Page 1


PUBLI CAÇÃO

Opinião

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Reg istrado no Ca rt ório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário L ange - SP TELEFAX (15) 3246-1132 - e-m ail: cont ato@jornalalianca.com.br

COLABORADORES

Miguel Arcanjo Corrêa

Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, I sabel d e Miranda, João Jos é Corrêa S ampaio, Pe. Luiz Carlos de Oliv eira, Luiz d e Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Mirand a.

JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa M aria d a Silva REDA ÇÃO - e-mail: atendimento@jor nalalian ca.com.b r

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

Jaqueline Mirand a e Dênis R ibeir o

30 DE OUTUBRO DE 2011

Adilson Ap. da Silva

opiniao@jornalalianca.com.br

FOTOLITOS

ASSINATURA S E PUBLICIDADE - e-mail: publicidade@jor nalalianca.com.b r

Todas a s matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Editorial

A inocência

Habitualmente falamos que somente coisas ruins ganham manchete. Que notícia boa não é veiculada porque não vende nem jornal, nem revista. No entanto, por vezes, um gesto nobre ganha o noticiário internacional. Assim aconteceu com um palestino que virou manchete mundial. Ele não protagonizou nenhum dos conflitos que têm abalado as relações e a paz dos povos do Oriente. O mecânico Esmael Khatib deu uma verdadeira lição de fraternidade ao doar os órgãos de seu filho Ahmed a pacientes israelenses, que necessitavam de transplantes. O palestino teve seu filho, de apenas 12 anos, alvejado por soldados de Israel, durante uma operação de busca no campo de refugiados de Jenin. O mecânico optou pela doação, inspirado pela perda de seu irmão, de 24 anos, que, não resistindo à longa espera por um transplante de fígado, veio a morrer. Entre os beneficiados pelo gesto do palestino se encontravam um bebê de 7 meses e uma mulher de 58 anos. Alguns eram judeus, árabes-israelenses e uma garota de origem drusa. Conforme reproduziu o jornal Folha de São Paulo, Khatib teria dito: Eu me sinto bem pensando que os órgãos de meu filho estão ajudando seis israelenses. Acredito que o meu filho está agora no coração de todo israelense. O fato repercutiu pelo Mundo, exatamente pelos conflitos que envolvem as nações em questão. Tanto mais que o menino fora morto por israelenses.

O fato é que, aquele pai, dolorido pela separação violenta do filho amado, encontra forças para beneficiar pessoas. Não indaga se pertencem à sua mesma nação, ao seu povo, à sua família. Não pergunta se são amigos ou inimigos. Simplesmente doa. Um gesto de humanidade, uma ação altruísta. A nota nos remete aos versos do sublime Galileu há mais de dois milênios: Ama o teu próximo... Faze o bem a quem te persegue... Ama o teu inimigo. Em nosso Brasil, embora as campanhas promovidas e a facilidade que se tem para doar órgãos, ainda é muito grande a fila de espera. Algumas estatísticas apontam que chega a 60 mil o número, em nosso país, dos que se encontram aguardando transplantes. A doação de órgão não é contrária às leis da natureza, porque beneficia a vida. Os doadores colaboram com a vida. O Espírito se liberta da carne e permite a outros o retorno da visão, a desvinculação de procedimentos morosos e dolorosos. Permite que um pai retorne ao lar, que o profissional retome atividades interrompidas, que o jovem volte a tecer sonhos de estudo e produtividade. Aqui, é a bomba cardíaca que torna a regularizar seu ritmo; ali é um fígado que volta a funcionar; além é um pulmão que se enche de ar, insuflando vida. Beneficiados os que recebem as doações dos órgãos. Abençoados por Deus os que se fazem doadores da esperança e da vida que estua. Pense nisso.

Rapidinhas Novos talentos Muitos talentos estão sendo revelados nossa cidade principalmente na parte cultural. A Orquesta de Viola Caipira conta com mais de 20 integrantes e a Banda Marcial Municipal revelou mais de 60 talentos, além do grupo de teatro que todos anos apresenta um novo talento. Todos estão dando seus primeiros passos, mas já fazem sucesso tanto aqui como em municípios da região. Investir na cultura é sempre um bom caminho, temos que dar os parabéns pela iniciativa e aos jovens talentos da cidade.

Também fede

HONDA CB -300 R c/3600 Km 2011 - Preta

FORD FIESTA 1.6 FLEX 2005 - Preto

HONDA CG 150 TITAN KS 2008 - Preta

VW GOL CL 1.6 MI 97 - Azul

YAMAHA XTZ 125 E 2008 - Azul YAMAHA FAZER YS 250 2007 - Preta

VW FOX 1.6 ROUTE 2008 - Preto - Completo - 4 portas FORD FIESTA CLX 1.4 97 - Verde - Completo

HANDA CBX 250 TWISTER 2008 - Vermelha - ùnico dono

VW SAVEIRO CL1.6 94 - Cinza

HONDA CG 125 FAN 2005 - Vermelha

FIAT UNO EX 1.0 2000 - Preto - 4 portas

GM CORSA SEDAN MILENIUM 2002 - Prata

FIAT UNO CS 1.5 91 - Bege

VW GOL 1.0 G IV 2008 -Prata - c/ ar cond. vid. Elet.

VW SAVEIRO CL 1.6 MI 2000 - Branca

A população da Vila Nova e Jardim Alvorada não sabem mais para quem reclamar do mau cheiro existente no bueiro ao lado da Drogaria Jardim. A situação é absurda, faz mais de anos que o local exala um cheiro terrível. A SABESP já foi chamada muitas vezes por populares que não aguentavam o “fedô” e até chegou a abrir o bueiro e desentupi-lo algumas vezes, mas nunca resolveu o problema definitivamente. Pior é que enquanto isso o povo tem que conviver com o mau cheiro.

Falta grave Alguns cavaleiros, insistiam em amarrar os seus cavalos nos postes e árvores perto das calçadas, mas placas de avisos foram colocadas em diversos pontos da cidade e enquanto elas existiam, esse problema havia se acabado. Mas as placas sumiram, e com isso os problemas ressurgiram. Parece que amarrar o cavalo em uma árvore não traz nenhum pro-blema, mas para algumas pessoas, como os deficientes que só podem andar pelas calçadas isso pode ser uma falta muito grave. Vamos tomar mais cuidado!

Ainda usa Já foi confirmado que existem coliformes fecais na água da “biquinha”, mas muitas pessoas ainda usam e levam para casa. É muito comum se ver pessoas enchendo galões e garrafas de água para beber e utilizar, algumas até aproveitam para lavar o carro no local. Há uma placa onde se lê “Água não potável, atenção, imprópria para consumo” e outra onde se lê “Proibido lavar automóveis”. Mas parece que as pessoas andam ignorando as placas, pois continuam usando a água e pior ingerindo-a.

Por DiléaSilva

Cheira mau Os cestos de lixo dos bairros rurais que deveriam servir como auxílio para manter a limpeza, na realidade estão tornando-se depósitos de carniça. Em diversos bairros as caçambas de entulho estão totalmente cheias, e com lixo esparramado em sua volta. O pior é que as vezes, além do lixo, também apresenta ossos e restos de animais mortos que transmitem um mau cheiro insuportável. Algumas pessoas reclamam, mas enquanto isso, outras contribuem com o aumento do fedô jogando mais sujeira nas caçambas.

É vergonhoso Não adianta nada a população cobrar dos poderes públicos a melhora da cidade, quando seus próprios moradores, não cuidam dela. É realmente lamentável que, ao andar pelas ruas, perceba-se a enorme quantidade de lixo jogados nos terrenos baldios espalhados pelo município. Alguns terrenos são até mesmo depredados para servirem de “lixeira” popular. É fundamental que a população de Cesário Lange cuide do que é seu, ou então não adianta cobrar do público. Essa situação é vergonhosa.

Uniãofazaforça Bem que nossas autoridades poderiam juntar-se as da região para tentar resolver os problemas existentes em alguns trechos nas estradas de acesso as cidades de Tatuí e Porangaba, pois muitos acidentes estão acontecendo nestes locais. Na “Ponte estreita” da estrada que liga Cesário a Tatuí quase todos os dias é possível presenciar acidentes, já na de Porangaba as curvas acentuadas tornam o trecho perigoso. Será que não está na hora de alguém tentar fazer alguma coisa para resolver essa situação?

Cidadania? Muito lixo, sujeira e entulho. É isso que se vê bem embaixo de uma placa onde se lê “Proibido jogar lixo ou entulho” na Rua Almiro da Silva, perto de onde termina o asfalto. Muitas pessoas ainda cobram do poder público melhorias em suas ruas ou até mesmo em seus bairros, numa das mais corretas maneiras de exercer a cidadania. Porém o caso citado acima é um exemplo de que infelizmente ainda existem pessoas que nem ao menos estão interessadas em saber o que é cidadania.


Cidade 03

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Social

Cidade realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Segurança

Conferência chega a VIII edição em PM faz Operação Cesário Lange com sucesso fiscalizadora na Fazenda Velha Com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes" aconteceu na segunda-feira (24), a VIII Conferên-cia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cesário Lange, em cumprimento à Deliberação nº. 04/2011 do CONANDA, con-vocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA da cidade. O evento que reuniu centenas de pessoas aconteceu no Centro de

Capacitação “José Trevisan” contando com a presença de professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino, das autoridades representantes do Poder Legislativo, da Secretária Municipal de Educação, do Conselho Tutelar e da Sociedade Civil, pais de alunos, representantes de entidades, crianças e adolescentes. O objetivo da Conferência foi avaliar, discutir e aprovar as diretrizes da política de atendimento à criança e ao adolescente no município para o período de 2011 a 2013. A Conferência Municipal

elegeu os membros dentre representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, das políticas intersetoriais e adolescentes para participar das Conferências Regional e Estadual que ocorrerá entre fevereiro e março de 2012 e a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente que acontecerá em julho de 2012, em Brasília. Para abrilhantar o evento, os participantes puderam conferir a belíssimas apresentações do projeto municipal Espaço Amigo, Judô, balé, canto, flauta doce e execução de músicas em instrumentos confeccionados artesanalmente nas aulas de inicialização musical desenvolvido pelo instrutor de música da rede municipal de ensino.

