Page 1

Escola: Escola EB1/ JI do Carvalhal

Área Curricular: Língua Portuguesa

Formando(a): Isabel Maria de Rezende Alves

Formador(a): Neuza Pinto

Data: 26/19/09

Ano/Turma: 3.º

Hora: 9 h 00’ - 10 h 00’

Sessão Tutorial n.º 1

Duração 1 h 00’

PLANO DE AULA Conteúdos

Descritores de Desempenho

Escutar para aprender e construir conhecimento(s) - Reconto: Intencionalidade comunicativa: informar; recrear; mobilizar a acção.

• Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - responder a questões acerca do que ouviu; - relatar o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência; - recontar o que ouviu;

- Pesquisa e organização da informação: Registo formal e informal.

• Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação: - preencher grelhas de registo;

Falar para aprender (aprender a falar; construir e expressar conhecimento) Planificação do discurso: - identificação do tópico/ tema; - selecção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objectivo. Reconto.

• Planificar o discurso de acordo com o objectivo, o destinatário e os meios a utilizar.

Recursos Materiais

Percurso da aula Apresentação da professora do PNEP à turma do 3º B. Esta apresentação será realizada da seguinte forma: 1º - A professora, formanda do PNEP, e uma aluna irão formular questões entre si, de acordo com o “guião de apresentação”, de forma a obterem informações, sobre ambas. Essas informações irão ser registadas numa folha de registo. 2º - Posteriormente, a professora Isabel irá apresentar à turma a aluna entrevistada (de acordo com o reconto da informação obtida no ponto 1). A aluna procederá da mesma forma, para apresentar a professora.

9:00

Ficha de Trabalho: “Guião de apresentação”

09:15

• Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: - relatar, recontar, contar; - partilhar informações e conhecimentos.

1


PLANO DE AULA (cont.) Conteúdos

Descritores de Desempenho

Recursos Materiais

Percurso da aula

Participar em situações de interacção oral - Princípio de cooperação e cortesia; - Formas de tratamento.

Respeitar as convenções que regulam a interacção: - ouvir os outros; - esperar a sua vez; - respeitar o tema.

Escrever para aprender (para aprender a escrever; para construir e expressar conhecimento(s) - Selecção e organização • Elaborar, por escrito, de modo autónomo, da informação. respostas a questionários. • Utilizar técnicas específicas para seleccionar, registar, organizar e transmitir a informação.

Ficha de Trabalho:

Apresentação dos alunos do 3º B à professora do PNEP. Esta apresentação será realizada de acordo com o modelo anterior, a pares (12 pares de alunos).

9:20

Depois de preenchidos os guiões de apresentação de todos os alunos, estes irão ser apresentados à professora, pelos seus pares.

9:40

“Guião de apresentação”

10:00

2

Plano de aula nº 1  

Plano de aula

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you