Page 1

     

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA PARAÍBA PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO - ALI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 001/2012 – SELEÇÃO DE BOLSISTAS E ORIENTADOR PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO – ALI NO ESTADO DA PARAÍBA O SEBRAE/PB e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq, atendendo às orientações para a operacionalização do Programa Agentes Locais de Inovação – ALI, e em consonância com o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre ambos, através de Contrato firmado com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB, tornam público o presente Edital de Seleção de profissionais de Nível Superior, destinada à contratação, na Modalidade de Bolsistas, de 20 (vinte) profissionais com até 03 (três) anos de formados para Agentes Locais de Inovação –ALI e 01(um) Orientador, por um período de 24 (vinte e quatro) meses, não prorrogável, bem como constituição de cadastro reserva, conforme as disposições aqui estabelecidas. . I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO - ALI tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, por meio da difusão de informações sobre inovação; tecnologia e aplicação de soluções SEBRAE, parceiros e mercado, de acordo com as características de cada negócio. 1.2. O AGENTE LOCAL DE INOVAÇÃO - ALI BOLSISTA é um profissional de Formação Superior em áreas afins aos Setores Econômicos definidos neste edital, que possui até três anos de formatura, de perfil pró-ativo para atuar junto às micro e pequenas empresas das cidades que compõem o Pólo de Atuação, para, em conjunto com os empresários identificarem oportunidades de inovação que, porventura, não estejam sendo aproveitadas e será contratado como bolsista (Bolsista EXP-B) pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1.3. O ORIENTADOR BOLSISTA é um profissional contratado como bolsista (Bolsista EXPA)pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que tem como missão orientar todos os Agentes Locais de Inovação (Bolsista EXP B) em seu (s) trabalho (s) científico (s) que apresente (m) resultados de investigação sobre sua experiência como Agente em tema único e bem delimitado. 1.4. O CNPq é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para incentivo à pesquisa no Brasil por meio de financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento.

1 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


1.5. No referido programa a participação dos AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO - ALI e do ORIENTADOR BOLSISTAS terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses. Durante o período de vigência do programa o desempenho dos BOLSISTAS será sistematicamente avaliado por instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados. A bolsa poderá ser suspensa a qualquer tempo em função do baixo desempenho, bem como o não atendimento às expectativas propostas. 1.6. O processo seletivo dar-se-á para o recrutamento de 30 candidatos para o Programa de Formação dos Agentes Locais de Inovação - PB com duração de 02(dois meses), FASE CLASSIFICATÓRIA da Seleção, durante a qual os 30 primeiros candidatos CLASSIFICADOS para essa FASE DE FORMAÇÃO receberão Bolsa Treinamento ALI, sem possibilidades de renovação, equivalente a Bolsa EXP-C (R$ 1.100,00 – um mil e cem reais). Sendo ao final do Processo Seletivo contratados apenas os 20(vinte) primeiros colocados na Classificação Geral e 01 Orientador. 1.7. O Processo Seletivo para Agente Local de Inovação – PB será Regionalizado. 1.8. O candidato concorrerá à vaga pertinente ao Pólo para o qual optou no ato da inscrição. 1.9. O Processo Seletivo será regido por este Edital sob a responsabilidade da Fundação PaqTcPB e consistirá de quatro etapas, a saber: 1.9.1 Etapa I – Análise Curricular e Documental – Eliminatória – Comum a todas as Vagas; 1.9.2 Etapa II – Aplicação de prova de conhecimento – Eliminatória e Classificatória – Apenas para Vagas de Agentes Locais de Inovação; 1.9.3 Etapa III – Aplicação de Dinâmica de Grupo e Entrevista – Classificatória Comum a todas as Vagas; 1.9.4 Etapa IV – Curso de Formação – Classificatória - Apenas para Vagas de Agentes Locais de Inovação. 1.10. Todas as Etapas serão realizadas na cidade de João Pessoa/PB. 1.10.1. Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na cidade de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.

2 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


II - DAS VAGAS, PÓLOS DE ATUAÇÃO E SETORES ECONÔMICOS A SEREM ATENDIDOS POR REGIÃO: 2.1. Está disponível 01(uma) vaga para contratação de ORIENTADOR BOLSISTA e 20(vinte) AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO – ALI, distribuídas por Pólo de Atuação, conforme Quadro do Item 2.2. 2.2. O Pólo de Atuação, os Setores da Economia a serem atendidos na Região, a Formação Superior exigida e correspondente números de Vagas por Pólo de Atuação estão descritos no quadro abaixo: CIDADE / ESCRITÓRIO REGIONAL

POLO DE ATUAÇÃO

Campina Grande

Alagoa Nova, Boa Vista, Campina Grande, Esperança, Ingá, Lagoa Seca, Queimadas e Remígio

João Pessoa

Patos

Sousa

Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Mamanguape, Pedras de Fogo, Pitimbú, Rio Tinto e Santa Rita

Patos

Sousa

SETORES A SEREM

FORMAÇÃO SUPERIOR EM

Nº VAGAS ALI

ATENDIDOS NA REGIÃO

Indústria, Comércio e Serviços

Comércio e Serviços

Comércio e Serviços

Comércio e Serviços

TOTAL

Administração,Economia,Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Comunicação Social, Psicologia, Engenharias, Nutrição, Arquitetura, Design. Administração,Economia,Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Comunicação Social, Psicologia, Engenharias, Nutrição, Arquitetura, Design. Administração,Economia,Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Comunicação Social, Psicologia, Engenharias, Nutrição, Arquitetura, Design. Administração,Economia,Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Comunicação Social, Psicologia, Engenharias, Nutrição, Arquitetura, Design.

CADASTRO DE RESERVA*

Nº VAGAS PROGRAMA DE FORMAÇÃO

07

03*

10

10

05*

15

02

01*

03

01

01*

02

20

10*

30

*2.3 Além das vagas ofertadas no quadro do item 2.2, o presente Processo Seletivo servirá para formação de cadastro de reserva, sendo possível a contratação apenas para o preenchimento de vagas decorrentes de vacância, durante o período de 24 meses, obedecendo, no entanto, as Ordens de Classificação por Pólo de Atuação e os quantitativos. Uma vez esgotada a Ordem Classificatória por Pólo de Atuação, e permanecendo a vacância, o SEBRAE/PB poderá convidar para contratação no

3 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


Pólo de Atuação vacante, candidato classificado do outro Pólo de Atuação mais próximo, mantendo-se sempre a ordem de classificatória, ficando a cargo do convidado a aceitação do Convite.

