Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Fábio Borri, Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

30 DE JUNHO DE 2013

Editorial Sem etiqueta, sem preço A nota é internacional e diz, mais ou menos assim: Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer. Eis que o sujeito desce na estação do metrô de Nova York, vestindo jeans, camiseta e boné. Encosta-se próximo à entrada. Tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal. Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas, num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares. Alguns dias antes, Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram a bagatela de mil dólares. A experiência no metrô, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa, realizada pelo jornal The Washington Post, era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte. A conclusão é de que estamos acostumados a dar valor às coisas, quando estão num contexto. Bell, no metrô, era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife. Esse é mais um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas, que são únicas, singulares e a que não damos importância, porque não vêm com a etiqueta de preço. Afinal, o que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que podemos ter, sentir, vestir ou ser? Será que os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela

mídia e pelas instituições que detêm o poder financeiro? Será que estamos valorizando somente aquilo que está com etiqueta de preço? Uma empresa de cartões de crédito vem investindo, há algum tempo, em propaganda onde, depois de mostrar vários itens, com seus respectivos preços, apresenta uma cena de afeto, de alegria e informa: Não tem preço. E é isso que precisamos aprender a valorizar. Aquilo que não tem preço, porque não se compra. Não se compra a amizade, o amor, a afeição. Não se compra carinho, dedicação, abraços e beijos. Não se compra raio de sol, nem gotas de chuva. A canção do vento que passa sibilando pelo tronco oco de uma árvore é grátis. A criança que corre, espontânea, ao nosso encontro e se pendura em nosso pescoço, não tem preço. O colar que ela faz, contornando-nos o pescoço com os braços não está à venda em nenhuma joalheria. E o calor que transmite dura o quanto durar a nossa lembrança. O ar que respiramos, a brisa que embaraça nossos cabelos, o verde das árvores e o colorido das flores é nos dado por Deus, gratuitamente. Pensemos nisso e aproveitemos mais tudo que está ao nosso alcance, sem preço, sem patente registrada, sem etiqueta de grife. Usufruamos dos momentos de ternura que os amores nos ofertam, intensamente, entendendo que sempre a manifestação do afeto é única, extraordinária, especial. Fiquemos mais atentos ao que nos cerca, sejamos gratos pelo que nos é ofertado e sejamos felizes, desde hoje, enquanto o dia nos sorri e o sol despeja luz em nosso coração apaixonado pela vida.

Rapidinhas A voz do povo

Nos últimos dias o povo “foi pra rua” o movimento de protesto do povo brasileiro tomou rumos que talvez nem mesmo os primeiros manifestantes imaginam. As grandes capitais iniciaram um circulo de protestos que se estendeu por todo mundo. As cidades do interior também protestaram e pediram melhorias para o Brasil, para os estados e para as cidades. Nas próximas notas você confere a maioria dos pedidos da população que poucas mídias mostraram. Não é só R$ 0,20.

Saúde

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado. A saúde pública encontra-se em crise. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento, ou seja, as pessoas mais pobres.

Corrupção

Os atos de corrupção praticados pelos políticos são considerados além de crime um problema social, devido afetar diretamente a população brasileira. As fraudes públicas custam bilhões por ano. O desvio de dinheiro dos cofres públicos prejudica a população mais pobre. O que deveria ser investido na construção de casas populares, no saneamento básico, em educação, na melhoria de hospitais públicos e nos transportes, é transferido para a conta bancária ou para o bolso de bandidos.

Insegurança

A violência está crescendo a cada dia, e não é só nas grandes cidades brasileiras no interior o número de ocorrências está crescendo. O crime está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, até mesmo no interior que é conhecido como menos violento. Para alguns, a falta de um rigor maior no cumprimento das leis já existentes, e a falta de criação de leis mais severas, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas.

Educação

De acordo com especialistas, os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

Saneamento

O saneamento básico visa, ou pelo menos deveria visar, à saúde e a qualidade de vida da população. Tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e lixo, limpeza e preservação de rios, represas e praias. Um sistema adequado de coleta e tratamento de água, lixo e esgoto é importante para proteger a saúde da população evitando a proliferação de doenças. Dados revelam que a população que vive sem esses recursos tem maior índice de mortalidade.

Por Diléa Silva

Mais emprego

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem milhares de pessoas desempregadas. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal, fator que não é positivo já que os trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

Desigualdade

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população brasileira vive na pobreza e na miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Não basta apenas dar o peixe pronto em busca de votos, é preciso ensinar a população a pescar.

É o básico

Apenas 51% dos brasileiros tem esse serviço. Os 49% restantes estão mais sujeitos a contrair doenças, pois vivem em lugares sem saneamento. Além disso, são esses 49% que menos dispõem dos serviços de saúde pública. A taxa de mortalidade entre crianças de 1 a 6 anos nas áreas que não têm coleta de esgoto é maior do que nas áreas que dispõem desse serviço. O número atendidos vem aumentando. Mas, o país ainda terá de investir muito para atender toda a população.

Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas. O ar, principalmente nas grandes cidades, está recebendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis derivados do petróleo - gasolina e diesel. Este tipo de poluição afeta d a saúde das pessoas, provocando doenças. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.

Habitação

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades. Também é preciso preocupação com a falta de moradia.

Há solução?

Diante desses problemas apresentados e enfrentados por todos é necessária uma consciência da melhoria precisa e imediata. Uma sociedade com baixo nível intelectual cercado de injustiças e heranças ruins deve ser considerada subdesenvolvida. E, apesar do país em questão se mostrar como sinônimo de melhoria, a pobreza “reina”, afinal todos esses problemas se devem ás pessoas com poderes, eleitas pelo povo, mas incapazes de fazer o que deve realmente ser feito.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Policial

Policial

Polícia civil prende três suspeitos de tráfico de drogas em Cesário Lange

118 porções de drogas foram apreendidas durante a semana de Subsídio à Habitação (PSH) com a mulher de 22 anos. Denúncias anônimas apontavam que os dois vendiam drogas no local e que a mulher fazia o transporte de drogas num carrinho de bebê que pertencia ao filho do casal. De acordo com a polícia, os suspeitos estavam sendo investigados há quase um mês. A cocaína foi encontrada em um tubo de metal que também segundo a polícia, poderia ser uma perna de mesa. A maconha estava escondida em uma pilha de canaletas cerâmicas. Com o casal também foi apreendido dois celulares e R$ 71. O homem foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capão Bonito e a mulher a cadeia pública de Cesário Lange.

N

a quarta-feira, 19 de junho, o prefeito Ramiro de Campos acompanhado do vereador José Paulo Soares Molitor participaram de uma reunião com Barjas Negri presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). De acordo com o prefeito, o objetivo da visita foi pedir a construção de uma nova creche-escola para Cesário Lange. A implantação da unidade escolar seria entre os bairros Vila Nova e

Por Diléa Silva

Haras do Sul. A principal atribuição da FDE, segundo a assessoria da entidade, é a gestão de contratos de obras para construção de novas escolas ou reforma das unidades existentes. A fundação também viabiliza programas pedagógicos. Barjas substitui José Bernardo Ortiz, na presidência da FDE. A função do posto é técnico-administrativa e, juntou a um colegiado, orienta e toma decisões relacionadas às iniciativas desenvolvidas pela fundação.

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Divulgação polícia civil

M

ais três pessoas foram presas por suspeita de tráfico de drogas em Cesário Lange. As prisões aconteceram em menos de uma semana após investigações da polícia civil. Na quinta-feira (27) um jovem de 20 anos foi preso com 24 papelotes de crack. Agentes policiais chegaram ao suspeito através de denúncias anônimas. Já na sexta-feira (21), cumprindo mandado de busca e apreensão, policiais civis prenderam um homem e mulher na Vila Nova em Cesário Lange. Com o casal a polícia encontrou 50 porções de cocaína e 44 porções de maconha já embaladas. O homem de 25 anos morava em uma das casas do Programa

Por Diléa Silva

Cesário Lange quer construir nova creche

Crédito da foto: Divulgação polícia civil

Prefeito Ramiro de Campos, presidente do FDE Barjas Negri e o vereador José Paulo S. Molitor

Mais de 90 porções de entorpecentes foram encontradas com o casal

Homem é preso por tentativa de homicídio contra o próprio filho assumiu ter atirado no filho, alegando que estaria se defendendo e que já havia sido agredido pelo filho em outras ocasiões. De acordo com a polícia civil, a vítima, um servente de pedreiro de 21 anos, foi atingida no peito.

