Issuu on Google+


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132 - e-mail: contato@jornalalianca.com.br

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: atendimento@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

04 DE DEZEMBRO DE 2011 opiniao@jornalalianca.com.br

Jaqueline Miranda e Dênis Ribeiro

ASSINATURAS E PUBLICIDADE - e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Adilson Ap. da Silva

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

FOTOLITOS

Editorial

Eu os amei o suficiente Meus filhos, um dia, quando vocês forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de lhes dizer: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão. Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia. Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram da mercearia e os fazer dizer ao dono: Nós roubamos isto ontem e queríamos pagar. Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês por uma hora, enquanto limpavam o seu quarto; tarefa que eu teria realizado em quinze minutos. Eu os amei o suficiente para os deixar ver, além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos. Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as consequências eram tão duras que me partiam o coração. Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso. Essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente... Venci... porque no final vocês venceram também! E, qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: Sim... nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo. As outras crianças comiam doces no café da manhã e nós tínhamos de comer pão, queijo, leite. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos de comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Ela nos obrigava a jantar à mesa, bem diferente das outras

mães, que deixavam os filhos comer vendo televisão. Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia que lhe disséssemos quando íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos. Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil. Nós tínhamos de lavar a louça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o pó do chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer. Ela insistia sempre conosco para lhe dizer a verdade, e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata. Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos. Tinham de subir, bater na porta para ela os conhecer. Enquanto todos podiam sair à noite com doze, treze anos, nós tivemos de esperar pelos dezesseis. Nossos amigos dirigiam o carro dos pais, mesmo sem ter habilitação, mas nós tivemos que esperar os dezoito anos para aprender, como pede a lei. Por causa da nossa mãe, nós perdemos muitas experiências da adolescência. Nenhum de nós esteve envolvido em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa dela. Agora já saímos de casa. Somos adultos, honestos e educados, e estamos fazendo o possível para ser, também, “pais maus”, tal como a nossa mãe. Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: não há suficientes mães más como a nossa mãe o foi...

Rapidinhas Sujeirada...

Há algum tempo Cesário Lange tem sido alvo de vândalos, em atos que são expressos em diversas pichações. A cada dia que passa se vê um novo escrito ou ainda desenhos macabros e pornográficos. Isso é uma verdadeira vergonha para nossa cidade, que era sinônimo de beleza e conservação. O pior de tudo é saber que as pessoas quase não denunciam essa prática. Vandalismo também é crime e deve ser denunciado, não deixe que esses criminosos fiquem impunes. Denuncie!

Esta por vir

Através dos esforços do Prefeito Ramiro de Campos o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) anunciou em reunião com autoridades de Cesário Lange que já prevista a obra de pavimentação e alargamento de duas pontes na SP 141 no sentido Cesário Lange/Tatuí. A data inicial anunciada é 2014, mas na sexta-feira 25/11 outro pedido foi protocolado pelo Prefeito ao Governador do Estado para que essa obra seja realizada o quanto antes e se possível já no ano que vem.

Prevenção

A população de Cesário Lange precisa ficar atenta, pois, há alguns dias á delegacia da cidade de Cesário Lange vem registrando vários boletins de ocorrência (B.O.) onde se relatam pequenos furtos Prevenção ainda é a melhor forma para evitar que esse tipo de situação não aconteça, não existem “fórmulas” que garantam 100% de segurança, mas seguir orientações sobre como se prevenir e agir em situações de perigo é sempre uma boa ideia. ...

Querem 100%

Estudantes do Ensino Superior que precisam viajar todos os dias para as Faculdades de Sorocaba enviaram essa semana um abaixo-assinado à Câmara Municipal requerendo uma ajuda maior da Prefeitura no pagamento do transporte. Atualmente a Prefeitura paga 50% da mensalidade do transporte para cada aluno, mas eles ainda não estão contentes, pois cidades vizinhas como Boituva, Cerquilho e Tatuí pagam até 100% do transporte para os estudantes.

Alarmante

Devemos lembrar que um dos motivos pelo qual o Prefeito pede agilidade nas obras é quantidade de acidentes que acontecem na SP 141, principalmente na “Ponte estreita”, devido suas condições e falta de estrutura. Todos esperam que o pedido do Prefeito seja atendido, pois há anos que se pede uma reforma definitiva e que ofereça segurança aos motoristas, no local, mas até agora só foram feitas “maquiagens” para tentar (sem sucesso) disfarçar o problema existente.

Corre-corre

O quadro político já está quase definido para as eleições municipais de 2012 em Cesário Lange. Agora só falta os partidos começarem a montar as peças do quebra-cabeças e verificar o que poderá ocorrer nas coligações partidárias. Candidatos que nas eleições passadas foram advesários políticos este ano poderão estar unidas. Enquanto outras que eram unidas provalmente se confrontarão nas urnas em 2012. Em Cesário Lange há uma hipótese de termos três ou mais candidatos ao Executivo.

Por Diléa Silva

Fez bonito

As crianças que participaram das cerimônias de encerramento do ano letivo da segunda fase da pré-escola, fizeram bonito em su as apres ent açõ es e deramum verdadeiro exemplo de cidadania. Nosso Hino Municipal ainda não conta com um ano de lançamento, mas já está sendo cantado com impressionante dedicação por nossas crianças. Tanto no Torninos, quanto na AMDAFAP e na Fazenda Velha, alunos de até seis anos de idade, cantaram o nosso hino do começo ao fim.

Clima de Natal

O clima de Natal já está invadindo Cesário Lange. Além das lojas que já exibem sua decoração natalina, as ruas de nossa cidade estão sendo enfeitadas. Árvores de Natal, luzes, estrelas, faixas, presépios e até a casa do Papai Noel fazem parte da paisagem natalina da Praça da Matriz. Temos que dar os parabéns a atual administração, pois nessas datas festivas a cidade de Cesário Lange com certeza, esta entre uma das mais bonitas cidades da região.

Mudanças

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, uma carinha bonita, já não será suficiente para a conquista de um cargo eletivo: o eleitor nas próximas “Eleições Municipais” aprenderá a olhar com mais atenção para o “Partido Político” e o “Programa de Governo” que há por trás daquele candidato simpático que frequentemente encontramos pelas ruas da cidade ouvimos nas rádios ou vemos pela televisão. Parece que novos tempos virão por aí. Tudo que precisamos é da conscientização dos eleitores.

Exemplo

Os alunos da educação infantil foram exemplo de cidadania a muitos adultos que acompanharam o evento de encerramento do ano letivo. Somente os professores e uma ou outra autoridade acompanharam o Hino Municipal com conhecimento da letra como o que as crianças de seis anos de idade apresentaram no evento dos últimos dias. Parabéns aos professores da Rede Municipal de Ensino, pois transpareceu nos alunos a dedicação com o qual foram ensinados.

Falta grave

Infelizmente alguns ciclistas de Cesário Lange ainda não têm consciência, alguns deles andam pelas ruas pela contramão e isso tem deixado muitos cidadãos preocupados com a segurança. Só falta mesmo o Diretor do Departamento de Trânsito se sensibilizar e intensificar a fiscalização nas ruas, ou que dentro das possibilidades faça uma conscientização dos ciclistas, pois diversos acidentes graves já foram registrados devido a imprudência desses ciclistas abusados.

Solidariedade

Infelizmente é uma cena muito comum nos depararmos com andarilhos e mendigos caminhando pelas ruas de nossa cidade ou ainda dormindo em prédios que poderiam até serem pontos turísticos de nossa cidade. Nesta hora todos se perguntam: Onde está a Cáritas de Cesário Lange? Sabemos que o prédio continua lá e está servindo para diversas atividades, mas a atividade para a qual a Casa foi criada e as ações da instituição? Está ninguém sabe por quem são feitas, ou se são feitas.


Cidade 03

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Segurança

Saúde

Polícia Militar em ação

Caso de embriaguez ao volante Lei SMS para acaba em prisão em Ces. Lange PMeBombeiros entraemvigor

Caso de embriaguez ao volante acaba em prisão em Ces. Lange A Polícia Militar de Cesário Lange, além de realizar com sucesso seu trabalho de prevenção de na questão da segurança da população, também vem trabalhando intensamente para garantir a segurança dos motoristas e pedestres fazendo valer as regras da Lei Seca em nosso município. Além de contar com pessoal capacitado, a Polícia

Educação

Militar ainda conta com aparelhos como Etilômetro (bafômetro), utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue, o qual é usado na realização das blitz pela cidade, já que se sabe que a causa da grande maioria dos acidentes de trânsito é sem dúvida a embriaguez. Na tarde de sábado, 26, um motorista que trafegava visivelmente embriagado pelas ruas da cidade foi abordado, após denúncia anônima, realizou o teste

do bafômetro e acabou preso, com o resultado de 0,85 mg de álcool por litro de ar alveolar. Aliás, o indivíduo não foi preso só pela embriaguez ao volante, mas também por desacato a autoridade policial, resistência e lesão corporal, também contra os policiais. L.A.J. (41 anos), já possuía passagem pela Polícia pelo Art. 121 do Código Penal e foi levado a Delegacia Municipal onde permanece à disposição da justiça. Seu veículo

encontra-se apreendido. O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro diz que dirigir embriagado é infração gravíssima e gera multa de R$ 957,69 reais e suspensão do direito de dirigir. O artigo fala que dirigir sob efeito de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica acarreta também a perda de 7 pontos na carteira. A medida administrativa para esse tipo de infração é a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e reconhecimento do documento de habilitação. O artigo 277 do Código diz que todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de haver excedido os limites previstos de seis decigramas de álcool por litros de sangue, será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia, ou outro exame que por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN que permitam certificar o seu estado. Álcool e direção não combinam e podem causar danos à saúde, e até a morte. Agora quem for confirmado em estado de embriaguez vai pagar por arriscar a própria vida e a de outras pessoas.

