Issuu on Google+

Casa pega fogo no Jardim Alvorada

Nova denúncia de carne estragada na merenda

Na manhã de quinta-feira (06), um incêndio destruiu uma casa na Rua Ademar Vaz de Oliveira, que fica nos altos do Jardim Alvorada, em Itararé. Não houve feridos, porém a residência foi toda consumida pelas chamas. Página 06.

Recentemente surgiram denúncias de que a Escola EM Profª Rosemary Lopes F. Biglia, do Bairro Cerrado teria recebido carne estragada para a merenda dos estudantes. A prefeita Cristina Ghizzi, com exclusividade falou a respeito dessa possível irregularidade. Página 04.

R$ Editor-chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 056

2,50

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Angatuba, Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí

Rio Três Barras seca e situação de abastecimento de água é crítica

Mesmo assim algumas pessoas não têm se preocupado em evitar o desperdício. Nossa equipe de reportagem esteve no dia 07 na represa do Rio Três Barras, onde pôde constatar a situação crítica em que se encontra a principal fonte de abastecimento de água da cidade de Itararé. Tendo o seu leito secado totalmente, a equipe da Sabesp, responsável pelo abastecimento teve de posicionar bombas de captação de água no Rio Itararé. Página 08.

PM leva dois para a Prefeitura disponibilizará Frente de Trabalho forma Cadeia e apreende grande uniformes para os alunos 41 bolsistas em jardinagem quantidade de drogas da rede pública de ensino e auxiliar de cozinha Na madrugada do dia 06, os policiais militares lograram êxito na apreensão de 100 pedras de crack, vários papelotes de cocaína e também porções de maconha pela Vila Novo Hori-

zonte. Os PMs também encontraram diversos aparelhos eletrônicos oriundos do tráfico como celulares, som automotivo, notebook e um vídeo game X-Box. Página 06.

A Secretaria Municipal da Educação informa que este ano todos os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão uniformes. “Devemos frisar que é desejo da prefeita fornecer a

vestimenta de forma gratuita a todos os alunos de todas as escolas da rede de ensino do município”, declarou a secretária da Educação, Maria Aparecida Damásio. Página 10.

Na sexta-feira (07), aconteceu a formatura de 41 bolsistas da Frente de Trabalho, programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que ministrou os

cursos de Jardinagem e Auxiliar de Cozinha. O evento aconteceu no salão do ETEC de Itararé e contou com a presença de alunos, familiares e demais autoridades do município. Página 03.


02

12 de fevereiro de 2014

Estamos de Olho

Editorial A união faz a força! Itararé, assim como toda a região, tem vivido bons momentos neste ano de 2014 com a chegada de recursos e renovações de contratos. Outro ponto positivo tem sido a troca de secretariado por parte da prefeita, para que o andamento do serviço, não interfira em sua administração. Cristina Ghizzi tem se demonstrado mais receptiva com todos e tem marcado presença nos encontros e reuniões em que é convidada, mostras de que realmente está a fim de angariar emendas, verbas e benefícios para a sua cidade. Apesar de ter feito uma reunião com apenas 9 dos 13 vereadores da cidade, deixando a oposição de fora de seus planos, a chefe do Executivo possui a maioria do seu lado para que reconstrua a cidade que tem ainda muito por fazer. A grande reclamação até o início deste ano eram as ruas esburacadas e o mato que não para de crescer. Antes a desculpa era falta de mão de obra e chuva intermitente. Depois foi o não cumprimento do dever por parte do secretário. Hoje, sem nenhum dos três entraves não

podemos permitir que a cidade continue na sujeira. Vamos ficar de olho! O que importa é que a administração está confiante e com a chegada da tão sonhada 16ª Região Administrativa, Itararé poderá sonhar um pouco mais e traçar algumas metas para os próximos anos. A 16ª R.A., a Oncologia, a SP 249, entre outros anseios saíram do papel e se tornaram realidade, agora a luta deve ser pela duplicação da SP 258 de Capão Bonito a Itararé. Pagamos impostos demais e o pedágio não é tão barato assim para nos conformarmos que durante muitos anos ainda teremos que perder mais vidas para alguém tomar uma atitude. Ainda temos a esperança de em outubro deste ano poder eleger um deputado federal e outro estadual, que atue veemente por nossa região. Aí sim, poderemos pensar em progresso de todos os municípios, que hoje ao invés de Sorocaba, fazem de Itapeva um polo regional fadado ao crescimento, ainda que a passos lentos, até que possa atingir a força de um jato. É isso que esperamos!

Gozador Ironia é a Sabesp pedir para a população economizar água, porque o rio que abastece a cidade secou, e no domingo ficar mais de uma hora um verdadeiro “rio” de água jorrando da própria Sabesp rua abaixo. Como diriam os antigos “é chover no molhado”.

União Aprovada lei que cria o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) em Itararé! Essa é realmente uma notícia positiva para uma cidade como a nossa, onde existem tantas belezas naturais, tais como rios, cachoeiras, trilhas, além é claro, da Gruta da Barreira (e dos paralelepípedos históricos). Será que agora Itararé está há apenas um passo de poder se tornar Instância Turística? Cessarão as brigas internas para uma união em prol da cidade?

Boa ideia Aprovado o projeto de lei do Dr. Júnior instituindo um dia de abono aos funcionários da Câmara Municipal no dia de seu aniversário. Vereadores citam, que agora a

ação bem que poderia se expandir para todos os funcionários públicos municipais. Iniciativa brilhante e que seja imitada por toda a região. 

Vamos crescer Lúcio Mariano – “Quero desejar sucesso e um bom trabalho ao senhor Ceir, que está assumindo a Secretaria de Serviços Gerais e ao Fabinho, que assumiu a Coordenadoria de Transportes e se mostrou bastante solícito. Esteve aqui na Câmara mostrando o que quer fazer e convidou todos os vereadores para irem lá dar suas ideias e sugestões”. É a somatória de esforços, que fará com que os munícipes sejam brindados com um futuro melhor.

Que venha “Na sexta-feira passada, eu, a vereadora Mara e também o Laércio Amado estivemos em Itapeva na ocasião em que o governador Geraldo Alckmin assinou a instalação da 16ª Região Administrativa, que é um grande avanço para nossa região. Esperamos uma melhora por aqui e que o Governo Estadual volte seus olhos para cá, pois realmente estamos

1º Ita Anime trouxe inovação e cultura japonesa de um jeito que Itararé nunca viu

N

o fim de semana aconteceu o 1º Ita Anime, um evento organizado pela loja Anime Store na Casa de Festas Mc Fest especialmente para o público amante de anime, animação ou desenho produzido no Japão, mas que já conquistou milhares de fãs no mundo inteiro. Este foi o primeiro evento de anime realizado na região e contou com diversas atrações como karaokê, concurso cosplay, torneios de games e cartas, mini cinema, mesas de RPG, batalha campal, kinect – dance, concursos de desenho, além do tão esperado show com o cantor de músicas de anime Ricardo Júnior, vindo diretamente de São Paulo para se apresentar nas duas noites do evento. A equipe de reportagem do Itararé News esteve presente no local e entrevistou os sócios Ivan Benedito Siqueira e Rafael Murilo, que nos falaram sobre a iniciativa: IN – De onde surgiu a ideia de promover um evento anime

em Itararé? Rafael – A ideia foi minha e do Ivan para promover um evento diferenciado, especialmente para o público de otomes e otakus (meninas e meninos amantes de mangá e anime), que há em nossa região. Como nunca teve um evento desse tipo na região fizemos essa edição experimental. A ideia surgiu quando fomos no gigantesco evento Anime Friends (um dos maiores eventos do Brasil direcionado a animes, mangás e cultura japonesa em geral) em São Paulo. Resolvemos fazer baseado nele, já que os lugares mais próximos para se participar de um evento como este é em São Paulo ou Curitiba. IN – O público fã de animes é crescente em nossa região? Ivan – Está crescendo. Atualmente nós temos um público um pouco dividido entre os amantes de shojo (termo usado para referir mangás para garotas, apesar de poder também interessar a qualquer gênero ou faixa etária), de animes e tam-

por Kiko Carli precisando”, disse Lucio Mariano. Nós também sonhamos e lutamos por isso ao longo dos anos e esperamos que a assinatura seja a concretização de um sonho e não o início de um pesadelo.

Muito bom Willer –“Queria convidar meus companheiros vereadores para criarmos a Câmara Mirim, como o companheiro Zetão fez uma época, para nós podermos politizar nossa criançada, para que façam política limpa, igual nós estamos fazendo aqui e para passar aos seus familiares qual é a função do vereador e até onde nós podemos agir, porque muita gente não sabe ao certo a função do Legislativo”. O projeto seria interessante para que desde cedo o munícipe aprendesse qual é a verdadeira função do vereador, podendo tanto cobrar mais, como entender as limitações de um legislador.

A carne “Foi aberto uma sindicância interna para apurar este assunto da carne, a fiscalização foi redobrada, há vários assuntos na cidade e cada um fala uma coisa, disseram até que a coisa foi implantada e tal. Vamos investigar”, afirmou Willer Costa. Já passou da hora de ser finalizada tal investigação em razão da gravidade do ocorrido. Vamos agilizar digo eu, vereador.

dois lados, ambas as opiniões, para que a população tivesse o entendimento também de qual era a nossa visão”. Essa é nossa função, obrigação e objetivo maior vereador e ficamos lisonjeados com o reconhecimento do trabalho de nossa equipe.

É o cara “Gostaria de voltar novamente a falar do projeto de Judô, do processo seletivo, que ocorrerá dia 23 para a contratação de 4 professores. Olhando o edital, pude constatar que além das pessoas que vão concorrer a este cargo terem que ser graduadas como professores na Federação Paulista de Judô, elas também têm que ser bacharéis em Educação Física, o que é de suma importância para que nós tenhamos educadores de formação universitária à frente desses projetos”. Concordo em parte com o nobre edil, já que o maior embaixador do esporte em nossa região, o professor Takeshi Yokoti não tem grau universitário, mas com seu talento criou grandes atletas e hoje é arbitro internacional. A iniciativa é brilhante!

Cadê? Dr. Júnior comparou as conquistas de Itararé com as das outras cidades e nosso Executivo com outros prefeitos, falando que pelo menos em outras cidades o vice-prefeito trabalha. Onde vereador?

Obrigação

O culpado

Marcos Vincenzi – “O assunto que eu gostaria de falar aqui na verdade é um agradecimento a uma matéria do Jornal Itararé News da última semana em relação àquela votação que teve aqui sobre a Comissão Processante, aonde o jornal deu a oportunidade em sua matéria de apresentar os

“Vocês não perceberam mais vem vindo mais uma perseguição aí. Alguém vai pagar o pato em relação a essa carne estragada. Essa sindicância que vai ser aberta é justamente para isso, para encontrarem algum bode expiatório”, cutucou Dr. Junior. Quem pagará o pato?

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948 Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42.240 Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica Ita News (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem: 2.000 exemplares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009. A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

bém de rock, que leva um pouco para o lado do anime também. Na nossa região, assim como nas cidades vizinhas de Itararé tem um público considerável. Esperamos investir mais em divulgação nos próximos eventos, para que pessoas de outras cidades também possam comparecer. IN – A Anime Store tem a intenção de promover mais eventos como este? Rafael – Sim, este foi um evento experimental. Queríamos ver como seria a repercussão, mas para um próximo estamos pensando em fazer uma noite inteira de anime, com barracas e acampamento, mais divulgação na região e num lugar maior. Estamos pensando ainda em como será. Futuramente queremos abrir uma filial na cidade de Itapeva e também em Jaguariaíva, aí quem sabe possamos estender o evento para esses locais. A Loja Anime Store tem diversos tipos de artigos para quem é fã de anime e da cultura japonesa em geral.


