Page 1

Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET

Infantil Fundamental Médio

2013

#20

março e abril

PÁSCOA UMA FESTA MUNDIAL

Circuito Escolar de Xadrez

“TABLET”: nova ferramenta de aprendizagem em sala de aula www.jpiaget.com.br/colegiopiaget


Ensino Médio visita exposição de arte sacra

N

o dia 13 de março, os nossos alunos do Ensino Médio visitaram a exposição “Esplendores do Vaticano: uma jornada através da fé e da arte”, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A mostra, com 200 obras de arte sacra e objetos históricos, alguns dos quais jamais retirados do Vaticano, formava uma coleção que datava desde o Egito antigo e da Assíria até os dias atuais.

Alunas do Ensino Médio numa das galerias da exposição, acompanhadas das professoras Eliane e Neusa

REVISTA

PIAGET

“Os nossos alunos tiveram a oportunidade de compreender a importância histórica e artística das obras”, explicou a professora Eliane, de Arte. “Além disso, a exposição, com o emprego das novas tecnologias, permitiu uma viagem virtual pelo Vaticano, por meio da projeção da Capela Sistina e detalhes da arquitetura do local”, acrescentou. Depois, o conhecimento adquirido na exposição ajudou nos debates que foram desenvolvidos nas aulas de “História da Arte”, principalmente sobre as características do Renascimento.

Exposição com recursos tecnológicos: os visitantes se sentiam na própria Capela Sistina

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

1


TÊNIS VELHO Vaso original para o plantio de sementes de girassol As professoras do Maternal II desenvolveram uma atividade especial com os alunos: o plantio de sementes de girassol em um tênis velho. Anteriormente, elas haviam solicitado aos pais que enviassem 1 tênis (não havia necessidade de ser o par) bem usado, que não servisse mais e que já estivesse para ser descartado. Isso para servir de vaso para o plantio de sementes de girassol.

As crianças adoraram decorar o tênis, usando uma técnica de “decoupage”: colagem de guardanapos com estampa de girassol. Em seguida, ficaram entusiasmadas fazendo o plantio das sementinhas. Agora, estão esperando a plantinha brotar para levar o vasinho pra lá de diferente para casa. E também entregarão aos pais outras sementes com a sugestão de usarem o outro pé do tênis velho na realização de um plantio conjunto em família.

Crianças do “Maternal II” na horta da escola: atividade de amor à natureza e muita criatividade

2

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Peça teatral baseada no filme “TOY STORY” lições de convivência e respeito Com o objetivo de promover momentos de entretenimento e também cultura, no dia 8 de março, os alunos do 2º ao 5º ano foram ao teatro assistir à peça “Brinquedos em ação”. O espetáculo, baseado nos filmes “Toy Story”, mostrou os famosos personagens “Andy”, “Xerife Wood”, “Sr. Cabeça de Batata”, “Rex”, “Pastora de Ovelhas”, “Buzz Lightyear”, entre outros, em divertidas situações e também vivenciando algumas dificuldades do cotidiano. Depois, em sala de aula, em roda de conversa, os alunos retomaram os acontecimentos da peça, que proporcionaram reflexões importantes sobre valores e atitudes cidadãs, como amizade, união, trabalho em equipe, solidariedade, respeito. Inclusive, de forma

lúdica, na peça foi tratada a questão do bullying, que gerou, principalmente entre os alunos do 4º e 5º ano, uma interessante discussão. Por fim, todas as turmas realizaram trabalhos escritos com base nos assuntos dos debates. “RODA DE CONVERSA” discussão sobre atitudes “corretas” e “incorretas” apresentadas na peça

“ATIVIDADE COM QUESTÕES MULTIDISCIPLINARES” conclusões dos grupos sobre valores e atitudes cidadãs

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

3


AULA INTERATIVA A TERRA E SEUS DE ASTRONOMIA MOVIMENTOS PARA O FUNDAMENTAL I Nas aulas de Ciências Naturais, trabalhando o tema “O dia e a noite”, as professoras Andreia e Ana Maria tinham como objetivo que os alunos percebessem que a Terra não se encontra parada no espaço, apresentando dois movimentos: o de “translação”, que realiza em torno do Sol, e o de “rotação”, que realiza em torno do seu próprio eixo.

