Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Fábio Borri, Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

17 DE FEVEREIRO DE 2013

Adilson Ap. da Silva FOTOLITOS

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Edivaldo Ramos

COMERCIAL -e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Editorial A magia de uma criança Linda era chinesa e morava no Havaí. Contrariando o pai, que a desejava ver casada com alguém dos clãs chineses, ela foi para a Califórnia. Entrou para a universidade, apaixonou-se por um americano branco, de olhos azuis e com ele se casou. Uma cerimônia simples, bem ao contrário das festas pomposas, no estilo dos casamentos tradicionais, como esperava seu pai. Depois do casamento, um silêncio pesado se fez entre pai e filha. Ele não a visitava, ela também não. Quando a mãe telefonava, o pai nunca pedia para falar com a filha. Por todas estas atitudes do pai, Linda entendia que ele estava desaprovando tudo o que ela fizera. Ela traíra todos os princípios. Contudo, Linda se lembrava da infância feliz, no Havaí. Lembrava-se de, aos 3 anos, ser a sombra do pai. Correr atrás dele entre as bananeiras. E, quando ela cansava, o pai a colocava nos ombros. Dali de cima ela podia ver o mundo. E o pai cantava uma canção que falava: “você é minha luz do sol. Você me faz feliz quando o céu está cinzento.” Então, Linda teve um bebê. Quando o bebê completou cinco meses, ela decidiu que era a hora de mostrá-lo aos avós. Por isso, ela, o marido e o filho foram ao Havaí. Linda estava angustiada. Será que o pai a receberia? Ela estava levando um menino no colo, que pouco tinha a ver com os antepassados chineses. Como mãe, ela dizia para si mesma que se seu pai rejeitasse o neto, ela nunca mais voltaria. Ao chegarem, as saudações foram educadas. O velho chinês olhou a criança sem nenhuma reação. Depois do jantar, o bebê foi

acomodado em um berço em um quarto. Linda e o marido se recolheram para um descanso. De repente, ela acordou em sobressalto. Havia passado a hora do bebê mamar. Levantou-se. Nenhum som de choro. Pelo contrário, ela ouviu uma risada delicada de bebê. Atravessou o corredor, chegou à sala. Seu filho de apenas cinco meses estava deitado em uma almofada, com as mãos e os pés em agitação alegre. Sorria para o rosto inclinado sobre ele. Um rosto asiático, bronzeado pelo sol. O avô dava a mamadeira para o netinho, enquanto lhe acariciava a barriguinha e cantava baixinho: “você é minha luz do sol.” A criança conseguira, em breve tempo, conquistar o coração do avô e pôr fim a um afastamento tolo entre pai e filha. Hoje, o avô chinês caminha feliz, seguido por uma sombra saltitante de olhos cor de mel e cabelos encaracolados de quatro anos de idade. Os filhos não são propriedade dos pais. Portanto, têm direito a suas escolhas. Os pais devem recordar sempre que os filhos são espíritos, que renascem através deles. Suas vidas, seus anseios são deles. Aos pais cabe a orientação, a diretriz segura, mas a caminhada é de exclusividade dos filhos. Romper o vínculo de afeto por quaisquer questões tem sempre como conseqüência dor para ambas as partes. O melhor, portanto, é dialogar, ponderar e se chegar a um acordo, bom para ambas as partes. Um acordo em que o filho siga o caminho para a conquista da sua felicidade e os pais se apresentem como o apoio, o abrigo seguro, a terra firme do bom senso.

SERRALHERIA NOVA CALIFORNIA LTDA – ME, torna público que recebeu da CETESB a Renovação da Licença de Operação nº 64000424, c/ validade até 14/12/2016, p/ atividade de Fabricação de Esquadrias Metálicas, sito à Avenida Oswaldo Vieira de Camargo, nº 194, Centro, Cesário Lange/SP.

Rapidinhas Que sujeira!

Os quatro dias de carnaval na Praça da Matriz foram bastante animados. Como era de se esperar, muita música, samba no pé e alegria por parte dos presentes na tradicional comemoração. No entanto, depois que a festa acabou o que sobrou foi muito trabalho ao pessoal da limpeza. É impressionante, mesmo com muitas lixeiras na praça, muito lixo ficou jogado no chão, garrafas, copos de plásticos e etc. Após a saída dos foliões mal dava para ver o asfalto.

Só aumenta

O aumento do número de cachorros que perambulam nas ruas de Cesário Lange está preocupando toda população. Há uma grande quantidade de animais soltos nas ruas e eles andam causando muitos problemas. Inclusive risco de acidentes. A reclamação dos moradores também está ligada a sujeira que esses animais fazem nas calçadas e pelo lixo das casas que vivem esparramando, sem contar nos riscos de doenças que podem ser transmitir.

Segurança

Neste carnaval a segurança foi um dos aspectos mais elogiados. Nunca tínhamos alcançado resultados tão positivos em Cesário Lange com relação a segurança. Além da Guarda Municipal e da Polícia Militar, o evento também contou com segurança privada requerida pela administração e apoio do Conselho Tutelar. Quem esteve participando da festa pode perceber que esse ano foi bem mais tranquilo em relação aos anos anteriores. Até s brigas diminuiram.

Não existe!

Parece que telefones públicos de Cesário Lange estão desaparecendo. Talvez pelo fato de que o número de pessoas que possuem celulares cresceu. Mas ainda existem muitas pessoas que não tem telefone residencial e nem aparelho móvel, e ainda necessitam dos “orelhões”, para realizar suas chamadas. Os moradores dos bairros mais afastados há muito tempo reclamam a falta de um telefone público, pois precisam ir muito longe quando precisam fazer alguma ligação.

Por Diléa Silva

Renda do mês

Enquanto uns se divertiram na folia, catadores de latinha aproveitaram a festa para aumentar a renda. Quem veio para o carnaval em Cesário Lange pode ver pessoas desbravando as ruas em busca de latas de refrigerante e cerveja. Esse um bom exemplo de vontade de trabalhar, pois está profissão é uma das que não tem limite de idade, e segundo informações de uma catadora por mês dá para arrecadar quase R$ 300,00 através dos materiais recolhidos.

Manutenção

A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Cesário Lange está deixando a desejar no que diz respeito à manutenção dos postes públicos. Segundo informações, quando uma luz queima, mesmo após fazer a reclamação na central, ainda demora mais de dez dias para que os técnicos resolvam o problema. O cidadão é obrigado a pagar taxas referentes à iluminação pública e com juros se não puder pagar no dia certo, mas quando precisa de manutenção, cadê?

PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE COMUNICADO O PREFEITO MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE COMUNICA A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE NO DIA 21/02/2013, ÀS 15:00 HORAS SERÁ REALIZADA NO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL, AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO 3º QUADRIMESTRE DO EXERCÍCIO DE 2012, EM ATENDIMENTO A LEGISLAÇÃO VIGENTE.

É proibido?

Durante o Carnaval os comerciantes conseguiram aumentar as suas vendas oferecendo em seus estabelecimentos as famosas “Espuminhas de Carnaval”. Aquelas em spray que estão proibidas desde o carnaval de 2008 por lei municipal. Na rua em meio à folia, o que mais se via eram crianças brincando com as espuminhas, as mesmas que ficaram comprovadas que podem causar lesões graves, como alergia e intoxicação. Fazer a lei é fácil, o difícil é fazer o povo respeitá-la.

Os idosos!

Todo início de mês é a mesma rotina, lotação e pessoas descontentes com a demora nas filas para a realização de transações bancárias, recebimento de pagamentos ou mesmo nas compras do mês. Para os idosos, essa situação é ainda mais desgastante e o fato de Cesário Lange ainda não ter filas de atendimento preferencial em todos os estabelecimentos, acaba piorando a situação. Poucas pessoas lembram-se disso e eles continuam sofrendo com a espera em longas filas.

Cuide do seu

Não adianta nada a população cobrar dos poderes públicos a melhora da cidade, quando seus próprios moradores, não cuidam dela. É realmente lamentável que ao andar pelas ruas, se veja uma enorme quantidade de lixo espalhados nos terrenos baldios do município. Alguns lotes são até mesmo depredados pela população para servirem de “lixeira” pública. É fundamental que o cidadão de Cesário Lange cuide do que é seu, ou então não adianta cobrar.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Lazer

Religião

Programação para todas as idades no Carnalange 2013

Noite das marchinhas e matinês Igreja Católica infantis agitaram o fim de semana celebra a Missa das Cinzas E poração Musical Carlos Gomes e convidados especialmente para as apresentações de carnaval. O evento contou ainda com dois DJs da STUDIO FM, a rádio comunitária de Cesário Lange que deu todo apoio a prefeitura municipal para a realização da programação de carnaval. No sábado (09), esteve em Cesário Lange a escola de samba X9 paulistana se apresentando no palco da Praça da Matriz, a folia de sábado também contou com DJs da STUDIO FM fazendo a alegria dos foliões até de

madrugada. No domingo (10), dois eventos fizeram parte da programação de carnaval na parte da tarde. Na praça as crianças se reuniram para a matinê embalada por marchinhas e sons da atualidade. No Estádio Municipal, os homens se reuniram para o 1º CARNAFUT. A tarde esportiva contou com uma partida diferente “Solteiros” jogaram contra os “Casados” e fantasiados ao final a melhor fantasia foi premiada. Ainda no domingo, a noite na Praça da Matriz contou com centenas de

Crédito da foto: Arquivo Pessoal José Paulo S. Molitor

sse ano a cidade de Cesário Lange não contou com o tradicional desfile do GRES União Cesariolangense, mas, segundo os foliões, sua programação não deixou de agradar a todas as idades e sexos. De 8 a 12 de fevereiro a Praça da Matriz foi palco de shows. Centenas de pessoas compareceram ao local. A festa começou na sexta-feira com a “Noite das Marchinhas” no Núcleo de Integração Comunitária (NIC). A noite foi animada pela Banda Furiosinha, montada com membros da Cor-

Por Diléa Silva pessoas e show com Edson Dino Bateria e as mulatas levantando a galera. A noite foi finalizada com show do Grupo Audácia. Na segunda-feira (11), a praça mais uma vez ficou lotada para conferir a apresentação da escola de samba Leandro de Itaquera. Os foliões mais uma vez terminaram a noite com mais um show do Grupo Audácia O último dia de folia contou com matinê na parte da tarde e noite do Vai quem Quer a noite na praça da matriz.

