Issuu on Google+

R$ Editor-chefe: Kiko Carli Ano I - Edição 005

2,50

Quarta-feira,

06 de fevereiro de 2013

www.tvitanews.com.br

Saúde confirma caso de dengue em Itararé A Secretaria da Saúde de Itararé, através da Vigilância Epidemiológica pede alerta total da população na luta contra a dengue. Conforme a enfermeira Gislene Fátima de Oliveira Konig, diretora de Vigilância em Saúde, já está confirmado um caso de dengue no município. “O caso é importado de outra cidade, o que não deixa de ser importante e muito grave para todos nós”, salientou Konig. Detalhes na página 10 10.

Trânsito local passará por mudanças

Polícia Páginas 08 e 09

PM prende rapaz que agia à noite Acidente com cerol Porte de entorpecente Indivíduo é detido por promover desordem em bar O Departamento Municipal de Trânsito - Demutran está realizando alguns serviços considerados emergenciais para melhorar o tráfego de veículos na cidade. De acordo com o secretário, Gustavo Jansson, existe a necessidade de mudanças para que o trânsito da cidade seja adequado à sua realidade, e neste sentido a Prefeitura está procurando um especialista para desenvolver um projeto completo sobre as melhorias necessárias. Página 08 08.

Bombeiros: De oito casas noturnas e clubes vistoriados, seis estão irregulares No último final de semana, a equipe do Corpo de Bombeiros efetuou uma ampla fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade, especialmente em casas noturnas. O objetivo foi verificar se os prédios estão cumprindo as exigências da lei em relação à segurança, ou seja, se possuem o devido Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB e a licença de funcionamento emitida pela Prefeitura. De oito casas, seis estavam irregulares. Página 03 03.

“Teremos que cumprir a determinação do promotor”, diz secretário de Governo em relação ao AVCB Um Termo de Ajuste de Conduta – TAC firmado entre a administração anterior e o Ministério Público definiu um prazo para que estabelecimentos comerciais de uma forma geral regularizassem a situação em relação ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário de Governo Antonio José de Souza, o prazo está próximo e cabe à Municipalidade alertar aos proprietários de imóveis sobre essa situação, uma vez que a Prefeitura só poderá emitir os alvarás para estabelecimentos que tenham o AVCB. Página 03 03.

Itarareenses poderão ter internet gratuita Já está em negociação a possibilidade de trazer para Itararé internet tipo Wi-Fi para a população. Esta semana representantes da Prefeitura Municipal receberam o material explicativo, que mostra como é possível oferecer esta tecnologia para a cidade. Em Taquarivaí, o benefício já é oferecido, porém lá o sistema é realizado através de fibra ótica, o que não é possível em Itararé. Em contato com a empresa Zimitti Telecom, foi explicado que o sinal é transmitido através de antenas instaladas em prédios e nos postes de energia elétrica. Página 11 11.

Homem é preso em flagrante por furto

Prefeitura pode ser punida pelo MP e casas comerciais podem ter alvará cassado

Cristina Ghizzi participa de encontro com prefeitos em Brasília

A prefeita Cristina Ghizzi esteve presente no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, entre os

dias 28 e 30 de janeiro. O evento teve como objetivo apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. Página 04 04.

A obrigatoriedade da regularização dos estabelecimentos comerciais em relação ao AVCB conforme consta do TAC efetuado entre o município e o Ministério Público em alguns casos já venceu e em outros ocorrerá no próximo mês. De acordo com o promotor Dr. Hélio Dimas de Almeida Júnior cabe ao MP cobrar da Prefeitura o cumprimento da lei, pois as exigências visam garantir a segurança da população. Página 03 03.


02

06 de fevereiro de 2013

Depois da tempestade é que acham de vistoriar O governador Geraldo Alckmin determinou aos secretários de Estado, depois da tragédia ocorrida em Santa Maria, uma ampla vistoria em todos os prédios públicos, com o objetivo de reforçar o trabalho de prevenção a acidentes e certificar que todos os equipamentos estão de acordo com as normas e padrões exigidos por lei. Mas para tanto, precisou que 237 pessoas perdessem suas vidas nesta grande tragédia, para que alguma iniciativa fosse tomada. Após uma semana do ocorrido em Rio Grande do Sul, cerca de 280 casas de eventos foram fechadas nas principais capitais brasileiras. Esse número demonstra que não há fiscalização e que os proprietários desses locais estão apenas preocupados com o lucro, fazendo com que a vida se resuma a um simples velório. Ficou mais que provado que não havia a chance das mil e poucas pessoas escaparem do ocorrido em Santa Maria, pois o local era um labirinto, cheio de obstáculos. Não nos cabe julgar ninguém, mas as lágrimas de crocodilo de um dos donos da Boate Kiss, durante depoimento, só escorreram depois que a “chacina” estava anunciada, onde muitos tiveram os seus sonhos interrompidos. A noite já não era segura, e agora? Como vamos fazer para

deixar nossos filhos se divertirem com amigos em casas noturnas sem ter que conviver com o fantasma da Boate Kiss? A corrupção continua impregnada em todos os cantos e poderes e está provada com o fechamento destas dezenas de casas, que estavam funcionando irregularmente. Por quê? Quem deixou que isso acontecesse? Ninguém se deu ao trabalho de fiscalizar? Ficamos no meio de uma saraivada de tiros sem saber para onde correr. Compra de votos, desvio de verbas públicas, lobbys cada vez mais afrontando a vontade de nossos líderes, nos colocam a mercê de vícios legais como o cigarro e a bebida. O lucro com o alto imposto é mais importante do que a vida do brasileiro? Os futuros gastos com tratamentos provocados por essas drogas lícitas valem a pena? Passaríamos dias escrevendo as injustiças que nos rodeiam e ameaçam o que há de mais importante para o nossa sobrevivência: a família. Chega de leis brandas, chega da lei de Gerson (gostar de levar vantagem em tudo), chega de propinas, chega de corrupção, chega de mentiras, chega de políticos desonestos, chega de mentir para nós mesmos. Senão, continuaremos em um beco sem saída.

Audiência Pública de Finanças A Prefeitura Municipal de Itararé, por intermédio da Secretaria de Finanças e em atendimento ao parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar nº 101/2000 - LRF, comunica que na data de 14 de fevereiro de 2013, às 14h, na Câmara Municipal de Itararé será realizado audiência pública referente ao 3º Quadrimestre de 2012. Assim disciplinado, para que haja a necessária transparência da gestão fiscal. Itararé, 31 de janeiro de 2013. José Carlos de Andrade Secretário de Finanças

Visita Tive a honra de ser recebido na Prefeitura Municipal de Itararé pela prefeita Cristina Ghizzi, que de forma muito cordial nos mostrou a forma de condução e postura de sua equipe, a qual inicia um novo governo.

Visita II É claro que como a maioria das prefeituras de nossa região Cristina chega ao poder com muitas dívidas e indefinições, que começam a serem dissipadas em razão de um trabalho sério e coeso.

Visita III O investimento da Rede In de Comunicação com a implantação do Jornal Itararé News independente na cidade é uma forma de apostar e enaltecer o governo que se inicia e temos que acreditar em seu sucesso, pois o tempo ainda é curto para uma análise mais profunda.

Visita IV O secretário de Governo, Antônio José de Souza, também fez questão de mostrar como caminha a nova administração, nos apresentando sonhos e projetos que com certeza darão um novo ímpeto ao município dar nicípio.. É aguar aguardar dar,, conferir e cobrar esponsabilidacobrar.. A nossa rresponsabilidade é tamanha a daqueles que nos governam e denunciar ou enaltecer o trabalho dos polí-

ticos é uma arma que deve ser utilizada por todos nós. Cobre do seu eleito tudo aquilo que foi prometido em campanha que dessa forma você estará ajudando e muito na recuperação de sua cidade.