Geral

Comitiva regional é recebida na Embaixada do Brasil na China

Ramiro e Gonzaga visitam a ministra conselheira Tatiana Rosito Na segunda-feira, dia 24 de outubro, o prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o prefeito de Cesário Lange, Ramiro de Campos, foram recebidos na Embaixada do Brasil na China, em Beijing, em audiência com a ministra conselheira Tatiana Rosito e com o Embaixador Clodoaldo Hugueney. Na reunião, que durou mais de duas horas, e que contou ainda com a presença de três diplomatas responsáveis pelas áreas de Desenvolvimento, Economia e Cultura, foram tratados assuntos diversos, entre eles a estrutura das relações de negócios Brasil e China, os principais focos de investimento, a relação dos investimentos incentivados, os restritos e os

proibidos pelo governo chinês e a situação atual desses investimentos. Segundo a ministra conselheira Tatiana, em 2010 os investimentos da China no Brasil aumentaram significativamente em relação aos anos anteriores, fazendo da China o oitavo maior investidor no Brasil em estoque, logo atrás do Japão, considerando ainda que o Brasil passou a ser o maior exportador de carne bovina para a China. Foram abordados, ainda, assuntos relevantes para as relações comerciais Brasil/China, como o aumento da carga tributária e as medidas anti-dumping que produzem reflexos significativos em tais negócios. Por fim, os diplomatas disseram acerca das pers-

pectivas dos investimentos para os próximos anos e ressaltaram a importância dos municípios brasileiros estabelecerem plataformas de diálogo junto a Embaixada do Brasil na China para que seja facilitada a transposição dos obstáculos ainda existentes como as diferenças culturais, o idioma e a distância entre os países. Na terça-feira, dia 25, a comitiva seguiu para a cidade de Shanghai onde foram realizadas visitas a indústrias. Em seguida, a missão estará em Xishan, Distrito de Wxi onde será assinado o protocolo de cidades-irmãs, Tatuí e Xishan, a fim de que seja estabelecido um intercambio de experiências relacionadas ao desenvolvimento industrial, econômico, urbano e

social para que, com base na troca de informações e na colaboração recíproca, as cidades se desenvolvam de forma que sejam geradas as melhores oportunidades. A experiência de cidades irmãs também deverá ser adotada pelo município de Cesário Lange. Xishan está localizada a 80 quilômetros de Shanghai, o maior centro comercial e financeiro da China. Sua população residente é estimada em mais de 410 mil habitantes. As autoridades chinesas deverão retribuir a visita em 2012, quando pretendem vir a Tatuí e Cesário Lange. Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tatuí

A Polícia Militar de Cesário Lange esteve realizando no sábado (22) uma Operação Fiscalizadora com foco no Distrito Fazenda Velha. Durante a operação, com duração de poucas horas, os policiais fizeram cinco autuações de trânsito. Foram flagrados motoristas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação C.N.H., conduzindo veículos com calçados que não firmam os pés (chinelo) e sem cinto de segurança. A operação policial também resultou na apreensão de uma Honda CG 125 de cor cinza que estava sendo conduzida pelo ajudante de pedreiro P.F.R. Segundo BOPC, ele agia em atitudes suspeitas. Ao fazer a abor-

dagem os Policiais identificaram que a moto estava com o chassi e o motor suprimidos, além do lacre rompido e através de pesquisas pelo terminal PRODESP, contatou-se que a placa era de uma YAMAHA RX – 125 do município de Conchas. O condutor informou que não possuía habilitação e nem os documentos da moto, pois havia adquirido de outro morador do Distrito Fazenda Velha, lhe dizendo que a moto foi adquirida em leilão. Diante dos fatos o veículo foi levado a Delegacia de Polícia onde ficou a disposição de averiguações e o condutor foi liberado logo em seguida. Por Diléa Silva

GM e PM evitam furto em Caixa eletrônico Um grande furto nos Caixas Eletrônicos de uma Agência Bancária de Cesário Lange foi evitado pelo bom trabalho da Guarda Municipal e Polícia Militar de Cesário Lange na madrugada de sábado para domingo (23). Em ronda de rotina uma viatura da Guarda Municipal achou suspeito avistar um painel de papelão em frente ao Caixa Eletrônico e resolveram passar novamente em frente a agência foi então que perceberam que a porta lateral que dá acesso a parte traseiras dos caixas estava aberta e chamaram a Polícia Militar, logo em seguida avistaram um FIAT IDEIA preto saindo de perto do local em alta velocidade. A Polícia Militar antes e ir ao local solicitou apoio da PM de Tatuí, e enquanto aguardavam a chegada das viaturas fizeram a verificação externa do local. Pelo interior do Banco já com auxílio da PM de

Tatuí, foi constato que um dos três caixas da agência havia sido perfurado na lateral e na porta traseira, mas não foi arrombado. Na fuga os indivíduos abandonaram uma furadeira industrial de grande porte, que estava sendo utilizada para perfurar o caixa eletrônico, bem como uma parafusadeira com duas baterias, uma caixa contendo oito brocas de furadeira industrial, alicate, chave de fenda, um borrifador, algumas garrafas contendo lí-quido lurificador e duas mochilas. O gerente do Banco compareceu ao local e afirmou, após verificar os caixas, que nenhum deles havia sido arrombado. O mesmo ainda acionou um vigilante para permanecer na Agência e disse que pela manhã chamaria um chaveiro para consertar a porta. Felizmente este foi o único prejuízo deixado. Agora a Polícia investiga o caso em busca dos responsáveis pela violação nos Caixas Eletrônicos.

Lazer

Festa do Bairro Duarte teve grande público Dos dias 19 a 23 de outubro o Bairro dos Duartes em Cesário Lange realizou mais uma grande festa em Louvor a Deus Pai, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito e São Roque. A programação começou com a parte religiosa na quarta-feira (19) com a Santa Missa em honra aos padroeiros. Na quinta-feira (20) também Pe. Beto celebrou a Eucaristia. Na sexta-feira (21), além da Missa Celebrada pelo Pe. Antonio João Savassa, todos os fiéis acompanharam o levantamento do mastro dos padroeiros. A parte religiosa se encerrou no domingo com a Celebração e a procissão

seguida de missa e a nomeação dos novos festeiros. A parte recreativa contou com show de Elaine Barros & Giovanni, salão de festas lotado e leilões de prendas bem animado, além dos tradicionais comes e bebes. Toda a renda da festa será destinada a Capela do Bairro. Devido ao grande sucesso da festa a Comissão Organizadora agradece a todos os que ajudaram de forma direta ou indireta na realização desta festa, nos patrocínios ou mesmo prestigiando o evento no final de semana. Por Diléa Silva


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Educação

Lazer

Escola Natam da S. Pires incentiva seus alunos

Alunos receberam medalhas e homenagens na escola A Escola Natan da Silva Pires, que fica na Vila Nova em Cesário Lange realizou na terça-feira (25) uma Cerimônia especial para homenagear o desempenho de seus alunos nas atividades realizadas neste ano letivo. Para toda a escola foi um dia de festa. Muitos alunos foram presenteados e puderam participar de um dia repleto de emoções. Durante o evento que contou com a presença da

Secretaria de Educação Márcia Campos Trev-isan, os 166 estudantes que parti-ciparam da XIV OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia recebe-ram os certificados de participa-ção e dois alunos receberam as medalhas de honra pelo bom desempenho. Foram eles: Tales Fernando Cubas Amaral a me-dalha de Ouro pela e Kaike dos Santos de Souza medalha de bronze. Logo depois

da entrega dos certificados foram homenageados os alunos do Projeto Social Espaço Amigo, que em sua maioria são alunos da Escola Natan e que fizeram belíssima participação durante o 1° Torneio de Judô de Cesário Lange. Em seguida os atletas fizeram uma apresentação acompanhados dos senseis da Academia Umino de Judô. A Escola também aproveitou a ocasião para

premiar as equipes que participaram da Gincana Cultural que aconteceu na sema-na da Criança e para entregar os cartões dos alunos que participa-ram na primeira fase da OBMEP – 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e que estão classificados para a 2° fase que acontece no próximo dia 05 de novembro. Por Diléa Silva

Supermercado Real dá festa para as crianças

As crianças da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cesário Lange mais uma vez passaram um dia de alegria e diversão através da generosa empresa Supermercado Real . Na manhã de quinta-feira, dia 13 de outubro, todos os alunos da entidade foram alegrados com a presença de personagens in-fantis

Lazer

e presentes em comemora-ção ao Dia da Criança. No dia 12 de outubro a empresa já havia alegrado a todas as crianças da cidade com a pipoca, presente, cama elástica e outras atrações voltadas ao público infantil, também em comemoração ao Dia da Criança. Por Diléa Silva

Prefeitura Municipal inaugura três novos parques infantis

Bairros como a Vila Brasil, P.S.H. e Haras Jupiá foram beneficiados Alegria e diversão marcaram a quinta-feira (28) para as crianças de Cesário Lange. Na presença dos vereadores Camilo, Roque e sua esposa, Mauro e Antonio Antunes e também do viceprefeito Dinho e da Secretária de Educação Márcia Campos Trevisan foram inaugurados três parques de diversão infantil, nos

bairro Vila Brasil, Haras Jupiá e Vila Nova (PSH), implantados pela Pre-feitura Municipal através de pedidos da população. Na Vila Brasil, crianças e boa parte da população, esperavam ansiosos para inauguração do parquinho. Muitas crianças compareceram na entrega, e só esperam secar o cimento recém co-

EDITAL DE PROCLAMAS

locado para poder começar a usufruir da diversão nos escorregadores, gangorras e balançadores já instalados. No Haras Jupiá a alegria voltou a reinar com a inauguração do novo parquinho para crianças de até 12 anos de idade inaugurado em uma área de aproximadamente 1500 me-tros quadrados.