Banda Furiosinha animando os foliões na “Noite das Marchinhas” do Carnaval 2013 em Cesário Lange

C

entenas de pessoas participaram na quarta-feira à noite, dia 13 de fevereiro, na Igreja Matriz, da missa que marca o início da Quaresma, (os 40 dias de preparação para a Páscoa), e de anúncio do lançamento da Campanha da Fraternidade (CF), pelos bispos brasileiros. Durante a cerimônia, foi realizada a imposição de cinzas sobre a cabeça dos fiéis, ritual consagrado no Antigo Testamento que lembra que viemos do pó e que ao pó retornaremos. A CF deste ano tem como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Envia-me”. “Nós queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles” comentou o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Card. Raymundo Damasceno Assis em entrevista a rádio Vaticano. Ele ainda completou “Primeiramente, nós estamos celebrando os 50 anos da Campanha da Fraternidade. Ela começou em Natal em 1962. A CF deste ano se insere dentro da preparação da visita do Papa para a próxima Jornada Mundial da Juventude. Sabemos que o Papa Bento XVI havia prometido estar no Rio de Janeiro para presidir a JMJ, mas com a sua renúncia nós esperamos e cremos que seu sucessor estará presente no Rio no mês de julho próximo. A CF com este tema, Fraternidade e Juventude, tem seus antecedentes. Em 2011,

Por Diléa Silva a Assembleia dos Bispos do Brasil criou a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – uma Comissão que tem como objetivo acompanhar as pastorais da juventude aqui no Brasil: as pastorais da juventude, os movimentos apostólicos, novas comunidades e acompanhar também aquelas congregações que têm como carisma a dedicação, a formação dos nossos jovens, para que o trabalho da juventude aqui em nosso país seja feito na unidade dentro da diversidade dos carismas e de cada um dos movimentos e das novas comunidades. Visando criar em cada uma das dioceses o chamado “setor da juventude” – um setor que compreende todos aqueles que trabalham com a juventude”. “A CF visa também preparar de uma forma “mais próxima” a JMJ e nós queremos com esta Campanha da Fraternidade, e queremos fazê-la com os jovens e para os jovens, procurar despertar na nossa sociedade, nas nossas comunidades essa importância dos jovens. Nós devemos, como diz o Papa na sua mensagem para CF, ajudar os jovens a tornarem-se protagonistas de uma sociedade mais justa, mais fraterna, inspirada no Evangelho. E o Papa afirma que se os jovens forem o presente, eles serão também o futuro. Nós queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles”, finalizou o presidente da CNBB.

Cultura

Vagas para Plantão na Praça da Matriz prestou aulas gratuitas primeiros socorros e orientações de Viola Caipira Saúde

N

Secretaria trabalha com a prevenção das DSTs durante o Carnaval

os dias de Carnaval, de 08 a 12 de fevereiro, enquanto os foliões se divertiam na Praça da Matriz, uma equipe da secretaria de saúde esteve de plantão. Enfermeiras e uma ambulância pronta a prestar primeiros socorros e orientações, foi disponibilizada durante toda folia.

Apesar da prestação de outros serviços na área de saúde, como aferimento de pressão arterial e curativos, a ação teve como tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se, use camisinha” e seu objetivo principal foi atingir a população sexualmente ativa de ambos os sexos. Dados do Ministério da Saúde

apontam que nos últimos anos o uso de camisinha vem diminuindo em todas as faixas etárias. O desafio é fazer com que as pessoas adotem o uso da camisinha mesmo quando a relação é estável, além de alertar a população de que a Aids ainda não tem cura. Segundo informações da enfermeira Letícia m. Rodrigues Fakri,

Por Diléa Silva durante todo o carnaval foram disponibilizados cerca de 3 Mil preservativos e também folders e cartilhas informativos. Por faixa etária foi resgistrado pela secretaria de saúde de Cesário Lange, a distribuição de de 420 preservativos de 13 a 20 Anos; 1060 de 20 a 50 Anos e 90 para pessoas acima de 50 Anos.

N

a próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro, voltam às aulas de Viola Caipira com o professor Ricardo Anastácio em Cesário Lange. O curso é oferecido gratuitamente pela prefeitura municipal através da secretaria de educação e cultura e oferece quinze vagas para iniciantes. Voltam também os ensaios da Orquestra de Viola Caipira de Cesário Lange com os veteranos. A preservação da cultura tradicional caipira é o principal objetivo dos realizadores do projeto. Durante a Oficina de Viola Caipira, os alunos poderão aprender a tocar a viola e cantar as modas sertanejas raiz. A oficina é um meio de divulgar essa cultura para que esteja sempre “viva no coração e na voz de, cada vez mais, adeptos”. Além disso, a ideia é proporcionar aos admiradores do estilo musical, a possibilidade de aprender a tocar e cantar a música caipira. Nas aulas, os alunos vão aprender não só a tocar a viola caipira, mas também as origens desse instrumento. O CURSO A oficina de Viola Caipira acontece toda quinta-feira,

Por Diléa Silva ás 16h e 18h no centro cultural ao lado da biblioteca municipal de Cesário Lange (antigo Ralf). As inscrições estarão abertas a partir de quinta-feira, 21 de fevereiro quando retornarão também os ensaios da Orquestra e Viola Caipira de Cesário Lange e vão até o dia 28 de fevereiro. A matrícula pode ser feita diretamente com o Professor Ricardo Anastácio no local das aulas. Serão 15 vagas. A partir dos 10 anos de idade qualquer um pode se inscrever sem limite máximo de idade e as aulas são inteiramente gratuitas. Alguns instrumentos são disponibilizados para inicialização dos alunos.


04 Cidade DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

desaparecido No dia 03/09/2012 do Hospital de Tupã

JORNAL ALIANÇA


JORNAL ALIANÇA

Especial 05 DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Bento XVI - “A Grande Renúncia”

Trânsito

particulares uns dez bispos. No dia 13, presidiu em São Pedro durante a Missa, a imposição das cinzas, marcando o início da quaresma e no dia seguinte, recebeu em audiência na Sala Paulo VI a todos os párocos de Roma, como faz todos os anos e vai continuar as suas atividades normais até à noite do dia 28. Assim sendo, a partir desta data escolhida por ele, a Igreja torna-se “sede vacante” até que se eleja um novo pontífice. Normalmente, a “sede vacante” ocorre quando falece o papa e tudo para na Igreja. Todos os cargos da Cúria são suspensos e a Igreja passa a ser dirigida pelo Colégio cardinalício em assuntos de rotina, presidido pelo cardeal-camerlengo, pelo decano do Sacro Colégio, o cardeal-bispo de Óstia e pelo cardeal proto-diácono, atualmente, os cardeais Tarcisio Bertone, Angelo Sodano e Jean-Louis Tauran. O novo papa tem toda a liberdade de nomear, por exemplo, uma nova cúria com os nomes de sua preferência, já que o estado de “sede vacante” extingue todos os cargos. Portanto, às 20h00 do dia 28 de fevereiro, Bento XVI assinará a sua renúncia e voltará a ser simplesmente o sacerdote Joseph Alois Ratzinger. É provável que na mesma noite, irá a Castel Gandolfo que fica a uns 20 km ao sul de Roma e que é a residência de verão do Papa, enquanto não fica pronto os seus aposentos em um antigo mosteiro que há no Vaticano, aonde ele se enclausurará, portanto, deixando total liberdade a seu sucessor, dedicando-se unicamente à oração, à meditação e talvez a alguns trabalhos de teologia que queira deixar para a posteridade, enquanto espera

pelo seu dia de encontrar com o Senhor. Este foi um gesto de extrema humildade, sabedoria e desprendimento. Bento XVI sempre ensinou que ninguém é indispensável ou insubstituível e quem, realmente, comanda a “barca” de Pedro é o próprio Jesus e que atualmente, a saúde física conta muito para exercer este ministério único em sua essência. Nas águas agitadas do mundo, quando parece que as águas vão submergir a barca de Pedro, pode parecer que Jesus esteja dormindo, Ele, no entanto, se ergue e diz: “Não tenham medo!” E a tempestade desaparece (Mc 4,37-41). No dia de sua eleição, no dia 19 de abril de 2005, ele se definiu com um simples operário da messe do Senhor e que aceitara a sua eleição como um gesto de obediência e disse à multidão que o Senhor escolhe quem Ele quer, mesmo os mais inadequados - aí ele incluía a si mesmo - como fizera Jesus há 2.000 anos atrás ao escolher simples e ignorantes pescadores para serem os seus apóstolos. Bento XVI toma esta decisão, segundo ele, após meses de oração e reflexão, num momento de razoável calmaria que a Igreja vive. Se fosse um momento de alguma crise, aí, ele não renunciaria. Não se deve abandonar o timão do barco na hora da tempestade, ele sempre foi categórico sobre isso! Bento XVI já antecipara essa possibilidade no magnífico livro-entrevista “Luz do Mundo” que ele deu ao jornalista alemão Peter Seewald em 2010. Aliás, antes disso, no dia 28 de abril de 2009, ao visitar a região dos Abruzzos, que fora atingida por um grave terremoto, ele deu um

eloquente sinal desta possibilidade. Nesta ocasião, visitou a catedral de Aquila e depositou o seu “pallium” - símbolo de sua autoridade papal - sobre o túmulo do Papa São Celestino V, o último papa que espontaneamente renunciou ao pontificado em dezembro de 1294. Celestino V nasceu Pietro Angeleri em Isérnia e tornou-se monge beneditino e mais tarde, seguindo o seu impulso místico, instalou-se em penitência numa gruta no monte Morrone, vivendo unicamente para a oração. Tinha ele 80 anos, quando os cardeais, reunidos em conclave após a morte do Papa Nicolau IV (1288-1292), diante do impasse entre diversos candidatos, o elegeram papa. Qual foi a sua consternação e incredulidade quando lhe informaram que ele era o novo papa. Ele não queria de jeito nenhum, mas por obediência, aceitou. Cinco meses após a sua posse, percebendo a sua total ignorância das coisas do mundo, das disputas políticas entre reis e príncipes, famílias ilustres, as intrigas de Filipe IV, o Belo, rei de França contra os templários... ele descobriu uma bula, onde seu antecessor havia previsto a possibilidade de um papa se demitir, aí o Papa Celestino V renunciou o pontificado romano. Ele morreu pouco tempo depois, no dia 19 de maio de 1296 e foi canonizado santo pelo Papa Clemente V. Bento XVI, portanto, repete o gesto de São Celestino V, 720 anos depois. Essa possibilidade fora ventilada por João Paulo II quando se manifestou a doença que o consumiria. Na época, os seus conselheiros - entre eles, estava o cardeal Ratzinger