Ligação Na sexta-feira passada recebemos a ligação de um agente da comunicação de Itararé nos garantindo que o ex-prefeito Cesar Perucio estaria de volta nesta quarta-feira (06) com uma virada no processo que tramita em são Paulo. Até o fechamento desta edição, nenhuma notícia havia chegado à nossa redação relativa ao assunto.

Ligação II Posteriormente o telefone foi passado para um familiar do ex-prefeito, que reclamava do espaço ocupado pela atual prefeita em nossas páginas. É claro que todas as manchetes serão para a senhora Cristina Ghizzi como as foram para o senhor Cesar Perucio enquanto prefeito. Se eventualmente o Tribunal decidir pela sua volta, com certeza estaremos acompanhando o trabalho do chefe do Executivo da mesma forma que fazemos hoje com a nobre prefeita. Isso é jornalismo!

Limpeza O vereador Lucio Camargo

pediu atenção maior à fiscalização de proprietários de terrenos, pois alguns em proximidades de escolas chegam a níveis altíssimos, colocando em risco professores e alunos que vivem próximos a bichos peçonhentos. A iniciativa do nobre edil é pertinente, já que alguns proprietários, nem todos, pouco se importam com o lado social e abandonam suas áreas na esperança de crescimento do valor dos lotes.

Sugestão Já a vereadora Mara do João Feijão disse estar feliz por aprovar subvenções das entidades, enfatizando que cada uma tem sua necessidade e sua participação junto ao município A nicípio.. Sugeriu que a UNIP UNIPA coloque os animais na praça uma vez por mês para facilitar a doação. Alegou que muitas pessoas querem adotar um animal, mas que muitas vezes não podem ir até o recinto. Uma brilhante ideia e colocamos o nosso semanário à disposição da entidade para a divulgação e amostragem do trabalho da Associação.

Paralisadas A implantação da Zona Azul no município já é lei e não foi implantado, o que prejudica o dia a dia do munícipe segundo o vereador Zetão. Na realidade a Zona Azul bem administrada dará oportunidade a todos de usarem o estaciona-

mento nas áreas centrais e de imediato facilitará a vida dos comerciantes, já que seus clientes terão oportunidade, tempo e espaço para dirigirem-se aos seus locais de trabalho. O vereador pede ainda a criação da Tribuna do Povo para que os munícipes possam expor suas ideias e anseios. Muito bom!

Polícia Laércio Antônio falou da reunião junto ao CONSEG, na qual disse ter ficado muito feliz com a colocação da capitão e do tenente, no intuito de não medir esforços, principalmente no Carnaval em estar com frequência nas ruas da cidade. Disse que estranhou a ausência de um representante da Guarda Municipal e do Conselho TTutelar utelar essaltando que a utelar,, rressaltando presença do Conselho seria de suma importância devido aos fatos decorrentes com crianças associadas ao álcool na cidade de Itararé, alegando que menores andam embriagados, causando transtorno à população de Itararé. A prevenção ainda é o melhor remédio e nossas crianças merecem sempre uma atenção especial dos órgãos públicos.

Nova fase Após a cobertura de uma grande avalanche de dívidas, as contas foram pagas e a prefeita poderá começar a trabalhar de fato em prol da cidade.

Musculação para a Terceira Idade Até pouco tempo atrás, a atividade física mais recomendada para a terceira idade eram os exercícios aeróbicos. Porém, desde que o Colégio Americano de Medicina Esportiva reconheceu o treinamento de força como benéfico, a musculação passou a ser mais utilizada como recomendação para esta fatia da população. Segundo essa entidade e os demais estudos que vieram a seguir, os principais efeitos relacionados à saúde são: mineralização óssea, sensibilidade a insulina, tolerância a glicose, capacidade cardiovascular, controle de peso, aumento de massa muscular e do metabolismo de repouso, além de fatores psicológicos como a melhora da autoestima, contribuindo também para a manutenção da autonomia funcional. É bom deixar claro que, os exercícios aeróbicos também possuem seus efeitos benéficos como a melhora do sistema cardiorrespiratório, que é a capacidade do coração e do consumo de oxigênio.

Sabe-se que com o passar dos tempos, principalmente na terceira idade, há um declínio da quantidade de músculos responsáveis pela sustentação do corpo. A manutenção dessa massa muscular é essencial para que o

desempenho em atividades cotidianas não seja alterado. Contudo, antes de iniciar uma atividade física, é necessário procurar seu médico para a indicação daquela mais adequada e um professor de educação física, para que a ativida-

de seja prescrita de forma correta e coerente com os protocolos existentes.

“Antes de iniciar uma atividade física, é necessário procurar seu médico”

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 | Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua Prudente de Moraes, 1712 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948

Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Vinicius de Oliveira - MTB 42.240 Consultor Jurídico: Paulo De La Rua - OAB 276.167 | Impressão: Gráfica Ita News (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem: 2.000 exemplares | Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009. A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.


03

06 de fevereiro de 2013

“Informamos, que teremos que cumprir a determinação do promotor”, diz secretário em relação ao AVCB Um Termo de Ajuste de Conduta – TAC firmado entre a administração anterior e o Ministério Público definiu um prazo para que estabelecimentos comerciais de uma forma geral regularizassem a situação em relação ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário de Governo, Antonio José de Souza, o prazo está próximo e cabe à Municipalidade alertar aos proprietários de imóveis sobre esta situação, uma vez que a Prefeitura só poderá emitir os alvarás para estabelecimentos que tenham o AVCB. IN – Como está essa exigência do AVCB aqui no município? Antonio - Sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em emissão de alvarás, nós já fizemos uma reunião na Associação Comercial e com a Associação dos Proprietários das Indústrias, que estão localizadas no Distrito Industrial. Muitos deles estão dentro da faixa acima de 750 metros quadrados e é de interesse deles saber o que vai acontecer com

Bombeiros fiscalizam estabelecimentos comerciais e fazem autuações No último final de semana a equipe do Corpo de Bombeiros efetuou uma ampla fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade, especialmente em casas noturnas. O objetivo foi verificar se os prédios estão cumprindo as exigências da lei em relação à segurança, ou seja, se possuem o devido Auto de Vistoria do corpo de Bombeiros (AVCB) e a licença de funcionamento emitida pela Prefeitura. O Sargento Seiji, comandante do Corpo de Bombeiros falou sobre o trabalho realizado. IN – Quantos estabelecimentos foram vistoriados no último final de semana? Sargento – No total foram vistoriados 8 estabelecimentos entre casas noturnas e lugares de reunião pública. IN – Qual foi o balanço dessa fiscalização? Sargento – Desse total, seis estabelecimentos tinham irregularidades. Dentre estes três não tinham laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros, mas possuíam o alvará de funcionamento. Os outros três, ou o AVCB estava vencido ou fizeram alteração no prédio sem a devida comunicação ao bombeiro. IN – Quais foram as medidas adotadas?