III - DOS PRÉ-REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CANDIDATOS

3.1 Dos Candidatos a Orientador 3.1.1 Pré-Requisitos: a) Possuir formação superior mínima de 06 anos, mediante a entrega da cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso; b) Possuir formação de mestre ou doutor, mediante a entrega da cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso; c) Ter experiência em extensão nas áreas de inovação e/ou tecnologia e desejável possuir conhecimento dos setores Indústria, Comércio e Serviços; d) Ter participado como orientador de graduandos e/ou pós-graduandos; e) Participação direta ou indireta de projetos de pesquisas voltados a levantamento de boas práticas de inovação em empresas; f) Possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes, comprovação mediante cópia impressa. 3.1.2 Atribuições: O Orientador deverá instruir a confecção de artigos científicos dos Agentes lotados nas Regiões do Agreste, Zona da Mata e do Sertão do Estado da Paraíba, devendo conhecer o segmento de atuação dos Agentes : Indústria, Comércio e Serviços, além do conhecimento da metodologia para elaboração de produção científica, suas regras, visando basicamente o melhor tratamento da ideia e assunto tratado. a) O Orientador deverá orientar a confecção dos artigos a serem desenvolvidos pelo Bolsista EXP-B no âmbito do projeto já contemplado; b) O Orientador também deverá redigir artigos relatando sua observação sobre as atividades de extensionismo desenvolvidas pelos Agentes sob sua orientação; c) Competência para supervisão dos trabalhos dos agentes;

4 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


d) Os trabalhos a serem apresentados no final de dois anos pelo Bolsista EXP-B, devem se basear em modelo a ser fornecido pelo SEBRAE/PB em parceria com o CNPq. 3.2. Dos Candidatos a ALI 3.2.1 Pré-Requisitos: a) Formação Superior em curso reconhecido pelo MEC, mediante a entrega da cópia do diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Comunicação Social, Psicologia, Engenharias, Nutrição, Arquitetura ou Design, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); b) Possuir até três anos de formação (a conclusão do curso deverá ter sido realizada no período fevereiro de 2009 a fevereiro de 2012); c) Possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes, comprovação mediante cópia impressa; d) Ter disponibilidade de atuação, em tempo integral, no Pólo para o qual se inscreveu, ciente de que não haverá ajuda de custo para deslocamento ou instalação; CIDADE / ESCRITÓRIO REGIONAL

POLO DE ATUAÇÃO

SETORES A SEREM ATENDIDOS NA REGIÃO

Nº ALI

Campina Grande

Alagoa Nova, Boa Vista, Campina Grande, Esperança,

Indústria, Comércio e

07

Ingá, Lagoa Seca, Queimadas e Remígio

Serviços

Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Mamanguape,

Comércio e Serviços

10

João Pessoa

Pedras de Fogo, Pitimbú, Rio Tinto e Santa Rita Patos

Patos

Comércio e Serviços

02

Sousa

Sousa

Comércio e Serviços

01

TOTAL

20

3.2.2 O candidato a Agente deverá apresentar as seguintes características: a) Estar desvinculado do mercado de trabalho, mediante entrega da cópia da carteira de trabalho; b) Não possuir qualquer outro vínculo de bolsa ou empregatício;

c) Ter disponibilidade para participar de 100% do Programa de Formação, em tempo integral, com duração de dois meses; 5 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


d) Ter disponibilidade para participar de 100% do trabalho em campo, em tempo integral, com duração de 24 (vinte e quatro) meses. 3.2.3 Atribuições a) Os agentes têm como função sensibilizar, facilitar, orientar e buscar soluções para as necessidades das micro e pequenas empresas, das cidades que compõem o Pólo de Atuação, para, em conjunto com os empresários, identificarem oportunidades de inovação que, porventura, não estejam sendo aproveitadas além de acompanhar a implantação das soluções moldadas de acordo com as características de cada empresa.

IV – DAS INSCRIÇÕES 4.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. 4.2. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação na Seleção Pública. 4.3. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, através de correio eletrônico, selecaoali@paqtc.org.br, a partir das 09h00min do dia 08 de março até as 23h59min do dia 19 de março de 2012 (horário local). 4.3.1. Será observado rigorosamente o horário de envio das inscrições, sendo desconsideradas sumariamente aquelas cujo horário e data ultrapassem o estipulado neste edital. 4.3.2. Não serão aceitas inscrições por outra via ou aquelas remetidas incompletamente. 4.4. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá: 4.4.1 Acessar o site http://www.paqtc.org.br; 4.4.2. Ler o edital e seus anexos; 4.4.3. Baixar, preencher e assinar a Ficha de Inscrição para a Vaga a qual irá concorrer, disponível em www.paqtc.org.br. I. Anexo II – Ficha de Inscrição para Orientador Bolsista II. Anexo III - Ficha de Inscrição para Agente Local de Inovação.

6 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


4.4.4. Pagar VIA DEPÓSITO BANCÁRIO OU TRANSFERÊNCIA ENTRE CONTAS em nome do PAQTCPB – RECURSOS PRÓPRIOS – CNPJ 09.261.843/0001-16, dados: BANCO DO BRASIL; AGÊNCIA 1591-1; CONTA CORRENTE 58.566-1, A TAXA DE INSCRIÇÃO NO VALOR DE: - R$ 40,00 – Para Agente Local de Inovação – ALI - R$ 80,00 – Para Orientador 4.4.5. Digitalizar, em formato *.pdf (portable document format), os seguintes documentos, de modo que totalizem, no máximo,10 megabytes: a) Ficha de Inscrição preenchida com os dados e a foto solicitados, e devidamente assinada pelo Candidato; b) Comprovante de Depósito ou Transferência entre Contas, referente ao pagamento da Taxa de Inscrição no valor correspondente à Vaga concorrida; 4.4.6. Enviar mensagem única para selecaoali@paqtc.org.br contendo os documentos digitalizados (somando, no máximo, 10 megabytes) em arquivo (s) anexo (s). 4.4.6.1. Antes do envio, certificar-se de que os anexos não ultrapassam o limite de 10 MB, o que poderá inviabilizar o efetivo envio ou recebimento da mensagem, pelo que a FUNDAÇÃO PAQTCPB e o SEBRAE/PB não se responsabilizam. 4.4.6.1 Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso; 4.4.6.2. É de total responsabilidade do candidato providenciar meios para obter a digitalização dos documentos que possibilite a sua leitura e esteja dentro do limite permitido para recebimento da mensagem. 4.4.6.3. A não integralização dos procedimentos de inscrição, conforme disposto no item 4.4. e a não apresentação da documentação, quando exigida, implica eliminação no processo seletivo. 4.4.6.4. A negativa da autenticidade declarada em documentos implicará, a qualquer tempo, desclassificação e afastamento do candidato, mesmo após a sua contratação. 4.4.7. Consultar com periodicidade (inclusive a pasta de SPAM ou mecanismos de bloqueio de e-mails) o e-mail fornecido, para o qual será enviada, no prazo máximo de 24hrs após o envio da mensagem com os documentos digitalizados, a confirmação da inscrição. 4.4.7.1. O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico fornecido, após o acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

