Page 1

Outubro/Novembro/Dezembro de 2015 - edição 196

Feliz Natal e um 2016 cheio de esperanças e prosperidade

Semana do Cirurgião Dentista | Homenagens | EAP 34º CIOSP | Bazar de Natal | Palestra para crianças


Mensagem do Presidente

2016 será um ano de desafios, mas de SUCESSO e BRILHO.

2 Em outubro último comemoramos o Dia do Cirurgião-Dentista, a Associação programou uma série de palestras gratuitas com temas variados para os associados. Ficamos muito contentes em receber e reencontrar colegas, ter a casa cheia e poder confraternizar. Finalizamos a Semana em Sessão Solene com homenagem aos colegas e um belo coquetel para melhor aproximar a todos. O colega Dr. Celso Sapia também foi agraciado com a Medalha de Mérito Odontológico 2015, concedida pela Prefeitura Municipal de Santos. Parabéns! Mais uma vez tivemos a Sede “invadida” por crianças! Os alunos do Colégio do Carmo voltaram à Associação para finalizar o Projeto “Meu Dentinho Caiu” e, junto com os pais, assistiram uma palestra sobre prevenção e cuidados com a saúde bucal.

O Coral dos alunos encantou nossos palestrantes cantando músicas com temáticas odontológicas. Com o ano chegando ao fim, mais uma vez está aí o nosso tradicional Bazar de Natal, organizado e promovido pela Diretoria Cultural. Não deixe de prestigiar, aproveite para fazer compras de fim de ano e participar de sorteios. Não posso deixar de mencionar que o colega Túlio precisa de doação de sangue durante o período de remissão do seu quadro clínico, colabore (pág. 4). Em janeiro de 2016 não deixe de participar do 34º CIOSP, que será realizado em São Paulo, de 27 a 30 de janeiro de 2016. Uma bela oportunidade de se atualizar, conhecer melhor a família APCD, trocar experiências, rever antigos colegas e fazer novos. Em 2016 teremos novidades em relação aos cursos de Pós-graduação com um sistema de alinhamento integralizado das EAP’s da família APCD. Passando um muito breve pensamento. 2015. Dois anos de gestão. Altos e baixos. Em suma. Mais altos do que baixos. Grande aprendizado. Momento adequado para um balanço. Adequação. Aguarde. Desejo, juntamente com a Diretoria, que os Associados, funcionários, parceiros, colaboradores e suas famílias tenham um Natal repleto de alegrias, que o Novo Ano venha cheio de esperanças, saúde e muita prosperidade. Boa leitura! FELIZ NATAL – 2016 AUSPICIOSO.

José Luiz NEGRINHO, CD Presidente

Diretoria Executiva Presidente José Luiz Negrinho | 1º Vice-Presidente José Mario de Mattos Baldo | 2º Vice-Presidente Ricardo Fidos ACDbs - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas). FUNDADA EM 28/5/1925. Endereço: Av. Marechal Deodoro, 71 - Gonzaga - Santos - SP CEP: 11060-401 Tel/Fax: (13) 3285-2440 Site: http://www.acdbs.com.br E-mail: acdbs@acdbs.com.br Facebook: Acdbs Apcd Baixada Santista Twitter: @acdbs

Horliana | Secretária Geral Irma Bason | Tesoureiro Geral Nadyr Cassiano

Diretoria Administrativa Auxiliar 1ª Secretária Daniella Torres Tagawa | 1º Tesoureiro Edilson Mendonça Brito | Diretora Assistencial Sil-

vana Cardoso Reis | Diretor Científico Vinícius Pioli Zanetin | Diretora Cultural Hermínia Cristina Ladaga Mariano Teixeira | Diretor de Esportes Maurício Blanco de Paula | Diretor Patrimonial Ginez Garcia Fernandes | Diretora Social Silvia Regina Zogaib Rodrigues CONOGE Presidente Bruna Maluza Florez | Vice-Presidente Bárbara Garcia Lima COA Presidente José Ponte Negrinho | Vice-Presidente Stefan Tubel Expediente: A Revista ACDbs é uma publicação com periodicidade trimestral e distribuição gratuita. Equipe Técnica Corpo Editorial: Irma Bason, José Luiz Negrinho, José Mário de Mattos Baldo e Vinícius Pioli Zanetin | Editora, jornalista responsável, redação, repórter fotográfica e editoração eletrônica: Luciana Lane Valiengo - Mtb. 30.758 Tiragem: 2.000 exemplares | Fotolitos e impressão: Expressão Gráfica e Editora Tel.: (11) 4452-7777 Público: Cirurgiões-Dentistas, clínicas especializadas, hospitais, bibliotecas de cursos de Odontologia, bibliotecas das Associações Regionais de Cirurgiões-Dentistas da APCD, entidades de classe, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, além de diversos Departamentos do Ministério da Saúde. Declarações: a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD não se responsabiliza pelos serviços e produtos das empresas que anunciam na Revista ACDbs, os quais estão sujeitos às normas de mercado e do Código de Defesa do Consumidor. Artigos e conceitos assinados são de responsabilidade do autor. É permitida a reprodução parcial ou total de textos da Revista ACDbs desde que citada a fonte.


