Issuu on Google+


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Erland Chávez Patzi, Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

15 DE JANEIRO DE 2012

Jaqueline Miranda e Dênis Ribeiro ASSINATURAS E PUBLICIDADE

Adilson Ap. da Silva

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

FOTOLITOS

Editorial

Já é Ano Novo Quando chega, é sempre pleno de esperanças. Espera-se o Ano Novo para começar vida nova, para estabelecer novas metas de vida, propósitos renovados para tantas coisas... É comum as pessoas elaborarem suas listas de bons propósitos para o novo ano. Mesmo sabendo que o tempo somente existe em função dos movimentos estabelecidos pelo planeta em que nos encontramos, é interessante essa movimentação individual, toda vez que o novo período convencional de um ano reinicia. Mas, falando de lista de bons propósitos, já se deu conta que, quase sempre, esquecemos o que listamos? Alguns até esquecemos onde guardamos a tal lista, o que atesta da pouca disposição em perseguir os itens elencados. Ano Novo deve ter um significado especial. Embora o tempo seja sempre o mesmo, essa convenção se reveste de importância na medida em que, nos condicionando ao início de uma etapa diferente, renovada, sintamo-nos emulados a uma renovação. Renovação de hábitos, de atitudes, como estar mais com a família, reorganizando as horas do trabalho profissional. Importar-se mais com os filhos, lembrando-se de não somente indagar se já fizeram a lição, mas participar, olhando, lendo as observações feitas pelos professores nos cadernos, interessando-se pelos conteúdos disciplinares. Sair mais com as crianças. não somente para passeios como a praia, a viagem de férias. Mas, no dia a dia, um momento para um lanche e uma conversa, uma saída para deliciar-se com um sorvete. Outros, para só ficar olhando a carinha lambuzada de chocolate, literalmente afundando-se na taça de sorvete. Outros, mais longos, para acompanhar o passo vacilante de quem está aprendendo a

andar. Uma tarde para um papo com os que já estão preparando a mochila para se retirar do cenário desta vida, quem sabe, nos próximos meses? Isto é viver Ano Novo. Sair com amigos, abraçar amigos, sorrir pelo simples prazer de sorrir. Trocar e-mails afetuosos, não somente os corriqueiros que envolvam decisões e finanças. Usar o telefone para dar um olá, desejar boa viagem, feliz aniversário! Bom, você também pode fazer propósitos de comer menos doces ou diminuir os carboidratos da sua dieta, visando melhor condição de vida ou simplesmente adequar seu peso. Também pode pensar em mudar o visual. Quem sabe modificar o corte de cabelo, tentar pentear para outro lado, fazer uma visita ao dentista. E é claro, um bom check-up. Porque cuidar da saúde é essencial. Bom mesmo é não esquecer de formular propósitos para sua alma. Assim, acrescente na lista: estudar mais, ler mais, entender mais o outro, devotar-se a um trabalho voluntário, servir a alguém com alegria e bom ânimo. Com certeza, cada um terá outros muitos itens a serem acrescentados à lista. Até mesmo coisas simples co-mo alterar os roteiros de idas e vindas do trabalho, lar, escola. Ou coisas mais complicadas, como se dispor a pensar um pouco no outro e não exclusivamente em si, no relacionamento a dois. Imprescindível, no entanto, é que você coloque a lista à vista, para olhar muitas vezes, durante todo o novo ano. Importante que se lembre de lê-la, para ir acompanhando o que já conseguiu e onde ou em que ainda precisa investir mais, insistindo, até a vitória. Seja este Ano Novo o ano de concretas realizações na sua vida!

OFICINA 13 DE MAIO LTDA ME, torna público que requereu na CETESB a Licença de Operação para atividade de serviço de usinagem (torno, fresa, solda, etc), sito à Rua Treze de Maio, 888 - Centro Cesário Lange - SP.

HONDA CG 125 TITAN KSC

FIAT PÁLIO EX

2002 - Vermelha

99 - 4 portas - Vermelho

HONDA NXR 150 BROS

FORD FIESTA 1.0

FIAT PÁLO FIRE

VW SAVERO SUMMER

GM MONTANA CONQUEST

FIAT UNO MILE FIRE FLEX

Mix ES - 2010 - Prata 2003 - Prata

1.4 - 2010 - FLEX - Preta

98 - 4 portas - Prata

96 - Completa - Prata

2006 - 4 portas - Branco

Rapidinhas De novo isso!

Com as férias chegaram às preocupações. Ainda que recebam muitos alertas, crianças e adolescentes continuam soltando pipa com cerol. Mesmo tocando diversas vezes nesse assunto e alertando sobre os perigos dessa “brincadeira”, que em muitos casos pode ser fatal, ainda não percebemos conscientização por parte da população. Parece que o povo só toma atitude se atingir o bolso, então, quem sabe se nossa cidade fizesse como em outras da região e aplicasse multa nos teimosos usuários do cerol?

Ano novo...

... problema antigo! O município de Cesário Lange continua com um velho problema, quem passa perto de alguns bares que funcionam nos finais de semana, reclama do odor de urina, principalmente às segundasfeiras. Parece que alguns homens ainda não aprenderam que fazer as necessidades fisiologicas no meio da rua, pode dar até cadeia. Nem os banheiros químicos deixados na praça não conseguiram acabar com esse problema, embora tenham diminuido bastante o odor aos seus arredores.

É brincadeira?

O hábito de empinar pipas em Cesário Lange já é quase uma tradição, principalmente nessa época de férias, mas há outra preocupação com esse assunto das pipas, que é falta de um lugar apropriado para brincar em nossa cidade. Muitas crianças e até adultos se arriscam em vias públicas perto de rede elétrica e em meio ao trânsito. A falta de lugar também preocupa os donos de algumas propriedades que estão sendo invadidas, para soltar pipa e buscar as que arrebentam no meio da brincadeira.

Mais atenção

Muitas crianças têm o costume de brincar o dia inteiro no meio da rua sem saber o quanto estão expostas ao perigo. Andando por aí, presenciamos cenas tão perigosas que parece que só os responsáveis pelas crianças não enxergam. Podemos dizer que atropelamentos graves só não aconteceram ainda, por sorte, pois não é difícil ver crianças passar correndo e entrar na frente de carros e caminhões, principalmente para pegar bolas e tacos usados durante a brincadeira. Atenção pais!!!

Por Diléa Silva

Nada ainda

Moradores do Jd. Alvorada continuam passando por transtornos devido ao mau cheiro exalado por um bueiro próximo a Praça da Bíblia. Diversas vezes publicamos a falta de empenho para resolver o problema que já dura anos. Os moradores já reclamaram diversas vezes a SABESP, que já tentou sem sucesso eliminar o problema, que em dias mais frescos é quase imperceptível, mas nessa época de verão o mau cheiro volta, e os moradores são obrigados a conviver com aquele odor nada agradável.

Seu umbigo...

Muitos gostam de exercer a sua cidadania reclamando e cobrando das autoridades medidas urgentes pelos problemas de seus bairros e isso está certo. Mas por outro lado temos que dar aquele “puxão de orelha” nas pessoas que só querem cobrar, mas que não fazem nada para ajudar e ainda acabam destruindo o pouco que temos como os pichadores e vândalos que continuam atacando as praças e outros locais públicos. É necessário que todos zelem pelo bem comum, comece a cuidar do que é seu.

Só alegria...

Na última semana do ano os professores e funcionários da Rede Pública de Ensino de Cesário Lange, ficaram com um “sorrisão” de “Orelha a Orelha”. Também pudera, saiu o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que foi dividido proporcionalmente para cada funcionário da área. O fato fez com que muitos iniciassem o ano de bom humor, não só pelo dinheiro recebido, mas pela sua valorização profissional.

Agora vai

Alguns rumores garantem que a reforma no Núcleo de Integração Comunitária foi reiniciada neste ano e promete grandes mudanças para a cidade de Cesário Lange. A reforma do NIC é um pedido feito frequentemente, principalmente pelos jovens e por quem gosta de se divertir nos bailes e eventos, que aconteciam no local, porém já faz muitos anos que esperam por essa reforma. Quem sabe esse ano a obra acontece? Ou melhor, quem sabe esse ano a obra termina.