Para uma constatação prática, fizeram com os alunos do 3º ano uma experiência muito interessante. Em duplas, um segurava o globo terrestre e girava-o, enquanto o outro, representando o Sol, apontava uma lanterna buscando focar o Brasil. Desse modo, foi possível eles visualizarem parte da Terra iluminada ou escura, dando origem ao dia e à noite. A experiência possibilitou, ainda, que os alunos entendessem as diferenças de horários em diversos lugares do mundo.

“O dia e a noite”: experimento de Ciências no Fundamental I

4

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


GÊNERO TEXTUAL

POESIA

projeto para o aluno gostar de ler e compor Em março, a professora Rejane, de Língua Portuguesa, desenvolveu com seus alunos do 7º ano o gênero textual “poesia”. Primeiramente, eles montaram um acróstico do próprio nome e o ilustraram. Uma outra atividade foi a pesquisa de poemas cinéticos ou concretos de poetas famosos para servirem de inspiração na criação de seus textos. Valia escolher um tema e, com palavras e desenhos, fazer a sua representação. O resultado foram trabalhos criativos descrevendo animais e vários elementos da natureza. Por fim, no dia 14 de março, em comemoração ao “Dia Nacional da Poesia”, os alunos organizaram uma exposição com suas coloridas produções. A professora Rejane, que sempre trabalha poesia em sala de aula, comentou: “Ler e compor poesia é um exercício rico de aprendizagem e criatividade. O contato constante com poesia ajuda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade”. Alunos do 7º ano com suas produções de texto poético: acrósticos e poemas concretos

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

5


PÁSCOA

As atividades de Páscoa no Colégio Piaget tiveram o objetivo de mostrar às crianças, da Educação Infantil ao Fundamental I, que essa festa é comemorada no mundo todo, devido aos seus inúmeros símbolos e significados.

UMA FESTA MUNDIAL

O personagem Luca e a vovó interagem com as crianças explicando os símbolos da “Páscoa”

Educação Infantil e 1º ano A “Semana da Páscoa” se iniciou para os alunos da Educação Infantil e 1º ano com uma dramatização. O fantoche do personagem Luca contou uma história sobre o significado da Páscoa e a tradição de se presentear amigos e parentes com ovo de ave, decorado, e, depois, ovo de chocolate. Em seguida, a professora Denise, caracterizada de vovó, num cenário de cozinha, foi mostrando como se fazem os ovos de chocolate artesanais.

6

Num outro dia, as crianças participaram de uma “caça ao tesouro” ou “caça ao ovo”, que também é uma tradição da época da Páscoa. A brincadeira começou com o Luca apresentando uma amiga: a “coelharobô”, que dava “dicas” às turmas para que fossem encontrar peças de madeira escondidas pela escola e, com elas, montar um quebra-cabeça coletivo em forma de ovo de Páscoa.

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Coelha-robô, com um “tablet”, dá pistas para as crianças: cada turma precisava encontrar uma peça do ovo gigante

No Período Integral da Educação Infantil e 1º ano, os alunos fizeram mais atividades para comemorar a Páscoa.

Culinária e artesanato no Período Integral: pãezinhos guardados em coelhinho feito de material reciclável

Nas aulas de Culinária, ajudaram a confeccionar pão doce em formato de coelho. Depois, nas aulas de Artesanato, com garrafas PET e bexigas, representaram um coelhinho entrando na toca. Assim, cada toca, forrada com sobras de papel colorido, servia para acondicionar os pãezinhos.

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

7


Já nas aulas de Arte para o 1º ano, a professora Arlúcia orientou os alunos para a criação de um enfeite de porta da Páscoa: um coelho com as orelhas formadas pelo carimbo das próprias mãozinhas, utilizando tinta guache, e o rostinho todo decorado com a técnica de colagem.

