Issuu on Google+


EDITORIAL SECRETÁRIO DE TURISMO fortalezense . A Praia do Futuro também nos traz o melhor da culinária praiana com seus pratos típicos, além de sua linda praia, a Praia do Futuro é bastante popular pela sua já tradicional “quintas-feiras” do caranguejo. O artesanato da Feirinha da Beira Mar e do Mercado Central mostra como a sutileza, hospitalidade e generosidade de nossa gente pode ser palpável. Os pólos gastronômicos da Varjota e Cidade dos Funcionários, bairros já conhecidos por sua culinária, traz o que temos de mais requintado, popular e tradicional na gastronomia fortalezense - desde a peixada, camarão e a lagosta ao baião de dois, paçoca, carne de sol, entre outros. Tudo posto à mesa como prova de que a felicidade pode ser alcançada todos os dias na cidade.

Salmito Filho

“F

ortaleza não é somente uma metrópole, Mas uma terra de gente alegre e acolhedora. Suas praias e seus monumentos históricos inspiram poemas e canções ao ritmo dos ventos que sopram dunas e coqueiros. A Ponte dos Ingleses (popularmente, conhecida como Ponte Metálica) nos leva além da imensidão azul e nos renova a cada alvorecer. A Praia de Iracema, a morada da Virgem dos Lábios de Mel, é o recanto de atividades esportivas, contemplação ao mar, show de humor, artesanato, além de reduto da boemia

14

Fortaleza, quando não produz talentos na música, é cantada por diversos intérpretes. Por isso, a cidade não se cansa de ver as velas do Mucuripe ou de se orgulhar de ter vindo das dunas brancas.

Secretário de Turismo

Fortaleza não é somente uma terra de boa comida e povo hospitaleiro - é também o maior reduto de humor no Brasil, onde se transformou em uma linguagem popular. Não há piada mais engraçada que a piada contada em Fortaleza. Não há peça teatral mais divertida, que a encenada pelo fortalezense de berço ou de coração.

Fo rt ale z a é t u do i s s o , m as , ai n d a n ã o é completa...Até receber você!


EDITORIAL JULIO VIANA

e melhores centros de exposições do país e da America Latina, o CEC – Centro de Eventos do Ceará, pronto para receber visitantes de toda a região, do Brasil e até do exterior.

Julio Viana

“É

com grande satisfação que chegamos a Fortaleza para realizar nossa primeira edição da FENIM NORDESTE, uma feira especialmente pensada para atender lojistas e profissionais do setor de moda das regiões norte e nordeste do país. Nós que sempre trabalhamos com feiras de lançamentos, buscando agregar negócios ao lazer e turismo da região, escolhemos Fortaleza não apenas por sua importância turística, mas principalmente porque além de compor um dos maiores pólos de moda no nordeste do país, agora nos oferece um dos maiores

16

Por tudo isso, gostaríamos de convidar a todos para conferirem de perto esta primeira edição da FENIM NORDESTE que chega para atender esse grande mercado nordestino, na expectativa de revelar uma nova possibilidade de se lançar moda neste imenso país.

Promotor da Fenim Feiras

Num país enorme como o Brasil, com estilos completamente diferentes de fazer e usar moda, era natural que uma demanda cada vez maior influenciasse nossos planos de expansão e descentralização de nossas feiras que por quase três décadas se concentraram no sul do Brasil. Buscávamos um lugar de referência que acomodasse nossos clientes, os expositores e, principalmente, os clientes de nossos clientes, os lojistas. E como pelo Nordeste encontramos vários pólos avulsos importantes em pleno crescimento, como Caruaru, Toritama, Paraíba, nada melhor que centralizarmos tudo por aqui, no Ceará. Agora, com o CEC, e com o mercado apontando uma fase promissora de nossa indústria, sobretudo na região, é chegado o momento de trazermos para Fortaleza, nossa estrutura e nossos fiéis clientes, detentores de grandes marcas de expressão no cenário nacional.


A

STAFF

área de consulta é tão rico e opulentos como um poderia sonhar. Para quem gosta moda estrelas e estrelinhas que querem sentir como milionários para o dia, o interior layout características preto e brancas emoldurado fotos de moda, os lírios de calla frescas em vasos de vidro elegante e e um trabalho de pintura colorida espresso corajoso. Luminárias pendurado um tecto de madeira de soltar trazem à mente o glamour e Hollywood bling. O mesmo padrão de zigzag grãos misturado espinha madeira também é destaque na mesa de café de parede e hexágono sotaque. Os painéis de madeira é complementado por um piso simple, grande e base brancas portas armário enquadradas com molduras simples que tornam a loja design pop.

