Issuu on Google+

NOTA

FÍSICA CARLOS ALBERTO ALUNO(A):_____________________________________________________________________________

01

04

2011

MARQUE COM LETRA DE FORMA A SUA TURMA 1º ANO INSTRUÇÕES: • Usar somente caneta esferográfica (azul ou preta)

• Não usar calculadora • Não fazer perguntas • Não usar corretivo nem rasurar • A interpretação das questões faz parte da prova 01. (UFSC) A figura abaixo mostra o bloco A de 6kg em contato com o bloco B de 4kg, ambos em movimento sobre uma superfície horizontal sem atrito, sob a ação da força horizontal , de módulo 50N.

03. (FUVEST-SP) Na pesagem de um caminhão, no posto fiscal de uma estrada, são utilizadas três balanças. Sobre cada balança, são posicionadas todas as rodas de um mesmo eixo. As balanças indicaram 30000 N, 20000 N e 10000 N. A partir desse procedimento, determine o peso do caminhão.

Determine: a) a aceleração do conjunto.

b) a força de contato entre os blocos.

04. (UFRRJ) Os dois blocos da figura estão ligados por um fio ideal que passa por uma polia. Desprezando o atrito, sendo (g = 10 m/s2) o módulo da aceleração da gravidade e m2 = 3kg e m1 = 2kg. Determine a aceleração dos blocos.

P2-1ºB/Kelly

02. Sobre uma mesa horizontal sem atrito, dois blocos são ligados, por uma corda de massa desprezível, e puxados por uma força de intensidade F = 60 N. Sabendo que as massas m1 e m2 são respectivamente 8kg e 12kg, determine a tração no fio que une os blocos.

QUESTÕES RESPONDIDAS A LÁPIS SERÃO ANULADAS


05. (UESPI) Na figura, dois corpos de massas m1 = 2 kg e m2 = 3 kg estão ligados por um fio ideal inextensível, que passa por uma polia ideal. Desprezam-se efeitos de atrito e resistência do ar. O módulo da aceleração da gravidade no local é g = 10 m/s2. Qual é o módulo da tração no fio que une os corpos 1 e 2?

06. (UFRJ) Um bloco de massa m é abaixado e levantado por meio de um fio ideal. Inicialmente, o bloco é abaixado com aceleração constante vertical, para baixo, de módulo a (por hipótese, menor do que o módulo g da aceleração da gravidade), como mostra a figura 1. Em seguida, o bloco é levantado com aceleração constante vertical, para cima, também de módulo a, como mostra a figura 2. Sejam T a tensão do fio na descida e T’ a tensão do fio na subida.

07. Um elevador sobe com uma aceleração constante de 2,0 m/s2. No piso do elevador há uma pessoa de 60 kg, que se encontra sobre uma balança calibrada em newtons. Adote g = 10 m/s2. Determine a indicação na balança.

08. (UFPE) Um pequeno bloco de 0,50 kg desliza sobre um plano horizontal sem atrito, sendo puxado por uma força constante F = 10,0 N aplicada a um fio inextensível que passa por uma roldana, conforme a figura abaixo. Qual a aceleração do bloco, em m/s2, na direção paralela ao plano, no instante em que ele perde o contato com o plano? Despreze as massas do fio e da roldana, bem como o atrito no eixo da roldana.

P2-1ºB/Kelly

Determine a razão T’/T em função de a e g.

Ensino Médio e Pré-vestibular


Física carlos alberto 1