Já na Vila Nova (PSH), as crianças já estavam aproveitando a diversão, muitas crianças e professores das Escolas Natan e Geni Pires da Silva também acompanharam a inauguração oficial que contou até com queima de fogos. Por Diléa Silva

1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Liv., D-5, Fls. 184, termo N.º 3.204. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 F-A-Ç-O saber q ue pret endem s e CASAR e apresentaram-me os documentos 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 CARLOS ALBERTO BATISTA LOPES e IVETE MADALENA. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Ele,brasileiro,s olteiro,auxil iar de inspeção,com 49 (quarenta e nove) anos de 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 idade,natura ldeJuiz de Fora MG, nascido no dia dois de setembro de mi lnovecentos e 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 sessenta e dois (02/09/1962), residente e do micil iado nestedistrito,no Bairro Campininha; 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 filho de JOSÉ BATISTA L OPES e MARIA DE AGUIAR LO PES. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Ela,brasileira,divorciada,dolar,com 52 (cinquenta e dois)anos de idade,naturalde 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 PitangueirasSP,nascida nodiaoito de novembro de milnovecentos e cinquentaeoito (08/ 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 11/1958), residente e domicil iada nestedistrito,no Bairro Cam pininha;filha de MANOEL 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 A N TONIO JESUS MADALENA e LEONORA REVEDO MADALENA. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Sealguém souber de algum impedimento,oponha-se naform a dalei. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Lavro o p resente para ser afizado nestecartório nolugar de praxe e publicado 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 pela imprensalocal. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 CesárioLange, 26 de Outubro de 2011. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Oficial - Mauro Rodr igues Duarte-Substituto. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 _____________________________________________________________________________________________________________ 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Liv., D-5, Fls. 184v term o N.º 3.205. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 F-A-Ç-O saber q ue pret endem s e CASAR e apresentaram-me os docu mentos 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 exigidos peloart° 1.525 n°s I, III e IV, do Código CivilBrasileiro,ospretendentes. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 FERNANDO AUGUSTO SANTANA e ROSEMEIRE NUNES. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Ele,brasileiro,s olteiro,auxil iar de almoxa rifado,co m 22 (vinte e dois)anos de 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 idade,natural de C esárioLangeSP,nascido nodiavinteeseisdejaneiro de milnovecentos 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 e oitenta e nove (26/01/1989), residente e domicil iado neste distrito,no Bairro Torninos; 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 filho de ABEL SANTA NA e D ENISE CASTA N HO SANTA NA. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Ela,brasileira,auxil iar de produção,com 26 (vinteeseis)anos de idade,natura lde 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Tatuí SP,nascida no dia dezenove de janeiro de milnovecentos e oitenta e cinco (19/01/ 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1985), residente e domicil iada neste distrito,no Bairro Torninos;f ilha de APARECIDO 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 CELSO NUNES e MARIA DOS ANJOS ANTUNES NUNES. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Sealguém souber de algum impedimento,oponha-se naform a dalei. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Lavro o p resente para ser afizado nestecartório nolugar de praxe e publicado 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 pela imprensalocal. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 CesárioLange, 27 de Outubro de 2011. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 Oficial - Mauro Rodr igues Duarte-Substituto. 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234


Cidade 05

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Saúde

Comerciantes já podem baixar na Internet aviso obrigatório da lei antiálcool

Portal disponibiliza informações sobre os malefícios do álcool Os donos de bares, restaurantes, padarias, supermercados, lojas de conveniência e outros estabelecimentos do Estado de São Paulo já podem baixar no site www. alcoolparamenoreseproibido.sp. gov.br o aviso obrigatório da nova lei estadual, sancionada no último dia 19 de outubro pelo governador Geraldo Alckmin, que proíbe a venda, oferta, fornecimento, entrega e permissão de consumo de bebida alcoólica aos menores de 18 anos. Os avisos devem seguir o modelo disponível na seção de downloads do portal, desenvolvido pela subsecretaria de Comuni-cação do governo do Estado com informações da Secretaria de Estado da Saúde. A lei exige que os avisos sejam afixados nos estabelecimentos em locais de ampla visibilidade e em número suficiente, em todos os seus ambientes. O adesivo deverá ter no mínimo 25 cm de largura por 20 cm de altura e conter a advertência "A bebida alcoólica pode causar dependência química e, em excesso, provoca graves males à saúde". Em todos os casos, as cores e proporções dos modelos deverão ser mantidas. Além dos avisos de proibição, o site tem informações sobre a lei, a campanha antiálcool, os males que o álcool traz à saúde, informações sobre as fiscalizações e as perguntas mais frequentes. Também é possível, no portal, baixar a íntegra da nova lei e a logomarca da campanha. A lei antiálcool para menores é um dos principais pontos do programa estadual de combate ao álcool na infância e juventude.

Educação

Bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, não poderão vender, oferecer nem permitir a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade. A multa para o estabelecimento que não tiver os avisos de proibição afixados e com visibilidade adequada pode variar de R$ 1.745 a R$ 26.175, conforme a gravidade da infração e a condição econômica de cada estabelecimento, sendo aplicada em dobro em caso de reincidência. "Esta é mais uma importante ferramenta para que todos tenham conhecimento da lei e saibam sobre os riscos da experimentação precoce do álcool por adolescentes", afirma o médico Wladimir Taborda, coordenador do Programa Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas pela Secretaria. Ainda no site a população poderá ter acesso ao número de telefone (0800 771 3541) que receberá, a partir de 19 de novembro, denúncias da população sobre estabelecimento que descumprirem a lei. Também será possível preencher um formulário online para fazer denúncias. O Estado de São Paulo vai ter 500 agentes especialmente trei-nados para garantir o cumpri-mento da nova lei. Serão 200 fiscais na capital e outros 300 na região metropolitana, interior e litoral. As blitze educativas já estão sendo realizadas e a fiscalização com aplicação das penalidades previstas começa em 19 de novembro. Caberá aos responsáveis pelos estabelecimentos demonstrar,

sempre que abordado por agentes fiscalizadores, que a venda ou o consumo de bebidas alcoólicas no local não fere a nova legislação, especialmente em relação à idade dos consumidores que no momento da fiscalização estejam fazendo uso desses produtos. Caso o estabelecimento se recuse a comprovar a maioridade das pessoas que estejam consumindo bebida alcoólica, estará sujeito a multa e interdição. Todos os estabelecimentos que operam como autosserviço, como supermercados, padarias e lojas de conveniência, entre outros, deverão expor as bebidas alcoólicas em espaço separado dos demais produtos, com a devida sinalização sobre a lei.

A lei paulista determina sanções administrativas, além das punições civis e penais já previstas pela legislação brasileira, a quem vende bebidas alcoólicas a menores de idade. Prevê a aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre menores de 18 anos de idade em todo o Estado.

Saresp 2011 tem adesão de 549 municípios

Cesário Lange participará da prova nos dias 29 e 30 de novembro No total, 549 municípios, 224 escolas da rede particular de ensino e 139 escolas técnicas do Centro Paulo Souza (ETECs) participarão este ano da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que será realizada nos dias 29 e 30 de novembro. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despess referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras celebraram convênio com a Secretaria de Estado da Educação. No caso das escolas particulares e ETECs, o custo será arcado pelas próprias instituições. A relação das cidades que aderiram ao exame está dis-

ponível no portal da Secretaria de Estado da Educação. O Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria da Educação desde 1996, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. A partir dos resultados do Saresp, é calculado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola da rede estadual e suas respec-tivas metas para o ano seguinte. Cada

secretaria municipal tam-bém poderá utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios. O Idesp é aferido a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, avaliado pelo Saresp. Já o fluxo é mensurado pela taxa de aprovação média de cada ciclo. A prova, a ser realizada nos dias 29 e 30 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que

aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de história e geografia para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as perguntas de língua portuguesa e matemática serão abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha. Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião. Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração de duas horas e 30 minutos, acrescida de uma hora para os alunos que fizerem redação. Para os alunos com deficiência também será acrescida mais uma hora.

Especial

O drama da morte e o sentido da vida Daqui a alguns dias será comemorado o Dia de Finados; muitas pessoas irão ao cemitério, porão flores nos túmulos de seus entes queridos, chorando a saudade dos familiares e amigos que já partiram para o alem, outros irão as praia, mas mesmo de lá rezarão pelos falecidos. Certamente também haverão muitos que preferem ficar longe do cemitério, não sentindo nenhuma atração por esse lugar sossegado, nem em finados nem em qualquer dia do ano; talvez até para não deixar vir a lembrança algum pensamento que incomoda. Há uma estranha atração por esse lugar, que tem, ao mesmo tempo, algo repugnante e de familiar. No cemitério, dia mais dia menos, todos estarão em casa, mesmo sendo contra o gosto. Mesmo que lá não pise durante toda a vida. Certíssimo quem mandou escrever em sua lápide sepucral: “Hodie mihi, cras tibi” (hoje toca a mim amanhã a ti”. Muitos já tentaram explicar a morte, com sua cultura, filosofia, religião, em todos os tempos tentaram explicar entender a morte e sugeriram atitudes coerentes para enfrentá-la. A ciência também dá sua explicação, da paralisação de nossas energias vitais; a religião, a passagem desta para outra vida, que desconhecemos por completo. Porém, o mistério permanece e permanecera para sempre. A compreensão científica, não fala do significado antropológico a morte, nem tampouco resolve a angústia humana Diane da perspectiva do fim da vida. A morte é mais que a cessação das atividades vitais permanece uma realidade terrível, que contradiz nosso desejo natural de viver e faz o ser humano experimentar sua mais radical fragilidade e limitação. As interrogações humanas sobre o sentido da vida