03

12 de fevereiro de 2014

Escritos de História & Política por Luis Felipe M. de Genaro

Reforma ou Revolução: quatro propostas para mudar o Brasil Como mudar o Brasil? Questão complexa, eu sei. As permanências de um passado escravocrata, estratificado e socialmente excludente parecem estar mais presentes que muitos sequer imaginam. Por isso, para início de conversa mudar o Brasil não é (ou será) uma tarefa fácil. Só haverá mudança efetiva dissolvendo nossas principais bases políticas, econômicas e sociais. Em outras palavras uma revolução social que desmantele a secular estrutura dos donos do poder, findando o enorme abismo entre aqueles que têm e os que não têm. O empecilho? O topo da pirâmide abomina mudanças. Acha que pobre deve continuar pobre. Que “neguinho” tem que ficar na favela. Que lugar de mulher é dentro da cozinha. A lista prossegue. Logo, enquanto a tal revolução não chega, quatro questões merecem ser pensadas e debatidas pela população em conjunto com o próximo governo – de viés esquerdista, esperemos – em busca da questão primordial: demolir a Casa-Grande e a Senzala que, se prestarmos atenção, ainda permanecem de pé. No que tange a segurança

pública, a desmilitarização da polícia não só é necessária como deve ser a pauta dos principais movimentos sociais nos próximos fóruns e congressos, dentro e fora das ruas. Herdada dos tempos de regime militar, a PM, tão criticada nas Jornadas de Junho pela truculência e opressão, não condiz com uma frágil democracia como a nossa. No que diz respeito à informação, a democratização dos meios de comunicação acabaria com os velhos coronéis da mídia e seus grandes polos de poder. Sonegação fiscal, redes de televisão e jornais em mãos de políticos e a distorção de informações seriam extintos, acabando de uma vez por todas com a manipulação e a alienação pelos conglomerados de jornais e telejornais proporcionados. Falando em poder, a dissolução dos grandes latifúndios com a reforma agrária colocaria fim na disparidade que assombra nosso Brasil. É justo um barão multimilionário do agronegócio deter vastos hectares de terra improdutivos enquanto um camponês luta para plantar e sobreviver? Questões como o descontrole sobre a ter-

Para Gostar de Ler

ra, que vem favorecendo a grilagem, a especulação imobiliária e a violência no campo cessariam de forma significativa. Sem a reforma as altas taxas de desmatamento, conflitos fundiários e baixa qualidade de vida no campo permaneceriam constantes. Por fim, e não menos importante, a reforma política. Aperfeiçoando nossa democracia de dentro para fora, a reforma aproximaria a população da esfera pública e dificultaria a corrupção e o repasse de quantias exorbitantes de dinheiro por lobistas a senadores e congressistas. Enfim, sinteticamente, estas são algumas das propostas que mereciam uma atenção especial de nossas classes dirigentes e intelectuais. Contudo, sabemos que reformas estruturais são remendos malfeitos em profundas rachaduras. E mesmo assim, pense só, atemoriza os donos do poder. Basta saber se o povo brasileiro – tão acostuma à sova e tronco – vai optar no futuro pela reforma ao invés da revolução. Bem, no meu caso, optei pela segunda.

por Marina Marchiori

Memória de Elefante

O livro da vez é “Memória de Elefante”, escrito e desenhado por Caeto. A editora é “Quadrinhos na Cia.” E muitas vezes eles publicam autobiografias em quadrinhos – você gosta de desenhar e acha que tem alguma coisa interessante pra contar? Então fique atento! Só não vale se você tiver tipo dezesseis anos de idade e ainda morar com os pais, porque daí, sabe como é... Ah não ser que você tenha dezesseis anos, more com os pais, mas tenha ficado sei lá, um ano estudando em Paris. Ok! I’m Just kidding! To só brincando! E quando eu falo quadrinhos,

não pense num reles gibi viu? É um livro mesmo, tem 227 páginas repletas de desenhos e memórias do nosso autor, contando seus desafios na vida. Não querendo motivar o fuxico e a intromissão na vida dos outros, mas conhecer a história desse cara realmente vale a pena. Caeto divide um apartamento com um amigo e paga sua metade do aluguel com muito sacrifício, ele é um artista, e como isso não é exatamente visto na sociedade como uma profissão, ele está desempregado. Seguir carreira de artista não é mole não, é optar pela chance de trabalhar sem receber, com a cabeça sempre maquinando. Mas passo a pensar que depois de lançar essa HQ sua vida tenha melhorado um pouco, enfim... Essa HQ é justamente sobre como suas HQ’s anteriores foram recusadas, suas telas, que ele vendia na frente do prédio onde morava, vendiam de vez em quando – e a rua não ajudava muito, com seus bêbados caídos e cachorros. A saga de Caeto segue sem muita esperança e banhada a álcool.

É muito interessante ler sobre a vida de Caeto principalmente quando nós achamos que tudo está muito difícil, do jeito que estavam pra ele – falta de grana, um caro vício, precisou sair da casa do colega pra morar num ambiente que, por mais que tenha teto e paredes, eu nunca entraria; seu pai ficando doente... É complicado fazer um trabalho bonito para ser vendido quando existe tanta merda na cabeça e na vida do artista. Mas existem bons momentos também. Porque a vida é exatamente assim. Ler sobre as aventuras de Caeto me deixam mais consciente sobre o que eu posso encontrar quando for sair de casa, dar a cara pra bater no mundo lá fora. Não acho, contudo, que meu melhor amigo vai ser um cachorro – um gato, talvez.

Fique atento!

por Sargento Cristiano Borges

Ponto Cego

Muitas vezes somos surpreendidos com aquele carro ou motocicleta que surgem repentinamente para nos ultrapassar, e sem perceber a sua presença acabamos por nos assustar ou até mesmo nos envolver em um acidente de trânsito. Este ocorrido é muito comum e é conhecido como o fenômeno do “PONTO CEGO”, em que uma das colunas do seu veículo acaba por obstruir a visão do condutor, que ao olhar através dos retrovisores, não consegue observar veículos e obstáculos na sua lateral. Observa-se que os casos de maior incidência dos problemas causados pelo “PONTO CEGO” ocorrem nos momentos de conversão e ultrapassagem, neste momento é como se o veículo que segue logo atrás desaparecesse ou até mesmo surgisse do nada e di-

ante desta “inexistência” de outro veículo acabamos por colidir com o outro. Mas não são somente as colunas traseiras e laterais que pode nos preocupar, as colunas da porta e para brisa pode também nos obstruir nossa visão, principalmente nas paradas nas esquinas e cruzamentos, motivo este que nos impede muitas vezes de en-

xergar uma motocicleta e até mesmo outro automóvel. Uma maneira de corrigir este infortúnio é a aplicação de um espelho auxiliar que pode ser aplicado na borracha do vidro, próximo ao espelho retrovisor externo. Dirigir com mais atenção e se precaver ao efetuar conversões ou virar uma esquina evitam acidentes, por mais que pareça uma coisa simples você deve fazer o teste em seu veículo, atitudes insignificantes transformam-se em grandes feitos. Seja consciente e não de bobeira, dirija com cuidado e evite prejuízos ao envolver-se em acidentes.

Frente de Trabalho forma 41 bolsistas Na sexta-feira (07), aconteceu a formatura de 41 bolsistas da Frente de Trabalho, programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) de Itararé, que realizou os cursos de Jardinagem e Auxiliar de Cozinha. O evento aconteceu no salão do ETEC de Itararé e contou com a presença de alunos, familiares e demais

autoridades do município. Para o secretário da Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Dirceu Vieira, esse trabalho teve um resultado bem positivo, já que a Frente de Trabalho anteriormente nem existia. Com os cursos, os cidadãos tiveram a oportunidade de se capacitar, aumentando ainda mais suas possibilidades de ge-

ração de renda familiar. Das 100 bolsas destinadas pelo governador Geraldo Alckmin, através do SERT, 66 assinaram o contrato em Capão Bonito. O trabalho desta primeira equipe continua até o dia 27 de março. A Secretaria informa, que já protocolou em São Paulo um ofício solicitando ao governo a continuidade desta parceria.

Josy Mix sorteia mais uma moto zero quilômetro Na sexta-feira (31), a Loja Josy Mix Magazine - Calçados e Confecções realizou o primeiro sorteio do ano de 2014. Com início em setembro o Festival de Prêmios da Josy Mix terá duração de um ano e ainda tem mais duas motos para serem sorteadas, nos dias 31 de maio e 30 de agosto. O prêmio do dia 31 foi uma moto Yamaha Crypton. O sortudo foi o Sr. Julio César Carriel, de Arapoti. Já estão sendo depositados os cupons para concorrer ao segundo sorteio. Quem deseja participar basta fazer suas compras na Loja Josy Mix. Nas compras acima de R$ 30, o cliente já tem direito ao seu cupom. Boa sorte!


04

12 de fevereiro de 2014

Novas denúncias de carne estragada na merenda surgem na cidade Prefeita Cristina fala sobre o ocorrido

R

ecentemente surgiram denúncias de que a Escola EM Profª Rosemary Lopes F. Biglia, do Bairro Cerrado teria recebido carne estragada para a realização da merenda dos estudantes. Segundo a diretora da unidade de ensino, a carne estava escura e mal cheirosa, fato que a fez proibir o uso da mesma. Conforme os vereadores Laércio Amado e Júlio César Soares, os mesmos teriam estado no DSE (Departamento de Suprimento Escolar), onde puderam constatar a presença de mais carnes impróprias para uso no local. Nossa equipe de reportagem esteve com a prefeita Cristina Ghizzi, que com exclusividade para nosso semanário deu seu depoimento a respeito dessas possíveis denúncias. De acordo com a mesma uma sindicância será aberta para investigação do caso. Confira a entrevista completa a seguir: IN – A denúncia de que haveria mais carne estragada nas escolas procede? Cristina – Não, não procede. Nós atendemos 34 unidades escolares e só houve esse problema na Escola do Cerrado, portanto, eu acredito que esse número indica que nós temos tido muito cuidado sim. IN – Quais foram as informações apuradas pela Prefeitura até

agora? Cristina – Na realidade, logo que nós tomamos ciência, na manhã de quinta-feira, do fato através do DSE, com a presença de dois vereadores lá, nós nos surpreendemos e foi por uma razão muito simples: do nosso ponto de vista, quando existe um problema dentro da escola é com o gestor escolar que as pessoas falam. Elas não chamam a imprensa, elas não chamam nada que esteja fora do cotidiano escolar. Então se há um problema, e há problemas nós sabemos disso, precisamos primeiro nos dirigir a quem é de direito, e quem está na administração da escola, para depois tomar outras medidas como denunciar e fazer todo esse escândalo que foi feito. Repito, nós atendemos 34 unidades escolares e aconteceu isso

em apenas uma escola. A população daquele bairro também sabe e já nos alertou de que a energia tem caído com frequência por lá. Nós nos surpreendemos com isso, porque para mim as coisas seguem um trâmite que me parece normal. Se teve um problema na cozinha, a primeira pessoa que se deve procurar é a diretora, que é a gestora da escola. Inclusive as declarações que foram feitas em programas de rádio foram dadas pela vice-diretora da escola do Estado, e não do município, que deu algumas informações sem ter todos os elementos para passar para a imprensa, especialmente porque num caso como este é preciso juntar uma série de peças, e se isso aconteceu na quarta à noite, na quinta de manhã essas peças ainda não estavam organizadas. Parece-me então que houve uma precipitação de um fato e gostaríamos na realidade que aquilo que acontecesse dentro da escola, primeiramente fosse comunicado à diretora da escola, para posteriormente ser comunicado à secretária, ao DSE e assim por diante. IN – Atualmente é feito um controle de qualidade nos alimentos distribuídos? Cristina – Instituído um controle de qualidade nós não temos ainda. Mas isso é um projeto nosso da Secretaria da Educação,

Distrito de Pedra Branca recebe obras de conservação em suas vicinais A Secretaria de Serviços Municipais de Itararé realizou no último mês a conservação de 40 quilômetros de estradas vicinais no Distrito de Pedra Branca. No último dia 05, a prefeita Cristina Ghizzi esteve no local para conferir as benfeitorias. As obras de conservação tiveram início no dia 06 de janeiro e contemplou estradas do Morro Vermelho, a estrada que liga o Distrito à divisa com o município de Itaberá, a vicinal que liga o bairro da Caixa d’Água ao Passo fino e parte da estrada que liga Itopava à COPADI. De acordo com o cronograma da Secretaria, os próximos locais a receberem a conservação serão: Bairro Passo Fino ao Bairro Caçador, Bairro dos Ferreiras, Bairro dos Machado e Bairro do Itopava ao Bairro do Rodeio.

de uma forma, eu diria, mais eficiente, mais interligada. Isso já é plano nosso. Aqui nós trabalhamos com planejamento. Seria um controle total daquilo que sai do DSE e daquilo que o DSE também recebe, pois nós recebemos mercadoria que compramos e dali a distribuímos às escolas. Mas o controle de qualidade, que você está falando, que seria de uma forma muito mais eficiente, estamos trabalhando para implantar o mais rapidamente possível, pois a intenção é atender bem a nossa população e nesse caso específico, o nosso público escolar. IN – Atualmente a compra desse tipo de alimento é feita pela Educação ou pela escola? Como é feita a distribuição? Cristina – É pela Educação. E a distribuição é realizada segundo o número de alunos, seguindo um cardápio estipulado pela nutricionista. IN – Quais providências a prefeitura pretende tomar?