7 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


4.4.7.2. As inscrições somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento do valor da inscrição. 4.5. A Fundação PaqTcPB não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. 4.6. O descumprimento das instruções para inscrição via Internet implicará a não efetivação da inscrição. 4.7. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem neste processo seletivo, desde que a deficiência da qual são portadoras seja compatível com as atribuições estabelecidas no PROJETO AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO – ALI. 4.8. O candidato que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá solicitar expressamente, por escrito, no ato da inscrição, e no período desta, para que sejam tomadas as providências cabíveis e possíveis em relação à sua solicitação. O candidato que não solicitar, no prazo estabelecido, as condições especiais previstas neste item, não poderá se utilizar desse benefício. 4.8.1 O candidato que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá encaminhar a solicitação expressa, por escrito, para a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB, pessoalmente ou via SEDEX, no endereço Rua Emiliano Rosendo Silva, nº 115, Bairro do Bodocongó – CEP 58.431-000 – Campina Grande – Paraíba, no período de 08 a 19 de março de 2012, em horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 18h - de segunda à sexta feira. V – DAS BOLSAS 5.1 As bolsas utilizadas no âmbito deste Edital estão definidas na Resolução Normativa do CNPq 0152010 (www.cnpq.br/normas/rn_10_015.htm) e em suas eventuais alterações, limitadas à modalidade Extensão no País (EXP) e terão duração conforme segue: a) Bolsa Treinamento ALI, dois meses de duração, sem possibilidades de renovação, equivalente a Bolsa EXP-C (R$ 1.100,00 – Hum mil e cem reais); b) Bolsa ALI, 24 meses de duração, sem possibilidade de renovação, equivalente a 80% da Bolsa EXP-B (R$ 2.400,00 – Dois mil e quatrocentos reais); c) Bolsa Orientador, 24 meses de duração, sem possibilidade de renovação, equivalente a Bolsa EXP-A ( R$ 4.000,00 – Quatro mil reais).

8 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


5.2 Caso o orientador possua vínculo empregatício com outra empresa/instituição este receberá 60% do valor de referência da bolsa. VI – DA SELEÇÃO 6.1 Os candidatos a orientador e a agentes locais de inovação serão selecionados pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB. 6.2 A seleção ocorrerá no período de 08 de março a 02 de maio de 2012. 6.3 Admissão, Análise e Julgamento: 6.3.1 A seleção e indicação dos candidatos, em atendimento a este Edital, serão realizadas por intermédio de análises e avaliações comparativas. Para tanto, são estabelecidas as seguintes etapas: 6.3.2 Etapa I – Análise Curricular e Documental - Eliminatória

6.3.2.1 Esta etapa, a ser realizada pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB, será comum a todas as vagas, de caráter Eliminatório, e consiste na análise dos currículos lattes e documentos requeridos no subitem 6.3.2.2 deste edital. 6.3.2.2 O candidato deverá encaminhar seu currículo e documentos comprobatórios conforme os requisitos para a vaga de Orientador e para as vagas de Agentes Locais de inovação (ALI) descritos abaixo. A documentação deverá ser encaminhada para a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB, pessoalmente ou via SEDEX, no endereço Rua Emiliano Rosendo Silva, nº 115, Bairro do Bodocongó – CEP 58.431000 – Campina Grande – Paraíba, no período de 08 a 19 de março de 2012, em horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 18h - de segunda à sexta feira. 6.3.2.3 – Para Vaga de Orientador: Currículo LATTES e documentos comprobatórios do conteúdo apresentado: a) documento de identidade (Cédula Oficial de identidade ou Carteira expedida por órgãos ou conselhos de Classe ou Carteira de habilitação com foto ou Carteira de Trabalho ou Passaporte); b) CPF;

9 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


c) Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso Superior (frente e verso); d) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Mestrado ou Doutorado (frente e verso); e) Certificado ou Certidão comprovante de experiência em extensão nas áreas de inovação e/ou tecnologia, na qualidade de integrante da equipe coordenadora de ações de extensão, emitido por autoridade competente devidamente identificada, contendo: nome da ação, conteúdo da ação, carga horária, período de realização e função desempenhada na ação; NÃO SÃO VÁLIDAS DECLARAÇÕES; f) Certificado ou Certidão comprovante de experiência de orientação em trabalho final de graduação (TCC ou monografia), pós graduandos lato sensu e/ou dissertação de mestrado, emitido por autoridade competente devidamente identificada, contendo: título do trabalho, natureza do trabalho, nome completo do orientando, resultado da avaliação do trabalho; NÃO SÃO VÁLIDAS DECLARAÇÕES; g) Certificado ou Certidão comprovante de experiência como coordenador ou pesquisador colaborador em projetos de pesquisas voltados a levantamento de boas práticas de inovação em empresas, emitido por autoridade competente devidamente identificada, contendo: título do trabalho, natureza do trabalho, parecer ou registro de projeto (se em curso), parecer sobre relatório (se finalizado) e função no projeto; NÃO SÃO VÁLIDAS DECLARAÇÕES.

6.3.2.3 – Para Vaga de Agente Local de Inovação - ALI a) Currículo LATTES; b) Cópia (frente e verso) do diploma ou certificado de Conclusão de Curso Superior reconhecido pelo MEC, devidamente registrado, e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); c) Cópia de documento de identidade (Cédula Oficial de identidade ou Carteira expedida por órgãos ou conselhos de Classe ou Carteira de habilitação com foto ou Carteira de Trabalho ou Passaporte); d) Cópia de CPF e; e) Cópia de certificado de reservista.

10 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


I. Para Orientador a) Os candidatos a orientador serão selecionados conforme documentos comprobatórios do conteúdo apresentado no Currículo Lattes e conforme os critérios de pontuação abaixo. Os 05 (cinco) melhores candidatos serão chamados para a etapa de entrevista, ficando 01 (um) profissional ao final do processo.