Sargento – Os que estavam sem o AVCB foram fechados e os demais notificados e terão que se adequar às normas, não podendo funcionar dentro desse prazo. A Lucky, por exemplo, possui AVCB para funcionamento apenas de sua parte dianteira (a Cafeteria), e a parte de trás onde funciona a boate, o projeto está em análise, a qual é feita para verificar se haverá modificações ou não dentro de um prazo de 30 dias. O pedido da análi-

se foi feito há apenas 10 dias. Já o CAF, onde será realizado o carnaval, é um dos pouquíssimos estabelecimentos que está totalmente correto. IN – A fiscalização terá continuidade? Sargento – Sim. Haverá continuidade e neste primeiro momento a prioridade são os locais de grande aglomeração de pessoas. Terminada essa etapa faremos vistoria em bares, lanchonetes e restaurantes.

respeito ao AVCB e alvará. Nós informamos que teremos que cumprir a determinação do Promotor, porque houve um TAC celebrado entre a administração anterior e o Corpo de Bombeiros e temos que atender a esse TAC cumprindo a determinação imposta. Nós só podemos emitir os alvarás para os estabelecimentos que tenham o AVCB. Nós explicamos a situação aos proprietários, ressaltamos que os prazos estão muito próximos, manifestando nossa preocupação e colocando a nossa posição, entendo que buscarão um caminho jurídico para defender esta situação. É importante ressaltar que a Prefeitura está tranquila por fazer apenas a comunicação aos estabelecimentos, mas que também está sensível ao problema. Sabemos que esse é um problema de ordem social e econômica e esperamos que o final seja bom para ambas às partes. IN – Se a Prefeitura não cumprir essa determinação dentro do prazo estipulado através deste TAC, ela poderá sofrer al-

guma sanção? Antonio – Se a Prefeitura não obedecer ao TAC será penalizada através de uma multa diária. Então nós temos que atender o acordo firmado entre a administração anterior e a Promotoria Pública, já estivemos em contato com o promotor no início de janeiro, colocamos a nossa preocupação e ele foi bem claro quanto a necessidade em cumprir a nossa parte em exercer nosso poder de “polícia” nesta situação. IN – Algumas empresas correm o risco de fechamento, aumentando assim o desemprego no município? Antonio – Torcemos para que isso não aconteça, mas sempre há uma possibilidade. Nós acreditamos que possa haver uma saída, mas nos cabe cumprir o acordo firmado com a administração anterior. IN – Devido ao episódio acontecido no município de Santa Maria a fiscalização em boates e danceterias ficou mais intensa. Como está sendo feito este trabalho no município de

Itararé? Antonio – Nós temos que atender a todos os critérios referentes à fiscalização, o Corpo de Bombeiros faz a vistoria e se nos concederem o AVCB nós emitimos o alvará. A preocupação em todo o Brasil está em conscientizar os proprietários das casas a não permitir que sejam utilizados fogos de artifícios, ou qualquer outro instrumento que possa causar incêndio. A Prefeitura Municipal tem um compromisso em atender a legislação, e nesse caso é um grande alerta para todo o Brasil, reforçado pela presidente Dilma Rousseff no encontro com os prefeitos, sobre a importância das prefeituras terem a responsabilidade nestes casos. Eu acredito que seria prudente aqui em Itararé fazer uma reunião com os proprietários de casas noturnas para conversarmos um pouco mais sobre isso, e quem sabe firmar um acordo no sentido de não haver autorização por parte deles para qualquer tipo de show pirotécnico, por exemplo.

Ministério Público cobra AVCB dos estabelecimentos comerciais A obrigatoriedade da regularização dos estabelecimentos comerciais em relação ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros conforme consta do Termo de Ajuste de Conduta – TAC efetuado entre o município e o Ministério Público em alguns casos já venceu e em outros ocorrerá no próximo mês. De acordo com o Promotor Público Dr. Hélio Dimas de Almeida Júnior cabe ao Ministério Público cobrar da prefeitura o cumprimento da lei, pois as exigências visam garantir a segurança da população. IN - Qual foi a determinação do MP em relação ao não cumprimento do AVCB, aos estabelecimentos e prédios da cidade? Dr Dr.. Hélio - Inicialmente houve a prorrogação do prazo para cumprimento das exigências do Corpo de Bombeiros, entretanto o prazo final está se esgotando e os interessados devem regularizar suas edificações, sob pena de sofrerem a cassação dos alvarás de funcionamento. IN - Qual é o prazo de vencimento do TAC? Dr Dr.. Hélio - Para as edificações acima de 750 m² a data é de 31 de março de 2.013 e, em

relação às demais, o prazo já venceu e o Ministério Público solicitou informações do município a respeito do cumprimento do TAC. IN - Quem ainda não iniciou as mudanças terá que ser fechado? Dr Dr.. Hélio – Os estabelecimentos são obrigados a possuir o AVCB para iniciarem suas atividades, sendo o referido documento um pressuposto para a concessão do alvará de funcionamento. Assim, se eventualmente alguma atividade for desenvolvida em edificação sem a prévia concessão do AVCB, como consequência o estabelecimento deverá ser fechado por não possuir alvará de funcionamento, contrariando as normas municipais e estaduais no que se refere à segurança para os usuários do imóvel. IN - O que acontece se a Prefeitura não cumprir? Dr Dr.. Hélio – A Prefeitura so-

frerá as consequências elencadas no TAC, ou seja, execução da multa e da obrigação de fazer, consistente em exercer seu Poder de Polícia e cassar os alvarás de funcionamento. Não bastasse isso, os responsáveis pela omissão poderão responder por ato de improbidade administrativa doloso, pelo prejuízo causado ao erário em decorrência da execução da multa. IN - Mas e quanto aos inúmeros empregos, o que poderia ser feito? Dr Dr.. Hélio – Acredito que o questionamento a ser feito não se refere a poupar empregos, mas sim a poupar vidas. Por exemplo, quantas vidas seriam salvas se a boate em Santa Maria atendesse as regras de segurança? Não podemos esperar que tragédias de tal natureza ocorram para nos precavermos e cumprirmos o que determina a lei. O que vale mais, uma vida ou um emprego? O pagamento de uma consumação ou uma vida? IN - Existem muitos estabelecimentos em desacordo com a lei? Dr Dr.. Hélio – Muito se avançou desde a celebração do termo de ajustamento de conduta, mas ainda existem muitas edificações irregulares, as quais necessitam ser adequadas ao que determina a lei. IN - O que pode ser feito para que esses locais não sejam fechados? Dr Dr.. Hélio – Na realidade os proprietários necessitam regularizar os imóveis e atender as determinações legais a respeito da segurança, sendo a única forma para se evitar a proibição de utilização dos imóveis.


04

06 de fevereiro de 2013

Prefeita Cristina Ghizzi participa de encontro em Brasília A prefeita Cristina Ghizzi esteve presente no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável; realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, entre os dias 28 e 30 de janeiro. O evento teve como objetivo apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. A abertura do encontro ficou por conta da presidenta da República, Dilma Roussef. Na ocasião, a presidenta ressaltou o apoio que o governo dará aos municípios, e que, o PAC deverá atingir a todos com projetos que viabilizem o crescimento nas cidades. Dilma também garantiu que todos os municípios de até 50 mil habitantes, que no ano de 2012 não receberam uma retroescavadeira, receberão ainda neste ano. Cristina Ghizzi conta que esse encontro foi necessário para entender quais os caminhos a serem percorridos para trazer recursos aos municípios. “Faz-se necessário saber como proceder para angariar benfeitorias para as cidades”, destacou a prefeita.

de obter recursos para o esporte em nossa cidade”, disse a chefe do Executivo. Ghizzi também se encontrou com o deputado Paulo Teixeira, onde o assunto principal foi saber como proceder para recuperar o recebimento de um caminhão e de uma motoniveladora, uma vez que quando essas benfeitorias foram doadas, o município ainda não estava com a Certidão Negativa de Dé-

O encontro contou com cinco auditórios onde ocorreram palestras das programações principais e paralelas, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também esteve à disposição dos prefeitos municipais, 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano das cidades, como por exemplo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Dentro da programação principal foram discutidas e

apresentadas políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. No primeiro dia, o destaque foi as Políticas voltada para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia, com programação mais extensa, foram abordadas as temáticas Brasil Sem Miséria, PAC 2, enfrentamento ao crack, entre outros. O último dia teve a agenda voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a

programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios. A prefeita Cristina Ghizzi se reuniu com deputados federais para debater assuntos pertinentes à Itararé. “Estivemos com a deputada Iara Bernardi e nossa intenção é a