Cristina – Eu vou abrir uma sindicância e essa será a primeira providência a ser tomada, porque eu não gosto de conversa atravessada. Por uma série de coisas, que nós já investigamos, vamos abrir a sindicância para juntar tudo isso e explicar para a população o que aconteceu. E volto a repetir, questões internas precisam ser resolvidas internamente. Na quinta-feira, imediatamente os trabalhadores do DSE percorreram as escolas da zona rural e não encontraram nada. Eu não sei se os vereadores também fizeram esta visita, mas, o que cabe a nós, acabamos fazendo e não detectamos nada. IN – Os vereadores dizem que há mais carne estragada no DSE. A senhora acredita nessa possibilidade? Cristina – Eu sei que na terça-feira (11) vai haver uma reunião do Conselho de Administração Escolar, pois esse conselho existe e é atuante há muito tempo. Nós esperamos um relatório

Coluna Prodonto

deles, que posteriormente poderá ser divulgado na imprensa, sem problema nenhum. Nossa intenção é, sempre que houver problemas, e haverá problemas, mas estamos buscando que haja sempre menos, é fazer a correção disto. IN – O que a senhora diria às pessoas que têm falado a respeito desse tipo de problema? Cristina – Eu diria que elas devem se tranquilizar, porque se tem uma coisa que minha administração está fazendo é melhorar substancialmente a alimentação escolar. Até agora eu não recebi qualquer queixa quanto à qualidade ou à quantidade de produtos que têm sido destinados às escolas. Aqui nós temos priorizado isso, então eu peço desculpas se houve esse contratempo, especificamente na Escola Rosemary, no Cerrado, e dizer que nós estamos cada vez mais atentos para que nada disso venha a ocorrer nas outras 33 unidades escolares.

por Dr. Bruno A. Pelissari

Evite mancha nos Dentes Alguns alimentos são inimigos dos tão desejados dentes brancos. Café, vinho tinto, chá e até algumas verduras entram para a lista negra do sorriso brilhante. A parte boa é que esse tipo de pigmento é facilmente removido com uma boa escovação e algumas vezes com uma limpeza no dentista. O café, por exemplo, tomado sem açúcar ou com adoçante, só suja superficialmente os dentes, e é removido com a higiene bucal diária. Já o café com açúcar promove descalcificação pelo acúmulo de placa e mancha mais. Dentes restaurados com resina composta, ou dentes que tenham dentina exposta também podem manchar mais facilmente, porém o tempo para isso é extremamente variável. Há dois tipos de manchas: as extrínsecas – em que as manchas são superficiais e saem com escovação ou limpeza – e as intrínsecas – em que há processo de alteração da estrutura da dentina e/ou esmalte e as manchas não saem com escovação. Entre as causas das manchas mais profundas estão os antibióticos à base de tetraciclina ingeridos até 12 anos, e ingestão de alguns medicamentos e consumo excessivo de flúor durante a formação dos dentes. As manchas causadas por excesso de flúor vão do branco opa-

co, até o marrom, algumas vezes causando também defeito no esmalte.O flúor é muito benéfico na prevenção de cáries, mas sua dosagem não pode exceder uma parte por milhão. Prevenção No caso das manchas intrínsecas, como a água da maioria das cidades brasileiras já é fluoretada, a mãe tem que ficar atenta para que a criança não engula a pasta de dentes ou mesmo medicamentos para bochechos que contenham flúor. A dentista enfatiza a importância de não dar à criança antibióticos à base de tetraciclina antes dos doze anos de idade. No caso das manchas extrínsecas, devem-se evitar alimentos ácidos que tornam dos dentes mais porosos. Outra recomendação é mastigar bem os alimentos, dar preferência a alimentos crus, duros ou fibrosos e promover uma escovação adequada com o uso de uma boa pasta de dentes. Aconselha-se o uso de canudinhos ao ingerir alimentos ácidos, para que o dente entre menos em contato com substâncias que podem danificar o dente; após a ingestão devese lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva. Tratamento Procurar por seu cirurgiãodentista para indicar tratamento sempre é a melhor escolha. O

profissional analisará a cor da mancha, sua extensão e recomendará o procedimento. Por exemplo, o clareamento caseiro, que consiste no uso de uma moldeira feita pelo dentista com um gel específico, pode ser indicado para manchas causadas por excesso de flúor ou por uso inadequado de tetraciclina. Dentes que já nascem amarelados ou amarelados pelo envelhecimento também podem ser clareados por este método. Há também o clareamento feito no consultório, que usa um gel mais forte e a aplicação de uma lâmpada, tornando o clareamento mais rápido. A mancha por tetraciclina é muito severa, principalmente no tom cinza ou marrom escuro, é comum o clareamento não surtir efeito, sendo necessário o recobrimento dos dentes. Quando a causa do dano é o excesso de flúor, às vezes é preciso optar por tratamento restaurador. Bruno Andrade Pellissari, Dentista, Pós-Graduando em Ortodontia e Ortopedia Facial


05

12 de fevereiro de 2014

Notas da Polícia Militar Porte de Entorpecente No dia 29, por volta das 20h05, policiais militares realizaram abordagem e busca pessoal em dois motociclistas, os quais trafegavam pela Rua Prudente de Moraes, próximo a Praça Euclides Figueiredo. Durante a abordagem foi encontrado no bolso da bermuda de um deles uma porção de maconha. Conduzidos à Delegacia de Polícia foi elaborado B.O. de porte de entorpecente e a droga apreendida. Furto e Ato Infracional No dia 30, por volta das 19h20, policiais militares foram acionados a comparecer em um estabelecimento comercial localizado à Rua Zuani de Fázio, no Parque Centenário, pois havia ocorrido um furto de frascos de bebida láctea e a vítima estaria seguindo o autor do delito. As equipes da PM iniciaram uma busca, visualizando quando o indivíduo adentrou em um terreno, situado à Rua Névio Samuel Bardal, no mesmo bairro. Após a abordagem foi constatado que este portava uma sacola de roupas, a qual informou que eram suas. Em contato com a vítima esta disse que quando chegou perto do infrator, este jogou uma sacola contendo as três bebidas lácteas ao chão e empreendeu fuga, sendo seguido até aquele local. As partes foram conduzidas até à Delegacia de Polícia, juntamente com o Conselho Tutelar, pois o autor era menor de idade. Foi registrado B.O. de Ato Infracional e Furto.

Auto de Infração No dia 31, por volta de 18h50, a PM em Operação de Trânsito pela Rua São Pedro, flagrou um indivíduo que conduzia uma motocicleta, o qual ao avistar os policiais subiu no canteiro central da via e passou para a outra mão de direção, a fim de escapar da fiscalização. De imediato foi acompanhado e abordado no cruzamento da Rua Prudente de Moraes com a Rua Coronel Frutuoso e após consulta no Terminal Móvel de Dados foi constatado que o condutor estava cumprindo suspensão do direito de dirigir, conforme processo e penalidade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O veículo e condutor foram apresentados na Delegacia de Polícia, onde foi feito B.O do fato, recolhida a motocicleta e elaborados os Autos de Infração cabíveis. Apreensão de Droga No dia 31, por volta da 00h15, em policiamento preventivo a viatura da PM deparou com um indivíduo, já conhecido, o qual ao avistar os policiais, dispensou três pedras envoltas em saquinhos plásticos aparentando ser crack. Quando indagado ele relatou tratar-se de usuário. O rapaz foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi elaborado B.O de Porte de Entorpecente e a droga apreendida. Porte de Entorpecente / Ato Infracional No dia 31, por volta das 03h30, a Polícia após denúncias de que na Rua João Mariano Ribas, na Vila Tonico Adolfo, havia prática de tráfico de en-

torpecente, se deslocou até o referido endereço e percebeu quando um adolescente estava saindo do local, o qual ao avistar a viatura dispensou um invólucro de plástico contendo em seu interior cocaína. Realizada busca pessoal, nada mais foi encontrado. Diante do fato de um adolescente estar de posse de substância entorpecente e de haver várias denúncias da citada residência, as equipes da Polícia Militar adentraram e realizaram busca domiciliar, logrando êxito em encontrar no interior de uma tubulação de fios, um invólucro plástico contendo uma porção de maconha e duas pedras de crack. No interior de uma máquina de lavar roupas havia um invólucro plástico de maconha, pesando 0,146 kg, juntamente com vários saquinhos plásticos utilizados para embalar e comercializar os entorpecentes. O adolescente infrator e sua genitora foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, sendo elaborado B.O. de Ato Infracional e apreensão do entorpecente. Flagrante de Tentativa de Furto No dia 01, por volta das 19h10, policiais militares foram acionados a comparecer na Rua Maestro Dudu Gaya, no Jardim São Pedro, onde um morador teria surpreendido um indivíduo na garagem de sua casa e este ao perceber que foi descoberto empreendeu fuga, sendo que o morador o seguiu informando aos PMs o local em que ele se encontrava, sendo detido no cruzamento da Rua Gabriel

Servidores da Garagem Municipal recebem visita da prefeita Os servidores da Garagem Municipal da Prefeitura de Itararé receberam na quarta-feira (05), uma visita da prefeita Cristina Ghizzi. A chefe do Executivo destacou que os funcionários serão valorizados e que ela dará con-

dições de trabalho para o setor. A prefeita também destacou que é preciso renovar a frota para dar melhores condições de trabalho aos servidores e prestar bons serviços à população. “Aproveitamos a oportunidade e falamos com os servidores de

forma individual. Assim temos conhecimento de como cada setor se encontra e o que pode ser melhorado”, completou. Durante a visita foi apresentado oficialmente aos servidores o novo secretário de Serviços Municipais, Ceir Piotrowski Santos.

Jorge Merege com a Rua Maestro Dudu Gaya portando um vídeo game escondido sob as vestes. Quando os policiais chegaram ao local, ainda foram informados que o mesmo indivíduo havia furtado um celular de outra casa vizinha, o qual também foi localizado com ele, no momento em que este tentava esconder o referido aparelho telefônico. Foi dada voz de prisão e apresentada a ocorrência na Delegacia de Polícia, onde foi elaborado B.O. do ocorrido, ficando o indiciado preso e à disposição da Justiça. Lesão Corporal e Dano Qualificado No dia 01, por volta das 17h10, policiais militares foram acionados a acompanhar o Conselho Tutelar até um estabelecimento comercial, localizado à Rua Brotero de Almeida, na Vila Osório, a fim de averiguar adolescentes ingerindo bebida alcoólica. Ao adentrar no estabelecimento, a PM surpreendeu uma adolescente de 16 anos ingerindo bebida alcoólica acompanhada de um indivíduo de 34 anos. Imediatamente foram conduzidos a proprietária do estabelecimento, indivíduo que acompanhava e a adolescente até a Delegacia de Polícia, onde esta se exaltou e desferiu chutes e pontapés na conselheira tutelar e na plantonista da Delegacia. A adolescente foi contida pelos policiais e foi elaborado o B.O de “Servir Bebida Alcoólica a Menor/Ato Infracional Ameaça/ Lesão Corporal e Dano Qualificado”, sendo expedida requisição de exame de

corpo delito para a conselheira. A adolescente ficou à disposição da Justiça e do Conselho Tutelar. Flagrante de Furto em Interior de Veículo No dia 02, por volta das 08h25, policiais militares foram acionados via rádio a averiguarem um furto ocorrido no interior de um veículo, à Rua Prudente de Moraes esquina com a Rua 1º de Maio, do qual foi subtraído de seu interior uma bateria, um tapete e várias ferramentas. De posse das características do infrator, iniciou-se policiamento com vistas a encontrar o autor do furto, o qual foi localizado em um terreno baldio da Rua Tiradentes, na Vila Sinhá. Quando abordado foi encontrado em sua posse um celular, o qual não soube informar a procedência e uma chave de fenda, que foi reconhecida pela vítima como sendo de sua propriedade. Indagado onde teria escondido os outros produtos do furto, este negou tal autoria, porém os PMs realizaram uma busca no terreno, sendo encontrada a referida bateria, porém não foram localizadas as demais ferramentas. Partes, objetos localizados e dados foram apresentados na Delegacia de Polícia, sendo elaborado o B.O. ficando o autor preso à disposição da Justiça. Flagrante de Furtos em Residência No dia 02, por volta das 22h18, policiais militares foram acionados a averiguar uma denúncia de que dois indivíduos teriam pulado o muro de

uma residência situada à Rua 24 de Outubro, no Centro e arrombado a porta e a janela da cozinha. Um deles trajava camiseta vermelha, bermuda estampada e boné escuro, e o outro boné branco e bermuda. Foi realizada busca pela residência, constatado o furto e realizado o policiamento, mas nada foi encontrado. Logo em seguida surgiu outra solicitação via 190, informando que uma testemunha teria visto um indivíduo correndo pela Praça São José, e de imediato foi realizado o deslocamento até o referido local, onde o indivíduo foi detido de posse de uma sanduicheira. Conduzido à Delegacia de Polícia, foi elaborado B.O., pois a testemunha o reconheceu como o autor do furto e a vítima apontou a sanduicheira como sendo de sua propriedade. O autor ficou preso à disposição da Justiça. Já no dia 03, por volta das 02h24, a Polícia averiguou uma denúncia de que um indivíduo, aproveitando-se do fato de conhecer as vítimas teria entrado em suas residências furtando dois celulares e documentos diversos. De posse das características do autor do delito, foi realizado policiamento e logrado êxito em encontrá-lo próximo ao local do fato, o qual alegou que tinha acabado de fumar crack e se encontrava exaltado. Porém foi reconhecido por uma testemunha como sendo autor do furto. Não foram localizados os objetos, mas o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia, ficando preso à disposição da Justiça.

