Page 1

COLANI

BIODESIGN CODEX


COLANI BIODESIGN CODEX COLANI

BIODESIGN CODEX SHOW


COLANI

BIODESIGN CODEX

Luigi Colani designer, artista, filósofo e arquiteto

Seus 60 anos de Biodesign são um desafio à nossa imaginação


UM POUCO DE HISTÓRIA Prof. Luigi Colani, adotado pelo mundo como o fundador do design orgânico, há muito tem sido disputado entre Alemanha, Estados Unidos, Japão e China. No final, porém, sentiu o seu chamado de sangue e decidiu mudarse com todas as suas obras para a Itália, terra natal de seus avós. Colani não é simplesmente um designer industrial, mas um cientista da Forma, um “artista das ciências reais.” Nascido em Berlim em 1928 de família ítalo-alemã, Colani em 1946 ele se matriculou no curso de escultura e pintura na Academia de Belas Artes da capital alemã. Mais tarde, estudou engenharia, aerodinâmica e aviação na Sorbonne de Paris, descobrindo o interesse pelas formas naturais (peixes, aves, árvores e cada outra criatura viva), que se aplica à linguagem das linhas arredondadas e, muitas vezes exasperado de suas próprias obras artísticas e de engenharia. Assim nasceu a BIODESIGN, a interpretação humana das formas que o “Arquiteto” da natureza desenvolveu. “Recebemos o dom da criação, e devemos continuar a evolução das coisas, para melhorar o mundo. Mas vivemos em uma Terra maravilhosa e frágil. Devemos abrir nossos olhos, e retornar para a observação da natureza para perceber o quanto é linda. E é aí que encontraremos as respostas perfeitas.

“BASTA VOLTAR À OBSERVAÇÃO DA NATUREZA E ACHAREMOS A RESPOSTA PERFEITA” Luigi Colani, como “Filósofo 3D”, combina a natureza, ciência e arte. Em 60 anos de carreira deu vida à mais de 6.000 obras e seu nome está ligado em projetos e desafios que mudaram a nossa forma de interpretar o design, o seu estilo é hoje seguido pelos principais designers do mundo. Além disso, o Prof. Colani é um dos primeiros designers ecológicos e, com sua visão renascentista, está sempre procurando novas maneiras de descobrir e reinventar objetos de todos os tipos. Encontramos, na verdade, criações que vão desde uma coleção de sapatos de salto inovador desenvolvido para a Christian Dior, à um estudo para tornar mais ergonômica o punho da Canon T90 (design que ainda se aplica a quase todas as câmeras do mercado), do recorde de velocidade a baixo consumo (apenas um dos muitos registros mantidos por Colani), instituído pela sua Ferrari Testa d’Oro, que atingiu os 351 km/h em 1989, às escovas de dentes, ao piano para a Schimmel, aos alto-falantes, passando por fim às naves espaciais para a NASA. O trabalho do Prof. Luigi Colani navega portanto, em todas as diversas áreas do design, tanto que ele é reconhecido pelos maiores especialistas internacionais pelo titulo de “Moderno Homem Universal”.

Podemos somente proteger e conviver em harmonia com o que nós conhecemos e amamos.” Arq. Roberto Guerini

5


COLANI

BIODESIGN CODEX

2011 VITRA DESIGN MUSEUM

Exposição BioMorph-Organic design

MOSCOW DESIGN WEEK

Exposição Colani Biodesign Arquitetura no Museu Estadual Schusev de Arquitetura em Moscou.

TRIENNALE DI MILANO

A exposição “O futuro é em Milão - Colani Biodesign Codex Show”.

2005 Museum for Kunst and Design

Participação na “Alemanha no Japão 2005/06” evento no formato da “Colani Retorna ao Japão”, exposição no Museu de Kunst e Design no Instituto de Tecnologia de Kyoto.

2004 World Economic Forum in Davos

Palestra - sobre o futuro general e urbano no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

2010 central house of artists moscow

Abertura da exposição “Colani - A obra” com 4.000m2 em Nancyhalle em Karlsruhe, Alemanha.

A convite da comissão organizadora do Moscou Design Week, Luigi Colani participou da exposição “Design Super-Heróis”, juntamente com Maarten Baas, Jaime Hayon, Ora-Ito, Tom Dixon e Fabio Novembre. Para a realização do tema proposto, os professores e designers contribuíram cada um com seu próprio estilo pessoal.

2002 Pinakothek der Moderne

2009 Exposição Colani A Qindao, China

800m2 de exposição do Prof. Colani, objetos reais, acompanhado por uma instalação vídeo que mostra mais de 800 projetos.

2007 LONDON DESIGN MUSEUM

“Traduzindo a Natureza”, uma exposição de obras de Luigi Colani no London Design Museum. “Colani encontra Kita” Tóquio Design Week 2007.

Exposição permanente na Pinacoteca Moderna, em Mônaco, com o trabalho NASA WINGS do prof. Luigi Colani.

1994 Entra na coleção permanente do Centro Pompidou, em Paris com diversos modelos e protótipos de Colani.

1993 Transport Museum

Exposição Colani no Museu dos Transportes, Dresden, Alemanha.

1992 Exposição em Westfalenpark, Dortmund, Alemanha.

1991

Centre Pompidou Exposição Colani no Centre Pompidou, em Paris (Kormoran, Le Mans Study 1991, protótipos da maquinas fotográficas, alto-falante em forma de orelhas).

6


EXHIBITIONS

Pinacoteca Moderna de Mônaco

Colani Zocker - Vitra Design Museum

Exposição Permanente Centre Pompidou

Triennale di Milano

London Design Museum

Qindao na China

Central House of Artists, Moscou

Museu Stadual Schusev de Arquitetura, Moscou

7


COLANI

BIODESIGN CODEX

PUBLICAÇÕES & MÍDIA SOBRE ELE JÁ ESCREVERAM: Seus colegas o apelidaram: “O Leonardo do Plástico”. Os maiores designers do momento como Ross Lovegrove, Karim Rashid, Tom Dixon, Amanda Levete, Zaha Hadid, Massimo Iosa Ghini e Ora Ito o definiram como o Homem Universal, o pai do Biodesign e o designer experimental mais influente do século XX. “Luigi Colani, o mais imaginativo dos designers contemporâneos tem oitenta e quatro anos e você jamais diria, é como se o tempo não passasse. Que seja um visionário, ou melhor, uma espécie de guru do design, se percebe imediatamente pela maneira como se apresenta: vestido rigorosamente de branco, com palavras doces e ao mesmo tempo cortantes, e com a energia de um foguete.” (Revista AD) Jornal Il Sole 24 Ore: Luigi Colani “Escultor a toda velocidade” e o maior designer do período pós-guerra. Jornal Corriere della Sera: Luigi Colani “Guru Eco – Tecnologico” Universidade Politecnico di Milano: Luigi Colani gênio indiscutível dos nossos tempos e fundador do movimento Bio Orgânico Design. Superintendência dos Bens Arquitetônicos e Paisagísticos de Milão: Luigi Colani é único designer que merece ser chamado como o Moderno Homem Universal.

RECONHECIMENTOS 2010 Professor honorário pela Bauman Universidade Técnica Estadual de Moscou. 2004 Publicação do livro: Colani - A Arte de Moldar o Futuro, eleito pela revista Wallpaper como “Melhor Design de Livro de 2004”. 1995 Professor Honorário pela Universidade Tongji, em Xangai - China. 1992 Tese de doutorado de Peter Dunas: “Colani and Organic-Dynamic Design since Art Nouveau”. 1988 Professor Honorário pela Academia de Artes de Bremen, na Alemanha.

8


PUBLICATIONS PRÊMIOS

2007 Grand Prix du Design do XXII. Festival Internacional de Automobilismo de Paris 2003 Prêmio Deutscher Bank-Design 2000 Prêmio Citrix Future 1997 O ponto Vermeho do Design no Design Zentrum NRW. Messmer Pen 1995 Prêmio Clima para o aquecimento inovador 1986 Prêmio Câmera de Ouro com a Canon T-90 1954 Ganha em Genebra A Rosa de Ouro do Design com o Fiat 1100

2004 iF Silver Award com a Exposição na Pinacoteca Moderna de Mônaco 1996 iF Product Design Award Torneiras 1993 iF Product Design Award Escritórios 1987 iF Product Design Award Lâmpadas 1981 iF Product Design Award Escritórios 1972 iF Product Design Award Casa

9


COLANI

BIODESIGN CODEX

10


WORK WITH

www.simcaclub.com

11


COLANI

BIODESIGN CODEX

1951 – Prof. Luigi Colani mudou-se para a Douglas Aircraft, em Santa Monica - nos EUA para desenvolver um novo tipo de piso que permitisse às aeromoças que subissem a bordo calçando sapatos de salto alto. 1952 - Colani retornou a Paris, onde ganhou o prêmio Sapato de Ouro. Cria com sucesso uma nova coleção de sapatos ergonômicos para a Christian Dior, com um salto um pouco fora do centro, que reduz a pressão sobre o piso dos aviões, e permite que todas as mulheres possam subir a bordo, incluindo os aviões com piso de madeira.

1957 - Prof. Colani criou após o Fiat 1100 TV Colani com a Abarth, a 1300 Abarth Colani, a partir do projeto da 1300 “Giulietta Spider”. O motor foi desenvolvido por Carlo Abarth, com uma potência de 110 cv e uma velocidade máxima de 210 km/h, com o qual o prof. Luigi Colani bate o recorde da volta mais rápida da categoria na pista de Nurnburg-Ring.

12


TIME LINE

Ferrari

Eifelland

1972 - Colani Eifelland Formula 1 - Luigi Colani criou para a equipe alemã, que corria com Ralf Stommele na temporada de 1972, uma forma aerodinâmica inovadora parecido com um UFO/OVNI, e permitiu que no Grand Prix Kyalami a equipe alemã batesse o recorde da volta mais rápida.

1972 - Prof. Luigi Colani cria uma sequência de obras de arte tecnológicas, entre eles destaca-se em particular o Frog - um estudo da aerodinâmica - com base na forma hidrodinâmica de um sapo para o túnel do vento. A fusão do homem e da tecnologia é a inspiração para a motocicleta criada pelo designer do filme TRON, Daniel Simon.

13


COLANI

BIODESIGN CODEX

1975 - Colani Fanliner – um Esporte – avião de viagem de alto desempenho graças ao motor Wankel e com hélices embutidas. Muito silencioso, oferece desempenho de um jato e uma visibilidade única com a sua cabine panorâmica. Colani, pela primeira vez neste avião, equipado com um tipo de hélice especial que hoje encontramos em todas as turbinas mais importante.

1975 - Colani patenteia junto com o FANLINER uma especial forma de hélice que aumenta a potência e reduz drasticamente o ruído de turbinas, hoje são usadas em particular pela Rolls Royce, Pratt & Whitney e nas turbinas de quase todos os aviões.

Mercedes Actros - Space Truck Prof. Colani cria já em 1977 o primeiro Caminhão Aerodinâmico com base de chassis IVECO e em 2002 desenvolve junto com a Mercedes o Colani Space Truck, recorde mundial. Somente com a mudança na aerodinâmica reduz o consumo em 35% do combustível utilizado pelos outros caminhões convêncionais.

14


TIME LINE

1977 - Enquanto a Boeing Co. fabrica o Boeing 720, o prof. Luigi Colani propõe uma incrível visão de um modelo de vôo, o Megalodon, com 4 andares, 1.000 lugares e um inovador sistema de segurança. Ainda hoje ele é considerado um ícone da engenharia aeronáutica.

Space Shuttle - Colani Space Ship Prof. Colani em 1978 já prevê o fim do Space Shuttle e desenvolve como conselheiro da NASA uma dezena de visões de naves espaciais ecológicas.