“Antes de sair para consertar o mundo, dê três voltas em sua casa”. Meu caro leitor, o título dessa coluna é a reprodução da placa de boas vindas pendurada na fachada da minha casa. Intencionalmente entalhei na madeira esse trocadilho, primeiro porque Bene é o meu apelido de infância pelo qual sou conhecido em Itararé e vindo por ter novamente voltado para cá desde 2010. Aqui, de 1957 a 1968, mesmo morando em São Paulo, sempre foi o meu porto seguro das férias escolares e dos feriados. Paixão que me fez trazer minha mulher e filhos cariocas comigo também de 1978 a 1982, onde dando aulas de judô e natação vivi uma das fases mais produtiva dos meus 63 anos. Me mudei para Itapeva por três anos e depois para o Rio de Janeiro, já pela quarta vez, por duradouros vinte e cinco anos. Segunda e mais importante, para exteriorizar publicamente a minha eterna gratidão pela acolhida dessa cidade nascida dos meus ancestrais e poder estendê-la não só aos que me visitam, mas a todos os itarareenses. MEIO AMBIENTE INTERNO

Por menor que sejam as nossas ações para melhorar o meio ambiente, mais nos integramos a ele. Esse é o caminho evolutivo natural. No entanto a maioria desdenha de quem pensa assim. Até porque, isso normalmente não passa da retórica. São os pseudo politicamente corretos, engajados na sustentabilidade e falsos signatários da moral e da ética. Prontos apenas para engrossarem blocos carnavalescos como: Me engana que eu gosto em que eu gosto,, V Vem sou facinho, Maria vai com as outras, Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço e por aí vão dançando conforme a música. Assim, está arraigado no consciente coletivo que esse desenfreado crescimento do individualismo é a maior mazela comportamental da atualidade. Na verdade, o mal não está nessa exacerbação do egoísmo, mas sim nas ideologias abraçadas, onde prevalecem a famigerada Lei do Murici em que cada um trata de si, no Salve -se quem puder puder,, Isso não vai dar em nada ... Felizmente, como a vida é cíclica, os carnavais de outrora estão voltando. O bloco do Eu

sozinho não depende da folia momesca para crescer mundialmente. Porque cada um de nós, nada mais é do que um dos mais de seis bilhões de neurônios que compõem o cérebro er-desse ser vivo chamado de Ter ra. Ao agirmos corretamente com o nosso meio ambiente interno, por simbiose, garantimos a preservação do externo. SANEAMENTO BÁSICO Fernando Gabeira convidaA VIV A do do imperdível ROD RODA VIVA que vai ao ar toda segunda feira TUàs 22:00 horas pela TV CUL CULTURA, no término da sua entrevista foi sutilmente provocado pelo apresentador com a pergunta : Se fõsse “ditador do Brasil” qual seria a sua primeira atuação ? Claro que ele sorrindo, afirmou que como ex preso político jamais cogitou em ser ditador mas, falando sério, prontamente respondeu que não mediria esforços para erradicar a vergonhosa falta de SANEAMENTO BÁSICO que impera desde as periferias das capitais até aos mais distantes rincões deste nosso Brasil. No ato senti um calafrio seguido de um relativo

bito (CND) quitada. “É importante salientar que para realizarmos essas conquistas, temos que estar com todas as documentações em dia e, no meu mandato, eu e minha equipe, estamos empenhados para mantermos tudo em dia para conseguirmos todos os recursos que o governo tem para oferecer ao município”, frisou a prefeita. O evento contou com a participação de 3,5 mil prefeitos e prefeitas de todo o país.

(Provérbio Chinês)

alívio, por estar acompanhando do fundo do Quintal do Maestro Gaya , as obras de instalação da rede de tubulação que destina-se a interceptar os pontos de lançamentos dos esgotos coletados e enviá-los à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Itararé Itararé. Ainda bem que não mais precisaremos esADOR perar pela ficção do DIT DITADOR GABEIRA. CULTURA Sou um dos poucos felizardos filhos da cultura. Papai, Lindolpho Gaya Júnior - Dorfinho, itararéense de 1910, tempo em que o diminutivo era aumentativo, junto com Manoel Luciano de Mello - Néquinnha, foram pioneiros em cursar o longínGinásio de Boquo e famoso “Ginásio tucatu”. Desde então tornou-se um leitor tão insaciável que não se satisfazendo com a leitura solitária, reunia no cair da noite, meus três irmão mais velhos sentados na mesa e, em pé aproximava o jornal, revista ou livro da fraca lâmpada da nossa sala, em Mandaguari/PR, onde teve cartório e danava-se a ler em voz alta. Depois que meus

dois irmãos mais novos cansavam-se das nossas estripulias e pegavam no sono, eu me juntava a eles extasiado pela sonoridade daquelas palavras que eu tinha total liberdade para dar a elas os sentidos que eu bem entendesse. Mal sabia eu que essa garimpagem literária não tem fim. Vejamos então com que palavras o nosso jovem Coordenador Municipal de Cultura Murilo Cleto – respondeu minhas três perguntas por e-mail : Bene - A subordinação da Cultura, assim como o Esporte e o Turismo à Secretaria de Educação não aumenta os trâmites burocráticos para a viabilização dos projetos? Murilo - Somente em tese, pois a articulação entre as coordenadorias tem favorecido o diálogo em torno do interesse comum, hoje encabeçado pela SECET SECET.. Além do mais, o Sistema de Convênios - SICONV - tem favorecido o contato direto entre as prefeituras e o governo federal para a obtenção de recursos, através de cadastro único para o município. Bene – Qual é a dotação orçamentária da sua coorde-

nadoria? Murilo - Não há orçamento específico voltado para a Coordenadoria de Cultura. Bene - Atualmente o Teatr o eatro Sylvio Machado está em condições de sediar algum evento? Murilo - Hoje o anfiteatro passa por uma fase de estudos e adaptações para abrigar eventos de porte municipal. ESPAÇO DO LEITOR Já fui proprietário de um pequeno teatro em Búzios que construí e batizei em homenagem a minha filha Janaína Gaia, atriz, formada em dança e pós em expressão corporal e sempre evitei encenarmos monólogos. Continuo adorando o diálogo. Me escrevam. CONVOCAÇÃO “Gênio não é quem tem boas ideias ... gênio é quem as realiza”. Você que me honrou com a sua leitura até aqui, é muito bom. Melhor ainda será a sua adesão para fazermos desse rodapé parte da nossa cabeça. benevindo@gmail.com ou tel.: 35326155.


05

06 de fevereiro de 2013

Garrucha e espingarda são apreendidas na cidade Na noite de segunda-feira (04), por volta das 22h, a Guarda Civil Municipal recebeu um chamado, via 199, para atender uma ocorrência de ameaça, no Jardim São Paulo. A guarnição composta pelos GCMs Pinheiro e Edinei compareceu no apoio aos GCMs Ribas e Willian. De acordo com informações, até um bebê de seis meses teria sido agredido. No referido endereço os guardas encontraram uma g arrucha enterrada no quintal. O averiguado informou aos GCMs, que na residência de seu pai teria outra arma de fogo guardada. Imediatamente eles desloca-

ram-se até o Bairro do Rodeio, onde lá localizaram uma espingarda. Imediatamente todos os envolvidos foram conduzidos ao Plantão Policial para as devidas providências.

NR: Na edição nº 003, página 11, em reportagem intitulada “Polícia apreende jovem com crack e dinheiro”, por erro de impressão a foto de autoria de Milton Komnick saiu sem o crédito.

COPA ECOLÓGICA DO MERCOSUL DE BOM SUCESSO DE ITARARÉ JOGOS DAS FINAIS: 20/01/2013 CAMPEÕES DE CADA CATEGORIA ESTÁDIO MUNICIPAL VITALINO CAMPOS  CAT. 