PM registra duas tentativas de homicídio No dia 07, por volta das 19h25, policiais militares, foram acionados via 190, onde pelo local dos fatos estaria ocorrendo agressões entre quatro indivíduos, e que uma das partes estaria de posse de uma faca. De imediato a guarnição deslocou-se até o local alvo da denúncia, porém as partes já se encontravam no Pronto Socorro. Diante das informações, a guarnição deslocou-se até ao PS para colher os dados da ocorrência. De imediato a guarnição saiu em patrulhamento, obtendo a informação de que os autores tinham acabado de sair da Delegacia de Polícia, onde haviam confeccionado

um Boletim de Ocorrência em desfavor das vítimas. Os policiais militares requisitaram o endereço dos autores. De posse do mesmo a guarnição seguiu até a residência deles e após realizar a abordagem pessoal, os conduziu ao Plantão Policial. Diante dos fatos, a autoridade policial determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante, os quais permaneceram à disposição da Justiça. Já no dia 08, por volta das 04h35, os policiais militares foram acionados para atendimento de uma ocorrência de disparo de arma de fogo, em que as vítimas já se encontravam no Pronto Socorro. Diante das informações, a guarnição deslocou-se até o PS para colher melhores dados da

ocorrência. Ao chegarem à Santa Casa, a guarnição constatou que duas vítimas haviam sido alvejadas na cabeça. Em contato com elas foram repassadas as características dos autores e a guarnição saiu em patrulhamento, logrando êxito em localizá-los. Após a realização da abordagem, os policiais os conduziram ao Plantão Policial, onde uma testemunha os reconheceu de imediato como autores do delito. Diante dos fatos, a autoridade policial, após ouvir todas as partes determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante delito pela Tentativa de Homicídio Qualificado, permanecendo ambos à disposição da Justiça.

Willer cria projeto de lei para a criação de caixa prioritário em supermercados Em sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 04, o vereador Willer Costa Mendes protocolou um projeto de lei que tornará obrigatório a presença de pelo menos um caixa prioritário para o atendimento preferencial a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais em cada supermercado existente na cidade de Itararé. Tal medida vem a acompanhar outros setores de utilização pública como bancos, correios, transportes e lotéricas onde o atendimento preferencial, já é uma realidade, regula-

mentando a Lei nº 11.248, de 01 de outubro de 1992, que dispõe sobre o atendimento preferencial de gestantes, mães com crianças de colo, idosos e defici-

entes em estabelecimentos comerciais, de serviço e similares, e da outras providências, onde a preferência e a prioridade estabelecidas compreendem a não

sujeição a filas comuns, além de outras medidas, que tornem ágil e fácil o atendimento e a prestação do serviço. Ainda segundo o projeto, os estabelecimentos comerciais, de serviço e similares deverão manter, em local visível de suas dependências, placas com os seguintes dizeres: “Lei Municipal: Mulheres Gestantes, Mães com Crianças de Colo, Idosos e Pessoas Portadoras de Deficiência têm Atendimento Preferencial. O não cumprimento da medida resultará em multa ao estabelecimento”.


06

12 de fevereiro de 2014

Incêndio em casa do Jardim Alvorada Na manhã de quinta-feira (06), um incêndio destruiu uma casa na Rua Ademar Vaz de Oliveira, que fica nos altos do Jardim Alvorada, em Itararé. Não houve feridos, porém a residência foi toda consumida pelas chamas. No local viviam duas famílias, sendo um senhor e seu irmão cadeirante nos fundos e na frente um casal com quatro filhas, sendo que três das quatro crianças estavam no local na hora do ocorrido. A última, de apenas 10 dias, encontrava-se no hospital, em incubadora, por ter nascido prematura, e logo seria levada para sua residência. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU foram acionados e compareceram rapidamente ao local. Segundo informações da PM, o incêndio foi causado foi um curto-circuito na fiação elétrica da residência. Segundo a moradora do local, Rosa Aparecida Domingues, ela tinha saído e deixado

uma de suas filhas dormindo, quando começou o incêndio. O vizinho Ismael Rodrigues, ao avistar a fumaça, entrou na residência e resgatou a criança e o outro morador idoso, que morava na casa dos fundos. “Ao ver a fumaça, de início eu pensei que pudesse ser de fogão de lenha, mas ao chegar mais perto eu pude observar as chamas, que já estavam nas paredes. Foi então que eu vi uma criança lá dentro, assustada. Eu a orientei para sair rápido dali e procurar sua mãe, mas ela estava muito nervosa. Quando saímos da casa chamei para saber se havia mais alguém ali e na segunda casa, estava um senhor, que tem um irmão cadeirante, o qual estava na cama. Eu tirei o senhor carregado”. Graças ao auxílio de vizinhos, todos foram retirados do local a tempo, assim como o botijão de gás presente na cozinha da residência, evitando-

se assim uma tragédia ainda maior. Os moradores estão revoltados, porque a casa era alugada, e segundo eles o proprietário, dono de várias outras no bairro, nunca chama a assistência técnica quando suas residências apresenta algum defeito e acaba por consertar os problemas ele próprio. Segundo os vizinhos é comum ver o proprietário arrumando de forma improvisada a fiação elétrica dos imóveis. No dia anterior, o proprietário havia cortado a luz desta residência deixando os fios desencapados. Agora desabrigados, as famílias terão de se alojar temporariamente em casas de familiares. O casal e suas quatro crianças, de 10, 07 e 03 anos, além do bebê de 10 dias, se instalarão na casa de parentes, porém como tudo o que eles tinham foi consumido pelas chamas a população da cidade está se mobilizando para arrecadar alimen-

Veículos chocam-se em cruzamento no Centro Na manhã de quinta-feira (06), por volta das 09h30, ocorreu uma colisão entre veículos no cruzamento entre as Ruas São Pedro e Gaudêncio Machado. De acordo com informações

o acidente aconteceu no momento em que o veículo Chevrolet Montana adentrou a preferencial, vindo a colidir com uma motocicleta, que passava pelo local. A condutora da moto teve

ferimentos nas pernas e no tornozelo e foi atendida pelo SAMU, que a encaminhou posteriormente para a Santa Casa de Itararé, onde permaneceu sob cuidados médicos.

tos, roupas, artigos de higiene pessoal, fraldas, cobertores e utensílios de bebê destinados

aos moradores do local. Quem quiser colaborar pode levar as doações para a casa em que a

família se encontra à Rua Heitor Guimarães Côrtes, 696, no Jardim Alvorada.

Notas da Guarda Municipal Violência Doméstica No dia 01, por volta da 01h56 hora, a Guarda Civil Municipal foi solicitada a comparecer à Vila Beca, onde a solicitante informou que havia sido agredida pelo seu esposo. O marido informou que haviam discutido e realmente chegaram as vias de fato. Diante dessa situação, as partes foram encaminhadas ao Plantão Policial para a apreciação da autoridade policial. Furto No dia 02, por volta das 07h30, uma guarnição da Guarda Civil Municipal estava em policiamento preventivo pela

Praça Francisco Alves Negr��o, quando um senhor informou que havia deixado seu veículo estacionado em frente a uma padaria na Rua XV de Novembro, área central, quando um rapaz havia furtado uma quantia em dinheiro, que estava no interior do seu carro. Informadas as características do suspeito e indicando o destino seguido pelo indivíduo, os GCMs iniciaram buscas, sendo o rapaz localizado próximo ao Educandário. Posteriormente ele foi reconhecido pela vítima e diante dos fatos, o autor do delito foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde o delegado determinou a prisão em flagrante do autor, o encaminhando à disposição da Justiça. Porte de Entorpecente Por volta da 23h15 do último dia 02, uma equipe da GCM realizava rondas pela Praça Vincenzo de Donno, quando deparou com alguns jovens em atitudes suspei-

tas. Diante da abordagem foram encontradas duas porções de maconha com dois dos averiguados. Diante dos fatos, os averiguados, um jovem de 21 anos e um adolescente de 16 anos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência. Foi acionado o Conselho Tutelar para acompanhar o adolescente. Embriaguez ao Volante No dia 04, por volta de 01h28, uma equipe da GCM em rondas pelos espaços públicos situados no Parque Centenário, deparou com uma motocicleta transitando em “zigue zague”, causando riscos a segurança das pessoas. Os GCMs realizaram a abordagem e convidaram o condutor a realizar o teste de alcoolemia, obtendo um resultado 0,88 mg/l, índice muito acima do tolerado pela legislação vigente. Diante dos fatos foi solicitada a presença do guincho e o condutor foi encaminhado ao Plantão Policial, onde o Delegado o autuou em flagrante delito pelo crime de embriaguez ao volante, sendo que o condutor recolheu fiança e foi liberado. O veículo foi apreendido.

PM leva dois para a Cadeia e apreende grande quantidade de drogas Há algumas semanas a Polícia Militar tem recebido denúncias de que uma casa, localizada na Vila Novo Horizonte estaria funcionando como ponto de comércio de drogas. Assim, os PMs iniciaram patrulhamento pelo bairro, sendo que foi possível observar intensa movimentação de usuários em frente a referida casa na Rua Francisco C. Rinck. Foram efetuadas várias abordagens e elaborados boletins de porte de entorpecentes. Na madrugada do dia 06, por volta das 03h30, os policiais

abordaram mais um usuário de drogas saindo do local e resolveram adentrar a moradia, onde foi constatado que havia uma adolescente de 14 de anos, que fazia o papel de recepcionista para a venda dos entorpecentes e mais dois homens. No interior da residência foram localizadas cerca de 100 pedras de crack, vários papelotes de cocaína e também porções de maconha. Os PMs também encontraram diversos aparelhos eletrônicos oriundos do tráfico como celulares, som automotivo, notebook e um vídeo

game X-Box. Na residência ainda havia um caderno de contabilidade que estava junto com aproximadamente R$ 1.000,00 em cédulas diversas, dinheiro este fruto da venda de drogas. Além da adolescente, os dois indivíduos de 52 e 18 anos foram presos em flagrante e vão responder por Tráfico de Drogas, Associação ao Tráfico e Corrupção de Menores. A jovem permaneceu à disposição da Vara da Infância e da Juventude e os presos foram transferidos para uma Cadeia Pública da região.


07

12 de fevereiro de 2014

Realizada Missa em Louvor à Nossa Senhora de Lourdes A Prefeitura de Itararé realizou neste domingo (09), a missa em louvor a Nossa Senhora de Lourdes. O evento aconteceu no Parque Ecológico da Barreira pela manhã. A missa foi celebrada pelo conhecido pároco da Igreja Matriz de Itararé, Padre Nei e foi uma realização da Prefeitura Municipal, por

meio da Coordenadoria de Turismo, juntamente com Paróquia Nossa Senhora da Conceição.  A missa foi aberta a toda comunidade e o pároco agradeceu aos organizadores, devotos e políticos, além de todos que compareceram. Segundo o coordenador, Edilson Moraes, a missa já está se tornando uma tra-

dição na cidade. “Todo ano, em fevereiro, iremos realizar, com a colaboração da paróquia, uma missa especial em louvor a Nossa Senhora de Lourdes”, prometeu o coordenador. Na oportunidade, a prefeita Cristina Ghizzi ressaltou a importância desses eventos, que realçam a fé do povo itarareense e confirmou novos investimentos no parque. “Nossa intenção é sempre melhorar esse espaço, tornando o local mais bonito, conservado e seguro”, afirmou a prefeita. Os devotos da santa vindos de Itararé e região lotaram o local, que, permaneceu assim durante a realização da missa que durou cerca de uma hora e meia.  Segundo os organizadores cerca de 500 pessoas estiveram no evento, entre eles devotos vindos de Itapeva, Itapetininga e região.

A história de

Nossa Senhora de Lourdes Nascida em Lourdes, região montanhosa dos Pirineus, aos 7 de janeiro de 1844, dois dias depois foi batizada e recebeu o nome de Maria Bernarda. Sua família era muito pobre e viviam com grande humildade, e por algum tempo, Bernarda trabalhara tomando conta do gado. De maneira que, a Virgem Santíssima observou a humildade de sua filha e a dignou – entre os dias 11 de fevereiro aos 16 de julho de 1858 – em 18 aparições celestiais. E ao indagar para a Virgem Santíssima pelo seu nome, Ela disse-lhe: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Como Mensageira da Virgem ao mundo, pregou penitência e oração; pediu aos sacerdotes,

Itarareense ganha caminhão de prêmios das Casas Pernambucanas Na sexta-feira (07), o itarareense Rivail Jacinto dos Santos, morador no Jardim Paulicéia foi surpreendido pela notícia de que foi sorteado no programa Seguro Casa Mobiliada, das Casas Pernambucanas. O ganhador foi presenteado com um caminhão de prêmios, que o mesmo pôde escolher entre os produtos da própria loja, no valor de R$ 28.000,00, tendo podido retirar 8 mil em dinheiro e 20 mil em mercadoria. O programa realiza seis sorteios por mês pela Loteria Federal, em que participam todas as pessoas que adquiriam o seguro em qualquer loja Pernambucanas do país. Essa foi a primeira vez que o sorteado foi um itarareense.

que construíssem um Santuário, em honra a Maria Santíssima, em Lourdes. Obedecendo ao chamado de Deus, em julho de 1867, transfere-se para Nevers, para iniciar a vida religiosa na CasaMãe das Irmãs da Caridade. Na mesma casa religiosa, a humilde virgem permanece até a morte, quando após ter recebido os sacramentos da Igreja, invoca sua dulcíssima Mãe Maria, e retorna à casa celeste aos 16 de abril de 1879, aos trinta e seis anos de idade, doze dos quais como religiosa. Tendo vivido toda uma existência no silêncio e na humildade, com a morte torna-se resplandecente a todo o mundo pelo testemunho de santidade a nós legado.

