Issuu on Google+


Opinião

PUBLICAÇÃO

Reinaugura-ção da Capela de ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Nossa Senhora do Carmo

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

21 DE JULHO DE 2013

Editorial A verdadeira coragem Você saberia definir, com exatidão, o que é coragem? Muitos talvez respondam a esta pergunta fazendo referência a atos impulsivos, impensados, e até mesmo violentos que, não raramente, colocam a vida de alguém em risco. Quase sempre esta palavra está associada à impetuosidade e à agressividade nos atos, o que leva os indivíduos a precipitação, incapazes de conter ímpetos de violência sob a desculpa de serem corajosos. Mas, então, qual o real significado desta palavra? Um dicionário renomado da língua brasileira define coragem como a energia moral perante situações difíceis. A coragem verdadeira traz, em si, o equilíbrio como base de todas as decisões, de todos os sentimentos, de todas as atitudes. Dá forças para suportar todas as dificuldades sem derrotismo; mas com o entendimento do que está acontecendo, e, consequentemente, com a possibilidade de buscar a melhor maneira de enfrentar qualquer situação. Quem é corajoso traz em si a serena confiança nas próprias resistências, não se expondo indevidamente, nem se permitindo os sentimentos inferiores de raiva, ou o desejo de vingança. Ter autodisciplina exige coragem. A autodisciplina desenvolve verdadeiros tesouros morais que enriquecem o ser humano. Coragem é conquista conseguida na sucessão das experiências evolutivas, entre variadas dificuldades e sofrimentos, mediante os quais se adquire resistência moral e calma.

É a força moral daqueles que, sendo pobres de haveres materiais, perseveram diante das dificuldades com resignação, sem desistir. É a força que impele os idealistas que, com convicção, defendem aquilo em que acreditam, e não forçam outros a neles acreditar. É necessário coragem para que o indivíduo mantenha-se humano, comporte-se de maneira adequada, sofra com dignidade, alegre-se sem exageros. Pais corajosos educam seus filhos com base em valores morais e éticos. Filhos corajosos respeitam e amam seus pais, e não se deixam guiar por modismos ou frivolidades. Famílias corajosas mantêm-se unidas, e seus membros apoiam-se mutuamente nas dificuldades, alegrando-se todos com os sucessos de cada um. O estudante corajoso valoriza o aprendizado; o mestre corajoso não desiste jamais. O cidadão corajoso ama sua pátria e respeita as leis vigentes. O ser humano verdadeiramente corajoso não tem medo de amar. Sim, amar a todos como nosso Mestre Jesus a todos recomendou. Nada igual à coragem de Jesus que nunca abandonou Suas convicções, mas que, em nenhum momento usou de violência moral ou física para fazer com que Nele acreditassem ou que O seguissem! Nada igual à coragem de Jesus que a todos amou, entendeu e perdoou mesmo nos momentos de maior sofrimento!

Rapidinhas Paga, não leva

Os moradores do Bairro Haras do Sul estão denunciando há algum tempo a precariedade no sistema de iluminação pública. Na Avenida que dá acesso ao bairro, a maioria das lâmpadas não funciona. Para constatar o problema basta dar uma volta pelo local no período noturno. São centenas de pontos que simplesmente não funcionam. No entanto, as contas pela iluminação coletiva continuam a ser emitidas religiosamente. O povo paga, mas não tem os serviços que deveria ter.

Pense bem

Mais uma vez as eleições estão se aproximando. Há quem diga que o povo brasileiro sabe votar e também os que ficam abismados em ver candidatos corruptos sendo eleitos. Por isso temos que bater na tecla da consciência eleitoral. Eleitor cidadão, é aquele que tem consciência de que seu voto é uma arma capaz de mudar a sociedade. Sabe do seu valor, conhece o peso do seu voto e as consequências políticas de sua preferência eleitoral. Nas eleições de 2014 pense bem!

Falsosequestro

Golpistas continuam agindo e têm sido frequente em Cesário Lange suas atuações. Eles agem de diversas formas, mas na maioria, ligam para a casa das pessoas dizendo que alguém de sua família foi sequestrado. Preocupada a própria vítima acaba fornecendo dados para que o criminoso continue a farsa. Algumas já perderam dinheiro com depósitos, compras de cartões etc. Na maioria das vezes isso não passa de uma grande farsa, fique mais atento, para não cair nessa.

Não é lugar

Por Diléa Silva

Crime ou não?

No fim de semana algumas pessoas tendem a acreditar que tudo é permitido. Não é difícil encontrar pessoas fazendo suas necessidades fisiológicas ou até mesmo sexo quase que explícito em ambientes ou vias públicas de Cesário Lange. Alguns desses atos são levados pela força do alto nível de embriaguez e pelo uso de entorpecentes, mas em alguns casos os mesmos atos são praticados pela simples falta de higiene ou de educação. O que não deixa de ser crime.

Apesar da falta de educação e higiene, o ato de fazer xixi na rua não é crime. Segundo o código penal, o crime é caracterizado pelo ato obsceno da exposição das partes íntimas, portanto, não precisa ser fazendo xixi ou algo do tipo, basta à exposição das partes íntimas para que seja configurado o descumprimento da lei. Detenção garantida. O crime passivo de multa ou detenção, como consta no Art. 233. Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Nossa escolha

O joio e o trigo

Tudo começa em casa, assim como a boa educação e a honestidade, portanto, precisamos analisar a vida dos próximos candidatos e suas trajetórias. O candidato deve estar comprometido com políticas públicas, isto é, que defendam e promovam a dignidade da vida. A inclusão dos pobres, dos deficientes, idosos, jovens, enfim, que promovam o bem estar para todos. O voto é a nossa melhor arma para alcançarmos isto, mas é preciso escolher bem!

Ainda fede

A população da Vila Nova e Jardim Alvorada não sabem mais para quem reclamar do mau cheiro existente no bueiro ao lado da Drogaria Jardim. A situação é absurda, faz mais de anos que o local exala um cheiro terrível. A SABESP já foi chamada muitas vezes por populares que não aguentavam o “fedo” e até chegou a abrir o bueiro e desentupi-lo algumas vezes, mas nunca resolveu o problema definitivamente. Pior é que enquanto isso o povo tem que conviver com o mau cheiro.

Todo o nosso povo sabe definir o bom do ruim, então cuidemos para não votar em candidatos oportunistas que caem em nossas comunidades como paraquedistas. Esses candidatos têm como prática a compra de votos. Prometem favores. Por isso se transformam em líderes políticos hábeis, com longa experiência na arte de enganar o povo. Acostuma mal o povo fazendo-o refém e dependente de esmolas e promessas. Dão o peixe e não ensinam a pescar... Separe o joio do trigo.

Nossa “cara”

Para se evitar a perda das informações que construam uma história real, já está na hora de se implantar uma secretária da cultura, não só na cidade de Cesário Lange , assim como, nas cidades que ainda não possuem um trabalho de registrar os acontecimentos. Todo povo tem sua identidade e não pode perder. Com as rápidas mudanças nos comportamentos a tendência é a manipulação das informações. Incentivo financeiro não falta e não pode faltar o interesse.

Não adianta

Muitas pessoas exercem a cidadania reclamando e cobrando das autoridades soluções pelos problemas de seus bairros. Mas por outro lado, temos que dar aquele “puxão de orelha” nas pessoas que só querer cobrar. Há os que não fazem nada para ajudar e ainda acabam destruindo o pouco que temos quebrando, pichando ou atacando as praças e outros locais públicos. É necessário que todos zelem pelo bem comum, comece a cuidar do que é seu.

Fazer política

Para você que diz que não gosta de política, saiba que tudo o que fazemos tem consequência política. Fazemos política em todos os lugares: na escola, no trabalho, na comunidade, na rua, na família... Como? Dando opinião, discutindo, reivindicando, participando e votando. Mas também fazemos política, a pior, quando não nos envolvemos com nada, quando achamos que nada nos diz respeito, quando criticamos tudo e todos, mas não discutimos alternativas.

