Page 1

www.portalits.com.br

Tendências de verão para você ficar na moda Guia 15 anos para você preparar a festa da sua vida

recicle esta ideia

#07

Paraná | Dezembro | 2o11 | R$ 8.5o

Puzzles irados para você trabalhar a massa cinzenta


master.com.br

FAÇA O VESTIBULAR DO CENTRO TECNOLÓGICO.

REFERÊNCIA

PARA O MERCADO. CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE 2 A 3 ANOS. Quem contrata está de olho no Centro Tecnológico da Universidade Positivo, porque ele oferece vários cursos de graduação para você entrar rapidamente no mercado de trabalho, mudar de área ou melhorar o seu currículo. Você se forma em até três anos.

Aproveite essa oportunidade. Informações e inscrições: (41) 3250-3737 I www.ctup.com.br JÚNIOR DURSKI

EMPRESÁRIO DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO


editorial

índice

rádio its

top 5

puzzles

galeria

colaboradores

Caio Cezar e Mag

Anderson Gross bate um papo com os estudantes

26

34

52

22

Igor Lima manda uma real no Saideira

turma do meet

A its teen mídia conquistou dois dos prêmios mais importantes do Brasil

Marina Salmazo no comando do Fashion Up

4 | its - dezembro | 2011

24

.br

escola aberta

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de reportagens e textos, desde que expressamente citada a fonte. Impressão: Oceano Sul

Paty

.br .com talits @por s o t n ia.sa patric idia m s it @

20

www.portalits.com

cultuta pop

Diretor Geral: Riadis Dornelles | riadis@portalits.com.br Gerente Executiva PR: Larissa Gomes | larissa.gomes@portalits.com.br Editora PR: Patricia Sheisi dos Santos patricia.santos@ricpr.com.br Editora-chefe: Melina Savi | melina@portalits.com.br Diretor de Arte: Eduardo Motta | eduardo@portalits.com.br Contato comercial: 41 33316205

bro II- 2011

Arquivo Pessoal,

www.portalits.com.br

edição 83 - dezem

fashion up

!* Muah

18

Fotos: Divulgação,

os ca mês n sso ar do e f g n lu o C o or aí. cupar simas oéis p u a o meço licadís pais N o p a c P m e 2 e o 1 c l a s o t r a a e v r N e fim ro não t o núm res de elas p , e o u ia io u v c q r r q e a á á r r s a o arm el ver redita que p e toda e iana d ra ac er qu alho possív ” a p v b e é v t a e a a r r t d o s h já s trá Mal que quele ré de hinelo para rios e inar a a “ma ar o c itivaolhar lendá s e tir i term Defin ito um a alívio u e t .. f g o l. e m b a s m u v s n e a a a de o v n c d h r a e m in u e c e m qu nt é rg que e novo, ra fre ardar do su ram, l, ano qui p gesquan de gu a a t u u s d s a p a passa n a e o e , s m sb ent icas , féria o e o cli coisa nalm com d praia já qu , muit ue as que fi atéria erão, or. E, v sadas ece q m r lh : n a e a ó a s p c m m , s z u ovo e e e n d v d u e o o a r m d d ufa! É e tu e um prepa , além vida t or aí “ udo d anoda It´s serem que a ndo p joga t r suas férias ito do galera e a dize s z u d a a a n f ” m u a a , s e e c d a t s já sua. r o e n a e ó r p e f s p 2 ê m s a 1 a c de 20 e águ de vo págin e livro n a a a s o r e m b m l, li u lm c ia s“som e terá tá no espec icas, fi , que e ta qu ágina em já e mús vocês de ma p ra qu a revis nso a tões d a u p r a s s a c E n s o d . e r e s p d ua ram itosa recom muito te e g prepa prove parte ter a ias” e rome ovo”, elhor o, vai ovo p as Fér d o n m o de n u B t o d a “ n u r e é t a d ja a e o e s s s m e e e lé u , d s ,a ro s do q conta o que simo! quem taçõe al de adííís o. Pra o fund o, afin anim ã inteir ndo, n o iç o u v t f n o r o a u N oN mo ta e c m An ralara ita fes al e u am e r, mu z Nat la li u e tudar ib F t , es Férias r no v . Boas passa anos” 7 1 “ r de te

42

no Bottrel

s a i Fér

36

pelo mundo

capa

23

dezembro | 2011- its | 5


portal its

O carnaval chegou mais cedo

Florianópolis vai curtir os ritmos e a energia da música baiana antes mesmo do carnaval. O verão 2012 reserva uma surpresa e tanto para os micareteiros de plantão: a capital catarinense está confirmada no calendário da Folia 360º. Nos dias 6 e 7 de janeiro, em plena alta temporada, Tuca Fernandes, Parangolé, Samba Aí, Art Popular, Turma do Pagode, Batom na Cueca e mais uma atração extra vão sacudir o circuito que será erguido no Kartódromo dos Ingleses. A its preparou algumas promoções para quem não quer perder o evento. São ingressos e surpresinhas divertidas para deixar o seu verão ainda mais legal. Ansiosos? Confira no Portal Its e participe.

Auto-Retratos divertidos para o seu avatar

Hoje em dia existe uma facilidade enorme em fotografar. Todo mundo consegue dar uns cliques na câmera fotográfica para registrar diversos momentos da vida. Tirar fotos dos outros, e até mesmo com os amigos, é muito mais simples do que aquelas que você tira de si mesmo para atualizar no perfil das redes sociais. Para quem não quer gastar dinheiro comprando uma super máquina nem se desesperar para corrigir as imperfeições no photoshop, deve conferir as dicas legais que a its preparou para você.

www.portalits.com.br Portal its Especial Verão

A its resolveu sacudir o esqueleto, brindar a vida e se jogar no verão quente e cheio de novidades fresquinhas que só acontecem nas férias. A estação mais esperada do ano vai contar com um Portal recheado de notícias, dicas, testes, vídeos, makes e promoções. Está esperando o quê? Corre!

SE LIGA NA ITS NA REDE Twitter @itsmidia e @itsseries

Facebook facebook.com/itsmidia

Videolog videolog.tv/itsseries

8 | its - dezembro | 2011


cultura pop

Melina Savi editora revista its

Marcos Morás Coodernador Eventos

{ {

“Equipits” faz uma retrospectiva de 2011

Bem

} { } { Mandou Bem-MAL

Igor Lima apresentador programa its

A banda Pearl Jam, que completou 20 anos de carreira e fez shows históricos no Brasil! Yeah!

O brasileiro Gabriel Medina, de apenas 17 anos, que com seus aéreos 360 gigantes, que venceu o Kelly Slater na etapa de Hossegor, na França, no WQS.

Anderson Barbosa Relações Públicas

A série The Walking Dead, que se tornou o maior fenômeno da história da TV paga tanto nos EUA quanto no Brasil ao bater recordes de audiência lá e cá. O 1º episódio da 2ª temporada foi visto por 7,3 milhões de americanos, e no Brasil a audiência de sua faixa de horário aumentou em 320%. O fã-clube dos zumbis só aumenta...

Floripa, cada vez mais presente na rota dos grandes artistas internacionais.

A rede social Google +, que chegou fazendo um super auê, prometendo bater de frente com o Facebook e miou rapidamente. Tempestade no copo d’água. A estratégia não foi forte o suficiente para destituir a rede do garotão Zuckeberg do trono da Redessocialândia. O Google + e seu irmão mais velho Orkut não curtiram isso.

A perda da Amy Winehouse =(

10 | its - dezembro | 2011

Bem

mal

mal

Kadafi, que forçou a barra além da conta em todas as frentes possíveis: na política, nos direitos humanos e na moda!

A declararação do nosso manezinho Guga Kuerten, ao se mostrar preocupado com o futuro de Florianópolis e reinvindicar atitudes dos nossos políticos.

A crise econômica na zona do Euro, que afetou toda a economia mundial.

A Amy, que se chapou além da conta e bateu as botas.

Florence and The Machine, que desbancou o Coldplay das paradas com o novo álbum Ceremonials. Em 2012, a banda pisa em Floripa para fazer show logo no início do ano. Agora o mundo pode acabar que eu tô feliz!

O line up nada original do Rock In Rio, que depois de 10 anos voltou para o país, mas deixou o rock em Lisboa. Muitas bandas repetidas, nenhuma novidade empolgante para o nível do evento.