Publish: Oxten editora e comunicação ltda Editora chefa: Kelly Garcino Editora de texto: Patrícia Oliver Projeto executivo: Julio Viana Projeto Gráfico: Oxten comunicação Designer imagem: Wollace Allan Designer Gráfico: Oxten Comunicação Revisão: Maria Isabel Toledo Salgado Publicidade: Jacqueline Ribeiro Tráfego: Edmilson Ferlin Diagramador: Jacqueline Ribeiro Assessoria Imprensa CE: Cibele Fabricia e Fernanda Feitosa. Assessoria Imprensa SP: Solange Motta Assessoria Imprensa RS: Tess Fashions Biz: Livia Machado e Eduardo Santos Assessoria Jurídica SP: Amancio Gomes Corrêa e Fábio Francisco Advogados associados Fotógrafo oficial expovest: Edson Pelence Fotógrafo model: Christian Binemann. Colaboradores: Simone Ferreira, Adriana Petersen, Prefeitura de Fortaleza, Jocemir Gheller,Norberto Arena,Wollace Allan,Rede Social Denise Postes, Marisa Quixada, O estilo com Cika Kalixto,diáriodonordeste.com, . Gráfica: Central Brasileira de Catálogos Av. Corifeu de Azevedo Marques,1.260 Butantã- São Paulo- SP- CEP 05582-001 Tel/fax (11) 3723-5566 Tiragem: 10.000 exemplares Atendimento ao leitor: (11) 7787-1659 ID: 55*115*70328 Anuncie: (11) 2618-3872/ (11) 98163-1019 E-mail: oxtencomunicacao@gmail.com Distribuição: Expovest Mais informações: Oxten Editora e Comunicação Ltda. oxten.com.br (11) 98163-1019 (11) 7787-1659 ID 55*115*70328 (11) 2618-3872 Capa: Giovanna Antonelli Fotos: Divulgação Globo Os anuncios são de total responsabilidade dos anunciantes

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


40

ÍNDICE

Eventos

12 - EDITORIAL 24-TURISMO 32-LANÇAMENTOS 40-EVENTOS 42- CAPA 48-ARTESANATO 51- GASTRONOMIA 56-CURIOSIDADE 60-CULTURA 64- TENDÊNCIA 78-EDITORIAL 80-]DICAS DE LOOK 86- ÍNDICE DE EXPOSITORES 92- LISTA DE ANUNCIANTES 94- COPA DAS CONFEDERAÇÕES


80 Dicas de look

42

60

Capa

Cultura

32 Lancametos

51

Gastronomia

24 Turismo


TURISMO Avenida Beira Mar

24


TURISMO

CEARÁ

25


TURISMO Jericoacoara


TURISMO

Morro Branco

F

ortaleza tem atrações para todos os gostos. A orla central formada pelas praias de Mucuripe, Meireles e Iracema, são unidas pela Avenida Beira Mar, e são considerados o ponto de encontro de turistas e moradores. A 11 quilômetros fica a praia do Futuro que é perfeita para um mergulho e muita mordomia com barracas de massagem á beira do mar.

Nos arredores da cidade ficam as dunas e as falésias coloridas que são cartões postais do Ceará. São ótimas opções também as praias das Fontes e do Morro Branco, na Costa Leste que podem ser apreciadas com um maravilhoso passeio de buggy. Nos arredores podemos ainda encontrar o Porto das Dunas, e o requisitado Beach Park. Aos adeptos do do jet ski, windsurf e kitesurf o Litoral Oeste é perfeito com as lagoas de Cumbuco. Para os baladeiros de plantão, Fortaleza é o paraíso! A metrópole de vida noturna agitada

tem balada a semana inteira. Inclusive a segunda-feira fortalezense é considerada uma das mais animadas do mundo! Para aproveitar muito bem a noite, dê um passeio pelos bares da Rua dos Tabajaras, próximo ao grande Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para um passeio mais Cult a dica é aproveitar para conferir a programação dos teatros, museus e cinemas do espaço cultural ou, simplesmente, apreciar a tradicional arquitetura das construções. Não deixe de apreciar a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar, durante um espetáculo ou através de uma visita guiada. O artesanato tem presença garantida por toda cidade. São inúmeras feiras e mercados onde os maravilhosos trabalhos em renda labirinto, estilo mais tradicional do estado, dividem espaço com as garrafinhas com desenhos de areia colorida, as redes de dormir, os objetos em argila e madeira entre tantos outros.

27


TURISMO

Pontos turísticos que valem a pena visitar! Catedral de fortaleza

Cumbuco

Fotos: Divulgação

Beach Park

Falésias coloridas

28


TURISMO

Porto das Dunas

Canoa Quebrada

Centro Drag達o

Praia do Futuro

Lagoa de Cumbuco

29


M Iracema

apa dos pontos turĂ­sticos do CearĂĄ. Dunas

Canoa Quebrada


LANÇAMENTOS

Fortaleza Fashion Week 2013 coleção verão 2014 Marisa Quixadá

D

e 13 a 17 de outubro 2013, no Centro de Eventos do Ceará, a cidade de FORTALEZA vai respirar moda e estilo.

V e m a í o F O R T A L E Z A F A S H I O N W E E K , q u e e m 2 0 1 3 c h e g a à s u a 1 1 ° e d i ç ã o m o s t ra n d o o s g ra n d e s t a l e n t o s d a s p a s s a r e l a s , s e m p r e c o m m u i t o c h a r m e e b r i l h o . E o m u n d o f a s h i o n f a z e s c a l a p o r a q u i p a ra c o n f e r i r a s t e n d ê n c i a s d e s t a e d a p ró x i m a e s t a ç ã o . Estilistas, franquias e multimarcas irão desfilar moda e tendências atuais. As últimas tendências se mostram através do toque único e peculiar de seus criadores, mostrando assim uma moda moderna, acessível e comercial.

32


LANÇAMENTOS

G

randes marcas e revelações terão espaço garantido na FFW 2013.

