Issuu on Google+

SaĂşde

Presente ou responsabilidade

Conselhos para influir positivamente na sua famĂ­lia


O chamado do Ministro da Saúde “Estamos numa situação de absoluto alerta vermelho”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a jornalistas no Rio de Janeiro. “Se mantivermos esse ritmo, daqui a 10 anos estaremos com dois terços da população acima do peso (ou obesa), como já acontece nos Estados Unidos”, acrescentou.

Cuidado com suas panelas e frigideiras A cozinha é um dos primeiros laboratórios do homem. Os instrumentos e a matéria prima manipulados diariamente nestes laboratórios doméstico ou industrial. Profa. Dra. Rosa Wanda Diez Garcia Universidade de São Paulo

O material das panelas que usamos no prepare dos alimentos pode influenciar na saúde humana? Como escolher a panela certa para o preparo dos alimentos? Panela velha faz mesmo comida boa? Os alimentos podem ser guardados dentro das panelas? A nutrição humana pode começar pela panela? É sabido, cientificamente, que durante a elaboração culinária ocorrem interações entre os alimentos e os utensílios. Algumas podem ser consideradas como benéficas à saúde do comensal, outras inócuas, enquanto ainda outras podem chegar a ser prejudiciais. Késia D. Quintaes Por dentro das panelas


Os riscos do

excesso de peso “Quase a metade da população adulta do Brasil tem excesso de peso” IBGE

“Para 2020, dois terços da população terá excesso de peso” José Gomes Temporão, Ministro da Saúde

“A conseqüência natural da epidemia de obesidade é um aumento na prevalência da diabetes mellitus” Paulo Andrade Lotufo, MD, DrPh. Editor, São Paulo Medical Journal, Diretor, Área de Medicina Interna, Hospital Universitário, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.


Complicações Médicas da Obesidade


Defesas baixas? Problemas de crescimento?

Cansaço excessivo? Baixo rendimento no trabalho?

A causa…

uma nutrição deficiente A gente acha que tem o habito de uma alimentação saudável, embora talvez não seja sabido que ao cozinhar são eliminados nutrientes contidos originalmente nos alimentos. - Alguns nutrientes, a gente joga no lixo ao descascar os vegetais. - Os nutrientes são destruídos ao cozinhar com altas temperaturas. - Muitos nutrientes ficam dissolvidos na água onde foram fervidos ou vaporizados.


Conselhos para uma melhor nutrição A dieta mais equilibrada e a seleção de alimentos mais cuidada podem ficar arruinadas pelos métodos utilizados na hora de cozinhar.

Não descascar os vegetais É precisamente na casca das frutas onde há a maior concentração de vitaminas, minerais e fitonutrientes (substancias naturais que são antioxidantes potentes). A casca é a parte com a maior proporção de fibra solúvel, que ajuda a acelerar a passagem dos alimentos através do estômago e do intestino, portanto, previne a prisão de ventre e, ao longo prazo, transtornos como câncer de reto.

Não se deve cozinhar com muita água Existe uma grande quantidade de alimentos contendo alguns nutrientes indispensáveis para conservar a vida, se trata de minerais, como cálcio, potássio, magnésio, cloreto, sódio e fósforo, e vitaminas, como a C e as do complexo B, que são localizadas na maioria dos tecidos vegetais e animais. O problema é que muitos nutrientes são destruídos com facilidade durante a cocção, porque são dissolvidos em água, esse é o motivo pelo qual é recomendável selecionar métodos que permitam cozinhar os alimentos com o mínimo de água.

A casca ajuda a conservar todas as propriedades de frutas e verduras; ao retirá-la, o contacto com o ambiente faz com que o alimento se oxide rapidamente e se percam muitas das vitaminas e antioxidantes contidas nele.

Não se deve cozinhar com muita água Existe uma grande quantidade de alimentos contendo alguns nutrientes indispensáveis para conservar a vida, se trata de minerais, como cálcio, potássio, magnésio, cloreto, sódio e fósforo, e vitaminas, como a C e as do complexo B, que são localizadas na maioria dos tecidos vegetais e animais. O problema é que muitos nutrientes são destruídos com facilidade durante a cocção, porque são dissolvidos em água, esse é o motivo pelo qual é recomendável selecionar métodos que permitam cozinhar os alimentos com o mínimo de água.


Nesse ano, mais de 10 mil pessoas no mundo serão diagnosticadas com câncer, uma doença que geralmente se acredita que pode ser evitável. Apenas 5 a 10% dos casos de câncer podem ser atribuídos aos defeitos genéticos, enquanto 9095% restante radica no ambiente e estilo de vida.

Universidade de Texas Cancer Center

Refeições ricas em clorofila, vitamina A, vitamina E, selênio e vitamina C podem aumentar significativamente a eliminação de toxinas e radicais livres... A raiz do câncer e de outras doenças degenerativas. Harvard Escola de Saúde Pública

Comendo uma dieta nutritiva, sendo fisicamente ativo e mantendo a gordura corporal sob controle pode prevenir: 38% de câncer de mama 36% de câncer de pulmão 47% de câncer de estômago 63% de cânceres da boca 24% de câncer de rim 15% de câncer de fígado

45% de câncer de reto 39% de câncer de pâncreas 69% de câncer de esôfago 70% de câncer endometrial 21% de câncer de bexiga 11% de câncer da próstata

American Institute for Cancer Research


Impacto no câncer Fração Atribuível à População - “A diminuição proporcional na incidência da doença que será atingida numa população mediante a eliminação da exposição causal”. Por exemplo:

Câncer esofágico nos americanos

PAF% = 35 Teoricamente, haveria uma diminuição de 35% na incidência de Câncer Esofágico nos EUA se o excesso de peso e a obesidade forem prevenidos.

