Page 1

BOCA DO FORNO Jornal dos Alunos da Escola NIED ­ Bairro – Batista Campos ­Cidade – Belém ­ PA | Setembro ­ Ano 2013 Nº 01

AGRESSÃO CONTRA PROFESSOR Vice­diretora da Escola Mário Barbosa é agredida fisicamente por aluno recém transferido. Em virtude do mau comportamento desse aluno, a vice­ diretora deu a transferência dele. Em represália, o estudante pulou o muro da escola, em um horário pouco movimentado aproveitando que ela estava sozinha, a agrediu com pauladas. De acordo com os professores, ela ficou bastante machucada. Esse é um problema que se tornou um fenômeno nacional, já que existem vários relatos de violência de alunos contra professores. Especialistas consideram que os principais motivos disso estão relacionados a um meio no qual os alunos vivem, tendo em vista que muitos deles pertencem a famílias desestruturadas que lidam diretamente com situações de delito em geral. Os especialistas afirmam ainda que essas atitudes ilícitas são ocasionadas pela falta de oportunidade de emprego, baixo índice de escolarização, precariedade do ensino público e falta de projetos sociais de incentivo à cultura, esporte e lazer voltados para comunidades carentes.

Esporte

Árbitro de futebol do Pará destaque no cenário nacional.

é

Dawson Freitas,32 anos, árbitro de futebol da federação paraense. Desde 2004, vem mantendo a regularidade em suas atuações nos jogos realizados pela CBF. O Belenense que hoje pertencem ao quadro de árbitro aspirantes á FIFA, está a um passo de conquistar o tão sonhado escudo internacional, o da FIFA sabe­se que na região norte não temos nenhum árbitro no quadro mundial. Este que ainda pode ser promovido até o final desta temporada de 2013.

Trânsito

Excesso de veículos particulares “entope” as ruas de Belém. A má qualidade do trânsito público de Belém leva o habitante a utilizar um veículo próprio, o que ocasiona o caos nas ruas devido ao excesso de carros e motos. Como solução, a AMUB, antigo CTBEL, recolhe veículos estacionados em locais proibidos, gerando um acúmulo de multas, sem criar solução ao problema, o que causa revolta e desconfiança.


MELHORIA DOS PORTOS

O Pará está de olho na política de modernização dos portos em todo o Brasil, lançada pelo governo de Dilma. O Paraense vive grande euforia diante da possibilidade de melhorias em seus principais portos: Belém, Barcarena e Santarém. Essa revitalização permitirá a infraestrutura necessária para o escoamento de toda sua

SAÚDE PÚBLICA Vacina O Inverno chegou !!! E em função do aumento do volume de chuvas no estado do Pará, sobretudo em Belém, aumentou o risco da população em contrair o vírus influenza H1N1 , ou seja, a gripe propriamente dita, é devido ao aumento de números de casos de vírus em nossa capital, a secretaria de saúde está disponibilizando doses da vacina em postos de saúde para crianças menores de 2 anos e pessoas idosas maiores de 60 anos considerados grupos de risco mas, essa iniciativa não foi suficiente para suprir a necessidade da população.

POLÍTICAS PÚBLICAS BOATOS SOBRE O BOLSA­FAMÍLIA GERA CONFUSÃO NA CEF. Ontem um boato sobre o fim da bolsa família, criou um tumulto que levou uma multidão a acampar em frente a caixa econômica e nas casa lotéricas. Diz o tal boato que sairia um abono do dia das mães no valor de R$200,00 e que muitos receberiam somente naquele dia. Maria José, Mãe de duas crianças, conta , que soube á tarde e largou tudo o que fazia para garantir um lugar na fila do banco, porém quando o gerente chegou. Disse que desconhecia o pagamento deste abono.


CLASSIFICADOS CLASSIFICADOS Vendo apartamento na Doca. 3 qtos. 2 vagas de garagem. Quitado. Contato: 99002211.

Pau de Remo ­ Tour Vendemos pacotes para as cachoeiras de Pau de remo. Preço bom. Contatos: Eloide. 88667755.

VAGAS PARA VENDEDORES Empresa contrata vendedores externos. Lucro excelente. Precisa ter carro. contatos: 99002332.

QUADRINHO


SUSTENTABILIDADE A questão ambiental é a maior preocupação da humanidade atualmente. Desastres naturais, mudança de clima, poluição, possibilidade de escassez de água potável levaram especialistas a se preocuparem com a sustentabilidade da vida no planeta. A sustentabilidade, porém, não se restringe a questão ecológica, envolve também questões sociais, econômicas, políticas, culturais e espacial geográfica. Assim, ao se pensar nesse tema, deve­se incluir necessariamente na pauta de discussão esses outros aspectos, que são também pilares da sustentabilidade.

LÍNGUA PORTUGUESA A nova ortografia A nova ortografia faz parte do contexto do mundo da escrita formal. O que parecia bicho papão já não é tão assustador. Essas mudanças ocorreram a partir de 2009, as quais a princípio foram motivo de discussões, pois Portugal não queria aceitar, hoje fazem parte de cotidiano normalmente. Algumas mudanças que ocorrem:

Antes Depois Vôo Vôo Idéia Ideia

EXPEDIENTE

DIVERSOS Programação Cultural em Belém­ mês de maio

JUNHO: FESTAS BRINCADEIRAS

Cinema: Somos tão jovens, em cartaz até

O mês de junho está chegando e já começam

o dia 30/05.

as movimentações num clima de festas. O

Teatro: Valéria do Zorra Total ( Ai como

comércio se prepara para a venda de produtos

eu sou bandida!)no Teatro Gasômetro em

da época. A prefeitura municipal de Belém

18/05

promove

Dança: Arraial do Pavulagem faz o

quadrilhas e brincadeiras de pássaros” na

primeiro arrastão na Praça da República

praça Waldemar Henrique na 1ª quinzena de

no dia 19/05 a partir das 9h.

junho.

Show: Djavan canta novo disco no

O período de inscrição é de 16 a 25 de maio.

HANGAR, dia 16/05 a partir das 22h.

Informações pelo telefone 3226­6670.

o

tradicional

“Concurso

E

de

Jornal boca do forno 1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you