Ce leb rid a d es, fashionistas, jo r nalist as , blogueiros e profissionais de moda, já se preparam para prestigiar o evento. O dia de abertura dos desfiles de Fortaleza Fa s h i o n W e e k , 1 3 d e o u t u b ro , c o n t a r á com uma programação especial, somente com desfiles infantís e atrações para as crianças. Serão quatro conceituadas marcas infantís apresentando suas criações no primeiro dia do FFW 2013. Para a realização desta edição 2013 do FFW serão investidos 1 milhão e meio de Reais, em negócios e operações. Em sua trajetória, o Fortaleza Fashion Week já teve como sede interessantes lugares: a Base Aérea de Fortaleza, a Residência Oficial do Governo do Estado, Hotel Gran Marquise. Nesta edição de 2013, a casa do Fortaleza Fashion Week será o grandioso e moderno Centro de Eventos do Ceará. O ambiente geral do Fortaleza Fashion Week 2013, no Centro de Eventos do

Ce ará, f o i m u i t o b e m plan e jado e s e rá devidamente ambientado e climatizado para receber, confortavelmente, os convidados. Serão duas grandes salas de desfile, com capacidade para 600 pessoas cada. E o espaço de convivência do evento contará com facilidades gastronômicas e shows musicais. O público visitante estimado durante toda a semana do evento é de 15 mil pessoas. Consciente de sua responsabilidade social o Fortaleza Fashion Week sensibiliza os seus convidados à solidariedade, apoiando diversas instituições que desenvolvem lindos e importantes trabalhos. O Fortaleza Fashion Week 2013 e um evento comercial e cada marca participante define a sua coleção a ser apresentada, mas, de forma geral o que será apresentado e a coleção verão 2014. O Fortaleza Fashion Week é realizado pela Vila Models, com Direção Geral de Eveline Duarte e conta com um staff altamente qualificado em suas áreas de atuação.

STAFF FORTALEZA FASHION WEEK 2013 - Produção: Rosicler Schmidt - Direção Executiva: Bianca Cipolla - Assessoria, criação e rede sociais: Denise Pontes - Assessoria de Imprensa: Marisa Quixada - Promoter: Pompeu Vasconcelos Direção de Moda: Livia Saboya - Stylists: Maira Cavalcante, Aline Holanda e Andréia Fernandes - Direção Técnica: Jones Cabó - Ambientação: Gil Santos - Direção geral: Eveline Duarte - Realização: Vila Models.

34


LANÇAMENTOS

1

1 - Equipe Fortaleza Fashion Week 2013 : Eveline Duarte (diretorageral FFW), modelo

4

5

Odara Fernandes, Pompeu Vasconcelos (promoter), Lívia Saboya (diretora de moda), Bianca Cipolla (diretora executiva), Marisa Quixada (assessoria de imprensa), Rosicler Schmidt (produção), Gil Santos (ambientacao). 2 - Marisa Quixada’ e Jose’ Rangel

2

6

3 - Miss Fortaleza 2012 , Rafaela Tavares e Miss Ceará 2012 , Milena Ferrer. 4 - Josi Souza 5 - DJ Gilvan Magno 6 - Lívia Saboya, Bianca Cipolla e Gil Santos 7 - Júlio e Carla Viana com Eveline Duarte

3

7

Fotos : Bruno Barreto

35


Lanรงamento

F

ENIM NORDESTE

36

2013


37


LANÇAMENTO FENIM C.E

V

isando divulgar uma nova proposta para seduzir o mercado de Feiras de Negócios no Nordeste do País, Fortaleza será palco da 1ª Feira Nacional da Indústria da Moda (Fenim) no Nordeste. A Feira Nordeste, que acontece entre os dias 27 e 29 de maio no Centro de Eventos do Ceará, irá lançar as coleções primavera-verão de mais mil marcas nacionais no Ceará. No último dia 11 de abril, o empresário gaúcho e organizador da feira, Júlio Viana, realizou em Fortaleza, também no Centro de Eventos do Ceará, o Lançamento da “Fenim Verão Nordeste”. Na ocasião, estiveram presentes lojistas, empresários, a imprensa, além do ator Luciano Szafir e o modelo Paulo Zulu, convidados e parceiros de Júlio Viana. Também marcaram presença, o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará, Adriano Monteiro Costa Lima, o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras no Ceará, Marcus Venicius Rocha Silva, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza – CDL, e do SEBRAE. De acordo com Júlio Viana, após a inauguração do Centro de Eventos do Ceará, em 2012 na Capital, foi possível obter uma estrutura que viabilizasse a Feira no Nordeste. Segundo o organizador: “Realizar uma feira profissional em Fortaleza, num moderno centro de exposição, era um forte anseio. Pelo que já conheci ao longo dos anos, o Centro de Eventos do Ceará, o CEC, tem uma das

38

melhores estruturas que já vi e um suporte tecnológico de primeira linha que favorece qualquer bom planejamento, viabilizando toda a parte operacional, sobremaneira. Além de estar localizado numa das mais belas cidades turísticas do país, com uma hotelaria invejável, acredito que muito breve, o Ceará estará consolidado como um dos principais pólos de turismo de negócios do Brasil e até da América Latina”. Utilizando o diferencial característico de suas feiras, Julio Viana seguirá os mesmos moldes empregados na comercialização de seus eventos: levando para o Nordeste a iniciativa de oferecer diárias de hotéis aos lojistas. A organização da feira fechou parcerias com estabelecimentos locais, pois, disponibilizará aos lojistas cadastrados, cerca de 4.500 diárias em hotéis cearenses. Visando o sucesso da feira, a Fenim Nordeste contará com a parceria da Casa Blanca Turismo, que cuidará do sistema de hospedagem implantado pela feira, e a Prática Eventos, empresa que vem auxiliando no suporte operacional na região. A 1ª FENIM NORDESTE contará com expositores representativos no cenário nacional das grandes indústrias de confecção do País. Estarão presentes na feira marcas como: APA, CROCKER, GANGSTER, MARISOL, MEGAPOLO MODA, MELTEX, NICOBOCO, NO STRESS, SAWARI JEANS, ZUNE JEANS, ALPELO, AISHTY, CAEDU, COBRA D’AGUA, EDISARAIVA, EVERLAST, LE MARK, MALHARIA NACIONAL, PUCCINI, SPRING, VOGA, entre várias outras.


