Page 1

Curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural

Projeto de pesquisa A percepção e atuação dos empresários associados ao Sindilojas – São Borja sobre a Responsabilidade Social.

Disciplina: Pesquisa de Opinião Pública Professor: Valmor Rhoden Acadêmicos: Alex Piegas, Antonio Borges, Jorge Campos, Ivana Cavalcante.

São Borja, 2011/2012


1. Introdução A Responsabilidade Social foi escolhida por ser um tema que está em bastante evidencia no âmbito empresarial atual, somado com a condição de ser uma oportunidade de o presente grupo integrar as disciplinas de Pesquisa de Opinião, ministrada pelo professor Msc. Valmor Rhoden, e de Fundamentos da Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela professora Dra. Marislei Ribeiro, cursadas concomitantemente este semestre. Visamos também à maior aproximação da universidade com as empresas locais através de ações como esta onde nossas atividades acadêmicas oferecem retorno à sociedade. O Instituto Ethos conceitua responsabilidade social empresarial como "a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e a redução das desigualdades sociais" (INSTITUTO ETHOS, 2004). Além disso, as empresas, adotando um comportamento socialmente responsável, são poderosos agentes de mudança ao assumirem parcerias com o Estado e a sociedade civil, na construção de um mundo economicamente mais próspero e socialmente mais justo. O Sindilojas é um sindicato das lojas do varejo são-borjense que reúne atualmente 90 associados e pretende atingir 200 no ano de 2012. A instituição tem como missão assegurar às empresas representadas as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade. Sua visão é liderar a comunidade empresarial representada com reconhecida influencia no desenvolvimento da região. O objetivo da pesquisa é diagnosticar a atual consciência dos associados quanto à responsabilidade social. Por isso, diante da nova organização empresarial global, onde cada vez mais a qualidade do produto está relacionada à relação da empresa com a sociedade e seu comportamento ético e esses fatores determinam o comportamento dos consumidores, o grupo identificou uma ocasião favorável à investigação do tema localmente.


2. Problema de pesquisa Qual a compreensão e ação dos empresários são-borjenses na área da responsabilidade social?

3. Objetivo Geral - Medir os níveis de conhecimento sobre Responsabilidade Social dos empresários associados ao Sindilojas – São Borja.

3.1 Objetivos específicos - Compreender o grau de consciência dos varejistas em relação ao tema; - Mensurar o envolvimento dos empresários com os projetos.

4. Metodologia Chegamos aos nossos objetivos através da aplicação de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com questões fechadas e abertas, para que a opinião do público seja observada e registrada em sua totalidade. Como o nome sugere, as pesquisas quantitativas mensuram; Enquanto as pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. A pesquisa é conclusiva descritiva, pois visa, pois está estruturada em procedimentos, questões e hipóteses de pesquisas claramente definidas com objetivos claros de mensurar e descrever o nível de conhecimento e a consciência dos associados do Sindilojas – São Borja sobre Responsabilidade Social. As pesquisas conclusivas descritivas descrevem as relações entre variáveis, mas não afirmam que nessas relações


uma variável é causadora de efeito sobre a outra, e sim que a variação em uma produz uma variação em outra, não sendo ela a única responsável por isso. Foram aplicados 54 questionários (de um total de 92 associados do Sindilojas – São Borja) com diretores, gerentes, colaboradores e proprietários das empresas.

4.1. Escolha das lojas A escolha das lojas seguiu a lista disponibilizada pelo Sindilojas - São Borja. Foi feito a relação das lojas desta primeira lista, assim chegando ao total de 92 empresas (anexo). O questionário foi aplicado nas lojas que se disponibilizaram a respondê-lo, nem todas apresentaram o mesmo nível de colaboração o que ocasionou um numero abaixo do esperado de entrevistados.

4.2. Instrumento para coleta de dados O questionário é formado por 24 (vinte e quatro) questões sendo elas 13 (treze) fechadas, 05 (cinco) abertas, 04 (quatro) fechadas com espaço aberto para resposta, e 02 (dois) questões de múltipla escolha.