O filho do indiciado foi levado a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange pela polícia militar e guarda municipal e posteriormente transferido para o Hospital Regional de Sorocaba onde permanece internado em estado es-

Por Diléa Silva tável. O atirador usou uma pistola calibre 6,35. A arma foi entregue a polícia civil pelo indiciado. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capão Bonito.

Crédito da foto: Diléa Silva

U

m homem de 42 anos foi preso na sexta-feira (21) após atirar no seu próprio filho. O caso aconteceu por volta das 22h no Bairro Jardim Alvorada em Cesário Lange. Em boletim de ocorrência o pai

Arma usada pelo atirador é uma pistola de calibre 6,35

Regras e limites para o político brasileiro

1. Não é deus. É apenas um empregado do povo. 2. Tem um contrato de trabalho, com tempo limitado. 3. Trabalha menos do que devia. 4. Produz pouco. 5. Ganha muito mais do que merece. 6. O dinheiro público não é dele. 7. A lei, e pena, tem que ser muito mais dura para ele do que para o cidadão comum. 8. Se pego em delito, a perda do cargo é imediata. E que acabou definitivamente sua oportunidade. 9. Que não basta parecer honesto 10. Basta uma mentira/maracutaia para perder o patrimônio adquirido com a política. 11. A humildade, honestidade e transparência é a melhor de todas as políticas. País desenvolvido não é onde pobre tem carro, é onde rico usa transporte público.


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 124 termo nº 3.394. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. MARCO VACCARELLA e CRISTINA APARECIDA PIMENTA. Ele, MARCO VACCARELLA: AA 5435584 (visto concedido em 24/03/2010, validade Permanente) de nacionalidade Italiana, profissão: membro de ordem religiosa, estado civil: solteiro, com 42 (quarenta e dois) anos de idade, natural de Roma - Itália, nascido aos doze de junho de mil novecentos e setenta e um (12/06/1971), residente e domiciliado neste município, na Rod. SP 141 - Km 43 - Bairro Turvo, filho de IGNAZIO VACCARELLA e LUCIA QUAGLIETTA - ambos já falecidos. Ela, CRISTINA APARECIDA PIMENTA, RG N° 48.386.907-7 SP e CPF N° 426.688.208-47, de nacionalidade brasileira, profissão: auxiliar de produção: auxiliar de produção, estado civil: solteira, com 21 (vinte e um) anos de idade, natural de São José do Jacuri MG, nascida no dia treze de outubro de mil novecentos e noventa e um (13/10/1991), residente e domiciliada em Tietê SP, na Rod. Piracicaba - Tietê, KM 60, filha de LAURO PIMENTA, operador de máquinas, com 46 anos de idade e MARIA ROSANE PIMENTA, do lar, com 41 anos de idade; brasileiros, casados, naturais de Minas Gerais, residentes e domiciliados em Tietê SP, na Rodovia Piracicaba - Tietê, Km 60. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local e pelo Registro Civil de residência da pretendente. Cesário Lange, 20 de Junho de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 124 termo nº 3.394. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, II, IV e V do Código Civil Brasileiro, os pretendes. LUCAS ANTONIO TRINDADE e VIVIANE PEREIRA DE OLIVEIRA. Ele, brasileiro, ceramista, solteiro, com 26 (vinte e seis) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos vinte e cinco de abril de mil novecentos e oitenta e sete (25/04/1987), residente e domiciliado neste município, na Rod. SP 280, Km 144 - Bairro Aleluia; filho de LUIZ ANTONIO TRINDADE e CLEUSA DE MOURA TRINDADE. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 22 (vinte e dois) anos de idade, natural de São Paulo SP, nascida no dia doze de setembro de mil novecentos e noventa (12/09/1990), residente e domiciliada neste município, na Rod. SP 280 - Km 144 - Bairro Aleluia; filha de NILDO ROSA DE OLIVEIRA e ELDA PEREIRA DOS SANTOS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 25 de Junho de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Geral

Seguro-desemprego já pode ser feito nos postos do Poupatempo em Tatuí

Cidadãos poderão contar com o novo serviço a partir de julho

Q

uem necessita dar entrada no seguro-desemprego poderá contar com o serviço no Poupatempo Tatuí a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho. A novidade é uma parceria do Posto do Governo do Estado com a Prefeitura de Tatuí e estará disponível no espaço da Secretaria do Emprego (Sert), que já oferece Carteira de Trabalho aos moradores da região. Para solicitar o seguro-desemprego, o cidadão deverá atender aos requisitos necessá-

Geral

rios e apresentar documentação para validar o pedido. Todas as informações sobre o benefício podem ser obtidas no site www. poupatempo.sp.gov.br ou no Disque Poupatempo, pelo telefone 0800 772 3633. O seguro-desemprego é um benefício temporário, concedido ao trabalhador desempregado dispensado sem justa causa e composto de 3 a 5 parcelas mensais, com valores variáveis, de acordo com os três últimos salários registrados na Carteira de Trabalho e tempo de emprego

dos últimos três anos. “Este novo serviço é oferecido com o auxílio da Prefeitura de Tatuí, que possibilita aos moradores e as cidades da região atendidas pelo programa mais uma opção para atender suas necessidades de maneira rápida e eficiente através do Poupatempo”, afirma o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia. O Poupatempo Tatuí fica localizado na Av. Cel. Firmo Vieira de Camargo, nº 135 - Centro -, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às

Da redação 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 358 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 32 unidades de atendimento instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior. Em pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, no ano de 2012, o índice de satisfação dos serviços prestados pelo Poupatempo Tatuí obteve 100% de aprovação.

Saúde estadual abre 18 vagas em concursos públicos para hospitais

Unidades oferecem oportunidade para diversas áreas da saúde

A

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está com concursos públicos abertos para 18 vagas de trabalho em cinco unidades de saúde estaduais: Hospital Infantil Cândido Fontoura, Hospital Heliópolis e Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na capital paulista; Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo e Conjunto Hospitalar de Sorocaba, no interior. As vagas são para diferentes especialidades médicas, além de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia e técnico em radiologia (veja a quantidade de vagas por especialidades abaixo).

Para prestar concurso, os candidatos devem comparecer em qualquer agência bancária, efetuar o pagamento da taxa de R$ 63,92 (para médicos) ou R$ 42,61 (para técnicos de radiologia) e comparecer pessoalmente ao setor de RH dos hospitais, de segunda à sexta-feira, das 10h às 15h portando ficha de inscrição preenchida, comprovante do pagamento da taxa, originas e cópias do RG, CPF e CRM. Os editais completos dos concursos se encontram no site do Diário Oficial do Estado http:// www.imprensaoficial.com.br. A ficha de inscrição está disponível no site www.crh.saude.sp.gov.br.

O serviço de Recursos Humanos do Hospital Infantil Cândido Fontoura fica na rua Siqueira Bueno, 1.757, Água Rasa. O RH do Hospital Heliópolis é localizado à rua Cônego Xavier, nº 276, no Sacomã. O do Conjunto Hospitalar do Mandaqui fica na avenida Voluntários da Pátria, 4.301, prédio 7, Mandaqui. O Setor de Recrutamento e

Da redação Seleção do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos é situado à rua Prudente de Moraes, 257, Vila Correa, Ferraz de Vasconcelos – SP. Já o Serviço de Recursos Humanos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº564, 2º andar, sala 2013, Jardim Vergueiro, Sorocaba – SP.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 05 DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Tietê

Boituva

Município realizou passeata denominada de “1º Ato Tietê”

Manifestação reuniu mais de mil participantes nas ruas da cidade

S

eguindo a campanha nacional “Vêm pra rua” alguns manifestantes de Tietê fizeram uma passeata na sexta-feira (21). O evento foi denominado de “1º Ato Tietê” e reuniu os cidadãos tieteenses pela melhoria na qualidade de serviços públicos e por maior atenção do governo federal na aplicação dos tributos recolhidos.

De acordo com a assessoria de imprensa, a passeata reuniu mais de mil participantes. Segundo a Guarda Municipal, o movimento transcorreu de maneira tranquila e fez-se valer o direito democrático de liberdade de expressão. Os manifestantes percorreram a Praça Dr. Elias Garcia, atravessaram a Rua do Comércio, passaram em frente

à prefeitura e pela câmara municipal. Em nota, o prefeito Manoel David disse que acredita que a população tem todo o direito de expressar seus anseios “vemos refletido nos cartazes os desejos da população e também os de nossa administração. Nossos recursos são escassos, porém estamos atentos e prontos para

Da redação fazer o necessário e possível para tornar nossa cidade uma referência regional, atendendo às necessidades e vontades da população. Nossa eleição já foi uma demonstração que o povo quer mudanças. Estamos aqui para trabalhar e fazer melhorias para tudo entrar nos eixos” completou.