Continua

Ainda que recebam muitos alertas, crianças e adolescentes continuam soltando pipa com cerol. Mesmo tocando diversas vezes nesse assunto e alertando sobre os perigos dessa “brincadeira”, que em muitos casos pode ser fatal, ainda não percebemos conscientização por parte da população. Está faltando em nossa cidade uma campanha de conscientização, além de um reforço na fiscalização do uso dessa substância que já é considerado crime perante lei nacional.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Religião

Igreja de Nossa Senhora do Carmo na Vila do Cruzeiro em Cesário Lange é reinaugurada após passar por reforma e ampliação

Obras estão sendo realizadas com doações da comunidade

Crédito da foto: Diléa Silva

acompanhamento e apresentação da Corporação Musical “Carlos Gomes” de Cesário Lange. A data de inauguração foi escolhida pela comunidade, por marcar a celebração de Nossa Senhora do Carmo no calendário litúrgico católico, Santa que é a padroeira da Igreja. Apesar de ter sido inaugurada, as obras ainda estão em andamento. De acordo com o Pe. Antonio João Savassa, falta terminar a construção da torre frontal, o sacrário da igreja, a pintura externa e a reforma do salão de festas. Ainda segundo ele, novos bancos devem ser adquiridos para que a igreja possa acomodar os fiéis. O prédio está em reforma desde o dia 9 de abril de 2012 e as obras estão sendo feitas com doações da comunidade. Mario Antunes

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 130 termo nº 3.400. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, II, IV e V do Código Civil Brasileiro, os pretendes. EDNILSON RODRIGUES DE OLIVEIRA e PAULA KELEN RIBEIRO PIRES. Ele, brasileiro, frentista, solteiro, com 23 (vinte e três) anos de idade, natural de Guareí SP, nascido aos vinte e quatro de janeiro de mil novecentos e noventa (24/01/1990), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Lázaro Antunes de Miranda, 367 - Dom Lázaro; filho de EZEQUIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO e DARLENE SIMÕES ALMEIDA RODRIGUES DE OLIVEIRA. Ela, brasileira, auxiliar administrativo, solteira, com 20 (vinte) anos de idade, natural de Cerquilho SP, nascida no dia três de abril de mil novecentos e noventa e três (03/04/1993), residente e domiciliada no município de Tatuí SP, na Estrada Laranjal - Tatuí, Bairro Rio das Pedras; filha de PAULO ROBERTO PIRES e LISETE DE FÁTIMA RIBEIRO PIRES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 15 de Julho de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 131 termo nº 3.401. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, II, IV e V do Código Civil Brasileiro, os pretendes. RODRIGO ALBERTO GIANINA e TAIS NUNES GALVÃO. Ele, brasileiro, artista plástico, solteiro, com 27 (vinte e sete) anos de idade, natural de Laranjal Paulista SP, nascido aos vinte e dois de julho de mil novecentos e oitenta e cinco (22/07/1985), residente e domiciliado em Três Corações, na Rua Saul Brasil, 15 - Vila Jessé; filho de WLADIMIR ANTONIO GIANINA e NEUSA APARECIDA DA SILVA GIANINA. Ela, brasileira, consultora de vendas, solteira, com 21 (vinte e um) anos de idade, natural de Boituva SP, nascida aos vinte e quatro de abril de mil novecentos e noventa e dois (24/04/1992), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Deodoro da Fonseca, 275 - Jardim Alvorada; filha de ANTONIO BENEDITO NUNES GALVÃO e APARECIDA CARDOSO NUNES GALVÃO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 15 de Julho de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Crédito da foto: Diléa Silva

N

a terça-feira (16) foi reinaugurada a igreja de Nossa Senhora do Carmo na Vila do Cruzeiro em Cesário Lange. O prédio passou por ampliação e reforma objetivando um aumento de quase 200 metros quadrados. Para a inauguração da nova igreja, houve procissão com o andor de Nossa Senhora do Carmo percorrendo as ruas do bairro e missa festiva, celebrada pelo bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e Pe. Antonio João Savassa. Após a celebração a comunidade pode participar de uma confraternização no salão de festas, onde foi oferecido, comes e bebes e o tradicional bolo. O evento contou com centenas de fiéis. A procissão e a confraternização contaram com

Por Diléa Silva

Maciel é um dos colaboradores da obra e diz: “A ampliação está sendo feita com as doações que a igreja recebe no dízimo e também com a ajuda das famílias e empresas de Cesário Lange. Há muitos fiéis trabalhando nessa obra. Seja pedindo doações ou doando”. Há quase 40 anos, Maciel se

Política

Nova igreja de Nossa Senhora do Carmo ainda está em fase de construção dedica a comunidade. Em 1984, O projeto de ampliação da liderou a comissão organizada capela de Nossa Senhora do para a construção da capela e Carmo, foi idealizado pelo bispo desde então toma frente em busca Dom Gorgônio. Após celebrar de doações e vendendo rifas para a Missa festiva na Vila do Cruajudar. O esforço dele foi reco- zeiro, em honra a padroeira, ele nhecido através de uma homena- percebeu a necessidade de uma gem feita durante a celebração da igreja maior, devido ao número missa de reinauguração. de participantes que ficaram em

pé no fundo da igreja. O prédio contava com aproximadamente 300 metros quadrados construídos, e comportava pouco mais de 200 pessoas sentadas. Com a ampliação a igreja passou a contar com 484 metros quadrados de área construída e poderá a abrigar mais de 500 pessoas sentadas.

Cesário Lange conta com nova retroescavadeira

Equipamento foi entregue pelo Governo Federal a 178 cidades

O

prefeito Ramiro de Campos esteve em Rio Claro, SP, na sexta-feira (12) para receber do Ministério de Desenvolvimento Agrário uma retroescavadeira. O equipamento foi entregue pelo governo federal a cidades com menos de 50 mil habitantes. Essa etapa da entrega de retroescavadeiras faz parte da distribuição de equipamentos para

3.591 municípios, conforme anúncio feito pela presidenta Dilma Roussef em maio do ano passado. O critério estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário foca o benefício em cidades com menos de 50 mil habitantes que não pertencem a regiões metropolitanas. A medida integra as ações da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimen-

to (PAC 2) e visa melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar. Os municípios beneficiados com os equipamentos entregues em Rio Claro começaram a ser selecionados em junho de 2012. Ao todo, 178 municípios re-

Por Diléa Silva ceberam a retroescavadeira e o investimento ultrapassa os R$ 25 milhões. Até o final do programa, quase R$ 400 milhões serão gastos em 1.385 máquinas para 521 municípios paulistas. Municípios da região beneficiados com a entrega em Rio Claro: Bofete; Cesário Lange; Conchas; Jumirim; Laranjal Paulista; Pereiras e Torre de Pedra.

Livro D-6, Fls. 133 termo nº 3.403. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, II, IV e V do Código Civil Brasileiro, os pretendes. LEONARDO APARECIDO RODRIGUES RUFO e MARIA ELIZA CAROLAINE DE OLIVEIRA MIRANDA. Ele, brasileiro, balanceiro, solteiro, com 21 (vinte e um) anos de idade, natural de Cerquilho SP, nascido aos trinta de julho de mil novecentos e noventa e um (30/07/1991), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Ceará, 535 - Vila Brasil; filho de AMARILDO RUFO e SILVANA DE FÁTIMA RODRIGUES RUFO. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 16 (dezesseis) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascida aos onze de maio de mil novecentos e noventa e sete (11/05/1997), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua pará, 208 - Vila Brasil; filho de CONSTANTINO DE MIRANDA e MARTA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA MIRANDA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 17 de Julho de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Crédito da foto: Comunicação PM

Livro D-6, Fls. 132 termo nº 3.402. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. GLEISON PEREIRA GIRO e LARISSA DE GODOY GOSINO DOS REIS. Ele, brasileiro, membro de ordem religiosa, solteiro, com 30 (trinta) anos de idade, natural de São Carlos SP, nascido aos quinze de junho de mil novecentos e oitenta e três (15/06/1983), residente e domiciliado neste município, na Rod. SP 141, Km 43 - Bairro Turvo; filho de ORLANDO BENJAMIN GIRO e IVANETE PEREIRA LOPES GIRO. Ela, brasileira, enfermeira, solteira, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, natural de São Paulo SP, nascida no dia vinte e três de abril de mil novecentos e oitenta e nove (23/04/1989), residente e domiciliada em São Paulo SP, na Rua Imbiras, 305 - ap. 11 B - Vila Nova Mazzei; filha de MARCIO GODINHO DOS REIS e RITA DE CASSIA PAES DE GODOY DOS REIS . Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 16 de Julho de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Prefeito Ramiro de Campos e o vice-prefeito Ronaldo Pais de Camargo (Dinho) junto ao nova conquista da cidade