Fundamental I Partindo dos significados da Páscoa — “voltar à vida”, “renovação”, “esperança”, “recomeço”, “mudança para melhor” —, as professoras do 2º ao 5º ano trabalharam com os alunos o tema da “solidariedade”. Daí a elaboração do projeto “Páscoa Solidária”. O objetivo foi envolver as crianças, assim como toda a comunidade Piaget, na arrecadação de ovos de chocolate para doação a pessoas carentes.

É importante salientar que 'ações humanitárias' como esta constituem para os nossos alunos um importante exemplo de cidadania e comprometimento com os nossos semelhantes mais humildes”, explicou a coordenadora Varluce, orgulhosa da excelente repercussão da campanha.

8

Alegria e criatividade nas turminhas do 1º ano durante a montagem de enfeites de porta

A campanha de arrecadação de ovos foi um sucesso, graças ao auxílio de todos. Superando as expectativas, os pais dos nossos alunos enviaram ovos numa quantidade muito além da solicitada, de modo que não só foi possível levar os chocolates à “Creche Margarida”, como planejado anteriormente, mas também foram agraciadas pessoas de outras entidades beneficentes: «Casa dos Velhinhos Dona Adelaide», «Associação São Luiz e «Lar Escola Pequeno Leão».

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Campanha “Páscoa Solidária”: escola e pais unidos no ideal de ajudar aqueles que tanto precisam do nosso carinho e apoio

Além da campanha, os alunos do 2º ao 5º ano participaram de uma “caça ao tesouro” na aula de Educação Física. A professora Rejiane e o professor Rogério espalharam “pegadas de coelho” pela escola para os alunos encontrarem ovinhos de chocolate e doces. “Foi uma atividade recreativa com objetivo cooperativo. A união do grupo era fator primordial na busca de pistas que os levavam ao tesouro. No final, todos receberam as guloseimas”, esclareceu a professora Rejiane.

“Caça ao tesouro”: desafio em grupos para achar brindes de Páscoa

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

9


Alunos do Ensino Fundamental I e II entregam doações a entidades beneficentes Encerrada a Campanha “Páscoa Solidária”, alunos do F u nd ame nt al I f oram a al g u mas e nt id ad e s beneficentes levar doces e carinho às crianças e aos idosos assistidos.

Alunos do 4º ano com crianças de 2 a 3 anos na “Creche Margarida”

Os alunos do Fundamental II também encabeçaram uma campanha de arrecadação de chocolate e contaram com a colaboração dos pais e também dos professores e colegas do Ensino Médio. “Frequentemente, promovemos campanhas com o objetivo de incentivar ações que beneficiem a sociedade. Priorizamos também a ida às entidades filantrópicas para a entrega dos donativos, pois essa mobilização é fundamental para a formação cidadã dos nossos alunos. O trabalho voluntário realizado de forma consciente gera o prazer de servir, de ser útil. Faz o jovem se sentir ativo para a formação de um mundo melhor”, explicou a coordenadora Valéria.

Alunos do 8º e 9º ano, acompanhados pelo professor Lucas, visitaram a “APAE de São Bernardo”, a “Casa dos Velhinhos Dona Adelaide” e a “Associação São Luiz”

10

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


O “Colégio Piaget” presenteia seus alunos em comemoração à Páscoa No último dia da “Semana da Páscoa”, cada sala de aula da Educação Infantil e 1º ano recebeu a visita de um casal de coelhos — duas professoras fantasiadas —, que fizeram a entrega de lembrancinhas de chocolate e pintaram o rostinho das crianças. Os alunos do 2º ao 5º ano receberam dois presentes: uma peça teatral que as professoras e a coordenadora Vavá encenaram e também levaram para casa, para mostrar aos familiares, “cupcakes” que eles mesmos ajudaram a preparar na cozinha da escola.

