Issuu on Google+


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Erland Chávez Patzi, Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

11 DE MARÇO DE 2012

Jaqueline Miranda e Dênis Ribeiro ASSINATURAS E PUBLICIDADE

Adilson Ap. da Silva

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

FOTOLITOS

Editorial

Mulher e dedicação

Em uma de suas mais famosas canções, o ex-Beatle John Lennon cantou a opressão que vitimava mulheres em todo o Mundo. Lennon foi assassinado em 1980, mas suas palavras ainda são atuais, nesses dias em que vivemos. No Brasil, na Arábia ou na Índia. Na antiguidade ou nas metrópoles de hoje. Em todas as épocas e povos, a mulher sempre teve sua posição atormentada pelas dificuldades do não reconhecimento de seu valor e de seu papel. Esforça-se, rompe barreiras, mas continua assombrada por um certo desprezo, nascido da aparente fragilidade que carrega. Em alguns locais o estigma é forte, bem visível, e oprime, fere, humilha. Em outros, a vida parece um pesadelo com a violência que assusta, com o terror que espalha. Basta ligar a TV, ou abrir jornais e revistas para ter notícias dos abusos impostos às mulheres. Vilipendiadas, desrespeitadas, caladas à força, elas prosseguem: carregam famílias, assumem tarefas, adoçam os dias com o mel que só um coração delicado pode oferecer. Mesmo nos países em que é valorizada, facilmente se percebe um certo desrespeito, um preconceito camuflado em piadas e risos irônicos. Sem falar nos salários mais baixos, nas avaliações que consideram mais o corpo que a inteligência. Ou você nunca notou? Por toda a parte em que se vai, basta abrir os olhos e ver as mulheres assinaladas pelo signo da generosidade. Por mais que trabalhem, sejam bem sucedidas, realizadas, o selo feminino é o da dedicação que

não conhece limites. Quer prova disso? Observe as mães e esposas de atletas e artistas. Quem na maioria das vezes os estimula, torce, sacrifica as horas? Quem está, invariavelmente, ao lado deles, quando ninguém quer sonhar junto? Quem sempre acredita? E os filhos deficientes? Você já percebeu a presença materna ali ao lado? Onipresente, forte, protetora. Todos os estudos na área de deficiência física ou mental revelam que a figura materna, na maioria dos casos, é quem apóia o filho e vai em busca de alternativas, terapias, equipamentos, médicos. Mão estendida, voz cariciosa, presença constante. Mães, irmãs, avós, esposas, namoradas. Sempre ao lado, de mãos dadas, com brilho nos olhos e força nos braços. Tanta dedicação muitas vezes tem um preço caro demais. A mulher acostuma-se ao sacrifício o tempo inteiro. E fica invisível. Passa a fazer parte da paisagem. Ninguém lembra de agradecer, acarinhar, sorrir de volta. Mas quem disse que ela se abate? Mulher é entidade forte, cheia de graça e de poder, capaz de fazer nascer borboletas. Capaz de fazer brilhar o sol. Se nos cabe reconhecer no homem o condutor da Civilização e o mordomo dos patrimônios materiais, na Terra, não podemos esquecer de identificar na mulher o anjo da esperança, ternura e amor. A missão feminina é espinhosa. Mas, efetivamente, só a mulher tem bastante poder para transformar os espinhos em flores.

Rapidinhas Novo talento

Presta atenção

Muitos talentos estão sendo revelados nossa cidade. A Orquestra de Viola Caipira conta com mais de 20 integrantes e a Banda Marcial Municipal revelou mais de 60 talentos, além do grupo de teatro que todos anos apresenta um novo talento. Todos estão dando seus primeiros passos, mas já fazem sucesso tanto aqui como em municípios da região. Investir na cultura é sempre um bom caminho, temos que dar os parabéns pela iniciativa e aos jovens talentos da cidade.

Alguns cavaleiros, insistiam em amarrar os seus cavalos nos postes e árvores perto das calçadas, mas placas de avisos foram colocadas em diversos pontos da cidade e enquanto elas existiam, esse problema havia se acabado. Mas as placas sumiram, e com isso os problemas ressurgiram. Parece que amarrar o cavalo em uma árvore não traz nenhum problema, mas para algumas pessoas, como os deficientes que só podem andar pelas calçadas isso pode ser uma falta muito grave.

Não pode...

Vergonhoso

Já foi confirmado que existem coliformes fecais na água da “biquinha”, mas muitas pessoas ainda usam e levam para casa. É muito comum se ver pessoas enchendo galões e garrafas de água para beber e utilizar, algumas até aproveitam para lavar o carro no local. Há uma placa onde se lê “Água não potável, atenção, imprópria para consumo” e outra onde se lê “Proibido lavar automóveis”. Mas parece que as pessoas andam ignorando as placas, pois continuam usando a água e pior ingerindo.

Imprudência

Somente uma grande mudança no comportamento dos motoristas de nossa cidade poderá diminuir a quantidade de pequenos acidentes que vem acontecendo em Cesário Lange. Os números registrados ainda são pequenos, mas deveriam ser ainda menores ou quase zero se levarmos em consideração a forma como os acidentes acontecem. Na maioria das vezes, não é falta de estrutura da cidade, e nem o departamento de trânsito a sua causa, mas sim a irresponsabilidade dos motoristas e até dos pedestres.

Não adianta nada a população cobrar dos poderes públicos a melhora da cidade, quando seus próprios moradores, não cuidam dela. É realmente lamentável que, ao andar pelas ruas, perceba-se a enorme quantidade de lixo jogados nos terrenos baldios espalhados pelo município. Alguns terrenos são até mesmo depredados para servirem de “lixeira” popular. É fundamental que a população de Cesário Lange cuide do que é seu, ou então não adianta cobrar do público. Essa situação é vergonhosa.

Nem multa

Já iniciamos o calendário e a contagem regressiva para as eleições do ano 2012, mas ainda somos obrigados a conviver com campanhas usadas em 2008. Mesmo com leis que estabelecem prazos para a retirada dessas propagandas, muitos políticos preferem ignorar que tem seus nomes estampados em muros da cidade. Se o T.S.E resolver fazer uma fiscalização pela cidade, muitos devem ficar de bolsos vazios para fazer suas próximas campanhas pois a lei prevê multa salgada.

Por Diléa Silva

Que carniça!

Os cestos de lixo dos bairros rurais que deveriam servir como auxílio para manter a limpeza, na realidade estão tornando-se depósitos de carniça. Em diversos bairros as caçambas de entulho estão totalmente cheias, e com lixo esparramado em sua volta. O pior é que as vezes, além do lixo, também apresenta ossos e restos de animais mortos que transmitem um mau cheiro insuportável. Algumas pessoas reclamam, mas enquanto isso, outras contribuem com o aumento do problema.

Cidadania?

Muito lixo, sujeira e entulho. É isso que se vê bem embaixo de uma placa onde se lê “Proibido jogar lixo ou entulho” na Rua Almiro da Silva, perto de onde termina o asfalto. Muitas pessoas ainda cobram do poder público melhorias em suas ruas ou até mesmo em seus bairros, numa das mais corretas maneiras de exercer a cidadania. Porém o caso citado acima é um exemplo de que infelizmente ainda existem pessoas que nem ao menos estão interessadas em saber o que é cidadania.

Não é aqui?

Nos últimos meses diversos bolsões de motos foram criados na cidade. A iniciativa do Departamento de trânsito de Cesário Lange não só serviu para agilizar o estacionamento das motos como também ajudou a melhorar a visibilidade dos veículos já que a maioria dos bolsões foi instalada nas esquinas das ruas. A iniciativa foi louvável, só falta agora os motoristas se conscientizarem e se acostumarem a estacionar no lugar certo, pois não é raro ver veículos estacionados nos bolsões destinados a motos.