LANÇAMENTO FENIM C.E

Luciano Szafir, Adriano Monteiro, Germano Maia, Júlio Viana, Marcus Vinicius e Paulo Zulu.

Denis Viana, Luciano, Carla Viana e Julio Viana

Germano Maia

Fotos: Joaquim Saldanha

Adriano Monteiro

Luciano Szafir, Julio Viana e Paulo Zulu.

39


Jum Nakao Desfile e Exposição

A HORA DO BRASIL Jum Nakao, é brasileiro e vive em São Paulo onde fica também o seu ateliê. Formado em Artes Plásticas, é estilista renomado e trabalha também como diretor de criação.


EVENTOS

“O

Reality Project é um sonho que se tornou realidade em 2012 graças a parceria com o SENAC durante a 13a Edição do Dragão Fashion” conta Jum Nakao. O Projeto consistiu em realizar a criação e confecção de peças que representassem o povo nordestino brasileiro para subirem á passarela do Dragão Fashion.

Jum Nakao

As peças foram produzidas ao vivo, nos cinco dias do evento e em um ateliê aberto, sem segredos industriais, com paredes transparentes.Assim todos que tiveram o privilégio de participar do evento, puderam acompanhar o trabalho dos artistas. Para tornar o projeto possível, Nakao convidou 20 participantes entre estudantes de moda, rendeiras, seleiros, artistas plásticos, joalheiros, designers gráficos, designers têxteis, costureiras, modelistas entre outros. Com a ajuda destes profissionais, foram realizadas pesquisas sobre os costumes locais, materiais e assim a equipe pode definir quais matérias primas poderiam utilizar para representar com fidelidade e elegância a cultura do nordeste do nosso país. A repercussão do projeto foi tão grande que Nakao doou 22 looks para o SENAC. A instituição promove uma exposição contando a história do projeto que traz um novo conceito: “O nordeste é o Brasil que o mundo ainda não conhece. Um paraíso a descobrir, uma humanidade adormecida em cada coisa e a criatividade acesa no balanço da rede das memórias” diz Jum.

41


Uma Grande profissional, sem medo de ser feliz.


Giovanna Antonelli Missão comprida em Salve Jorge, e a atriz Giovanna Antonelli já começa a filmar um longa-metragem, SOS Mulheres Ao Mar, com previsão de estreia para 2014.


CAPA

444


CAPA

A

fase de bem com a vida não é à toa. A atriz vem recebendo constantes elogios pela sua atuação e pela boa forma que exibe. Giovanna Antonelli com 37 anos mostra muita serenidade e sem o menor sinal de crise. “É zero! Se não me aceitar, ninguém fará isso por mim. Me sinto feliz, não mudaria nada, está tudo ótimo. Escolhi uma carreira na qual posso envelhecer e continuar trabalhando, talento ninguém tira. Minha meta é crescer mais na profissão. Rugas são consequências dos anos vividos, chegam para todos”, muito feliz com o maridão, Leonardo Nogueira, diretor geral de Flor do Caribe, as gêmeas Antonia e Sofia com dois aninhos, filhas do casal, e Pietro com sete anos, primogênito dela, da união com Murilo Benício.faz uma família linda, mas, descobrimos que Giovanna e seu marido tem planos de mais uma gravidez, daqui há dois a três anos, ela brinca que pode ser um menino mais diz que Deus é quem sabe. Além de atuar, busca novos caminhos profissionais. Nos últimos anos, lançou linha de esmaltes, joias, óculos e, no mês de abril, vai inaugurar clínica de estética, em Volta Redonda, RJ, em sociedade com o marido e dois médicos.

G

iovanna Antonelli que interpretou a Helô da novela Salve Jorge, é uma mulher moderna que é referência de moda. Seu estilo está entre os mais desejados do momento, o que confere a ela o posto de mulher mais estilosa da TV. A personagem foi um sucesso. E o público não esquece da perua na medida certa. Seu visual fazia um contraste interessante com sua personalidade mais divertida e despojada. Tem mulheres que gostam de copiar o estilo de Helô, mas na dosagem certa. “Algumas mulheres encaram o look total, mas é preciso que seja compatível com a sua personalidade. Para as mais tímidas, vale a pena se entregar ao uso de acessórios ou dar destaque para apenas uma peça de roupa”, sugere. Outro ponto fundamental é ter consciência de que em alguns ambientes esse estilo não combina, mas é possível adaptar algumas pe ç as para o c as i õ e s e s pe c í f i c as . N o t rab alh o , po r e x e m plo , po de -s e de i x ar o v i s u al m ai s c o lo ri do e di ve rt i do usando camisashz estampadas. . Para mulheres que estão acima do peso e não sentem segurança em utilizar as roupas do estilo da delegada, a dica são os acessórios, a maquiagem e o cabelo. O importante é se olhar no espelho e sentir-se feliz com seu look.Se achar que exagerou um pouco, tire ou substitua por outra peça de roupa ou acessório. Não existe certo ou errado, mas existe o conforto e autoconfiança. . V e j a a l g u n s i t e n s q u e v i ro u m o d a c o m a personagem Helô e como usá-los:

45


CAPA

U

nhas com tons metalizados: Giovanna Antonelli lança sua linha de esmalte tons metalizados em parceria com a Hits, a GIO ANTONELLI.Para quem quiser copiar as unhas da delegada mais querida, do Brasil, não precisa esperar. As novas cores já estão sendo vendidas.

