Issuu on Google+


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132 - e-mail: contato@jornalalianca.com.br

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

Diléa Maria da Silva

REDAÇÃO - e-mail: atendimento@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

Jaqueline Miranda e Dênis Ribeiro

opiniao@jornalalianca.com.br

Adilson Ap. da Silva

20 DE NOVEMBRO DE 2011

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

ASSINATURAS E PUBLICIDADE - e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br FOTOLITOS

Editorial

O amor conjugal

O grande rei dos persas, Ciro, durante uma de suas campanhas guerreiras, dominou o exército da Líbia e aprisionou um príncipe. Levado à presença do conquistador ajoelhou-se perante ele o príncipe, e assim também os seus filhos e sua esposa. Os soldados vencedores, os generais da batalha, ministros e toda uma corte se juntou para tomar conhecimento da sentença real. O rei persa coçou o queixo, olhou longamente para aquela família à sua frente, à espera de sua decisão e perguntou ao nobre pai de família: Se eu te disser que te concederei a liberdade, o que poderias me oferecer em troca? Rapidamente respondeu o prisioneiro: Metade do meu reino. Ciro continuou, paciente, a interrogar: E se eu te oferecer a liberdade dos teus filhos, que me darás? Ainda rápido, tornou a responder: A outra metade do meu reino. Calmo, o conquistador lhe lançou a terceira pergunta: E o que me darás, então, em troca da vida de tua esposa? O príncipe sentiu o coração pulsar rapidamente no peito, parecendo arrebentar a musculatura. O sangue lhe subiu ao rosto, as pernas fraquejaram. Reconhecia que, no anseio da liberdade dos seus, tinha oferecido tudo, sem se recordar da companheira de tantos anos, sua esposa e mãe dos seus filhos. Foi só um momento mas, para todos, pareceu uma eternidade. Um sussurro crescente tomou conta do ambiente, pois cada qual ficou a imaginar o que faria agora o vencido. Após aquele momento fugaz, ele tornou a erguer a cabeça

e com voz firme, clara, que ressoou em todo o salão, disse: Alteza, entrego a mim mesmo pela liberdade de minha esposa. O grande rei ficou surpreso com a resposta e decidiu conceder a liberdade para toda a família. De retorno para casa, o príncipe tomou da mão da esposa, beijou-a com carinho e lhe perguntou se ela havia observado como era serena e altiva a fisionomia do monarca persa. Não, disse ela. Não observei. Durante todo o tempo os meus olhos ficaram fixos naquele que estava disposto a dar a sua própria vida pela minha liberdade. Para quem ama, não há limites na doação. Quando dois seres se amam verdadeiramente dão origem a outras vidas e as alimentam, enquanto eles mesmos um ao outro sustentam, na jornada dos dissabores e das lutas. O amor conjugal é, dentre as formas de amor, um dos exercícios do amor que requer respeito, paciência e dedicação. Solidifica-se através dos anos. E tanto mais se aprofunda quanto mais intensas se fazem as lutas e as conquistas de vitórias. Para os que se amam profundamente não há lutas impossíveis, não existem batalhas que não possam ser vencidas. Em todos os departamentos do Universo existe a mensagem do amor, que é o estágio mais elevado do sentimento. O homem somente atinge a plenitude quando ama. Enquanto procura ser amado, sofre infância emocional. Por isso, o importante é amar, mesmo que não se receba a recíproca do ser amado. O que é essencial é amar, sem solicitação.

Rapidinhas Álcool mata!

Tolerância 0

A Organização Mundial da Saúde divulgou um levantamento que mostra que o álcool mata mais que a tuberculose, a aids e a violência. Principalmente os jovens, já que a bebida está muito presente na vida social. Beber com moderação é o melhor caminho, porque o uso abusivo do álcool pode trazer sérios prejuízos , como acidentes, violência, doenças, abandono de crianças e ausência no trabalho.

Perigoso

Vergonhoso

O problema com as bebidas é muito grave. Homens entre 15 e 59 anos fazem parte de um grupo que vem crescendo a cada ano, entre os que morrem mais por causa da bebida alcoólica. Mesmos que com a lei seca essa número tenha caído, para tentar diminuir os dados alarmantes, o ideal é brindar com consciência. Principalmente se esse novo projeto aprovado pelo senadores se tornar lei.

O Trevo que dá acesso ao Bairro Vila Brasil é sem dúvida um dos locais que oferecem maior risco à segurança dos pedestres em Cesário Lange. Ele já recebeu uma boa repaginada mas em questão de segurança continua como a décadas. As pessoas que circulam pelo local têm que dividir o espaço com centenas de caminhões que transitam pela estrada que liga à Rodovia Castelo Branco e a cidade de Pereiras.

A população tem o hábito de cobrar das autoridades uma providência quanto às melhorias que precisam ser feitas, no entanto, esta mesma não cuida daquilo que é seu. O córrego que passa sob a estrada que dá acesso ao Residên-cial Dom Lázaro está extremamente sujo. A água está totalmente poluída, cheia de garrafas plásticas, papéis, sacos de lixo e até mesmo animais mortos, tudo jogado pela própria população.

Sem solução

Ajuda válida

Que situação

Será Outono??

Muitas pessoas que vivem sem dinheiro nas ruas e dependem da ajuda de voluntários e entidades , estão passando por grandes necessidades em nossa cidade. Em Cesário Lange a Praça da Matriz, a Capela Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Santa Cruz e outros pontos, que deveriam até ser turísticos viraram abrigos aos moradores de rua que estão cada vez mais frequentes, um problema social ainda sem solução.

A saúde da população deve ser a prioridade de todo governo e orgãos responsáveis, no entanto, mesmo diante desta realidade, a Beneficência Hospitalar de Cesá-rio Lange passou por grandes crises, que aos poucos está sendo sanada. Contudo, precisamos ver esta crise por um outro lado: Com a crise da Santa Casa, a cidade pode perceber quem são os verdadeiros interessados em preservar esse bem .

Parece que Cesário Lange ainda não se conscientizou de que cuidar das calçadas é dever dos proprietários. Espaços que deveriam servir para garantir a segurança dos pedestres, se tornaram depósitos de lixos, entulhos e materiais de construção. Quando não estão sendo utilizados por proprietários de bares e lanchonetes para acomodarem seus clientes. Essa situação está dando o que falar em nossa cidade.

Durante a semana, muita gente tirou o agasalho do armário para espantar o friozinho. Temperatura de outono em plena primavera. Com chuva então, a sensação é de mais frio ainda. Casacos e guarda-chuvas são duplas quase inseparáveis nas ruas. Até gorros e cachecol foram vistos essa semana. Cobertor no carrinho do bebê, manta para proteger do frio ou no colo, para ficar bem quentinha.


Cidade 03

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Educação

Cultura

Banda Marcial “Darci Xavier da Silva” completa 4 anos em atividade

Escola realiza Componentes irão comemorar a homenagem data com apresentação especial ao seu Patrono A E.M.E.F. “Professor Francisco Mendes de Almeida” realizou no último dia 11 de novembro uma belíssima solenidade em homenagem ao patrono da escola. As atividades envolveram todos os estudantes. Com muito respeito e carinho os alunos cantaram o Hino Nacional e entre as homenagens houve a leitura da biografia do patrono, que é sempre lembrado com muito carinho pelos alunos e por toda a direção. Por Diléa Silva Biografia do Patrono. Francisco Mendes de Almeida, nasceu em 11 de novembro de 1859, na então Capela do Passa Três, hoje Cesário Lange, era filho de José Mendes de Almeida e Dona Maria Luiza Mendes de Almeida. Quando atingiu a idade escolar, matriculou-se na pequena escola da Vila Passa Três, que tinha como primeiro professor, Cesário Lange Adrien, cm quem aprendeu as primeiras letras do nosso alfabeto, destacando pela sua inteligência, esforço, e assiduidade. Ao completar a idade de 21 anos, notando que aquele jovem reunia todas as condições de ser um grande educador, eis que o professor Cesário Lange Adrien levou-o à Capital de São Paulo, para prestar exames de admissão do magistério, ocasião em que entre muitos inscritos, Francisco Mendes obteve o 1°lugar, sendo aprovado com distinção. Munido de seu diploma de professor Palaciano, foi nomeado

para a escola Rio Feio, hoje a cidade de Porangaba onde iniciou sua brilhante carreira de professor. Algum tempo depois, foi transferido para a escola “Reunidas de Tatuí”, como adjunto do professor Antonio de Godoi Moreira. Após algum tempo, Cesário Lange Adrien que continuava professor na Capela Passa Três, fora nomeado Inspetor Escolar do 37° Distrito que abriga toda a região.Vagando então o cargo na Capela de Passa Três, o professor Francisco Mendes batalhou por sua transferência para terra natal, o que com a ajuda do professor Cesário Lange Adrien ele conseguiu. Na então Capela de Passa Três, junto de seus irmãos e parentes, lecionou por muitos anos até ser aposentado, deixando nesse transcurso exemplos edificantes, para que se possa com respeito, prestar-lhe justas homenagens. Após alguns anos de aposentadoria, já na Vila de Cesário Lange, em 26 de setembro de 1930, aos 71 anos de idade, veio a falecer, deixando profunda saudade no seio de toda família e amigos. Em 14 de novembro de 1961, a lei estadual de número 6.494, denominava então o Grupo Escolar de Cesário Lange, de “Grupo Escolar Professor Francisco Mendes de Almeida”, numa das mais justas e dignas homenagens a esse devoto e exemplar professor, do qual a cidade de Cesário Lange teve a honra de servir de seu berço Natal.