15


COLANI

BIODESIGN CODEX

Colani High speed Trains 1978 - TreM DE alta velociDADE - Colani desenvolve para a ThyssenKrupp e para o Japão vários projetos de trens de alta velocidade. Testados no tunel de vento, alcançando uma velocidade superior aos 700 km/h. É impressionante a prossimidade com as criaturas do mundo submarino.

1980 - É um perfeito exemplo de Biodesign (fusão entro homem e tecnologia). Colani é chamado no Japão, onde ele reinventa a câmera fotográfica desenvolvendo pela primeira vez um punho ergonômico e uma sequência de visões digitais, posteriormente, aplicada por todas as outras grandes marcas. Essa projeto deu origem inclusive às primeiras câmeras SRL com estilo ergonômico e lançou as bases para uma visão da fotografia digital, antes que esta tecnologia fosse inventada.

16


TIME LINE

HIGH SECURITY OIL CARRIER 1980 - Bio Tech High Design. Mega Navio para o transporte de petróleo bruto com segurança muito elevada. O óleo é carregado em tanques individuais e montado utilizando-se uma estrutura à colmeia. Uma vez montado viaja abaixo da superfície da água diminuindo em 45% o consumo de combustível, além disso, no caso de um acidente, se perde apenas o óleo do tanque danificado e não a carga por completo. Na visão do prof. Colani, cada tanque ser distribuído diretamente para os diversos destinos.

HElicÓPtero - Colani Kawasaki 1982 - Prof. Luigi Colani reinventa o belíssimo helicóptero Kawasaki, a forma e a tecnologia, de fato, o veículo e os passageiros voam para primeira vez paralelamente a terra, consumindo 20% menos combustível, graças a extraordinária forma aerodinâmica.

17


COLANI

BIODESIGN CODEX

1989 - Prof. Colani desenvolve para Vobis Highscreen e para Sicos diferentes séries de mouse ergonômicos que depois foram copiados por todos os outros fabricantes.

Apple

IBM

Vobis

ComputADOr - Colani Vobis 1989 - Colani Highscreen Vobis é o primeiro computador assinado por um designer.

1990 - Prof. Luigi Colani finalmente libera o piano dos 200 anos de prisão no design. O Schimmel Pegasus não é apenas um jogo de forma, mas um verdadeiro estudo para reinventar o piano. Todos os instrumentos de corda (violino, guitarra, violoncelo, harpa) envolvem o músico. com o som. O pianista tem como contato somente os dedos, e nesse caso o Pegasus envolve o pianista, onde pela primeira vez, se sente imerso no som e abraçado pelo piano. Entre alguns felizardos proprietários podemos citar Prince e Lenny Kravitz.

18

[ www.schimmel-piano.de ]


TIME LINE

Central EÓlicA - Central Avantis Prof. Colani projeta em 2009 para a Avantis, uma nova ogiva para a central eólica com inovadoras pás, muito silenciosas.

Colani Therme Friedrichshafen Finalmente aprovado em 2010, inauguração prevista para a primavera de 2012.

19


COLANI

BIODESIGN CODEX

COPIAR OU SER COPIADO? ESTA É A QUESTÃ0.

PARA NÃO TER QUE CONFRONTAR-SE COM O PROBLEMA:

“SER OU NÃO SER” A Crise de Identidade é um dos maiores problemas da atualidade. A globalização atingiu também o design e tantos product managers tem medo de buscar novas estradas, pelo fato de ter uma indústria histórica nas costas, seguem as tendências dos produtos concorrentes de maior sucesso. Temos que voltar ao passado para andar em frente e relembrar que a força das empresas está na busca da própria identidade, entanto o consumidor buscará sempre comprar o produto original e não um produto igual, ou melhor, uma copia. Isto gera no consumidor uma forte insegurança para com o produto. Um exemplo grandioso é o iPad da Apple e o tablet Samsung Galaxy, que tive que ser retirado em diversos mercados mundiais. É fundamental achar uma própria linguagem da forma e estabelecer novos parâmetros no design e na tecnologia. Por isso, Prof. Luigi Colani continua ainda hoje reinventando com a sua visão renascentista objetos de todos os gêneros, para dar à um produto uma forte reconhecimento e identidade sobre o mercado mundial.