Horário de verão chega ao fim no dia 16 de fevereiro Em vigor desde o dia 21 de outubro de 2013, o horário de verão está prestes a terminar. Para se adequar novamente ao horário normal, os moradores devem atrasar o relógio em uma hora à 00h de domingo (16). O horário de verão é apli-

cado no Brasil desde o início da década de 1930 e é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acesas mais tarde, economizando assim energia. Da última vez a economia ge-

rada pelo horário de verão no Brasil foi de 2 mil megawatts, o equivalente a 3 turbinas de Itaipu, ou ainda o consumo de Brasília e Belo Horizonte juntas, durante o horário de pico. Ao todo, estima-se que a economia tenha sido de R$ 160 milhões, em todo o país.

Município renova convênio com o projeto Vivaleite

A prefeita de Itararé, Cristina Ghizzi e a secretária de Ação Social, Bárbara Lechinsk estiveram na manhã do dia 05, na cidade de Itapeva para a renovação do convênio – Projeto Vivaleite. Este é um projeto do Governo do Estado de São Paulo e atualmente atende aproximadamente 1600 crianças em Itararé, onde recebem 15 litros de leite ao mês por cri-

ança inscrita. A Secretaria da Ação Social trabalha em conjunto com os Postos de Saúde. A entrega é realizada três vezes e ocorre na zona urbana e rural do município. O Vivaleite distribui gratuitamente leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. O objetivo é oferecer um

complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças de baixa renda familiar e que se encontram em risco nutricional. Quem pode se beneficiar? Crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses de idade, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Procure um Posto de Saúde de sua região para maiores detalhes.


08

12 de fevereiro de 2014

Rio Três Barras seca completamente e situação do abastecimento de água em Itararé é crítica Mesmo assim algumas pessoas não têm se preocupado em evitar o desperdício

N

ossa equipe de reportagem esteve no dia 07 na represa do Rio Três Barras, onde pôde constatar a situação crítica em que se encontra a principal fonte de abastecimento de água da cidade de Itararé. Tendo o seu leito secado totalmente, a equipe da Sabesp, responsável pelo abastecimento de Itararé desde 1998, teve de posicionar bombas de captação de água no Rio Itararé. O nível do Rio Itararé, porém, também está baixo, além do mais a água deste tem características diferenciadas das do Três Barras, o que fez com que a empresa tivesse que fazer algumas adaptações em seu sistema de filtragem. Embora a maior parte da população esteja ciente do calor excessivo, da seca do leito do rio, do rodízio de água nos bairros e da escassez preocupante de chuvas, situações de

desperdício comumente são flagradas. No dia 03, flagramos uma situação de desperdício de água no Centro da cidade, onde o proprietário de uma residência decidiu esgotar a água de sua piscina. Por horas a fio a água limpa correu pelas ruas, caindo bueiro adentro. Situações de desperdício vêm sendo constantemente registradas no município, principalmente devido à alta temperatura, em que o consumo de água da população aumenta significativamente. Segundo o gerente da Sabesp, a concessionária está conseguindo abastecer suficientemente a cidade, produzindo a quantidade normal, que é de 140 litros por segundo, embora para se ter um abastecimento tranquilo sejam necessários 180 l/s. A situação é preocupante, pois em todos esses anos, nunca havia sido registrado a vazão do Rio Três Barras abaixo

de 90 l/s. A conscientização e a economia ainda é o melhor modo de evitar a falta de água. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o gerente de Divisão da Sabesp na região, Júlio Hernandes, falou sobre este problema, confira: IN – Em relação a Itararé como têm sido os procedimentos tomados em relação a falta de água? Júlio – Em Itararé nós captamos água do Rio Três Barras e a nossa demanda é de 140 litros por segundo. Estamos tirando desse rio apenas 70, ou seja, a metade, mas o resto estamos pegando do Rio Itararé, que está cheio de água, só que ele fica num cânion a 75 metros de profundidade, trata-se de uma parede de pedra. Nós colocamos um sistema de bombeamento, porque tem uma bomba no rio que capta essa água e a leva para uma bomba intermediária, que foi colocada num barranco, onde as pessoas descem de rapel num cabo de aço. Foi a única saída que tivemos. Instalamos

Horta Municipal ganha campos experimentais de milho, mandioca e soja A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Itararé investe constantemente na Horta Municipal. Atualmente existem diversos projetos experimentais com o objetivo de demonstrar aos agricultores familiares novas técnicas de manejo e plantio, através de visitações in loco com implantação de plantio direto, melhoria na qualidade de sementes, utilização de sementes certificadas, avaliações de fertilidade, avaliações de produção individual das variedades plantadas, controles fito-sanitários e controle de custo produção. A Secretaria informa que implantou campos experimentais de milho com 7 variedades (Pionner 2830h – milho Cati Verde – Bandeirantes – DKB 340 pro – DKB 245 pro – Syngenta Feroz – rg2 selegrão ), campo de mandioca com 3 variedades (Mandioca Clone – IAC 576 –IAC am 02) e campo experimental de soja com 4 variedades (Soja

M5917 ipro – SYN NK 3363 – Embrapa BRS 284 – M6410 ipro). Além dos campos de plantios experimentais, a Secretaria da Agricultura selecionou alguns produtores, que manifestaram interesse em receber gratuitamente sementes destas variedades plantadas na Horta Municipal para plantarem em suas propriedades, com acompanhamento de plantio e assistência técnica até a colheita, quando será feita a

avaliação da cultura. O secretário Roberto Cogo, otimista com os resultados, tenta implantar novas técnicas de plantio, com acompanhamento dos interessados nos campos experimentais para que eles entendam a importância do plantio direto, calagem de solo, adubação adequada, sementes de qualidade, tratos culturais e acompanhamento técnico. “Esses experimentos são para que o pequeno agricultor possa ter a mesma produtividade que o grande produtor”, concluiu.

um conjunto há 75 metros de profundidade, que significa a altura de um prédio de 25 andares. Essa água é muito difícil de mandar por conta dessa altura, mesmo porque não dá para colocar um equipamento pesado lá em baixo, é um serviço de al-

tíssimo risco. Mas, o Rio Três Barras baixou e tivemos que instalar um segundo conjunto, mas devido outros problemas com geradores, estamos pensando em colocar um terceiro conjunto, porque do jeito que está vai baixar ainda mais. Es-

tamos fazendo de tudo para não faltar água e não virar colapso, a água está do nosso lado, mas está difícil de captá-la. Estamos para contratar uma empresa para fazer um sistema bem feito, porque o que fizemos é emergencial.

Atividades da unidade de zoonoses terá início em março A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Itararé informa que está previsto para o mês de março de 2014 o início das atividades da Sala de Castração da Unidade de Controle de Zoonoses Omar Moyses Elian, em Itararé. Segundo a Secretaria, inicialmente serão atendidas as famílias de baixa renda que possuam cadastramento junto a Ação Social do município. Os interessados, que se encaixarem nos critérios acima citados, devem se dirigir a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, localizada a Rua Frei Caneca, 1443, entre às 14h e 17h, portando RG, CPF, comprovante de residência atual, carteira de vacinação do animal e comprovante de cadastramento junto a Ação Social. Neste processo o proprietário do animal assinará o termo de responsabilidade, estando ciente dos riscos trans-operatórios. Os métodos cirúrgicos utilizados são os de ovário salpingo histerectomia (OSH) para as fêmeas e de orquiectomia para os machos. Após o processo o dono recebe ficha comprovante de esterilização do animal.

Os cuidados pós operatórios ficam sob responsabilidade do proprietário, que será devidamente orientado pelo veterinário responsável. O serviço estará disponível para cães e gatos e cada proprietário poderá castrar o máximo de três animais, estes com idade mínima de seis meses. O animal

deve estar vermifugado a no mínimo 15 dias, antes do procedimento, livre de ectoparasitas (pulgas, carrapatos e sarna). Os procedimentos cirúrgicos ocorrerão apenas nas terças e quintas-feiras e atenderão no máximo cinco animais por dia. Para inscrição não é necessária a presença do animal.


09

12 de fevereiro de 2014

Morador parabeniza administração pela finalização das obras no Córrego do Prata

N

a semana passada foram finalizadas as obras do paredão do Córrego do Prata no Bairro Velho. Depois de mais de oito anos em estado precário e meses de obras, o paredão urbano que estava caído, encontra-se totalmente refeito. Também foi instalado no local um guard rail como forma de prevenção e impedimento de que caminhões e demais veículos adentrem a calçada, causando novos estragos na obra. Agradecido pela qualidade dos serviços, o cidadão Mário Fuglini, morador do Bairro Velho e proprietário da empresa Fuglipel procurou nossa equipe de reportagem para agradecer em nome da comunidade, o resultado dos trabalhos efetuados. IN – Por que o senhor procurou nossa redação esta semana? Mário – Quando caiu isso

aqui em janeiro de 2013 muitos culparam a atual prefeita pelo ocorrido. Na realidade ela não teve culpa, porque isso aqui já estava caindo há mais de 8 anos. Como eu falei em reportagens anteriores nós aqui do bairro já havíamos reclamado por várias vezes, mas nunca nenhum prefeito veio resolver. Quando procurei, ano passado, a atual administração ela me disse que não era prefeita de prometer nada, mas o que estivesse ao seu alcance ela faria. Quando ela tomou conhecimento disso, ela me garantiu que, após resolver os problemas financeiros do primeiro ano de administração, assumiria o compromisso de sanar o nosso problema o quanto antes. E realmente, terminou 2013, ela conseguiu deixar o paredão erguido e a rua arrumada. No que eles concluíram essa primeira etapa, já colocaram em

Educação Infantil adquire novos equipamentos Em Itararé, dez escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino receberam recursos do Governo Federal denominado Apoio às Creches. Com isso, a Secretaria da Educação adquiriu novos equipamentos e utensílios para melhorar o atendimento aos alunos. Segundo a Educação, esses aparatos proporcionarão grande melhora nas condições de trabalho dos professores e funcionários, tornando o ambiente escolar mais agradável e com melhores condições de servir a comunidade escolar. Através do recurso recebido foram adquiridos eletrônicos, eletrodomésticos, além de itens de cozinha, já para a sala de aula, cadeirões de bebês, ventilado-

res de parede, cortinas, entre outros. Ao todo foram investidos R$

379.186,60 e todas as creches foram equipadas de acordo com a solicitação dos diretores.

seguida esse guard rail para evitar situações como as que ocorreram anteriormente, de carretas que sobem na calçada e com o peso fazem o muro do córrego ceder. Agora com isso tais situações não voltarão a acontecer. É importante ressaltar que o guard rail não gerou custo nenhum para a Prefeitura, pois eles tinham lá o material abandonado de gestões passadas, e só precisaram reformar e adaptar para cá. Nós criticamos quando não é feito, mas também temos que agradecer quando realizado. Eu, juntamente com todos os moradores do Bairro Velho, parabenizo e agradeço a atual administração, assim como o pessoal do Demutran, na pessoa do Piu, e a equipe de pessoal dos Serviços Gerais, na pessoa do Renato, que foram muito atenciosos, vieram aqui e resolveram o problema.

Escolas recebem carteiras

A Secretaria da Educação de Itararé recebeu 595 conjuntos de carteiras escolares para as salas de aula das unidades de ensino fundamental da rede municipal. O mobiliário escolar foi adquirido em parceria com o Go-

verno Federal, através do recurso do Plano de Ações Articuladas (PAR). As novas carteiras serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade escolar, de modo a repor os danificados e aumentando o nú-

mero nas escolas onde houve maior demanda de alunos matriculados. O mobiliário trará mais conforto, organicidade e um ambiente agradável aos alunos e professores, proporcionado melhoria na qualidade de ensino.

CAF traz Raça Negra para Itararé Há mais de 30 anos, Luiz Carlos e seus companheiros revolucionaram a música popular brasileira e transformaram as “batucadas” casuais num fenômeno, invadindo as rádios e meios de comunicação com o romantismo suingado do Raça Negra. Hoje a banda é uma das maiores representantes do samba brasileiro, possuidora de sucessos que marcaram gerações. Raça Negra abriu o mercado para o samba numa época em que o mundo esta-

va fechado para o gênero e transformaram os anos “90” na época do “ouro do samba”. Sendo um dos maiores fenômenos musicais da década de 90, o Raça Negra evolucionou a música incluindo em suas melodias instrumentos incomuns para o samba daquela época, os “naipes de metais”. Além disso, alguns anos mais tarde o grupo entrou para o Guines Book, tendo 600 execuções da música “É tarde demais” em um único dia. Em abril o Clube Atlético

Fronteira – CAF - trará essa brilhante atração para animar o feriado do dia 18 (sexta-feira). O show terá início após a meia-noite e promete ser uma das maiores produção que a cidade realizará este ano. Garanta já seu ingresso! Os convites para sócios e visitantes já estão disponibilizados para venda. Como este é um show de 1ª linha será cobrado uma taxa de R$ 10,00 dos sócios. Os camarotes já estão praticamente esgotados.