Ainda fede

A população da Vila Nova e Jardim Alvorada não sabem mais para quem reclamar do mau cheiro existente no bueiro ao lado da Drogaria Jardim. A situação é absurda, faz mais de anos que o local exala um cheiro terrível. A SABESP já foi chamada muitas vezes por populares que não aguentavam o “fedô” e até chegou a abrir o bueiro e desentupi-lo algumas vezes, mas nunca resolveu o problema definitivamente. Pior é que enquanto isso o povo tem que conviver com o mau cheiro.

Para pensar!

Um dos principais pedidos da população quanto à segurança de nossa cidade é a implantação de uma central única de atendimento que facilite a comunicação entre as viaturas da Guarda Municipal, Polícia Militar, Civil ou mesmo o Conselho Tutelar. Pois em alguns casos, as pessoas não sabem ao certo a quem recorrer ou o número para ligar em uma emergência. Fica aí uma dica. Com uma central única as ligações estariam interligadas facilitando a vida da população. É para nossas autoridades pensarem...

Corridainiciada

As eleições municipais de 2012 vão ser realizadas nos dias 7 e 28 de outubro. A decisão das datas do primeiro e segundo turno foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nesse ano os eleitores vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos mais de 5.500 municípios brasileiros. Segundo o TSE, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos devem ser feitas entre 10 e 30 de junho. Os candidatos terão até dia 5 de julho para registrar as candidaturas no TSE.


Cidade 03

JORNAL ALIANÇA

Lazer

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Secretário Rodrigo Garcia participa de inauguração em Cesário Lange

Educação

Cidade recebe o primeiro Centro Desenvolvimento de Referência de Assistência Social Social faz adesão ao Creche Escola O

secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, participou na terça-feira, (06) da inauguração do primeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Cesário Lange. O secretário foi recebido pelo Prefeito Ramiro de Campos, pelo vice- Ronaldo P. de Camargo (Dinho), vereadores municipais e representantes do Departamento de Assistência Social de Cesário Lange, assim

Cultura

como a Diretora Bruna Dalmasso , e a coordenadora Daniela Nunes Faria. Em discurso o prefeito colocou a entrega do Cras como uma das obras mais importantes de sua administração. Ele ainda relatou um pouco da importância desse investimento que a “Porta de entrada” dos serviços públicos sociais, como os programas estaduais Ação Jovem, Renda Cidadã e o Projeto de Erradicação da Pobreza (Bandeirantes).

O cras tem a função de coordenar a rede de serviços socioassistenciais. Atuando de modo preventivo, ele atende indivíduos, famílias ou grupos socialmente vulneráveis, visando à orientação e ao convívio familiar e comunitário. Em Cesário Lange, o Cras atenderá uma média de 200 pessoas por mês. Além do e n c a m i n h a m e nt o p a r a a rede socioassistencial, o local promoverá também palestras,

reuniões socioeducativas e oficinas de capacitação. “Esta é talvez a obra mais importante a ser inaugurada no município e com certeza atenderá os que mais precisam”, comentou o Deputado Federal Rodrigo Garcia, que há menos de dois anos está a frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O Secretário Rodrigo Garcia, revelou durante seu discurso, que esse foi o primeiro Centro de Assistência Social que ele fez uma inauguração oficial e ainda trouxe para a cidade boas notícias, assim como o aumento do FEAS em 69%. Trata-se do recurso do Fundo Estadual de Assistência Social, repassado aos fundos municipais. Em 2011 Cesário Lange recebeu o repasse de R$ 38 mil. Com o aumento, o recurso para este ano será de R$ 64 mil para custeio de serviços e atendimento à população. Também esteve presente no evento, entre outras autoridades, familiares de Manoel Calaça Vieira, patrono do Cras de Cesário Lange. Manoel Calaça dedicou-se a trabalhos na área social em prol da comunidade. O endereço do Cras é Avenida Inácio de Almeida, 420, no bairro Vila Nova – Cesário Lange.

E

m visita a Cesário Lange na tarde de terça-feira (06) em virtude da inauguração do Cras, Centro de referência a Assistência Social, o secretário do Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia comentou sobre o evento realizado na manhã de terça-feira no município de Sorocaba no qual esteve presente, juntamente com o Governador Geraldo Alckmin e prefeitos de toda a região. Nesse evento 28 municípios assinaram o termo de Adesão ao Programa Creche Escola. Lançado em setembro de 2011, este é o segundo ano de implantação do Programa Creche Escola, que pretende entregar mil unidades completas, inclusive com equipamentos, até 2014. O público-alvo do programa são crianças de 0 a 5 anos, que ainda não são atendidos por creches. O Programa é desenvolvido

pela Secretaria Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria de Educação. Seu objetivo é ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Cada unidade (obras e equipamento) custa em média R$ 1 milhão. A contrapartida do município é oferecer terreno plano de sua propriedade, com 2 mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas. Segundo Rodrigo Garcia, Cesário Lange foi um dos primeiros municípios a assinar o convênio Creche Escola no ano passado. O equipamento será construído no bairro Dom Lázaro. A Prefeitura de Cesário Lange receberá R$ 1,2 milhão para atender a 150 crianças. Por Diléa Silva

Banda Marcial de Cesário Lange faz apresentação em Tatuí

“Fera” realiza mais um espetáculo em cidade da região

A

Banda Marcial Municipal Darci Xavier da Silva, de Cesário Lange, esteve no sábado (03) se apresentando na cidade de Tatuí conhecida como capital da música. A apresentação faz parte do projeto “Música na Praça”, realizado pela Secretaria de Cultura do município de Tatuí, que todos os sábados conta com uma atração especial a população tatuiense. Segundo o Maestro João Luiz R. Siqueira (Cuca), a novidade desta

Por Diléa Silva

vez foi à adaptação da apresentação da banda em palco. Como todos já conhecem, a corporação se apresenta em eventos, desfiles e festivais, realizando coreografias e evoluções com sua linha de frente (balizas, corpo coreográfico e guardas de honra), coreografias e evoluções de seu corpo musical. A apresentação durou 50 minutos. Outro desafio que a corporação teve, foi à ampliação de seu repertório para apresentação. A corporação entrou no palco às 11h10 da manhã de sábado

e foi até as 12h00, com mais um show a parte, de acordo com os componentes. O evento reuniu grande público, além dos munícipes que transitavam, pelo centro de Tatuí. Para o Maestro Cuca, essa foi uma apresentação de gala. Eles inclusive receberam muitos aplausos e elogios por parte dos organizadores do evento. “Tenho que destacar cada componente desde a equipe de produção até as alas como a linha de frente, balizas,

balizadores infantis, guardas de honra, corpo coreográfico, corpo musical e aos pais que acompanham a apresentação, pela dedicação e pelo espetáculo apresentado, foi um show a parte com muita responsabilidade” destaca o maestro. A FERA tem agenda fechada para os próximos meses, em cidades como Iperó, Cotia, Águas de São Pedro, Quadra, Anhembi e brevemente estará agendando novas apresentações em outros municípios.