Matrículas para ensino de Jovens e Adultos

A

té o próximo dia 16 de julho a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boituva recebe matriculas dos interessados em frequentar as aulas do projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos – nas escolas da rede municipal de Ensino. Segundo informou o secretário Celso Fernando Iversen, com base em resolução publicada pela Secretaria, para ingressar no EJA o aluno deve ter no início do curso as seguintes idades minímas no início do curso: 15 anos completos para o Termo I (1ª e 2ª Série do Ensino Fundamental); 15 anos e 6 meses para o Termo II (3ª e 4ª série); 16 anos para o termo III (5ª e 6ª séries) e 16 anos e meio para o Termo IV (7ª e 8ª séries). As matrículas para as séries iniciais dos Termos I e II podem ser feitas em três pontos dife-

Da redação rentes: na “EMEF Coronel José de Campos de Arruda Botelho” (rua São João, 126 – Centro); na “EMEF Professora Eney de Oliveira Moraes Campos” (rua Orlando Maciel de Lima, 901 – Novo Mundo) e na “EMEF João Pastre” (Avenida Professora Célia Lourdes Vercellino, 965 – Cidade Jardim). Já as matrículas para as séries finais dos Termos III e IV as matrículas são realizadas na “EMEF Profª. Esmeralda Bertolli Labronici” (Avenida Brasil, 05 – Centro) e na “EMEF “Profª Terezinha Elizabeth Sarubi Sebastianni” (Rua: Antonio Penatti, 100 – Parque Residencial Novo Mundo). No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópias (xerox) do RG, Certidão de Nascimento, Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, além de comprovante de endereço.

Mais de mil manifestantes participaram da passeata em Tietê

Geral

Decreto institui o Sistema de Cadastro Ambiental Rural no estado de São Paulo

CAR é mais uma ferramenta para ajudar a regularização ambiental

O

Cadastro Ambiental Rural (CAR) já está em funcionamento no Estado de São Paulo através do Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR/SP, que alimentará a base de dados nacional. Cada Estado pode ter seu sistema de cadastro ambiental. Assim, as propriedades ou posses localizadas no Estado de São Paulo devem ser cadastradas apenas no SICAR paulista. Todos os cadastros estaduais integrarão o SICAR, que ficará sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA. Em nível nacional, conforme previsto no artigo 21 do Decreto 7.830/2012, é necessário ato da Ministra do Meio Ambiente implantando o CAR nacional para que todos os requisitos formais previsto na Lei 12.651/2012 para inscrição no CAR sejam cumpridos.

O CAR é um registro público de âmbito nacional, feito eletronicamente, que deve conter os dados básicos das propriedades rurais. O cadastro é obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. Os dados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural. O intuito do CAR é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária dos imóveis. Sendo assim, todas as propriedades devem ser inscritas no CAR. Isso independe da situação de suas terras: com ou sem matrícula, registro de imóveis ou transcrições. O cadastro é a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando a manutenção de vegetação nativa e restauração

ecológica de ecossistemas. O prazo para inscrição no CAR é de um ano a partir de sua implantação nacional, que ocorrerá como vimos, por ato da Ministra do Meio Ambiente. Por enquanto esse prazo ainda não começou a contar, mas você já pode fazer a sua inscrição por meio do SICAR em São Paulo. Uma propriedade ou posse não inscrita no CAR até o prazo limite poderá sofrer sansões como advertências ou multas, além de não poder mais obter nenhuma autorização ambiental ou crédito rural. Com o CAR é possível aderir, em breve, ao Programa de Regularização Ambiental – PRA que permitirá obter o uso consolidado de Áreas de Preservação Permanente que já estavam sendo utilizadas em 22 de julho de 2008, conforme os critérios da Lei. O PRA ainda não foi implantado. Para aderir a esse sistema é necessário primeiro inscrever o imóvel no CAR. O cadastro da área no sistema poderá ser feito pelo proprietário e ou por um representante técnico, legalmente constituído, sendo necessário a inserção de uma procuração, pois o Decreto Federal 7.830/2012 dispõe que o CAR deve ser declarado por parte do proprietário rural, posseiro ou por seu representante legalmente constituído.

Da redação O documento emitido pelo órgão ambiental, após o cadastramento não será considerado título para fins de reconhecimento de direito de propriedade ou posse, e não elimina a necessidade de fazer o Georreferenciamento e Certificação do imóvel junto ao INCRA, que tem caráter fundiário (art. 2º da Lei nº 10.267, de 28 de agosto de 2001). O Cadastro Ambiental Rural tem caráter estritamente ambiental. Os documentos necessários para o cadastro junto ao SICAR para obtenção do CAR são: - Nome, CPF e e-mail do proprietário /posseiro ou do representante legal; - Número do CIR; - Endereço da propriedade; - Documento de comprovação de propriedade ou posse; - Identificação do imóvel por meio de planta e memorial descritivo, contendo a indicação das coordenadas geográficas com pelo menos um ponto de amarração do perímetro do imóvel, indicando a localização dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de Preservação Permanente, das Áreas de Uso Restrito, das Áreas Consolidadas e, caso existente, também da localização de Reserva Legal. Colaboração: MENDES & MIRANDA TOPOGRAFIA LTDA.

Prefeito pede melhorias para o município

N

a segunda-feira, 24, o Prefeito de Cerquilho, Antonio Del Ben Junior, este na cidade de São Paulo, a fim de reivindicar, junto ao Governo Estadual, melhorias para a cidade de Cerquilho. Em visita a Edson Giriboni, Dr. Tó pediu que o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos reivindique à Concessionária Colinas um trevo de acesso a Cerquilho na SP-127. Posteriormente, no Palácio dos Bandeirantes, o Prefeito se reuniu com o Deputado Federal Arnaldo Jardim e com o Subsecretário da

Da redação Casa Civil para Relacionamento com Municípios, Rubens Cury, para os quais Dr. Tó solicitou verba para a drenagem de águas pluviais e para a pavimentação do Programa Minha Casa Minha Vida, no Bairro Aliança. Minha Casa Minha Vida - No último dia 25, o Prefeito cerquilhense assinou a Lei Complementar n° 197, que autoriza a Prefeitura de Cerquilho a doar os lotes de sua propriedade, localizados nos desmembramentos “A” e “B” – Programa Minha Casa Minha Vida.

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Comunicação PM

Cerquilho

Secretário Edson Giriboni e o prefeito Dr. Antonio


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Capela do Alto

Boituva

Marcha para Jesus reuniu 2500 pessoas no centro municipal de eventos

Guarda Civil Essa foi à sexta edição do evento prende máquina percorrendo as ruas do município de caça níquel A

Crédito da foto: Comunicação PM Operação da GCM aborda mais de 90 pessoas e prende máquina caça níquel

Bofete

por diversas denominações cristãs e evangélicas, que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Em Boituva o evento foi promovido pela Aliança dos Pastores Evangélicos de Boituva (APEB), com apoio da prefeitura local. Segundo os organizadores,

quase 2500 pessoas participaram da Marcha Para Jesus em Boituva. A caminhada passou por diversas ruas e pontos da cidade, seguido um caminhão de som com “trio elétrico”, reunindo diversas comunidades cristãs do município, além de caravanas das cidades de Sorocaba, Cerquilho, Iperó

e Tatuí. A marcha de Boituva contou com apresentações das Bandas Celebrai, Tempo de Proclamar, Nova Aliança, Pentecostes (Tatuí), o cantor e deputado Federal Marcelo Aguiar e o cantor Pregador Luo, acompanhado da Banda Apocalipse 16.