04 Cidade

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Cultura

Grupo Teatral Lange comemora mais um ano de atividades

Grupo completa treze anos em plena atividade nos palcos

U

m dos maiores e mais conhecidos grupos de teatro de nossa região e do estado completa nessa terçafeira (17), treze anos de atuação. O Grupo Teatral Lange, foi fundado oficialmente em 17 de janeiro de 1999 na cidade de Cesário Lange e desde então vem prestando importante contribuição ao setor de educação e cultura de nosso município e de toda região, levando aos palcos, das

Obras

mais hilariantes comédias até os mais emocionantes espetáculos, sempre com muita dedicação e esforço, tanto por parte dos atores, quanto pela equipe técnica que se encarrega de toda organização e estrutura necessária para as melhores apresentações. Durante esses treze anos, o grupo que iniciou sua carreira encenando “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” por ocasião da Semana Santa, apresentou muitas

peças, ganhou inúmeros prêmios e muitos atores e atrizes foram revelados pelos seus talentos. Mapas e Oficinas Culturais também fizeram parte da história e do crescimento do grupo. No Mapa Cultural Paulista, um dos maiores eventos do estado na área cultural, o grupo participou cinco vezes em Fase Regional e duas em Fase Estadual, sempre sendo destaque. Em todas as participações foram

premiados com algum título. Ao todo foram vinte títulos entre eles: Melhor Espetáculo (2); Melhor ator (5); Melhor Ator Coadjuvante (2); Melhor Atriz Coadjuvante (1); Atriz Revelação (1); Melhor Maquiagem (2); Melhor Cenografia (1); Melhor Composição Musical (2); Diretor Revelação (1); Melhor Diretor (1) e Melhor Contra-regra (1). Entre os principais estão os de Melhor Espetáculo para “A Farsa da Boa Preguiça” em 2000, pela Fase Regional e Melhor Espetáculo para “Santa Joaninha” em 2005 ambas classificaram o grupo para a Fase Estadual. Além do Mapa Cultural Paulista o grupo participou de inúmeros cursos e Oficinas Teatrais em Cesário Lange e na região e ainda apresentou diversas peças que também foram premiadas em festivais e Oficinas Culturais. Dentre todas essas participações destacamos algumas peças como “Vida Paixão Morte e Ressurreição de Cristo”, “O Casamento suspeitoso”, “A Farsa da Boa Preguiça”, “Confissões de Adolescente”, “Jovem Guarda”, “A morte avisada”, “Geração dos Sonhos”, “Quem Casa quer Casa ou não?”, “Cala Boca Eteovina”, “Afrodite”, enquetes teatrais “Santos Pedro e Domitila”, “Gaia”, “O encontro”, “Anti Nelson Rodrigues”, “O Boi o Burro no Caminho de Belém”, “Na era do cinema” e o “O crime da cabra”.

Cultura

GTL se prepara para o Mapa Cultural Paulista

O

Grupo Teatral Lange, de Cesário Lange, estará em Salto SP, no próximo dia 09 de fevereiro para se apresentar na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2011/2012. Com o espetáculo “O Casamento Suspeitoso”, o grupo irá disputar com outras doze cidades da região de Sorocaba a classificação para a Fase Estadual que deverá acontecer ainda este ano. O evento será realizado na Sala Palma de Ouro - Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte que fica na Rua Prudente de Moraes, 580 - Centro - Salto/ SP nos dias 05, 08, 09, 10, 11 e 12. O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo

Prefeito e vice visitam obras que estão sendo finalizadas em Cesário Lange

Bairros do município receberam reformas e melhorias em 2011

Cultura

Festa beneficente contará com show de Cururu

N

N

e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornarse referência nacional. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

as últimas semanas o Prefeito Municipal Ramiro de Campos, acompanhado de seu vice Ronaldo Pais de Camargo, Dinho, estiveram visitando alguns dos bairros da cidade que tiveram obras concluídas e iniciadas. No Haras da Sul a pavimentação tão sonhada e pedida pelos moradores já teve a sua segunda parte finalizada com asfalto de

ótima qualidade, guias e sarjetas. Já na Vila Nova e P.S.H. obras como a construção de uma quadra poliesportiva e a revitalização da Praça ao lado do Centro de Capacitação deram outra paisagem ao local, assim como no Jardim Alvorada que teve sua Praça, conhecida como Praça da Bíblia totalmente revitalizada. Novos ares, novos bancos, grama, nova pintura e iluminação não só

melhoraram o ambiente como também trouxeram segurança a população do local. As autoridades visitaram ainda o prédio do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social que também já teve sua obra concluída e está pronto para ser inaugurado. Os bairros Jardim Europa, Jecas e Boiadeiro também receeram melhorias. No Jardim Europa a Pista de Skate

está pronta para uso e vem sendo atração do bairro, já dos Bairros Jecas e Boiadeiro o Prefeito o vice acompanharam a entregas dos materiais para o início das obras do prolongamento da Rede de Água que deverá atender e beneficiar as famílias do local. Outra obra de grande importância pedida pelos moradores que vem sendo atendido pela atual adminsitração.

o dia 15 de janeiro, haverá a partir das 10 horas da manhã uma grande quermesse beneficente em prol a Paróquia de Santa Cruz. O evento acontecerá no Salão de festas da Igreja Matriz de Cesário Lange contando com bolinho de frango, pastel e o tradicional cuscuz. Para animar a festa, a partir das 14 horas, se apresentam as

duplas de cururueiros “Zezão Neto & Zé Vitanca” e “Zé Pinto & Zacarias Camargo” e depois das 16 horas, diversos shows de duplas sertanejas revelações de nossa cidade e de nossa região. As apres entaçõ es s erão transmitidas ao vivo, pela Rádio Notícia de Tatuí, pelo locutor Élio Beijo frio com o melhor do Cururu e com a Roda de Violeiros.

COMUNICADO

A Beneficência Hospitalar de Cesário Lange informa que, nos dias 17, 18, 19 e 20 de Janeiro de 2012 no horário das 9:00 as 12:00 hs e das 14:00 as 17:00 hs estarão abertas às inscrições paras o processo seletivo para contratação e cadastro de reserva de profissionais Enfermeiros para o seu quadro de funcionários. Local de Inscrições: Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (Avenida São Paulo, 340 – Vila Brasil – Cesário Lange – SP) Documentos Necessários: Cópia do registro do Coren • Ficha de inscrição a ser preenchida no local. Data da prova – 23/01/2012 às 13 horas em local a definir Conteúdo da Prova; 30 questões de múltipla escolha (teste) sobre enfermagem e legislação na área da saúde. Critério de desempate: Maior Idade Salário: R$ 1563,40 + Insalubridade.


04 Cidade

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Cultura

Grupo Teatral Lange comemora mais um ano de atividades

Grupo completa treze anos em plena atividade nos palcos

U

m dos maiores e mais conhecidos grupos de teatro de nossa região e do estado completa nessa terçafeira (17), treze anos de atuação. O Grupo Teatral Lange, foi fundado oficialmente em 17 de janeiro de 1999 na cidade de Cesário Lange e desde então vem prestando importante contribuição ao setor de educação e cultura de nosso município e de toda região, levando aos palcos, das

Obras

mais hilariantes comédias até os mais emocionantes espetáculos, sempre com muita dedicação e esforço, tanto por parte dos atores, quanto pela equipe técnica que se encarrega de toda organização e estrutura necessária para as melhores apresentações. Durante esses treze anos, o grupo que iniciou sua carreira encenando “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” por ocasião da Semana Santa, apresentou muitas

peças, ganhou inúmeros prêmios e muitos atores e atrizes foram revelados pelos seus talentos. Mapas e Oficinas Culturais também fizeram parte da história e do crescimento do grupo. No Mapa Cultural Paulista, um dos maiores eventos do estado na área cultural, o grupo participou cinco vezes em Fase Regional e duas em Fase Estadual, sempre sendo destaque. Em todas as participações foram

premiados com algum título. Ao todo foram vinte títulos entre eles: Melhor Espetáculo (2); Melhor ator (5); Melhor Ator Coadjuvante (2); Melhor Atriz Coadjuvante (1); Atriz Revelação (1); Melhor Maquiagem (2); Melhor Cenografia (1); Melhor Composição Musical (2); Diretor Revelação (1); Melhor Diretor (1) e Melhor Contra-regra (1). Entre os principais estão os de Melhor Espetáculo para “A Farsa da Boa Preguiça” em 2000, pela Fase Regional e Melhor Espetáculo para “Santa Joaninha” em 2005 ambas classificaram o grupo para a Fase Estadual. Além do Mapa Cultural Paulista o grupo participou de inúmeros cursos e Oficinas Teatrais em Cesário Lange e na região e ainda apresentou diversas peças que também foram premiadas em festivais e Oficinas Culturais. Dentre todas essas participações destacamos algumas peças como “Vida Paixão Morte e Ressurreição de Cristo”, “O Casamento suspeitoso”, “A Farsa da Boa Preguiça”, “Confissões de Adolescente”, “Jovem Guarda”, “A morte avisada”, “Geração dos Sonhos”, “Quem Casa quer Casa ou não?”, “Cala Boca Eteovina”, “Afrodite”, enquetes teatrais “Santos Pedro e Domitila”, “Gaia”, “O encontro”, “Anti Nelson Rodrigues”, “O Boi o Burro no Caminho de Belém”, “Na era do cinema” e o “O crime da cabra”.