Kalinka Schutel apresentador programa its Kalinka Schutel. Ops... Eu!!! Sobrevivi ao TCC!

Wellington Menezes de Oliveira mandou mal entrando armado na escola do Realengo (RJ) e atirando contra vários alunos.

Bruno Filomeno Diretor de Operações SC As manifestações populares contra os líderes de países como Egito e Líbia.

Os desastres, principalmente os ocorridos no Japão e no Brasil no início do ano (chuvas), onde muita gente morreu.

Riadis Dornelles Diretor Geral its Bethany Hamilton, que além de ser uma gata, surfa muito bem, e sem um braço

Quem mandou mal foi o ENEM, mais uma vez! Agora com recursos, extra cursos e outros cursos para se consolidar. Haja paciência!

A Primavera Árabe no Oriente Médio! O povo deu um pé na bunda nos ditadores da Tunísia, Egito e Líbia. Kadafi e a sua gangue saíram de fininho. Viva a liberdade!

David Collaço fotógrafo Floripa Foi o Anderson Silva batendo nos americanos HAHAHA.

A roubalheira das ONGs. Isso é muito mal, pois são precárias as condições de várias escolas, entidades e postos de saúde. Toda a classe baixa sofre com a corrupção do Brasil, é hora de acabar com isso!

Amy Winehouse. Com um talento e voz inigualáveis, a estrela pop virou estrelinha no céu junto com Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e muitos outros. Mandou mal, Amy.

} } }

Karin Roesner a “mulé da grana”

Helena Gonçalves editora programa its

Aline Takaschima editora programa its

Alexandre Eggert fotógrafo Blumenau A acensão das redes sociais em países com regimes totalitários e seu uso com o fim de depor governos ditatoriais que se perpetuavam por décadas.

Duas mortes: de Amy Winehouse, uma voz única e inconfundível, e do Steve Jobs, um visionário que não teve medo de levar suas crenças até o fim e mudou a história da humanidade...

dezembro | 2011- its | 11


apresenta:

ina do

po m e T Máqu

do Sul o Jangada, Jaraguá Ribeiro, do colégi Professor Diavan

/2011) Liberdade (21/02

Enem:nacofamzetor?do esse vale a pe

auê,

não “valer a pena” ou As opiniões sobre ticu dis ser a ão é uma quest a prova do Enem gico da gó da pe co líti po o jet da conforme o pro os é a dos maiores desafi Escola Brasileira. Um sobre eio itos afirmam ter rec olas barreira cultural, mu esc s na s da fun danças pro ias necessidades de mu nc igê ex s acompanhar as para que consigamo atual. feitas pela realidade a dia; a ta questões do dia en res O Enem ap aproxiria ve de lo cu rrí cu do parte diversificada bém tam no alu o prática. Se mar os alunos dessa o acesso , da za ali xtu nte co is estudar de forma ma o objeto á facilitado. Sendo ás universidades ser ele vive, de on pla am E IDAD de estudo a REAL al. sso pe o çã na sua forma valerá sim investir l exiipa nc pri seu eixo E, o Enem dentro de ciais, so s de ida bil ha tenha um ge que o candidato tre ns mo ssão e que de capacidade de expre , desSim ? na pe a le ar. Va ensino transdisciplin ter uma o ENEM não deva de que para o aluno s um ma , de da rsi ive Un so à perspectiva de ingres al. formação pesso investimento na sua

A Ditadura Brasil Militar no

do reensão desse perío João Goulart. A comp e is 64 ma 19 se áli tre an en a cadas, l através de um Por mais de duas dé das só é possíve eu da nto og ap me o cea ia cer viv ao 60 u 19 l em 1985, o Brasil assisti de ampla. O Brasi de líderes caticas e ao advento pulista, a presença po em ord liberdades democrá r, lita mi ca cada vez ura líti ad po dit A ção a. ipa sor rismáticos e a partic uma ordem repres , 64 19 tornaram de as rço an lpe de ma sa das massas urb instaurada com o go nser- mais inten vimenco s mo ore de o set s osã do ecl à eta essa época propícia foi uma resposta dir te en sid pre do s de Base vadores as Reforma

ete m o r p 2 1 0 2 : o ã ç a r figu n o c e r a n e l p m e O mundo Por Melina Savi

Textual e fessora de Produção Urania Rickes, Pro José São sa Sou e z io Cru Gramática do Colég

posta da sociedade esse regime. A res va na s a dez da e s cito de 1963, de cad ssões dos operário ocorreu com o plebis tos socia¬is. As pre orno na ret bro do om or ass fav a am provocav iros, nove votaram sile bra ligas camponesas ão s siç do po es çõ sua entendia as aspira lismo. Ao retomar r, elite brasileira, que o do presidencia sita he inh a cam av sej um de mo o co go nã cidos e seus poderes Jan setores menos favore cio mí co no , rço de 1964 ismo. pelo contrário, em ma direto para o social s de adros, lançou as Reforma Qu l, io asi Jân Br e do ent al sid ntr da Ce utrib al, A renúncia do pre on seu itoral, educaci égia para solucionar Base – agrária, ele de as en ap a utilizada como estrat tav o tra ent se não desencadeou o movim tária – para a elite representavam isolamento político, litar. O vice-precurso, as reformas mi dis ra um adu is dit a ma gem que deu ori reagir a altura, . o ina cis Ch pre fato concreto. Era rt encontrava-se na ula um Go o erdaJoã e ent sid a mídia com Deus pela Lib mente utilizado pel a Marcha da Família lhão mi io me Esse fato foi ampla te en co am blo reunindo aproximad ociação do político ao , ass de a r res cia lita un mi den a los par peal utilizado pe e a elite desejavam im de pessoas, foi o av rava pe im e qu socialista. Os militares im” itu rde nst “deso , desrespeitando a Co para acabar com a dir a posse de Jango no Rio Grande do da l. cia asi ini Br foi no a nci ção. A resistê general o processo demoonel Brizola e pelo O golpe interrompia Sul, liderada por Le e tev ade alid ituição de 1946. leg a alha pel iniciado com a Const Machado Lopes, a bat ntudo, a crático Co talação do re. ins lpe a go o iu ram oia ped Os grupos que ap profundos efeitos e im s avé atr u m que seria rre va oco ina de Jango só a UDN, imag solução para a posse enta- gime, como lam . Porém, de par ira o ge eu ssa lec pa abe o est açã apenas uma situ do ato adicional que ia dos milinc erâ as a tol efêmero existiu apen rismo no Brasil. repressão da ão u caç co sifi vo en pro int a ntarismo tares, aos poucos a mancha A adoção do parlame um e im ca o reg políti dimentos na vida e da censura tornaram inúmeros desenten iam ís. sab pa o do nã te congressistas história recen brasileira, muitos - na menos como funcio ito mu e era e qu o nem

rcante por vários 2011 foi um ano ma alugar, pelas manifest motivos. Em primeiro dezemem ia nís Tu na ções que começaram de enderam até o final bro de 2010 e se est , tamess açõ est nif ma sas janeiro de 2011. Es n, o Revolução de Jasmi bém conhecidas com Abidiele Zin e ent sid pre tiraram do poder o , a o cargo desde 1987 ne Ben Ali, que ocupav s pelo çõe olu rev de ie sér e deu início a uma entrou na briga, assim mundo árabe. O Egito ia, Iémem e a Líbia, dân como a Argélia, Jor exresentando uma das este último país rep testos. A pro s do s nta gre pressões mais san

o ha como reivindicaçã onda de protestos tin mais m gia exi e iais soc mudanças políticas, , distribuição de riquedemocracia, liberdade eitos humanos, entre dir zas, respeito pelos a rte de Gaddafi pareci outras coisas. A mo por as lut de ie sér a um sinalizar o triunfo de e o que se vê novament parte do povo, mas eçaram com e qu es açõ est no Egito, nas manif de bro, muito ainda há novamente em novem acontecer. es, o mundo testeAlém das manifestaçõ e representava a qu e uel munhou a morte daq a Bin Laden. O impac “face do terror”, Osam

ado à atual que foi tênue compar to da morte dele até os EUA pel nte me pal nci idas pri crise econômica viv is maiodo os z Europeia. Talve e pela Comunidade lia. Não Itá e a éci Gr am sej nto res “nomes” do mome muito m eja est a nça e a Alemanh que a Espanha, a Fra outro m hu nen o com se cri te a das atrás, mas a Grécia sen nta pla im am o porque lá for país até então, mesm A Itália, ar. lug iro me pri em idade as medidas de auster política que r uma reorganização por sua vez, passa po Obama é se. cri da s paí o r a tira vai fazer de tudo par da crise o” arc “m lados, afinal, o cobrado por todos os imobise cri a com , 08 20 e, em começou nas terras del