Fale com a ACDbs

Leia nesta edição

Diretoria Executiva diretoria@acdbs.com.br CONOGE conoge@acdbs.com.br COA coa@acdbs.com.br Secretaria

(13) 3285-2440 secretaria@acdbs.com.br

Assistente da Presidência/Diretoria (13) 3285-2442 acdbs@acdbs.com.br

Tesouraria

(13) 3285-2443 tesouraria@acdbs.com.br

Clínicas

1º andar: (13) 3285-2444 2º andar: (13) 3285-2446 clinicas@acdbs.com.br

Adicione a ACDbs nas redes sociais! Acdbs Apcd Baixada Santista www.twitter.com/acdbs

Índice

Presidente presidente@acdbs.com.br

10

Associado Dr. Celso Sapia recebe Medalha de Mérito Odontológico 2015 da Prefeitura Municipal de Santos

* Mensagem do Presidente * Pedido de doação de sangue Associação fechará entre as festas de fim de ano O 34º CIOSP está chegando * Semana do Cirurgião Dentista foi comemorada com diversas palestras gratuitas aos associados * Coral de alunos do Colégio do Carmo se apresenta na Associação em término de projeto * Colegas recebem homenagem em Sessão Solene comemorativa ao Dia do Cirurgião-Dentista * Presidente do CROSP conversa com Governador do Estado sobre Odontologia * Diretores participam de eventos externos * ACDbs recebeu Fórum Regional de DST/HIV e Hepatites * In Memorian * Cursos de Capacitação, Curta Duração e Imersão oferecidos em nossa EAP

02 04 05 07 08 10 11 12 13 14

3


Agenda

PEDIDO DE DOAÇÃO DE SANGUE

4

O colega Túlio Marco de Oliveira Passos necessita de doação de sangue de qualquer tipo por um período mais longo. Período esse até ocorrer a remissão do seu quadro clínico. Ajude, favor comparecer ao Banco de Sangue da Casa de Saúde de Santos, localizado na Rua Armando Sales de Oliveira, nº 138, no Boqueirão, Santos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e sábado, das 7h às 11h. Importante informar que a doação está sendo feita em nome do Túlio Marco de Oliveira Passos. A família ACDbs/APCD, assim como, a família do Túlio agradecem o empenho de todos.

ACDbs fechará no período das festas de fim de ano Em virtude das festas de final de ano, a Sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista estará fechada do dia 24 de dezembro de 2015 até o dia 03 de janeiro de 2016. O expediente normal volta no dia 04 de janeiro de 2016, a partir das 8 horas.

O 34º CIOSP acontece em janeiro. Não fique de fora deste que é o maior evento de Odontologia da América Latina. O 34º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, Por uma Odontologia de excelência!, será realizado pela APCD Central, nos dias 27 a 30 de janeiro de 2016 (de quarta-feira a sábado), no Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo/SP). A grade científica do 34º CIOSP já está disponível! Ministradores renomados abordarão temas de grande impacto na Odontologia brasileira e mundial. Dois eventos ocorrerão paralelamente ao Congressão, o 2º Congresso de Estética Orofacial e o ENAT 2016 - 4º Congresso Nacional de ASB e TSB. Ambos possibilitarão o aprofundamento de assuntos atuais e de interesse dos profissionais da área. Os participantes contarão ainda com uma Feira Comercial, a 19ª Feira Internacional de Odontologia de São Paulo (FIOSP), que funcionará das 10h às 20h. O lado social do CIOSP também será bem agitado. A Praça de Alimentação do 34º CIOSP contará com uma programação muito especial e diferente dos anos anteriores. A partir das 20h,  “Derico & banda 8 do Bem”  trarão a cada dia um artista diferente para o público. Entre os nomes já confirmados estão Sandra de Sá, Maria Gadú e Frejat. Confira outros detalhes do 34º CIOSP no site: http://www.ciosp.com.br.


A Semana do Cirurgião Dentista da ACDbs começou, no dia 19 de outubro, com a palestra “Cenário Atual da Economia Brasileira e a Unicred de hoje”, ministrada por Carlos Roberto Zanotto - Economista da Unicred Central São Paulo e por Norberto Cerutti - Diretor Financeiro da Unicred Metropolitana. “Mostrei um pouco do panorama do que é a Unicred atualmente e o que oferecemos. Nestas palestras trabalhamos a questão da educação financeira e passamos para os cooperados as vantagens que oferecemos em relação ao que se encontra no mercado. É certo que não fazemos 100% do que os outros bancos fazem, mas no que oferecemos somos competitivos. Prezamos muito o atendimento presencial, trabalhando com agências de porte maior, com colaboradores que atendem os cooperados, proporcionando um atendimento mais efetivo. Esses são alguns dos nossos diferenciais, até para poder competir e colocar uma empresa diferente à disposição”, contou Norberto Cerutti. “Fui convidado pela Unicred Metropolitana para falar sobre o cenário econômico. Apesar de ser um assunto que normalmente se encontra na mídia, achei interessante trazer para esse público uma leitura negocial do que acontece hoje no cenário econômico global. Portanto, a ideia da apresentação foi mostrar as perspectivas nacionais e os efeitos que as ações dos mercados internacionais tem na vida do cidadão e mais especificamente do Cirurgião-Dentista”, disse o palestrante Carlos Roberto Zanotto.