20


Nasceu em Milão, o novo estúdio e o revolucionário Colani Biodesign Research Center, no qual está previsto, juntamente com a Universidade Politecnico de Milano, a nova pós-graduação em Biodesign e o “Think Tank” da cultura do design ecológico. No mesmo propósito se realizará o “Colani Biodesign Codex”, um livro que será fio condutor para as futuras gerações e guia para esse novo curso de Biodesign. Partindo de Milão para o mundo, estão para surgir outras dois Colani “Think Tanks”; o primeiro, ligado à Baumann Universidade de Moscou, (Space Center), onde o prof. Luigi Colani já recebeu um cargo de professor honorário. A segunda, estará ligada à uma universidade brasileira como por exemplo a USP, Mackenzie, UAM ou FAAP, junto com o programa Erasmus de intercâmbio cultural.

O Prof. Colani estudou engenharia da aviação e aerodinâmica na Sorbone, em Paris, criando a fórmula “Forma=Energia”: a primeira forma de “Free Energy”. A vida foi criada na água e o homem pode sobreviver até 10 dias sem beber, mas apenas 5 minutos sem respirar. Existe uma infinidade de elementos invisíveis e um deles é o ar. O vento tem uma força imensa, todos os países têm a seu própria corrente: ABROLHOS, FÖHN, MINUANO, MISTRAL, PASSAT, SIROCCO, etc... todos sopram de um modo diverso, mas mesmo com as características diferentes, ainda se trata da mesma coisa: Ar. Da mesma forma que existem diferentes etnias humanas, todas porém com o mesmo DNA. Devemos aprender a não julgar as pessoas pela aparência, cada pessoa é única e traz um tesouro dentro de si. O Biodesign conecta a beleza e o extraordinário que encontramos na natureza com a tecnologia e a filosofia do Conceito 3E de Colani: ÉTICA, ERGONOMIA, ECOLOGIA.

O Projeto para o Brasil está intimamente relacionado com Design Ecológico e a preservação da Amazônia, o pulmão mais importante da Terra, purificador do ar que respiramos.

Colani trazer todas as suas experiências no Brasil para as futuras gerações que trabalham com as mais prestigiadas universidades e instituições científicas mais importantes. Para iniciar esta aventura incrível queremos organizar

21


COLANI

BIODESIGN CODEX

uma exposição a ser inaugurada entre final de 2012 e o inicio de 2013 em São Paulo, com o possível slogan:

Pretendemos trazer idéias extraordinárias para a indústria brasileira e oferecer um forte impulso psicológico para o país.

o Brasil é O futuro Colani Biodesign Codex Show

“um futuro melhor construído sobre a Rocha”.

Colani Atelier

22


o Brasil é O futuro Colani Biodesign Codex Show

éia d i a s s e abrace

CURADORIA

REALIZAçÃO

ROBERTO GUERINI Pasquale di napoli

ORGANIZAçÃO

A SER DEFINIDO

PATROCINIO MASTER

PROMOçÃO

A SER DEFINIDO

A SER DEFINIDO

MIDIA OFICIAL DEIXE AQUI A TUA MARCA

APOIO

DEIXE AQUI A TUA MARCA

APOIO TÉCNICO

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

DEIXE AQUI A TUA MARCA

FUTUROS PARCEIROS

23


COLANI

BIODESIGN CODEX

MOSTRA ITINERANTE

MOSTRA BRASIL 1

BELO HORIZONTE

IV BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2012

2

RIO DE JANEIRO

MUSEu ARTE CONTEMPORÂNEA

3

SÃO PAULO

oca

4

CURITIBA

mon (museu oscar niemeyer)