5. Relatório Pré-teste Foram feitos e aplicados dois questionários em empresas varejistas do município até chegar ao questionário apto à aplicação.

5.1 Questionário 1 A priori o questionário não apresentou nenhum erro aparente. As respostas foram sucintas e objetivas. Apenas a pergunta 9.1 estava tangível a mudança na qual a resposta deveria ser uma alternativa.

5.2 Questionário 2 (retificado) apto a aplicação Alguns problemas na leitura das questões dissertativas devido à caligrafia de quem o preencheu, elevando assim o grau de dificuldade de mensuração das respostas – problemas já esperados. Novamente, respostas sucintas e objetivas, sem adentrar muito ao assunto. Nenhum problema de interpretação de pergunta foi constatado.


7. Layout do instrumento de coleta de dados (Questionário)

Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural Disciplina de Pesquisa e Opinião Pública – Professor Me. Valmor Rhoden

A percepção e atuação dos empresários associados ao Sindilojas – São Borja sobre a responsabilidade social.

OBSERVAÇÕES

Os dados obtidos por este questionário são sigilosos e de uso exclusivamente acadêmico

Dados Ramo empresarial: a. ( ) Varejo b. ( ) Atacado c. ( ) Bens e serviços d. ( ) Outro:__________________________

Cargo: a. ( ) Diretor b. ( ) Gerente c. ( ) Outro:______________________________________ Sexo: a. ( ) Masculino

Escolaridade: a. ( ) Ensino Fundamental Incompleto

b. ( ) Feminino Idade: a. ( ) de 21 a 25 anos

b. ( ) Ensino Fundamental Completo c. ( ) Ensino Médio Incompleto

b. ( ) de 26 a 30 anos

d. ( ) Ensino Médio Completo

c. ( ) de 31 a 35 anos

e. ( ) Ensino Superior Incompleto

d. ( ) de 36 a 40 anos

f. ( ) Ensino Superior Completo

e. ( ) mais de 45 anos

g. ( ) Pós-graduação

Há quanto tempo você atua nessa atividade? _____________________________________ 1. Você sabe o que é responsabilidade social? a. ( ) Sim b. ( ) Não 1.1 Se respondeu Sim, o que significa pra você? _________________________________ ____________________________________________________________________________ 2. A sua empresa desenvolve algum projeto de responsabilidade social? a. ( ) Sim b. ( ) Não c. ( ) Não sei


3. Em uma escala de conhecimento sobre responsabilidade social, com qual você se enquadra? a. ( ) Básico b. ( ) Médio c. ( ) Alto d. ( ) Avançado

4. (Questão de múltipla escolha) Em sua opinião, a prática da responsabilidade social está ligada a: (Enumere de 1 para a mais importante e 6 para a menos importante.) a. ( ) Elaboração e execução de projetos sociais com a participação dos públicos b. ( ) Preocupação com o meio ambiente c. ( ) Doações a instituições de caridade d. ( ) Cumprimento de obrigações legais e. ( ) Campanhas beneficentes f. ( ) Benefícios aos colaboradores da empresa (saúde, educação, moradia, etc.) g. ( ) Outra(s) (Quais ou quais?__________________________________________________) 5. Você acha importante a prática de projetos sociais nas empresas? a. ( ) Sim b. ( ) Não 5.1 Por quê? ______________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6. Há interesse dos colaboradores da empresa em projetos de responsabilidade social? a. ( ) Sim b. ( ) Não 6.1 Se respondeu Não, qual a dificuldade? _________________________________________ ____________________________________________________________________________ 7. Os projetos de responsabilidade social que você pratica ou praticou, traz ou trouxe algum retorno? a. ( ) Sim b. ( ) Não 7.1 Justifique: ________________________________________________________________ 8. Levando em consideração que responsabilidade social é uma pratica em crescente avanço no ramo empresarial, na sua avaliação esse aspecto cria um diferencial perante o público consumidor? a. ( ) Sim b. ( ) Não 9. A empresa elabora algum relatório sobre os aspectos financeiros, sociais e ambientais de suas atividades? a. ( )Sim b. ( )Não 10. A missão, os valores, princípios da empresa existem em documento formal? a. ( ) Sim b. ( ) Não 10.1 (Questão de múltipla escolha) Se respondeu Sim na questão anterior, de que forma a missão, valores da empresa são divulgados ou propagados? (Enumere de 1 para a mais importante a 4 para a menos importante.) a. ( ) Mural ou quadro de avisos c. ( ) Reuniões b. ( ) Internet d. ( ) Treinamentos e. ( ) Outra(s) (Qual ou quais?)___________________________________________________ Obrigado!