Crédito da foto: Comunicação PM

N

a sexta-feira (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Capela do Alto realizou uma operação onde foram abordadas mais de 90 pessoas e resultou na apreensão de uma máquina caça níquel, no Bairro Iperozinho. Mais de dez guardas participaram da operação pelos bairros do município capelense. Após receber denúncia via o telefone 199, de que havia menores jogando em uma máquina caça

Da redação níquel, no bairro, as viaturas do Canil e ROMU - Rondas Ostensivas Municipais se deslocaram até o local. Chegando ao bar, encontraram a máquina. Ao perguntar para o dono do estabelecimento sobre o equipamento, o mesmo alegou que um homem de Sorocaba deixou a máquina no local, sendo que alguns dias depois voltaria buscar a parte do aluguel. O dono do bar ainda alegou que não sabia que era proibido este tipo de jogo.

cidade de Boituva realizou no último sábado (22), a sexta edição da Marcha para Jesus. O percurso foi do Jardim Flamboyant ao Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”. A Marcha para Jesus é um evento internacional e realizado

Da redação

Edson Marcusso (Prefeito), Pastor Claudinei, Pastor João Agripino (presidente da APEB), Marcelo Aguiar (cantor e deputado federal), Pastor Marcos Caldeira e Nazaré Marcusso (primeira-dama)

Cerquilho

Profissionais realizam Programa “TEACCH”

Professores receberam palestra para Homem é preso melhorar a atuação pedagógica por suspeita de tráfico de droga A

C

umprindo mandado de busca e apreensão, as polícias civil e militar de Bofete prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Rua Antonio Cassemiro de Oliveira. Durantes buscas na casa do suspeito, os policiais encontraram 485 gramas de cocaína em pó, uma pedra bruta de crack, pesando 23 gramas, duas balanças de precisão digital, uma

Da redação espingarda cartucheira calibre 28 sem numeração, marca Larapia; uma espingarda de pressão e um telefone celular. O homem foi levado ao plantão policial onde o delegado Lourenço Talamonte Neto, ratificou a voz de prisão, enquadrando o acusado em crime de tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma, determinando seu recolhimento ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira Cesar.

Secretaria de Educação e Cultura de Cerquilho tem direcionado suas ações no sentido de promover formação aos profissionais

da Educação e possibilitar aos mesmos o acréscimo em seus conhecimentos e consequente melhora na atuação pedagógica. Sendo assim, foi proporcionada

aos professores e psicóloga da EMEBE “José ‘Bepe’ Módolo” a participação na capacitação “Formação no Programa TEACCH”, ministrada pela psicóloga Maria

Da redação Elisa Granchi Fonseca, que teve como objetivo a aprendizagem, cognição e ensino nos transtorno do espectro do autismo.

Guareí

N

a segunda-feira (24) Guareí comemorou o dia de São João Batista. O santo é padroeiro da cidade e o dia foi decretado como feriado municipal. Nos dias 21, 22 e 23 houve missa e no dia de São João, teve benção das bandeiras, procissão pelas ruas centrais e celebração da Santa Missa Campal com o padre Ricardo de Oliveira e animação do Coral Sertanejo. Para a recreação, foram montadas tendas gigantes e um pal-

Da redação co em frente à Igreja Matriz que contou com shows todas as noites recebendo artistas como a cantora Júlia Maria e banda, dupla sertaneja Luiz Otávio e Leonardo Viola, cantora Paula Moraes e banda, apresentação do Programa Show Sertanejo, com Maurício Sanfoneiro e duplas sertanejas de Guareí. Os festeiros deste ano foram: Altimar Roberto Costa e esposa Ana Langeli Costa e os filhos Leonardo e Luana, apoiados por uma Comissão de Festas.

Crédito da foto: Comunicação PM

Município faz festa para São João Batista

Professores que estiveram no evento e participaram da palestra em Cerquilho


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Jumirim

Iperó

Cidade foi sede de reunião sobre questões ambientais

Defesa do meio ambiente elegeu Aterro sanitário novos representantes na cidade é considerado o melhor da região N Florestal, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jumirim, Polícia Ambiental, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Tietê, CETESB e demais interessados nas questões ambientais.

A solenidade teve abertura com a fala do prefeito municipal de Jumirim, Ademir do Nascimento e em seguida uma palestra sobre o novo Código Florestal e Reserva Legal, ministrada por Tiago Righi, da CETESB. Após a reunião da APA, o

R

elatório anual produzido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) sobre o inventário estadual de resíduos sólidos deu nota 9,6 para o aterro sanitário de Iperó, o que o classifica como o melhor da região. O aterro sanitário de Iperó é administrado pela empresa PROACTIVA. A análise da CETESB leva em conta a infraestrutura implantada e condições de operação dos aterros do estado e dá notas de zero a dez, sendo que, apenas os aterros com notas acima de sete são classificados como adequados ao funcionamento. Para o prefeito, o resultado do estudo endossa o compromisso da cidade em cuidar do lixo sem deixar de cuidar do meio ambiente. “O modelo de gerenciamento de resíduos foca a preservação ambiental, com técnicas corretas, pensando sempre na cidade que deixaremos para as gerações

Da redação

futuras”, explica. Com tecnologia de ponta, o aterro tem capacidade para receber lixo doméstico e industrial (resíduos não perigosos) por cerca de 20 anos, dispondo de tratamento adequado do material e monitoramento dos gases e outros resíduos gerados. Seu modelo de funcionamento o classifica como uma Central de Gerenciamento Ambiental (CGA). O CGA conta com sistema de prevenção e controle de odores e de monitoramento das águas subterrâneas e do Rio Sorocaba. Com monitoramento da qualidade do ar e da terra, a CGA mantém controle do impacto das atividades no meio ambiente. O solo foi impermeabilizado para evitar infiltrações e um sistema de escoamento da água das chuvas foi instalado, entre outras medidas de engenharia para garantir o manejo seguro dos resíduos.

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Comunicação PM

a quinta-feira (20) o Centro de Referência de Assistência Social foi sede de uma reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Tietê, estando presentes seus conselheiros, representantes da Fundação

Da redação Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou uma eleição para presidente, vice-presidente e secretário. Foram eleitos Ana Maria Madureira, Arnaldo Toscano Gonçalves e Marco Antonio Casari Ercolin.

APA e COMDEMA realizam reunião em Jumirim

Tatuí

Abertas inscrições para concurso artístico e literário Paulo Setúbal

Vencedores do concurso receberão a premiação em dinheiro

S

eguem abertas até o próximo dia 5 de julho as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Literário Paulo Setúbal. Serão premiados contos, crônicas e poesias com o objetivo de dar oportunidade de expressão e manifestação aos escritores, visando a divulgação de trabalhos inéditos. O concurso tem abrangência nacional e as inscrições podem ser feitas também pelos Correios, seguindo o regulamento. Todos os interessados podem participar independente de idade ou sexo. Cada candidato poderá concorrer com um conto, uma crônica e uma poesia, podendo apresentar os três ou apenas um dos itens. Os trabalhos deverão ser de autoria própria, inéditos, sobre temas gerais, e encaminhados com as folhas numeradas. Os trabalhos devem ser entregues digitados em papel sulfite (tamanho A4), com espaço duplo (fonte arial ou similar, tamanho 12), em quatro vias, com no máximo cinco laudas. No trabalho deverá constar somente o título e o pseudônimo do autor. A premiação prevê R$ 800 para o primeiro colocado, R$ 600 para o segundo e R$ 400 para o terceiro, em cada uma das categorias. A cerimonia oficial de entrega dos prêmios acontecerá durante a 71ª Semana Paulo Setúbal, agendada para agosto durante as comemorações do aniversário da cidade. As inscrições podem ser fei-

tas no Museu Histórico Paulo Setúbal em Tatuí, Praça Manoel Guedes, 98, Centro, de terça à sexta-feira, das 9h às 17h. Através de postagem a data limite é o dia 1º de julho. O CEP é o 18270-300. Concurso Educacional Também estão abertas as inscrições para o Concurso Paulo

Setúbal, que chega a sua edição de número 12, e tem como tema de 2013 o livro “A Bandeira de Fernão Dias”. Essa modalidade é aberta aos alunos do ensino fundamental, ciclo 1 e 2, e médio, de escolas públicas ou particulares do município de Tatuí, nas categorias

Da redação literatura (redação) e artes visuais (desenho). Os três primeiros colocados, de cada categoria e modalidade, receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente. O professor-orientador do trabalho escolhido como vencedor também receberá R$ 500.