Fotos: Luciana Lane Valiengo

Semana do Cirurgião Dentista

Semana do Cirurgião Dentista contou com diversas palestras em outubro na ACDbs

5

O segundo dia da Semana, 20 de outubro, ficou a cargo do Programa Integração do CROSP, com a Dra. Cecília Spelzon falando sobre “Como estar em dia com as legislações obrigatórias do consultório”. Na ocasião, o Presidente do CROSP, Dr. Claudio Miyake, foi representado pelo Diretor Regional da Região Administrativa de Santos e do Vale do Ribeira, Dr. Braz Antunes Mattos Neto. “Abordei a legislação sanitária para os consultórios odontológicos. Uma das questões importantes para a Vigilância Sanitária é a área física, quais as distâncias, o tamanho, a dimensão dos espaços, as áreas que compõem e são obrigatórias e as legislações que são paralelas a essas questões. O olhar que a Vigilância tem hoje é muito voltado para a acessibilidade, planos de resíduos e biossegurança. O futuro é o cuidado não só com o profissional, mas com aquele que ele está atendendo”, contou a Dra. Cecília Spelzon.


Semana do Cirurgião Dentista

Fotos: Luciana Lane Valiengo

6

Com a palestra “Reconstrução tecidual e estética em casos avançados e complexos em Implantodontia”, o Dr. Guilherme Pirágine Contador - Prof. de Implantodontia da EAP da ACDbs, encerrou a noite. “Mais uma vez me sinto honrado em participar como palestrante de mais uma Semana do Cirurgião Dentista nesta Instituição. Mesmo com chuva, profissionais de diversas áreas participaram de uma palestra onde por meio de casos clínicos mostrei a experiência de nosso grupo em casos avançados e complexos em Implantodontia. Neste dia lançamos a quarta turma do curso de longa duração em Cirurgia Avançada na ACDbs. Agradeço mais uma vez a oportunidade e confiança em nosso trabalho”, finalizou o Dr. Guilherme Pirágine. 

Duas palestras sobre Implantes levaram diversos colegas para a Associação no terceiro dia, 21 de outubro. Abrindo a noite, o Dr. Orlando Viscardi Junior - Prof. de Implantodontia da EAP da ACDbs, abordou o tema “Reabilitando o Edêntulo Total com Implantes”.

Divulgação da Semana do Cirurgião Dentista

No dia 01 de outubro, a Dra. Hermínia Cristina Ladaga Mariano Teixeira e o Dr. Valderedo Teixeira Júnior foram entrevistados pelo Dr. Durval Capp Filho, no Programa Coluna Alto Astral, do canal 11 (para quem é de Santos), da TVCom. No bate-papo, além de falarem sobre Odontologia, Dra. Hermínia abordou trabalhos culturais que faz junto à ACDbs. Mas o destaque ficou para a programação da Semana do Cirurgião Dentista, que foi realizada em nossa Sede entre os dias 19 e 23 de outubro. “Toxina Botulínica em Odontologia” foi o tema que abriu as palestras do último dia da Semana e foi abordado pela Dra. Márcia Masi - Profa. de Ortodontia da EAP da ACDbs e sua Equipe, formada pela Dra. Carla Scanavini, Dra. Daniella Prado Ferreira Günther e Dra Taiana Baldo Esteves. “O uso da toxina botulínica e das técnicas de preenchimento trouxeram novo interesse no estudo da anatomia facial. A visão mais ampla da anatomia facial contribui para aprimorar as técnicas de aplicação de preenchimento e toxina botulínica. Poucas pessoas sabem que a toxina botulínica tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (apertamento dental e bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações têmporo mandibulares. Na Odontologia a toxina pode ser utilizada com sucesso para a correção do “sorriso gengival”. Quando injetada

nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, uma substância neuro-transmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e consequentemente a atenuação das rugas e diminuição da dor”, relatou a Dra. Márcia Masi.