8. Aplicação da pesquisa A pesquisa foi aplicada nas empresas do comercio de São Borja no horário de funcionamento no período de 12 a 19 de dezembro de 2011.

9. Cálculo da amostra Para cálculo da amostra foi utilizado o número de empresas associadas ao Sindilojas – São Borja que se totaliza em 92 (noventa e dois) associados. Utilizando o calculo abaixo a pesquisa atingiu a margem de erro de 9% e atingimos um total de 54 (cinqüenta e quatro) questionários aplicados. n = σ² . p .q . N e² (N-1) + σ² . p . q

10. Tabulação e análise dos dados Ramo empresarial

Varejo Atacado Bens e serviços Total

Frequência 37 11 6 54

% 69 20 11 100


Do total de entrevistados 69% são do ramo do varejo, 20% são do ramo atacadista e 11% são do ramo de bens e serviços. Cargo

Diretor Gerente Outro Total

Frequência 23 18 13 54

% 43 33 24 100

Do total de entrevistados, 43% são diretores, 33% gerentes e 24% formados por outros.


Outros

Proprietários Total

Frequência 13 13

% 100 100

Do total de entrevistados que marcou a opção outros, 100% são proprietários. Sexo

Masculino Feminino Total

Frequência 34 20 54

% 63 37 100

Do total de entrevistados, 63% são do sexo masculino e 37% do sexo feminino.

4. Idade

21 a 25 26 a 30 31 a 35 36 a 40 Mais de 41 Total

Frequência 6 9 11 6 22 54

% 11 17 20 11 41 100


Do total de entrevistados 41% possuem mais de 41 anos, 20% tem de 31 a 35 anos, 17% tem de 26 a 30 anos, 11% possuem de 21 a 25 anos e 11% tem de 36 a 40 anos. Escolaridade

Ensino Fundamental Incompleto Ensino Médio Incompleto Ensino Médio Completo Ensino Superior Incompleto Ensino Superior Completo Pós-Graduação Total

Frequência

%

1

2

2 21 8 18 4 54

4 39 15 33 7 100


Do total de entrevistados 39% possuem ensino médio completo, 33% possuem ensino superior completo, 15% não completaram o ensino superior, 7% são pós graduados, 4% possuem ensino médio incompleto e 2% ensino fundamental incompleto. Há quanto tempo você atua nessa atividade?

1 a 5 anos 5 a 15 anos Mais de 15 anos Total

Frequência 19 16 19 54

% 35 30 35 100


Do total de entrevistados 35% trabalham de 1 a 5 anos nessa área do comércio, outros 35% de 5 a 15 anos e 30% trabalham há mais de 15 anos.

1. Você sabe o que é Responsabilidade Social?

Sim Não Total

Frequência 32 22 54

% 59 41 100


Do total de entrevistados 59% afirmaram saber o que é Responsabilidade Social e 41% disseram que não sabiam o que era.

