Page 1

``...esta gente está a fazer-nos muito mal... isto é gente de má índole...``

À Conversa com... Luis Vicente Director da ACTA

Pag. 5

110 anos é obra! Parabéns à BIBLIOTECA MUNICIPAL de FARO

Pag. 4

O primeiro Jornal gratuito da Cidade de Faro

Ano I | Edição Nº2 do Concelho de Faro | Novembro 2012 | Distribuição gratuita | www.jaesta.wix.com/jornal

MAQUINAS E FERRAMENTAS

Faro já tem as melhores noites do Algarve

Flash night

Pag. 12/13

À 8ª Jornada S.C.FARENSE assume liderança da 2ª divisão

Halloween

Pag. 6

Desidério Silva Eleito novo Presidente da ERTA

na Baixa de Faro

(Entidade Regional de Turismo do Algarve) Pag. 6

Vem aí a GRIPE mais vale prevenir

Pag. 12

suplemento ´O Farense´

O Jornal oficial do S.C.Farense - época 2012/13


2

Editorial + facebookas + ficha técnica

Propriedade e edição:

Administração

Mar e Guerra Cx. Postal 3247 8006-501 Faro tel. 289 093 244 vantagemobvia@gmail.com Diretor Geral

Luis Santos Rocha Redação e Publicidade

Urb. do Montinho Lote I/J Nº15 - G 8005-325 Faro Tel. 289 093 497 info. 91 089 02 34 91 089 04 34 jornal.jaesta@gmail.com facebook.com/jornaljaesta Chefe Redação

Humberto Gonçalves Redação

Carolina Mendonça Colaboradores Vitor Garcia Tânia Joaquim Rui Marguilho Gustavo Ruivinho Nelson Martins Helder Dias Carlos Encarnação (S.C. Farense)

Publicidade

direto 965 222 400 965 483 438 jornal.jaesta.pub@gmail.com Design gráfico

Impressão

Tiragem 6000 exemplares Distribuição Gratuita Periodicidade Mensal Edição nº2 - Novembro 2012 Depósito Legal

350793/12

Depois de ler este jornal ofereça-o a outra boa pessoa

PASSATEMPO FOTO DA MINHA CIDADE

Pub

Patrocinio:

ESTE JORNAL TAMBÉM É SEU, PODE E DEVE COLABORAR ENVIANDO TODO O TIPO DE INFORMAÇÃO, FOTOS, ETC DO SEU CONCELHO DE FARO, CONTAMOS CONSIGO.


Pub

3 Pub

www.olimpicfit.com

R. Professor Egas Moniz, nยบ73/75 - Montenegro - Faro - Tel. 289 819 282


4

Faro - Capital Biblioteca de Faro celebra este mês 110 anos

A Biblioteca Municipal de Faro comemora, no decorrer deste mês, os 110 anos da sua fundação, com um vasto programa de actividades. Neste âmbito, até ao dia 15, estará patente no átrio da Biblioteca uma Mostra do Fundo Antigo da Biblioteca. O Fundo integra cerca de quatro milhares de livros do século XVI ao século XVIII, e pretende dar a conhecer um pouco deste valioso património e do trabalho que está a ser realizado para o estudar, preservar e divulgar. No dia 13, às 18h00, o Prof. António Rosa Mendes, da Universidade do Algarve, proferirá uma conferência subordinada ao título «A Biblioteca Municipal de Faro: Livros e Leitura no Algarve». No dia 22, depois das 15h00, terá lugar o Encontro de Ciência e Cultura, onde será abordada a vida e obra pedagógica e literária de Rómulo de Carvalho, o poeta António Gedeão. Os professores Mariana Teles de Carvalho e Paulo Moreira apresentam a comunicação «Rómulo de Carvalho, o professor / António Gedeão, o poeta», e, Cristina Carvalho, filha do autor, apresentará a biografia do poeta e pedagogo. No dia 16, às 18h00, o presidente da Câmara Macário Correia apresenta o livro de Francisco do Ó Pacheco, «Angola 1970 – Chamas de Liberdade», um romance histórico que tem como tema central a resistência ao anterior regime e a luta de libertação do povo de Angola. No dia 23, António Alves dá a conhecer a sua última obra «Deuses e Civilizações de Estrelas».

Feira de Santa Iria volta a animar os farenses Decorreu de 19 a 28 de Outubro, no Parque de São Francisco, mais uma edição da Feira de Santa Iria. O certame, que foi organizado pela AmbiFaro em parceria com a Câmara local, é das mais antigas e tradicionais feiras da região que se realiza há já vários séculos. Embora o ano da sua origem não seja muito preciso, existem manuscritos que reportam a sua origem ao ano de 1596, como feira franca. Na edição de 2012 os visitantes voltaram a encontrar uma grande diversidade de atractivos: desde os stands institucionais; exposições; divertimentos para miúdos e graúdos como os tradicionais carrinhos de choque; gastronomia; artesanato e venda de produtos regionais.

Privados investem 10 milhões de euros

Pub

A Câmara de Faro, membros da Assembleia Municipal, executivo das Juntas de Freguesia, directores de departamento, chefes de divisão da Autarquia e presidentes das empresas municipais fizeram uma visita a obras e projectos de iniciativa pública ou privada, estas representam um investimento na ordem dos 10 milhões de euros e a criação de 80 postos de trabalho permanentes, o que não deixa de ser um sinal positivo em tempos de crise. Estes investimentos incidem na recuperação de um edifício da Paróquia da Sé, no novo espaço de diversão nocturna, o Iate club, na Depuradora Maria Libânia, no Plano de Pormenor do Sítio da Má Vontade e Pontes de Marchil (PPSMVPM), na obra da variante a Faro, na Casa de Campo dos Avós e a Casa de Campo Ariolos em Estoi, na Central Fotovoltaica e no Lar de Idosos «O Cantinho do Avô» em Santa Bárbara de Nexe.

Praia de Faro acolheu Fouroceans 2012 O Fouroceans 2012, que se realizou na Praia de Faro no fim-de-semana de 20 e 21 de Outubro, proporcionou aos atletas inscritos na competição a oportunidade de consolidar as suas posições no ranking da FPS. No primeiro dia de competições, reservado para o Longboard, o grande vencedor Jose Lafuente (na foto) mas à que destacar ainda as performances de Ruben Silva (2ºclass), Luís Esteves do Clube de Surf de Faro (3ºclass) e Luís Bento (Lufi) pois deram muito de si nas águas farenses. Quanto ao segundo dia, dedicado ao Stand Up Paddle (SUP), apresentou-se com ondas de metro e meio e fez as delícias do publico presente ao coroar os dois atletas do Clube de Surf de Faro, Luís Viriato e José Carlos Aleixo.

ZUMBA PARTY | PILATES | BODYWORK | FUSION | BOOTCAMP

* 1203 - Partos no Hospital de Faro (entre Janeiro e Junho 2012). * 75 - Taxis registados em Faro. * 1684 - Novas Habitações em Faro com água e recolha de esgotos. * 1496 - Sócios activos do SC Farense.

Marlon Lipke garantiu o título de campeão europeu O luso-alemão Marlon Lipke, do Clube de Surf de Faro, garantiu o título de campeão europeu no Islas Canárias SantaPro, disputado em San Juan, em Espanha. O surfista luso-alemão, apesar de não ter superado a quarta ronda, beneficiou dos desaires dos franceses Marc Lacomare e Romain Cloitre. Entretanto o vencedor da competição foi o Tiago Pires ao conseguir derrotar nas meias-finais o brasileiro Willian Cardoso e de alcançar a melhor pontuação do evento. Na final o surfista português venceu o norte-americano Gabe Kling.

Gala de acordeão homenageia José Ferreiro Pai e Filho

Concerto “Abraça a CauSA” juntou solidários em Faro

O Teatro da Figuras recebeu, no passado dia 3 de Novembro, a Grande Gala de Homenagem a José Ferreiro (Pai) e José Ferreiro (Filho), dois brilhantes acordeonistas naturais do concelho de Faro e com elevado reconhecimento em Portugal. O espectáculo, que proporcionou momentos de elevada beleza e diversidade, contou com a participação de grandes acordeonistas portugueses alguns reconhecidos e laureados internacionalmente. Pelo palco passaram nomes como AcordeAlma, Daniel Rato, Duo Marfados do Foles, Eugénia Lima, Fábio Guerreiro, Folequestra, Helder Barracosa, Ilda Maria, João Frade, João Guerreiro, José Correia, Lúcia Barracosa, Luís Gama, Nelson Conceição Quarteto e Ricardo Alves. A Gala terminou com todos os acordeonistas em palco a interpretar uníssono o hino dos corridinhos, “Alma Algarvia” da autoria de José Ferreiro Pai.