Saneamento

Cidade receberá repasse estadual para a área

E

m visita a Sorocaba, na terça-feira (06), o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckimin anunciou um investimento de R$ 4,22 milhões que devem ser repassados à 33 cidades da região de Sorocaba e Médio Tietê,para os Planos Municipais de Saneamento (PMS). Cesário Lange está entre as cidades beneficiadas. Os programas estabelecem ações para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais de maneira integrada. O objetivo do trabalho é a sustentabilidade na prestação dos serviços e a segurança hídrica, mediante o equacionamento entre a oferta e a demanda dos serviços por 30 anos. Elaborados pela Engecorps, consultoria contratada por licitação pública, e contando com a participação dos Grupos Executivos Locais (GEL) e do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, os planos foram acompanhados pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, por meio de sua Coordenadoria de Saneamento - CSAN, que teve responsabilidade pela supervisão

técnica dos trabalhos. O resultado de todo esse trabalho coordenado também compõem o Plano Regional Integrado de Saneamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, que será incorporado a outros planos regionais e dará origem ao Plano Estadual de Saneamento. A região da bacia do Rio Sorocaba e do Médio Tietê integra uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídrico do Estado e é formada por 34 municípios (inclui Alumínio, que já havia elaborado seu Plano), em uma área de 12.268 quilômetros quadrados, com uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes. Os municípios beneficiados são Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Ces. Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Vargem Grande Paulista.


04 Cidade

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Geral

Educação

Educadores da rede municipal de ensino fazem minicurso

Prefeitura inicia Direito da criança e do adolescente foi o tema discutido reforma no Engenho Velho N Por Gilberto Radicce

L

o calizado na praça Zaqueu Batista, o engenho Joaquim Mamede de Miranda, conhecido como engenho-velho, está recebendo as reformas que merece, devido ao seu valor histórico e cultural para Cesário Lange. Até 1984, este engenho estava desativado na propriedade rural do Sr Joaquim Mamede de Miranda, localizada no bairro do Aleluia, onde durante muitos anos moeu cana e produziu açúcar mascavo. Em 1984, a administração municipal daquela época adquiriu esse engenho, e após restaurá-lo implantou-o no local onde se encontra. Na administração seguinte, a praça do engenho velho foi urbanizada, e este local público começou a receber muitos visitantes e turistas, estimulados pela beleza e o significado

a sexta feira dia 24/02 a rede municipal de ensino participou de um mini-curso ministrado por Luciano Betiate, consultor dos diretos da criança e do adolescente. O objetivo do mesmo foi o esclarecimento das ações que devem ser praticadas pelos educadores em prol a criança e

ao adolescente, além do ensinoaprendizagem o seu bem estar físico e psiquico. Assuntos como a violência intra e extra familar forma intensamente abordadas, bem como as formas de detecção das mesmas pelos educadores que devem assim buscar apoio aos conselheiros tutelares. Luciano Betiate falou sobre a

importância das denúncias nos casos de violência confirmadas. E também de suspeitas da mesma. Outra questão importante abordada foi que a criança também pode ser violenta, dessa forma o que os pais e toda a sociedade precisam atentar é que a criança se torna violenta de duas formas: quando vê a violência e

quando vive a violência! Para os participantes do evento, a Secretaria da educação proporcionou um dia muito importante para a formação de seus educadores, o que sem dúvida contribui de forma significativa para o bem estar de nossas crianças e jovens.

desse patrimônio histórico e cultural. Mas as administrações municipais seguintes não fizeram sua necessária manutenção, e o resultado desta indiferença foi a deterioração do engenhovelho e da praça onde se localiza. Até que a administração atual resolveu restaurá-lo, atendendo às reivindicações de muitos cidadãos preocupados com o lamentável estado de conservação desse monumento. Orientados pelo artista Roberto Fonseca, o popular Keto, funcionários estão trabalhando nesse difícil e delicado trabalho de restauração, mas em breve prazo a praça e o engenho-velho serão entregues reformados à população, que certamente agradecerá a essa preocupação da atual administração municipal com nosso valioso patrimônio histórico e cultural.

Palestra foi realizada para os pais dos alunos da Rede Municipal de Ensino

N

os dias 29/02 e 01/03, os pais dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Cesário Lange tiveram a oportunidade de participar da Palestra “Como os pais podem colaborar para o sucesso dos filhos”, ministrada pelo renomado

palestrante e escritor Fábio Fernandes, que encontra-se entre os conferencistas mais requisitados da atualidade. Em razão de sua formação eclética, experiência profissional e abrangência dos temas de suas palestras que apresentam

conteúdo Prático, Motivacional e Divertido. A p a l e s t r a o c or re u n o barracão de festas da Igreja Matriz e teve como objetivo promover a conscientização da importância e o valor que deverá ser dado à educação, e, além

disso, a importância do bom exemplo dado pelos pais aos seus filhos. Muitos pais participantes comentaram que ações como essa são benéficas à melhoria da qualidade da educação e consequentemente de todos os outros setores da sociedade.


Região 05

JORNAL ALIANÇA

Jumirim

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Vereadores do município vão a regional do Banco do Brasil

Laranjal Paulista

Manutenção do bairro São Roque Vereador vai a recebe nova roçadeira elétrica Secretaria de Agricultura A Presidenta da Câmara Elizabeth dos Anjos Bueno Matteucci e o vereador Geraldo de Souza Pereira, estiveram no último dia 17 de fevereiro de 2012, na cidade de Piracicaba, onde fica a sede regional do Banco do Brasil. Os vereadores foram recebidos pelo Gerente Regional do Banco

do Brasil, Fernando Miron de Oliveira, aonde os vereadores foram solicitar informações relativas as obras do Banco do Brasil. Os vereadores expuseram que em virtude da explosão do caixa, em novembro de 2011, até o presente momento, moradores, comerciantes e empresários de

Jumirim, estavam enfrentando graves transtornos em virtude da falta do Posto de Atendimento do Banco do Brasil. Uma vez que além de não existir os caixas eletrônicos, fizeram com que não pudessem nem sacar, nem realizar depósitos e ainda afetando o comércio, pois, uma vez que vão para Laranjal ou Tietê para

realizar as suas movimentações financeiras acabam também por realizar as compras nessas cidades. O Gerente Regional do Bando do Brasil, informou que a demora se deu em virtude da desocupação do restante do prédio por parte da Prefeitura, e também por questões burocráticas quando a licitação, uma vez que o Banco do Brasil, é uma empresa pública. Mas a grande e boa notícia é que as obras iniciaram em 22 de fevereiro e que Posto de Atendimento de Jumirim, será transformado em agência, o que fará com que o Banco tenha gerente para melhor atender aos usuários do Banco do Brasil e que a obra deverá demorar no máximo 60 dias. A Presidenta da Câmara Elizabeth Matteucci, salientou que “nós fomos buscar junto ao Banco do Brasil explicações sobre a demora em funcionamento do Banco, o que estava gerando grande transtorno aos moradores e ao comércio de Jumirim”.

N

o dia 17 de fevereiro, sexta feira, cumprindo sua agenda de compromissos, o Vereador Vicentinho esteve presente na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em audiência com a Secretária Mônika Bergamaschi e o deputado federal doutor Ricardo Isar. No evento, o parlamentar laranjalense tratou de assuntos relacionados com a alocação de recursos financeiros destinados a área rural do município que viabilizará o atendimento das prioridades previstas no Programa Melhor Caminho. As doações de perfis metálicos para construções de pontes e galpões também fizeram parte dos entendimentos mantidos. Outro item relevante que foi incluído é

pertinente aos cursos e palestras ministrados pelos CESANS/ CODEAGRO, um ato que visa reforçar o incentivo e a melhoria da agricultura familiar que é disponibilizado aos ruralistas do interior do estado. As reivindicações foram anotadas para atendimento, dependendo apenas que a Prefeitura Municipal, através de seus órgãos competentes, encaminhem a documentação necessária para o andamento dos pedidos. “Quero destacar que fui muito bem recepcionado nessa secretaria, como sempre tem acontecido, com uma atenção marcante e muito especial que, mais uma vez, honrou de maneira significativa a cidade de Laranjal Paulista”. Concluiu o Vereador Vicentinho.

Na foto, o Gerente Regional Fernando Miron, Presidenta Elizabeth Matteucci e o vereador Geraldo de Souza.