Cultura

GTL se prepara para o Mapa Cultural Paulista

O

Grupo Teatral Lange, de Cesário Lange, estará em Salto SP, no próximo dia 09 de fevereiro para se apresentar na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2011/2012. Com o espetáculo “O Casamento Suspeitoso”, o grupo irá disputar com outras doze cidades da região de Sorocaba a classificação para a Fase Estadual que deverá acontecer ainda este ano. O evento será realizado na Sala Palma de Ouro - Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte que fica na Rua Prudente de Moraes, 580 - Centro - Salto/ SP nos dias 05, 08, 09, 10, 11 e 12. O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo

Prefeito e vice visitam obras que estão sendo finalizadas em Cesário Lange

Bairros do município receberam reformas e melhorias em 2011

Cultura

Festa beneficente contará com show de Cururu

N

N

e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornarse referência nacional. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

as últimas semanas o Prefeito Municipal Ramiro de Campos, acompanhado de seu vice Ronaldo Pais de Camargo, Dinho, estiveram visitando alguns dos bairros da cidade que tiveram obras concluídas e iniciadas. No Haras da Sul a pavimentação tão sonhada e pedida pelos moradores já teve a sua segunda parte finalizada com asfalto de

ótima qualidade, guias e sarjetas. Já na Vila Nova e P.S.H. obras como a construção de uma quadra poliesportiva e a revitalização da Praça ao lado do Centro de Capacitação deram outra paisagem ao local, assim como no Jardim Alvorada que teve sua Praça, conhecida como Praça da Bíblia totalmente revitalizada. Novos ares, novos bancos, grama, nova pintura e iluminação não só

melhoraram o ambiente como também trouxeram segurança a população do local. As autoridades visitaram ainda o prédio do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social que também já teve sua obra concluída e está pronto para ser inaugurado. Os bairros Jardim Europa, Jecas e Boiadeiro também receeram melhorias. No Jardim Europa a Pista de Skate

está pronta para uso e vem sendo atração do bairro, já dos Bairros Jecas e Boiadeiro o Prefeito o vice acompanharam a entregas dos materiais para o início das obras do prolongamento da Rede de Água que deverá atender e beneficiar as famílias do local. Outra obra de grande importância pedida pelos moradores que vem sendo atendido pela atual adminsitração.

o dia 15 de janeiro, haverá a partir das 10 horas da manhã uma grande quermesse beneficente em prol a Paróquia de Santa Cruz. O evento acontecerá no Salão de festas da Igreja Matriz de Cesário Lange contando com bolinho de frango, pastel e o tradicional cuscuz. Para animar a festa, a partir das 14 horas, se apresentam as

duplas de cururueiros “Zezão Neto & Zé Vitanca” e “Zé Pinto & Zacarias Camargo” e depois das 16 horas, diversos shows de duplas sertanejas revelações de nossa cidade e de nossa região. As apres entaçõ es s erão transmitidas ao vivo, pela Rádio Notícia de Tatuí, pelo locutor Élio Beijo frio com o melhor do Cururu e com a Roda de Violeiros.

COMUNICADO

A Beneficência Hospitalar de Cesário Lange informa que, nos dias 17, 18, 19 e 20 de Janeiro de 2012 no horário das 9:00 as 12:00 hs e das 14:00 as 17:00 hs estarão abertas às inscrições paras o processo seletivo para contratação e cadastro de reserva de profissionais Enfermeiros para o seu quadro de funcionários. Local de Inscrições: Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (Avenida São Paulo, 340 – Vila Brasil – Cesário Lange – SP) Documentos Necessários: Cópia do registro do Coren • Ficha de inscrição a ser preenchida no local. Data da prova – 23/01/2012 às 13 horas em local a definir Conteúdo da Prova; 30 questões de múltipla escolha (teste) sobre enfermagem e legislação na área da saúde. Critério de desempate: Maior Idade Salário: R$ 1563,40 + Insalubridade.


Região 05

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Bofete

Prefeitura adquire mais uma Patrol para o município

Boituva

Máquina vai auxiliar manutenção 2012 inicia com nas estradas dos bairros grande festa nas C ruas do centro hegou em Bofete mais uma patrol para auxiliar na manutenção das estradas do município, a entrega técnica foi feita no dia 04/01/2012 e já esta trabalhando. É uma patrol Case, modelo 845B, toda eletrônica, cabine fechada com ar condicionado, articulada, com escarificador trazeiro, etc, ou seja, é uma máquina que oferece

toda segurança e conforto para o operador, além da eficácia operacional. Essa máquina foi adquirida por R$ 430 mil reais, com recursos da Secretaria da Economia e Planejamento, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Gianasi. Atualmente a frota municipal conta com 53 veículos adquiridos

nessa gestão, contando com máquinas, caminhões, utilitários e veículos de passeio. Essa administração tem trabalhado intensamente para melhorar as condições de vida dos munícipes, mas não se pode deixar de destacar o apoio de deputados estaduais, federais e dos governos estadual e federal, com um destaque especial para

o deputado estadual do PSOL Carlos Gianasi, que tem ajudado muito o município. O prefeito Claudécio José Eburneo (Torão) aproveita a oportunidade para agradecer todos aqueles que têm ajudado Bofete, como também os funcionários da prefeitura que vem trabalhando incansavelmente para ajudar na administração municipal.

O

ano de 2012 teve início com festa. No momento da virada, a população contou com queima de fogos e shows da Banda 4shine e do DJ Nenê na Praça Coronel Antônio Franco (Praça da Matriz). Mesmo sob chuva, várias

pessoas permaneceram no local até o encerramento, por volta das três horas, para comemorar a chegada do novo ano. O evento é uma realização da Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos especiais e Cultura (Setec).

Guareí

Lan house era ponto de tráfico disfarçado

E

Cerquilho

Prefeitura inaugurou Base da Guarda Civil Municipal

Base recebeu o nome de “Jair Francisco Gomes” na Vila Estiva

U

ma das grandes preocupações do governo Du Pilon sempre foi assegurar aos seus cidadãos maior segurança. Uma das mostras disso foi a inauguração da Base

Jumirim

da Guarda Civil Municipal “Jair Francisco Gomes”, na Vila Estiva, na última quarta-feira (21). A solenidade contou com a presença do prefeito de Cerquilho Du Pilon, de sua noiva Vânia

Scudeler, do vice-prefeito Márcio Gaiotto, do presidente da Câmara Wagner Alcides Bellucci, vereadores, do diretor da GCM Tenente José Ademir Gonse, representantes da segurança da região, autoridades religiosas, familiares do homenageado e populares. Desde o início de sua administração, o prefeito Du Pilon implantou uma política de fortalecimento da Guarda Civil Municipal, através da compra de novos equipamentos como: duas motos, a viatura do canil da Guarda (através de parceria com empresários locais), base móvel, ambulância. Além dis-so, promoveu a contratação através de concurso público de 10 novos guardas municipais. A

Prefeitura realiza também constantes treinamentos para todo o efetivo. “A entrega dessa nova base visa facilitar o trabalho de nossa guarda, assim como melhorar ainda mais o atendimento a população”, comentou o prefeito. A escolha do nome da base foi uma indicação do presidente da Câmara de Cerquilho. Uma das grandes paixões do senhor Jair Francisco Gomes era o movimento escoteiro. Em Cerquilho trabalhou como comissário de menores do ano de 1985 até a formação do Conselho Tutelar. Du Pilon ressaltou que a homenagem é justa, tendo em vista as inúmeras contribuições do senhor Jair para a cidade.

Temporada de férias 2012 agita as crianças do município

m Guareí, a polícia descobriu que uma lan house era usada como ponto de tráfico. Além de drogas e equipamentos eletrônicos apreendidos, três homens foram presos. A lan house funcionava em frente a uma delegacia. Aparentemente, era uma lan house, mas só fachada. Depois de receber denúncias, a polícia descobriu que o local era um ponto de tráfico. Os policiais encontraram 317 gramas de maconha, 21 gramas de cocaína, R$ 756 em dinheiro, embalagens, balança de precisão, documentos, celulares, cartões de memória, relógio e óculos. As drogas estavam

Conchas

escondidas. Um CPU também foi apreendido. A polícia quer descobrir se na memória do equipamento existem vídeos das câmeras de monitoramento interno com a movimentação dos traficantes. O detalhe da história é que o ponto de drogas funcionava na mesma rua da delegacia do outro lado da calçada. Os vizinhos não desconfiavam de nada. Três pessoas foram presas. Dois homens estão na cadeia de Botucatu e vão responder por tráfico de drogas. A pena pode chegar a 15 anos de prisão. O outro, menor de idade, está à disposição da justiça.

Corpo de jovem é encontrado no Rio Tietê

Bombeiros encontraram na última terça-feira (27) o corpo de uma adolescente de 17 anos que desapareceu no início da semana no rio Tietê. Segundo a polícia, ela estava no carro com a irmã. As duas seguiam de São

Paulo a Conchas para visitar parentes. Na rodovia Marechal Rondon, em Laranjal Paulista, elas resolveram parar para tirar fotos, perto da margem do rio. Mas, a adolescente se desequilibrou e caiu na água.

Primeiro domingo da temporada Itapetininga Índice de vacina teve sucesso garantido na cidade contra a aftosa A chega a 96% s crianças da cidade compareceram em massa e aproveitaram toda a estrutura de brinquedos que a prefeitura municipal de Jumirim disponibilizou na praça,lembrando que a alegria só teve inicio e vem muito mais nos próximos domingos.Para fechar o domingo com chave de ouro o melhor do pagode com o grupo Sem Tradução.

O

índice de vacinação contra a febre aftosa no estado não atingiu os 100%. Na região de Itapetininga, a imunização chegou a 96%. De acordo com Defesa Agropecuária, apesar da vacinação ter ficado abaixo da média em relação ao ano passado, os números não são preocupantes. A vacinação contra febre aftosa já virou rotina para Antônio Carlos de Souza. Todos os anos em maio e dezembro o pecuarista não deixa de imunizar o rebanho. 1.700 cabeças dos animais da raça Nelore receberam as doses. Os pecuaristas estão cada vez mais empenhados em fazer com que o estado continue livre da do-ença. Prova disso são as lojas que vendem a vacina. Em uma, as vinte mil doses colocadas a

disposição dos clientes foram vendidas. Na região, das 350 mil cabeças de gado existentes, houve um índice de imunização de 96%. 1% a menos do que na campanha de dezembro de 2010. O número de propriedades cadastradas na secretaria da Agricultura onde os animais receberam as doses também diminuiu, de 92% para 88%. Em todo o estado, o índice ficou em 98,84%. O pecuarista que não cumprir a determinação está sujeito a multa de R$ 87 por cabeça. A explicação do veterinário da secretaria da Agricultura, Sérgio Reigota, para o estado e a região não atingirem a meta de 100%, é que muitos deixam de fazer o registro de vacinação e tem até mesmo aqueles que vendem os animais e não atualizam o cadastro.