Iris, Big Band do Algarve e Mónica Ferraz actuaram ao vivo no Teatro das Figuras e fizeram as delicias do público num evento, que teve como principal objectivo angariar fundos para o CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo), contou ainda com a exposição de artesanato 'Chaminés Algarvias', promovida pela CERMANTA, e uma demonstração de ginástica, da responsabilidade do GIMNOFARO.

Pub


Á Conversa com....

À Conversa com.....Luis Vicente Já Está! - O Luís Vicente começou por estudar engenharia mecânica. Os portugueses perderam um bom engenheiro, mas ganharam um grande actor? Luís Vicente – Acho que não teria sido um bom engenheiro. Fui para essa área, muito por influência familiar, mas deu-me a possibilidade de ter uma certa organização mental. Mais tarde ainda estudei psicologia mas, também não concluí. Se ao afastar-me de tudo isto, tornei-me um bom actor? Não sei, mas parece que não existe razão de queixa. Procuro melhorar todos os dias. JE – Gosta mais de representar na televisão ou em teatro? LV – Claramente, em teatro porque é um confronto muito grande com nós próprios. Há a questão do público, que está ali à nossa frente e é importante, esse facto exige de nós um confronto extremo.

Some mais Qualidade à sua vida!

Rua Professor Egas Moniz nº25 Montenegro 8005 - 272 Faro

Tel: 289 815 972

O sistema para a sua saúde

Tm: 96 2010697

www.corporeus.pt

JE – O Luís Vicente de hoje é o mesmo Luís Vicente que entrou na serie “Duarte & Companhia”? LV – Não, acho que evoluí bastante tecnicamente e até mesmo, no meu próprio pensamento. JE – Como encontra o actual estado da cultura em Portugal? LV – Péssimo! Péssimo! Péssimo! Estão a fazer-nos muito mal. Isto é gente de má índole, politicamente muito fracos e, quanto a administradores de um país, são tecnicamente incompetentes. Mas, não é só aqui (em Portugal), de um modo geral, por toda a Europa. Estamos a viver momentos muito difíceis e muito perigosos. Cerca de 80% da população, diz não acreditar na democracia, parece-me que estão reunidas as condições para aparecer um grande ditador, o que não quer dizer que isto venha a acontecer. A democracia não está suficientemente defendida e a reacção das pessoas tem a ver com o despautério que tem sido feito com a mesma e, não tanto com a sua essência. Colocam-se aqui também questões de ordem moral. Penso que é absolutamente imoral o estão a fazer, é obra do diabo. Eu não posso aceitar que um semelhante meu que caiu na desgraça do desemprego, ou que teve o azar de ter uma doença, seja chamado a contribuir com um imposto. Isto é de má índole. Quem tem este pensamento perverso não merece estar entre nós porque, está a atentar contra a dignidade humana. JE – Um povo sem cultura é um povo sem ambição? LV – Sem ambição, identidade e sem nada. Um povo sem cultura não existe e passa a ser qualquer coisa descartável, um chimpanzé quanto muito.

o

JE – Como aconteceu a sua vinda para a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve? LV – Foi através do telefonema de um amigo. Na altura ele estudava na Universidade do Algarve, e pediu que me deslocasse a Faro ajudar um grupo de rapazes e raparigas que queria profissionalizar-se em teatro. Entusiasmei-me tanto, que acabei por ficar. JE – Qual o balaço que faz destes 14 anos como director da companhia de teatro. LV – Bastante positivo! Fizemos um percurso exemplar durante os primeiros dez anos de actividade, o que fez com que a companhia se tornasse numa referência a nível nacional. Demos também um passo no sentido da internacionalização, que correu muito bem. Actualmente, estamos numa fase de recuo. A estrutura chegou a ter quarenta e quatro colaboradores, e às vezes torna-se difícil fazer a gestão dos recursos humanos, por isso, neste momento somos seis pessoas. Uma delas trabalha em regime de voluntariado, que sou eu.

5

JE – Para além da produção de peças de teatro, que Pub outros trabalhos têm sido desenvolvidos pela ACTA. LV – No início fizemos uma formação muito intensa e de grande qualidade. Mais tarde, achámos que tinha-mos condições para estruturar a companhia em três grandes áreas de intervenção: programação geral, programa de teatro para a educação e, mais recentemente, o serviço educativo VATe – Vamos Apanhar o Teatro. Este funciona a bordo de um autocarro e consegue abranger, por ano, cerca de 5 mil a 6 mil crianças em todo o Algarve. Já tem méritos internacionais, onde as nossas colaboradoras estiveram a dar formação em países como Luxemburgo, Alemanha, entre outros. Actualmente, estas vertentes da companhia estão numa situação muito difícil pois, não sabemos se vamos ter dinheiro para continuarem a funcionar. JE – Neste momento a ACTA é responsável pela gestão da programação do Teatro Lethes. Como é que surge esta oportunidade? LV – Este projecto surgiu no final de 2005, após a inauguração do Teatro das Figuras. Começaram a surgir condições para que a companhia tivesse um local digno do seu trabalho. Foi então, que começámos a trabalhar na instalação da ACTA no Teatro Lethes que, só foi concluída agora. Na verdade, o processo andou mais nestes últimos meses do que, quando surgiu a oportunidade em 2005. Foi um processo muito lento e, foi o actual executivo da Câmara de Faro que deu um impulso significativo e tomou essa decisão, que aliás, foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal. JE – Qual é o objectivo da ACTA para a gestão do Teatro Lethes? LV – O grande objectivo é ter o espaço a funcionar diariamente com várias actividades. Não quer disser que esteja sempre haver espectáculos mas, neste momento já temos a funcionar três turmas de dança e dois tipos de workshops. Este é objectivo primordial: levar as pessoas a reconciliar-se com o espaço. Houve no passado, um certo afastamento e, de momento, ainda não estão reunidas todas as condições para que isso aconteça de uma forma mais célere. Por exemplo, faz falta um espaço de sociabilidade, como um bar, onde se possa tomar um chá ou até mesmo, para os pais das crianças, que andam no Ballet, poderem esperar. O bar também permitirá que se experimentem diversas formas artísticas, mais informais com o público, e isso é muito importante. Outro grande objectivo será a programação geral. Vamos criar hábitos fixos, de modo a que as pessoas interiorizem que, por exemplo, na primeira sexta-feira de cada mês, haverá espectáculo de Jazz, na segunda quinta-feira de cada mês, teremos um espectáculo de stand-up comedy e, por aí adiante… JE – Qual a mensagem que quer deixar aos farenses? LV – Não deixem esmorecer o projecto Teatro Lethes. Mesmo com dificuldades, não deixem de vir, nós estamos abertos para encontrar soluções imaginativas e ultrapassar as dificuldades. O fundamental é que as pessoas compareçam, participem e digam aquilo que pensam. Nós somos o único teatro do país a funcionar com voluntariado na frente de sala, mesmo assim, já temos uma lista de espera de pessoas que querem participar, tivemos que restringir as inscrições nas trinta e quatro. Estamos a dar uma lição de cidadania, e isto é muito importante. Esta resposta tão pronta enche-nos de alegria, de esperança e mostra que a chama do Teatro Lethes ainda está bem acesa.

Perfil: Nome: Luís Vicente Data de Nascimento: 25-12-1953 Signo: Capricórnio Naturalidade: Setúbal Estado Civil: Casado Prato favorito: Mão de vaca com grão Hobbie: Estudar neurociências O que mais gosta na cidade de Faro: Sossego Vício: Teatro Qual a música que já tenha marcado um momento da sua vida: Grândola, Vila Morena Qual o livro que está a ler neste momento: “Homem que Gostava de Cães”, de Leonardo Padura Viagem de Sonho: Prefiro destacar a viagem atormentada ao Alto Atlas. Foi um tormento mas foi fantástica. Maior Virtude: Paciência Maior defeito: Impaciência Qual o seu maior sonho: Pessoalmente, não tenho um grande sonho. Gostava que Portugal se aproximasse dos países civilizados, no que diz respeito ao consumo cultural.


6

Algarve noticias Buraco causa susto e espanto na praia de Quarteira

Meia Maratona de Portimão e Mamamaratona foram um sucesso no Barlavento Algarvio A realização da 1ª Meia Maratona de Portimão, que decorreu em simultâneo com mais uma Mamamaratona, foi um sucesso para o Atletismo algarvio. A prova, organizada pela Associação Oncológica do Algarve com o apoio da Câmara de Portimão e da Associação de Atletismo do Algarve, decorreu na Zona Ribeirinha de Portimão e Avenida V3 tendo contado com 5500 participantes, dos quais 218 eram atletas vindos da vários pontos do Algarve, do país e de Espanha. A 1ª Meia Maratona de Portimão foi ganha por Jorge Varela, do Clube Areias de São João, que teve a companhia no pódio dos seus colegas de equipa, Paulo Soares e Flávio Fernandes. Em femininos a vencedora foi Vera Fernandes, da Associação Académica da Belavista, tendo Elisa Cruz, do Areias de São João, ficado em 2º lugar e Cristina Pereira do Village Runners, fechou o pódio. Na categoria de Veteranos masculinos o vencedor foi Paulo Soares, do Areias de São João, já em femininos a vencedora foi Verónica Scutaru do Joaninhas de Lejão.