HORÁRIO 

FASE 

EQUIPE 

PLACAR 

EQUIPE 

00/01  98/99 

08:00  09:00 

Final  Final 

D_RAC ITAPETININGA‐SP  PARANÁ‐BOTUCATU‐SP 

1X0  1X0 

E.F.PIRAI DO SUL ‐PR  SELEÇÃO DE GUAREI‐SP 

95  96/97 

10:00  11:00 

Final  Final 

SÃO MARTINHO‐SP  (6)2X2(5)  JUVENTUDE PLATINENSE‐PR  BOM SUCESSO DE ITARARÉ  0X2  C.T. SAKURA‐ITARARÉ‐SP      Organização K10 SPORTS‐Realização: Prefeitura Municipal de Itararé 

Eurico Marques, organizador da copa

São Martinho - Campeão cat. 95

Paraná Botucatu - Campeão categoria 98-99

Josy Mix está com grandes promoções A loja Josy Mix Magazine, localizada à Rua São Pedro está com grandes promoções e recebendo a cada dia mais novidades para quem gosta de andar na moda sem gastar muito. Com cinco lojas na região, a Josy Mix tem se aperfeiçoado cada vez mais para oferecer ao cliente 100% de satisfação, como nos contou em entrevista o gerente Ricardo, confira: IN – Por que comprar na rede de loja Josy Mix? Ricardo – Uma das vantagens de comprar na Josy Mix Magazine é o fato de ser a maior rede de calçados e confecções da região, que possui cinco lojas e uma grande variedade de produtos, e também pode contar com um atendimento capacitado e treinado para dar a melhor atenção possível para os nossos clientes. IN – Qual o diferencial desta loja? Ricardo – Um dos principais atrativos da Josy Mix é o “mega prazão”. Nós temos uma promoção, na qual a pessoa começa pagar só em abril e tem a vantagem de comprar em 12 vezes sem juros no crediário próprio da loja com 20% em toda a quantidade de produtos existentes, que vai até 50% nos grandes produtos de marcas renomadas que trabalhamos com preço diferenciado.

IN – Como funciona o crediário da loja? Ricardo – O crediário das lojas Josy Mix Magazine é rápido e fácil. A grande vantagem é, como trabalhamos com financiamento próprio temos a vantagem de se adaptar à necessidade do cliente. IN – Com quais artigos

que vocês trabalham em suas lojas? Ricardo – A rede de lojas Josy Mix trabalha com moda masculina, feminina, infantil, linha esportiva e uma grande quantidade de acessórios. Hoje nós temos produtos para atender todas as necessidades da sua família. IN – Faça um convite para que as pessoas venham comprar na rede de lojas Josy Mix. Ricardo – A rede de lojas Josy Mix convida toda a população de Itararé e região para conferir os nossos espaços, que são bastantes aconchegantes, para que as pessoas se sintam bem à vontade. Nós estamos cada vez mais capacitando o atendimento para que todos se sintam confiantes e confortáveis no nosso estabelecimento, além da grande quantidade de produto que a loja disponibiliza aos clientes.

D-RAC, Campeão cat. 2000-2001

Carnaval da Criança: Matinê da Alegria Muita animação e descontração acontecem nos dias 10 e 12 de fevereiro, entre às 14h e 19h, na Praça Francisco Alves Negrão, com apresentação de “Tataco & Banda”. Com realização da Coordenadoria de Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Turismo e a Secretaria de Ação Social o evento promete agradar às famílias. No CAF haverá cinco noites de pura alegria, que começa às 23h30 com animação da Oásis Banda Show no palco principal e o grupo de pagode Stilo BS de São Paulo. A matinê acontece no domingo e na terça, às 15h.

DECRETO N.º 08 , DE 1º DE FEVEREIRO DE 2013. Dispõe sobre ponto facultativo e dá outras providências. MARIA CRISTINA CARLOS MAGNO GHIZZI, Prefeita Municipal de Itararé, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais; DECRETA: Art. 1º - Fica decretado facultativo o ponto nas repartições públicas municipais nos dias 11 de fevereiro de 2013 (segunda-feira) e, facultativo o ponto até as 12:00 hs do dia 13 de fevereiro de 2013. Art. 2º - O disposto neste decreto não se aplica às repartições em que por sua natureza, houver necessidade de funcionamento ininterrupto, tais como: Guarda Municipal, Vigilância, Varrição de ruas, Cemitério e Coleta de Lixo. §1º - A Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a determinação DRS deverá trabalhar em sistema de plantões a ser definido por sua Administração. §2º - No dia 13 de fevereiro de 2013 as Creches Municipais ficam excluídas do ponto facultativo e nas escolas municipais será ponto facultativo até as 12:00 hs. Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura Municipal de Itararé, aos 1º de Fevereiro de 2013. MARIA CRISTINA CARLOS MAGNO GHIZZI Prefeita Municipal PUBLICAÇÃO: Publique-se e Registre nos lugares costumeiros, na data supra. ANTONIO EDUARDO FURLANI SILVA GRADIN Secretário de Administração


06

06 de fevereiro de 2013


07

06 de fevereiro de 2013

Destaque da Semana Destaque para a linda Maria Eduarda, que completou seus 15 anos no último dia 03 de fevereiro. A moça pôde receber os cumprimentos de toda a sua família e amigos, os quais não esqueceram o seu debut.

Parabéns!

Maurício 09/02

Mateus 08/02

Gabriela 05/02

Ana Paula 11/02

Luan 06/02

Funcionários

Nota 10

Destaque para a equipe da loja Josy Mix Magazine em Itararé, que tem realizado um excelente trabalho sob o comando do gerente Ricardo. A loja oferece aos seus clientes grande variedade em confecções, calçados e acessórios e com muita competência e atendimento personalizado os funcionários têm atendido a todos que procuram por artigos de qualidade e ótimos preços.


08

06 de fevereiro de 2013

GCM atendeu diversas ocorrências na cidade ACIDENTE COM CEROL Durante as férias escolares a Guarda Civil Municipal tem intensificado a fiscalização quanto ao uso de cerol em linhas de pipas, com intuito de evitar acidentes, os quais po-

Rua no Jardim Alvorada atingiu seu pescoço em uma linha de pipa que continha cerol. A GCM despachou uma viatura ao local, onde os guardas fizeram averiguação em alguns adolescentes que empinavam

bro do Conselho Tutelar, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência para as devidas providências. PORTE DE ENTORPECENTE No dia 24, por volta das 02h, uma guarnição da Guarda Civil Municipal realizava patrulhamento de rotina pelo Parque Centenário, quando avistou quatro adolescentes em local

suspeito. Os guardas realizaram a abordagem e em revista pessoal localizaram duas pedras de crack com um dos adolescentes. Com os mesmos também foi encontrado um litro de bebida alcoólica. Os GCMs acionaram o Conselho Tutelar e conduziram os adolescentes ao Plantão da Delegacia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. INDIVÍDUO É DETIDO POR

PROMOVER DESORDEM EM BAR No dia 27, às 13h50, a Guarda Civil Municipal foi acionada para comparecer em um bar na Vila Osório. Ao chegarem ao local, os GCMs foram informados pelo proprietário do bar, que um cidadão chegou ao local armado com uma faca e ao ser chamada a sua atenção, o mesmo se exaltou e começou a quebrar os copos do estabelecimento, bem como derrubou uma mesa de bilhar, a qual ficou danificada. Com as características do suspeito, os guardas iniciaram buscas e localizaram o mesmo, o qual foi detido e conduzido ao Plantão Policial, juntamente com a vítima, onde foram tomadas as medidas de praxe.

Salles, no Centro, o qual saiu de posse de um saco contendo objetos. Com as características do suspeito, os GCMs iniciaram buscas pelas imediações e localizaram o mesmo ainda próximo da residência em que havia entrado. Ao ser feita averiguação, os GCMs localizaram com o indivíduo três garrafas de espumante, uma garrafa de wisky e duas garrafas de vinho. Ao ser indagado sobre a procedência do material, ele confessou que havia furtado da casa onde estava trabalhando como pintor, sendo que ao sair havia deixado uma janela aberta, para facilitar a sua entrada no local. Diante dos fatos os guardas detiveram ao indivíduo, que foi apresentado no Plantão da Delegacia de Polícia, juntamente com o proprietário da residência e seu patrão, onde o delegado plantonista lhe deu voz de prisão em flagrante e recolheu o indivíduo à Cadeia Pública local, onde ficará à disposição da Justiça.

pipa, sendo constatado que um deles fazia uso de cerol em sua linha. O adolescente de 17 anos foi conduzido ao plantão policial em companhia de um mem-

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR FURTO No dia 27, por volta da 17h50, a Guarda Civil Municipal foi informada que um indivíduo foi visto entrando em uma residência na Rua Campos

Trânsito local passará por mudanças

Aprovados no concurso da Guarda começarão em março

dem ter consequências graves. No dia 21, por volta das 18h, uma pessoa ligou para a GCM e informou que um cidadão que transitava de bicicleta, por uma

O Departamento Municipal de Trânsito – Demutran está realizando alguns serviços considerados emergenciais, para melhorar o tráfego de veículos na cidade. De acordo com o secretário da Defesa Civil, Gustavo Jansson, existe a necessidade de mudanças para que o trânsito da cidade seja adequado à sua realidade, e nesse sentido a Prefeitura está procurando um especialista para desenvolver um projeto completo sobre as melhorias necessárias nesta área, confira: IN – Quais as principais mudanças que estão sendo feitas em relação ao trânsito no município de Itararé? Gustavo – Neste atual momento em que pegamos a Prefeitura, a parte de trânsito estava completamente desestruturada. Estamos fazendo um levantamento sobre o que é necessário para o trânsito, e as situações emergenciais estamos tentando resolver de acordo com a necessidade. Estamos correndo atrás de um especialista em trânsito para que seja feito um projeto sobre a instalação de novos semáforos e sinalizações de rua para adequar a cidade e deixar o trânsito como deve ser, existe um padrão e conforme o tamanho da cidade é a necessidade de gerenciar este trato. IN – De acordo com o fluxo existente na cidade, existe algum projeto em relação a lombadas e redutores de velocidade? Gustavo – A atual preocupação da administração é adequar as lombadas de acordo com o trânsito e o pedido da população, mas estamos numa situação emergencial, resolvendo situações imediatas, que estão colocando em risco a população. Estamos em fase de elaboração de um projeto para que o trânsito de Itararé seja adequado de acordo com as necessidades da cidade e dos cidadãos. Já estamos entrando em contato com especialistas em gerenciamento de tráfego para que seja feito esse projeto, algumas ruas que temos aqui são adequadas e outras não, temos lombadas em locais que não têm nenhuma necessidade. IN – Algumas ruas são estreitas e possui tráfego de mão dupla, isso também será regularizado? Gustavo – Dentro desse pro-

jeto, que será realizado por especialistas está previsto essa adequação ao fluxo do trânsito em relação à mão e contramão, via dupla e via de uma mão só. IN – Existe um prazo para a instalação da zona azul? Gustavo – Nós não temos um prazo e nem posso dizer que será instalada de imediato. A zona azul será incluída dentro desse projeto, mas será avisada a população e será feito um trabalho de conscientização. Nós colocaremos nosso pessoal para orientar os motoristas para que eles saibam que a partir de determinada data a zona azul será implantada.

IN – Essa implantação servirá para que desafogue um pouco o tráfego, principalmente o estacionamento na área central? Gustavo – Sim, hoje nós temos muitos problemas, principalmente na Rua São Bento, onde pessoas que dependem de fazer compras rápidas em um estabelecimento ali perto não encontram lugar para estacionar. A ideia é que o estacionamento seja feito como em outras cidades, funcionando como um cartão com uma determinada quantidade de minutos em que a pessoa pagará por isso, e essa receita retornará para o município. Haverá sempre disponibilidade de estacionamento, porque a pessoa ficará parada no máximo por uma hora. DEMUTRAN realizou nesta segunda reparo em semáforo O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), informouque realizou no dia 28, o reparo no semáforo da Rua São Pedro, na esquina da loja 7 do Supermercado Cofesa. Segundo os responsáveis pelo órgão, foi feita a substituição da CPU e da placa de potência do equipamento. O conserto aconteceu após às 18h.

A prefeita municipal Cristina Ghizzi recebeu na manhã dessa segunda-feira (04), oito representantes dentre os aprovados no último concurso da Guarda Civil Municipal (GCM). A reunião ocorreu em caráter de resposta aos aprovados, que no último dia 14 de janeiro, procuraram a chefe do Executivo para reclamar seus direitos, apontando que aguardavam a chamada para ingressar nos car-

gos. O concurso ocorreu em 2010 e desde então, os aprovados passaram por uma prova objetiva, exame médico e odontológico, testes de aptidão física e um curso de formação profissional. Conforme apresentado em reunião, o secretário da Defesa Civil, Gustavo Jansson, afirmou que a convocação dos 24 aprovados será feita através de publicação oficial na imprensa lo-

cal e que o início dos trabalhos está previsto para março. “Quando tivemos a primeira reunião com a nova administração e a mesma se comprometeu em nos dar um parecer final, simplesmente confiamos e acreditamos. Hoje ao receber a notícia foi muito emocionante e gratificante. Estamos imensamente felizes”, finalizou Felipe Gatti, um dos aprovados. (Camila Alcântara - Assessoria de Imprensa)


09

06 de fevereiro de 2013

Polícia Militar prende rapaz que agia na noite Em ação conjunta com a Guarda Municipal guarnições da Polícia Militar se deparam com uma ocorrência de furto em andamento. Com a chegada do proprie-

tário foi adentrado ao estabelecimento e verificado que o teto tinha sido danificado. Foram efetuadas buscas no interior sem localizar o autor do furto. Assim, com o apoio das ou-

tras viaturas foi feito um cerco nas imediações e pela Rua amazonas Ribas foi avistado, em cima do telhado o indiciado. Diante disso foi determinado para que ele descesse e ao

ser efetuada a busca pessoal, encontrado do lado direito da calça a quantia de R$ 13,60 em moedas e no bolso esquerdo a quantia de R$ 87,00 em papel moeda.

Indagado sobre a procedência do referido dinheiro, este confirmou que havia furtado na Cafeteria Lucky. Com a busca minunciosa ainda foi encontrada a quantia de 21 unidades de

cicletes Trident dentro de suas vestes íntimas. Diante dos fatos, partes e a “res furtiva” foram conduzidas à Delegacia, sendo o indivíduo recolhido à Cadeia Pública.

Imagens mostram o buraco no forro por onde o autor do delito adentrou o local

Guarda Municipal terá Pelotão Escolar

Com o início das aulas nas redes estadual e municipal começaram também os trabalhos de operação da Guarda Municipal nas imediações das unidades de ensino. Segundo o comandante da GM César Antunes de Souza, o trabalho está sendo desenvolvido, mas a partir do momento em que forem contratados novos guardas será criado o Pelotão Escolar e também o Pelotão Antidrogas para am-

pliar as atividades educativas nessa área, confira: IN – Será feita uma operação no período de aulas com relação à entrada e saída dos alunos nas escolas? Comandante – Continuará sendo feita a operação pela Guarda Municipal, e assim que o pessoal novo que está aguardando para ser contratado seja convocado, nós iremos montar um Pelotão Escolar.

IN – A operação será feita em todas as escolas municipais? Comandante – Será feita em todas as escolas municipais e estaduais. IN – Já existe uma data prevista para a convocação destes novos guardas municipais? Comandante – Não sabemos a data correta, isto depende da administração da Prefeitura. IN – Qual o balanço que o senhor faz do trabalho da Guarda Municipal realizado aqui na cidade de Itararé? Comandante – Acho que o nosso trabalho é muito bom, embora passássemos por muita dificuldade. A nossa tendência é melhorar ainda mais e dar uma atenção especial para a Guarda. Além do Pelotão Escolar, queremos também montar um Pelotão de Combate às Drogas com esse novo efetivo. IN – Como será o desempenho desse Pelotão Antidrogas? Comandante – Já vêm sendo feitas palestras há mais de 2 anos neste sentido. Nosso intuito é aperfeiçoar cada vez mais dentro e fora das escolas.

