Page 1

COLORINFO


2


colorinfo 'HVLJQJUiÀFRSRULQIRJUiÀFRVHFRUHV


FICHA TÉCNICA: 1º edição Título: COLORINFO Designers: Gustavo Sena, Jacqueline Arimura, (Infográficos) Lílian Fernandes, Mário Lucas, Matheus, Vitor dos Santos Capa: Jacqueline Arimura Diagramação: Jacqueline Arimura Revisão: Rodrigo Queiroz Data: Maio de 2014 Dimensões: 21 x 21cm Impressão:

4


AGRADECIMENTOS Agradecemos a todos os nossos professeros e coordenadores pelas orientaçþes e ensino,a todos nosso colegas e familiares por toda ajuda e apoio ao projeto.

5


Sumário 16 impressão

6

8 história do design gráFico

20 Técnicas FotográFicas

12 TipograFia aplicada ao uso de embalagens

24 DesignDesign de séries de séries


28

32

36

Categorias conceituais da gestalt

Design moderno e pós-moderno

Design de jogos

40 Design de superfícies aplicadas em ambientes

44 Biomimética e biônica

48 ELEOLRJUDêDHUHIHUªQFLDV

7


8


hist贸ria do design 9


Para Visualizar o Infogrรกfico de Hitรณria do Design acesse o endereรงo abaixo: http://zip.net/bvnw3S

10


11


12


Fi WLSRJUDêD $SOLFDGDDRXVRGHHPEDODJHQV

13


HUMANISTAS HUMANISTAS

A altura A altura do tipo doétipo relativamente é relativamente baixa;baixa; a largura a largura dos braços dos braços quasequase não varia; não varia; espessura espessura mediana; mediana; mais usada mais usada com cores com cores escuras. escuras.

,

,

Ae Ae

tipo: Centaur tipo: Centaur

GARALDAS GARALDAS

SerifasSerifas agudas; agudas; mediano mediano contraste contraste entre entre fino efino grosso; e grosso; o “e” tem o “e”sua tembarra sua barra reta; reta; o eixooéeixo vertical é vertical mas não masracional. não racional.

Ae Ae

tipo: Cason tipo: Cason Clássico Clássico

REAIS REAIS

EnfaseEnfase no eixo novertical; eixo vertical; contraste contraste entre entre fino efino grosso; e grosso; são serifadas. são serifadas.

Ae Ae

tipo: Perpetua tipo: Perpetua

DIDONES DIDONES

Contraste Contraste extremo extremo em branco em branco e preto; e preto; redução redução da abertura da abertura interna interna do tipo; do tipo; seu eixo seuéeixo precisamente é precisamente reto. reto.

Ae Ae

tipo: Bodoni tipo: Bodoni MT MT

14

Clássicas Clássicas

Modernas Modernas


,

MECANIZADAS MECANIZADAS

SerifasSerifas não são nãoacabamento são acabamento caligráfico, caligráfico, são pontos são pontos de de atenção atenção dos tipos; dos tipos; quasequase não varia não espessura; varia espessura; alturaaltura do tipo doelevada. tipo elevada.

Ae Ae

tipo: Rockwell tipo: Rockwell

,

CURSIVAS CURSIVAS

Escrita Escrita manual manual informal. informal.

Ae Ae

tipo: Brush tipo: Brush ScriptScript STD STD

Manuais Manuais

CALIGRÁFICAS CALIGRÁFICAS

Geralmente Geralmente desenhadas desenhadas e não epadronizadas; não padronizadas; serifa serifa presente; presente; não varia não traços. varia traços.

Ae Ae

tipo: American tipo: American UncialUncial

INCISAS INCISAS

Legível Legível em qualquer em qualquer corpo;corpo; em corpo em corpo pequeno pequeno pareceparece perderperder sua serifa; sua serifa; formas formas côncavas. côncavas.

Ae Ae

tipo: Trajan tipo: Trajan

LINEARES LINEARES

Não possuem Não possuem serifas; serifas; não apresentam não apresentam variações variações na espessura. na espessura.