Tietê

Caminhão da Sorte estaciona na cidade

Município foi sede dos últimos Sorteios das Loterias da Caixa

O

Caminhão da Sorte está estacionado em Tietê(SP), realizando os sorteios oficiais das Loterias da Caixa, desde terça-feira (05), com a extração da Quina. O Caminhão permanecerá nessa cidade do interior paulista, na Av. Beira Rio, em frente ao número 550, até sábado (10). Durante toda esta semana, estão sendo realizados, diariamente, os sorteios das Loterias da Caixa no Caminhão da Sorte. Além dos sorteios, o evento tem atrações musicais, atividades de entretenimento e distribuição de brindes. A programação conta com show da Banda Cristiano Guerreiro, no sábado (10), após os sorteios. Para população local, a atração tem sido uma oportunidade de lazer e entretenimento. “É muito bacana. O Caminhão é maravilhoso e nunca tinha visto antes um evento tão legal assim”, declara Tatiana, moradora da cidade. O Caminhão da Sorte é uma

unidade móvel que percorre diversas cidades, realizando os sorteios das Loterias Federais e mostrando, para a população, a transparência e a lisura, que envolvem os sorteios. O caminhão é equipado com o que há de mais moderno para os sorteios das Loterias da Caixa, que são realizados com a participação da comunidade local. As pessoas do público acionam o dispositivo que libera as bolas numeradas. Todos os procedimentos são validados ali mesmo, pelo público presente, por auditoria popular. “O Caminhão mostra, para a comunidade, a transparência e a seriedade das Loterias Federais, além de apresentar à população os valores significativos de recursos destinados a vários programas sociais”, declara a gerente geral da agência Tietê, Claudia Salete Citroni. Para os lotéricos Celso e Jacy Arashiro, proprietários das lotéricas Lotieteca e No-va Milionária, ambas da cida-de, a novidade aumentou conside-

Tietê

ravelmente a venda de jogos na Loteria. Caminhão da Sorte - Percorrendo o país e despertando sonhos em apostadores pelo Brasil a fora, o Caminhão da Sorte da Caixa marca presença em várias cidades brasileiras. Criado na década de 80, o veículo tem o objetivo de dar maior visibilidade e transparência aos sorteios das loterias federais. A cada semana, ele é atração em um município diferente e, em cada um deles, o público participa de eventos locais e dos próprios sorteios.

O Caminhão da Sorte é equipado com o que há de mais moderno para os sorteios das loterias da CAIXA, que são realizados com a participação da comunidade local. O público, presente ao evento, aciona o dispositivo, que libera as bolas numeradas. Todos os procedimentos são validados ali mesmo, por meio de auditoria popular. Antes dos sorteios, são selecionados dois auditores populares, dentre o público presente, que irão validar os sorteios. Qualquer pessoa, maior de 18 anos, e com posse de sua carteira de identidade, pode se candidatar a ser auditor popular. Para a inscrição, basta se apresentar à equipe de sorteio, que estará no Caminhão. Desde 2010, o Caminhão da Sorte está de cara nova. Conhecido por ser símbolo das Loterias e do compromisso da CAIXA com os brasileiros, a nova versão da unidade móvel, na sua terceira geração, equipada com novos globos, totalmente automatizados e com o que há de mais moderno no mundo das loterias, destaca-se pela nova estrutura: são mais de 130 metros quadrados de área útil, divididos em áreas de sorteio, unidade lotérica, unidades operacional e institucional, copa e amplo palco, contando ainda com dois elevadores destinados aos usuários portadores de necessidades especiais para acesso à Unidade Lotérica e à área institucional. Maria Júlia Athayde - Consultora Regional - RE

Cancelamento da FAIT já foi confirmado

F

oi divulgada nesta terçafeira (06), no site da Prefeitura de Tietê, no interior de São Paulo, uma nota confirmando o cancelamento da 27ª Feira Agropecuária e Industrial do município. Na última quinta-feira, a juíza Renata Xavier da Silva Salmaso, da 1ª Vara Judicial, havia determinado a suspensão. A decisão da juíza foi baseada em uma ação do Ministério Público, que aponta ilegalidades e fraudes na licitação para contratação da empresa que seria responsável pela organização do evento. A feira seria realizada nesta quinta-feira (08). Seriam dez dias de festas em comemoração ao aniversário do município, que completará 170 anos. Na nota divulgada, o prefeito José Carlos Melaré afirma que a juíza e a promotoria foram procuradas com propostas de alternativas, mas a decisão de interdição foi mantida. Justiça determina interdição da

Feira Agropecuária de Tietê, SP Segundo ele, a decisão será discutida no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. “O despacho não deixa solução outra a não ser a suspensão do evento, devolvendo-se os ingressos àqueles que os adquiriram. Para tanto, a empresa responsável pela organização há de tomar providências adequadas, de forma a que o povo possa ter o reembolso. Sobram a este Prefeito a tristeza e a decepção por não se lhe ter permitido a concretização de mais uma comemoração do aniversário do Município”, descreve a nota. Segundo a assessoria de imprensa de Tietê, nesta quartafeira (07), a empresa responsável pela organização irá divulgar os locais, dia e forma da devolução dos camarotes e passaportes já vendidos. O ut ras infor maçõ es na Secretaria de Planejamento e Comunicação: (15)3285-3897. Fonte: G1


06 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Boituva

Conchas

1ª Consocial foi realizada no município

Conferência Nacional contou com Veja a pauta da mais de noventa pessoas 4ª Sessão da Câmara

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social foi realizada no último sábado, dia 25, em Boituva. Com um público de aproximadamente 90 pessoas, foram discutidas ideias e propostas visando corrigir e aperfeiçoar a

Bofete

Administração Pública no município. Para expor e discutir essas propostas foram formados dois grupos. Cada grupo fez 10 propostas, que ainda nesta quinta-feira, dia 01, os delegados eleitos na conferência, membros

de associações civis e repartições públicas irão aperfeiçoar para que as mesmas sejam encaminhadas para a etapa estadual da Consocial que será realizada no dia 30 de março. Entre os assuntos citados nas propostas colocas em discussão

pode se observar que a maioria visa uma maior transparência com relação aos processos administrativos e algumas mudanças no sentido de aumentar o interesse da população pelo que acontece na esfera pública. Durante a Consocial o público também participou de uma palestra feito pelo sr. Cláudio D. Vieira da Planexcon – Assessoria e Consultoria Pública, que fez uma explanação sobre como funcionam os serviços públicos, e l ab or a ç ã o orç am e nt ár i a municipal, entre outros assuntos referentes à administração pública. “Este foi o primeiro passo para que possamos avançar no que diz respeito a transparência e controle social. Cada vez mais a população vai poder interagir com o que acontece dentro da administração pública, fazendo com que os anseios da coletividade ganhem poder”, declarou o organizador da Consocial e Secretário de Planejamento e Gestão, Edson Moré.

Município corre risco de infestação da Dengue

-REQUERIMENTO 00009/2012 – de autoria do Vereador Omar Miranda Silva - Requer que o poder Executivo Municipal informe qual o prazo para implantação do circular gratuito para o Distrito de Juquiratiba ou a redução do valor das passagens; -MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 00004/2012 ao Rotary Clube pela sua fundação realizada no último dia 02, de autoria do Vereador Emerson José Féxina; -MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 00005/2012 aos empresários Gustavo Milanez Francisco e Paula Libardi Milanez Francisco pela realização do Saúde em dia realizado no último dia 02, em frente ao Supermercado da MAMA, de autoria da Vereadora Eva Maria de Oliveira Campos; - INDICAÇÃO 00010/2012 - de autoria do Vereador Omar Miranda Silva - Indica ao Poder Executivo Municipal que estude a possibilidade de ceder à

Associação “Magdalena Matielo” de Assistência - A.M.M.A cinco servidores municipais para atender a demanda dos adolescentes do Município; - INDICAÇÃO 00011/2012 - de autoria do Vereador Omar Miranda Silva - Indica ao Poder Executivo Municipal que seja firmado convênio com o Governo do Estado para implantação d o Proj e to B and e i r ante s para erradicar a pobreza no Município; - INDICAÇÃO 00012/2012 - de autoria da Vereadora Eva Maria de Oliveira Campos - Indica ao Poder Executivo Municipal que seja construída a Praça da Bíblia no terreno localizado no final da Rua Afonso Athanazio esquina Rua Chicre M. Caram - INDICAÇÃO 00013/2012 - de autoria da Vereadora Eva Maria de Oliveira Campos - Indica ao Poder Executivo Municipal que seja colocado um braço de luz nos postes localizados no final da Rua Afonso Athanazio.