Saiba quais os dias e horários da coleta de lixo em seu bairro Uma das reclamações da população itarareense diz respeito à coleta de lixo, que é feita diariamente pelos bairros da cidade. Algumas vilas estavam reclamando da falta deste serviço, mas aos poucos a Prefeitura

Municipal tem colocado ele em dia. Caminhões que realizam a coleta também estavam parados e estão sendo reparados. Confira os dias e horários em que o caminhão do lixo passa em seu endereço:

ITINERÁRIOS DA COLETA DE LIXO EQUIPE/motorista

DIAS DA SEMANA

HORARIO

Carlos Rodrigues

Segunda a Domingo

Diurno

Eron Domingos Luiz Padilha

Vilson Correa

Zé Bico (Flávio‐ Férias)

Segunda a Sábado Noturno Segunda, Quarta e Sexta‐feira Segunda, Quarta e Sexta‐feira Terça e Sexta‐feira Diurno Todos os dias Segunda a Sexta‐feira

Segunda a Sexta‐feira

Noturno

Noturno

Segunda, Quarta e Sexta‐feira Segunda a Sexta Feira João Luiz

Terça, quinta e sábado sábado Quarta‐feira

Noturno

TRAJETO Tambores das praças Limpeza da varrição Feiras Área Central Jardim Claudina Jardim São Pedro Jardim São Paulo Jd.Alvorada, V Esperança Stª Terez. Vila Béca, Jardim Comodoro Tonico Adolfo, Condomínio Arredores Substação até oficina Tapuias e Vila Sinhá Vila Osório, Bairro Ginásio Bairro Cruzeiro, Vila Jora e Bairro Velho. Jardim Regina Vila Novo Horizonte, Rua Stª Cruz Pq. Nações e Centenário, C.D.H.U Jd.Paulicéia e Jd. Regiane Jd. S.Pedro Horigome e Bequinha Unipa, Miner. S. Judas, Faz. Carapuça Guarda Rodoviário e Área Industrial 14 Voltas e Fortaleza

Itararé terá curso de Bombeiro Mirim

O programa Bombeiro Mirim desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Itararé é um projeto destinado à socialização de crianças e adolescentes. Durante o curso que dura em média uma semana é fornecido aos participantes informações sobre como agir em momentos de periculosidade. São ministradas aulas de noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania com respeito aos símbolos nacionais, noções de educação no trânsito, higiene pessoal, educação familiar e ambiental. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o sargento

Seiji falou sobre este benefício e sobre o início das inscrições, confira: IN - Itararé irá oferecer o curso de Bombeiro Mirim? Sargento - Sim, o 15º Grupamento de Bombeiros padronizou os Bombeiros Mirins da região de Sorocaba e serão feitas duas turmas de Bombeiros Mirins por ano, no mínimo. IN - Já existe data definida? Sargento - Para o ano de 2013 estamos elaborando um projeto para fazer um Bombeiro Mirim em março e outro Bombeiro Mirim em dezembro. IN - Quem pode participar deste curso?

Sar gento - Toda criança com Sargento idade entre 09 e 12 anos. IN - Qual o conteúdo passado pelos instrutores? Sargento - Conhecimentos gerais sobre civismo, educação no trânsito, ordem unida, noções sobre primeiros socorros e prevenção em acidentes domésticos. IN - O que é necessário para se inscrever? Sargento - Quando estiverem abertas as inscrições devem avisar um responsável para que preencha a ficha de inscrição com o endereço e dados pessoais e aguardar o resultado do sorteio.


10

06 de fevereiro de 2013

Coordenadoria de Turismo lança projeto para a terceira idade Está previsto para março deste ano a execução do projeto Turismo e Qualidade de Vida na Terceira Idade. Essa é uma iniciativa da Coordenadoria de Turismo Municipal, em

parceria com as Coordenadorias de Cultura e Esporte. A atividade é uma articulação com os projetos da Secretaria de Ação Social que beneficiam o bem estar do idoso.

“O contato com a natureza proporciona ao ser humano um significativo ganho no bem estar físico e mental. A sensação de estar mais vivo é intensificada em ambientes

naturais e o tempo de permanência nessa interação gera benefícios diretos à pessoa que pratica essa atividade”, explicou Edilson Moraes, coordenador de turismo. O projeto contará com a participação dos profissionais de educação física que atuam no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e dos monitores ambientais, expandindo assim suas áreas de atuação. Segundo a Coordenadoria de Turismo, este é um projeto piloto que beneficiará aproximadamente 200 pessoas. “Essa ação além de diversificar a oferta turística do município, possibilita também que as agências de turismo tenham a garantia de estrutura para sua futura comercialização”, enfatizou Moraes que afirmou que esse é um mercado que cresce e muito no Brasil. “Devemos estar preparados, visto que temos atrativos naturais e culturais que viabilizem sua execução” concluiu o coordenador.

Iniciadas as aulas nas unidades municipais Na segunda-feira (04), tiveram início às aulas nas escolas da rede municipal de ensino, onde pelo menos seis mil alunos frequentam, desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, a secretária municipal da Educação Maria Aparecida Damásio Vieira, a Cidinha, falou sobre esse começo de ano letivo, confira: IN - Quando tiveram início às aulas na rede municipal de ensino? Cidinha – As aulas tiveram início no dia 04, na rede municipal de ensino, no entanto o início das atividades letivas deu-se no dia 29 de janeiro com um encontro de educadores e funcionários da rede municipal. IN - Quais serão os horários de entrada e saída dos alunos? Há alguma mudança? Cidinha – Os horários são estabelecidos por cada unidade escolar seguindo uma recomendação da Secretaria. No entanto sem alterações quanto ao ano anterior. IN - Itararé conta com escolas de período integral? Cidinha – As escolas de educação infantil, que atendem a faixa etária de creche funcionam em

horário integral. E as cinco escolas que atendem ao Programa Mais Educação também são consideradas de período integral. IN - Como a senhora avalia a qualidade do ensino de Itararé? Cidinha – A Secretaria busca o aprimoramento para alcançar a excelência em qualidade de oferta de ensino. Percebemos que temos profissionais qualificados e comprometidos com essa meta.

IN - Quantos alunos são atendidos hoje pela rede? Cidinha – Em torno de 6.000 alunos. IN - O que a senhora diria aos pais neste início de ano letivo para que incentivem seus filhos a frequentarem as escolas? Cidinha – Muito obrigada pela confiança e fortaleça a parceria entre família e escola, pois Educação se faz a duas mãos: a nossa e a das famílias.

Escola da Família recebe inscrições para voluntários O programa Escola da Família, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em oferecer atividades para a comunidade. Para participar é necessário ir a uma das 2.340 escolas participantes, preencher a ficha de cadastro (nome, RG e CPF) e apresentar o projeto que pretende desenvolver aos finais de semana. A inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano e a relação de escolas pode ser consultada no Portal da Educação (www.educacao. sp.gov.br). O voluntário poderá oferecer atividades como cursos e oficinas de artesanato, ensino de línguas, música e esporte,

entre outras. As ações serão realizadas de acordo com as habilidades e competências do voluntário e devem sempre atender às necessidades e solicitações da comunidade. Para tanto, as atividades planejadas serão supervisionadas por educadores profissionais do programa em cada escola. Em Itararé três escolas participaram do Programa Escola da Famíia: EE Professor Caetano Carbonte, EE Dr. Epaminondas Ferreira Lobo e EE Heitor Guimarães Corte. Sobre o Escola da Família Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de crianças, jovens, adultos e

idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa. As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e a uma política de prevenção, concorrendo para uma qualidade de vida cada vez melhor. (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo).