Rede de Ensino participa de palestra no Centro de Capacitação

Evento realizado encerrou ano letivo com chave de ouro

Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, a Rede Municipal de Ensino de Cesário Lange foi contemplada com duas belas apresentações no Centro de Capacitação José Trevisan. A abertura do evento contou com a 1ª apresentação do coral dos funcionários da Lange Cosméticos, sob a eficiente regência da professora Maria Inês Saldanha Vieira, que há três meses vem realizando esse trabalho junto à Lange Cosméticos, em duas horas semanais, após o término da jornada de trabalho dos funcionários dessa conceituada empresa. A apresentação contou

com um belíssimo repertório que encantou a todos os presentes. Em seguida, em parceria com o COC NAME, a Prefeitura Municipal de Cesário Lange trouxe o palestrante Jamar Monteiro, que num clima bastante descontraído, provocou muita reflexão e emoção nos participantes, com o tema Relações Interpessoais (A construção da felicidade no cotidiano familiar e escolar). Foi um evento que vem fechar com chave de ouro o trabalho pedagógico realizado durante todo o ano letivo. Fonte e foto: Secretaria Municipal de Educação de Cesário Lange.

A partir de 1º de dezembro, os usuários de telefone celular do Estado de São Paulo poderão enviar gratuitamente mensagem de texto (SMS) – mais conhecida como torpedo – para serviços de emergência da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros (193) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O projeto piloto será feito pela Polícia Militar de São Paulo em conjunto com as prestadoras de telefonia móvel e beneficiará principalmente as pessoas com deficiência auditiva e da fala (PcD), que numa situação de emergência poderão enviar mensagens de textos para solicitar socorro. Visando a efetividade e a qualidade do atendimento, a Polícia Militar de SP determinou que é necessário que o usuário que deseja usar o serviço faça um précadastro em associações de pessoas com deficiência auditiva ou da fala, ou ainda por meio da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. As orientações também estão no site da Polícia Militar do Estado de São Paulo – www.policiamilitar. sp.gov.br, que disponibilizará um vídeo gravado na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A instituição distribuirá ainda uma cartilha, em Libras e texto, para o público com deficiência auditiva e da fala, com detalhes sobre a utilização do novo serviço. O usuário deve cadastrar todas as linhas de telefone móvel que tiver em seu nome. Mesmo cadastrado, se o usuário adquirir um novo acesso, cancelar ou transferir o acesso antigo ou alterar os dados pessoais (endereço, número de telefone etc), deverá providenciar a atualização do cadastro no site da Polícia Militar. O serviço poderá ser estendido para outros Estados do País. Para isso, os órgãos de cada estado responsáveis pelos serviços de emergência devem comunicar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – www. anatel.gov.br – sua intenção de colocar esse serviço à disposição da população e adaptar seus sistemas e processos. A implantação desse serviço, no entanto, depende de estudos de viabilidade técnica e da existência de infraestrutura adequada no prestador de serviços de emergência. A regulamentação do serviço foi estabelecida pela Anatel por meio da Resolução 564, publicada em abril deste ano, que alterou o Regulamento do Serviço Móvel

Pessoal, aprovado pela Resolução nº 477/2007. A operacionalização do serviço é coordenada pela Anatel, com participação da Polícia Militar do Estado e das operadoras de telefonia móvel. Pelo projeto, o usuário mandará uma mensagem de texto para a Polícia Militar de São Paulo, comunicando, por exemplo, que foi roubado e o endereço em que se encontra. A operadora en-caminhará o SMS à Polícia Militar que responderá ao usuário, também por meio de SMS, que a solicitação foi recebida, pedindo a ele que aguarde orientação. Confirmada a localização, pela PM do Estado paulista, da pessoa que está pedindo socorro, o atendimento é finalizado com a informação de que o auxílio está a caminho. Os dados de localização são importantes, pois permitem que os prestadores de serviços públicos de emergência possam encaminhar o pedido de ajuda para a unidade de apoio mais próxima. Esse mesmo processo se aplica às solicitações de socorro nos casos de incêndio, risco de vida e acidente de trânsito, dentre outros. Caso ocorra algum problema no envio da mensagem ao serviço de emergência, a operadora informará ao usuário, também por SMS, que houve falha na comunicação. É importante observar que caso o usuário não receba uma resposta à sua mensagem em até três minutos, deve tentar novamente o envio do SMS e procurar alternativa de socorro. Para maior qualidade e agilidade na prestação desse serviço o usuário deverá informar seu nome, onde está e o que está acontecendo. O usuário que estiver fora do Estado, ao enviar SMS para serviços públicos de emergência, receberá uma mensagem informando que o serviço não está disponível naquela localidade, até que aquela localidade também implemente o serviço. Quem for de outro Estado e estiver em roaming em São Paulo também poderá enviar mensagem aos serviços de emergência, enviando SMS para 190 ou 193. Esse serviço não estará disponível para os visitantes de outro país que estejam no Estado de São Paulo. A Polícia Militar esclarece que, além do envio de meio do SMS para os códigos de emergência 190/193, que beneficia principalmente pessoas com deficiência auditiva e da fala (PcD), continua operando normalmente o serviço de voz aos demais usuários.


04 Cidade

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Lazer

Educação

2ª Etapa da pré-escola encerra seu ano letivo com grande evento

Comissões já EMEIS realizaram grandes preparam o espetáculos com seus alunos Carnaval 2012 Ainda nem terminamos o ano de 2011, mas as Comissões já estão trabalhando a todo vapor para garantir que o Carnaval de 2012 seja um sucesso, tanto em Cesário Lange como em cidades da região. Em nossa cidade uma diretoria já foi formada e promete agitar no próximo ano o carnaval de rua de Cesário Lange, inclusive com o lançamento da Escola de Samba “Acadêmicos do Passa Três”. Já em Porangaba as escolas já começaram a esquentar os tamborins em eventos preparatórios. No sábado, 26 de novembro o Presidente da Escola de Samba, Acadêmicos do Passa Três de Cesário Lange, Marcos Vinicius, esteve prestigiando a festa de lançamento do Samba

Enredo da nova Escola de Samba de Porangaba a “Acadêmicos da Bela Vista”, que em 2012 entra na Avenida com o tema “Maestro Pingo, uma trajetória de Sucesso!”. O evento contou com apresentação do Grupo Audácia e ainda com a presença Dino’s “Show de Mulatas”, show com Grupo de Axé Scorpions, passistas e madrinhas de baterias de escolas de Samba da cidade de São Paulo. Na oportunidade, o Presidente Marcos Vinicius deixou o seu apoio à nova escola de samba de Porangaba que foi fundada no dia 29 de maio desse ano. Para o carnaval de 2012 a cidades de Cesário Lange e Porangaba terão muitas novidades. Aguardem!!!

As Escolas Municipais de Ensino Infantil de Cesário Lange realizaram nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, três cerimônias belíssimas para marcar o encerramento da 2ª Etapa da pré-escola. Na terça-feira (29) o evento da EMEI “Vicente Honorato Santana” lotou o Salão de Festas de professores, coordenadores, pais e familiares dos formados que assistiram a belíssimas apresentações. Já na quarta-feira as EMEIS

“Maria de Lourdes Lobo”, “Maria de Fátima S. P. Mota” e “Prof. Hero de Sá Mendes” se reuniram no Centro de Capacitação “José Trevisan” que também ficou lotado de pais e familiares. Também estiveram presentes diversas autoridades assim como o Prefeito Ramiro de Campos, o vice-prefeito Ronaldo Pais de Camargo, a Secretária de Educação Márcia Campos Trevisan, o Presidente da Câmara Aloísio Carlos de Sá e do vereador Roque Manes, além de professores e funcionários do departamento de

Educação. O evento apresentado pelo locutor J. Junior teve inicio já com grandes emoções. Os alunos participantes deram um show na execução do Hino Municipal de Cesário Lange cantando em alto e bom som o refrão, e emocionando os presentes. Em seguida apresentações de dança, teatro e coral mostraram do que nossas crianças são capazes encantando a todos com sua simpatia. Já na quinta-feira a EMEI “Iracema Paes Rodrigues” realizou

seu encerramento na quadra da Escola Dep. Orlando Iazzetti na Fazenda Velha, também contando com apresentações de quase sessenta alunos com idade até seis anos de idade. Todas as escolas de Educação Infantil de Cesário Lange mostraram um grande espetáculo, preparado com carinho tanto para seus alunos quanto para os pais que lhe confiaram seus filhos durante todo esse ano letivo. Por Diléa Silva

Na foto: Marcos Vinicius Presidente da Escola de Samba Academicos do Passa Três ao lado da Sr. Terezinha Nogueira Presidente da Escola de Samba Academicos de Bela Vista

EDITAL DE PROCLAMAS Liv., D-5, Fls. 188v termo N.º 3.221. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. CLAUDIO DE MOURA e ELIZA ZACARIAS DOS SANTOS ARAÚJO. Ele, brasileiro, porteiro, solteiro, com 28 (vinte e oito) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos vinte e três de dezembro de mil novecentos e ointenta e dois (23/12/1982), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Lázaro Antunes de Miranda, 465 - Residencial Dom Lázaro; filho de MANOEL DE MOURA e MARIA DORCILA DE MOURA. Ela, brasileira, professora, solteira, com 30 (trinta) anos de idade, natual de Tatuí SP, nascida no dia cinco de janeiro de mil novecentos e ointenta e um (05/01/1981), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Tiradentes, 1400 Jd. Paraíso; filha de JOÃO BATISTA DE ARAÚJO e MIRIM ZACARIAS DOS SANTOS ARAÚJO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afizado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 29 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Liv., D-5, Fls. 188v termo N.º 3.222. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. WILLIAN LAERTE GOMES PEREIRA e JOCELIA FERREIRA. Ele, brasileiro, desempregado, solteiro, com 22 (vinte e dois) anos de idade, natural de Sorocaba SP, nascido aos oito de maio de mil novecentos e ointenta e nove (08/05/1989), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Benedito Honorato Santana, 42 - Bairro Torninos; filho de BENEDITO PEREIRA e MERCEDES DONIZETE GOMES PEREIRA. Ela, brasileira, desempregada, solteira, com 29 (vinte e nove) anos de idade, natural de Sorocaba SP, nascida no dia catorze de agosto de mil novecentos e ointenta e dois (14/08/1982), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Benedito Honorato Santana, 42 - Bairro Torninos; filha de MARIO FERREIRA e IRANDI THOMAZ FERREIRA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afizado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 30 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Liv., D-5, Fls. 188 termo N.º 3.220. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. LUIZ RICARDO DE OLIVEIRA e MARCELA RIBEIRO DE ALMEIDA. Ele, brasileiro, ceramista, solteiro, com 26 (vinte e seis) anos de idade natural de Guareí SP, nascido aos Onze de Julho de mil novecentos e ointenta e cinco (11/07/1985), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Ana Rosa Leite, nº 39 - Jd. das Flores; filho de ANTONIO DE OLIVEIRA JUNIOR e MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA. Ela, brasileira, operadora de caixa, solteira, com 20 (vinte) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascido no dia vinte e quatro de Maio de Mil novecentos e noventa e um (24/05/1991), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Ana Rosa Leite, nº 39 - Jd. das Flores; filha de JAIME LUCIANO DE ALMEIDA FILHO e VERA LÚCIA RIBEIRO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afizado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 25 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Pesquisa