1.1 O que significa Responsabilidade Social pra você?

Realizar projetos de cunho social Ajudar instituições carentes Interação com os públicos ligados a empresa Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores Cumprimento dos deveres e obrigações legais Cuidados relativos ao meio ambiente Compromisso com o bem estar das pessoas Ter uma visão empreendedora Geração de empregos Total

Frequência 7 5 4

% 25 18 14

4 3 2 1 1 1 28

14 11 7 4 4 3 100


Do total de entrevistados que responderam o significado de Responsabilidade Social 25% disseram que significa realizar ações e projetos de cunho social, 18% afirmam que Responsabilidade social significa ajudar instituições e pessoas carentes, 14% disseram que significa melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, 14% alegaram que significa doações para pessoas necessitadas, 11% afirmaram que Responsabilidade Social é a interação com os públicos ligados a empresa, 7% disseram que significa o cumprimento dos deveres e obrigações legais, 4% disseram que significa o compromisso com o bem estar das pessoas, 4% apontam que Responsabilidade Social significava ter uma visão empreendedora e 3% alegaram que Responsabilidade Social é geração de empregos. 2. Sua empresa desenvolve algum projeto social?

Sim Não Não sei Total

Frequência 23 27 4 54

% 43 50 7 100

Do total de entrevistados 50% afirmaram que a sua empresa não desenvolve nenhum projeto de Responsabilidade Social, 43% dizem que a empresa desenvolve projetos e 7% não sabem se essa pratica é executada. 2.1 Se respondeu Sim, qual é a periodicidade dos projetos?


Mensal Anual Semestral Semanal Total

Frequência 8 7 3 5 23

% 35 30 13 22 100

A periodicidade dos projetos dos entrevistados que responderam sim é de 35% mensal, 30% anual, 22% semestral e 13% semestral. 3. Em uma escala de conhecimento sobre Responsabilidade Social com qual você se enquadra?

Básico Médio Alto Avançado Total

Frequência 29 20 3 2 54

% 54 37 5 4 100


Do total de entrevistados 54% afirmam que dominam o conhecimento básico sobre Responsabilidade Social, 37% dizem possuir um conhecimento mediano 6% dizem ter um grau de conhecimento alto e apenas 4% afirmam ter um grau de conhecimento elevado sobre o tema exposto na pergunta. 4. Em sua opinião a prática de Responsabilidade Social está ligada a: (Enumere de 1 para mais importante e 6 para menos importante.) a) Elaboração e execução de projetos com a participação dos públicos

1 2 3 4 5 6 Total

Frequência

%

9 2 7 2 1 2 23

39 9 30 9 4 9 100


Do total de entrevistados 39% colocaram a alternativa A em primeiro lugar, 30 a colocaram em terceiro lugar, 9% colocaram-na em segundo lugar, 9% a puseram em quarto lugar, 9% a colocaram em sexto lugar e 4% colocaram a alternativa em sexo lugar no grau de importância.

b) Preocupação com o meio ambiente

1 2 3 4 5 6 Total

Frequência 6 2 7 2 4 2 23

% 26 9 30 9 17 9 100


Do total de entrevistados 30% colocaram a alternativa B na sua maioria em terceiro lugar, 26% colocaram ela em primeiro lugar, 17% puseram em quinto lugar a alternativa, 9% colocaram-na em quarto lugar, 9% colocaram-na em segundo lugar e 9% a colocaram em sexto lugar no grau de importância. c) Doações a instituições de caridade

1 2 3 4 5 6 Total

Frequência 5 6 3 3 4 2 23

% 22 26 13 13 17 9 100


Do total de entrevistados 26% colocaram colocaram a alternativa C em segundo lugar, 22% puseram-na em primeiro lugar, 17% a colocaram em quinto lugar, 13% puseram-na em terceiro lugar, 13% a colocaram em quarto lugar e 9% apontaram-na em sexto lugar no grau de importância. d) Cumprimento de obrigaçþes legais