JORNAL ALIANÇA

Editais 01 DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012


02 Editais

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA CNPJ 01.612.145/0001-06 Fone (15) 3253-1225 – Telefax (15) 3253-1162 E – mail: administracao@quadra.sp.gov.br R. DR. JOSE CARLOS DA SILVEIRA, 36 – JD. SANTO ANTONIO CEP 18255-000 – QUADRA – SP

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO PÚBLICO (Resumo para publicação) CARLOS VIEIRA DE ANDRADE, Prefeito do Município de Quadra, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que as leis lhe conferem, FAZ SABER a todos quantos o presente Edital virem ou dele conhecimento tiverem, que no período de 31 de Janeiro a 09 de Fevereiro do corrente ano, no horário das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Quadra, sita na Rua José Carlos da Silveira, nº 36, Jardim Santo Antonio, estarão abertas INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PÚBLICO destinado ao preenchimento de vagas no quadro permanente desta Prefeitura Municipal, a saber: SECRETARIA DE SAÚDE 01 (UMA) VAGA DE MÉDICO PARA O PSF 01 (UMA) VAGA DE PSICÓLOGO 01 (UMA) VAGA DE FONOAUDIÓLOGO 01 (UMA) VAGA DE ASSISTENTE SOCIAL 01 (UMA) VAGA DE MÉDICO CLINICO GERAL 01 (UMA) VAGA DE MÉDICO PEDIATRA 01 (UMA) VAGA DE FISIOTERAPEUTA 04 (QUATRO) VAGAS DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA SAMU 04 (QUATRO) VAGAS DE CONDUTOR DE VEÍCULO DE URGÊNCIA PARA SAMU SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 01 (UMA) VAGA DE PROFESSOR PEB II – MATEMÁTICA FAZ SABER, ainda, que no mesmo período de 31 de janeiro a 09 de Fevereiro do corrente ano, das 9:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Quadra, sita na Rua José Carlos da Silveira nº 36, Jardim Santo Antonio, estarão abertas INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO destinado à contratação temporária de 01 (um) Cirurgião Dentista, para continuidade do Convenio “Sorria São Paulo”. Os Editais completos, contendo as instruções para o concurso e para o processo seletivo, estarão afixados no Quadro de Editais do Paço Municipal e disponibilizados aos interessados, para consulta, no Setor de Recursos Humanos, bem como no site www.quadra.sp.gov.br . Não serão fornecidas informações sobre os certames por via telefônica ou quaisquer outros meios de comunicação. Para que chegue ao conhecimento público e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital que será afixado no lugar de costume e publicado na Imprensa local e no Diário Oficial do Estado, nos termos da Lei Orgânica Municipal. Dado e passado nesta cidade de Quadra, aos 10 dias do mês de Janeiro do ano de dois mil e doze. Eu,____________________, Assessor de Governo e Assuntos Jurídicos, digitei, conferi e subscrevi.

CARLOS VIEIRA DE ANDRADE Prefeito Municipal de Quadra


06 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Laranjal Paulista

Câmara recebe a visita do Deputado Cauê Macris

Tietê

Autoridades anunciam novidades Inscrições para Rei para o ano de 2012 no município Momo e Rainha do Carnaval 2012 A tendendo ao convite do Vereador Vicente Di Santi Filho, o parlamentar esteve na manhã do dia 22 de dezembro, cumprindo mais uma etapa do cronograma de visitas pelo interior paulista, ocasião que foi recepcionado na sede da Associação de Mães “Maria Sampaio”, tradicional entidade filantrópica que muito têm realizado em benefício dos menos favorecidos. Lá ele recebeu os cumprimentos das professoras Maria Eliza Battaglini Garpelli e Maria Gláucia da Silveira Arrivabene, respectivamente, presidenta e vice da entidade, e os agradecimentos pela significativa atenção que vem dispensando a esta cidade. Conheceu o expressivo trabalho realizado pela diretoria, mães e voluntários que dedicam uma parte do tempo em prol da comunidade carente. São atos positivos dessa magnitude que contém solidariedade, fraternidade, e se constituem em pontos de honra para esse abnegado grupo de pessoas, empenhando-se ao máximo nessa nobre missão, e a cumprem com grande amor ao próximo. Essa foi uma oportunidade muito valiosa e bem aproveitada,

Tatuí

pois serviu para encarecer, mais uma vez, a gentileza do eminente visitante para que este interceda em outro assunto de real importância, e visa tornar realidade um antigo sonho da associação que é o de receber a doação definitiva desse imóvel que há mais de trinta anos está sendo utilizado para fins filantrópicos e precisa de reformas em sua estrutura física, mas em decorrência de pertencer ao patrimônio do Estado de São Paulo, as melhorias por enquanto não poderão ser realizadas até que a transferência ora solicitada seja efetuada. O Deputado, sempre solícito, de imediato pediu cópias dos documentos relativos ao pleito para análise de viabilidade, prometendo se empenhar nesse sentido. Sem dúvida, uma reivindicação justa e, sobretudo, considerada de caráter premente. O Vereador Vicentinho vai acompanhar a respectiva tramitação e colaborará em tudo que for possível para concretizar mais essa empreitada. Despedindo-se das provedoras, o ilustre visitante seguiu até o clube da Sociedade Unidos da Melhor Idade, onde a diretoria, associados e convidados, já o esperavam com um delicioso

café da manhã, acrescentado do carinho de uma acolhida familiar. Depois dos cumprimentos e apresentações, a autoridade política em uma parte do seu pronunciamento anunciou que o projeto de lei de sua autoria declarando essa entidade de Utilidade Pública, havia sido aprovado em definitivo e transformado na Lei Estadual nº 14.639, de 14 de dezembro de 2011, entregando na oportunidade, uma cópia do documento ao seu presidente. O comprovante habilita essa sociedade a pleitear verbas do Governo Estadual, necessárias ao cumprimento de suas finalidades estatutárias. Lembrou que esse reconhecimento no âmbito estadual, contou com o apoio do Vereador Vicentinho que seguiu de perto o andamento das providências pertinentes à matéria legislativa. Divulgou ainda que outras providências foram adotadas relativas à concessão de uma verba para essa mesma sociedade no valor de R$ 50 mil reais, que está prevista para ser liberada brevemente, e será destinada a aquisição de um veículo para atender as suas necessidades de transporte. Em seguida, foi ainda portador da notícia alvissareira de que a Santa Casa de Misericórdia, local, deverá igualmente ser contemplada com o auxílio financeiro na ordem de R$ 200 mil reais para ser aplicado na continuidade do desenvolvimento da prestação de serviços de amparo à saúde da comunidade. Essa verba, no entanto, é proveniente de um trabalho produtivo promovido por seu genitor, o Deputado Federal Vanderlei Macris que sempre intercede, reforça e enriquece os pedidos apresentados em benefício de Laranjal. Todas essas reivindicações

fazem parte do rol das atenções especiais disponibilizadas pelo Vereador Vicentinho, que vem demonstrando grande interesse em que elas sejam concretizadas no menor tempo possível em favor dessas relevantes entidades sociais. O encontro foi amplamente concorrido, contando com importantes presenças destacando: Gilson A. Giacomassi, presidente da associação; Heitor Camarin Junior, prefeito; Vereador Élcio Pascoal Vieira, de Pereiras; Roque Lázaro de Lara, presidente da Câmara Municipal; professora Edna Roma, ex-Vereadora; Ângela Maria Delazari, Tesoureira; Simone Zanardo, Secretária; dentre outros importantes associados e convidados. “Embora o parlamentar tenha iniciado o seu primeiro mandato no mês de março deste ano, essa é a segunda vez que concede o privilégio de sua presença em nossa cidade, trazendo os frutos de uma gestão planejada e bem desenvolvida na Assembleia Legislativa Estadual em benefício de Laranjal e de várias cidades do Estado de São Paulo. É por isso que, mesmo num exíguo espaço de tempo, registra um significativo histórico de auxílios direcionados à sociedade e outros que estão contidos nas pautas de trabalho. Finalmente por volta das dez horas, à reunião foi encerrada. Ele recebeu os agradecimentos pela atenção que dirigiu a todos e, da mesma forma, terminou dizendo de sua satisfação de estar, mais uma vez, em contato com as famílias de Laranjal e disponibilizar o seu apoio na solução dos anseios da coletividade. Seja bem-vindo Deputado Cauê, a cidade estará de braços abertos para recebêlo, hoje e sempre.” Concluiu o Vereador Vicentinho.