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Prefeitura Municipal de Conchas

Rua Minas Gerais, 707- CEP. 18570-000 - Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17 -  (14) 3845-8011 / Fax (14) 3845-8012 email:administracao@conchas.sp.gov.br

AUDIÊNCIA PÚBLICA A Prefeitura Municipal de Conchas comunica a realização de Audiência Pública, para elaboração do Plano Plurianual para o período de 2014 a 2017 e da Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO – 2014. Local de Realização = Prefeitura Municipal de Conchas Horário = 16:00 horas Data = 24/07/2012. Conchas, em 17 de Julho de 2013. Odirlei Reis Prefeito Municipal

Vendo ou troco

BM 2318 ano 95, capado. Telefone (15 ) 9779-6102. Falar com Valdir


JORNAL ALIANÇA

Cidade 05 DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Religião

Educação

Pastoral da Juventude realiza 29º Encontro de Jovens com Cristo

Bolsa mestrado Evento religioso reuniu 36 jovens e doutorado para de 14 a 18 anos em Cesário Lange professores T

Santa Casa de Cesário Lange recebe doações

A

Beneficência Hospitalar de Cesário Lange poderá melhorar o atendimento a população. A fraternidade Saint Germain priorizou a Santa Casa da cidade, oferecendo através de uma série doações, melhorias que incluem novos aparelhos e nova estrutura para entidade. As doações devem dar oportunidades de atendimento de primeira qualidade, principalmente a população menos favorecida. “São gestos como esse que fazem

o mundo ser melhor. De uma forma discreta e coerente com os seus princípios de fraternidade, a Saint Germain tem contribuído de forma efetiva com as instituições que prestam serviços relevantes como esse a sociedade”. Na próxima semana você confere a matéria completa e fica sabendo quais são as melhorias e doações trazidas a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange através da fraternidade Saint Germain e o que faz essa entidade que ajudou a BHCL.

ENGENHO SÃO FRANCISCO LTDA ME torna público que recebeu da CETESB a Licença Prévia e de Instalação N° 6400022 0 e requereu a Licença de Operação para FABRICAÇÃO DE AGUARDENTE DE CANA-DE-AÇÚCAR à SITIO SÃO FRANCISCO S/N, ZONA RURAL, MATO SECO, CESÁRIO LANGE.

RIO DAS PEDRAS INDUSTRIA TEXTIL LTDA., torna público QUE SOLICITOU A CETESB A RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO, sito à RODOVIA CASTELLO BRANCO SP 280, S/N KM 139,2 BAIRRO ALELUIA CESÁRIO LANGE/SP.

vens. De acordo com a PJ, através do EJC o jovem deve se descobrir como pessoa, como tendo valor, consciência e liberdade. O jovem deve descobrir o mundo que está ao seu redor, com seus graves defeitos e sua imensa beleza. E, descobrindo o mundo, encontrar o próximo e com ele conviver,

Crédito da foto: Adones Ferreira

Vila Brasil das 6h às 18h. O encontro de jovens com Cristo é uma realização da Pastoral da Juventude (PJ) de Cesário Lange, movimento ativo da Igreja Católica Apostólica Romana. O EJC é um serviço da Igreja que tem em vista levar Cristo e uma mensagem de esperança aos jo-

Encontristas e dirigentes do 29º Encontro de Jovens com Cristo de Cesário Lange

Política

Cesário Lange recebe R$ 150 mil para obras de infraestrutura

Recursos devem ser destinados a área de infraestrutura da cidade

E

m cerimônia realizada na quarta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes foi assinado um convênio de R$ 150 mil para Cesário Lange, recurso de uma emenda parlamentar do deputado Luiz Carlos Gondim. O evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin e diversos secretários, deputados e prefeitos.

O prefeito de Cesário Lange, Ramiro de Campos, esteve em São Paulo com o vice-prefeito Ronaldo Pais de Camargo e com o vereador Milton Martins e fez questão de agradecer Gondim pela ajuda à cidade. Os recursos serão empregados em obras de infraestrutura. Para o deputado Gondim, que é cidadão cesariolangense desde

setembro de 2011, é uma grande satisfação poder ajudar a população através da administração do Ramiro, que empregará os recursos que poderá beneficiar centenas de pessoas. “Fico muito satisfeito em poder contribuir. Estou à disposição de Cesário Lange e ajudar em seu desenvolvimento”, comentou o parlamentar. A parceria entre o deputado

Da redação Gondim e o município tem resultado em muitas conquistas como: a destinação de um veículo para a cidade, a construção de uma creche através do programa “Creche Escola”, com capacidade para abrigar 150 crianças entre outras conquistas. Dentre os próximos dias, os recursos estarão disponíveis para que o prefeito destine para obras de pavimentação

Crédito da foto: Comunicação deputado Gondim

A

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece a oportunidade para professores, supervisores e diretores da rede estadual de ensino frequentarem cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado com bolsas custeadas pelo governo do estado de São Paulo. Os professores interessados devem fazer o cadastro no site do programa Mestrado & Doutorado até o dia 12 de setembro e os projetos aprovados conquistam benefícios mensais de R$ 1,3 mil (Mil e trezentos reais) para matriculados em mestrados e R$ 1,6 mil (Mil e seiscentos reaisi) para doutorados. O programa de bolsas, que já teve investimento de cerca de R$ 64 milhões (Sessenta e quatro milhões de reais), integra o plano de Formação Continuada de Educadores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (Efap), da Secretaria Estadual de Educação. Para participar, o servidor da Educação precisa atender a alguns critérios, como por exemplo escolher cursos de Mestrado e Doutorado voltados à disciplina ministrada em sala de aula ou que abordem o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Saiba quais são os critérios para participar da seleção para bolsas de mestrado e doutorado:

Da redação • Tem que ser titular de cargo efetivo; • Ter sido considerado estável nos termos da Constituição Federal; • Ser portador de licenciatura plena; • Estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual de educação; • Ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na disciplina do cargo ou em educação; • Enquanto receber o benefício da Secretaria da Educação, não usufruir de nenhum tipo de bolsa concedida por órgão público; • Não ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos; • Não se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de função/emprego públicos; • Estar pelo menos cinco anos distante da aposentadoria, quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, no caso de doutorado; • Autorizar no respectivo termo de compromisso que a Secretaria da Educação torne pública a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral.

rinta e seus jovens entre 14 e 18 anos de idade participaram no domingo (14), da 29ª edição do Encontro de Jovens com Cristo de Cesário Lange. O encontro aconteceu no prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Honório Roque de Miranda Torres” na

Da redação ajudando-o e nele se apoiando. Deve compreender a necessidade de valores absolutos e de um Ser Supremo que está por trás desses valores. E, assim compreendendo, encontrar Cristo e, através Dele, ver e alcançar a Deus. É o encontro da juventude com a Fé e a Igreja de Cristo.

Prefeito Ramiro de Campos, deputado Luiz Carlos Gondim, vereador MIlton Martins e o vice-prefeito Ronaldo Pais de Camargo (Dinho)


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Boituva

Capela do Alto

Crianças do município participam do Projeto Bombeiro Mirim

Mais de 60 participantes iniciaram Guarda reforça as aulas na última semana fiscalização no uso do cerol N nhada pelos pais. De acordo com o comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Boituva sargento Augusto Cesar Sitta, as atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 26 de julho. As aulas serão ministradas em dois turnos, de manhã e a tarde

com turmas de trinta alunos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o projeto “Bombeiro Mirim” tem a finalidade de desenvolver nos participantes, a cidadania, e a disciplina. Durante as aulas, é ensinado como prevenir acidentes domésticos, incêndios e ainda noções primeiros socorros.