Um buraco com vários metros quadrados causou algum espanto e curiosidade na zona nascente da praia de Quarteira. Não se registaram feridos, mas quem testemunhou ao abatimento da areia não ganhou para o susto. Segundo a Câmara de Loulé o que ficou a descoberto foi uma fossa, construída nos anos 50 do século passado, utilizada para águas pluviais que entretanto já tinha sido desactivada há muito tempo. As autoridades estão a apurar causas e responsabilidades.

Algarve pode perder um quarto das freguesias O distrito de Faro deverá reduzir o número de freguesias para 67 (menos 17 do que as actuais 84) no âmbito da reforma administrativa do território, segundo a proposta da unidade técnica que acompanha o processo. De acordo com o documento o conselho de Tavira será o mais afectado, ao perder três das nove actuais freguesias, enquanto que na maior parte dos concelhos algarvios perderá duas freguesias, casos de Loulé e Silves - os dois maiores concelhos da região -, Lagos, Lagoa e Faro. Já os concelhos de Olhão, Vila do Bispo, Alcoutim e Albufeira perdem apenas uma freguesia.

História da Música são-brasense inicia uma nova página Em São Brás de Alportel, a inauguração da Oficina dos Sons, no passado dia 27 de Outubro, assinalou o início de mais uma página na história musical do município. Um novo pólo de dinamização cultural, ao dispor da comunidade, destinado à aprendizagem e experimentação artística, na área da música. A vertente musical da inauguração contou com a participação da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, Afonso Dias, Coro dos Amigos do Museu, dos jovens sãobrasenses Nuno e Ricardo Martins e do Grupo de Acordeonistas.

Desidério Silva foi eleito presidente do Turismo do Algarve

O golfista Shane Lowry foi o vencedor do VI Portugal Masters O irlandês Shane Lowry conquistou o título do VI Portugal Masters de golfe, ao terminar as quatro voltas ao Oceânico Victoria, em Vilamoura, com 270 pancadas. O golfista algarvio Ricardo Santos conquistou o melhor resultado de sempre de um português na prova, ao concluir em 16.º lugar com 278 pancadas, tendo levado para casa um prémio de 26.591 euros. Quanto aos outros dois portugueses que tinham ultrapassado o «cut», os amadores Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia, terminaram na 27.ª e na 60.ª respectivamente. O VI Portugal Masters fica na história do golfe nacional como o torneio com maior assistência de sempre, com mais de 11.987 bilhetes vendidos no quarto e último dia para um total final a rondar os 40.177 espectadores.

Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira desde 2002, foi eleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA). O autarca social-democrata, que integrou a única lista a sufrágio e pela qual foi eleito com com 18 votos a favor, cinco contra e sete em branco, afirmou que irá suspender o mandato na Câmara para ocupar o cargo para o qual foi eleito, uma vez que tem de ser desempenhado a tempo inteiro.

Algarve foi eleito o melhor destino de praia europeu A região do Algarve foi eleita como o melhor destino de praia europeu, enquanto Portugal foi considerado o melhor destino de golfe, na gala europeia dos World Travel Awards 2012, realizada na Quinta do Lago. Os galardões, considerados como os óscares do turismo, distinguiram ainda as unidades hoteleiras algarvias Vila Joya, como o melhor boutique 'resort' europeu, Dunas Douradas Beach Club, melhor complexo de moradias e o Martinhal Beach Resort & Hotel como melhor “villa resort”. O Ria Park Hotel & Spa venceu na categoria de melhor hotel para conferências, o Pine Cliffs Resort é o melhor 'resort' familiar, o Le Meridien Penina foi galardoado como melhor golfe 'resort' e melhor 'resort' , já o Blu & Green Vilalara Thalassa Resort foi considerado o melhor Spa 'resort'. A Gala premeia as marcas do sector do turismo, que deram o maior contributo para a indústria ao longo do ano, e foi organizada em parceria com o Turismo do Algarve contando com a presença de representantes de 35 países.

A NOSSA SAÚDE - Prevenir a Gripe

Por: Enfª Tânia Joaquim- NºOrdem 5-E62297

A Gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza, curável em poucos dias ou semanas. O vírus é transmitido através do contacto directo com objectos contaminados, com secreções de indivíduos infectados e posterior contacto com as mucosas (olhos, nariz, boca). Como também é transmitido através da inalação de gotículas de saliva ou muco nasal, proveniente de tosse ou espirros de um individuo infectado. O período de transmissão decorre desde 1 a 2 dias antes do aparecimento dos sintomas, até 7 dias depois. As crianças e os imunodeprimidos, tendem a eliminar o vírus durante um período mais longo. Após um período médio de 2 dias, a doença manifesta-se de modo abrupto com febre, mialgias, cefaleias, mal-estar, tosse, dor de garganta e rinite. Atinge todos os grupos etários, mas são os indivíduos com idade superior ou igual a 65 anos e pessoas com patologia crónica subjacente, que apresentam maior morbilidade e letalidade, por agravamento da doença pré-existente e/ou pneumonia. O tratamento passa pela vacinação das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com mais de 6 meses de idade e aos profissionais de saúde. Como também passa pela ingestão de muitos líquidos (águas e sumos), descanso adequado e o uso de agasalho apropriado.


O Nosso Mundo Barack Obama reeleito Presidente dos EUA

Pub

7 Pub

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito para mais quatro anos de mandato à frente dos EUA, após uma renhida disputa com o republicano Mitt Romney. Obama é o segundo presidente democrata a obter a reeleição desde a Segunda Guerra Mundial, depois de Bill Clinton. Milhares de pessoas por todo o país explodiram de alegria quando as principais redes de televisão deram a vitória a Obama que fez história em 2008 ao ser o primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos, sob o lema de mudança e esperança.

Homem aparece vivo no seu próprio velório

Informações e marcações

tlm. 917 066 722

Um brasileiro apareceu vivo no seu próprio velório, provocando o susto a todos os amigos e familiares que estavam no local. Gilberto Araújo chegou à casa da sua mãe, perto de Salvador, precisamente no momento em todos pensavam estar velar o corpo deste homem de 41 anos. O equivoco deveu-se porque dias antes tinha sido assassinado um homem com a mesma profissão do morto/vivo e, o irmão identificou erradamente o óbito. As autoridades afirmaram que a situação é “compreensível” dadas as semelhanças físicas e de profissão entre o verdadeiro e o falso morto.

Bento XVI defende o «direito a não emigrar» O Papa Bento XVI defendeu «o direito a não emigrar» como um direito fundamental e convidou os governantes a fazerem tudo para que as populações permaneçam nos respectivos países. O pontífice recordou que «o direito da pessoa a emigrar está inscrito nos direitos humanos fundamentais», mas sublinhou a importância de ter «sob controlo os factores que empurram para a emigração». Das suas deslocações, do Líbano ao México e a África, o Papa recorda a questão da emigração, considerando que destrói as famílias e enfraquece o tecido social.

Campanha «por amor às mamas» choca conservadores Chilenos Uma campanha de rastreio ao cancro da mama, no Chile, chocou os mais conservadores devido à sua sequência de imagens. A iniciativa «Por amor às mamas», do Ministério de Saúde chileno, pretende incentivar os homens a motivar amigas, namoradas ou mulheres a fazer o rastreio. Entretanto os media anglo-saxónicos não parecem convencidos e propõem um estilo mais sóbrio na abordagem ao problema.

«Gangnam Style» é o novo fenómeno mundial O novo fenómeno da música mundial tem um nome “Gangnam Style”. O autor é um sul-coreano, de nome Psy, e está a colocar milhões de pessoas a dançar uma coreografia que parece ser contagiosa. O rapper de 34 anos, longe de ser um ícone de beleza, lidera o número de visualizações no YouTube com o vídeo-clip que faz frente a ícones como Justin Bieber. Psy afirmou que criou o tema para satirizar o estilo de vida luxuoso no bairro Gangnam, em Seul, a versão sul-coreana de Beverly Hills. Depois da “Macarena”, do “Asereje” e mais recentemente o “Ai se eu te pego”, o “Gangnam Style” contem os ingredientes necessários para ser um êxito mundial: uma melodia orelhuda e uma coreografia básica.

Comissão Europeia vai ajudar carenciados A Comissão Europeia propôs a criação de um fundo para apoiar os cidadãos europeus mais carenciados, que deverá ter uma dotação de 2,5 mil milhões de euros no período 2014-2020. O executivo comunitário explicou que irá apoiar os dispositivos nacionais na distribuição de alimentos às pessoas mais carenciadas, bem como vestuário e outros bens essenciais aos sem-abrigo e às crianças em situação de privação material. Caberá às organizações parceiras, muitas vezes Organizações Não Governamentais (ONG), a distribuição dos alimentos ou bens aos cidadãos carenciados.