Dois municípios da região estão na Guareí lista de risco do Mistério da Saúde Trator é furtado em Fazenda da O cidade

s municípios de Bofete e São Munuel, no interior de São Paulo, estão em uma lista do Ministério da Saúde que mostra quais são as cidades brasileiras com risco de epidemia de dengue nos próximos meses. Bofete é a cidade que registrou

Cerquilho

o maior índice de infestação de larvas do mosquito. De cada 100 casas visitadas, quase 17 tinham criadouros do Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A agente de saúde Rosemari da Silva Sousa conta que a batalha contra o mosquito na cidade

é grande. “ A cidade tem três agentes da dengue, que visitam 20 residências por dia. Percebemos que ainda falta consciência da população quanto ao perigo da dengue”, conta. Com 45 mil habitantes, São Manuel registrou o índice de

10.8 de infestação. Ou seja, no mês de janeiro de 2011, a cada 100 casas, praticamente 11 tinham o mosquito. Para o chefe da Vigilância Sanitária Carlos Escremin, as chuvas do início do ano fizeram o número de criadouros aumentar.

Bagaio entrega ofício para deputada Maria Lúcia Amary

Cidade solicita a presença do “Ônibus banco de olhos”

N

o último dia (9), o assessor político José Luiz Ferrari (Bagaio), esteve representando o prefeito de Cerquilho Du Pilon na 12ª edição do Acelera-SP, realizado em Sorocaba. O evento contou com a

presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e representa o esforço do Governo do Estado de São Paulo para aproximar e estreitar relações com os municípios, apresentando ações

que visam o desenvolvimento das regiões em todo o estado. Aproveitando a oportunidade, José Luiz Ferrari entregou a deputada estadual Maria Lúcia Amary, um ofício solicitando a vinda para o município de Cerquilho do “Ônibus Banco de

Olhos”. O ônibus conta com dois consultórios totalmente equipados, sala de pré-consulta, elevador para cadeirantes e ar condicionado. Tudo isso para proporcionar um atendimento de qualidade para a população.

O

furto ocorreu no dia 26/02, domingo, na fazenda Mauza, em área de reflorestamento, próximo a divisa de Guareí com o município de Angatuba. Foi furtado um trator Ford Azul, pintura queimada pelo sol, somente com um farol na

frente, e pneus velhos. A máquina era utilizada no mato, para o transporte de toras de eucalípto. Foi registrado B.O. na Delegacia de Polícia de Guareí. Quem tiver informações sobre o veículo -entrar em contato com Dione, no celular 9707-2822 ou avisar a Polícia.

Itapetininga

Programa Saúde na Escola é implantado

I

tap etininga, que faz parte do PSE desde 2009, realizará a semana nas escolas EMEF Prof. José Gomes da Silva Neto da Vila Sotemo e EMEIF Profª Loide Lara, do Bairro Taboãozinho. Durante os dias, serão realizadas ações como: avaliação antropométrica, visitas das famílias as Unidades de Saúde com orientações e apresentação dos programas que ali são desenvolvidos. Com os alunos serão desenvolvidas atividades educativas sobre promoção da alimentação saudável e modos de vida saudáveis. Tais como: montagem do lanche saudável, filme sobre a

importância de alimentação, dinâmica conhecendo os alimentos, atividades com CD de nutrição divertida, feirinha da alimentação e atividade com a pirâmide de alimentos. Já com a comunidade escolar será realizada uma palestra sobre o tema reforçando a importância da família no contexto de uma alimentação equilibrada e mostrando a necessidade de aproveitamento dos alimentos como forma de saúde e economia. A Semana Saúde na Escola acontecerá anualmente a partir de 2012 com um tema de mobilização nacional.


Região 07

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Porangaba

Prefeito Luiz do Deraldo assina novo convênio

Verba de R$160 mil será enviada para obras de recapeamento

O

prefeito Porangaba, Luiz do Deraldo, assinou na tarde da última quintafeira (1º de março), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, um novo convênio destinando ao município o valor de R$ 160 mil, que será utilizado em obras de infraestrutura. A cerimônia de assinatura, que contou com a presença do governador Geraldo

Alckimin, reuniu representantes de 182 municípios do Estado. O recurso destinado ao município foi conseguido pelo prefeito por intermédio do deputado estadual Celso Giglio. O novo convênio é fruto de um trabalho constante do prefeito Luiz do Deraldo junto a parlamentares, Governos Federal e Estadual, no sentido

de conseguir recursos para a realização de projetos e obras no município. Durante a assinatura, Luiz do Deraldo pediu ao assessor José Carlos, que transmitisse seus agradecimentos ao deputado Celso Giglio pelo empenho com que vem atuando em prol de Porangaba e por mais essa emenda parlamentar, que trará mais

benefício ao povo porangabense. “Graças à forma séria com que temos trabalhado, mais uma vez Porangaba é beneficiada com um novo recurso destinado ao município por intermédio do deputado Celso Giglio. Recurso esse que trará mais qualidade de vida à população.”

Porangaba

Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes

O

prefeito de Porangaba, Luiz do Deraldo, e a primeiradama Rita Cássia, participaram na última quartafeira (29) da cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quando o governador Geraldo Alckmin anunciou novas medidas a serem implantadas na área social do Estado. Dentre as medidas anunciadas durante o encontro, estão a criação do Piso Paulista, a criação da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp) e o aumento nos repasses sociais aos municípios, que será

de aproximadamente 24,4 % e beneficiará mais de 1,3 milhão de famílias. Para a primeira-dama Rita Cássia, com as novas medidas os municípios poderão aumentar o raio de suas ações sociais, especialmente com a criação da Edesp, que possibilitará uma maior capacitação profissional e treinamento dos profissionais que atuam na Assistência Social. Otimista com as novas medidas, o prefeito Luiz do Deraldo acredita que com o aumento desses repasses as famílias atendidas por programas assistenciais terão mais qualidade de vida.

Tatuí Quadra

Prefeituras da região se unem em prol a Cultura e Teatro

Grupos de Quadra e Cesário Lange participam de encontro em Sumaré

A

s duas cidades, Quadra e Cesário Lange estiveram presentes com seus respectivos grupos de teatro (CIA TEATRAL 4 CANTOS E GRUPO TEATRAL LANGE) no XIV Encontro de Teatro Amador na cidade de Sumaré. Nesse evento os grupos puderam conhecer diferentes aspectos culturais, linguagens, formas e outros

grupos para um intercâmbio cultural. Houve durante dois dias 04 oficinas, Máscaras e Bayomi / Contação de História / Circo e Interpretação, essa última ministrada pelo professor e diretor de nossa região, Benemari Sulivam. Através de um convite da Secretaria de Cultura da cidade de Sumaré e por conhecer o

extenso currículo profissional e os prêmios (Inclusive no ano passado com o espetáculo Nelson no festival se Sumaré onde ficou com o grupo de Quadra em Segundo Lugar como melhor espetáculo) o diretor Benemari, pode estar mostrando o processo de pesquisa que atualmente esta na sua linha de montagens dentro do Núcleo de Pesquisa da Cia

Teatral 4 Cantos: A Dramaturgia do Corpo. Segundo Benemari Sulivam, mais uma vez os dois prefeitos Carlos Vieira de Andrade e Ramiro de Campos, se mostraram parceiros e preocupados com o crescimento da cultura nas duas cidades, proporcionando transporte para os grupos estarem aumentando seu intelecto/cultural.