As professoras Adriana e Daniela encantaram as crianças com brincadeiras e entrega de ovinhos de chocolate

Aula de culinária com o FI: preparação de cupcakes de chocolate

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

11


As professoras do FI e a coordenadora Vavá numa peça que apresentou mensagens positivas: a importância de estudar, de ter amigos, de ser solidário

Na portaria da Anchieta, uma “coelha digital”, com um tablet, interagia com os alunos e fazia o convite para que assistissem à peça teatral no Espaço Cultural

Os alunos do FII e Médio também foram agraciados pela escola: receberam um “kit com ovinhos de chocolate” das mãos dos alunos do 3º Médio, que fizeram questão de colocar um arranjo de cabeça com orelhas de coelho só para que o momento ficasse mais divertido.

12

Alunos do 3º Médio deram uma de “coelhinhos” e entregaram ovos de chocolate aos seus colegas

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


a.I (antes da Internet) e d.I (depois da Internet)

Alunos do Ensino Fundamental II refletem sobre comportamento pós-rede mundial. Os alunos dos 8ºs e 9ºs anos leram o livro “Internautas - os chips reinventando nosso dia a dia”, um conjunto de contos de vários autores, organizado por Luiz Antônio Aguiar, que traz o tema do projeto pedagógico deste ano: “Comunicação e socialização na era digital: consumo e autoria da informação com responsabilidade”.

Depois da leitura, os alunos participaram de rodas de conversa sobre a realidade do cotidiano deles mesmos, discutindo sobre o tempo dedicado às novas tecnologias, sobre a qualidade dos relacionamentos pelas “redes sociais”, sobre a responsabilidade que cada um deve ter no manuseio das informações, entre outros assuntos. As conclusões resultaram produções de texto individuais e em grupo.

Alunos do FII em debate: “O mundo da era digital ficou mais humano?”

“Algumas histórias do livro são engraçadas, outras dramáticas, mas todas levam a uma reflexão sobre as transformações da nossa vida com o advento dos computadores, já que um terço da população mundial, hoje, está conectada à internet”, esclarece a professora Carolina, de Português.

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

13


ESTUDO DAS “CÉLULAS” NO FUNDAMENTAL I: MICROSCÓPIO E ARTE Para os alunos do 5º ano compreenderem a complexa formação do corpo humano, a professora Joyce, nas aulas de Ciências Naturais, começou com a constituição elementar: a célula, para, então, mencionar os tecidos, órgãos e sistemas. Primeiramente, o estudo ocorreu no laboratório da escola, quando cada criança pôde visualizar pelo microscópio células extraídas da bochecha e películas da cebola. Em seguida, a professora propôs um desafio que exigiu pesquisa e criatividade: com massinhas de modelar coloridas e uma caixa de sapatos, os alunos montaram vários tipos de células, microscópicas e macroscópicas. No laboratório: observação e constatação da existência das células

Tipos de células: criação com “massinha”, a partir dos desenhos pesquisados

14

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


TABLET

Colégio Piaget insere nova ferramenta de aprendizagem em sala de aula A nossa escola, sempre atenta às mudanças tecnológicas, ampliou sua rede wi-fi e iniciou a inserção do tablet como ferramenta didática, aprimorando ainda mais as experiências do aprendizado. “O tablet permite acesso rápido a conteúdos, com maior mobilidade e praticidade. Além disso, os alunos se sentem motivados a explorar, continuamente, o que essa ferramenta oferece como recursos. As tarefas tornam-se mais práticas e lúdicas, pois, com poucos cliques, eles podem interagir com diversos aplicativos”, explica a assistente de Direção Lilian Cavalaro. Para este ano de 2013, foi montado um “Laboratório Móvel”, com 30 tablets da escola, que já estão sendo utilizados por todos os alunos em aulas programadas.

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

15


1ª aula com “tablet” no Maternal Alunos do Colégio Piaget utilizam recursos do “tablet” em aulas dinâmicas e interativas, aproximando ainda mais o conteúdo didático ao universo de interesse deles.

Para o aprendizado de “sequência numérica”, os alunos do Maternal II utilizaram o “Jogo da Joaninha”, um aplicativo associado à aula do material pedagógico impresso. Depois da utilização do “tablet”, individualmente e em grupos, a aula se completou com mais uma atividade motivadora: em uma bexiga vermelha, representando uma joaninha, eles colaram bolinhas em quantidades especificadas pelas professoras. No final do dia, levaram o “bichinho” para casa para mostrar aos pais que já conhecem alguns números.