Os 50 nomes mais utilizados no Brasil

Pesquisa apurou que Maria e José são os mais populares

A proScore, Bureau de Informação e Análise de Crédito, realizou um levantamento junto ao seu banco de dados o qual possui aproximadamente 165 milhões de CPF´s capturados em todo o Brasil e apurou os 50 nomes mais utilizados no País. Maria e José, confirmando a intuição geral, estão no topo da lista. O nome Maria é usado por mais de 13 milhões pessoas, enquanto José, o segundocolocado, tem mais de 8 milhões de pessoas utilizando. Logo depois, com números bem menores, está Antônio com cerca de 3,500 milhões de nomes ao longo do território. Na sequência João e Francisco, com 3 milhões e 2 milhões, respectivamente.

Outro dado curioso do levantamento é o nome Luiz com “z”, que é 3 vezes mais usado que Luís com “s”. Luiz ultrapassa os 1,5 milhões de adeptos, enquanto Luís não chega nem a 500 mil. Abaixo, segue a lista completa do levantamento. 1. MARIA - 13.356.965 2.J OSE - 7.781.515 3. ANTONIO - 3.550.752 4. JOAO - 2.988.744 5. FRANCISCO - 2.242.146 6. ANA - 1.996.377 7. LUIZ - 1.541.895 8. PAULO - 1.416.768 9. CARLOS - 1.384.201 10. MANOEL - 1.334.182 11. PEDRO - 995.254

12. FRANCISCA - 853.590 13. MARCOS - 823.738 14. RAIMUNDO - 821.242 15. SEBASTIAO - 798.627 16. ANTONIA - 672.400 17. MARCELO - 628.138 18. JORGE - 587.670 19. MARCIA - 557.347 20. GERALDO - 530.050 21. ADRIANA - 529.778 22. SANDRA - 497.971 23. LUIS - 492.208 24. FERNANDO - 489.142 25. FABIO - 481.790 26. ROBERTO - 480.695 27. MARCIO - 471.906 28. EDSON - 467.806 29. ANDRE - 465.484 30. SERGIO - 462.397 31. JOSEFA - 453.636

32. PATRICIA - 446.001 33. DANIEL - 439.826 34. RODRIGO - 438.083 35. RAFAEL - 432.356 36. JOAQUIM - 431.594 37. VERA - 430.683 38. RICARDO - 423.616 39. EDUARDO - 417.277 40. TEREZINHA - 409.120 41. SONIA - 403.702 42. ALEXANDRE - 403.114 43.RITA - 396.901 44.LUCIANA - 390.507 45.CLAUDIO - 390.104 46.ROSA - 385.634 47.BENEDITO - 378.680 48.LEANDRO - 378.136 49.RAIMUNDA - 372.672 50.MARIO - 364.589


Cidade 05

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA

Rua José Carlos da Silveira, 36 – Jd. St. Antonio – CEP: 18255-000 PABX: (015) 3253-1162 / 3253-1225 – E-Mail: compras@quadra.sp.gov.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA

Rua José Carlos da Silveira, 36 – Jd. St. Antonio – CEP: 18255-000 PABX: (015) 3253-1162 / 3253-1225 – E-Mail: compras@quadra.sp.gov.br

EDITAL DE CHAMAMENTO DE FORNECEDORES INSCRITOS E NÃO INSCRITOS NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO MUNICÍPIO DE QUADRA EDITAL DE CHAMAMENTO DE FORNECEDORES INSCRITOS E NÃO INSCRITOS NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO MUNICÍPIO DE QUADRA

A Comissão de Cadastramento do Município de Quadra FAZ SABER a todos quantos o presente Edital virem,Aou dele conhecimento tiverem, que de o rol de documentos necessários a obtenção Comissão de Cadastramento do Município Quadra FAZ SABER a todos quantos o para presente Editaldo virem, ou dele conhecimento tiverem, que o rol deste de documentos necessários a obtenção e/ou renovação Certificado de Registro Cadastral Município sofreupara alteração, podendo a e/ou renovação do Certificadoser de obtida Registro pelo Cadastral Município sofreu(www.quadra.sp.gov.br) alteração, podendo a relação completa dos documentos sitedeste desta Prefeitura ou relação completa dos documentos ser obtida pelo site desta Prefeitura (www.quadra.sp.gov.br) ou junto à Comissão de Cadastramento e/oue/ou Licitações RuaJosé José Carlos da Silveira, junto à Comissão de Cadastramento Licitações na na Rua Carlos da Silveira, n.º 36, den.º 36, de Segunda à Sexta-Feira, das 08h00min às 13h00min 13h00min às 15h00min. Segunda à Sexta-Feira, das 08h00min às 13h00minee das das 13h00min às 15h00min. Portodas este ato, as empresas já cadastradas neste neste Município ficam convocadas para, se para, se Por este ato, astodas empresas já cadastradas Município ficam convocadas necessário, procederem à atualização dos registros atualmente existentes, a fim de adequá-los às necessário, procederem à atualização dos registros atualmente existentes, a fim de adequá-los às novas exigências, devendo os documentos serem apresentados em via original ou autenticada por novas exigências, serem apresentados em desta via original ououautenticada por Cartóriodevendo ou servidoros dadocumentos Comissão de Cadastramento e/ou Licitações Prefeitura, ainda de publicação na Imprensa, sendo a autenticação quando se ou ainda Cartório ou mediante servidorcomprovação da Comissão de Cadastramento e/oudispensada Licitações desta Prefeitura, tratar de documento disponibilizadona pela Internet. sendo dispensada a autenticação quando se mediante comprovação de publicação Imprensa, As empresas não cadastradas interessadas em se cadastrar deverão apresentar os documentos tratar de documento disponibilizado pela Internet. constantes no rol disponibilizado pela Comissão de Cadastramento e/ou Licitações, em via original As empresasounão cadastradas interessadas emComissão se cadastrar deverão osainda documentos autenticada por Cartório ou servidor da de Licitações destaapresentar Prefeitura, ou mediante comprovação depela publicação na Imprensa, sendo dispensadae/ou a autenticação quando constantes no rol disponibilizado Comissão de Cadastramento Licitações, em se via original tratarpor de documento disponibilizado pela Internet. ou autenticada Cartório ou servidor da Comissão de Licitações desta Prefeitura, ou ainda O prazo para julgamento, aprovação e expedição do Certificado de Registro Cadastral será de mediante comprovação de publicação na dos Imprensa, sendo autenticação quando se 07 (sete) dias, contados do protocolo documentos, salvodispensada na hipótese do a Artigo 22, §2º, da Lei Federal n.ºdisponibilizado 8.666/93. tratar de documento pela Internet. E, para que ninguém possa alegar expediu-se o presente de Edital em 25 deCadastral Novembro será de O prazo para julgamento, aprovação e ignorância, expedição do Certificado Registro de 2011, o qual será afixado no quadro de publicações do Paço Municipal e encaminhado para 07 (sete) dias, contados do protocolo dos documentos, salvo na hipótese do Artigo 22, §2º, da Lei publicação na Imprensa Oficial, nos termos do Artigo 34, §1º, da Lei Federal n.º 8.666/93. Federal n.º 8.666/93. E, para que ninguém possa alegar ignorância, expediu-se o presente Edital em 25 de Novembro de 2011, o qual será afixado no quadro de publicações do Paço Municipal e encaminhado para publicação na Imprensa Oficial, nos termos do Artigo 34, §1º, da Lei Federal n.º 8.666/93.

Utilidade Pública

Direitos que temos que não são divulgados

Retificação

Abaixo seguem cinco in- gente ficar sabendo. e pedir o formulário para converter formações úteis_________________________________________________________________ não divulgadas! a infração em advertência com Principalmente a QUARTA Terceira Prefeitura de Quadra: “Valorizando o Cidadão”base no Art. 267 do CTB. Levar Importantíssimo: Documentos Xerox da carteira de motorista Primeira roubados - BO (boletim de e a notificação da multa.. Em 30 Certidões: quem quiser occorrência) dá gratuidade - Lei dias você recebe pelo correio a tirar uma cópia da certidão de 3.051/98 - VOCÊ SABIA??? advertência por escrito. Perde os nascimento, ou de casamento, não Acho que grande parte da pontos, mas não paga nada. precisa mais ir até um cartório, população não sabe, é que a Lei Código de Trânsito Brasileiro pegar senha e esperar um tempão 3.051/98 que nos dá o direito de em Art. 267 - Poderá ser imposta na _________________________________________________________________ fila. caso de roubo ou furto (mediante a penalidade de advertência por de Quadra: “Valorizando O cartório eletrônico, já estáPrefeitura no a apresentação do Boletim odeCidadão” escrito à infração de natureza leve ar! www.cartorio24horas.com.br Ocorrência), gratuidade na emissão ou média, passível de ser punida Nele você resolve essas (e outras) da 2ª via de tais documentos como: com multa, não sendo reincidente burocracias, 24 horas por dia, Habilitação (R$ 42,97); o infrator, na mesma infração, on-line. Cópias de certidões de Identidade (R$ 32,65); nos últimos doze meses, quando óbitos, imóveis, e protestos também Licenciamento Anual de Veículo a autoridade, considerando o podem ser solicitados pela internet. (R$ 34,11).. prontuário do infrator, entender Para pagar é preciso imprimir Para conseguir a gratuidade, esta providência como mais um boleto bancário. Depois, o basta levar uma cópia (não precisa educativa. documento chega por Sedex. ser autenticada) do Boletim de Passe para todo mundo, que este Ocorrência e o original ao Detran Quinta é um serviço da maior importância. p/ Habilitação e Licenciamento e Lenda: Não existe tratameto outra cópia à um posto do IFP. eficaz para queda de cabelo. Segunda Tudo mentira, já existem Auxílio a Lista: Telefone 102... Quarta produtos naturais que tratam seu não! Multa de Trânsito: essa você couro cabeludo, em muitos casos Agora é: 08002800102 não sabia. eliminando a queda de cabelo para Vejam só como não somos aviNo caso de multa por infração sempre. sados das coisas que realmente são leve ou média, se você não foi Produto testado e aprovado. importantes...... multado pelo mesmo motivo nos Todas informações aqui - http:// NA CONSULTA AO 102, últimos 12 meses, não precisa www.fimdaquedadecabelo.net PAGAMOS R$ 1,20 PELO pagar multa. É só ir ao DETRAN SERVIÇO. SÓ QUE A TELEFÔNICA Vende-se NÃO AVISA QUE EXISUma chácara de 1500 m² no Bairro Campininha, ao TE UM SERVIÇO VERDAlado do Bar do Brejeiro (troco ou parcelo) com ótimo DEIRAMENTE GRATUITO. preço. (15) 9729 6827 Não custa divulgar para mais