Crédito da foto: Comunicação PM

a segunda-feira (15), teve início às atividades do projeto Bombeiro Mirim em Boituva. Mais de 60 participantes, com faixa etária entre 9 e 12 anos, estiveram na base do Corpo de Bombeiros de Boituva para a aula inaugural que pode ser acompa-

Da redação O projeto também incentiva a prática de atividades físicas e esportivas, através de brincadeiras e outras atividades lúdicas. O propósito do projeto é formar gerações que sejam comprometidas com a segurança, com a saúde e com o bem estar da sociedade em todos os seus aspectos.

Mais de sessenta crianças entre 9 e 12 anos de idade estão participando do Projeto Bombeiro Mirim em Boituva

Cerquilho

Cidade realizou mais uma formatura da Escola Técnica Estadual

A

Guarda Civil do município de Capela do Alto reforçou nesse período de férias a fiscalização no uso do cerol. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, desde o ano de 2012, a GCM intensifica a fiscalização através do projeto “Férias sem Cerol”, a iniciativa visa combater o uso de cerol, que além de ser crime coloca em risco a vida de ciclistas e motociclistas. O projeto “Férias sem Cerol” quer fazer da brincadeira de soltar pipa, um momento de recreação e lazer, sem correr riscos pelo uso do “cerol”, devido ao seu alto poder corte. O comandante da guarda municipal de Capela do Alto, Francisco Carlos Severino pede aos pais que oriente seus filhos. “Tomem conhecimento das brincadeiras de seus filhos e falem do risco que é o uso de cerol”, disse o comandante. Fique atento as dicas: Não solte pipa em dias nublados e de chuva, principalmente se houver relâmpagos; Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos e procurem locais abertos como praças e parques para a prática da atividade; Não se deve subir em lajes e telhados para brincar com pipa ou outro brinquedos, pois o risco de quedas é muito grande; Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar de costas para observar as evoluções do pipa no céu, pode ter algum

mônia de formatura aconteceu na segunda-feira (15) na própria escola técnica. O evento contou com a presença do Prefeito Antonio Del

Ben Junior, além da professora de Habilidades Gerais, Cecília Rinaldi Tavares, da professora de Habilidades Específicas, Ângela Maria Sebastião Nardin, da co-

Campanha fiscaliza e pune pelo uso do cerol em Capela do Alto

Guareí

Município adere ao novo projeto “Água é vida”

O

Prefeito do Município de Guareí, João Momberg, esteve em audiência com o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Doutor Edson Giriboni, no dia 03 de Julho de 2013 para Assinatura Crédito da foto: Comunicação PM

V

inte e cinco alunos de Cerquilho formaram-se em técnicas de vendas pela Escola Técnica Estadual (ETEC) do município. A ceri-

Da redação ordenadora da Via Rápida, Vânia Aparecida Rinaldi. A cerimînia contou ainda com a presença de familiares e dos amigos dos formandos.

buraco ou pista. O uso de cerol é crime, sujeito a multa. Denuncie através dos telefones 190 ou 199. Lei do Cerol- Vale para todo o Brasil O adolescente flagrado utilizando o cerol em sua linha poderá ser encaminhado para a delegacia, juntamente com os pais, para ser lavrado o ato infracional, baseado no artigo 132 do Código Penal, que discorre sobre o ato de colocar a vida de outra pessoa em perigo. Como é inimputável, o menor não será penalizado. Os pais, porém, podem ser qualificados no artigo 249 do (ECA) Estatuto da criança e adolescentes por descumprimento do dever pátrio poder, ou seja, por ter permitido que seus filhos brinquem com substâncias perigosas. Como penalidade, terão de pagar uma multa que pode variar de três a 20 salários de referência. Dependendo do caso, o menor poderá ser também penalizado com medidas socioeducativas. Se a linha cortante conseguir matar, o crime passa a ser homicídio. A lesão corporal, crime previsto no artigo 129, prevê pena de detenção de três meses a um ano de detenção. Já o crime de homicídio prevê a pena de reclusão de seis a 20 anos. Perigo para a vida ou saúde de outrem - artigo 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, ou crime de homicídio previsto no artigo 121 do Código Penal.

Crédito da foto: Divulgação

Vinte e cinco alunos formaram-se em técnicas de vendas pela ETEC

Da redação

Alunas formadas exibem o diploma de Técnico em Vendas

Da redação de Termo Aditivo referente ao Convênio 30/2012 - Programa Água é Vida. Este objeto prevê a instalação de 78 Unidades Sanitária Individual para tratamento de esgoto unifamiliar na comunidade Vileta/Lemes.


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Iperó

Laranjal Paulista

CDHU faz vistoria em terreno da cidade

Caminhão tomba Duzentas casas populares devem e interdita acesso ser construídas perto da Vila Zalla a Sorocaba U

A

programa. O prefeito Heitor Camarim Junior, o secretário de planejamento e desenvolvimento urbano Douglas Fieri Rodrigues Machado e o vereador Carlos Rossi, acompanharam a visita do arquiteto Erick Rodrigues de Almeida e

da Engenheira Civil Daniela Más Butzer na inspeção do terreno. O terreno onde as casas devem ser construídas conta com mais de 70 mil metros quadrados e está localizado próximo à Vila Zalla, com frente para a Rua Lázaro Pires. De acordo com a prefeitura,

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Rafael Prin

o tentar desviar de uma carreta que invadia a pista no sentido contrário, um caminhão tombou na sexta-feira (5) na estrada que liga Iperó a cidade de Sorocaba. O acidente ocorreu por volta das 9h40 e os dois sentidos da via

Da redação permaneceram interditados até o meio-dia Três pessoas estavam no veículo que tombou. O motorista saiu ileso do acidente, mas as outras duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital Regional, em Sorocaba.

ma equipe de vistoria técnica da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) esteve na quinta-feira, 4 de julho, em Laranjal Paulista para avaliar o terreno onde devem ser construídas as casas populares do

Da redação o local foi escolhido por estar próximo de escola, posto de saúde, sistema de distribuição de água e gás natural. O terreno também está próximo da área comercial da Vila Zalla e da alça de acesso à Marechal Rondon. Até duzentas casas podem ser construídas.

Caminhão foi retirado quase três horas depois do acidente

Bofete

Carros capotam Jumirim Município recebeu serviços do SEBRAE móvel com o peso da Veículo adaptado como escritório carga ilegal itinerante atendeu empresários Autoridades municipais e técnicos do CDHU vistoriam terreno onde poderão ser construídas 200 casas populares

A

Unidade Móvel do Sebrae esteve no município de Jumirim nos dias 4 e 5 de julho (quinta e sexta-feira). O veículo adaptado como escritório itinerante teve o

intuito de aproximar as soluções e os produtos que a organização oferece aos pequenos empreendedores. Além de prestar assessorias de forma gratuita. A Secretária de Planejamento

Marina Carniel agradece á todos os participantes, em especial ao Prefeito Ademir do Nascimento e a Primeira dama Rosangela Gama do Nascimento pela colaboração e também ao Secretário de Espor-

Da redação tes Márcio Mendes pelo espaço cedido. Marina também complementa que no segundo semestre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico estará com novidades.

Crédito da foto: André Godinho

Crédito da foto: Comunicação PM

D

ois veículos, cada um com cerca de R$ 30 mil em mercadorias, capotaram na madrugada desta segunda-feira (15) na rodovia Castello Branco (SP-280), próximo ao município de Pardinho (SP). De acordo com informações da Polícia Rodoviária de Botucatu (SP), os dois carros da mesma cor e modelo seguiam no sentido São Paulo com cerca de 2 mil relógios trazidos do Paraguai. Por volta das 4h30, os dois veículos capotaram no mesmo horário, mas em locais diferentes, um no km 183 da rodovia, que fica no perímetro do município de Bofete, e outro no km 204, em Itatinga, na rodovia Castello Branco, ou seja, 20 quilômetros de distância um do outro. No local dos acidentes, muitos pedaços de relógios ficaram

Da redação espalhados na pista. Os policiais encontraram a mercadoria ilegal quando foram atender a ocorrência e, conforme investigações preliminares, a polícia suspeita que o excesso de peso tenha causado o acidente, já que a carga pode ter passado de duas toneladas e um dos eixos do carro estava quebrado. Ainda segundo a polícia, um dos motoristas, de 31 anos, foi preso, mas o outro conseguiu fugir e ainda não foi localizado. De acordo com um dos suspeitos, a mercadoria seria levada para São Paulo (SP) era avaliada em mais de R$ 60 mil. O motorista preso e a carga foram levados para a Polícia Federal de Bauru (SP). O homem, que já tem passagens pela polícia, vai responder a inquérito por descaminho. A polícia fez buscas pelo segundo suspeito.