Item

Participação em Banca examinadora

Orientação em trabalhos científicos

Produção científica

Tipo

Pontuação por item

Pontuação máxima possível

Monografia

1

3

Dissertação

3

9

Tese

4

12

Monografia

2

6

Dissertação

6

18

Tese

8

24

ISSN

3

9

ISBN

5

15

b) A lista de candidatos a orientador selecionados na Análise Curricular e Documental estará exposta no site www.paqtc.org.br, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB, na data provável de 28 de março de 2012. II. Para os ALIs – Agentes Locais de Inovação a) A análise curricular para Vaga de Agentes Locais de Inovação constará da verificação de atendimento ou não dos pré-requisitos exigidos relativos à escolaridade, ao tempo de conclusão da graduação e a devida apresentação da documentação requerida no subitem 6.3.2.2. b) A lista de candidatos a agentes selecionados na Análise Curricular e Documental, estará exposta no site www.paqtc.org.br, da Fundação Parque

11 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB, na data provável de 28 de março de 2012. Esses agentes selecionados participarão da II Etapa, que consiste nas provas de português, informática, inovação e redação, que têm caráter eliminatório e classificatório. c) Os candidatos que atenderem aos pré-requisitos exigidos estarão habilitados a participar da Etapa II do Processo Seletivo – Aplicação de Prova de Conhecimento. Os candidatos que deixarem de atender um ou mais dos pré-requisitos estarão eliminados, automaticamente, do Processo Seletivo. 6.3.3 Etapa II – Aplicação de prova de conhecimento: objetivas e Redação - Eliminatória e Classificatória 6.3.3.1 Esta etapa será realizada apenas para os Candidatos as Vagas de Agentes Locais de Inovação, e é de caráter Eliminatório e Classificatório; 6.3.3.2 Realizarão esta Etapa os candidatos a Agentes Locais de Inovação selecionados na Etapa I; 6.3.3.3 As provas objetivas e Redação serão realizadas no dia 01 de abril de 2012, das 08 às 12hr, no 1° ANDAR DO SHOPPING SEBRAE/PB – NO CENTRO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, LOCALIZADO NA AV. JOAQUIM PIRES FERREIRA, S/N JOÃO PESSOA - PB - CEP: 58028-110. As provas são de caráter eliminatório e classificatório. 6.3.3.4 Das Provas Objetivas e da Redação:

I. Exigir-se-á dos candidatos a Agentes Locais de Inovação na Prova Escrita Objetiva, o que se segue: a) Prova Escrita Objetiva de Português, Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos Específicos em Inovação; b) A Prova Escrita Objetiva terá 20 (vinte) questões de Português, 20 (vinte) questões de Informática e 15 (quinze) questões Conhecimentos Específicos em Inovação.

12 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


II. Componentes das Provas Objetivas e Redação: Provas/ Conteúdos

Nº de Questões

Pontuação da Questão

Pontuação Mínima para Aprovação

Língua Portuguesa

20

1,00

10

Informática

20

1,00

10

Conhecimentos Específicos - Inovação

15

2,00

16

Prova de Redação

-

-

15

Pontuação total da Prova

70

30

III. Serão eliminados os candidatos com pontuação inferior a: •

10 (Dez) pontos na prova de Língua Portuguesa;

10 (Dez) pontos na prova de Informática;

16 (Dezesseis) pontos na prova de Conhecimentos Específicos - Inovação;

15 (Quinze) pontos na Redação.

6.3.3.5 Da Realização das Provas Objetivas

6.3.3.5.1 As provas objetivas e Redação serão realizadas no dia 01 de abril de 2012, das 08 às 12hr, no 1° ANDAR DO SHOPPING SEBRAE/PB – NO CENTRO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, LOCALIZADO NA AV. JOAQUIM PIRES FERREIRA, S/N JOÃO PESSOA - PB - CEP: 58028-110. As provas são de caráter eliminatório e classificatório. I. No período de aplicação, as provas terão duração mínima de 2 (duas) horas e máxima de 4 (quatro) horas. I.1. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, 02(duas) hora após o início das provas, sob pena

13 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


de não-correção das provas e, conseqüentemente, eliminação do Processo Seletivo. I.1.1 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma. I.2. O candidato que permanecer até o prazo máximo, 4 (quatro) horas, poderá levar o caderno de provas. I.3 A Fundação PaqTcPB manterá um marcador de tempo em cada sala de provas para fins de acompanhamento pelos candidatos. II. A aplicação da prova na data prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização das mesmas. III. Caso o número de candidatos inscritos exceda à oferta de lugares adequados existentes nos colégios e universidades localizados na cidade de João Pessoa, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba reserva-se o direito de alocá-los em cidades próximas à determinada para aplicação das provas, não assumindo, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento desses candidatos. IV. Havendo alteração da data prevista, a prova poderá ocorrer em domingos ou feriados, excetuando-se os sábados. V. As informações sobre o local, sala e carteira onde o candidato realizará sua prova, serão disponibilizadas no endereço eletrônico http://www.paqtc.org.br na data Provável de 28/03/2012; V.1. É de inteira responsabilidade do candidato, obter a informação por meio eletrônico sobre horário, local, sala e carteira de realização das Provas do Processo Seletivo. VI. Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, horário e local constantes do site http://www.paqtc.org.br no subitem 6.3.3.3 deste Capítulo. VII. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original que bem o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública ou de Defesa Social, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselho de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as Carteiras da OAB, CREA, CRC, CRM, etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº. 9.503/97).

14 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


VII.1.Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato. VII.2. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento. VII.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo 30 (trinta) dias. VIII. Eventuais pertences pessoais dos candidatos deverão ser depositados em local indicado pelos fiscais de sala durante todo o período de permanência dos candidatos no local de provas. VIII.1. A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e o SEBRAE-PB não se responsabilizam por perdas, extravios ou danos que ocorram. IX. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. IX.1. O candidato não poderá alegar desconhecimentos quaisquer sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência. IX.2. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo. X. A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, objetivando garantir a lisura e a idoneidade do Processo Seletivo – o que é de interesse público e, em especial, dos próprios candidatos – bem como sua autenticidade, solicitará aos candidatos, quando da aplicação da prova, a identificação digital em formulário próprio personalizado, como também deverá registrar sua assinatura, em campo específico, por três vezes. XI. O candidato deverá comparecer ao local da prova, designado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba no subitem 6.3.3.3 munido de caneta esferográfica transparente de tinta preta, lápis preto nº. 2 e borracha. Não sendo permitido nenhum outro material. XII. Será distribuídos: Caderno de Provas, Folha de Respostas e folha de texto definitivo da prova de Redação. XIII. As questões da Prova Objetiva serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, sendo que o candidato deverá

15 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


preencher apenas aquele correspondente à resposta julgada correta, de acordo com o comando da questão. XIV. Na Prova Escrita Objetiva, o candidato deverá marcar, para cada questão, um, e somente um, dos cinco campos da Folha de Respostas, com caneta esferográfica de tinta preta, único documento válido para a correção da prova, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcações indevidas. XIV.1 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. XIV.2 O candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato. XV. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital e/ou com as instruções contidas na folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação não-preenchido integralmente. XVI. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica. XVII. O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição e o número de seu documento de identidade.