e da morte não cessam. A morte, certamente constitui o momento mais intenso do nos-so peregrinar por este mundo. Não é só o combate pela vida: é a pessoa que se defronta de ma-neira radical consiga mesma, com suas escolhas, e com o sentido da própria existência.Este pode ser o fim de todas as ilusões e do desespero mais amargo; mas também poder ser o momento da aceitação incondicional da contingência humana a cessação de toda soberba e auto-suficiência e do abandono confiante nos braços da misericórdia onipotente. Refletir sobre a morte pode ser angustiante, mas também salutar. A sabedoria bíblica aconselha: “Ensina-nos a contar nossos dias e assim teremos um coração sábio” (Sl 90) Quem encara a própria morte com sadio realismo e com fé em Deus encontra boas motivações para viver com discernimento e sabedoria todos os momentos preciosos da vida. A fé cristã não desconhece a dramaticidade da morte e nada despreza da beleza da vida neste mundo. Mas entende a vida humana a partir de um horizonte de esperança, desvelando seu sentido esplendoroso. O ser humano é chamado a participar da vida em Deus, fonte do Ser e da existência, para receber de sua misericórdia a plenitude da vida. Nas flores depositadas sobre os túmulos expressamos nosso carinho pelos que já fizeram parte de nossa vida e não estão mais entre nós; mas também anunciamos nossa esperança na vida, esperança bonita que nem o drama da morte consegue apagar. Nas orações que fazem, e, sobretudo na celebração da Eucaristia, os cristãos anunciam a morte de Jesus Cristo, proclamam sua ressurreição e manifestam sua firma esperança de participar um dia, com Ele, na vida eterna. Por José Lázaro Maracolo


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Bofete

Boituva

Prefeitura faz reunião para esclarecer FGTS

O objetivo do evento foi esclarecer Limpeza de as dúvidas dos servidores públicos nascente é feita com os alunos No dia 18, no salão do centro Cultural, foi realizada uma reunião convocada pela prefeitura, para prestar esclarecimentos sobre o FGTS – Fundo de Ga-rantia por Tempo de Serviço. O objetivo do

Tietê

evento foi esclarecer dúvidas sobre o FGTS, para os servidores públicos municipais optantes, que tem direito ao saque de valores retroativos na Caixa Econômica Federal. Estavam presentes na

reunião, o prefeito Claudécio José Eburneo (Torão), acompanhado de sua assessoria jurídica; Osvaldo Dias de Souza, Neiva Siotane e Rosa Yasuko Fuji representando a Caixa Econômica federal; Mario

Yokishique Tanaka pelo Ministério do Trabalho, a Dra. Eliana Aparecida Correr, advogada do Sindicato dos Servidores Municipais e Sr. Alfeu Junior representante da ADPRH – Assessoria Tecnologia e Serviços Ltda. Quem tem direito ao FGTS? Oservidorque a partir do mês de outubro de 1988 fezopção pelo Fundo de Garantiaportempo de Serviço.Porem, tam bém poderia fazer essaopção posterior a 1988, desde que estivessem ativos na prefeitura. Como fazer a solicitação para esclarecimentos? Oservidordeveráapresentar um requerimento no departa-mento pessoalda prefeitura, que será enviado paraacaixa Eco-nômica Federalparaaval iação. É importanteressaltar esse direito é exclus ivam ente para o optante,nadatem a ver com valores atrasados de FGTS não depositados em gestões anteriores. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bofete.

Alunos da escola Peres Guimarães contribuíram com a preservação do ambiente nesta última segunda-feira, 17, partici-pando da limpeza da nascente do Ribeirão Pau D'alho, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e do Gr upo Petrópolis. No mes-mo dia, os estudantes também participaram de uma palestra sobre o Meio Ambiente. No total, foram recolhidos da nascente, localizada atrás da escola, dois sacos de 200 litros de lixo que foram separados e, os que poderiam ser reciclados

foram destinados à Associação de Catadores de Material Reciclados de Boituva. Os temas da palestra, realizada ao ar livre para professores e demais funcionários foram conscientização e sensibilização, além da reafirmação da importância da conservação e preservação da nascente e mata ciliar, diante do lixo recolhido pelos alunos, com or ientações de ações corretas quanto a disponibilização e destinação de lixo. Após o evento, os representantes do Grupo Petrópolis, Janaína e Tiago Roma, realizaram a distr ibuição de lanches e refrigerantes aos presentes.

Encontro comemora Dia dos Professores da rede municipal

Centenas de profissionais da área Cerquilho deeducaçãoestiveramparticipando Reinauguração da Escola Ver. Albertina Audi A Prefeitura promoveu na noite desta segunda-feira, dia 17, o encontro de Professores e Profissionais da Educação de Tietê. O evento aconteceu no Centro

Educacional, Histórico e Administrativo “Luiz Antunes” e reuniu centenas de pessoas entre supervisores, diretoras, professores, técnicos e agentes da rede mu-

nicipal. Segundo o secretário de Educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi, além de comemorar o Dia do Professor, a confraternização também tem como objetivo motivar os profissionais da área. Desde a municipalização do ensino iniciada em 2009 pela atual administração, o quadro de funcionários da Educação aumentou consideravelmente, atingindo hoje 472, somente entre concur-sados. São 27 unidades escolares em funcionamento na iniciação e educação infantil, ensino fundamental, ciclos I e II, além de CIREPEM e Emefip que atendem respectivamente a educação especial e profissionalizante.

Pereiras Conscientização com diversão Cidade no combate a dengue A Prefeitura Municipal de Pereiras, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde tem intensificado o trabalho de orientação sobre a dengue. Desta vez, alunos das escolas municipais comemoraram a semana da criança com muitas brincadeiras e atividades educativas de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho educativo teve inicio com a coleta de materiais não utilizáveis por duas semanas, em que cada produto valia uma determinada pontuação. Os estudantes cooperaram e recolheram em suas casas produtos como pneus usados, caixas de leite, papelão, garrafas pets, entre outros, e lotaram as escolas. Após o recolhimento, foram apurados os pontos e quatro classes ficaram campeãs, sendo na escola Rozendo no período da manhã a 5ª série D e no período da tarde a 5ª série B. Já na escola Toledo de manhã venceu o 1° ano A e a tarde 5ª série B. As salas ganharam

como premiação um passeio para o zoológico. Os estudantes das quintas séries participaram de um concurso de frases para escolher o slogan da campanha da dengue deste ano. Os alunos Kaio Gonçalves de Oliveira e Gustavo Scudeler venceram com a citação “Dengue vá embora porque já deu a sua hora”. Dando continuidade as atividades de conscientização, nos dias 10, 11 e 13, gincanas e teatros foram realizados no ginásio de esportes para os estudantes das escolas municipais, que com o auxilio das agentes de saúde aprenderam como eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. Eles também receberam brindes e uma alimentação diferenciada com lanches e pipoca durante as atividades. Na oportunidade, representantes da Superintendência de Controle de Endemias de Botucatu – SUCEN estiveram prestigiando o evento e, parabenizaram a equipe de saúde pelo trabalho de prevenção que vem sendo realizado. O secretário de saúde, Francisco Pais Neto agradeceu a participação das escolas nas gincanas e o empenho de todos os envolvidos, que se esforçaram ao máximo e

fizeram que as mesmas fossem realizadas com êxito. Para a secretária de educação, Aurora Maria Vieira, a parceria entre secretarias para realização de atividades com os estudantes é bastante importante. “Através de atividades diferenciadas chamamos a atenção dos estudantes e fortalecemos o aprendizado. Essas parcerias complementam nosso trabalho e tiram as crianças da rotina da sala de aula. É fundamental ter conhecimento para saber realizar a prevenção e cuidados com a dengue”, afirmou. De acordo com Cecília Maria P. Campos Lima, coordenadora da VISA, essa iniciativa é mais uma tática da Vigilância em Saúde para diminuir os casos da doença. “Desde o ano de 2009 estamos realizando trabalhos educativos e

A Orquestra Tropical, formada por tieteenses por iniciativa do Conselho Municipal dos Músicos, fez sua apresentação de estréia e abrilhantou a noite, emocionando os presentes com canções e interpretações diversas. Participaram do Encontro autoridades como o prefeito José Carlos Melaré, os secretários Sulleiman Nicolosi e Ednea Godoy e os vereadores José Wils on dos Santos e Pedro Macerani, além do presidente do Conselho Municipal de Educação, Jorge Sebastião César.

palestras sobre a dengue para os estudantes das escolas municipais. As crianças aprendem rápido e são agentes multiplicadores de informação”, disse. Também agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio na realização do evento e as lojas Portal, Santo Antonio, Vila Duprê, Pires, Simone Fraletti, Neusa Modas, Via Lopez Veículos, Márcio Vieira de Campos, DF Materiais para Construção; farmácias Pharmasol e Farmarco; mercados Scudeler, Nali, Fazendinha e Tiozinho; restaurante e churrascaria Catarinense; açougue Turri; Vavá Alimentos; Prisma; Juamil; Bicicletaria Bela Vista, pelas doações dos brindes que foram entregues aos estudantes. Fonte: Assessoria de Imprensa.