Wall Stremovimento “Occupy liária e dos bancos. O blemas pro os a par ão da populaç et” é uma resposta ajuda deu e te do governo, qu mal resolvidos por par eu-se uec esq s ma , sas e empre financeira aos bancos crise a e go renta o desempre da população, que enf

na pele. idade”, “medidas de auster Expressões como povoca” mi nô eco ise acia” e “cr se “destino da democr ivo vis tele ssos e noticiários am os jornais impre im por ass uar tin con em sas dev tudo indica que as coi 12 promete. um tempo ainda. 20

00, há zembro de 19 No dia 7 de de entor eiro mecânico e inv 111 anos, o engenh por meio do, ebi rec ter u Nikola Tesla afirmo Colorado s no laboratório dos equipamento iada diretamenenv gem nsa me a Springs, um te de marte. há 85 mbro de 1926, No dia 5 de deze a o clássico O Encouem cin no u reo est s, ano Sergei do cineasta russo raçado Potemkin, Eisenstein. há 68 mbro de 1943, No dia 1 de deze ill e Stalin concordam rch Chu elt, sev anos, Roo hecido Dia D, também con das com a execução do rlord: o desembarque Ove ção era Op o com aconna Normandia, que tropas dos Aliados junho de 1944 teceu no dia 6 de 63, há zembro de 19 No dia 20 de de se abre pela prilim Ber de ro mu 48 anos, o Guerra o fim da Segunda meira vez desde Ocidente. do s nse line Ber para os 73, há zembro de 19 No dia 19 de de clássico Laranja Mecânica, 38 anos, o filme u nos y Kubrick, estreo absoluto de Stanle cinemas. 81, há zembro de 19 e No dia 1 de de AIDS foi oficialment da s víru o s, 30 ano o. cad identifi 04, há zembro de 20 No dia 26 de de 9.3 criou oto de magnitude 7 anos, um terrem Índia, a giu o Sri Lanka, um tsunami que atin , a Malásia e as ilhas dia lân Tai a 00 a Indonésia, a morte de 230.0 Maldivas, causando s. pessoa

Quer Tá Ligado no que acontece no seu bairro e no mundo? então acesse:

om.br www.NDonline.c


Giuliana M Isoppo Uma viagem: Um lugar:

17 anos, Colégio Decisivo

ano que vem, para Orlando praia

Uma pessoa:

meu namorado

Um dia quero ser:

bem sucedida na minha profissão

T o p

gatos e gatas dos colégios

Em 2012 eu quero:

Estar estudando, de preferêcia, na UFPR

Um lugar:

Nada melhor que a casa da gente.

Uma música:

Maroon 5 Won’t go home without you

Uma pessoa:

Minha mãe

Se pudesse ter qualquer poder de um x-men, qual teria?

Ler mentes.

Um dia Uma designer quero ser: de interiores de sucesso.

Roberta R. Ribas

17 anos, Colégio Decisivo

Meu signo é: touro

Porque não basta ser gato,tem que ter conteúdo

Gabriel Fiatkoski Borges 17 anos, Colégio Estillo

Anna Carolina Oggione

UM sonho de consumo:

Cartão de crédito da felicidade - sem limites

A melhor companhia do mundo:

Minha amiga Carol e minha familia

Felicidade é:

Viver cada dia como se fosse o ultimo, sair, se divertir e acreditar em DEUS

16 anos, Colégio Estadual Leoncio Correia

Uma mulher/ homem bonito: Uma comida: Final de semana eu curto: A melhor companhia do mundo:

Megan Fox e Vin Diesel Lasanha Sair, sair, sair haha Minha mãe

Pra me Ser carinhoso conquistar tem que:

14 | its - dezembro | 2011

Signo:

Leão

“Sou um Top Five” Você nasceu com algo a mais e não só a sua mãe, mas a galera toda do colégio te acha lindooo(a) e vivem te elogiando? Então você merece fazer parte do Top Five! Mande sua foto para o e-mail: patricia.santos@ricsite. com.br com o assunto “Sou umTop Five” e participe da seleção da It´s. Boa sorte!

Amanda Tedesco 17 anos, Curso e Colégio Acesso

Em 2012 eu quero:

Estar na UFPR

Uma viagem:

Londres

A melhor música:

Firework Katy Perry

Se eu ganhasse na loteria:

Moraria em outro país

Nessas férias eu Para Floripa vou:

dezembro | 2011- its | 15


comportamento

2

3

Como realizar os seus sonhos Guia its de preparação do terreno para uma colheita feliz texto Christel Stjernebjerg, Alana Trauczynski e Melina Savi

E

stamos todos sendo criados com uma necessidade enorme de realizar nossos sonhos mais profundos. Virar uma estrela do rock, inventar alguma coisa inusitada, ser descoberto(a) naquele reality show que pode alinhar uma brilhante carreira na televisão. Basicamente, a necessidade é se destacar da multidão, ser único por algum motivo. Nos tempos dos nossos pais, era mais uma questão de colocar comida na mesa. Isso já não é mais o suficiente. Agora nos preocupamos com o tipo de tempero que compõe esta mesma comida. E como saber se a gente quer orégano ou manjericão? Se você tivesse a resposta para esta pergunta, não seria tão divertido cozinhar e comer. A verdade é que ninguém sabe. Só podemos continuar a fazer o nosso melhor, e tentar criar as nossas próprias receitas. Mas o que é FAZER O MELHOR? É criar as oportunidades para que seus sonhos se tornem realidade, e não pura viajação. É preparar bem o seu terreno, para que seja só uma questão de esperar a chuva. Este é um fator sobre o qual você não tem controle, e é assim mesmo que funciona.

1

Christel Stjernebjerg, acrobata, na frente do show das águas em Las Vegas

4 5

Conselhos de

quem acontece

Qualifique-se e experimente Antes de ter que fazer uma escolha certa, por que não experimentar de tudo? Uma infinidade de cursos, aulas, workshops, viagens e cursos técnicos estão disponíveis para você verificar se a sua suposição é mesmo verdade. Se quiser ser um executivo de uma multinacional, pode começar um bom curso de inglês. Se sonhar em ser DJ, já rolam montes de cursos profissionalizantes. Se levar jeito com computadores, faça um curso técnico pra confirmar. Tudo é valido. Se a grana estiver curta, converse com pessoas que fazem o que você sonha em fazer, pratique e leia muito sobre o assunto.

Comece cedo Algumas carreiras vão bem melhor se a pessoa já investe nela desde jovem, como: esportes, dança, circo, música, e todas as que demandem habilidades específicas. Se você acha que tem alma de artista, por exemplo, começar cedo é meio caminho andado. Executivos dizem que uma empresa começa a existir verdadeiramente no mercado depois de dez anos. DEZ ANOS! Quanto tempo você acha que leva para uma pessoa ser descoberta?

Inspire Inspirar os outros é uma das coisas mais gratificantes para o ser humano. Saber que você é capaz de fazer o olho de alguém brilhar, uma plateia ficar de pé ou provocar um sorriso não tem preço. Cada um de nós tem este

Comunique Não adianta fazer coisas lindas e maravilhosas e ninguém ficar sabendo. A mídia está sempre atrás de pessoas e histórias, pois precisa delas para sobreviver. Mande e-mails para jornais, revistas e programas de TV. Tenha um site, faça exposições, escreva um blog, divulgue no orkut, facebook, tudo o que for possível. Mostre ao mundo do que você é capaz.

16 | its - dezembro | 2011

Christel Stjernebjerg - Acrobata do Cirque du Soleil

“Descobri meu talento meio que ‘por acidente’, em uma aula de artes na escola, há cinco anos. Desde então trabalho com o biscuit e me dei conta de que poderia ganhar dinheiro com isso. A brincadeira acabou virando negócio: crio peças em toy art e também peças infantis. O que me pedirem, eu faço!” Confira o trabalho dele aqui: flickr. com/joao_artesao

Descubra no que você manda bem e desenvolva este talento O melhor caminho é fazer alguma coisa que, para você, é natural, quase fácil. Preste atenção nas coisas que você faz e todo mundo elogia; fique ligado nos professores que puxam o seu saco (isso quer dizer que você vai muito bem na matéria deles!). Sabe aquela facilidade em entender o que tem que fazer no laboratório de Química enquanto tá todo mundo boiando? Ou a vontade de desparafusar o Ipod e ver o que acontece lá dentro? Nota 10 em Redação, mas não consegue passar de 5 em Matemática? Estes pequenos detalhes devem ser observados e explorados. Se você é naturalmente bom em algo, provavelmente tem a ver com o seu “dom”.

