Page 1

BLOG DA ASSCOM

PROJETO MÍDIAS SOCIAIS

ISSUU

SOUNDCLOUD YOUTUBE WIKI

PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

2011 PROJETO Mídias Socias

FLICKR FACEBOOK

TWITTER

CATEGORIA Conteúdo Web


PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA - 2011 CATEGORIA Conteúdo Web

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Dias Adorno 367, 10º andar - Santo Agostinho Belo Horizonte - MG

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Coordenação executiva Miriângelli Rovena Borges

PROJETO Mídias Sociais

PARTICIPANTES Idealização e criação Ivana De Battisti Eduardo Azevedo Equipe de implementação Ivana De Battisti Eduardo Azevedo Leila Batalha Eliane Fraga Lúcia Helena Batista Alessandro Paiva Cases - Núcleo de Publicidade Institucional Blog das Bacias de Minas Blog Vigilantes do Bullying


APRESENTAÇÃO

Este projeto propõe um modelo de comunicação baseado em tecnologias digitais, web e redes sociais, e tem como objetivo ampliar o espectro de possibilidades de interação, informação e comunicação entre o cidadão e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A solução encontrada foi criar esses novos canais de relacionamento e comunicação usando ferramentas gratuitas, de código aberto ou de baixo custo e usufruir do potencial oferecido pela web 2.0. O projeto piloto de Arquitetura de Informação foi estruturado a partir do levantamento de necessidades da Assessoria de Comunicação Social (Asscom): • • • •

sintonia com a realidade da comunicação via web nos dias de hoje; economia de tempo e aumento de produtividade; facilidade de gerenciamento de informação; facilidade de acesso à informação por parte dos usuários internos e externos.

Para alcançar esses objetivos o projeto piloto foi implantado em duas fases concomitantes. Fase 1 - Capacitação Foi necessária uma atualização e nivelamento da equipe da Asscom com relação à web 2.0 para que todos tivessem a oportunidade de participar do projeto de forma efetiva e para que fosse possível mapear potencialidades individuais para o uso das ferramentas. Foram realizados quatro cursos, ministrados por servidores da própria Assessoria de Comunicação, com os seguintes conteúdos: • web 2.0; • recursos disponíveis; • Wordpress. Fase 2 - Implantação Paralelamente à fase de capacitação, estruturou-se uma rede de ferramentas para uso da Assessoria de Comunicação. Cada uma das ferramentas é gerenciada por servidores que se interessaram em assumi-las, garantindo a diversidade de objetivos, conteúdos e estilos.


PUBLICAÇÕES: www.issuu.com/asscomclipping www.issuu.com/asscom Compartilhamento das publicações e clipping de notícias produzidos pela Asscom. Escolhemos o Issuu, uma ferramenta gratuita, que oferece um recurso que transforma publicações impressas em publicações virtuais mantendo as características da ação de “folhear” utilizando o mouse.

Biblioteca da AssCom no Issuu Clipping Diário

Estatísticas : 5 de maio de 2011 Documentos hospedados: 152 Visualizações de documentos: 1914

Biblioteca da AssCom no Issuu Cartilhas, jornais e revistas

Estatísticas : 5 de maio de 2011 Documentos hospedados: 28 Visualizações de documentos: 13.325


Cartilha “Todos contra a pedofilia” Páginas internas

Livreto Institucional Páginas internas

Biblioteca da AssCom no Issuu Ferramentas de compartilhamento

Revista Rede número 19 Páginas internas


FACEBOOK

Página do Facebook

Compartilhamento de eventos e notícias do MPMG

http://www.facebook.com/AssCom.MPMG

As postagens são de interesse do cidadão e vêm na forma de publicações, peças gráficas, matérias jornalísticas, vídeos e outros. A maior parte do conteúdo é produzida pela equipe da Asscom, mas também são veiculadas matérias jornalísticas de grandes veículos relacionadas à atuação do MPMG e produções diversas voltadas para o interesse social, tendo o apoio da Asscom como agente multiplicador.

Recorte de página do Facebook

Compartilhamento de posts do Blog da AssCom

Recorte de página do Facebook

Exemplo de compartilhamento de notícia veiculada por TV e Portal Globo, cujo tema abrange projeto do MPMG


TWITTER http://twitter.com/asscommpmg (@AsscomMPMG) O Twitter tem dois objetivos: • divulgar notícias publicadas no site oficial do MPMG; • divulgar trabalhos produzidos pela Asscom, como publicações e cartilhas, que podem ser úteis ao cidadão a qualquer tempo.

YOUTUBE http://www.youtube.com/asscommpmg Usado para disponibilizar os vídeos produzidos pela equipe de audiovisual da Asscom.

SOUNDCLOUD http://soundcloud.com/mpmg Trata-se de uma rede social de compartilhamento de áudio, usada para divulgar os trabalhos produzidos pela Rádio Web MPMG.


FLICKR http://www.flickr.com/mpmg Flickr é uma rede social de fotografias. Ela é usada para armazenamento de fotos produzidas pela equipe de jornalismo quando da cobertura de eventos, e permite que se escolha o formato e a resolução da imagem que será baixada. É a única ferramenta que não é usada em modo gratuito.


BLOG http://www.asscom.blog.br O blog é onde toda a rede de ferramentas é unificada. Produzido em Wordpress, permite que todas as ferramentas descritas acima sejam integradas em apenas um lugar virtual, além de possibilitar outras formas de divulgação dos trabalhos produzidos na assessoria. O blog não está hospedado no sistema do MPMG, tendo sido contratado um servidor próprio para ele. Dessa forma, ele não está sujeito aos bloqueios impostos pelo sistema de segurança da informática do MPMG.

Página do blog da Asscom Exemplo de post

Página do blog da Asscom

Post explicativo sobre uso das mídias sociais


CASES Implantação Aos poucos, a Assessoria de Comunicação vem elaborando projetos de mídias sociais para atender as áreas do MPMG. Abaixo listamos dois projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Publicidade Institucional.

VIGILANTES DO BULLYING Tendo em vista a força de divulgação pela internet, a campanha foi reforçada com blog (http://vigilantesdobullying.wordpress.com) e perfis no Facebook (http://facebook.com/vigilantesdobullying) e no Twitter (http://twitter.com/bullyingmpmg). O blog, além de publicar notícias variadas sobre o assunto e disponibilizar os arquivos digitais do jogo e da cartilha, divulgou matérias jornalísticas sobre a atuação do Ministério Público em relação a essa campanha.

BLOG

TWITTER

FACEBOOK


CASES http://asscom.blog.br/baciasdeminas

BACIAS DE MINAS Devido à forma como a proteção às bacias hidrográficas de Minas Gerais é organizada - por coordenadorias regionais em cada bacia -, foi demandada uma forma de compartilhar as informações produzidas pelas coordenadorias. Atualmente em fase de desenvolvimento, a demanda será estruturada por um blog, conta no ISSUU, Facebook e Twitter.

BLOG

TWITTER

FACEBOOK


Rua Dias Adorno 367, 10ยบ andar - Santo Agostinho Belo Horizonte - MG - CEP 30190-100 asscom@mp.mg.gov.br (31) 3330 8348

Projeto Midias Sociais  

Apresentação do projeto Mídias Sociais implementado na AssCom.