Governador anuncia viaturas, reformas e construção de prédios

Prefeito e Governador entregam obras importantes ao município

N

esta segunda-feira (26), o governador Geraldo Alckmin esteve em Tatuí para inaugurar 432 casas populares no bairro Tanquinho, entregar 36 títulos de propriedade para moradores da Vila Brasil e inaugurar quatro estradas vicinais Todos o investimento somou R$ 34,8 milhões. A solenidade aconteceu no bairro Tanquinho, na rua João Mário Lourenço. No evento, o governador anunciou a entrega de duas novas viaturas para a Polícia Militar de Tatuí (ambas equipadas com rádios digitais), disse que serão investidos R$ 1,1 milhão na reforma da Delegacia de Polícia do Município e que já está em licitação a construção de um novo prédio e a reforma dos alojamentos do Conservatório local.Alckmin também comentou de recursos para as reformas da EMEF João Florêncio (imóvel histórico e que é tombado pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e das escolas estaduais Barão de Suruí e Altina Maynardes Araújo. Na EMEF João Florêncio, está sendo investido R$ 1,8 milhão. Nas escolas estaduais, serão investidos R$ 282 mil em reformas. As 432 casas populares foram construídas pela CDHU (Companhia Estadual de

Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em parceria com a Prefeitura de Tatuí, que fez a doação do terreno. O Loteamento Popular recebeu o nome de “Mário dos Santos”. Seus filhos, Mário Sérgio e Luiza Helena, estavam presentes e descerraram a placa.O governador Alckmin e o prefeito Gonzaga plantaram uma árvore e visitaram a residência do loteamento popular situada na rua Alceu Vieira nº 167. A CDHU investiu R$ 26,8 milhões no empreendimento. As casas contam com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 52,67 m2 de área construída. O prazo de financiamento é de até 300 meses. As prestações são subsidiadas pelo governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda de cada família. Na mesma solenidade, o governador e o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo entregaram 36 títulos de propriedade de moradia a famílias que moram na Vila Brasil, nos redores da Praça Eduardo Bastos.As moradias foram regularizadas pelo Programa “Cidade Legal”, da Secretaria de Estado da Habitação. As famílias beneficiadas moravam nos imóveis há mais de 30 anos sem título de propriedade definitiva. A regularização aconteceu com o trabalho da Secretaria Municipal

de Governo e Negócios Jurídicos. Alckmin inaugurou também quatro estradas vicinais que foram recuperadas pelo Governo do Estado de São Paulo. As vias recuperadas no município foram a Estrada Vicinal José Gregório, Estrada Vicinal Pedro Leonardo de Barros, Estrada Vicinal Raul Miranda/Paulo Antunes Moreira e Estrada Vicinal Monsenhor Silvestre Murari. As obras foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e fizeram parte da quarta etapa do Programa Pró-Vicinais. O investimento total foi de aproximadamente R$ 8 milhões. A Estrada Vicinal José Gregório liga a SP-127 ao bairro Enxovia de Baixo. A via recebeu R$ 722 mil para a recuperação de 1,9 km. As intervenções tiveram início em julho de 2010 e foram concluídas em outubro deste ano. A Estrada Vicinal Pedro Leonardo de Barros foram destinados R$ 2 milhões para melhorias de 5,4 km. A via, que dá acesso ao Distrito de Americana, passou por obras durante 15 meses, de julho de 2010 a outubro deste ano. Entre julho de 2010 e julho de 2011, a via que vai de Tatuí a Iperó, Estrada Vicinal Raul Miranda/Paulo Antunes Moreira, teve 7 km recuperados. O valor investido foi de R$ 2,5 milhões. Já na estrada Monsenhor

Silvestre Murari, que liga Tatuí à Quadra, foram investidos R$ 2,6 milhões. As obras começaram em julho de 2010 e foram concluídas em março deste ano. No evento, estavam presentes: secretário estadual adjunto da Habitação, Marcos Penido; o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; o secretário estadual da Saúde, Giovanni Cerri; os deputados estaduais Samuel Moreira e Pedro Tobias; os prefeitos João Cury (Botucatu), Roberto Ramalho (Itapetininga), Ramiro de Campos (Ces.Lange), Marcos de Campos (Iperó) e Carlos Vieira (Quadra); além de secretários e vereadores. Maternidade e SP 141 - O gov. Geraldo Alckmin deverá estar de volta a Tatuí, no máximo, em 30 dias. O motivo da visita seria a entrega da nova Maternidade da Santa Casa. A expectativa é de que ela seja inaugurada na segunda quinzena de janeiro. Ali, o Governo investiu R$ 2 milhões. Outra obra que de-verá ser inaugurada nesta provável visita é a SP 141 (que dá acesso à Rodovia Raposo Tavares), cujo investimento é de R$ 74 milhões. Ali, foram duplicados mais de 6 Km nos trechos urbanos de Tatuí e Capela do Alto. Foram também recapeados algo em torno de 27 quilômetros da rodovia.

E

starão abertas até o dia 27 de janeiro as inscrições para o concurso que vai eleger o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2012 de Tietê. Os interessados em concorrer aos postos devem procurar a Secretaria Municipal de Tur ismo, no Centro “Luiz Antunes”, na Rua Tenente Gelás, s/nº, de segunda a sextafeira, das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas e a comissão organizadora

irá premiar os escolhidos. Serão avaliados quesitos como animação, apresentação e simpatia. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone (15) 3282-8606.

Quadra

Homem é atropelado por ônibus na Castello

U

m homem de 37 anos foi atropelado por um ônibus na madrugada de segunda-feira (19) na rodovia Castello Branco, próximo ao município de Quadra, interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Ro-

doviária, a vítima caminhava na pista no momento do acidente. Ela foi encaminhada ao ProntoSocorro de Tatuí, também interior do estado, em estado grave. Segundo os médicos, o homem respira com a ajuda de aparelhos e corre risco de morte.

Torre de Pedra

390 mil veículos trafegaram pela região nas férias

M

ais de 390 mil veículos trafegaram nas rodovias da região, entre os dias 29 de dezembro e 01 de janeiro, segundo as concessionárias que administram as estradas. Dezenove acidentes foram registrados, sem mortes. O maior movimento foi na rodovia Castello Branco, SP-280, região dos municípios de Quadra, Cesário Lange, Torre de Pedra, Porangaba, Bofete, Pardinho, Itatinga, Iaras e Águas de Santa Bárbara. Segundo a contagem, 245.158 veículos trafegaram por essas cidades. Nas rodovias Antonio R. Schin-

cariol e Francisco da Silva Pontes, SP-127, entre os municípios de Tatuí e Capão Bonito, também no interior do estado, o movimento foi de 51.674 veículos no mesmo período. Já na rodovia Raposo Tavares, SP-270, entre os municípios de Itapetininga e Araçoiaba da Serra, foi registrado movimento de 39.946 veículos. Na rodovia Francisco Alves Negrão (SP 258), que liga Capão Bonito à Itararé, também no interior do estado, o movimento foi de 25.123 veículos. Na região de Avaré, a rodovia João Mellão (SP-255), foram contabilizados 28.501 veículos.

Pereiras

Final de ano contou com muitas atrações

N

o Natal a cidade de Pereiras, recebeu diversas atrações. A Praça Coronel Machado, contou com apresentação da dupla Zé Bento e Tocera, com o projeto SOS Terra e encenação do espetáculo infantil “A matança dos inocentes”, do grupo teatral Art´Encena. E ainda no dia 24, houve o lançamento do

CD da banda Lyra Santa Cecília, de Pereiras, às 20h no coreto da Praça Coronel Machado. No Reveillon novamente a Praça Coronel Machado, foi palco de grandes atrações.A noite da virada contou, com queima de fogos, show com a banda Big Band Pereiras e participação especial do grupo Axé Summer.


Região 07

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Porangaba

Luiz do Deraldo anuncia aumento de salário para 2012

Porangaba

Confraternização é realizada para Convênio para todos os funcionários públicos programa de R GeraçãodeRenda

ealizada no último sábado (17), no Centro de Lazer “José Domingos Fogaça”, a festa de confraternização de final de ano da Prefeitura de Porangaba, idealizado pelo prefeito Luiz do Deraldo, reuniu aproximadamente 300 funcionários. Realizada pelo terceiro ano, o evento é uma forma de agradecer aos funcionários públicos municipais pelo trabalho realizado durante o ano.

Além de um delicioso jantar preparado especialmente para a ocasião, sorteio de vários prêmios, entre eles dois televisores de LCD de 32 polegadas e da apresentação especial da Agagê Banda Show, o prefeito Luiz do Deraldo reservou um presente especial para os funcionários, quando durante a comemoração, surpreendeu a todos com o anúncio de que vai dar um aumento de salário aos servidores no ano de 2012.

Acompanhado pela primeiradama Rita Cássia, o prefeito Luiz do Deraldo, agradeceu a todos os funcionários municipais pela dedicação e empenho durante os três anos de sua administração. O prefeito também prestou homenagem aos ex-funcionários Reversom Leandro Mendes (Ré), Nilce Gomes da Silva, Estela Regina de Barros e Antônio Afonso de Miranda (Toninho do Carmo), que deixaram suas

funções em 2011. Contente com a presença dos funcionários, o prefeito Luiz do Deraldo ressaltou a importância do trabalho de cada um dos presentes e pediu mais uma vez a dedicação de todos. “Conto com o empenho e o trabalho de todos vocês, para que juntos, possamos continuar construindo, a cada dia, uma cidade melhor.”