06 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Porangaba

Porangaba

Segundo Seminário de Educação mais uma vez foi sucesso

Prefeitura inicia Evento contou com a presença segunda etapa de centenas de profissionais na 4 de Junho A Prefeitura de Porangaba realizou, entre os dias 23 e 25 de novembro, o Segundo Seminário Municipal de Educação. O evento aconteceu no Centro de Lazer “Prefeito José Domingos Fogaça”, e contou com a presença de centenas de profissionais da área. Presente na abertura, o prefeito Luiz do Deraldo falou da importância da educação como fonte transformadora da sociedade. Para o prefeito,

A prefeitura de Porangaba iniciou, na manhã do último dia 21, a segunda etapa das obras de revitalização da rua 4 de Junho. Nesta fase será efetuada a substituição do piso das calçadas no perímetro entre as ruas Stepham Maier e João Amaral de Camargo. O trabalho de padronização das calçadas será realizado de forma gradativa, com o objetivo de amenizar os possíveis impactos no trânsito causados pelas obras, e proporcionar mais segurança aos

“o caminho para o futuro está alicerçado na educação. É através de investimentos e na capacitação dos professores, que poderemos oferecer educação de qualidade para nossas crianças”. Ainda durante a abertura do seminário, houve a apresentação da Banda Sinfônica de Concerto, de Laranjal Paulista, e do Coral de Alunos da Escola Municipal “Joaquim Francisco de Miranda”.

pelo empenho dedicado para a melhoria da qualidade do ensino em Porangaba, e falou dos investimentos realizados pela administração municipal, não apenas nas melhorias do espaço físico e aquisição de equipamentos, mas também na capacitação dos professores. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Porangaba. Fotos: Adriano Viega.

motoristas e pedestres. A Prefeitura estuda também a possibilidade de realizar, ainda nesta etapa, o recapeamento asfáltico de toda a rua. Com as obras a Prefeitura pretende melhorar as condições do calçamento e revitalizar a área central da cidade, já que também estão previstas ações de paisagismo em toda a extensão da via. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Porangaba. Fotos: Adriano Viega.

Laranjal Paulista Boituva

Bombeiro vence prova de Short Triatlon O b omb eiro municip a l Daniel Pires Tatit conquistou a primeira colocação na categoria civil da prova de Short Triátlon, realizado pelo 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba, na cidade de Votorantim. Além do título, Tatit ficou com a segunda posição na classificação geral. A prova teve largada na cidade de Votorantim e chegada no posto de bombeiros do bairro Santa Rosália, em Sorocaba. No total, foram 750 metros de natação, 15

Ao longo do evento, alunos da rede municipal de educação e alunos da APAE de Porangaba encenaram peças teatrais sobre inclusão social, também foram realizadas oficinas e palestras sobre os mais variados temas, como, por exemplo, Sexualidade, Bullyng e Inteligência Emocional. A secretária municipal de educação, Nilce Gomes, agradeceu ao prefeito Luiz do Deraldo,

km de ciclismo e 6,5 km de corrida. “É sempre bom representar de alguma maneira a corporação, e as pessoas daqui sempre me apoiam”, diz Tatit. Este é o segundo ano em que ele participa da prova, sendo que ano passado, ficou em quarto lugar. A competição contou com cerca 100 competidores que representaram Grupamentos de Bombeiros de todo o Estado. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa.

Cidade mais uma vez é destaque

Prêmio “As Melhores Empresas Para Estagiar 2011”

Ocorreu em São Paulo, no dia 22, a solenidade de entrega da sexta edição do Prêmio “As Melhores Empresas Para Estagiar 2011”, uma iniciativa do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBOPE), e com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo - (ABRH-SP). A Prefeitura de Laranjal Paulista se qualificou entre as 50 melhores empresas do setor público e privado, diante das

200 que participaram, podendo assim concorrer ao prêmio. Já no evento, entre as 15 organizações públicas, a Prefeitura se classificou na 5ª posição. Na ocasião, o Diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Laranjal Paulista, Vlamir Henrique dos Santos, juntamente com os estagiários da Secretaria da Educação, Bruno Pieroni e Paulo Renato Correa de Almeida, e Tais Teixeira da Secretaria da Cultura e Turismo, receberam este prêmio

de grande estima ao município. Lembrando que a Prefeitura de Laranjal Paulista em parceria com o CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, conta hoje com 17 estagiários, nas diversas áreas que o setor público oferece. O Prefeito Heitor Camarim Junior, salienta a importância desse trabalho de estímulo: “a meta é incentivar o crescimento profissional de forma ordenada aos jovens laranjalenses, pois são nossas futuras lideranças. É mais

uma forma de investimento direto na formação e treinamento de jovens profissionais, colaborando para a efetiva inserção no mercado de trabalho de nossa cidade.” O prêmio é o resultado de uma pesquisa realizada em setembro deste ano, onde a finalidade é estabelecer um ranking das organizações públicas e privadas do estado de São Paulo, que oferecem as melhores condições de realização de estágio de estudantes, conforme a opinião dos próprios estagiáriosa


Região 07

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Bofete

Audiência aprova a transparência da administração pública

Cerquilho

Evento contou com a presença Santa Casa de centenas de profissionais passa por bom momento

Uma Audiência Pública realizada no dia 07/11, na Câmara Municipal, comprovou a autenticidade e seriedade dessa Administração. O evento foi proposto pelo vereador Mauricio Francisco Vieira (Tito), para que o prefeito Claudécio José Eburneo (Torão) pudesse prestar esclarecimento sobre a aplicação dos R$ 5 milhões que vieram do Ministério da Integração Nacional, para reconstruir as pontes e estradas danificadas pelas chuvas do verão de 2009 e 2010. O prefeito Torão foi acompanhado dos representantes das empresas que prestaram serviços ao município e de sua assessoria jurídica e de obras. O Sr. Prefeito apresentou aos Srs. Vereadores todas as medidas tomadas na aplicação dos recursos. Informou que teve três inspeções do Governo Federal, onde não foi encontrada nenhuma irregularidade, inclusive o prazo para a prestação de contas vence em janeiro de 2012. Pediu para que a Câmara acompanhasse mesmo todo o trabalho de sua gestão, porque não tem nada a esconder, e lembrou o vereador Darci que autorizou fornecer todos os documentos solicitados pelo mesmo para que pudesse fiscalizar. O vereador Mauricio Francisco Vieira (Tito), comentou sobre sua proposta de fazer uma Audiência Pública, para eliminar de uma vez por todas os rumores de desconfiança dos vereadores de oposição. “O prefeito Torão não tem nada a esconder de sua administração, portanto, todos devem sair dessa audiência sem dúvidas”, comentou Tito. O vereador Darci José de Campos, fez questionamentos sobre os valores das obras, mas não apresentou nenhuma planilha de custos para que pudesse comprovar alguma irregularidade, inclusive os valores apresentados superficialmente estavam incompatíveis com os valores de mercado apresentados pelas empresas que participaram das

Tietê

licitações. O valor de pedra, por exemplo, de R$ 6 reais o metro, está totalmente defasado, até porque em Bofete as pedreiras existentes estão com problemas de documentos junto á Cetesb e ao DNPM, portanto não podem fornecer para a prefeitura. A vereadora Ana Lúcia comentou que as desconfianças da oposição são apenas políticas, e que não existem provas quanto a desvio de verbas por parte dessa administração. “Os vereadores deviam se unir em busca de recursos para Bofete, ao invés de estarem fazendo acusação sem provas”, ressaltou Ana Lucia. O diretor da empresa Walp, Sr. Waldomiro, ressaltou que sua empresa, vencedora da licitação está devidamente regularizada para prestar serviços a qualquer prefeitura. Informou aos vereadores que existe um padrão de preços praticado pelo Governo que impede as gestões públicas contratarem serviços com valores acima de mercado. Comentou que as pontes construídas com o método gabião que apresentaram problemas estão sendo reconstruídas sem nenhum custo para a prefeitura. O vereador Luiz Antonio (Zebra) questionou sobre o valor para construir a ponte do bairro do Óleo. O Sr. Prefeito respondeu que os valores estão dentro dos padrões determinados pelo Tribunal de Contas da União, e solicitou que o vereador fizesse uma comparação com a obra da ponte do Rio do Peixe, (aproximadamente R$ 4 milhões), sendo assim, percebese que os valores praticados pela empresa vencedora da licitação, a Walp, proporcionalmente foram bem inferiores. O vereador Carlinhos do Carmo questionou se a ponte do bairro São Marcos será construída pela prefeitura. O Sr. Prefeito confirmou que sim, e ressaltou que as verbas para as obras já estão contabilizadas, que em breve iniciarão os trabalhos.

