às Santas Escrituras, vamos ouvir o Apocalipse de São João. É a experiência que tem da Palavra: “A voz dos céus que eu tinha ouvido tornou então a falar-me: ‘Vai, toma o livrinho aberto da mão do Anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra’... Ele então me disse. ‘Toma-o e devora-o; Ele te amargará o estômago, mas em tua boca será doce como o mel’... Quando o engoli, porém, meu estômago se tornou amargo. Disseram-me então: ‘É necessário que continues ainda a profetizar

contra muitos povos, nações, língua e reis”’ (Ap. 10,8-11). Para João a Palavra é como alimento. Ela é para ser devorada como com grande fome. Há muitos modos de nos aproximarmos da Palavra de Deus. O importante é que ela penetre nossas vidas. Sem alimento o corpo morre. Sem a Palavra morre nossa alma. Ela não é um livro de leitura, mas a leitura do livro da Vida. É a leitura que dá Vida. Não se passa pela Palavra sem ser alimentado. Diante da necessidade da Palavra, na imagem do alimento, vemos como a Palavra, sendo única, em cada um produz um fruto diferente. Como a chuva, que sendo a mesma produz efeitos diferentes em cada ser. Cada flor, mesmo diferente, recebeu a mesma água. Produz sabores diferentes, perfumes inigualáveis, cores fascinantes. Assim é a Palavra que sai da boca de Deus. Precisamos da Palavra: “Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de

Números

Deus” (Mt 4,4;Dt 8,3). 1313. Força da Palavra “A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12). Como a Palavra não são apenas letras, mas vida, penetra nossa vida dando-nos vida e oferecendo os caminhos para a Vida. Ela realiza o que anuncia, pois está unida a Quem a pronunciou. Como escreve Isaias: “Ela é como a chuva... não torna a mim sem fruto; antes ela cumpre a minha vontade e assegura o êxito da missão para a qual enviei” (Is 55,10-11). A eficácia exige a abertura do coração. Se nos abrimos ela age em nós, como Jesus explica na parábola da semente: “O que cai em terra boa são os que, tendo ouvido a Palavra com o coração nobre e generoso, conservam-na e produzem fruto pela perseverança” (Lc 8,15). A força da Palavra não é só o ensinamento que gera, mas sua própria condição de estar unida a Quem a pronuncia que é Deus. 1314. Doce amargo “Ela será doce na boca”, diz

João. A Palavra é tão bonita e gostosa. Encanta o coração. Mas... quando chega ao estômago, é amarga, pois exige a mudança e atinge o íntimo de nossas decisões. Viver a Palavra é colocar-se como alvo do ódio do mal personificado em tantos inimigos que recusam Jesus. Os que testemunham a Palavra que vivem, passam pelo que Cristo passou: “Eles venceram pelo Sangue do Cordeiro e pela Palavra que testemunharam, desprezaram a própria vida até à morte” (Ap 12,11). Quanto mais perseguidos, mais perseguem a vitória pela Palavra, como dizia Jesus: “Devo receber um batismo, e como me angustio até que esteja consumado!” (Lc 12,50).O maior fruto da Palavra de Deus em nós é a força de comunicá-la a todos os povos. Mesmo perseguidos, há sempre o desejo de levar adiante a Palavra: “É necessário que continues a profetizar contra muitos povos, nações e línguas e reis” (Ap 10,11).

Numerologista Isabel Leme de Miranda

O poder curativo da prece

Orar pela recuperação de uma pessoa doente tem alguma utilidade? Segundo pesquisas feitas a partir da metade deste século nos Estados Unidos e na Europa, a resposta foi afirmativa. O Dr. Randy Bird morava numa pequena cidade montanhesa da Califórnia e, além de ser um especialista em problemas cardíacos, era um fervoroso crente que se impressionou com as possibilidades terapêuticas da fé. Por este motivo, decidiu testar esse poder nos paciente cardíacos internados no Hospital Geral, em São Francisco (Califórnia). A pesquisa seria feita em moldes científicos e, para isso, Byrd programou um computador a fim de escolher aleatoriamente 192 pacientes para quem determinadas pessoas fariam preces. O grupo de controle – para quem ninguém rezaria - era composto de 201 pacientes. Estes dois grupos foram classificados por idade, gravidade dos sintomas, etc. O próprio Dr. Byrd, que não faria nenhuma prece a favor dos pacientes, convidou pessoas de várias seitas religiosas para participar da pesquisa: eram católicas, protestantes e judias que praticavam a cura pela prece. Esses voluntários não teriam contato direto com os doentes,

foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”. A paciência é, pois, uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. Ela pressupõe um exercício constante de empatia - ou seja - de se colocar no lugar das outras pessoas. Requer a humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordando. E para viver com saúde e qualidade nos dias de grande mudança em que vivemos é preciso muita paciência.

os quais também não sabiam que estavam sendo submetidos a uma pesquisa dessa natureza. O Dr. Byrd explicou que cada voluntário faria oração para vários pacientes e que cada paciente teria entre cinco ou sete voluntários a orar por ele. A maioria dos voluntários orava em particular, mas alguns formaram grupos de preces, que eram feitas diariamente. Após a oração, todos os voluntários estavam livres. Um detalhe observado pelo Dr. Byrd é que a maioria dos voluntários orava para que seus doentes tivessem uma rápida e boa recuperação. A pesquisa durou quase um ano e os impressionantes resultados obtidos foram apresentados pelo Dr. Byrd em uma reunião da American Heart Association, sediada em Miami. Durante essa reunião, três resultados conseguidos foram enfatizados: 1) Constatou-se que os pacientes para quem se orava sofreram menos complicações em algumas áreas. 2) Enquanto a 16 pacientes do grupo controle foi preciso aplicar antibióticos, apenas 3 do outro grupo exigiram esse tratamento, ou seja, uma diferença de cinco para um. 3) Dezoito componentes do

grupo controle (para quem ninguém orava) tiveram edemas pulmonares (água nos pulmões), mas apenas 6 do outro grupo sofreram deste mal. Nenhum doente para quem se orou precisou de respiração artificial, mas 12 do outro grupo necessitaram desse tipo de tratamento. De acordo com o Dr. Byrd, suas pesquisas foram bem sucedidas e ele se convenceu de que a prece funciona e faz bem. Mas não foi só o cardiologista californiano que se alegrou com os resultados obtidos: seus estudos foram bem aceitos por diversos médicos americanos, que elogiaram não só o trabalho mas as suas conclusões. Segundo o Dr. Arthur Kernnel, cardilogista da Escola de Medicina Mayo, em Rochester, Byrd apresentou um estudo fascinante sobre uma questão que tem preocupado a humanidade desde os tempos primordiais: Deus ouve as preces? Sim. Ele as ouve e responde! O Dr. John Merriam, médico chefe do Medical Center, em Tulsa (Oklahoma), apoiou sem reservas os trabalhos de Byrd: “Suas conclusões não me surpreenderam”, disse Merrimam. “Concordo com as pesquisas e os resultados conseguidos. Sou

um desses médicos que ora pelos seus pacientes. Acho que os doentes alvos de preces têm mais probabilidade de sarar. E é o que os estudos de Byrd comprovam: se as preces fizerem parte do seu tratamento, os pacientes tratados dessa forma tem maior probabilidade de se curar do que os outros”. A única reação negativa às pesquisas do Dr. Byrd partiu de certos grupos religiosos cujos pastores sentiam que a generalização do médico poderia levar a preces que não seriam correspondidas e, portanto, à possível rejeição da religião por pessoas decepcionadas. Algumas comunidades religiosas também perguntaram se os dados conseguidos por Byrd não seriam uma feliz coincidência. Mas pergunta-se: será que é tão importante assim conhecer qual a energia que colabora nesse tipo de experiência? De qualquer modo, surgem cada vez mais provas de que as preces em prol dos doentes exercem um efeito positivo sobre eles. E esta importante descoberta científica relaciona-se, já de início, à própria medicina, à religião e à parapsicologia. Fonte - Planeta Nova Era

Fala Padre Geraldo C. Barros (Em memória) Todo esse meu trabalho não passou de um passatempo misterioso e aqui vai a “PROSA DO PADRE”, que nada mais é, do que um registro muito bem elaborado em forma de um registro muito bem elaborado, é claro que houve mais histórias, algumas foram jogadas no lixo, mas todas foram editadas em jornais: O Progresso de Tatuí, O Tatuiano, Integração, O Comércio de Jaú, A Tribuna Sudoeste e finalmente o Aliança Regional, à todos minha eterna gratidão e têm o meu firme propósito de alertá-los, “nada aqui é uma obra, são apenas fragmentos de minha solidariedade com o meu passado, talvez venha somar aos seus, esse meu colóquio amoroso com as letrinhas, deram-me o ensejo de aventurar-me, imitando o homem que saiu de suas origens à procura de novos horizontes, o corajoso bandeirante de raça humilde, que se enfronhou nas selvas à procura de tesouros, felizmente encontrei tudo aquilo que um dia imaginei, mas como uma grande magia, esse meu ego não saiu de minha cidade natal, CESÁRIO LANGE, sou aquela criança cheia de muito estímulo perambulando pelas ruas largas, cheias de pedregulho, conhecedor profundo de todos os cantinhos nela existentes, aí estão meus amigos mais sinceros, foi ela que me inspirou esses meus escritos e como narrador dou bastante ênfase à minha memória, todas as descrições foram pensadas, escritas e pos-

teriormente corrigidas pelo filho mais velho Gilberto, apenas fiz um pequeno contrato com o meu coração, com a minha alma, busquei do profundo de meus sentimentos, todas as lembranças guardadas e nelas dei um banho de saudades, quero que elas se renovem diante de você, confesso que foram muitas horas de caminhadas, de minha parte concluo dizendo que dei de mim tudo o que eu podia, agora é buscar você querido conterrâneo, escondido por aí, se afogando em mares de solidão, o remédio para suas angústias está à sua frente, todos os personagens em referências, sem dúvida serão nossos dignos representantes, não foi possível achar um jeito de colocar toda a minha pequena nação nesse “cultural”, mas todos continuam sendo vidas em minha vida, possivelmente poderá haver repetições, erros, esquecimentos, prolongamentos, leves insultos, antecipadamente peço suas escusas, saibam que fiz o possível, para me manter solidário ao seu finíssimo paladar literário, dou de mim aquilo que mais tenho de sagrado, o meu amor por você e a nossa terra, a minha animação e a vontade de colocar todo esse meu ego para fora, vem de muito longe, o tal de François Marie Arouet, “Voltaire”, disse num de seus discursos, “que não concordaria com uma só palavra de seus dizeres, mas defenderia até a morte o direito de fazê-lo”, eu concordo com ele.


Jornal Aliança - Edição 552  

Cesário Lange

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you