6.3.3.6 Da Realização da Prova de Redação I.A prova de redação A prova de redação consistirá em uma dissertação com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 e tem o objetivo de avaliar o conteúdo conhecimento sobre o tema; Estruturação lógica do texto; coerência entre a fundamentação e a conclusão (aprofundamento do tema, argumentação, criticidade, uso de exemplos, dados, citações); clareza e objetividade da exposição e gramática oficial (recurso de linguagem, adequação do vocabulário/linguagem, construção dos períodos, ortografia, grafia, pontuação, concordância).

16 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


II. A prova de redação deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento diferenciado para a realização da prova. Nesse caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um agente da Fundação PaqTcPB devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação. III. A folha de texto definitivo da prova de Redação não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova discursiva. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da prova discursiva. IV. A folha de texto definitivo será o único documento válido para avaliação da prova de redação. A folha para rascunho no caderno de provas é de preenchimento facultativo e não valerá para tal finalidade. IV.1 A folha de texto definitivo não será substituída por erro de preenchimento do candidato. 6.3.3.7 Durante a realização da prova, não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de celular, aparelhos eletrônicos, relógio, máquina calculadora, livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações. 6.3.3.8 Motivará a eliminação do candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao Processo Seletivo, aos comunicados, às Instruções ao Candidato ou às Instruções constantes da prova, bem como ao tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas. I. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que: a) apresentar-se após o horário estabelecido, inadmitindo-se qualquer tolerância; b) não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado; c) não apresentar documento que bem o identifique; d) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal; e) ausentar-se do local de provas antes de decorridas duas horas do início da prova escrita objetiva;

17 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


f) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impressos, bem como máquina calculadora ou similar; g) estiver portando no local de prova qualquer tipo de aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, netbook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, gravador ou outros equipamentos similares), bem como relógio de qualquer espécie, protetores auriculares, caneta ou lápis não transparente, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. h) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio; i) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte; j) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas; k) não devolver integralmente o material recebido, Folha de Resposta e Caderno de Questões; com exceção do candidato que permanecer até o prazo máximo de 04 (quatro) horas que poderá levar o caderno de provas. m) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido. II. A Fundação PaqTcPB recomenda que o candidato não leve nenhum dos objetos indicados na alínea “g”no dia de realização das provas. III. A Fundação PaqTcPB não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados. IV. A Fundação PaqTcPB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados. V. Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas mesmo que possua o respectivo porte. O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação. 6.3.3.9. Quanto a Procedimentos: a) No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

18 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


b) candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal juntamente com a Folha de Respostas, o Caderno de Questões. c) Quando, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, sua prova será anulada e o mesmo será automaticamente eliminado do Processo Seletivo. d) Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude de afastamento do candidato da sala de prova. e) O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas implicará a eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude. f) Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, assim, como alterações em dispositivos legais e normativos posteriores, não serão objeto de avaliação nas provas deste Processo Seletivo. g) No prazo provável de 36 (trinta e seis) horas após o encerramento da Prova Escrita Objetiva, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba divulgará o Gabarito Provisório no endereço eletrônico (http://www.paqtc.org.br), como também será disponibilizado para divulgação na imprensa. h) O Gabarito Oficial será divulgado no prazo máximo provável de 10 (dez) dias após a aplicação da Prova Escrita Objetiva, pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba no endereço eletrônico (http://www.paqtc.org.br), como também será disponibilizado para divulgação na imprensa.

6.3.3.10 Conteúdos das provas objetivas e de redação:

LÍNGUA PORTUGUESA 1-Compreensão e interpretação de textos; 2- Ortografia oficial; 3- Acentuação; 4- Emprego das classes de palavras; 5- Sintaxe da oração e do período; 6- Pontuação; 7- Concordância nominal e verbal; 8- Regência Nominal e verbal; 9- Produção de textos: coerência e coesão, elementos da comunicação e funções da linguagem. INFORMÁTICA

1-Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; 2- Conceitos de informática, hardware e software; 3-Sistemas operacionais Windows; 4- Conhecimentos básicos de editor de texto (Word): criação de um novo documento, formatação e impressão; 5- Conhecimentos básicos de planilha eletrônica 19 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


(Excel): criação de um novo documento, cálculos, formatação e impressão; 6Recursos de Power Point: formação de apresentação, com recursos de animação; 7Conceitos de tecnologias relacionadas à internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide, Web, Navegador Internet (Internet Explorer), busca e pesquisa na Web; 8Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis; 9- Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores; 10- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1-Termo de Referência: Atuação do sistema SEBRAE em acesso à Inovação e Tecnologia; 2- Manual de Oslo, 3ª Edição, Capítulo 2 e 3- Lei nº 10.973, de 02 de Dezembro de 2004 (Consolidada). PROVA DE REDAÇÃO A prova de redação consistirá em uma dissertação com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30. Na correção da redação serão avaliados - conhecimento sobre o tema; Estruturação lógica do texto; coerência entre a fundamentação e a conclusão (aprofundamento do tema, argumentação, criticidade, uso de exemplos, dados, citações); clareza e objetividade da exposição e gramática oficial (recurso de linguagem, adequação do vocabulário/linguagem, construção dos períodos, ortografia, grafia, pontuação, concordância).

6.3.3.11 Da Aprovação e Classificação na Etapa II - Provas Objetivas e da Redação: I. Considerar-se-á habilitado na Prova Escrita Objetiva o candidato que acertar no mínimo: •

10 (Dez) Questões na prova de Língua Portuguesa;

10 (Dez) Questões na prova de Informática;

08 (Oito) Questões na prova de Conhecimentos Específicos - Inovação;

50% da Redação.

II. A nota final dos candidatos será igual ao total de pontos obtidos na Prova Escrita Objetiva e Redação, considerando-se duas casas decimais.