10

12 de fevereiro de 2014

CDHU/Ponte Seca: Prefeitura pagou duas vezes pelo mesmo serviço A CEI - Comissão Especial de Inquérito da Câmara, formada para investigar possíveis irregularidades na licitação do CDHU/ Ponte Seca, concluiu que a Prefeitura pagou duas vezes pela limpeza do terreno, onde estão sendo construídas as 262 casas do conjunto. Tal fato ocorreu no ano de 2012, sob a administração do então prefeito Luiz Cesar Perúcio. Segundo o relatório da Comissão, concluído no último dia 30, o prejuízo ao município é de R$ 140,2 mil. Este foi o valor que a empresa AMS Bruno recebeu pelo serviço, havendo, porém prova documental (diário de obras) de que o trabalho foi realizado e pago à Novata - empresa vencedora da concorrência para construção do conjunto - conforme consta nos documentos analisados. Pelo seu próprio depoimento e das outras pessoas ouvidas pela CEI constata-se que o secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente na época, Luis

Vieira Rossi, era quem decidia pela abertura dos processos licitatórios, assinava notas fiscais, que comprovavam a realização dos serviços e autorizava o setor de finanças a fazer os pagamentos. Em seu depoimento à CEI Rossi declarou que a abertura desta outra licitação de serviços para “retirada de cobertura vegetal”, vencida pela AMS Bruno, foi decidida em uma reunião entre ele, o prefeito Cesar Perúcio e o chefe do Gabinete Ronald da Silva Gradin Jr. Segundo o ex-secretário “havia pressão política para iniciar as obras”, alegando “que elas tinham de ser iniciadas sob pena de perda dos recursos”. Afirmou ainda que o valor a ser pago à empresa que vencesse esta segunda concorrência seria descontado posteriormente da Novata. Perúcio e Gradin Jr., ouvidos pela CEI, negaram ter participado de reunião com esse objetivo.

Conclusões da CEI Além da apuração de que a

Prefeitura pagou duas vezes pelo mesmo serviço, sendo o

autor da irregularidade o então secretário Luis Vieira Rossi, a

CEI levanta suspeição pelo fato de uma mesma pessoa, Carlos Cesar Diniz, representar duas empresas - AMS Bruno e Santexentre as três que disputaram esta segunda licitação, o que, no mínimo, caracteriza conflito de interesses. O relatório recomenda à Prefeitura não realizar pagamentos de obras e serviços sem as devidas medições e termos de recebimento, como determina a Lei das Licitações - documentos que comprovam sua efetiva realização e finalmente sugere que a chefe do Executivo adote as medidas legais para recuperação dos valores pagos indevidamente. O documento foi também encaminhado ao Ministério Público para que promova a responsabilidade dos envolvidos. A Comissão Especial de Inquérito foi presidida pelo vereador Zetão, o relator foi Dr. Willer Mendfes e teve como membros João Vieira, Julião do Rede e Marcos Vincenzi.

Pais reclamam do Executivo disponibilizará transporte escolar municipal uniformes para os alunos da rede pública

O

início do ano letivo está sendo marcado por reclamações a respeito do transporte escolar municipal em Itararé. Muitos pais têm dito de que o ônibus escolar não está mais indo buscar e nem trazer as crianças para a escola, mesmo àquelas que moram relativamente longe do local. As altas temperaturas neste início de mês também têm sido um fator determinante para o surgimento de tantas reclamações a respeito do transporte, afinal as crianças têm de andar a pé em baixo do sol das 12h às 13h, o horário mais crítico, segundo os especialistas. Na primeira sessão do ano na Câmara Municipal de Itararé, o transporte escolar esteve em pauta e os vereadores propuseram a convocação da secretária da Educação, Maria Aparec ida Damásio para prestar esclarecimentos

sobre o assunto. Nossa equipe de reportagem procurou a secretária para esclarecimentos de algumas dúvidas sobre o ocorrido. Confira: IN - Alguns pais estão reclamando que o transporte não está levando as crianças para levar às escolas. A senhora poderia esclarecer por que isto está acontecendo?  Maria Aparecida - Com respeito ao Transporte Municipal de Escolares, queremos expor que o sistema, como se trata do início do ano letivo, está em processo de acomodação como é comum acontecer em todos os municípios nesta oportunidade. Nossa experiência anterior nos ensina que a organização do sistema, em todo início de ano letivo, exige um tempo até que tudo se normalize e o serviço ocorra com a regularidade desejável. É importante ressaltar que vivemos um ano

atípico, com a antecipação do ano letivo em virtude da realização da Copa do Mundo, o que também influencia nas dificuldades pelas quais passa o sistema de transporte de escolares. A acomodação é apenas uma questão de tempo. No que diz respeito às reclamações, as escolas afetadas pelos problemas já os tiveram solucionado. Vamos aos detalhes: A Escola Municipal Dilermando Marques Camargo, próxima à Estação Rodoviária teve a prestação dos serviços de transporte de escolares regularizados já há algum tempo e a Escola Municipal Profª Ione Maria M. Martins dos Santos teve os mesmos serviços normalizados nesta semana. É muito importante reafirmar que os alunos que têm escolas próximas ao local onde residem e que, por decisão dos pais ou responsáveis, passam a frequentar unidades escolares localizadas mais distantes, não podem invocar o direito ao benefício do transporte escolar e sim levar em consideração o incentivo de estudarem próximos de suas residências. Encerrando os esclarecimentos com respeito a este item, sugiro que os pais ou responsáveis pelos nossos alunos procurem a Secretaria Municipal da Educação, quando se sentirem prejudicados em relação aos direitos do benefício aqui tratado.

A Secretaria Municipal da Educação informa que este ano todos os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão uniformes. “Devemos frisar que é desejo da prefeita fornecer a vestimenta de forma gratuita a todos os alunos de todas as escolas da rede oficial de ensino do município”, declarou a secretária da Educação, Maria Aparecida Damásio. Ainda segundo a secretária o processo licitatório para aquisição de camisetas já se encontra em desenvolvimento e num segundo momento passa pela fase do levantamento das necessidades em outros componentes do uniforme como jaquetas e calças. “A providência já está em andamento em algumas escolas”, disse. Ainda segundo informações da secretária, o objetivo do Poder Público Municipal é uniformizar, em vestuário, todos os alunos até o final do primeiro semestre de 2014. “É importante ressaltar que tal iniciativa jamais aconteceu anteriormente na rede municipal de ensino de Itararé”, finalizou.

Feira do Empreendedor A terceira edição da Feira do Empreendedor do SEBRAE-SP ocorre de 22 a 25 de fevereiro no Expo Center Norte. Reunindo expositores e consultores, é uma oportunidade única de fazer novos negócios e se atualizar empresarialmente. Entre os objetivos do evento estão o estímulo a novos empreendimentos e à diversificação de negócios já estabelecidos, além da orientação a empresários e a exposição de soluções e inovações sustentáveis. Uma oportunidade imperdível para a sua empresa. O evento acontece no Pavilhão do Expo Center Norte, à Rua José Bernardo Pinto,

330, na Vila Guilherme em São Paulo. Sábado e Domingo das 10h às 21h e Segunda e Terça das 13h às 21h. Mais informações sobre a Feira: http://feiradoempreendedor. sebraesp.com.br/ A ACEI em parceria com o SEBRAE estará em missão no dia 25, com saída às 06 ho-

ras da Praça São Pedro, com horário previsto para retorno às 20 horas, com um custo para transporte de R$ 30,00. Há pouquíssimas va gas dispon íveis. Mai s inf ormaçõ es li gar 3531-3000 - falar com Karina.


11

12 de fevereiro de 2014

Sesc Verão passará por Itararé no dia 23 de fevereiro Projeto acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo na capital, interior e litoral e em alguns espaços públicos, com a ideia de colocar esportes e atividades físicas na rotina das pessoas “Quantos minutos do seu dia são dedicados para o esporte? Quantos dias por semana você pratica atividades físicas? Você é dos que responderia todos os dias ou nem lembra quando foi a última vez que dedicou alguns minutos? Falta de tempo é o principal motivo para as pessoas justificarem a ausência de atividades físicas no seu dia a dia.” Esta é a chamada do Sesc Verão 2014, um projeto do Estado de São Paulo que, com o intuito de agregar cultura, esporte, lazer, cidadania em um processo de educação permanente nas cidades por onde passa, este ano está atuando sob o tema “Toda hora é hora. Esporte é agora!”. Acontecendo entre os dias 4 de janeiro e 28 de fevereiro, o Sesc Verão 2014, passará por Itararé no dia 23 (domingo), das 10h30 às 17h, na Praça Francis-

co Alves Negrão (São Pedro), trazendo instalações lúdicas e interativas, bate-papos e encontros com atletas, vivências e demonstrações de modalidades esportivas, jogos e brincadeiras, exposições, espetáculos, aulas abertas e atividades recreativas gratuitas para todos os públicos. Uma pesquisa encomendada pelo Sesc ao Instituto IPSOS identificou que a população brasileira ainda está longe de poder ser considerada ativa. Os números não são nada bons: mais da metade do total dos entrevistados afirmam não praticar esporte e atividades físicas. Dentre esses, 47% das pessoas apontam a falta de tempo e a correria do dia a dia como os principais motivos. Diante disto o principal desafio do Sesc Verão é: encontrar brechas para encaixar práticas de esportes e atividades físicas,

seja para o bem estar, encontrar amigos ou pura diversão, na rotina das pessoas. Vale de tudo: caminhar no parque mais próximo, sair para pedalar e curtir sua cidade todos os dias, participar de corridas de rua, passear ao ar livre,

Ciclismo em Campo Largo Foi realizada no último domingo (02), a 1ª Etapa Etapa da Copa ProBike de Cross Country, que abriu oficialmente a temporada do MTB Cross Country 2014, prova que além de dar início a temporada do XCO no Estado do Paraná é válida pelo Ranking Nacional de MTB Cross Country. A Copa ProBike acontecerá em 4 etapas e está sendo preparada para atrair atletas profissionais e também atletas estreantes no XCO, porque cada etapa terá dois circuitos diferenciados, sendo um para as categorias Pró, recheados de trilhas e dificuldades técnica com 5 quilômetros e um 2º percurso, especialmente desenvolvido para os estreantes, sem dificuldades técnicas, para atrair novos adptos a esta modalidade com 4 quilômetros, que é a categoria Olímpica do Mountain Bike. Itararé teve seus atletas repre-

sentados por Otavio Prego e Reinaldo Fortes, que mais uma vez se destacaram entre os melhores. Reinaldo na categoria Master C concluiu 5 voltas com o tempo de 1h20, ficando em 6º na categoria. Otavio na sub 30 largou bem, mas teve problemas no pneu e conseguiu emprestar uma roda, concluindo as 4 voltas em 1h17, ficando em 5º na categoria. Com esses resultados a equipe marcou pon-

tos para a próxima etapa. Neste fim de semana a equipe estará em Itupeva na 1ª etapa do GP Ravelli. A equipe agradece mais uma vez o apoio recebido de seus patrocinadores, Bazar Cristal, Amazon Representações, Du Bike, Miraluz, Auto Posto Estradão e Vip Locadora de Veículos e Mendes Bike Avaré. Agradecimento: Jornal O Guarani e Jornal Ita News.

jogar com os amigos e/ou os filhos... o importante é encontrar uma atividade que se encaixe na rotina e dê muito prazer. O projeto é uma ação integrada à campanha Move Brasil, cujo objetivo é aumentar o número de pessoas praticando esportes

e atividade física no Brasil. Confira a Programação para Itararé: - Espaço esportes e atividades acrobáticas: Espaço para vivências em esportes acrobáticos como trampolim, tumbl track e barra fixa e em equipa-

mentos aéreos circenses como trapézio, lira e tecido. - Espaço esportes virtuais: Espaço destinado à jogos virtuais, com a particularidade de envolver movimentos e exercícios para que o jogo seja conduzido. - Espaço esportes diferenciados e tênis de mesa: Oportunidades de experimentar esportes diferentes como tchouckball, badminton e esportes em formatos reduzidos como vôlei, futebol e basquete, além da prática livre de tênis de mesa. - Intervenções circenses: Com Circo Vox e Trampe Brasil. - Bate Papo e vivência com o atleta Viola, às 15h: Batepapo descontraído com o irrevenrente ex-jogador, que carrega em seu currículo o título de Tetracampeão Mundial de Futebol, conquistado na Seleção Brasileira de 1994.