O vereador J.A. Nicola questionou como está sendo feita a reconstrução das pontes, e se as planilhas apresentadas aos vereadores serão realinhadas. O diretor da empresa Walp, Sr. Waldomiro informou que a reconstrução está sendo feita levando em consideração as condições do solo de Bofete, ressaltou que o método gabião utilizado no período de emergência foi para agilizar com rapidez o direito de ir e vir do cidadão bofetense, como não deu certo, as pontes que caíram estão sendo reconstruídas sem nenhum custo para a Administração Pública. O Engº. Paulo Roberto Neri, contratado pela prefeitura, respondeu que as planilhas poderão ser realinhadas sim, de acordo com as necessidades do município. Glaucia Bertoncini questionou se no momento de licitação surgiu alguma empresa de Bofete, com a documentação regularizada e com valores inferiores ao da empresa vencedora. O Sr. Prefeito respondeu que tudo foi feito dentro da Lei para não haver desconfiança, e as três empresas que participaram da licitação apresentaram toda documentação exigida, venceu a que apresentou o melhor preço, ou seja, a Walp. O diretor do Jornal O Informativo Eudes Martins questionou

se o engenheiro da prefeitura não acompanhou as obras das pontes, se a Câmara Municipal tem uma comissão de obras e se acionou a mesma no momento dos trabalhos. O Engº. concursado da prefeitura, José Augusto, respondeu que mesmo acompanhando não tinha experiência do método gabião. A presidente da Casa de Leis, Sra. Antonia pimenta (Ray), respondeu que a partir de agora estará mobilizando a comissão de obras para acompanhar as mesmas. Ray comentou que o Sr. Prefeito devia ter notificado a Câmara sobre a adaptação das planilhas de execução das obras. O professor Euclides, diretor do Jornal Bofete em Foco, ressaltou a importância da Audiência Pública, alertou sobre os perigos de acusação superficiais que podem atrapalhar o desenvolvimento do município, e questionou se poderá haver aditamento dos recursos do Governo Federal. O prefeito Torão respondeu que não, e ressaltou mais uma vez que tudo será feito como manda a Lei.

Tatuí

Prefeito recebeu o Ministro do Meio Ambiente da Coréia do Sul se estabelece a cooperação mútua das partes no campo da proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Depois de recebido no gabinete, o grupo de autoridades e empresários assistiu a uma apresentação do panorama dos serviços de saneamento e manejo de resíduos sólidos do município e visitou a sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tietê e a Estação de Tratamento Central. O cônsul geral, Sang Shik Park, disse ter ficado contente com a visita a Tietê e afirmou estar impressionado com a qualidade da água e preocupação do município

é outra marca do atual governo, preocupado com o bem estar da população. A maternidade da Santa Casa também passou por importantes mudanças. E os bebês que antes nasciam em outras localidades passaram a nascer em Cerquilho, com uma alta média de partos por mês. Recentemente uma pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que analisou o atendimento do SUS em todas as Santas Casas, mostrou que a Santa Casa de Cerquilho teve uma das maiores notas do Estado. Isso mostra que todo o investimento realizado colocou a saúde de Cerquilho nos trilhos. Conquista do prefeito Du Pilon para o povo cerquilhense.

Após a abertura da palavra para todos os presentes, e encerrada as perguntas, a presidente Antonia Pimenta (Ray) encerrou a sessão que marcou a 1ª Audiência Pública realizada pela Casa de Leis de Bofete. Fonte: Assessoria de Imprensa.

Coréia do Sul e Tietê assinam acordo de cooperação ambiental

O prefeito José Carlos Melaré recebeu nesta terça-feira, dia 08 de novembro, a visita oficial do Ministro do Meio Ambiente da Coréia do Sul, Maanee Lee, e do cônsul geral, Sang Shik Park. A comitiva coreana contava ainda com o Cônsul da Área Econômica da República da Coréia, Jong-Hak Park; com o Diretor Geral do Ministério das Relações Exteriores, Myung-yul Lee, e Diretor do Ministério das Relações Exteriores, Kim Hak Jae. O objetivo dos diplomatas era a assinatura de um acordo entre a Prefeitura de Tietê e o Korea Environment Corporation no qual

A Santa Casa de Misericórdia de Cerquilho passou momentos turbulentos nos últimos anos. Mas desde que o governo Du Pilon assumiu a administração da cidade, uma nova linha de trabalho foi adotada e os resultados positivos já aparecem e refletem a excelência dos serviços oferecidos. O governo Du Pilon implantou o Pronto Atendimento Infantil (PAI), no qual o pediatra fica disponível de domingo a domingo, das 7h às 19h, para realizar um atendimento humanizado aos munícipes. O resultado, pessoas bem atendidas e felizes com a qualidade do serviço oferecido. A contratação de profissionais capacitados para atendimentos de diversas especialidades também

com a preservação ambiental. Para ele, o acordo permitirá uma grande troca de experiência e investimentos em Tietê. A Coréia do Sul tem uma das importantes economias da Ásia e desenvolve tecnologia de ponta em produtos e serviços ligados ao meio ambiente. Por isso, segundo Melaré, o acordo trará inúmeros benefícios à cidade: “A Coréia tem uma boa infraestrutura e alta tecnologia no setor ambiental. Através do acordo teremos acesso a tal conhecimento e também poderemos dividir informações sobre o que tem sido feito na área no Brasil.” O Ministro Maanee Lee falou de forma mais abrangente e acrescentou que através do projeto Caravana Verde e dos tratados de cooperação, a Coréia tem conhecido melhor o Brasil e que o país tem a pretensão de aplicar sua tecnologia para ajudar o meio ambiente. De acordo com o prefeito, a relação amistosa com os coreanos irá também engendrar a instalação de novas indústrias em Tietê.

“Desde o ano passado, quando recebemos o secretário de Governo de Piracicaba, José Antônio de Godoy, para conversar sobre os desdobramentos da instalação da montadora Hyundai naquele município, nossa equipe tem se dedicado arduamente para atrair investimentos. O mais recente fruto deste trabalho se deu através do Grupo Borgstena que, a partir do próximo ano, iniciará a produção de estofados automotivos na unidade de Tietê. Nesse contexto, a visita do consulado assinala o interesse dos coreanos pela região. Iremos aproveitar esse contato para promover ainda mais a cidade, apresentando a eles todo o nosso potencial para a instalação de novas indústrias.” – explicou Melaré. Uma comissão deverá ser instituída pela administração municipal para que o acordo de cooperação dê início as suas atividades. Também participaram do encontro secretários e assessores municipais. Fonte e foto: Assessoria de Imprensa.

Cidade gera 203 empregos formais Tatuí gerou no mês de outubro um total de 203 novos empregos formais, isto é, com carteira assinada. Os dados são do Ministério do Emprego e Trabalho, apurados através do Caged Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados. No período, foram 1.268 admissões e 1.065 demissões. O índice representou um aumento de 0,75% na criação de postos de trabalho. O principal setor empregador em outubro foi o de “Serviços”, com 131 novas vagas. Nos 10 primeiros meses de 2011, Tatuí gerou 519 postos de trabalho,

com índice de crescimento de 1,94%. Foram 12.658 admissões e 12.139 demissões. O setor de “Indústria da Transformação” puxa o crescimento com 147 novos empregos formais.Outubro foi o segundo melhor mês do ano para a geração de empregos formais em Tatuí. Apenas em abril, o número de empregos gerados foi maior: 222. Mais informações sobre os dados do Caged estão disponíveis no site: www.mte.gov.br. Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tatuí.


08 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Guareí

Pereiras

Um homem foi preso suspeito de ter estuprado a própria filha de 12 anos, em Guareí na noite desta quarta-feira (30). Segundo a polícia, o suspeito já tinha passagem por estupro e tentativa de homicídio. Ainda de acordo com o delegado, o homem de 37 anos teria saído há poucos dias da prisão após cumprir pena por estupro.

Aconteceu na sexta-feira, dia 18, na cidade de Cerquilho, o tradicional Festival de Poesias – FEPOC, com vinte indicações, e prêmios em troféus e dinheiro do primeiro ao terceiro lugar. Dentre as poesias indicadas, foi classificada a “Meu Velho Rio Tietê”, do pereirense de Lúcio Rodrigues. Para interpretá-la, foi convidado o declamador e ator Luiz C. Freitas, que seduziu uma platéia literalmente lotada e foi aplaudido em pé por sua atuação. No poema,

Município brilha no FEPOC em Cerquilho

Pai é suspeito Poetas da cidade se destacaram de abusar da no festival de poesias filha de 12 anos Ele vai ser encaminhado para alguma cadeia da região. No mesmo dia em Itapetininga um homem foi preso suspeito de violentar uma jovem de 18 anos, num terreno baldio, na vila Mazzei. Ele também vai ser encaminhado para alguma cadeia da região. A vítima foi medicada e passa bem.

ele viveu um bandeirante, e contracenou com Aguinaldo José Bento, o famoso Zé Bento da televisão e dos palcos, da dupla “Zé Bento e Toceira”. Aguinaldo fez o papel de um índio cancioneiro. A cena se passa entre as pedras do lendário Rio Tietê. O efeito de iluminação e os figurinos transportaram o público fascinado ao Brasil colonial, a beira do velho rio, em noite de lua cheia, com o céu pontilhado de estrelas. Seduzida e emocionada, platéia aclamou os atores, declamadores, cantores

e os bailarinos que habitaram naquele palco por mais de duas horas, levando aos olhos do público um dos mais belos espetáculos musicais que Cerquilho já viu. Segundo Meire, Secretária de Cultura da cidade, todos os participantes fizeram belíssimas apresentações. “Os participantes vieram de muitas cidades, sendo alguns do Rio de Janeiro e São Paulo, com fama já reconhecida no cenário nacional. O FEPOC já se tornou uma das principais atrações de nosso município”, disse.

Meire finalizou agradecendo ao Secretário de Cultura da cidade de Pereiras, Sr. Rogério Paschoal e ao Prefeito Betinho Silveira, por ter parceria com uma gestão tão funcional em termos de Arte e Cultura, como Pereiras, terra de talentos e valores artísticos. “Os dois artistas pereirenses, já estão incluídos em outros futuros projetos do Teatro de Cerquilho, onde, no ano passado, o Grupo Teatral Art ‘Encena e o Carlitos, ganharam o troféu de peça destaque do Festival de Teatro”, afirmou.