Coral de alunos do Colégio do Carmo se apresenta na ACDbs Encerrando o Projeto “Meu Dentinho Caiu”, promovido pelo Colégio do Carmo com 15 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no dia 24 de outubro, os Cirurgiões-Dentistas Dra. Chris Ladaga e Dr. André Ladaga realizaram uma palestra sobre prevenção e conscientização da higiene bucal para pais e alunos no Auditório da ACDbs. O Projeto, promovido pelo Colégio do Carmo foi baseado no livro de autoria de Ana Terra, “E o dente ainda doía”, desenvolvido pela professora da classe Isabel Marote, e contou com palestras e ações com Dentistas e Nutricionistas sobre prevenção, escovação, higienização, teste de placa bacteriana, alimentação balanceada, saúde dos dentes, entre outros temas. Antes da palestra, o Coral formado pelos alunos participantes do Projeto, junto com as professoras de música, fez Fotos: Luciana Lane Valiengo

uma apresentação em agradecimento aos Cirurgiões-Dentistas cantando músicas com a temática dentes. Ao final, os participantes receberam folhetos explicativos sobre a doença cárie, técnicas de higienização, ortodontia e a importância das visitas regulares ao Dentista.

Semana do Cirurgião Dentista

Fechando as palestras, o Dr. Sérgio Ricardo Garcia Badini - Prof. de Dentística, discorreu sobre o tema “Redesenhando Sorrisos com Lâminas Cerâmicas. Protocolo Clínico”. “Os laminados cerâmicos vieram contribuir para a melhora do sorriso das pessoas. A obtenção da harmonia dentária em relação à face, lábios e gengiva, são um desafio enorme aos Cirurgiões-Dentistas, porém atingível. Desta forma as restaurações indiretas realizadas com os sistemas adesivos livres de metal estão sendo cada vez mais utilizadas na clínica odontológica. A cada dia, cerâmicas com propriedades ópticas (podendo não só reproduzir a cor, mas também a translucidez, textura e o brilho dos dentes), dureza, resistência e biocompatibilidade, estão mais e mais sendo criadas pelas empresas para suprirem estas necessidades estéticas e funcionais dos pacientes. Podemos dizer, sem receio, que as cerâmicas atuais estão muito próximas da natureza dental, exercendo a função mastigatória e estética, de uma maneira extraordinária e por muitas vezes, melhorando o sorriso de nossos clientes”, ressaltou o Dr. Sérgio Badini.

7


Sessão Solene em comemoração encerra Semana de a

A Semana do Cirurgião Dentista da ACDbs terminou com a realização de uma Sessão Solene, no dia 23 de outubro, na Sede. Durante o evento foram homenageados os profissionais que participaram da Campanha de Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, organizada em maio pela Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e Federação Dentária Internacional (FDI), em parceria com ACDbs, APCD, CROSP - Delegacia Seccional de Santos, Sindicato dos Odontologistas de Santos (Sindiodon), Prefeitura Municipal de Santos, Dental Cremer e Faculdades de Odontologia das Universidades Unisanta e Unimes. A ação que foi realizada em Santos, no dia 22 de maio, com três Odontomóveis, sendo um na Praça Abílio Rodrigues Paes - BNH, no bairro da Aparecida e dois na Praça Mauá, no Centro, atendeu gratuitamente cerca de 900 pessoas. O atendimento foi feito por Cirurgiões-Dentistas voluntários e por alunos de Odontologia das Faculdades da região supervisionados por professores. Os pacientes que apresentaram lesões suspeitas foram encaminhados para avaliação nas Clínicas das Faculdades de Odontologia envolvidas na ação. Participaram da Solenidade o Presidente da ACDbs, Dr. José Luiz Negrinho; o Presidente da ABCD, Dr. Silvio  Jorge  Cecchetto (também representando o Presidente da APCD Central Dr. Adriano Albano Forguieri); o Presidente da SPO, Dr. Jairo Correa; o Diretor Regional do CROSP, Dr. Braz Antunes Mattos Neto (representando o Presidente Dr. Claudio Yukio Myiake); o Secretário do Core, Dr. Gilberto Gomes (representando o Presidente Dr. Roberto Miguita); o Dr. Eduardo Sakai (representando o Presidente do CFO Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues) e o Vice-Prefeito de Santos Eustázio Alves Pereira Filho (representando o Prefeito Paulo Alexandre Barbosa). Durante a Solenidade, o Presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia – SPO, Dr. Jairo Correa, homenageou o Presidente da ACDbs, Dr. José Luiz Negrinho, com a outorga da Medalha e Diploma Honoríficos “Professor Arthur do Prado Dantas”. Dr. Negrinho se disse surpreso e muito feliz por receber tal honraria. Após a Sessão Solene, todos participaram de um animado coquetel no Salão Social da Sede oferecido pela ACDbs em parceria com a Dental Cremer.