Motorista é detido por embriagues ao volante em Cesário Lange

Nova Lei seca é mais rigorosa e a fiscalização foi intensificada

C

om a nova lei, os motoristas que forem flagrados dirigindo com teor alcoólico entre 0,05 e 0,34 miligrama por litro de ar expelido são multados em R$ 1.915,40, têm a carteira apreendida e não podem seguir viagem. Já aqueles em que a concentração de álcool no organismo for superior a 0,34 miligrama são

presos por prática de crime de trânsito e respondem a processo criminal, além das penalidades administrativas. As fianças variam de R$ 678,00 a R$ 3 mil. A polícia orienta os motoristas que ingerirem bebidas alcoólicas durante longos períodos à noite, por exemplo, que não dirijam pela manhã. Isso porque o organismo é capaz de eliminar apenas

o equivalente a uma lata de cerveja, uma dose de destilado ou uma taça de vinho por hora. Dormir por algumas horas ou tomar café da manhã aceleram o processo de metabolismo e a eliminação do álcool do corpo. De acordo com nota divulgada pela TVTEM, pelo menos 25 pessoas foram levadas à prisão desde a noite de sexta-feira (8) em

Por Diléa Silva cidades da região de Itapetininga. Elas foram flagradas ao dirigirem embriagadas. Três delas, por não efetuarem o pagamento da fiança, continuam detidas em cadeias da região. As fianças variam de R$ 678 a R$ 3.300. Em Cesário Lange um motorista também foi flagrado e liberado após pagar fiança.

- o aconselharam a permanecer, ainda que isso significasse um enorme sofrimento. Havia um motivo: João Paulo II em seu longo pontificado se tornara uma figura mediática, um defensor intransigente da vida e que valorizara os idosos e doentes, da mesma forma que cativara os jovens. Por isso, o seu testemunho público contava muito. Também em 1943, quando Roma foi tomada pelas tropas alemãs após a queda de Mussolini, o Papa Pio XII pensou em tal possibilidade e enviou uma carta ao cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa, que deveria ser aberta em caso de sua morte, prisão ou rapto... o que não aconteceu. Na época, o embaixador alemão Ernst von Weizsäcker desaconselhou Hitler de tal atitude, argumentando que ele iria cometer o mesmo erro de Napoleão quando este sequestrou o Papa Pio VII na noite de 5 de julho de 1809.

Por Fernando Batista Portanto, ainda que surpreendentemente, a notícia provocou vívidas e acaloradas discussões e desinformações por parte das “media”, que vivem desesperadas atrás de notícias e teorias conspiratórias - afinal, vivem disso - e consternação e tristeza compreensíveis entre os católicos. O fato em si, não traz nada de novo nos 2.000 anos de história da Igreja Católica. É um fato previsto, que já aconteceu e que pode acontecer novamente no futuro. Agora, resta esperar o novo Papa que o Espírito Santo vai dar à Igreja no próximo mês de março. Uma coisa é certa: será a “pessoa certa” para nossos conturbados tempos. Talvez mais um humilde e desconhecido “pescador” como Simão Pedro, aquele Galileu, o irmão de André, amigo de João e Tiago, os filhos de Zebedeu, que se tornou por vontade do Senhor, seu vigário na terra e primeiro Bispo de Roma.

Crédito da foto: Tony Gentili

O

mundo foi tomado de surpresa, segunda-feira, dia 11 de fevereiro, quando ao final de um consistório público ordinário em Roma, na presença de mais de 40 cardeais, depois que os cardeais presentes terem votado o assunto em pauta, isto é, a canonização como santos dos bem-aventurados: Beato Antonio Primaldo e companheiros, mártires; Beata Laura di Santa Caterina da Siena Montoya Y Upegui e da Beata Maria Guadalupe Garcia Zavala, que serão declarados santos no dia 12 de maio, quando o Papa Bento XVI, em latim, anunciou que, de acordo com o Código Canônico, ele renunciará no próximo dia 28 de fevereiro - uma quinta-feira - às 20h00, horário de Roma a sua função de Bispo de Roma, de sucessor de São Pedro, devido à idade avançada - ele vai completar 86 anos de idade - e à deterioração de seu estado de saúde que o acometeu nestes últimos meses, embora esteja em perfeita condições mentais. É visível suas dificuldades em se locomover e parece ter perdido peso. Além disso, ele recebeu um marco-passo e o médico o aconselhou a não fazer viagens internacionais. Inclui-se aí, entre outros eventos já agendados, a sua vinda ao Brasil no mês de julho para Jornada Mundial da Juventude. Certamente, virá o novo Papa e o Brasil, talvez, será o primeiro país a recebê-lo. No entanto, ele continua exercendo o seu ministério, normalmente. No mesmo dia que anunciou a sua renúncia, por exemplo, ele nomeou bispo o capelão militar do exército dos EUA, Robert J. Coyle e recebeu em audiências

Oportunidade

Novos cursos são oferecidos pelo Sindicato

O

Sindicato Rural de Cesário Lange em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estará oferecendo para o mês de março, novos cursos de capacitação direcionados aos produtores rurais. De 12 a 15 de março acontece o curso de “Processamento Artesanal do Leite” onde os participantes aprenderão as técnicas de pasteurização do leite e como transformar o produto em alimentos como queijo, ricota, doces, patês, entre outros alimentos. Nos dias 27 e 28 de março quarta e quinta-feira haverá o

Por Diléa Silva curso de “Panificação” onde os alunos poderão aprender a fazer diversos tipos de pães. Outros cursos para a cidade de Cesário Lange já estão em andamento. O curso de Tomate Orgânico inicia as aulas na terça-feira, dia 05 de março. A sensibilização para adesão dos alunos foi realizada no dia 06 de fevereiro contando com a participação de trinta produtores. Foram oferecidas 15 vagas e com a turma montada, o curso terá duração de seis meses. As aulas serão ministradas duas vezes por meses e tem previsão de termino para o mês de julho.

Economia

Horário de Verão termina neste domingo 17

O

hor ár i o d e ve r ã o 2012/2013 que teve início em outubro do ano passado, termina às 0h de domingo, 17 de fevereiro. Os relógios deverão ser atrasa-

Por Diléa Silva dos em uma hora em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os dados oficiais da economia de energia devem ser divulgados na semana que vem pela Agência Nacional de Energia Elétrica.


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Vagas para novo curso de Informática

A

inda há vagas para os cursos de Informática no Polo 01, na Rua Lúcia Zanetti Pagotto, 12, Nova Cerquilho. As inscrições podem ser realizadas até sábado, 16 de fevereiro. As vagas são Limitadas. Horário das Inscrições: 07h às 10h30 13h30 às 17h 19h às 21h - de segunda à sexta-feira. No sábado, 16 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Por Adriano Salomão Locais das Inscrições: Atendimento no Polo 01: Rua Lúcia Zanetti Pagotto, 12, Nova Cerquilho Atendimento no Polo 02: Rua Sabadin, 03, Centro. Outras Informações, tais como as listas de aprovados e de espera, podem ser obtidas no site da Prefeitura de Cerquilho (www. cerquilho.sp.gov.br), onde também estão disponíveis as apostilas do curso. O telefone de contato é o (15) 3384-2253 / 3284-3470.

Boituva

Prefeito recebe visita de Edson Giriboni

O

prefeito Edson Marcusso (PTB), acompanhado de secretários, vereadores e lideranças, recebe nesta sexta-feira, dia 1º, a visita do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni. O encontro está previsto para acontecer às 12h, no Paço Municipal. Durante o encontro o prefeito realinhará as ações e investimen-

Por Comunicação PM tos que o Governo do Estado de São Paulo vem realizando neste setor. Órgãos como a SABESP e o DAEE são vinculados a Secretaria. Em menos de um mês, Giriboni é o segundo secretário do governador Geraldo Alckmin a visitar o prefeito Edson Marcusso e a equipe do novo governo. O primeiro foi o secretário Davi Zaia (Gestão Pública).

Iperó

Pronto Socorro ganha reforço médico

P

ara garantir melhorias à população no setor da saúde, a Prefeitura de Iperó contratou um novo médico para reforçar o quadro do Pronto Atendimento de Iperó (PA). Agora, aqueles que precisarem se consultar poderão contar com dois médicos plantonistas no período diurno. Os profissionais que atuam como clínicos gerais trabalham simultaneamente no

Por Comunicação PM local, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Segundo o gestor do SUS no município, a medida foi tomada na tentativa de minimizar o tempo de espera para o atendimento, evitando filas. “Queremos proporcionar a população um atendimento mais eficiente e de qualidade. Essa foi a primeira de muitas ações que ainda realizaremos para a melhoria da saúde em Iperó”, declara o gestor.