Buraco do ozono está mais pequeno O buraco da camada de ozono, na Antártida, “encolheu” para o seu tamanho mais pequeno em 25 anos, porém não significa necessariamente que a camada esteja a recuperar. O buraco do ozono atingiu um tamanho de 20,8 milhões de quilómetros quadrados, a 22 de setembro, o máximo desde o início do ano, segundo os dados dos cientistas japoneses. A área representa 1,5 vezes a superfície do continente branco, mas é, ao mesmo tempo, a mais pequena registada desde 1987.

Amanhecer - Parte 2 estreia Mundial Dia 15 de Novembro estreia em todo o Planeta o filme “Amanhecer Parte 2”, o ultimo episódio da Saga Crepúsculo. Nesta película a felicidade dos recém-casados Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles. Após dar a luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella desperta já vampira......... Agora dê um saltinho ao cinema e não perca este ultimo (?) filme.

AS PALAVRAS DA MENTE - Optimismo em tempos de Crise Por Rui Marguilho - Mestre Psicologia Clínica e da Saúde – Universidade do Algarve Como ser optimista nos tempos que correm? É uma característica reconhecidamente portuguesa não ser optimista e cultivar a tristeza e o “fado”. Em primeiro lugar podemos começar por ter em consideração que uma atitude pessoal positiva não está condicionada por acontecimentos externos. A predisposição para a confiança, auto-estima e atitude positiva é uma característica individual. O contexto social e económico surge como um factor externo que, não tem que condicionar a nossa atitude. Uma posição pessoal optimista é fortemente vinculada à autoestima, ao bem-estar psicológico e à saúde física e mental. Há estudos que relacionam também o optimismo com o funcionamento do sistema imunológico e a resistência ao stress. Entende-se por optimismo (pessoal) uma expectativa generalizada de um resultado positivo mais directamente referente à pessoa, ao seu comportamento ou saúde. O optimismo é, em conjunto com a resiliência, um tópico de interesse e estudo nos próximos anos para a ciência social positiva. Ser optimista é uma questão que depende apenas de nós e da nossa gestão de expectativas e não da realidade que nos rodeia.


8

S. C. FARENSE - JÁ ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR Futebol – Seniores

Torreense 0 – 1 SC Farense A jogar para o campeonato quinze dias fora do Estádio de São Luís, o Farense nestas duas deslocações, a Torres Vedras e a Lisboa somou duas vitórias, marcando três golos e não sofrendo nenhum. O jogo em Torres Vedras, não foi fácil para a formação de Bruno Ribeiro, mesmo assim, durante largos minutos da primeira parte, teve o domínio da partida, criando inclusive várias situações de golo para ir para o intervalo a vencer. Do outro lado, a formação do Torreense apenas Jóshua e Dorival, se mostravam mais inconformados com o desenrolar da situação, mas Tiago Martins e seus pares da defesa iam dando para as “encomendas”. Na segunda parte, a formação da casa veio com outra atitude, frente a um Farense que continuou sempre a querer “mandar” no jogo. Numa altura em que o jogo se encontrava numa toada de parada e reposta, Ibukun num grande pontapé a uns 30m da baliza de Hidalgo, inaugurava o marcador e fazia assim que o Farense, com justiça trouxesse os três pontos para Faro

Oriental 0 – 2 SC Farense Numa partida, que teoricamente era a mais difícil, das duas seguidas que o Farense tinha que fazer neste campeonato, acabou por ser a mais fácil. Ao longo dos primeiros trinta minutos a equipa de Faro, dominou por completo o jogo, criando inúmeras oportunidades por intermédio de Diop, Davide Justo e Bruno Bernardo. Foi inclusive Bruno Bernardo que à passagem do minuto 23 viria a inaugurar o marcador, num remate já no interior da pequena área do Oriental. A segunda parte trouxe um Oriental mais espevitado, pelo menos nos primeiros quinze minutos, criando algumas situações de perigo, junto à baliza de Tiago de Martins, mas os rematas de Sabry, Samarra e Sebastien não acertaram no alvo. A partir daí o Farense voltou a pegar no jogo e a dominar o mesmo, e a quinze minutos do fim, Cajú, com um grande golo, sentenciou a partida. Até final do jogo e com o Campo Engenheiro Carlos Salema apenas com adeptos Algarvios, o Farense controlou a partida e venceu com toda a justiça e mérito.

Farense vence e assume liderança SC FARENSE 1 – 0

1º DEZEMBRO

Estádio de São Luís, Faro Arbitro - Paulo Barradas AF de Setúbal Auxiliado por Rodrigo Pereira e André Loução Sporting Clube Farense Tiago Martins; Hugo Luz, Anselmo, Bruno Bernardo e Jorge Araújo (Fajardo 46'); Cajú, Ibukun (Davide Justo 90+10'), Gualter Bilro e Falardo; Ibrahima (Pedro Marques 46') e Diop Treinador: Bruno Ribeiro 1º Dezembro Miguel Aleixo; Tó Branco (Luisinho 61'), Carlos Alves, Sambinha (João Filipe 97') e Sérgio Nunes; Ricardo Cunha, Topê, Roliz (Ricardo Pereira 61') e João Damil; Carlos Gomes e Godinho Treinador: Paulo Mendes Ao intervalo: 0-0 Golos: 51' Diop; Cartões Amarelos: 55' Ricardo Cunha, 82' Carlos Gomes, 90+18' Pedro Marques Cartões Vermelhos: 90+3' Sérgio Nunes Numa primeira parte equilibrada, começou melhor a equipa visitante, com Godinho a cabecear para defesa fácil de Tiago Martins. Praticamente na resposta, o Farense viria a marcar por Anselmo, mas o auxiliar, acabaria por anular o lance por fora de jogo (Lance que nos deixa algumas duvidas). Sendo o jogador mais inconformado do 1º dezembro, Godinho viria a proporcionar boa intervenção a Tiago Martins, após um excelente remate. Já bem perto do intervalo, Ibrahima isola-se rematando forte para boa defesa de Miguel Aleixo, que ainda vê na recarga Ibukun rematar para fora. A segunda parte foi bem melhor para os homens de Faro, após Bruno Ribeiro ter “mexido” na equipa ao intervalo. O Farense praticamente instalou-se no meio campo adversário e viria a inaugurar o marcador por intermédio de Diop, que aproveitou um excelente cruzamento de Hugo Lug para cabecear certeiro para o golo. Até que ao minuto 56 a partida é interrompida durante 20m devido a lesão de Rodrigo Pereira auxiliar de Paulo Barradas. Das bancadas do São Luís, saiu Fernando Santos, da A F Algarve para auxiliar o juiz Setubalense. Os últimos minutos do encontro foram de total domínio da nossa equipa, que por intermédio de Diop e Falardo poderiam ter marcado, não fosse a barra da baliza de Miguel Aleixo. Vitória justa do Farense, que assim assume a liderança, aproveitando os desaires de Sertanense e Fátima.

SC Farense 1 – 1 Quarteirense Ainda não foi desta que o Farense conseguiu somar os primeiros três pontos, este ano no São Luís em Faro para o campeonato. Num jogo electrizante nos primeiros minutos, Joel e Tiago Martins tiveram que se aplicar para evitar que o marcador fosse logo aberto nos primeiros cinco minutos, opondo-se bem aos remates de Fábio Teixeira e Vila respectivamente. Pressionava o Farense no meio campo adversário e numa desatenção da defesa do Quarteirense, Lourenço depois de ficar isolado inauguraria o marcador. Tentou responder a equipa forasteira, mas foi Diop, que bem posicionado na grande área, acabou por cabecear ao lado da baliza de Joel. O Quarteirense não baixava os braços á desvantagem que tinha, e colocava à prova Tiago Martins, que com duas grandes defesas, evitou que Trindade e Marco Sancadas empatassem a partir. Empate esse que iria chegar antes do intervalo, e numa desatenção, agora da defesa da equipa da casa, com Vila a isola-se e empate o jogo. A segunda parte foi quase toda ela de domínio dos homens de Faro, que por intermédio de Pedro Marques e Fajardo criam inúmeras situações de perigo, mas com Joel, também em grande plano a evitar que o Farense marcasse. O Quarteirense, apenas por intermédio de Diamantino, criou algum perigo, mas o remate acaba por sair muito por cima da baliza de Tiago Martins. Já em tempo de compensação, Diop poderia ter dado a vitória aos comandados de Bruno Ribeiro, mas Joel, mais uma vez, numa excelente intervenção evitou que o Farense marcasse.