Mais de 4 mil relógios do Paraguaí foram apreendidos

Prefeito de Jumirim Ademir Nascimento esteve visitando os serviços do SEBRAE móvel no município


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Tatuí

Porangaba

Fundo Social de Solidariedade do município abre inscrições para novo curso

Aulas do curso de babá e baby Site da câmara sitter começam no mês de agosto municipal está funcionando E

stão abertas as inscrições para o curso de capacitação para babá e baby sitter. As 20 vagas podem ser preenchidas até o próximo dia 31 de julho. O curso terá duração de dois meses, com aulas todas as terças-feiras, das 19h às 21h. O início está programado para o próximo dia 13 de agosto, no espaço Doce Lar, que fica na Travessa Godoy Moreira, 217, Vila Esperança. As aulas serão ministradas por

profissionais da saúde e educação infantil. Farão parte do grupo a psicóloga Maria Bernadete Zillo, o médico pediatra José Toledo Botelho, a enfermeira Gisele Miranda, a nutricionista Roberta Lourenço e as professoras Flaviana Romagnolo e Rosa Holtz de Camargo Barros, que é responsável pela gestão do projeto. “Este curso é muito bom e completo, pois ensina as alunas como cuidarem corretamente das crianças. Os profissionais

são excelentes e possuem grande experiência em suas respectivas áreas, que envolvem ainda conceitos de alimentação e higiene infantil”, explicou a coordenadora geral do curso. Doce Lar O Projeto Doce Lar oferece também capacitação para empregadas domésticas e diaristas. No espaço, uma casa montada e mobiliada serve como base prática para o dia a dia da profissão. As aulas ensinam a cuidar corre-

Da redação tamente e detalhadamente todos os cômodos de uma casa. A grade curricular pretende também enfatizar o cuidado com o jardim e a possibilidade de se ter e cuidar de uma horta no próprio quintal. A novidade fica por conta do quarto do bebê, que funcionará também com amparo para capacitação do curso de babás e baby sitters. A formatura da primeira turma do ano de domésticas e diaristas aconteceu no último dia 5 de julho.

J

á está em operação o novo site da Câmara Municipal de Porangaba. Agora sob responsabilidade da empresa WEBLINE SISTEMAS, o serviço está muito mais dinâmico e abrangente. “Isso vai proporcionar uma aproximação cada vez maior entre Legislativo e a população. O novo projeto foi minuciosamente estudado visando atender à

Da redação pesquisa dos interessados”, disse o presidente. No site todos os assuntos ligados ao Legislativo de Porangaba serão encontrados de forma detalhada, inclusive os fatos históricos. “Estou muito satisfeito pelo serviço ser cada vez mais procurado pela população. É uma demonstração de interesse do povo pela Câmara Municipal de Porangaba”, disse o presidente.

Layout do site da câmara de Porangaba

Casa “Doce Lar” onde são realizadas as atividades e cursos relacionados as atividades domésticas

Tietê

Representantes da região do médio Tietê participam de Conferência Cultural

Juntos por um modelo de gestão cultural regional foi o tema do dia

C

região do Médio Tietê, tais como Tietê, Cerquilho, Guareí, Jumirim, Laranjal Paulista, Rafard, Capivari, Conchas, Boituva, Iperó, Saltinho, Elias Fausto, Porto Feliz, Cesário Lange, Quadra, Tatuí e Mombuca. O Secretário Municipal de Cultura de Tietê, Luiz Sandei, abriu a Conferência cumprimentando os presentes e destacou a impor-

tância de valorizar os artistas da região. Durante o evento foram realizadas palestras com Weliton Fernandes, representante da JSN que apresentou um diagnóstico cultural da região, Edmilson Sete, Secretário Geral do Consórcio Intermunicipal Culturando e Diretor da AGCIP, Valério Bemfica, representante regional do Mi-

Da redação nistério da Cultura e finalmente Fredirico Roth. David Pereira, Secretário de Administração, representou o prefeito Manoel David. A Secretária de Turismo, Lyria Pasquali, também marcou presença. A conferência contou ainda com votação da proposta final, eleição de delegados para a etapa estadual e apresentação musical.

Crédito da foto: Comunicação PM

om o tema “Juntos por um modelo de gestão Cultural Regional: Desafios e Avanços para a Microrregião” o município de Tietê sediou a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento aconteceu na quinta-feira (11) no Salão Nobre da prefeitura de Tietê e reuniu representantes dos municípios da

Representantes da região do médio Tietê participam da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Professor de Teatro ganha curso de férias

O

professor e diretor da Cia Teatral Quatro Cantos da cidade de Quadra, participou na primeira semana de julho do curso de férias no Teenbroadway – Brasil na cidade de São Paulo. A oportunidade foi dada ao professor através da parceria da prefeitura de Quadra junto às secretarias municipais de Cultura e Educação. O curso de férias “Teenbroadway” é voltado aos grandes Musicais da Broadway que vem tomando cada dia mais espaço nos palcos brasileiros. A escola TEEN é responsável por diversos musicais e encaminhamento de atores para os grandes musicais de São Paulo e Brasil onde apresenta diversas técnicas de Música, Danças, Canto e interpretação. “Foi uma semana de grande aprendizado e conhecimento. Pude adquirir e conhecer sobre essa grande febre que tem ocorri-

Da redação do nos palcos brasileiros. Podendo assim proporcionar aos nossos jovens atores e atrizes de Quadra, técnicas, formas e meios de se produzir um musical. O segredo do sucesso é estar em continua busca de novos desafios, técnicas e meios de se fazer um teatro de qualidade para o público, nunca se acomodar. Gostaria de agradecer a Administração Municipal da cidade de Quadra através do Prefeito Carlão por permitir essa oportunidade que com certeza será de grande valia ao grupo”, comentou Sulivam. No próximo dia 23, o grupo teatral se apresenta no 6º Festival Estudantil de Teatro Balaio das Artes na cidade de São José dos Campos com dois espetáculos. O infantil, “A Grande Viagem ao Coração” e o adulto, “Os Sete Gatinhos – genérico”. Em agosto a companhia já tem apresentação marcada na capital São Paulo.

Crédito da foto: Arquivo pessoal Benemari Sulivam

Crédito da foto: Comunicação PM

Quadra

Secretária de educação Iolanda Campos, Benemari Sulivam e a secretária de cultura Maria Regina


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Prefeitura Municipal de Conchas

Rua Minas Gerais, 707 - Cep. 18570-000- Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17   (14) 3845-8011 PAÇO MUNICIPAL PREF. ANIVALDO LOPES CONVOCAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS SP vem através desta, CONVOCAR os classificados a partir da 5ª colocação do Concurso Público de Enfermeiro Consultante, Edital 03/2011, para contratação por prazo determinado (06 meses).

A atribuição se dará no dia 24/07/2013 às 14:00 hs, na Prefeitura Municipal de Conchas SP, sita Rua Minas Gerais 707 – Centro, setor de Recursos Humanos.