D

ois cintos juntos: São uma tendência fortíssima que saiu do folhetim e agora já invade as ruas de todo o Brasil. A personagem abusa dessa composição, apresentando várias dicas de uso, com camisa e calça jeans, blusa e pantalona, etc

C

amisa para dentro da calça: É interessante usar camisas com alguns botões abertos, destacando o colo. Para compor o look, invista em calças que tenham a barra um pouco mais larga. O estilo flare ou a pantalona ficam ótimos na composição. Mulheres um pouco acima do peso podem abusar da dica. Finalize com um salto alto, mantendo uma silhueta longilínea.


CAPA

C

alças estilo pantalonas: As mulheres mais altas podem abusar do uso da pantalona com sapatos com ou sem salto. As mais baixinhas podem usar com salto, para proporcionar uma silhueta mais elegante. Se a mulher tiver as curvas mais acentuadas, deve preferir as pantalonas lisas, sem estampas e evitar cores claras.

A

cessórios e bijuterias: Lembre-se de manter seu estilo e adaptar o uso de acessórios para cada ocasião. Se utilizar acessórios maxi, por exemplo, vista uma roupa mais discreta e com cores que combinem com a bijuteria ou joia.

P

ara você estar bem vestida não precisa ser consumista comprar tudo e depois ficar frustrada. “Consumo é diferente de consumismo”. É interessante investir em peças de boa qua lid a d e, que duram muito tempo e que, principalmente, sempre terão vez na escolha da composição do look. Procure marcas que ofereçam um preço mais acessível, porém com qualidade. Afinal, a moda passa, mas um produto de qualidade permanece.


ARTESANATO

48


ARTESANATO

R

...Lampião desceu a serra Deu um baile no Cajazeiras Botou as moças donzelas Pra cantar “Mulher Rendeira”... ...Olé mulher rendeira, Olé Mulher rendá, Tu me ensina a fazer renda, Que eu te ensino a namorar...

endas do Nordeste

A arte de fazer renda é milenar e como uma tradição, geralmente é passada de mãe para filha.

49


ARTESANATO

F

azer renda no Ceará significa ser artista, a prática exige muita paciência, delicadeza, dedicação e muito amor para manter uma tradição que é tão brasileira, e significa acima de tudo ter uma fonte a mais de renda para a família.

Muitas cidades são famosas por esta forma de arte, e até possuem a maior parte de sua receita vinda deste artesanato, a grande maioria destas cidades são de pescadores onde as mulheres utilizam a renda para compor o orçamento familiar. Prática esta que foi homenageada com a música “Mulher Rendeira” que segundo informações foi escrita pelo próprio Lampião, mas, que já foi cantada por vários intérpretes durante as décadas. Quem vive da renda tem carinho pela produção de suas peças, a delicadeza e a perfeição dos trabalhos impressionam. Cada técnica possui um resultado diferente e cada um destes com uma beleza indiscutível que fazem do Ceará famoso, através do artesanato de seu povo. Em cada localidade nos deparamos com uma técnica diferente. Em geral podemos encontrar toalhas de mesa, peças infantis e para bebês, sapatos, blusas, vestidos, saias, entre outros.Para alguns rendar é distração. Senhoras com mais de 90 anos re n d a m a té ho je e, algumas até vi raram atração turística de suas cidades. Hoje a renda está se atualizando, nas cidades como Fortaleza, já há, quem invista em rendas com linhas coloridas e design contemporâneo, tudo para manter viva uma tradição familiar que é a cara do Brasil.

50


GASTRONOMIA

Gastronomia Nordestina A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, temperos peculiares que agradam aos mais exigentes paladares.

C

ulinária é a arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte.

gastronomia em Fortaleza é tipicamente nordestina; baseia-se, fundamentalmente, na pesca, na pecuária e em algumas culturas agrícolas. Da pesca sobrevém a lagosta, as inúmeras variedades de peixes, o camarão, o caranguejo e pratos como a peixada, o camarão ensopado ao alho e óleo, o caranguejo cozido, as patinhas à milanesa e o casquinho de caranguejo. Da produção agrícola destacam-se a macaxeira, a batata-doce, o coco e o milho, responsáveis pelos bolos, cuscuz, mungunzá, canjica, pamonha, pé-de-moleque e o próprio milho cozido ou assado. O feijão e o arroz oferecem um dos pratos mais típicos da região: o baião-de-dois com manteiga e queijo de coalho. A

Os polos gastronômicos, da Varjota, Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar são os locais com maior diversidade de restaurantes de cozinhas diversificadas de várias nacionalidades, além de pizzarias, churrascarias, lanchonetes, cozinhas contemporânea e regional. Outro polo gastronômico fica no sul de Fortaleza, na divisa com Eusébio, nas tapioqueiras, um centro de vendas com vários restaurantes especializados no preparo desta que é uma das comidas típicas do Nordeste, a tapioca.