20 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


III. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final, em listas de classificação para cada Pólo de Atuação. IV. Na hipótese de igualdade de nota final terá preferência, sucessivamente, o candidato que obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos. V. O resultado das provas objetivas e redação serão divulgados na data provável de 16/04/2012, no site da Fundação PaqTcPB, http:// www.paqtc.org.br. 6.3.3.12. Os candidatos a ALI aprovados e classificados, por ordem de classificação, até 5(cinco) vezes o nº de vagas disponibilizadas por Pólo de Atuação e os candidatos Orientador aprovados e classificados, por ordem de classificação, até 5(cinco) vezes o nº de vagas serão convocados a participar da Etapa III do Processo Seletivo – Aplicação de Dinâmica de Grupo e Entrevista, conforme quadros abaixo: I. CIDADE / ESCRITÓRIO REGIONAL

CANDIDATOS A ALI

POLO DE ATUAÇÃO

Patos

Alagoa Nova, Boa Vista, Campina Grande, Esperança, Ingá, Lagoa Seca, Queimadas e Remígio Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Mamanguape, Pedras de Fogo, Pitimbú, Rio Tinto e Santa Rita Patos

Sousa

Sousa

Campina Grande João Pessoa

Nº DE CLASSIFICADOS P/ ETAPA III

SETORES A SEREM ATENDIDOS NA REGIÃO

Nº DE VAGAS ALI

Indústria, Comércio e Serviços

07

35

Comércio e Serviços

10

50

Comércio e Serviços

02

10

Comércio e Serviços

01 20

5 100

TOTAL

II. CANDIDATOS À ORIENTADOR

ORIENTADOR - BOLSISTA

Nº DE VAGAS ORIENTADOR 01

Nº DE CLASSIFICADOS P/ ETAPA III

05

21 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


6.3.4 Etapa III – Aplicação de Dinâmica de Grupo e Entrevista – Classificatória 6.3.4.1 A aplicação de Dinâmica de Grupo e Entrevista é uma Etapa de caráter

classificatório, onde: I. Aplicação de Dinâmica de Grupo a) A Dinâmica de Grupo aplicar-se-á apenas aos Candidatos à ALI, sendo o Processo onde os candidatos a agentes selecionados e aprovados na provas de conhecimento participarão de Dinâmicas de grupos, onde será verificado o grau de desempenho de cada um em determinadas habilidades necessárias nas vagas propostas. b). A distribuição dos participantes no processo de Dinâmica de Grupo e respectivas datas e horários estarão divulgados no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. As atividades de Dinâmica de Grupo acontecerão na data provável de 18/04 a 20/04/2012, no 1° ANDAR DO SHOPPING SEBRAE/PB – NO CENTRO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, LOCALIZADO NA AV. JOAQUIM PIRES FERREIRA, S/N JOÃO PESSOA - PB - CEP: 58028-110. II. Entrevista a) A Entrevista aplicar-se-á aos candidatos a orientador e a agentes-ALI aprovados nas etapas anteriores, onde serão entrevistados individualmente pelo corpo técnico da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB, composta por psicólogos e acompanhadas facultativamente por 01 (um) analista da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do SEBRAE/PB e por 01 (um) analista da Unidade de Gestão de Pessoas do SEBRAE/PB. A agenda das entrevistas estará publicada no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br e poderão acontecer da data provável de 18/04 a 20/04/2012 no horário comercial, no 1° ANDAR DO SHOPPING SEBRAE/PB – NO CENTRO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, LOCALIZADO NA AV. JOAQUIM PIRES FERREIRA, S/N JOÃO PESSOA - PB - CEP: 58028-110.

6.3.4.3 O resultado da Etapa III - Dinâmica de Grupo e Entrevistas será divulgado na data provável de 23/04/2012 no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. 6.3.4.4 O resultado divulgado da Etapa III - Dinâmica de Grupo e Entrevistas será FINAL para a vaga de Orientador e PARCIAL para as vagas à Agente Local de Inovação –ALI, que cujos Classificados ainda se submeterão à Etapa IV do Processo Seletivo - Classificatória.

22 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


6.3.4.5 Participarão da Etapa IV do Processo Seletivo – Curso de Formação, apenas os candidatos a ALI, classificados, por ordem de classificação por Pólo de Atuação, até:

CIDADE / ESCRITÓRIO POLO DE ATUAÇÃO

REGIONAL Campina Grande João Pessoa Patos Sousa

Alagoa Nova, Boa Vista, Campina Grande, Esperança, Ingá, Lagoa Seca, Queimadas e Remígio Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Mamanguape, Pedras de Fogo, Pitimbú, Rio Tinto e Santa Rita Patos Sousa

POSIÇÃO

10 ª

15ª 03ª 02ª

6.3.5 Etapa IV do Processo Seletivo – Curso de Formação – Classificatório 6.3.5.1 A Etapa IV do Processo Seletivo – Curso de Formação é uma Etapa de caráter classificatório, onde: I. Os 30 primeiros candidatos a ALI selecionados nas etapas anteriores, seguindo a ordem de Classificação por Pólo de Atuação, deverão participar de um Programa de Formação onde serão avaliados, e a depender do desempenho/performance serão classificados e contratados os primeiros 20 colocados, também seguindo a ordem de Classificação por Pólo de Atuação, ficando os demais aprovados em um cadastro de reserva: CIDADE / ESCRITÓRIO REGIONAL

Campina Grande

João Pessoa Patos Sousa

POLO DE ATUAÇÃO

Alagoa Nova, Boa Vista, Campina Grande, Esperança, Ingá, Lagoa Seca, Queimadas e Remígio Bayeux, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Mamanguape, Pedras de Fogo, Pitimbú, Rio Tinto e Santa Rita Patos Sousa TOTAL

CURSO DE FORMAÇÃO POSIÇÃO – ATÉ A:

CONTRATAÇÃO ATÉ A:

10 ª

15ª

10ª

03ª 02ª

2ª 1ª

30

20

23 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


II. Candidatos não classificados e aprovados dentro do nº de vagas por Pólo de Atuação no período de capacitação serão automaticamente desligados do Programa, e passarão a compor/ integrar um cadastro de reservas. III. O Programa inicia-se com um Curso de Formação, de Obrigação SEBRAEPB com uma capacitação técnica preparatória de caráter seletivo, Classificatório, focada no desenvolvimento de competências integrando as dimensões do conhecimento humano: aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser/conviver (referenciais educacionais do SEBRAE). IV. O Curso de Formação terá duração de até 02 meses com carga horária de 144 horas em período integral a ser realizado na cidade de João Pessoa –PB em local a ser definido pelo SEBRAE/PB, o qual será disponibilizado, antecipadamente, no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. V. Durante o período do Curso de Formação os candidatos receberão Bolsa, na Modalidade EXP-C, no valor de R$ 1.100,00 (Hum mil e cem reais), conforme subitens 1.6, 5.1 a) deste Edital, cabendo ao candidato arcar com as suas despesas de alimentação, hospedagem e deslocamento. VI. O Curso de Formação está com previsão para acontecer nos meses de maio e junho de 2012, na cidade de João Pessoa –PB em local a ser definido pelo SEBRAE/PB, o qual será disponibilizado, antecipadamente, no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. VIII – DO TERMO DE COMPROMISSO 8.1 A lista dos candidatos a ALI selecionados, máximo de 30 Classificados, para assinatura do Termo de Compromisso será divulgada no site www.paqtc.com.br. 8.2 Os candidatos classificados para preenchimentos das vagas do Curso de Formação deverão comparecer ao 1° ANDAR DO SHOPPING SEBRAE/PB – NO CENTRO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, LOCALIZADO NA AV. JOAQUIM PIRES FERREIRA, S/N JOÃO PESSOA - PB - CEP: 58028-110, nos dias previstos no cronograma, das 9:00h às 12:00h e das 14:00h as 16:30h, munidos da documentação necessária para efetuar a assinatura do Termo de Compromisso, comprovando os pré-requisitos conforme item 2 deste edital. 8.3 Na ocasião, os 30 candidatos a bolsa ALI Classificados deverão apresentar: a) RG,

24 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


b) CPF, c) Certificado de Reservista, d) Certidão de Quitação Eleitoral (emissão através do link http://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm), e) Comprovante de que possui conta corrente junto ao Banco do Brasil; IX - SEGUNDA CHAMADA

9.1 A admissão dos candidatos será feita de acordo com a ordem de classificação dos candidatos na seleção, até o número de vagas de cada bolsa. 9.2 Quando um ou mais candidatos classificados para as vagas deixarem de realizar a assinatura do Termo de Compromisso na primeira chamada (por desistência ou não comparecimento), serão chamados os candidatos suplentes pela ordem de sua classificação. X – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS A listagem dos candidatos selecionados em cada uma das Etapas será divulgada na página eletrônica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB, www.paqtc.org.br. XI – DOS COMPROMISSOS DO ORIENTADOR 11.1 Atender às convocações do SEBRAE/PB e do CNPq; 11.2 Apresentar ao SEBRAE/PB relatórios mensais de acompanhamento e evolução dos artigos em desenvolvimento pelos agentes; 11.3 Orientar o bolsista nas distintas fases do trabalho de confecção dos artigos e demais trabalhos científicos a serem realizados durante o período; 10.4 Buscar subsídios e conhecimento dos setores que estão sendo trabalhados por seus orientandos; 11.5 Conhecer a metodologia para elaboração de produção científica, suas regras, visando basicamente o melhor tratamento da idéia e assunto tratado.

25 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


XII – DOS COMPROMISSOS DO AGENTE 12.1 Além dos compromissos locais com o projeto, os agentes devem atender aos seguintes obrigações: a) Atender às convocações do SEBRAE/PB e do CNPq; b) Executar o “Plano de Atividades” elaborado em parceria com o consultor sênior e aprovado pelo SEBRAE/PB; c) elaborar sua agenda de trabalho e programa de visitas; d) interagir e receber orientações do consultor sênior, do orientador e do gestor estadual do Projeto; e) fazer referência a sua condição de bolsista nos trabalhos apresentados. XIII – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS 13.1 Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado, poderá apresentar recurso, encaminhando-o expresso, por escrito, para a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB, pessoalmente ou via SEDEX, no endereço Rua Emiliano Rosendo Silva, nº 115, Bairro do Bodocongó – CEP 58.431-000 – Campina Grande – Paraíba, , no prazo de 02 (dois) dias corridos, a contar da data da publicação do resultado, em horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 18h - de segunda à sexta feira. 13.2 As respostas aos pedidos de reconsideração serão disponibilizadas junto aos resultados definitivos de cada etapa, no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. 13.3 Não serão considerados pedidos de reconsideração interpostos fora do prazo ou de forma distinta da estabelecida neste Edital. 13.4 Será permitida a interposição de apenas um pedido de reconsideração por candidato dentro de uma mesma etapa do processo seletivo. XIV – DO CANCELAMENTO DA CONCESSÃO 14.1 O não cumprimento dos itens V, e/ou VI deste edital pode importar no cancelamento da bolsa.

26 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


14.2 Agentes e Orientador que não estiverem em dia com suas obrigações junto ao SEBRAE e CNPq estarão impedidos de concorrerem a nova bolsa ou renovação no período subseqüente. XV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 15.1 A qualquer tempo, o presente Processo Seletivo poderá ser transferido, revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Diretoria Executiva do SEBRAE/PB, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza. 15.2 É vedada a participação no referido processo seletivo de cônjuge, companheiro ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou na colateral, até o terceiro grau, de membro do Comitê Julgador. 15.3 A Diretoria Executiva do SEBRAE/PB reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital. XVI. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 16.1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o Processo Seletivo contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem publicados. 16.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo de Seleção que sejam publicados na Internet. 16.3. O candidato poderá obter informações referentes ao Processo Seletivo na Central de Atendimento da Fundação PaqTcPB, localizada na Rua Emiliano Rosendo Silva, nº 115, Bairro do Bodocongó – CEP 58.431-000 – Campina Grande – Paraíba, em horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 18h - de segunda à sexta feira ou pelo telefone 83-2101-9020/ 2101-9025/2101-9036 16.4. O candidato que desejar relatar à Fundação PaqTcPB fatos ocorridos durante a realização da Seleção deverá fazê-lo ao e-mail sacali@paqtc.org.br. 16.5. As despesas decorrentes da participação em todas as fases e em todos os procedimentos do Processo Seletivo de que trata este edital, inclusive contratação e atuação, correm por conta dos candidatos, que não terão direito a alojamento, alimentação, a transporte e/ou a ressarcimento de despesas. 16.6. O Processo Seletivo terá validade de 2 (dois) anos, improrrogáveis, contados a partir da data de publicação da homologação do Resultado Final pelo SEBRAE/PB.