“Na minha vida, todas as melhores experiências foram aquelas sobre as quais eu não impus grandes expectativas. Sempre brinquei livremente com o meu talento, sem saber ao certo aonde isso iria me levar. Trabalhei duro, sem subestimar minha intuição, é claro. Mas acima de tudo, sempre confiei que o resto se resolveria sozinho. Eu nunca liguei para o Cirque du Soleil, foram eles que me ligaram. Eu nunca esperei muito das acrobacias que fazia e certamente nunca sonhei que esta seria minha profissão. Eu simplesmente pulava e me divertia, desenvolvendo meu potencial. Por isso, meu conselho é simples: vá e se divirta com as coisas que você gosta de fazer. Elas não necessariamente têm que parar em um clipe na MTV ou na revista Times. Simplesmente desenvolva o seu talento e sorria. Confie na vida e a vida cuidará de você...

Os biscuits de João já fazem sucesso e ele aceita encomendas!

João Paulo Martins Perez, 18, Artesão

dezembro | 2011- its | 17


its quiz

Sigam-me os bons: como anda a sua moral com a galera?

Faça o teste confira se você tem o perfil de liderança 1. No meio de um grupo grande, você: a) fica mais na sua, mas se destaca ocasionalmente com uma opinião mais racional, milimetricamente pensada.

gere formas de melhorar e ajudar. b) dá um apoio moral e manda o cara (ou a mina) se esforçar mais. c) nem dá bola. Afinal, o problema é dele(a).

as suas opiniões e ideias. c) fica sempre na sua e fala pouco.

4. Seus amigos vão passar as férias de julho no nordeste. Você sabe que seus pais não vão liberar a grana tão fácil, então:

2. Na hora de decidir qual balada pegar, você: a) geralmente dita o lugar pra onde a galera vai, e ninguém discute. b) tenta convencer a galera a ir a um lugar diferente, mas eles nunca escutam. c) nem tenta convencer ninguém. Prefere não se incomodar e ir com a galera onde quer que seja.

ta com uma pisada fria e calculista. Era impossível pensar com todos aqueles berros. b) se ninguém aparecer para salvar o dia,

b) é quem mais fala, sempre tem uma piada na ponta da língua e gosta de expressar

a) toma logo uma atitude e mata a maldi-

a) você bola um plano mirabolante para

você arranja um spray mata-baratas da hora. c) espera que alguém tome uma atitude ou lhe resgate desta situação de risco máximo.

convencer os seus pais a pagarem a viagem, como ajudar a guardar as compras de supermercado, cortar a grama e ajudar o irmão mais novo com os deveres. b) você faz um draminha, uma chantagem e torce pra que dê certo. c) você desiste porque sabe que não vai rolar, então melhor não se estressar.

6. Seus amigos têm uma banda a-ni-mal, você: a) já pensa logo em virar produtor e ganhar uma grana com shows e, possivelmente, com um contrato milionário com uma gravadora. b) vai sempre aos shows da banda e faz uma propaganda boca-a-boca pra ajudar

3. Um(a) amigo(a) tira uma nota péssima num trabalho, você: a) pede pra dar uma olhada no trabalho e su-

5. Uma barata voadora gigantesca aparece no meio de uma sala cheia de gente. To-

os caras. c) vai sempre aos shows e deu.

dos berram sem parar e você:

Resultado mais “A”

mais “B”

preendedor, mas isso não significa que

Se você marcou mais “A”, é porque tem na veia

Você tem o potencial. Tem aquela coceiri-

você não venha a ser um grande líder.

aquele sangue nervoso, que não consegue não

nha básica que faz com que a pessoa no

Mesmo porque a sua personalidade na

pensar em projetos, no futuro, em como me-

mínimo não fique parada, e isso é muito

adolescência nem sempre é aquela que

lhorar as coisas e como fazer com que aquela

bom. Invista mais nesse lado. Tente assu-

você manifesta na vida adulta. Procu-

árvore que foi plantada no seu jardim dê di-

mir a liderança em projetos na escola e em

re elementos em você que sugerem um

nheiro em vez de flores. Leve esse instinto a

grêmios estudantis. Quem tem o que dizer,

perfil de liderança e deixe a vergonha de

sério, mas tente não virar uma daquelas pes-

tem que ser ouvido.

lado. Manifeste-se e veja no que dá! Quem sabe você é o próximo Bill Gates e ainda

soas que surtam sempre que alguém discorda delas. Liderança também é saber reconhecer

mais “C”

quem tem a melhor ideia!

Em você, falta um “quê” de instinto em-

18 | its - dezembro | 2011

não sabe!


escola aberta

Uma paranaense entre os

10 finalistas Achei muito legal a ideia do recreio show, era uma coisa que eu não esperava e a banda tem estilo, parece ser séria e alternativa. Gostei muito!

S

Luiza Schaffer, 16 anos, Colégio Decisivo

Recreio

how

20 | its - dezembro | 2011

Esse foi o intervalo mais legal que agente teve durante esse ano todo. Quando sai da sala e já escutei uma música legal tocando, mal pude acredita. Bom demais! Germano dos Santos, 17 anos, Colégio Decisivo

do concurso da Unesco A estudante Mariline Schab de 16 anos do Colégio Marista Pio XII anda sorridente e orgulhosa por aí. Ela fez um desenho para o tema “Química, nossa vida, nosso futuro” e mandou muito bem, tanto, que ficou entre os 10 finalistas, foi para a final do concurso da Unesco e levou o título de 3 lugar pra casa. Mariline foi a única representante da Região Sul no concurso e conseguiu passar na frente de outros 585 alunos inscritos de todo Brasil. A premiação foi realizada no dia 10 de novembro no SENAC do Distrito Federal (Brasília) e teve uma série de atividades bacanas, como exposições e palestras com cientistas renomados. A verdade é que a Mariline deixou um belo exemplo pra galera e fez por merecer o supeeer PARABÉNS da It´s! É isso aí, mandou bem Mariline.

Foi o primeiro concurso que participei e fiquei emocionada de ter ficado entre os 10 colocados. Escolhi fazer um desenho porque sempre foi a melhor maneira de expressar minhas ideias. Pesquisei bastante sobre os subtemas propostos pelo concurso e, partindo disto, com o acompanhamento da minha professora, desenvolvi vários esboços até chegar ao resultado final.

Você queria um intervalo mais animado, com uma boa

música pra dar aquele “up” na galera e fazer você esquecer só por 15 minutinhos que o vestibular existe?! Então, a It´s atendeu a suas preces!

Em novembro o Colégio Decisivo foi surpreendido com

o nosso Recreio Show, um intervalo diferente, bem mais legal e muito mais animado. O evento aconteceu por uma realização da It´s em parceria com a Jovem Pan e patrocínio da Top Line. Com essa equipe toda, os alunos do Decisivo tiveram um intervalo muito mais descolado, com a distribuição da nossa super Revista It´s, chicletes top line pra todo mundo e com direito ainda do sonzinho da banda “Namorada Belga” tocando ao vivo.

Achei muito legal o recreio show, da um animo diferente no nosso intervalo. Por mim podia ter todo mês esse evento aqui no colégio.

Quer saber o que o pessoal achou do Recreio Show? Diz aí galera...

Thayná Araujo Maximiano, 17 anos, Colégio Decisivo

Mariline Schab, 16 anos, Colégio Marista Pio XII

dezembro | 2011- its | 21


Página inicial

Procurar

Perfil

Annie Müller Mural

Informações

Fotos

+

@anniepmuller | www.portalits.com.br/anniemuller Anexar:

Compartilhar Opções

A caveira-cor-de-rosa Levanta a mão quem não tem desenho algum de caveira na sua vida. Pode ser numa peça Vida Teen Conselhos

de roupa, no tênis All Star, num material escolar, no wallpaper do seu tumblr ou twitter. Fato

Crônicas

é que o uso do símbolo da caveira mudou. Ela, que originalmente representava morte, medo,

Dicas

filmes de terror ou seitas perigosas, agora pode ser rosa-pink, com estampa de oncinha, de

Livros

strass ou glitter, fashion ou geek.