1º Desafio XCO Cross Country Neste domingo (09), acontece o 1º Desafio XCO (Cross Country). Organizado por Reinaldo Fortes, em parceria com a Hospedaria de Equinos e Pista de Laço Caiçara, juntamente com a Prefeitura Municipal de Itararé, Coordenadoria de Esportes e Coordenadoria de Turismo, o evento terá início a partir das 08h, na Hospedaria de Equinos Caiçara. Segundo o organizador Reinaldo Fortes, o XCO é uma modalidade nova na região, que tem o diferencial de ser realizada em um circuito fechado com muitos pontos técnicos e obstáculos próprios de trilhas, diferente das maratonas, que geralmente são padrão estradão. Ao todo o circuito terá 4,5 Km de decidas técnicas e subidas fortes. O organizador Reinaldo Fortes espera receber um bom público de atle-

tas da região, já que esta é uma modalidade diferenciada e com poucas provas, e a esperança é tornar o evento

uma tradição na região, já que o mesmo tem sempre buscado renovação e melhorias na modalidade MTB.

Festa do Chopp acontecerá no dia 15 Escolinha de Futebol da AABB está com novos horários de treinos A Escolinha de Futebol da AABB - Associação Atlética do Banco do Brasil - está com novos horários de treinos neste novo ano. Em 2014 as aulas do Projeto AABB Esporte Comunidade acontecem das 08h30 às 10h30 na parte da manhã e das 16h às

18h parte da tarde e nos sábados das 08h às 10h, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Os dias de treino variam conforme a idade dos alunos. Podem participar do Projeto crianças a partir de 7 anos. A AABB disponibiliza a passagem de

uma kombi para pegar os alunos meia hora antes do horário dos treinos. Para mais informações falar com Murilo ou Maycon (telefones na arte em anexo). Confira na tabela abaixo os dias dos treinos de acordo com o ano de nascimento.

No dia 15 acontecerá a Festa do Chopp na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB. Com início às 21h, o chopp será servido pela famosa equipe Pinguim, de Ribeirão Preto, o mais tradicional do país. Com mais de sete décadas de existência, a Chopperia Pinguim vem consolidando sua fama como uma das mais importantes do Brasil, se tornando inclusive referência para a cidade de Ribeirão Preto para o mundo. A Chopperia Pinguim tem a excelência na qualidade do seu chopp e especulações sobre o segredo da fórmula da casa originou diversas lendas, como a famosa história do “choppeduto”, uma serpentina gigante, que ligaria a fábrica até a cervejaria, localizada a algumas quadras. Contando com a animação da Banda Frequência Modulada e petiscos da Dona Ema, a Festa do Chopp de Itararé, tem convites limitados, por isso reserve já o seu através dos telefones: (15) 99712-0469 (Manduri), (1 5) 9977-5673 (Sérgio Chapal), (15) 98152-

6320 (Stefan e Sandra), (15) 99787-8736 (Rosilda) e (15)

3531-9750 (Gisele – Banco do Brasil).


12

12 de fevereiro de 2014


ITABERÁ

CAPÃO BONITO

Equipe de apoio do governo sofre acidente na SP 249

Fazenda Marcolino realiza leilão de gado e festa beneficente

Página 09

Páginas 04 e 05

Ueda Foto e Vídeo

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 Editor Chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 56

R$

2,50

Itapeva é sede da nova Região Administrativa Assinado pelo governador Alckmin, decreto prevê ainda criação do escritório regional de articulação com municípios

APIAÍ

TC rejeita contas do Executivo referentes ao ano de 2011

RIBEIRÃO BRANCO

Governador inicia a pavimentação da SP 249

Página 06 BURI

Médicos se recusam a dar atestado de óbito e delegado instaura inquérito policial Página 06 O Sudoeste do Estado de São Paulo passa a ter a 16ª Região Administrativa. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, na manhã de sextafeira (07), em Itapeva. São 32 cidades reunidas. O decreto que regulamenta a Lei nº 12.517 foi assinado e, além de criar a Região Administrativa, prevê também a criação do escritório regional. Página 12.

BOM SUCESSO DE ITARARÉ

Tem início a construção do novo prédio da Prefeitura Página 10

Prefeitos da região renovam contrato com o Programa Vivaleite Página 03

Geraldo Alckmin iniciou na sexta-feira (07), em Ribeirão Branco e Apiaí, as obras de modernização e melhorias da Rodovia Hiroshi Kosuge (SP-249).

Realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado aos Transportes, as obras têm investimento de R$ 85,3 milhões. Página 07.

ITAPORANGA

Caminhão tomba em Ponte do Rio Verde Foto: Patrick Cassiano

Página 08


02

12 de fevereiro de 2014

Estamos de Olho Testemunho Cumprimos nossa missão, que é noticiar fatos ou processos que afloram na vida pública e todo e qualquer político está sujeito a ser acusado neste ou naquele processo, o que não quer dizer que o mesmo seja o culpado. Cabe a imprensa noticiar o fato, simplesmente. Relacionado ao deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari eu tenho ampla certeza de que nunca e em momento algum houve conivência ou mesmo anuência para que algo de errado ocorresse durante sua passagem à frente da Casa de Leis de Itapeva. É uma pessoa íntegra e que jamais faria uso do cargo para se beneficiar ou beneficiar alguém. É um homem honesto.

SP 249 A autorização do governador Geraldo Alckmin para o início das obras da estrada, que liga Apiaí a Ribeirão Branco não pode ser encarada como uma ação política e sim como um ato humanitário com o povo, que é obrigado a fazer uso da mesma, a qual é intransitável.

História Entram para o hall de pessoas ilustres da região, além do governador, também os prefeitos Ari Knor e Sandro Sala, que marcarão seus mandatos com essa conquista, que beneficiará e muito a todos que circulam por nossa região.

16ª é real Por outro lado Roberto Comeron também será sempre lembrado como o prefeito da implantação da 16ª Região Administrativa. Uma vitória incontestável, que esteve nas mãos de outros, mas que não acreditaram no projeto. Parabéns, prefeito.

Cadê você? A ausência constante nos grandes eventos da região nos últimos dias por conta do deputado federal Guilherme Mussi chega a preocupar seus cabos eleitorais. Nem ao menos um representante se fez presente em momentos tão marcantes para a nossa região. Será que já se considera reeleito?

Estou aqui Por outro lado João Fadel, Ulysses Tassinari e Edson Giribone estiveram presentes em todos os locais e mostraram que estão ao lado do povo e das novas conquistas. Nota 10.

Em casa O governador se sentiu literalmente em casa por conta da recepção em Apiaí. O prefeito Ari e seus assessores lotaram o local marcado para a oficialização do início das obras da SP 249 e demostraram um carinho muito grande a todos que se fizeram presentes na cidade.

Simplicidade Estive presente nas festividades e missa da Fazenda Marcolino, onde fomos recebidos pelo senhor José Maria Nunes, que é um ser humano diferenciado e que vive para auxiliar seus semelhantes. Que honra poder passar algu-

mas horas com pessoa tão especial.

Emergencial Romano Oliveira solicita ao prefeito municipal de Capão Bonito reparos na ponte entre os Bairros Criciúma e Pinhalzinho, na Zona Rural da cidade. Segundo o vereador o pedido é em caráter emergencial e sua realização evitará grandes transtornos e prejuízos à coletividade.

Malandragem Na primeira sessão deste ano foi apresentado um requerimento solicitando informações referentes ao agendamento de endoscopia e demais exames. No requerimento o vereador Romano cobrou agilidade no atendimento à população, que necessita com urgência realizar os referidos exames. As respostas servirão de base também, para iniciar uma investigação séria referente a um agente político, que segundo denúncias, esta capturando as vagas de exames da população diretamente nos hospitais, e distribuindo para amigos e eleitores, colaborando assim com o aumento da fila de espera. Que o vereador de Capão Bonito apure a fundo as denúncias, já que o favorecimento de amigos e cabos eleitorais prejudica aqueles que mais necessitam de um atendimento emergencial. Uma vergonha!

É ele “O prefeito Julio Fernando é muito honesto e correto. Ele luta diariamente para oferecer serviços públicos de qualidade a nossa população. Não é justo que políticos aproveitadores atrapalhem esse trabalho”, disse Heitor. Os vereadores acreditam na lisura do trabalho do prefeito e temos a certeza de que tudo será apurado e os responsáveis punidos. Desta forma estarão sendo fechadas as portas para oportunistas, que querem usar o serviço público com a finalidade de angariar votos.

Geral No tocante à Saúde as reclamações são constantes e vale a pena salientar que o problema é em nível nacional e não apenas na cidade de Capão Bonito, mas o prefeito deve cobrar de sua assessoria melhoras imediatas.

Será? O PR começa a dar o ar de sua graça em Itapeva? Estão sendo distribuídos cargos aos suplentes do partido? Mudarão de sigla, o que já é marca registrada no governo Comeron?

Nova Campina Mais uma CEI foi aberta contra a administração municipal. Desta vez o alvo seria um diretor, o qual teria enviado o filho que não é funcionário público para fazer um curso as custas da Prefeitura. Os vereadores não encaminham fatos e datas para a imprensa e querem que o fato seja divulgado. Videntes não trabalham na mídia.

Em guerra O embate entre os vereadores Marmo e Margarido

TAGUAÍ / ITAÍ

por Kiko Carli está cada dia mais acirrado e promete novos capítulos. A discussão atual gira em torno de aumento para os funcionários municipais de Itapeva. Quando o Cavani era prefeito, o Marmo foi contra segundo o Margarido e hoje é contra. Vamos ver aonde chega a batalha e esperamos que o vencedor seja o bom funcionário.

Fadel visita amigos nos municípios da região

Empacado Áurea – “Ouvi a colocação do vereador Marmo e digo que quem ganha o poder administra e quem perde fiscaliza e espera. Nós perdemos e todos aqui sabem da nossa luta, de nosso compromisso e de nossas andanças em campanhas, mas o povo não nos aceitou, o nosso candidato perdeu a eleições. Eu como perdi as eleições para o meu candidato ao Executivo, eu estou esperando há um ano e dois meses a lei da remissão do IPTU. Eu fui ver isso com o Tião por ser do PT, eu achei que as coisas andassem mais rápidas, daí que a coisa empacou”. Parece que esse é o fator preponderante da atual administração de Itapeva: empacou. O que acontece? Falta de vontade? Falta de apoio político? Incompetência? Falta de recursos? Uma resposta precisa ser dada e rápida pela administração.

Empacado II “Por isso eu discordo que nós tenhamos que nos unir e fazer propostas, porque eu já cansei de fazê-las e elas não terem serventia alguma. Eu gostaria muito de ajudar o município de Itapeva, porque eu sou itapevense e estou esperando as promessas. A minha candidatura foi junto com outro candidato, nós tínhamos uma proposta, eu não saí na rua oferecendo o sonho do Porto Seco, que até hoje eu sou cobrada na rua, porque as pessoas não entendem o que é o Porto Seco, as tão sonhadas casas populares que nós sabemos que é uma burocracia, então não vamos colocar na cabeça das pessoas”. Não fale em Porto Seco Áurea, senão certo empresário passa noites e noites sem dormir, já que quando o mesmo inventou essa utopia achou que todos iriam esquecer. Um brincalhão.

Todos juntos “Se a equipe que temos na Prefeitura, não sabe fazer ou não quer fazer, ou não querem falar a verdade para os 15 vereadores, que representa a população de Itapeva, não sabem fazer uma estimativa que qualquer cidadão sabe fazer, se demoram um ano e dois meses para fazer isso, imaginem para construir 1.600 casas populares? Nós vamos ficar aqui o resto do nosso mandato esperando, e eu estou convidando aqui os assessores e funcionários para no dia 8 de março fazer um grande movimento por Itapeva, sem siglas partidárias, assim como quer a Prefeitura, os aliados e os amigos mais chegados do prefeito Roberto Comeron, se é que ele ouve. Eu me proponho a traçar uma linha de projeto para que o prefeito siga”, disparou a vereadora Áurea. Será que o prefeito ouvirá desta vez, ou continuará a dar razão àqueles que o estão empurrando ladeira abaixo?

O pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade, João Fadel, esteve no sábado nos municípios de Itaí e Taguaí, onde na oportunidade pôde conversar com lideranças políticas das cidades, visitar amigos e rever pessoas importantes que o conheceram nas eleições anteriores, as quais ele tem bastante

afeto e gratidão. Em Taguaí foi recebido por Carlos e Mineirinho, que juntamente com outras lideranças receberam a proposta para montar o Diretório Municipal do SDD, a fim de reforçar ainda mais o Partido, que chega com muita vontade ao Sudoeste Paulista e Alto

Vale do Ribeira. Já em Itaí foi recepcionado com churrasco pelas lideranças do Partido, bem como pelo prefeito Valmir Domingos e pelos vereadores Isaías e Silvio Cassu. Contando com mais de cerca 100 pessoas, João Fadel recebeu cumprimento de todos os presentes.