o ao Dia do Cirurgi達o Dentista atividades na ACDbs


Raimundo Rosa/PMS

Homenagem

Dr. José Celso Sapia é homenageado com Medalha de Mérito Odontológico 2015

10

Honraria é concedida pela Prefeitura de Santos O associado Dr. José Celso Sapia foi homenageado com a Medalha de Mérito Odontológico 2015, concedida pela Prefeitura Municipal de Santos. Durante o evento, o Dr. Ricardo Ferreira Nosralla também foi agraciado com a Medalha do ano de 2014. A solenidade, que aconteceu no dia 26 de outubro, foi realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. A homenagem contou com a presença de familiares, amigos e representantes da Classe. Formado em 1965, o Dr. Celso Sapia, aos 74 anos, atua em seu consultório particular. O Cirurgião-Dentista foi Conselheiro Fiscal e Vice-Presidente da ACDbs e, em duas ocasiões, assumiu a Presidência da Entidade (1999/2000 e 2001/2004). “O fato de estarmos aqui hoje é a comprovação cabal de que a vida é mesmo cheia de surpresas. No caso, uma surpresa das mais agradáveis. É muito bom, é muito gratificante receber o reconhecimento profissional vindo dos próprios colegas, embora as razões para isso ainda sejam meio misteriosas para mim. E mais ainda, quando tudo acontece inesperadamente. A verdade é que jamais pensei que um dia seria indicado para esta premiação. Realmente, nem me passava pela cabeça. Apesar de ter recebido outras honrarias durante a minha vida profissional, das quais tenho natural orgulho, o fato de ter meu nome indicado por entidades de grande relevo, como são o Conselho Regional de Odontologia, o Conselho Municipal de Saúde de Santos, a Associação de Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, o Sindicato dos Odontologistas de Santos

e Região e a Prefeitura de Santos, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, só engrandece esta comenda e confere ainda maior importância a esta ocasião”, disse Sapia. “A Odontologia me deu tudo na vida, uma profissão em que me dei muito bem, amigos, satisfação, uma família e uma Cidade para viver. E vocês, através das respectivas entidades representativas, me deram esta emoção de ser reconhecido profissionalmente. São estas coisas que me fazem trabalhar ainda hoje, aos 74 anos, em meu consultório, como sempre fiz e pretendo continuar fazendo”, destacou o homenageado. O Prefeito Paulo Alexandre Barbosa ressaltou a importância do trabalho dos Cirurgiões-Dentistas para a saúde pública e as trajetórias dos dois profissionais. “Ficamos muito felizes em poder valorizar bons exemplos. A saúde é uma área desafiadora e temos trabalhado para melhorar o setor”, frisou o Prefeito de Santos. A medalha do Mérito Odontológico está prevista na lei n° 1.451 de 1995 e reconhece os Cirurgiões-Dentistas que se destacam na cidade. A escolha dos homenageados é feita por comissão formada por representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde e das entidades de classe.

Presidente do CROSP conversa com Governador do Estado sobre Odontologia No dia 01 de outubro, o Presidente do CROSP, Dr. Claudio Yukio Miyake, participou de uma aula magna na UNIMES, proferida pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O evento contou ainda com a presença do Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Na ocasião, o Governador ministrou palestra sobre a Saúde no Estado de São Paulo. Um dos assuntos abordados pelo Presidente do CROSP com o Governador foi a fluoretação das águas. “Conversei com o Governador Geraldo Alckmin sobre o estudo realizado em todo Estado de São Paulo a respeito da fluoretação das águas de abastecimento dos municípios. Entreguei a ele um exemplar do jornal do CROSP com o detalhamento dos dados. Também conversamos sobre outras demandas da Odontologia e combinamos de continuar a conversa em audiência no Palácio dos Bandeirantes”, relatou Dr. Claudio Miyake.

Fotos: Arquivo Pessoal

O Presidente do CROSP com o Governador Geraldo Alckmin


Eventos de Entidades contam com participação de Diretores da ACDbs

Eventos

Fotos: Arquivos Pessoais

Drs. Hermínia e Valderedo com o Presidente do Sescon BS Roberto Pereira

O 2º Tesoureiro do Fundo Assistencial Dr. Paulo Henrique Marçal Menezes, representou a ACDbs, no dia 24 de outubro, no Brasil Brasileiríssimo 78 Anos, Baile de Aniversário da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS.

Em 27 de outubro, o Diretor Científico Dr. Vinicius Pioli Zanetin participou da Homenagem ao Dia dos Cirurgiões Dentistas, na APCD – Regional São Bernardo do Campo e Diadema, levando o nome de nossa Entidade. Na foto, Francisco Angelo Biagioni, Odete Gialdo, Florival Dias, Vinicius Pioli Zanetin, José Ferreira e Maria Lucia Zarvos Varellis.

A ACDbs e a APCD participaram, com estande, da Jornada Odontológica Renata Viegas “O Avanço da Odontologia na Era Digital”, da UNIMES, no dia 05 de novembro, no Auditório do Campus Bandeirantes II – FEFIS. A APCD realizou uma ação da campanha “#sorrirfazbem”. Vários colegas foram prestigiar o Evento.

No dia 06 de novembro, a Diretora Cultural da ACDbs Drª. Hermínia Cristina Ladaga Mariano Teixeira junto com seu marido Dr. Valderedo Teixeira Júnior, representaram nossa Associação na Sessão Solene de Inauguração da Galeria dos Ex Presidentes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Baixada Santista (Sescon BS). A cerimônia contou com a participação do Presidente do Sescon BS Roberto Pereira da Silva e do Prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa.