Laranjal Paulista

Carnaval de Rua de 2013

Carnaval laranjalense foi evento a ser lembrado pelos anos vindouros

O

Carnaval laranjalense de 2013 foi um evento a ser lembrado pelos anos vindouros. O grande empenho dos blocos e escolas de samba, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, resultaram em cinco dias de muita festa, beleza e alegria para os foliões e o grande público presente. A festividade começou na sexta-feira, com a recepção para o Rei Momo e Rainha do Carnaval pelo prefeito Heitor, conforme a tradição carnavalesca. A abertura dos shows foi da dupla André e Marcelo Elétrico. Todos os shows foram na Praça Armando Salles de Oliveira, permitindo um público muito maior que os anos anteriores, ao mesmo tempo em que deu melhor acessibilidade, segurança e conforto aos presentes. No sábado, o desfile foi aberto pela Escola de Samba AMIVIT, levando para a avenida a importância da conscientização ambiental e da sustentabilidade. Muitas crianças participaram do desfile, representando animais em risco de extinção. O Bloco Sede Zero relembrou os picadeiros circenses, fantasiados de famosos palhaços. A Escola de Samba Independentes da Vila cantou “Sonhos de uma Criança”, trazendo um desfile excepcional, com carros alegóricos, Mestre-Sala e Porta-Bandeira desfilando majestosamente no Largo São João. O Panela Velha homenageou o Festival Folclórico de Parintins, com as damas luxuosamente vestidas de vermelho representando o Boi Garantido, e os senhores de azul em carro alegórico, como o Boi Caprichoso. O Consulado Verde encerrou o desfile de sábado, homenageando o goleiro Marcos, grande ídolo dos palmeirenses. Usando tecnologia digital, mostrou momentos da carreira do goleiro, um sósia de Marcos estava presente em seu segundo carro alegórico, toda a família palmeirense, crianças, jovens e adultos estavam representados. No palco, a Banda Musix apresentou repertório eclético, incluindo as antigas marchinhas

Jumirim

de carnaval. No domingo, o bloco Amizade da Terceira Idade e a Banda do Vovô abriram o desfile, com belas fantasias representando os naipes e curingas do baralho tradicional. Em seguida o Bloco Sede Zero repetiu a animada apresentação da noite anterior, abusando dos confetes e fazendo a alegria das crianças. O tradicional Bloco Berto Severino também usou as alegorias do Boi Bumbá em seu desfile, e uma divertida centopéia humana. O Panela Velha encerrou o segundo dia, repetindo o desfile de sábado, com mais animação dos Bois Garantido e Caprichoso. O Grupo Virtude e a Banda New Tripolli garantiram a animação do público até as 4h da manhã. O desfile da segunda começou com o Bloco Amizade da Terceira Idade e a Banda do Vovô, mantendo o mesmo entusiasmo da noite anterior. A estréia do Bloco do Corinthians e o Unidos do Bar Alvorada foi o grande momento da noite, com mais de mil e trezentos corinthianos no Largo São João, homenageando o centenário do time e a conquista do bi-campeonato Mundial de Interclubes da FIFA. O Bloco homenageou também grandes ídolos do clube. Por quarenta minutos, o “Bando de Loucos” invadiu Laranjal Paulista em um desfile que será lembrado pela Fiel torcida laranjalense. Depois o bloco Vice-Versa contagiou os laranjalenses presentes, ao buscar pretendentes para as Noivas Encalhadas, tema deste ano. Músicas consagradas, como “Gangnan Style”, “Kuduro” e “It’s Rainning Man”, animaram os foliões do bloco, enquanto a tradicional carreta levava as Noivas Encalhadas, e um carrão trazia como destaque três princesas sapecas que esperavam seus príncipes encantados. A Banda Xis não deixou ninguém ficar parado, com um show muito animado e elogiado pelos presentes. Encerrando a festa laranjalense, as Escolas Independentes da Vila e a AMIVIT repetiram

o grande desfile que fizeram no sábado. O animadíssimo Bloco da Saúde usou da festa para conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos, o combate à dengue, e a conscientização dos jovens para o sexo seguro, evitando assim uma gravidez não-planejada na adolescência ou início da juventude. Por fim, os representantes dos blocos e escolas receberam seus troféus de participação do prefeito Heitor, do vice-prefeito Badinho, dos Secretários Maria Silvana Pires Franguelli, Arivaldo Aldeni Pereira, Douglas Fieri Rodrigues Machado e Antônio Carlos Barijan, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social da Solidariedade Isabel Cristina Cardia de Mello Camarin e do vereador Newton Gazonato. O prefeito Heitor destacou as melhorias que este Carnaval recebeu, com o aumento do percurso do desfile e os shows de encerramentos na Praça Armando Salles de Oliveira, trazendo maior comodidade e segurança aos presentes, enfatizou a importância da participação da Comissão de Carnaval para a organização do evento de maior participação popular e agradeceu a presença de todos os laranjalenses e dos visitantes que prestigiaram nos-

Por Comunicação PM so carnaval. O Grupo Audácia encerrou as festividades com uma apresentação animada, com muita interação com o público. A ACEL estava presente nos shows, com barraca de lanches e bebidas, com a arrecadação revertida em prol da entidade. Os Distritos de Laras e Maristela também tiveram as tardes animadas em suas matinês pelo Grupo Audácia e pelo Trio PPSOM juntamente com Narciso Pieroni e Felipe Silva que também apresentaram os desfiles todas as noites. Todas as fotos dos melhores momentos do carnaval deste ano estão disponíveis na página da Secretaria de Cultura e Turismo no Facebook: www.facebook. com/secultculturaeturismo A Secretaria de Cultura e Turismo parabeniza e agradece a todos que fizeram parte do Carnaval 2013 em Laranjal Paulista. Blocos, Escolas de Samba, Comissão de Carnaval, GCM, PM, Givas Seguranças, Equipe de som, Iluminação, Imagem, Apresentadores, apoio das Secretarias Municipais, Equipe da Saúde, patrocinadores do Rei Momo e da Rainha - VICAMPE e DAMA Bier, Bandas, Foliões de última hora e a toda a população que prestigiou os 5 dias de evento.

Crédito da foto:Comunicação PM

Cerquilho

Carnaval em Laranjal Paulista foi animado

Encontro de secretários municipais de saúde em Brasília

Dra. Emiliana Maria Grando Gaiotto esteve representanto a cidade

A

secretária de saúde de Jumirim, Dra Emiliana Maria Grando Gaiotto, participou, em Brasília, no último dia 31 de janeiro, do Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde. O evento que foi organizado pelo Ministério da Saúde contou com a participação do ministro Alexandre Padilha. O objetivo da reunião foi acolher os novos gestores e ajudá-los a conduzir a administração das cidades, com programas e ações desenvolvidas pelo MS (Ministério da Saúde). Para a secretária municipal de saúde, Emiliana, o acolhimento aos secretários foi interessante do ponto de vista da oportunidade dos novos gestores em conhecer as políticas nacionais de saúde e contatos com os demais gestores da região. Logo em seguida após a volta do encontro, a equipe de Jumirim

encontrou-se com a equipe de saúde do município de Cerquilho para dar início a uma rede regionalizada que irá oferecer atendimentos multidisciplinares com ênfase bio-psico-social integrando Departamentos e Secretarias. Além de estabelecer uma pac-

tuação entre Cerquilho e Jumirim para atendimentos e consultas de especialidades. Na ocasião participaram a coordenadora de saúde Mental Drª Daniele Maria de Nadai , coordenadora da Saúde Lilian Fávero de Souza Firmino, Coordenadora de Reabilitação Carla

Por Comunicação PM Maria Prudente de Castro Rangel e a Secretária Dra Emiliana com a equipe de Cerquilho a Assistente Social da SAÚDE Rosana Aparecida Ferraz de Campos , Secretária Dra Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo e a Secretária da Assistência Social Eliana Maria Felippe.


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Conchas

Prefeito Odirlei Reis recebe visita da dep. estadual do PT Ana Perugini

Deputada estadual fez a primeira visita após a posse do prefeito

N

município. Ana Perugini encerrou o encontro desejando ao prefeito uma boa administração e fez uma oração para que se comece uma história de frutos e de bênçãos para seu mandato. Sobre Ana Perugini: Nasceu no dia 22 de Agosto de 1963, em Cariacica, no Espírito Santo. Após algumas andanças com a família, fixou residência na cidade de Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas. Ana Perugini foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), em meados dos anos 80 no então Distrito de Hortolândia, que pertencia à Sumaré. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), Ana Perugini é casada com Ângelo Augusto Perugini, mãe de três

filhas. Se elegeu vereadora em 2004, deputada estadual em 2006 com 66.878 votos, sendo reeleita em 2010, com 115.342 votos. Atividade parlamentar A deputada tem trabalhado ao longo dos anos pela proteção dos consumidores, pela saúde pública de qualidade, e em defesa dos direitos das mulheres, com a vacina que combate o câncer do colo do útero, bem como pela universalização do saneamento básico, e por mais segurança nas áreas de entretenimento. Com todos os meios legais, em respeito à opinião pública, Ana Perugini busca em todas as regiões estabelecer o diálogo entre os municípios e o Estado, visando amenizar os impactos causados pela política estadual de proliferação de unidades prisionais. “É preciso fazer justiça a todas as

Michel Temer lança livro em São Paulo

A

noite de autógrafos de “Anônima Intimidade” escrito pelo vice-presidente contou com a presença do prefeito Manoel David Na quinta-feira, 31, o vice-presidente da República e tieteense, Michel Temer, esteve na Livraria Cultura na Avenida Paulista em São Paulo para a noite de autógrafos do seu livro de poesias. Tietê esteve representado pelo prefeito Manoel David, acompanhado de seu pai, Valdomiro Biscaro de Carvalho, colega do vice-presidente no ‘Grupo Escolar’ Luiz Antunes. Michel Temer recebeu com muito carinho os representantes de sua terra natal e fez questão de dedicar um exemplar aos “conterrâneos de Tietê”. “O vice-presidente nos engrandeceu com sue ato e eu disse a ele que este livro dedicado a todos os tieteenses será o primeiro item de

Por Comunicação PM, acervo do futuro museu Michel Temer”, declarou Manoel David. O livro, ‘Anônima Intimidade’, é uma coletânea de 120 poemas sobre emoções e histórias pessoais, frutos de escritos em guardanapos durante as viagens do vice-presidente entre São Paulo e Brasília. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto assina o prefácio de maneira brilhante, citando Temer através de uma perspectiva pouco conhecida, que apresenta além da destreza nas ciências políticas e do direito, também encontra habilidade na arte da escrita de sentimentos. Este é o primeiro livro do gênero escrito pelo vice-presidente da República. A obra traz homenagens aos autores preferidos de Temer, apreciador do gênero desde a infância e cita sua cidade natal, Tietê.