O

prefeito Luiz do Deraldo e a primeira-dama de Porangaba, Rita Cássia, assinaram na segundafeira, dia 19, em São Paulo, convênio no valor de R$ 15 mil para o desenvolvimento de projetos de geração de renda no município. A assinatura do convênio contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. Durante a cerimonia de assinatura, realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade do Estado, no Parque Fernando Costa (Água Branca), a primeira-dama de Porangaba Cássia agradeceu a Lu

Alckmin pelo apoio recebido e pelo novo convênio e, falou dos projetos sociais já desenvolvidos no município, que em grande parte promovem a qualificação profissional, geração de renda e qualidade de vida. Para o prefeito Luiz do Deraldo, o novo recurso vem somar com as ações sociais que são realizadas pela Prefeitura. “O novo convênio vai possibilitar a realização de mais um projeto destinado à qualificação profissional. Este, somado aos outros já desenvolvidos, trará ainda mais possibilidade de emprego e geração de renda para as famílias porangabenses”.

Geral

Alunos do interior vão Prefeito assina convênio de R$ 50 conhecer o mar mil para quadra esportiva

O

prefeito de Porangaba, Luiz do D era ldo, a c omp a n h a d o d o vereador Robson de Oliveira, assinou novo convênio, no valor de R$ 50 mil, visando a reforma de uma quadra esportiva no município. A assinatura aconteceu na tarde da última quarta-feira, 21/12, na sede da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, na presença

de Toshiyuki Takedao, chefe de gabinete da Secretaria. Viabilizado pelo deputado estadual Edmir Chedid (DEM), por intermédio do vereador Robson de Oliveira, o recurso deverá ser utilizado para a reforma da quadra esportiva do Centro de Referência a Assistência Social do município, que abriga as atividades da ‘Casa Amiga’ e do grupo da melhor idade ‘Bom

Viver’. Durante o encontro com o deputado Edmir Chedid, após a assinatura do convênio, Luiz do Deraldo agradeceu ao parlamentar pela emenda destinada ao município, para a reforma da quadra, que irá beneficiar em muito o desenvolvimento das atividades com os idosos dos Programas ‘Casa Amiga’ e ‘Bom Viver’.

Lu i z d o D e r a l d o f a l ou também da sua preocupação com a segurança de motoristas e pedestres, que trafegam pela SP 162, estrada que liga o município a rodovia Castelo Branco, devido ao estado de conservação da via e, pediu o auxílio do deputado na solução do problema, pela qual há tempos vem lutando.

De 16 a 20 de janeiro, o Programa Turismo do Saber, Interior na Praia vai levar 1.280 alunos de escolas públicas do interior, com idades entre 9 e 11 anos, para um passeio de férias no litoral paulista. O Programa é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Cepam, da Secretaria da Educação e das prefeituras. Da Região de Governo de B otu c atu , p ar t i c ip am o s Municípios de Anhembi, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho e Pratânia. “Muitas dessas crianças vão fazer uma excelente propaganda do lugar que elas conheceram quando voltarem para casa. Além dos amigos e das recordações, eles saem dessa experiência com os olhos abertos para enxergar de uma forma mais rica as belezas e atrativos de cada lugar”, explica o secretário de Turismo do Estado, Márcio França. “O programa é inspirado no

Caravanas do Conhecimento, antigo programa do governo do Estado de muito sucesso há alguns anos”, explica o presidente d o C e p am , L o b b e Ne t o, acrescentando que “é uma forma de incentivar o intercâmbio e integrar diferentes comunidades locais”. “A lém de irem à prai a pela primeira vez, os jovens conhecerão o modo de vida e a cultura do litoral, seus recursos naturais, as referências históricas e turísticas da região”, afirma Lobbe Neto. No total, serão 32 delegações, cada uma composta por 40 crianças (20 meninas e 20 meninos), 4 monitores (um para cada dez crianças) que vão se hospedar em escolas adaptadas nas 15 cidades litorâneas. O programa conta com ônibus, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, bonés, e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações a seus destinos. Confira os destinos abaixo:

Origem

Destino

Anhembi Bofete Botucatu Conchas Itatinga Pardinho Pratânia

São Sebatião Ilhabela Ilhabela São Sebastião Caraguatatuba Cananéia Ubatuba


08 Esportes

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Corrida

Cerquilho foi representada na São Silvestre

Coporação Musical Lira Santa Cecília é presenteada

Q

uem não teve a oportunidade de ver, com certeza já ouviu falar sobre a participação e aparição das placas com o nome da cidade de CERQUILHO na Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia do ano, em São Paulo. Pois é, a equipe de corredores de Rua de Cerquilho, mais uma vez foi destaque na concentração e na largada da prova que há 87 anos traz atletas de todo Brasil e também do exterior. A equipe, que tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude, além de marcar presença em importantes provas dentro e fora do estado

Geral

em corridas de longa distância, participa da São Silvestre (15 km) há 17 anos consecutivos, levando o nome da cidade no peito e nas costas. Mas o orgulho maior é na concentração e no momento da largada, pois nos primeiros 400 metros ou por vezes até mais, carregam as famosas placas, onde deixam com outra equipe que as recupera e então aí sim, correm de verdade, pois treinam muito para isso, vários deles com experiência e são também maratonistas, correm maratonas com distância de até 42 km. A presença das placas se tornou tão marcante, que atletas de outras cidades e estados pedem para serem fotografados ao lado das placas, com a equipe, no caso

como nos contou o veterano Toninho de Freitas, ao aguardar durante 4 horas na concentração com o atleta Paulinho “Batata”, um outro atleta ao seu lado o fez, vindo com uma equipe da ilha de Fernando de Noronha-PE, apenas para correr na São Silvestre e também apaixonado por este esporte, gentilmente comentou “rapaz, eu nem acredito que estou aqui com vocês, ainda mais ao lado das placas de Cerquilho, saímos da ilha de avião até Recife e nos juntamos com outros atletas e viajamos até aqui de ônibus.” Com um público aproximado ent re 30 mi l p ess o as na Avenida Paulista, entre atletas e espectadores, o locutor oficial do evento ainda disse num potente

som preparado para a noite de Reveillon, depois de dizer o nome de várias cidades e estados, ali no momento comentou: “Olha Cerquilho-SP aí, aliás Cerquilho está todos os anos presente aqui com a gente na São Silvestre.” A equipe é muito motivada e tem atletas de juvenil até 64 anos, preparada e orientada pelo técnico na modalidade Eronildes dos Santos que vem dando resultados e alcançando índices na região. Criada pelo jornalista Cásper Líbero em 1925, este ano teve uma mudança no percurso, ao invés da largada e chegada na Avenida Paulista, a chegada foi no parque do Ibirapuera, em homenagem aos restos mortais do jornalista no próprio Obelisco (monumento no Ibirapuera). Sobre a forte chuva no começo e no fim da corrida, todos da equipe cumpriram seus objetivos na prova. O brasileiro melhor colocado e experiente, o bi campeão da maratona de Nova York Marilson Gomes chegou em 7º lugar. Como favorito, achou o novo percurso inseguro e rápido demais, quando se deu fé, já estava na descida da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, e não conseguiu alcançar os quenianos, ficando a vitória com o corredor da Etiópia. No feminino a vitória foi de uma queniana. A equipe agradece a divulgação dos veículos de comunicação, aos leitores que os admiram pela determinação, cada um dos seus patrocinadores, em especial a Prefeitura, através da Setul.

Escolinhas de Esportes vão abrir inscrições para novos alunos em Boituva

Inscrições estão abertas para mais de quinze modalidades esportivas

A

partir do próximo dia 16, estará aberto o período de inscrições para várias modalidades esportivas na Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura (Setec). Os interessados têm até o dia 17 de fevereiro para se inscreverem. Confira a lista completa de esportes: -Atletismo -Basquete

-Capoeira -Ciclismo -Damas -Futebol - Fu t s a l - m a s c u l i n o e feminino -Handebol -Ginástica artística -Judô -Natação -Taekwondo -Tênis

-Tênis de mesa -Vôlei - masculino e feminino -Vôlei de areia -Xadrez Na hora da inscrição, deve-se levar uma declaração escolar, duas fotos 3cm X 4cm e um atestado médico. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, os alunos não têm nenhum custo durante a prática esportiva, mesmo quando precisam competir em eventos de

outros municípios, representando Boituva. Aqueles que já praticam uma modalidade esportiva na cidade e deseja continuar, deve fazer sua rematrícula até o dia 13 de janeiro. A Setec fica na rua Rosa Bareto Freire nº 5, Jd. Oreana e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h30 e das 13h as 18 horas. Mais informações no (15) 3263-1143 ou (15) 3363-5950.