Na última terça-feira (18), a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu a reinauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Integral “Vereadora Albertina Audi de Almeida Nobre”, localizada no bairro São Francisco. A Escola “Albertina” passou por reforma completa e recebeu nova pintura, nas cores da bandeira do município. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Márcio Gaiotto, do secretário municipal de Educação e Cultura, Osinaldo de Oliveira, do vereador Germano Reis de Oliveira, do diretor da GCM, tenente José Ademir Gonse, supervisores, diretores, orientadores, equipe escolar da “Albertina” e pais de alunos. O vice-prefeito Márcio Gaiotto comentou sobre o importante trabalho realizado pela educação em Cerquilho e ressaltou ainda as obras de manutenção das unidades de ensino. “O atual governo tem dado uma atenção especial as escolas do nosso

município e promovido reformas que resultam em maior conforto e comodidade tanto para os funcionários quanto para os alunos. Uma educação de qualidade, além de ter profissionais capacitados, passa também por uma exce-lente estrutura física”, comentou Márcio Gaiotto. O secretário municipal de Edu-cação e Cultura, Osinaldo de Oliveira, ress altou que a unida-de receberá novos brinquedos para os momentos de lazer das crianças. A diretora da escola ressaltou ainda a felicidade de toda a equipe pela reforma promovida e pela construção de um palco para os alunos se apresentarem. Palco, aliás, que foi inaugurado durante a solenidade, com apresentações musicais dos alunos. Ao final do encontro, as autoridades presentes, juntamente com os alunos, realizaram o plantio de duas ár vor es em frente a escola, reiterando a importância de despertar na criança a consciência sobre o Meio Ambiente.


JORNAL ALIANÇA

07 Região DOMINGO, 30 DE OUTUBRO D E 2011

Jumirim

Laranjal Paulista

Vila Jorge recebe pavimentação asfáltica

O Prefeito Benedito Tadeu Fávero Convênio dará esteve acompanhando as obras assistência aos produtores A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras executou a Pavimentação Asfáltica com guias e sarjetas na Rua Ramos (Vila

Tatuí

Jorge) e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura. O Prefeito Benedito Tadeu Fávero, acompanhou os trabalhos

e comentou a importância da pavimentação no Bairro, que apesar da localização próxima ao centro ainda não contava com esta

benfeitoria, um velho sonho deste Bairro batizado carinho-samente como “ VILA JORGE” . Fonte: Assessoria de Imprensa.

Um grupo de nove produtores de leite de Laranjal Paulista receberá a partir deste mês, uma visita mensal de técnicos contratados pelo SEBRAE. A finalidade dessas visitas é dar apoio aos produtores, incentivando o aperfeiçoamento da produção leiteira laranjalense. Inicialmente os agrônomos e veterinários farão uma análise das pr incipais dificul-dades encontradas por cada um dos produtores e, a partir de en-tão, traçarão planos para aumen-tar a eficiência e rentabilidade da

atividade. Esse projeto é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e o escritório regional do SEBRAE de Botucatu. Outros produtores de leite do município que tenham interesse em fazer parte do projeto podem se inscrever na Casa da Agricultura para a formação de novos grupos que serão atendidos no início do próximo ano (2012). Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3283-3610 e 3283-1304.

Material reciclado é separado na sede da Cooperativa, na Vila São Cristóvão

Cooperativa de Reciclagem de Lixo Guareí reúne 33 catadores cooperados Autoridades da cidade solicitam melhorias A Cooperativa de Reciclagem de Lixo Tatuí vive uma nova fase. Por ém, esta nova fas e administrativa, sob a coordenação de Mônica Cristina Rodrigues de Paula, não acarretou modificações para os dias e rotina de coleta de recicláveis pela cidade. For mada pela união de catadores de materiais recicláveis que sobrevivem da divisão do lucro de tudo que é coletado

no mês A instituição conta hoje com 33 cooperados. Por eles, as doações somadas com a coleta somam em média por mês 110 mil quilos de materiais recicláveis. O ganho de cada catador varia de 600 a 900 reais por mês. No período de 17 a 21 de outubro, a 6ª Semana Municipal de Educação Ambiental e a 1º Semana Municipal da Reciclagem de Lixo, envolve várias ações educativas sobre meio-

Torre de Pedra

ambiente e reciclagem. A divulgação do trabalho da Cooperativa de Reciclagem de Lixo Tatuí também é uma das metas do evento. “A ideia é investir na educação ambiental, no hábito das pessoas em questões ambientais”, destacou o secretário do Meio-Ambiente, Paulo Borges. A escala de coleta de material reciclável pelos bairros da cidade pelos coletores é a seguinte: Ás segundas-feiras: Chácara Junqueira, Vila Dr. Laurindo, Jardim Paulista, Jardim Colina Verde, Jardim Bela Vista, Rua Juvenal de Campos, Rua Santa Cruz, Rua 15 de Novembro e Rua Prudente de Moraes (todas estas acima do Mercado Municipal sentido Coop); Ás terças-feiras: Europark, Jardim Tóquio, Vila São Cristovão, Vila Esperança, Jardim das Garças, Nova Tatuí, Vila São Paulo, Vila Brasil, Parque Lincoln, Village, Jardim Alvorada e Centro, a partir da Rua do Cru-

zeiro até Marechal Deodoro da Fonseca; Ás quartas-feiras: Parque Três Marias, Jardim Manoel de Abreu, Vila Jurema, Jardim Lírio, Vila Dr. Laurindo, Jardim Palmira, Vi la Minghini, Vi la San-ta Luzia, Jardim São Conrado, Jardim América, Vila Primavera; Ás quintas-feiras: Jardim Rosa Garcia I, Inocoop, Andrea Ville, Avenida Zi lah de Aquino, Valinho, Rua Juvenal de Campos, Rua Santa Cruz, Rua 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes e Vale dos Lagos. A coleta no Vale dos Lagos é feita a cada 15 dias. Ás sextas-feiras: Jardim Santa Emilia, Jardim Lucila, Jardim XI de Agosto, Jardim Wanderley, CDHU e Jardim Planalto. Mais informações podem ser obtidas na Cooperativa de Reciclagem de Lixo Tatuí (15) 3305-2691. O endereço é Rua Luís de Camargo Barros nº 127, Vila São Cristóvão. Fonte: Assessoria de Imprensa.

Cidade está incluida no Programa Município Verde Azul

Sorocaba sedia encontro do Programa Município Verde Azul Na quinta-feira (13), das 9h às 16h30, Sorocaba sediou uma Reunião de Capacitação do Programa "Município Verde Azul" com os interlocutores das 34 cidades que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-RSMT). Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), o encontro aconteceu na Unip, que fica na Av. Independência, 210, no Éden. O objetivo da equipe do programa foi apresentar os parâmetros para a avaliação dos Planos de Ação Ambiental dos municípios, no exercício de 2011.

Além disso, os interlocutores poderão tirar dúvidas a respeito da forma de avaliação de cada item listado na resolução. Os parâmetros estão na Resolução SMA nº 36 de 18/07/2011, que está no site w w w. amb i e nte . sp. gov.b r/ municipioverdeazul. O CBH-SMT é composto por 34 cidades da região: Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque,

Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Sorocaba Verde Azul Em 2010, Sorocaba foi novamente certificada pelo Programa "Município Verde Azul". Na classificação geral, a cidade ficou na 7ª posição, com 92,47 pontos, e ainda recebeu os prêmios "Franco Montoro", pela maior nota entre os municípios do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-

SMT), e "Parceria Verde Azul", pelo trabalho do viveiro de mudas da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro" (P1), no Mineirão. O certificado de "Município Verde Azul" garante à administração a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. Fonte:Jornal Cruzeiro do Sul.

No dia 17, o Prefeito de Guareí José Pedro de Barros e o Vereador Geraldinho estiveram em São Paulo em duas audiências com Secretários de Estado para a assinatura de um convênio para o município de Guareí O convênio foi assinado no Palácio do Governo e trata-se do programa “Brasil sem Miséria” lançado pela Presidente Dilma, sendo Guareí foi contemplado com R$ 10.000,00 (dez mil reais), para ser investido em capacita-ção, bus ca e treinamento de 185 famílias que residem no Municí-pio que segundo dados do ulti-mo Censo vivem abaixo da linha de pobreza, outros convênio serão assinados no futuro para a capacitação destas famílias pa-ra que elas possam aumentar sua renda Per capta. O segundo compromisso do Prefeito foi uma audiência com o Secretario Adjunto da Agricultura Drº Alberto José Macedo, onde foi tratado da obra de Perenização de 6 km de es-trada do Bairro do Rincão, já autorizado e com inicio das obras previsto para este ano, outra estrada também solicitada pelo Prefeito foi 6 km de Perenização de estrada do Bairro do Sarandi, obra esta que o Secretario se

comprometeu em atender no inicio de 2012. Em seguida o Prefeito e o Vereador Geraldinho estiveram em uma Audiência com o Secretario de Administração Penitenciaria Drº Lourival Gomes, onde foi tratado do problema serio da falta de infla estrutura das unidades penitenciarias 1 e 2 de Guareí, sendo levado ao conhecimento do Secretario que o esgoto do presídio é lançado sem tratamento no ribeirão adjacente, o abastecimento de água potável é feito com caminhões pipa junto a Sabesp de Itapetininga a três milhões e seiscentos mil reais por ano, o alargamento da ponte sobre o ribeirão Itatig na vicinal Domi-ciano de Souza que da acesso ao presídio e onde já foram regis-trados vários acidentes, e por ul-timo a necessidade de um auxilio financeiro ao sistema de saúde do Município, o qual esta atendendo aos presidiários em sua Unidade. Diante de tudo que foi exposto ao Secretario o mesmo se manifestou indignado com a situação se comprometendo em tomar as medidas necessárias imediatamente para solucionar os problemas comentando ainda “É uma vergonha que as penitenciarias de Guareí ainda estejam com estes problemas sérios de infraestrutura” Fonte: Vereador Geraldinho


