Issuu on Google+

R$ Editor-chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 058

2,50

Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Angatuba, Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí

Pneus são descartados em Estrada Vicinal

Rapaz é atacado com pauladas por bandidos Policiais militares foram acionados para comparecerem ao cruzamento da Rua São Pedro com a Rua Dr. Antônio José Luciano de Mello, pois no local um motociclista estava sendo agredido por quatro indivíduos com pedaços de madeiras e pedras. De imediato, uma equipe da PM foi despachada e em contato com a vítima, esta informou que estava transitando com a sua moto, quando um indivíduo o cercou e outros três começaram a agredi-lo com pauladas na cabeça. Página 05.

Blocos de Carnaval já estão formados

No dia 21 aconteceu o recolhimento de mais de 90 pneus velhos, que estavam jogados na estrada vicinal, a qual liga Itararé à Fazenda Brasil, passando

pela Ponte Seca. Segundo moradores, pessoas da cidade têm descartado os pneus no local e contribuído para a proliferação da dengue. Página 05.

Para animar o Carnaval 2014, os Blocos de Itararé já estão se organizando. Os novos “Os Pimentas” e “Bigode Grosso”, e os tradicionais “Capivara Elétrica” e “Piranolitro” são os nomes da vez. Página 04.

Vereador pede arrumação das pedras soltas da Rua São Pedro Em sessão da Câmara do dia 17, o vereador Rodrigo Pimentel Fadel protocolou um pedido ao Executivo para que seja determinada a arrumação imediata das pedras soltas existentes ao longo da Rua São Pedro, reparando assim as irregularidades presentes no paralelepípedo, resultantes dos constantes (des)serviços prestados pela concessionária Sabesp na rede de água e esgoto da área central de Itararé. Página 05.

Trabalhos do artista Pinguim podem ser prestigiadas na cidade Duas obras do artista plástico, Gilberto Santana, conhecido como Pinguim, vieram a público esta semana na cidade. A primeira é uma andorinha gigante, a qual foi colocada na Barreira. A segunda é uma estátua de cobra de mais de 2 metros de comprimento. Página 06.

Jogador Viola esteve na Praça São Pedro Ciclistas passam o domingo pedalando pelo Vale do Itararé No domingo (23), a Equipe Itararé Adventure, em parceria com os ciclistas de Itapeva, organizou um passeio ciclístico pelo Vale do Itararé. O passeio contou com cerca de 30 ciclistas, que não se intimidaram ne com a chuva. Página 10.

No domingo (23) passou por Itararé a edição 2014 do Circuito SESC Verão. O evento tem como objetivo reforçar a importância da prática diária de esportes e atividades de lazer. A caravana, que teve início dia 04 de janeiro, integra a Campanha Move Brasil, e passa por várias cidades do Estado. O evento contou com a participação do ex-jogador e tetracampeão de futebol VIOLA, além de diversas atividades desportivas. Página 10.


02

26 de fevereiro de 2014

Estamos de Olho

Editorial

Sem educação Temos percebido o crescente aumento no número de ocorrências policiais em toda a nossa região, principalmente o envolvimento de adolescentes em todas elas. A vida do crime tem se enraizado mais cedo em uma parcela de nossa sociedade e podemos pensar que isso seja culpa do sistema, ou do governo que não nos dá atenção, ou da Polícia, que não tem agido de forma eficaz. Educação vem de casa, a forma com que você educa seus filhos e o caminho que ele percorre depende única e exclusivamente da maneira como você, enquanto pai e mãe, o ensinou a ser e fazer. Não adianta dizer que a culpa é do professor também, pois este é pago para ensiná-lo a ler e a escrever, não há dar bom dia, pedir por favor ou com licença. Isso deve partir de berço! Que as oportunidades são poucas, isso estamos esgotados de saber, mas também temos visto com a experiência de outras pessoas, que aqueles que querem vencer conseguem e se tornam muitas vezes melhores do que os melhores de sua época. Não adianta procurarmos os culpados! Somos aquilo que queremos ser e se pensarmos em ser cidadãos de bem, jamais iremos nos envolver nesta trama diabólica, que tem assolado as famílias, desde o uso indiscriminado das drogas, até ao consumo desenfreado do álcool, que acaba acarretando nos furtos, roubos e no tráfico, os quais arrastam nossos jovens cada vez mais cedo para o beco. Aliás, cadê a educação! Ela é tudo, primordial, eficaz e acaba

com qualquer mal. Estamos falando da educação, enquanto criação e não apenas em escola. Podemos ser analfabetos, mas educados. Esta é a essência que se perdeu no tempo. As pessoas hoje se tornaram intoleráveis. São incapazes de perdoar, de acenar, apertar a mão ou simplesmente de amar. A vida virou moeda e nem sempre essa troca é boa para ambas as partes. O que fazer? Não sabemos onde iremos chegar e se iremos chegar, mas o fato é que sem educação não sairemos do lugar, pelo contrário iremos retroceder. Haja vista os mais de 90 pneus encontrados na estrada em Itararé, que deveriam ter sido encaminhados para o seu destino, já que o município possui este recurso. Quem os jogou ali não pensou no próximo e nem a si mesmo. Já pensou uma proliferação do mosquito da dengue, tornando Itararé numa zona perigosa de contágio? Assim como ninguém pensa ao adquirir um terreno e deixá-lo ali abandonado, sem capinar e juntando animais peçonhentos, prontos para atacar os vizinhos e as pessoas destraídas. No trânsito há a falta de educação também. Pessoas usando de má fé e estacionando em vagas impróprias. Veículos disputando com pedestres as faixas de travessias e motos e carros numa guerra por espaço em meio a via pública. E ainda xingam se você avisar que estão errados. Poderíamos até dizer, isso vem lá de Cabral... Pode até ser , mas como diz minha querida poetisa Elisa Lucinda: “Se não pudemos mudar o início, poderemos mudar o final”.

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948 Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42.240 Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica Ita News (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem: 2.000 exemplares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009. A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

por Kiko Carli

Em campana

inimigos do bom senso.

para as melhorias da cidade.

Parabéns à Polícia Militar de Itararé, pois constantemente estamos presenciando recuperações de veículos que foram furtados. Seria importante os proprietários também fazerem uso de alrmes e demais acessórios para tentar inibir a prática do crime.

Educação? II

Peãozada?

E falando em educação, munícipes têm descartado pneus velhos na estrada da Ponte Seca. Moradores que residem perto do local reclamam do aumento do número de mosquitos, que usam da água parada no interior dos pneus para proliferação. Semana passada moradores retiraram mais de 90 pneus velhos do local. Lembrem-se: em Itararé existe ECO PONTO! O mesmo está situado à Rua Albino Klocker, 818, e fica aberto toda quinta-feira das 14h às 16h. Cuidado, pois a dengue mata!

O vereador Zetão falou que foi na Garagem e mandou o Ceir (novo decretário) imitar um exsecretário que Itararé teve que saia correndo às 6 da manhã pela cidade vendo tudo o que precisava e às 8 horas, quando os funcionários chegavam ele já sabia exatamente onde tinham que ir trabalhar. De tarde corre pela cidade de novo para ver se a “peãozada” trabalhou bem. Pede para a prefeita mais pessoal, porém admite que a folha de pagamento para contratação de mão de obra já estourou. O termo é pesado, mas a ação poderia gerar bons frutos para a cidade.

Sem campana Muitas denúncias de assaltos realizadas por menores na cidade. Roubam celulares, dinheiro e cartões. Isso está se tornando cada vez mais frequente. Precisamos de uma operação com a participação das Polícias Civil, Militar, Guarda Municipal e Ministério Publico para mostrar aos vagabundos quem é que comanda a cidade, ou vão deixar que essa corja tome conta da cidade?

Sem lei Quando algum vereador vai se mexer para criar de uma vez, uma lei que puna ciclistas e skatistas que andam na calçada? No Código de Posturas do município já tem que é ilegal, porém não há punição estabelecida. Nem multa, nem nada! Estão esperando o quê? Que os jovens respeitem a lei por livre e espontânea vontade? Muitos não respeitam nem os próprios pais. Por outro lado, já passa da hora da Municipalidade criar um espaço para os amantes do esporte, que assim deixariam espaço para o cidadão caminhar.

Peroba Tem espertinho parando em vaga destinada a deficiente no Centro de Itararé. A população critica a falta de atitude das autoridades, que muitas vezes presenciam a cena, mas seguem seu caminho, sem tomar atitude. Se não tiver cartão de deficiente visível no carro tem que mandar sair sim. Só assim para educar esse povo. Falta é vergonha na cara de alguns e não apenas fiscalização.

Educação? Falando em vagas preferenciais têm-se reclamado bastante dos circulares da cidade, que estão andando muito lotados, além do que muitas pessoas não têm respeitado os acentos destinados a idosos, pessoas com criança de colo e deficientes. Cadê a educação povo de Itararé? Você que é um cidadão, que respeita as leis e aqueles que devem ser beneficiados por elas, faça a sua parte e chame a atenção destes

Omissão Médicos da Santa Casa estariam em greve por falta de salário novamente? Tal informação procede mesmo interventor? Desculpa, mas a última vez que solicitamos entrevista quanto a isso, fomos ligeiramente ignorados. Cerceamento do direito de trabalho de nossa equipe é mostra que não há muito o que mostrar na Santa Casa de Itararé ou seria a esconder? 

Aleluia Nesta quinta-feira (27) haverá uma reunião para a formação de uma nova diretoria da Santa Casa. Este é o primeiro passo rumo à saída da intervenção da Prefeitura no local. Espero que a nova diretoria permita que a imprensa participe do processo de recuperação de uma entidade tão importante para o município.

Boa nova Lúcio Mariano – “Hoje de manhã o governador do Estado de São Paulo anunciou a redução dos juros dos empréstimos do Banco do Povo Paulista, que já era de 0,50% ao mês e agora são 0,35%. Na cidade de Itararé temos hoje em média 900 clientes do Banco do Povo, que estão gerando renda e dando em média 900 empregos”. Importante a iniciativa que beneficia diretamente aqueles que mais geram empregos em toda a região.

A verdade Zetão – “A tribuna hoje é livre e que ela convide às pessoas que gostam de criticar nas redes sociais a virem à Casa expor seus projetos”, desafiou o vereador. Concordo com o nobre edil, já que é muito fácil ficar em casa deitado no sofá e delirando na internet. Vá à Casa de Leis e aponte soluções

Elogios Marcos Vincenzi – “Gostaria primeiramente de trazer uma informação em cima de uma matéria vinculada no Jornal Itararé News nessa última edição, até o vereador Julio nos pediu na última semana que obtivéssemos informações e veio na mesma mão essa matéria que saiu em relação ao serviço de construção daquelas casas na Novo Horizonte. Eu estive esta semana com a vereadora Mara na Secretaria de Habitação, a qual nós vistoriamos in loco essas edificações, junto com o secretário da Pasta, o arquiteto Antonio Robson”. O vereador leu nossa matéria na tribuna e elogiou a forma como foi escrita, as perguntas ao secretário que, segundo ele, foram bastante pertinentes, além do alto teor informativo sobre o assunto. Nossa função é auxiliar Itararé e a menção do nobre edil em muito enobrece nossa equipe.

Corrigindo “Outro assunto que eu gostaria de trazer à tribuna aqui foi uma reunião informal que aconteceu entre os diretores da CCR referente a alguns problemas no trecho de duplicação, que será feito aqui em Itararé. (...) Foram feitos diversos apontamentos, tanto por mim quanto pelo vereador Dr. Júnior e diversas indagações. O projeto apresentado pela CCR para a duplicação desses 2 km apresenta muitas falhas. Nós achávamos que o problema era grande, mas ele é um pouquinho maior”, disse Marcos Vincenzi. É a hora certa de tentar corrigir erros eventuais e o trabalho do vereador é de extrema importância no momento.

É a fase Willer – O vereador falou novamente das dificuldades

que seus pares estão passando, e do modo como estão sendo criticados pela população. “Vereador só presta quando está ajudando!” disse revoltado Willer, citando pedidos absurdos que a população tem feito a ele como cestas básicas e passagens para cidades grandes. Também reclama de ex-candidatos, que não conseguiram se eleger e agora ficam fazendo piadinha deles. Ossos do ofício vereador. Todos que lutam por sua cidade seja na situação ou oposição, sempre terá alguém tentando ofuscar o seu trabalho.

Falhou “Quero pedir desculpa à todos os vereadores em meu nome e em nome do Julio, porque nós falamos aquele dia que a máquina havia sido arrumada e não foi arrumada nada. Quando o Julio foi na Garagem eles avisaram que a peça havia chegado e ela ficaria pronta naquele dia, mas ela acabou ficando pronta só no sábado”. Falta de diálogo entre as partes, mas vamos corrigir.

Será? “Quero falar a respeito da Santa Casa. Todo mundo ataca, ataca, ataca a Santa Casa, mas eu tenho 60 anos, vou fazer 61 e posso afirmar que um dos melhores atendimentos que tem aqui na região é o da nossa Santa Casa”. Curioso que é a primeira vez que ouço a frase, mas isso nos deixa otimista em relação ao futuro da entidade vereador Willer.

Brincadeira Rodrigo Fadel – “Gostaria de comentar sobre uma visita que eu fiz à creche do CDHU da Santa Terezinha. Eu tive uma reclamação de um pai de aluno e fui constatar se realmente estava havendo os problemas. Nem tudo era realidade, mas infelizmente o arroz que estava lá, assim como também na Escola Maria da Silveira, estava com a data rasurada”. Um verdadeiro absurdo, deveria ser averiguado com maior rigor e levar o problema adiante, já que adulterar a validade da alimentação é um crime contra a criança, que não pode ser permitido em hipótese alguma. Rodrigo solicita ainda o aumento do número de carteiros para poder atender a demanda da cidade.

Pergunta Pode alguém que deve milhares de reais para a Prefeitura Municipal vencer uma licitação? O valor a ser recebido não deveria ser descontado do débito?

SISEM-SP promove encontro da Região Administrativa de Sorocaba Na quarta-feira (19), Itararé sediará o primeiro encontro de 2014 da Região Administrativa de Sorocaba do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura. A reunião, que tem como principal objetivo fortalecer a articulação dos museus locais acontecerá das 9h30 às 16h30, no Centro do Professorado Paulista (CPP). Para Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, as reuniões regionais que estão sendo articuladas em todas as regiões administrativas do Estado são fundamentais para discutir e identificar as prioridades de cada região na área museológica e representam importante

contribuição para a definição das ações do SISEM ao longo do ano. “O nosso desafio é equilibrar as ações do SISEM para que elas contemplem equitativamente todas as regiões do Estado, aliando as demandas regionais com o nosso potencial de atuação”. Além da presença de Kaseker, estarão no evento os representantes da região, Raquel Fayad e Luiz Salgado, o Coordenador de Cultura do município, Murilo Cleto, e profissionais da área museológica. Entre os tópicos da pauta, os participantes abordarão questões sobre o papel do SISEM-SP e as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com a instância e com

transformação social e de valorização da cultura”, exemplifica Raquel Fayad. O Centro do Professorado Paulista está localizado à Rua XV de Novembro, nº 156, próximo ao Paço Municipal. Outras informações pelo e-mail sisem.polo.sudoeste@gmail.com ou no site www.sisemsp.org.br.

outros equipamentos museológicos, com base nas identidades regionais e afinidades das instituições. “Em pouco menos de um ano, como Representante Regional, presenciei o fortalecimen-

to das instituições, o aprimoramento e esclarecimento dos processos, além do apoio aos coordenadores de museus e representantes da área cultural. Essas ações estimulam a reflexão crítica, um dos fatores de

Sistema Estadual de Museus O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo mu-

seológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br


03

26 de fevereiro de 2014

Escritos de História & Política por Luis Felipe M. de Genaro

Nosso Brasil: elites tradicionais, imprensa independente e o futuro da nação Dois mil e treze foi um ano histórico. Um novo horizonte parecia possível. As chamadas Jornadas de Junho podem não ter revolucionado nosso cotidiano ou invertido papeis centrais nos principais âmbitos da nação, mas foram bem sucedidas ao atemorizar diferentes autoridades do Estado brasileiro, os barões da velha imprensa, as grandes corporações do capital, e porque não, nossa intelectualidade adormecida – aqueles que neste breve ensaio, em maior ou menor grau intitularemos donos do poder. Ruas, praças e avenidas foram ocupadas por uma massa heterogênea, uma geração ainda sem propósito clamando por um desígnio tentador: mudanças. E agora? Por onde começar? Os revoltos do último Junho prepararamse para dar continuidade aos protestos? Onde encaixar a nova esquerda brasileira que parece ter acordado de um sono profundo? E a nova imprensa, engajada e militante, como tornar-se conhecida pela maioria? Muitas são as indagações neste início de ano. Um ano repleto de tensões e possibilidades: um megaevento e uma eleição presidencial. Por isso seria vago de minha parte não apontar as questões primeiras que pautam a grande maioria dos debates no Brasil contemporâneo. Segundo o jurista da Universidade de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, “as mobilizações pelo país, como toda a sua complexidade, não deixam dúvida quanto a um ponto comum: a população quer mais serviços públicos de qualidade. Querem a atuação de um Estado social, pautada pelo imperativo de uma ordem jurídica que seja apta a resolver a nossa grave questão social”. Uma

“grave questão” que o Partido dos Trabalhadores (PT) não conseguiu resolver nestes últimos dez anos. Pior, o maior partido da esquerda brasileira foi empurrado para o centro. Engravatandose, aliou-se aos principais grupos conservadores e vem promovendo uma política de repressão herdada assustadoramente do regime militar que nos assolou décadas atrás. No que tange a reorganização dos movimentos sociais liderados pelas classes baixa e média, dois mil e quatorze pode vir a ser um ano propício para a revolta e a mudança tão esperadas. Contrários à organização da Copa do Mundo dirigida pela FIFA e pelo governo federal – chafurdada em desvios milionários e uma limpeza social digna de um Estado totalitário – diferentes grupos começam a reunir-se, sejam em favelas e comunidades pobres removidas e devastadas por retroescavadeiras, seja nos grandes centros urbanos. Este reagrupamento pode ser um catalisador para novas jornadas, debates e discussões por todo o território nacional. Os protestos atuais vêm gerando a fúria da classe dirigente que, como nas Jornadas de Junho, logo acionou os senhores da violência legalizada: as corporações policiais. Neste ínterim, pouco noticiado pelos barões da velha imprensa, o site Vox Brasil reportou que o Governo Federal, já em dezembro passado, regulamentou o uso das Forças Armadas contra manifestações sociais que gerem a “desordem” e o “caos”. Resumindo: se a força policial “falhar”, o Exército será acionado. Segundo o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, “apesar do

constitucionalismo democrático, existe uma evidente herança de aparelhos de Estado deixado pelo regime autoritário. O regime autoritário promoveu a militarização da segurança pública e a unificação das forças policiais. [...] Na verdade, quase quinze anos depois da transição, a polícia continua a ter a mesma organização estrutural definida durante a ditadura e preservada na Constituição de 1988”. É sabido que nem só de armas de fogo e tortura vivem os donos do poder. A velha imprensa nacional parece arraigada aos ditames da Casa-Grande, como ironiza constantemente o jornalista Mino Carta. Veículos como Folha de S. Paulo, Estadão, Veja, e até mesmo telejornais como o Jornal Nacional, abafam os bastidores da repressão e continuam a trabalhar pela manutenção da ordem vigente. Em compasso, mídias independentes dotadas de um discurso social e politicamente engajado começam a proliferar-se por cidades como São Paulo, Rio e Curitiba. Brasil de Fato, A Nova Democracia e a Mídia Ninja, são bons exemplos de suportes de informação independentes. Imersos na multidão manifestante, e junto com ela erguendo cartazes e pedindo mudanças, a nova imprensa tem abalado o antigo jornalismo. Por trás de toda opressão e das vozes nas ruas o Brasil delineia seu futuro. As elites permanecem em seu pedestal. O povo gemendo e produzindo. Quando tudo isso alterar-se será como nosso passado: regado a suor, sangue e muita luta.

Coluna Prodonto por Dra. Beatriz Silva Andrade

Fratura e Fisioterapia: Uma combinação necessária A fisioterapia irá restabelecer a função do paciente, com o objetivo de fazer com que ele retorne as suas atividades do dia a dia o mais rápido possível. Assim, atua na melhora da dor e edema, realiza mobilização da articulação e massagem cicatricial para ganho de movimento, treinamento de força muscular, flexibilidade e de funcionalidade. Logo, o tratamento fisioterapêutico promoverá a melhora da qualidade de vida do paciente.