Informamos que esta convocação também foi realizada através de endereço de e-mail, fornecidos no ato da inscrição do concurso, ressaltando que a ausência caracterizará a automática desistência ao contrato oferecido. Conchas, 15 de julho de 2013 PREFEITURA MUN. DE CONCHAS-SP Alessandro Alves da Costa Encar. Recursos Humanos

PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE / SP QUADROS DEMONSTRATIVOS DA APLICAÇÃO NO ENSINO 2º TRIMETRE DE 2013

QUADRO Receitas de impostos e transferencias

R$

12.517.642,34

total de receitas Aplicação mínima exigida = 25%

R$ R$

12.517.642,34 3.129.410,59

Despesas com recursos próprios

exclusão dos rend. financeiros da c/arrec.ensino

762.576,85 134.871,35 493,57

TOTAL DESPESAS DO ENSINO REC.PRÓPRIOS

R$

896.954,63

Total despesas do ensino Infantil - (12.365)

DESPESAS COM PROF. MAGISTÉRIO (60%) DESPESAS MANUTENÇÃO (40%) VALOR RECEITA APLIC.FINANCEIRA - FUNDEB VALOR DA RECEITA REDUTORA FUNDEB

empenhadas

R$ R$ R$

Total despesas do ensino Fundamental (12.361)

CÁLCULO DA PARCELA EMPENHADA GANHO LÍQUIDO (PLUS APLICADO)

PARCELA DO GANHO LÍQUIDO (PLUS APLICADO)

R$ R$ R$

5.912.784,70 5.617.145,47 3.547.670,82

Despesas c/prof.magistério

R$ R$

2.575.969,80 2.575.969,80

43,57%

R$ R$

2.584.451,32 2.584.451,32

43,71%

exclusão dos gastos c/aplic.financeira

R$ R$

5.160.421,12 14.255,45

TOTAL DESPESAS DO FUNDEB CONSIDERADAS

R$

5.146.165,67

Desp.c/manut.ensino considerada Total geral de aplic.recursos do FUNDEB

Valor faltante p/aplic.do mínimo de 95% no exercício Valor para aplicação no 1º trimestre/2014 - parcela diferida

R$ R$

456.724,35 295.639,24

R$

3.007.817,79

IMPOSTOS PRÓPRIOS Imposto Predial Imposto Territorial Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Recursos recebidos + aplic.financeira Aplicação mínima exigida no exercício = 95% Aplic.mínima exigida prof.Magistério = 60%

Despesas c/manutenção do ensino

-R$

2.575.969,80 2.584.451,32 -14.255,45 2.138.347,88

RECEITAS P/ CÁLCULO EDUCAÇÃO

FUNDEB

Despesas c/prof.magistério considerada

R$ R$

R$ R$ R$ R$ R$ R$

180.841,95 121.158,61 101.343,51 1.162.484,73 166.307,39 1.732.136,19

R$ R$ R$ R$ R$ R$

464,79 444,82 20.217,86 67.081,18 5.556,66 93.765,31

R$ R$ R$ R$

5.258.677,18 1.304,83 21.556,69 5.281.538,70

R$ R$ R$

4.204.114,72 1.172.705,31 33.382,11

R$

5.410.202,14

R$

12.517.642,34

MULTAS - DÍVIDA ATIVA Multa/Juros s/ IPTU Multa/Juros s/ ISS Multa/Juros s/ Dívida Ativa de Impostos Dívida Ativa s/ IPTU Dívida Ativa s/ ISS

87,28% TRANSF. UNIÃO 7,72% 5,00%

Fundo de Participação dos Municípios - FPM Imposto Territorial Rural - ITR Transferência Financeira da Lei Compl. 87/96

CÁLCULO DO PERCENTUAL APLICADO NO ENSINO - ART 212 DA C.F. TRANSF.ESTADO

TOTAL DESPESAS DO ENSINO REC.PRÓPRIOS

R$

896.954,63

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA

TOTAL DESPESAS DO FUNDEB CONSIDERADAS

R$

5.146.165,67

TOTAL GERAL DAS DESPESAS CONSIDERADAS

R$

6.043.120,30

( - ) Parcela empenhada do ganho líquido (plus aplic.)

R$

3.007.817,79

Percentual considerado aplicado no ensino

R$

3.035.302,51

IPI Exportação

TOTAL

24,25%


JORNAL ALIANÇA

10 Esportes DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Karatê

Futebol

Jumirim foi campeão masculino nos Jogos Regionais 2013

Equipes da cidade conquistaram Morro Vermelho 10 medalhas na classificação geral vence de virada o Zambianco A do pela cidade de Votorantim. A disputa foi encerrada na sexta-feira (12). Consagrando Jumirim como campeã entre as dezessete cidades que competiram na categoria masculina e ter-

ceiro lugar entre as doze cidades na feminina. Com a vitória a equipe masculina ficou automaticamente classificada para os Jogos Abertos do Interior.

Crédito da foto: Comunicação PM

s equipes masculina e feminina de karatê de Jumirim conquistaram seis medalhas de ouro, um de prata e três de bronze no 57º Jogos Regionais que esse ano foi sedia-

Da redação Os atletas que participaram dos Jogos são alunos e ex-alunos do Professor Alziro Cesarino que foi técnico das equipes e teve como auxiliar o professor de Karatê Mateus de Melo Alves.

Equipes masculina e feminina que representaram a cidade de Jumirim no 57º Jogos Regionais

Capoeira

Laranjal Paulista conquistou ouro nos Jogos Regionais

Capoeiristas laranjalenses foram destaques na categoria leve e médio

A

participação de Laranjal Paulista nos 57° Jogos Regionais de Votorantim foi marcada por três medalhas de ouro. No Tênis de Mesa, a equipe da Sejel encerrou a sua

participação na quarta colocação, com destaque para a conquista da medalha de ouro na modalidade Dupla, com Anderson e Filipe. Na Capoeira obtivemos duas medalhas de ouro: na categoria

Peso Leve com Henrique Vaz de Moura, e no Peso Médio com José Alberto Alves Lima, o “General”. O Futebol Masculino faz ótima campanha, estando na semifinal contra a equipe de Araçoiaba

Da redação da Serra, após bater a equipe de Tatuí por 1 a 0. No quadro geral, Laranjal Paulista ocupa a 16ª posição. Os Jogos Regionais de Votorantim aconteceram do dia 8 até o dia 14 d ejulho.

N

o sábado (13), o Esporte Clube Morro Vermelho realizou mais um amistoso contra o Zambianco Futebol Clube de Tietê, no campo do adversário. A partida: Após o Morro sair perdendo, Duda marcou o gol tocando na saída do goleiro adversário depois de um passe de Rodrigo. Após outro gol sofrido, Duda empatou a partida em cobrança de pênalti. O Morro levou 2 gols em falhas da defesa, terminando em 4 x 2 no primeiro tempo para o Zambianco. No segundo tempo, o Morro voltou com tudo e Douglas após se livrar de três marcadores tocou

Passa Três joga com o Clube dos 30 em Boituva

O

Passa Três Futebol Clube jogou em Boituva contra o Clube dos 30 no sábado (13) e empatou o jogo em 1x1. Com esse resultado o P3 chegou ao décimo segundo jogo seguido sem derrotas. Essa invencibilidade é inédita no clube e a cada jogo a façanha vai só aumentando. Não é só a qualidade dos craques passatrienses responsável por isso, é também a garra, a determinação, a sede por vitórias, o coração no bico da chuteira que é visível nos jogos que não foram fáceis, são adversários de alto nível que o P3 enfrentou como um gigante. O gol do Passa Três contra o Clube dos 30 foi anotado por Manoel Jason. Depois de uma

Crédito da foto: Comunicação PM

Por Mauro Antunes série de troca de passes, ele foi lançado, na corrida ganhou dos marcadores, sobrou ele e o goleiro e por cobertura marcou um dos gols mais bonitos do P3 neste ano. No sábado anterior (06/07) o P3 jogou em Pereiras contra o Amigão e empatou pelo mesmo placar de 1x1, com gol anotado por Borel. Depois desses dois jogos o Passa Três apresenta o balanço de oito vitórias e quatro empates. Jogaram pelo Passa Três Futebol Clube nesses jogos os craques: Lagoa, André, Juninho da Bila, Jefinho, Diogo, Borel, Bruno, Colina, Genaldo, Luciano, Neguinho, Rodrigo Bah, Weder, Manoel Jason, Jô, Romeu, Dica, Daniel, Douglas, o Técnico Odil e o assistente Ferrugem.

Tietê é vice campeão da Copa Regional

N

Mané, Henrique Vaz de Moura, José Alberto Alves de Lima “General” e o secretário de esportes Almir Molon

Por Reginaldo Paezani na saída do goleiro. Após passe de Duda, Douglas empatou a partida. Após passe de Paulinho, Douglas virou a partida. Em outra boa jogada, após “deixadinha” de Fernandinho, Douglas fez 6 x 4. Fernandinho em bela cobrança de falta fez o sétimo gol. No final da partida após passe de Duda, Douglas finalizou a goleada de virada em 8 x 4. Gols: Douglas (5), Duda (2) e Fernandinho. O Morro Vermelho entrou em campo com a seguinte escalação: Jeremias, Bruno Volpato, João Francisco (André Felipe), Jú Bigorna e Kauê, Sorriso, Rodrigo, Duda e Paulinho, Fernandinho e Douglas.

o último sábado, 29, a equipe de futebol Sub20 da Secretaria de Esportes de Tietê jogou a partida final da II Copa Regional contra a equipe de Tatuí. Foi um jogo muito disputado, com Tatuí marcando o primeiro gol e o atleta tieteense Jean empatando para Tietê através de pênalti. No segundo tempo, após vacilo da equipe tieteense, a equipe visitante fez 2 a 1 e logo em seguida, após outra falha individual fez o terceiro gol. Tietê correu atrás do prejuízo e conseguiu diminuir fazendo o segundo gol com Diógenes, mas no finalzinho Tatuí fechou a conta fazendo o quarto gol. O resultado

Da redação final foi 4 a 2 para Tatuí, deixando Tietê com o vice-campeonato. O terceiro lugar ficou com Boituva que venceu Iperó por 2 a 0. Os jogos foram realizados no Estádio Municipal do ginásio “Acácio Ferraz” em Tietê. Esse tipo de campeonato pré-regionais serve para, além de preparação das equipes, fazer com que os atletas ganhem experiência e cheguem mais preparados para os Jogos Regionais. O grupo de Tietê nos Jogos Regionais será formado por Angatuba, Juquiá e Salto. Ainda não foram divulgadas as datas e horários dos jogos. Tietê estreia no domingo dia 07.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 21 DE JULHO DE 2013

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Viva adiantado Um dos mais simples e maiores segredos das pessoas de sucesso é que elas estão sempre adiantadas. Elas vivem adiantadas no tempo, no conhecimento, na vontade, na organização. Elas não vivem atrasadas e por isso não são estressadas e surpreendem as outras pessoas com a sua calma, com a sua capacidade de fazer muitas coisas, com o seu equilíbrio. Conheço pessoas que vivem esbaforidas, estressadas, sempre correndo, sempre atrasadas. Vejo pessoas desesperadas nos aeroportos, nas filas, nos bancos, nas empresas e até ao fazer uma

simples compra num shopping. Esse estresse todo é devido ao fato de estarem sempre correndo atrás do tempo em vez de dominarem o tempo, de fazer o tempo trabalhar a seu favor e não contra. Vejo pessoas que chegam atrasado em seus empregos. Não consigo chegar no horário, me disse uma funcionária. Chego sempre 10 minutos atrasada todos os dias, completou. Ora, se ela chega todos os dias 10 minutos atrasada, seria muito fácil resolver o problema: bastaria sair de sua casa 15 minutos antes. Esses pequenos atrasos irritam

Jornalista Fernando F. Siqueira a própria pessoa e aquelas com quem ela convive. Vejo pessoas fazendo loucuras no trânsito por estarem atrasadas. Desesperadas com o celular na mão para avisar de seu atraso é como vivem aqueles que não têm o hábito de viver adiantado. Além de tudo, boa parte dos acidentes é causada pela pressa, pela falta de atenção, pela correria, pelo estresse causado pelo atraso, pela desorganização do tempo. Muitos me dirão que vivem atrasados por não terem tempo. A essas pessoas quero lembrar que o dia tem 24 horas para todo

Refletindo tinuariam Sua missão. Ao subir ao Céu acreditou neles e não se preocupou se dariam conta ou não. Jesus não tinha a mania de pensar que depois dele tudo acabaria. A confiança que teve foi uma grande força para os apóstolos que associaram a si outros que continuassem a missão. A missão dos apóstolos e daqueles que estavam com eles, continuou a missão de Jesus. Há uma identidade de missão. A Ascensão de Jesus e o envio do Espírito estão voltados para a missão. O final do evangelho de Mateus diz: “Ide, portanto, e fazei que todas as povos se tornem discípulos... ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenai. E eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28,18-20). Não só envia, mas lhes entrega sua missão. Como Jesus confiou aos apóstolos a missão, estes confiaram a mesma missão aos que creram em Jesus. É difícil desenhar as primeiras comunidades. O que

havia para os primeiros cristãos para viver a fé e estabelecer as comunidades? Não havia uma estrutura, nem os textos do evangelho como temos. Por serem humanos tinham problemas, mas Paulo pregava, organizava as comunidades e colocava responsáveis a sua frente. Dirigia essas comunidades através de cristãos mais preparados e escrevia cartas, das quais nos chegaram algumas. Lemos pelas cartas de Paulo, sobretudo aos Romanos 16, como os cristãos assumiam a vida da Igreja. Imaginemos isso no mundo pagão, sem a tradição judaica. Criaram a Igreja como nos narram os Atos dos Apóstolos: “Assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do Pão e às orações”(At 2,42). Os colaboradores, que chamamos de leigos, tanto homens como mulheres tinham essa firmeza e grande esperança na Ressurreição de Jesus. Não demorou muito a vir a perseguição.

Comunicação de um grupo que “impõe” poderes que obrigatoriamente deveriam ser seguidos. Não! E é só o começo! Não podemos permitir que direitos conquistados em favor das minorias, de pessoas que buscam a dignidade do transporte de qualidade com valor correto, de políticos que tenham sim seu salário pago de forma correta, limpa, de profissionais de diversas áreas que tenham seus anos de estudos merecidamente pagos por um salário que faça jus a tanto esforço, de pessoas que desejam estar juntas a outras, formar família, ter direitos reconhecidos, só com o seguinte intuito: se realizar-se na felicidade com o outro. E tudo isso, em sua essência foi buscado de forma pacífica. Na raiz disso tudo, está a Paz que o mundo precisa. Não o caos da bagunça, da destruição, de lastros de violência por pessoas que insistem que “paz” está no meio disso aí. Não! Não! Ficamos com a parte da paz e nos basta. Com alegria, receberemos este mês em nosso país, uma personalidade pública, poder político, mas muito mais que isso tudo, sinal de Deus nesta terra, o Chico, Papa Francisco. Sinal de Humildade, amor ao povo e que vem mostrar,

Louvamos e agradecemos a Deus pela maravilhosa contribuição dos cristãos leigos na história da Igreja. Em tantos lugares foram eles que introduziram a fé e mantiveram a vida da comunidade. Somente depois chegaram os ministros ordenados. O Concílio Vaticano II retomou esta riqueza. Na América Latina, foi grande o empenho para que os leigos assumissem seu lugar de evangelizadores e promotores das comunidades. Os documentos de Medellin, Puebla e Aparecida foram fortes na chamada dos leigos à missão. Infelizmente há um retorno ao clericalismo personalista no qual o protagonismo dos leigos é colocado de lado. Devemos continuar a buscar o lugar para todos: homens e mulheres, jovens e crianças. Todos são chamados a ter seu nome escrito no Céu, pois o escreveram com as tintas de sua dedicação. Que as esperanças de uma Igreja sempre nova se realizem.