51


GASTRONOMIA

Da cana-de-açúcar: o nutritivo caldo, a popular rapadura, mas, é a cachaça o principal produto degustativo. A carne seca, herança do ciclo do couro, é aproveitada no preparo da paçoca, batida no pilão com a farinha de mandioca e, assada, acompanha o baião-de-dois. A panelada, a buchada, o sarrabulho ou sarapatel são ainda exemplos de pratos salgados difundidos no Estado.

Frutos do Mar: Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a “peixada cearense” (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade.

52


GASTRONOMIA

Das frutas tropicais, caju, mamão, coco, manga, goiaba, maracujá, graviola, jaca, abacate, sapoti, murici, cajá, dentre outras, são elaborados doces, sucos e sorvetes. E como sub-produtos do caju ressalte-se a cajuína e a castanha, industrializada ou de produção caseira.

Frutos do mar outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense, tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. O camarão também é uma iguaria bem degustada em pratos como o “arroz de camarão” ou “bobó de camarão”.

53


GASTRONOMIA

Guloseimas vindas das casas de farinha, as tapiocas são (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos os nutritivos caldo de cana e a popular rapadura.

o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como “camarão no leite de coco”, a “caldeirada” (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo.

54


GASTRONOMIA

Símbolo da culinária cearense, a lagosta é outro produto do mar muito requisitado pelos turistas. O Ceará é o maior exportador brasileiro do produto, sendo Fortaleza reconhecida nacionalmente como o local onde se prepara a melhor lagosta do pais. Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambientes descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima.

Do Sertão: Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baiãode-dois. A carne de sol é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada.

55


CURIOSIDADE

Guarda Roupas dos sonhos

Q

uem nunca sonhou em ter um guarda roupas que nunca te deixe na mão, onde você sempre encontre as peças que procura e nunca tenha aquela sensação de que não tem nada para vestir.

Pois bem, com algumas atitudes como organização e supervisão você pode resolver esse grande problema, é só seguir as dicas á seguir.

56


CURIOSIDADE 1 - Para começar faça uma limpeza, separe todas as roupas que você não usa mais, nunca deixe uma peça parada no armário, ela só toma espaço e atrapalha na hora de encontrar as peças que realmente importam.

2 - Uma dica importante é ficar atenta a proporção de peças que você possui, depois de saber o que tem no seu armário você pode seguir a dica da proporção, que vários estilistas assinam e funciona da seguinte maneira: 30% peças da parte de baixo, ou seja, saias, calças, shorts e bermudas. 70% peças da parte de cima, ou seja, blusas, casacos, coletes, blazers, etc. Entre todas as peças 60% devem ser básicas, de cores neutras e sem muitos detalhes, assim elas poderão ser facilmente combinadas com outras peças.

3 - Se precisar fazer algumas comprinhas, antes de sair reflita sobre o que você gosta e o que realmente usa, antes de levar uma peça para casa leve em consideração as roupas que você já tem, os lugares que você frequenta e seu tipo físico, não adianta ter uma peça linda que não combina com nada, que não fica bem e que você não tem onde usá-la.

4 - Organize tudo! Separe as peças por categorias ( camisas, blusas, saias, calças), organize por estampas, cores e temas(roupas para festas, peças para o trabalho, looks casuais) assim você ganha tempo na hora de montar a produção.

57


CURIOSIDADE

5 - Bolsas e cintos devem ser pelo menos 60% em cores e temas neutros. Mantenha-os pendurados e visíveis, assim você não terá problemas para achá-los e combiná-los com suas roupas.

6 - Acessórios como colares devem sofrer uma limpeza, separe apenas os que você utiliza e procure deixá-los pendurados para evitar o problema de desenrolar um do outro. Lenços, echarpes podem ser guardados em caixas organizadoras e os acessórios mais delicados devem ser guardados em caixinhas menores e com divisórias.

7 - Os sapatos podem ser organizados de várias formas, em caixas, saquinhos transparentes, mas, a forma que eles ficam mais organizados e fáceis de identificar, é em uma sapateira apropriada.

8 - Defina uma periodicidade para organizar tudo, assim você não vai conseguir juntar bagunça.

58


1


CULTURA

Fotos: Divulgação

F esta Junina

60


CULTURA

61


CULTURA

C

hega o mês de junho e o nordeste brasileiro se prepara para uma de suas maiores festas, as festas juninas que comemoram festivamente três santos católicos reverenciados nesta época do ano, o Santo Antônio, santo querido das moças casadouras, São João e também São Pedro. Pode-se dizer que no nordeste e no norte do Brasil as festas juninas são muito mais festejadas pela a população, dessas regiões que o Natal, a mais importante festa cristã. Festas juninas no entanto, são historicamente a festividade mais importante para aquelas regiões, um evento de importância religiosa, cultural, e econômica .

A pesar

de não ser feriado nacional, a época das festas juninas é celebrada em todo o Brasil. De origem européia, essas festas são uma longínqua herança da festa pagã do solstício de verão, que também era celebrada no dia 24 de junho do calendário juliano (calendário anterior ao gregoriano utilizado nos dias de hoje). A festa foi rebatizada com o nome de Festa de São João ao ser cristianizada durante a Idade Média e homenageia importantes santos católicos, tais como Santo Antonio (13 de junho), São João (24 de junho),São Pedro (29 de junho), entre outros. No Brasil, as festas de São João mais conhecidas são as da Região Nordeste.