Inspiração Workshop da vida

A minha prima tem tatuada uma caveira com laço na cabeça. É isso mesmo: um laço na cabeça da caveira (!). No Brasil, sua imagem enquanto ícone de moda (e não mais associada aos punks e darks) foi difundida pelo irreverente estilista Alexandre Herchcovitch. Divagando por

turma do meet

esse elemento que antigamente eu teria medo de divagar, concluo que a caveira é mais do que

Por Melina Savi

uma expressão de estilo: é a definição do estilo por si só, que expressa um mundo despreendido de tabus e tribos. Quando eu morei em Londres, um dia conversei com três adolescentes enquanto esperava numa parada de ônibus. Elas usavam maquiagens e roupas muito doidas e divertidas, daí o meu interesse. A conversa foi mais ou menos assim: - Como vocês definem o seu estilo? - Definir, assim, com uma palavra? – Uma só falava em nome das três. - Bem, pode ser com mais de uma. - Na verdade, não temos definição. 

, obal l g a ade, poc d é i s a r Num s a dive m o ser u ram s b o e l m ce pode do onde uco de tu po

Armei cara de interrogação, e elas continuaram: - Somos um mistura de tudo, do que gostamos com o que nos parece diferente. - E essa maquiagem? - Inventei, gostou? - Criativa. - Obrigada. Essa é a ideia, entendeu?

Depois daquele dia, tive a súbita consciência de que vivemos numa época muito mais aberta, em que títulos e definições óbvias não fazem mais sentido. E, conscientes disso, podemos ousar. Podemos ser um pouco de tudo, como me disse um leitor certavez. Sem mais nerds X “patis”, pagode X Rock”n”roll. Numa época global, celebramos a diversidade. Bem-vindos ao mundo da caveira cor-de-rosa, onde as ideias se transformam. E, sim, onde você e eu podemos ser tudo o que desejarmos ser. • Ficou curiosa para ver a maquiagem das meninas sobre as quais eu falo no texto? É só acessa o meu blog www.anniemuller.com!

F

inal de ano é uma época de marcos: o ano letivo acaba, as férias começam, rola natal, ano novo e, com este ano novo, a possibilidade de começar tudo de novo. O bom é que antes de

recomeçar você consegue fazer uma breve pausa entre o natal e o ano novo e aproveitar para se fazer perguntas que talvez venham a definir a sua vida no futuro: o que você quer daqui pra frente? Que pessoa você quer ser no ano que vai começar? Que metas pretende atingir como aluno, como um futuro profissional e como pessoa? Você está ficando mais velho(a), e supostamente mais responsável (espera-se, né), vai encarar uma série nova, um verão novo, um inverno novo e talvez até o vestibular. Vai topar com problemas, com desafios e com certeza com coisas muito boas e tranquilas também. A its, que durante o ano faz um esforço para ser aquela parceria em termos de vestibular, atualidades dúvidas de sexo, toques de música, de cultura pop e aquela coisarada toda, se agilizou em fazer um mini guia de final de ano e férias para você colocar várias coisas em dia e se organizar para o ano que vai

Annie Müller é escritora e publicitária, autora da série A Turma do Meet, livros que falam sobre a busca do jovem pela sua liberdade. Acesse aturmadomeet.com.br para conhecer os três títulos publicados pela autora!

22 | its - dezembro | 2011

começar. Sente só...

dezembro | 2011- its | 23


Prepare-se para

2012 , o ano em que o mundo não vai acabar Uma boa forma de não perder o foco é fazer uma lista de todas as suas metas para o ano que vem e guardar em algum lugar bem visível para ficar sempre de olho se está no caminho certo.

Em 2012 eu vou... Lista de presentes para o natal [ ] Mãe............................................................................................................................................ [ ] Pai................................................................................................................................................ [ ] Avós..........................................................................................................................................

Aniversários Janeiro

Julho

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

Fevereiro

Agosto

[ ] Irmãos.....................................................................................................................................

_____________________________

_____________________________

[ ] Primos(as) gente fina..............................................................................................

_____________________________

_____________________________

[ ] Melhor amigo(a)............................................................................................................

Março

Setembro

[ ] Outros.....................................................................................................................................

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

Abril

Outubro

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

Maio

Novembro

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

Junho

Dezembro

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

Sustentabilidade Metas para ajudar o planeta! [ ] Separar o lixo para reciclagem [ ] Reduzir o uso do ar condicionado [ ] Apagar as luzes sempre que possível [ ] Doar roupas para caridade [ ] Levar minha própria sacola para o supermercado para evitar usar sacolas plásticas

Passar com 10 em todas as matérias Comer bem e fazer exercícios físicos do verão e t r a p a Passar um paradisíaca numa ilha sonhos s o d m e g a Fazer a vi

[ ] Tomar banhos curtos para economizar água

24 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 25


rádio its

iasc, isivo D na De Bruos, Colégio

n 16 a

Saindo do forno Kate Bush s For 50 Word Snow

A gente já sabia, mas agora é oficial:

O Brasil está no Radar das Est relas Gringas!

Rihanna Talk Talk That

ehouse Amy Win Hidden : ss e Lion s re Treasu Korn Of The Path y lit ta To

T-Pain Revolver s The Root Undun

Keys The Black o El Camin

Brasil” é bem aprotes na história do A frase “nunca an sical ceu no cenário mu ever o que aconte is pepriada para descr ma k roc ao te icle ins. Do pop mais ch em terras tupiniqu niram aqui para sho os os cantos se reu tod de o o nd sado, estrelas rca Ma ões solo. tivais ou apresentaç ws em grandes fes emos a presença de tiv de, da ali atu pop na que existe de mais a polêmica de paum segue no centro de pop; Justin Bieber, que ou ainda ser diva Spears, que mostr so, pe ternidade; Britney em lar in Rio pu a plateia do Rock Kra ny Katy Perry, que fez Len a, $h ana, Ke relas de cacife: Rih e realalém de outras est rec pa e (qu s Pea n 5 e Black Eyed to vitz, Shakira, Maroo ra não botar defei sil). Meu, é pop pa Bra do mente gostar . em lineup nenhum s presenças: Peo pôde reclamar da Quem curte rock nã o aos 20 anos vid de nê chamada “PJ20” lo, arl Jam, em sua tur cáveis em São Pau a, fez shows impe as e qu de carreira da band ta en foi argum to Alegre. Quem veo Rio, Curitiba e Por cac ma is ma s teve am pura arte. Ma ram, apresentações for lay não surpreende ldp Co e rol Pat ow da na lho pela área. Sn cio u uma decep o. Guns N’ Roses de l”. ue níq mas fizeram bonit ça“ca de show alguns chamaram al voc nos fãs, com o que no r ura seg de Axl não deu conta que ma for de a for is e parecia ma , por outro o comum. Metallica os metaleios lado, deixou tod em pé com elo cab ros de Sysmuita pirotecnia. m alé , wn tem of a Do no tar en res ap de se

Rock in Rio, também fe z shows m de carteiri enores, feit nha agrade o que os fã ce s m, como fo do program i o caso da a its, Helen editora a Gonçalves Chains (que . Megadeth, veio com o Alice in novo vocalis Stone Tem ta, William ple Pilots, Fa Duval), ith no Mor e... Representa ndo o Rap, ni nguém men Dog, que ch os que Snoo acoalhou a ilha e o fest p Estamos es ival SWU. quecendo alguém? O teza que si u “alguéns m: em 2011 ”? Cerduas figuras passaram históricas por aqui, Pa do rock ul M cC artney e Ri ex-Beatles, ngo Starr, ou seja, du dois as das quat portantes do ro pessoas último sécu mais imlo em term Não... os ca os de rock. ras tiveram Exagero? esse tipo de ocidental. influência na música Até Amy W inehouse de u o ar da gr cedo demai aça, mas se s. O lineup foi não para po tival que tr r aqui. O m ouxe Amy esmo fesem 20 11, o Summ trará desta er Soul Fest vez estrelas ival, como Floren Bruno Mar ce and the s e estrelas Machine, gringas mai Dionne Brom s novas, co field. mo Rox e Tá bom ou quer mais? Aliás, com certeza tem mais. 2012 promete trazer Foo Figh ters, Portishe ad… e a lista é long a. Fique de olho na its em 2012 que a gent e dá a dica. Até lá , curta mui tos sons e vá ensaia ndo o coro para os shows confi rmados. A gente se vê no an o que vem!