1 2 3 4 5 6 Total

FrequĂŞncia 1 2 1 4 5 10 23

% 4 9 4 17 22 44 100


Do total de entrevistados 44% colocaram a alternativa D em sexto lugar, 22% a puseram em quinto lugar, 17% a colocaram em

quarto lugar, 9% a puseram em

segundo lugar, 4% colocaram-na em primeiro lugar e 4% a puseram em terceiro lugar no grau de importância. e) Campanhas beneficentes Frequência 4 1 1 9 6 2 23

1 2 3 4 5 6 Total

% 18 4 4 39 26 9 100

Do total de entrevistados 39% colocaram a alternativa E em quarto lugar, 26% colocaram-na em quinto lugar, 18% a colocaram em primeiro lugar, 9% a puseram em sexto lugar, 4% colocaram-na em segundo lugar e 4% apontaram-na em terceiro lugar no grau de importância.


f) Beneficios aos colaboradores da empresa (saúde, educação, moradia,etc.) Frequência 6 5 1 2 6 3 23

1 2 3 4 5 6 Total

% 26 22 4 9 26 13 100

Do total de entrevistados 26% colocaram a alternativa F como mais importante, 26% a puseram em quinto lugar, 22% colocaram-na em segundo lugar, 13% a puseram em sexto lugar, 9% a colocaram em quarto lugar e 4% puseram-na em terceiro lugar no grau de importância. 5. Você acha importante a prática de projetos sociais nas empresas?

Sim Não Total

Frequência 50 4 54

% 93 7 100


Quando questionados sobre a importância da prática da Responsabilidade Social nas empresas, 93% dos entrevistados julgam importante e apenas 7% não consideram uma prática relevante. 5.1 Por que você acha importante a prática da Responsabilidade Social nas empresas?

Traz maior dividendo de renda Ajuda as pessoas necessitadas Ajuda a equilibrar as diferenças sociais e culturais Importante pois colabora com o meio ambiente Total

Frequência

%

7

44

4

25

3

19

2 16

12 100


Do total de entrevistados que responderam o motivo pelo qual acham importante a prática da Responsabilidade Social 44% disseram que ela é relevante, pois traz maior dividendo de renda, 25% afirmaram que a prática é importante, pois ajudam às pessoas necessitadas, 19% disseram que a Responsabilidade Social ajuda a equilibrar a diferença social e cultural e 12% julgam a prática importante, pois colabora com a preservação do meio ambiente. 6. Há interesses dos colaboradores em participar dos projetos? Frequência 39 15 54

Sim Não Total

% 72 28 100

Do total de entrevistados 72% afirmam que há interesse dos colaboradores em participar de projetos de Responsabilidade Social e 28% dizem que não há interesse dos colaboradores. 6.1. Qual a dificuldade dos colaboradores em participar de projetos sociais das empresas?

Motivação Falta de Comunicação Total

Frequência 2 1 3

% 67 33 100


. Do total de entrevistados que responderam que havia dificuldades pela parte dos colaboradores em participar de projetos sociais das empresas, 67% dizem que falta motivação e 33% dizem que falta uma melhor comunicação entre os colaboradores para que essas práticas possam ser executadas.

7. Os projetos de responsabilidade social que você pratica ou praticou, traz ou trouxe algum retorno? Sim Não Total

Frequência 32 22 54

% 59 41 100


Do total de entrevistados que desenvolvem projetos de Responsabilidade Social 59% dizem que estes trazem algum tipo de retorno e 41% afirmam que não há retornos. 7.1 Os projetos trouxeram retorno?

Retorno em imagem Retorno financeiro Conscientização Motivação Preservação do meio ambiente Total

Frequência 4 5 2 1

% 31 38 15 8

1 13

8 100

Do total de entrevistados que justificaram os retornos dos projetos 38% disse que os retornos são financeiros, 31% disse que os retornos são em imagem, 15% alegou que os projetos trouxeram motivação e 8% afirmou que quem saiu ganhando foi o meio ambiente. 8. Levando em consideração que responsabilidade social é uma prática em crescente avanço no ramo empresarial, na sua avaliação esse aspecto cria um diferencial perante o público consumidor?