Relatório de Dieta e Câncer da WCRF/AICR 2007


Infartos? Diabete?

Pressão alta? Câncer de peito e reto?

A gordura está matando a gente Cozinhar sem gordura é chave para diminuir os riscos dessas graves doenças

Cozinhar com gordura e óleo Consumir “comida lixo” Consumir poucos vegetais Sedentarismo

Cozinhar com gordura e óleo Consumir “comida lixo” Consumir poucos vegetais

Hipertensão e infartos Diabete Deterioração de fígado ou pâncreas Câncer de peito ou reto

Sedentarismo

Você sabia que o esforço adicional feito pelo coração para continuar bombeando sangue para todo o corpo em caso de excesso de peso e acumulação de gordura nas veias pode provocar um infarto?

Porque que a gente consume gorduras em excesso? • Inclui muita carne vermelha na dieta, sem eliminar o excesso de água. • Consome poucos vegetais? • Conserva a pele do frango ao cozinhar. • Consume comida rápida ou porcaria. • Ainda cozinha com gordura os pratos tradicionais.

Morte


Evitar comida lixo

Comer mais vegetais

A comida rápida e porcaria: • Contém grande quantidade de gorduras saturadas, o consumo desses alimentos pode obstruir os vasos sanguíneos. • Contém grande quantidade de açúcares refinados e simples. O consumo desses alimentos pode aumentar o risco de doenças como diabetes. • São pobres em carboidratos complexos e fibras, pelo que não é possível diminuir os níveis de colesterol no sangue.

As frutas e verduras oferecem grande quantidade de nutrientes necessários para a vida. Também, são uma boa fonte de fibra solúvel, a qual pode diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Comer menos carne vermelha

Tirar a pele do frango

Na pele do frango fica concentrada grande parte das gorduras saturadas e do colesterol, cujo consumo obstrui os vasos sanguíneos e pode provocar um infarto.

A proteína de origem animal também é chamada de proteína completa, já que conta com os aminoácidos indispensáveis para uma boa nutrição. A carne faz parte de uma dieta balanceada; no entanto, tem de ser consumida com moderação, devido às gorduras saturadas contidas nela.


“O que posso fazer para evitar um INFARTO...” Segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde, mais de 17,1 milhões de pessoas morreram no ano devido a infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral... 4 de cada 5 dessas mortes são registradas em países de renda baixa e média, e afetam por igual a ambos os sexos. O aspecto positivo é que 80% das mortes de infarto do miocárdio e dos acidentes vasculares cerebrais prematuros são evitáveis. A dieta sadia, a atividade física regular e o abandono do consumo de fumo são fundamentais. Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde do coração e do sistema vascular. É recomendável consumir abundantes frutas e verduras, cereais integrais, carnes magras, peixe e legumes e pouco sal e açúcar.


O que dizem os especialistas?

Descanso

Nutrição

Exercício

Sem suficiente descanso, as glândulas supra-renais são sobre-estimuladas, secretando muito hormônio da pressão: cortisol. Altos níveis de cortisol podem transtornar o corpo de diferentes formas.

Para uma saúde e um desempenho superiores é preciso uma nutrição de alta qualidade. Como sociedade, subestimamos o efeito da nutrição sadia no corpo humano.

O corpo humano foi desenhado para se movimentar. Se existe algo que pode ser denominado como “a fonte da juventude”, isso é o exercício periódico.


A saúde começa na cozinha Com pouco orçamento eu posso cozinhar sadio e saboroso ao mesmo tempo!

O sistema de saúde da Royal Prestige permite cozinhar sem gordura adicional, com um mínimo de água e com controle apropriado da temperatura para conservar a qualidade nutritiva dos alimentos.


Apresentação gratuita Não descasque os vegetais. Só deve lavá-los direito. Conserve a parte mais nutritiva.

Evite o óleo ao cozinhar. É uma forma fácil para diminuir o colesterol, o peso e as doenças cardiovasculares.

Utilize pouca ou nada de água. Cozinhe vegetais com a umidade contida naturalmente neles. Dessa maneira, não perdem os nutrientes importantes.

Utilize a válvula Reditemp A válvula assobia quando a temperatura atinge 82°C e já matou microorganismos e bactérias. A partir desse ponto, diminua o fogo para os alimentos conservarem os nutrientes vivos, como vitaminas, fitonutrientes e proteínas.


Apresentação gratuita Com o sistema de Saúde Royal Prestige é possível melhorar o sabor das refeições sem adicionar gordura ao cozinhar, porque, ao conservar os sucos das carnes e o sabor e a cor dos vegetais, conseguimos oferecer à nossa família alimentos nutritivos e gostosos. Aliás, os equipamentos da Royal Prestige são feitos em aço inoxidável grau cirúrgico, o que garante que nunca vai ter desprendimento de materiais, químicos, plásticos e pinturas que possam poluir a comida e o organismo. Por tanto, no momento de começar a cozinhar no Sistema de Saúde Royal Prestige, você da o primeiro passo para renovar sua saúde e a saúde da sua família.

Aproveite a demonstração e degustação sem compromisso.


O hĂĄbito alimentar bom e seus componentes Os alimentos que selecionamos Os ingredientes que adicionamos A tĂŠcnica com a qual cozinhamos Os utensĂ­lios nos que cozinhamos diariamente


Saude presente o responsabilidade