Como recuperar os movimentos e a força muscular depois de uma fratura: Para recuperar os movimentos e a força muscular depois de uma fratura é aconselhado fazer fisioterapia. A articulação imobilizada tende a ficar muito rígida e para recuperar o seu movimento aconselhase a realização de exercícios de mobilização articular e os exercícios de fortalecimento são indispensáveis para que o indivíduo recupere-se com-

pletamente. Colocar a parte afetada numa bacia com água morna e realizar alguns exercícios ainda dentro da água pode ajudar, pois a água morna irá diminuir a sensação de dor e os movimentos serão mais facilmente realizados. Dra. Beatriz Silva Andrade CREFITO-3/53454-LTF

Saúde

por Josué Benedito Alberto

Largar cigarro foi associado com menores problemas de saúde mental Parar de fumar resulta em melhoria da saúde mental, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham e do Centro para Estudos do Tabaco e Álcool da Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Os resultados foram publicados em 13 de fevereiro no BMJ. Os benefícios físicos de parar de fumar são bem conhecidos, como reduzir a chance de câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias. Mas os benefícios potenciais para a saúde mental em um estilo de vida livre de fumo não eram tão claros. Como fumantes experimentam irritabilidade, ansiedade e depressão quando passam muito tempo sem cigarro - e os sintomas cessam ao fumar - o estudo sugere que as pessoas podem interpretar mal os sintomas de abstinência de nicotina,

acreditando que fumar traz benefícios psicológicos. Os pesquisadores analisaram os resultados de 26 estudos que avaliaram a saúde mental das pessoas antes e pelo menos seis semanas após a cessação do tabagismo. Elas tinham uma idade média de 44 anos e fumavam cerca de 20 cigarros por dia, sendo que parte do grupo estava sendo tratado para condições clínicas psiquiátricas. Ao medir o estado de saúde mental, ansiedade, depressão, positividade, estresse e qualidade de vida psicológica, os pesquisadores descobriram que parar de fumar foi associado com melhorias em todos esses fatores. Três explicações gerais foram sugeridas, observam os pesquisadores, para a associação entre tabagismo e má saú-

de mental: - Tabagismo e má saúde mental podem ter causas comuns; - Pessoas com doenças psiquiátricas ou psicológicas podem usar o cigarro como um mecanismo de enfrentamento para baixo humor e ansiedade; - Fumar provoca problemas de saúde mental ou faz com que estes piorem. Seja qual for a causa, os pesquisadores acreditam que a relação entre tabagismo e saúde mental exige mais atenção. Eles afirmam que esses resultados ajudariam a superar as barreiras que os médicos têm para intervir em pacientes fumantes com problemas de saúde mental. Matéria publicada no site Minha Vida.

Prefeitura decreta desconto de 5% em parcela única do IPTU Em sessão plenária do dia 17, o vereador Dr. Júnior levou aos presentes o decreto nº 4 da Prefeitura Municipal de Itararé, que atualiza valores do IPTU para o ano de 2014 e dá outras providencias. Segundo decretado pelo Executivo o contribuinte, que deverá dar início ao pagamento do imposto no mês de março, poderá optar pelo pagamento em 10 parcelas de igual valor ou pela parcela única, no qual receberá o desconto de 5% do valor total. O que causou indignação na Câmara, porém foi o fato de que,

em anos anteriores, o desconto para pagamento em parcela única do citado imposto era de

15%, uma porcentagem, segundo o vereador, bem mais atrativa para a população.

Legislativo pede abono no dia do aniversário do funcionário público Em sessão ordinária do dia 17, os vereadores da Câmara Municipal, em unanimidade, protocolaram uma monção de apelo ao executivo para que seja instituído no município de Itararé, a lei que institui abono para os funcionários públicos municipais do dia de trabalho no dia de seu aniversário. Tal iniciativa surgiu após projeto semelhante, que o vereador Carlos Mendonça Martins Júnior instituiu para os funcionários da Câmara Municipal. Segundo os vereadores essa inici-

ativa visa valorizar o funcioná-

rio público de Itararé.


04

26 de fevereiro de 2014

Blocos de Carnaval já estão formados em Itararé Para animar o Carnaval 2014, os Blocos de Itararé já estão se organizando. Os novos “Os Pimentas” e “Bigode Grosso”, e os tradicionais “Capivara Elétrica” e “Piranolitro” são os nomes da vez. Os clássicos “Shakesbeer” e “Tôa Tôa”, após mais de 13 anos de existência e diversas vitórias no carnaval itarareense pelo primeiro ano não vão participar. Cada bloco de Itararé tem uma história ímpar e características próprias. A seguir, vai um pequeno histórico de cada um dos blocos existentes este ano. Escolha o seu e participe da folia! Bloco Os Pimentas – Após 6 anos na organização de um dos tradicionais blocos da cidade, os amigos Fernando Camargo, Lucas Probst, Alexandre Costa e Alexandre Tadeu, em dezembro do ano passado iniciaram a organização do bloco Os Pimentas, que estreia esse ano, no Carnaval 2014. A ideia surgiu após os amigos ficarem sabendo que o antigo bloco não iria sair na folia deste ano, mas não queriam abrir mão da diversão de se ter um bloco de carnaval. Os Pimentas oferece 5 noites de festas (início dia 28), sendo as 4 últimas OPEN BAR, na Estação XV, uma das mais badaladas casas noturnas da cidade, que funcionará com exclusividade para

os associados ao bloco (só poderá entrar que tiver o abadá). Na programação do grupo também está incluído 2 noites temáticas, no sábado e na segunda, que serão a Noite da Tequila e a Noite Mexicana. Para animar a noite foi contratado um Dj diretamente de Londrina - PR. Quem tiver interesse em participar do Bloco Os Pimentas basta comparecer ao comitê, na Estação XV (Rua: XV de Novembro, 780 - Centro), das 15h às 22h (Valor = R$100,00). Ingressantes ganham uma camiseta e o kit do bloco. Menores de 16 anos precisam ter uma autorização dos pais. Até agora o bloco já possui mais de 100 pessoas inscritas (além dos reservados para participantes de São Paulo e Curitiba). Segundo os organizadores, o bloco disponibilizará apenas 300 camisetas, então corra garantir a sua! Bloco Bigode Grosso - Criado este ano, no dia 01 de fevereiro, por Alan Carlos Rocha e Vinicius Ribas, o Bloco Bigode Grosso veio, segundo os idealizadores, para salvar o carnaval de Itararé, já que os grandes blocos não irão sair este ano. O  Bigode Grosso oferece 5 noites de pura folia com 4 noites open bar, com direito a cerveja, vodka, refrigerante, água, rodadas de tequila todas às noites e ro-

dadas de chandon para as mulheres no dia 01/03. Haverá a Noite do Energético 01/03, Happy Hour 02/03 Open - (Cerveja e Refrigerante), Noite da Ice 03/ 03 e Noite Surpresa 04/03. A concentração será na Hamburgueria e contará com uma mega estrutura de som e iluminação, mais a presença do DJ JN Itapeva e de LYAN E BANDA no dia 01. O bloco já conta com a presença de 250 pessoas inscritas (fora os reservados), mas o grupo informa que serão limitadas 300 camisas. Para se inscrever no Bigode Grosso basta ir no comitê do bloco, na Hamburgueria (Rua Lauro Sodré, nº 252 - Centro) das 16h até 00h, de segunda à sábado. (Valor 1° Lote R$ 80,00 (ESGOTADO) / 2°

lote R$ 100,00). Bloco Piranolitro – Em 2014 o Bloco Piranolitro está completando 10 anos de tradição e muita presença no carnaval de Itararé. A ideia de criar o bloco veio do grupo de amigos Luiz Fernando Domingues, Diogo Adzgauskas Perucio, Robson Luiz de Paula (Robinho), Fernando Henrique Correa de Mello (Bode) e teve grande contribuição por parte dos companheiros Taty Joly Carneiro e Thiago Joly Carneiro. Conhecidos como “o bloco do rock” os integrantes buscam fazer algo diferente, sem seguir regras nem coreografias, e, principalmente, podendo escutar as músicas que gostam em sua concentração. Nestes 10 anos, o pessoal que

frequenta o Pira é praticamente o mesmo, isso faz com que o clima do bloco seja de total amizade. Uma característica marcante é que sempre quando chega a hora dos mesmos entrarem no CAF começa a tocar a música “Rock and roll all Night” da banda Kiss, onde alguns componentes do bloco chegam a dar Stage Dive do palco, conquistando inclusive o apoio dos outros blocos. Segundo os organizadores, o objetivo do Piranolitro é “levar um pouco do Rock and Roll para carnaval de Itararé”. Para este ano o bloco oferecerá como atração 4 noites de muita cerveja, animadas pela presença do Dj Rodriguinho tocando grande sucessos do Rock, além de um incrível show com a banda V.P.H.C. na concentração. O grupo ainda está definindo um local para a concentração e oferece 60 vagas. Infelizmente todas as vagas disponíveis para esse ano já foram preenchidas. Bloco Capivara Elétrica – Estando hoje como o bloco mais antigo da cidade, o Capivara Elétrica já está na ativa há 17 carnavais. A iniciativa de criar esse bloco surgiu da Malu, da Loja Malha & Ação, quando fazia parte do antigo e querido Bloco “Turma do Nó”. Hoje conta com uma comissão organizadora de

peso, incluindo Flávio Prado, Malu Fernandes e a Joyce Alberti. “Falar do Capivara é falar de amizade, pois é um bloco que reúne amigos de verdade. Nunca quisemos fazer um bloco grande e sim um bloco de pessoas que se gostam e querem passar o Carnaval dando risadas, bebendo e curtindo o Carnaval do CAF”, declarou Flávio Prado. Quando questionado sobre quais seriam as principais atrações do bloco, o mesmo rebateu “Principais atrações? Isso é difícil, acho que as principais atrações somos nós mesmos, e tenho certeza que a concentração vai ser a mais etílica de todas. Temos chá de boldo gelado com água com gás e muita coca cola para o Aftter Festa... (risos)”. O Capivara segue a filosofia do “melhor a qualidade do que a quantidade” e até agora já tem 25 pessoas cadastradas. Segundo os organizadores a intenção é chegar até no máximo 50, não mais que isso. Quem quiser curtir o Carnaval 2014 junto ao Capivara Elétrica basta entrar em contato com qualquer um dos organizadores pelo Facebook, Whatsapp, ou até mesmo ao encontrá-los na rua. Segundo Flávio, a única condição estabelecida é: “tem que ter o fígado bom e muito bom humor!”

02 de Março - Dia Nacional do Turismo O Turismo é uma grande indústria em todo o mundo e dentre os segmentos que mais crescem esta o Turismo Ecológico ou Ecoturismo, que é a atividade ligada à natureza. A prática do Ecoturismo pressupõe o uso sustentável dos atrativos turísticos e visa promover a harmonia dos seres humanos entre si com a natureza e pode ser clas-

sificado como uma prática de lazer, esportiva ou educacional, que se utiliza de forma sustentável do patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem estar das populações envolvidas. De acordo com o WTTC (World Travel & Tourism Coun-

cil), que organiza estatísticas do turismo mundial, o Turismo Ecológico representa hoje entre 15 e 20% do setor turístico. Em virtude dessa crescente importância esse segmento ganhou uma data comemorativa: 1º de março – Dia do Turismo Ecológico. No município de Itararé a prática do Ecoturismo é bastan-

te procurada devido as suas belezas naturais, que se completam em rios, cachoeiras, cânions e grutas. A base do Turismo Ecológico são as caminhadas, pois para se praticar qualquer modalidade é preciso chegar ao atrativo natural através de pelo menos uma pequena distância a pé. E dentro desses princípios alguns esportes são desenvolvidos com sucesso, entre eles, boiacross, cicloturismo e trekking. Para um passeio saudável com surpresas agradáveis sempre procure guias especializados e agencias credenciadas. Agências de Turismo de Itararé: www.itarareadventure.com.br contato@itarareadventure.com.br Fone: (15) 3531-2819 www.fulladventure.com.br contato@fulladventure.com.br Fone: (15) 8132-0807 www.rasturitarare.com.br falecom@rasturitarare.com.br Fone: (15) 3531-1795 www.valedoi tarare.com valedoitarare@valedoitarare.com Fones:(15) 3531-1412 (15) 81297505 (TIM).


05

26 de fevereiro de 2014

Moto roubada é encontrada pela PM

No dia 20, por volta da 00h, policiais militares foram acionados para comparecerem no cruzamento da Rua São Pedro com a Rua Dr. Antônio José Luciano de Mello, pois no local um motociclista estaria sendo agredido por quatro indivíduos, que estavam de posse de tábuas e pedras. De imediato uma equipe da Polícia Militar foi despachada e em contato com a vítima, esta informou que estava transitando com o veículo pela Rua São Pedro, quando um indivíduo o cercou e outros três começaram a agredi-lo com pauladas na cabeça. Este veio a cair ao chão,

sendo que os indivíduos roubaram sua motocicleta. Diante do relato foi iniciado policiamento com vistas aos indivíduos e próximo ao local das agressões, a equipe avistou quando um dos indivíduos tentou empreender fuga, mas foi alcançado e abordado e durante revista pessoal foi localizado sob suas vestes um espelho retrovisor da motocicleta roubada, o qual foi detido mediante voz de prisão em flagrante delito. Ainda durante a busca, os PMs constataram que pela Rua Mario Contieri, na Vila Beca, uma motocicleta de cor vermelha ha-

Polícia Civil recupera carro roubado em Itaí Na quarta-feira (19), por volta das 16h30, o SIG – Serviço de Investigações Gerais da Polícia Civil de Itararé recebeu a denúncia sobre a localização de um veículo supostamente em situação irregular. Pela Rua Heitor Pedroso de Mello, na Vila Santa Terezinha, os investigadores encontraram o automóvel Gol CLI, que após pesquisa foi constatado tratarse de veículo roubado na cidade de Itaí no dia 01 de dezembro do ano passado. O carro estava na garagem de uma residência denunciada, sendo que as placas constantes no veículo seriam pertencentes a um Santana. O morador da residência

não se encontrava no local dos fatos, mas o carro foi recolhido ao pátio da Delegacia da

Polícia Civil para as devidas providências. (Fotos: Milton Komnicki)

via siado abandonada em um terreno baldio, sendo que dois indivíduos vieram a se evadir por um matagal ali existente. Em razão de uma distância grande em que o veículo estava não foi possível localizar os dois suspeitos, porém o a moto roubada foi encontrada escondida em um matagal. Partes e veículo conduzidos à Delegacia de Polícia, sendo apresentados à autoridade de plantão, que ratificou a voz de prisão, elaborando B.O. de natureza “ROUBO CONSUMADO”, ficando o indiciado à disposição da Justiça e a motocicleta entregue a vítima.

Idosa tem residência assaltada Na quarta-feira (19), uma idosa de 75 anos, da cidade de Itararé, teve sua residência assaltada por um indivíduo, que se passou por um padre. Segundo informações, o homem teria dito que iria “benzer a casa”, e foi entrando na residência sem dar muito tempo para a senhora reagir. O bandido levou mais de R$ 2.000, além de uma correntinha de ouro da vítima. Segundo descrição da senhora, o indivíduo aparentava ter 34 anos, moreno e estava bem vestido. A vítima registrou Boletim de Ocorrência, porém o bandido não foi encontrado pela Polícia.

Vereador pede reparo das pedras soltas da Rua São Pedro

Mais de 90 pneus estavam jogados em estrada vicinal No dia 21 foi divulgado por munícipes em rede social o recolhimento de mais de 90 pneus velhos, que estavam jogados na estrada que liga Itararé à Fazenda Brasil (passando pela Ponte Seca), os quais foram coletados pelos agentes de inspeção da dengue. Segundo moradores, pessoas da cidade têm descartado os pneus velhos no local. Moradores pedem que os responsáveis cooperem com a limpeza da cidade, pois isso é um desrespeito com os demais moradores de Itararé, que ficam sujeitos à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e que tem sua reprodução facilitada na água acumulada no interior dos pneus. Munícipes lembram que tal situação constitui também em Crime Ambiental. Às pessoas que desejam descartar pneus e demais entulhos grandes lembramos que em Itararé existe o ECO PONTO. O mesmo encontra-se situado à Rua Albino Klocker 818 e fica aberto toda quinta-feira das 14h às 16h. 

Em sessão da Câmara do dia 17, o vereador Rodrigo Pimentel Fadel protocolou um pedido ao Executivo para que seja determinada a arrumação imediata das pedras soltas existentes ao longo da Rua São Pedro, reparando assim as irregularidades presentes no paralelepípedo resultantes dos constantes (des)serviços prestados pela concessionária Sabesp na rede de água e esgoto da área central de Itararé. A área central da cidade constantemente tem passado por serviços de manutenção de água e esgoto, não apenas a Rua São Pedro, mas também em todas as outras presentes nessa região. Porém, a maioria das ruas do centro são pavimentadas com paralelepípedos, sendo que

a cada serviço realizado é preciso retirar as pedras para recolocá-las posteriormente. No entanto, na hora da recolocação a empresa usualmente não realiza os procedimentos necessários e o resultado tem sido ruas totalmente irregulares, com pedras soltas, grande valas, poças de acúmulos de água e, em alguns casos críticos, até mesmo bueiros com alto índice de elevação, o que acaba por resultar em prejuízos aos proprietários de veículos que transitam pela cidade. Há algum tempo a equipe de reportagem do Jornal Itararé News publicou a reclamação de uma comerciante a respeito da água suja da lavagem dos banheiros da Praça Ademar de Barros, que fica empossada em fren-

te aos comércios vizinhos, resultando em mau cheiro e incômodo para os funcionários e clientes. A água passou a cumular no local após um serviço prestado pela concessionária. Embora o vereador Marcos Vincenzi, no início de seu mandato tenha criado um projeto de lei que responsabilize as concessionárias que prestam serviço para o município e que as obriga a refazer um serviço quando este é analisado como insatisfatório, a lei não tem sido aplicada pelo Executivo, pelo menos não de modo efetivo. Conforme indicação do vereador Rodrigo Fadel, porém, se não é cobrado da empresa tal arrumação, o nivelamento deverá ser realizado pela Prefeitura Municipal.


06

26 de fevereiro de 2014

Mais dois trabalhos do artista Pinguim podem ser prestigiadas na cidade Mais duas obras do artista plástico, Gilberto Santana, mais conhecido como Pinguim, vieram a público esta semana na cidade de Itararé. A primeira é uma andorinha gigante, que foi doada pelo artista à Coordenadoria de Turismo, a qual foi colocada na Barreira, local também conhecido como “Gruta das Andorinhas”. A segunda é uma estátua de cobra de mais de 2 metros de comprimento, que está em exposição na Área de Lazer Miguel Jorge Fadel (Laguinho). Ambas foram feitas com chapas de inox recicladas. A cobra ficará em

exposição no laguinho por tempo determinado, sendo que já há um comprador, da cidade de São Paulo, para a mesma. Segundo Pinguim, que atualmente ocupa também o cargo público de vereador, as duas obras foram feitas em pouco mais de 1 mês, aproveitando as férias do Legislativo, no mês de janeiro. A ideia da andorinha veio do fato desta ser uma ave símbolo da cidade e a cobra é uma encomenda de um senhor de São Paulo, que costuma comprar as peças do artista para decorar sua fazenda em Avaré. Essa já é a 15ª peça, que o artis-

ta faz para esse comprador. A estátua gigantesca da cobra fez sucesso no fim de semana e todas as crianças que passaram pelo local pararam para tirar um foto em cima do animal. É possível notar uma grande saliência aonde seria o “estômago” do bicho. Segundo o artista o motivo disto é que a cobra engoliu todos os problemas da cidade de Itararé. Quando questionado por nossa equipe de reportagem sobre quando teria iniciado essa vocação para artes, Pinguim respondeu: “Já é de família isso. Meu pai era sapateiro e naquela época sapataria era praticamente artesanato. Tenho um irmão que mexe com entalhe em madeira, outro que tem serralheria. Eu comecei a mexer com isso aos 12 anos”. Sobre planos futuros Pinguim disse que a vontade é muita porém, agora que está como vereador não sobra muito tempo livre, mas que já tem uma encomenda do Corpo de Bombeiros para fazer uma escultura de bombeiro e também a cobrança de uma senhora de fazer uma estátua grande de Nossa Senhora da Conceição para ser colocada na Barreira. Por serem

feitas de inox e demais materiais reciclados, as esculturas do artista Pinguim são imortais. “É gratificante fazer uma peça como esta. As pessoas vêm

parabenizar, gostam, e isso me deixa feliz. Cada obra minha é um incentivo para as pessoas saberem que todo mundo pode, de alguma forma, fazer arte. Eu

quero agradecer o povo por todo o reconhecimento para com a minha arte, tanto aqui na cidade, como em outros lugares”, finalizou o artista.

“Debates Contemporâneos” aborda a polêmica dos “rolezinhos” Discussão acontece dia 26, às 19h, no Auditório Professor Newton Marques da FAFIT. A entrada é gratuita O curso de Licenciatura em História, em parceria com a Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itararé, promoverá a primeira sessão do projeto Debates Contemporâneos nesta quarta-feira (26), às 19h30, no auditório Professor Newton Marques. O te ma d a pr ime ira sess ão será “os rolezinhos”. Na esteira das discussões da chamada “história do tempo presente”, o projeto tem como objetivo fundamental trazer para debate temas contemporâneos de interesse das Ciências Humanas e, principalmente, da História, no sentido de desconstruir a concepção de História enquanto estudo ape-

nas do passado. Além disso, pretende contribuir para a formação dos acadêmicos dos cursos de graduação das Faculdades Integradas de Itararé e também da comunidade de maneira geral. O projeto terá uma sessão por mês, sendo que a partir da segunda os temas serão escolhidos pelos acadêmicos e membros da comunidade presentes nas sessões. O formato será de mesas-redondas com a participação de três debatedores. O título “debates” é justificado pela intenção não de que os debatedores tragam argumentações fechadas, mas questões a serem discutidas com o público presente.