Saúde pede a atenção de todos para a dengue no município A Secretaria de Saúde de Itararé, através da Vigilância Epidemiológica pede alerta total da população na luta contra a dengue. Conforme a enfermeira Gislene Fátima de Oliveira Konig, diretora de Vigilância em Saúde (Epidemiológica e Sanitária), já está confirmado um caso de dengue no município. “O caso é importado de outra cidade, o que não deixa de ser importante e muito grave para todos nós”, salientou Konig. De acordo com Gislene, as ações de bloqueio, nebulização e busca ativa já teve início pelos agentes de endemias do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) Prevenção A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pra-

tos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada. Vale salientar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão. Sintomas da Dengue

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se ‘período de incubação’. Somente após esse período é que os indícios aparecem. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos, dores nas juntas, perda de paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, fortes dores nos ossos e articulações e vermelhidão no corpo. “Precisamos nos unir no combate contra a proliferação do mosquito da dengue. Nós da Vigilância estamos empenhados, mas precisamos certamente da colaboração de todos”, finalizou Gislene.


11

06 de fevereiro de 2013

População de Itararé poderá ter internet de graça Já está em negociação a possibilidade de trazer para o município de Itararé internet tipo Wi-Fi para toda a população. Esta semana representantes da Prefeitura Municipal receberam o material explicativo, que mostra como é possível oferecer esta tecnologia para a cidade. Em Taquarivaí, o benefício já é oferecido, porém lá o sistema é realizado através de fibra ótica, o que não é possível em Itararé. Em contato com a empresa Zimitti Telecom, foi explicado que o sinal é transmitido através de antenas instaladas em prédios e nos postes de energia elétrica. A empresa oferece uma rede de banda larga sem fio para diversas aplicações, incluindo conectividade à inter-

net para edifícios públicos, acesso gratuito em locais públicos, leitura automática do medidor (AMR), controle de tráfego, etc. Além de todas essas vantagens dá suporte para implantação de projetos para “CIDADES DIGITAIS”. ZIMITTI TELECOM é líder em tecnologia no acesso à banda larga sem fio Wi-Fi nas áreas rurais e metropolitanas com presença em mais de 57 países. As tecnologias de beamforming digital e SDMA da empresa são as primeiras e únicas a resolver os desafios de desempenho, penetração e lucratividade enfrentados pelas implantações rurais e metropolitanas em larga escala. As soluções completas da Wavion contam com WBS ominidirecionais e estações rádio

base por setor, funcionando em 2,4 e 5 GHz, bem como um portfólio completo de produtos de acesso, canal de transporte de dados, equipamentos do lado do cliente, NMS, provisão de serviços e faturamento. Com cobertura superior e maior capacidade, as soluções da Wavion permitem que as portadoras, provedores de serviços e governos ofereçam serviço de alta qualidade em aplicações rurais e urbanas, ao mesmo tempo em que reduzem as despesas de capital (CAPEX) e operacionais (OPEX) em mais de 50%. Fundada em 2000, a Wavion, com sede em Yoqne’am, Israel, possui escritórios em Miami (Flórida), Dallas (Texas), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Itararé recebe repasse após obtenção de Certidão Negativa de Débitos Após quitar sua dívida com o INSS e conseguir novamente a Certidão Negativa de Débito (CND), a Prefeitura Municipal de Itararé, recebeu na quarta-feira (30), um repasse do Fundo de Participação do Município, no valor de R$ 1.524.783,58. Conforme explica o secretário de finanças, José Carlos de Andrade, essa verba só foi liberada após a obtenção da CND. “Desde dezembro passado estávamos sem receber essas verbas por conta que nossa CND estava travada. Parte desse valor já foi destinada para a secretaria de saúde (6%) e de educação (5%)”, apontou Andrade. O secretário afirmou que o restante desse repasse será des-

cionários da rede municipal de ensino. Também estiveram presentes o vice-prefeito, José Eduardo Ferreira; o secretário de governo, Antônio José de Souza, o assessor de gabinete, Heron Conrado do Carmo Ferreira; o coordenador de Cultura, Murilo Cleto e a coordenadora de

tinado à folha de pagamento dos funcionários e para o pagamento de fornecedores, cerca de

R$700 mil. Itararé recebe repasse após obtenção de Certidão Negativa de Débitos

Estado nomeia agentes de organização escolar para Itararé A rede estadual de ensino terá, a partir deste ano letivo, mais 9.758 agentes de organização escolar, dos quais 627 atuarão na região de Sorocaba. A nomeação assinada pelo governador Geraldo Alckmin foi publicada no Diário Oficial do Es-

Secretaria da Educação abre ano letivo com palestra motivacional

tado. Na diretoria de Ensino de Itararé foram convocados 29 agentes que prestarão serviços nas escolas da rede estadual de ensino. Aprovados em concursos públicos regionais realizados em abril do ano passado, os

agentes fizeram a escolha de vagas no mês de dezembro. Com o reforço desses servidores, serão, no total, 32.424 agentes de organização escolar efetivos dando suporte às mais de 5.000 escolas da rede estadual nas 91 diretorias regionais de ensino. Os agentes de organização escolar têm entre suas atribuições zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade de ensino, orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar, controlar a movimentação dos alunos nas dependências da escola e auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 840,00. (Informações da Secretaria da Educação).

esportes, Janaína Oliveira. “Só conseguimos fazer a diferença quando amamos o que fazemos, por isso, não podemos perder o nosso brilho nos olhos, para que juntos possamos fazer a diferença dentro da parceria educação, amor e cidadania”, completou Maria Aparecida.

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 29, o Encontro de Professores Municipais, realizado no Clube Atlético Fronteira - CAF. O evento ocorreu para marcar o início do ano letivo de 2013. O encontro contou com a presença do palestrante, professor doutor Luciano Salamacha, que abordou temas como ética e motivação. “Os participantes tiveram a oportunidade de interagir durante a palestra, que não só motivou os docentes, mas mostrou a importância de se trabalhar o desenvolvimento moral e afetivo”, apontou a secretária de Educação, profª Maria Aparecida Damásio. De acordo com os realizadores do evento, o encontro reuniu cerca de 880 pessoas, entre eles: diretores, coordenadores, supervisores, professores e fun-

Lista TTelefônica elefônica A Rede IN, empresa no ramo de comunicação e gráfica existente há mais de 10 anos em Itapeva solicita a sua colaboração para atualização do catálogo telefônico de Itararé. As pessoas que desejam atualizar o seu endereço e telefone devem entregá-lo à Rua Prudente de Moraes, 1712, Centro em Itararé. Nome ............................................................................................... Telefone ........................................................................................... Endereço ..........................................................................................


12

06 de fevereiro de 2013

Agência do INSS deve ficar pronta em março

Dentro de aproximadamente dois meses a população de Itararé poderá contar com uma agência do INSS, facilitando assim a vida de quem depende do órgão para diversos tipos de serviços, como aposentadorias, licenças, benefícios, entre outros. Atualmente esses atendimentos são efetuados na agência do INSS de Itapeva, fato que gera transtornos e demanda em gastos e tempo para o munícipe, o qual necessita desse tipo de prestação de serviços. De acordo com o engenheiro eletricista e fiscal Carlos Roberto, que trabalha para o INSS, a agência de Itararé, que está sendo construída ao lado da Escola Técnica, tem sua conclusão

prevista para o mês de março. Segundo ele ainda, a partir da inauguração da agência, moradores de Itararé e cidades vizinhas terão mais facilidade para resolver os problemas relacionados com o órgão. “Além de Itararé estão sen-

do construídas agências do INSS em mais duas cidades da região, Apiaí e Guapiara, o que contribuirá para ampliar os serviços que são desenvolvidos pelo referido órgão e facilitando o acesso da população de uma forma geral”, concluiu.


Itararé News 06/02/2013