Page 60

Identifica-se a necessidade de compreender este fenômeno em suas diversas variações, além de colocá-lo na vertente complexa que o fenômeno possui e identificar seu desenvolvimento em consonância das situações na qual ocorre. Conforme Michaud pode-se entender a violência como: um caráter complexo das situações de interação nas quais podem intervir múltiplos atores; das diversas modalidades de produção da violência, segundo os instrumentos de causa; da distribuição temporal da violência; dos diferentes tipos de danos que podem ser impostos (físicos, psíquicos, morais) (MICHAUD, 2001, p.11).

Dentro desta teoria, o autor baseia-se na diversidade do fenômeno em sua dinâmica contemporânea, propondo uma discussão do desenvolvimento da violência relacionada ao desenvolvimento da tecnologia na sociedade. Para ele a revolução tecnológica proporcionou uma diversidade dos instrumentos utilizados na propagação da violência, tais como: mísseis, aviões, armas, explosivos. Segundo Michaud (1998), os meios de comunicação também têm influência na questão da violência, pois possuem interesses e finalidades específicas para obtenção de seu sucesso ao retratar que: A mídia precisa de acontecimentos e vive do sensacional (...) as imagens são enganosas: ainda que cada uma seja autêntica, podemos selecioná-las, montá-las, legendá-las, podemos enquadrá-las e reenquadrá-las, podemos, sobretudo mostrá-las ou não de jeito nenhum‖. (MICHAUD, 1998, p.49).

E de que forma podemos perceber a relação da violência com a mídia? Essa relação acontece de forma dependente, em que para a produção de uma se faz necessário o desenvolvimento da outra. Considerando que a violência está relacionada à manipulação do mais fraco com relação ao mais forte, ou seja, dominante versus dominado, conforme retratado por Dadoun (1998, p. 8), sendo que ―geralmente só levamos em conta aspectos externos da violência, as manifestações e expressões múltiplas que remetem a fatores – políticos, psicológicos ou outros – sobre os quais o homem parece não ter qualquer domínio‖. É de extrema importância observar a questão da violência como um fenômeno que possa ser diluído, exterminado, acabado, mesmo de forma utópica. Diante dos fatos, vale ressaltar que o campo da violência é composto de conceitos que formaram um conjunto amplo de manifestações, dentre elas a violência simbólica, violência urbana e a violência institucional, para assim ser avaliada e discutida com maior abrangência, em sua especificidade.

4.1- Violência Escolar: fenômeno no Projovem Urbano de Igarapé-Açu A questão da violência nas escolas se retrata por situações da realidade vivenciada entre professores e alunos, os quais fazem parte da problemática ou presenciaram, porém é relevante conceituar a violência mediante processo social e histórico que redunda deste nosso passado, como exposto no excerto abaixo: [a]s análises recaíam sobre a violência do sistema escolar, especialmente por parte dos professores contra os alunos (punições e castigos corporais). Na literatura contemporânea, sociólogos, antropológicos e outros especialistas privilegiam análise da violência praticada entre alunos ou de alunos contra a propriedade (vandalismo, por exemplo) e, em menor proporção de alunos contra professores e de professores contra alunos (ABRAMOVAY, RUA, 2003, p.21).

Como se pode observar, o processo de violência nas escolas perpassa por diversas realidades, sendo necessária a intervenção de forma responsável não apenas pela atuação de profissionais competentes que possam auxiliar nesta violação, mas também pela responsabilização de uma sociedade que realmente tenha em sua formação a sabedoria de saber discernir o que é certo ou errado. Entretanto, neste contexto entre o certo e o errado podemos recair no dilema entre o que é correto para alguns e errôneo para outros. Nesta conjuntura, é importante o papel do educador como mediador das relações sociais no âmbito da escola para que haja, de fato, um debate profícuo a respeito deste tema.

60

Profile for Ivo Souza

ANAIS Nº 05  

V JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

ANAIS Nº 05  

V JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Profile for ivosouza
Advertisement