DISTRIBUIÇÃO GRÁTIS 6.000 EXEMPLARES 18.000 LEITORES


9 O Boxe está presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde St. Louis 1904, com exceção dos Jogos de Estocolmo, em 1912, devido a uma lei sueca que bania a prática do Boxe em seu território. Disputado apenas por homens até os Jogos de 2008, o Comité Executivo do COI aprovou a introdução do boxe feminino em 2009, sendo incluído já nos Jogos de 2012. É organizado em uma série de torneios divididos por categorias de acordo com o peso. O número de categorias na disputa olímpica já variou de cinco a doze, foi programado para 2012 dez categorias masculinas e três femininas. Até Berlim 1936, a pesagem oficial era medida em libra, sendo a partir de Londres 1948 calculada em quilogramas. Para quem gosta de Boxe esta é uma oportunidade para a prática deste desporto estando abertas as inscrições no S. C. Farense. INSCREVA-SE JÁ!

CROMOS DO MEU CLUBE Nº1

Serrão

Basquetebol sub-16 Masculinos 1ª Jornada

Futebol - Juniores Beira-Mar Almada 2 - 2 SC Farense Depois de uma derrota caseira, na 5ª jornada, frente ao Barreirense por 1 – 0, a equipa de juniores do Farense deslocou-se a Almada, para defrontar o Beira-mar local. Num jogo que se antevia complicado para a equipa de Faro, o resultado conseguido, não deixou de ser positivo para a equipa de Nuno Ramos. Na primeira parte a formação do Beira- Mar conseguiu algum domínio territorial conseguindo chegar ao intervalo a vencer por dois a zero, aproveitando dois deslizes da nossa defesa. A segunda foi bem diferente, com um Farense disposto a mudar o rumo aos acontecimentos... Mesmo com uma desvantagem de duas bolas, a equipa de Faro conseguiu chegar ao empate através de Rama e André, fazendo justiça ao futebol praticado pelo Farense na etapa complementar. A equipa de Faro, só não conseguiu trazer os três pontos para Faro, porque o árbitro da partida, fez “vista grossa” e não assinalou já bem perto do apito final uma grande penalidade claríssima a favor do Farense. Empate acaba por ser injusto, pelo que a equipa do Farense produziu durante os últimos quarenta e cinco minutos. SC Farense 4 - 0 Lusitano VRSA Nesta partida frente ao Lusitano de Vila Real de Santo António, o Farense conseguiu fazer para além de uma excelente partida, um magnifico resulto. Num jogo em que durante os noventa minutos, os comandados de Nuno Ramos tiveram sempre o domínio do encontro, o Lusitano apenas teve duas oportunidades de golo, que foram prontamente anuladas pelo último reduto do Farense. A história desta partida resume-se apenas ao excelente jogo da equipa de Faro que ao intervalo já vencia por dois a zero. O Farense foi um justo vencedor, frente a um Lusitano que nunca mostrou argumentos para vencer. Os tentos da equipa de Faro foram apontados por Bernardo, Declan, Figueiredo e Ricardo.

Colégio Bernardete 27 – 96 SC Farense 2ª Jornada SC Farense 90 – 33 Juventude Vila Real 3ª Jornada Ginásio Olhão 38 – 114 SC Farense 4ª Jornada Bonjoanenses 13 – 103 SC Farense

Basquetebol sub-18 Masculinos Quarteira Tubarões 45 – 51 SC Farense

APOIA O TEU CLUBE FAZ-TE JÁ SÓCIO DO S.C. FARENSE.

APRESENTAÇÃO AOS SÓCIOS DO S.C. FARENSE DE TODAS AS MODALIDADES DO CLUBE

Nome: José Manuel Gomes Serrão, Data de Nascimento: 12-7-75 Percurso: Leixões, Guimarães, Esposende, Ovarense, Marco, Naval 1 de Maio, Covilhã, Operário dos Açores, União da Madeira e Farense. O Farense - Porquê a posição de guarda-redes e não outra? Serrão - Ser guarda-redes foi uma brincadeira na praia de Matosinhos, não havia ninguém para ir para a baliza e eu oferecime para tal. Confesso que até correu bem. Depois fui treinar para os infantis do Leixões porque os meus amigos “chatearam-me” e a baliza para mim ainda hoje é uma paixão! O Farense - Como foi a tua adaptação a Faro e ao SC Farense? Serrão - A adaptação ao clube e à cidade foi fácil, mas aproveito para deixar aqui uma palavra ao Sr. Presidente e ao Sequeira, porque na altura o Joaquim Mendes falou no meu nome e, mesmo com 35 anos eles apostaram em mim. Lembro-me, como se fosse hoje, quando cheguei o Sequeira disse-me que com 35 anos ia fazer a melhor época de sempre... e assim foi! O Farense - Qual é a sensação de defender um clube como o SC Farense? Serrão - A sensação é excelente! Noto que os adeptos gostam do meu trabalho e assim as coisas ficam mais fáceis. Quero acabar a minha carreira aqui! O Farense é um grande clube e acho que todos os jogadores devem sentir orgulho em vestir esta camisola. O Farense - Quais os objectivos para esta temporada? Serrão - Os objectivos todos sabem que é subir de divisão, e estão reunidas condições para isso. Temos um grande plantel, uma grande equipa técnica, e uma grande direcção empenhada para que o objectivo traçado seja cumprido.

RESULTADOS DO FUTSAL DO S.C.FARENSE 1ª JORNADA 20/10 S.C. FARENSE 0 - C.O. PECHÃO 3 2ª JORNADA - 27/10 C.D. BOLIQUEIME 3 - S.C. FARENSE 3 3ª JORNADA - 10/11 S.C. FARENSE 5 - G.D. ATALAIA 2 » CLASSIFICAÇÃO 3ª JORNADA 5º LUGAR COM 4 PONTOS

APOIA O FUTSAL DO TEU S.C.FARENSE

NO CAMPEONATO DISTRITAL SENIORES MASCULINOS

ANUNCIE NO PRIMEIRO JORNAL GRATUITO 100% FARENSE


10

Gastronomia + Restauração *Semi frio de Frutas & Chocolate Ingredientes Bolo: Ovos + Farinha + Açucar + Chocolate em Pó + Oleo + Água quente + Pó royal

Pelo Chef José Domingos Filete de Cavala em Cama de Xarém e Amêndoas Douradas

Bom Apetite! Frutas da nossa terra - A Laranja A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus × sinensis), uma árvore da família Rutaceae. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto. A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Bálcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos . Na laranja contém vários nutrientes, sendo uma fruta riquíssima em vitamina C, com isso podemos entender e compreender quais os benefícios da laranja. A vitamina C na laranja é fundamental para as gestante e os diabéticos, mas sendo necessário todo ser humano consumir. As laranjas tem papel importante na nossa saúde pois através dela podemos evitar várias doenças, vários problemas e até mesmo fortalecer algumas parte da nossa saúde. o tempo de maturação pode retirar toda a vitamina C que tem na laranja e através disso perdemos os benefícios que a mesma proporciona. Benefícios que a vitamina c na laranja nos proporciona: Cicatrizante de feridas Evita hemorragias Fortalece o sistema imunológico Diminui as infecções Ajuda na fortalecimento e na formação dos dentes e ossos Deixa a pele mais bonita Ajuda no sistema imunológico, etc. A vitamina c na laranja é fundamental para as pessoas, pois nosso corpo precisa de vários nutrientes sendo uma delas a vitamina C, a época em que a laranja dá é em Janeiro, março a setembro, através da laranja podemos fazer sucos, salada de frutas, salada com laranja e até mesmo doce, mas pode perder a vitamina c da laranja. Na laranja não contém apenas vitamina C, mas cálcio, ferro, fosforo e outros nutrientes que são essenciais no nosso organismo. A laranja não deve ser apertada para que a vitamina C e os outros nutrientes não se perca. É sem duvida a melhor fruta para a prevenção das gripes e constipações.

foto real

Ingredientes da Cobertura: Leite condensado + natas + gelatina em folha + frutas (morango, ananás, pêssego...). *Esta sobremesa bem como o segredo da sua preparação está disponivel no Restaurante - take away `O FIALHO` no Bom João em Faro.

AQUI VOCÊ PODE PROMOVER O PRATO DO DIA MENU OU RECEITA DO SEU SNACK BAR OU RESTAURANTE LIGUE

Ingredientes: 500 g Cavala Fresca 50 g Farinha de milho 50 g Sémola de milho 100 g Amêndoas q.b. Sal grosso q.b. Pimenta q.b. Caldo de peixe q.b. Coentros q.b. Manteiga q.b. Laranja q.b. Limão q.b. Azeite Preparação: » Filetar as cavalas, temperar com sal pimenta e limão. » Saltear em azeite bem quente e reservar. » Levar o caldo de peixe ao lume a ferver , adicionar a farinha e a sêmola de milho em forma de chuva incorporar bem com umas varas , deixar cozer cerca de 20 minutos rectificar temperos e perfumar com coentros picados. » Saltear as amêndoas num sauté quente até ficarem com uma cor dourada, adicionar a manteiga e o sumo de laranja. » Dispor o xarém na base de um prato, colocar os filetes em cima. regar com o molho de laranja e salpicar com as amêndoas douradas . Decorar com gomos de laranja fresca. » Este prato pode ser acompanhado com legumes salteados na gordura onde se fritou as cavalas.