Sim Não

Frequência 45 9

% 83 17


Total

54

100

Do total de entrevistados 83% acham que Responsabilidade Social é um diferencial e 17% afirmam que não é um diferencial. 9. A empresa elabora algum relatório sobre os aspectos financeiros, sociais e ambientais de suas atividades?

Sim Não Total

Frequência 21 33 54

% 39 61 100


Quando questionados sobre a elaboração de relatórios 61% dos entrevistados afirma não elaborar relatórios e 39% elaboram estes documentos. 10. A missão, os valores, princípios da empresa existem em documento formal? Frequência 28 26 54

Sim Não Total

% 52 48 100

Do total de entrevistados 52% disseram que a missão, os valores e os princípios da empresa são expostos e 48% disseram que eles não são expostos nas suas empresas. 10.1 Se respondeu Sim na questão anterior, de que forma a missão, valores da empresa são divulgados ou propagados? (Enumere de 1 para a mais importante a 4 para a menos importante.)

Mural ou quadro de avisos Treinamentos Reuniões Internet Total

Frequência 7 6 5 4 22

% 32 27 23 18 100


Do total de entrevistados (que classificaram como mais importante a alternativa ao responder com o numero 1) 32% afirmaram que divulgam a missão e os valores da empresa em mural ou quadro de aviso, 27% alegaram que propagam esses aspectos em treinamentos, 23% disseram que propagam os princípios da empresa em reuniões e 18% divulgam a missão e os valores usando a internet.

11. Conclusão e recomendações 11.1. Conclusão A pesquisa realizada no mês de dezembro no comércio são-borjense para mensurar o conhecimento e ações relacionadas à Responsabilidade Social Empresarial (SER) junto aos associados do Sindilojas – São Borja foi possível inferir para cada questionamento, uma constatação. A fins quantitativos sobre o perfil dos contribuintes com a pesquisa, dentre as lojas aplicadas, 69% são do ramo do varejo, 20% são do ramo atacadista e 11% são do ramo de bens e serviços, constatou-se que a maioria dos diretores, gerentes e proprietários das lojas são homens, 63% do sexo masculino e 37% do sexo feminino.


Segundo resultados da pesquisa pouco mais da metade dos gerentes e proprietários das lojas sabem o que é Responsabilidade Social (59%), porém apenas a minoria afirma que desenvolve algum projeto da área em suas respectivas empresas (43%), numa periodicidade mensal, na maioria da vezes (35%). Em relação ao conhecimento sobre o assunto, os empresários em maioria dominam apenas o básico (54%), porém um percentual significativo julga importante as praticas de Responsabilidade Social nas empresas (93%) e afirma que há interesse dos colaboradores da empresa em participar de projetos de cunho socialmente responsável (72%). Dentre as empresas que praticam ou praticaram algum projeto de Responsabilidade Social, a maioria afirma que traz ou trouxe algum retorno para a empresa (59%). E afirmam que a Responsabilidade Social é uma característica que traz um diferencial em relação a outras empresas (83%).

11.2. Recomendações Muito embora a maioria dos entrevistados tenha conhecimento da conceituação de responsabilidade social empresarial, recomenda-se ao Sindilojas, enquanto intermediador e representante da classe dos lojistas são-borjenses, oferecer aos mesmos palestras ou minicursos de capacitação, onde tais conceitos possam ser elucidados e trabalhados de forma estratégica dentro de seus respectivos planejamentos. Quando questionados sobre o que significa responsabilidade social, um percentual total de 71% respondeu que se trata de realizar projetos de cunho social, ajudar instituições carentes, interação com os públicos ligados a empresa e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Sugere-se, portanto, mais das mesmas palestras ou minicursos, citadas anteriormente, seguir uma temática de orientação aos proprietários a desenvolverem tais projetos e estreitar relacionamento com os públicos interno e comunidade local. Visto que a maior dificuldade encontrada pelos proprietários e gerentes quanto ao interesse de seus colaboradores em participar de projetos sociais da empresa foi motivação (67%), deve-se, portanto dispensar aos proprietários as instruções necessárias para que em suas respectivas empresas eles possam convocar seus colaboradores de forma persuasiva e efetiva. Segundo, 83% dos entrevistados, responsabilidade social é