Ae Ae

tipo: Century tipo: Century Gothic Gothic

15


16


impress達o 'H*XWHPEHUJDRGLJLWDO

17


PRENSA PRENSA DEDE GUTEMBERG GUTEMBERG Maquina Maquina grande, grande, não não portátil; portátil; Completamente Completamente manual; manual; Formato Formato de impressão de impressão unico. unico.

Tipos físicos móveis Tipos físicos móveis

Exemplo de impresso. Exemplo de impresso.

18

Pigmento preto, impressões Pigmento preto, impressões monocromáticas monocromáticas


IMPRESSORA IMPRESSORA DIGITAL DIGITAL Maquinas Maquinas em diversos em diversos tamanhos; tamanhos; Equipamentos Equipamentos automáticos; automáticos; Diversos Diversos tipostipos de impressão. de impressão.

AE AE Tipos Tipos digitais digitais

Exemplo de impresso. Exemplo de impresso.

Pigmentos Pigmentos nas cores nas cores ciano, ciano, magenta, magenta, amarelo amarelo e preto. e preto. Impressões Impressões poli-policromáticas. cromáticas.

19


20


técnicas IRWRJU¡êFDV Fi 21


Nessa Nessa tecnica tecnica o objeto o objeto principrinc pal fica pal nitido fica nitido e o fundo e o fundo desfodesfo cado,para cado,para conseguir conseguir esseesse efeitoefeito é simples,diminua é simples,diminua a ve-a ve locidade locidade da camera da camera e aponte e aponte parapara o alvo o alvo nissonisso faça faça o movio mov mento mento juntojunto com com ele enquanto ele enquan a foto aé foto tirada. é tirada.

com com a velocidade a velocidade baixabaixa 1/30s1/30s

É uma É uma das tecnicas das tecnicas maismais sim- s ples,posicionando ples,posicionando o elemento o eleme proximo proximo ao ponto ao ponto de luz,nisso de luz,n quando quando a foto aé foto tirada é tirada ela ela captacapta apenas apenas a luzade luzfundo de fund deixando deixando uma uma silhueta silhueta no eleno mento mento desejado desejado

Para Para obter obter melhor melhor resultado resultado na tecnica na tecnica deve deve levar levar os tres osfatores. tres fato

2222

Fotografo>assunto>luz Fotografo>assunto>lu


AquiAqui o fotográfo o fotográfo enquadra enquadra a a imagem imagem a divindo a divindo em seis em seis qua-quadros dros os pontos os pontos que em queseus em seus quadros quadros é que é determinam que determinam ondeonde os elementos os elementos estarem estarem po- posicionados sicionados na foto na foto ele tambem ele tambem ajudaajuda determinar determinar sombra sombra a divia divi são da sãoinformação. da informação.

Ao contrario Ao contrario de o de que o muitos que muitos pensam pensam a corapode cor pode ser modifiser modificadocado de outra de outra forma forma que não que não seja seja em softwares,o em softwares,o proprio proprio fotografo fotografo por meio por meio de luzes de luzes e e lentes lentes consegue consegue novas novas cores. cores.

Modificando Modificando a sa-a saturação turação e o tom e o tom da cor da cor

2323


24


design de sĂŠries 25


PHILIPS

PHILIPS

PHILIPS

PHILIPS

dinamica dessa serie,o POP ART.Por meio de colagens para apresentar Um dos estilos mais famosos do design é utilizado para mostrar a personagens,o estilo foi uma otima escolha para essa historia divertida dinamica dessa serie,o POP ART.Por meio de colagens para apresentar e dinamica. Muito aodivertida pop art personagens,o estilo foi uma otima escolha parasemelhante essa historia de Andy Warhol e dinamica. Muito semelhante ao pop art de Andy Warhol

CHUCK CHUCK Um dos estilos mais famosos do design é utilizado para mostrar a

Uma grande aula de semiotica,varios elementos pensados dentro da abertura dão caracteristica a o que vem a ser o seriado,a presença de Uma grande aula de semiotica,varios elementos pensados dentro da um corvo representando a morte e a arvore secando no final são alguns abertura dão caracteristica a o que vem a ser o seriado,a presença de desses elementos. um corvo representando a morte e a arvore secando no final são alguns desses elementos.