Na primeira sessão serão discutidos “os rolezinhos”, fenômeno social que ganhou as manchetes da mídia nacional no mês de janeiro. Participarão da mesa-redonda o professor de História Contemporânea Murilo Cleto, coordenador municipal de cultura, graduado em História, o professor de História da Arte Fernando Magalhães, graduado em Pedagogia, e Márcio Nunes da Silva, graduado em História e Direito. O curso de Licenciatura em História convida toda a comunidade a participar do projeto. A entrada é gratuita. Mais in for maçõ es pel o e- mai l: historia@fafit.com.br.

Secretaria promove dia de capacitação aos profissionais de Educação do município A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas no último dia 14 de fevereiro para fazer cumprir o cronograma do calendário escolar letivo em vigência a fim de capacitar os pro-

fissionais, cada um em sua área de atuação. Planejamento do ano letivo de 2014 Diretores, coordenadores e professores se reuniram para a

elaboração do planejamento anual de 2014 que irá nortear as ações desse grupo durante o ano letivo. O planejamento é um instrumento importantíssimo no processo ensino e aprendizagem. Orientações para os monitores do transporte escolar No prédio da Secretaria Municipal de Educação, o novo supervisor de transporte, Fábio Nogueira se reuniu com os monitores da condução escolar e tratou sobre a melhoria, qualidade e organicidade no atendimento aos alunos, usuários deste serviço. Merendeiras participam de capacitação Com intuito de qualificar as merendeiras, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) e a Vigilância Sanitária, promoveu um dia de capacitação, levando à essas profissionais, conhecimentos como o armazenamento dos alimentos, descongelamento, direcionamento das sobras, verificação da data de validade, entre outros. Assessoria de Imprensa da P.M.I

Programa Saúde em Movimento é implantado pela Prefeitura de Itararé Condicionamento físico e socialização são as propostas do novo programa A Prefeitura Municipal de Itararé através da Secretaria de Higiene e Saúde implantou o Programa “Saúde em Movimento”. O programa visa atender pacientes de toda cidade através das unidades de saúde. Segundo Donalvan Ricardo de Azevedo Bueno, educador físico social e coordenador do projeto, o objetivo é atender portadores de patologias, tais como: osteoporose, diabetes, hipertensão arterial, colesterol, asma, doenças cardiovasculares e obesidade. A ideia é priorizar pacientes acima de 40 anos e estimular a prática da atividade física para redução de riscos associados ao estilo de vida e as patologias, oportunizando o acesso de grupos menos favorecidos e alcançar uma grande parcela da população. O coordenador informa que as atividades são gratuitas e qualquer pessoa pode participar das atividades, basta procurar a unidade de saúde mais próxi-

ma e fazer uma avaliação física com o médico. “O objetivo do Saúde em Movimento é proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas e melhorar a sua auto-estima”, completa Donalvan Ricardo.

A Prefeitura comunica que o Centro do Idoso foi desmembrado e agora funciona junto ao CRAS Centenário. O centro atende especificamente pessoas acima de 60 anos e que recebem o auxílio do Bolsa Família.


07

26 de fevereiro de 2014

Vereador pede transporte para alunos da Cooresp E m sessão ordinária do dia 17, o vereador Rodrigo Fadel protocolou uma indicação à prefeita para que ela disponibilize transporte aos alunos da Escola de Futebol da COORESP da Vila Novo Horizonte para um campo municipal, onde tenha água e banheiros à disposição das crianças pelo menos dois dias por semana. O campo do Novo Horizonte atualmente não contam com estrutura adequada. Juntamente com sua indicação foi protocolado pelo vereador Julião do Rede uma indicação para que seja determinada a construção de um banheiro e bebedouros no local. O vereador Rodrigo Fadel falou com a nossa equipe de reportagem sobre este seu pedido. Confira:

IN – Por que o senhor acha que a transferência desses alunos para um campo municipal com bebedouros e sanitários duas vezes por semana é importante? Rodrigo – Nossas crianças estão tendo treinamento, mas não é o adequado, pois o local não tem estrutura. Sabemos que o treinador tem boa vontade, mas sem a estrutura adequadas as crianças não podem se desenvolver no esporte totalmente. Nós como vereadores pedimos à Prefeitura, pois quem executa é o Executivo, para que tenham uma atenção especial para este caso e disponibilizem o transporte para levar as crianças num local mais adequado, como por exemplo, o campo aqui do Ginásio de Esportes do Cruzeiro, que pelo menos disponibiliza

vestiários e um acesso mais facilitado à água, o que infelizmente não há onde treinam hoje. Sabemos que há outros problemas também na cidade, mas quando envolve crianças não podemos demorar. Não é porque é algo que começou antes do meu mandato que eu vou deixar de resolver e espero que a prefeita pense dessa forma também e dê o transporte, como eu fiz com o judô. O judô mudou agora para perto da Rua 28 de Agosto, ficando assim bem mais longe do que as crianças estavam acostumadas. Não mudando o foco, mas o judô é o esporte que mais movimenta crianças em nossa cidade, então nunca é demais você facilitar o acesso delas ao esporte, aumentando inclusive a segurança. Essa questão também está in-

Ação Social realizada por igreja reúne centenas de pessoas na Praça Novo Horizonte

CAF promove jogos de tabuleiro

No domingo (16), a Igreja Universal promoveu um evento beneficente no bairro Novo Horizonte. Na oportunidade foram distribuídas duzentas cestas básicas, o equivalente a três tonela-

das de alimentos que foram entregues aos moradores do bairro. A iniciativa faz parte do trabalho evangelístico, que a Universal vem promovendo na cidade. O pastor Wellington Ban-

deira, responsável pelo trabalho esteve no local ministrando uma palavra de fé e realizando uma oração a todos os presentes pela cura e pela restauração das famílias.

O Torneio de início de temporada da modalidade Damas aconteceu na manhã deste domingo (23), nas dependências do Clube Atlético Fronteira (CAF). O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itararé em parceria com o CAF e contou com jogos disputados no sistema tablita, em 7 rodadas de 15x15. Para se inscreverem os participantes doaram 1 kg de alimento, alimentos estes que foram posteriormente doados à Santa Casa de Misericórdia de Itararé. A Coordenadoria de Esportes parabeniza a todos e descreve a competição como sendo de elevado nível técnico. A colocação final do Torneio de Damas foi a seguinte: 1º Geremias, Luis Carlos  2º Lima, Magno de  3º Vaz, Emanuel Ricardo  4º Duarte, Anderson Luis  5º Filho, Adolfo P da Silva  6º Ruivo, Lucas A Da Costa  7º Geremias, Janaina Ap  8º Mesquita, Guilherme  9º Silva, Paola Ribeiro  10º Santos, Jean Carlos Candido  11º Brizola, Milena Diniz  12º Tavares, Luis Fernando 13º Tavares, Fernanda Ellen  14º Werneck, Bryan Leme  15º Meira, Cristian Gabriel  16º Moreira, Damaris Cristina 

cluída no meu pedido de transferência de campo, afinal nesse calor as crianças não terem água para beber é até perigoso. Sabemos que o treinador faz um trabalho bonito, levando água para as crianças beberem, mas não deveria ser dessa forma, deveria haver uma estrutura. IN – Seu pedido vem em concordância com a indicação do vereador Julio César Soares, de construir banheiro e bebedouros no local? Rodrigo – Com certeza. Nós sabemos que a construção às vezes pode demorar um pouco mais, mas muito bem pensado pelo companheiro Julião. Até que possa ser feito essa reforma nós pedimos que as crianças sejam transferidas, para que não venham a ficar assim por mais tempo.


08

26 de fevereiro de 2014

Programa Bolsa Família e Cadastro Único já iniciaram a Averiguação Cadastral de 2014 Com o objetivo de garantir a qualidade das informações cadastrais e a focalização do Programa Bolsa Família (PBF) e dos demais programas que utilizam o Cadastro Único, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) realiza verificações periódicas nas informações registradas na base cadastral. Neste ano foram incluídas no processo de Averiguação Cadastral famílias beneficiárias do Bolsa Família e também famílias que contém cadastros com inconsistências. Para regularizar a situação do público indicado, os municípios precisam realizar a atualização Cadastral. Essa atualização pode-se acorrer através de visita domiciliar ou também poderão ser chamadas para comparecimento no setor do Programa por meio de cartas, mensagens no extrato de pagamento ou mesmo por listas disponibilizadas nos meios de comunicação. Lembrando que algumas famílias poderão ter seus benefícios bloqueados, devido a falta de atualização nos anos anteriores. Mesmo se tiverem os benefícios bloqueados, as famílias ainda poderão atualizar as informações cadastrais. Caso não o façam, poderão ter os benefícios cancelados a partir do mês de junho. O endereço do Setor do Programa Bolsa Família e Cadastro Único é Rua Prudente de Moraes, 1646, no Centro. Telefones: (15) 3532-4350 / 3532-3763. Segue abaixo a lista de famílias que necessitam atualizar seu cadastro: NOM E ADIR A PARECIDO CORREIA ADRIANA DOS SANTOS LUZ ADRIANA MA NOEL FERREIRA ADRIANA PEREIRA DE MELO ADRIANE A LVES FIGUEIRA A LESSA NDRA DE CA STRO MARQUES ALINE CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS ALINE CRISTINA DE SOUZA ALINE KARINE RODRIGUES A MA NDA FRA NCIELLE MA CHADO RAMOS ANA CLAUDIA DA ROSA ANA CRISTINA DOS SANTOS LEME ANA LETICIA DE OLIVEIRA ANA MARIA DOS SANTOS ANA PAULA DE OLIV EIRA A NA PRISCILA OLIV EIRA RODRIGUES ANA ROSA DE ALMEIDA A NA TEREZA DE JESUS PEREIRA SANTOS ANA LISSA CRISTINA DE FREITAS ANDREIA DE CA STILHO AV ILA

ANDREIA TOME MACHA DO ANGELA MARIA RIBEIRO ANGELA NEVES DA SILVA A NGELICA CARMELINDO RODRIGUES DE MELLO ANGELINA A PA RECIDA SOUTO DE OLIV EIRA APA RECIDA GOMES DE ALMEIDA APA RECIDA LOPES DE LIMA APA RECIDA MARIA DOS SANTOS A PA RECIDA NUNES DO ESPIRITO SA NTO AUGUSTA RODRIGUES BEATRIZ DE FATIMA ALMEIDA DE OLIVEIRA CAMARGO BENEDITA ROZA BENVINDA DA SILVA SANTOS BRAZ PORTELA BRUNA CAMPOS LIMA CANDIDA DE JESUS RIBEIRO CARMO RODRIGUES DA PENHA CASSIANA RODRIGUES DA PENHA CELIO RUIVO SILVESTRE CINTIA ALV ES CAMARGO CLARICE SANTIA GO CLAUDETE A PA RECIDA LEA L DE MATOS CLA UDIA DOS SANTOS CLA UDIA RUIVO DA SILVA CLA UDINEIA VIEIRA CLEUSA DE PAULA LIMA CLEUSA DE SOUZA RODRIGUES CLEUSA PAINCO DOS SANTOS CLEUZA ASSUNCAO DA COSTA BENEDITO CRISTIANE ADAS MACHADO AMARA L CRISTIA NE DE FATIMA PINHEIRO MASSIR CRISTIANE TA BORDA BARROS CRISTINA APA RECIDA ROCHA DE SOUZ A DAIANA CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS DAIA NE DE FATIMA DO AMARAL DA IANE RODRIGUES DELGA DO DANIEL SANTOS DANIELA ALVES CARNEIRO DE LIMA DA NIELE DE FATIMA RODRIGUES PEREIRA DANIELE DE MELO GOIS DANIELE LOPES DA SILVA DANIELE MONTEIRO DOS SANTOS DAYANE DUARTE PERUCIO DEBORA KARINA GAIA LOPES DELEUSA A PARECIDA VEIGA DIRCEIA ALELUIA DOS SANTOS DIRCELIA LOPES DA SILVA DIRCELIA VALES DE SOUZA DIRCEU DIAS DA SILVA DIVA BENEDITA DELFINO OLIVEIRA DORACINA VIDAL DOS SANTOS DA SILVA DORCAS ELIS CORREA DULCINEA FIUZA DURVALINO ROSA DE ALMEIDA EDICLEIA FERRAZ COCK EDIMARA LOPES EDITE MACHADO ALMEIDA EDIVAIR DIAS PACHECO EDNA MARTINS LARA EDOVIRGES BONIFACIO CORREA DE OLIV EIRA ELAINE APARECIDA RODRIGUES ELDA DE OLIVEIRA SANTOS ELENICE APA RECIDA DIAS BATISTA MA RQUES ELIANE A PARECIDA DE ALMEIDA ELIANE APARECIDA FRA NCISCO ELIA NE CRISTINA FAGUNDES DOS SANTOS ELIA NE FERREIRA DE BA RROS DE QUADROS ELIANE MORA ES ELIDIA DA SILVA FRA NCA OLIV EIRA ELIETE FATIMA LOPES ELISABETE PEREIRA DA SILVA ELI-

SA MA RA RODRIGUES DE CA RVALHO EMIDIA CIRINO DE FA RIAS ERICA A PARECIDA DOS SANTOS ERICA BATISTA PINHEIRO ESDRA S CRISTIANE MORA ES ESMARINA RODRIGUES ESTER FREITAS CAMPOS DE PAULO EVA BATISTA EVA MARIA JOSE DOS SANTOS EVA NEIDE NICOLETTI RA MOS FA BIANA MACIEL MARQUES FA BIA NE GONCALV ES FARIA FATIMA FERNA NDES SOARES FELIPE DE SOUZA BARBOSA RODRIGUES FLAVIA MARINA LEAL FLAVIANE ROBERTA DE MORAES FRA NCISCO PEREIRA NETO GECIANI CRISTINA PEREIRA DE MATOS GENI DE FATIMA DOMINGUES GENTIL PEDRO DA SILVA GILDA APA RECIDA GONCALV ES GISLAINE CORDEIRO LOPES GRACIELE A PARECIDA SANTOS DE SOUSA GUIOMAR A PARECIDA FERRAZGUMERCINDO ALVES CA MARGO HELENA CRISTINA BELA NTONIO DE MELLO HERONDINA SUNTAK IDINACI RODRIGUES MELLO ILAISA VERISSIMO CARDOSO ILDA APARECIDA VILARINO DA SILVA INES A PARECIDA ROSA INES RODRIGUES IOLI RODRIGUES CA RNEIRO DE MELO IRIHAN MADUREIRA ISA BEL DE FATIMA SOUZA ISA C PEREIRA DE FREITAS ISAURA CELESTINA DOS SA NTOS NA SCIMENTO IVONETE DE OLIVEIRA CALABREZ JACIRA MARINS JA QUELINE APARECIDA ANDRIOSI JA QUELINE FERREIRA JESSICA GONCALV ES FERREIRA DE ALMEIDA JESSICA LUANA DE OLIV EIRA J E SUINA A PARECIDA DOS SANTOS JOA O BATISTA FURQUIM DE CA MARGO JOCIMARA APA RECIDA SARTI J O CIMARA WERNECK COSTA JOCIMA RI A PA RECIDA SANTOS DE CARVA LHO JOEL LINO DA CRUZ JOELMA A PARECIDA RODRIGUES JOELMA PRESTES DO AMA RAL JORGE SANTIAGO DE LACERDA JOSE DIAS DO NASCIMENTO

JOSE LUCAS DE ALMEIDA JOSE ROMARIO DOS SANTOS J O SELIA CHA GAS JOSEMARA APARECIDA ANTUNES JOSIANE ALVES DOS SANTOSJ O SIA NE CRISTINA SANTOS RODRIGUES OLIVEIRA JOSIA NE DE FATIMA RODRIGUES BRIZ OLA JOSIANE TOMAS DE MIRANDA VIEIRA JOSILENE DE FATIMA CAVALHEIRO MA RIANO JOYCE CAMILA DOS SANTOS SOUZA JUA REZ DOS SANTOS JUCILENE DA COSTA MACHADO JURACI PIEDADE APA RECIDO KARINE DA SILVA OLIVEIRA LAURICI DA LUZ SANTOS LENIR RODRIGUES DE ALMEIDA ALEXANDRINO LEONICE PORFIRIO DOS SANTOS LEONTINA A PARECIDA SILVA LIGIA ADRIA NE DE OLIVEIRA GIL LILIA NE APARECIDA BRISOLA DOS SANTOS LOURDES A PARECIDA FIGUERO LUA NA A PA RECIDA A DA O DOS SANTOS LUCEIA PATRICIA DE ALMEIDA SANTOS LUCELIA DE PAULA AMA RAL LUCIANA MARIA CORDEIRO LUCIANE ALVES DE SOUZA FERRARI LUCIMA RA CAMA RGO BICUDO LUCIMA RA FERNANDES LUCINEIA A PA RECIDA DE MATOS FA RIAS LUCINEIA DA CONCEICAO LIMA LUIZ A GOMES DA SILVA LUZIA DE FATIMA GOMES MA LVINA DIAS MARIA NO MARCIA DE JESUS FERNANDES MARCIA REGINA BELTRA O MOURA MARCIO ROGERIO DOS SANTOS MA RGA RIDA MA RQUES MARI LUCI MIRANDA MARIA ALICE FERREIRA BLUMEMA RIA ANITA DA CRUZ BRAZ DA SILVA MARIA A NTONIA GONCA LV ES DA ROCHA MARIA A PARECIDA DOS SANTOS MARIA BEATRIZ NUNES ROCHA MA RIA CAMA RGO RODRIGUES MARIA CANDIDA RODRIGUES MARIA CANDIDA SOUZA MACHADO MARIA CECILIA RA MOS MARIA CRISTINA LIMA DE MELLO MARIA DA CONCEICAO BRIZOLA MARIA DE FATIMA FURQUIM DE CAMARGO MARIA DE FATIMA PEREIRA MARIA DE LOURDES CARNEIRO

MARIA DO CARMO CORREIA PINHEIRO MARIA DO CARMO OLIV EIRA MA RIA DO CARMO PEDROSO FERREIRA MARIA DO ROSARIO SANTOS MARIA GLACI RIBEIRO MARIA ISABEL ALMEIDA SANTOS MARIA IVONE ALVES DE ALMEIDA MARIA JOSE RABELO MARIA LUIZA DE MORAES MARIA MADALENA RODRIGUES MARIA NEIDE QUIRINO DO VALE MARIA ODETE MELO RODRIGUES MA RIA RIBEIRO GONCALV ES MARIA RODRIGUES BENFICA MA RIA TEREZA ULTRAMA RI MARIA VALDELICE ALV ES MARIANA RODRIGUES DE ALELUIA MARILDA DA SILVA MARILEIA DE FATIMA WERNECK MARINEIA DE FATIMA FABIANO MA RISA FERREIRA RA MOS MA RIZ ETE GOTERRA MA RLENE SOUTO MA CHA DO MARLI DE MELO MARTA REGINA PAINCO MACHADO MA RYSSOL MARION DE SOUZA MEIRE CORREA MACHA DO MIELE RAMOS DE SOUZA MIRIA M A LV ES DE MORA IS DOS SANTOS NA DIA APARECIDA APOSTOLICO NATALIA ROSA DOS SANTOS NELCI APA RECIDA DE LIMA NELCI DE FATIMA MONTEIRO DE SOUZ A NELI GONCALVES DA SILVA NERCI A LVES ALMEIDA NERI FRANCO DE LIMA NEUSA CRUZ DO AMA RAL NEUSA VILAS BOAS DE OLIV EIRA NEUZA VIEIRA NEZELI ALVES DA ROCHA NILCEIA RODRIGUES DE OLIVEIRA NITA DOS SANTOS DE LIMA NIVALDO SOARES DA SILVA ODETE PRIOTTO DA CRUZ OLIVEIRA OLIZANDE LABRES DE LIMA PA LOMA QUEIROZ PEDRA FLORIA NO LOPES PEDRO FLORIA NO PRISCILA SOUZ A ABDALA RODRIGUES QUELIS CRISTINA NERIS RA FAELA ARAUJO CUNHA RAFA ELA RIBEIRO DOS SA NTOS FA NTES DE ARRUDA RAQUEL A PARECIDA OLIV EIRA SANTOS RAQUEL DE LIMA SILVA REGIA NE A PARECIDA SANTOS REGIANE DOS SANTOS SILVA REGINA CELIA FERRAZ REGINA DE FATIMA BOAVENTURA RENATA A NDRA DE GOMES RENATA CASTILHO MA RINHO RIVAIL FERMINO RODRIGUES ROQUINA TEREZINHA DO AMA RAL ROSANA APARECIDA SIMAO ROSA NGELA APA RECIDA MA CIEL GONSALVES ROSANGELA DE FATIMA HELMANN ROSANGELA GONCA LVES V IEIRA ROSARIA DE FATIMA CAVALHEIRO ROSELI APARECIDA COELHO LUIZ ROSELI GOMES DE LIMA ROSELY APARECIDA DA MOTA SILVA ROSELY LUCIANA DE OLIVEIRA FERREIRA ROSEMILDA APA RECIDA CORREA DOS SANTOS LEITE ROSILDA ANTONIO PADILHA ROSINEIA LIMA BARBOSA ROSINEIDE RODRIGUES CORREA