965 222 400

RISOTO VEJETARIANO

VOCÊ ESCOLHE O RESTAURANTE...NÓS ENTREGAMOS na entrega, 50S% . DE C aos ALMOÇOS

Ingredientes 2 tabletes de caldo legumes 3 colheres (sopa) de creme vegetal 1 xícara (chá) de arroz integral meia xícara (chá) de linhaça 1 pitada de açafrão 1 cenoura cubos 1 xícara (chá) de brócolis pré-cozidos 1 caixa de creme de leite Modo de preparo Leve ao fogo quatro xícaras (chá) de água. Quando iniciar fervura, dissolva os tabletes de caldo e mantenha-o em fogo baixo, enquanto prepara o risoto. Em outra panela, derreta duas colheres (sopa) de creme vegetal e refogue o arroz e a linhaça. Junte o açafrão, a cenoura e, pouco a pouco, vá despejando o caldo quente, mexendo o risoto até terminar todo o caldo. Quando o arroz estiver ¨al dente¨ e úmido, retire do fogo, junte a margarina restante, o brócolis e o creme de leite. Sirva imediatamente.

GOMAS CASEIRAS Ingredientes: 35g de gelatina em pó 1 saqueta de gelatina de sabor à escolha 200ml de água 300g de açúcar + açúcar para envolver as gomas Preparação: Coloque todos os ingredientes num tachinho e mexa bem para dissolver. Leve depois a lume brando e deixe ferver 5 minutos mexendo de vez em quando. Coloque depois a mistura em formas de silicone para bombons, gelo ou outras, previamente untadas com um pouco de óleo vegetal. Se não tiver este tipo de formas coloque a mistura num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal. Leve a solidificar algumas horas ao frigorífico. Se usou as formas de silicone, basta desenformar as gomas e passá-las por açúcar. Se usou o tabuleiro, desenforme, retire o papel vegetal e corte-as em cubinhos, passandoas depois pelo açúcar. Guarde num recipiente fechado.

ABERTO TODOS OS DIAS DAS 12:00h ÁS 14:30H E DAS 18:30h ÁS 22:30h ta Baisgar l

289 87 86 20 - 919 87 86 10 - 962 83 86 65

FAÇA A SUA ENCOMENDA ONLINE EM WWW.COMIDAS.PT


Shopping

11

Eva Barros estreia-se como autora de livros infantis

Pub

O Novo Renault Clio já está a ser comercializado em Portugal Mais baixo largo e comprido, o Clio IV apresenta-se com uma frente agressiva e uma linha de cintura ascendente para reforçar a imagem desportiva. Os puxadores embutidos junto ao pilar disfarçam as portas traseiras de forma suficientemente convincente para levar a marca a descartar, para já, a criação de uma carroçaria de três portas. O interior reflecte a revolução estilística da carroçaria mantendo alguns, poucos, comandos do antigo e reformulando o resto do habitáculo. A habitabilidade permanece inalterada, mas a posição de condução melhora graças a maior amplitude de regulações da coluna de direcção e do banco do condutor. Destaque ainda para o novo ecrã táctil de 7 polegadas, disponível de série desde o segundo nível de equipamento, Dynamic S, que simplifica e concentra os comandos do rádio, navegação, leitores de música externos e telefone mãos livres. Os preços do novo Clio varia entre o €13.800 e €17.300. Apaixonante!

A actriz Eva Barros, natural de Faro, estreou-se nas publicações infantis com o lançamento de "Patrulha Azul”. A jovem promessa da televisão portuguesa já faz parte do elenco de várias novelas ou séries, como Lua Vermelha, Remédio Santo, Laços de Sangue e Morangos Com Açúcar. "Patrulha Azul” é uma história de aventura protagonizada por Catarina que pretende impedir o rei Frederico de transformar tudo o que é azul em cor de laranja. A patrulha azul tem como objectivo essa missão – a de transformar os objectos azuis em cor de laranja - e, muito em breve, todos os objectos azuis deixarão de o ser. Conseguirá Catarina impedir a patrulha azul? Será possível vivermos num mundo sem a cor azul? Ilustração: Guilherme Gonçalves | Editor: Alfarroba | PVP: 12,50€

Ana Moura - “Desfado”

Pub

A fadista Ana Moura lança o seu novo álbum, intitulado “Desfado”, no próximo dia 12 de Novembro. A produção do registo é da responsabilidade do norte-americano Larry Klein, vencedor de mais de uma dezena de Grammys, que também colaborou em "Dream of Fire", uma das canções cantadas em inglês composta pela própria Ana Moura. No que diz respeito à composição a fadista, natural de Santarém, convocou alguns dos maiores a nível nacional: Pedro da Silva Martins (Deolinda), Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda (Virgem Suta), Miguel Araújo (Azeitonas), Luísa Sobral, António Zambujo, Pedro Abrunhosa, Aldina Durate, Manuela de Freitas, Nuno Miguel Guedes, Mário Rainho, Tozé Brito e Márcia. Recorde-se que Ana Moura actua no Teatro das Figuras, no dia 24. Este será um óptimo local para ouvir as músicas do novo álbum, que tem como single apresentação "Até Ao Verão". Editora: Universal Music

ALISAMENTO JAPONÊS A GRANDE moda deste Outono/Inverno 2012/3 no mundo ``HAIRFASHION`` dá-se pelo nome de Alisamento e o grande responsavel por este sucesso é a marca MISUKE, um produto especial que sem químicos torna o cabelo completamento liso por muito tempo. Em Faro a Loja de cosméticos COSBEL e o LUX cabeleireiros têm contribuído para o este grande sucesso.

REACÇÃO EFEITO APOSTA NA INFORMÁTICA A loja de Telecomunicações Reacção Efeito situada na rotunda do Hospital passa a partir de agora a contar com um Departamento de informática a cargo do Técnico Miguel Cavaco. Embora a tendência actual e consumista é deitar fora o avariado e/ou velho computador e ir comprar um novo...agora já tem alternativa para recuperar, reparar ou até mesmo alterar para melhor o desempenho de todo o seu material informático. Numa altura de Poupança esta é mais uma excelente noticia anti-crise.

Apple lança iPad mini O iPad mini conta com um ecrã de 7,85 polegadas, tem 7,2 mm de espessura, pesa 308 gramas e segura-se numa mão. Estará disponível em preto e em branco. O dispositivo será compatível com todas as aplicações do iPad e do iPhone. Quanto ao preço a versão Wi-Fi em 16 GB será comercializada, em Portugal, a partir de 339 euros. Uma excelente prenda de Natal 2012 ou quem sabe em 2013.

Compras de sonho


12

Noiticias + Roteiro + Dream team Cidade da Música aposta em entretenimento total

Os NOME lançaram o 1º álbum Os farenses NOME apresentaram o novo álbum, no passado dia 9 de Novembro, na mítica sala da Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF), em Faro. Perante uma casa cheia a banda interpretou ao vivo, e em formato acústico, algumas das novas músicas do 1º CD, “O Pulsar da Matilha”. O novo registo, com produção de Jorge Cruz e mistura de Nelson Carvalho, conta com a participação de artistas como António Fontes (João Só e Abandonados), João Gil (Diabo na cruz) e das algarvias Viviane e Isa Brito, duas vozes que também marcaram presença em palco. O concerto decorreu no âmbito das comemorações dos 106 anos da Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF), conhecida como “Os Artistas".

Barlacafés é o distribuidor oficial da Ray no Algarve A empresa farense Barlacafés promoveu, no passado dia 24 de Outubro, um evento para oficializar a distribuição exclusiva para o Algarve da Ray Just Energy Portugal. Esta nova bebida energética, sem taurina, glucuronolactone, corantes artificiais e conservantes, teve o seu lançamento no mercado nacional no início do verão de 2012, dando a conhecer-se, desde então, em diversos espaços de animação nocturna de eleição algarvios. A apresentação do novo distribuidor contou com presença de vários proprietários de bares e discotecas e ainda de caras bem conhecidas como Bento Algarvio, Miguel Duarte (Campeão Nacional de Flair Bartender), Daniela Pimenta, Inês Morais e do DJ LabSoul.