Jaqueta é campeão do campeonato de Veteranos em Laranjal Paulista

C

om realização e organização da SEJEL e Liga Laranjalense de Futebol apoio da Prefeitura municipal de Laranjal Paulista e cobertura total da WEB TV Dinesportes, aconteceu na quarta-feira (14/12)

a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Veteranos 2011entre as equipe do Jaqueta x Chacara Acácio no estádio municipal Acaccio Luvisotto. A equipe do Jaqueta venceu a Chácara por 2x1 sagrando-

se campeão da competição. A equipe da Chácara Acácio se portou bem em jogo e abriu o marcador logo aos 09’15 com um belo gol de falta marcado por Célio. O gol de empate do Jaqueta veio na cobrança de pênalti assinalado somente no segundo tempo por Almir aos 18’00. Com o gol de empate o Jaqueta já assegurava o título, pois teve a melhor campanha na competição. Para concretizar a vitória, Cesinha fez um golaço aos 36’00. Na premiação, a SEJEL e Prefeitura fizeram uma singela homenagem ao Sr. Acácio Renosto pela exemplo e dedicação ao esporte Laranjalense onde recebeu do secretario de esporte Almir e dos atletas Edson Bellotto do Jaqueta e Duilio Vieira (Veia) da Chácara uma placa. Sr. Acácio emocionado

agradeceu a homenagem e pediu a secretaria a possibilidade de estar realizando mais eventos como este na categoria acima de 50 anos já que o mesmo conta hoje com 66 anos. PREMIAÇÃO Artilheiro: Matogrosso da equipe do Chácara do Acácio com 8 gols recebeu troféu do secretário de esporte Almir. Goleiro: Paulo (Vermelho) também recebeu o troféu do secretário Vice campeão: Chácara Acácio - recebeu troféu Sr. Acácio das mãos do secretário Campeão: Jaqueta - recebeu o troféu Edson Bellotto do diretor de esporte Manoel (Mané) A TV dinesportes transmitiu o jogo ao vivo com narração de Eduardo Santana e comentários de Rodrigo Beker e Pascoal.

Futebol

Ipiranga ganha seu primeiro jogo em 2012

N

o último sábado dia 07 de janeiro o time do IPIRANGA de Cesário Lange voltou as suas atividades em campo, após algum tempo de recesso e logo no primeiro jogo venceu pelo placar de 08 a 02. Jogando no campo do Jardim Alvorada, o Ipiranga enfrentou o time da Ótica Santa Luzia No primeiro tempo o Ipiranga dominou o jogo, com uma boa saída de bola da defesa ao ataque e com toques rápidos o Ipiranga foi chegando fácil ao gol e logo foi buscando o placar a seu favor Com 3 gols de Juninho, 3 de Ricardo e 2 de Leandro fecharam o placar do primeiro tempo em oito à zero. Para o time da Ótica sobrava os contra ataque, mas não estava dando resultado. No segundo tempo a Ótica modificou alguns jogadores se

reforçando na defesa e no ataque e equilibrando o jogo, e com isso surgiu efeito, segurando o ataque do Ipiranga e conseguindo fazer 2 gols. Mas o jogo ficou nisso, terminando em 08 a 02 a favor do Ipiranga. Por Luciano Camargo

MorroVermelho inicia temporada 2012 com vitória

O

E.C. Morro Vermelho realizou seu primeiro amistoso da temporada 2012, no sábado, dia 7 de janeiro, enfrentando a equipe do A.A. Conchense de Conchas no estádio Silvio Bordignon no Morro Vermelho. O Morro Vermelho jogando em casa, conseguiu uma boa vitória por 4x2. No primeiro tempo o Morro Vermelho fez 1x0 com um belo chute cruzado de Paulinho. Julio Vicente fez o segundo gol tocando por cima, na saida do goleiro adversário, terminando 2x0 o primeiro tempo. Na

segunda etapa, após o Morro levar um gol, Sorriso chutou no angulo pra fazer 3x1. Djalma em jogada individual, chutou na saida do goleiro adversário fazendo o quarto gol. No final da partida, o Morro levou mais um gol, terminando a partida em 4x2. O Morro Vermelho entrou em campo com a seguinte escalação: Willian(Daniel), Bruninho , Pivetta, Sorriso (Ju Bigorna) e João Francisco, Zoinho (Geminho), Djalma, Daniel (Willian), Paulinho, Julio Vicente e Fernandinho. Por Reginaldo

Meninos doTietê volta atividades a todo vapor A escolinha de futebol do Centro de Treinamento ‘’Meninos de Tietê’’ / Comercial já está a todo vapor em 2012 com seus treinamentos realizados no campo do ginásio Acácio Ferraz às segundas e quartas Feiras das 17h30 às 21h30 com os jogos aos sábados e domingos. Neste sábado já tem um

amistoso pela frente recebe à partir das 8h30 no ginásio Acácio Ferraz a escolinha da prefeitura de Tatuí. Os interessados em fazer parte da escolinha de futebol do C.T. ‘’Meninos de Tietê’’ / Comercial é só comparecer aos treinamentos às segundas e quartas feiras.

Escolinha do Cruzeiro retorna as atividades Na última terça-feira a escolinha de Futebol do Cruzeiro retornou as suas atividades normais no estádio Alfredo Melaré ( COHAB) em dois horários: Terças e quintas das 08:00 ás 10:00hs e das 14:30 às 16:30 hs, aos sábados das 08:00 ás 12:00 hs.

Atletas que desejam participar da escolinha, nascidos de 2006 a 1996 O Cruzeiro possui transporte próprio onde busca e leva na residência. Maiores informações: Fones: (15) 9706-0892 (dia) ou (15) 3282-4693 (noite).


Opinião 09

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 15 DE JANEIRO DE 2012

Motivação

Luiz Almeida Marins Filho

Pelo que brilham os seus olhos? Um dos melhores recrutadores de pessoas que conheci me dizia que o que ele mais observava era o brilho nos olhos dos candidatos no momento das entrevistas. O currículo era um mero desempatador, dizia ele. O que me fazia acreditar numa pessoa era o brilho de seus olhos. Ele me contava que enquanto conversava com o candidato sobre vários assuntos, ficava observando o brilho dos olhos. Há pessoas que os olhos só brilham quando se fala em salário, comentava ele. Há outras que não brilham para tema algum estão ali apenas em busca de um emprego. Há outras, porém, que os olhos brilham quando lhes é apresentado um desafio, uma dificuldade a ser transpos-

ta, uma nova oportunidade de aprendizagem. “Esses eram os meus escolhidos”, dizia ele. “E nunca errei”, completava com orgulho. As empresas de hoje precisam de pessoas que queiram aprender, fazer, criar, inovar, se desafiar. Pessoas que façam parte da solução e não do problema. Pessoas que se comprometam, façam tudo com atenção aos detalhes e que terminam o que começam. Enfim, pessoas motivadas para a ação. Muitos me dirão que isso é “papo de patrão” e que o empregado é explorado pela empresa e que não tem que se comprometer com nada além do que lhe rende seu mísero salário. Para esses, minha resposta é: vivam assim,

ajam assim, pensem assim e verão o sucesso pessoal e profissional que terão e o quão felizes serão como pessoas. O ser humano tem que sentir orgulho de seu trabalho, de sua participação, daquilo que faz. Esse é um componente fundamental de sua felicidade pessoal e profissional. E o sucesso profissional o fará uma pessoa mais equilibrada e capaz de lutar pelo seu bem estar familiar, pessoal, espiritual, psicológico. Para isso, é claro que as empresas devem propiciar um ambiente favorável de trabalho em todos os sentidos, mas cabe a cada um de nós construir esse ambiente, fazê-lo acontecer com harmonia e dedicação em benefício dos clientes, das pessoas que compram

Refletindo

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Caminhos de ano novo

Viver os tempos novos com renovada esperança é o que nos anima no início deste Ano Novo. A espiritualidade cristã nos conduz a esperar cima a de toda esperança (Pe. Zezinho). Esperança não é um atestado de tempos ruins, situações difíceis ou necessidades de mudança. É um pouco mais. Nos tempos mais difíceis, quando se chegava a passagem de ano, ouvíamos: “No ano que vem vai ser melhor”. Não chegamos ainda à perfeição, por isso ainda podemos ter esperanças de coisas melhores. Queremos, contudo, aprofundar mais o conhecimento desta virtude. A esperança é uma virtude teologal dada por Deus. Ela é uma virtude positiva que nos estimula a olhar mais longe e ver a meta para qual conduzimos nossa vida. A esperança é um modo de vida, não a busca de outro modo de vida. A Carta aos Hebreus diz que “fé é um modo de possuir

nossos produtos e utilizam nossos serviços e de nossos colegas de trabalho. Pessoas que lutam nessa direção têm seus olhos brilhando o tempo todo. Não se entregam, se desafiam todos os dias a humanizar cada vez mais o seu trabalho e a dignificá-lo com a busca da excelência. Passam do plano do choro ao plano da ação. Agem em direção ao equilíbrio pessoal e profissional, fazem mais do que os outros esperam; andam o quilômetro extra e por isso vencem e são mais felizes. E você? Pelo que brilham os seus olhos? Pense nisso. Sucesso!

o que se espera, um meio de conhecer as realidades que não se vêem” (Hb 11,1). Esperança é ter já conquistado, mas ainda não apossado. Ela nos ensina a ter, mas não agora. Viver na esperança é um modo que conduz à alegria. Não nos deixa no desconhecimento de nosso futuro, mas na certeza que as promessas de Deus vão se cumprir. A prova que se cumprirão é que Deus já cumpriu tantas promessas e realizou tantos prodígios em nosso favor. O receio que podemos ter é de não conseguir corresponder a tão maravilhoso dom que Deus faz de si mesmo em nossa vida e será eterno, quando vivermos sua vida na glória. Deus realiza grandiosa atração sobre nós para, com Seu Filho, nos encerrar em Seu coração, isto é, na comunhão de Seu amor. A esperança dá sentido à nossa fé e nossa caridade no momento em que vivemos. Esperança se constrói

Não vivemos de idéias e muito menos de palavras. Temos nossa vida em nossas mãos e ela se realiza na medida em que a colocamos em ação. A vida é um milagre, mas não podemos viver pensando resolver nossos problemas através de milagres. O milagre não é para assumir nosso lugar, mas para nos convocar a assumir a parte da vida que nos compete. A busca do milagre tem mais de egoísmo que de entrega de vida a Deus. Jesus não pediu milagres para Si, mas os fazia pelos outros. O que pediu foi que o Pai o libertasse do sofrimento da morte, mas que não se fizesse a sua, mas a vontade do Pai (Lc 22,42). Construímos a Esperança quando colocamos uma destinação futura às nossas atividades. Saímos de nós mesmos e procuramos o sentido em Deus que assume nossa vida. Construir a esperança é ver onde fundeamos nosso barco. Onde lançamos

Nova visão

nossas âncoras. Jesus nos diz de colocar nossas preocupações em Deus. Pensar no dia de hoje. O dia de amanhã se preocupará consigo mesmo (Mt 6,34). Não nos fecha no momento presente, mas coloca nossa segurança em Deus hoje para que amanhã o dia tenha sua plenitude. No Natal os Anjos desejaram a Paz cantando “glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que Ele ama” (Lc ,14). Viver a paz é viver todos os bens. A atitude dos pastores foi ir buscar o que os Anjos anunciaram. O fruto da esperança de Maria é a contemplação de tudo o que estava acontecendo. É uma atitude de abertura ao mistério de Deus presente em nossa vida. A esperança dos Magos busca o Menino e abrem seus tesouros. A generosidade do amor que sai de si para ofertar. Sem oferta não sabemos retribuir o que Deus nos oferece em seu Filho.