ROZILDA FERREIRA DE LIMA RUTE RODRIGUES DE ASSIS SANDRA LEMES DE ALMEIDA SOARES SANDRA MARA DOS SA NTOS SANDRA MARIA DA SILVA SANDRA MARIA RODRIGUES SANDRA REGINA DOS SA NTOS SANDRA REGINA MA RTINS DOS SANTOS SA NTINA MARIANO CAVALHEIRO SELMA ANGELITA GARCIA NETO SELMA DE FATIMA CAMA RGO OLIVEIRA SELMARA CORREA DOS SA NTOS SILVA SHEILA A PARECIDA DE PONTES SIDNEIA GONCALV ES DA ROCHA SILMA RA APARECIDA DA SILVA HOLOUKA SILVA NA APA RECIDA FONSECA DE LIMA SILVANA A PARECIDA FURQUIMSILVA NA SOUZ A SANTOS SILV IA ANDREIA DA SILVA SILVIA DE OLIV EIRA CARVA LHO SILVIA RENATA CAETA NO SIMONE FERREIRA DO AMA RAL SIMONE FRANCINE ALV ES SIMONE MARIA MARTINS SIRLEI RODRIGUES DE CA STRO MA RQUES SIRLENE BARRETO DOS SANTOS SOFIA DE OLIVEIRA ROSA SOLANGE A LVES FIGUEIRA SOLANGE CRISTIA NE LEONA RDO MACHADO SONIA ANDRADE DE JESUS SONIA DE OLIVEIRA BLUME SORAYA PIRES DE CAMA RGO STELITA BATISTA DUTRA SUELEN DOS SANTOS OLIVEIRA SUELEN SILVA DE OLIVEIRA FROES SUELI FERREIRA DA SILVA SUELI RODRIGUES DOS SANTOS SUSANA A PARECIDA UBALDO SUSANA DE FATIMA DIAS DA ROSA SUZANA DA ROSA TATIA NE MACCARINI TELMA REGIANE VIEIRA APOSTOLICO TEODORO DE JESUS PIRES DE RAMOS TERESA DE FATIMA DA SILVA TEREZA ALV ES MORA ES TEREZA DE JESUS DEMETRIO TEREZINHA DE JESUS SANTOS TEREZINHA LEME BARBOSA VA LDEMIR BATISTA VA LDEVINO APARECIDO PEREIRA VA LDILENA FERNANDES VANDERLEIA DE JESUS CARDOSO VANDERLEIA PROENCA GONCALVES VANDERLEIA RODRIGUES DE RA MOS VANESSA CRISTINA DO NASCIMENTO CRUZ VANESSA DOS SANTOS CA STA NHO VA ODECI RAMOS MA CHA DO VERA LUCIA MADUREIRA VERA LUCIA ROSA BARBOSA VERA OLIVEIRA FILHO VICENTE ROBERTO COELHO VILMA DE FREITAS FERREIRA VITORIA DE PA ULA RODRIGUES VIVIANE LUCIA NO WERONICA SOA RES DE A GOSTINHO WILMA SANTIAGO YANI ROSA DE ALMEIDA ZELINA APARECIDA DIA S PONCIANO A LVES ZENILDA A PARECIDA DE OLIV EIRA MONTICELLI ZENIR DE MATOS ZILDA MACHA DO

Torneio da Amizade aconteceu no sábado Aconteceu no sábado (22), o 1º Torneio da Amizade entre as escolas de futebol da Coordenadoria de Esportes (COORESP) e do Clube Atlético Fronteira (CAF) de Itararé. O evento teve início às 8h30, no Estádio Hugo Kennedy. No torneio participaram duas equipes de cada agremiação, nas categorias 2001/ 2002 e 2003/2004, resultando em cerca de 80 crianças participantes. Organizado pela Coordenadoria de Esportes e pelo CAF, o evento também teve o apoio da Prefeitura Municipal, que forneceu condução para os alunos da Cooresp, assim como a equipe de arbitragem e a premiação do evento. Segundo Luiz Fernando Domingues, professor do CAF “este evento é muito importante, pois todas as crianças têm a oportunidade de participar, sendo que em competições oficiais nem todos tem essa chance”. Nas duas categorias a Escolinha da Cooresp saiu vencedo-

ra. Na final do 2001/2002 ela venceu pelo placar de 03 a 02 e no 2003/2004 venceu pelo placar de 02 a 01.

O coordenador de Esportes, Denis Galvão Ribeiro, parabeniza os instrutores Hélcio Célio Martins e Luiz Fernando Domin-

gues pela responsabilidade e comprometimento no trabalho que têm realizado dentro da modalidade futebol em Itararé.


09

26 de fevereiro de 2014

Pilates: um ciclo completo de equilíbrio e resistência

C

riado na década de 40, pelo alemão Joseph Pilates, o exercício que hoje leva o sobrenome de seu criador chegou ao Brasil há apenas 23 anos. Hoje o pilates é uma das mais modernas e preferidas alternativas de atividade física no país. Para nos aprofundarmos mais nessa nova técnica, que vem conquistando cada vez mais adeptos, entrevistamos a personal trainer Liliane Bortoleto, proprietária do “Studio Liliane Bortoleto”, localizado à Rua XV de Novembro, 817, no Centro de Itararé. Liliane é especializada em Pilates Solo Funcional, Treinamento Funcional, Reestruturação Corporal Global (RCG) e Reorganização Postural Estrutural e Funcional. Para poder ministrar as aulas ela fez 10 meses de curso na AIPEP Pilates em São Paulo, onde somou mais de 600 horas de atividade. Confira: IN - Há quanto tempo a senhora trabalha com a modalidade pilates?  Liliane - Trabalho com o

com o método há oito meses, em meu Stúdio e na Academia RZ Fitness. Trabalhamos com o Mat-Pilates Solo Funcional, que não utiliza os aparelhos e sim materiais alternativos, que vem de outro método o qual também trabalho que é o Treinamento Funcional. IN - Como você definiria o pilates? Liliane - O pilates pode ser visto como a metodologia que considera a totalidade humana, que é o corpo – mente – alma e se associados à força física, formam um ciclo completo de equilíbrio e resistência. O importante nos exercícios de pilates são a força e a concentração. A prática não tem restrição de idade e nem nível de condição física e seu foco maior está na região dorsal, lombar e abdominal. IN - Quais os benefícios que este exercício pode trazer para o corpo? Liliane - Praticando pilates você irá sentir-se melhor, melhorar sua postura, a coordenação, ganhar amplitude de movimentos e ter maior tonicidade

muscular. Uma enorme porcentagem dos alunos afirma também que o trabalho calmo e objetivo sobre o corpo lhes proporciona um maior equilíbrio emocional. Vai conseguir um abdômen tonificado, melhor postura, articulações mais flexíveis, melhor coordenação e equilíbrio emocional. IN - Qual a principal diferença entre o pilates e as outras atividades físicas, como musculação, corrida, etc? Liliane - Normalmente, quando as pessoas estão empolgadas para iniciar novos hábitos em prol de um corpo em forma, podem não estar preparadas fisicamente para realizar uma atividade. O despreparo as leva rapidamente à exaustão, acarretando desmotivação ou sensação de incapacidade. Com o Pilates não existe este risco, já que os movimentos são realizados de forma fluente, com muita calma e poucas repetições. A eficiência do Pilates está na qualidade e não na quantidade, desta forma o praticante não cansa facilmente e consegue grandes resultados. IN - Em quais situações o pilates é indicado? Liliane - O pilates é uma atividade que, por oferecer possibilidades diferentes para cada exercício, permite que pessoas de todo tipo possam praticá-los. É altamente recomendado, inclusive para a terceira idade, já que produz benefícios nas articulações (em caso de artrose). Além disso, previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea. Também não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto. Em uma pesquisa recente, verificou-se que os exercícios do método Pilates são mais eficazes que os usualmente utilizados no tratamento de lombal-

Matinê de Carnaval vai esquentar a Praça São Pedro! Programação gratuita tem matinês nos dias 2 e 4 de março A Praça São Pedro será palco, novamente, do carnaval promovido pela Prefeitura Municipal de Itararé. O evento promete muita festa para os amantes da folia, que se estende das 14h às 17h nos dias 2 e 4 de março, domingo e terça-feira de carnaval. A atração principal fica por conta de Tataco & Banda Kids, que além de apresentar repertório com sucessos de hoje, também homenageia marchinhas de ontem, além de grandes compositores de Itararé, como o poeta Silas Correa Leite e o pintor Jorge Chueri. Um repertório especial destinado às crianças também faz parte da programação.  O público infantil também pode esperar artistas em modelagem de balões, pintura facial, serpentina e muito confete nas duas tardes de folia. O evento é uma realização

da Prefeitura Municipal de Itararé e tem a classificação etária

livre. Assessoria de Imprensa PMI

gia, hérnia de disco e problemas posturais. IN - Há contraindicações? Liliane - A única contraindicação do método é para casos de lesões no sistema musculoesquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, iniciase a reabilitação, na qual o pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento. IN - Como são as aulas? Liliane - As aulas em grupo devem ter um número limitado de alunos ente 6 a 8 alunos no caso de uma aula solo, pois assim o professor poderá fazer uma melhor correção dos exercícios e dar uma atenção especial na respiração e nos movimentos, dando uma atenção especial na parte postural do aluno. Já uma aula em Stúdio com aparelhos três alunos é o máximo, lembrando que em uma aula o aluno é considerado um ser único, portanto cada exercício é dado conforme a necessidade

de cada indivíduo. IN - O pilates ajuda a emagrecer? Liliane - O pilates não é um exercício cardiovascular e a queima de calorias não é seu principal objetivo. Entretanto, ele age no emagrecimento de três maneiras: 1- Ao tonificar a musculatura de todo o corpo, o metabolismo é acelerado, o que aumenta a queima de calorias em repouso; 2- Define e modela os grandes músculos do corpo; e 3- Por melhorar a postura, cria um corpo mais alongado, aparentando uma forma mais magra. IN - Gestantes podem praticar essa atividade? Liliane - O método pode ser utilizado por gestantes no 2º e 3º trimestre e auxilia na respiração, na prevenção de incontinência urinária e diástase abdominal, por trabalhar a musculatura respiratória do assoalho pélvico. IN - O público do pilates é em sua maioria mais feminino

ou masculino? Por quê? Liliane - A procura pelo pilates vem aumentando cada vez mais e conquistam além das mulheres também os homens de todas as idades. IN - Quantas aulas são recomendadas para se atingir os resu lta dos ?  Liliane - Para se atingir os resultados, como em qualquer atividade física, depende muito de cada um e de seu objetivo. Um aluno que procura transferir para o seu cotidiano os exercícios de alinhamento postural que são trabalhados durantes as aulas rapidamente veem os resultados. IN – O que você diria para as pessoas que desejam praticar esta modalidade? Liliane - Sempre digo aos meus alunos esta frase dita por Joseph Pilates: “Com 10 sessões, você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”.

Educação Infantil é tema de orientação a agentes auxiliares de creche

Aconteceu na última sexta-feira (14), no Centro do Professorado Paulista (CPP), uma Orientação Técnica voltada para os agentes auxiliares de creche. De acordo com as assessoras técnicas pedagógicas, Eliara Carvalho Rodrigues Leite e Samara

Abrahão, responsáveis pelo evento, disseram que cerca de 40 profissionais participaram da orientação. Segundo as responsáveis, a formação teve como eixo central o estudo sobre a estimulação precoce e o desenvolvimento infantil. “A educação infantil é o pe-

daço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança, o período se resume em estar com os outros, aprenderem a ser e a conviver”, afirmou a secretária de Educação de Itararé, Maria Aparecida Damásio Vieira.


10

26 de fevereiro de 2014

Jogador Viola esteve na cidade no domingo O evento contou com a participação do ex-jogador tetra campeão de futebol VIOLA, além de diversas atividades desportivas No domingo (23) passou por Itararé a edição 2014 do Circuito SESC Verão. O evento tem como objetivo reforça a importância da prática diária de esportes e atividades de lazer. A caravana, que teve início dia 04 de janeiro, integra a Campanha Move Brasil, e passa por várias cidades do Estado. Em Itararé o evento aconteceu o dia todo na Praça Francis-

co Alves Negrão (São Pedro) e promoveu diversas atividades lúdicas e interativas, incluindo vivências e demonstrações de modalidades esportivas, jogos e brincadeiras, incluindo atividades em camas elásticas, trapézios e tecidos, exposições, espetáculos, aulas abertas e atividades recreativas gratuitas para todos os públicos, como games interativos, bola, bad-

mington e corrida. O momento mais esperado, porém, foi o encontro e o batepapo promovido pela equipe do SESC com o ex-jogador tetra campeão de futebol Viola, onde o público pode interagir e tirar dúvidas com o clássico. Dentre as diversas perguntas que o público fez ao jogador a mais marcante foi sobre qual sua opinião sobre o Brasil sediar a Copa do Mundo. Segundo Viola, autodenominado uma pessoa crítica e até mesmo polêmica, a Copa do Mundo no Brasil é um desastre predestinado há 7 anos, quando foi proposta. Ainda segundo ele, o evento certamente “será um fiasco e o povo brasileiro, que já está sofrendo, vai sofrer muito mais após o termino da Copa”, tudo devido à falta de organização dos governantes e a quantidade de dinheiro que está sendo desviada nas obras.

Ciclistas passam o final de semana pedalando pelo Vale do Itararé Neste domingo (23), a Equipe Itararé Adventure, em parceria com os ciclistas de Itapeva, organizou um passeio ciclístico pelo Vale do Itararé. O passeio contou com cerca de 30 ciclistas, que não se intimidaram pelo tempo chuvoso, vindo várias cidades da região, como Itape-

va, Arapoti, Sengés e Jaguariaíva fora os atletas de Itararé. Foram 80 km de percurso, incluindo a passagem pelo Vale do Corisco, Véu da Noiva, Poço dos Encantos e pelo Cânion do Jaguaricatu. A saída ocorreu da Praça São Pedro às 8h e os atletas retornaram por volta das 19h30. Segundo os organizadores, como

foi uma atividade em ritmo de passeio a intenção era passar um dia diferente, conhecendo as belezas da região e, inclusive se possível, tomar um banho de cachoeira. A equipe Itararé Adventure organiza regularmente passeios ciclísticos em nossa região, abertos ao público, e

quem quiser participar pode procurar o Osmim Ferraz ou o Otávio Prego na loja sede Itararé Adventure para saber a programação, ou também pelo Facebook da equipe, Itararé Adventure Bike Shop. Segundo os organizadores, para participar é preciso ter uma bicicleta preparada e um

kit de segurança, que inclui no mínimo capacete e luvas, além de um preparo físico adequado. Caso o passeio não conte com nenhuma parada em lugares específicos de alimentação, os organizadores também orientarão cada atleta a levar seu lanche e sua hidratação.


11

26 de fevereiro de 2014

Equipe de futsal representa Itararé na região de Amparo

A

equipe de futsal E.C. Itararé existe há 1 ano na cidade de Amparo. A mesma recebeu o nome da cidade de origem de seus criadores, sendo que 4 dos 9 jogadores integrantes são itarareenses. Os garotos, embora amassem sua cidade natal, tiveram que se mudar para partir em busca de seus sonhos e de oportunidades de mostrar o seu trabalho fora daqui. Entretanto, o nome de Itararé foi com eles e hoje está sendo divulgado entre os profissionais do esporte daquela região. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Bruno Rodrigues, 22 anos, criador da equipe, para saber mais sobre essa decisão de sair pelo estado levando o nome de Itararé: IN - Como foi chegar numa cidade totalmente nova? Bruno - No início foi meio difícil, mas agora já nos estabilizamos.

IN - Atualmente onde é a sede de treinamento da equipe? Onde vocês jogam? Bruno - Não temos sede de treinamento, atualmente fazemos amistosos em escolas e em cidades vizinhas como Jaguariúna, Pedreira e Santo Antônio de Posse. Nós disputamos 2 municipais na cidade de Amparo 2013/2014, sendo eliminados, ambos nas semifinais. Este ano de 2014 já fomos escalados para diversas competições da região. IN - Vocês têm patrocínio? Como fazem para adquirir os uniformes e demais equipamentos necessários para os jogos e treinos? Bruno - Não temos nenhum patrocínio. Os uniformes nos últimos 2 campeonatos foram emprestados, temos apenas uniformes para treinar. Os demais equipamentos como tênis, meião e caneleira cada atleta compra o seu. IN - Para vocês, hoje, a equi-

pe E.C. Itararé já conquistou um reconhecimento considerável? Bruno - Aqui em Amparo posso dizer que sim, porque o Campeonato Municipal atrai muitos olhares, inclusive de esportistas de cidades vizinhas. IN - Por que vocês decidiram colocar o nome da cidade de Itararé na equipe? Bruno - Na verdade fui eu quem escolheu e decidiu. Achei que ia ser diferente de tudo que tem aqui em Amparo e outra, acho legal divulgar o nome da minha cidade fora dela. IN - Querem deixar alguma mensagem à população de Itararé? Bruno - Iremos fazer de tudo para levar o nome de nossa cidade cada vez mais longe. Acreditamos que com apoio de todos, seremos ainda mais fortes. NR: Embora a equipe esteja se destacando cada vez mais no futsal, os garotos ainda não têm

28 de Agosto presta homenagem aos esportistas

patrocínio. Caso algum empresário de Itararé esteja disposto a ajudar e apoiar esses garotos, que deixaram a segurança de sua ci-

Homenagem da Equipe 28 de Agosto Comemore, Esportista. Comemore se você luta pelos seus ideais; Se você respeita os seus adversários. Se você respeita as regras do jogo. Comemore se você consegue conquistas, por menores que

sejam. Comemore se você tem como sagrado o palco esportivo, se você o venera e respeita como o espaço onde se realizam seus sonhos. Comemore se você admira o esforço de seu rival e tenta superá-lo. Se você torce para que seu adversário seja sempre bom, para que, quando você o superar, que seja porque venceu o melhor. Comemore se você acredita no poder da determinação, da garra, e da disciplina para alcançar seus objetivos. Se você chora porque perdeu, mas lágrimas de uma derrota secam rápido no rosto, mas tão

rápido quanto começam os treinos para os próximos desafios. Comemore se as alegrias das vitórias são divididas com todos aqueles que lutaram ao seu lado. Se a competição, o jogo, forem para você metáforas da vida. Que sirvam para o crescimento pessoal em todos os aspectos. Se você não transfere a responsabilidade da derrota para outros. Se você é fiel ao esporte e não deixa que os fins justifiquem os meios. Comemore se o seu mais valioso troféu é a humildade. Comemore, Esportista. Hoje é o seu dia!

Equipe de DAMAS se destacou no Circuito Paulista de Suzano Aconteceu no dia 15, o Circuito Paulista de Damas na cidade de Suzano. A equipe itarareense Cooresp/CAF contou com 23 atletas. O sistema de disputa foi 15 por 15 minutos Nocaut e foi usado o tabuleiro de 100 casas. Destaque para o damista Luís Carlos Geremias (2º colocado), Magno de Lima (9º colocado) e Anderson Luís Duarte (11º colocado). Tendo em vista o nível da competição estamos felizes com os resultados apresentados. Itararé se destacou no evento, sendo que os adversários eram do Rio de Janeiro, São Bernardo, São Caetano, São Paulo e Suzano. O coordenador de Esportes, Denis Galvão Ribeiro agradece

ao presidente do Clube Atlético Fronteira (CAF) pela parceria fundamental à modalidade. Os treinos de damas acontecem no

Clube Atlético Fronteira às terças e sextas das 19h às 22h com o instrutor Adolfo Pereira, mais conhecido como Adolfinho.

com Bruno Rodrigues via facebook ou pela página da equipe “e.c.itararé/amparo”, também via facebook.

SESC traz skatistas profissionais em evento O SESC juntamente com o Sincomércio e a Prefeitura Municipal de Itapeva trouxeram os skatistas profissionais Sandro Dias (Minerinho) e Rui Muleke em evento realizado na cidade de Itapeva, no dia 16. Sandro Dias é considerado atualmente um dos melhores skatistas na categoria vertical,

No dia 19 foi comemorado o Dia do Atleta e a tradicional equipe de corredores da cidade de Itararé não podia deixar de se pronunciar. Lembre-se: Esporte é vida! Comemore com esporte o ano inteiro!

dade natal para conquistar novos horizontes, sempre levando o nome da cidade junto à suas conquistas, pode entrar em contato

foi seis vezes campeão mundial e tem vários campeonatos brasileiros no currículo. Outra lenda que também compareceu ao evento, organizado pelo Sesc foi Rui Muleke. Lenda dos anos 80 ele foi o 1° brasileiro a competir em Campeonato Mundial fora do Brasil, na Alemanha e o 1° a ga-

nhar um Campeonato Profissional de Skate realizado no país. O evento contou com um grande público de skatistas da região, que compareceram para prestigiar e conhecer de perto duas lendas do skate brasileiro, que influenciam a nova geração e alavancam o crescimento desta modalidade esportiva.