Crédito da foto: Comunicação PM

a sexta-feira, dia 8, o prefeito Odirlei Reis recebeu a visita da deputada estadual do PT, Ana Perugini, na sede do poder executivo de Conchas. Estavam presentes membros da equipe de governo, a primeira-dama Ângela Reis, vereadores, filiados do Partido dos Trabalhadores da cidade e o presidente da APRUC (Associação dos Proprietários Rurais de Conchas), JoãoValdrighi. A deputada estadual fez a primeira visita à cidade após a posse do novo prefeito para estreitar a relação com a cidade e já tem uma emenda disponibilizada para a infra-estrutura do município. Durante a reunião, entre os assuntos pautados estavam a progressão continuada da educação, o hospital municipal e o pedágio oneroso na entrada e saída do

Por Daniela Fioretto cidades que abrigam presídios, tema que o Governo do Estado tem imensa dívida social.” O mandato também está voltado para as questões do campo e da agricultura, em benefício dos produtores que necessitam de melhores condições de crédito e de oportunidades para comercializar seus produtos. O que fortalece o mercado interno favorece a geração de empregos e mais renda, e ajuda a distribuir riqueza. Tudo pela evolução social do Estado de São Paulo. Na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Perugini coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e a Frente de Acompanhamento das Ações da Sabesp. Além disso, é vice coordenadora da Frente de Juventude.

Tietê

Prefeito Manol David ao lado do Michel Temer

Tatuí

Tatuí Manu reúne-se com professores para esclarecer repasse do bônus salarial

Recurso de mais de R$ 1 milhão não foi deixado em conta

O

desaparecimento do dinheiro relativo ao bônus dos professores, através de recursos do Fundeb, continua a repercutir entre os educadores de Tatuí. Nesta quinta-feira, 7, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, esteve em reunião com os servidores da Rede Pública Municipal de Educação, realizada no Nebam “Ayrton Senna”. Também participaram do encontro, que teve a presença de mais de 170 pessoas, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo, Isabel Cristina Pires de Campos, a diretora de Finanças da Prefeitura, Vanessa Pinheiro de Carvalho, o contador João Donizetti da Costa e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Maria Claudia Adum. Segundo dados oficiais da contabilidade da Prefeitura de Tatuí, cerca de 700 professores da rede municipal de ensino deveriam ter sido beneficiados com o pagamento do bônus do Fundeb em 2012, mas esse dinheiro acabou sendo utilizado pela gestão anterior para outra finalidade. Além do pagamento não ter sido feito no ano passado. O dinheiro, cerca de R$ 1 milhão, não foi deixado disponível em conta para a nova

administração do município. Ficou esclarecido aos professores que a saída mais viável passa por uma ação judicial coletiva, encabeçada pelo Sindicato dos Servidores. Somente com prévia autorização judicial, é que o município poderá fazer o pagamento do bônus referente ao exercício 2012. “Essa reunião foi muito positiva e esclarecedora para os professores, pois ela demonstra que esta administração será aberta ao dialogo. Uma gestão transparente que trabalha a favor do funcionário”, explicou a secretária de Educação. O passivo de R$ 1 milhão com os professores é apenas parte da dívida pública do município, hoje contabilizada em R$ 38 milhões. Entenda o bônus O Fundeb – Fundo Nacional de Educação Básica prevê repasse consignado para aplicação no ensino. Do montante total, 60% são exclusivos para valorização do magistério, incluindo pagamento de professores e investimento na qualificação dos profissionais da área. Já 40% são destinados a investimentos em melhorias estruturais, aquisição de equipamentos e materiais, por exemplo. O que sobra dos 60%, por lei, deve ser compartilhado em formato de

salários- extras aos educadores, ou então devolvidos ao Governo Federal, através do Fundo. Contraponto A diretora de Finanças da Prefeitura, Vanessa Pinheiro de Carvalho, contrapôs todas as declarações da assessoria contábil do ex-prefeito. Lembrou que a Lei Federal 11.494, de 20 de junho de 2007, prevê que o acúmulo para o pagamento de bônus deve ser referente a cada exercício fiscal de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Voltou a afirmar que o dinheiro foi sim empenhado, mas não havia saldo em conta. “Pelo balanço

Por Alexandre Scalise do próprio Tesouro Nacional, com acesso disponível inclusive ao público pela internet, foram repassados R$ 41,3 milhões até 27 de dezembro, o repasse do dia 28 de dezembro, o último de 2012, foi de um valor residual de pouco mais de R$ 150 mil – recurso que efetivamente foi creditado em conta, conforme os extratos bancários”, relacionou. Vanessa ainda explicou que tanto o recurso para a folha de pagamento quanto o bônus são exclusivos dos 60%, não dos 40% como havia sido erradamente explicado pelo antigo tesoureiro do município.

Prefeitura corta algumas funções gratificadas

O

choque de gestão anunciado pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, logo no início de seu mandato, chegou esta semana à folha de pagamento dos servidores públicos. O pagamento referente ao mês de janeiro, efetuado no quinto dia útil do mês, quinta-feira, 7, trouxe corte nas funções gratificadas de todos os funcionários. A medida tem como objetivo promover um recadastramento de todos os funcionários que recebem remunerações extras, concedidas pela administração anterior do município. A partir deste estudo, a Prefeitura examinará, caso a caso, a concessão desses benefícios e implantará novo critério baseado exclusivamente no mérito, assiduidade e produtividade. Outra meta pretendida é a redução dos gastos com pessoal que já atinge o limite prudencial, estipulado pelo Tribunal de Contas do Estado, passando dos 49% do Orçamento. “Se por um lado necessitamos de mais funcionários para atividades consideradas estratégicas, de outro temos uma folha absurdamente inchada. É preciso identificar porque cada

Por Alexandre Scalise funcionário recebeu a gratificação e se ele está fazendo justiça a esse aumento em seu salário”, justificou o secretário municipal de Administração, Marcos Rogério de Campos Camargo, Marcos Quadra. No total, 232 servidores perderam suas funções gratificadas, com economia aproximada de R$ 133 mil no mês. Esse e outros ajustes permitiram uma significativa redução na folha de pagamento, que passou de R$ 5,6 milhões em dezembro, para R$ 4,7 milhões em janeiro, economia de R$ 900 mil em valores líquidos. Manu lembrou que o novo modelo de gestão começou com a reforma administrativa, remetida à Câmara Municipal, no dia 1º de janeiro, com o corte de três secretarias e 10 departamentos. O prefeito disse ainda que apenas 1/3 dos cargos em comissão disponíveis foram preenchidos, devido ainda ao peso da folha de pagamento. “Esse novo modelo renderá frutos em duas vertentes: na economia aos cofres públicos e no estímulo à capacidade produtiva que será premiada pela qualidade dos serviços prestados à nossa população”, comentou.


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS

AVISO DE LICITAÇÃO - Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Tomada de Preços sob Nº 01/2013. - Objeto: Contratação de empresa especializada em Educação, para

fornecimento

de

Sistema

Pedagógico

de

Ensino,

representado por material didático para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, composto por conjuntos impressos e específicos de Cadernos Educacionais para o Aluno, Material Complementar,

Caderno

do

Professor,

Assessoria

e

Acompanhamento Pedagógico e Portal de Educação na Internet. - Os interessados poderão adquirir o edital acessando o site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br

ou

solicitar

através do e-mail pmclicitacao@conchas.sp.gov.br. - Data de Encerramento: 14 de Março de 2013, às 09h30min. - Custo para retirada do Edital junto à Prefeitura (R$ 25,00). - Fone p/ contato: (14) 3845-8011/8014 (Setor de Licitações) ODIRLEI REIS Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCHAS AVISO DE LICITAÇÃO - Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Pregão Presencial sob Nº 02/2013. - Objeto: Aquisição de materiais didáticos, escolares e de escritório para uso junto aos Projetos Sociais, Unidades Escolares e demais Departamentos da Prefeitura Municipal. - Os interessados poderão adquirir o edital acessando o site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br ou requisitar através do Fax (14) 3845-8012 ou e-mail: pmclicitacao@conchas.sp.gov.br - A entrega do Credenciamento e dos envelopes n°01-Proposta Comercial e n°02-Documentos de Habilitação será às 09:00 horas do dia 26 de Fevereiro de 2013, no Setor de Licitações da Prefeitura, localizado à Rua Minas Gerais, nº 707 - Centro Conchas – SP. - Informações: Telefone (14) 3845-8014/8011. ODIRLEI REIS Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO - Acha-se aberto Licitação na Modalidade de Pregão Presencial sob Nº 03/2013. - Objeto: Registro de preços de medicamentos para uso junto à Farmácia Municipal, visando aquisição futura pela Prefeitura. - Os interessados poderão adquirir o edital acessando o site oficial da Prefeitura www.conchas.sp.gov.br ou requisitar através do Fax (14) 3845-8012 ou e-mail: pmclicitacao@conchas.sp.gov.br. - A entrega do Credenciamento e dos envelopes n°01-Proposta Comercial e n°02-Documentos de Habilitação será às 09:00 horas do dia 28 de Fevereiro de 2013, no Setor de Licitações da Prefeitura, localizado à Rua Minas Gerais, nº 707 - Centro - Conchas – SP.