Tiago José Vieira de Miranda

A Paz da Carroça Cheia Começo o texto com a seguinte indagação a todos nós: Quem de nós num determinado momento da vida, já levou uma “pedrada” de alguma pessoa que oportuna ou importunamente gostaria de nos atingir? Incrível como num mundo cada vez mais globalizado onde a informação corre de forma tão rápida as pessoas ainda se prendem a coisas e detalhes tão pequenos: tentar ferir a dignidade das pessoas, de forma verbal e física muitas vezes. Dói ver o preconceito ser tão grande, o coração ser ocupado por tanta ociosidade que leve as pessoas a olhar para as outras com tanto preconceito e de forma tão pequena como se não merecessem a dignidade de poder tocar suas vidas com seus valores e princípios. Algumas pessoas deixam-se atingir pelo “recalque” (como diria um amigo muito próximo) das outras pessoas, mas cabe a nós impormos nosso valor e mostrar a que viemos a esse mundo. Saliento que vivemos (ainda bem) que a sociedade vem acordando para os bons valores! As pessoas não estão se permitindo acomodar em suas poltronas e deixar a vida passar como se fossem meras marionetes

mundo. Ninguém tem uma hora a mais ou a menos. Não é possível que você ou eu sejamos as pessoas mais ocupadas do mundo. O que, com certeza, nos falta, é organizar melhor o nosso tempo e encarar a verdade de que viver atrasado se tornou um grande vício do qual não temos tido vontade de nos livrar. Aprenda a viver adiantado e você se surpreenderá; como o dia passará a render mais e o quanto você encantará as pessoas com a sua calma, tranquilidade, equilíbrio, temperança e, por que não dizer, com a sua alegria.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Continuando uma missão

“O senhor padre é que sabe!” É uma expressão que ouvia quando trabalhava em Angola. Certamente foi assim ensinado. Às vezes reclamamos do povo que não assume, mas foi ensinado assim. Em uma comunidade humilde, o padre tinha que saber de tudo. Da necessidade passou-se a um poder. Poder não se entrega tão facilmente. Jesus não tinha sede de poder, pois não só se pôs a serviço, dizendo que estou entre vós como Aquele que serve (Lc 22,27), mas não se apegou a ele dentro do grupo apostólico. Foi capaz de colocar colaboradores junto de Si e convidou outros para a mesma missão, como no caso dos setenta e dois discípulos. Eles iam à frente para todos os lugares por onde Ele deveria passar. Ele os instruiu, mas os resultados não foram tão grandes assim. A compreensão só viria depois, com a vinda do Espírito Santo. Vemos como Jesus lidera. Seu poder está em acreditar que os seus frágeis discípulos con-

Sucessão

mais uma vez, que é a vez do Brasil de lutar por um mundo assim, simples, fácil, melhor, de Deus, pois onde Ele está o Amor se faz presente. Termino hoje com essa historinha que vem ressaltar a importância de mantermo-nos sempre carregados das melhores coisas em nossa vida. A carroça vazia Uma das grandes preocupações de nosso pai, quando éramos pequenos, consistia em fazer-nos compreender o quanto a cortesia é importante na vida. Por várias vezes percebi o quanto lhe desagradava o hábito que têm certas pessoas de interromper a conversa quando alguém está falando. Eu, especialmente, incorria muitas vezes nesse erro. Embora visivelmente aborrecido, ele, entretanto, nunca ralhou comigo por causa disso, o que me surpreendia bastante. Certa manhã, bem cedo, ele me convidou para ir ao bosque a fim de ouvir o cantar dos pássaros. Concordei, com grande alegria, e lá fomos nós, umedecendo nossos calçados com o orvalho da relva. Ele se deteve em uma clareira e, depois de um

pequeno silêncio, me perguntou: – Você está ouvindo alguma coisa além do canto dos pássaros? Apurei o ouvido alguns segundos e respondi: – Estou ouvindo o barulho de uma carroça que deve estar descendo pela estrada. – Isso mesmo... É uma carroça vazia... De onde estávamos não era possível ver a estrada e eu perguntei admirado: - Como pode o senhor saber que está vazia? – Ora, é muito fácil. Sabe por quê? – Não! - Respondi-lhe intrigado. Meu pai pôs a mão no meu ombro e olhou bem no fundo dos meus olhos, explicando: – Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz. Não disse mais nada, porém deu-me muito em que pensar. Tornei-me adulto e ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo intempestivamente a conversa de todo o mundo, ou quando eu mesmo, por distração, vejo-me prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar ouvindo a voz de meu pai soando na clareira do bosque e me ensinando: “Quanto mais vazia à carroça maior é o barulho que ela faz”. Boa Semana! Forte abraço.

Do balão ao carro voador

A paixão de voar existe em muitos seres humanos pelo mundo é uma realidade. Uma realidade inventada por um ilustre brasileiro, Alberto Santos Dumont “o avião”, mineiro nascido na Fazenda Gabanga em João Aires, Município de Palmira, hoje, Santos Dumont, em sua homenagem, próxima a Juiz de Fora, que no dia 20 de julho completa 81 anos de seu falecimento (1873-1932). Sua conquista pela invenção do 14 BIS é reconhecida internacionalmente. O balão que foi o inicio de suas experiências pelo ar, em Paris na França. Iniciou sua caminhada sonhadora de seus primeiros estudos na cidade paulista de Ribeirão Preto. Mais tarde matriculou-se no culto de ciência, de Campinas e depois no colégio Montzon na capital de São Paulo. Com a idade de 21 anos seu pai mudou para Europa para aperfeiçoar seus estudos. Seus pensamentos eram de um “prodígio” dominado pelo campo da mecânica. Sua primeira invenção foi o balão de nome ”Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Dustche, com seu balão número 6, no dia 13 de setembro de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do mesmo ano, ele conseguiu a taça de campão Archdeam. A sua experiência de construir o aparelho “14 BIS” que conseguiu atingir a altura de 5 metros e uma velocidade de 40 km/h, voou a uma distância de 220 metros, quando atingiu a sua glória de inventor do avião. No ano de 1928, Santos Dumont voltou para o Brasil e foi conclamado o “pai da aviação”. Passou a morar na cidade paulista no litoral de Guarujá. Aonde faleceu em 23 de julho de 1932. Escreveu dois livros: “Dans-Lar “É o que vi” e o Que nós veremos”. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras, cadeira 38. A cidade onde nasceu Santos Dumont que leva seu nome é conhecida também como a “Cidade que Deu Asas ao Mundo”. O que poderia imaginar o menino prodígio que virou um nome de suma importância para o mundo ao saber que sua invenção vem ultrapassando os limites da ciência na aviação como o ser humano chegou a Lua e agora criando o carro voador em nossa década. Tudo diante do aumento da popula-

ção pelo planeta que já chegou a 7 bilhões de pessoas e que chegará à próxima década a 10 bilhões no mundo, aonde as grandes metrópoles como Nova York, Londres, Pequim, Nova Delhi, São Paulo, Rio de Janeiro e outros grandes centros que encontram imensas dificuldades de caminharem pelo caótico transito terrestre, que faz os cientistas criarem um carro voador para agilizar e fugir dos grandes congestionamentos nas grandes cidades. Aonde o prejuízo no trânsito é mortal o desgaste humano é terrível reduzindo o tempo entre as distâncias e ganhando qualidade de vida. É um sonho frequente de quem vive nas grandes cidades, pois esse desejo está perto de se tornar realidade do que se pensa e possa fazer. Alguns dos protótipos de “Carros Voadores” inventados já estão próximos de serem habilitados e ganharem as ruas. Ou melhor, o céu. Construído pela empresa americana Moller Internacional, o carro voador Moller M400 SKY com procedimento automático que tem visual bem futurista que lembra caças de guerra. Seu desempenho também faz jus à aparência. Este carro voador atinge a velocidade de até 579 km/h e chega a 10 mil metros de altura, são pressurizados, uma de suas maiores peculiaridades é movido a etanol e ter capacidade para pousar e decolar na vertical. Leva até quatro passageiros e já estão à venda por reserva ao preço de US$ 650 mil dólares. A proposta desta marca e outras empresas que desenvolvem projetos semelhantes a este como nos EUA e na China; é que os condutores destes tipos de veículos voadores não precisam de licença específica para pilotá-lo, pois, quase todos os procedimentos serão automáticos. Desta forma bastam cinco horas para aprender a dirigir o modelo, obedecendo às normas da aviação. Interessante observar que no futuro bem próximo teremos também algum congestionamento aéreo no céu. Haverá sinalara nos cruzamentos, o Estado comandará o espaço aéreo e cobrará pedágios e multas por velocidade. Ou tudo correrá a céu aberto. Os carros voadores estão próximos de se tornar realidade. Será uma novidade inicial para os ricos e o mundo de luxo.



Jornal Aliança - Edição 544