Issuu on Google+

PROJETO: CUIDE C – O COMEÇO DA CURA É O CONHECIMENTO AUTORIA: LIONS CLUBE BAURU ESTORIL


PROJETO LIONS CLUBES BAURU ESTORIL e ABPH TESTAGENS HEPATITE C

“Cuide C” O Começo da Cura é o Conhecimento DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: A Hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, sem sintomas físicos para o portador. O vírus quase sempre destrói o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, na maioria das vezes cirrose e câncer hepático. A evolução do dano hepático é diferente para cada indivíduo, podendo levar até 20 anos para a manifestação da doença. É muito comum que indivíduos descubram ser portadores da doença somente em fases avançadas, quando já há cirrose instalada ou mesmo o câncer primário do fígado – chamado também de hepatocarcinoma. Quando detectada precocemente, a Hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito. Estima-se que aproximadamente 3% da populaçao ̃ mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C (HCV), o que representa cerca de 170 milhões de indivíduos com infecção crônica e sob risco de desenvolver as complicaçoẽ s da doença. No Brasil, estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas pela Hepatite C e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. No Brasil, o Ministério da Saúde admite que mais de 4 milhões de pessoas podem estar contaminadas, e ainda não sabem disso, mas a OMS estima que o número verdadeiro pode ser bem maior.


1.APRESENTAÇÃO 1.1.OBJETIVO DO PROJETO: Uma campanha de detecção da hepatite C é um ponto de partida importante e de muito impacto para o início de um programa de municipalização da assistência aos portadores. Essa campanha serve para chamar a atenção da imprensa local para a divulgação de conceitos importantes sobre a doença, principalmente para diminuir o estigma existente e, também, sobre as possíveis conseqüências da doença, em termos de complicações crônicas. •Inibir a multiplicação do vírus •Aumentar a expectativa de vida •Melhorar a qualidade de vida •Diminuir a evolução para insuficiência hepática e transplante de fígado •Diminuir a transmissão da doença. 1.2 RESPONSÁVEL PELO PROJETO: A ResponsabilIdade deste projeto é do Lions Clube Bauru Estoril, em parceria com a Associação Brasileira dos portadores de Hepatites. Como Co-responsáveis teremos: *Secretária da saúde (que nos dará liberação para executar a campanha), *Empresas Privadas(Que através de ofício nos liberarão para executar as testagens em seus recintos.) *Orgãos Públicos

1.3. LOGOMARCA DO PROJETO:


2. DETALHAMENTO DO PROJETO 2.1.DETALHAMENTO DO PROJETO: O principal objetivo da ação é rastrear a infecção pelo vírus da hepatite C promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestarse sintomaticamente. No caso do Paciente ser detectado com o Vírus da Hepatite C, o teste é feito novamente para tirar a prova e caso dê positivo ele é encaminhado ao CTA (Centro de Testágem e Aconselhamento) paa fazer sorologia e receber aconselhamentos sobre o tratamento. CTA - Rua 15 de Novembro, 336 – Centro 2.2 GRUPO OU COMUNIDADE A SER ATENDIDA PELO PROJETO: O Lions Clube Bauru Estoril em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite-ABPH Oferecerá testes rápidos e gratuitos para toda população maior de 35 anos. Todas as pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhados para acompanhamento. O teste para detectar a doença é prático e rápido de fazer. “É só uma picada no dedo e o resultado sai em aproximadamente 3 minutos”. 2.3 ORÇAMENTO DETALHADO PARA O PROJETO: Um Projeto com custo praticamente 0% , que Inicialmente, será desenvolvido com a adesão de entidades e pessoas envolvidas nesta questão social, sem ter custos definidos. No decorrer do processo os custos serão cobertos com campanhas promovidas pelo Lions Clube Bauru Estoril e entidades envolvidas, além de orçamentos próprios, doações e verbas públicas que por ventura puderem ser alocadas a este projeto. Os testes serão viabilizados pela ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatite), organização não governamental que tem sede na cidade de São Paulo, que doou 700 kits ao município nesta primeira fase e se comprometeu com mais 500 a 1000 kits por mês. Eles contêm luvas cirúrgicas, plaquetas e reagentes, que são utilizados na extração de sangue e análise. Teremos custos com Tenda, Material de insumo (algodão, alcool, lixeira descarte e custos de telefonia, deslocamento, impressão de folders e camisetas campanha.


2.5 ESTRUTURA DO PROJETO Com o gerenciamento de Ações específicas, pelo Lions Clube Bauru Estoril, o projeto será executado, em parcerias com a ABPH e outras instituições da sociedade e apoiando projetos existentes. O Projeto será dividido em 3 ondas: 2.6 CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO (3 Ondas) 1º Onda: Dia 12 de Abril (sábado), das 8:00 às 12:00 horas, a Praça Rui Barbosa será palco para Feira da Saúde dos Lions Clubes de Bauru, que espera atrair um grande número de visitantes e realizar testes gratuitos de Glicemia, Testes de Hepatite C, Teste de visão, aferição de pressão arterial e outros exames de modo que sejam evitados futuros problemas de saúde. A Feira da Saúde dos Lions Clubes de Bauru, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Bauru por meio da Secretaria de Saúde, com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites – ABPH que forneceram os Testes de Hepatite C e com a Faculdade Anhanguera que estará presente com seus alunos de enfermagem. Dezenas de Voluntários dos 6 Lions Clubes de Bauru (Centro, Norte, Falcão, Bela Vista, Estoril e Sul), estarão com barracas de atendimento ao público. Entre elas Orientações sobre Hanseníase e Renais Crônicos, Orientações sobre o Câncer de Mama, Bafômetro, Orientação sobre drogas, coleta de potes de vidro para o Banco de leite, além da equipe de Odontologia com o Odontomóvel e a Equipe de Zoonoses. A Feira dos Lions Clubes de Bauru será aberta ao público, e todos os testes e exames realizados no local serão gratuitos. Caso haja suspeita de gravidade no caso, o visitante receberá instruções e será encaminhado a uma unidade de saúde mais próxima de casa. A Estimativa do Lions Bauru Estoril e da ABPH é esta feira fazer testagens em torno de 400 testagens.


ENERBRAX ACUMULADORES 03/04/2014 80 TESTES REALIZADOS


FEIRA DA SAÚDE LIONS CLUBES DE BAURU 12/04/2014 400 TESTES REALIZADOS


FEIRA DA SAÚDE LIONS CLUBES DE BAURU 12/04/2014 400 TESTES REALIZADOS


2º Onda: Em um Segundo momento serão feitos testes em diversas localidades, dando prioridade a setores/trabalhos que tem exposição á riscos além XV Convenção Distrital em Tupã dos Lions Clubes LC8. •Empresas privadas. (Enerbrax, Tudor, Confiança. Servimed, Plasútil…) •Rodoviárias, •Estádios de Futebol, •Salões de Cabeleireiro Além de: •Corpo de Bombeiros; •Polícia Militar, •INSS •Endurb, •Albergues, •IPA, •CAPS, 3º Onda: E em um terceiro momento percorrer cidades vizinhas, pertencentes ao LC8, implantando esta ação e apadrinhando um Lions Local para dar continuidade e expansão ao projeto


CAMISETA:

LIONS CLUBE BAURU ESTORIL

FRENTE COSTAS


BANNERS:


Mテ好IA 06/04/2014:


Mテ好IA12/04/2014:


Mテ好IA 13/04/2014:


Mテ好IA DIAS: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 E 12/04/2014 NO JORNAL DA CIDADE DE BAURU.


PROJETO CUIDE C - O COMEÇO DA CURA É O CONHECIMENTOHepatite c