NX Zero Gloria Avenged Sevenfold Have Faith in Me Estiban

A day to remember Sua canção

é , Col nos a 4 1

Black Veil Brides Strike Nickelback Pitbull

Bruno Mars

Onde estiver Natural born killer

,, dexRio Branco i a ila GEstadual m a C gio

Avril Lavigne

Florence and the Machine

Essa eu fiz pra esquece

Wish you were here Carolyn Até o fim 5 savin’me Give me everything

ts s i l y a l P s

sica inco múito? ão as c Quais svocê curte mu que

26 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 27


rádio its

Vestiba Pan

A Jovem Pan Curitiba deu a largada para o Vestiba Pan. Só na melhor rádio de Curitiba os candidatos a calouros de 2012 acompanham novidades e informações importantes para fazerem bonito nas provas. Além disso, a equipe de promoção da Pan está nas ruas distribuindo o Guia do Vestiba repleto de dicas e sugestões. Fique ligado no twitter (@JPCURITIBA) e no facebook (facebook.com/JovemPan) para saber onde descolar seu Guia.

A Jovem Pan Curitiba não para nunca e marca presença nos melhores shows do Brasil. O sucesso da vez foi a Promoção SWU, onde dois ouvintes com acompanhantes foram curtir o festival que contou com a presença de Black Eyed Peas, Duran Duran, Faith No More, Alice In Chains, Simple Plan, entre outros e tudo por conta da Pan. O SWU rolou nos moldes de grandes eventos musicais internacionais, como Coachella, nos EUA e Glastonbury, na Inglaterra. Além da programação musical, o evento teve um fórum para discutir sustentabilidade e meio ambiente, mostras de artes, exibições de filmes, exposições e outras atividades paralelas.

28 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 29


fashion up Conteúdo oferecido por TM4SHON

uanto q a d n li o tã r ca fi l e ív ss Às vezes parece impo mos te provar o contrário! ? Va as super modelos, né

M

agras, altas, sublimes, lindas e acima de tudo... produzidas. Não tem mágica, nem é genética, é tudo na base do preparo, ou você acha que as modelos acordam de manhã cedo e já saem pisando nas passarelas por aí? Antes de cada ensaio, de cada clique existe uma enorme produção para lhe mostrar todas as possibilidades daquele look. Cabelos, unhas, acessórios, o lugar e claro: a roupa, tudo planejado. Pegue referências de cada look que você vê pelas ruas, revistas ou na tv e monte o seu próprio estilo. Mas vamos deixar de falatório e ver na prática como encontrar tudo isso, onde as coisas acontecem de verdade e quando você pode usar seu look preferido.

Maiô DITS - Preço sob consulta

Produção de moda: Camila Vitório e Jardel Edebran Beauty: Alan Pires Vídeo: Agustin Mica Modelo: Luiza Granatto (Mega Models - SP) Assistente de Iluminação: Dill Direção Criativa: Rodrigo Vieira Conceituação DITS: Renata Zomer e Fernanda Badra Conceituação Visual: TM4FSHON

30 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 31


fashion up

Seu verão de verdade Os maiôs até algum tempo atrás eram vistos como peças antiquadas e cafonas. Mas isso mudou, agora estão surpreendendo por seus estilos e cortes modernos super sensuais, tornando-se uma excelente opção para valorizar o corpo feminino. Esse modelo “tomara que caia” com o busto torcido é excelente para quem tem pouco seio, pois passa a impressão de curva e volume. Outra forte tendência são as estampas floridas que apareceram nos principais desfiles. Então aproveite que as flores continuam com tudo, seja no estilo tropical ou romântico e use e abuse delas. Este verão a versatilidade e a elegância deverão dominar as praias do Brasil e do mundo, para compor seu look praia nada como um make up clean e natural, acompanhado de cabelos soltos bem naturais e iluminados. Combine com acessórios coloridos e de diferentes materiais aproveitando que o color block chega com tudo esse ano. Agora entre amigas, não importa para onde você vai nesse verão, Floripa, Lençóis Maranhenses ou Miami, você pode estar radiante e maravilhosa, mas se estiver sem filtro solar não rola. Essa sim é uma dica que nunca sai de moda!

Pulseira tramada couro - R$112,00 www.gabrielafaraco.com.br

Maiô floral DITS -Preço sob consulta www.dits.com.br

Maiô DITS - Preço sob consulta

Pacotes turísticos - Praias paradisíacas - Consulte valores especiais www.acoriana.com.br

Produção de moda: Camila Vitório e Jardel Edebran Beauty: Alan Pires Vídeo: Agustin Mica Modelo: Luiza Granatto (Mega Models - SP) Assistente de Iluminação: Dill Direção Criativa: Rodrigo Vieira Conceituação DITS: Renata Zomer e Fernanda Badra Conceituação Visual: TM4FSHON 32 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 33


fashion up

O verão não é só areia e mar Vai dar uma saidinha logo ali? Quer fazer um lanche com o gatinho? As saídas de praia aparecem curtas e longas, atendem todos os gostos, algumas até com cortes de túnica. Vai que você quer dar um passeio no shopping antes de voltar pra casa, está tudo ok, sem perda de tempo. A saída longa e a túnica aparecem como forte referência à década de 70 e tudo indica que serão os modelos mais vistos na praia. Esta é a estação que nos torna mais espontâneos, mais sensíveis e conseqüentemente ajuda a estreitar os laços de amizade, do amor. Andar de mãos dadas, correr, pedalar, nadar, esperar o chegar do dia, do anoitecer e de se emocionar. Os vazados e drapeados também são muito freqüentes nessa estação.

Rayban Wafarer Laranja e Preto Lente Grande - R$35,40 www.korova.com.br

The Golden Age of Advertising - The 70s Heimann, Ed Jim / TASCHEN - R$64,90 www.livrariasaraiva.com.br

Colar de bola degradê Laranja e Preto Lente Grande - R$22,00 www.lojavaral.blogspot.com

Saídas de praia DITS Saída longa e curta Valor sob consulta www.dits.com.br

34 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 35


pelo mundo

E ufui...

A IRLAND

n - Irlanda a em Dubli id v e d ia c Experiên

na Gomes … por Tatia

dia 19 de começar, da, rta para ce ta a d d l a Irlan ra tinha n, capita li b u D ela ra p A aventu e viajar arquei pa 2010 emb z” o inglês e d ve ra o e a st “d eç go a prender las e com nho de a es de au ies m m er 6 p com o so o, e) rt o cert minha so stava tud mas inglês (e io eu id Europa. E e m d o s e do escola assim qu equentan trabalhar realmente e anos fr s o n a aneira de s m ó a p A ic . n ú e ser em a ss e ti nta qu ra do país me dei co tempo fo m u tivos. r a n ra no Brasil, o s m m falante co glês seria in ia -d o er d -a n ia apre ao mesm no meu d citante e ex ” a usá-lo , a a d vo m o ga u n ri b m “o tudo family” co eiro mês ra ma “host p u No prim ir , em r) r Mora ...rsrsrsrs ustador. quanto eu tempo ass zinha as tão bem va la plorar so fa ex e u a r (q a a eç es m n íodo co japo e foi o per anhãs e nfesso qu das as m o C to . n la li u b co q es s anto dora Du incerteza a encanta dão e às to. li so e d belezas d n a crescimen evido à gr e maior d d il o íc i if d fo ar na mais té a sonh s também turo, ma hegava a (c fu ia d eu r nada m o p ao e TUDO, 24 horas e atrás d ês quase ss gl fo in o i ã le n Fa e se eu prendi qu língua), a

di do, apren ma de tu ci A . a m id o v b na minha r tudo de mudaria nsável po o de sp re ei d % u ser 100 comigo. M a viver e a contecer a m se co i es d te e pu zes, con e ruim qu , quatro ve que ês s tr jo s, n a a u s ,d rdadeiro casa uma para migos - ve muitos a lei muito a ajuda de vid - e ra a h um in m em ” m na “waitress aparecera go como re p em meu le Bar”. conseguir ntir no “Temp a me se te “Irish” n ra u a st re , comecei es es ta m es va e 7 O verão Depois d ha vida. in m a frio da e l com mais longo confortáve o inverno d falava , is o go ep re (d bom emp chegando quenha um ti ta so eu (ô ), a es minha vid s irlandes o m igo) co m a ente até orado (e fluentem um nam a per h n su ti a it e ícil) ebi a vis zinho dif lado. Rec m ge eu ia m v o e a d s oso ara 40 dia p maravilh is a p a s ch ve a dos meu chei com aguardad er que fe iz d o ss o pa e p pela Euro âmbio. iência e eu interc m ro pela exper u de o teressou in dos Lese ra em er Para qu incrível T a er ec h s sites quer con algum do também e acessar d e x ei d s, não prechaun muito: judaram a e m que

ra Foto gale

edral

s Cath St. Patrick’ Spire

Trinity College

36 | its - dezembro | 2011

dezembro | 2011- its | 37


puzzles

profissões em pauta Página inicial

Anderson Gross Procurar

Mural

Informações

Fotos

Perfil

+

Trabalhando a

@MundodoGross | agross@portalits.com.br Anexar:

massa cinzenta

Compartilhar Opções

Santo Christus: Universidades Cursos

tá rolando no mercado

Vestibular

o ENEM, o milagre e o castigo! Aconteceu um milagre no Ceará. Um professor teve uma visão e conseguiu prever pelo