A Diretora Social da ACDbs Dra. Silvia Regina Zogaib Rodrigues representou a Associação, no dia 11 de novembro, na Posse da nova Diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS, eleita para o biênio 2015/2017.

11


ACDbs recebeu Fórum Regional de DST/HIV e Hepatites Virais Eventos

Fotos: Luciana Lane Valiengo

12

No dia 20 de outubro, a ACDbs sediou o Fórum Regional de DST/HIV e Hepatites Virais para profissionais da Odontologia, organizado por Alcino Antonio Campos Golegã, Jussara Paulo da Costa Arsky, Maria Regina Baptista e Neide Gravato da Silva, com a Coordenação Geral de Regina Lacerda e com Apoio da CRT/SP Secretaria de Estado da Saúde e da ACDbs. O Secretário de Saúde de Santos Marcos Estevão Calvo, na ocasião, foi representado pela Coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santos Dra. Márcia Sucomine. O Fórum teve como objetivo sensibilizar os profissionais das equipes de Saúde Bucal (Dentistas, Técnicos de Saúde Bucal e estudantes de Odontologia) para reduzir riscos de acidentes ocupacionais e melhoria da qualidade da assistência

odontológica. Entre os assuntos debatidos estavam Aspectos gerais das DST/AIDS e das hepatites virais na Odontologia, Cuidando do paciente com AIDS e do paciente com hepatites virais, Prevenção e Biossegurança e Acidentes perfuro cortante e a profilaxia pós exposição. “A ideia de fazer a Jornada foi para alertar aos profissionais da Odontologia sobre as hepatites, a AIDS e, principalmente, sobre as novas/velhas doenças que estão ressurgindo, como por exemplo a sífilis. Nosso objetivo é fazer com que todos os profissionais que atuam na Odontologia se conscientizem de que a prevenção é necessária, porque depois que acontece o acidente não tem como remediar”, falou a Dra. Márcia Sucomine.

Entidade assistencial de fins filantrópicos O Educandário Santista é uma Organização do Terceiro Setor, sem fins lucrativos, que atua na área social e educacional em nosso município há 88 anos, buscando ser um espaço onde os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam garantidos em sua integralidade e efetivados com qualidade. Hoje, a Organização oferece serviços de Creche/Educação Infantil (dos 2 anos aos 5 anos e 11 meses) e um programa de ações complementares ao horário escolar (Educação integral/ Centro de Convivência) com apoio psicossocial e sócio-familiar para crianças e adolescentes dos 6 aos 12 anos. O Educandário Santista funciona de segunda à sexta-feira, das 07:30h às 16:45h, com vagas em 2015 para 480 alunos (sendo: 93 na creche, 90 na Educação Infantil e 297 no Centro de Convivência).

COMO AS PESSOAS PODEM COLABORAR COM A ENTIDADE: Estabelecendo parcerias ou patrocínios para projetos específicos; atuando como voluntário; fazendo doações financeiras através da conta do Banco Itaú – Agencia 8431 - C/C nº. 16167-1; divulgando o trabalho aqui desenvolvido; indicando possíveis parceiros (fundações ou empresas interessadas em desenvolver projetos voltados às nossas 480 crianças/adolescentes e suas respectivas famílias). Também aceitamos doações de roupas, móveis, livros, materiais diversos que são vendidos em nosso Bazar das Pechinchas.

Avenida Conselheiro Nébias, 680 - Boqueirão – Santos/ SP - CEP:11045-002 - Telefone: 3234 9595 e-mail: educandariosantista@educandariosantista.org.br / site: www.educandariosantista.org.br


Os Associados interessados em esclarecer dúvidas sobre a Previdência, contam com o Escritório Cavallini, que presta informações sobre o assunto em nossa Sede toda última quinta-feira do mês, das 19 às 21 horas. Agende sua consulta e compareça, é gratuito.

In Memorian É com grande pesar que informamos o falecimento do colega Dr. Carlos André Lia (Dr. Lia), que faleceu no dia 21 de novembro, aos 83 anos. Nascido em 28 de fevereiro de 1932, se formou em 1959 na UNESP de Araraquara. Deixou filha e neta. A Diretoria, os Conselhos e os funcionários da ACDbs prestam suas condolências aos familiares do colega.

Associados interessados em esclarecer dúvidas, contam com a Izar Consultoria Contábil, que faz plantão em nossa Sede toda última quarta-feira do mês, das 19 às 21 horas. Agende sua consulta e compareça. É gratuito.

Indicador Profissional O associado interessado em divulgar seus serviços no novo Indicador Profissional da Revista ACDbs pode entrar em contato com nossa Secretaria e se informar sobre como participar.

Associado mantenha seu cadastro atualizado Associado, é importante que você mantenha seu cadastro sempre atualizado para que possamos manter contato! A atualização dos dados cadastrais é de fundamental importância para um relacionamento eficaz entre a ACDbs e você Associado.