uma prática que cria um diferencial perante o público consumidor e, em crescente avanço, deve ser difundida. São argumentos suficientes os retornos em imagem (31%) e financeiro (38%) que os projetos trouxeram, além da conscientização (15%). Por fim, e não menos importante, uma vez desenvolvidos os projetos de RSE, a empresa deve preocupar-se em elaborar algum relatório sobre os aspectos financeiros, sociais e ambientais de suas atividades. A maioria (61%) dos empresários são-borjenses não o faz. Aconselha-se um balanço social. O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

12. Limitações da pesquisa  A lista repassada do Sindilojas – São Borja foi de difícil interpretação no que tange aos nomes dos contribuintes e fantasias;  A lista encontra-se desatualizada. Os entrevistadores compareceram a locais em que os proprietários negaram ser associados ao Sindilojas;  Foram listadas cerca de 92 empresas da lista de associados ao Sindilojas, dentre elas foi possível aplicar em apenas 54 empresas;  O principal motivo alegado nas empresas que não quiseram responder o questionário foi a falta de tempo para responder, tendo em vista que o mês de dezembro há um maior fluxo de pessoas nas lojas aumentando, portanto, a carga de trabalho de todos nas empresas.  Os pesquisadores não puderam se dedicar em tempo integral a pesquisa por esta não ser uma atividade exclusiva dos mesmos, isto fez com que o tempo dedicado a pesquisa fosse menor.


Anexo 1 - Listagem das lojas participantes da pesquisa EletroBrites

Luana decorações

Gabaritus

Ponto a ponto

Talento moda esportiva

Thuany Lojas

Casa do gaúcho Clean informática Rota sistema de segurança

R A Confecções M H moda intima Loja Pág Menos

Mdb informática Varig Log Gpsnet MR Auto som Compucel celulares

Rilu Pira

Help Concerto de celulares

Volúpia Moda intima

Vta informática

Cacau Show

Iniciativa moda jovem

Casa favorita

Foto márcia

De presentes

Telecampos

O boticário

Consermarq

Nadine Baby

Lojas colombo Comercial surubi

Camponesa new fashion Corpo mágico

Gráfica Impresul J R Video locadora Quero Quero Matéria Lógica 3 Passos Comercial Favorita Veterinária Sartori Santa Clara calçados Loja sem preconceito Americana modas

Vidraçaria saci Consermarq brinquedos Gaúcha materiais de contrução Óptica líder Fascio Artigos Militares Bebidas passamani Cacio modas masculina Tabacaria boa Sorte


Scalco

Gerson Motos

Sete povos tchê

Ponto com informática

Art Som

Cimar Biscicletas

Minha loja

Fisk

Pé no chão

Papyrus livraria

Barriga verde

Vem que tem

La barca

Videomania

Lojas pompéia

Ale prestação de serviços

Grazziotin

Lojas San germano

Franco Giorgi

Lojas Benoit

MB lojas

Lojas Obino

Spaço Sport

Joalheria Diamante

Maxicomp

Veterinária são franscisco

Marta ferragem

Requinte modas

Mafra sistemas de segurança

Joalheria Brilhante

F M celulares

Sobrado da esquina

Lojas Becker

Dumia modas

Casa das tintas

Tempo informática

Magazine Bandeinte Ar soluções em informatica Lojas Xarro

Pesquisa de Opinião Pública  

"A percepção e atuação dos empresários associados ao Sindilojas – São Borja sobre a Responsabilidade Social" Disciplina de Pesquisa de Opin...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you