12

26 de fevereiro de 2014


Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 Editor Chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 58

R$

2,50

NOVA CAMPINA

BURI

Processo contra o prefeito Niltinho é suspenso

Ú Fonseca pede afastamento e Renata Arato assume O prefeito Ú Fonseca pediu afastamento por quase quatro meses para tratamento médico. O ofício foi encaminhado na terça-feira (18) à Câmara Municipal. Assim, a vice-prefeita Renata Arato assumiu a Prefeitura de Buri em cerimônia realizada junto à sessão extraordinária no Legislativo, que aconteceu na quinta-feira (20), onde também foi feito a leitura do ofício. Página 03.

CAPÃO BONITO Nova UBS da Vila Aparecida será inaugurada no dia 14 de março O prefeito de Nova Campina, Nilton Ferreira da Silva tinha até sexta-feira (21) para protocolar sua defesa na Câmara, em relação as acusações apon-

tadas pela Comissão Especial de Inquérito, depois do término da CEI das Compras, que acabou instaurando uma Comissão Processante à sua cassação. O ad-

vogado Dr. Paulo de la Rua assim o fez e no mesmo dia o Poder Judiciário concedeu uma liminar suspendendo o processo por tempo legal. Página 13.

DISE apreende meio quilo de crack com casal de Itaberá A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), após denúncias de que um casal traria drogas da capital dentro de um ônibus, organizou uma operação, que contou com o auxílio da Polícia Rodoviária, a qual na quarta-feira (19) interceptou o veículo e localizou as pessoas em questão. Os investigadores ao realizarem revistas na bagagem localizaram meio quilo de crack, que graças ao bom trabalho não estará em circulação. Página 06.

RIBEIRÃO BRANCO

Sandro Sala inaugura campo de futebol society A Prefeitura Municipal de Ribeirão Branco, através do prefeito Sandro Sala realizou a entrega do campo de futebol society para a comunidade do Distrito de Itaboa. Página 05.

ITAÍ

RIVERSUL

Motociclista morre na Rodovia Eduardo Saigh

Alckmin decreta a desapropriação para construção de duas penitenciárias

Um homem morreu em um acidente de trânsito na tarde do último sábado (22), na Rodovia Eduardo Saigh (SP-255), que liga Taquarituba a Itaí. Ele trafegava em uma motocicleta e se chocou-se contra uma caminhonete. Página 06.

O pedido da Prefeitura de Riversul ao Governo do Estado para a construção de um presídio no município foi aceito. Na quarta-feira (20) foi publicado pela Casa Civil o decreto para desapropriação e a edificação de unidades prisionais. Página 06.

A nova Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida, maior bairro da cidade será inaugurada no próximo dia 14. A UBS foi construída com recursos do governo federal e próprios da Prefeitura. São 198 m² de construção. Página 10.

TAQUARIVAÍ Edson Sima explica dívidas do município e ressalta a importância da gestão da ex-prefeita Cecé

Em relação à matéria veiculada na última edição, intitulada “Edson Sima quita dívidas de fornecedores deixadas pela administração anterior”, o prefeito municipal de Taquarivaí, vem esclarecer que as dívidas referidas na reportagem em questão foram contraídas durante as administrações anteriores, especialmente durante a gestão que antecedeu aos mandatos da ex-prefeita Maria Sebastiana Cardoso Priosti, a Cecé. Página 05.

ANGATUBA Prefeitura entrega um moderníssimo Posto de Saúde à população dos Teodoros

O prefeito de Angatuba Carlos Augusto Turelli inaugurou recentemente para a população do Bairro dos Teodoros e adjacências, o ESF “Gertrudes Ramos”, um moderníssimo e amplo Posto de Saúde, que conta com sala de pré-consulta, con-

sultório médico e de enfermagem, sanitários para pacientes e funcionários, sala para dentista, pesagem, vacinação, reunião, curativo, cozinha, DMIL, almoxarifado, sala de entrega de medicamentos e recepção. Página 08.


02

26 de fevereiro de 2014

Estamos de Olho Traíra Bruno Covas e Junior Fontes estiveram reunidos no Gabinete do prefeito Roberto Comeron e o assunto deve ter sido a campanha de 2014. Comeron com certeza não irá entrar nesta barca furada, que foi articulada pelas costas do presidente do PSDB Paulo Roberto Tarzan dos Santos.

PSDB Te cuida Tarzan que o Rei do Porto Seco está articulando benefícios próprios e não medirá esforços para passar por cima de sua história com o partido.

Brilhando A Fundação Planeta Terra mais uma vez fez a festa para aqueles que lutam por condições melhores para a natureza. O lado negativo foi as autoridades presentes abandonarem o evento antes de seu término. O lado positivo é o incansável trabalho de Paulo Saponga e equipe por uma cidade e região melhores.

Ele vem Depois de quatro anos ausentes e contando histórias, o deputado Guilherme Mussi estará de volta pedindo votos à porta de suas casas. A maioria nem se lembra mais de sua imagem em função do afastamento do parlamentar. Cadê o Escritório Regional prometido em campanha?

Pergunta Alguém está precisando de uma licença ambiental? Va-

mos acompanhar de perto para saber se campanhas políticas não poderão auxiliar na extração de minérios em nossa região.

A resposta Áurea – “Eu estou fazendo um requerimento para que o prefeito Roberto nos informe qual é o projeto que vai ser concluído próximo a Praça dos Tropeiros. O valor que já foi gasto, a titularidade daquele terreno, de onde vem o recurso, quanto ainda vai gastar e o prazo do término daquela obra. Eu recebi hoje seis assinaturas de moradores próximos, querendo saber e me indagando o que iria ser feito no local, porque eu também não sei”. Nós também gostaríamos de uma resposta, já que é a única obra iniciada pelo Comeron e ninguém sabe no que vai dar. Louve-se o trabalho da Secretaria de Obras, que não tem material humano para fazer e levar a diante projetos.

O mágico Áurea – “Olha é tanto milhão, que você falou, é tanta emenda, tanta coisa que eu fiquei pensando e resolvi fazer um requerimento para o prefeito, que nos informe por escrito quais os deputados federais que mandaram e qual a quantia que já entrou no caixa da Prefeitura. Vamos pegar desde 2012, 2013, 2014 e vamos ver quais os deputados e qual o valor que está dentro da Prefeitura, porque eu preciso acompanhar de perto se o dinheiro que vem se está sendo usado para seu destino”. Segundo o líder do prefeito e às vezes oposição Jé, o deputado federal Guilherme Mussi trou-

por Kiko Carli xe tantas emendas para Itapeva, que não precisaríamos nem pagar mais imposto. É muito importante o pedido da vereadora, já que é muita festa para poucos resultados. O que aconteceu com tanto dinheiro anunciado na Casa de Leis? É só marketing às vésperas de mais uma campanha como aquele instituto, que na época candidato prometia que faria maravilhas pela região?

Clima pesado Os vereadores de Capão Bonito continuam trocando farpas na Câmara Municipal. Nesta semana foi a vez do vereador Heitor Silveira (PDT) e Joaquim Junior (PR). O vereador pedetista chamou atenção do vereador Joaquim, por este, ficar de mesa em mesa cochichando com  seus colegas edis, ao invés prestar atenção nas discussões e votações em pauta. “O vereador Joaquim, além de não ser atuante,  fica cochichando na sessão e atrapalhando os demais vereadores”, disse Heitor.

Descontente Aliados do prefeito Julio Fernando também se mostram descontentes com a atuação do vereador Joaquim Junior, pois o mesmo rasga elogios à administração municipal em público, mas quando tem a oportunidade de unir-se a oposição para dar informações na maioria das vezes, é improcedente. O que acontece vereador? Está na situação, oposição ou depende do dia? Credibilidade e confiabilidade com seus pares deve ser marca registrada de um represen-

tante do povo.

Perigo Segundo postagem no facebook, o vereador Junior da Itaoca vem sofrendo todo tipo de pressão e ameaças em razão da CEI, que visa a cassação do prefeito Niltinho do Nicanor. Boletim de Ocorrência é uma forma de resguardo caro edil. Esse tempo onde as ameaças intimidavam representantes do povo, já estão bem longe de nossa realidade e os componentes da Casa de Leis não podem permitir que tal fato aconteça em Nova Campina.

Acredite Depender do Jurídico da Prefeitura de Itapeva ou da atenção do secretário só irá gerar estresse. Um absurdo a falta de respeito para com quem precisa dos serviços.

Apiaí As obras da SP-249, que liga Ribeirão Branco a Apiaí está indo de vento em popa. O sonho de décadas está prestes a se realizar.

Barreira? Qual o motivo que faz com que as verbas para a reconstrução do município de Itaoca não cheguem de imediato? Estariam sendo guardadas para as vésperas da campanha? O prefeito e o povo não merecem isso. Teria fins eleitoreiros?

Sem festa Não convidem para o mesmo jantar, o secretário Bruno

Covas e as cidades envolvidas com o projeto PETAR. O estresse será inevitável.

Desvio? Na sessão ordinária do dia 23, o vereador Gilmar Rosa entrou com requerimento à prefeita, para que a mesma envie à Casa de Leis, cópias de alguns empenhos pagos a empresas, que prestaram serviços no mês de agosto de 2013 e com indícios de desvio de verbas. “Para minha surpresa, este requerimento foi rejeitado pelos nobres edis, com uma artimanha espetacular do meu nobre companheiro Marcão Ramos. O mesmo não quer que eu faça meu papel de fiscalizador. Agora tenho que recorrer à Constituição Federal que diz: todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do estado. Como cidadão tenho mais força do que como vereador”, disse o vereador Gilmar Rosa.

Saúde Na quinta-feira (20) aconteceu uma sessão para a votação do pedido de afastamento do prefeito Ú Fonseca por 120 dias da Prefeitura de Buri, alegando motivos de saúde. O pedido foi aceito pelos vereadores e o chefe do executivo não compareceu ao Legislativo. A vice Renata Arato, que assumiu o cargo interinamen-

te não quis gravar nenhuma declaração com a imprensa. O prefeito estaria em tratamento de saúde todos torcemos por uma rápida melhora. Quando a atual prefeita já começou mal afastando a imprensa. Medo do que?

Lajotas O vereador Jair Briene Sobrinho solicitou ao Executivo de Itaberá para que o mesmo providencie junto ao setor competente o “Lajotamento” do acostamento em frente as empresas Biosafra e Itafiltros, margeando a rodovia SP 249, no município. Segundo ele, estas referidas empresas possuem um trânsito muito grande de pessoas e veículos, e devido às fortes chuvas e o acostamento ser de terra, a água vem abrindo valetas fundas dificultando a entrada de veículos no local, precisando urgentemente da colocação de lajotas para acabar com o problema.

Tá morta Já o vereador Antonio Camargo de Oliveira indica ao Executivo para que o mesmo providencie junto ao setor competente que interceda à Empresa de Telefonia VIVO, reparos nas linhas de telefones fixos do Distrito de Engenheiro Maia. Segundo ele, a Vivo realizou com sucesso a recepção de celular em Engenheiro Maia, porém os telefones fixos começaram a dar problema e estão com mau funcionamento, precisando que se façam reparos para sanar os defeitos pertinentes.


03

26 de fevereiro de 2014

BURI

Prefeito pede afastamento e Renata Arato é a primeira mulher a assumir como chefe do Executivo da cidade O prefeito Ú Fonseca pediu afastamento por quase quatro meses (120 dias) para tratamento médico. O ofício foi encaminhado nessa terça-feira (18) à Câmara Municipal. Assim, a vice-prefeita Renata Arato assumiu a Prefeitura de Buri em cerimônia realizada jun-

to à sessão extraordinária na Câmara Municipal, que aconteceu na quinta-feira (20), onde também foi feito a leitura do ofício encaminhado pelo Governo Municipal. Emocionada Renata Arato assumiu o Executivo. Durante o período, Ú Fonseca se mante-

rá afastado para tratamento médico, por impossibilidade de exercer atividades profissionais. Durante todo o tempo em que esteve no comando, Ú Fonseca manteve os holofotes para si, de certa forma “ocultando” sua companheira política. Nesse caso, “afastado”, além de cuidar da saúde, o prefeito terá oportunidade de observar o trabalho de Renata Arato e a receptividade por parte da população, já que o nome da mesma aparece como possível sucessora dele nas próximas eleições. Essa é a primeira vez que a cidade está sendo dirigida, apesar do curto espaço de tempo, por uma mulher.

Vereador acredita que afastamento de Ú Fonseca seja jogada política “O latido vai ser o mesmo, só trocou a coleira”, diz vereador Gilmar

O

vereador Gilmar Rosa, que tem feito oposição ao prefeito Ú Fonseca no município de Buri disse em entrevista à nossa equipe de reportagem, que o afastamento do chefe do Executivo seria uma jogada política, já que segundo ele, a vice-prefeita, Renata Arato será candidata a sua sucessão e assim poderá adquirir experiência de como administrar uma cidade, confira: IN – Qual a sua opinião sobre o afastamento do prefeito neste momento? Gilmar - Ele entrou com atestado e nós fomos informados de que ele estava fazendo um tratamento de câncer. Nós ficamos assustados com esse atestado, porque a doença que ele está tratando é outra. Acho que esse afastamento dele é uma forma de fazer com que a vice-prefeita venha a assumir o cargo por esses próximos meses para que

ela vá se familiarizando, porque vai ser a candidata à sua sucessão e para mim ele usou uma tática. Ele tem as loucuras dele, mas não havia necessidade de tirar um atestado, sabemos que ele está com problemas familiares, o filho está morando sozinho em Sorocaba e ele está aproveitando para dar um acompanhamento melhor ao mesmo. IN – Quanto à vice-prefeita o senhor acha que ela está preparada para assumir o cargo? Gilmar - Eu não tenho muito contato com ela. Nós nunca dialogamos sobre a administração. Tínhamos mais contato com o prefeito, mas o latido vai ser o mesmo, só trocou a coleira. Vai ser da mesma forma que prefeito tratava os vereadores, sem dialogo, eu acho que vai continuar do mesmo jeito. IN – O Legislativo não tem um bom entendimento com o Executivo?

Gilmar – Somos 11 vereadores e 6 são da oposição, mas oposição às suas atitudes dele, ele não tinha um diálogo com a Câmara. Esses seis vereadores fiscalizam mesmo a administração, porque o papel do vereador é fiscalizar. Nós temos tentado legislar, mas não temos conseguido, porque criamos uma lei e ele não sanciona, ele veta. Mas o trabalho de fiscalizar nós temos feito. Eu já estou no meu terceiro mandato e tenho feito uma administração com esmero e dedicação, não tenho acepção contra mulher, mas a partir de segunda-feira meu trabalho vai ser da mesma forma que era feito com o prefeito Ú Fonseca. Vou continuar sendo oposição a ela, fiscalizando e já estarei entrando com uma CEI de algumas irregularidades. Chegaram até nós informações aqui na Câmara e estaremos entrando com essa CEI na administração dela. IN – O senhor já conversou com os outros vereadores sobre a CEI, para ver se a maioria está de acordo em relação a isso, para que possa colher as assinaturas? Gilmar – Os 6 vereadores que trabalham conosco já estão cientes dessas irregularidades e dessa denúncia que chegou até mim. Acho que não terei problema quanto a isso, porque os 6 vereadores irão assinar essa CEI. Vamos convocar as pessoas envolvidas, porque acho que está havendo um desvio muito grande de dinheiro.

Vereador Ronaldo espera a visão da mulher na administração

N

ossa equipe de reportagem entrevistou o vereador Ronaldo Danilo de Almeida, o qual falou sobre o afastamento do prefeito Ú Fonseca, que segundo ele irá realmente tratar de uma patologia, diferente do que pensa seu colega Gilmar Rosa. Segundo Ronaldo, que é do Solidariedade, a prefeita Renata Arato tem alguns desafios pela frente como o atendimento à população e à imprensa, confira: IN – Como você está vendo essa situação na cidade de Buri e o que o prefeito alega para esse afastamento? Ronaldo – O que foi proposto para nós essa noite na sessão é afastamento por problemas de saúde, e nós acreditamos que realmente ele tenha essa necessidade e de modo nenhum nós vamos questionar um atestado médico e nós sabemos que ele tem uma patologia e faz um tratamento, e nada mais justo que ele descanse nesse momento, se restabeleça e volte à administração. IN – Como o senhor avalia a Renata Arato? Ronaldo – Nós esperamos que ela tenha uma visão diferenciada, como ela já é prefeita eu vejo um novo momento para a cidade. Serão 120 dias, mas talvez seja inesquecível para a sua administração. Torcemos para que ela faça realmente o trabalho pelo povo e é isso que nós esperamos dela. Com certeza ela terá meu apoio incondicional. IN – Ela era atuante no papel de vice? Ronaldo – Até onde sei ela trabalhava em um departamento próximo ao gabinete e sempre tinha contato com o prefeito e nesse sentido ela conhece todas as ações, o que acontece e como ocorrem as decisões dentro da Prefeitura. IN – O prefeito deixou a ci-

dade em ordem? Ronaldo – Nós sabemos que as obras estão acontecendo, os

“Ele fez uma mudança no município, ele é um grande administrador no meu ponto de vista”, diz Ronaldo funcionários estão recebendo, mas vamos ver como vai ficar daqui para frente. IN – Como você avalia o desenvolvimento da cidade na gestão do prefeito Ú Fonseca? Ronaldo – Não podemos deixar de citar que ele fez uma mudança no município, ele é um

grande administrador no meu ponto de vista. O que poderia fazer a diferença é que ele fosse um pouco mais humano, porque muitas vezes a população espera isso de um prefeito, o administrador seguido do bom moço. A Câmara tem suas colocações, tem sua visão administrativa, mas ela vê que realmente ele está trabalhando. IN – E o que você diria a prefeita Renata Arato nesse momento? Ronaldo – Que ela tenha um olhar mais sensível de uma mulher, com certeza a visão dela vai ser outra, é isso que nós buscamos uma sensibilidade mais aflorada. Tem muitos obstáculos que ela vai ter que superar como o contato com a população, com a imprensa, a qual ela vai ter que estar sempre presente, ele não tem como fugir disso.


04

26 de fevereiro de 2014

RIBEIRÃO BRANCO

A 16ª R.A. de Itapeva e o próximo passo Como já disseram muitos, a 16ª Região Administrativa é uma conquista ímpar, significativa e extremamente importante, é hora de celebrar sim, comemorar, festejar e mais que isso, aproveitar o momento e UNIR forças em busca ao tão sonhado desenvolvimento do nosso rincão, até então esquecido, ou melhor, pouco lembrado. Porém, temos que ter a consciência de que este é apenas um primeiro GRANDE passo nesta direção, mas não o suficiente para nos impulsionar de imediato, ou para revertermos os nossos índices negativos (IDHM, analfabetismo, mortalidade Infantil, infraestrutura viária, entre outros) de maneira satisfatória a curto prazo, ou mesmo para uma efetiva geração de empregos. Se não houver uma alavanca financeira, um aporte de recursos, um fundo destinado especifica e exclusivamente para os 32 municípios que passam a compor a 16ª R.A. do estado. Paralelamente a luta pela implantação da 16ª RA, defendi também, já desde meados de 2001 a constituição do FUNDESUL, ou seja, de um Fundo para o Desenvolvimento do Sul Pau-

lista, que seria dotado de recursos proveniente da arrecadação de tributos que perfazem o ICMS, ou de outra fonte que se possa buscar dentro do tesouro estadual. Infelizmente, não foi devidamente valorizada essa minha iniciativa, porém reconheço que a implantação da 16ª R. A. deveria ser prioridade, como foi e pela qual também, igualmente lutei. Temos ai, o exemplo do FUNDESVAR (Fundo de Desenvolvimento do Vale do Ribeira), o qual foi constituído em 1992 para alavancar o desenvolvimento dos municípios do Vale do Ribeira, e que deu resultados, pois com o passar dos anos, estes que sempre tiveram índices de desenvolvimento, iguais e até abaixo dos nossos, hoje, ostentam uma condição bem melhor. Com a implantação do FUNDESUL, a disponibilização dos recursos deste FUNDO, não seria apenas para as Prefeituras, Órgãos Públicos e Entidades, mas também, para a iniciativa privada, ou seja, os recursos também seriam disponibilizados a juros subsidiados, em condições mais favoráveis (que

as de mercado), também as empresas que viessem a se instalar, em qualquer um dos 32 municípios da 16ª R. A. (seria uma espécie de BNDES estadual) ou mesmo as aqui já instaladas e que queiram ampliar seus negócios ou desenvolver atividades, visando a geração de empregos

que é uma carência efetiva da região. A geração de emprego e renda, ao jovem, ao cidadão, ao homem de bem, É A MELHOR POLÍTICA SOCIAL, porque lhe dá dignidade, lhe sustém com o suor do próprio rosto e mais que isso, eleva a sua autoestima,

tornado-o produtivo e capaz. Chega de bolsa tudo, a conquista do emprego é a conquista da própria independência, da liberdade da pessoa humana. A política de planejamento, ação, execução e destinação dos recursos do FUNDESUL, a ser implantado, seria gerida pelo

ERPLAN/16ª R.A, e obviamente seguindo as normas de preservação do meio ambiente, principalmente do vasto território coberto pela mata atlântica em nossa região; talvez essa seja a nossa maior riqueza, haja vista, os parques Petar, Intervales e Carlos Botelho. Ou seja, desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, nada de se querer avançar a qualquer custo, ou atrair empresas poluidoras apenas visando o lado financeiro e a geração imediatista de empregos, sem se preocupar com a preservação de nossos recursos naturais e ou das características culturais do nosso povo. O potencial da região é rico, abundante e diversificado, vai desde o minério a madeira de reflorestamento, da celulose a resina, passando pelo agro negócio e agricultura familiar e desembocando no potencial turístico e universitário. Desta forma, penso, aí sim, teríamos um diferencial significativo para atrair novas empresas pra cá e fomentar a geração de empregos e renda, alavancando o nosso desenvolvimento. Por Marco Aurélio de Souza Teixeira

TAQUARIVAÍ

NOVA CAMPINA

3ª Copa Regional de Futsal

Casas do Programa Minha Casa Minha Vida estão em fase de acabamento

Na sexta-feira (21), aconteceu no Ginásio de Esportes mais uma rodada válida pela 3ª Copa Regional de Futsal Masculino e Feminino. O primeiro jogo da noite aconteceu entre as equipes Banana Bol x Fazenda Cerrado, que conquistou a vitória pelo placar de 02 a 01 com gols de Fabiana e Deide. Maira foi quem diminuiu para o adversário. A Fazenda Cerrado trouxe em quadra também Eliete, Valéria, Fabiana, Jaqueline, Vanderléia, Jaine, Paola, Fabiana, Verônica,

Edna e Janaína. A equipe Banana Bol foi composta por Andressa, Valéria, Natani, Kemelly, Dercy, Maira, Bruna, Gislaine, Thaís e Elizabeth. Em seguida entraram em quadra as equipes Nova Campina x Grêmio Capituva, que venceu pelo placar de 05 a 04, que foi composta por Alisson, Horácio, Nicollas (03), Renato, Leonardo, Luciano (02) e Jocimar. Já Nova Campina formou-se com Cleyton, Marcos Rafael (01), Zaqueu (01), Rafael, Ricardo, Luiz Carlos (01), Heverton (01), José

Paulo e Everton. A última partida da noite aconteceu entre as equipes Secjel x Spartaks, que conquistou a vitória pelo placar de 09 a 07. A Secjel formou-se com Bruno, Odair (04), Willian, Thiago, Fernando, Fabrício (01), Julio César, Luan, Cleiton, Luiz Gustavo e Paulo Henrique. Já a equipe Spartaks jogou com Tiago (02), Thiago Henrique, Vinicius (01), Pablo (01), Paulo Henrique, Marcelo, Ildo (05), Everton, Gustavo, Alexandre, Gabriel, Vicente, Maxsuel e Cristiano.

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal, que em geral acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Na última semana, o encarregado de obras do município de Nova Campina, Sandro Moreira, afirmou que as nove casas do Programa, que estavam já há aproximadamente dois meses paralisadas por falta de liberação de verba do banco, tiveram suas construções retomadas e estão em fase de finalização, as quais em breve poderão ser entregues aos seus proprietários.

Secretaria retoma obras no Parque Ambiental em Itapeva A Prefeitura Municipal retomou nesta semana as obras de construção do Parque Ambiental localizado à margem da Avenida Orestes Gonzaga em Itapeva. Funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços,

Recursos Hídricos e Meio Ambiente faziam a limpeza e plantio de grama à margem do canteiro de obras. Segundo o secretário municipal Junior Zacharias, “a obra é prioritária para a Administração

do prefeito Roberto Comeron, assim como as demais que estão em andamento no município”. O Parque está localizado em uma área privilegiada e de fácil acesso e em breve será inaugurado beneficiando toda a população.

Senhores Contribuintes, Informamos a aqueles que não receberam os seus carnês de TAXADE LICENÇADE FUNCIONAMENTO e ISS FIXO, com primeiro vencimento para o dia 10/05/2014, podem adquiri-los junto à Prefeitura Municipal de Itapeva na DIVISÃO DE TRIBUTOS MOBILIÁRIOS (ISS).


05

26 de fevereiro de 2014

TAQUARIVAÍ

Terminal Rodoviário será inaugurado em abril A pós ter ficado por dois anos paradas, devido a burocracia do convênio firmado com o Governo, as obras do Terminal Rodoviário em breve serão entregues à população de Taquarivaí, que contará com conforto e segurança para poder viajar. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o prefeito Edson Sima explicou este atraso e falou que em 45 dias no máximo o local será inaugurado, confira: IN – Como está o andamento das obras da Rodoviária aqui do município de Taquarivaí? Prefeito – As obras ficaram

por 30 dias paradas e foram reiniciadas hoje com uma previsão de no máximo 30 dias de conclusão. O motivo desta paralização que vem acontecendo é justamente o convênio, que é liberado em partes. Todos sabem que depois que a empresa ganha a licitação, o empreiteiro faz uma medição, manda-se a prestação de contas, que é da alçada da Secretaria, eles têm que aprovar e no caso de aprovação depositam o dinheiro na conta da Prefeitura e ela paga o empreiteiro. A empreiteira volta para fazer mais um percentual, que é de até 25% e assim vai

até o final do convênio. O que aconteceu aqui foi que a empreiteira que ganhou a parte final da obra, que ficou com a parte de visualização, a parte elétrica e o forro da Rodoviária não pôde fazer a parte deles devido a um atraso da empresa que ganhou a outra licitação, n a parte de estrutura metálica e isso gerou dois anos de atraso até que a empresa licitada para fazer a estrutura terminasse a sua parte. O Fuca não pôde executar a obra, porque no contrato tinham três meses para executar e já tinham se passado dois anos. Nós fizemos um aditivo, acertamos o preço, a empresa voltou executou 20% do seu serviço no valor de R$ 12 mil e o convenio é de R$ 99 mil, fez a medição e parou. Agora eu preciso receber, pois se não receber não concluo a obra, de certa forma com razão, porque ninguém trabalha de graça. O dinheiro foi depositado, foi pago e eles voltaram a trabalhar hoje. IN – Em relação à antiga Rodoviária quais melhorias que foram feitas? Prefeito – A Rodoviária antiga era de madeira e na época ficou muito bonita, só que era um

Revista de Sábado grava programa em Taquarivaí

O

Programa Revista de Sábado esteve em Taquarivaí, onde na oportunidade puderam gravar um programa falando sobre as principais curiosidades e peculiaridades do município, o qual irá ao ar no próximo dia 08. Nossa equipe de reportagem estava na cidade neste dia e pôde bater um papo com a apresentadora Naty Graciano, que além de simpática e bastante extrovertida, confira: IN – Qual é o teor do programa Revista de Sábado? Naty – É um programa jovem, um programa de entretenimento da TV TEM que existe há 10 anos, passa todos os sábado e a ideia é visitar uma cidade a cada sábado e mostrar o que essa cidade tem de mais curioso, mais legal e quais são os figuraças, aqueles caras mais conhecidos do local, qual é a comida típica, o que os jovens fazem, basicamente é se divertir pela cidade. IN – O que chamou mais a atenção até o momento e qual vai ser o foco em Taquarivaí? Naty – Antes rola uma pesquisa com nossa produção, que vem e vasculha o que tem de melhor. Nós fechamos algumas pautas muito interessantes. Fomos à escola agrícola, que é como se fosse um internato, e adorei conhecer esse lugar, têm

muitos jovens, uma galera que vem de fora e gostei bastante. Também fui ao cemitério no meio da cidade, que é uma coisa sinistra e vamos mostrar que rola uma festa todo ano na época de finados, que a galera não chora e sim dá risada. Mostramos também uma aula de zumba muito legal que rola aqui com a mulherada, em que o pessoal emagreceu bastante e rolou também a banda marcial. Por Taquarivaí ser uma cidade tão jovem, a banda é super jovem, o pessoal se divertiu dançando e tem aquelas curiosidades de sempre. Falamos também da botina, que o pessoal daqui usa por uma questão de necessidade, inclusive eu comprei uma. IN – Em relação à lagoa que é um dos principais atrativos da

cidade, será feito alguma coisa especial? Naty – Nós usamos a lagoa de pano de fundo para várias coisas. Fiz algumas fotos e postei na internet. Especifico que na lagoa eu começo no pedalinho, que é o cartão postal da cidade. IN – Quantos dias foram de gravação e já tem uma data para o programa ir ao ar? Naty – Foram dois de gravação e vai passar no segundo sábado de março no dia 08. Eu queria deixar um beijo muito grande ao pessoal daqui. Eu nunca fui tão bem recebida numa cidade. Essa cidade me surpreendeu muito, as pessoas são queridas, elas assistem ao programa e espero voltar aqui um dia. Gostaria de deixar um beijo bem grande a todos que foram muito receptivos.

aglomerado de pombos, que defecavam em cima dos usuários. Não tinha altura, os ônibus não entravam embaixo, o designer não era bonito, na verdade da Rodoviária antiga só foi aproveitada alguma parte de alvenaria, o resto foi tudo trocado. É realidade que vai melhorar bastante, porque os passageiros agora têm uma Rodoviária de qualidade e com segurança maior, pois um

passageiro esperando na pista pode até haver acidente e no Terminal ele estará seguro. IN – Deixe um recado à população para entender essa conclusão do Terminal Rodoviário? Prefeito – É difícil para a população entender, porque essa parte burocrática ela não tem conhecimento. Eu mesmo não tinha antes de entrar na administração pública e hoje es-

tou do outro lado da moeda. Mas peço para que a população tenha compreensão dessa parte, porque estamos fazendo o máximo, nós temos responsabilidade e trabalhamos firmes, com o pé no chão e não fizemos nada fora do que é permitido. Tenham paciência por mais 30 ou no máximo 45 dias, que com certeza nós estaremos inaugurando a Rodoviária.

TAQUARIVAÍ

Prefeito presta esclarecimentos sobre as dívidas da cidade e ressalta a máxima importância da gestão da ex-prefeita Cecé Em relação à matéria veiculada no Jornal Ita News Regional, edição nº 57, de 19 de fevereiro de 2014, intitulada “Edson Sima quita dívidas de fornecedores deixadas pela administração anterior”, o prefeito municipal de Taquarivaí, vem esclarecer que as dívidas referidas na reportagem em questão foram contraídas durante as administrações anteriores, especialmente durante a gestão que antecedeu aos mandatos da exprefeita Maria Sebastiana Cardoso Priosti, a Cecé. Inclusive, é de todos conhecido o fato da ex-prefeita Cecé ter herdado a Prefeitura Municipal de Taquarivaí num estado absolutamente caótico, com inúmeros funcionários e fornecedores sem receber há meses e com um débito vultoso a título de INSS e FGTS, além de precatórios sem pagamento, obrigando a mesma a manter pulso firme e controle total das contas públicas em seus anos de gestão, colocando a situação em ordem, sem deixar de atender o povo, especialmente nas áreas

de Educação e Saúde. Aliás, o atual prefeito reconhece a disposição e o êxito de Cecé em ter efetuado o pagamento de grande parte desses débitos deixados pelas administrações anteriores e, além disso, ter renegociado outra parte da dívida, o que possibilitou à atual administração caminhar por trilhos seguros. Certamente, sem a atuação da ex-pre-

feita, a atual gestão não poderia executar qualquer ação positiva em prol da população. Por fim, a atual administração reafirma o seu posicionamento em relação à meta de pagamento das dívidas com INSS, FGTS e precatórios em geral, dando continuidade à política de saneamento das contas públicas inicialmente implementada pela ex-prefeita Cecé.

RIBEIRÃO BRANCO

Município inaugura campo de futebol society A Prefeitura Municipal de Ribeirão Branco realizou na última semana a entrega do Campo de Futebol Society para a comunidade do Distrito de Itaboa. A cerimônia de inauguração aconteceu no Bairro dos Correias I, onde fica localizado o campinho. A obra foi possível graças a uma parceria com a Sguario Florestal e a comunidade local, que recebeu o benefício com bastante entusiasmo. Para marcar a inauguração aconteceu um amistoso entre atletas daquela comunidade. O prefeito municipal Sandro Sala deu o pontapé inicial do jogo, que formalizou a entrega de mais uma benfeitoria na zona rural da cidade.


06

26 de fevereiro de 2014

ITABERÁ

DISE apreende meio quilo de crack com casal A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), após denúncias de que um casal traria drogas da capital dentro de um ônibus, organizou uma operação, que contou com o auxílio da Polícia Rodoviária, a qual na quarta-feira (19) interceptou o veículo e localizou as pessoas em questão. Os investigadores ao realizarem revistas na bagagem localizaram meio quilo de crack, que graças ao bom trabalho não estará em circulação pelo nossa cidade e região, conforme nos contou em entrevista um dos policiais civis envolvidos na ocorrência, confira: IN – Como a DISE conseguiu interceptar essa grande quantidade de droga? Investigador – Nós tivemos a informação na noite de terça-feira (18), de que um casal teria ido para São Paulo buscar drogas. Também nos ofereceram uma breve descrição física do casal e que eles teriam ido de ônibus. Desde o

início da denúncia, passamos a fazer uma operação e verificar várias possibilidades para poder flagrá-los. Na manhã de quarta-feira (19), começamos a aguardar os ônibus que vi-

nham da capital. No decorrer do dia, por volta das 16 horas, o veículo que chegou de São Paulo aqui em Itapeva foi abordado na base da Polícia Rodoviária e lá foi identificado o

casal. Nas bagagens do rapaz foi encontrada a droga, o crack foi pesado e deu em torno de meio quilo. IN – Eles esboçaram algum tipo de reação no momento da

abordagem? Investigador – Eles nem esperavam. Fizeram uma viagem de São Paulo para cá e devem ter cruzado com muitos policiais nos Terminais Rodoviários, mas como ninguém tinha informação eles estavam bem tranquilos. Viajam como um casal e para mim as bagagens eram apenas para despistar qualquer suspeita, mas foi bem tranquilo. Quando nós entramos no ônibus, já identificamos o casal e eles nem imaginavam e quando pedimos os documentos ficaram um pouco mais nervosos. Diante de nossa fundada suspeita, pedimos para olhar as bagagens e ali encontramos as drogas. IN – Essas duas pessoas têm passagem pela Polícia? Investigador – Eles são da cidade de Itaberá e as passagens que foram apreendidas com eles tinham um destino. A menina não tinha passagem alguma e não sei se é conhecida dos policiais de lá, nós ainda

vamos contatar para saber quem é ela, mas não tem passagem nenhuma no sistema. O rapaz saiu há pouco tempo da prisão, onde cumpria pena por tráfico de drogas. IN – Qual a importância da denúncia anônima para a Polícia Civil? Investigador – Para nós é muito importante, às vezes ela é anônima e às vezes as pessoas se identificam para nós, mas não querem que sua identidade seja revelada e nunca é. Só assim elas têm essa tranquilidade de colaborar, são pessoas que não concordam com o tráfico e outros crimes. Muitas se identificam, mas pedem que não sejam identificados pela própria segurança e tem as anônimas, que são muito importantes, porque a Polícia não tem como saber das coisas que acontecem em todos os lugares, somente com essas informações podemos chegar a essas apreensões e tirar esses criminosos de circulação.

ITAÍ

Motociclista morre na Rodovia Eduardo Saigh Um homem morreu em um acidente de trânsito na tarde de sábado (22), na Rodovia Eduar-

do Saigh (SP-255), em Itaí. Ele trafegava em uma motocicleta e se chocou contra uma cami-

nhonete. De acordo com a Polícia Rodoviária, o condutor da caminhonete estava atravessando a pista no quilômetro 296, e não viu que a motocicleta estava vindo pela via. O motociclista precisou frear, acabou caindo e batendo na roda da caminhonete. A vítima morreu no local antes de ser atendida. O motorista da caminhonete, segundo a Polícia, apresentava sinais de embriaguez. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi encaminhado para a Delegacia da cidade. O homem prestou depoimento e vai responder em liberdade por embriaguez ao volante. (Fotos: Danilo Tristão - Fonte: G1)

RIVERSUL

Geraldo Alckmin decreta a desapropriação para construção de duas penitenciárias

RIBEIRÃO BRANCO

Munícipio recebe emenda de R$ 250 mil Dinheiro será investido em obras de pavimentação asfáltica do Distrito de Itaboa O município de Ribeirão Branco conquistou através do deputado federal Guilh er me Mu ss i R$ 250.000,00. Esta Emenda Parlamentar foi um pedido do vereador Tuca Ribas. “Os moradores do Distrito

O pedido oficial da Prefeitura Municipal de Riversul ao Governo do Estado para a construção de um presídio no município foi aceito pelo governador Geraldo Alckmin. Nesta quartafeira (20) foi publicado pela Casa Civil o decreto para desapropriação e a edificação de duas unidades prisionais e de outros serviços públicos na cidade. A desapropriação será na Vicinal Bairro dos Froes, a cerca de 750 metros do km 13 da Estrada Riversul, Bairro Barra Alegre, com área total de 166.666,02 m², conforme identificado no processo SAP-1731/2013.

De acordo com o prefeito Vicente de Paula Garcia (DEM), uma unidade prisional do tipo Centro de Detenção Provisória (CDP) será um “presente” para a cidade. Garcia viajou à capital no dia 20 de maio do ano passado para tornar oficial a reivindicação. “Um CDP gera de 300 a 350 empregos. É o que precisamos hoje”, disse. De acordo com ele, Riversul tem cerca de 6.165 habitantes, tem a economia baseada na agricultura, mas a mecanização das lavouras deixou um grande contingente de desempregados. “Tentamos atrair indústrias,

mas os empresários dizem que Riversul fica na contramão de tudo.” Sem alternativa, a cidade enfrenta forte êxodo. “Os estudantes terminam o ensino fundamental e vão embora.” A condição do prefeito para a construção da unidade é que seja dada preferência à mão de obra local, tanto para a construção quanto para a manutenção do presídio. Ele prefere um CDP a uma penitenciária porque, como a prisão é provisória, as famílias dos detentos não se fixam no local. “A cidade é pequena, não comporta muita gente.” (Fonte: Portal Way)

da Itaboa irão ficar muito contentes com as obras”, disse o vereador. Ribeirão Branco tem uma população de 18.800 habitantes, sendo que 60% ainda residem na área rural. As estradas são de terra e quase todas as

ruas dos bairros necessitam de pavimentação, visto que quando chove há problemas, ficam intransitáveis devido ao barro, e quando o tempo está seco a população sofre com a poeira que invadem as casas.


07

26 de fevereiro de 2014

ITABERÁ

Escolas promovem o encontro “Um Dia na Escola do Meu Filho” A Escola E.E. Agrovila III e a Escola Alberto Perreira da Vila Cruzeiro promoveram atividades de pais com alunos no último sábado (22). A participação dos pais na vida escolar dos filhos é uma forma eficaz de incentivar a cri-

ança e garantir um bom desempenho nos estudos. A Educação consultou os especialistas da maior rede de ensino do país, que formularam 10 dicas de ações que repercutem de forma positiva no processo de aprendizado dos estudantes.

O evento pretende aproximar ainda mais a comunidade da vida escolar dos estudantes. Na primeira edição de 2014, o tema central é a participação das famílias no combate a um dos principais gatilhos dos conflitos escolares: o bullying. Durante todo o dia, as escolas foram orientadas a preparar atividades especiais, como palestras, visitas às dependências da unidade, exibição de filmes e gincanas. O objetivo é mostrar as ações desenvolvidas nas escolas e apresentar o funcionamento de estruturas como o Conselho da Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Escolar. Cada unidade escolar é responsável por definir a programação e também serão distribuídos panfletos com as 10 orientações simples que podem ser aplicadas no dia a dia. (Fonte: Ame Notícias)

TAQUARITUBA

Reunião debate combate às drogas e ao alcoolismo na cidade

O grande avanço do alcoolismo e uso de drogas em Taquarituba tem dado um sinal de alerta aos órgãos competentes. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Taquarituba, o prefeito Dr. Miderson há tempos vem realizando reuniões com segmentos da administração municipal para traçar metas e programas, visando à diminuição desses problemas. Na última terça-feira (18), o chefe do Executivo se reuniu

com representantes da Saúde, Ação Social, representantes de repartições públicas e privadas para discutir um programa da Prefeitura, que foi criado para identificar os alcoólatras e usuários de drogas e os estabelecimentos comerciais ou traficantes, que fornecem bebidas e drogas. O prefeito informou que já havia determinado o cancelamento de alvarás de bares, os quais já contavam com pelo menos três boletins de ocorrên-

cias e solicitou aos policiais civis e militares, que ao identificar os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para menores de idade, que providenciem os respectivos boletins, para que a Prefeitura efetive o fechamento. Os policiais presentes informaram que neste ano de 2014, já foram feitas inúmeras prisões de traficantes e que eles estão empenhados em extirpar esse tipo de transgressão de nossa cidade.