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Porangaba

TJ considera inconstitucional lei para mudar cor de prédios públicos

Porangaba

Lei criada pela Câmara criava uma Bom Viver despesa a mais para o município participa dos Jogos Regionais O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acolheu solicitação do prefeito Luiz do Deraldo, e declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal 08/2001, de iniciativa da vereadora da Câmara Municipal de Porangaba, Rosana Aparecida Franco de Campos, que tornava obrigatória a pintura dos prédios públicos municipais nas cores da bandeira de Porangaba. Assinada pelo desem-bargador relator Campos Melo, a decisão do TJ julgou procedente a ação direta de inconstitu-cionalidade da Lei Municipal. “Desde o início insistimos na inconstitucionalidade dessa lei aprovada pela Câmara Municipal, por isso ingressamos com a ação no Tribunal de Justiça que reconheceu e acatou nossos argumentos”, disse o prefeito Luiz do Deraldo ao saber do resultado do julgamento. “Além disso, essa lei iria criar uma despesa enorme e desnecessária para o município

que precisa de que seus recursos sejam aplicados em áreas mais importantes para a população e não na repintura de prédios que nem estão com a pintura deteriorada”, desabafou o Luiz do Deraldo. Entre os argumentos usados pelo prefeito para pedir a derrubada da Lei, e acatados pelo Tribunal, está o de que a matéria, no caso a decisão sobre as cores que serão usadas para a pintura dos prédios municipais, cabe exclusivamente ao Poder Executivo, ou seja, à Prefeitura e não à Câmara Municipal. “Esta competência está definida, inclusive na Lei Orgânica do Município”, lembra o prefeito de Porangaba. Em seu relatório, o desembargador Campos Melo descreve: “É que cabe ao chefe do Poder Executivo, o planejamento, a organização, a direção e a execução dos serviços públicos municipais e não cabe ao Poder Legislativo

Municipal iniciativa que, direta ou indiretamente, modifique ou interfira em tais atribuições”. Argumentando ter havido “vício de iniciativa”, o relator destaca também que o autor da proposta, no caso a vereadora Rosana de Campos, “não observou o que dispõem os artigos 47, II e 144, da Constituição Estadual, e ofendeu o princípio da separação de poderes.” Outro ponto apontado pelo prefeito Luiz do Deraldo na ação e aceito pelo Tribunal de Justiça, foi o de que uma lei de iniciativa da parlamentar, ou seja, dos vereadores, não pode acarretar em despesas diretas para a Prefeitura, sem que seja indicado de onde sairão os recursos para tal. No seu relatór io, o desem-bargador Campos Melo chega a citar um precedente do Supremo Tribunal Federal que diz tex-tualmente; “A criação de nova despesa para o Estado, sem a existência de

recursos orçamentá-rios específicos para cobrí-la, obriga a alteração do orçamento, matéria reservada à iniciativa do Executivo.” “Estávamos tranquilos desde o início, pois sabíamos da falta de embasamento legal para essa lei criada pela Câmara Municipal. Logo no início da nossa administração adotamos uma padronização das cores dos prédios públicos do município e assim vínhamos agindo a cada obra concluída. Essa tentativa de alterar isso, aparentemente, objetivou somente querer criar uma polêmica onde não havia polêmica. Tanto é assim que o próprio Tribunal de Justiça deu uma decisão favorável aos nossos argumentos e encerrou definitivamente esse assunto. E vamos continuar trabalhando e fazendo o melhor para a nossa cidade”, completou o prefeito Luiz do Deraldo. Fonte e fotos: Adriano Viega.

Participando pelo segundo ano consecutivo, após anos de ausência, a delegação Porangabense mais uma vez contagiou a todos os participantes e deu o “tom” especial para a 15ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizados de 12 a 16 de outubro em Itapetininga. Composta pelos atletas João Alves de Camargo Sobrinho, Lycerio Luiz Machado, Waldemar Salgado, Edna Geraldini Ayres Venturini, Dirce de Siqueira Miranda, Maria Magdalena Bueno, Noel Nunes de Morais, Yoshihiro Saito, João Matias de Arruda, Abel Antunes de Oliveira, Luiz Domingues, Adilson Pacheco, Irineu Rodrigues Nascimento (Aroeira), João Leite e Rosali, a equipe de Porangaba participou das disputas nas mo-

dalidades de Atletismo, Buraco, Truco, Dama, Malha e Bocha. Para o prefeito Luiz do Deraldo e para a primeira-dama Rita Cássia, a participação dos atletas Porangabenses do Grupo Bom Viver da Secretaria Municipal de Promoção Social, além de levar o nome do município nessa importante competição esportiva, também demonstrou a alegria e a vitalidade dos participantes. “Para nós, o JORI é mais que uma competição esportiva, é acima de tudo uma atividade de confraternização, onde a maior vitória é poder ver vitalidade estampada na alegria dos nossos atletas. Parabéns, atletas do Jori.” completou o prefeito. Fonte e fotos: Adriano Viega Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Quadra

Nelson faz sua apresentação na cidade Quadra

CIA Teatral Quatro Cantos se apresenta em Pardinho

Público presente pode viajar com as aventuras do “Pequeno Príncipe” No ultimo domingo (23) a CIA TEATRAL 4 CANTOS da cidade de Quadra esteve se apresentando no Centro Cultural Max Feffer na cidade de Pardinho o espetáculo "O pequeno principe"

com a direção de Benemari Sulivam. O público presente pode se emocionar e viajar com as aventuras desse pequeno grande principe, que viajando para outros

planetas descobre o quão é importante as pequenas coisas, e como somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos. Fazendo assim, o espectador viajar em sua meninice, acreditar que

mesmo uma rosa é im-portante desde que ela o cative de tal maneira que se torne unica em sua vida. E o grupo continua com suas apresentações.

O espetáculo Nelson terá sua ultima apresentação na cidade de Quadra, antes de ir para os festivais de Pindamonhangaba e Mapa Cultural Paulista em Avaré. Será a ultima oportunidade de quem não assistiu em ver esse grande sucesso da CIA TEATRAL 4 CANTOS, que foi um grande divisor dentro do grupo. Quem já viu poderá rever novamente! Ingressos LIMITADOS (30 pessoas) no valor de R$3,00 (Antecipado). Contamos com a presença de todos. Sobre a peça: Um homem, um desejo, um objetivo, uma obsessão; possuir a sua secretária. Mas diferente de todas; ela não a quer! E isso o faz ficar doente de paixão. Ele a vê em todos os lugares, nos semblan-tes

de todas as mulheres. Será que jovem conseguirá possuir a tão desejada secretária?... EM NELSON TUDO É POSSÍVEL.... ELENCO: Edivana Mendes, Vânia Antunes, Julia Dante, Erica Vaz, Nayara Santos, Victória Leone, Benemari Sulivam Direção: Benemari Sulivam Sonoplastia: Karina Soares Iluminação: João Guilherme Contra-Regra: Filipe Franco e Daniel Barbosa Junior SERVIÇO Apresentação: 06 de Novembro (Domingo) Horário: 21h Local: Secretaria de Cultura (Ao lado da Lotérica) Ingressos: 3,00 Informaçoes: (15) 9738-1642 ou www.ciateatral4cantos.blogspot.com


Política 09

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Legislativo

Vereadores de Jumirim participam de encontro com Geraldo Alckmin O Presidente da Câmara de Jumirim, em exercício, Ivan Gustavo Ribeiro Viana e o vereador Geraldo de Souza Pereira estiveram no dia 19 de outubro, participando da sanção da nova lei sobre consumo de bebidas alcoólicas por menores, pelo Governador Geraldo Alckmin e sua esposa Lu Alckmin. A lei estadual que amplifica a prevenção ao uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes no Estado de São Paulo. Bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, não poderão vender, oferecer nem permitir a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos. A fiscalização começa em 30 dias. "A lei já passa a ter sua vigência imediata e fica proibido não só a venda. Essa é a grande mudança: proibir também o consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e a responsabilização do proprietário do estabelecimento. Porque o que nós víamos anteriormente é que já tinha uma legislação proibindo, mas não tinha eficiência e havia uma tendência de aumento de consumo de bebida alcoólica", afirmou o governador. Na oportunidade os vereadores Ivan Viana e Geraldo de Souza entregaram ao governador Geraldo Alckmin um pedido de construção de uma creche para o Bairro Mo-rada do Sol, o

governador imedia-tamente solicitou a sua assessoria que viabilizasse o processamento do pedido, uma vez que ele lançou um programa visando a construção de creches no Estado. No evento, ainda, enquanto aguardavam para conversar com o governador, os vereadores mantiveram contato com o Secretários de Estado, David Zaia (Emprego e Trabalho), Guido Cerri (Saúde), Hermann (Educação), o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alvaro Camilo e os deputados Caue Macriz, Wanderlei Macriz, Samuel Moreira e Orlando Morando. Após, o evento os vereadores dirigiram-se para o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) aonde foram atendidos pelo Chefe de Gabinete, Fernando Hiro, e solicitaram a liberação de recursos para construção de um terminal rodoviário para embarque e desembarque de ônibus intermuni-

cipais para o município de Jumirim, e ainda, novamente cobraram a pavimentação asfaltica da vicinal que liga a SP-300 até a empresa Santa Tereza e futuro distrito industrial. “Precisamos, reivindicar a construção de um ter-minal para dar aos moradores de Jumirim, um melhor meio de se locomoverem, pois infelizmente muitos deles saem para diversas cidades de nossa região diaria-mente”, salientou o vereador Ivan Viana. “Temos que apoiar inicia-tivas como a preservação de nos-sos jovens do contato do álcool, uma iniciativa que além de evitar danos aos jovens, preserva a fa-mília, maior ente de nossa so-ciedade”, salientou o Presidente Ivan Viana, que também acres-centou “o nosso encontro com o governador Geraldo Alckmin, foi muito importante, uma vez que sentimos que o nosso pedido poderá ser atendido para cons-trução de uma creche no Bairro Morada do Sol”.