5

BRASÍLIA

Espaço Oscar Niemeyer

*Locais e datas a serem definidos

24


EVENTOS NO BRASIL RELACIONADOS AO DESIGN EVENTOS

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

SÃO PAULO COLANI BIODESIGN CODEX - OCA DESIGN WEEKEND BRAZIL DESIGN WEEK CASA COR EVENTO abcDesign SALÃO DO DESIGN RIO DE JANEIRO CASA COR COLANI BIODESIGN CODEX - MAC Rio+20 CURITIBA DESIGN TO BUSINESS SEMANA D COLANI BIODESIGN CODEX - MON EVENTO abcDesign BELO HORIZONTE COLANI BIODESIGN CODEX BH IV BIENAL BRAS. DE DESIGN - BH OPEN INSTITUTO OXXOR COLANI BRASILIA - DF COLANI BIODESIGN CODEX DF

CALENDÁRIO 2012

INICIO

TERMINO

CASA COR SÃO PAULO

29 de Maio

22 de Julho

CASA COR RIO DE JANEIRO

28 de Agosto

09 de Outubro

IV BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN BH

19 de Setembro

31 de Outubro

DESIGN WEEKEND SÃO PAULO

23 de Agosto

26 de Agosto

25


COLANI

BIODESIGN CODEX

LOCATIONS

OCA

SP

PLANETÁRIO

26


FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

COLANI SUPER TRUCK A ser usado como meio de divulgação para todos os eventos.

SITES COLANI

AttiviDADES EM 2012

WWW.COLANI.IT WWW.COLANI.CH WWW.COLANI.DE WWW.COLANI.JP WWW.COLANI.COM.BR

ABril Salone del Mobile MiLANO - eXposiçÃo JunHo Art Basel - eXposiçÃo Agosto Art Master St.Moritz – eXposiçÃo Dezembro Art Miami - eXposiçÃo

www.ilfuturoeamilano.it

AttiviDADES EM 2013 Moma NEW YORK - eXposiçÃo Centre Pompidou PariS - eXposiçÃo

PLANO DE MIDIA ON/OFF LINE A SER DEFENIDO

27


COLANI

BIODESIGN CODEX

28


COLANI DESIGN & BRAZIL SA Em nossas discussões sobre a viabilidade de uma colaboração entre a Brazil SA e a Colani Design, sentimos muitas sinergias entre ambas as partes e visando entre outras coisas, a possibilidade de uma parceria para a realização da exposição itinerante “Colani Biodesign Codex Show” nas mais importantes capitais brasileiras. O prof. Luigi Colani é o único designer que se apresentou no G8 e no World Economic Fórum, onde geralmente solicita para cada apresentação um valor entre 20 e 25.000 euros, e poderá apresentar-se no evento organizado pela Brazil SA, no Salão Internacional do Móvel, junto à Câmera de Comercio de Milão.

THE PROFESSOR

Pensamos também na vossa solicitação referente ao aluguel do Colani SuperTruck, um caminhão que é peça única e que custou 2 milhões e meio de euros. Teremos a honra de haver a vossa marca desfilando pelas ruas de Milão. O custo estimado para os eventos em geral, gira em torno de 45.000 euros por semana, mas relembrando que queremos estreitar o nosso relacionamento solicitaremos um total de 20.000 euros, seja para o caminhão que para a palestra, visando a possibilidade de dividir em quotas entre os demais patrocinadores. “É um momento histórico - diz o presidente da Superintendência de Belas Artes de Milão - Luigi Colani é o moderno Leonardo da Vinci”.

Agradeço antecipadamente,

Roberto Guerini Colani Design Corporation Srl.

23


COLANI BIODESIGN CODEX COLANI

BIODESIGN CODEX SHOW


© www.itsdesign.it

COLANI DESIGN CORPORATION SRL VIA PISACANE 7 - 20016 PERO - MILANO pasquale.dinapoli@colani.it +39 389 029 2996 +55 11 3042 8707 +55 11 8052 0115

WWW. COLANI . IT

O BRASIL É O FUTURO  

COLANI BIODESIGN CODEX SHOW Projeto dedicado à exposiçao etinerante que tem como objetivo, trazer ao conhecimento dos brasileiros a vida d...

Advertisement