Aterro sanitário de Iperó é considerado o melhor da região

Tatuí

Verba repassada a 15 entidades filantrópicas

O

prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, assinou convênio para aporte financeiro a 15 entidades assistenciais do município, que receberão juntas mais de R$ 738 mil. Metade do valor global anual de cada filantrópica já foi depositado em conta, os outros 50% serão repassados em parcelas mensais até dezembro. Três novas entidades passam a receber o subsídio a partir de 2013: o Recanto Vovô Bolzan, a Casa Unimed de Ações Sociais e o Centro de Desenvolvimento Social Arte Pela Vida. Apenas a Força Para Viver, não atendeu os dispositivos legais para renovação de convênio. Segundo o presidente do Arte pela Vida, Fabiano Araújo, a integração com o poder público é fundamental para atender às carências das instituições. “A parceria da atual gestão tem sido muito importante. E o repasse de recursos é algo inédito para nossa entidade, sem falar de outras parcerias com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e com o Departamento de Bem

Da redação Estar Social. Nossas crianças agradecem à generosidade do prefeito Manu que soube olhar por seus anseios e necessidades. Por isso, nos colocamos como parceiros na construção de uma Tatuí mais justa e digna”, disse. Também participaram, o diretor do Departamento de Bem Estar Social, Marcio Fernandes de Oliveira, a primeira-dama, Ana Paula Cury Coelho, e o vice-prefeito Vicente Menezes. As contempladas são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (R$ 114.745), Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José (R$ 201.529,20), Casa do Bom Menino (R$ 21.065), Casa Unimed de Ações Sociais (R$ 10 mil), Arte Pela Vida (R$ 26.656), Cosc (R$ 63.576), Centro Espírita Jesus, Maria e José (R$6.650), Conselho dos Vicentino de Tatuí (R$ 7.185), Grev (R$ 14.340), Lar Donato Flores (R$ 18.865 para o abrigo e R$77.320 para o projeto social), Lar São Vicente de Paulo (R$ 48.665), Litac (R$ 12.665), e os Recantos: Betel (R$ 38.090), Bom Velhinho (R$ 51.341) e Vovô Bolzan (R$ 16.070).


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Pereiras

Laranjal Paulista

O

Da redação pudessem adquirir uma melhor compreensão tática e técnica da modalidade. Naquela oportunidade, a professora Adriana Molitor (vice-prefeita) agradeceu à professora Ronilce, Coordenadora de Esportes de Cerquilho pela oportunidade proporcionada aos atletas pereirenses e, também, para convidar a todas as pessoas com mais de 55 anos a praticar o Vôlei Adaptado. “Venha fazer sua inscrição com a Simone e/ou Marcos na Secretaria de Esportes”, disse Adriana concluindo: “Vamos começar a treinar o quanto antes para que Pereiras tenha a equipe de Vôlei Adaptado já no Jori em Cerquilho, no mês de Outubro.”

Crédito da foto: Comunicação PM

Jori é um conjunto de eventos realizados no interior e na capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do estado de São Paulo, envolvendo a população idosa em atividades esportivas, em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além do apoio do município anfitrião. Diante disso, Pereiras prepara seus atletas para fazer bonito nas competições. Vôlei Adaptado será uma das modalidades programadas para atuar na competição. Inclusive, a equipe anfitriã (Cerquilho) realizou no último dia 10, dois jogos treinos no Ginásio de Esportes em Pereiras para que os atletas

Cidade receberá investimentos da Secretaria Estadual de Agricultura

Atletas do time de vôlei de Pereiras

N

o começo de março, o Prefeito Heitor Camarin Junior e o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Antonio Carlos Barijan, firmaram parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Laranjal Paulista (ASPLAPA), para buscar investimentos junto ao Programa Microbacias II, para construção de um silo e fábrica de ração no Bairro Abaulado. Em acordo firmado, a prefeitura doaria o terreno, o Banco Mundial liberaria recursos para a construção e os associados da ASPLAPA complementariam o valor necessário. Em continuidade a esta parceria, no final de maio o Banco Mundial repassou duas verbas

Os incentivos irão beneficiar 40 projetos, sendo 25 associações e 15 cooperativas de 39 municípios

Tietê

Dois veículos são adquiridos O para a educação

Prefeitura elabora o novo plano plurianual para os próximos quatro anos

meiro ano de cada novo governo, como o atual, é regido pelo PPA elaborado pela gestão anterior, que – como constatado em estudos preliminares – infelizmente não estabeleceu ações de governo reais, possíveis e, principalmente destinadas a atender aos anseios da população para o ano de 2013. Essa falta de planejamento vem trazendo inúmeras dificuldades para a atual gestão, na medida

que vem surgindo dificuldades no cumprimento das metas estabelecidas anteriormente sem o real estudo das necessidades do Município. Justamente por essa razão que o Prefeito Manoel David determinou desde o início deste ano que diversos estudos fossem realizados por seus Secretários Municipais e demais assessores, quase que diariamente, para que não se cometesse o mesmo erro.

Crédito da foto: Comunicação PM

Da redação Em virtude da grande necessidade de substituir veículos em mau estado e complementar a frota do municípios, esses automóveis foram adquiridos com recursos próprios da municipalidade, agilizando assim, um transporte mais seguro e confortável aos estudantes do Município de Porangaba.

Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo previsto no artigo 3º do Ato das Disposições Transitórias a Lei Orgânica do Município que estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de um período de quatro anos. Pela regra estabelecida na Lei Orgânica do Município o pri-

Novos veículos adquiridos pela prefeitura de Porangaba

Crédito da foto: Comunicação PM

I

complementação dos recursos e para conhecer o local que receberá os investimentos. Estas informações norteariam a análise final da comitiva. Após conversa com o presidente da ASPLAPA João Primo Costa, e com os produtores associados, a consultoria do Banco Mundial emitiu avaliação positiva. No dia 18 de junho, a Diretoria da ASPLAPA e seus associados estiveram no Palácio dos Bandeirantes para participarem da Solenidade de Assinatura do Convênio com o Programa Microbacias II, onde esteve presente o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O evento reuniu cerca de 300 representantes de cooperativas, associações e assen-

Lei define metas e objetivos para os próximos quatro anos

Porangaba

niciando o processo de renovação da frota, o Município de Porangaba recebeu na sexta-feira (21), dois veículos Volkwagem - Kombi 0 km para uso da Secretaria Municipal de Educação de Porangaba. Estes veículos serão utilizados para transporte de alunos residentes na zona rural da cidade.

para investimentos nas estradas rurais do município de Laranjal Paulista e na reforma e ampliação da Casa da Agricultura, além de um veículo Uno 0 quilômetros para uso dos profissionais do CATI que prestam serviços ao município. Agora, a parceria entre a prefeitura e a ASPLAPA obtêm a assinatura do convênio e liberação da verba. No dia 12 de junho, recebemos a visita de inspeção da Consultoria do Banco Mundial juntamente com o Gerente do Projeto Microbacias II João Brunelli Junior, e do Diretor Regional da CATI em Botucatu Claudio Vivan Pinto. A visita verificou a viabilidade do projeto apresentado, as condições da Associação quanto à

Da redação tamentos rurais, dos 40 projetos aprovados. Em seu discurso, a Secretária Estadual Mônika Bergamaschi, disse que “o repasse destes recursos é uma oportunidade de melhorar a renda e a vida das famílias de produtores, por meio das associações e cooperativas que foram contempladas”. A parceria foi contemplada com a liberação do teto permitido pelo Banco Mundial para o Programa Microbacias II, no valor de R$ 800 mil (oitocentos mil reais), o equivalente a 50% do custo total da construção do silo, fábrica de ração e aquisição da máquina de empacotar grãos e outros maquinários. Agora a ASPLAPA dará prosseguimento ao projeto.

Crédito da foto:Comunicação PM

Município será representado no JORI 2013

Banco Mundial libera verba para o município

Prefeito e secretários discutem objetivos e metas para os próximos quatro anos de governo

Da redação Tal medida vem ao encontro dos anseios da população, uma vez que estão sendo incluídas no novo PPA metas passíveis de cumprimento, a exemplo da reforma das Unidades Básicas de Saúde – UBS, construção de uma Unidade de Pronto Atendimento –UPA e a construção de Centros Poliesportivos em determinados bairros. Outra medida de caráter exemplar a ser estabelecida pela atual gestão será a implantação do Sistema de Orçamento Participativo, onde a população contribuirá de forma direta com o desenvolvimento do município. Atualmente a prefeitura de Tietê está em processo de revisão dos trabalhos já executados em relação ao novo PPA, cujo prazo de envio para câmara municipal é 31 de agosto. Após aprovação da Lei, a proposta do prefeito é que se faça uma revisão anual do PPA para acompanhamento do cumprimento das metas nele estabelecidas, ajustando-o a realidade do povo de Tietê. As dificuldades são grandes, pois a atual gestão encontrou a Prefeitura completamente abandonada e sua estrutura sucateada. Porém, com o trabalho e o apoio de todos, essa situação será transformada para melhor, fazendo com que todos tenham a cada dia mais orgulho de viver em Tietê.


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Prefeitura Municipal de Conchas

Rua Minas Gerais, 707 - Cep. 18570-000- Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17   (14) 3845-8011 PAÇO MUNICIPAL PREF. ANIVALDO LOPES E-mail: pmconchas@fdnet.com.br

CÂMARA MUNICIPAL DE QUADRA CNPJ/MF n° 01.612.149/0001-94

CONVOCAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS SP, vem através desta, CONVOCAR a Sra. KARLA SALMAZO KERNBICHLER, portadora do RG. 89.729.513 SSP/SP, classificada no Concurso Público – Edital 03/2011 do emprego de PROCURADOR JURÍDICO, para que se apresente ao setor de Recursos Humanos desta municipalidade, no prazo improrrogável de até 03 (três) dias úteis após esta publicação, para efeito de sua admissão. Ressaltamos que a sua incomunicabilidade caracterizará sua automática desistência à vaga oferecida. Conchas, 26 de junho de 2013 PREFEITURA MUN. DE CONCHAS-SP Alessandro Alves da Costa Encar. Recursos Humanos

Lei nº 489/2013.

De 10 de Maio de 2013

Autoria do Vereador – Mauricio Soares Saraiva - PSDB Dispõe sobre Denominação do Campo de Futebol no Bairro Guaraná NILDA MARIA DE CAMARGO FERREIRA, Presidente da Câmara Municipal de Quadra, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhes são conferidas por lei, em especial a Lei Orgânica do Município de Quadra, art. 27, §§ 3° e 7°, promulga a seguinte Lei: Artigo 1º - Fica denominado de ”Nhô Quim Rodrigues” o campo de futebol Estrada Municipal Joaquim Rodrigues no Bairro Guaraná, Município de Quadra, Estado de São Paulo.

Prefeitura Municipal de Conchas

Rua Minas Gerais, 707- Cep. 18570-000 - Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17 -  (14) 3845-8011 / Fax (14) 3845-8012 email:administracao@conchas.sp.gov.br

AVISO DE LICITAÇÃO - Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Pregão Presencial sob Nº 18/2013. Objeto: Aquisição de 02 (dois) veículos utilitários “tipo Van” 0km. - Os interessados poderão adquirir o edital através do site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br ou solicitar através do e-mail pmclicitacao@conchas.sp.gov.br. - A apresentação dos documentos de credenciamento, envelope n°01 proposta comercial e envelope n°02 - documentos de habilitação deverão ser entregues no Setor de Licitações da Prefeitura, localizado à Rua Minas Gerais, nº 707 - Centro - Conchas – SP, às 09h00min do dia 11 de Julho de 2013. Telefone p/ contato: (14) 3845-8011/8014. Odirlei Reis - Prefeito Municipal

Artigo 2° - O setor de cadastro da Prefeitura Municipal procederá ao competente registro da denominação do Campo de Futebol e o Departamento Municipal de Obras e Serviços Públicos providenciará a devida colocação das placas indicativas em lugares adequados. Artigo 3° - A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

____________________________________ Nilda Maria de Camargo Ferreira Presidente da Câmara Municipal

Afixada no quadro de editais da Câmara Municipal da data supra e encaminhada para publicação na imprensa, na forma da lei.

Marcos Antonio dos Santos Diretor Administrativo Substituto

Rua João Antonio Lobo, n°662 – Jardim Tonico – Quadra – SP - CEP 18.255-000 Fone: (15) 3253-1104 e FAX: (15) 3253-1323

Prefeitura Municipal de Conchas

Rua Minas Gerais, 707- Cep. 18570-000 - Centro - Conchas / SP. CNPJ: 46.634.119/0001-17 -  (14) 3845-8011 / Fax (14) 3845-8012 email:administracao@conchas.sp.gov.br

AVISO DE LICITAÇÃO - Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Pregão Presencial sob Nº 19/2013. Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros da zona urbana da cidade de Conchas. - Os interessados poderão adquirir o edital através do site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br ou solicitar através do e-mail pmclicitacao@conchas.sp.gov.br. - A apresentação dos documentos de credenciamento, envelope n°01 proposta comercial e envelope n°02 - documentos de habilitação deverão ser entregues no Setor de Licitações da Prefeitura, localizado à Rua Minas Gerais, nº 707 - Centro - Conchas – SP, às 09h00min do dia 12 de Julho de 2013. Telefone p/ contato: (14) 3845-8011/8014. Odirlei Reis - Prefeito Municipal


JORNAL ALIANÇA

10 Esportes DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Futebol

Judô

Cesário Lange participa do I Torneio amistoso de São Lourenço da Serra

Morro Vermelho Grupo conquistou o quarto lugar jogou mal e na classificação geral das equipes perdeu por 5 x 3 A

N

o sábado (22), o Esporte Clube Morro Vermelho realizou mais um amistoso contra o Atlético Comercial de Laranjal Paulista. O jogo aconteceu no estádio Silvio Bordignon. Com uma péssima atuação da equipe rubro negra, e com chances de gols desperdiçadas, o Morro foi derrotado por 5x3. No primeiro tempo Júlio Vicente empatou em 1x1. O gol foi de cabeça após um cruzamento do jogador Sorriso. Quando

Por Reginaldo Paezane o Morro perdia por 2x1, João Francisco aproveitou a sobra em cobrança de escanteio e empatou a partida. No segundo tempo, Douglas fez outro gol de cabeça após cruzamento de Sorriso, dando números finais ao jogo. O Morro Vermelho entrou em campo com a seguinte escalação: Jeremias, Bruno Volpato, André Felipe, Ju Bigorna e Tonhão, Sorriso, João Francisco, Willian (Paulinho) e Thales, Júlio Vicente e Douglas.

cidade de Cesário Lange foi representada no I Torneio Amistoso de Judô de São Lourenço da Serra, SP, município pertencente a 9º Delegacia Regional Sudoeste de Judô. A competição aconteceu no domingo (16) contando com 12 agremiações e mais de 200 atletas participantes. Vinte e dois atletas cesariolangenses participaram do torneio. Com 50 pontos e seis medalhas de ouro, Cesário Lange conquistou o quarto lugar na contagem geral. Em primeiro lugar ficou a Associação Yanaguimori de Osasco que fechou com 105

pontos, seguido da ARJU com 73 pontos na contagem geral e da Associação Cultural Esportiva Irmãos Ribas de Itapecerica da Serra com 72 pontos. Na quinta colocação está a Associação Bandeirantes de Sorocaba com 48 pontos. Neste sábado (29), a equipe participa do Campeonato Paulista infantil e infantojuvenil com cinco atletas de 9 a 12 anos de idade na cidade de Mairiporã. Mirim: (De 7 a 8 anos de idade) Medalha de Ouro: Leonardo Laureano de Araújo

e Luiz Olavo F.M.Oliveira Medalha de bronze: João Guilherme Soares Rodrigues e Kaique Pereira dos Santos.

Infantil: (9 a 10 anos) Medalha de ouro: Ághata Paola Bueno e Vanessa Silva Ferreira. Medalha de bronze Lívia Nalanda dos Santos e José Fhelipe Alves do Nascimento. Infanto-Juvenil: (11 a 12 anos) Medalha de ouro João Pedro da Conceição Silveira. Medalha de prata

Da redação Letícia Melo Lobo e Luís Henrique Novack B. Santos. Medalha de bronze Mercelo Junior de Souza. Pré-juvenil: (13 a 14 anos) Medalha de bronze Lucas Leonardo Camacho Teixeira e Vinicius Campos Arcari. Adulto: (acima de 17 anos) Medalha de ouro Hector Umino Ferreira da Silva Medalha de prata Higor Umino Ferreira da Silva e Renato Robert Pontes. Medalha de bronze André Fernando Jacomin.

Barro Preto é o campeão do Amador

Luta de braço

Cerquilhenses se classificam para mundial

F

oi realizado nos dias 16 e 17 de junho o Campeonato Brasileiro de Luta de Braço, na cidade de Indaiatuba. Competiram 480 atletas de 5 estados: Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. 10 atletas de Cerquilho representaram o estado de São Paulo na disputa. Confira os resultados: Nilson Alves: 5º colocado categoria 90 quilos master. Henderson Carvalho: 3º colocado na categoria 70 quilos sênior. Felipe Souza: Campeão de braço esquerdo e 3º no braço direito na categoria 55 quilos júnior. Alisson Alves: Vice-campeão nos dois braços na categoria 85 quilos júnior.

Por Rogério João Ambrósio: Campeão de esquerda e vice de direita na categoria 50 quilos júnior. Bruno Borges: Campeão de esquerda e vice de direita na categoria 110 quilos sênior. Rodrigo Valentim: Campeão de direita e esquerda na categoria 70 quilos júnior. Rodrigo (Parpa): 4º Colocado na categoria 75 quilos deficiente. Paulo: 5º Colocado na categoria 80 quilos júnior. Rogerio Valentim: Campeão de esquerda e vice de direita na categoria 85 quilos sênior. Os Atletas conquistaram dezesseis medalhas no total. Todos os campeões e vice estão classificado para o campeonato Mundial de luta de Braço que será realizado na Polônia.

Crédito da foto: Dirce Umino

Crédito da foto: Dinesportes Campeões do Amador Municipal de Laranjal Paulista

Atletas cesariolangenses que participaram do 1º Torneio Amistoso de Judô em São Lourenço da Serra, SP

Handebol

Feminino de Tietê marca presença em projeto com atleta da seleção

Equipes de Tietê participaram de dois jogos de demostração

N

esta terça-feira (17) as equipes juvenil e adulta femininas do handebol-Tietê participaram de um jogo exibição para crianças do projeto da empresa DEP (desenvolver, educar e praticar) que tem como integrante, a ex-atleta

Tieteense, Thais Cancian Gregório. O projeto tem como madrinha, a atleta da seleção brasileira de handebol, Duda Amorim que atua na Hungria. As equipes de Tietê foram convidadas para dois jogo de demonstração contra um com-

binado de adultas e o juvenil de Osasco, o evento festival de handebol ‘’lutando pelo amanhã’’ foi o lançamento do projeto paulistano que contou com várias escolas da capital, muitas crianças jogando e os jogos de exibição que terminaram em: juv. fem.

Por Fábio Tietê 16 x 11 Osasco e adulto fem. Tietê 15 x 21 Combinado paulista. A prefeitura municipal de Tietê através da secretaria de esportes também vem desenvolvendo estudos para viabilizar projetos neste sentido para o município.

Crédito da foto: Dinesportes

A

grande final do Campeonato Amador Municipal de Futebol de Laranjal Paulista 2013, competição organizada pela Liga Laranjalense de Futebol com apoio da Sejel e da prefeitura municipal de Laranjal Paulista aconteceu no domingo (23) às 10h no estádio Acácio Luvisotto entre as equipes do Barro Preto e do Esportivo e com uma

Por Jú Tike grande atuação a equipe do Barro Preto aplicou uma goleada por 7 a 1 na equipe do Esportivo. Os gols do Barro Preto foram : 4 gols de Bicudo e 3 gols de Juninho, o gol do Esportivo foi de Bombinha. O artilheiro da competição foi Juninho do Barro Preto com 6 gols marcados e o goleiro menos vazado foi Marlon também do Barro Preto com 3 gols sofridos.

Equipes de Tietê com a atleta da seleção brasileira de handebol


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 30 DE JUNHO DE 2013

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

O desafio de fazer escolhas certas Viver é fazer escolhas. Viver com sabedoria é saber fazer as escolhas certas. O que quero dizer é que constantemente estamos sendo desafiados a fazer escolhas. É claro que não podemos fazer ou ter tudo o que desejamos. Para fazer ou ter o que queremos é preciso constantemente abrir mão de outras coisas que igualmente gostaríamos de fazer ou ter. É a isso que eu chamo de o desafio de fazer as escolhas certas. Vejo pessoas que querem tudo. Querem comer o bolo e ainda ficar com bolo. Querem vencer na vida mas não querem fazer

o enorme esforço que o sucesso exige. Querem ter uma família feliz mas continuam a viver como se ainda fossem solteiros. Querem ser promovidos no emprego mas se negam a andar o quilômetro extra para que a promoção possa ocorrer. Querem ser respeitadas mas não se dão ao respeito. Querem ser bem tratadas mas tratam mal as outras pessoas. É preciso lembrar que tudo exige esforço, trabalho, dedicação, perseverança. O sucesso não cai do céu como chuva de verão. As amizades têm que ser conquistadas; o respeito tem que ser conquistado; o reconhecimento

das pessoas tem que ser conquistado. E não pense que uma vez conquistado essa conquista será para sempre. Você tem que reconquistar todos os dias, pois o dia em que você acreditar que não precisa mais se esforçar, tudo o que você conquistou irá embora. Essa é a grande verdade! Pessoas que não sabem fazer as escolhas certas são infelizes e vivem de arrependimento em culpa pelas escolhas erradas que fizeram. Assim, é preciso usar a inteligência; ouvir pessoas mais experientes; ter paciência; fazer contas; pensar no longo prazo. Para fazer as escolhas certas

O Pensador

Gilberto Radicce

A falência do poder

O atual modelo de poder político está esgotado, pois é incapaz de solucionar os problemas básicos da população: - saúde, educação, segurança pública e qualidade de vida. O cinismo desse poder para esconder sua incompetência, começa nas campanhas eleitorais. Os candidatos recorrem à estratégia dos marqueteiros, que criam para cada político uma falsa imagem, transformando-o em uma boa mercadoria para o eleitor. Esta estratégia é a mesma do marketing de vendas de carros, geladeiras ou guarda-roupas. O que levamos para casa, só depois do uso saberemos do que se trata. O eleitor elege uma imagem ou uma mercadoria que esconde o despreparo do candidato. No início do século 20, o matemático Poincaré, ao saber que um seu parente foi eleito primeiro-ministro da França, exclamou incrédulo: “-Mas o eleito é mesmo aquele meu primo?” Este lúcido espanto revela que o despreparo cultural da maioria dos políticos é histórico, ou talvez até crônico. Outra ilusão é a diferença ideológica entre os partidos. Todos eles têm seus princípios, que após as eleições são ignorados, passando a prevalecer no exercício do poder o clientelismo e o corpo-

rativismo. E os poucos políticos que pretendem superar esses cinismos são ignorados pela corporação. Os senadores Pedro Simon e Eduardo Suplicy fazem veementes discursos no Senado, denunciando essas duas pragas do legislativo, mas são vozes isoladas e ignoradas pela maioria dos senadores, que ouvem indiferentes esses pronunciamentos e não abandonam jamais sua rotina de mesmice. No lugar do dinamismo inerente ao legislador, prevalecem às trocas de favores com o Executivo, votando em troca de cargos públicos ou verbas para os seus currais eleitorais. Projetos fundamentais para solucionar os problemas básicos da população emperram durante anos nas comissões do Congresso, enquanto essas questões se agravam na sociedade. Foi através dessas protelações que as áreas públicas de saúde, educação, segurança e qualidade de vida se deterioram. Outro cinismo habilmente praticado pelo poder é iludir o povo com clientelismos, paternalismos enganadores como Bolsa-Família, realização da copa e das olimpíadas, não direcionando estes gastos para as áreas sociais. Na Copa de 1950, o Maracanã foi construído gastando os milhões que um político

você também deve pensar no que seja transitório e no que seja permanente. Lembre-se que as coisas transitórias passam. Assim, ao fazer suas escolhas pense no futuro para que você não se arrependa por ter tomado uma decisão com base em fatores que terão curta duração no tempo ou com base na emoção do momento e não da razão. Viver é escolher e só você pode escolher por você. Faça as escolhas certas na sua vida pessoal e profissional e tenha o sucesso que você tanto quer e merece! Pense nisso. Sucesso!

solitário daquela época, Carlos Lacerda, queria aplicar na construção de um hospital público. O Brasil perdeu aquela copa e o dinheiro empregado na construção daquele estádio agora foi para o lixo, pois praticamente derrubaram o Maracanã em nome de um projeto moderno. E o mais escandaloso e menos visível dos cinismos do Estado é que ele serve prioritariamente aos interesses das classes dominantes, banqueiros e grandes conglomerados industriais. Mas a população, que trabalha, paga impostos e vota nos políticos, só recebe as migalhas desse desenvolvimento. Ou quando seus anseios, legítimos ou estimulados pela propaganda dominante, coincidem com os interesses das classes dominantes. As montadoras pretendem produzir sempre mais carros, então à lógica do poder é facilitar essa compra em nome do desenvolvimento, enquanto o transporte público e as ferrovias se deterioram. Mas quando esta política de consumo indiscriminado entra em crise, a maior penalizada é a população. Para solucionar a atual crise econômica da Grécia, Portugal e Espanha os seus governos fizeram grandes empréstimos em bancos internacionais, mas estas insti-

Refletindo

tuições exigiram programas de governo austeros, que causaram um desemprego generalizado nesses países. Medidas menos agressivas e mais humanas, como diminuir as horas de serviço do trabalhador para garantir mais emprego e criar mecanismos para a produção mais barata de produtos essenciais para a população, como são os alimentos, as vestimentas e as moradias, não passa pela cabeça dos políticos europeus, pois contrariam a política financeira que garante os lucros dos grandes capitalistas. O atual modelo de Estado está falido, e somente um amplo e irrestrito diálogo mundial poderá acenar com uma solução duradoura. E se não acontecer esse diálogo, veremos cada vez mais a população desesperada protestando nas ruas, como acontece atualmente na Europa e agora no Brasil. A falência do poder é um dos ingredientes da profunda crise estrutural da civilização contemporânea, cuja superação dependerá do bom uso da nossa Razão, o maior patrimônio da humanidade. Bom uso que o Poder não incorpora porque representa o conjunto da sociedade, mas prioriza os interesses dos grandes monopólios e das poderosas corporações.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Espiritualidade caminho de todos