SIX FEET UNDER SIX FEET UNDER

seriado alcançarsucesso sucessosão são necessariosvarios necessarios varios profissionais ligados para que ParaPara umum seriado alcançar profissionais ligados elaPara seum torne um algunssão desses profissionias que desenvolvem asdesenvolvem aberturas,carum alcançar sucesso são necessarios varios profissionais ligados para que Para seriado alcançar sucesso profissionais ligados para que elaseriado sesucesso,e torne umsão sucesso,e sãonecessariosvarios alguns desses profissionais que acteristica forte de muitos seriados essas vinhetas conquistam o coração dos fãs e dão fundaelaaberturas seque torne um sucesso,e são alguns desses profissionias que desenvolvem asdesenvolvem aberturas,carpara ela se torne um sucesso,e são alguns desses profissionais que as caracteristica forte de muitos seriados,essas vinhetas conquistam muitos mentos asde series.Nesse infografico confere alguns exemplos muitas acteristica forte muitos seriados essas voce vinhetas conquistam o coraçãode dos fãs e delas dão fundaas caracteristica forte de muitos seriados,essas vinhetas conquistam fãsaberturas e dão fundamentos as series.Nesse infografico voce confere alguns exemplos famosas e confere premiadas. mentos as series.Nesse infografico voce alguns exemplos de muitas delasmuitos fãs e dão fundamentos infografico voce confere alguns exemplos de muitas delas,famosasaseseries.Nesse premiadas. famosas e premiadas. de muitas delas,famosas e premiadas.

CRIATIVIDADE EM SERÍE CRIATIVIDADE EM SERÍE

26


PHILIPS

PHILIPS

PHILIPS

PHILIPS

Brasil e essa miniserie é uma das que mais impressiona,por meio da ilusA Rede Globo é sinonimo de criatividade quando o tema é abertura no tração e animação stop-motion. Brasil e essa miniserie é uma das que mais impressiona,por meio da ilustração e animação stop-motion. Baseado tambem nas coxas de retalho,caracetristica do sertão e do design de superfice. Baseado tambem nas coxas de retalho,caracetristica do sertão e do design de superfice.

HOJE É DIA DE MARIA HOJE É DIA DE MARIA A Rede Globo é sinonimo de criatividade quando o tema é abertura no

A computacão grafica veem sendo cada vez mais usada e aprimorada na televisão e essa abertura ganhadora de varios premios é um otimo exemplo disso. A computacão grafica veem sendo cada vez mais usada e aprimorada na televisão e essa abertura ganhadora de varios premios é um otimo exemplo disso. Esse é um dos sketch’s criados antes da concepção grafica em si Esse é um dos sketch’s criados antes da concepção grafica em si

GAME OF THRONES GAME OF THRONES

27


28


Gestalt 6XDVFDWHJRULDVFRQFHLWXDLV

29


CATEGORIAS CATEGORIAS CONCEITUAIS CONCEITUAIS CATEGORIAS CATEGORIAS CONCEITUAIS CONCEITUAIS DA DA GESTALT GESTALT DA DA GESTALT GESTALT

Acesse Acesse o siteopara site para sabersaber mais mais sobresobre

Desarmonia Desarmonia éa éa formulação formulação oposta oposta da da harmonia, harmonia, o resultado o resultado de uma de uma desarticulação desarticulação na integração na integração das das unidades. unidades.

Desequilibrio Desequilibrio éo éo estudo estudo das das forças forças agindo agindo sobre sobre o corpo. o corpo.

30

Leis da Leis Gestalt! da Gestalt! ! ! http://migre.me/jjmkQ http://migre.me/jjmkQ


Contraste Contraste é associado é associado a iluminação a iluminação natural, natural, artificial artificial ou as ouduas. as duas.

Harmonia Harmonia éa éa organização organização visual. visual. É o estado É o estado em que em que se se encontra encontra em em equilibrio equilibrio perfeito. perfeito.

3131


32


Design Moderno e P贸s Moderno 33


MODERNO MODERNO

XX

As As tipografias manuscritas e serifadas deram lugar aosaos tipos de de tipografias manuscritas e serifadas deram lugar tipos máxima legibilidade e uniformidade de traço. PorPor esseesse motivo, a a máxima legibilidade e uniformidade de traço. motivo, tipografia Helvética foi foi intensamente utilizada nesse período. tipografia Helvética intensamente utilizada nesse período.