- Informações: Telefone (14) 3845-8014/8011. ODIRLEI REIS Prefeito Municipal “O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) vem através deste, solicitar que se seu nome consta na lista abaixo, favor procurar o CRAS com a máxima urgência munidos de RG. Mais informações: 15 3246-3546 ou e-mail: cras@cesariolange.sp.gov.br”. ALICE BARBOSA TEIXEIRA ALICE FRANCO DE LIMA ALBIERI ANA DE OLIVEIRA JOVELLI ANA LÚCIA DOS SANTOS THOMAZ ANDRÉIA BENEDITA CORREA ANÉSIA CARDOSO APARECIDA RODRIGUES BENEDITA CORREA DE CAMARGO CLEUSA TELES LUCIANO DULCE MENDES DE ARAÚJO GERALDO FERREIRA LUCAS GERALDO MARCELINO IDALINA ROSA BUENO JOSÉ APARECIDO MARIANO LAURINDA CONSORTI TELES LÍDIA DE CAMARGO DIAS LILIANI SALES DOS SANTOS MARGARET CUBAS ANTUNES MARIA CÉLIA RODRIGUES GASPAR MARIA DE LOURDES MARIA JOSÉ B. DE OLIVEIRA MARIA ODETE TELES DA SILVA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA PEDRILHA FIDELIS DE O. SONEGO TATIANE MARIA DA SILVA TERESINHA MARQUESIN MORAES TEREZA GOMES DE GÓIS TEREZINHA DE J. M. DA SILVA TEREZINHA DE MOURA THEREZINHA DE C. TREVIZAN VITÓRIA MARIA P. PESCANTINI


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Executivo

Manu participa de inauguração da duplicação da Rod. Raposo Tavares

Prefeito faz reivindicações de investimentos ao governador

O

prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, participou no último sábado, 2, da inauguração de mais um trecho da duplicação da Rodovia Raposo Tavares, entre os municípios de Araçoiaba e Capela do Alto. Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Vicente Menezes, Manu aproveitou a solenidade para entregar ao governador Geraldo Alckmin uma série de reivindicações em favor de Tatuí. Diversas solicitações foram encaminhadas, como por exemplo, a inclusão do município no Programa São Paulo Amigo do Idoso, através construção de um Centro Dia, que serviria para atender a população da melhor idade; a recuperação de duas

estradas vicinais, que atendem os bairros rurais dos Mirandas e Congonhal; além da duplicação da SP-141, no sentido entre Tatuí e Cesário Lange, trecho, de aproximadamente cinco quilômetros, que serve as maiores empresas e geradoras de emprego do município, colaborando com a expansão e o desenvolvimento da Rontan, FBA, Brasil Foods Sadia, Strufaldi, Guaraná Dolly e Seven Boys. Manu também falou da importância da implantação de um viaduto em frente ao novo Fórum na SP-127, ação que passaria por uma intermediação da Artesp junto à concessionária CCR/SP Vias. “Além de contemplar a nova sede do Poder Judiciário, a obra atenderia a Companhia da Polícia Militar, além de duas novas em-

presas prestes a ser instaladas no local, a Noma e a multinacional chinesa, Zoonlion, que devem gerar juntas 2 mil empregos diretos”, comentou. O prefeito de Tatuí também pediu informação ao Governo do Estado sobre duas obras já autorizadas e anunciadas, mas que ainda não tem cronograma estabelecido, a via que liga Tatuí a Laranjal Paulista, interligando também a SP-141 a SP-280, Rodovia Castello Branco; além da estrada que integra os municípios de Tatuí e Alambari. Para o setor de Educação, Manu apresentou uma demanda muito especial, contemplada em seu plano de governo. O novo prefeito pretende tornar o município como referência na manutenção de aeronaves, através

Por Alexandre Scalise da implantação de um curso na unidade local da Fatec. “Com as melhorias estruturais do aeroporto de Sorocaba, nossa cidade pode receber investimentos e servir de núcleo regional neste segmento, já que Tatuí é reconhecida nacionalmente pela qualidade do seu aeroclube, nas instruções de vôo à vela e dispõe de uma pista para pousos e decolagens, angares e estruturas físicas que atenderiam a demanda”, finalizou. Lideranças Também participaram do evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Vicente Menezes, e os vereadores Rosana Nochele Pontes, José Eduardo Moraes Perbelini e José Franson.

Executivo

Julgamento de Manoel David é divulgado

A

Justiça julgou improcedentes em primeira instância todas as ações propostas pelos candidatos concorrentes. Ao todo foram protocoladas cinco ações visando impedir que Manoel David participasse das eleições, e uma com a finalidade de suspender a diplomação do candidato eleito. Quatro delas já transitaram em julgado, ou seja, estão extintas definitivamente sem possibilidade de recursos. Uma das ações, igualmente julgada improcedente, aguarda julgamento de recurso proposto pela oposição que ficou insatisfeita com a Justiça. Já a cautelar que pretendia impedir a diplomação do Prefeito não foi

Por Melise Scomparim acolhida pela Juíza e encontra-se em fase de arquivamento. A última decisão foi proferida em 18 de janeiro, extinguiu o processo e reconheceu a litispendência e a coisa julgada em relação aos pedidos de cassação de diploma e inelegibilidade, ou seja, a Juíza declarou que os requerimentos feitos pela oposição já foram julgados improcedentes em outro processo proposto por eles mesmos. Dessa maneira, Manoel David e Fra-Fra continuarão exercendo seu mandato com tranquilidade e transparência, como prometeram aos seus eleitores ao dizer que assumirem o cargo e o exerceriam, sendo eleitos.

Sorteio do IPTU premiado em Laranjal Paulista

Manu, Geraldo Alckmin e vereadora Rosana do Supermercado durante evento em Capela do Alto.

Geral

Primeira-dama de Conchas recebe visita de técnica do Fundo Social de São Paulo

Objetivo da visita foi conhecer a cidade e apresentar os projetos

N

esta quarta-feira, dia 06 de fevereiro, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Soldariedade de Conchas, Ângela Maria Oliva Reis, recebeu a visita da assessora técnica do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Patrícia Aragão Poluceno, na sede do poder executivo municipal de Conchas. O objetivo da visita foi conhecer a cidade de Conchas e apresentar os projetos do Fundo Social de Solidariedade à primeira-dama. O encontro também foi válido para conversar sobre novas parcerias entre as entidades. A assessora técnica conheceu o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a Praça do Idoso e o Pólo e afirmou que um dos projetos concretos para a cidade de Conchas é a ampliação do Polo de Moda de Conchas. Em breve, a primeira-dama deverá se reunir e conhecer a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a Senhora Lu Alckmin.

Por Comunicação Conchas

Crédito da foto: Comunicação PM

Crédito da foto: Evandro Ananias

O

correu na quinta-feira, dia 31 de janeiro, o sorteio do IPTU Premiado, promovido pela Prefeitura de Laranjal Paulista. O sorteio foi criado em 2011, pela Lei Municipal 2.894, de autoria do Vereador Fábio José de Oliveira, com o objetivo de incentivar os proprietários de imóveis urbanos a estar em dia com suas contribuições tributárias e premiar os contribuintes quites com o município. A arrecadação do IPTU é uma das principais fontes de renda da Prefeitura, e é convertido em investimentos em infraestrutura do município e na qualidade de vida de seus moradores. Conforme o Decreto 3.125, de 03 de janeiro de 2013, formou-se a Comissão Organizadora do sorteio, composta pelos servidores municipais: Diego Leite Paulino (representante do Departamento de Contabilidade), Aparecida Cecília Pivetta Zanchetta (representante do Departamento de Lançadoria), Silvana Soares de Camargo (representando o Departamento de Compras e Licitações), Maria Silvana Rodrigues Pires Franguelli (Secretaria de Cultura e Turismo) e Suzana Jacó de Araújo Trevisani (Secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Habitacional). O Prefeito Heitor Camarin Junior abriu o evento ressaltando a importância da arrecadação do IPTU para a Administração, parabenizando o Vereador Fábio pela iniciativa, e agradeceu a presença dos vereadores Newton

Por José Sérgio Carvalho Gazonatto e Regina Maria de Araújo Abdala, e da população. Em seguida a Comissão Organizadora conferiu as bolas que iriam às urnas. A animação do evento ficou a cargo de Adriano Goes (“Baka”), que leu as regras do sorteio e convidou funcionários da prefeitura, autoridades ali presentes e pessoas que acompanhavam o evento a sortear os números que formariam o cadastro do imóvel contemplado. Os ganhadores foram: Aparelho DVD: Claudio Rodrigues Pires. Aparelho DVD: Luciene Claudino Catuaba da Silva. Bicicleta – Aro 26: José Grolla Filho Microondas: Flavio José Ghiraldi. Fogão de 5 bocas: Americo Stringhini. Computador: Zelinda Polastri. Refrigerador 300 litros: Helio Baldacin TV 32’: Nivaldo L. Simões . Notebook: Domicio Macedo Marques Lavadora de roupa - 12 kg: Valdinei Alves. O Departamento de Lançadoria Tributária entrará em contato com os sorteados para apresentarem a documentação exigida pelo Decreto 3.125. Após isto, será marcada uma data para entrega dos prêmios aos contemplados. Os ganhadores podem obter informações sobre a documentação exigida pelo telefone (15) 3283-8300 ou no Departamento de Lançadoria da prefeitura.

Prefeito de Laranjal Paulista fazendo o sorteio


JORNAL ALIANÇA

10 Esportes DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Futebol

Corrida

Atletas cesariolangenses participam de prova em Poços de Caldas, SP

Morro Vermelho Corredores de Cesário Lange vence a equipe estiveram na 31ª Volta ao Cristo do Ipiranga O

O

E.C. Morro Vermelho realizou mais um amistoso no sábado de carnaval, dia 9 de fevereiro, enfrentando a equipe do Ipiranga FC de Cesário Lange no estádio Silvio Bordignon. O Morro Vermelho jogando dentro de casa, em uma partida com muitos gols, conseguiu uma boa vitória diante de uma boa equipe adversária, pelo placar de 8x4. Após sair perdendo por 2x0, o Morro conseguiu a virada no primeiro tempo, com um gol marcado por Sorriso, após passe de Duda. Douglas empatou de cabeça após o cruzamento de Sorriso. Fernandinho driblou o goleiro adversário e marcou após passe de Duda terminando

Por Reginaldo Paezane em 3x2 o primeiro tempo. No segundo tempo Douglas fez 4x2 em cobrança de falta. Em jogada de Douglas, Duda recebeu dentro da área e tocou por cobertura para fazer um bonito gol. Júlio Vicente fez 6x2 tocando na saída do goleiro. Após levar 2 gols, Júlio Vicente fez 7x4. Fernandinho fez o oitavo gol e deu números finais ao jogo. O Morro Vermelho entrou em campo com a seguinte escalação: Jeremias, Vitinho, André Felipe, Ju Bigorna e Fernandinho (Júlio Vicente), Merenda (Rodrigo), Sorriso (Willian), Paulinho e Felipe Carniel (Bruninho), Douglas e Duda. O Morro enfrenta o São Martinho de Tatuí no próximo sábado fora de casa.

s atletas cesariolangenses Celso Renato Cunha e Maria Eliete de Jesus Toledo participaram da 31ª Volta ao Cristo em Poços de Caldas, MG, com percurso de 16 km. Representando a cidade de Cesário Lange entre 900 atletas da categoria masculina, Celso terminou o percurso em 01h35min24s (uma hora, trinta e cinco minutos e vinte e quatro segundos). O primeiro colocado

na classificação geral foi Rogério Ferreira, (Cruzeiro/Caixa) com 00h54min41s (cinquenta e quatro minutos e quarenta e um segundos), o último colocado da categoria masculina que finalizou a prova em 02h48min33s foi Elias Pereira de Moraes de Taubaté. Já na categoria feminina Cesário Lange foi representada pela atleta Maria Eliete que finalizou o percurso 1h40min8s. Competiram 234 mulheres no total. Em

primeiro lugar ficou Rosangela Raimunda P. Faria da academia Run With US em 01h07min35s. A última atleta a completar os 16 km foi Luciane Clarete P. Assis em 02h49min19s da equipe Atletismo na Veia. A Volta ao Cristo A corrida conta com uma subida forte de 3,5 km numa variação altimétrica de 280 metros, que obriga a maioria a intercalar cor-

Por Diléa Silva rida com caminhada. E, depois, descer por uma escorregadia estrada de terra. Essas são as características da Volta ao Cristo, que chega a sua 31ª edição. O Cristo Redentor mineiro está localizado na Serra de São Domingos, a 1.680 metros de altitude (Poços de Caldas está a 1.400 m do nível do mar). O percurso de 16 km tem 4 seções: 5 km planos, 3,5 km subida, 3,5 km descida e mais 4 km plano.

A

Crédito da foto: Comunicação PM

atual administração através da diretoria de esportes encaminhou no ano de 2012 ao Ministério do Esportes 3 projetos, dos quais obteve êxito nas suas aprovações, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, onde empresas podem destinar até 1% de seu imposto (lucro real) para projetos esportivos. O Prefeito Claudécio José Ebúrneo esteve em Araraquara no mês passado, em reunião com Juvenal Cardoso (Gerente Contábil) e com Carlos Otero (Diretor de Relações Trabalhistas) para acertar os últimos detalhes do aporte dos projetos. O valor do patrocínio é de R$ 88.350,17

Por Comunicação PM Bofete referente aos seguintes projetos: Ginástica no Ginásio, no valor de R$ 25.604,52, Sala da Saúde, avaliação física ao alcance de todos no valor de R$ 33.942,90 e o projeto Bofete Kids Esporte no valor de R$ 28.802,75. Todos os projetos esportivos são diretamente voltados para a melhoria da saúde através de atividades físicas que serão fornecidas ao munícipes de forma gratuita. O público alvo são crianças a partir dos 6 anos de idade até a melhor idade. Mais informações sobre os projetos, os interessados podem obter na Diretoria de Esportes pelo telefone (14) 3883 -1527 ou no próprio departamento.

Prefeito de Bofete, Torão, em busca de recursos para o esporte

Crédito da foto: Arquivo pessoal Eliete Toledo

Bofete consegue mais apoio para área de esportes

Atletas Celso Renato da Cunha e Maria Eliete de Jesus Toledo após a 31ª Volta ao Cristo em Poços de Caldas, MG

Geral

Espaço Livre Sertanejo no Largo São João

População pode apreciar grandes sucessos da música sertaneja

A

população laranjalense pôde apreciar grandes sucessos da música sertaneja e modas de raiz na interpretação de cantores de nossa cidade e região durante o “Espaço Livre Sertanejo”, realizado

no “Coreto J. Correa” do Largo São João, no dia 02 de fevereiro. O evento foi uma inciativa dos cantores presentes e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Laranjal Paulista. Com duração de 4 horas, o

evento permitiu aos cantores promoverem seus trabalhos e trazer lazer aos laranjalenses que passavam ou paravam para apreciar a música sertaneja. Participaram do evento Nil e Nivaldo, Renan e Rafael, Piloto e Navegante, Gé e

Por Comunicação Paraná, Bene e Berenice, Nicola da Gaita, Indio e Serginho, Godói e Godóizinho, Toninho Moreira, Celison, Orlando e Osvaldinho, Bidal, Os Canarinhos de Deus, Marcio Nando e Adriano, Toninho Rocha e a Banda MR.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013

Motivação

Eu sou assim mesmo Ele não participava, não colaborava, não ajudava seus colegas de trabalho. Terminava sua tarefa e ficava parado aguardando a hora de ir para casa. Um dia, chamei esse funcionário e perguntei a ele por que ele agia daquela maneira tão individualista. Ele respondeu-me: “Eu sou assim mesmo”. Ela chamava a todos de ignorante: falava mal de todo mundo; agredia verbalmente as pessoas. Subordinados chegavam a chorar ao ser chamado a atenção por ela, nossa gerente de produtos. Perguntei a ela o motivo de tanta agressividade. Ela respondeu-me:

“Eu sou assim mesmo”. Nos dois exemplos acima, todos reais, o final foi que ambas as pessoas perderam seus empregos. Se elas eram “assim mesmo” e não estavam dispostas a mudar, nossa empresa também não sentia nenhum compromisso em aturá-las. As duas eram competentes do ponto de vista estritamente profissional. Mas eram totalmente “incompetentes” do ponto de vista social e emocional. E, numa empresa, na vida em sociedade, não basta ser um indivíduo competente; é preciso ser alguém sempre pronto a colaborar, participar, opinar.

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Pessoas individualistas que não se comprometem com a empresa como um todo, não tem sucesso pessoal e nem profissional. Se elas dizem ser “assim mesmo” e não suportar ignorantes ou trabalhar em times é importante lembrar a essas pessoas, que as outras pessoas também não tem a obrigação de suportar sua arrogância, seu egocentrismo, seu mau humor. Há pessoas que ainda acham bonito dizerem-se “autênticas” sendo que, na verdade, são mal educadas, grossas, egocêntricas, mal humoradas. Essas pessoas não se apercebem do ridículo que fazem quando deixam de

O Pensador

Bento XVI

Bento XVI é um intelectual, e intelectual tem dificuldades de exercer o poder. O intelectual pensa livremente as contradições, e ao refletir criticamente sobre o que estuda tem mais dúvidas do que certezas. Este pensador aparentemente é cioso do que sabe. Mas este orgulho é aparente, pois resulta de suas angústias diante dos problemas que levanta e, geralmente, não consegue resolver. Vive o seu mundo intelectual e sente-se mal diante da realidade. Para ele, o existir é o pensar. Acostuma-se a esgrimir conceitos com adversários também esgrimistas de conceitos. É sincero e acredita nas

causas que defende, e não duvida da sinceridade alheia. Quando é obrigado a exercer o poder, qualquer poder – doméstico, político ou religioso, democrático ou oligárquico- quase sempre fracassa, pois o poder exige do mandante um raciocínio burocratizado, autoritário e definitivo. Ou seja, tudo o que contraria a personalidade do intelectual. O poder tem o condão de desnudar as pessoas, levando-as a mostrar o melhor e o pior que abriga em sua intimidade. O poder é construído não com a liberdade de expressão dos intelectuais, mas de acordo com os interesses corporativos da burocracia. O regente do poder não

Comunicação 19 de abril de 2005, aos 78 anos, Ratzinger substituiu João Paulo 2º, que havia morrido em 2 de abril de 2005. Ratzinger foi líder da Congregação para a Doutrina da Fé, entidade responsável por difundir e defender a doutrina católica, durante a maior parte do pontificado de João Paulo 2º. Neste cargo, Ratzinger reprimiu os teólogos que saíram de sua doutrina rígida e alienou outras denominações cristãs dizendo que não são igrejas verdadeiras. Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja. Há muitas opiniões acerca do Pontificado, em toda mídia on-line há dentre vários acervos recentes depois do ocorrido, opiniões que apoiam a saída pelo fato “de se haver cumprido uma missão a ele delegada” de tocar a barca de Pedro, e outras opiniões que denotam a sua eleição levou a uma crescente divisão dentro da Igreja. De um lado estão os defensores decepcionados da reforma que já deveria ter ocorrido há muito tempo. Do outro estão os fundamentalistas, os defensores da tradição e autonomeados guardiões da fé, que gostariam de voltar o relógio para antes do Concílio Vaticano Segundo e buscam salvação na

dominar seus comportamentos antissociais e pior ainda, quando não fazem esforço algum para mudar. Como é você? Você colabora? Participa? Procura ser uma pessoa gentil, polida e educada? Você é visto como alguém realmente comprometido com sua empresa, com as suas marcas, com o seu departamento ou seção, com os seus colegas? Ou é daquelas pessoas que se acham as melhores, as maiores, as mais inteligentes e até as mais injustiçadas? Nesta semana, pense nisso. Boa semana. Sucesso!

poderosa burocracia como intelectual, e não sentiu o peso que só o dirigente sente quando está no trono das decisões definitivas. A renúncia do existencialmente debilitado Papa é sua suprema demonstração de força interior, pela coragem de simbolicamente transmitir aos católicos uma mensagem sobre a atual encruzilhada da Igreja Católica: - A alta hierarquia que dirige a Igreja católica está estruturada para orientá-la em uma sociedade moderna de mudanças contínuas e inesperadas? Bento XVI é um intelectual cristão, que aprendeu a ensinar pelas parábolas e pelos gestos corajosos...