16

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


No 2º ano do Ensi Fundamental, de f lúdica e prazerosa os alunos iniciam com o uso do “tab

A professora Fernanda, do 2º ano A, usou os “tablets” da escola para uma aula de Ciências do Manual do Aluno. Com mais recursos, desenvolveu o tema “higiene corporal”. Os alunos demonstraram maior interesse e motivação para aprender.

No 3º ano do Ensino Fundamental, uso do “tablet” no estudo da Matemática Foi a coordenadora Varluce, que é também professora de Matemática, que inaugurou a aplicação do “tablet” com os alunos do 3º ano B. Em uma aula de Matemática diferente, eles estudaram “ordens, classes e valor posicional”. As páginas do material gráfico no “tablet” e projetadas na lousa geraram um processo visual muito mais rico e interativo. Na mesma sala, em outra oportunidade, a professora Ana Maria utilizou um aplicativo para que os alunos, brincando, treinassem adição.

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

17


sino forma sa, m aulas blet”

No Fundamental II, o “tablet” auxilia na elaboração de trabalhos artísticos Nas aulas de Arte, com a professora Eliane, os alunos do Fundamental II utilizaram o “tablet” como ferramenta para desenhar. Os 6ºs anos trabalharam tipos de linha e fizeram criações a partir da obra “Noite estrelada”, de Van Gogh. Os 7ºs anos fizeram exercícios com aplicativos para a criação de cartuns e histórias em quadrinhos.

18

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Os 8ºs anos, com o “How to draw”, um aplicativo que traz passo a passo o processo do desenho, os alunos dos criaram personagens da Disney e logos famosos. Ainda os 8ºs anos e também os 9os anos utilizaram aplicativos da técnica Kirigami , que é uma variação do origami, uma arte japonesa de recorte e colagem de papéis. O resultado foram trabalhos criativos e coloridos, que ficaram em exposição.

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

19


Colégio Piaget sedia o “Circuito Escolar de Xadrez” A professora Rejiane e o professor Rogério reservaram algumas de suas aulas de Educação Física para ensinar as regras básicas do xadrez. “Jogar xadrez é um excelente exercício de memória lógicomatemática e ajuda na socialização e no desenvolvimento do respeito a normas e regras”, explica a professora Rejiane. Além dessas propostas pedagógicas, as aulas de xadrez representaram também um treino para a participação dos alunos no “Circuito Escolar de Xadrez ”, campeonato de xadrez dos alunos das escolas particulares do ABC.

20

No dia 13 de abril, um sábado, no próprio Colégio Piaget, ocorreu a 1ª etapa do “Circuito Escolar de Xadrez - 2013”. Recebemos a presença de 180 alunos de 11 colégios particulares do ABC, que competiram simultaneamente em 90 mesas distribuídas na nossa Quadra Coberta. As competições se dividiram em 2 fases. Na 1ª fase, cada participante realizou no mínimo 3 partidas, sendo que todos se classificaram para a 2ª fase, dividindo-se, conforme a sua categoria e desempenho, nas séries Ouro, Prata ou Bronze. Na 2ª fase, a disputa foi em eliminatória simples. Fomos representados por 13 alunos em 4 categorias, masculinas e femininas. E, graças ao bom desempenho de todos, o Colégio Piaget conseguiu conquistar o 6º lugar no placar geral.

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Acompanhe a tabela dos resultados individuais dos nossos alunos: Categoria Gênero Aluno(a)

Colocação

Série

Pontos

Sub-08

Fem.

Maria Júlia Verni Antunes

2º lugar

Prata

60

Sub-08

Mas.

Arthur Gama Aguas

5º lugar

Bronze

20

Sub-08

Mas.

Wagner Terçariol Marigonda

6º lugar

Bronze

10

Sub-08

Mas.

Felipe Akira Kanesiro Antiqueira

9º lugar

Bronze

5

Sub-08

Mas.