Lançamento da Campanha do Agasalho 2012

O

governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, lançaram na quintafeira, 1º de março, a Campanha do Agasalho 2012. O evento, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença da madrinha da ação, Hebe Camargo. O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) esteve presente. Além da primeira-dama e presidente do Fusstat, Maria José V. de Camargo, fizeram parte do lançamento da campanha dez conselheiras do órgão social, que estiveram presentes na capital. Assim como na edição anterior, o foco deste ano continuará sendo a arrecadação de peças novas ou em bom estado de conservação. Com o slogan “Roupa boa, a gente doa”. As peças serão encaminhadas para as mais de 2500 entidades assistenciais da capital (cadastradas no Fussesp) e para todos os municípios paulistas. “Eu tenho certeza que vai ter mais sucesso ainda este ano porque nós estamos começando mais cedo, para quando chegar em maio, que chega realmente o frio, a gente já tenha roupas para distribuir não só em 2.500 entidades da capital como para

todos os municípios do Estado”, disse Lu Alckmin. A apresentadora Hebe Camargo será novamente a estrela de todo o material publicitário. “É muito lindo isso! É uma coisa que orgulha a todos nós, especialmente nós de São Paulo. É uma honra participar! É quase uma obrigação participar”, disse Hebe Camargo. A agência de publicidade Lew Lara desenvolveu e doou todas as peças publicitárias que serão veiculadas ao longo da Campanha. Serão distribuídas 26 mil caixas, doadas pela Klabin, e 80 mil sacolas de papelão produzidas pela Klabin e patrocinadas pela SAP, empresa de software de aplicativos empresariais, em locais de grande circulação, como estações de metrô, trens, supermercados, lojas, farmácias, escolas, batalhões da Polícia Militar, repartições públicas etc. Em 2011, o município de Tatuí bateu o recorde na arrecadação dos agasalhos. Foram 66.237 peças, que foram distribuídas para 26 entidades sociais, cadastradas junto ao Fusstat. As peças distribuídas estavam em excelente estado. Outras 27 mil peças arrecadadas foram incineradas, pois estavam sem condição de uso.


08 Esportes

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Vôlei

IV Fest Vôlei da cidade de Tietê

Competição reuniu muitos times da melhor idade de toda região

A

Secretaria Municipal de Esportes e o Fundo Social de Solidariedade, realizaram na última sexta-feira, dia 02 de março, o 4º Fest Vôlei. A competição aconteceu no ginásio municipal “Acácio Ferraz” e reuniu as equipes masculinas e femininas da terceira idade das

cidades de Salto, Tietê, Boituva e Elias Fausto. Tietê faturou o 1º lugar na disputa do feminino, ficando Elias Fausto e Boituva respectivamente com a 2ª e 3ª colocações. Já na categoria masculina, os vencedores foram os atletas de Salto, seguidos pelas equipes de

Elias Fausto, Boituva e Tietê, nas 2ª, 3ª e 4ª posição. O objetivo do evento foi o de promover o esporte enquanto ferramenta de saúde e interação social na terceira idade. Se você tem 50 anos ou mais e deseja integrar o grupo “Vivendo Feliz”, participando

de suas competições esportivas e demais atividades, entre em contato com a Assistência Social. O departamento fica na Rua dos Expedicionários, nº 241. Informações também através do telefone: (15) 3282-1708. Exercício físico na terceira idade para viver mais e melhor!

Futebol

Passa Três vence jogo de 3 a 2 contra Guareí

O

Passa Três F.C. venceu de 3 a 2 um jogo amistoso realizado no sábado (03/03) contra o Guareí. Time já entrosado que há tempos joga com as mesmas peças. Um time super competitivo, muito bem treinado. Foi um jogo muito equilibrado, com jogadas espetaculares de ambas as partes e o P3 só foi o vitorioso porque aproveitou melhor as oportunidades que teve. O destaque foi o Felipe Helicóptero que lembrou o Dadá Maravilha no segundo gol do Passa Três. Ele decolou do chão e ficou alguns segundos suspenso no ar até por a cabeça na bola para

fazer o Gol. Parecia um beijaflor com a sua paradinha no ar quando está se alimentando. Os outros gols foram anotados por Jael e Rodrigo Alegre, que para a alegria dos Passatrienses está de volta ao time para mais uma temporada. O próprio Felipe Helicóptero também está de volta para voar com o time. Como os bons filhos a casa retornam, a diretoria do P3 deseja um bom retorno aos dois craques. Neste sábado (10/03) o Passa Três recebe o São Milagres de Tatuí no Estádio do Jardim Alvorada, jogo com previsão de início as 15 hs. Por Mauro Antunes

Time Segundão vence o Cruzeiro em Ces. Lange

O

segundão da VAEL jogou no sábado dia 25 na cidade de Cesário Lange contra a equipe do Cruzeiro e conquistou uma boa vitória por 5 a 4 com gols de: Adriano (2), Baldini, Vágner e Carlinho Macaca. Jogaram para a VAEL: David, Panza (Érsio), Marcel,

Bertinho (Eduardo), e João Luiz (Zé Macaca), Biro, Zé Milton (Panza), Eduardo (Baldini) e Ju Tike (Adriano), Vágner e Adriano (Carlinho Macaca). Neste sábado dia 03 de março, o segundão da VAEL volta o jogar no campo da Abóboras contra a equipe do FBA de Tatui. Por Ju Tike

Varzeano de Basquete Projeto Mães do Basquete é lançado Cerquilho conta Objetivo é oferecer entretenimento com 12 equipes as mães dos alunos das escolinhas

A

Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade lançaram o projeto “Mães do Basquete”. O projeto consiste em oferecer lazer e entretenimento às mães de alunos das escolinhas municipais de esporte e a mães da comunidade em geral. O treinamento acontece todas as sextas-feiras, a partir das 19h, no Ginásio Municipal

de Esportes “Mário Pilon”. As pessoas interessadas em participar do projeto podem procurar a secretaria do ginásio no horário comercial para obter outras informações. A presidente do Fundo Social, Jacqueline Grando Gaiotto, destacou a importância de a família estar envolvida com o esporte. “A prática de uma atividade física, além de fazer bem para o corpo,

Tênis de Mesa

também proporciona momentos agradáveis para a mente. Por isso oferecemos esse projeto para as mães, com objetivo de proporcionar um momento de entretenimento. E não podemos esquecer a integração que o esporte proporciona que também é muito importante”, comentou Jacqueline. É importante citar a tradição que o basquete tem em Cerquilho, sendo uma das

grandes paixões da população. Prova disso é o sucesso do projeto Basquete do Futuro, que recebeu a chancela oficial da Confederação Brasileira de Basquete. Um dos grandes momentos do projeto foi a visita da seleção brasileira sub-15 que realizou uma semana de treinamentos na cidade e disputou uma partida amistosa, na época, em comemoração ao aniversário de Cerquilho.