62


CULTURA

A típica festa de São João brasileira é realizada em uma área ao ar livre chamada de arraial ou “arraiá” (em uma alusão ao modo caipira de falar). O local é decorado com bandeirinhas de papel de várias cores, palha de coqueiro e balões feitos com papel de seda. Além disso, faz-se uma grande fogueira na área central do “arraiá” e erguem-se barraquinhas com atendentes que servem comida variada. As comidas mais típicas dessas festas são as que têm o milho como base do seu preparo, tais como, a canjica e a pamonha, devido ao fato de ser uma época ideal para a colheita desse vegetal. Sem dúvida, o ponto alto da festa é o da realização da Quadrilha, onde os participantes, disfarçados com roupas ao estilo caipira, dançam aos pares, realizando todo tipo de evoluções. Também conhecida como Saruê, Baile Sifilítico ou Mana-Chica em outras regiões do Brasil, a Quadrilha Caipira geralmente é liderada por um rapaz e uma moça, que fazem o papel de “noivos”. O enredo da Quadrilha, geralmente, se resume ao seguinte: o pai da “noiva”, furioso pelo avançado estado de gravidez da filha, força o “noivo” a casar-se com ela. Ao contrário do que se poderia pensar, o tom da Quadrilha não é trágico, mas, sim cômico, sobretudo pela resistência do “noivo” em aceitar o casamento.

63


EDITORIAL

BREDA

C

om dois anos de mercado a Breda Donna, foi um grande sucesso e uma surpresa para seus idealizadores. Visando suprir o de s e jo d a m u lh e r de e n c o n t rar pe ç as diferenciadas para o dia-a-dia sem perder a sofisticação, o grupo Breda Excelência em Alfaiataria criou a marca Breda Donna com essa missão, transformar um produto básico como a camisa social em um produto desejável, criando diferenciais para tornar a camisa uma peça chave para a elegância. Com o sucesso da marca em tão pouco tempo e com pedidos insistentes dos clientes, o grupo Breda Excelência em Alfaiataria está com uma nova marca, Breda Bambina, com peças semelhantes ao feminino adulto a B r e d a Bambina vem para incrementar o guarda roupa das mocinhas e encher os olhos das mamães corujas.


ESPAÇO DO LOJISTA


DICAS DE LOOK

DICAS DE LOOK 80


DICAS DE LOOK

O

look P/B é o hit da estação, fica lindo combinado com transparência, e vai com todas as outras tendências, tudo depende do bom gosto.

D

ecote em “V” vem com tudo trazendo sensualidade aos cortes retos e secos. O decote será muito utilizado com os maxi brincos e com a brincadeira do forro transparente.

81


DICAS DE LOOK

O

s conjuntinhos voltaram! Monocromáticos e com corte de alfaiataria, clássicos e coloridos, curtos, decotados e sérios. Um contraposto que fará muito sucesso!

V

C 82

ostas e laterais a mostra terão sua vez trazendo a feminilidade e a sensualidade aos vestidos e blusas.

estidos serão a peça do verão com corte seco e barra com textura e volume.


DICAS DE LOOK

C

ouro branco serรก usado em saias, blusas e jaquetas, tudo com uma releitura do utilizado nos anos 80.

O

estilo Tie-dye vem com elementos tropicais como frutas, folhas, pedras preciosas e algumas

flores.

83


Indice de Expositores

86

NOME FANTASIA

ESTANDE

ALPELO

1202

ANJUU

1124

APICE DA MODA

724

BAREZY

505

BCS

1

B R E D A E X C E L Ê N C I A E M A L FA I ATA

603/613

CAEDU

103

CINTOS LAZCO / CASUAL BELT

406

COBRA D’ÁGUA

1051

CROCKER JEANS

902

DIZ WEAR

204

E D I S A R A I VA G R AVATA R I A

327

E R VA C A F É

1130

EVENTUAL

203

FASHION CITY BRASIL

1207

FATA L S U R F

331

FISHERMEN

405

F I YA L A D Y FA S H I O N

605

GANGSTER

803

GRANDE MARCA

20

G R AVATA S V O G A

324

HOLIN Z STONE

1240

KISSAMAN

1024

KISSMISS

202

KLI

526

LE MARK

402

LELECA BELLA

830

LITHIUM

601


Indice de Expositores NOME FANTASIA

ESTANDE

LZT & YURIAN

730

MALHARIA NACIONAL

1205

MARISOL

717

MCA

1030

MDF

328

MENINA LINDA

623

MODELAN

1032

MR. TIE

312 E 314

MUCS

821

NARAKA

903

NICOBOCO / OCCY

1011

NORTH PEAK / NTPK

604

PA C I F I C B L U E

102

PA P I L L O N

429

PA R O S A N T I F U RT O

516

RED NOSE

101

R O S E I M P O RTA D O R A

1034

SALLO CONFECÇÕES

935

S AWA R Y

1002

SCALABRIN

321

SCHIAFINE & DIAMENT

420

SHAPER E CO.