Dicas

Assistência Jurídica Assistência para Previdência Contábil

O salão da ACDbs está a sua disposição! O salão social da ACDbs, com capacidade para até 100 pessoas, é uma opção para você fazer a sua festa, reunião, confraternização ou evento. Informações sobre o aluguel do salão no telefone: (13) 3285-2440.

13


CURSOS EAP “A tradição de nossa Entidade em Cursos de Aperfeiçoamento e Capacitação, aliada ao gabarito e experiências de nossos Professores, fazem dos nossos a excelência em Odontologia.”

EAP

Cursos de Atualização Odontologia Estética Coordenação Prof. Dr. Sérgio Ricardo Garcia Badini Professores Prof. Dr. Marco Antônio de Lima Guerra Prof. Dr. Nívio Fernandes Dias Prof. Dr. Antônio Carlos da Silva Tavares Duração: 6 meses Periodicidade: Semanal (Terças-feiras) Horário: das 18h30 às 21 horas Natureza: Teórico/Laboratorial/Clínico

14

Conteúdo programático: Clareamento dental; Restauração diretas anteriores e posteriores; Estratificação das resinas composta; Núcleos estéticos; Restaurações indiretas posteriores e anteriores livres de metal; Cimentações adesivas; Facetas e lentes de contato.

Cirurgia Oral Coordenação Prof. Dr. Silvio Luiz Barbosa

Mestre em Implantodontia – São Leopoldo Mandic/ Campinas; Especialista em Implantodontia – Senac /SP; Especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial – Unicastelo/SP; Professor da Disciplina de Cirurgia da Unisanta. Equipe e Professores Assistentes Duração: 5 meses N° de Vagas: 24 Periodicidade: Semanal (Quartas-feiras) Horário: 19 às 22 horas Objetivo: O Curso visa dar embasamento teórico prático, capacitando e atualizando o Cirurgião-Dentista no âmbito da Cirurgia Oral.

Ortopedia Funcional dos Maxilares com atendimento clínico Coordenação Prof. Dr. Eduardo Sakai

Professor Coordenador do Curso de Ortopedia Funcional dos Maxilares na APCD - Jardim Paulista/SP

Iniciação e Atualização em Implantodontia Cirúrgico Coordenação Prof. Dr. Orlando Viscardi Jr

Mestre e Especialista em Implantodontia Professores Profa. Soraia Hadad Mestre e Especialista em Implantodontia e Especialista em Periodontia Profa. Rosa Maria Borrego Mendes Especialista em Prótese Dentária Assistentes Karina Lipari Spolador Vitor de Oliveira Baldo Especialistas em Implantodontia Objetivo: Este curso tem a finalidade de iniciar aqueles que nunca tiveram contato com a implantodontia e aqueles que já praticam implantes, com novas técnicas e todos os tipos de implantes (HEXAGONO INTERNO, EXTERNO E CONE MORSE), desde um implante unitário aos casos mais complexos de implantes múltiplos, podendo ser aplicadas técnicas de BIO-MATERIAIS, OSTÉTOMO DE SUMMERS E IMPLANTES IMEDIATOS EM ALVÉOLOS PÓS EXTRAÇÃO. O curso disponibiliza aos alunos as aulas teóricas e clínicas com triagem a pacientes e cirurgias, bem como kits de cirurgia com frezas e motores para implante. Os alunos deverão disponibilizar CONTRA-ANGULO CIRÚRGICO (20:1) e material básico de cirurgia bem como material de consumo.

Atualização Clínica em Cirurgias avançadas/Otimização cirúrgica em casos avançados e complexos em Implantodontia Coordenação Prof. Dr. Guilherme Pirágine

Objetivo: Possibilitar ao cirurgião-dentista especializado o refinamento das técnicas cirúrgicas reconstrutivas e instalação de implantes em casos avançados e complexos. Desenvolver o raciocínio clínico cirúrgico e compreender as bases biológicas e limites das variantes de cada técnica nas diversas modalidades de cirurgia avançada otimizando as reconstruções óssea maxilo mandibular com finalidade implantodôntica no dia a dia do consultório.

Professores Assistentes Prof. Luciano Wagner Ribeiro Prof. Sergio Polizio Terçarolli

Vagas: 16 - curso direcionado aos cirurgiões-dentistas com comprovada experiência em cirurgia oral. Duração: 12 meses (uma segunda e terça por mês). Carga horária: 192h - teórico, Hands On e clínico.

Duração: 12 meses Periodicidade: Mensal (Segundas-feiras) Objetivo: Serão abordados itens essenciais ao diagnóstico e planejamento, com demonstração também de confecção de alguns aparelhos, obtenção de modelos gnatostáticos (e interpretação dos dados através deles obtidos). Será feito atendimento clínico de casos selecionados.

