Page 1

Manual da Marca PauloTur


Sumário

A empresa........................................................................................ 4 O logotipo......................................................................................... 5 Cores................................................................................................ 6 Segunda opção........................................................................ 7 Negativo................................................................................... 7 Uso de tagline.................................................................................. 8 Área de reserva................................................................................ 9 Redução mínima.............................................................................. 10 Marca d’água.................................................................................... 11 Distorção De proporção........................................................................... 12 De cor...................................................................................... 13 Contato............................................................................................. 15


A empresa Certeza de uma boa viagem A Paulo Tur é uma empresa de soluções eficientes na área de transportes executivos, turísticos e utilitários. Conta com uma ampla frota nova e moderna e com motoristas regulamentados e especializados, certificando a qualidade oferecida pela Paulo Tur, com um trabalho diferenciado, à frente do mercado. Desde 2004 em São João da Boa Vista, interior do estado de São Paulo, a Paulo Tur é conhecida pela sua versatilidade e pontualidade, qualidades que conquistaram a confiabilidade dos clientes da Paulo Tur. Cadastrada em todos os órgãos de fiscalização, a Paulo Tur está rigorosamente em dia com sua documentação. O que mostra que, de fato, o compromisso com a excelência em atender bem seus clientes é prioridade para a Paulo Tur.

4


O logotipo

5


Cores A aplicação de cor no logotipo deve seguir as especificações deste manual. Para uma melhor fidelidade dos tons, é necessário seguir as especificações conforme os códigos ao lado. O uso de outras cores ou tons é proibido, conforme exemplos que veremos adiante. Em caso de impressão, recomenda-se usar o padrão CMYK ou Pantone. Para imagem em arquivos digitais, usa-se a referência RGB. Se for necessário, ou optar por usar o logotipo com apenas uma cor (monocromático), ela deve ser aplicada conforme abaixo. Retira-se o contorno e aplica-se uma das cores principais do logotipo, o azul ou o laranja codificados ao lado. O uso da marca em escala de cinza é permitido desde que se respeite os níveis de cor preta em cada espaço de cor. Ou seja, para o contorno deve-se usar 50%, e para o preenchimento 100%.

6


Segunda opção Além das cores já apresentadas, o logotipo pode ser aplicado conforme imagem ao lado, como segunda opção. São casos onde a cor da superfície em que o logo será aplicado não possui constraste suficiente com o contorno laranja da marca. Para esses casos, o contorno deve ser aplicado na cor branca, e a cor azul mantida conforme original.

Negativo Para aplicações monocromáticas em fundo escuro, recomenda-se o uso do logotipo em negativo, ou seja, 100% na cor branca, conforme ao lado (a caixa preta é somente uma base para visualização, não devendo ser aplicada junto com a marca). Para esse caso, deve-se excluir o contorno e aplicar somente a cor de preenchimento. Essa formatação é recomendada somente para casos específicos, onde a cor original não tem contraste suficiente com a superfície ou quando houver limitação na quantidade de cores de impressão. 7


Uso de tagline A marca PauloTur suporta a aplicação de uma tagline posicionada no lado inferior do logotipo. Conforme desenho ao lado, a distância para o posicionamento da tagline é igual a altura da letra “r”. A tagline deve ser posicionada em uma linha de base como referência, onde uma segunda linha perpendicular toca a ponta superior da letra “P”do logotipo, criando uma margem para o alinhamento. Semelhantemente, traça-se uma linha como referência para a margem direita, tocando a letra “r” em sua parte superior. A fonte usada, bem como as cores para a aplicação, estão discriminadas no desenho ao lado. Em caso de uma nova tagline, deve-se centralizar o texto com o logotipo, evitando frases que ultrapassem o tamanho do próprio logo. Uma mínima variação é aceitável, desde que mantenha a proporção e legibilidade.

8


Área de reserva O logotipo precisa de um espaço ao seu redor na superfície para que não seja confundido com outros elementos (por exemplo, marcas secundárias e de patrocínios), ou para que esses elementos não pareçam parte da marca. O espaço é importante para que os elementos fiquem distribuidos corretamente sem confundir o leitor. Essa área é definida pela mesma distância da altura da letra “r”. Tanto para a aplicação do logotipo com a tagline ou sem, a distância deve ser respeitada em todos as arestas. O mesmo espaço é indicado quando a marca for aplicada entre textos, evitando ingebilidade e confusão. Nenhum caracter deve ser inserido dentro da área de reserva.

9


Redução mínima A marca PauloTur deve ser facilmente lida independente do tamanho e da superfície que for aplicada. Para garantir a legibilidade e identidade da marca, o tamanho mínimo de redução recomendada é de 13,47mmx5mm. Essa medida não inclui a área de reserva que o logotipo necessita. Tal distância deve ser calculada e respeitada. Para qualquer superfície que exija um tamanho menor do logotipo, fica restrito o uso da marca, já que ela perde legibilidade e identidade.

10


Marca d’água O logotipo poderá ser usado como marca d’água em alguns casos. Para isso, a cor deve ser conforme o padrão definido neste documento, e a superfície configurada com a mesma cor, porém com uma variação de preto que fique entre 10% e 40%, seja para a cor laranja ou azul da marca. Esse tipo de aplicação deve ser feita através de um padrão, ou seja, com diversas repetições do logotipo em uma mesma cor. Nunca deve ser usado como assinatura da marca ou aplicado isoladamente.

11


Distorção De proporção O logotipo não pode sofrer distorções. Qualquer variação nas proporções entre largura e altura compromete a marca e sua identidade, e não deve ser alterada. As imagens ao lado são exemplos de distorções que não podem ocorrer, comparadas ao uso correto da imagem. Nota-se que qualquer variação na proporção altura x largura não é aceitável, nem mesmo o uso do logotipo somente nas linhas de contorno.

12


De cor Assim como a proporção não pode ser alterada, as cores do logotipo também exigem esse cuidado. Ao lado, alguns exemplos de aplicações incorretas, comparadas com o logotipo em suas cores originais. A alteração de cor não é permitida, nem para o logotipo todo, nem para o contorno ou o preenchimento isoladamente. Ambas devem ser fiéis ao manual. A variação tonal também não é permitida, bem como o uso do logotipo monocromático com o contorno de mesma cor. Para uma melhor orientação das cores corretas, consultar a página de cores nesse manual.

13


14


Contato A marca memorável é aquela que estabelece um diálogo com o espectador e cria vínculos não só funcionais de efetiva comunicação, mas também emocionais. Determinar algumas diretrizes para que haja uniformidade no uso é fundamental para a correta propagação, e melhor identificação de seus ativos visuais. Se for necessária alguma informação complementar ou melhor detalhamento das que informamos aqui, pedimos que entre em contato através dos canais de comunicação abaixo e orientaremos da melhor maneira.

Atipo Design & Branding (19) 98364-4950 / (19) 3804-9109 jackes.araujo@atipo.com.br contato@atipo.com.br lilian@atipo.com.br www.atipo.com.br

15


www.paulotursp.com.br

Manual marca PauloTur  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you