Monitoria

menos umas dez questões da prova do Enem, realizada nos dias 22 e 23 de outubro. A provi-

Notícias

são do milagre permitiu que o professor montasse uma apostila e distribuísse os exercícios

Atualidades

aos estudantes de sua escola dias antes do ENEM. O único pedido do professor é de que o

Workshop

milagre não fosse dividido, compartilhado ou repartido com estudantes de outras escolas, pois se tratava de uma benção exclusiva. Nas palavras dele, ‘não era para ser mostrado à

embaixo do guarda-sol

concorrência’. O professor apenas não contava com uma coisa, que os seus fieis não são tão fieis assim. Além de repartir as bênçãos com amigos de outras escolas, os estudantes do próprio colégio postaram o caso nas redes sociais. E o resto você já sabe, virou a maior confusão,

Caça palavras

uma verdadeira babilônia. Descoberto o caso, 639 ‘christusianos’ foram castigados e tiveram que realizar novamente a prova no final de novembro. Os peregrinos do Christus tiveram que vivenciar mais dois dias de sacrifícios. O engraçado, se é que tem alguma graça nisso tudo, é que a briga pela concorrência entre os colégios particulares de Fortaleza simplesmente acabou com a credibilidade da escola e abalou a confiança dos estudantes da escola em questão. Uma coisa que está cada vez mais evidente nesta atual geração de estudantes é que eles não se sentem mais tão vinculados à história do seu colégio. Tem se tornado muito comum o jovem trocar de escola em vários momentos da sua fase estudantil. E neste período ele vai formando amigos. Os colegas de hoje não mais colegas de escola, mas sim colegas de série. Há relatos inclusive de estudantes de escolas diferentes que estudam juntos. O pedido do professor de Fortaleza foi muito infeliz, pois não existe essa de ‘não mostrar para a concorrência’. E se a concorrência for o melhor amigo do aluno dele? Escolas particulares, atentem a isso: não sejam tolas de querer enfatizar que as outras escolas são piores, são ruins, que a galera de lá é fraca e tudo mais. Acontece que lá na outra escola estuda o amigo, o primo, o vizinho de condomínio ou a namorada do seu aluno. A galera não perdoa mais este tipo de prepotência. A briga desenfreada pela concorrência entre as escolas particulares está criando um clima arrogante no mercado. Ouvem-se coi-

D

T

B

F

X

A

E

I

J

H

G

B

V

E

U

A

E

K

L

A

S

A

E

B

E

D

O

I

R

I

E

S

P

O

R

T

E

H

A

R

E

F

S

L

E

X

R

A

O

S

U

M

I

D

X

R

D

B

T

A

G

R

T

A

N

S

O

L

T

U

I

A

B

N

O

I

T

G

U

V

I

R

A

L

R

N

R

U

T

R

O

R

A

Y

T

O

S

F

G

H

I

L

U

N

D

A

O

Y

V

F

A

L

E

R

Y

A

M

E

E

E

S

I

D

R

U

S

M

H

U

E

L

O

S

S

P

A

M

I

H

G

A

B

A

L

A

D

A

L

E

R

A

B

O

N

R

V

R

A

M

A

R

E

I

V

A

G

N

I

O

N

D

V

A

D

A

M

A

T

K

S

U

R

P

R

E

T

I

B

A

G

U

E

T

H

I

R

T

A

I

H

O

D

T

E

L

A

Q

U

A

T

D

R

O

J

A

L

I

C

N

J

U

A

C

L

I

E

T

A

H

A

R

A

M

L

E

T

V

R

T

V

I

D

U

G

I

A

E

S

T

A

F

O

S

T

R

E

P

A

D

M

I

E

R

C

E

A

R

U

M

I

A

G

P

A

G

H

A

T

L

M

E

D

T

L

E

V

A

E

S

R

A

T

A

I

M

U

S

F

R

V

A

R

I

Z

A

R

G

T

E

G

E

L

E

I

C

A

D

F

sas nas escolas que nem dá para publicar aqui na its. Por isso, suplico aos educadores de

E

P

E

A

Ç

R

L

A

J

A

M

A

N

D

Y

W

H

A

R

E

verdade e de plantão: ensinamos de verdade, sem truques, milagres ou magia, pois o que

G

J

O

A

A

C

I

A

E

R

E

V

I

S

T

A

L

U

L

I

o Christus nos ensinou é que no ENEM milagres não existem, mas castigos, sim. Nem que

F

M

A

S

O

V

G

A

H

A

S

A

N

A

R

T

H

E

I

U

seja para quem não cometeu pecado algum!

Y

H

U

I

D

O

S

A

Z

A

R

A

Ç

A

O

B

A

T

U

J

* Anderson Gross é empresário, consultor em marketing educacional e coordenador do programa Unisul Futuro.

novembro | 2011 38 | its - dezembro

A gente sabe que verão é hora de relaxar, deixar os livros de lado um pouco, namorar, curtir os amigos e a família, mas a massa cinzenta não pode ficar 100% de lado. Além de livros, filmes e papos cabeça, é legal dar uma turbinada no cérebro com o festival de “desafios” que a its preparou para você. Afinal, a gente faz de tudo pra você levar a its para praia... quem sabe assim a gente tem uma folga da redação ;)

S T

Bate-papo

VERÃO é tempo de LIBERDADE, de ficar livre dos livros e das obrigações que o ano letivo traz. Já não é mais problema ficar até tarde na BALADA, investir numa CURTIÇÃO básica ... vai que ainda rola um NAMORO. Se bem que também é bom dormir mais cedo, encarar um SURFE bem cedinho e depois curtir um SOL nas areias da PRAIA. Quem sabe levar a REVISTA its a tiracolo para relaxar depois do ESPORTE nesse clima TROPICAL abençoado por DEUS. E que venha mais uma FESTA no fim do dia! dezembro | 2011- its | 39


puzzles

a

Trabalhando

m a s sa ci nzenta embaixo d

Você está pronto(a) para o SUDOKU? Perdeu uma, duas? Não tem problema... aqui na its é “melhor de cinco”.