Itapetininga é campeã geral da 2ª etapa da Liga Paulista

Município foi sede da 2ª etapa da liga paulista de Tênis de Mesa

I

tapetininga recebeu no sábado (25), a segunda etapa da Liga Paulista de Tênis de Mesa. O evento realizado no Ginásio Ayrton Senna, reuniu mais de 200 atletas de várias partes do Estado de São Paulo. Foi a primeira vez que a cidade de Itapetininga foi sede da etapa da Liga Paulista. O município que contava com a maior delegação na competição, 45 atletas, foi a campeã geral, em uma disputada acirrada com o município de Piracicaba, por 22 pontos de diferença. A terceira colocada foi a cidade de Rio Claro. Os atletas de Itapetininga que foram destaque da competição: Nataly Fernanda- 1º Lugar na

categoria Pré Mirim Feminino, Karilos Moura e Reginaldo Ma r q u e s - c a mp e õ e s d a s categorias rating de entrada e rating D , respectivamente. Quadro de medalhas de Itapetininga na competição: 2º Lugar Davi Costa Mirim I Andre Luiz- Infantil I 3º Lugar Matheus Andre- Juvenil I Hana Claudia- Pré pré mirim Feminino Juliana Camargo- Mirim I Gabriel Santos- Pré pre mirim masculino Julia Medeiros-Pré Mirim feminino 4º Lugar

Gabriel Henrique- Mirim I Nataly Francine- Mirim, Gabriela Namie- Pré pre mirim Nataly Fernanda- Rating D feminino ficaram com o quarto lugar

Na classificação geral da Liga Paulista, Itapetininga ocupa a terceira colocação. Piracicaba lidera e Mogi Mirim esta na 2ª posição. A próxima etapa da competição, acontece dia 10 de março, em Piracicaba.

O Campeonato Varzeano de Futebol, promovido, através da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude, começou neste domingo (4). A competição reuni doze equipes, divididas em três grupos. No grupo A estão Atlético Barreiro, Dinapoli, Atlético Bom Jesus e Independente. O grupo B é formado por São Luiz, Parque das Árvores, América e Bola de Prata A. E o grupo C é composto pelo 05 da

Manhã, São José, São Pedro e Parque Alvorada. A primeira rodada teve quatro partidas. No estádio do São Pedro, jogaram Atlético Barreiro e Dinapoli. Na sequência foi a vez do 5 da Manhã enfrentar o São Pedro. Já no estádio do Parque das Árvores, jogaram São Luiz e Parque das Árvores. Na sequência o Atlético Bom Jesus enfrenta o Independente.

Desengov teve vitória e empate na última semana

A

tuando no sábado, 25 em casa, o Desengov foi derrotado pelo Clube de Campo/Palankeado pela contagem de 3 x 2 na partida preliminar com gols de Magrão. Alinhou o Desengov com Japão, André Vieira, Altiere, Adauto C elina, Osni(Gobato)/ Almir(Adauto do Nego), Julio e Cavalete(Valtinho)/ Rod(Du Congonhal), Magrão(Ronaldo) e Abraão. Na p ar t id a de fundo,outra grande partida terminando empatada em 3 a 3. Gols marcados por

Josué,Duza e Formiga. Formou o Desengov com J a p ã o , Va n ( D i e g o ) , R e c ã o (Didi),Dobrinco(Kabor ja), Josué/Beiço(Duza),Baca, Vi l a r / F o r m i g a , R o d e l a e Sandro(Jesus). Por Beto


Opinião 09

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 11 DE MARÇO DE 2012

Motivação

Luiz Almeida Marins Filho

Quem tem dó de angu não cria cão Quando a gente reclamava de alguma coisa - do emprego, da falta de tempo, da falta de dinheiro, etc. - minha avó sempre dizia: “Quem tem dó de angu, não cria cachorro!” Hoje vejo como minha avó tinha razão em seu velho ditado. Vejo empregados e empresários reclamando de coisas que são absolutamente inerentes à sua situação de empresários ou empregados. Vejo pessoas que

dizem não ter tempo e outras que não acham o que fazer. Pessoas que reclamam de viajar muito e outras de nunca viajar; de ter muitos empregados e outras de não poder tê-los. Enfim, boa parte das pessoas parece não compreender coisas tão simples quanto o fato de não dá para “ter dó de angu e querer criar cachorro”. Assim, por exemplo, se você não quer ter dores de cabeça e quer viver uma vida

tranquila e sem riscos, não pode ser empresário. Se quer ter uma vida com mais conforto material, precisa trabalhar mais. Se quer ser promovido em seu emprego, precisa comprometer-se mais. Se quer ter uma velhice com conforto, precisa poupar durante toda a vida e assim por diante. Muita gente quer coisas contraditórias e age contraditoriamente. E depois reclama que as coisas são difíceis e que não dão certo. É claro! Não

Refletindo

dá só para ter os benefícios e vantagens de alguma profissão ou empresa. Se você tem um restaurante, não reclame de não ter finais de semana para passeios. Se você é vigia noturno, não reclame de passar as noites acordado... Lembre-se: “Quem tem dó de angu, não cria cachorro!” Nesta semana, pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Uma história a contar Será que podemos falar de Quaresma quando, na QuartaFeira de Cinzas ainda é carnaval? Quando os dias da Paixão do Senhor são feriados? A Quaresma tem uma história mais antiga e consistente. Para entendê-la temos que partir da Páscoa, que é a festa mais antiga e o centro da memória que a Igreja faz de seu Senhor. Inicialmente essa celebração era semanal, no domingo, que significa dia do Senhor. Já no tempo dos apóstolos temos esse ensinamento. Com a formação do ano litúrgico, passou-se a celebrar a Páscoa anual. O Papa Vitor I, pelo final do século II, dá testemunho desta celebração. Em Jerusalém, com a narração de Etéria (380), vemos uma bela organização da Semana Santa que influenciou toda a Igreja. No início celebrava-se a Vigília Pascal com dois dias de jejum. Surge assim a celebração do Tríduo Sacro, os três dias da morte,

sepultura e ressurreição. Os que seriam batizados faziam o jejum no Sábado Santo, e a comunidade os acompanhavam. Com o passar do tempo, imitando Jesus, surgiu a Quaresma, para estar com Cristo nos 40 dias de jejum no deserto. Este tempo de preparação para o batismo passou a ser também tempo de penitência para os receberiam a reconciliação na Quinta-Feira Santa. O tempo de jejum e penitência foi muito apreciado, servindo-se para que surgssem muitas peculiaridades e tradições que acompanharam o povo católico nestes séculos. A Igreja, na reforma litúrgica, assim resume no prefácio do 1º domingo da Quaresma: “Ano todo Vós concedeis a vossos fiéis preparar-se para as festas pascais na alegria dos corações purificados para que, assíduos à oração e à caridade operosa, participem dos mistérios de sua regeneração e obtenham a graça de serem

plenamente vossos filhos”. Temos o costume de dizer que, para o povo católico, a Semana Santa terminava com a procissão do Senhor Morto. Como o Sábado Santo, Sábado de Aleluia, era de manhã, não havia celebração na Noite da Páscoa (só o baile da Páscoa). No domingo havia a procissão da Ressurreição de madrugada. Por isso temos que convidar as pessoas a participarem da Vigília Pascal (que acham longa demais). Mas aos poucos vamos compreendendo que a Vigília Pascal é o centro da vida dos cristãos. Nela celebramos a Passagem (Páscoa) de Jesus para o Pai que O ressuscita dos mortos. O cristão participa deste mistério passando da morte para a vida no Batismo. Não renovamos o Batismo na noite pascal, mas nos aprofundamos na participação da Vida de Cristo. A Páscoa é o melhor momento para se celebrar o sacramento do batismo. Por isso