JORNAL ALIANÇA

10 Esportes DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Judô

Delegado Regional do Judõ visita o Projeto Social Espaço Amigo

Com o trabalho dos senseis mais de dez alunos foram medalhistas Após ter acompanhado o trabalho dos senseis da família Umino, no 1º Toneio de Judô de Cesário Lange com a Academia Umino e com as crianças do Projeto Social Espaço Amigo, o Delegado Regional da Sétima Sudoeste Paulista, Nelson Shigueque Koh, veio conferir de perto os treinamentos, e as técnicas de ensino, principalmente os realizados com as crianças do Espaço Amigo quer foram destaques na competição, levando seis medalhas de ouro, três medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

A visita aconteceu na quintafeira (20), na sede do CRAS, onde funciona hoje o Projeto Espaço Amigo. O Delegado foi recebido por todas as crianças participantes. Autoridades como o vice-prefeito Dinho, Josemar Camargo e José Roberto representantes da Comissão Municipal de Esportes e também da Sra. Bruna Diretora do Departamento de Assistência Social de Cesário Lange também estiveram presentes, além, é claro, da professora Nenê e da estagiária Gabriela Rossi. Todos foram homenageados e receberam uma

lembrancinha em agradecimento ao apoio dado ao Judô e as crianças do Projeto Social, inclusive o Jornal Aliança. Confira os medalhista Classe Mirim: - Andressa Martins Galvão Medalha de Ouro - Lívia Nolanda dos Santos Medalha de Ouro - Vanessa Silva Ferreira - Medalha de Ouro - Lucas Pereira Viana - Medalha de Ouro - Anderson Junior Santana mota - Medalha de Ouro

Classe Infantil: - Adrielen Karen de souza Medalha de Ouro - Giovana Miguel Martins Medalha de Prata - Maria Alessandra Ferreira Medalha de Prata - Marcelo Junior de Souza Medalha de Bronze Classe Infanto-Juvenil - Mateus Pereira Viana - Medalha de Prata - Caique de Jesus Miranda Domingues - Medalha de Bronze Por Diléa Silva

Futebol

Morro Vermelho aplica goleada elástica

O E.C. Morro Vermelho realizou mais um amistoso no sábado, dia 22 de outubro, enfrentando a equipe do Cruzeiro de Cesário Lange no estádio Silvio Bordignon. O Morro Vermelho jogando em casa, e dominando a partida desde o inicio, fazendo 4x0 no primeiro tempo e com mais 9 gols no segundo tempo, conseguiu uma grande goleada por incríveis 13x1. Os gols foram marcados por

Douglas (5), Fernandinho (3), Felipe Carniel(3), Cassiano e Willian. O Morro Vermelho volta a jogar no próximo sábado contra o Bico no campo do Morro Vermelho. O Morro Vermelho entrou em campo com a seguinte escalação: Neizão, Piveta, Jú, Merenda (Djalma) e Cassiano, João Pilon, Sorriso (Willian), Felipe Carniel e Pau-linho(Bruninho), Douglas e Fer-nandinho. Por Reginaldo

Ipiranga vence o Regional de Veteranos

Geral

Cesário Lange participa dos Jogos Regionais dos Idosos em Itapetininga

Cidade se classificou para a final estadual em São José dos Campos A cidade de Cesário Lange foi representada na 15ª Edição dos Jogos Regionais dos Idosos que este ano aconteceu no município de Itapetininga. No período de 13 a 16 de outubro, mais de 1.600 atletas, com idade mínima de 60 anos, disputaram as 13 modalidades esportivas da competição. Esse ano, os Joris foram disputados em nove etapas, oito delas realizadas no interior de São Paulo e uma na capital. Em Itapetininga foi à última fase regional. A grande final estadual acontecerá no mês de 23 a 27 de novembro em São José dos Campos. Em Itapetininga, a competição reuniu 34 delegações, pertencentes a 8ª Região Esportiva. Aproxi-

madamente 2.500 pessoas entre idosos e comissão técnica das cidades Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Avaré, Boituva, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Guareí, Iaras, Itaí, Itapeva, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Pereiras, Pirapora do Bom Jesus, Porangaba, Rafard, Salto, São Miguel Arcanjo, São Roque, Soro-caba, Tatuí, Tietê, Várzea Paulista e Votorantim estiveram em Itape-tininga para disputar a compe-tição. Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e a

Prefeituras das cidade que sediam as competições, o JORI foi criado com o objetivo de estimular o convívio social e a prática de esportes entre as pessoas da melhor idade.

Os atletas de Cesário Lange competiram nas modalidades: Dança de Salão com o casal João da Caixa e Olinda Macedo e Buraco com a dupla Sônia do Calói e Marli do Hinemy. Por Diléa Silva

Aconteceu no domingo (23/10) a grande final do 2º Campeonato Regional de Veteranos, com realização e organização da SETUL (Secretaria de Esporte e Turismo), apoio da prefeitura municipal de Cerquilho e cobertura total da WEBTV Dinesportes. A Final que foi realizada no estádio do São Jose às 11h00 foi entre os donos da casa e Ipiranga de Cesário Lange. O jogo foi um clássico aos olhos de quem esteve presente. O São José recebeu um bom público que prestigiou, torceu e vibrou com belos lances de futebol. O jogo todo em si foi bem equilibrado onde a equipe do São Jose abriu o marcador logo aos 4’00 de jogo com Cesar, terminando assim a primeira etapa. No segundo tempo também logo no inicio de jogo aos 5’00 Elcio empatou a partida, Cesar colocou o São José em vantagem novamente fazendo 2x1 aos 20’00 e no final da partida faltando apenas 5’00 Luis Morais empatou o jogo em 2x2 marcando de pênalti. Na cobrança de pênaltis a equipe do São José não foi feliz errando as suas duas primeiras cobranças. Já o Ipiranga não desperdiçou a chance e converteu todas as suas cobranças em gols. Para o São José somente Alexandre Rosa marcou. O placar terminou em, 4x1 para o Ipiranga. Festa para a equipe de Cesário Lange que compareceu em massa com seus torcedores. O

Ipiranga também levou o titulo de equipe mais disciplinada e de melhor técnico da competição, esteve presente o Vice-prefeito em exercício o Sr. Dinho. Também foi homenageado o atleta Cerquilhense Marcelino Teodoro Mâncio (Gordela) pelos serviços prestados com dedicação ao esporte de Cerquilho. PREMIAÇÃO Artilheiro: Cesar do São José recebeu o troféu do Vereador Wagner Bellucci Goleiro: Guto do São José recebeu troféu do secretário de esporte Edson Grando Disciplina: Equipe do Ipiranga recebeu troféu do Comandante da Guarda Municipal Ademir Gonse Melhor Técnico: Gadeia do Ipiranga recebeu a placa do diretor de arbitragem Vagner (Caroço) Destaque: Cesar do São José recebeu a placa do diretor de esporte Alessandro (Foguetão) Homenagem: Gordela recebeu do secretário de esporte Edson Grando Vice-campeão: São José recebeu o troféu do vereador Wagner Bellucci Campeão: Ipiranga recebeu troféu do vice prefeito em exercício de Cesário Lange Dinho, e do secretário de esporte Edson Grando.


Opinião 11

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 30 DE OUTUBRO DE 2011

Motivação

Luiz Almeida Marins Filho

Encontre novos motivos para lutar Há momentos na vida pessoal e empresarial em que temos vontade de desistir da luta. Novos competidores; margens cada vez mais estreitas; competidores nem sempre éticos; impostos sempre crescentes... Quase tudo nos leva a jogar a toalha. Empresários falam em vender seus negócios. Pessoas pensam seriamente em mudar de emprego ou até mesmo de profissão. Os mais éticos sentem-se imbecis. Os profissionais muito sérios duvidam da própria opção de honestidade. É justamente este o momento de maior perigo na vida de pessoas e empresas. Quando a desesperan-

ça toma conta e a razão só enxerga o negativo. Nesta hora é preciso dar uma parada estratégica e voltar a acreditar. É preciso encontrar novos motivos para não desistir da luta, para não descrer dos valores, para não mudar a crença de que a ética e a honestidade ainda valem a pena, apesar de todas as evidências contrárias. Este é o momento de parar para analisar se você não está etressado e por isso não está conseguindo ter novas idéias, desenvolver sua criatividade e envolver as pessoas adequadas para desenvolver novos produtos e serviços ou mesmo novas habilidades que façam aumentar sua auto-estima profissional.

Pense se você, de fato, não se acomodou por muito tempo e procure agora, de forma decidida e forte, encontrar novos motivos, nova motivação, novas forças para enfrentar mais este desafio de sua vida. Não desista! Nesta semana, gostaria que você pensasse quantas vezes você tem se sentido desanimado com sua empresa ou sua vida profissional. Pense quantas vezes as pessoas de sucesso precisaram recomeçar em momentos de grande dificuldade. Lembre-se que viver é recomeçar todos os dias e encontrar nas dificuldades a força para lutar e vencer. Pense nisso. Sucesso!

O Pensador

Finados “Senhor, tende piedade de nós!” é o mais comovente pedido de amparo diante das nossas fraquezas. Comovido diante do desespero humano, o autor desta frase acertou no alvo da volátil condição humana. Nascidos sem solicitar este nascimento, ocorrido em lugar e hora circunstanciais, os viventes carregam ao longo da vida as contradições inerentes ao viver. E depois morrem, sem desejar sua morte. E entre o nascer e o morrer, criam suas fantasias deliran-

tes para melhor suportar os limites da existência. Os monoteístas elaboraram a doce teoria da vida eterna, enquanto os existencialistas preferiram salientar o absurdo de viver. Otimistas ou pessimistas, estas filosofias de vida são soluções imaginativas para calar o nosso desespero diante dos enigmas e paradoxos da nossa volátil existência. Mas amparam os viventes em sua longa caminhada. É talvez o que importa: as ideologias temperam a vida com sabores degus-táveis para que seja digerida com certo grau de satisfação. E como os sabores, as filosofias de vida se mul-

Números

1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901 1234567890123456789012345678901212345678901

PENSE NISSO:

• Você anda desanimado e até decepcionado com a concorrência, com a política, com a economia, com as pessoas? • A sua vida profissional está ficando muito pesada para você? • Não estará você precisando de uma parada estratégica para refazer suas forças e reencontrar os motivos para continuar lutando?