Faro ganhou mais um discoteca com abertura do Iate-Club A noite do Algarve ganhou uma nova discoteca com abertura do Iate-Club, em Faro. O espaço de diversão nocturna, localizado atrás da Escola de Superior de Saúde, surge para dar uma resposta a um público que procura por um espaço diferente e fora do tradicional circuito de bar/disco da capital algarvia. O novo espaço, aberto aos sábados até às 06horas, inspirou-se nos melhores club's lisboetas e portuenses, para implementar na noite farense um novo conceito ao som do melhor house club. O Relações Públicas Ben Pedrosa, cargo que divide com o seu irmão Marques Cardoso, garante que vai efectuar algumas performances de dança, dos mais variados estilos, no início de cada festa. Para animar as noites estará o residente DJ E-Klash e ainda alguns Dj's convidados.

“Aqui Há Praia” | Lounge beach Bar - Restaurante Avenida Nascente / Centro Náutico - Praia de Faro Aberto diariamente Consumo Médio: Livre Tipo de Música: Chill Out DJ Residente: André Salgueiro Noites Temáticas: Karaoke à quarta-feira | Música ao vivo à sexta-feira | Acústicos ao Domingo RP: Leandro Barros “Cidade da Música” | Bar & Disco Rua do Prior, 21/23 - Faro Aberto de quinta-feira a sábado das 23:00 às 06h00 Consumo Médio: 10€ Tipo de Música: All Music DJ Residente: Ronin / Daniel D. / Sonicblast Noites Temáticas: Noites Académicas / House Music / 80's Destaque do Mês: dia 23 de Novembro = 3º Aniversário com o DJ Christian F RP: Décio Baganha “Columbus Bar” | Cocktail & Wine Bar Praça D. Francisco Gomes, 13 - Faro Aberto diariamente das 12:00h às 04:00h Consumo Médio: Livre Tipo de Música: Soulfull RP: Ricardo Gião e André Ventura

Pub

“First Flor” | Bar Disco Rua do Prior, 39 - Faro Aberto de terça-feira a sábado das 23:00h às 04h00 Consumo Médio: 10€ Tipo de Música: House e Comercial DJ Residente: Hugo Miguel e Mark AP Destaque do Mês: Terça-feira, Ladies night | Quartafeira, Febre da cerveja RP: José Pedro e Sara Machado “Havana Club” | Café Bar Avenida Nascente, 37 – Ilha de Faro Aberto de quarta-feira a segunda-feira das 12:00h ás 02:00h. Entrada: Livre Consumo Médio: Livre Tipo de Música: Latina Destaque do Mês: Música ao vivo à quinta-feira. RP: J.P.

“Infinity Lounge Bar” | Bar Disco Rua 1º de Maio, 21 - Faro Aberto de Quarta-feira a Domingo das 22:00h às 04:00h Consumo Médio: 5€ Tipo de Música: House Dj Residente: François Destaque do Mês: Presença de figuras públicas RP: Carolina Gois, Barbara Gois e Rafaela Pintassilgo “Moonlight” | Beach Bar Avenida Nascente - Praia de Faro Aberto diariamente Consumo Médio: Livre Tipo de Música: Variada / Ambiente RP: Mário Soares

night dream team Porteiro

Barmaid

Faro brincou ao Halloween A ANFARO - Associação de Empresários de Animação Nocturna de Faro organizou no passado dia 31 de Outubro, um desfile de animação de rua alusivo ao “Halloween”. A noite, que prometia “meter medo”, contou com um desfile pelas principais artérias da baixa da cidade protagonizado pelo Grupo de Animação “Trash Circus” e pela Fanfarra dos Bombeiros de Faro. A fraca afluência de farenses nas ruas deveu-se sobretudo à chuva, que caiu no inicio do desfile, mas mesmo assim ainda existiram alguns destemidos que saíram de casa vestidos de zombies, bruxas, entre outros. A esta iniciativa associaram-se alguns bares e discotecas que, imbuídos no espírito, trajaram-se a rigor para alimentar a mística envolta do Halloween. São sem duvida alguma uma das grandes sensações de momento os DJ's Mike Perez e Lord Végan, em formato Kind of..., continuam imparáveis nas cabines por onde têm passado. Esta dupla de DJ's, criada por dois amigos e profissionais, tem por base responder à sua própria necessidade de oferecer um produto frenético e singular aos verdadeiros noctívagos de dance music. Apresentam-se em público com sonoridades únicas conseguindo assim transmitir uma fusão de diferentes nuances da House Music. A não perder os SET´s desta dupla este Outono/Inverno 2012/13.

Centro Náutico Ilha de Faro

“Iate Club” | Bar Disco Qtª. do Progresso- Armazém 1 (atrás da Escola Superior de Saúde) - Faro Aberto aos sábados e dias especiais das 23:00 às 06h00 Consumo Médio: H/10€ | S/5€ Tipo de Música: Club House Dj Residente: E-Klash Noites Temáticas: Consulte facebook.com/iateclub Destaque do Mês: dia 23 de Novembro = Aniversário Via Lattina RP: Marques Cardoso e Ben Pedrosa

Rua 11 ºº Maio Maio -- F F aro Rua aro

A nova gerência da Cidade da Música Bar&Disco, na Rua do Prior, está apostar forte na contratação de DJ's e em proporcionar as melhores festas para a noite de Faro. No próximo sábado, dia 16, o evento K2 Snowboarding In The City vai trazer os melhores snowboarders, a possibilidade de praticar snowboard numa rampa em neve sintética e ainda a presença dos DJ's Ronin, Toby One e Sir Aiva. No dia seguinte será a vez de entrar na cabine André Salgueiro, DJ já com cartas dadas na noite da capital algarvia. Para o dia 22, quinta-feira, a Cidade da Música preparou uma noite de Tunas Académicas e quanto ao dia 23, sexta-feira, os maiores êxitos dos 80's vão ser recordados no set do DJ Zé Black - O mais antigo e conceituado Dj das noites Algarvias. No ultimo dia do mês de Novembro estão convidados os DJ's Nuno Dourado e Tiago Rafael, no formato SMASH. A programação no mês de Dezembro arranca dia 7, com o concerto de apresentação do novo álbum dos NOME, “O Pulsar da Matilha”. No dia 8 o DJ Villanova, produtor do tema “Just Fly” em parceria com o Diego Miranda, entra em cena para proporcionar mais uma grande noite na “cidade”. Para fechar a 1º quinzena do mês estão confirmados no dias 14 e 15 os DJ's Sonicblast e Mário Marques, respectivamente.

Chefe Bar

RP

Barmaid

Dj

Pub


Flash Night

O CORPO FICA EM TERRA QUANDO A NOITE VIAJAR

ilha de Faro a noite comeรงa aqui.....

ilha de faro

13


14

Classificados + Telefones úteis Telefones Úteis Número Nacional de Socorro Tel. 112 Número Nacional de Incêndios Tel. 117 P.S.P Tel. 289 822 022 ou 289 899 899 G.N.R. Tel. 289 887 603 Polícia Judiciária Tel. 289 884 500 Polícia Marítima Tel. 289 894 993 Posto Atendimento ao Turista da PSP Tel. 289 810 900 (ext. 315) FOCON - Força Operacional Conjunta dos Bombeiros de Faro Tel. 289 888 000

*PREÇO POR CLASSIFICADO PARA PARTICULARES E APENAS 1 ANUNCIO

Comerciais Comissionistas para venda de sistemas de segurança electrónica a tempo inteiro ou parcial. Enviar c/ foto: rh.segelect@gmail.com

VENDE-SE Apartamentos e Lojas, Urb. Qtª do Infante saída de Faro Olhão. Trata o próprio » tlm 937813011

VENDO salgadinhos para festas ou particulares 8coxinhas, rissois, empadinhas...) 100 unidades já fritos 25 € » ILIRIA tlm VENDE-SE T1 remodelado na 965067664 / 914031404 Comercial Ramo Empresarial Baixa de Faro com elevador Função: Prospecção e 55.000€ EXPLICAÇÕES Professora do angariação de clientes; Venda tlm. 968577107 1º e 2º ciclo dá explicações a e apresentação de serviços; todas as disciplinas - preços em Email: margemderelevo@gmail.com conta » tlm 919 571833

VENDO telemóvel huawei G6- Admite-se Psicóloga Clínica branco com um ano de garantia (f/m) para escritório. Funções de Trabalho Administrativo e » tlm 917954155 Comercial (75%) e Consultas de Psicologia (25% VENDE-SE T2 semi-novo Faro Anamneses e Testes de com 2 wc´s, área 106 m2, com BMW 525 tds de - 1992 - Personalidade). financiamento garantido E-mail: bom estado - 1500€ » tlm faropsic201210@gmail.com 103.000€ 917813692 tlm. 969524802 Empregado de Limpeza (M/F) CITROEN Xantia 1.6 - 1996 c/ experiência - Entrada - 128.000 km - AC - estado Imediata. n o v o - 8 5 0 € » t l m Email: cliente@visatempo.pt

917813692

Empresa jovem e dinâmica recruta angariadores / FIAT Punto 2001 » tlm vendedores imobiliários (m/f) 965425583 » tlm 289802074