3 4

o guarda-sol

Caça palavras temático S

U

D

O

R

E

C

R

I

S

E

S

S

A

B

I

D

R

A

C

V

E

R

D

W

A

L

D

S

C

T

M

I

D

T

D

A

Y

A

N

R

J

A

C

O

O

R

R

I

S

N

T

E

C

E

R

I

L

S

I

E

E

R

Z

A

F

R

A

V

E

T

U

I

S

D

S

E

I

A

V

T

I

T

O

D

E

A

P

A

L

A

C

I

D

O

D

A

M

O

A

A

E

A

O

Q

U

C

F

U

N

C

I

O

N

A

R

I

O

S

P

G

O

E

S

M

I

E

N

R

I

A

P

S

A

E

R

H

N

R

O

U

A

D

E

S

I

D

A

E

A

O

U

A

Q

U

E

C

D

U

C

H

Ç

X

A

S

A

P

I

V

I

S

E

M

U

E

L

A

A

E

E

T

A

P

F

U

R

N

L

G

I

S

M

A

M

L

O

O

D

E

N

N

Z

O

A

P

T

O

G

R

K

E

H

I

R

O

S

H

I

M

A

G

I

S

T

E

U

C

A

E

E

T

P

L

A

N

I

L

F

T

M

U

L

I

J

U

P

O

T

C

A

E

S

O

U

A

A

I

A

E

I

L

A

T

A

G

A

B

I

I

P

M

D

S

I

P

O

R

D

M

H

O

B

U

J

U

N

A

N

A

L

B

L

E

S

U

B

I

D

O

S

D

O

D

P

I

I

M

I

B

A

R

P

A

C

O

N

I

A

R

U

P

L

O

E

A

N

A

C

E

N

O

C

E

R

T

I

N

G

O

K

O

G

A

N

S

I

K

O

B

R

J

E

S

U

I

T

V

I

S

U

N

E

G

O

R

A

L

C

U

M

E

D

I

C

M

A

R

T

J

F

T

I

F

I

C

O

N

E

O

T

I

C

I

F

I

C

A

Ç

A

I

Se você ficou ligado no novo caderno sobre Atualidades na revista em 2011, o Tá Ligado, então está bem por dentro do que rolou de tenso e interessante no mundo. Em março, falamos sobre Wikileaks e Julian ASSANGE, que revelou vários documentos confidenciais dos Estados Unidos. Em abril, um professor deu uma aula sobre a ameaça nuclear de FUKUSHIMA, após o terremoto que apavorou o Japão. Em maio, a pauta principal também foi Fukushima e o destino dos 180 FUNCIONÁRIOS que foram expostos à radiação da usina e, dentro das suas tragédias pessoais, salvaram milhares de pessoas. Em junho, foi discutida a notícia bombástica do assassinato de OSAMA Bin Laden. O título da matéria não poderia ter sido mais pertinente: de Osama a OBAMA. Em julho, edição de férias, rolou uma apreciação sobre o horror das bombas de HIROSHIMA e Nagasaki. Em agosto, discutimos a crise da GRÉCIA, que continua causando problemas para a União EUROPEIA. Na edição de setembro, o tópico foi GLOBALIZAÇÃO e o fato de que se o nosso mundo é uma aldeia global, as CRISES são também globais. Em outubro, relembramos o 11 de SETEMBRO e suas consequências na atualidade. Na revista de novembro, falamos sobre a execução “em praça pública” de GADDAFI. Em dezembro... bom, dê um pulo lá no Tá Ligado e confira! ;)

40 | its - dezembro | 2011

9 7 6 5 7 6 5 4 8 8 5 6 4 5 2 7 9 3 6 4 5 6 7 9 3 8 9 8 7 1 8 9 6

1

5

9

2 3

2 6

7 9 4 2 3 4 1 9 7 2 4 8 9 5 7 5 6 2 9 8 9 9 4 1 2 6 1 8 4 4 7 5 7 2 3 6 4 5 7 5 1 1 4 2 1 6 4 3 7

Quiz Teste os seus conhecimentos de Cultura Pop 1. Que artista gringa teve que cancelar sua turnê (infelizmente) devido a um câncer na garganta? ___________________________________________. 2. Que artista super em alta vai interpretar a Branca de Neve nas telonas? ________________ ___________________________________________. 3. Qual mega artista (dica: que já abalou a ilha da magia) anunciou sua gravidez no VMA? 4. Quem deixou saudades no cenário musical gringo em 2011 devido ao abuso de drogas? Dica: vozeirão _____________________________ ___________________________________________. 5. Que artista está perigando virar pai antes dos 18, com direito a fã pedindo teste de paternidade e tudo? _______________________________ ___________________________________________. 6. Quem cometeu a mega gafe de dizer “Um beijo pra você, Leila Lopes” na televisão, ao vivo? ___ ___________________________________________. 7. Qual celebridade brasileira afirmou que o Padre António Vieira estava vivo e morando em São Paulo? ________________________________. 8. Que comediante se passou e disse que comeria uma celebridade e o filho que ela carrega? ____ ___________________________________________. Resposta na página 54

Desafie um(a) amigo(a)! Perdeu uma, duas? Não tem problema... aqui na its é “melhor de cinco”.

7 3 9 5 7 8 3 8

6 3 7 6 1

dezembro | 2011- its | 41


Curso e ColĂŠgio Acesso

42 | its - dezembro | 2011

ColĂŠgio Positivo

Galeria


Galeria Estadual Rio Branco

ColĂŠgio Decisivo 44 | its - dezembro | 20 11

dezembro | 2011- its | 45


Página inicial

Procurar

Perfil

Igor Lima Mural

Informações

Fotos

+

@limaigor | igor@portalits.com.br Anexar:

Compartilhar Opções

AVISO: O título desse post é uma palavra difícil... Quem souber o significado vai ganhar um prêmio de 50 mil Reais em barras de ouro que valem mais do que dinheiro... BRINKS, vai ganhar isso aqui ó: - PaFeed de notícias

rabéééénsss... =)))

Mensagens Eventos Fotos Aplicativos Jogos Grupos

PROSPECTIVA! Kids, essa é uma Saideira pra valer, saindo de 2011 pra tirar umas férias e voltar só em 2012 – se todos estiverem vivos até lá, já que o mundo vai... NÃO, NÃO VAI. Esse papo fim de mundo é o fim da picada e ninguém aguenta mais, né... Tinha que ter um apocalipse só pra levar o povo que insiste nesse troço. Desculpa se feri os sentimentos de algum leitor que adora brincar de fim do mundo – risos. Todo mundo tem seu lado chato. O meu é ficar imitando sotaques: dipauliiiisssssta, né mano / carioqueixXXmaniÊru

chato. Procura-se foco, tratar aqui! Mas independentemente de você ou eu ou qualquer outro ser mais ou menos chato, todos estamos fechando um ciclo anual.No ano que passou vivemos experiências legais e outras nem tanto, colecionamos histórias bonitas e outras nem tanto, tivemos belos dias que nos fizeram acreditar no futuro e outros que não nos animaram a pensar nem ao menos um tantinho no que vem pela frente. Não vou fazer uma retrospectiva de 2011 aqui, porque os jornalistões farão com mais riqueza de detalhes do que eu: aquela artista incrível morreu, uma mulher começou a presidir o país, aquele líder criminoso daquele país foi encontrado e assassinado, aquele grande evento de música trouxe grandes atrações do pop mesmo sendo festival de rock, bebê... Vim aqui como entusiasta da prospectiva. Digo, como um animador de programa de auditório que te faz olhar pra frente e sorrir. A moda nesse post é prospectar, olhar para o futuro e projetar. Se o seu ano foi uma m***, é a hora de usar esse presentinho aí pra adubar a terra do ano seguinte. [Olha o colunista escatológico que vocês foram arranjar! Tem que passar álcool em gel NA MENTE depois de ler.Uia!] Como será 2012? Já pensou? Vai fazer o quê? Que novos projetos vai priorizar? Fazer um curso de teatro? Aulas de bateria? Batalhar um estágio? Arranjar um jobzinho? Fazer novas amizades? Acertar as relações que estão capengas? Compensar o tempo perdido? Superar obstáculos pra realizar um sonho? E aí? Pensou? Calma que não precisa decidir com pressa. Relax, take it easy! Leva as perguntas pro chuveiro, pra cama antes de dormir, pra espera do busão... E vai exercitando, prospectando, imaginando o que pode ser do seu novo ciclo. Pouco a pouco as respostas vão surgindo. Só te digo uma coisa: Sem pergunta não há resposta. E sem vocês não tem saída: Não teria Saideira. Eia, breguice! Pergunta: Será que sigo postando aqui no ano que vem? Resposta: É lógico! Meus leitores são demais e nossa relação tem futuro. Tipo união estável. Mas com separação de bens. Não posso correr o risco de dividir minha coleção de Cavaleiros do Zodíaco, né...

* Igor Lima é o apresentador do its Séries, ator, DJ, adora pós-modernismo e a intenção dele é nada-mais-nada-menos que dominar o mundo. Rapaz nada ambicioso.

Bate-papo - (3681)

Respostas: margens plácidas; fúlgidos; braço forte; raio vívido; límpido; impávido colosso; mãe gentil; esplêndido; Fulguras; garrida; ostentas estrelado; verde-louro; clava forte

saideira

/ láááádiPoRRRRto, nééééaaaa / dsiFloripa, Órraxxx / dEpiÁdE Curitiba / etc. Viu? Insuportavelmente


Revista its de março  

Confira a edição do Paraná!

Advertisement