Santo é aquele que vive a espiritualidade, isto é, o caminho ensinado por Jesus. Já no Antigo Testamento lemos a preocupação com a espiritualidade: “Sede santos, porque Eu sou santo, diz o Senhor” (Lv 11,44). A Palavra insiste em sermos justos, vivendo na santidade. Jesus ensina: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Seu Evangelho é o caminho de santidade. Nele há tudo que precisamos para realizar a santidade em nossa vida. Os apóstolos aprenderam de Sua vida e Sua Palavra. As epístolas dão orientações claras para fazermos este caminho. A comunidade primitiva é um testemunho. Nos primeiros três séculos, santo era o mártir que deu a vida por Jesus. Quando acalmaram as perseguições, os cristãos criaram um novo modo de espiritualidade vivendo nos desertos. Ali venciam o mal e se dedicavam à oração. Eram os monges. Os leigos viviam a espiri-

tualidade como os monges. Deste modo não temos uma espiritualidade para o leigo, para o povo que vive a luta do dia a dia. A maioria dos santos são padres, freiras e bispos. No século XIII, S. Tomás de Aquino retomou o ensinamento de Jesus dizendo que a espiritualidade se constrói no amor. S. Francisco de Sales (s.XVI) ensinou que os leigos, nas diversas situações em que vivem, podem ser santos. S. Afonso afirma que todos podem ser santos, cada um em sua condição de vida. Mas, houve um teólogo bispo que ensinou que é muito difícil ir para o Céu. Isso prejudicou muito o povo. O Concílio redescobriu a vocação do leigo, como vocação primeira na Igreja. O relacionamento com Deus e com os outros é um tesouro. A espiritualidade é o encontro com Deus que já nos conquistou (Fl 2,12). A abertura a Deus se faz com totalidade, aceitando nossas fragilidades. A seguir, sabemos que

a espiritualidade não é individualista. Cada um é responsável pela própria salvação, mas essa se faz na comunidade. Jesus diz: “Quem ama a Deus, ame seu irmão” (1Jo 4,21). Os santos primaram pelo amor aos necessitados. O amor a Deus e ao próximo deve ser com todo o coração, com toda a alma e com toda a inteligência (Dt 6,3 –Mt 22,37). O amor vai até à última consequência. Esse amor de dar moedinhas é doril para consciência que não assume a caridade. Espiritualidade não é tirar a pessoa do mundo. Nós nos santificamos como pessoas. A santidade inclui a inteligência, os sentimentos, o corpo, o relacionamento com as pessoas, a afetividade, os prazeres da vida, a família e o ambiente em que vivemos. Aqui vemos o risco de uma espiritualidade que não envolve a pessoa inteira e fica só em rezas ou reflexões. O corpo humano foi considerado causa de pecado. A

sexualidade foi vista só sob o prisma do pecado e não sob a bondade de Deus que assim nos fez para que o amor fosse total. O casal se santifica em seu relacionamento de amor. Nossa carne é necessária para a espiritualidade. Todas as paixões são boas. Basta orientar-nos no amor que Jesus nos ensinou. Como vamos orientar? Pela Palavra de Deus que nos anima e orienta. Temos a força de Cristo que recebemos nos sacramentos. A Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo nos fortalecem e põem em contato com Jesus que foi gente como nós. Na comunidade colocamos nossos dons a serviço. Temos o mundo maravilhoso em que moramos e pelo qual podemos chegar a Deus, como nos escreve Paulo (Rm 1,20). O mundo nos leva a Deus. A espiritualidade não é um momento de oração, mas uma vida na qual buscamos a Deus com a totalidade de nosso ser para amar e servir totalmente aos irmãos.

Fala Padre Geraldo de C. Barros - Em memória Tenho a história de Cesário Lange como algo muito sagrado, seus conteúdos eu não mudo por nada deste mundo, dentro dela não admito interferências, pois bem, nesta quarta-feira, dia l2-l2-2012, festejei, talvez fosse o único de meus conterrâneos em comemorar o seu “NIVER”, como sabemos, foi num dia como este, o ano l878, após a realização de uma missa, de comum acordo seus presentes aceitaram essa data como sendo o de nossa fundação, aqueles nossos patrícios eram os verdadeiros donos da terra, tendo direitos absolutos sobre suas vontades e obrigações, jamais poderíamos passar por cima de um acontecimento como esse, a nossa emancipação política que foi realizada no ano de l959, foi muito bem-vinda e seria mais um fato a ser anexado em nosso currículo, não sei à quem cabe a culpa, só que o meu contesto está apoiado em verdades fidedignas, não exijo explicações, mas é bom que se diga o motivo de tal intransigência... Desde l850 vivemos nesse cantinho, em l923, ainda quando éramos um pequeno distrito, Passa Três teve o seu prefeito, Joaquim Ribeiro da Silva, tornando-se depois município, através de votação, Aristeu Vasconcelos Leite, (Teté), também recebeu essa função e só assim passamos a ter uma liberdade plena, “caminharmos com as nossas próprias pernas”, em l944, a cidadezinha preservava um número quantitativo de pessoas bem antigas, gente de outras eras e como era bom vê-las e senti-las tão de perto, vivíamos um silêncio profundo e se tivéssemos uma audição com acústicas perfeitas, de longe poderíamos ouvir as conversas alheias, hoje não gostamos dos cachorros que existem na cidade, são verdadeiros intrusos, naquele tempo eram tratados como gente da família, recebiam todos os zelos necessários, esse boquejar de hoje não se admitia e eu conto por que?... “Aqueles conterrâneos de vidas longas devem se lembrar de “Fiíco”, o filho mais velho do soldado Bastião, um militar aposentado, ele era um moço de poucas conversas, mas sempre sorridente, os seus acompanhantes o conheciam pelo menor de seus gestos, lá de vez em quando, pelas nossas aventuras que aconteciam ao redor da cidade, encontrávamos com

ele nos banhados, trazia apenas um pedaço de pau na mão, o desempenho principal estava sob a jurisdição daqueles seus animais obedientes e tão inteligentes, era comum olharmos pessoas como Joaquim Alegre, João Mendes, Zezé, Nenê andando pelas nossas vias, tendo sempre ao seu lado, um perdigueiro de estimação e pobre daquele que mexesse com essas criaturas!, esse emblemático que eu saiba nunca aconteceu e se esse pessoal existisse nos dias de hoje, todo um povo se calaria e essa questão passaria batida dentro de cada um, com certeza não seria assunto pra qualquer prosa ou conversa de jornal, eu borrava as calças, quando via Joaquim e Zezé com suas cartucheiras de dois canos nos ombros, eram pessoas de sangue quente, não levavam desaforos pra casa, falar de seus cachorros era briga na certa e ninguém queria apanhar ou levar um balaço de sua mocha”... Eu sempre relembro a figura de um grande amigo, com muitas saudades é claro, José Maria do Amaral durante um bom tempo escolar, foi como um filho e um grande irmão, a dona Nicota tinha grande paixão por ele, chegava a ficar dias e dias em minha casa, num sábado qualquer, pegávamos o ônibus do Silva e partíamos pro bairro dos Ferreiras, esse dia se tornava tão festivo, beirando a estrada de rodagem, lá estava um velho armazém todo feito de madeira, com os meus quase oito aninhos de vida, eu já possuía alguns amores, um deles vinha daqueles lados e o maior prazer, era o de vê-la e poder admirá-la, mas no livro do SENHOR já estava escrito quais seriam as nossas parcerias, ele teria que casar com a filha deTico Sapateiro e é bom lembrar de profissionais como Piá, André, Egidião, Tomé, eu com a filha de Genaro Urso, dono de fábrica de bebidas, esse homem que nunca estudou química em sua vida e no entanto, tudo o que produziu foi sucesso, lembranças de Gentil de Oliveira, Aniceto Machado, Michel Adum, Júlio Moreira, Moreno, assim como poeiras tudo vai se acabando, nós que narramos, juntamos os fragmentos e nem sempre a coisa sai como imaginamos, mas tudo na vida vale tentar, nada é mais agradável que a sua leitura, é gasolina azul e o nosso motor só exige ela.


Edicao 541  

Jornal Aliança - Edição 541

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you