Campeonato de som em Itaberá Aconteceu no último final de semana o campeonato de som,

que reuniu participantes de toda a região de Itaberá no Recinto de

Festas Cambará. Confira alguns flagras do AME Notícias:


08

26 de fevereiro de 2014

ANGATUBA

Turelli entrega um moderníssimo Posto de Saúde à população dos Teodoros O prefeito de Angatuba Carlos Augusto Turelli, o Calá, acompanhado do vice-prefeito João Luiz Meira, de vereadores, secretária da saúde e funcionários da saúde, lideranças políticas locais e a população em geral, inauguraram recentemente para a população do bairro dos Teodoros e adjacências, o Estratégia de Saúde da Família – ESF

“Gertrudes Ramos”, ou seja, um moderníssimo e amplo Posto de Saúde, que conta com sala de pré-consulta, consultório médico, consultório de Enfermagem, Sanitário para pacientes e funcionários, sala para dentista, sala para peso, sala para vacina, sala de reunião, sala de curativo, cozinha, DMIL, almoxarifado, sala para entregar medica-

mentos e recepção. O prefeito Calá em seu discurso falou da importância do novo Posto de Saúde para o referido bairro, assim como enalteceu a figura da homenageada dona Gertrudes Ramos e seu familiares, falou também dos novos investimentos na saúde que fez e vai continuar fazendo neste ano de 2014 e disse estar imensamente feliz em poder oportunizar esta nova fase de investimentos em saúde para o populoso bairro dos Teodoros. “É mais uma unidade de saúde que representará um atendimento mais perto da população. Estamos cumprindo com o compromisso assumido de garantir saúde pública com dignidade para a população e bem perto de suas casas”, encerrando suas palavras agradecendo a presença de todos, pedindo aos

moradores que “façam bom uso deste posto de saúde, ele é de vocês”, afirmou. Já para o vice-prefeito João Luiz, “a saúde é prioridade número um na atual gestão, e a cons-

trução deste moderníssimo posto de saúde construído no bairro dos Teodorinhos vem de encontro com as nossas prioridades neste importante setor, frisando ainda que em 2013, investimos

com o prefeito Calá mais de 40% somente na área da saúde, portanto, comprovando o quanto a saúde é prioridade e importante na nossa administração, ponderou o vice João Meira.

Rodovias das Colinas Elektro oferece mais uma opção inicia implantação de de atendimento aos clientes ponte na SP-127, em Tietê FARTURA

Investimento previsto para realização da obra é de R$ 18 milhões Com o objetivo de proporcionar maior segurança e conforto para o usuário e aumentar a fluidez do tráfego, a Rodovias das Colinas iniciou as obras de duplicação do km 82 ao km 83 da rodovia Cornélio Pires (SP127) e implantação de uma nova ponte sobre o rio Tietê, no município de Tietê. Para o Diretor Executivo da Rodovias das Colinas, Claudio Taira, a intervenção possui características especiais. “É uma obra de grande porte, já que a ponte possui cerca de 400 metros de extensão. Assim,

No dia 25, os clientes da Elektro de Fartura tiveram mais um local de atendimento no município. A Unidade Móvel de Atendimento ao Cliente da Elektro permaneceu durante o dia, na Praça Nove de Julho. No local, foram oferecidos vários tipos de serviços, como

a emissão da segunda via da conta, consulta a débitos, troca de nome do titular da conta, entre outros. Apenas o pagamento de conta não foi efetuado na unidade móvel. A ação faz parte de uma série de investimentos da Elektro para a melhoria contínua da qualidade

dos serviços prestados. Neste primeiro semestre de 2014, a Unidade Móvel de Atendimento da Elektro vai estar presente em mais de dez municípios da área de concessão e milhares de clientes terão a oportunidade de utilizar os vários tipos de serviços oferecidos.

CORONEL MACEDO

Município anuncia CarnaFestFolia 2014 O prefeito municipal de Coronel Macedo, Edivaldo Neres anunciou a festa de carnaval na cidade macedense. Denominada como CarnaFestFolia 2014, o chefe do Execeutivo adiantou muitas novidades para este ano na realização da festa. Dentre elas, um trio-elétrico irá animar os foliões com músicas carnavalescas e hits do momento. Ainda haverá tendas instaladas para maior conforto dos presentes, e também uma tenda especial onde a equipe do Departamento de Saúde irá atender e distribuir preservativos aos foliões. De acordo com Neres, a comissão de festas do município terá um bar próprio para servir o público que comparecer nos três dias de festa. “O carnaval é uma festa popular que perma-

nece na tradição do povo brasileiro, é um momento de descontração e de lazer. Acredito que a Prefeitura deve participar e colaborar. Esperamos realizar um carnaval muito bo-

nito e que a população macedense possa sair beneficiada desse momento de alegria e descontração”, disse o prefeito Edivaldo. Fonte: Elvis Ferraz

concentramos nossos esforços na definição de uma solução que adequasse as melhorias técnicas de construção disponíveis no mercado, com a manutenção da segurança e redução de impactos ambientais”, declara. A obra, que está no cronograma do Programa de Concessão de Rodovias do Estado de São Paulo e será fiscalizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), tem investimento estimado de R$ 18 milhões por meio de recursos proveni-

entes da arrecadação do pedágio e previsão de conclusão para novembro deste ano. Ela irá beneficiar cerca de 9 mil usuários que trafegam pelo trecho diariamente e os mais de 76 mil moradores de Tietê, Cerquilho e região. A princípio, mesmo com os trabalhos, o trânsito no local não sofrerá alterações. As obras estarão devidamente sinalizadas e serão diariamente monitoradas pelas áreas de Engenharia e Operações da Rodovias das Colinas e também pela Polícia Militar Rodoviária.


09

26 de fevereiro de 2014

CDHU abre inscrição para o sorteio de 55 casas em Itaporanga Agendamento obrigatório acontece no dia 26 de fevereiro A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizará inscrições para o sorteio de 55 casas em Itaporanga. Os interessados em participar do processo devem antes agendar a inscrição, no dia 26 de fevereiro, no Recinto de Festa, Rua José Lovison, s/nº, ao lado da CDHU, das 9h às 17h. É necessário apresentar um documento de identidade com foto. Somente as famílias agendadas poderão efetivar as inscrições nos dias 27 e 28 de fevereiro, também no Recinto de Festa. Na inscrição, será preciso levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Será válida somente uma inscrição por família e o sorteio público definirá os titulares e os suplentes para aquisição das moradias. Do total de moradias, 7%

serão destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos, 4% a

policiais ou agentes penitenciários. As demais serão sortea-

das entre a população geral inscrita, sendo que três são desti-

nadas às primeiras pessoas que moram sozinhas que venham ser contempladas e habilitadas. Podem concorrer aos imóveis famílias constituídas por casamento civil, religioso ou união estável, uniões homoafetivas, afetivas, monoparentais, anaparentais e indivíduos que vivem sozinhos desde que tenham mais de 25 anos. Os interessados devem ter renda familiar de um a dez salários mínimos, residir ou trabalhar no município há três anos, não ser proprietário de imóvel e não possuir financiamento habitacional. Policiais devem trabalhar na cidade e idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos. Com investimento de R$ 4,9 milhões, o empreendimento está sendo edificado na Rua Joaquim Ferreira Lúcio, Área dos Padres, em terreno doado pela

Prefeitura. As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 56,67 m². As unidades contarão com o padrão de qualidade da CDHU, que inclui itens como sistema de aquecimento solar na água do chuveiro, teto mais alto, piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha. O prazo de financiamento das moradias será em até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos. SH/CDHU - Comunicação Social - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

ITAPORANGA

Aldeia indígena pede ajuda para manter a sua cultura A aldeia tupi-guarani Tekoá Porã, localizada no município de Itaporanga passa por dificuldades financeiras e principalmente dificuldade em manter a cultura e tradições.

A intenção é que se consiga recurso dos órgãos competentes, que permita a construção e manutenção de vários setores dentro da aldeia, como por exemplo, reformar as casas de

sapê, que estão muito antigas e transformá-las numa oca para funcionar como uma “casa de artesanato” (ensino de como fazer), e uma oca para abrigar uma Casa de Memória (história da aldeia e do seu povo). Além disso, com a verba poderia ser construída uma cozinha e um espaço para acolher os visitantes, afinal o turismo na taba possibilita o sustento da comunidade. Na aldeia residem 12 famílias, que entre os desafios do dia a dia mantem sempre o espírito guerreiro (para continuar lutando e acreditando na vida), do curumim (pureza da criança), do curador (respeito à natureza e integração com todos os seres vivos) e o espírito do ancião (amor-sabedoria).

SÃO MIGUEL ARCANJO

Temporal provoca destelhamento da residência Um temporal que aconteceu na tarde do último domingo (23), no Jardim Esperança em São Miguel Arcanjo acabou destelhando

uma casa, que segundo a equipe de Defesa Civil terá que ser demolida. O imóvel está interditado até que a ação seja concluída.

Após uma avaliação externa foi constatado que a estrutura da casa está totalmente comprometida. O madeiramento do

telhado já estava comprometido por conta dos cupins. Com o temporal, ele não aguentou e desabou. Isso abalou as paredes

que vão precisar ser demolidas. Os moradores foram encaminhados para casa de familiares e não puderam entrar no imóvel

nem para retirar objetos pessoais, porque o risco de desabamento é grande. Ninguém se feriu durante o incidente. (Fotos: Tem Mais)


10

26 de fevereiro de 2014

CAPÃO BONITO

Executivo cede ambulância para Santa Casa A Prefeitura de Capão Bonito cedeu nesta semana a ambulância semi-UTI avaliada em R$ 101 mil enviada pelo governo estadual para Santa Casa. O Termo de Cessão foi assinado oficialmente na tarde da última segunda-feira (24), durante reunião entre o prefeito Julio Fernando, o vice Marco Citadini, vereadores, a secretária Angela Lisboa e o provedor Masaru Ishihara. Estiveram participando da reunião os vereadores Célio de Melo (presidente da Câmara), Abner Silveira, Alan Renó, Carlos Chaves, Ezequiel Pereira, Heitor Silveira Rolim, Matheus Francatto, Paulo Cecap e Romano de Oliveira, além do advogado da Câmara – Dr. Saul Baptista da Silveira. A cessão do veículo foi autorizada pela Câmara de Vereadores, que aprovou na semana passada em sessão extraordinária, a Lei nº 3.880, de 19 de fevereiro de 2014 autorizando a transferência do veículo. “Como o governo do estado

ainda não passou o veículo para o patrimônio da prefeitura (também temos um termo provisório de cessão), resolvemos fazer um novo termo de cessão de uso desta vez transferindo o veículo para Santa Casa. Após ficar pronta a documentação estaremos doando em definitivo a ambulância para o hospital. O veículo atenderá muito mais as necessidades do hospital do que a prefeitura que já está comprando novas ambulâncias”, explicou e justificou o prefeito Julio Fernando. A ambulância marca/modelo I/MB 15 Sprint Rontan AMB, ano de fabricação 2012, modelo 2013, combustível diesel, placa DJP 9657 deve substituir o antigo veículo da entidade, que já acumulava alguns anos de rodagem e precisava ser substituído. Segundo o prefeito e vice, a iniciativa é mais uma ação em conjunto entre prefeitura, Câmara e provedoria da Santa Casa para melhorar o atendimento do setor de saúde e transporte de

pacientes principalmente nos casos emergenciais. “Iniciativas como esta demonstram o quanto valorizamos nossa Santa Casa que é uma das poucas da região que ainda está de pé, graças as parceiras com o poder público e iniciativa privada. A demanda é grande e sabemos que tanto a diretoria do hospital como a prefeitura têm feito de tudo para melhorar as condições de atendimento. Torcemos para o que o governo federal reveja a questão da Tabela SUS, pois fica muito complicado um parte custar em torno de R$ 1.000,00 e o hospital só receber R$ 450,00, açulando déficits orçamentários”, alegou Marco Citadini. Já o prefeito Julio Fernando destacou que não se faz saúde sem custeio e fez um balanço positivo das ações no setor e agradeceu o empenho da secretária Angela Lisboa e toda a equipe do Setor de Saúde, que receberam inclusive avalições muito positivas do Governo Federal.

“Também somos gratos ao governador Geraldo Alckmin que enviou o veículo através da Secretaria Estadual de Saúde para Capão Bonito diante da demanda do nosso município por transporte de pacientes”, concluiu o prefeito Julio Fernando. Conforme o termo assinado, a cessão será pelo prazo de 02 anos, prorrogáveis por até igual período, com autorização Legislativa, aplicando-se o que dispõe os dispositivos constantes do Termo de Cessão de Uso do Veículo, que faz parte integrante da Lei. A Santa Casa utilizará o veículo exclusivamente para os

serviços de transferência de pacientes e outros vinculados a mesma. As despesas com o veículo tais como: abastecimento, manutenção, multas, impostos, renovação de documento, indenização por danos que o mesmo venha acarretar a terceiros, ou quaisquer outras que porventura possam ocorrer, ficarão por consta da entidade, obrigando-se a mesma a mantê-lo inteiramente segurado, inclusive em relação a terceiros. O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini aproveitaram a reunião para também anunciar a compra de mais seis veículos

para o Setor da Saúde – quatro vans e duas ambulâncias. Também são esperadas mais duas ambulâncias viabilizadas através de emenda do deputado Guilherme Mussi. As novas vans adquiridas pela prefeitura serão utilizadas no transporte de pacientes para tratamento médico em outras cidades e também para atuar no transporte de pacientes de hemodiálise. “Estaremos concluindo a reformulação completa da frota do Setor de Saúde, assim como fizemos no Setor de Educação”, destacaram prefeito e vice.

Nova UBS da Vila Aparecida será inaugurada no dia 14 de março A nova Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida, maior bairro da cidade com população estimada em mais de 12 mil pessoas, será inaugurada no próximo dia 14 de março.

A UBS foi construída com recursos do governo federal e próprios da Prefeitura. São 198 m² de construção. A nova unidade terá três consultórios médicos, um consultório gineco-

lógico, um consultório odontológico, três salas de enfermagem, dois vestiários, uma local para arquivo e uma copa, além de espaços para armazenamento de material, recepção, sala de espera e jardins, além de rampas especiais para facilitar a acessibilidade da população do maior bairro de Capão Bonito. “Com esta nova Unidade Básica de Saúde daremos sequência ao processo de reestruturação do atendimento de saúde no maior bairro do nosso município. O processo começou com a reabertura do Pronto Atendimento (PA) no começo de 2009, que estava paralisado desde outubro de 2008 e a contratação de novos médicos”, destacou a secretária de Saúde Angela Lisboa. A Prefeitura também viabilizou recursos para equipar a nova UBS que possibilitará o atendimento com mais qualidade. “Será a maior UBS de nossa cidade e um importante passo rumo ao aprimoramento do atendimento de saúde”, afirma o prefeito Julio Fernando. A Vila São Paulo também deverá ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde. Desde 2009, a Secretaria

Municipal de Saúde estuda um novo projeto físico para a UBS que está em estado precário e atende os moradores de bairros como Vila Bela Vista, Jardim São Francisco, Jardim Vale Verde. A Prefeitura de Capão Bonito vem pleiteando a liberação de recursos junto aos governos estadual e federal que vai se somar a uma contrapartida financeira da administração, para a construção de um

novo prédio que custará mais de R$ 1, 5 milhão. O projeto já está pronto e foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento. Outros importantes investimentos são a reforma do Centro de Saúde I que vai custar cerca de R$ 540 mil aos cofres públicos e também a construção da UBS do Jardim Alvorada/Colonial que será licitada em abril. Os dois projetos fazem par-

te da segunda etapa do Programa de Reestruturação Física do Sistema Público de Saúde. Atualmente Capão Bonito está entre as cidades que mais investe em Saúde na região sudoeste e no Estado. Informações levantadas junto a Secretaria de Administração e Finanças apontam para investimentos superiores a 20% do orçamento, enquanto a determinação federal é de 15%.


11

26 de fevereiro de 2014

CAPÃO BONITO

Prefeitura licitará em abril construção de mais 292 unidades habitacionais Vila Maria ganhará 266 casas e Boa Esperança mais 26 Capão Bonito quer reduzir expressivamente o déficit habitacional até 2016. Para isso está acelerando mais dois empreendimentos – o “Capão Bonito H” com 266 moradias de dois dormitórios e tipologia TI24A na Vila Maria e mais 26 casas também de dois dormitórios – tipologia TI24 A-02 - no Conjunto Habitacional “Capão Bonito G3” no Bairro Boa Esperança. A abertura dos dois processos licitatórios (concorrências públicas) foi publicada na semana passada na Imprensa Oficial. O encerramento com credenciamento e entrega de envelopes das empresas interessadas acontecerá no dia 08 de abril, às 09 horas para o conjunto da Vila Maria. Para as obras da Boa Esperança a data será o dia 15 de abril, também às 9 horas. Segundo o prefeito Julio Fernando, a meta é definir as empresas vencedoras ainda em abril para início das obras ainda no primeiro semestre. Para a Boa Esperança, a terceira etapa do conjunto habitacional significará mais um importante passo rumo a urbani-

zação completa do bairro. “Até o final de 2015 não queremos mais nenhuma casa de madeira ou família vivendo em condições precárias na Boa Esperança”, destacaram o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini, que conseguiram acelerar os projetos graças o empenho do governador Geraldo Alckmin e dos secretários de Habitação Silvio Torres e Saneamento e Recursos Hídricos – Edson Giriboni. Já na Vila Maria, a construção das 266 é uma ação estratégica do governo municipal para desenvolver a cidade aproveitando área pública adquirida pela municipalidade.

Além das casas, a prefeitura está construindo uma creche de alto padrão ao lado da área doo conjunto para receber os filhos

dos futuros moradores. O prefeito Julio Fernando também anunciou na semana passada o projeto de construção de uma Unida-

nito já assinou vários contratos do Programa Nacional de Habitação Rural. – Projeto Minha Casa Minha Vida e através de um trabalho integrado entre governos federal e estadual, Caixa Econômica Federal, Condersul e prefeitura iniciará a construção das primeiras unidades. O programa foi viabilizado depois que o governador Geraldo Alckmin autorizou a Secretaria da Habitação a assinar convênios e aportar recursos complementares do Estado, por meio da Casa Paulista, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Prefeito Julio Fernando e vice Marco Citadini durante audiências com os secretários de Habitação Silvio Torres e Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni

As obras serão gerenciadas pela COOPEHAF Cooperativa de Habitação dos Agricultores

Capão Bonito firma-se cada vez mais como a ‘terra do mel’

de Básica de Saúde para atender moradores do Boa Esperança, Vila Maria e Vila São Judas. “A política de desenvolvimento para a região da Vila Maria abrangerá três áreas – Habitação, Saúde e Educação”, enfatizou o prefeito. Nos próximos meses, a prefeitura também espera dar o ‘start’ para início da construção de 50 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, em área já desapropriada ao lado do Jardim Boa Esperança. A melhoria da habitação no campo também terá prioridade nos próximos anos. Capão Bo-

BOM SUCESSO DE ITARARÉ

Secretaria da Educação adquire veículo com recursos próprios

Convênio entre FATEC e empresa do Uruguai beneficiará cadeia produtiva do mel A Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito – FATEC e a empresa do Uruguai de consultoria, Zapata, assinaram nesta semana um importante convênio que beneficiará toda a cadeia apícola. O termo de parceria prevê o repasse de recursos para a realização da caracterização do mel e seus subprodutos provenientes das associações de apicultores que são beneficiadas pelo Programa Colmeias da Fibria Celulose que é desenvolvida no Brasil pela Zapata Consultoria. Na prática, os modernos laboratórios e equipamentos de última geração da Fatec, farão uma série de análises e pesquisas para identificar os diversos tipos de mel produzidos quanto a sua floração predominante, propriedades nutricionais, físico – químico – mineral, orgânicos e inorgânicos, presença de resíduos, tonalidade e procedência. Todas as análises servirão para classificar os tipos de mel predominante em cada região. “A classificação junto com um atestado de conformidade e procedência agregará valor à produção de mel das associações e garantirá um melhor preço de mercado e qualidade do produto”, destaca o Dr. José Francisco de Souza, diretor da Fatec.