27 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


16.7. Todos os atos relativos ao presente Processo Seletivo, convocações, avisos e resultados serão publicados no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. 16.8 A Fundação PaqTcPB não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de: a) endereço físico ou eletrônico não atualizado; b) endereço de difícil acesso; c) correspondência devolvida pelos Correios por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato; d) correspondência recebida por terceiros. 16.9. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital próprio e específico ou aviso a ser publicado no site da Fundação PaqTcPB, www.paqtc.org.br. 16.10. Os questionamentos relativos a casos omissos no presente Edital deverão ser protocolizados pelos candidatos junto a Fundação PaqTcPB, localizada na Rua Emiliano Rosendo Silva, nº 115, Bairro do Bodocongó – CEP 58.431-000 – Campina Grande – Paraíba, em horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 18h - de segunda à sexta feira e serão resolvidos pela Fundação PaqTcPB e pela Diretoria Executiva do SEBRAE/PB . 16.11 Alterações nas regras deste edital só poderão ser feitas por outro edital. Campina Grande, 07 de março de 2012. Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB Francilene Procópio Garcia Diretora Geral

Vicente de Paulo Albuquerque Ara Diretor Adjunto

28 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


ANEXO I – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

PROCEDIMENTOS PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PERÍODO DE INSCRIÇÕES PELA INTERNET, ATRAVÉS DO SITE www.paqtc.org.br ETAPA I - ANÁLISE CURRICULAR E DOCUMENTAL ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – LISTA OFICIAL DE INSCRITOS DENSIDADE DE INSCRITOS RESULTADO DA ETAPA I - ANÁLISE CURRICULAR E DOCUMENTAL CONSULTA DE SALA DE REALIZAÇÃO DE PROVA NO SITE www.paqtc.org.br ETAPA II - APLICAÇÃO DAS PROVAS DE CONHECIMENTO - OBJETIVAS E DE REDAÇÃO DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS PRELIMINARES, A PARTIR DAS 18 HORAS RECEBIMENTO DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS DOS GABARITOS PRELIMINARES DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS OFICIAIS DIVULGAÇÃO DAS NOTAS DAS PROVAS DE CONHECIMENTO - OBJETIVAS E DE REDAÇÃO ETAPA III - CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE GRUPO E ENTREVISTA PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE GRUPO E ENTREVISTA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PERÍODO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS DIVULGAÇÃO FINAL DOS RESULTADOS ETAPA IV - LISTA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA CURSO DE FORMAÇÃO ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO E ENTREGA DOCUMENTAL INÍCIO DO CURSO DE FORMAÇÃO - CAPACITAÇÃO

DATA PROVÁVEL 08/03/2012 08/03 a 19/03/2012 08/03 a 28/03/2012 08/03 a 19/03/2012 22/03/2012 22/03/2012 28/03/2012 28/03/2012 01/04/2012 02/04/2012 03/04 a 04/04/2012 09/04/2012 16/04/2012 16/04/2012 18/04 a 20/04/2012 23/04/2012 24/04 a 25/04/2012 27/04/2012

             

27/04/2012 30/04/2012 02/05/2012

29 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


ANEXO II PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO - ALI PROCESSO SELETIVO - 2012

FICHA DE INSCRIÇÃO – ORIENTADOR BOLSISTA

FOTO 3X4

NOME COMPLETO (SEM ABREVIATURAS): CPF: RG: OE UF DATA DE EXPEDIÇÃO: / / DATA DE NASCIMENTO dd/mm/aaaa: / / NACIONALIDADE: ENDEREÇO RESIDENCIAL COMPLETO: CEP: CIDADE: UF E-MAIL PARA CORRESPONDÊNCIA ELETRÔNICA: CURSO SUPERIOR: INSTITUIÇÃO: DATA DE COLAÇÃO DE GRAU : / / CURSO DE MESTRADO: INSTITUIÇÃO: CURSO DE DOUTORADO : INSTITUIÇÃO: TELEFONES : ( ) ( ) ( ) FEMININO ( ) ESTADO CIVIL: SEXO: MASCULINO ( ) SIM _______________________________ REQUER CONDIÇÃO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS: NÃO

TERMO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA COM O EDITAL Eu afirmo estar ciente do edital de processo seletivo para Orientador Bolsista e Agente Local de Inovação-ALI e concordo com os termos constantes do referido edital. Afirmo que todas as declarações constantes deste formulário foram por mim inseridas e conferidas. Afirmo a autenticidade de todas as cópias de documentos postadas no ato de inscrição, estando ciente de ser passível às sanções cíveis e penais em caso de comprovada falsidade das mesmas. _________________________________________________ Data e assinatura

30 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.


ANEXO III PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO - ALI PROCESSO SELETIVO - 2012

FICHA DE INSCRIÇÃO – AGENTE LOCAL DE INOVAÇÃO

FOTO 3X4

NOME COMPLETO (SEM ABREVIATURAS): CPF: RG: OE DATA DE NASCIMENTO dd/mm/aaaa: / / ENDEREÇO RESIDENCIAL COMPLETO: CEP: CIDADE: E-MAIL PARA CORRESPONDÊNCIA ELETRÔNICA: CURSO SUPERIOR: INSTITUIÇÃO:

UF DATA DE EXPEDIÇÃO: NACIONALIDADE:

(

)

FEMININO

DATA DE COLAÇÃO DE GRAU :

(

)

-

(

)

ESTADO CIVIL:

REQUER CONDIÇÃO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

/

UF

/

/

CAMPINA GRANDE JOÃO PESSOA PATOS SOUSA

PÓLO DE ATUAÇÃO (POR REGIONAL) PARA O QUAL QUER CONCORRER: (MARCAR APENAS UMA REGIONAL) TELEFONES : ( ) SEXO: MASCULINO

/

( )

-

SIM _______________________________ NÃO

TERMO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA COM O EDITAL Eu afirmo estar ciente do edital de processo seletivo para Orientador Bolsista e Agente Local de Inovação-ALI e concordo com os termos constantes do referido edital. Afirmo que todas as declarações constantes deste formulário foram por mim inseridas e conferidas. Afirmo a autenticidade de todas as cópias de documentos postadas no ato de inscrição, estando ciente de ser passível às sanções cíveis e penais em caso de comprovada falsidade das mesmas. _________________________________________________ Data e assinatura

31 Informações: www.paqtc.org.br Fones: 83-2101-9025/ 83-2101-9020/ 83-2101-9036 Rua Emiliano Rosendo Silva, 115- Bodocongó – Campina Grande –PB.

Selecao Ali  

Selecao Ali