UmUm novo processo de impressão foi foi utilizado nessa época: a Litonovo processo de impressão utilizado nessa época: a Litografia, propondo uma prática criativa para essaessa nova tecnologia da d grafia, propondo uma prática criativa para nova tecnologia comunicação visual, criando e difundindo o conceito de impressão comunicação visual, criando e difundindo o conceito de impressã da época da época

34 34 22

Na Na década década de 60 de era 60 era usado usado o sistema o sistema gridgrid system system (sistema (sistema de de grades), grades), no no qual qual tudo tudo eraera estruturado estruturado respeitando-se respeitando-se as várias as várias linhas linhas de construção. de construção.


XX

PÓS-MODERNO PÓS-MODERNO

fontes utilizadas nesse período seguem uma ordem padrão As As fontes utilizadas nesse período nãonão seguem uma ordem padrão para leitura. O conceito da legibilidade textos respeitados ara leitura. O conceito da legibilidade dosdos textos sãosão respeitados se pode utilizar fontes tamanhos e formas diferentes masmas se pode utilizar fontes de de tamanhos e formas diferentes porpor exemplo. xemplo.

Hoje, é possível combinar e utilizar os meios de comunicação como Hoje, é possível combinar e utilizar os meios de comunicação como a Internet, impressão, telefonia móvel e TV único conceito. Internet, impressão, telefonia móvel e TV emem umum único conceito. A tecnologia empregada maquinário de grande A tecnologia empregada no no maquinário hojehoje emem diadia é deé grande contribuição para a difusão desses recursos de impressão. ontribuição para a difusão desses recursos de impressão.

O pós-modernismo trabalha a desestabilização da ordem O pós-modernismo trabalha comcom a desestabilização da ordem emem favor da anarquia, caos, da emoção. A mistura de elementos avor da anarquia, do do caos, da emoção. A mistura de elementos de de todos os tipos e épocas permitida e incentivada. odos os tipos e épocas eraera permitida e incentivada.

3535

33


36


design de jogos 37


INÍCIO INÍCIO

%LW VLPSOLÀFDomRSDUDGtJLWR %LW VLPSOLÀFDomRSDUDGtJLWR ELQiULR´%,QDU\GLJL7µHP ELQiULR´%,QDU\GLJL7µHP LQJOrV pDPHQRUXQLGDGH LQJOrV pDPHQRUXQLGDGH GHLQIRUPDomRTXHSRGHVH GHLQIRUPDomRTXHSRGHVH DUPD]HQDGDRXWUDQVPLWLGD DUPD]HQDGDRXWUDQVPLWLGD 8VDGDQD&RPSXWDomRHQD 8VDGDQD&RPSXWDomRHQD 7HRULDGD,QIRUPDomR8P 7HRULDGD,QIRUPDomR8P ELWSRGHDVVXPLUVRPHQWH ELWSRGHDVVXPLUVRPHQWH YDORUHVSRUH[HPSORRX YDORUHVSRUH[HPSORRX YHUGDGHLURRXIDOVR YHUGDGHLURRXIDOVR

38 22


2VELWVQmRHVWmRUHODFLRQDGRVDRVWUDGLFLRQDLV 2VELWVQmRHVWmRUHODFLRQDGRVDRVWUDGLFLRQDLV FRPSXWDGRUHVTXHFRQKHFHPRVKRMHHPGLD FRPSXWDGRUHVTXHFRQKHFHPRVKRMHHPGLD PDVHOHVVHUHODFLRQDPWDPEpPFRP PDVHOHVVHUHODFLRQDPWDPEpPFRP RXWURVDSDUHOKRVHOHWU{QLFRVGRQRVVR RXWURVDSDUHOKRVHOHWU{QLFRVGRQRVVR FRWLGLDQRFRPRSRUH[HPSORRVYtGHRJDPHV FRWLGLDQRFRPRSRUH[HPSORRVYtGHRJDPHV GHDOWDRXEDL[DWHFQRORJLD GHDOWDRXEDL[DWHFQRORJLD (OHVVmRUHVSRQViYHLVSHODMRJDELOLGDGHH (OHVVmRUHVSRQViYHLVSHODMRJDELOLGDGHH WDPEpPSHODSDUWHJUiÀFDGRVMRJRVGHVGHR WDPEpPSHODSDUWHJUiÀFDGRVMRJRVGHVGHR SULQFtSLRDWpRVGLDVDWXDLV SULQFtSLRDWpRVGLDVDWXDLV