O curso fornecerá aos alunos:  Manequins: mandíbula e maxila para Hands On das modalidades cirúrgicas.  Motores cirúrgicos, kits cirúrgicos de seio maxilar atraumático, traumático, mento, ramo, treinas, bone Split e kis de fixação para os procedimentos cirúrgicos.  Biblioteca digital de todos artigos científicos citados durante o curso.  Certificado.


Cursos de Curta Duração

A utilização dos Mini-Implantes como recurso de ancoragem ortodôntica

Imersão em Endodontia

Os Cursos de Imersão Voltaram! Coordenação Prof. Dr. LD. Manoel Eduardo de Lima Machado

Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP; Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP e Coordenadora do curso de Ortodontia da EAP/ACDbs.

Mestre, Doutor e Livre Docente em Endodontia - FOUSP; Professor Associado da Disciplina de Endodontia e do programa de Mestrado e Doutorado FOUSP; Pós-Doutorado pela University of Haverd School of Dental Medicine

·        Teórica - Workshop - Laboratório

Profa. Dra. Carla Scanavini Mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP; Doutora em Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Profa. Daniella Prado Ferreira Gunther Mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP; Doutoranda em Ortodontia pela Universidade de São Paulo - USP. Profa. Taiana Baldo Esteves Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.

   Cirurgia de acesso – Sx-TA;    ProGlider;    Ultrassom;    Localizadores apicais;    Preparo  com Wave One e Wave One Gold;   ProTaper Next;   Ativação sônica e ultrassônica na irrigação;   Obturação com cone único;   Blindagem com resina SDR

Duração: 16 horas Conteúdo: O curso abordará conhecimentos sobre os princípios teóricos e práticos dos principais tipos de mini-implantes ortodônticos, sua evolução, indicações e contra-indicações, instalação e mecânica ortodôntica.

Alta curva de aprendizagem com a finalidade de atualizar o CirurgiãoDentista com novos conceitos e técnicas produtivas e de alta performance. Estratégia:

Curso Clínico de Imersão em Cirurgia Curso Clínico de Imersão em Reconstruções de Enxertos Ósseos no Seio Maxilar. ósseas avançadas com osso autógeno da Otimizando resultados no dia a dia clínico região do corpo e ramo mandibular e Objetivo: Possibilitar ao cirurgião-dentista a compreensão desde o mento/ Otimização das técnicas cirúrgicas diagnóstico das atrofias ósseas e patologias do sistema paranasal bem como entender e praticar as diversas técnicas de enxertia ósseas em seio maxilar e uso de substitutos ósseos de forma a otimizar os resultados no dia a dia do consultório. Vagas: 20 - profissionais com comprovada experiência em cirurgia oral. Duração: 3 dias consecutivos. Dois dias teóricos e um dia clínico. (segunda, terça e quarta, das 8 às 18 horas) Carga horária: 24h teórico Hands On e clínico

Objetivo: Possibilitar ao cirurgião o refinamento das técnicas cirúrgicas para retirada de osso autógeno do ramo e ou corpo mandibular e da região mentual. Possibilitar ao aluno a compreensão das bases biológicas e limites das variantes de cada técnica cirúrgica proposta otimizando resultados no dia a dia do consultório. Duração: 3 dias consecutivos. Dois dias teóricos e um dia clínico. (segunda, terça e quarta, das 8 às 18 horas) Carga horária: 24h teórico Hands On e clínico

O curso fornecerá aos alunos: • Manequins de mandíbula e maxila para Hands On das modalidades cirúrgicas; • Motores cirúrgicos, kits cirúrgicos de seio maxilar / biomateriais e membranas para o Hands On; • Biblioteca digital de todos artigos científicos citados durante o curso; • Certificado.

O curso fornecerá aos alunos: • Manequins de mandíbula e maxila para Hands On das modalidades cirúrgicas; • Motores cirúrgicos, kits cirúrgicos de seio maxilar / biomateriais e membranas para o Hands On; • Biblioteca digital de todos artigos científicos citados durante o curso; • Certificado.

Coordenação Prof. Dr. Guilherme Pirágine e equipe Pós graduado em Cirurgia Oral - FOUSP / Especialista em Implantodontia – UCCB / Mestre em Implantodontia- UNISA / Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial - Hospital Samaritano - SP / Cursos de Pós graduação em Cirurgias Avançadas na School of Dental Medicine Bern – Switzerland / Coordenador do curso de Implantodontia da ACDbs / Palestrante internacional.

* As informações dos Cursos podem sofrer alterações sem prévio aviso. * Para ser aluno é necessário ser Associado da ACDbs/APCD. *Reserva de vagas aos cursos deve ser feita mediante preenchimento de formulário próprio e taxa de R$ 50,00. Informações e Inscrições: (13) 3285-2440 / eap@acdbs.com.br. Em nosso site você encontra o programa de todos os cursos.

www.acdbs.com.br

EAP

Coordenação Profa. Dra. Marcia Masi

15


Profile for TI Jacinto de Souza

Revista 196 site  

Revista 196 da ACDBS

Revista 196 site  

Revista 196 da ACDBS

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded