Page 1

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO

A IMAGEM DO HERÓI NO MANGÁ

Ivan de Souza Cardoso

Rio de Janeiro, Novembro/2011 i


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

A IMAGEM DO HERÓI NO MANGÁ

Monografia apresentada como exigência parcial para conclusão do curso de Comunicação Social / Habilitação Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

ORIENTADORA: Prof. Soraya Venegas

Rio de Janeiro, Novembro/2011 ii


Ivan de Souza Cardoso

A IMAGEM DO HERÓI NO MANGÁ

GRAU: _______________

BANCA EXAMINADORA

Prof. Esp. Marcelo Remigio

Prof. Esp. Marco Aurelio Reis

Profa. Ms Soraya Venegas

Rio de Janeiro, Novembro/2011 iii


DedicatĂłria

Dedico este trabalho aos meus pais Margarida Maria de Souza Leite e JosĂŠ Maria Cardoso da Silva e tambĂŠm a Anibal Leite e Laura Correa dos Santos por estarem ao lado deles.

iv


Agradecimentos

Agradeço as professoras Soraya Venegas e Isabel Spagnolo pelas orientações em Projetos lll e Projetos ll, aos professores Marco Reis e Marcelo Remigio por aceitarem o pedido de participarem da banca e também aos parentes e amigos pelo apoio que sempre me deram durante este trabalho.

v


Epígrafe

“Se você trabalhar duro, pode conseguir qualquer coisa.” (Hiroki Goto)

vi


Resumo Nesta monografia foi feito um estudo sobre a imagem do herói no mangá com o objetivo de encontrar e analisar elementos ligados ao conceito de herói e passando também pelos conceitos de mito, arquétipo, estereótipo, ídolo, Indústria Cultural, mundialização da cultura e linguagem dos quadrinhos. Os mangás surgiram no Japão como um estilo de quadrinhos voltado para todas as idades, mas foram naqueles destinados ao público jovem que a imagem do herói foi mais explorada. Neste trabalho são apontados os títulos mais importantes não apenas no Japão, mas também no Brasil e no mundo. Afinal, muitos países trazem em suas culturas a história de um menino que, após crescer, combate o mal e obtém a vitória, recebendo todos os méritos por isso. E como os mangás trazem esta mesma idéia em suas aventuras, é compreensível o sucesso que façam em várias partes do mundo. Para o estudo de caso desta monografia foram selecionados três mangás que mostram os elementos do mito do herói através de suas histórias e também do perfil de seus personagens.

Palavras-Chave: mangá, herói, mito

vii


SUMÁRIO Introdução.................................................................. Capítulo 1 - A história do mangá............................. 1.1 – Histórico dos mangás no Japão e no mundo.. 1.2 – Os mangás shonen............................................ 1.3 – Histórico dos mangás no Brasil....................... Capítulo 2 - Arquétipos e cultura do mangá........... 2.1 – O mito e os arquétipos do herói no mangá..... 2.2 – A cultura do mangá no mundo........................ 2.3 – A linguagem das histórias em quadrinhos..... Capítulo 3 – Os mangás e seus heróis...................... 3.1 – Histórico dos mangás Kamen Rider, Saint Seiya e Dragon Ball.................................................... 3.2 – Análise de histórias de Saint Seiya, Dragon Ball e Kamen Rider.................................................... 3.3 – Linguagem dos mangás de Saint Seiya, Dragon Ball e Kamen Rider....................................... Conclusão.................................................................... Bibliografia................................................................. Anexos.........................................................................

viii

p.9 p.12 p.12 p.18 p.20 p.24 p.24 p.29 p.32 p.38 p.38 p.48 p.54 p.57 p.60 p.61

Monografia - A Imagem do Herói no Mangá (Pré-textual)  

Monografia - A Imagem do Herói no Mangá (Capa, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Resumo e Sumário)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you