Issuu on Google+


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Fábio Borri, Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

10 DE FEVEREIRO DE 2013

Adilson Ap. da Silva FOTOLITOS

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Edivaldo Ramos

COMERCIAL -e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Editorial Banda larga e mente estreita Eis a ideia veiculada numa determinada campanha publicitária nacional, que toca numa temática bastante interessante. Nos tempos de desenvolvimento tecnológico incessante e revolucionário; nos tempos da velocidade da informação, e da conectividade em tempo real com o mundo todo, é necessário pensar. Pensar se tudo isso, realmente, está sendo utilizado em favor do desenvolvimento humano, ou é apenas mais uma distração criada pela alma imatura do homem. Sim, pois, se pouco ou nada nos acrescenta no que diz respeito ao nosso progresso moral, ao nosso melhor comportamento, de que nos adianta? De que nos adianta ter a facilidade no acesso à informação, se não sabemos o que fazer com ela? De que adianta ficar sabendo de tantas e tantas coisas, se não sabemos selecionar o que eu quero e o que eu não quero para mim? Toda banda larga é inútil, se a mente for estreita. A mente estreita é esta que se perde em meio a tantas possibilidades, sem saber para onde ir. Naufragam ao invés de navegarem na Web. Gastam seu tempo querendo saber da vida dos outros, do que aconteceu aqui ou ali, inaugurando apenas uma nova forma de voyeurismo e fofoca - apenas isso. A mente estreita lê, mas não pensa sobre o que leu, não emite opinião, apenas aceita...

A mente estreita prefere o contato virtual, dos perfis raramente sinceros, do que a conversa olho no olho, sem barreiras, sem máscaras. A tecnologia está à nossa disposição para nos ajudar. É o conhecimento intelectual engendrando o progresso moral, propiciando o adiantamento do ser humano, e não sua destruição. A chamada informação nunca foi tão fácil e farta, é certo, mas será ela, por si só, suficiente? O que mudou em nós, seres humanos, a agilidade tecnológica da nova era? Tornamo-nos melhores? Mais caridosos? Mais dispostos a nos vermos todos na Terra como irmãos? Talvez para alguns sim, os de mente larga e coração amplo. Tantas comunidades do bem na rede, tantas propostas nobres ligando pessoas em todo o mundo! Inúmeras mensagens de consolo, de esclarecimento, diariamente cruzam os ares virtuais da internet, e levam carinho e alegria a muitos lares infelizes. São muitos os exemplos de como os avanços intelectuais podem ser bem utilizados em favor do desenvolvimento humano. Sejamos estes de mente larga, que querem e trabalham pelo bem comum, das mais diferentes formas possíveis, e que utilizam mais este instrumento, para viver o amor.

Rapidinhas Oportunidade

A partir da próxima quarta-feira (13/02), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe pré-inscrições para o Curso de Inglês Online voltado a alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. O cadastro pode ser feito até 11 de março pelo endereço www. educacao.sp.gov.br/projetos/ evesp, onde pode ser consultado o regulamento completo. As aulas à distância começam em 27 de março e vão até 31 de julho.

Reembolso II

FORD ECO-SPORTE XLT FRESTYLE 1.6 FLEX - 8V - 2011 - COMPLETA - PRETA

GM KADETT GL 1.8 PRATA

VW GOL 1.0 GV 2011TREND

GM CELTA 1.0

PRATA - DIR. HIDRAULICA

AZUL - 2004

FIAT UNO WAY 1.0 EVO F. FLEX 8 V 4 PORTAS - 2011 - PRATA DIR. HID. /V. ELET./ T.ELET.

FORD ESCORT HOBBY 1.0

GM CELTA 4 P LIFE 2008

GM CORSA WIND 1.0

pRATA - 4 PORTAS

VERMELHO - 95

ÁLCOOL - 95

95 - PRATA

PEUGEOUT 206 SW 1.4

VW SAVEIRO 1.6 CLT

PRESENCE - PRATA - 2007 - COMP.

96 - VERDE

CITROEN C3 GLX 1.4

HONDA CG 125 FAN ES

BRANCO - COMPLETO - 2004

2010 - prEta

SANTANA 1.8 MI 4 PORTAS

HONDA CG 125 FAN KS

97 - VERDE /D. HIDR./ ROD. ESP.

2007 -PRETA

FIAT STRADA FIRE FLEX

HONDA CG 125 FAN

2006 - BRANCA

2005- AZUL

FORD FIESTA 1.0 - 2000

HONDA CG 150 TITAN KS

4 PORTAS - ÚNICO DONO

2009-PRETA

Os estudantes cesariolangenses já matriculados em instituições de ensino fora da cidade continuam fazendo o pedido de aumento no reembolso. Mas o que mais preocupa é outra situação. Muitos alunos da cidade se empenham e conseguem bolsas de estudo em universidades particulares de alta qualidade e veem suas chances de concluir o ensino superior ir embora por não terem condições de arcar com as despesas no transporte. Mesmo que seja a metade do valor, ainda sai caro.

Por outro lado

Ainda falando da falta de qualificação e mão de obra preparada em Cesário Lange, devemos lembrar que muitos cursos de qualificação oferecidos pela prefeitura municipal, sindicato rural e etc., de forma gratuita, muitas vezes não completam o número de vagas necessário para formar turmas. Assim parece até que uma parcela da população quer é ganhar altos salários sem tem que se esforçar muito por isso ou ainda ter mais estudos para o sucesso profissional.

Espanhol

A partir da próxima quarta-feira (13/02), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe pré-inscrições para o Curso de Inglês Online voltado a alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. O cadastro pode ser feito até 11 de março pelo endereço www. educacao.sp.gov.br/projetos/ evesp, onde pode ser consultado o regulamento completo. As aulas à distância começam em 27 de março e vão até 31 de julho.

Recapeamento

A deputada estadual Maria Lúcia interveio para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo inicie o processo de recapeamento em 49,6 quilômetros da rodovia SP 079, no trecho entre Sorocaba e Juquiá, beneficiando cidades como Votorantim, Piedade e Tapiraí. Serão investidos mais de R$ 5 milhões de reais em trechos alternados dos quilômetros 97,5 ao 189,4. O processo licitatório está em andamento e as obras devem começar dentro de 90 dias.

Cena comum

Com o fim das férias escolares a cena mais comum nas ruas da cidade são centenas de pipas e rabiolas enroscadas nas redes de energia elétrica. Isso é resultado da imprudência de certos pais em educar seus filhos de forma errada. Soltar pipas perto de redes elétricas, além de representar alto risco de vida às crianças, que muitas vezes tentam resgatar o brinquedo, pode interromper o da energia elétrica. Está na hora dos responsáveis providenciarem uma solução.

Por Diléa Silva

Só falta aqui!

Diversas cidades de nossa região ajudam os estudantes de ensino superior e técnico a pagar o transporte usado para estudar fora do município. Principalmente aquelas que não contam com ensino nessas categorias. Tietê realiza um empenho de 70% e em cidades como Tatuí, Cerquilho e Porangaba o subsídio chega a 99,9 e 100% do valor do transporte. Mesmo com muito pedidos feito pelos estudantes, em Cesário Lange reembolso ainda é de 50% do valor do total.

Tudo em dia

A Prefeitura Municipal de Cesário Lange entregou nesta segunda-feira, dia 04 de fevereiro, cinco prêmios aos contribuintes adimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O sorteio aconteceu na prefeitura municipal. Com ou sem prêmios os moradores da cidade precisam se conscientizar sobre suas obrigações como cidadãos, mas não dá para negar que a premiação serve como um grande estimulo para que as pessoas mantenham seu IPTU em dia.

Velho pedido

Parece que alguns pedidos importantes feitos pela população estão passando despercebidos. É o caso da criação de uma Central Única de Atendimento. Um pedido feito constantemente e que até agora não vimos resultado. Para muitos a importância dessa central seria reunir em um só lugar os chamados e denúncias destinados a Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. Isso pouparia o tempo da população, que é precioso, principalmente em casos de acidentes e emergências.

Reembolso

No ano passado uma reunião entre os vereadores e o prefeito colocou em discussão o valor do empenho para reembolso do transporte escolar. Porém, de acordo com o prefeito Ramiro de Campos, na época, a renda do município não daria para arcar com as despesas em 100% e mesmo com diversos pedidos dos estudantes o valor do empenho teve que ser mantido em 50%. A reunião pelo menos resultou em melhorias já que houve alterações na lei que facilitaram a vida dos alunos.

Contraste

Quando entrevistamos trabalhadores desempregados muitos reclamam da falta de oportunidade de emprego em Cesário Lange e dizem que a cidade deveria contar com novas empresas. Por outro lado empresários que muitas vezes disponibilizam dezenas de vagas reclamam da falta de mão de obra. Esse contraste mostra que falta qualificação profissional em nossa cidade e que mais cursos devem ser implantados de acordo com a demanda e oferta de emprego.

Mais cuidados

A população de Cesário Lange precisa ficar atenta. Há algum tempo o setor de segurança da cidade vem registrando várias ocorrências onde se relatam pequenos furtos. Prevenção ainda é a melhor forma, já que ainda não existem “fórmulas” que garantam 100% de segurança, mas seguir orientações sobre como se prevenir e agir em situações de perigo é sempre uma boa ideia, até porque Cesário Lange não é mais aquela cidade pequena e pacata de anterior como já foi há alguns anos.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Prêmio

Religião

Cerco de Jericó reuniu centenas de pessoas na Igreja Matriz de Cesário Lange

Prefeitura sorteia Bispo da diocese de Itapetininga prêmios aos seus celebrou abertura do VI Cerco contribuintes

P

Crédito da foto: Comunicação PM

ara incentivar o pagamento do IPTU em dia, a prefeitura municipal de Cesário Lange vem realizando sorteios anuais de prêmios aos contribuintes. Na segundafeira (04), aconteceu mais um sorteio na prefeitura municipal e cinco ces ar iol angens es foram contemplados. Todos os contribuintes que pagaram seus impostos em dia participaram do sorteio. Veja o nome dos sorteados:

Por Diléa Silva 1º Prêmio - TV LCD FULL HD 32 Polegadas - Vital Prudente da Silva. 2 º Prê m i o – For n o d e Microondas 23 Litros - Iraci Duarte Mitsunaga. 3 º P rê m i o - For n o d e Microondas 23 Litros - José Rosa da Silva. 4º Prêmio - Aparelho de Jantar 42 Peças - Luiz Giusti. 5º Prêmio - Aparelho de Jantar 42 Peças - Maria Aparecida Nunes Moraes.

Crédito da foto: Ana Carolina Vaz

Por Diléa Silva

C

entenas de féis se reuniram durante sete dias nessa semana na Igreja Matriz da paróquia Santa Cruz de Cesário Lange para a celebração do Cerco de Jericó. Na segundafeira (28), abertura do cerco, a celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Itapetininga Dom Gorgonio Alves da Encarnação Neto. O evento contou com a

celebração da Santa Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento todos os dias. De terça a domingo celebraram a Eucaristia os sacerdotes Pe. Rogério, Pe. Tarcício, Pe. Jobel, Pe. João Antonio Savassa e Pe. Beto. O encerramento aconteceu no domingo com celebração do Pe. Gracélio. O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de

oração diante de Jesus presente no Santíssimo. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou

os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente à Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo. Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta às muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu.

Soreteio foi realizado na prefeitura municipal

VI Cerco de Jericó na Igreja Matriz de Cesário Lange

Negócios

EXCELENTE OPORTUNIDADE VENDE-SE 23 BEZERROS CASTRADOS, CRUZADOS GIROLANDO. SÍTIO SANTA FÉ. TRATAR COM MILTON PELO TELEFONE (015) 9793-5971

Empreendimento gerou setenta empregos diretos de início

N

a tarde de quinta-feira, 31 de janeiro, o prefeito Ramiro de Campos e o vice-prefeito Ronaldo Pais de Camargo (Dinho), estiveram no bairro Passa Três em Cesário Lange, onde foi realizada a cerimônia oficial de inauguração da Cerâmica Básica, novo empreendimento instalado na cidade com previsão de grande expansão e produção. De acordo com o sócio proprietário, Otavio Augusto Corradi Mazzer, a cerâmica é uma das mais modernas da região. Conta com equipamentos italianos, com capacidade inicial de produção de cinco milhões de peças, já prevendo dobrar esta quantidade nos próximos dois anos. Ele

destaca ainda que já no início de operação a empresa conta com 70 funcionários diretos e alta tecnologia. “Além de tecnologia de ponta, a cerâmica conta com um tipo de

forno que não gera insalubridade para os funcionários. Os forneiros não precisam entrar em fornos com altas temperaturas, pois o mesmo se move deixando os tijolos em temperatura ambiente”.

Por Diléa Silva São sócios proprietários a empresa, Otavio Augusto Corradi Mazzer, Paulo Henrique Corradi Mazzer, Roberto Corradi, Rafael Corradi e Plínio Giacomazzi diretor geral.

Prefeito Ramiro de Campos, vice-prefeito Ronaldo Pais de Camargo, os sócios proprietários, Otavio Augusto Corradi Mazzer, Paulo Henrique Corradi Mazzer, Rafael Corradi e o Diretor Geral da empresa Plínio Giacomazzi.

Crédito da foto: Comunicação PM

COMUNICADO AOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) vem através deste, COMUNICAR que as Reuniões para os beneficiários do Programa Bolsa Família serão nos seguintes dias: • 18/02/2013- para moradores do Bairro Fazenda Velha. Local: Escola Orlando Iazzetti, nos horários 8:30 OU 14:30 h; • 19/02/2013- para moradores do Bairro Campininha. Local: Barracão da Igreja Católica do bairro. Horário: 10h; • 21/02/2013- para moradores do Bairro Torninos. Local: Padaria Artesanal do bairro. Horário: 9:00 OU 10:30 h; • 27/02/2013- para moradores dos bairros: Vila Nova, Jardim Alvorada, Vila Cruzeiro, Buerinho, Adélio e Haras do Sul. Local: Centro de Capacitação (antiga AMDAFAP). Horário: 9 h e; • 27/02/2013- para moradores dos bairros: Vila Brasil, Centro e bairros rurais. Local: Centro de Capacitação (antiga AMDAFAP). Horário: 14 h. Maiores informações no CRAS- Avenida Gabriel Inácio de Almeida, 420 Vila Nova, pelo telefone: 15 32463546 ou e-mail: cras@cesariolange.sp.gov.br

Nova empresa se instala em Cesário Lange


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Religião

Trânsito

Igreja Católica celebrou o Dia de São Brás

Houve missa nas capelas da cidade Começa a valer e a tradicional benção da garganta a tolerância zero de álcool N do interior do Brasil, desde então fiéis frequentam as celebrações do santo para benzerem a garganta. Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Armênia. Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324). Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimonias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele velas na prisão.

Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e ele muito venerado na França e Espanha. Suas relíquias estão em Brusswick, Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial.Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália. Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a benção de São Braz para a garganta do filho. Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas

C

oordenadora de Frente Parlamentar, deputada já vinha defendendo medida mais rigorosa Sempre defendida pela deputada estadual Maria Lúcia (PSDB), começou a valer, através de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), resolução que institui, na prática, a tolerância zero de álcool no trânsito em todo o país. Maria Lúcia já vinha defendendo tal medida, quando, no ano passado, passou a coordenar a Frente Parlamentar de Combate

Por Assessoria de Imprensa aos Motoristas Criminosos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Uma das principais mudanças com a resolução foi estabelecer como infração dirigir sob “qualquer influência” de álcool. Outra determinação é que, no caso de o motorista fazer exame de sangue, não será admitido nenhum nível de álcool no sangue. “Pelo meu entendimento quem bebe e depois dirige transforma o carro em uma arma e, para mim, esse motorista é um assassino”, afirmou Maria Lúcia.

Imagem Ilustrativa

o d om i ngo, 3 d e fevereiro, a Igreja Católica celebrou o Dia de São Brás. Em Cesário Lange foram celebradas missas em honra ao santo, seguida da tradicional benção da garganta. Centenas de fiéis estiveram nas capelas e igrejas da cidade para a celebração A benção das gargantas é feito da seguinte forma: Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro à garganta do doente e a benção então é pronunciada. São Brás, ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas

Por Diléa Silva colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão. Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas. Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo. Ele é padroeiro dos animais selvagens. É padroeiro dos Veterinários junto com Santo Egídio.

Nova lei prevê o dobro da multa por dirigir embriagado

Educação

Vagas para o programa Bolsa Universidade

E

Educação

Secretaria investe R$ 124 milhões em kits escolares para a volta às aulas

Ano letivo teve início para mais de 4 milhões de alunos da rede estadual

A

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 124 milhões na compra de kits escolares para a volta às aulas nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, dos mais de 4,1 milhões de alunos matriculados na rede estadual de ensino. Cada aluno receberá um kit composto por cadernos, canetas, lápis, lápis de cor, apontador, borracha e régua. Serão entregues três composições diferentes, sendo uma para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (ciclo I), uma para os do 6º ao 9º ano desse mesmo nível de ensino (ciclo II) e outra para os estudantes das três séries do Ensino Médio, incluindo aqueles matriculados nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Indígena e Educação Especial. A fim de aprimorar constante-

mente os itens, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) realiza um controle contínuo de qualidade, além de consultar os alunos. Em função dos pedidos dos estudantes, neste ano, por exemplo, foram incluídos cadernos com mais páginas e maior quantidade de canetas. Neste ano, os alunos do Ensino Fundamental ciclo I (1º a 5º ano) receberão quatro cadernos de 96 folhas, em vez dos três que haviam sido distribuídos no ano passado. Os estudantes do Ensino Fundamental ciclo II (6º a 9º ano) e do Ensino Médio também terão materiais com mais páginas, além de caderno universitário feito a partir de material reciclado. Ao todo, serão distribuídos 3,6 milhões de cadernos reciclados. A iniciativa está entre os exemplos mundiais de aquisição pública sustentável e que foram

compilados em uma publicação produzida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), distribuída na Conferência Rio+20 em 2012. O exemplo brasileiro permitiu uma economia de mais de 8 milhões de litros de água e 241 kg de organo-halogenados (compostos químicos que são utilizados na fabricação do papel e causam danos à camada de ozônio), além

Por Secretaria de Educação da reciclagem de 1.766 toneladas de lixo. A aquisição dos materiais é programada para o período de menor demanda no setor, entre março e outubro, para manter a indústria aquecida e obter melhores preços a fim de gerar economia aos cofres públicos. Cada kit, que custou, em média, R$ 27 à Secretaria da Educação, sairia por cerca de R$ 70 em uma papelaria.

stão abertas até o próximo dia 15 as inscrições para o projeto Bolsa Universidade, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São 11.843 vagas para universitários interessados em atuar como educadores do programa Escola da Família em unidades de ensino de todo o Estado. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana. O cadastro pode ser feito por meio do Portal da Educação (www.educacao. sp.gov.br), que também dispõe da relação de vagas e universidades conveniadas e do regulamento para participação. O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria da Educação, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de R$ 310, e pela instituição de ensino, que completa o restante da mensalidade. Em contrapartida, o universitário atuará como edu-

Por Assessoria de Imprensa cador, aos sábados e domingos, em uma unidade participante do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa. Outras informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone 0800 777 0333 ou pelo e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br. Sobre o Escola da Família Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa. As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco a pluralidade cultural e uma política de prevenção que ofereça aos participantes uma qualidade de vida cada vez melhor.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 05 DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 082 termo nº 3.352. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaramme, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, II e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. JAILTON JOSÉ VICENTE e TAMIRES DE CAMARGO INÁCIO. Ele, brasileiro, serviços gerais, solteiro, com 19 (dezenove) anos de idade, natural de Taquarana AL, nascido aos vinte de julho de mil novecentos e noventa e três (20/07/1993) residente e domiciliado nesta cidade, na Av. São Paulo, 111 - Vila Brasil; filho de JOSÉ MACARIO VICENTE e MARGARIDA MARIA VICENTE. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, natural de Conchas SP, nascida no dia vinte e sete de setembro de mil novecentos e ointenta e oito (27/09/1988), residente e domiciliada nesta cidade, na Av. São Paulo, 111 - Vila Brasil; filha de JOSÉ EDUARDO INÁCIO e ROSANA REDUCINO DE CAMARGO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local e pelo Registro Civil de residência da pretendente. Cesário Lange, 30 de Janeiro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 083 termo nº 3.353. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaramme, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, II e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. ANTONIO MARCELINO BATISTA DE OLIVEIRA e DANIELI APARECIDA SOARES RIBEIRO. Ele, brasileiro, ajudante de produção, solteiro, com 28 (vinte e oito) anos de idade, natural de Laranjal Paulista SP, nascido aos doze de dezembro de mil novecentos e oitenta e quatro (12/12/1984), residente e domiciliado neste distrito, no Bairro do Aleluia; filho de RUBEN DONIZETE BATISTA DE OLIVEIRA e CARMEN BATISTA DE OLIVEIRA. Ela, brasileira, balconista, solteira, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascida no dia cinco de julho de mil novecentos e oitenta e oito (05/07/1988), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Vicente Vieira de Camargo, 1115 - Jardim Paraíso; filha de LUIZ ANTONIO RIBEIRO e ZILDA DE FÁTIMA SOARES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 04 de fevereiro de 2013 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Tatuí

Boituva

Manu libera R$ 1 milhão à Santa Casa no primeiro mês de mandato

Convênio dos plantões do Pronto Prefeito pede Socorro foi renovado por 3 meses inauguração da Estação de esgoto M de Saúde, José Luiz Barusso, a tramitação de documentos e a burocracia que envolve o setor público impediu que o repasse fosse feito antecipadamente. “O contrato anterior havia expirado no dia 31 de dezembro. No dia 17 de janeiro, protocolamos junto à provedoria da Santa Casa, o pedido de toda documentação, plano de trabalho e uma nova conta para que o dinheiro referente ao novo convênio fosse transferido. Infelizmente, só no próprio dia 28, a direção do hospital encaminhou todos os itens necessários para liberação do recurso”, explicou. Ao todo, R$ 1.031.835,43 foram liberados em janeiro. Além dos R$ 318 mil desta semana, foram

pagos R$ 465 mil, em 8 de janeiro, referente ao adiantamento de 90% do contrato com o serviço SUS; mais R$ 131.182,12 pagos em duas parcelas nos dias 18 e 15 deste mês, relativos a pendências do mês de novembro de 2012, além dos R$ 117.653,31 já consignados pela contabilidade, repassados nesta quinta-feira, 31. Manu reafirmou que a saúde é prioridade de sua gestão e que os repasses para a Santa Casa são fundamentais, já que é filantrópica é o único hospital disponível no município. “Mesmo com todas as dificuldades e pouco tempo de gestão, zeramos a dívida deixada pela administração anterior também com a Santa Casa e pudemos investir ainda

Crédito da foto: Evandro Ananias

ais de R$ 1 milhão. Esse é o valor total liberado pela Prefeitura de Tatuí à Santa Casa nesse primeiro mês de 2013. Durante esta semana, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, determinou, por meio de decreto, a renovação do convênio com o hospital, para pagamento dos plantões médicos de cobertura do Pronto Socorro Municipal, mais excedente destinado a custeio. O novo contrato, de caráter emergencial, tem validade de três meses. A primeira parcela, no valor de R$ 318 mil foi repassada na última quarta-feira, 28. O valor total é de R$ 954 mil. Segundo o secretário municipal

Por Alexandre Scalise mais recursos. Temos ainda um longo caminho a percorrer. Mas fizemos a lição de casa e cumprimos o primeiro passo com êxito”, argumentou. A provedora da Santa Casa, Nanete Walti de Lima, esteve nesta quinta-feira, 31, o gabinete do prefeito para receber a último repasse de recursos do mês e agradecer. “Gostaria de ressaltar a agilidade do prefeito Manu e sua equipe que, de um dia para o outro, liberou o recurso para pagamento dos plantonistas e compra de medicamentos. Dois dias depois, já estamos recebendo mais um repasse superior a R$ 100 mil. Nosso muito obrigado, em nome de toda Santa Casa”, comemorou.

C

om investimento de 6,8 milhões de reais, ETE Campos de Boituva é o ponto de partida para equacionar a questão de saneamento da cidade. De olho nas obras da SABESP, Prefeito ajusta meta para que Boituva conte com 100% do esgoto tratado ainda em 2013. Por ocasião da visita do governador Geraldo Alckmin à região, ocorrida no último sábado, dia 2 de fevereiro, o prefeito Edson Marcusso solicitou oficialmente a inauguração e a efetiva entrega da Estação de Tratamento de Esgoto Campos de Boituva, que já estão com as obras concluídas. A ETE Campos de Boituva impactará positivamente na qualidade de vida de 18 mil boituvenses, como resultado de um investimento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, de aproximadamente 6,8 milhões de reais. “Temos como meta tratar todo esgoto coletado em Boituva no prazo de um ano”, ressaltou Marcusso. “Já conversamos com o secretário do Saneamento e Recurso Hídricos, ontem mesmo sobre esse assunto”, disse o prefeito ao Governador, em referência a conversa que manteve no dia anterior com o secretário Edson Giriboni, por ocasião de sua visita a Boituva. Em acolhimento ao pleito de Marcusso, Alckmin garantiu que a inauguração se dará em breve. “É questão de ajustarmos agenda, mas estaremos em Boituva para

Por Comunicação Boituva inaugurar esta importante obra”, finalizou o governador. Esgoto 100% Tratado em 2013 A meta lançada pelo prefeito Edson Marcusso, juntamente com o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê, Mario Eduardo Affonseca Pardini, é de que Boituva conte com 100% de tratamento do esgoto coletado ainda em 2013. “Estamos trabalhando para alcançarmos esta meta que ajustamos com o prefeito”, disse Pardini. Para isso, além de colocar em funcionamento a ETE Campos de Boituva, com capacidade de tratamento 29,3 litros/segundo, a SABESP precisa concluir as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Pau D’Alho (ETE Pau D’Alho), ocorra ainda este ano. Um segundo investimento, na ordem de 8,6 milhões de reais, que resultará no tratamento de mais 71,4 litros/segundo, beneficiando uma população de aproximadamente 44 mil boituvenses. Estes investimentos resultam de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público, pela Prefeitura de Boituva e a SABESP, que prevê a desativação do sistema de tratamento do Parque Novo Mundo até 2013. Ela se dará com reversão do sistema de tratamento de esgoto do Parque Novo Mundo para a ETE Pau D’Alho. “Uma solução definitiva para o mau cheiro para os moradores do Parque Novo Mundo e região”, disse o prefeito.

Manu, repassou mais de R$ 1 milhão à Santa Casa de Tatuí em seu primeiro mês de mandato

Escola Municipal de Juquiratiba começa o ano letivo com novidades

Crédito da foto: Comunicação Boituva

Conchas

Instituição de ensino oferecerá maternal I e II para dois e três anos 3 anos de idade). A novidade para a escola de Juquiratiba também inclui o tempo integral para o Pré I, Pré II e Ensino Fundamental I. Assim, no período da manhã acontecem as aulas regulares e, no período da tarde, as oficinas culturais e pedagógicas.

As oficinas compreendem aulas de dança e teatro, artesanato e reforço escolar. E futuramente também estarão inclusas oficinas de saúde e meio ambiente e atividades físicas. O diretor da escola E.M. Profª Ana Petillo Maraccini, Leandro Ferraz da Silveira, acredita que essas

Crédito da foto: Comunicação Conchas

N

esta segunda-feira, dia 04 de fevereiro, teve início o ano letivo das escolas municipais de Conchas. E como grande novidade para 2013, a Escola Municipal Profª Ana Petillo Maraccini, situada no distrito de Juquiratiba, agora passa a ter o Maternal I e II (2 e

Por Daniela Fioretto atividades tornam- se atrativas para os alunos e passa a ser positivo, diminuindo a evasão escolar. A escola de Juquiratiba conta com uma média de 70 alunos e atende o Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I.

Governador Geraldo Alckmim e o Prefeito de Botiuva

Bofete

Prefeitura terá projeto Cidade Limpa

A

prefeitura Municipal de Bofete realizará mutirões de limpeza na cidade. Solicita-se que seja colocado o entulho entre os dias 18, 19 e 21 de janeiro de 2013. Respeite as datas acima para ter seu entulho retirado gratuitamente. Os entulhos (lixos do quintal, árvores, galhos, madeiras velhas e móveis velhos) colocados fora das datas previstas deverão ser retirados pelos proprietários. ( Sob pena de multa no valor de R$ 110,00,

Por Comunicação Bofete previsto na lei Municipal nº 1762/2003). Mantenha os passeios públicos (calçadas) e ruas livres de materiais de construção e entulhos recolhendo-os para dentro do imóvel. Coloque o lixo doméstico fora do alcance de cães e gatos para ser coletado no horário de passagem do caminhão na sua rua. D E PA R TA M E N T O D E MANUTENÇÃO: (14) 3883 -1154. VIGILÂNCIA SANITÁRIA: (14) 3883-1719.


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Iperó

Cerquilho

Dr. Tó participa do Encontro Nacional com Novos Prefeitos

Município inicia Tema do encontro foi “Municípios operação tapa Fortes, Brasil Sustentável” buracos N

A

Dilma Rousseff, os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal, que apresentaram suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano, e participação social e cidadania. O evento, ainda, apresentou os programas do Governo Federal executados em parceria com os municípios, ofereceu oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apres entou práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais.

INVESTIMENTOS Na abertura do evento, no dia 28, a presidenta Dilma Rousseff anunciou R$66,8bilhões em novos recursos para os municípios em 2013. Os investimentos são voltados

para áreas como educação, infraestrutura e saúde. Os programas foram detalhados pelos respectivos ministros durante o Encontro. Confira abaixo alguns desses projetos: Educação: - Abertura de processo de seleção para construção de creches (tanto as previstas para 2013, quanto as oferecidas em 2011, mas que não foram contratadas por administradores anteriores) - Abertura de processo seletivo para a construção e cobertura de mais 2.927 quadras em escolas públicas. Agora, escolas com 100 ou mais alunos poderão participar. Saúde: - Abertura de seleção para financiar a ampliação de 5.629 unidades básicas de saúde (UBS) e para construir 1.253 novas unidades básicas de saúde

Crédito da foto: Comunicação Iperó

Prefeitura Municipal, através da Secretária de Transportes e Serviços Municipais iniciou essa semana a operação tapa buracos. A ação já atendeu as Avenidas Paulo Antunes Moreira, Emílio Guazzelli, Rua Francisco Pacheco Machado, dentre outras. A operação ainda contemplará nos próximos dias a Av. Brasil, Rua Mauá expandindo-se nos demais bairros de Iperó. O bairro de George Oetterer também será beneficiado. Na Av. George Oetterer o recape já foi iniciado e beneficiará nos próximos dias as Av. Carlos Oetterer, Av. Augusta e Rua

Por Comunicação Iperó Esmeralda. Segundo o Secretário de Transportes e Serviços Municipais, a ação ainda prevê a recuperação das estradas de terra da cidade através da manutenção e obras de drenagem. “Sabemos que nos períodos de chuva as pessoas que dependem dessas estradas enfrentam muitas dificuldades, por isso, estamos trabalhando para tentar minimizar esses transtornos”, explica. Ele ainda ressalta que na próxima semana a operação atenderá a estrada que liga Iperó a Sorocaba, realizando não só o tapa buraco como também a limpeza do acostamento.

a última semana, o prefeito de Cerquilho, Antonio Del Ben Jr., juntamente com a primeiradama Marta Pilon Del Ben, estiveram em Brasília/DF, para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que teve como tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”. Na ocasião, Dr. Tó se reuniu com o vicepresidente da República, Michel Temer. O evento, que contou com a presença de 4mil prefeitos, tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável. O Encontro reuniu, além da presidente da República,

Por Adriano Salomão ou postos de saúde. Além de investimento de R$1,2bilhão para melhorar os equipamentos desses postos de saúde. Pavimentação: - Investimento de R$12bilhões, sendo R$2bilhões para pequenos municípios na área da Funasa, principalmente aqueles menores de 50mil habitantes. - Entrega de uma motoniveladora para cada município com menos de 50mil habitantes. Cidades Digitais: - R$100milhões para apoiar as prefeituras em seus projetos de implantação das cidades digitais, principalmente para municípios menores. Minha Casa Minha Vida: - Até janeiro de 2013, já foram contratadas a construção de mais 1,3milhão moradias. Para 2013 e 2014, serão ofertadas mais 1,1milhão.

Operação tapa buracos foi iniciada nessa semana

Guareí

N

Crédito da foto: Comunicação Guareí

este sábado, dia 02 de fevereiro - o Secretário de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, Edson Santos e o Prefeito de Guareí- João Momberg estiveram na nova Escola “João Alcindo”. Está sendo realizada uma força tarefa no local, envolvendo Prefeitura, Empreiteira, Sabesp e CPFL.

Por Comunicação Guareí A ligação de energia elétrica esta prevista para o dia 15/02/2012. Na semana que passou, a SABESP fez a ligação de esgotos da Unidade. Obras estão sendo feitas para que as aulas possam se inciar na data prevista de 18/02/2013. Nos próximos dias virá a Corporação de Corpo de Bombeiros, para vistoria e laudo técnico.

Secretário de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, Edson Santos e o Prefeito de Guareí- João Momberg

Crédito da foto:Comunicação Cerquilho

Autoridades vistoriam obras em nova escola

Levi R.Vieira, prefeito de Porto Feliz; Antonio Del Ben Jr., prefeito de Cerquilho; dep. fed. Ricardo Izar; Manoel David, prefeito de Tietê

Laranjal Paulista

Saúde realiza campanha durante tradicional corrida

Informativos de prevenção de doenças e orientações de saúde

N

o dia 19 de Janeiro de 2013, no Distrito de Laras, aconteceu a tradicional Corrida de São Sebastião, um evento Promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes e com

apoio da Secretaria da Saúde. No evento, a Secretaria da Saúde esteve presente realizando na população testes de glicemia capilar (açúcar no sangue), verificação de pressão arterial, distribuição de panf letos

informativos de prevenção e entrega de preservativos através dos técnicos do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais. Foi escalada uma equipe de motoristas com ambulância para cobertura nas eventuais

Por Comunicação Laranjal emergências na Corrida. Contou com a parceria da Escola de Aprimoramento Profissional EFAP de Tietê, que cordialmente cedeu alunos de enfermagem para participar na realização de ações para a população.


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Jumirim

Jumirim

Vereadores participam de entrega de planos municipais de saneamento

O plano permitirá que 77 cidades Volta às aulas recebam investimentos na área com cinema no município O e tratamento de esgotos, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Os vereadores aproveitaram para conhecer o programa, uma vez que o município já foi contemplado, na gestão anterior, mas até o presente momento o plano municipal não foi enviado para a Câmara para análise e votação. Em contato com o Secretário Estadual de Saneamento, Edson Giriboni, tomaram conhecimento de que o Estado libera o valor para que as prefeituras possam

cumprir a determinação de legislação federal, que determina até 2014 para todos os municípios brasileiros tenham o referido plano. “Nós estamos contratando um consórcio que vai elaborar o plano completo de saneamento em cada um dos municípios. Nós queremos, até 2016, ter todo o interior de São Paulo c o m s a n e a m e nt o b á s i c o universalizado, 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado”, destacou o governador Geraldo Alckmin. O P l an o Mu n i c ip a l d e

A

EMEFEI “Mario Covas Junior” de Jumirim ofereceu aos alunos no primeiro dia de aula exibição de vários filmes em telão com direito a pipoca. No dia 04 no período da manhã os alunos do Fundamental II

Por Comunicação PM (6°,7°,8° e 9° anos)assistiram o filme “Cada um tem a gêmea que merece”, “A Branca de Neve e o Caçador” e “ Valente”.No período da tarde para o Fundamental I(1°,2°,3°,4° E 5° anos) foi exibido o filme “Madagascar” e “ A fada dos dentes”.

Crédito da foto: Comunicação PM

Presidente da Câmara Luiz Gardenal e os vereadores Thiago Faulin (Vice-Presidente) e Geraldo de Souza Pereira participaram juntamente ao governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 31, da cerimônia que deu início aos trabalhos de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento das Bacias Hidrográficas de Mogi Guaçu e Alto Paranapanema. O plano permitirá que 77 municípios destas regiões recebam investimentos nas áreas de abastecimento de água, coleta

Por Comunicação CM Saneamento está de acordo com uma lei federal que exige que cada município elabore seu plano de saneamento local. Ele deve contemplar diagnósticos como, análises, propostas e definição das necessidades de investimento para universalização do acesso aos serviços básicos de saneamento. O Presidente da Câmara Luiz Gardenal salientou: “temos que fiscalizar e apressar esse estudo em nosso município, primeiro para cumprir a legislação e em segundo lugar porque saneamento é saúde pública”

Alunos assistiram filmes na volta as aulas

Crédito da foto: Comunicação CM

Geral

Vereadores de Jumirim ao lado do Governador Geraldo Alckmin

Tietê

Destinação do lixo continua irregular e preocupa autoridades

Administração quer solucionar o problema e normalizar a coleta

O

Industrial. O local do transbordo é inadequado e o despejo vem sendo feito sem qualquer cuidado ou tratamento para que não haja contaminação do solo. Todo lixo coletado em Tietê é enviado para aterro sanitário, localizado no município de Paulínia. Além da constatação do total descaso com o meio ambiente, tratamento e inexistência de iniciativa para solucionar a questão, o prefeito Manoel David enfrenta outro problema:

Crédito da foto: Comunicação PM

prefeito Manoel David está empenhado e m re g u l a m e nt a r a destinação do lixo coletado em Tietê. O descaso se arrasta há anos sem solução efetiva, a prefeitura está trabalhando para que o lixo tenha destino correto, legalizado e não cause impacto ambiental. Os 2.000m³ de lixo coletados mensalmente estão sendo depositados em terreno irregular, localizado no Distrito

Lixo é descartado de forma irregular na cidade

caminhões de lixo quebrados e deteriorados. Os veículos estão parados há meses, sem qualquer manutenção. A falta de vontade e a demora em solucionar o problema já geraram vultosas multas para Tietê, caus ando prejuízo financeiro aos cofres públicos, além de sérios danos ambientais. O prefeito Manoel David e os Secretários de Meio Ambiente, João Carlos Uliana, e Transportes, Álvaro Abrantes, estão trabalhando a todo vapor na busca de soluções efetivas para a questão do lixo. A atual administração quer enquadrar Tietê na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que regulamenta a destinação do lixo doméstico, industrial, construção civil, eletroeletrônicos, da área da saúde, entre outros. LIXO RECICLÁVEL - A coleta do lixo reciclável foi mais um problema encontrado pelo prefeito Manoel David. Muitas irregularidades foram levantadas. Os responsáveis utilizavam seus próprios veículos para coletar o lixo para reciclagem, sem equipamentos de proteção e muito menos um local apropriado para a sua separação. Outra irregularidade constatada é a forma de auxilio

Por Melise Scomparim oferecida aos trabalhadores pela antiga administração que fornecia combustível e uma ajuda de custo irregular, sem nenhum documento oficial e registro. O objetivo do prefeito Manoel David é regularizar a coleta de recicláveis, através da criação de uma cooperativa de reciclagem, oferecendo auxilio efetivo para a sua realização da coleta, segurança e garantias para os trabalhadores do setor. A atual gestão busca soluções para regularizar o mais breve possível o problema, com transparência, responsabilidade e através de políticas públicas de qualidade, que tratem com respeito o meio ambiente e garantam qualidade de vida à população. Disk Denúncia A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está colocando à disposição os telefones da Secretaria do Meio Ambiente 3282-7889 e da GM 199 para receber denúncias sobre pessoas que estiverem desrespeitando a legislação e fazendo o descarte de lixo de forma irregular. O SIGILO DO DENUNCIANTE SERÁ PLENAMENTE MANTIDO, NÃO SENDO NECESSÁRIO A SUA IDENTIFICAÇÃO.

Governador inaugura novo CDP masculino

O

governado do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta segunda-feira (4) o complexo prisional de Cerqueira César (SP). A área tem um Centro de Detenção Provisória (CDP) e uma penitenciária masculina. Com a inauguração, serão abertas 1.536 novas vagas no sistema prisional do estado. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as unidades integram o plano de expansão de unidades prisionais. O CDP e a penitenciária de Cerqueira César são as primeiras unidades inauguradas este ano. Outras duas – nos mesmos padrões – serão entregues em breve, em Capela do Alto (SP). Após entrarem em funcionamento, o sistema prisional paulista terá um acréscimo de 3.072 novas vagas. Cada unidade tem capacidade para abrigar 768 presos. O CDP é destinado a custodiar presos provisórios – que aguardam julgamento – e a penitenciária, presos condenados. Em Cerqueira César, o terreno destinado à implantação do complexo está localizado na zona rural. Fica na rodovia Salim Antonio Curiati (SP- 245), na altura do quilômetro 21. De acordo com a SAP, para operação das unidades houve a contratação de 266 funcionários para atuarem no CDP e outros 271 para a penitenciária, entre eles agentes de segurança, médicos, assistentes sociais, psicólogos oficiais administrativos e operacionais, entre outros. Eles atuarão em áreas setorizadas, todas voltadas para o atendimento ao reeducando de acordo com a atividade. Os agentes atuarão nos setores externo e interno, separados pela muralha, no

Por Comunicação controle da segurança, visando o acesso, o fluxo e circulação de pessoas. As unidades prisionais foram construídas com oito raios, onde se localizam as celas e os pátios de atividades. Cada raio tem capacidade para abrigar 96 detentos e conta com um pátio de sol exclusivo. Os raios são interligados por uma galeria central com acesso exclusivo por meio de gaiolas localizadas em cada um deles. O controle e a segurança da área dos detentos é realizado pelo pavimento superior da galeria central e pelas torres de vigilância, localizadas em cada extremidade da muralha de segurança. Todos os CDPs e penitenciárias masculinas previstas no projeto de expansão de são construídos com esse novo padrão. Junto aos raios habitacionais, localizam-se os três pavilhões de trabalho e o pavilhão de serviços com a cozinha industrial do complexo. O pavilhão de inclusão e saúde, com dois pavimentos, fica no acesso em frente à área de segurança dos raios. O setor interno, delimitado pela muralha de segurança, tem um sistema viário interno que circunda as edificações prisionais, denominado zona de tiro. O setor prisional é constituído pelo edifício da inclusão, triagem e saúde, edifício de serviços onde se localiza a cozinha industrial, edifício de serviços com salas de aula com circulação central e a galeria. Em seguida, interligados pela galeria com acesso por meio de gaiolas ficam os raios com as celas e pátios para os detentos e os edifícios de serviços para trabalho. Na muralha de segurança localizam-se as torres de vigilância, sendo uma em cada extremidade, e as guaritas intermediárias.


JORNAL ALIANÇA

Esportes 09 DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Geral

Futebol

“Caminhando com Saúde” leva atividade física para a população

14° Caminhando com Saúde no Morro Vermelho Centro de Eventos Cidade das Rosas e Zambianco em grande partida N a s e x t a - fe i r a , 1 ° , a C o op erativa de Consumo Popular de Cerquilho (Coocerqui) em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu a “Corrida pela Saúde”, como parte da programação do “14° Caminhando com Saúde”, no Centro de Eventos “Cidade das

Rosas”. Mesmo com a chuva, foram 5 quilômetros de corrida, com premiação para as categorias masculino e feminino. O 1° lugar levou medalha e vale-compra Coocerqui de R$150,00; o 2° lugar, medalha e vale-compra de R$100,00; e o 3° lugar, medalha e vale-compra de R$ 50,00. A primeira-dama, Marta Pilon Del Ben, participou da premiação

da “Corrida pela Saúde” ao lado da coordenadoria e da diretora de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude, Ronilse Massarico. O “14° Caminhando com Saúde” contou, ainda, com apresentação de academias, d i s t r i bu i ç ã o d e br i n d e s , alongamento e dicas para uma caminhada saudável. Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde aferiu a pressão e fez

Por Comunicação PM testes de glicemia nos presentes. Confira os ganhadores da “Corrida pela Saúde”: MASCULINO: 1° - Nilson Gomes Lourenço (Representante Edilson mesquita) 2° - Edson Mauri dos Santos 3° - Edson I. Silva FEMININO: 1° - Erineide Portela 2° - Aiberes Maria de Sema 3° - Divani Conceição

O

E.C. Morro Vermelho realizou mais um amistoso no sábado, dia 2 de fevereiro, no campo Silvio Bordignon, no Morro Vermelho, contra o Zambianco Futebol Clube de Tiete. O Morro Vermelho jogando em casa, mesmo jogando bem, desperdiçando algumas oportunidades e esbarrando em boas defesas do goleiro adversário, foi derrotado por 4x2. No primeiro tempo, após tomar dois gols, após cruzamento de Fernandinho, Douglas marcou de cabeça, terminando 2x1 o primeiro tempo. No segundo

Por Reginaldo Paizani tempo, quando o Morro buscava o empate, levou mais dois gols em falhas do setor defensivo. No final da partida, Duda acertou um chute colocado de fora da área no angulo e finalizou o placar em 4x2 para os visitantes. O Morro Vermelho entrou em campo com a seguinte escalação: Jeremias, Vitinho(Willian) , Andre Felipe, Jú Bigorna e Fernandinho, Merenda (Sorriso), Rodrigo, João Francisco (Julio Vicente) e Felipe Carniel (Paulinho), Duda e Douglas. O Morro volta a jogar no próximo sábado em casa conta o Ipiranga de Cesário Lange.

Corrida

Crédito da foto: Comunicação PM

XXVII Corrida de São Sebastião em Laranjal

Atletas que participaram da 14ª Caminhada pela saúde em Cerquilho

Geral

Carlos Ribeiro Novato vence corrida pedestre em Itapetininga

Atleta tatuiano master cumpri os 10 km de percurso em 30 minutos

T

atuí no lugar mais alto do pódio. Carlos Ribeiro Novato foi o vencedor da 4ª Corrida “Dr. Edson Mororó Moura”, de Itapetininga. O atleta, da categoria veterana, cumpriu os 10 quilômetros de percurso, com o tempo de 30 minutos cravados. Carlos tem 42 anos e há oito treina com a equipe de Tatuí. Em 2012, porém resolveu parar com as competições. “Por absoluta falta de apoio da Prefeitura, decidi abandonar o esporte. Mas, esse

ano fui novamente convidado e em menos de 30 dias já consegui esse resultado expressivo. A Secretaria de Esporte vem nos estimulando a treinar e seguir em frente. Estou muito feliz por que agora estou de volta. Vou treinar ainda mais forte para trazer títulos para nossa cidade”, comemorou. E o treino do atleta não é dos mais suaves. Ele corre todos os dias pelos menos 15 quilômetros nas proximidades do sítio onde

mora, no bairro dos Mirandas. Carlos já se prepara para novas competições juntamente com a equipe de atletismo de Tatuí. Hoje mesmo participam em Cerquilho, da 4ª Corrida pela Saúde, que acontece no Centro de Eventos Cidade das Rosas. São quatro quilômetros de corrida. Em junho, eles disputam os Jogos Regionais do Interior e o Troféu Brasil Master para Veteranos, no Ibirapuera, em São Paulo. De 14 a 16 de outubro, o desafio é ainda

Por Comunicação PM maior: o Campeonato Mundial Master de Atletismo em Porto Alegre. Participantes Também disputaram a prova em Itapetininga, os atletas Eronides dos Santos, Marcelo Martins, Carlos Eduardo Pinheiros, Jarbas Hesser Coelho, Flavio Roberto e Renato Medeiros, da equipe Pé Vermeio de Tatuí. Todos receberam medalha de participação.

A

Secretaria de Esportes de Laranjal Paulista promoveu a “XXVII Corrida de São Sebastião”, no Distrito de Laras no dia 19 de janeiro, em parceria com a Secretaria da Saúde do município. O evento contou com mais de 70 participantes distribuídos em 11 categorias, todas supervisionadas pela Secretaria Municipal de Es-

Por Comunicação PM portes, auxiliando os corredores nos alongamentos e incentivando todos a terminarem as provas. As crianças do Centro Esportivo da Vila Zalla compareceram no evento, sob a supervisão do instrutor Valter. Cerca de 35 crianças competiram nas categorias infanto-juvenis, conquistando várias medalhas para o Centro.


JORNAL ALIANÇA

10 Política DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Executivo

Executivo

Em Brasília, prefeito de Tietê pleiteia recursos e programas para o município.

Secretário Edson Manoel David visitou ministérios Giriboni visita Câmara ,Senado e o Palácio Cesário Lange E

O

Crédito da foto: Comunicação PM

secretário de saneamento e recursos hídricos do estado de São Paulo, Edson Giriboni, esteve em Cesário Lange na sexta-feira, 01 de fevereiro. Ele foi recebido no gabinete do prefeito Ramiro de Campos para uma conversa informal da qual participaram também o gerente da Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) de Cesário Lange, Valter Antunes de Camargo, vereador Laerte Paes Leite, vice-prefeito Ronaldo Paes de Camargo (Dinho) e o vereador Roque Manes. Durante a visita as autoridades apresentaram ao secretário as necessidades de melhoria existem no município no que compete a

Por Diléa Silva secretaria de recursos hídricos. Edson Giriboni foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Ex-presidente Comissão de Economia e Planejamento foi membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações. Foi vice-prefeito de Itapetininga por dois mandatos (1989-1992/20012004 - PV) e engenheiro da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa) entre 1977 e 1999, sendo superintendente entre 1994 e 1999. É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, cidade onde nasceu.

ntre os dias 28 e 31 de janeiro, o prefeito de Tietê, Manoel David Korn de Carvalho, esteve em Brasília para o Congresso realizado pela Presidência da República e aproveitando a viagem, visitou dez ministérios sendo recebido por alguns deles pelos próprios ministros. Na Cultura, solicitou à Ministra Marta Suplicy a inclusão de Tietê no Sistema Nacional de Cultura e recursos para a reforma e restauração do prédio do Centro Cultural “Zico Pires” no Largo São Benedito e do prédio da antiga estação de Trem, hoje o espaço ocupado pelo albergue noturno Célio Pereira Pontes, com a finalidade de futuramente o edifício seja um museu dedicado aos imigrantes que construíram a cidade. No ministério da Saúde esteve com o Ministro Alexandre Padilha solicitando maiores repasses do SUS ao município e o fortalecimento dos programas existentes como o Programa Saúde da Família – PSF.

No ministério da ciência e Tecnologia, pediu ao ministro da pasta Marco Antônio Ralpp uma escola que ofereça cursos técnicos voltados às empresas de tecnologia e a inclusão do município no Sistema Nacional de Tecnologia. Ainda esteve com o ministro dos transportes Paulo Sérgio Passos e com o assessor especial do ministro Fernando Pimentel, o senhor José Luiz Azeredo, onde pediu para que Tietê seja incluída na Rede Nacional de Atração de Novos Investimentos, com o objetivo de trazer novas indústrias e garantia de melhores oportunidades de emprego e renda para a população. No Senado Federal, foi recebido pelo então presidente da Casa, José Sarney, e esteve em reunião com os senadores por São Paulo, Eduardo Suplicy e Antônio Carlos Rodrigues, aos quais solicitou emendas que beneficiem a infraestrutura urbana, mas principalmente à Santa Casa de Misericórdia de Tietê.

Durante o período que o prefeito esteve em Brasília, contou com a hospitalidade e apoio do deputado federal Ricardo Izar que além de hospedá-lo em seu apartamento funcional, o acompanhou em diversos ministérios e pleitos dando maior respaldo aos pedidos de Manoel David. Esteve ainda por duas vezes

Por Melise Scomparim no gabinete do vice-presidente da república, Dr. Michel Temer, grande responsável por abrir tantas portas: “É um privilégio termos um vice-presidente da República como conterrâneo. Temos que aproveitar cada porta que apenas o seu nome abre para o nosso município” declarou o prefeito Manoel David.

Prefeito de Tietê Manoel David Korn de Carvalho em reunião com ministro Paulo Sérgio Passos, dos transportes

Gerente da SABESP de Cesário Lange, Valter Antunes de Camargo, vereador Laerte Paes Leite, vice-prefeito Ronaldo P. de Camargo (Dinho), Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, prefeito Ramiro de Campos e o vereador Roque Manes.

Legislativo

O

presidente da câmara Luiz Gardenal e os vereadores Thiago Faulin (vice-Presidente) e Geraldo de Souza Pereira participaram no dia 31, do lançamento do livro do vice-presidente da república Michel Temer, que lançou a obra “Anônima Intimidade”, um livro de poemas, que curiosamente escreveu em guardanapos de papel e foi lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A obra, que conta com 120 poemas, foi escrita durante as viagens de Temer. Falando emoções e histórias pessoais, o livro promete revelar o lado poeta do político, cujo o maior sonho de adolescência era ser escritor. Durante o lançamento do livro, os vereadores mantiveram contato com o Deputado Federal Gabriel Chalita, cotado para o ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Maluf, o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira,

Por Comunicação CM Secretário de Energia, Jose Anibal, o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito e também com várias personalidades da televisão brasileira, como Amaury Junior e Walcyr Carrasco (autor de novelas da Globo). Os vereadores tiveram a oportunidade também de conhecer a esposa do vice-presidente, Marcela Temer. Luiz Gardenal aproveitou a oportunidade para solicitar intervenção do vice-Presidente junto aos Correios para que possa ser melhorado o serviço de entrega de correspondências em Jumirim, uma vez que as entregas não estão ocorrendo diariamente, e sim semanalmente. Gardenal salientou “não podiamos deixar de prestigiar o nosso Temer, que conhecemos desde os tempos que começou a sua vida política neste momento em que lança um livro, e hoje ocupa o segundo maior cargo de nosso país”.

Crédito das fotos: Comunicação PM Tietê

Lançamento do livro do Michel Temer

Com os prefeitos da região convidando Michel Temer para ser o patrono da associação regional dos municipios

Legislativo

Suplente toma posse na Câmara Municipal de Tatuí

Casa legislativa realizou sessão que deu posse ao Dr. Jorge Sidnei

D

ia 18 de janeiro, a Câmara Municipal realizou sessão extraordinária e deu posse ao suplente Jorge Sidnei Rodrigues da Costa (Dr. Jorge Sidnei), membro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB. Ele assume a cadeira do vereador eleito Ronaldo José da Mota (Ronaldo do Sindicato), que se afastou de suas funções no Legislativo, para ocupar a direção da Secretaria Municipal da Indústria e Desenvolvimento Econômico. Nas eleições municipais de 2012, Dr. Jorge Sidnei recebeu 920 votos e concorreu pela coligação PRB/PMDB/PPS. Esta é a segunda vez que ele faz parte da bancada da Câmara de Tatuí, pois exerceu a vereança na 12ª Legislatura, no período de 1997 a 2000. Jorge Sidnei é médico pediatra e sempre militou na po-

lítica tatuiana. Depois de prestar juramento e ser empossado pelo presidente da Câmara, vereador Oswaldo Laranjeira Filho, o novo parlamentar ocupou a tribuna e agradeceu aos familiares e amigos pelo apoio, e aos eleitores, que lhe deram oportunidade de representá-los na Câmara pela segunda vez. Em seu discurso, Jorge Sidnei teceu elogios ao novo prefeito José Manoel Corrêa Coelho (Manu). O vereador acredita que Manu fará uma ótima administração à frente do município, pois é uma pessoa capacitada, que honra seus compromissos. Nesta sessão extraordinária, também foram discutidos e votados, em dois turnos, três projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Um deles autoriza a municipalidade a conceder novamente cesta básica em pecúnia aos servidores muni-

cipais. O vereador Fábio Menezes foi à a tribuna e explicou que, antes de renovar convênio com a empresa que fornece o cartão-alimentação aos funcionários, o Tribunal de Contas recomendou uma licitação à Prefeitura de Tatuí. A municipalidade decidiu então apresentar este projeto, para garantir, se necessário, o pagamento da cesta básica em pecúnia, até que se resolva a situação do convênio. O segundo projeto aprovado altera o texto do artigo 1º da Lei Municipal nº 4.675 de 2012 e corrige a ortografia da sigla do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), que havia sido publicada com erro. O texto do artigo diz que “empresas concessionárias ou prestadoras de serviços ao município de Tatuí, que tenham como instrumento desta prestação de serviços a uti-

Por Comunicação CM lização de veículos automotores, com licenciamento obrigatório junto ao DETRAN, estão obrigadas a emplacar e licenciar os veículos, objeto da prestação de serviço, no município de Tatuí”. O terceiro projeto dá nova redação aos artigos 1º, 2º e 3º da Lei Municipal nº 4.735, de 4 de janeiro de 2013, que dispõe sobre a reestruturação administrativa no âmbito do Poder Executivo. A justificativa diz que o Poder Executivo entendeu que seria necessário adequar a lei à estrutura administrativa aprovada com o Orçamento de 2013. O projeto tem por finalidade atender às ações e programas previstos no Orçamento, mantendo alocações de recursos e obrigações às suas respectivas secretarias, incorporadas à nova estrutura aprovada na Lei Municipal.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO DE 2013

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Ajude a sua vontade a ter força Muitas pessoas me perguntam: como ter mais força de vontade? Ou ainda: como manter um propósito que fiz para mim mesmo? Essa pergunta é feita quando nos sentimos frustrados ao ver que não conseguimos cumprir com os nossos propósitos de caminhar todas as manhãs ou de ler um bom livro (em vez de ficar assistindo televisão) ou mesmo voltar a estudar inglês ou ainda não assaltar a geladeira antes de ir para a cama, por exemplo. Como não desistir no meio do caminho? Como ter força de vontade para cumprir o que nos prometemos? Estudos modernos do comportamento humano têm de-

monstrado que para mudar um hábito é preciso tornar o novo hábito fácil e o velho hábito difícil, alterando o “esforço inicial ou de entrada” por no mínimo 21 dias (é preciso repetir o mesmo comportamento no mínimo 21 dias, dizem os especialistas comportamentais, para que aquele comportamento comece a se tornar um hábito). As pessoas têm a tendência de desistir de fazer algo cujo esforço inicial seja apenas um pouco maior do que uma outra coisa que se apresente como de esforço inicial menor. Assim, o conselho para quem deseja caminhar ou correr todas as manhãs é já deixar seu tênis

com as meias dentro, ao lado da cama ou mesmo já dormir com a camiseta que irá utilizar na manhã seguinte. Para quem quer deixar de assistir televisão a noite e ler um bom livro, o conselho é tirar as baterias do controle remoto e colocá-las numa gaveta distante e deixar o livro já aberto sobre a poltrona de leitura. Para quem ataca a geladeira, o conselho é colocar o que deseja comer nos fundos da prateleira de baixo, atrás de outras coisas. E assim por diante. Se ao acordar você já estiver com a camiseta e com o tênis pronto para ser calçado, o esforço inicial de buscar a camiseta no

Direito Direto

armário, pegar o tênis, etc. terá diminuído. Da mesma forma, se em vez de buscar as baterias ou ligar a TV no próprio aparelho o livro já estiver à mão, a probabilidade de pegar o livro será maior. O mesmo acontece com a dificuldade de pegar o doce no fundo da geladeira. Diminuindo o esforço inicial daquilo que quer fazer e dificultando o que não quer, você ajudará a sua vontade a ter mais força. Sei que isto pode parecer uma grande bobagem, mas é o que os estudos mais modernos têm demonstrado. E vale a pena experimentar com você mesmo! Pense nisso. Sucesso!

Advogado Murilo de Camargo Barros

Estudando para concursos públicos

O começo do ano chegou e agora é o melhor momento de fazermos as reflexões do que queremos para nossa vida profissional. Os concursos estão abrindo e para 2013 espera-se mais de 120 mil vagas em concursos atraentes. O início da vida de estudos tem como primeiro passo a iniciativa de saber qual o concurso que queremos prestar e avaliarmos como está a nossa bagagem de informações. Não adianta fazermos cursos preparatórios sem ao menos sabermos como estamos de estudo, se vamos ter tempo para estudar, se vale a pena largar tudo para estudar e se dedicar dia a dia na busca da estabilidade profissional. Os primeiros passos então são nos perguntarmos: 1- Vou estudar para concurso, vou estu-

dar no mínimo 2 horas por dia, mais aos finais de semana abrindo mão de muitas coisas? 2- Não vou estudar, primeiramente, só assistir as aulas formando um bom caderno para depois revê-lo cada vez mais? etc. Após essa decisão, nós precisamos ter em mente qual área focaremos, concursos de ensino médio ou concursos de nível superior e, qual a carreira de preferência, por exemplo, para cargos na justiça, como oficial de justiça, juiz de direito, OAB, etc., pois não existe um candidato que se prepare para tudo e consiga passar em algo. Após essa decisão devemos analisar como estamos de conhecimento, o ideal é pegarmos uma prova da área escolhida e fazermos para saber como estamos indo e o quanto temos de

melhorar para chegar até a aprovação. Sejamos humildes nessa análise, não ficando triste com a avaliação que virá do nosso subconsciente, é normal. Após esses atos devemos saber se vamos ou não fazer um curso preparatório que nos ajude a aumentar o nosso conhecimento, é difícil no começo estudar por conta própria, mas dá certo sim, não é impossível, devemos pegar o edital passado do concurso acompanhado de um bom material e ir item por item estudando e fazendo questões. Caso a opção seja por fazer um curso preparatório, busque um curso de confiança, em que outras pessoas já tenham feito e gostado, a internet é cheia dessas informações. Após a escolha do seu curso preparatório, busque,

Refletindo

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Quarta-feira de cinzas

A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas é a abertura da caminhada para nossa Páscoa com Jesus. A Quaresma, não é só uma data, mas um acontecimento da salvação que atua em nós como um sacramento. É um tempo oportuno. Paulo insiste: “Exorto-vos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois Ele diz: ‘No tempo favorável Eu te ouvi, no dia da salvação, Eu te socorri’ (Is 4,98). É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação” (Rm 6,1-2). A Quaresma (que significa 40 dias) inicia-se com o convite solene à conversão. A Palavra de Deus da

de acordo com a sua avaliação feita anteriormente, o curso mais básico e vá aos poucos fazendo os cursos mais completos e rápidos, pois estudar pra concurso não combina com pressa para passar, mas sim, estudar até passar. Após a escolha do curso saiba que você no mínimo vai ter que estudar duas horas por dia, fazendo revisões do caderno das anotações todos os dias até alcançar o mínimo de conhecimento para passar, você saberá disso resolvendo provas mensalmente, corrigindo-as alternativa por alternativa. Acreditem esse é um bom começo para aqueles que buscam alcançar a aprovação em concursos públicos, como eu alcancei.

Quaresma é abundante e propícia para nosso ensinamento. Se ouvirmos esta palavra podemos fazer o caminho da salvação. Jesus diz que a Palavra tem que ir à vida. Para acompanhar e dar espaço à conversão propõe três pontos chaves: esmola, oração e jejum. Essa temática, vamos encontrá-la novamente no primeiro domingo, na narrativa das tentações de Jesus. Antes de nos mostrar a tentação, ensina o modo de viver que naturalmente vencerá a tentação. Se formos capazes de partilhar, venceremos a tentação da ganância do ter sem critério.

Se levarmos uma vida de oração, poderemos vencer o orgulho do poder e a vaidade da vida. Para dominar a ânsia do prazer sem o amor de Deus, poderemos dominar pelo equilíbrio de nossos desejos e prazeres. E Jesus manda que seja feito tudo na discrição e no silêncio. Jesus recriminava a atitude de ostentação dos fariseus. A discrição e o silêncio são o modo mais eloquente de falar. S. Inácio de Antioquia escreve aos Efésios: “Pois só um é o Mestre que disse e tudo foi feito; mas também, tudo quanto Ele fez em silêncio é digno do Pai. Quem possui a palavra de Jesus pode, em verdade, ouvir o seu silêncio, a fim de ser perfeito, agir como fala e ser conhecido quando silencia”. Aprendemos da Palavra a viver e a celebrar a Páscoa da Redenção que nos dá Vida. 1227. Alegria de ser salvo Esse tempo bendito da Quaresma, com grandes valores, perdeu muito seu aspecto de seriedade em que se impunha o medo e dominava a superstição. Jesus ensina a viver uma séria conversão no silêncio do nosso quarto, isto é, na discrição e na alegria da conversão. Lembramo-nos do pastor quando encontrou a ovelha perdida: “Haverá mais alegria no céu por um só pecador que

se converta, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão” (Lc 15,5-6). A alegria não dispensa a seriedade e o comprometimento. A batalha continua. Continuamos pedindo: “Que a penitência nos dê força no combate contra o espírito do mal” (oração). Temos força. Vencemos em Jesus. 1228. Conversão permanente Conversão não é a atitude de um dia, mas a atitude do dia a dia. Nosso cristianismo se esvaziou muito porque ficamos no exterior com atitudes religiosas de pouca conversão. Insistimos em não nos comprometer para não sermos incomodados. A conversão não é fuga de alguns pecados. Converter-se não é só sair de uma situação, mas ir em direção à vida cristã operosa na caridade. Por isso temos a campanha da Fraternidade que sempre propõe um aspecto vivencial da caridade para com os necessitados. Neste ano o tema é juventude para “testemunhar a vida nova transformada por Deus”. Os jovens estão abandonados, vítima de tantos males que eles engolem como um bem. A Igreja precisa sair do comodismo e abrir espaço para os jovens. É bom escolher uma “penitência” para praticar durante esta Quaresma. Temos que mudar em alguma coisa.

Fala Padre Geraldo de Camargo Barros Não tenho e nem uso a timidez, pra falar daquilo que me pertence, há um saudoso dando-me uma guarnição generosa e eu só tenho que aproveitar as oportunidades, da terra levei apenas lindos sonhos e o retrato de coisas bonitas, maravilhosas, ainda tenho algumas e elas não me deixam, me sinto bem assim, mas nos anos de l942/3, a paz que tínhamos repentinamente mudou, em nossas feições tristezas e uma preocupação imensa, afinal de contas, o que tínhamos a ver com aquela briga de gente grande, não conhecíamos seus personagens e muito menos aquelas suas intenções diabólicas, daqui levaram três caboclinhos da roça, moreninhos, de mãos calejadas, cheirando o perfume da terra, essa mesma das colheitas e cujos frutos serviam como sustento, lá nos quartéis uma nova arte, teriam que aprender em curto espaço, “matar para não morrer”, imagino como estaria a cabecinha de cada um!, vivíamos numa comunidade bastante homogênea, não tínhamos rusgas com ninguém, intrigas!, até que podiam existir, mas tão pequeninas que passavam despercebidas, Tatuí nos assediava com bons modos, na “TERNURA” sempre estávamos bem condicionados, na música: eu, Noé, Miguel, Og, Bebeta, Márcio, Zé Lázaro, Zé Fiúsa, Mateus Fiúsa, professora Nice Fiúsa, sempre estávamos em evidências, Ademar e Maria eram shows quando interpretavam suas canções e quando faziam duplas, estraçalhavam corações, l950/60 foi um tempo de glórias, éramos bem civilizados, quase mocinho, eu ouvia dos mais velhos coisas que aconteciam na Europa, lá, em l9l4, Alemanha quis tomar quase a metade do mundo, numa missiva o professor Bueno, um conterrâneo querido me escreve: “os povos que produziram em suas histórias, confortos espetaculares, mas sem DEUS, todos pereceram precocemente!, assim aconteceu com os egípcios, gregos, romanos, etc.” mas isso não serviu de exemplo, em l939 pediu revanche, agora muito mais preparada, com um raciocinar preponderante e certa de uma vitória, exacerbou-se diante dos demais países do globo, meteu medo e com suas máquinas de guerra fez conquistas admiráveis, um louco se tornou o seu grande ativista e cruel líder, Hitler, mais uma

vez se deram mal... Roque me contava de sua loucura de amor por Helena, uma coisinha recente, de calores que se comprimiam e o acontecimento desse aparte tão brusco e esse “todo” desfeito, tudo ficou dentro de uma penumbra, o tempo, só ele engoliu todo esse proceder, na verdade essa guerra teve a idade de cinco anos e pra nossa terra um dia eles voltaram sãos e salvos, ele, Venâncio e Garcia, cheios de muitas graças e Cesário Lange conseguiu sorrir, ter suas alegrias, a vida entre nós se normalizou e as paixões começaram a se movimentar, morávamos nesse tempo na rua Joaquim Ribeiro da Silva, uma casinha pequena e bastante humilde, na sala, apenas uma mesa, quatro cadeiras, um guarda-louça e uma rede, no quintal pés de mexerica, outro de jabuticaba e num cercadinho bem ao fundo, bananeiras... Nossos vizinhos, os melhores da cidade, dona Josefina por exemplo, vivia uma solidão imensa e esposou um ex-aluno, as demais colegas fizeram o mesmo, Hero de Melo Sá esposou Fuquito de João Mendes, Madilde esposou Titico de Tetéia, Odete Pichi, as irmãs Ely Lourdes e Maria Olívia voltaram para Tatuí, a primeira casou com o professor Mário Galeno, a segunda com Dr.Milton Stape e a terceira com o Dr. Levi Maynard de Araújo, os filhos de seu Olegário tiveram a maior sorte do mundo, Emílio casou com Linda (Fakri) e Dito Carro continuou à receber aulas de sua professora e esposa, dona Josefina, igreja somente a católica e era em sua residência que os cultos aconteciam, ela era protestante e ainda me lembro de alguns de seus participantes: os pais de Ênio, a mulher de Chico Cassemiro, o pai de Zé do Táxi e Abel, seu Nicolau, a família toda Maciel; Zé Nunes e Francisca Antunes, esses já eram tradicionais, suas filhas Célia e Terezinha, lembro-me dos seus parentes chegados, Aurélio, Acácio, João Antunes, Nhô Vadô, Eurides, Dé, Chico, João, Adonida, Cotinha, Jorge, etc., o que narro é verídico e toda vez que assim o faço, sinto saudades no coração, se você fizer o mesmo, é lógico que receberás aplausos e todos nós guardaremos de você, enorme gratidão, pro nosso povo e convidados, vale tudo, tente.



Jornal Aliança - Edição 522