Apartamento para arrendar T2 -----------------------------------bem localizado em Faro, entre o Hospital e o Fórum Algarve. Equipado e mobilado. Óptima varanda com vista mar. Tlm. 917065970 Moradia V2 localizada perto do Jardim Ossónoba, na Vila de Estoi. Casa com muito potencial para habitação e/ou negócio. Para mais informações e visita ligue 917069800 ou consulte www.janela.pt T4 para arrendar em óptima zona da cidade mobilado e equipado. Composto por 4 quartos, dois wc´s, cozinha equipada, sala ampla e varandas. Peça já a sua visita. Ligue 917069800 ou consulte www.janela.pt ALUGA-SE T2 na Conceição de Faro, junto á Matdiver, BOM Preço » tlm 917821473 ou 919296251 ALUGO APARTAMENTOS em Faro e arredores, curto e longo prazo tlm 961780628 ALUGA-SE Lojas em zona de expansão comercial, saida Faro-Olhão. Trata o próprio » tlm 937813012

AQUI A SUA VIATURA TEM OUTRO VALÔR

LIGUE JÁ 965 222 400 -

Recrutamento de professores de Línguas, nomeadamente na área do Inglês, Alemão, Francês e Espanhol » tlm 912835763

SE VOCÊ ESTÁ DESESPERADO(A) POR UM EMPREGO ENTÃO NÃO PERCA MAIS TEMPO E GRATUITAMENTE PUBLIQUE AQUI O SEU CLASSIFICADO NÓS AJUDAMOS

Massagem Relaxante em Gabinete. Atendente Meiga e Discreta » Tlm 964984940 Portuguesa 19 anos Loirinha P.XXL Curvas Perigosas O.Nat Completa » Tlm 918471589 Estudante 19 anos Corpo de Sonho Meiguinha Fogosa » Tlm 926679199

EX-SECRETÁRIA, MEIGA charmosa, sensual e bonita, busto XXL, atende cavalheiro educado e discreto. Ap. Priv. (Opção de massagem). ALGARVE. » Tlm 916719517

Gabriela Morena cor de canela, olhos claros,atrevida, sensual. Discretissima.Apart. privido. Desloc. hoteis. Para cavalheiros de bom gosto.Speak english.Das 11h /02h » Tlm 969259803

Acompanhante Algarve Charme, Simpatia e Sensualidade é uma mistura para os mais refinados » Tlm 910298161

P/ João Buba » Amor tu és tudo para mim e adoro os teus miminhos doidinhos, Parabéns » Paula (Chelote) P/ Carlos V5 » Eu sei que ainda não me esqueceste, por muito que tentes disfarçar com essa nova namorada feia que tens, eu sei que vais voltar para mim um dia e eu espero.Amo-te » Beta ( Bordeira)

Acompanhante de Alto Nível para Homens de Bom Gosto!. Sou loira, 26 aninhos, 1,65 de altura, 58 kilos, seios 44, cintura fina, rostinho Angelical, meiga e doçinha de cama. » Tlm 962073110

Câmara Municipal de Faro (CMF) Tel. 289 870 870 Assembleia Municipal Tel. 289 827 966 Junta de Freguesia da Conceição Tel. 289 889 890 Junta de Freguesia da Sé Tel. 289889760/1/2/3 Delegação da Penha: 289803416 Junta de Freguesia de Estoi Tel. 289 991 620 Junta de Freguesia de S. Pedro Tel. 289 823 490 Junta de Freguesia de Stª Bárbara de Nexe Tel. 289 999 423 Junta de Freguesia do Montenegro Tel. 289 819 550 Loja do Cidadão (Mercado Municipal de Faro) Tel. 707 241 107 Fagar - Faro, Gestão de Águas e Resíduos, E.M. Telefone Geral: 289 860 900 Hospital de Faro Tel. 289 891 100 Centro de Saúde de Faro Tel. 289 830 300 Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Faro Tel.: 289 899 903 Unidade Socorro Tel. 289 899 900 Linha Saúde 24 Tel. 800 24 24 24 Linha SOS Deixar de Fumar Tel. 808 208 888

Pub


BD + Humor

15

BD - Beto Noitadas Ei ! está difícil hoje...

Olá Giro!

ESCORPIÃO (24/10 A 22/11) O sabor dela na minha boca...

Estás bem... desde ontem à noite?

Este é sem duvida o seu mês, tem poder, garra, astucia, prepotência e loucura, portanto goze tudo o que tem direito a gozar e divirta-se até não poder mais e não se esqueça que o universo é seu, todo seu.

SAGITÁRIO (23/11 A 22/12) Aqueles lábios, aqueles olhos... AHHHH! Mas que... quem é ela? não me lembro de NADA!

Que dor de cabeça... Que ressaca que aquele absinto me dá...que raio!

Mas.... Quem és Tu?

Agora sim está em paz de espirito e tranquila(o) com o que fez, mas... não volte a fazer, porque isso não se faz ou não se deve fazer ou então que se lixe e FAÇA, mas... não diga que eu não avisei.

CAPRICÓRNIO (23/12 A 20/1) Com a Lua a entrar em Júpiter tem tudo do seu lado para ser um `animal´ romântico(a), mande flores, seduz, atire-se de cabeça, afinal o que pode correr mal? Levar um estalo no focinho...e depois? ATREVA-SE

AQUÁRIO (21/1 A 19/2) Aquilo que não pára de pensar vai dar, mas tem que ter algum cuidado e precaver o seu futuro. Não assuma nesta fase nada de nada. Fique imóvel e sossegado, não se mecha que tudo vai parar ás suas mãos.

Ligue 965 222 400

PEIXES (20/2 A 20/3) Não saia de casa sem um bom guarda chuva, nesta fase não pode ter contacto com a água. Bebidas só álcool e algum ice tea, evite o jogo e de ir ao mar. Divirta-se em casa com amigos(as) coloridos(as).

CARNEIRO (21/3 A 20/4) O seu tempo é um bem precioso nesta fase, aproveite o máximo, evite dormir e preencha a insónia fazendo amor ou lendo uma revista erótica para fazer amor ou então veja um filme hard para fazer amor.

TOURO (21/4 A 21/5) A sua saúde não está boa, está...Excelente, essas dores são psicológicas e não passa nada, tudo o que tem de fazer é sair à noite e dançar até cair. Lance aquele seu olhar esgroviado que eles(as) adoram. CURTA!

GÉMEOS (22/5 A 21/6)

pub

Nada podia prever que nesta altura tudo estivesse na mesma mas....começou a subida ao sucesso, vista-se de branco e dê nas vistas ao máximo, mesmo que seja na chuva. O seu ego está poderoso e cruel.

CARANGUEJO (22/6 A 23/7) Esta é a altura ideal para viajar, não perca a oportunidade de ir até ao Patacão, Mar e Guerra ou seja Dê umas voltas cá dentro e vai ver que vai ter momentos únicos de felicidade. Ande a pé o mais que puder.

LEÃO (23/7 A 23/8) Não serviu de nada os desgostos de amor este verão, agora que está em Alta do que é que está á espera para se amanhar nessa aventura? Vá de cabeça que essa relação tem tudo para dar certo. FORÇA

VIRGEM (24/8 A 23/9) A GULA é o seu actual pecado e esses quilos a mais nada tem a ver com o stress que você pensa. Deixe de ser lontra e feche essa boca de vez. Saladas, dióspiros e arroz cozido servem que nem gingas.

BALANÇA (24/9 A 23/10) Está quase lá, os seus objectivos serão atingidos lá para o ano de 2015, portanto está no bom caminho, só tem que ter é alguma paciência e evitar comer fritos, em especial rissóis de carne e camarão.

CARTAS DA MAYA-DÚ

SOLUÇÕES ANTI ROUBO PARA O SEU W.C.

QUEBRA CUCAS: O que estão eles a fazer?

Ana Paula (Esteval): tenho um namorado novo dos Braciais e gostaria de saber se vai dar certo? MAYA-DÚ: A sua carta da sorte ou azar deu valete de copas, ora esta carta traz um mau agoiro senão vejamos....valete / valeta, valeta / estrada, estrada / chão, chão / sujidade, sujidade / lixo, lixo / deite fora ....portanto minha amiga Ana, seguindo a previsão infalível das cartas essa relação é para deitar fora porque não tem futuro nenhum, é pro lixo. O que você precisa é de um Valete de Paus se possível de Bela Curral, esses sim são os namorados certos para uma certa relação fogosa que é o que a Ana precisa pois como diz na sua carta precisa urgente de um Bombeiro para lhe apagar o fogo.


Urb. Qtª do Infante | Lote 3 - Loja C | Faro | 289 092 777 (Saida Faro»Olhão / junto ao novo Motoclube Faro / BPI)

www.facebook.com/luxfaro | lux.algarve@gmail.com


Ja esta! | 2ª Edição | NOV 2012  

Já está! | Ed. 02 NOV 2012

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you