620

SHOPPING MEGA POLO MODA

1243

SPRING

629

V2

935

VLC JEANS

201

YUMARIMEL

1208

ZUNE JEANS / ROCK & SODA

716

87


L I S TTA A D E AANUNCI NUNCIANTES ANTES BREDA BREDA AACCI LI LI O I O BBRREEDA DA I N I ND. D. EE CCOOMM. . CCOONNFF. . LLTTDA DA RRuuaa JJooão 6 5599 ão Te Teooddooro ro, , 1 16 BBrás rás -- São São PPau aul loo -- SP SP -- 0033000000--990000 Fo Fonnee: : ( (111 1) )22667722--1 1669999 -- ( (1111) )22667722--44005522

PPREF REFEITURA EITURA CE CE PPRREEFFEEI TI TUURRAA DE DE FFOORRTTAALLEEZZAA RRuuaa São J o s é São J o s é, , 001 1 -- Ce Cennttro ro Ce Cennttro ro --Fo Fortrtalaleezzaa -- CCEE -- 6600. .006600--1 17700 Fo Fonnee: : ( (8855) ) 3310 1055--14 146644

MARQUENTE MARQUENTE -- GANGSTER GANGSTER MMAARRQU QUEENNTTEE CCOONNFF LLTTDA DA RRuuaa AAl lmmi ran i ranttee BBarro arrossoo, , 77771 1--777755 BBrás rás -- São São PPau aul loo -- SP SP -- 0033002255--00001 1 Fo n e : ( 11 ) 2 7 9 6 3 5 0 5 Fo n e : 0 8 0 0 7 2 4 0 2 3-0 ( 1 1 ) 2 7 9 6 - 3 5 0 5

NARAKA NARAKA NNAARRAAKKAA CCOONNFF. . LLTTDA DA RRuuaa RRuubbi ni noo ddee OOl li ve i vei ra, i ra, 336666 BBrás São P au l o SP rás - São P au l o - SP -- 00003312 1 2--006600 Fo Fonnee: : ( (111 1) ) 22229922--44334422

SALLO SALLO CONF CONFECÇÕES ECÇÕES SA SALLLLOO CCOONNFF. . EE CCOOMM. . DE DE RROOUUPPAASS LLTTDA DA RRuuaa Pre s . G ro n c h i Se Pre s . G ro n c h i Semm nnúúmmeero ro -- Qd Qd GGooi ân 5 00 i âni ai a -- GGOO -- 7744335533--1 15 Fo n e : ( 6 2 ) 3 2 4 0 17 0 0 Fo n e : ( 6 2 ) 3 2 4 0 - 1 7 0 0 - ( (6622) ) 33224400--17 170055


N O R TH PE A K G R COM ERCI O D E RO UPA S L TD A . Avenid a Adh e ma r Pe r e i ra de B a r ros , 72 7 J ardim S a n ta M a r i a - J a ca r e í - S P - 1 2 32 8 - 3 0 0 Fo ne: ( 1 2 )39 6 2 - 1 0 0 0 - ( 1 2 )39 54 - 30 89

VLC FU LL P O WER CO M . C O NF. L TD A R ua Júli o Ri b e i ro, 4 4 Brás - S ã o Pa ulo - S P - 0 30 1 0 - 0 30 Fo ne: ( 1 1 ) 331 5- 89 9 9

C A S A B L A NCA E VE NT OS CASA B L A NCA EV ENTO S R ua M a r cos M a ce do, 1 333 Aldeo t a - For ta le za - C E - 6 0 1 50 - 1 9 0 Fo ne: ( 85) 34 6 6 - 6 0 0 0

R A Z ON CON F. S A I D RA Z O N JEA NS L TD A R ua Me n de s Jun i or , 4 2 1 Brás - S ã o Pa ulo - S P - 0 30 1 3- 0 1 1 Fo ne: ( 1 1 ) 2 6 9 4 - 571 7 - ( 1 1 ) 2 6 9 4 - 571 7

HO L I N ST ONE H OLIN S TO NE R ua H e n r i q ue di a s , 2 39 Brás - S ã o Pa ulo - S P - 0 30 0 9 - 0 2 0 Fo ne: ( 1 1 ) 32 2 8- 31 2 1

K I S S M I SS KISS M I S S R ua An h a i a , 581 Bo m Re ti ro - S ã o Pa ulo - S P - 0 1 1 30 - 0 0 0 Fo ne: ( 1 1 ) 2 52 8- 4 30 0 / ( 1 1 ) 2 52 8- 84 0 0


COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

ESTÁDIO CASTELÃO

C

onstruído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Castelão, foi inteiramente reformado para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, podendo acolher confortavelmente até 64.846 pessoas. A arena ganhou um estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são protegidos por uma cobertura, mesmo aqueles situados no anel inferior, mais próximo ao gramado. O acesso ao estádio também foi aprimorado com a construção de quatro corredores exclusivos de ônibus, de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e de duas estações de metrô, o torcedor terá muito mais facilidade de locomoção, tanto para os jogos como para os restaurantes, cinemas, hotel e o centro olímpico que devem fazer parte do complexo.

A grande expectativa do torcedor aliado à sua animação, deve fazer do Castelão o palco de dois grandes eventos de 2013 e 2014. Na Copa do Mundo da FIFA™, ele será a casa da Seleção Brasileira no segundo jogo da primeira fase, com apoio maciço, como o registrado em março de 2002, antes do Mundial do Japão/Coreia do Sul.

FICHA TÉCNICA Nome: Estádio Castelão Cidade: Fortaleza Ano de construção: 1973 Capacidade total: 64.846 espectadores

JOGOS EM FORTALEZA Fase de Grupos

GRUPO A 19/06 – 16:00 hs – Brasil x México – 47.485 ingressos já vendidos 23/06 – 16:00 hs – Nigéria x Espanha – 32.672 ingressos já vendidos

SEMI FINAIS 27/06 – 16:00 hs – 1º grupo B x 2º grupo A – 31.607 ingressos já vendidos

94


COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

95


2



Revista Fenim Nordeste