Rui Ramos Terra

Pressão Alta: Saiba como se cuidar Semana passada, fui ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde passei por um completo “Check-Up” coronariano. Por trata-se de um grande hospital de altíssima complexidade científica, como formador de opiniões e homem de imprensa, eu trouxe alguns bons conselhos aos quais passo para vocês leitores. A pressão alta é a única doença que mata o paciente silenciosamente. Assim convido a você para saber o que é hipertensão. Leia com interesse. Hipertensão: é uma doença democrática que acomete crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais, raças e condições financeiras. Popularmente conhecida como “Pressão Alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo humano. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade

de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com as atividades físicas, agitação, estresse, susto, ner vosismo. Considera-se hipertensa a pessoa que medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmhg x 90 mmhg). Os hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos. SINTOMAS: Hip er tensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. A lgumas p ess o as, p orém apresentar sintomas, porém, podem apresentar sintomas

como dor de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta. TRATAMENTO: O objetivo do tratamento deve não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8 (120 mmHg x 80 mmHg). Nos casos de hipertensão leve, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e ennvolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o stresse, o peso, levando uma vida saudável, enfim. Como existe nítida relação entre pressão alta e aumento de peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão. RECOMENDAÇÕES: • Não pense que basta tomar os remédios para resolver seus problemas de pressão arterial elevada. Você precisa também promover mudanças no seu estilo de vida.

• Coma sal com moderação. Ele é um mineral importante para o organismo e não deve ser eliminado da dieta dos hipertensos. Esqueça, porém do saleiro depois do alimento ser vido e evite alimentos processados que, em geral, contem muito sal. Os da raça negra, com mais de 65 anos de idade, precisam evitar o sal e também, os portadores e diabetes. • Não fume, faça atividades físicas e não interrompa o uso de medicação, nem diminua a dosagem por sua conta. Siga rigorosamente as indicações de seu médico e tome os remédios nos horários prescritos. Meça a pressão arterial com regularidade e anote os valores para seus médico poder avaliar a eficácia do tratamento. Viva e deixe os outros viverem. Não seja teimosão, se fazendo de durão que a pressão lhe derruba, com um Infarto do Miocárdio, AVC que poderá causar deficiências.

Fala Padre Geraldo de Camargo Barros Ninguém foge do habitual quando o sol anuncia a todos um novo dia, uma visitinha ao banheiro, um cafezinho feito na hora, se houver disposição para a caminhada, usamos uma roupa leve, predispostos a um passeio procuramos uma vestimenta de nosso gosto e um bom perfume se torna necessário, aprendi esse asseio com a minha querida mãe, ela era amiga íntima da “Coty”, bem!, hoje estou cheio de assuntos e em pouco tempo depois de analisar um por um, o melhor irá para o computador e você o verá nas páginas do “ALIANÇA”... O “l808” é sem dúvida uma “enciclopédia”, que relata a vida dos reis de Portugal por ocasião da invasão napoleônica e o senhor Laurentino Gomes soube questionar as posições históricas e diz que a nossa pátria mãe estava sob o comando de D. João VI, dona Maria I sua mãe, não estava apta para exercer suas funções, tinha problemas mentais, o regente nesse tempo estava separado de Carlota Joaquina e seus nove filhos, ela vivia no castelo Queluz enquanto ele residia numa abadia em Mafra, junto de frades e monges, Portugal daquele tempo estava sob o sombrio de suas majestosas igrejas e conventos seculares, bibliotecas, escolas renomadas, ainda cheirava o passado das grandes conquistas pela Escola Naval do Infante D. Henrique e os resultados positivos das façanhas de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o clero era dominante e a “santa inquisição” dava seus ares de suas condenações bestiais e tão satânicas... Como rei, deveria esse “ilustre” ficar a frente de seu país e não arredar pé de Portugal, as milícias comandadas por Junot estavam combalidas e tomaram a cidade de Lisboa sem dar um tiro sequer, no entanto, além de surrupiar todos os cofres e seus tesouros, quadros, tapetes, peças de ouro e prata das igrejas, ele não deu a mínima importância pelos seus conterrâneos, fugiu para o Brasil trazendo consigo uma população de dez a quinze mil pessoas e aqui aconteceu o maior dos espalhafatos, moradores tinham que dar lugar à fidalguia, foi um embaraçoso tempo quando ainda começávamos a dar os nossos primeiros passos, tratando-se de uma elite, o que havia de verdade era um grande respeito, de colônia passou a reinado e houve uma transformação, digamos “da água para o vinho”, os procedimentos de

D. João VI eram corretos, apenas para exemplificar: a abertura de nossos portos a todos países e a movimentação das finanças através do Banco do Brasil, haviam outros investimentos tão importantes, mas no decorrer dos assentamentos de nossos historiadores, verificam eles o mal hábito do português em não pagar seus compromissos, um deles estava muito ligado aos imóveis ocupados e muitas maracutaias acontecendo, vergonha nacional diria Boris Casoy ... São relatos antigos e dentro deles eu posso farejar o excêntrico das coisas, não permito botá-los usando apenas uma leitura, além disso, tenho que equiparar as conclusões e somente depois darei o meu “laudo pericial”, as nossas massas precisam saber das verdades e não ficarem embutidas dentro de tantas mentiras, é claro que D. João VI multiplicou os seus anseios pela nova terra, foi um ser determinado para fazer desse Brasil, algo considerável entre as nações e o fez com grande júbilo, não é só maldizê-lo, assim quando me refiro aos maus políticos, devo contrariar as minhas maledicências, há gente boa no meio, são poucas mas elas existem, eu sou apenas narrador que ao longo do tempo vem explorando o saudoso mundo que se foi, dele só resta o sentimental e apenas um pedacinho de chão onde nasci, seria interessante que os meus conterrâneos tomassem conhecimento de todos os meus feitos, foram doze anos de caminhar por todos esses cantinhos, ver e sentir o dia a dia passar à minha frente, nenhum deles foi igual, são inúmeras crônicas distribuídas com o máximo de informações, muitas eu as vivi e outras tantas foram contadas por pessoas idôneas... Não há possibilidade de um mundo se afastar de qualquer um de nós, os registros acodem esse nosso imaginário, não há rudeza quando se propõe afixar detalhes que nos auxiliarão em nossos trabalhos, em prol de um informativo sadio, real, consciencioso, o “querer saber” admite de braços abertos fatos e todo esse esboçar, só assim as nossas narrativas terão o seu brilho garantido, você poderá se alimentar delas e o velho ditado vem à tona dos acontecimentos, “um homem bem informado vale por dois”, portanto, entre com o pé direito nesse emaranhado mundo, seja um homem esclarecido e altamente evoluído e tenho dito.

DECRETO Nº. 2523/2012 De 05 de Janeiro de 2012 DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO USO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, e especialmente nos termos do art. 96, inciso II da Lei Municipal nº. 769, de 22 de dezembro de 1993 e, Considerando que a Nota fiscal Eletrônica foi regulamentada no âmbito do Município de Cesário Lange, conforme Decreto Municipal nº. 2452, de 01 de junho de 2011; DECRETA: Art. 1º. Torna obrigatório, a partir de 1º de Fevereiro do corrente ano, o uso da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços- NF-e para as atividades de prestação de serviços no Município de Cesário Lange, nos termos do que dispõe o artigo 3º, Seção III, do Decreto nº. 2452/2011. Art. 2º. Conforme disposto art. 9º, inciso II do Decreto nº. 2452/2011, as Notas Fiscais convencionais deverão ser inutilizadas pela Divisão de Fiscalização Tributária, por solicitação do contribuinte. Art. 3º. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Cesário Lange, 05 de janeiro de 2012. RAMIRO DE CAMPOS Prefeito Municipal Registrado em Livros próprios da Secretaria e publicado mediante afixação no quadro de publicações instalado no átrio desta Prefeitura Municipal, na data supra. ANDRÉIA CRISTINA PAIS LEITE Resp/Exp/ Secretaria



Jornal Aliança - Edição 467