Conchas

Orçamento do ano 2012 é discutido Câmara e Prefeitura Municipal realizaram nesta terça-feira (29/11/2012), Audiência Pública para indicação de emenda a Proposta da Lei Orçamentária Anual para 2012 – PLOA 2012. (FEDERAL) PROPOSTA ESCOLHIDA: 8933 - Serviços de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar. * Cabe construção, ampliação, aparelhamento, equipamentos de serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar

(Prontos-socorros e Unidades de Urgência e Emergência da REDE HOSPITALAR) para o atendimento às necessidades da atenção às urgências, decorrentes de violências e causas externas, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Atenção às Urgências, em todos os seus componentes. ATENÇÃO: NÃO CABEM RECURSOS PARA MANUTENÇÃO, CUSTEIO E MEDICAMENTOS. NÃO ATENDE ENTIDADES PRIVADAS (FILANTRÓPICAS E SEM FINS LUCRATIVOS)

Jumirim

Vinte e sete formandas foram homenageadas pelo CRAS

Itapetininga

Prefeitura investe em alimentação Com o intuito de prevenir a obesidade infantil e também oferecer uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, nos últimos anos, a Prefeitura de Itapetininga, buscou investir ainda mais na qualidade da merenda escolar que é servida em todo município, desenvolvendo diversos projetos e programas que visam adotar hábitos saudáveis ente os pequenos. Um destes programas é o “Organizando os Ponteiros”. O Projeto desenvolvido, pela Secretaria de Educação, tem o objetivo de adequar os horários da refeição das unidades escolares aos habituais, conforme o relógio biológico das crianças. De acordo com Luciana R. de Rezende, responsável técnica pelo Setor de Alimentação Escolar,

Secretaria de Promoção Social realiza entrega de certificados

antes da implantação nas escolas municipais, as unidades serviam merenda em horários considerados impróprios para uma refeição, “No período da manhã, por exemplo, serviam o almoço as crianças entre 9 e 9:30 horas da manhã. Através da readequação dos horários, hoje, o almoço é servido aos estudantes entre 11:00 e 12:00 horas, como acontece geralmente no dia-dia de uma casa”, comentou a nutricionista.O programa foi desenvolvido tendo como base que, alimentar-se em horários corretos traz muitos benefícios para o ser humano, e no caso das crianças contribui para a prevenção de patologias associadas à má alimentação, como os transtornos alimentares, obesidades, diabetes, e anemia.

A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Jumirim, através do CRAS e em parceria com o Senac de Piracicaba, realizaram a Solenidade de Entrega dos certificados dos Cursos Profissionalizantes de “Manicure e Pedicure”, “Design

de Sobrancelhas”, “Depilação”, o evento foi realizado no CRAS Jumirim e contou com a presença das 27 formandas, seus familiares, professores e represente do SENAC, autoridades e equipe do CRAS. Segundo a Secretária Claudia Maria Casari Fávero, o intuito

destes cursos é formar profissionais qualificadas e as mulheres terem independência financeira, além de incrementar a renda familiar. Este curso é uma conquista de um grande sonho que consegui realizar no município, afirmou Claudia. Após a Solenidade, houve

a Confraternização de todos. O evento obteve um grande sucesso em todos os aspectos, ratificando mais uma vez todo o trabalho que o CRAS Jumirim realiza em prol ao cidadão jumiriense.


Política 09

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Legislativo

Câmara aprova projeto importante em Jumirim

Lei irá proibir cortes de água e luz em feriados e finais de semana

O Projeto de lei n.º 57/2011 que visa à proibição de corte de energia elétrica, água, gás e telefone dos moradores da cidade de Tietê, foi aprovado na última sessão camarária. Esse projeto foi elaborado em Consideração aos consumidores que têm sido constantemente prejudicados pelas empresas responsáveis pelo fornecimento de energia, água e telefone, porque além de valores às vezes exorbitantes, realizam o corte de energia em dias de dificultam a sua religação. A proposta segundo seu autor, está amparada pela Lei Federal 8. 078/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que em seu artigo 22, determina que os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. O vereador Marcelo Moraes salientou que “temos que facilitar a vida do cidadão e o corte nesses dias trazem prejuízos irreparáveis às pessoas, porque além de ser difícil o acesso a esses serviços, a

Legislativo

sua religação demora para ocorrer porque as empresas trabalham em sistema de plantão e não fazem a religação imediatamente. E como todos nós sabemos as pessoas que já tiveram esse problema não dispõe de condições para conseguir o fornecimento do serviço mesmo que o pagamento ocorra imediatamente, além do que os bancos e outros meios para pagamento também se encontram fechados”. O projeto seguiu para sanção e promulgação do Prefeito Municipal. MEIO AMBIENTE - Outro projeto de autoria do presidente da Câmara, vereador Marcelo Moraes que foi devidamente aprovado na Câmara Municipal, é o que estabelece e regulamenta a existência de comissão permanente na Câmara Municipal, visando fiscalizar e emitir pareceres relativos às questões do Meio Ambiente. O Vereador Marcelo Moraes apresentou o Projeto de resolução 03/2011 que foi devidamente aprovado e agora passa a regulamentar os artigos 75 e seguintes do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Tendo em vista que Tietê é uma cidade onde as questões ambientais têm que ter uma grande relevância em virtude de possuirmos uma extensa área de proteção ambiental, bem como termos em nossa cidade a passagem do Rio Tietê cortando-a em uma grande extensão; MOÇÕES e Requerimento – O presidente da Câmara, vereador Marcelo Moraes apresentou 03 moções e 01 requerimento que foram devidamente aprovados que tratam sobre: Denominação do Centro de Convivência do Idoso - O vereador Marcelo Moraes solicitou ao prefeito para que junto aos órgãos competentes, informe se haverá a colocação com o nome da homenageada no Centro de Convivência do Idoso Bela Vista, tendo em vista a publicação da Lei 3.244 de 17 de maio de 2011, que dá denominação no Centro de Convivência do Idoso - Bela Vista; REGATAS - O vereador Marcelo Moraes apresentou Moção de Parabenização aos 71 anos de existência do Clube de Natação Regatas de Tietê, uma vez que presta serviços relevantes em prol do esporte e do lazer em nosso

município, salientando a história de seus fundadores. CÂMERAS DE SEGURANÇA – O vereador Marcelo Moraes apresentou Moção de Parabenização e Agradecimento ao presidente da Associação Comercial de Tietê, presidente do Grupo Cybelar, proprietário da Viação Tieteense e da Aliança Fort (Empresa de Segurança) pela doação de 02 (duas) câmeras de segurança que estão sendo instaladas na Praça Dr. Elias Garcia. O vereador salientou que foi de sua iniciativa vários requerimentos solicitando a instalação das referidas câmeras na área central, e essas empresas viabilizaram a doação sem custos aos cofres públicos, por isso a necessidade de registro da gratidão pela doação. HÍPICA VIDOTTO – O presidente da Câmara, vereador Marcelo Moraes, apresentou Moção de Parabenização ao Proprietário da Hípica Vidotto pela realização das provas finais da ABHIR, no Campeonato de Salto, Campeonato de Hipismo Rural e Copa Rédeas, uma vez que tal evento traz muitas pessoas de outras cidades para visitar e conhecer a nossa cidade.

Câmara de Laranjal Paulista é representada em grande evento

Presidentevaiaolançamentoda FPemDefesadaMalhaFerroviária

Na quarta-feira (23) o Presidente da Câmara, Sr. Roque Lazaro de Lara, esteve na Assembleia Legislativa em São Paulo no Plenário Dom Pedro I, participando do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista lançada pelo Deputado Mauro Bragato. O objetivo da Frente Parlamentar é encontrar caminhos para a retomada do crescimento da malha ferroviária. Esta ação permitirá que parlamentares, juntamente com representantes do Poder Público,

prefeitos, entidades sindicais, empresários e a sociedade civil, debatam o assunto e busquem soluções para os problemas que os municípios têm enfrentado em decorrência do abandono em que se encontram diversas linhas no Estado. A malha ferroviária brasileira tem hoje por volta de 28 mil quilômetros de extensão. Porém, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) acredita que somente 10 mil quilômetros são competitivos e os 18 mil

restantes são subutilizados ou nem sequer são utilizados. Além disso, 90% da malha tem mais de 100 anos. Apesar de as atividades de transporte ferroviário de carga no Brasil terem tido papel importante na história do País, hoje não é isso que se vê. Com o advento da indústria automobilística priorizou-se o transporte rodoviário e abandonou-se a ferrovia. Os palestrantes Josef Barat, Adriano Murgel Branco e Ralph

Menucci Giesbrecht ministraram as palestras no Lançamento. Estiveram presentes os Deputados; Mauro Bragato, Welson Gasparini, Victor Sapienza, Roberto Massafera e Hamilton Pereira; além da presença do Consultor do Sinferp (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana) Rogério Centofanti, prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores da região.

LEI Nº. 1354/2011 De 29 de Novembro de 2011 Autor: Vereador Valmir da Silva Rodrigues - PMDB “Dispõe sobre denominação de via pública que especifica e dá outras providências” O Prefeito do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei: Art. 1º - Fica denominada de Rua “Elias Toledo da Silva” a via pública localizada neste município, situada entre a Avenida 03 de Maio e o Prolongamento da Rua Benedito M. da Silva (conforme mapa em anexo). Parágrafo Único – A placa indicativa da via pública ora denominada constará a inscrição: Rua “Elias Toledo da Silva” Art. 2º- O Poder Executivo adotará as providências necessárias para colocação da placa indicativa da denominação. Art. 3º - As despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias consignadas no orçamento vigente. Art. 4º- Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação. Cesário Lange, 29 de novembro de 2011. RAMIRO DE CAMPOS Prefeito Municipal Publicado no quadro de avisos instalado no átrio do prédio desta Prefeitura Municipal de Cesário Lange e registrado nos livros próprios da secretaria da municipalidade, na data supra. Andréia Cristina Pais Leite Resp/Exp/Secretaria LEI Nº. 1355/2011 De 29 de novembro de 2011 Autor: Vereador Aloísio Carlos de Sá-PPS “Dispõe sobre denominação de via pública que especifica e dá outras providências” O Prefeito do Município de Cesário Lange, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei: Art. 1º - Fica denominada de Rua “Palmyro Andreosi” a Rua Projetada localizada neste município, situada no Distrito Industrial.(conforme mapa em anexo). Parágrafo Único – A placa indicativa da via pública ora denominada constará a inscrição: Rua “Palmyro Andreosi” Art. 2º- O Poder Executivo adotará as providências necessárias para colocação da placa indicativa da denominação. Art. 3º - As despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias consignadas no orçamento vigente. Art. 4º- Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação. Cesário Lange, 29 de novembro de 2011. RAMIRO DE CAMPOS Prefeito Municipal Publicado no quadro de avisos instalado no átrio do prédio desta Prefeitura Municipal de Cesário Lange e registrado nos livros próprios da secretaria da municipalidade, na data supra. Andréia Cristina Pais Leite Resp/Exp/Secretaria


10 Esportes

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Judô

Karatê

Alunos da escolinha municipal de Jumirim conquistam novas medalhas

Cerquilhenses 1ª Copa Santa Cruz de Karatê esteveram em pelo Circuito ACAK Campinas No dia 19 de novembro, cinco atletas da Academia Equilíbrio de Cerquilho, nas categorias Mirim e Infantil, masculino e feminino, foram convocados para representar o sudoeste no Paulista Interdelegacias de Judô no Clube Concórdia na cidade de Campinas. O atleta Vinícius R. da Silva conquistou a terceira colocação no Mirim Masculino, Victor M. Fernandes foi o terceiro colocado no Infantil Masculino, Jennifer C. Barlati foi a terceira colocada

na categoria Mirim Feminino e Thaina M. da Silva e Livia Dal Poz Santana foram Campeãs paulistas na categoria Mirim feminino. Já o professor e Atleta Marcelo Z. Denardi sagrou-se campeão Paulista por faixas na categoria faixas pretas acima de 100 kg. Agradecemos a Prefeitura Municipal de Cerquilho pelo excelente trabalho com o esportes e a todos os amigos do nosso Judô.

Neste ultimo domingo dia 20 de novembro, a cidade de Tietê recebeu a ultima etapa do circuito ACAK 2011 com a 1ª Copa Santa Cruz de Karatê que teve a presença de 300 atletas de 18 academias de 13 cidades do estado de São Paulo e mais uma vês os alunos da Escolinha Municipal de Karatê de Jumirim conquistaram medalhas fazendo com que a academia AMAK se classificasse em 5º lugar no geral de academias.

As medalhas vieram com os atletas Elton Tonon Zaneti com a medalha de Bronze no Kata e César Augusto Tolino com a medalha de Bronze na luta. Também estiveram presentes os atletas João Pedro da Silva e seu irmão Wander Wagner Dias que ambos fizeram kata e lutaram muito bem mais não conseguiram conquistar medalhas. “Gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal de Jumirim

em especial a Secretária de Esportes Maria Luiza e ao Prefeito Tadeu pelo apoio dado ao karatê de Jumirim dando um local para que esses e outras crianças possam participar das aulas e futuramente estar com esses atletas defendendo o nome de Jumirim em campeonatos” (Palavras do sensei Mateus) Os próximos desafios dos atletas da Escolinha Municipal de Karatê de Jumirim serão: A 2ª Copa São Paulo de Karatê

que se realizará dia 26 de novembro na cidade de Praia Grande A Festa de Premiação aos Melhores Atletas da ACAK 2011 no dia 03 de dezembro na cidade de Mombuca onde os atletas César Augusto Tolino (1º colocado) e Jordy Araujo Paião (2º colocado) da Escolinha Municipal de Karatê de Jumirim receberão premiações e a Academia AMAK receberá um troféu de 4ª Academia classificada entre as melhores do ano de 2011.

Fonte e foto: Professor Marcelo

Futebol Society

Moby Dick é campeão do 21º FUTEC A equipe Moby Dick/Biatex sagrou-se campeã do 21º Futec Campeonato de Futebol Society do Tietê Esportiva Clube (TEC) e tornou-se tricampeã do evento. A final aconteceu no último sábado (19/11) contra a equipe do E.C. Gargalo/Netos de Bepim. O título foi conquistado com o placar de 7x1. E.C. Gargalo/Netos de Bepim ficou com o vice-campeonato. Onze equipes participaram desta edição do Futec: Bisnetos de Orsini, E.C. Gargalo/Netos de Bepim, E.C. 3º Tempo, Botafogo F.C., Clube do Vando, União F.C., 28 de Outubro, 30 de Fevereiro, Lance F.C., Moby Dick/Biatex e Planin. Foram oito rodadas de muita emoção até a final. Além dos troféus de campeão e vice, foram entregues os troféus de fair play, artilheiro e defesa menos vazada. O troféu de fair play (equipe mais disciplinada) foi para o 30 de Fevereiro; o de defesa menos vazada foi conquistado, com empate, pelas equipes E.C. 3º Tempo e Lance F.C.; e o de artilheiro do campeonato foi conquistado, também com empate, por Ivan da

equipe Moby Dick/Biatex e Renato da equipe E.C. Gargalo/Netos de Bepim, com 20 gols cada. PREMIAÇÃO O troféu transitório foi entregue à equipe Moby Dick/Biatex pelo Presidente do TEC, Frá-Frá. O troféu de campeão do 21º Futec foi entregue à equipe Moby Dick/Biatex pelo 1º Vice-Presidente do TEC, Enio Geraldo Saccon. O troféu de vice-campeão do 21º Futec foi entregue à equipe E.C. Gargalo/Netos de Bepim pelo Presidente do Conselho do TEC, José Antonio Rosa da Silva. O troféu de fair play foi entregue à equipe 30 de Fevereiro pelo Diretor de Esportes do TEC, Plínio Ferraz. O troféu de defesa menos vazada foi entregue às equipes E.C. 3º Tempo e Lance F.C. pelo Diretor de Eventos do TEC, João Bete. O troféu de artilheiro do 21º Futec foi entregue a Ivan da equipe Moby Dick/Biatex e Renato da equipe E.C. Gargalo/Netos de Bepim pelo Diretor de Esportes do TEC, Luis André Tonon.

Futebol

Vasco x Avaí disputam a final do Garcia 2011

11º Campeonato de Veterano do Bairro Garcia em Tietê Aconteceu neste sábado, dia 26/11 a Semi Final do 11º Campeonato de Veterano do Bairro Garcia da cidade de Tietê. O campeonato faz homenagem à ARMANDO BERTOLA.

Na primeira partida Vasco venceu o Goiás por 4x1 com gols de Dimas (2), Ademir e Ju (birô). Goiás marcou com Décio Simão. O segundo jogo foi decidido nos pênaltis após empate em 2x2

no tempo normal entre Avaí x Portuguesa. Gê Ronchi e Jonas marcaram para o Avaí. Adriano e Lole para a Portuguesa. Nas cobranças Avaí venceu por 3x1. A grande final acontece neste

sábado dia 03/12 às 18h00 entre Vasco x Avaí. Na preliminar às 16h45 disputa do 3º lugar entre Goiás x Portuguesa. Fonte e fotos: Dineportes


Opinião 11

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 04 DE DEZEMBRO DE 2011

Motivação

Luiz Almeida Marins Filho

Antipatias e simpatias Todos temos antipatias e simpatias. O que não podemos permitir é que nossas antipatias e simpatias interfiram em nosso trabalho ou em nossos negócios de forma a prejudicá-los. Conheço pessoas que deixam suas antipatias e simpatias conduzirem suas vidas profissionais e, obviamente, perdem enormes chances de vencer na empresa e realizar excelentes negócios. Temos de ter em mente que todos temos o direito e, muitas vezes, o dever de trabalhar com pessoas por quem não temos muita simpatia e que não nutrem simpatia por nós. Uma antipatia entre gerentes pode prejudicar a

qualidade de produtos e serviços de uma empresa inteira. Uma antipatia entre diretores pode fazer com que a empresa perca fornecedores essenciais. Uma antipatia entre secretárias pode fazer com que informações vitais não cheguem às pessoas certas, na hora certa, da forma certa. Da mesma forma, uma descontrolada simpatia pessoal pode fazer com que se favoreçam pessoas, departamentos e empresas de forma pouco crítica. Muitas pessoas querem ajudar amigos usando a empresa como meio, sem levar em conta a competência desse amigo ou mesmo as condições em que esse favorecimento é feito.

Direito Direto

Jornalista Fernando Siqueira

Assim, é preciso que cada pessoa analise bem suas antipatias e simpatias. É preciso que todos façamos um exame de consciência para perceber se não estamos perdendo o necessário equilíbrio, deixando que essas emoções nos prejudiquem e nos façam cometer injustiças. Antipatias e simpatias existem e sempre existirão. Sempre teremos mais prazer em trabalhar e negociar com pessoas que nos são simpáticas. Mas temos que reconhecer a diversidade da espécie humana e compreender que não é possível agradar a todos, ser simpático a todas as pessoas. Da mesma forma como nutrimos antipatias

e simpatias por outras pessoas é preciso compreender que as outras pessoas também nos acharão simpáticos ou antipáticos e isso não deve ser fator impeditivo para nosso sucesso profissional. Num time de futebol ou de qualquer outro esporte coletivo, com certeza há simpatias e antipatias entre jogadores. Mas isso não pode impedir que a bola seja passada àquele que estiver melhor colocado para marcar o tento da vitória. Nesta semana, veja se você não está permitindo que suas antipatias ou simpatias assumam o controle de sua vida profissional. Pense nisso. Sucesso!

Advogado Murilo de Camargo Barros direitodireto2011@hotmail.com

Direitos do consumidor III Caro leitor, damos término em nossa jornada sobre os pontos principais do Código de Defesa do Consumidor, que, como dito anteriormente, trata-se de uma das principais ferramentas ao exercício da cidadania. Hoje trataremos das regras sobre os contratos que regulam as relações de consumo, que vão do artigo 46 ao 54 do Código de Defesa do Consumidor. Para a defesa do consumidor, com relação aos contratos, têm-se algumas regras que devem ser observadas e que se não forem respeitadas geram a nulidade do contrato. Para o Código, o que vier no contrato e não for de conhecimento do consumidor ou o que vier escrito de modo que seja difícil de compreender não pode ser exigido pelo comerciante e deve ser visto da maneira mais favorável ao comprador, evitando, assim, que o consumidor seja pego de surpresa com algo que não sabia que existia. Para o Código, também o comerciante é obrigado a cumprir o que foi colocado no contrato. É direito do consumidor, igualmente, sempre que a compra ocorrer fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, pela internet, etc., poder desistir da compra em até 7 (sete) dias a contar da sua data ou do recebimento do produto, devendo os valores pagos serem devolvidos para ele. Com relação à garantia contratual, além da garantia do contrato o consumidor tem direito a garantia dada pela lei, somando-se as duas para o seu benefício, devendo

o termo de garantia dada pelo comerciante ser claro quanto aos direitos que o consumidor tem. O ponto principal dessa proteção são os termos que são nulos, isto é, não podem existir nos contratos de consumo e que são conhecidos como cláusulas abusivas, impedindo o consumidor de exercer os seus direitos. São exemplos dessas cláusulas abusivas: 1) que tirem do comerciante a responsabilidade pelo produto vendido ou que tragam que o consumidor abre mão de alguns direitos que lhe pertençam. 2) que tirem do consumidor o direito de receber o que já foi pago pelo produto. 3) que transfiram a responsabilidade que é do comerciante a outras pessoas. 4) que tragam obrigações para o comerciante que não reparem o consumidor totalmente. 5) que façam com que o consumidor tenha que provar algo contra o comerciante. 6) que deixem para o comerciante a vontade de fazer ou não fazer o que foi combinado, tendo que o consumidor obrigatoriamente fazer a sua parte. 7) que permitam ao comerciante mudar o preço do produto a qualquer tempo sem justificativa. 8) que permita ao comerciante mudar a qualidade ou o conteúdo ou cancelar o que foi combinado, não deixando para o consumidor o mesmo direito. 9) que obriguem o consumidor a pagar os custos da cobrança que o comerciante faz. 10) que violem as leis protetoras do meio ambiente. 11) que tragam que o consumidor não

Via Planalto

tem interesse na indenização por benfeitorias feitas necessariamente no que foi adquirido; ou, 12) que façam com que o comerciante tenha uma vantagem exagerada perante o consumidor. Quando surgirem qualquer desses exemplos imediatamente o consumidor deverá procurar o PROCON mais próximo de sua cidade denunciando essa prática abusiva para ver os seus direitos serem exercidos. Além dessa proteção, podemos ainda citar que o Código, mesmo que exista uma dessas proibições acima apontadas, procura manter o contrato, fazendo com que ele ainda permaneça válido, exceto quando gerar vantagem excessiva ao comerciante, devendo o contrato ser declarado nulo por completo. O que deve se deixar claro é que o contrato de consumo pode ter sim cláusulas que limitem os direitos do consumidor, mas de forma clara e não abusiva, isto é, que não possam ferir direitos protegidos pelo consumidor. Em caso de abuso, além da procura do órgão responsável pela proteção do consumidor – PROCON - o consumidor ou entidade que o represente podem ir até o promotor de justiça para que este tome as medidas cabíveis no sentido de declarar a nulidade da cláusula contratual que contrarie o Código ou que de qualquer forma não assegure o justo equilíbrio entre os direitos e as obrigações das partes. O que é muito comum de ocorrer e também é considerado uma prática proibida pelo Código

são os contratos de financiamento ou de empréstimo de dinheiro ao consumidor que não informam ao consumidor, antes de tudo, sobre o total de juros ou de sua taxa anual em caso de atraso no pagamento, sobre os acréscimos que terá o contrato, sobre o número de prestações a serem pagas, sobre o total da quantia que deverá ser paga ou que as multas decorrentes do não pagamento não poderão ser superiores a 2% (dois por cento) do valor da prestação, ou ainda, que o consumidor tem direito ao pagamento antecipado total ou parcialmente da dívida com redução proporcional dos juros e dos outros acréscimos, o que leva muitos consumidores a falência financeira por ter que, abusivamente, pagar juros acima do convencional. Por final, atente-se consumidor, pois você sabe que isto ocorre muito, é extremamente proibido nos contratos sob pagamentos em prestações ou de financiamento, a perda pelo consumidor de todas as prestações pagas quando parar de pagar as parcelas, tentar parar com o contrato ou tentar tomar de volta o que foi dado como parte do pagamento, deixando muitos, mas muitos consumidores a beira do abismo, pois acabam perdendo tudo e não sabem sequer se essa prática é correta ou não. Para esclarecimento de muitos, não se trata de abuso por parte do comerciante o que ocorre nos contratos de consórcios, quando o consumidor quer receber o que foi pago, e o comerciante/administradora do consórcio desconta do que será devolvido, os prejuízos que o consumidor que não pagou ou que desistiu do consórcio causar aos demais participantes. O Código nesses casos protege o sistema de consórcio para que os demais participantes não arquem com a desestruturação do consórcio causada pelos desistentes. Então nobre colega, lembre-se das dicas passadas aqui nestes três artigos sobre a defesa do consumidor, pois os assuntos neles abordados configuram uma das principais causas de processos em todo o país, sendo certo que você sempre terá a seu favor uma ferramenta muito importante: o Código de Defesa do Consumidor, bastando para tanto abri-lo e querer usá-lo. Só para incentivá-los, lembro também que a maioria dessas práticas contra o consumidor são consideradas crimes que podem perfeitamente podem ensejar a condenação do comerciante que fere esses direitos. Faça-os valer.

RESÍDUOS URBANOS Mais de 40% dos resíduos urbanos permanecem a céu aberto no Brasil. A legislação brasileira obriga o país a encontrar destino certo para 26 milhões de toneladas de resíduos sólidos até 2014. A produção urbana cresceu 7% no ano passado e chegou a 60,1 milhões de toneladas, contra 57 milhões em 2009. No mesmo período o crescimento populacional foi apenas de 1%. O destino final do material, no entanto, permanece problemático de acordo com a Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Somente 31,1 milhões de toneladas, ou seja, 57% recebem destinação adequada, em aterros sanitários. Esses números dão a dimensão do desafio que o Brasil terá pela frente para fazer cumprir a Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que deverão ser erradicados todos os lixões e aterros sanitários até 2014. REFORMA MINISTERIAL EM BRASÍLIA Ganha força a reforma ministerial que a presidente Dilma intencionaria fazer entre o fim do ano e inicio de 2012. Os eventos negativos responsáveis pela provável queda de ministros e a continuidade de episódios e denuncias desta feita envolvendo o Ministro do Trabalho, Carlos Luppi, pesa a tese reformista no Planalto. É de se pensar que será difícil compor um ministério com nomes exclusivos das áreas técnicas, quando se o mando é político-partidário. No entanto a presidente Dilma, estaria interessada em nomear perfis de índole mais técnica, mesmo como carimbo político de indicação de partidos. ENTÃO, REFORMA POLÍTICA O tieteense e vice-presidente da República, Michel Temer, mostra o caminho para viabilizar a reforma política no país. O caminho natural seria um plebiscito em 2014. Pelo seu conhecimento e experiência que possui – três vezes presidente da Câmara e é presidente do maior partido brasileiro (PMDB) – Temer propõe que a reforma passe pelo crivo popular. E aponta o impasse de uma reforma que, para muitos, funcionária como um tiro no pé dos Congressistas. Para tirar dúvidas sobre tipologia do voto – distrital, distritinho, distritão, distrital misto – financiamento público de campanha, clausula de barreira, etc., a proposta precisaria receber o endosso da sociedade. Ante o caráter Federal da reforma é lógico que o plebiscito seja feito por ocasião de um pleito Federal, ou seja, em 2014. Ora, uma tese bem argumentada pelo vice-presidente, Dr. Michel.

CAMPANHA POBLEMÁTICA - O palco mais fosforescente da eleição de 2012 será o da capital paulista. Pois em São Paulo, desenvolve-se a mais contundente polarização entre PT e PSDB. Não é a toa que o ex-presidente Lula quer impor o seu candidato o ministro da Educação Fernando Haddad e conseguiu a senadora Marta, não concorre. E os tucanos, sob o comando do batuta governador Geraldo Alckmin, pretendem escolher o seu sob o critério da maior viabilidade. Vão tentar com Serra, esteve lá e não cumpriu o mandato, não chega mais. Não há um grande candidato tucano. No PT seu candidato não é conhecido mesmo com o apoio de Lula. Quem corre por fora e poderá ganhar está eleição é o deputado federal Gabriel Chalita do PMDB, é a única força política possível “ficha limpa” e terá apoio maciço de sua religião e do maior partido do país. Em nossa região: Ramiro de Campos, em Cesário Lange; Heitor Camarin, Laranjal Paulista; Du Pilon de Cerquilho; Tadeu Fávero em Jumirim e José Carlos Melaré em Tietê, não terão problemas de se reelegerem ou indicarem seus candidatos. No interior não prevalece os partidos e sim os candidatos pela vontade de seu povo. SOMOS 7 BILHÕES DE SERES HUMANOS – O Planeta Terra está lotado de seres humanos. Há precisamente 12 anos, éramos 6 bilhões. Aonde, a economia global prosperava, e o futuro parecia mais promissor do que parece hoje. O temor da “bomba populacional” supunha-se afastada, contrariamente à situação nas décadas de 1960 e 1970, quando as preocupações acercavam a possível insuficiência de alimentos que levavam diversos países a adotar drásticas políticas de natalidade; mais famosa delas na China, com a norma de um filho por família. O mundo de hoje é dividido pela imensa crise econômica dos países ricos. Não saberemos como estará dentro de quarenta anos o planeta, mas é certo que a população mundial estará entre nove e 12 bilhões de humanos, ou mesmo muito mais, dividindo o planeta em crescente estresse ambiental. É algo de amedrontar qualquer um. O maior problema será a excessiva queima de combustíveis fósseis nos países emergentes e desenvolvidos, a ser resolvida. Não será resolvido com a distribuição de camisinhas e pílulas pelo planeta. Afinal, consertar o estrago do recente “crescimento econômico mundial”, sem alterar-lhe a trajetória, é agravar os problemas para o futuro e restringir as perspectivas de vida para bilhões de seres humanos.



Jornal Aliança - Edição 463