Caio Giroldo Valério

9º lugar

Bronze

5

Sub-10

Fem.

Maria Júlia Campos

4º lugar

Prata

60

Sub-10

Fem.

Giovana Nani Cappelano

2º lugar

Bronze

40

Sub-10

Mas.

Kaymon de Paula Rodrigues Silva

4º lugar

Bronze

25

Sub-10

Mas.

Cesar Caetano Doniani

9º lugar

Bronze

5

Sub-12

Mas.

Cesar Brandão da Costa

4º lugar

Prata

25

Sub-14

Fem.

Maynara Rossi Pena Devesa

1º lugar

Ouro

150

Sub-14

Fem.

Sofia Chamelian

2º lugar

Ouro

100

Sub-14

Mas.

Gabriel Giraldes

4º lugar

Ouro

70

O Coordenador de esportes Everton Rodrigues Ribeiro comentou sobre o evento que ele idealizou e organizou, com o apoio de toda a sua equipe: “Conseguimos atingir o objetivo proposto, que era o incentivo à prática do xadrez. Agora, o número de crianças e jovens do Piaget interessadas nessa modalidade, com certeza, vai aumentar.”

Colégio Piaget sedia “Campeonato de Xadrez” entre escolas particulares do ABC

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

21


À direita, nosso aluno Kaymon Rodrigues, do 5º ano A

À esquerda, Arthur Gama, do 2º ano C

Nossos alunos das Categorias Sub-08 e Sub-10 com suas medalhas

À esquerda, Caio Giroldo Valério, do 2º ano C

À esquerda, Giovana Nani e, à direita, Maria Júlia Campos, ambas do 4º ano B

À esquerda, César Brandão da Costa, do 6º ano

Maynara Rossi Devesa, do 9º ano, jogando e, depois, recebendo a medalha de campeã. Também no pódio, com sua medalha de vicecampeã, a nossa aluna Sofia Chamelian, do 8º ano.

22

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Projeto pedagógico na Educação Infantil e 1º ano

“Comunicação e socialização na era digital - consumo e autoria da informação com responsabilidade” No “Espaço Cultural” da nossa escola, as professoras e a coordenadora da Educação Infantil e 1º ano fizeram uma apresentação especial sobre a “era digital”. No telão, a Anita, personagem do material pedagógico, anunciava vídeos e imagens que mostravam o progresso tecnológico por que o mundo passou. Paralelamente, algumas professoras, caracterizadas de Vilma e Fred (de “Os Flintstones”, da Idade da Pedra), Charles Chaplin (representando a revolução com o surgimento do cinema mudo) e o Pinguim (personagem do “Club Penguim”, símbolo atual dos jogos on-line), mostravam invenções mais antigas (rádio, toca-discos, telefone, máquina de escrever) e também as mais avançadas criações digitalizadas do tempo presente (computador, notebook, celular, smartphone, tablet). A coordenadora Rose também conversou com as crianças mencionando a existência de pontos positivos e pontos negativos nas atuais comunicações digitais e redes sociais, e pediu que os alunos ficassem atentos para fazerem um uso adequado da tecnologia disponível.

REVISTA

PIAGET

A Vilma e o Fred, o Charles Chaplin e o Pinguim mostram às crianças as invenções do passado e do presente

A coordenadora Rose alerta sobre os benefícios e os malefícios das “redes sociais

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

23


COLÉGIO PIAGET HOMENAGEIA MONTEIRO LOBATO E VINÍCIUS DE MORAES NO

“Dia Nacional do Livro Infantil” Com o objetivo de proporcionar às nossas crianças maior contato com livros e estimular a leitura e a escrita, foram organizadas, no mês de abril, atividades especiais na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

Sítio do Picapau Amarelo”. Em seguida, elas contaram alguns trechos de suas histórias, possibilitando que os alunos conhecessem os maravilhosos personagens: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marques de Rabicó, Visconde de Sabugosa, entre outros.

