Page 1

ERGA OMNES 14 de setembro de 2012

| EDITORIAL|

Neste Erga Omnes n° 126:

Lembramos aos colaboradores sobre a utilização dos equipamentos e materiais do escritório na seção “Práticas MTA”. Em nossa agenda informamos cursos profissionalizantes gratuitos na Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul, indicamos o do livro “Etiqueta Corporativa”, e ao final da publicação o artigo “Novas Regras Para Velhos Hábitos”. Confira também a lista de aniversariantes da primeira quinzena de setembro, e a coluna “Conheça seu colega”. Boa leitura!

Edição nº126/ Ano IV Belo Horizonte: Jacqueline Lopes Santos/ Bruno Carvalho/ Fernanda Ferron/ Eliane Freitas/ Equipe Cível e Tributário MTA BH São Caetano do Sul: Kelly Marcolino / Júlia Lins Risonho Rio de Janeiro: Flávia Ubaldo

Contato mkt@mtostes.com.br

1| Erga Omnes


| EM FOCO |

SEGURANÇA CONCEDIDA - Os MM. Desembargadores do Tribunal Federal da 1ª Região, deram provimento à apelação interposta pela sociedade Fresar Tecnologia de pavimentos, para assegurar o direito de recolher o PIS e COFINS sem a inclusão na base de cálculo das referidas exações dos valores correspondentes de ISSQN sobre os serviços, com direito de proceder à compensação de eventuais créditos relativos ao recolhimento indevido nos últimos cinco anos. Responsáveis: Gustavo Ferreira, Luís Bambirra, Saulo Araújo e Camila Morais – Tributário MTA/BH. LIMINARES EM “SUSTAÇÃO DE PROTESTOS” DA ZANINI INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS – Nos idos do mês de agosto a equipe cível do MARCELO TOSTES ADVOGADOS foi provocada para intentar procedimentos cautelares de sustação de protesto contra três empresas diversas. Os títulos foram levados a protesto arrimados em possíveis inadimplementos contratuais. Nas cautelares, ficou evidenciado que a ausência do pagamento foi fruto da não concordância com o produto entregue. Todas as iniciais foram despachadas com os Magistrados em Mateus Leme pela equipe de estagiários do escritório, sendo todas as liminares pleiteadas deferidas no mesmo dia da distribuição, demonstrando que o trabalho em equipe é essencial para o deslinde profícuo de todo e qualquer processo. Responsáveis: Rafael Chelotti e Gustavo Hudson, Renata Laudares e Marcella Pereira – Cível MTA/BH.

PROVIMENTO AGRAVO DE INSTRUMENTO – REVISTA ENCONTRO X ARTES GRÁFICAS SESIL – Trata-se inicialmente de ação falimentar proposta contra a Revista Encontro fincada em título supostamente vencido e não pago. O valor discutido nos autos era incompatível com o débito da Encontro, e sequer estava vencido, mas, de toda forma, foi feito o depósito elisivo de parte do valor para que se afastasse a falência. O Magistrado converteu, então, o procedimento falimentar em ação de cobrança tendo a decisão transcorreu sem qualquer oposição das partes, donde se conclui a ausência de infirmação pela credora do poder elisivo do depósito realizado, não sendo possível a rediscussão do fato. Ato posterior, provocado pelo Autor, o Juiz chamou o feito a ordem requerendo que o depósito elisivo fosse complementado sob pena de nova conversão do feito para ação falimentar. A decisão interlocutória, após a irredutibilidade do Magistrado, foi objeto de Agravo de Instrumento, tendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais dado provimento ao Agravo de Instrumento da Encontro, confirmando a tese do escritório de que, tendo a decisão que converteu o procedimento falimentar em ação de cobrança transcorrido sem qualquer óbice pelas partes não seria possível a rediscussão da matéria já atingida pelas iras da preclusão temporal, merecendo, assim, reforma a decisão agravada. Responsável: Rafael Chelotti – Cível MTA/BH.

2| Erga Omnes


| ESPAÇO ABERTO |

Este espaço é destinado a informar a toda a equipe as notícias internas do escritório que são enviadas pelos colaboradores. Por isso sua participação ativa é muito importante para a publicação.

Sabemos que é difícil mudar hábitos, mas solicitamos que, por favor, dêem um pouco mais de atenção ao objetivo da campanha, afinal as ações de hoje refletem nos resultados de amanhã.

INFORMES Práticas MTA – Utilização dos Equipamentos e Materiais do Escritório Computadores e Impressoras A utilização de mídias nos computadores será, obrigatoriamente, precedida de sua verificação com o programa antivírus atualizada. Nenhum software poderá ser instalado nos computadores, salvo com prévia autorização da gerência. A utilização dos computadores e demais materiais é estritamente para o uso profissional. As impressões deverão ser retiradas no momento da solicitação, através de senha individual. (Manual de Procedimentos, pg. 11) TOSTES VERDE Mesmo com os emails da campanha e os lembretes distribuídos, muitos colaboradores saem e continuam deixando luzes acesas, ar condicionado e monitores ligados.

EQUIPE MTA Admissões: Ciro Siqueira Coordenador TI - MTA BH Amanda Aparecida de Souza Advogada Trabalhista – MTA BH Anamélia M.O. S. Zuquim Advogada Trabalhista- MTA BH Desligamentos: Érica Lapa Advogada Trabalhista – MTA BH Marlúcio Marques Ferreira Estagiário Globex Cível - MTA BH Stephanie Coltz de Almeida Estagiária – MTA BSB Alessandro Leandro Auxiliar Administrativo Jurídico – MTA SCS Delví Biadolla Auxiliar Administrativo – MTA SCS Juliana Vetore Carmo Advogada Trabalhista Globex Cível – MTA SCS Tatiana Moita Advogada Trabalhista Globex – MTA SCS Marisa B. Rissardo Advogada Trabalhista Globex – MTA SCS 3| Erga Omnes


Destaque MTA A advogada e coordenadora Flávia Ubaldo e as advogadas Taís Honório e Amanda Fontoura estiveram no Tribunal de Justiça do RJ no lançamento da 23ª edição do livro “Lições de Processo Civil”, volumes 1, 2 e 3, do desembargador Alexandre Freitas Câmara; e da 20ª edição de “Direito Processual Penal”, do desembargador Paulo Rangel. Como informado no Erga Omnes 125.

Comemorações MTA No dia 05/09 foi comemorado na unidade BH o aniversário do colaborador Alcino Bicalho, controller.

4| Erga Omnes


| CONHEÇA SEU COLEGA |

Nome: Júlia Lins Risonho

Nome: Eliane Vieira de Freitas Leal

Formação Acadêmica: Bacharel em direito pela PUC MG.

Formação: 2º grau completo

Cargo MTA: Auxiliar Administrativo - MTA SCS. Extracurricular: “teatro, cantar (quando sobra um tempinho)”. Atividade de lazer: “curtir a família e os amigos. Gosto das atividades relacionadas a igreja e células.”

Cargo MTA: Auxiliar Administrativo– MTA BH. Extracurricular: “Eu gosto muito de cantar, não sei kkk, mais gosto, tipo quando estou arrumando casa nossa vira uma bagunça eu e o playback super engraçado, mas a musica me relaxa quando estou triste ela me faz ter força e certeza de que a tristeza vai passar e quando estou feliz canto pra ficar mais feliz e transmitir a minha felicidade para as pessoas.” Atividade de lazer: “Eu gosto de ir ao cinema com meu esposo, ir pra casa dos meus pais no interior quando dá, comprar alguma coisa (toda mulher adora este lazer kkk ), de assistir TV, e é isso que eu gosto de fazer.”

5| Erga Omnes


| ANIVERSARIANTES |

Luis Paulo Alves Sá – BH – 01/09 Ubirajara Zilmar Rodrigues Nery – SCS – 01/09 Thais de Castro Pauleto – SP – 01/09 Emilene Marília Duarte – SCS – 03/09 Karine Silveira Dias Amorin – BH – 05/09 Alcino Bicalho – BH – 05/09 Juliana Barros Baldan – SP – 07/09 Diógenes da Silva – SCS – 12/09 Márcio de Sá Penteado – SCS – 13/09 Rafael Souza Starling – BH – 13/09 Alana Andreza Santos Rodrigues – SCS – 14/09 Dener Pereira dos Reis – BH – 19/09 Raphael Nogueira da Silva – RJ – 17/09

Toda a equipe MTA deseja felicidades e sucesso!

6| Erga Omnes


| AGENDA | Curso – SCS A Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul oferece a comunidade a oportunidade de fazer um curso de especialização na área da administração.    

Data: 15/09 Horário: 9h às 12h15 Cursos: auxiliar administrativo, matemática financeira, auxiliar de vendas, contabilidade, recursos humanos e informática. Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul

Informações: www.anhanguerajuniorscs.com.br

Evento - BH XVI Congresso Internacional de Direito Tributário   

Data: 19 a 21/09 Horário: 19 às 21h30 Local: Hotel Ouro Minas Avenida Cristiano Machado, 4001 - Palmares Belo Horizonte - MG

Informações: (31) 3261-0506 / abradt@abradt.com.br

ERGA OMNES INDICA

Nome: Etiqueta Corporativa Autor: EGGER - MOELLWALD, Licia; EGGER - MOELLWALD, Hugo Editora: Anhembi Morumbi

De maneira bem-humorada, prática e informal, este livro apresenta as formas de aperfeiçoar o marketing pessoal - o Sucesso do “Eu”.

7| Erga Omnes


| ARTIGO |

ETIQUETA CORPORATIVA: NOVAS REGRAS PARA VELHOS HÁBITOS

Se você ainda acredita que regras de etiqueta são aqueles cuidados que você dever ter à mesa, é hora de mudar seu ponto de vista. As noções de etiqueta ultrapassaram a fronteira dos restaurantes e jantares e se aplicam em muitos setores da sua vida, mesmo que você ainda não tenha percebido. Beber além da conta, vibrar com o toque do seu time de coração no celular, usar uma roupa exagerada em plena segunda-feira às 15h. Tudo isso pode comprometer sua imagem no ambiente de trabalho, se você não estiver atento. Mesmo assim, mantenha a calma. Algumas situações a que somos expostos todos os dias podem parecer traiçoeiras, mas a mais fiel aliada da etiqueta corporativa ainda é o bom senso.

ETIQUETA CORPORATIVA, QUE BICHO É ESSE?

Assim como outras regras de etiqueta, no ambiente corporativo essas normas têm o objetivo de formar e/ou capacitar um funcionário para atender clientes, principalmente, da melhor forma possível. É o que conta a consultora em etiqueta e assessora de noivas, Gianine Luiza. Essas regras ainda incluem a apresentação física, contato com colegas e chefes, contatos ao telefone - sempre com base nas regras da boa educação e da melhor convivência.

Além disso, o marketing pessoal pode ser importante para sua carreira. "É a melhor forma que temos para conseguir aquilo que queremos profissionalmente, usando nossa apresentação, nossa forma de comunicação, nossas atitudes, a forma como falamos e tratamos as pessoas, nosso poder de persuasão, etc.", conta Gianine.

Lígia Marques, consultora em etiqueta e marketing pessoal, ressalta que o conhecimento das regras de etiqueta fazem com que o ambiente de trabalho se torne mais leve e produtivo. Ela afirma que "são instruções bastante simples, mas que as pessoas precisam ter ouvido de alguém para ter certeza e se sentirem seguras em suas atitudes futuras."

ETIQUETA COM ESPAÇO GARANTIDO

Longe da teoria, a aplicação não parece ser muito respeitada. "As pessoas não ligam para regras de etiqueta e ainda as consideram uma grande frescura!", resume Gianine.

Mesmo assim, a sociedade dá sinais de mudança – para melhor. "Hoje estamos num processo de franca valorização deste tipo de conhecimento, embora tenha havido um grande hiato depois dos anos 60 até recentemente", pondera Ligia. 8| Erga Omnes


O trabalho também consiste em mostrar às pessoas que etiqueta e educação não são sinônimos de frescura ou de ser esnobe. Até mesmo questões de cidadania são incluídas nesse universo hoje em dia. "Podemos dizer que a etiqueta nos torna mais amigos, simpáticos, sinceros, próximos e prontos para encarar situações de maneira fácil e descomplicada, pois ela existe para auxiliar no dia-a-dia", explica Gianine. Ligia completa: "Coloco etiqueta como a melhor forma de uma pessoa se relacionar com as outras. A palavra relacionamento é fundamental. Uma pessoa bem educada vai se relacionar melhor com as outras do que quem não tem a mesma educação."

Lícia Egger-Moellwald, articulista do Portal IG com a coluna "Comporte-se" e professora de PósGraduação da Universidade Anhembi Morumbi, observa a diferença entre o comportamento das pessoas e o tipo de conduta que as empresas propõem. "As pessoas têm de ser educadas, gentis, ter bom relacionamento, interagir, mas o que acontece não é isso. Os profissionais têm dificuldades de relacionamento, temem ser mal interpretadas e sofrem com toda a sorte de ruídos na comunicação". Ela ainda diz que, ao colocar as regras em prática, as pessoas percebem rapidamente o benefício dessa ação.

ERROS MAIS COMUNS

Em virtude da variedade de assuntos tratados em cursos de etiqueta, fica difícil saber quais são os mais comuns, mas as dúvidas à mesa são muito freqüentes. "Os talheres são sempre um grande problema - onde colocá-los, como manuseá-los, quando usá-los", conta Gianine. No ambiente profissional, as gafes podem se apresentar no uso inadequado de um cartão de visita, não saber como fazer uma apresentação corretamente e não construir sua "marca" corretamente. Isso é só o começo. Ainda é preciso ter cuidado com roupas muito decotadas ou muito curtas para as mulheres, fazer fofocas dos colegas; usar expressões íntimas ao falar com clientes - "querida", "meu anjo", "amigo", "meu bem" – e ter intimidade com o chefe para obter benefícios futuros. Os deslizes também passam pelos trajes. De forma sutil, a roupa que você usa pode denunciar seu comportamento ou passar uma imagem que não se encaixa no âmbito profissional. Por isso, é aconselhado fugir de transparências, roupas justas e estilos duvidosos.

FUJA DAS GAFES!

Agir com discernimento ainda é a melhor saída para evitar erros e fugir de situações embaraçosas. Em um cenário desfavorável, o mais indicado é manter a calma, usar o bom senso e agir da maneira que julga correta. Assim que possível, procure informar-se com alguém que conheça o assunto ou as regras de etiqueta.

Ligia afirma que a honestidade é um fator importante nos nossos relacionamentos. "Quando a pessoa 9| Erga Omnes


desconhecer certo costume ou regra, é melhor que pergunte, mostrando transparência e honestidade do que fingir que sabe e ainda correr o risco de se dar mal."

Lícia aconselha: "Quando acontecer alguma coisa que não estava prevista, o máximo que você pode fazer é pedir desculpas com sinceridade – uma vez só". Ser sincero e fazer o possível para remediar o erro é a atitude mais correta. Caso tenha derramado um copo de vinho durante um almoço, por exemplo, pergunte se a pessoa se molhou e peça ao garçom que recolha o copo. Caso o dano seja maior, como derrubar um notebook de um colega, garanta o ressarcimento do aparelho e pronto."Têm situações na vida nas quais você não tem o que fazer", afirma. Por isso é preciso pedir desculpas e fazer o que é possível para minimizar o deslize.

O ideal é que os profissionais procurem se aperfeiçoar nessa área, pois cada vez mais as chances de conseguir um bom emprego e desenvolver-se profissionalmente passam pelas atitudes pessoais. "Longe de etiqueta ser algo supérfluo. As grandes empresas já perceberam que faz o diferencial", completa.

Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos

10| Erga Omnes

Erga Omnes 126  

Informativo quinzenal Marcelo Tostes Advogados.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you