Nova visão

Qual será o seu tempo O que tanto nos preocupa para manter o nome limpo, crédito junto ao comércio e pessoas, equilíbrio familiar, contas pagas em seus vencimentos e assim podermos nos manter entre aqueles (as) que formam a nossa sociedade do bem? No conjunto dia, noite, horas, compromissos estranhamente vivemos como loucos (as), correndo afoitos para atingir metas, manter a oportunidade do emprego ou negócios próprios que nos levam à depressão e ao estresse. Corremos contra as incertezas da vida, brigamos contra as horas,

minutos e segundo. Quanta arrogância, desperdício de saúde e avareza! Por quê? Acabamos expondo o quanto precisamos de Deus e crescer para entender o tempo, negócios e nos adaptarmos a ele! Corremos contra o tempo, brigamos com membros da nossa família, com o chefe, com os vizinhos, contra leis, contra políticos, contra nós mesmos. De repente o tempo se esvaiu; Ah... que loucura! Mas que tempo, se o tempo não é meu e muito menos seu! O tempo de amar, de buscar

o tempo perdido e correr atrás da mulher amada que, cheirosa, maquiada, sorrindo está a nos esperar sem pensar no nosso tempo. Que tempo louco que nos transforma em escravos do tempo! Correr para vencer, para ser o/a primeiro (a), para dizer-se satisfeito e vencedor! Como se não bastasse os intermináveis chamados ao telefone celular, estou com meu “netbook” no colo como uma acariciada criança. Quer estejamos em casa, no carro, ônibus, avião, navio ou barco de

fazemos a renovação das promessas batismais. Na Eucaristia celebramos o memorial da Morte e Ressurreição. Não podemos nos fixar nas tradições folclóricas. Vivemos as mesmas situações dos cristãos do tempo pagão que não tinha nada a ver com a fé cristã. Hoje a situação é a mesma, com outras letras. É mais importante a preparação para a Páscoa que o modo como vamos fazer. Não se perder em exterioridades, mas sim no interior, como aconselha Jesus. A Quaresma se concretiza na busca da participação da Páscoa pela oração, caridade e jejum. A Igreja oferece em sua liturgia uma catequese abundante de textos que nos ajudam a compreender o mistério celebrado e dá oportunidade para rezar mais e Assim fazer a caridade que, cada ano, tem uma característica diferente a partir da Campanha da Fraternidade.

Rui Ramos Terra

recreio lá estamos preocupados com o tempo! Quando estamos para fechar um negócio de boa oportunidade o tempo não passa! Passamos a fumar, tomar cafezinho, ajeitar a gravata, olhar o bom visual e por vezes esquecemos de algo que serviria para aquele importante encontro; tudo por causa do tempo. Caímos, levantamos e, mesmo assim, permanecemos correndo ‘Olha que o tempo não é meu e muito menos seu! Os negócios perdidos, os amores, o dinheiro vão e voltam! O tempo é você quem faz, mas que tempo, mas que tempo e para que? Se o tempo não lhe pertence! Então vamos nos administrar bem, pense no tempo mas não deixá-lo ser ele o senhor das nossas ações. Já basta que o tempo nos deixa mais velhos, com menos tempo de vida, menos oportunidades e preocupados. O tempo é para ser bem vivido, apreciado como nos braços de uma belíssima mulher, excelente vinho da Borgonha, estar naquelas paradisíacas ilhas, praia ou ouvindo as mais belas músicas orquestradas, dando o troco para que o tempo corra atrás de nós. É ano novo vamos renovar conceitos, administrações, amores, contas bancárias e até vestimentas.

Fala Padre Geraldo de Camargo Barros Sexta-feira 06-01-2012, mesmo com o tempo chuvoso, saímos pelas estradas, o meu neto Guilherme, um menino que já andou por mundos tão distantes, eu apenas vivo pelas redondezas, fora de casa uso o melhor que tenho, ele apenas uma camiseta, short e chinelos nos pés, não me atrevo em contrariá-lo, vivemos mundos diferentes e quando já estávamos em movimento, colocamos um plano em nossa rota, em Tatuí uma passada no advogado, na prefeitura mais um encontro com uma grande amiga e se víssemos Gonzaga, daríamos nele um forte abraço, na hora do almoço, com certeza comeríamos as delícias do Caipirinha, o seu caseiro é inigualável, come-se à vontade e paga-se muito pouco, em Cesário Lange, eu iria mostrar o local de meu nascimento, onde morei na minha infância, faríamos uma visita ao nosso prefeito e depois tomaríamos um cafezinho com Nóia, ela uma autêntica conterrânea que sempre me acode com doçura... Sou um homem rico de amizades, mas nem sempre cuido bem dessa fortuna, muitas vezes sem querer quebro a minha cara e morro de arrependimento, são ossos do ofício!, na “Ternura” fomos bem recompensados pelas atenções, já em Cesário Lange, pude mostrar tudo ao querido neto, fomos dar um abraço no prefeito, amigos seus, eu tenho a impressão que ao rever a minha terra, toda vez que a visito, ela muda de feição, nas minhas primeiras observações tudo se encontrava em ordem e como sempre, o nosso cartão de visita ainda mais resplandecente, o jardim é uma verdadeira pérola de muito valor, um colírio aos nossos olhos, que felicidade encontrar Célia tão disposta, essa menina de noventa anos tem um valor para nós inestimável, autêntica saudosista merece a nossa admiração... Quando relatei assuntos sobre sua irmã Edi, naqueles seus andaimes de amores tão reais, todos escutaram educadamente, ela que viveu passo a passo todos aqueles episódios, ela sim teria todo o direito de falar sobre o assunto e, no entanto, deixou tudo prosseguir sem dar um pio, suas filhas são todas culturais e esse seria o conduto principal para escoar suas histórias, é só abrir a boca e deixar que seus sentimentos se manifestem, não temos

todo o tempo do mundo, é preciso despojarmos de tudo que possuímos, o tardio talvez nos conceda mais um favor, apressemo-nos, na verdade, nem aparecemos nos mapas, mas se fôssemos colocar todos aqueles amores produzidos em Cesário Lange, seus idílios se tornariam as obras mais fantásticas do planeta, seus maiores astros, nossa gente... Helena e Roque equiparei-os um dia como Romeu e Julieta, para eles criei uma bela história real, o grande palco, a nossa pequenina cidade, Edi de João Mendes e Dito de Maria Eugênia foram outros amantes, nunca demonstraram anormalidades e, no entanto o próprio tempo guardou todos os seus segredos, o “metamorfoso” fez de tudo para levar a nossa prenda, não conseguiu, o moço tinha um bom gosto no seu vestir, durante a semana como um boiadeiro, se apresentava como gaúcho autêntico, nos finais de semana para namorar, trajava ternos de linho branco ou casimira azul marinho, era um impecável cara de muito bom gosto, bem a frente de casa de Teinha, um belo coupê preto da marca Mercury, duro mesmo seria agüentar aquele seu fedido cigarro de palha e fumo tão forte... “Festinha” era homem poderoso, muito restrito em suas amizades, as suas atenções eram voltadas aos seus capangas, mulas, cavalos, cachorros e era dentro daquela minha inocência, que aconteciam meus sustos quase que semanais, quando lá de cima da Joaquim Ribeiro da Silva, desciam aquelas enormes boiadas, a cem por hora e todo ar se cobria de muita poeira, tudo era um espetáculo lindo, mas o grande amor de Edi estava alguns passos de sua janela, Dito era um homem comprometido, a nossa dama não teve nenhum descendente, em compensação além do seu amado, ganhou também a sua família totalmente constituída, quando eu me encontro com os fatos do passado, gosto de revivê-los, eles idôneos, não cometeram ousadias, o casal viveu um encantamento jamais visto, deixaram exemplos magníficos, o mundo de hoje vive dos ilícitos, remédio para esse mal não existe, até que tudo vire moda, mas para mim tudo não passa de coisa vergonhosa, própria dos amantes falsários, dos corruptos que fazem do amor seu próprio lixo e dele se alimenta.



Jornal Aliança - Edição 475