Inicialmente, as professoras explicaram que o “Dia Nacional do Livro Infantil” é comemorado em 18 de abril em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, famoso por suas obras de literatura infantil, como “O

No Período Integral, as crianças da Educação Infantil e 1º ano também comemoraram o “Dia do Livro Infantil” com a produção coletiva de um livrinho com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e livros.” Monteiro Lobato

24

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Em outra oportunidade, as professoras apresentaram aos alunos outro escritor brasileiro muito importante: Vinicius de Moraes, que escreveu poemas para adultos e para crianças. E, pelo fato de ele ter se destacado também na música, cada sala ensaiou um dos seus “poemas infantis musicados” e, no Espaço Cultural da escola, no próprio dia 18 de abril, cantaram, dançaram e fizeram dramatizações.

Homenagem ao centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes: apresentação dos seus poemas infantis musicados “A Arca de Noé”, “O Pato”, “A Foca”, “A Pulga”, “O Leão”, “A Galinha d' Angola”, “O Pintinho”, “O Gato”, “A Casa”, “A Bicicleta”, “O Girassol” e “Aquarela”.

REVISTA

PIAGET

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

25


Também até o dia 18 de abril, as professoras estavam recebendo das crianças um livro infantil. Anteriormente, um comunicado aos pais solicitava um livro, que podia se usado mas em bom estado de conservação, ou novo de baixo custo, desde que compatível com a idade da turma, para ficar na “Biblioteca da Classe”. “Os livros já existentes na sala, com os quais os alunos já tiveram contato, serão arrumados e doados a uma entidade que abriga crianças carentes”, explicou a coordenadora Rose. E ainda acrescentou sobre a importância do projeto de formação de minibibliotecas: “O nosso objetivo é que os alunos valorizem o livro, que, apesar da era digital em que vivemos, ainda encanta os leitores e, no caso das crianças, leva-as a uma viagem pelo mundo da imaginação”.

Incentivo à leitura: criação da “Biblioteca da Classe”, com livros infantis doados pelos pais dos alunos

26

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


“DIA DO ÍNDIO” com trabalhos e exposição na Educação Infantil e 1º ano Várias atividades foram programadas para os alunos da Educação Infantil e 1º ano comemorarem o “Dia do Índio”. Os do Maternal realizaram trabalhinhos relacionados às vestimentas e adereços indígenas. Os do Nível I ajudaram na organização de um espaço para representar a oca. Os do Nível II pesquisaram sobre as lendas da mandioca e do milho e fizeram desenhos. E coube aos alunos do 1º ano a pesquisa sobre os utensílios, as armas e a medicina dos índios.

REVISTA

PIAGET

Depois, no próprio 19 de abril, todas as turmas participaram de uma oficina para a criação de penas, cocares e colares, utilizando sobras de papel colorido. Por fim, ajudaram na montagem de uma exposição e, com os adereços que haviam confeccionado e os seus rostinhos pintados, degustaram milho cozido.

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

27


IDA AO TEATRO

Em abril, os alunos do Fundamental II e Médio foram convidados a mais um evento cultural: a ida ao teatro para assistirem à peça musical “O Rei Leão”. O convite se estendeu aos pais e demais parentes dos alunos. Assim, um grupo pra lá de animado se reuniu e desfrutou de um belíssimo espetáculo, que é sucesso absoluto na Broadway, desde 1997.

28

“Quem foi se encantou com o cenário e figurinos, ricos em artesanato africano para retratar os ambientes e também os personagens”, comentou a professora Eliane, de Arte, que sempre acompanha os alunos nos eventos extraclasse. E, sobre as músicas, acrescentou: “A novidade desta montagem é que o cantor e compositor Gilberto Gil foi o responsável pelas adaptações das músicas, feitas por Elton John e Tim Rice, para a versão brasileira”.

2013 | MARÇO E ABRIL # 20 Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET


Atividades da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio

REVISTA

PIAGET

Anuncie em nossa revista: ligue 11 4367.8300 r.335 gabriel.brites@jpiaget.com.br

Via Anchieta, km 17 • SBC • São Paulo • SP www.jpiaget.com.br/colegiopiaget

Revista 20 a4  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you