As expressões “dedicação e paciência” resumem o trabalho de quem lida com o artesanato. No entanto, o dicionário também possui diversas palavras que podem demonstrar quão belo é o resultado desta atividade, como beleza, delicadeza. O artesanato é uma forma de reviver o passado e quem sabe trazer uma nova perspectiva ao futuro, através desta arte. No último final de semana 12 e 13 aconteceu na Praça da Matriz mais uma feira Regional de Artesanatos que faz parte de um projeto de resgate e socialização da cultura popular do artesanato

confeccionado com diversas matérias-primas, e por mestres de nossa região. A Feira Regional de Artesanato contou também com as delicias de Cesário Lange, ou seja, diversos tipos de doces e salgados caseiros, onde os visitantes puderam fazer a degustação de produtos fabricados artesanalmente e levar para casa o melhor sabor de nossa cidade. A Feira está acontecendo em nossa cidade todos os primeiros finais de semana de cada mês na Praça da Matriz em Cesário Lange. Por Diléa Silva

Feira atraiu visitantes na Praça da Matriz

A Banda Marcial Darci Xavier da Silva, completou na terça-feira, dia 15 de Novembro, o seu aniversário de 4 anos. Fundada em 2007, a Banda Marcial Darci Xavier da Silva, carinhosamente apelidada pelos componentes de “Fera”, hoje conta com 100 integrantes. Sua formação é composta por Estandartes, Pavilhão Nacional, Guarda de Honra, Balizas, Baliza-dores, Percussão, Metais, Equipe de produção e ainda o Mascote “Fera” que tão bem representa a corporação, que hoje é uma das mais completas e também uma das mais solicitadas do Estado de São Paulo. Sob a regência do Maestro João Luis Rodrigues Siqueira (Cuca) desde a fundação, a corporação vem crescendo a cada dia. Já foram mais de 20.000 km rodados em estrada e mais de 150 apresentações em seu histórico. Desde sua primeira apresentação dia 03 de Maio de 2008,

além de Cesario Lange, a FERA não parou mais. Apresentou-se além das fronteiras do município e fez grandes apresentações em: Alam-bari, Atibaia, Águas de São Pedro, Avaré, Alumínio, Barueri, Boitu-va, Bofete, Botucatu, Campina do Monte Alegre, Cotia, Capela do Alto, Conchas, Cerquilho, Can-dido Motta, Guareí, Itapetininga, Iperó, Iguape, Jumirim, Laranjal Paulista, Mauá, Palmital, Pereiras, Porangaba, Quadra, São Vicente, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Salto, Torre de Pedra e Tietê. Cidades onde quase sempre tem sua agenda disputada nas festividades de aniversários e eventos, e também eventos realizados por todo Estado de São Paulo. Hoje após quatro anos de estrada, apenas 12 componentes da primeira formação continuam participando das apresentações. A corporação continua crescendo, se renovando, renovando seus componentes, mas mantém o seu

objetivo inicial de elevar o nome da cidade através da música, além do culto ao civismo, e propiciar aos jovens uma oportunidade melhor de vida, com autoestima e personalidade. Para o próximo ano Banda Marcial pretende contar com mais de 100 integrantes. Além do Maestro Cuca que se dedica diariamente a essa corpo-ração, a atual administração, nas pessoas do Prefeito Ramiro de Campos e do Vice-Prefeito Ronal-do Pais de Camargo (Dinho) também não medem esforços para manter a Banda em atividade e sempre estão presentes nas per-formances da corporação. O maestro cuca destaca o empenho de todos, que hoje fazem parte da banda, como dizem os próprios integrantes “SOMOS O QUE SOMOS POR QUE SOMOS FERA” quero aqui acima de tudo primeiramente tenho que agradecer a Deus, afinal mais de 20.000 km rodados e nunca nenhuma ocorrência é que as mãos

de Deus estão sempre a frente da FERA, aos pais que sempre estão juntos, sem citar nomes para não cometer injustiças, aos atuais integrantes, e a todos que um dia fizeram parte da FERA, saibam que o nome de vocês, permanece na história da corporação, ao Prefeito Ramiro e o Vice Dinho, que dão total apoio a FERA, aos funcionários da prefeitura que direta ou indiretamente fazem com que a FERA permaneça firme e forte, finalizando meu muito obrigado a todos e que Deus continue abençoando sempre. “Deus segue um plano ao escrever a musica de nossa vida, a nossa parte deve ser aprender a melodia e não desanimar nas pausas e contratempos”. Maestro JOÃO LUIS (Cuca). No próximo dia 27 de novembro a fera estará realizando uma apresentação na Praça Adolfo Testa a partir das 20h30, logo após a missa em comemoração aos 04 anos de fundação da corporação.

Cultura MAVSA Resort recebe “O Pequeno Príncipe” de Quadra

Atração reuniu mais 100 crianças de diversas faixas etárias MAVSA Resort recebe o Pequeno Príncipe da cidade de Quadra Na segunda, (14) véspera de feriado a CIA TEATRAL 4 CANTOS da cidade de Quadra, esteve no MAVSA RESORT em Cesário Lange, onde apresentou o espetáculo Infantil, “O Pequeno Príncipe” . O grupo se apresentou para apro-ximadamente 100 crianças de diversas faixas etárias e pu-

deram conhecer o Resort e suas atividades. O Pequeno Príncipe encerra suas apresentações no próximo dia 3 de Dezembro (Sábado) na Virada da Inclusão na cidade de Quadra, depois de um ano de sucesso se apresentando em diversos lugares, o grupo se prepara para um novo espetáculo que promete emocionar assim como o Pequeno Príncipe. Por Benemari Sulivam


04 Cidade

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Cultura

Prefeito entrega troféu aos cururueiros da cidade

Cultura raiz contou com programa especial Na manhã de sábado aconteceu na rádio Studio FM durante a apresentação do Programa Sertanejo Bom Demais com locução de J. Junior, uma super programação contando com a presença de grandes cantadores de cururu. Na ocasião eles também receberam o troféu pela participação no 1° Torneio de Cururu de Cesário Lange que aconteceu no dia 15 de outubro no Centro Cultural “José Trevisan” antiga (AMDAFAP), com a participação dos artistas do nosso município. Zezão Neto, vencedor do Torneio, Chiquinho Rodrigues, Jonas Pio, Gusto Moraes e Roque Martins receberam como prêmio o troféu personalizado das mãos do Prefeito Ramiro de Campos e Zezinho Vitanca que não pode estar

presente na ocasião, também foi lembrado pela belíssima participação no torneio garantindo a segunda classificação e a vaga para o grande Torneio Estadual de Cururu que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Conservatório de Tatuí, onde participou juntamente com o

cantador Zezão Neto. Na próxima semana você confere mais detalhes sobre o Torneio Estadual de Cururu do Conservatório de Tatuí e a classificação dos nossos conterrâneo nessa importante competição. Por Diléa Silva

AVISO DE LICITAÇÃO A Prefeitura Municipal de Cesário Lange, Estado de São Paulo, Torna Público que encontram-se abertas as seguintes licitações na modalidade de Concorrência, visando a escolha da proposta mais vantajosa para a administração para a venda dos imóveis abaixo descritos, a saber: Concorrência nº 01/2011-Alienação mediante venda de imóvel de seu patrimônio disponível, com área superficial de 78.665,2760 m², consistente da matricula nº. 75.949 do Livro nº. 2 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Tatuí, SP, localizada próxima à Rodovia Castelo Branco, Estrada Municipal Bairro do Turvo, nos termos da lei complementar nº 27/2011. Abertura: 16/11/2011. Encerramento: 21/12/2011 às 9:00hs. Concorrência nº 02/2011-Alienação mediante venda de imóvel de seu patrimônio disponível, com área de 2.816,89 m², consistente da matricula nº. 56.860, do Livro nº. 2 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Tatuí, SP, localizado à Av. Benedito de Camargo Barros- Cesário Lange, nos termos da lei complementar nº 28/2011. Abertura: 16/11/2011. Encerramento: 21/12/2011 às 11:00hs. Os editais deverão ser retirados na Prefeitura Municipal de Cesário Lange, no horário de expediente ao público, das 8:00 às 15:00hs. Informações: Tel (15)-32468600.


Região 05

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Pereiras

Pereiras

Prefeito Betinho conquista mais duas emendas para o município

Alunos realizam Verbas serão investidas em a Prova Brasil na melhorias de grande importância cidade A cada dois anos, estudantes do 5ºs e do 9ºs ano do Ensino Fundamental das escolas publicas e municipais realizam a Prova Brasil. Na última terça-feira, dia 8, os alunos das quintas séries da rede municipal de ensino de Pereiras fizeram o exame. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), através de testes de língua portuguesa e matemática é que o país monitora os índices de qualidade da educação. Com os resultados da Prova Brasil, as secretarias e o MEC têm um diagnóstico do ensino brasileiro. A partir disso, esses órgãos determinam ações e direcionam recursos para melhorar a qualidade do ensino. A prova conscientiza os gestores sobre a realidade de cada escola, ajuda a aplicar os recursos nas áreas prioritárias e a estabelecer metas. Além disso, mobiliza a comunidade escolar em busca de uma qualidade de ensino melhor na rede pública e municipal do país.

Lembrando que em 2009 o município de Pereiras realizou a Prova Brasil e obteve um excelente resultado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. No primeiro ano da gestão do prefeito Betinho Silveira, a média conquistada pelas escolas municipais foi de 6,3, representando 34,4% acima da meta projetada para o ano de 2009 e já atingindo a projetada pelo Governo Federal para 2021. Para a secretária de educação, Aurora Maria Vieira, um trabalho com essa relevância só é possível com o apoio de uma equipe comprometida de assessores, diretores, professores e pessoal de apoio escolar (transporte, merenda e outros), pois para esse grupo a prioridade é a atenção total à aprendizagem. “Somente com muita dedicação e empenho é possível conseguir resultados positivos na educação, que muito significará para as futuras gerações do município”, declarou Aurora. Fonte: Assessoria de Imprensa.

Contas da Saúde são aprovadas pelo Conselho Aconteceu na segunda-feira passada, dia 7, a reunião do Conselho Municipal de Saúde, no Centro Cultural Raphael Carlos Paschoal. Trimestralmente a Secretaria de Saúde presta conta para o Conselho, de todos os gastos realizados no setor, como quantidade de curativos, consultas, injeções, eletrocardiogramas, ultra-sons, entre outros. As contas do último trimestre foram aprovadas na reunião. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Pais Neto, é importante ter ciência dos gastos. “É fundamental ter o controle das despesas da saúde. Analiso o saldo mensal e os repasses que nos são transmitidos. Hoje, Pereiras é referência em saúde. Desde o inicio da gestão do

prefeito Betinho Silveira estamos adquirindo novos equipamentos, como o ultra-som, desfibrilador, materiais para área odontológica, além da contratação de funcionários para atender a demanda de consultas e uma farmácia repleta de remédios para a população”, disse o secretário. O Conselho Municipal de Saúde é um órgão que atua na formulação de estratégias e controle da execução da Política de Saúde nos municípios. Representa a comunidade nas discussões sobre saúde pública e contribui para que haja melhorias nos programas de saúde e no atendimento ao usuário. O CMS serve para articular a participação dos vários segmentos da sociedade na política municipal de saúde Fonte: Assessoria de Imprensa.

O prefeito Betinho Silveira, empenhado em conquistar recursos para melhorar a qualidade de vida dos munícipes da cidade Pereiras, conseguiu nesta semana, mais duas emendas de grande importância. A primeira emenda conquistada foi a do Deputado Estadual Luiz Carlos Gondim, no valor de

R$ 220 mil reais, para compra de uma retro escavadeira, esta que irá auxiliar nos serviços de obras a serem realizadas no município. A outra emenda obtida, no valor de R$ 120 mil reais, foi da também Deputada Estadual Rita Passos. O dinheiro será investido em infraestrutura, especificamente no bairro Jardim Nova

Pereiras, com a construção de uma pista de caminhada, onde hoje é área de escoamento de águas, as margens da rodovia Floriano de Camargo Barros, a céu aberto. O local também receberá iluminação e a instalação de canalização adequada. “Essas benfeitorias são de grande importância para a popula-

ção, pois influenciam diretamente na qualidade de vida e bem estar dos cidadãos pereirenses, principalmente dos moradores do Jardim Nova Pereiras”, disse o prefeito Betinho. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pereiras.

Prefeitura de Pereiras realiza 3º Festival de Cantores Mirins A música faz transformações na vida da criança, além de ser uma excelente terapia, auxilia na sua formação cultural e emocional, podendo também ser utilizada como um importante meio de estímulo às outras matérias escolares. Pensando nisso é que a Prefeitura Municipal de Pereiras, através das Secretarias de Educação e Cultura realizou na sexta-feira passada, dia 4, o 3º Festival de Cantores Mirins, no clube Ser-pereiras. Ele teve inicio no ano de 2009, com a gestão do prefeito Betinho Silveira, que sempre apoiou iniciativas voltadas a música e cultura na cidade, tendo por objetivo revelar grandes talentos, que muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade para mostrar seu dom. Mais de vinte e cinco estudantes das escolas municipais soltaram a voz e apresentaram ao público belíssimas canções como ‘Pra você’, de Paula Fernandes e ‘Ressucita-me’, de Aline Barros. No palco, a Banda Asas da Lua, sob a regência do professor e músico Marcelo Sil-

vério acompanhou cada um dos interpretes com a afinação típica dos artistas pereirenses. “As crianças têm muito potencial e precisam de apoio para divulgá-lo. Com certeza elas honram o nome da cidade, conhecida como berço de grandes músicos e poetas. São pequenas apenas no tamanho, pois no talento são imensas”, declarou o prefeito Betinho Silveira. O coral Encanta Educação, composto por funcionários do setor, também esteve presente e abri-lhantou ainda mais o evento. O professor Marcelo Silverio tem esse festival como uma conclusão do curso de música nas escolas. Todo aprendizado adquirido durante o ano foi colocado em prática nesse dia. “Agradeço de forma especial o prefeito Betinho Silveira e o vice Ticão Turri pelo apoio e confiança no projeto de musica nas escolas. São três anos de muito trabalho e dedicação com as crianças. E que venha o 4º Festival de Cantores Mirins em

2012”, disse. A grande vencedora foi Vitória Israel, que recebeu como pre-miação R$ 300 reais. No segundo lugar ficou Vitória Pinheiro, com R$ 200 reais. O terceiro lugar foi de Monalisa Góis, que recebeu R$ 100 reais. Em quarto ficou Lucas Pires, com o prêmio de R$ 50 reais. A revelação musical, pela terceira vez consecutiva foi a jovem Letícia Milena, que recebeu R$ 30 reais em brindes

da loja do Josué. As secretarias de Educação e Cultura agradecem aos colaboradores e patrocinadores do evento pelo apoio para realização do mesmo. Alunos e professores da escola estadual Vereador Egildo Pas-choalucci também estiveram presentes no evento. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pereiras.


06 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Cerquilho

Prefeitura promove recapeamento de mais uma rua

Boituva

Crianças ajudam Nova Cerquilho mais uma vez é beneficiada com obras importantes no plantio de 4.000 árvores A Prefeitura de Cerquilho realizou essa semana o recapeamento de mais uma importante via de tráfego de veículos. Foram realizadas obras na Rua Vereador Nelson Gazambim, no bairro Nova Cerquilho. O prefeito de Cerquilho, Du Pilon, ressaltou o trabalho de recuperação da malha viária que vem sendo realizado no atual governo. “Temos investido muito em re-capeamentos de ruas e avenidas de nosso município. Já recuperamos o asfalto de bairros como Nossa Senhora de Lourdes, Nova Cerquilho, COHAB, centro, entre outros bairros. Além disso, realizamos também as obras da Rua Doutor Campos, que devolveram aos munícipes uma rua totalmente recuperada”, comentou o prefeito.

Quatro mil árvores foram plantadas, dia 10, no Loteamento Vitassay por meio de uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do Grupo Petrópolis. A iniciativa contou com a participação de 300 crianças da rede municipal de ensino. O plantio, de diversas espécies, foi realizado no período da manhã, em volta da área de preserva-

ção permanente do Loteamen-to. A ação faz parte do programa de reflorestamento de mata ciliar. Estiveram presentes durante o evento representantes do SMMA, Grupo Petrópolis, Condema, FIB, Sabesp, Secretaria de Obras Sociais, Portal dos Pássaros e Câmara Municipal. Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Boituva.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cerquilho.

Guareí

Alunos da Escola Prof. João Alcindo Vieira participam de Gincana

Gincana interdisciplinar envolveu alunos do 3º ao 5º ano A EMEF ”PROF. JOÃO ALCINDO VIEIRA“ encerrou neste dia a Gincana interdiscipli-nar, onde envolveu alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, um projeto que foi elaborado dentro do Programa oferecido pelo Governo Federal. Formou-se então uma equipe para desenvolver esse projeto com o objetivo de elevar a qualidade de ensino no Município. Foi feito um levantamento de dados no desenvolvimento educacional da escola, criou-se um plano de ação dando ênfase às necessidades básicas dos alunos, promovendo ações para atendê-las de forma a diminuir as retenções e evasões escolares. O início desse projeto foi a Gincana interdisciplinar, disciplinas envolvidas: Português, Matemática e Educação Física. Professora responsável Rosana Cristina Da Costa Hellt , e os gestores desta escola parabenizam a referida professora pelo seu desempenho neste projeto, pois foi muito explorado, foram formas bem diferenciadas de estudos matemáticos, inclusive

Tietê

no estudo das tabuadas, levando os alunos à se dedicarem com o intuito de vencer a gincana . “Seguindo com o cronograma dos Projetos do PDE, teremos o Projeto da Leitura e o Afro-

Cultural os quais já vêm sendo desenvolvidos”. Certa de que estamos caminhando com responsabilidade dentro do que está sendo possível, diante de muitos desafios

Banco do Povo Paulista aumenta limites de crédito

nos quais recebemos a cada dia, espero chegarmos com saldo positivo no final deste ano. Prof. coordenadora Terezinha de Jesus Soares Barros Fonte: Jacutinga noticias

Juros dos financiamentos também estão menores para os moradores A Prefeitura de Tietê, através de parceria estabelecida com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), disponibiliza pelo Banco do Povo, um programa de micro crédito para moradores da cidade. De acordo com os dados do Governo do Estado, o objetivo do programa é promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de micro crédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, sejam eles formais ou informais, cooperativas ou associações. Os valores dos financiamen-

tos aumentaram e agora vão de R$200,00 a R$ 10.000,00 Pessoa Física, com prazos de até 24 meses e de R$200,00 a R$ 15.000,00 Pessoa Jurídica, com prazos de até 36 meses e a taxa de juros abaixou de 0,7% para 0,5% ao mês. Para obter maiores informações acesse o site www.bancodopovo. sp.gov.br ou procure o Banco do Povo Paulista em Tietê na Rua São Benedito nº. 98 – Centro ou ainda, através do telefone: (15) 3285-2887. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tietê. Foto: Imagem Ilustrativa.

Bofete

Funcionários recebem a 1ª parcela do 13° No dia 1º de novembro os servidores municipais de Bofete receberam a 1ª parcela do 13º salário junto com o pagamento de novembro, que saiu no 1º dia útil do mês. Conforme informações de servidores antigos, é a primeira vez que isso acontece numa gestão pública em Bofete, ou seja, os funcionários receberem o 13º salário rigorosamente na data certa, como prevê na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Para a economia do município esta iniciativa é muito importante, porque injeta dinheiro no mercado financeiro. Para o servidor

nem se fala, porque ele poderá saldar suas dívidas ou antecipar as compras do natal. O prefeito Claudécio José Ebúrneo, Torão, tem preocupado muito com o servidor público do município, além de manter em dia o pagamento, concedeu um vale compra no valor de R$ 80,00, vem melhorando as condições de trabalho no fornecimento do EPI – Equipamento de Proteção Individual. Os vigias, por exemplo, acabaram de receber jaquetas térmicas para utilizarem á noite. Isso é muito importante para a saúde do trabalhador. Fonte: Assessoria de Imprensa.


Região 09

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Jumirim

Conchas

Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam espaço Cultural Catavento

Cidade quer o Espaço mostra aos alunos a ciência programa Ler e de uma forma atraente e interativa escrever Na ultima semana a Prefeitura através da Secretaria de Educação apresentou na Diretoria de Ensino de Botucatu o Plano de Trabalho para aprovação de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Educação, afim de implantar na rede municipal nos anos iniciais do Ensino Fundamental o Programa Ler e Escrever do governo do estado de SP. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Conchas. APRESENTAÇÃO Autor: Coordenação do Programa Ler e Escrever Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um

conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, até 2010, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º. ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Nesta semana (08 e 09/11) os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da EMEFEI – Jumirim estiveram visitando o espaço cultural Catavento. Este espaço está em uma construção imponente do século XX (1924). O Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo, tombado pelo Patrimônio Histórico, começou como centro de exposições, foi sede da Assembleia Legislativa e da Prefeitura. Agora volta às origens: abrigando esse espaço

importante da capital paulista dedicado à cultura e educação. O catavento cultural proporciona uma visita alegre aos alunos, mostrando a ciência de uma forma atraente e interativa. Só a visita externa ao palácio, apreciando a construção arquitetônica já vale o passeio. No entanto a parte interna também é fantástica, seguindo uma ordem cronológica: a jornada começa pelo universo, passa pelas estrelas, chega ao sistema solar.

A viagem segue pelo interior da terra, sobe à superfície onde a origem da vida é explicada, vídeos e fotografias revelam a riqueza da biodiversidade da vegetação e dos animais brasileiros, os alunos também passaram pela sessão engenho e finalizando conheceram o mundo da nanotecnologia através de jogos virtuais. Segundo a direção e professores, o passeio cultural foi um sucesso, sendo um espaço de iniciação científica que tem atrações para

diferentes faixas etárias, valendo a pena conferir, pois os educadores afirmam que a atração é garantida para crianças, adolescentes e adultos. E, aproveitam a oportunidade para agradecer o apoio da Secretária Municipal de Educação Ana Teresa Cinto Fáve-ro que com apoio e parceria da Prefeitura Municipal, na pessoa do Prefeito Benedito Tadeu Fávero proporcionaram esta ação pedagógica aos alunos. Fonte: Assessoria de Imprensa.

Tatuí

Prefeito vistoria obras na Praça da Matriz

Um dos principais cartões postais de Tatuí está ganhando cara nova. A Praça da Matriz, fundada em 1907, está ganhando a sua mais significativa intervenção. A inauguração está prevista para o início do mês do mês de dezembro, conforme ficou definido após a visita do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo às obras, na última semana. As obras da praça tiveram seu início no último mês de abril. Novas espécies de árvores já estão sendo plantadas. Um boulevard está sendo construído. O Coreto da Praça, que estava com sua estrutura comprometida, está sendo reconstruíd. Segundo o secretário de Obras e Infra-Estrutura, engenheiro Ale-xander Chaves dos Santos, o antigo Coreto da Praça tinha a sua estrutura completamente comprometida. “Ele tinha problemas de construção e com o tempo veio deteriorando”, disse o secretário, que explica que a parte superior do coreto estava como “uma piscina” e com o entupimento das saídas de água, não havia ela para onde escorrer e essa situação foi se agravando até que o meio do coreto teve de ser escorado com uma viga de madeira em seu centro para não ruir.O novo Coreto da Praça terá, no subsolo, vestiário masculino e feminino além de chuveiro, porém, esta área será de uso restrito de artistas que se apresentarem no local. O projeto da reforma da Praça da Matriz foi desenvolvido pelo arquiteto tatuiano Flávio Villa Nova. Uma fonte, próxima à Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, está sendo construída no local. Também como mudança, cita o secretário, haverá área acessível a deficientes físicos ao coreto, plataforma na entrada da igreja, chafariz e a troca de pisos e canteiros, mudança na qual nenhuma árvore de grande porte foi derrubada. Para o layout do paisagismo da praça a obra conta

com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.O recurso para a obra é do Ministério do Turismo e foi conquistado a partir de dois convênios celebrados com a Prefeitura de Tatuí: um para a revitalização da Praça da Matriz, para o qual foram destinados R$ 620 mil e o convênio para o boulevard, com mais R$ 170 mil. Os recursos - que totalizaram R$ 790 mil - foram conquistados em Brasília junto ao Governo Federal pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, já no início de 2011. Um pouco de história A Praça da Matriz de Tatuí foi fundada no dia 9 de junho de 1907, pelo então prefeito, Cândido José de Oliveira. O primeiro “Jardim Público” da cidade demorou quase dois anos para ser inaugurado, após passar por diversas obras. A cerimônia de inauguração da praça, segundo notícia publicada pelo jornal “Cidade de Tatuhy”, foi abrilhantada com uma grandiosa quermesse, em benefício da festa do Divino Espírito Santo, organizada pela senhora Gladys Minho-to. O jardim, iluminado a gás acetileno, recebeu apresentações das bandas “Santa Cruz” e “São Vicente”. Diz o periódico que várias barracas foram instaladas na praça “e a mais saliente era a de dona Gladys, não só pela quantidade de objetos interessantes que continha, mas pelo bom gosto artístico, todo oriental, que se descobria nos menores detalhes”. O clima no dia da inauguração foi frio, mas não choveu. No dia 9 de junho de 2007 foram comemorados os 100 anos da Praça da Matriz. Neste mesmo dia, foi assinado pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município

Laranjal PaulistaAlunos da Escola de Laras estão em festa

Inaugurada a reforma e ampliação da Escola João Brunheira em Laras Neste sábado (05), a Prefeitura de Laranjal Paulista realizou a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal João Brunheira, no Distrito de Laras. Agora a escola conta com duas novas salas, laboratório de informática com computadores novos, biblioteca, secretaria, diretoria, sala de professores, rampa de acesso e banheiros novos, com investimentos que giram em torno de R$ 340 mil. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Heitor Camarin Junior, o Presidente da Câmara, Roque Lázaro de Lara, o Secretário Municipal de Educação, Luiz Antonio de Carvalho e demais autoridades municipais, família Brunheira, professores, estudantes e familiares, além da apresentação da Banda Municipal Maestro Giocondo Cordonni e dos alunos da escola. O vereador Antonio Rinaldo Martins, o Nadinho, morador de Laras também esteve presente, e fez questão de

falar a todos sobre seu orgulho de poder participar da inauguração. “Também fui aluno desta escola, e sei o grande benefício que estas melhorias significam para nossa comunidade. Isso é o resultado de todos os esforços que temos feito para melhorar a qualidade de vida deste Distrito, e de toda a cidade”, declarou Nadinho, que também parabenizou o Prefeito e sua equipe pelos resultados positivos que vêm apresentando durante os 3 anos à frente da administração municipal. A cerimônia foi marcada por muita emoção, onde os familiares do senhor João Brunheira lembraram de suas diversas ações em benefício da comunidade local. João Brunheira foi o doador do terreno onde se encontra e escola, a quadra e o campo de futebol. A situação oficialização da doação foi regularizada somente no ano passado, graças aos esforços da administração do Prefeito Heitor e da família Brunheira. Segundo

o Prefeito, “esta ação é muito importante para a qualidade do ensino no Distrito de Laras, e é parte do pacote de melhorias destinadas ao local, como a já iniciada instalação de alambrados em volta do campo de futebol, que em breve receberá também uma academia ao ar livre. Outra novidade será a instalação de um

parquinho infantil no Largo São Sebastião, oferecendo mais uma opção de lazer e entretenimento para as nossas crianças, além da reforma do banheiro público e a pavimentação e recapeamento das ruas de Laras”. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.


10 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Quadra

Cidade realiza mais um Festival de Prêmios

Quadra

Comunidade se reuniu em prol CIA 4 CANTOS ao Fundo Social de Solidariedade se apresenta no 16º FESTIL No sábado, 05 de Novembro, a comunidade de Quadra se reuniu no Ginásio Lázaro Paes para um animado Festival de Prêmios em prol ao Fundo Social de Solidariedade do município. D. Lheonides, Primeira Dama de Quadra e Presidente do Fundo Social, comemora o sucesso do evento agradecendo a todos que colaboraram, seja com a

Porangaba

participação no evento, com o belíssimo trabalho em equipe e com o patrocínio oferecido. Segundo a Primeira Dama, a gratificação obtida com o êxito do evento não se reduz somente ao sucesso financeiro, mas também na inte-gração da população do município Quadra. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Quadra.

Música na Rua” é realizado com sucesso no município

Projeto incentiva cultura e abre espaço para músicos da cidade A prefeitura de Porangaba, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, realizou na noite do último sábado (12), na rua 4 de Junho, a primeira apresentação do “Música na Rua”. O projeto tem como principal objetivo o incentivo à cultura e à formação musical. Com esta iniciativa a prefeitura busca dar espaço e oportunidade para que novos talentos possam se apresentar mensalmente, no palco montado especialmente para o projeto. Esta primeira edição contou com a participação das bandas The Suins, Paranoia e Wellerz. Para o prefeito Luiz do Deral-

do, “o projeto é extremamente importante para a cultura local, é uma tentativa de promover o resgate da tradição musical do município, que carrega o título de “Cidade Sinfonia”. Desta forma, podemos mostrar à nova geração de músicos porangabenses que acreditamos em seu talento e apoiamos o seu trabalho.” Os músicos interessados em participar do projeto “Música na Rua” devem entrar em contato com a Secretaria, no Centro Cultural “Vereador Abílio São Pedro”, ou através do telefone 32571015. Fonte: A.I. da Prefeitura de Porangaba

O grupo de teatro da cidade de Quadra esteve se apresentando no 16º FESTIL (Festival de Teatro de Pindamonhangaba) com o espetáculo “Nelson” com a direção de Benemari Sulivam. Esse evento organizado por Ediléia dos Santos Salgado, vem com intuito de estar promovendo a troca de experiências entre as escolas e seu trabalho artístico-pegagógico. Após apresentação houve um bate papo com os jurados Fábio Mendes e Vittor Narezi, onde eles expuseram seus pontos de vistas a respeito do

trabalho apresentado. O grupo foi muito elogiado pelo amadurecimento e proposta apresentada. E ressaltaram a importancia do apoio que vem havendo por iniciativa do Prefeito Carlão em estar apoiando as Artes Cênicas através da Secretária de Cultura Maria Regina de Oliveira Rodrigues. Depois da apresentação o grupo recebeu de presente do Prefeito Carlão uma passagem no Habbis onde puderam se deliciar e comemorar o sucesso da apresentação. Fonte e fotos: Benemari Sulivam.

Polícia Civil captura foragido da justiça policia civil captura foragido da justiça em quadra Os policiais civis da Delegacia de Polícia de Quadra no dia 07 de novembro realizaram a captura de um condenado por crime de estupro. O acusado A.A.M. foi localizado pelos policiais na área rural de quadra, sendo que responde ao processo pela comarca de Fartura. Ainda no mesmo dia o empenho dos Policiais Civis daquela cidade também levou ao cumprimento de Mandado De Prisão expedido pela comarca de Porangaba con-

tra R.P.S ., face ao não pagamento de pensão alimentícia. O primeiro foi encaminhado à Cadeia Pública de Conchas e o segundo à Cadeia Pública de Cesário Lange. O Dr. Ivan Agostinho Silva, delegado responsável pela Unidade de Polícia Judiciária de Quadra informou que qualquer cidadão que tomar conhecimento de foragidos da justiça que estejam se escondendo na cidade de Quadra, poderá levar tal informação anonimamente através do telefone (15) 3253-1223 ou ainda através do telefone 181.


Política 11

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Legislativo

Câmara Municipal de Cesário Lange realiza Sessão Solene

Casa entrega títulos de Cidadão cesariolangense e Benemérito A Câmara Municipal de Cesário Lange esteve realizando mais uma Sessão Solene para entrega de títulos de Cidadão Cesariolangense e Benemérito a ilustres cidadãos que contribuíram diretamente ou indiretamente com o desenvolvimento de nossa cidade. Na noite de sexta-feira (11), a casa ficou lotada. Para as homenagens, todos os vereadores da estiveram presentes, assim como, parentes e amigos dos homenageados, e ainda diversas autoridades como o Prefeito Municipal Ramiro de Campos, o Dr. Ivan Agostinho Delegado de Polícia de Cesário Lange, a Secretária de Educação Márcia Campos Trevisan, o Diretor do Departamento de Trânsito Sr. Márcio Nocette, o Presidente do CONSEG – Pastor José Fernandes, o Assessor Fernando Sou-

sa representando o Deputado João Caramez, a Presidente da Câmara Municipal de Jumirim Elizabeth Matteucci, entre outras de Cesário Lange e região. Abrilhantando a noite, esteve presente também, a Corporação Musical Carlos Gomes que emocionou o público, juntamente como Maestro Lázaro Nogueira (Pingo) com sua nova formação, apresentando músicos de todas as idades e com grande qualidade musical. As personalidades homenageadas foram: Dr. Luiz Carlos Gondim Teixeira (Deputado Estadual), Dr. Durval Zabeu, Edson Giriboni (Deputado Estadual e Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), Sr. Francisco de Assis Vaz, Dr. Marcelo Murat (Delegado Titular da Delegacia Seccional de Polícia de Itape-

tininga), Sr. Pedro Bueno de Miranda, Dermival Alves de Oliveira que receberam o Título de Cidadão Cesariolangense e o Sr.

Eduardo José Fiusa empresário da cidade que foi agraciado com o Título de Cidadão Benemérito. Por Diléa Silva

EDITAL DE PROCLAMAS Liv., D-5, Fls. 180, termo N.º 3.187. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. OTAVIO BRUNO SILVINO MOREIRA e DAIANE FERREIRA DE ANDRADE. Ele, brasileiro, repositor, solteiro, com 27 (vinte e sete) anos de idade, natural de Guarulhos SP, nascido aos vinte e um dias de agosto de mil novecentos e oitenta e quatro (21/08/1984), residente e domiciliadonestacidade,naRua13deMaio,n°726;filhodeJOSÉHENRIQUEMOREIRAeTEREZA DE LOURDES SILVINO. Ela, brasileira, desempregada, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, natural de São Paulo SP, nascida no dia dezoito de maio de mil novecentos e oitenta e sete (18/05/1987), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua 13 de Maio, 726 - Centro; filha de JOÃO JOSÉ DE ANDRADE e JESUINA FERREIRA DE ANDRADE. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavroopresenteparaserafizadonestecartórionolugardepraxeepublicadopelaimprensa local. Cesário Lange, 09 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. __________________________________________________________________________ Liv., D-5, Fls. 180, termo N.º 3.188. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. JENES RICARDO GARCIA e MARINES DE SOUZA. Ele,brasileiro,sapateiro,com35(trintaecinco)anosdeidade,naturaldeRibeirãodoPinhal PR, nascido aos vinte e três dias de novembro de mil novecentos e stenta e cinco (23/11/1975), residente e domiciliado nesta cidade, na Av. 3 de Maio, n° 1377 - Centro; filho de JOSÉ RICARDO GARCIA e MARLENE DE OLIVEIRA GARCIA. Ela, brasileira, comerciante, solteira, com 28 (vinte e oito) anos de idade, natural de Santa Amélia PR, nascida no dia doze de outubro de mil novecntos e oitenta e dois (110/10/1982), residente e domiciliada nesta cidade, na Av. 3 de Maio, n° 1377 - Centro; filha de JOÃO JOSÉ DE SOUZA e MARLENE DE OLIVEIRA GARCIA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavroopresenteparaserafizadonestecartórionolugardepraxeepublicadopelaimprensa local. Cesário Lange, 10 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. __________________________________________________________________________ Liv., D-5, Fls. 180V, termo N.º 3.189. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. EDUARDO MARTINS DE SOUZA e ELISA MARIA DE OLIVEIRA MUSSI. Ele,brasileiro,fundidor(ouroepratra),solteiro,com26(vinteeseis)anosdeidade,natural de São Bernardo do Campo SP, nascido aos oito dias de novembro de mil novecentos e oitenta e cinco (08/11/1985), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Zulmiro Antunes de Soares, n° 366 - Dom Lázaro; filho de EDSON MARTINS DE SOUZA e EDNA MARIA MARTINS DE SOUZA. Ela, brasileira, auxiliar de produção, solteira, com 26 (vinte e seis) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascida no dia dez de agosto de mil novecentos e oitenta e cinco (10/08/1985), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Zulmiro Antunes de Soares, n° 366 - Dom Lázaro; filha de ALVARO MUSSI e MARIA BENEDITA DE OLIVEIRA MUSSI. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavroopresenteparaserafizadonestecartórionolugardepraxeepublicadopelaimprensa local. Cesário Lange, 11 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. __________________________________________________________________________ Liv., D-5, Fls. 186 v, termo N.º 3.214. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. WILSON SOARES DA SILVA e ANA GABRIELE RODRIGUES FLORENTINO. Ele, brasileiro, operador de acabamento, solteiro, com 18 (dezoito) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos dezessete dias de maio de mil novecentos e noventa e três (17/05/1993), residente edomiciliadonestacidade,naRuaAmazonas,n°488 -VilaBrasil;filhodeJOSÉCARLOSVIEIRADA SILVA e LIONORA SOARES DE AGUIAR SILVA. Ela, brasileira, caixa de lotérica, solteira, com 18 (dezoito) anos de idade, natural de Laranjal Paulista SP,nascidanodiaonzedeagostodemilnovecentosenoventaetrês(11/08/1993),residenteedomiciliada nesta cidade, na Rua Lázaro Antunes de Miranda, 346 - Bairro Aleluia; filha de RONALDO FLORENTINO e ANA PAULA RODRIGUES FLORENTINO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavroopresenteparaserafizadonestecartórionolugardepraxeepublicadopelaimprensa local. Cesário Lange, 16 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. __________________________________________________________________________ Liv., D-5, Fls. 187, termo N.º 3.215. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. LUCAS PEREIRA LOBO e CAROLINA FERNANDES DE CAMARGO. Ele, brasileiro, secretário de escola, solteiro, com 26 (vinte e seis) anos de idade, natural de Laranjal Paulista SP, nascido aos vinte e quatro dias de maio de mil novecentos e oitenta e cinco (24/05/1985), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Maria Vasconcelos Leite, 1155 - Centro; filho de LUIZ CARLOS LOBO e HELENA MARIA PEREIRA LOBO. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, natural de São Paulo SP, nascida nodiadoisdejaneirodemilnovecentoseoitentaesete(02/01/1987),residenteedomiciliadanestacidade, naRuaMarioPaesdeCamargo,192-FazendaVelha;filhadeAPARECIDOGABRIELDECAMARGO e MARIA ADETE FERNANDES DE CAMARGO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavroopresenteparaserafizadonestecartórionolugardepraxeepublicadopelaimprensa local. Cesário Lange, 17 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. __________________________________________________________________________ Liv., D-5, Fls. 187, termo N.º 3.216. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. ARISTHEO DE VASCONCELOS LEITE e AREDA EVANGELISTA DE SOUSA. Ele, brasileiro, gerente administrativo de obras, solteiro, com 31 (trinta e um) anos de idade, natural de Tietê SP, nascido aos dezenove dias de junho de mil novecentos e oitenta (19/06/1980), residenteedomiciliadonestacidade,naRuaJoãoLeite,s/n°-BairroAleluia,filhodeCARLOSALBERTO VASCONCELOS LEITE e SANTA ISABEL BELLIA VASCONCELOS. Ela, brasileira, do lar, divorciada, com 34 (trinta e quatro) anos de idade, natural de São Paulo SP, nascida no dia dez de julho de mil novecentos e setenta e sete (10/07/1977), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua João Leite, s/n° - Bairro Aleluia; filha de OGEVAL EVANGELISTA DE SOUSA e ZULEIDE DOMINGUES DE SOUSA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavroopresenteparaserafizadonestecartórionolugardepraxeepublicadopelaimprensa local. Cesário Lange, 17 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto


12 Esportes

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Karatê

Alunos do projeto se destacam em campeonato Brasileiro

Futebol

Campeonato Brasileiro de Karatê e Morro Vermelho Kobu-do Shorin-Ryu Shinshukan enfrenta equipe do Tiveron No domingo (06), foi realizado na cidade de Praia Grande o campeonato Brasileiro de Karatê e Kobu-do Shorin-Ryu Shinshu-kan. O evento contou com a presença de 561 atletas de 38 associações de 27 cidades dos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina (08 estados). A cidade de Cerquilho esteve presente no evento com 9 atletas do Projeto de Karate, realizado nas escolas pelos professores Adriana e William Sucena, os atletas tiveram um ótimo desem-penho trazendo para a cidade 4 medalhas, sendo três de prata e uma de ouro, atletas participantes do campeonato: Mylena Caroline, Guilherme de Oliveira(1º colocado em luta), Aylton Pereira, Juliana de Souza, Carlos de Souza, Tiago Spolarik (2º colocado em luta), Gustavo Pontes, Josué Gomes (2º colocado em kata e 2º colocado em luta) e João Victor Lopes.

Volêi

O E.C. Morro Vermelho iria realizar mais um amistoso no sábado, dia 12 de novembro, enfrentando a equipe da Maristelense no campo do Morro Vermelho mas a equipe adversária

não apareceu para o jogo. O Morro Vermelho volta a jogar no próximo sábado um derbi contra o C.A. Tiveron no campo do Morro Vermelho. Por Reginaldo

O Desengov recebeu no ultimo sábado dia 12 em seu estádio a representação do Santa Helena FC de Boituva. Numa partida cheia de gols,o Desengov levou de vencida pela contagem de 9 a 7. Os gols foram 3 de Magrão, 2 de Rod,Du Congonhal, Josue, Felipinho e Cesinha.

Escalação do Desengov: Val-tinho,Andre Vieira,Adauto do Nego, Gobato, Abräo (Sergio)/ Osni,Rod (Felipinho), Nene / Josué (Cesinha), Magrão e Du Congonhal. Neste sábado 19/11, o Desengov vai até Sorocaba enfrentar o Monte Negro. Por Beto

Desengov faz amistoso com muitos gols

Meninas da SEJEL vencem Cerquilho

Categorias mirim e infantil fize- América joga ram jogos amistosos no ginásio em Porto Feliz e vence o União Na última quarta feira (09/11) a equipe de voleibol feminino da SEJEL nas categorias mirim e infantil fizeram jogos amistosos no

ginásio municipal Anizio Garpeli contra a vizinha cidade de Cerquilho vencendo os 2 jogos. No mirim a vitória foi de 2x0 e

no infantil de 2x1. A SEJEL parabeniza as meninas em especial ao prof. Fernando Fulini que vem desempenhando

um bom trabalho frente a essa retomada do voleibol em nossa cidade. Fonte e foto: Dinesportes

O América FC jogou sábado 12/11 na casa do adversário e venceu a equipe do União FC de Porto Feliz pelo placar de 2 x 1 . Os gols foram marcados por 01 Elizeu e 01 Alex. A partida marcada pelo ótimo desempenho de Márcio, que com seus passes e desarmes parou o adversário no meio de campo e nos proporcionou belos contra-ataques, em dois deles os gols foram marca-

dos, parabéns. Escalação do América: Tutinho, Teixeira, Tuguei, Nilton, Iranildo, Joaquim (Marcio), Juninho, Edilson, Papa (Alex), Samuel (Wellington), Elizeu (Caca). Técnico – Gilberto Paixão Neste sábado 19/11 o América joga contra o Maristelense FC. em casa no Estádio Guerino de Lezier Vidotodo à partir das 14:00hs. Por Samuel

Volêi de Areia

3ª rodada do Ferroviário,VAEL e MorroVermelho Open de Vôlei de Areia do TEC garantem vaga nas semifinais Futebol

Segue a Copa Laranjal de Futebol 2011

Com realização e organização da L.L.F e SEJEL com apoio da prefeitura municipal e cobertura total da Web TV Dinesportes, foi realizado no último domingo (06/11) a penúltima rodada de classificação da Copa Laranjal. No primeiro jogo da rodada a Maristelense que havia sido derrotada na primeira partida, veio com tudo para cima do Bico com um único objetivo de vencer para continuar na briga pela vaga nas semifinais e não só

venceu como convenceu goleando seu adversário por 6x1. Alex Silva ainda no primeiro tempo fez 2x0 para a Maristelense aos 12’00 e aos 44’00. No segundo tempo o Bico diminuiu para 2x1 fazendo aos 6’00. Aos 09’00 o camisa nove da Maristelense David ampliou para 3x1. E com mais 3 gols sendo de Alexandre, aos 30’00, Alex novamente aos 31’00 e Fabio aos 33’00 a Maristelense encerrou o placar ficando com chances de classificação.

Já no segundo jogo da tarde, no clássico Laranjalense, o Morro Vermelho não tomou conhecimento da VAEL e goleiou por 4x1 garantido a vaga e o primeiro lugar do grupo. Renatinho fez o primeiro gol da partida para o Morro aos 09’00. Juliano empatou aos 15’00. Encerrando o primeiro tempo Willian colocou o Morro em vantagem novamente marcando aos 37’00. Na segunda etapa o Morro partiu com tudo para cima da VAEL com objetivo

da vitória e com gol de Tatinho marcado logo aos 02’00 e Rodrigo aos 36’00 decretou a vitória e assegurou a equipe do Morro nas semifinais. Com esses resultados o grupo A já tem os seus classificados para a semifinal, onde o Ferroviário enfrenta a VAEL. Pelo grupo B o Morro assegurou a vaga e joga a semi contra o Estica ou Mariste-lense. Tudo vai depender do resultado da ultima e decisiva rodada, onde o Estica enfrentará o Ferroviário precisando vencer, em caso de empate ou derrota corre o risco de ficar fora da disputa, pois na seqüência a VAEL enfrenta a Maristelense e em caso de vitória da Maristelense o Estica fica fora. O Estica tem 4 pontos ganhos e a Maristelense tem 3 pontos, a rodada promete e teremos bons jogos. A WEBTV estará na cobertura completa e vocês amigos internautas poderão acompanhar tudo sobre a rodada aqui no programa Futebol Show que vai ao ar no domingo às 20h00 com a apresentação de Sérgio Honório, comentários de Jú Tike e André Pachani. Fonte e fotos: Dinesportes

No dia 5 de novembro foi realizada a 3ª rodada do 9º Open de Vôlei de Areia do Tietê Esportiva Clube (TEC). Confira os resultados da rodada: Cruzeiro 2x0 Vasco, Flamengo 2x0 Grêmio, Inter 2x0 Fluminense e Botafogo 0x2 Atlético Mineiro. E no dia 19/11 acontece a 4ª rodada do Open, na sede cam-

pestre do TEC, com os seguintes jogos: às 16h30, Vasco x Fluminense; às 17h, Atlético Mineiro x Flamengo; às 17h30, Cruzeiro x Botafogo; e, às 18h, Inter x Grêmio. Mais informações na secretaria do clube ou pelo telefone (15) 3282-3345. Por TEC


Opinião 13

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Motivação

Luiz Almeida Marins Filho

É díficil reconhecer nossas fraquezas O Financial Times (FT), jornal londrino dos mais respeitados, perguntou semanalmente durante 18 meses, a 20 executivos por vez, uma série de questões. Uma, dentre tantas, era: “Qual suas três piores características?”. Lucy Kellaway, articulista do FT, em artigo reproduzido no Jornal “Valor Econômico” de 30/04/2011, ao comentar as respostas, ficou urpresa ao ver que os executivos não reconhecem suas próprias fraquezas. A surpresa é que as fraquezas que os executivos reconhecem ter, na verdade nem sempre são fraquezas suas, mas das outras

pessoas. Assim a maioria cita como fraqueza “a demasiada exigência” ou “perfeccionismo” ou ainda “impaciência com o ritmo alheio” ou “vou muito rápido” ou ainda “sou brutalmente honesto”. Ou seja, esses “defeitos” na verdade são quase uma exigência para um executivo de sucesso. Só três citaram defeitos verdadeiros: “tenho o péssimo hábito de chegar atrasado”; outro “não ouço com atenção” e só um deles, segundo Lucy, falou exatamente a verdade: “meu defeito é o excesso de ego”. Lucy Kellaway diz que a dificuldade em reconhecer as próprias fraquezas, fez com que ela elabo-

rasse uma pequena lista dos defeitos que têm visto nos executivos nos últimos 15 anos. Ela chama essa lista de “Os sete pecados mortais dos executivos”: (1) São fanáticos por controle; (2) São vazios; (3) Agem de forma hesitante e confusa; (4) Não ouvem; (5) São intimidadores; (6) Têm medo de conflitos; (7) Só conseguem conversar sobre negócios. A pergunta que ela se faz é “se nos entrevistados da pesquisa, os executivos devem ter pelo menos uma dessas fraquezas, por que nenhum deles as admitiu?”. E ela continua dizendo que “o verdadeiro problema é que eles não sabem

quais são suas falhas”. E especula dizendo que “as pessoas nunca falam a verdade para quem está no poder”, fazendo com que elas vivam na ignorância dos próprios defeitos e mesmo problemas. Em sua conclusão ela diz: “Essa negação dos próprios defeitos é alarmante. Se os problemas não são mencionáveis, não podem ser solucionados. Mas também é uma pena: gostamos mais das pessoas quando elas admitem suas fraquezas abertamente. As faz parecer mais humanas”. Pense nisso. Sucesso

Nova visão

Rui Ramos Terra

Sobrevivendo com as diferenças Conta à fábula que, na era glacial, muitos animais morriam de frio. Os porcos espinhos resolveram, então, se juntar uns aos outros para se protegerem do frio. Mas seus próprios espinhos pontiagudos, feriam uns aos outros. Em razão do extinto animal, acabaram se afastando e vários morreram congelados. Vivendo naquele lugar congelado, precisaram fazer uma escolha: todos morreriam ou

aceitavam os espinhos dos companheiros incomodando. Sabiamente, decidiram ficar juntos e aprenderam a conviver com as pequenas espetadas dos espinhos, pois o que interessava naquele momento era ter um certo “calor” do companheirismo, mesmo que às vezes a convivência possa nos machucar e até ferir. E assim sobreviveram. MORAL DA HISTÓRIA: O melhor relacionamento não é

aquele que une pessoas “perfeitamente”, que pensam e agem de maneira igual, mas aquele que em cada um se dispõe a entender e a lidar com os defeitos do outro. Isso vale somente para os relacionamentos amorosos. Todo e qualquer relacionamento deve ser paciente e compreensivo. Afinal, atitudes e opiniões contrárias às nossas estão presentes em tudo na vida. É sabendo respeitar

Refletindo

as diferenças que convivemos em harmonia. Nunca desenhe ou faça juízo próprio sobre a capacidade das pessoas com as quais você convive. Dê mais atenção a sua visão externa para que visão não venha a ferir os teus sentimentos internos. Hoje mesmo, reconcilie-se consigo e passe a aceitar certas espetadas de ingratidão, assim, como Jesus Cristo foi espetado e crucificado inocentemente.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Vinde benditos de meu Pai

Celebramos, neste último domingo do ano litúrgico, a festa de Cristo Rei. Nela professamos a fé em Cristo Senhor do Universo. Tudo tem sentido Nele e para Ele converge. É a Ele que vamos servir e é por Ele que seremos julgados. Neste julgamento final podemos ficar tranquilos, pois temos a certeza do convite a estar com Ele. É como um pai que recompensa os filhos. Deus, dando-nos a liberdade, deu-nos o dom da escolha do caminho. E dá-nos até a possibilidade de recusá-lo. O risco está em nossas mãos. Jesus, o Senhor do Universo não vai condenar ninguém, pois Ele mesmo diz: “Se alguém ouvir minhas palavras e não as guardar, Eu não julgo, pois não vim ao mundo para julgar o mundo, mas para salvar o mundo... a palavra que proferi é que o julgará no último dia” (Jo 12,47-48). O profeta Ezequiel proclama o Senhor como pastor que cuida do rebanho, reunindo as dispersas, resgatando das escravidões, cuidando das doentes e vigiando as fortes (Ez 34 11-17). O próprio Deus é o modelo para o seguidor de Jesus. Quem agir como Ele será salvo. Jesus, no evangelho de Mateus (25,31-36),

adianta-nos os itens sobre os quais seremos julgados: “Tive forme e me destes de comer; estava com sede e me destes de beber; era estrangeiro e me acolhestes; doente e me visitastes; nu e me vestistes; doente e cuidastes de mim; estava na prisão e fostes me visitar. Essas necessidades são os extremos da necessidade de uma pessoa no físico, no afetivo e no social. Em que consiste este julgamento final? Ao fazermos isso ao menor, fazemos como Jesus fazia. E o fazemos a Ele, na pessoa do necessitado. Este é o Reino do amor, da justiça e da paz” (Prefácio). Essa é a missão de Jesus e da Igreja. Por aí podemos ver que a religião puramente espiritual, não salva. A religião individualista quando só pensa na minha salvação, não salva. E a parte espiritual, como fica? A oração será fecunda se partir das necessidades reais das pessoas. E por outro lado, se rezamos realmente, iremos necessariamente para a caridade. É hora de repensarmos a vida espiritual, o grupo de reflexão, a oração, o apostolado, os movimentos? O juiz é tão bom que põe a sentença em nossa mão. A ressurreição de Jesus é a garantia de nossa ressurreição. Ele

venceu a morte e o mal. Sua vitória final será quando dominarmos o mal do egoísmo que gera em nós a morte do pecado. Pecar é não amar através de atitudes salvadoras como fez. A ressurreição de Jesus é a vitória sobre todo tipo de morte que está estampada no sofrimento e na dor dos frágeis. A ressurreição de Jesus está presente na comunidade quando as pessoas são capazes de se empenharem para que haja vida para todos. Assim Ele o fez. Deu a vida para que tivéssemos vida. A renovação que Jesus traz é capacidade de saber dar vida a todos. Obedecer aos mandamentos (Pós-comunhão) é fonte de vida para o mundo. Foram escritos em pedra, pois tem valor perene para a construção do homem e do mundo. Cada mandamento é uma chama do amor que leva à vida em Cristo e anula uma força destruidora que gera fome, sede, doença, prisão, nudez e migração. Somente promovendo os mandamentos poderemos seguir a Cristo e restaurar o mundo. Eles não coíbem ou proíbem, mas promovem a vida, o respeito o amor, a dedicação a Deus, à família, aos outros e a nós mesmos. O grande julgamento acontece no dia a dia quando somos questionados pelo amor. A Eucaristia é um

laboratório para aprender o amor extremado. Endere ço errado Cristo é Rei. Virá para o julgamento. Não vamos nos preocupar como vai ser, mas sob o que seremos julgados. Jesus diz: Vinde benditos do meu Pai para receber o Reino que vos está preparado. Porque tive fome e me destes de comer; com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me acolhestes; nu e me vestistes; estava doente e me cuidastes; estava preso e me visitastes. ‘Quando fizemos isto’, perguntarão; Responderá o Juiz: ‘Quando fizestes isto a um dos meus menores irmãos, foi a mim que o fizestes’. Então se virará para os outros e dirá: ‘Afastai-vos de mim, ide para o fogo eterno. Porque tive fome... sede... etc... e não me atendestes’. ‘Senhor, quando vimos o Senhor assim?’ Responderá: ‘Quando não fizeram isso a esses pequeninos’. Erraram o endereço. Vemos bem que para ir para o Céu é preciso a caridade de fato, não só de palavras. Não só de rezas. Acho que estamos brincando de ir para o Céu e vamos errar o endereço. Jesus não põe outra condição. Por que será que a gente não se preocupa com isso?

Sucessão Jornalista Fernando Siqueira

EUA – UM PAÍS MAIS POBRE?

Um país que sempre se orgulhava de ser maior potência econômica do mundo, quebrou, para desencanto de seu povo, que convivia com uma imensa arrogância. O número de americanos que vivem hoje na pobreza chega a praticamente 50 milhões, ou quase 17% de sua população total. Oficialmente, cerca de 46,6 milhões de americanos, ou 15,2%, estão abaixo da linha da pobreza, mas este número tem sua origem em métodos estatísticos que remontam a década de 1.950 e levam em conta a renda sem descontar os impostos. Nos EUA, pobreza toma conta dos subúrbios, ícone de prosperidade e da estabilidade da classe média americana, são os arredores das grandes cidades que se vêem as taxas de pobreza disparar, com cenas impressionantes de total abandono às pessoas, sem a quem acorrer. A população pobre que vive nos subúrbios das cidades americanas – antes símbolo de uma classe média estável e próspera – aumentou em mais de 50% já desde 2.000, obrigando comunidades suburbanas de todo o país a reavaliar suas identidades e como elas servem sua população. Para se ter uma nítida idéia da total desvalorização imobiliária nos EUA, conseqüência do desemprego alto, guerras inúteis como a do Iraque e outras trouxe o desperdício de governo em atendimento ao seu povo. Em linha geral esqueceram seus contribuintes e passaram adorar o poder e ai ocorreu o descuido interno e as coisas econômicas desencarquilharam e seu povo foi para o fundo do poço. A bolha imobiliária trouxe imensa desvalorização dos imóveis por todo o país. Os bancos americanos quebraram não tiveram mais como bancar com a poupança o crédito imobiliário e seu povo desempregado não tiveram mais como pagar a conta. Uma residência do padrão de um imóvel de condomínio no Brasil na faixa de R$700 a 1 milhão desvalorizou mais de 45%. Moradia com 3 dormitórios em Ohio, no subúrbio de Cleveland, custa apenas US$ 5.000 e uma mansão de 1.000m2 no Central Park, em Nova York, que valia US$ 30 milhões, vale apenas US$17 milhões, é o fim de uma era, como foi o Império de Cesar, Napo-leão Bonaparte, Inglaterra e outros. O surgimento do aumento da população pobre nos subúrbios foi de quase 55% - e nas grandes cidades americanas foi de 28%. A crise e automaticamente à recessão, o orgulho de um povo, acelerou o seu ritmo e a vergonha surgiu entre 2007 e 2010, a pobreza invadiu a maioria dos lares americanos. As comunidades americanas – antes preocupadas apenas com questões, como policiamento, incêndios e reparação de estradas – estão hoje, enfrentando um novo conjunto de problemas como ajudar um povo que ficou pobre do “dia para noite”, sem programas sociais oferecidos pelo governo, devido os desafios com os orçamentos sem recursos e mais apertados. Os estados do Colorado, Carolina do Norte, Cape Coral, na

Flórida e Riverside na Califór-nia, foi onde teve acentuado colapso imobiliário. A bolha imobiliária quebrou o país e o grande desperdício com as guerras inúteis, levou o EUA a ser maior devedor do mundo, sua dívida externa atinge US$ 15 trilhões de dólares, impagável. O que muito brasileiro desconhece, só sabe o que eles apresentam e a TV Globo mostra uma pura inverdade. Mostramos-nos o Brasil da realidade e verdade sem vergonha. A linha de pobreza americana, atingiu alta escala, arrastando quase toda a classe média para abaixo na renda. O índice de desemprego é o maior do mundo como disse, para uma família de quatro pessoas que possui uma renda de US$ 22 mil, entre 2007 e 2010, caiu para US$ 3, 500 mil ao mês, tornou-se difícil a sobrevivência. Como disse tem brasileiro que se diz ter conhecimento do assunto, através de amigos ou conhecidos, que tem vergonha de dizer a verdade crua e nua, mas desconhece o sofrimento de um povo, que em sua maioria, virou miserável. Tem gente morando em “trailer” em pátio de terreno baldio ou de estacionamento, por algumas cidades americanas, como Nova York, Boston, Flórida, Califórnia, Chicago e outros estados. Este relator conhece todo o EUA, existe uma diferença imensa entre EUA e o Canadá. Quando você sai do Canadá e chega ao território americano é como você sair do Brasil e chegar ao Paraguai, uma diferença imensa de cultura e civilização de um povo para outro. Porque digo isso? Ora o canadense pergunta a você de onde veio? Você, do Brasil. Ele, você vive em um grande país, um povo brilhante, sem guerras, que vive em harmonia e será uma das maiores potencia do mundo, um dia gostaria de conhecer seu lindo país. O americano é tudo ao contrário. Onde fica o Brasil? É terra de índios? Fica na África? Não sei e não tenho vontade de conhecer. Os norte-americanos com toda sua arrogância estão na “pior”, alguns patriotas e amigos ignoram e desconhece esta pura realidade que vive este país, por falta pleno conhecimento. É uma pena. O Brasil tem menos pobres que os EUA, ainda somos 16 milhões que vivem na linha da pobreza e miséria, no entanto a presidente Dilma, contrariando uma elite rica e idiota, irá mudar esse conceito até o final de seu governo. O aumento da classe média brasileira é um fenômeno impressionante, e o nosso crescimento sustentável, com a elevação da renda e o nível baixo de desemprego, sustenta atualmente o mercado intern, diante da crise externa, que virá muito forte por questão de tempo. Que se pode dizer de uma potencia mundial que se acabou. Irão superar esta fase, que poderá durar de 5 a 15 anos, co-mo fica o orgulho de um povo enterrado, diante desta situação? O poder das guerras mentirosas e o abandono desta gente como fica? Um dia serão obrigados a mudarem seus conceitos de pensamento diante do mundo.



Jornal Aliança - Edicao 461