FIM FIM

$63(d$6'2-2*26((1&2175$012),1$/'2/,952 $63(d$6'2-2*26((1&2175$012),1$/'2/,952

39

33


40


design de superfĂ­cie aplicado em design de ambientes

41


               



  



      



    

 

                    

                     

         

   

  

  



42 42





   



               

 



     

                   







  

 


             



   

       

     

          

   

  



  

           

 

 

 

 

 

 

 

 

           

4343


44


biomim茅tica e bi么nica 45


Turbina “Whale Power” Turbina “Whale Power”

8% 8%

2% -32 -3%

Inspirada Inspirada na na forma forma das das bar-barbatanas batanas da bada baleia leia jubarte, jubarte, as as lâminas lâminas nervunervuradas radas desse desse tipo tipo de turbina de turbina eólica eólica produzem produzem 32%32% menos menos atrito atrito e e 8% 8% de deslocade deslocamento mento de ar deque ar que as lâminas as lâminas lisaslisas convencionais. convencionais.

46

BIOMIMÉTICA BIOMIMÉTICA EEBIÔNICA BIÔNICA ALICATES ALICATES Baseados Baseados nas nas tenases tenases dos dos caranguejos. caranguejos.


cor relacionada cor relacionada à Biomimética à Biomimética

cor relacionada cor relacionada à Biônica à Biônica

Baseado Baseado na forma na forma como como as as folhas folhas do lótus do lótus repele repele a a água água e a sujeira. e a sujeira.

EFEITO EFEITOLÓTUS LÓTUS Desenvolvido Desenvolvido pelapela Mercedes-Benz Mercedes-Benz a partir a partir da da forma forma do peixe do peixe cofre, cofre, o carro o carro Bionic Bionic atinge atinge XPFRHoFLHQWHGH XPFRHoFLHQWHGH aerodinâmica aerodinâmica de 0,19 de 0,19 e e

0% -20-2% %% 0 -2-02-% 0 20-2%

consome consome 20% 20% menos menos combustível combustível que que um veículo um veículo convencional convencional de potência de potência equivalente. equivalente.

CARRO CARROBB IÔNICO IÔNICO

Velcro Velcro

Desenvolvido Desenvolvido a partir a partir de de 1941 1941 pelopelo engenheiro engenheiro George George de Mestral de Mestral a partir a partir da observação da observação de sementes de sementes de grama de grama dotadas dotadas de de

espinhos espinhos e ganchos e ganchos que que se prendiam se prendiam nos nos pelos pelos de seu de seu cão.cão.

47


%LREOLRJUDêDHUHIHUªQFLDV Sintaxe da Linguagem Visual Dondis, Donis A. Martins Editora Gestalt do Objeto Filho, Joao Gomes; Filho, Joao Gomes Escrituras http://www.google.com.br/imgres ARQUIVO GERAL http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_gr%C3%A1fico_moderno HERBERT BAYER http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Bayer LÁSZLÓ MOHOLY-NAGY http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1szl%C3%B3_Moholy-Nagy EL LISSTZKY http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Lissitzky PIET MONDRIAN http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian WILLIAN ADDISON DWIGGINS http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Addison_Dwiggins

http://blogna.tv/aberturas-incriveis-de-series/ http://chocoladesign.com/game-of-thrones-abertura-da-serie http://chocoladesign.com/series-que-usam-motion-design-nas-aberturas http://chocoladesign.com/tendencias-de-design-2014-segundo-shutterstock-infografico

48 2


3


Colorinfo  

Trabalho Interdisciplinar do curso de Design Gráfico - 2º período - UNIBH. Alunos: Gustavo Sena, Lilian Fernanda, Jacqueline Arimura, Mário...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you