Tiago José Vieira de Miranda

Decisões de fé e coragem

Queridos! Paz e Bem! O texto de hoje é sobre um fato que tem causado repercussão em toda mídia. A igreja do mundo vive grandes mudanças e é certo que se esta não se atualizar, corre um grande risco, estagnar no tempo e na história. No dia de ontem, a Igreja Católica teve uma grande surpresa ao saber que seu pastor maior, o pontífice, o Papa bento XVI, renunciará do cargo em 28 de fevereiro deste ano. O último papa que renunciou foi Gregório XII (1406 a 1415), que viveu o chamado Cisma do Ocidente. Ou seja, depois de 598 anos, o fato se repetiu. Além de ser um fato que como muitos previam o atual Papa era um papa de transição, um papa de muitos conhecimentos teóricos, autor de encíclicas como DEUS CARITAS EST (Deus é Amor) e outros documentos importantes. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), diz que a atitude do Santo Papa de parar sua caminhada devido suas condições físicas é um ato muito maduro, e até aí, concordo plenamente. O Sumo Pontífice entendeu que o recado foi passado. E é momento de parar para descansar e alguém tocar a Igreja de Cristo que passa por profundas mudanças e precisa de um papa a frente do seu tempo e que a toque, um santo exemplo de João Paulo II, que com seu silêncio e oração conciliou tantos povos. Eleito papa em

Geraldo de Camargo Barros

Gilberto Radicce

é o intelectual, mas o burocrata. E o intelectual não suporta passar por esta metamorfose, e sucumbe em sua função de gerenciar os conflitos internos das facções da burocracia. De formação conservadora, Bento XVI é um pensador fecundo, e como Papa expressou-se comovidamente diante do sofrimento humano, causado pela insânia do poder político. E nesses momentos de amargura prevaleceu o reflexivo intelectual cristão e não o Papa, dirigente da Igreja católica. Antes do seu pontificado, conheceu os labirintos silenciosos, mas ativos do Vaticano. Mas analisou essa

Igreja autoritária e hierárquica do passado, e estes dizem que sob um papa alemão, a reputação da igreja na Alemanha atingiu seu ponto mais baixo no início de 2013. Segundo um estudo conduzido pelo Instituto Sinus, até mesmo os católicos mais leais não confiam em seus próprios bispos. Enfim, missão delegada a Bento XVI e cumprida.. Parte-se para um novo momento: seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior. Há muitos rumores acerca de quem será o novo Papa, muitos nomes são ‘cotados’, inclusive cardeais brasileiros (e aqui fica nossa torcida!), mas tudo isso deverá ocorrer, segundo informantes do Vaticano, antes da Páscoa. Noticiários, especulações/expectativas e fatos a parte, devemos um grande agradecimento a Bento XVI, ele soube com maturidade e todo seu conhecimento estar presente nas realidades de mundo em que

Fala Padre

a Igreja tinha de estar, e lá ele estava. O fato da renúncia, que está dentro das “normas religiosas”, não o torna mais fraco, mas vê-se que ele também sentiu a necessidade de alguém que com sabedoria e um novo olhar esteja atentos a tantos jovens, casais e católicos, enfim, que tem se afastado dos caminhos católicos. E é isso que todos queremos: uma Igreja renovada, com adeptos felizes por seguir seus preceitos, e os seguindo de fato. Deixo neste artigo meu agradecimento, como católico, pela presença paterna do Papa Bento XVI a frente de sua comunidade e pastoreio. E nossa oração para que o escolhido, venha com tanto vigor, para tocar toda essa missão. E como diz um trechinho da encíclica citada neste texto: O amor de Deus por nós é questão fundamental para a vida e coloca questões decisivas sobre quem é Deus e quem somos nós. É isso. Boa semana! Bom pós-carnaval e “ano” que começa pra muitas pessoas.

Eu gostaria muito que os meus dias fossem iguais a esse, sempre tocados por gestos tão amáveis, como é bom acreditar nas boas amizades, como é bom ter pessoas que se preocupam por você!, estou recebendo no dia de hoje, um convite vindo do Conservatório Dramático e Musical, Dr.Carlos de Campos de Tatuí, onde CARIOCA é professor e NEVES, seu diretor, ambos queridíssimos amigos... “A minha querida avó Virgínia, tinha uma casa bem velha, perto do Clube “Luiz Gama”, nós o conhecíamos pelo nome, “Clube dos Pretos”, mas o prédio era um casarão de bom tamanho e quase todos os sábados, nele havia baile, Zé e João do Zico, eram alguns dos músicos, na verdade era um achado de profissionais pegos na hora, mas naquele tempo tudo era válido, esse Clube ficava nas confluências das ruas 7 de Maio e Capitão Lisboa, ali a maioria eram pessoas de cor, gente conhecida, mas a cada final de baile, as brigas aconteciam e a polícia não chegava dar conta do recado, para nós, netos de dona Virgínia, aquilo era um dos maiores espetáculos e chegávamos amanhecer, assistindo aqueles lances... Bem próximo, estavam as famílias de Ditão, seu avô, era o nosso barbeiro, naquela casa, um monte de gente, todos eles com sangue artístico nas veias, Caio e Ico pertenceram a nossa saudosa Orquestra Tro-lô-ló, Caio, também foi baterista da Orquestra Continental de Jaú, cujo maestro, também “crooner” e arranjador era Antônio Waldomiro de Oliveira, quantas vezes nos encontramos e no término de minhas visitas ele chorava de saudades, lembrando de Tatuí, nossos músicos, Ico e Túia, eram defesas do famoso XI de Agosto, as suas irmãs, eram todas boas de canto, como Cida, que durante muitos e muitos anos, pertenceu ao Coral da Igreja Matriz, confesso-lhe, “eu ia na missa das dez, justamente para ouvi-la”... Naquele tempo, Ditão já era um senhor de muita idade, seus óculos já não funcionavam bem, suas mãos já estavam cansadíssimas, suas pernas um pouco fracas, mas as nossas mães, queriam que o nosso corte de cabelo, fosse feito por ele, a gente tinha um certo medo, ainda se usava o tempo todo uma navalha, aquele fio cortante, poderia nos causar um dano, mas o duro mesmo, era quando aquela máquina de número zero, caminhava sobre a nossa cabeça, parecia uma boca cheia de fome, ela não cortava quase

nada e só mastigava, mas como uma criança, sempre voltada a música, era um prazer enorme estar naquele meio, ouvindo os sucessos nas vozes de suas tias, um pormenor que não deve ser esquecido, “nas procissões do Senhor Morto, naquelas paradas, sua tia Cida fazia o papel de Verônica, aquele seu cantar, deixava os nossos olhos cheios de lágrimas”... Lembrar aquele Tatuí, pessoas como Zé Ferro, o homem que entendia de tudo, Dorva, a mulher comum, naquela sua lojinha tão humilde, Jurandir, o bom amigo, mas um menino completamente louco, dona Zulmira, mãe de Maurício, eu diria que Nha Ica e dona Zulmira, eram as freguesas mais bem conceituadas pelo meu pai, Antônio Péva, tinha um batalhão de filhos, era músico, tocava tuba, quando o meu pai fez um passeio à capital federal, Rio de Janeiro, ele comprou um terno da “CAMELO”, ele queria usá-lo no Natal que se aproximava, mandou que eu o levasse para Antônio dar uma passada, dias foram passando, as festividades chegando e ninguém falava nada sobre a coisa, resumindo, “o ferro à brasa foi deixado em cima da calça e causou um grande rombo”, seu Lazinho tinha um coração generoso... Tica, era uma costureira da fina flor tatuiana, naquele tempo era a mais procurada, uma moça bonita, que vivia somente para o trabalho, nunca soube o que era o amor e viveu sem ele, sem tocar na sua sexualidade, Mário de Luíza, tinha um grande armazém, ainda me lembro, que nas entregas vindas de Cesário Lange, de banha, lingüiça, na mesa farta, aqueles pedaços de pães, cobertos por uma grande camada de manteiga “AVIAÇÃO”, Luíza nos oferecia tudo e a minha mãe, somente com seus olhos, ela definia a minha situação, “eu dizia não e agradecia”, mal sabiam aqueles adultos, que na barriga murcha daquele menino, a vontade era tão grande de comer e beber aquele leite gordo com café, coisas que na minha humilde casa não existiam... CARIOCA, a gente vai colocando um paradeiro no assunto, a vontade de revê-lo é grande demais o mais breve possível, estarei no dia l4.II.98 nas festividades do Conservatório, se tiver tempo, em público agradecerei à todos em nome da Orquestra Tro-lô-ló e o povo presente que nos assistiu naquelas noites memoráveis, onde o amor estava preso num pequenino olhar”.


Jornal Aliança - Edição 523  

Cesário Lange