Gilberto Radicce tiplicaram ao longo da vida civilizada. Civilizada ou primitiva, cada cultura tem suas respostas coletivamente aceitas, que relatam suas origens e seus desti-nos.São estas respostas, vivencia-das em formas de cultos e ritos, que sustentaram as civilizações. Sem distinção entre seus níveis de civilização, cada povo pretende com essas explicações ritualizadas evitar a degradação da vida e proporcionar dignidade aos viventes. Dos mais emotivos xamãs aos mais espiritualizados gurus, a lição é a mesma: os viventes precisam dignificar a existência para vivê-la condignamente.

Finados tem essa função dignificante. Orar por nossos antepassados significa também orar por nós, pois aviva a nossa consciência de que brevemente estaremos lá. Nesse dia, o culto aos mortos é uma demonstração solidária em favor da vida. Ser ela eterna ou não, pouco importa, diante do respeito aos mortos, pois o culto aos mortos indica que a vida é transcendental, mesmo se restrita a apenas esta nossa existência. Ela convida-nos a viver plenamente enquanto tivermos vida. E os mortos continuarão vivos, se os tivermos em nosso coração. “Senhor, tende piedade de nós”

Isabel Leme de Miranda isabel.numeros@terra.com.br

Numerologia e autoconhecimento Nascemos... Chegamos a este mundo, a este maravilhoso planeta vindo de um outro mundo do qual nada sabemos, ou melhor, nada lembramos... Trazemos dentro de nós uma semente, profundamente fértil, capaz de produzir somente bons frutos, de primeira grandeza. Dentro desta semente encontram-se nossos dons, potenciais e talentos que serão a base para que possamos manifestar na plenitude a missão, o propósito que viemos realizar nesta vida. Trazemos dentro de nós uma sabedoria interior, a história viva de muitas vidas já vividas, muitas experiências acumuladas, aprendizados, desafios e uma memória que precisa ser resgatada, para que se tenha uma consciência maior da nossa razão de ser e viver... Apesar de todo o avanço tecnológico já conquistado, o Ser Humano permanece , em pleno século XXI, na busca de respostas para questões como: “Quem Sou Eu?”; “Qual o sentido da vida?”; “Qual a razão da minha existência?”. Ocorre que, na grande maioria das vezes, essa busca muitas vezes desenfreada por respostas acaba levando as pessoas a nenhum lugar, elas acabam permanecendo sem as respostas porque optaram, pelo seu livre-arbítrio pelo caminho aparentemente mais fácil, mas não necessariamente o melhor deles. Trilhar o caminho do autoconhecimento é abrir o coração para receber as respostas que tanto se procura, é permitir se libertar de tudo o que ainda aprisiona o livre caminhar e resgatar definitiva-

mente a verdadeira essência, repleta de possibilidades de crescimento e expansão do ser. Um dos inúmeros caminhos para a busca do autoconhe-cimento é a Numerologia - uma ciência, que tem sua origem em Pitágoras, 600 a.C. Através do estudo do nome e da data de nascimento, podemos calcular o Mapa Numerológico, que nos traz de forma completa nosso plano de vida a ser realizado, desde o nosso nascimento até nossos últimos momentos nesta vida. Através de uma linguagem simples, mas muito profunda, cada Vibração Numérica do nosso Mapa Numerológico nos traz um ensinamento, um direcionamento para nosso momento de vida, nos conduzindo a uma reflexão sobre os aspectos que precisam ser transformados para que possamos nos reconhecer, resgatar nossa verdadeira Essência, através das orientações de cada uma das posições dos números no Mapa Numerológico. Através do mapa é possível orientar as pessoas sobre seu propósito de vida, ou seja, o que ela veio para realizar; os aprendizados pelos quais a pessoa irá passar, quais são seus potenciais e quem ela é como pessoa: seus sonhos, sua essência e como ela se relaciona com o mundo, entre muitos outros aspectos. Tudo no universo vibra através de uma Vibração Numérica. A energia do dia de hoje, o número da placa do carro, do telefone, um nome, etc... Compreender essa linguagem tão antiga e ao mesmo tempo tão atual e precisa é ter

acesso a uma fonte infinita de respostas para cada momento da nossa vida. Mas é preciso lembrar que o papel da Numerologia não é trazer a resposta do tipo: “Faça isto...”, “Decida por..”. Ela indica as possibilidades de caminho, traz o entendimento do momento presente e orienta sobre as perspectivas do futuro e deixa para o livre arbítrio de cada Ser, a melhor decisão a ser tomada, com base naquilo que cada um busca e no quanto cada um está disposto a seguir pelo caminho aparentemente “mais estreito” da transformação interior. O mais importante é que se saiba da riqueza de informações que a Numerologia pode oferecer para aqueles que buscam se conhecer melhor, não no intuito de buscar algo, não apenas, adivinha-tório”, que possa predizer o futuro, mas que possa orientar, dar um encaminhamento para as decisões e ações que precisam ser tomadas.

Ao contrário, que haja uma consciência plena sobre a responsabilidade que cada um passa a ter pelo acesso a informações tão valiosas sobre sua própria vida, sobre sua pessoa. O mundo precisa de pessoas que se coloquem cada vez mais inteiras, no seu melhor, de forma equilibrada e harmônica, fortalecidas interiormente, para que, a partir de suas próprias atitudes e comportamentos, da prática amorosa para consigo mesmas, irradiem esse amor e possam contribuir para um movimento que se faz no silêncio, na paz e que vai aos poucos tomando conta dos corações de todos os seres deste planeta. A vida viva renasce nos corações daqueles que escolhem trilhar o caminho de volta para a “reconquista” da felicidade e aguarda o seu “SIM” para este convite.

Fala Padre Geraldo de Camargo Barros

1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234

Aos poucos vou me entregando aos domínios petulantes do tempo, não há motivos em pensar numa resignação, aliás, “M i Resignación” é um baita bolero cantado por aquele que no meu ponto-de-vista, se tornou um dos mais românticos dentro dos corações apaixonados, GREGORIO BARROS, não é essa porcaria de musical que tanto tramamos com a nossa juventude e pior ainda, “encarar uma platéia completamente desvairada, daquelas bocas só saem um tremular de paródias burlescas, barulhentas”, eu acredito piamente nas voltas que este mundo dá, espero com ansiedade por aquele tempo romântico, onde nos salões aconteciam as magias das inspirações, mãos soadas de desejos, aquele colar de rostos, o aromático perfume de nossos pares, aqueles apertos tão afáveis, nossas conversas ao pé do ouvido, eu transmito aquilo que vi nos salões, nunca os senti, desde meus dezenove anos pertenci a um só coração e ele não era de bailes, de jardins, de festas, vivíamos quase que isolados tramando um amor quase que perfeito e até hoje em nossas jogadas amorosas, não embaralhamos as nossas cartas, não somos exemplos e muito menos os mais bem relacionados, de vez em quando saímos do prumo, mas isso é tão natural!... Dias atrás, Luizinho do Maruca telefona, vinte duas e trinta da noite, não durmo tão cedo, gosto de levantar-me antes do clarear, com voz diferente traquinavame, no bom sentido é claro, bem antes de pertencer aos conjuntos e depois a Orquestra Tro-lô-ló, o pessoal de casa colocou-me num seminário, era uma necessidade familiar, quando lá acontece um desligamento, aquele pequenino ser permanece algum tempo com muitas manias, próprias daquele educandário, sofre-se muito, eu por exemplo não sentia nenhuma alegria, no meu ego só vergonha, ansiedade, medo, arrependimento, culpa, meu traje ainda era aquele terninho muito agarradinho, alguns ao me ver, sentiam piedade, outros não, na

visão deles eu era mais um esquisito andando pelas ruas, sem uma verdadeira identificação, essa coisa eclesiástica deixa o seu homem numa situação indelicada, bastante caótica diante da sociedade, tenho absoluta certeza que o humano deveria seguir os desejos do CRIADOR ao pé da letra, a multiplicação seria uma delas... No meu modo de ver e sentir as coisas, não vejo a nossa igreja como uma atração primordial, aquilo que foi bolado para cuidar de nossa alma, virou algo pernicioso e que não é adequável à nenhum de nossos mundos, ela não acompanha as evoluções, houve sim um trabalho cuidadoso por parte de PEDRO e PAULO, sem eles a coisa não sairia de seus alicerces, eles entenderam que levantando seus monumentos de fé, cumpririam todos os objetivos, há quem diga que no peito de cada humano estaria todo aquele pretendido, mas seguindo a história, há um momento em que o SENHOR entra no templo e de vara na mão, expulsa todos aqueles comerciantes e daí!... Para manter qualquer investimento, gasta-se muito, as despesas são enormes, o vil metal é a alma do negócio e as contradições são as mais habituais, a história dessa igreja se colocarmos à vista de todos, ela jamais será aceita e a maioria de seu povo irá ignorar todos aqueles seus fatos condenados e o “faz de contas”, irá funcionar como se nada tivesse acontecido, eu de vez em quando boto alguns deles, à baila de meus leitores, sou no conceito de alguns deles o próprio “ENO” de seus rotos, é um assunto complicado e só o amor poderia custear tamanho empreendimento, infelizmente ele não existe no meio de nós e essa carência atravessará séculos e séculos de nossas vidas, sei lá qual será o concluso de tudo, a igreja foi e continua sendo o “grande enigma” de toda essa confusão...

A voz do leitor

Sugestões, opiniões, reclamações... Envie suas opiniões e reclamações para: atendimento@jornalalianca.com.br, para a Rua Pedro Miranda Campos, 891- Centro - CEP 18285-000 Cesário Lange - SP ou ainda acessando o nosso site enviando sua sugestão www.jornalalianca.com.br


Jornal Aliança - Edição 458  

Cesário Lange

Advertisement