Os modernos laboratórios e equipamentos de última geração da FATEC farão uma série de análises e pesquisas para identificar os diversos tipos de mel produzidos

Segundo ainda José Francisco, “todos os esforços acadêmicos em pesquisa serão para fortalecer a cadeia apícola produtiva e servirão de referência na apicultura. Futuramente também prevemos multiplicar tecnologia aos apicultores para a produção de blend [composição de méis diferentes], e mel com frutas, inovação no mercado brasileiro”, frisou o Dr. José Francisco. Além das amostras de mel e subprodutos que começarão a ser recebida pela Fatec em Capão Bonito de diversas associações de apicultores do Estado de São Paulo, a universidade também analisará os produtos apícolas das associações dos

Capão Bonito quer se tornar a ‘terra do mel’ com investimentos em pesquisas

Estados da Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Uma das maiores indústria de sementes do mundo é parceira do projeto –“Inovar e agregar valor por meio da inserção de tecnologia é uma necessidade da realidade apícola brasileira, a Fatec em Capão Bonito é qualificada e esta localizada em uma região que esta se tornando referência na apicultura, não podíamos perder todo esse potencial, estamos com ótimas expectativas a partir deste convenio”, diz Gustavo Zapata, proprietário da Zapata Consultoria, empresa especializada em consultoria apícola e referência na America Latina. O convênio tem validade de um ano e poderá ser renovado conforme as necessidades. A empresa de proteção de cultivos e biotecnologia, Syngenta, considerada umas das maiores indústrias de sementes do mercado global é uma das parceiras e apoiadora que possibilitou a realização do convênio. A expectativa é que os primeiros resultados acadêmicos das pesquisas já estejam à disposição a partir do segundo semestre deste ano.

A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso através da Secretaria de Educação adquiriu um veículo automotor, tipo Furgão de Cargas, com o investimento total de R$ 95.000. Com o intuito de melhoria na merenda escolar da rede pú-

blica do ensino do município, a Secretaria de Educação fez a aquisição de um veículo Van, para realizar com mais eficiência a entrega da merenda, conforme determina o Programa de Alimentação Escolar (PNAE). Para o secretário de Educa-

ção Maciel Agostini esta foi mais uma importante conquista para o município, já que a entrega da merenda era feita através de veículos emprestados de outros setores, podendo atrapalhar as prestações de serviços aos munícipes.

CORONEL MACEDO

Edivaldo assina ordem de serviço para a construção de 100 moradias O prefeito de Coronel Macedo Edivaldo Neres esteve no início do mês em São Paulo, para assinar documentação em cartório e também se fez presente na Secretaria de Estado da Habitação. Acompanhado do vereador Miderson Eduardo, o prefeito assinou diversos documentos em Cartório, para que no dia seguinte pudesse receber das mãos do secretário de Estado da Habitação Sílvio Torres, a tão esperada ordem de serviço. No importante encontro com Torres, Edivaldo voltou para Coronel Macedo, bastante satisfeito, haja vista que dentre de alguns dias as obras para construção das casas populares, terão início. Nesta primeira etapa 100 novas moradias serão

construídas. Na ocasião estiveram presentes o presidente do CDHU Dallari e o ex-prefeito de Coronel Macedo, e secretário muni-

cipal do Meio Ambiente, Vilson Leonel. Fonte: Prefeitura Municipal de Coronel Macedo


12

26 de fevereiro de 2014

APIAÍ

Executivo realiza manutenção de vias do distrito de Lageado de Araçaíba O abandono em que ficou um dos distritos mais populosos de Apiaí, com cerca de seis mil habitantes, localizado a 17 quilômetros da sede do município, nos últimos oito anos chama a atenção. Ruas e vias estavam praticamente fechadas por excesso de pedras, valas, mato, depressões e entulhos. Diante dessa situação, a Prefeitura de Apiaí realizou serviços de ma-

nutenção para a recuperação de várias ruas do local. Com o auxílio de três máquinas e cinco caminhões, a equipe da Secretaria Municipal de Obras, liderada por José Roberto Coelho vem buscando recuperar as vias públicas. A recuperação tem sido facilitada pela disponibilização do material, como pedras e cascalho e pelas condições das vias que dão

acesso, preparadas pela CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), por solicitação do prefeito Ari Kinor. Algumas dificuldades existem para tornar as vias do Lageado transitáveis, como por exemplo, as águas de banheiros, pias e chuva que correm no meio da rua. A equipe da garagem fará galerias para a captação de águas pluviais, mas, esgotos dependem da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para serem resolvidos. A rua Getúlio Carriel, por exemplo, teve a sua recuperação e encontrava-se em situação crítica. Mais ruas serão melhoradas e acredita-se que em 30 dias, o distrito possa ter as vias em boas condições de tráfego. Com o início das obras de pavimentação na rodovia SP249, Apiaí a Ribeirão Branco,

será necessário que os moradores do distrito de Lageado de Araçaíba façam um desvio

pelo bairro Camarguinho, cujo acesso está na lista de trabalho da garagem munici-

pal, segundo nos o secretário municipal de Obras, Gilberto Lisboa.

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Itapeva tomam posse Reunião para a escolha da diretoria será realizada nesta semana Na tarde de sexta-feira, 21, foi realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde que farão parte do órgão no próximo triênio (2014 a 2017). O Secretário Municipal Luiz Fernando Tassinari reforçou a importância do Conselho como órgão deliberativo,

normativo, fiscalizador e consultor que tem como objetivos básicos o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Saúde. O Conselho é composto por 24 membros efetivos e 24 suplentes, na forma paritária, divididos entre os Trabalhadores de Saúde e os Usuários dos Serviços de Saúde.

Conselheiros Usuários dos Serviços de Saúde:

Conselheiros Trabalhadores de Saúde:

Conselheiros Prestadores:

Conselheiros Gestores:

A primeira reunião ordinária do CMS será nesta semana, ocasião em que serão escolhidos entre os membros o presidente, o vice-presidente, o coordenador e a Secretaria Executiva, composta por três representantes dos usuários, três

representantes dos trabalhadores de saúde sendo dois indicados pelo Gestor e um indicado pelos trabalhadores. Também será definido o dia das reuniões ordinárias, que ocorrem mensalmente e são abertas ao público.

APIAÍ

Município oferece cursos de qualificação para jovens e adultos Novos cursos para qualificação serão ministrados nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, formando profissional de supermercado, balconista, atendente, perfil do profissional, entrevista, assistente administrativo trabalha em equipe, comunicação no atendimento, telefonista, planejamento profissional, liderança e consultor de negócios.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Apiaí, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e a ONG Arte Viva, de Curitiba. Trata-se da continuidade do projeto social divulgado em campanha, preparar as pessoas para o mercado de trabalho. O custo para participar ao interessado é levar dois quilos de ali-

mentos, o horário para frequentar tem opção para poder atender quem já está trabalhando ou estudando, tudo é uma questão de verificar os horários nos informaram. Leandro Albanski, da ONG Arte Viva da cidade de Curitiba que irá ministrar o curso lembrou que além de preparar pessoas para o trabalho, a qualifi-

cação profissional atrai empresas, pois, a dificuldade de mãode-obra qualificada tem sido um empecilho para empresas instalarem empreendimentos do interior. O secretário municipal de Promoção e Assistência Social, Alysson Garcia citou que outros cursos ministrados no ano anterior por parte da mesma em

presa tiveram muitas inscrições e o público ficou satisfeito com o aprendizado e que essa é a linha de trabalho da administração do prefeito Ari Kinor e viceprefeito Erisvaldo Café para atender a população e contribuir com o preparo para as pessoas poderem ter melhor qualidade de vida. As inscrições para o curso de

qualificação serão efetuadas na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, localizada na Rua Amarílio Gorgonha, nº 112, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes “Antonio Dimpino Pontes”. Para mais informações, entre em contato através do telefone (15) 3552-3100. Custo das inscrições: Dois quilos de alimento não perecíveis.


13

26 de fevereiro de 2014

NOVA CAMPINA

Processo contra o prefeito Niltinho é suspenso Acredito que fatalmente ele será anulado pelo Poder Judiciário

O

prefeito de Nova Campina, Nilton Ferreira da Silva, o Niltinho do Nicanor tinha até sexta-feira (21) para protocolar sua defesa na Câmara Municipal, em relação as acusações apontadas pela Comissão Especial de Inquérito, depois do término da CEI das Compras, que acabou instaurando uma Comissão Processante para a sua cassação. O advogado Dr. Paulo de la Rua Tarancón assim o fez e no mesmo dia o Poder Judiciário concedeu uma liminar suspendendo esse processo por tempo legal. Segundo o advogado foram apontadas várias irregularidades no processo e a Justiça irá decidir a anulação ou não do mesmo. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o Dr. Paulo falou sobre esta liminar e como fica o processo, confira: IN – O prefeito tinha o prazo de até na última sexta-feira entregar a sua defesa à Comissão Processante, o que aconteceu? Dr. Paulo – Na sexta-feira passada eu encaminhei à Câmara de Nova Campina e protocolei as razões finais como havia determinado a Comissão Processante. Apenas como ressalva, no mesmo dia o Judiciário de Itapeva, através do juiz da 3ª Vara concedeu uma medida liminar suspendendo esse processo pelo prazo legal, até que a

Comissão Processante da Câmara Municipal de Nova Campina encaminhe a esse juiz da 3ª Vara informações sobre as várias irregularidades contadas nesse processo. IN – Com essa prorrogação o que acontece a partir de agora? Dr. Paulo – O mandato de segurança tem o rito determinado por sua lei, que são 10 dias oferecidos aos impetrados, caso o presidente da Câmara Municipal de Nova Campina e o presidente da Comissão Processante apresentem as suas justificativas diante dessas irregularidades apontadas e mais 10 dias para que Ministério Público se

pronuncie a respeito das inúmeras denúncias de irregularidades apontadas pelo prefeito Nilton a respeito da processão. IN – O senhor achou algumas irregularidades. Quais foram elas? Dr. Paulo – Esse processo já nasceu viciado, ele nasceu com inúmeras irregularidades desde o momento em que foi aprovado na Câmara Municipal. A exemplo do denunciante, que é um vereador da Câmara de Nova Campina, que não poderia ter participado da sessão e não só participou da sessão, como votou a denúncia e não foi convocado o seu suplente. Esse pro-

cesso de denúncia não foi encaminhado às Comissões Permanentes, como a de Justiça para elaborar o parecer. Membros da Comissão de Inquérito participaram da processante, o que é vedado pelo Decreto Lei nº 201 e inúmeras irregularidades as quais foram colocadas em mandado de segurança e o juiz por bem entendeu em suspender esse processo. IN – O senhor levou esse pedido ao Ministério Público e o que disse o promotor sobre as irregularidades encontradas? Dr. Paulo – O promotor vai se manifestar a partir do encaminhamento do juiz da 3ª Vara. O juiz

encaminha o mandado segurança à promotoria para que ele se manifeste, analise as irregularidades apontadas e esse parecer é encaminhado ao Judiciário, e o juiz no seu livre arbítrio, vai analisar e ponderar as colocações do Ministério Público. IN – O que o senhor espera que aconteça após a análise da promotoria? Dr. Paulo – Na verdade a análise é feita pelo Poder Judiciário, é o juiz da 3ª Vara quem tem a prerrogativa de analisar e julgar o mérito do mandato de segurança, e ele faz esse julgamento a partir das informações que são prestadas pelas

autoridades coautoras no caso do presidente da Câmara e da Comissão Processante e também levando por base a manifestação do Ministério Público. Dentro de um prazo razoável de 20 a 30 dias nós teremos o julgamento final desse mandado de segurança. IN – O senhor acredita que conseguirá derrubar essa Comissão Processante? Dr. Paulo – Isso quem vai dizer é a Justiça, hoje essa decisão está na mão do poder Judiciário. São inúmeras as irregularidades que foram apontadas, só em matéria de preliminar foram 14 irregularidades apontadas propriamente dita, que não se enquadram ao Decreto Lei nº 201/67. Eu não vejo condições desse processo prosperar, acredito que fatalmente ele será anulado pelo Poder Judiciário. IN – O senhor como procurador, o que diria em defesa do prefeito de Nova Campina? Dr. Paulo – A questão de se acusar um prefeito e querer cassar o seu mandato é uma questão muito grave, tendo em vista que é o povo que outorga esse mandato e nada mais justo que seja feita uma ampla dilação probatória a respeito das irregularidades apontadas e nós não vimos isso no decorrer dos trabalhos dessa Comissão Processante, porque em nenhum momento foi oferecida a oportunidade de defesa ao prefeito Nilton Ferreira da Silva. Eu acredito que é uma prerrogativa e cabe a Câmara fiscalizar o Executivo, mas também cabe ao Legislativo ter critérios para se analisar uma cassação, que é uma questão muito grave em relação a um prefeito de uma cidade.

GUAPIARA

Vereador Juca se preocupa com as questões ambientais

O

vereador e presidente da Câmara de Guapiara, José Flavio de Freitas, atua como membro do Conselho de Meio Ambiente da Câmara Municipal e está bastante preocupado com esta questão, principalmente quando envolve o Aterro Sanitário. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Jucaca, como é conhecido falou sobre o que foi realizado nesta questão no município e o que precisa ser feito neste setor, confira: IN - O que o secretário Bruno Covas fez por Guapiara e região estes anos? Vereador - Houve parceria com a Prefeitura Municipal de Guapiara, para que se pudesse desenvolver o “Projeto Mina D’Água”, que tem como objetivo a proteção das nascentes em

mananciais de abastecimento público. O município de Guapiara foi contemplado dentre os 21 municípios do Estado, na fase piloto do respectivo projeto; Houve também a doação de um caminhão compactador de lixo, realizada pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, o qual auxiliará na coleta de lixo do município, elevando a qualidade deste serviço prestado à população. IN - Ainda há muitas conquistas neste setor para o município? Vereador - Sim, há que se investir em programas e projetos de capacitação, para que haja um melhor trabalho no que se refere à coleta de recicláveis e coleta de lixo em geral. IN - Com a sua vinda à região, o senhor aproveitou para fazer

alguma solicitação? Vereador - Foi solicitada em parceria com o prefeito, a doação de mais um caminhão para coleta seletiva e recursos para a construção de um barracão para reciclagem. IN - Como está a questão ambiental na cidade de Guapiara? Vereador - É uma questão que demanda discussões, pois creio que nosso município se encontra em um mesmo patamar que os outros de nossa região. A preocupação maior é no sentido do descarte e seleção de lixo da população, tema o qual estamos trabalhando, e também trabalhando para finalizar o aterro existente e preparar a construção de um novo. IN - De que forma a Câmara tem agido nesta área?

Vereador - A Câmara Municipal de Guapiara possui uma Comissão Permanente de Meio Ambiente, constituída por 04 vereadores, os quais estão atentos às questões ambientais do município, pois estão acompanhando os projetos existentes e que estão sendo desenvolvidos. IN - E quanto ao vereador, quais os trabalhos nesta área estão sendo desenvolvidos em prol de uma melhor qualidade de vida da população? Vereador - Juntamente com a Comissão Permanente de Meio Ambiente, estou participando ativamente nos projetos desenvolvidos no município, e atualmente estamos em discussão no que se refere à “Zona de Amortecimento do PETAR” – (Resolução SMA 33/2013).

ITAÓCA

Hamam recebe prefeito de Itaóca e propõe ajuda Município da região de Itapeva foi devastado por uma tromba d’água no início de janeiro, 25 pessoas morreram O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, recebeu nesta tarde (10) o prefeito de Itaóca, Rafael Rodrigues de Camargo, para tratar da liberação de recursos do Programa Novo Começo ao município que foi devastado por uma tromba d’água nos dias 12 e 13 de janeiro. Hamam anunciou que está preparando um estudo com o objetivo aumentar o repasse por família atingida, de R$ 1 mil para R$ 3 mil, em municípios em situação de emergência ou calamidade pú-

blica, desde que estejam entre os 97 com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado de São Paulo. Itaóca é um deles. Segundo o prefeito, 91 famílias estão desalojadas e outras quatro desabrigadas. Pelo menos 36 casas foram completamente destruídas e outras 34 permanecem interditadas. “Estamos reconstruindo Itaóca e precisamos de toda ajuda possível”, disse Camargo. Para Hamam, a situação que já era ruim para uma parte conside-

rável da população ficou pior após a tragédia que matou pelo menos 25 pessoas. “Inovar significa acompanhar as necessidades das pessoas. Nada mais justo que ampliar esse recurso tão importante na reconstrução dessas vidas”, disse o secretário. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social vai atender a demanda com base no cadastro da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O dinheiro servirá para ajudar na

reconstrução das casas e aquisição do mobiliário que se perdeu com a grande chuva. “Desde o acontecimento da tragédia em Itaóca tenho mobilizado nossa estrutura para encontr ar alternati vas de apoio a essas famílias. Esse recurso não vai resolver totalmente o problema, mas será fundamental no auxílio das pessoas que mais precisam”, destaca Hamam. Renda Cidadã tem 120 novas vagas O secretário Rogerio Ha-

mam também autorizou o aumento de 120 vagas do Programa Renda Cidadã, que destina R$ 80 a famílias com renda mensal de meio salário mínimo per capita. Itaóca tinha 88 inscritos e passa a contar com 208. “O Programa Renda Cidadã vai além da transferência de renda. As famílias cadastradas participam de ações complementares como capacitações, para estimular sua emancipação”, disse. Atualmente, o valor mensal destinado a essa finalidade é de R$ 7.040,00.

Itaóca O município de Itaóca está localizado na Região de Itapeva, na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná. Sua população, segundo dados da Prefeitura, é de 3.302 pessoas. De acordo com o levantamento do Programa São Paulo Solidário, da Secretaria de Desenvolvimento Social, 493 pessoas vivem em condições de pobreza multidimensional. Diego Polachini Diretor de Comunicação Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social


14

26 de fevereiro de 2014

BOM SUCESSO DE ITARARÉ

CGU define 60 municípios a serem fiscalizados Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos Ação irá inspecionar recursos federais destinados à execução de programas do governo na saúde, educação e desenvolvimento social A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, nesta segunda-feira (17), no auditório da Caixa Econômica em Brasília (DF), os 60 municípios que serão fiscalizados, nas próximas semanas, no âmbito do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Serão alvo de fiscalizações os recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O trabalho também irá apurar eventuais denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas. Dentre os municípios selecionados, o mais populoso é o de Cariacica, na Bahia, com 375.974 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já Coronel Pilar no Rio Grande do Sul, com apenas 1.754 habitantes, é o que tem a população menos numerosa. Acesse a lista completa.

Programa O Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação do dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social. Desde 2003 até o 38° sorteio,

realizado em março de 2013, já foram fiscalizados e divulgados os relatórios de 2.084 municípios sorteados, o que corresponde a 37% do total dos municípios brasileiros; o trabalho de fiscalização realizado neste período engloba recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 19,9 bilhões. Fonte: Controladoria-Geral da União

39º Sorteio Público de Municípios realizado em 17/02/ 2014 Lista de áreas municipais que receberão fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), definidas em sorteio público realizado em 17/02/ 2014, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília. 1º - Iretama - PR 2º - Bom Sucesso - PR 3º - Santa Mônica - PR  4º - Botuporã - BA 5º - Mirangaba - BA 6º - Gentio do Ouro - BA 7º - Barra do Mendes - BA 8º - Milagres - BA 9º - Coronel Pilar - RS 10º - Encruzilhada do Sul - RS 11º - São Luiz Gonzaga - RS 12º - Porto Lucena - RS 13º - Salto - SP 14º - Pardinho - SP 15º - Lavínia - SP 16º - Borborema - SP 17º - Itaju - SP 18º - Bom Sucesso de Itararé -SP 19º - Caetanópolis - MG 20º - Córrego Danta - MG

21º - São Roque de Minas - MG 22º - Itacarambi - MG 23º - Guimarânia - MG 24º - Coronel Murta - MG 25º - Rio do Prado - MG 26º - Japaratuba - SE 27º - Divina Pastora - SE 28º - Cariacica - ES 29º - Camapuã - MS 30º - Alta Floresta D’Oeste - RO 31º - Marechal Thaumaturgo -AC 32º - Petrópolis - RJ 33º - Maribondo - AL  34º - Marapanim - PA 35º - Nova Timboteua - PA  36º - São Domingos do Araguaia - PA  37º - Juscimeira - MT 38º - Nova Olímpia - MT 39º - São Valério da Natividade -TO 40º - Ouro Branco - RN  41º - Marcelino Vieira - RN 42º - Apodi - RN  43º - Salitre - CE  44º - Senador Pompeu - CE  45º - Croatá - CE 46º - Jijoca de Jericoacoara - CE 47º - Parnamirim - PE 48º - Jucati - PE 49º - Camutanga - PE

50º - Bela Vista do Maranhão - MA 51º - Coelho Neto - MA 52º - Tavares - PB 53º - Baía da Traição - PB  54º - Júlio Borges - PI 55º - São Miguel do Fidalgo - PI 56º - Aurilândia - GO 57º - Orizona - GO 58º - Campinaçu - GO 59º - Três Barras - SC 60º - Xavantina - SC Áreas a serem fiscalizadas nos municípios com até 50 mil habitantes:  Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, bem como denúncias e representações enviadas à CGU relativas aos municípios sorteados. Áreas a serem fiscalizadas nos municípios com 50 mil a 500 mil habitantes:  Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, bem como denúncias e representações enviadas à CGU relativas aos municípios sorteados.


Jornal Itararé News/Regional - Edição 58