03

12 de fevereiro de 2014

Vivaleite é renovado com a presença de prefeitos da região Rogerio Hamam, secretário de Desenvolvimento Social, assinou os convênios com prefeitos convidados. Quase 16,5 mil crianças são atendidas pelo projeto apenas na região

A

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social renovou convênios do Projeto Vivaleite com 18 municípios da região. O evento foi na quarta-feira (05), na Câmara Municipal de Itapeva e contou com a presença do secretário estadual Rogerio Hamam e de prefeitos convidados. Também participaram da cerimônia o diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciano Oller Oliveira. Os convênios foram renovados por mais dois anos com os seguintes municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí. “O governador Geraldo Alckmin governa para as pessoas, por isso fez questão de manter integralmente o Vivaleite, sem tirar nenhum litro, apesar do reajuste que o leite sofreu”, afirmou Rogerio Hamam. O secretário também enfatizou a implantação de um novo sistema de monitoramento informatizado. “Cada beneficiário vai receber um cartão, que será usado na retirada do leite. Assim, evitaremos desvios e desperdício, fazendo chegar o produto àqueles que mais precisam”, completou. O Projeto Estadual Vivaleite beneficia 16.422 crianças da região. São 246.330 litros de leite distribuídos por mês com investimento de R$ 456.957,00 do Governo do Estado. Nossa equipe de reportagem entrevistou os prefeitos João Batista de Almeida César (Itapirapuã Paulista), Vicente de Paula Garcia (Riversul), Edson Sima (Taquarivaí), José Benedito Garcia (Itaberá), Sandro Sala (Ribeirão Branco), Nilson César (Nova

Campina) e Eduardo Fillietaz (Barra do Chapéu) presentes ao evento, confira: IN – Qual a importância da renovação do Programa Vivaleite para o município? Prefeito de Itapeva – É um programa que vem ao encontro do nosso baixo IDH, é uma série de fatores. Esse leite tem várias riquezas nutricionais para as crianças e isso é fundamental para poder melhorar a alimentação delas. É um programa que visa a melhoria nutricional e ajuda as famílias na economia, porque muitas vezes as famílias acabam gastando dinheiro com um leite que não é de qualidade. Prefeito de Barra do Chapéu – É um recurso muito importante, o qual realmente atende a população carente e vem de encontro a um grande problema social que enfrentamos. Um problema social, que já está sendo atendido. Vamos continuar a atender para que as crianças possam ter um complemento da alimentação muito importante e que realmente vai refletir no ensino, porque uma criança bem nutrida melhora seu desempenho na escola, é uma cadeia de situações boas que é criada em função desse programa. Prefeito de Itapirapuã Paulista – É muito importante para nós, principalmente porque o nosso município é um dos mais carentes do Estado de São Paulo, deve estar em 50º lugar. Isso ajuda muito na alimentação das pessoas carentes e temos que agradecer ao Estado por mais uma vez estar renovando conosco esse programa. Prefeito de Riversul – É um momento de muita importância, é um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos e nós ficamos muito contentes com a renovação desse contrato. Prefeito de Taquarivaí –

Vereadora Wiliana de Itapeva, Cristina Ghizzi, prefeita de Itararé e Kiko Carli, presidente do Solidariedade

Esse programa vem ajudar o município e toda a região, porque nós temos uma defasagem na questão até do aprendizado da criança pelo fato da desnutrição e o Vivaleite vem ajudar o município. Investe no leite e não se investe em remédios e médicos, porque esse leite nutre as crianças e isso é muito importante. Prefeito de Itaberá – Nós temos que agradecer ao Geraldo Alckmin e ao secretario, porque é o melhor programa que já houve em todas as cidades presentes aqui hoje. Sem esse programa nós não tocamos a Prefeitura. Prefeito de Ribeirão Branco – Esse é um reforço nutricional para as crianças, e que ajuda a combater a desnutrição infantil. Isso é de fundamental importância, principalmente para uma região carente como a nossa. Prefeito de Nova Campina – É muito importante pelo papel que o Vivaleite vem representeando na nossa região, além de incentivar nossos criadores de gado, também traz muita qualidade gratuita para a população carente, que realmente necessita desse amparo. Nós sabemos que esse alimento é fundamental para a criação do ser humano. IN – Em média quantas crianças e idosos de nosso município são atendidos por esse programa? Prefeito de Itapeva – Diariamente são 2.660 litros de leite entregues em Itapeva. Também são distribuídos o total de 448 litros para a zona rural, totalizando 2.820 litros. É um atendimento muito grande de crianças e pessoas que são atendidas por esse programa. Prefeito de Riversul – Eu não sei o número exato de pessoas que são beneficiadas com esse programa, mas bastantes crianças são favorecidas. Prefeito de Taquarivaí – Nós temos em nosso munícipio aproximadamente 170 beneficiados e isso para nós é muito importante. IN – Como o senhor tem visto as visitas de secretários estaduais e do governador frequentemente em nossa região, uma vez que o Sudoeste Paulista sempre foi esquecido por eles? Prefeito de Itapeva – Itape-

va está vivendo um momento especial, que todos nós estamos participando. A cidade passa ser agora a 16ª Região Administrativa, a ser de fato e concreto o polo do desenvolvimento. Vamos ter também o Poupatempo, que será inaugurado no mês de março e esse é um momento especial. Sinto que o governo está com os olhos voltados para o desenvolvimento de nossa região. Estou muito feliz com o que está ocorrendo e graças a Deus estando no comando da cidade. A cada visita de um secretário ou do governador é uma grande conquista, porque eles sempre vêm com novidades e coisas boas para nossa gente. Estou feliz por esse momento especial, que Itapeva está vivendo. Prefeito de Barra do Chapéu – Como positiva. Foram anunciadas estradas em nossa região como a que o governador deu a ordem de serviço de Apiaí a Ribeirão Branco, que é um sonho de mais de 30 anos. Barra do Chapéu também vai ser recapeada, a SP 250 de Capão Bonito, a de Ribeira também já foi anun-

Edson Sima, prefeito de Taquarivaí

ciada. Acho que o governador com grande sensibilidade está pensando na infraestrutura que realmente vai gerar progresso consistente na região. Temos um grande avanço na questão da Saúde com o AME que atende muito bem, a oncologia que está sendo implantada e estamos vendo uma série de ações em todas as áreas que realmente estão fazendo a diferença. O Sudoeste do Estado de São Paulo está sendo atendido com mais atenção pelo governador Geraldo Alckmin. Fico muito feliz e acho que as coisas estão caminhando bem. Prefeito de Riversul – É muito importante a presença dele, porque ele está vendo a realidade dos fatos. Ele é um fiscal e eu gostaria que viesse mais vezes, porque é muito importante a vinda dele para a nossa região. Prefeito de Taquarivaí – A presença de todos os secretários, que têm vindo para a nossa região faz com que o governador veja o Sudoeste com um carinho maior, de uma forma que antes não era visto e isso é mui-

Vicente de Paula Garcia, prefeito de Riversul

to importante. Prefeito de Itaberá – Nós temos que agradecer ao secretário, que está olhando para a nossa região e fazendo um bom trabalho. Prefeito de Ribeirão Branco – A presença dessas pessoas é de suma importância para conhecerem a região pessoalmente e para que possam sentir como ela é. Se ficarem somente em seus gabinetes eles não têm a dimensão de como são os problemas. A presença deles é importante para que tenham um contato melhor com a nossa realidade. Prefeito de Nova Campina – Eu acho que nossa região há muito tempo vem sendo esquecida, mas antes tarde do que nunca. Entendo que o trabalho do governo não é só aqui em nossa região, acredito que ele já melhorou muitos lugares e agora chegou a nossa vez. Ficamos muito gratos ao governador por nos atender. Estamos sendo beneficiados de uma maneira muito grande, assim como a 16ª vindo para nós que será um passo importantíssimo.

João Batista César, prefeito de Itapirapuã Paulista

Projeto Vivaleite

Secretário Hamam e Roberto Comeron, prefeito de Itapeva

Eduardo Fillietaz, prefeito de Barra do Chapéu

José Benedito Garcia, prefeito de Itaberá

Niltinho do Nicanor, prefeito de Nova Campina

Sandro Sala, prefeito de Ribeirão Branco

O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Em janeiro de 2011, sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Desenvolvimento Social. O projeto tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo. São 115 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano, beneficiando aproximadamente 520,5 mil crianças em todo Estado de São Paulo e mais de 111,5 mil idosos na Capital e Grande São Paulo.

Veja o total de beneficiários do Vivaleite por município:


04

12 de fevereiro de 2014

Fazenda Marcolino promove festa beneficente e leilão de gados em Capão Bonito H á mais de 30 anos a família Marcolino promove uma tradicional festa beneficente, que mistura religião e sertanejo ao mesmo tempo. Este ano, a Igreja São Paulo foi a grande beneficiada. A programação religiosa teve início no dia 17 de janeiro e terminou no dia 26. A parte recreativa contou com barracas de salgado, refrigerantes e doces que funcionaram todos os dias, sendo que aos finais de semana houve a apresentação de atrações musicais. Fazendo parte desta grande festa de São Paulo Apóstolo, no último sábado (08) aconteceu a cavalgada e no domingo (09) o tradicional leilão de gados, com missa sertaneja e almoço. Para finalizar a programação festiva no dia 16 acontece o show de prêmios. Nossa equipe de reportagem esteve presente ao leilão e na oportunidade pôde entrevistar o deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Edson Giriboni, o vice-prefeito de Capão Bonito, Marcos Citadini, o pré-candidato a deputado federal João Fadel, o vereador Heitor Silveira e o organizador da festa José Maria Nunes, que puderam falar deste grandioso evento, bem como deste momento que vive a política e a nossa região, confira: IN – Uma verdadeira maratona esse final de semana com a visita do governador por aqui, como tem sido essa correria? Deputado Dr. Ulysses – É muito gratificante e é uma satisfação. Cansativo, mas eu acredito que foi uma jornada de felicidade. O governador passou por Itapeva Ribeirão Branco, Apiaí, Capão Bonito, Ribeirão Grande e Itaberá. Uma das grandes aspirações de Itapeva e região é a duplicação da SP 258, só falta concretizar. É uma empreitada difícil, porque está sob o comando de um contrato de concessão, que prevê a duplicação só para 2020, porque não conseguimos atingir os cinco mil veículos diários que o contrato preconiza. Mas, o restante, como a 16ª Região, Oncologia, a estrada de Ribeirão Branco a Apiaí são grandes aspirações de Itapeva e região que foram concretizadas. Estamos

extremantes felizes, acho que o nosso trabalho tem sido gratificado. Foi graças a essa somatória e essa liderança política de pessoas interessadas e bem intencionadas, que nós conseguimos chegar aonde chegamos. IN – Nós estamos vendo o senhor colher os frutos de seu trabalho, sobrou o momento para a fé aqui na Fazenda Marcolino? Deputado Dr. Ulysses – Fiquei surpreendido com a grandiosidade e a beleza da festa que eu encontrei aqui. Eu ainda não conhecia o local e fiquei muito feliz de ser convidado, fiz questão de vir prestigiar esse evento. IN – Em um momento de tanta conquista, qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para toda a região? Deputado Dr. Ulysses – Quero deixar uma mensagem de otimismo, porque vontade de trabalhar não nos falta e tenho certeza que é de todas as outras lideranças políticas. É esse desejo que nós vemos nas regiões de progredir cada vez mais e ver cada vez mais as demandas rea-

lizadas. Queremos ver essa região cada vez mais feliz, acho que isso é mais importante, é para isso que vale a política. IN – Como é ficar numa festa com tanta graça, alegria e fé? Secretário e Deputado Edson Giriboni – Para mim é um privilégio de assistir uma missa em meio à natureza, a muito verde, pássaros e árvores e muito amigos nessa manhã gostosa. Essa música sertaneja com o conjunto Joias da Terra enriquece ainda mais a missa. IN – A falta de chuva tem gerado problemas em sua Secretaria? Secretário e Deputado Edson Giriboni – Como o Padre Marcos falou o ser humano é dependente de Deus. Estou falando agora do Sistema Cantareira, que abastece 9 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo, são grandes estruturas e reservatórios, mas precisamos agora de chuva. São exemplos de como o ser humano é tão pequeno e dependente de Deus, se não chover nos próximos meses nós poderemos

ter problemas, mas já estamos tomando todas as providências. Fizemos reunião com o governador, com o ministro do Meio Ambiente, instalamos um comitê gestor para agilizar as ações, para estudarmos diariamente as circunstâncias dos reservatórios, os índices de chuvas, mas no fim sempre vamos depender que Deus mande chuva para que possamos garantir água para toda a população da região do Estado de São Paulo. IN – O apoio da população é fundamental neste momento? Secretário e Deputado Edson Giriboni – O apoio é fundamental. A Sabesp lançou naquela região um grande incentivo econômico para as pessoas que reduzirem mais de 20% de consumo em relação ao seu consumo nos últimos 12 meses, as quais terão 30% de desconto nas suas contas. Nós queremos que a população use água com responsabilidade, o importante é chegar ao nosso objetivo sem problemas de escassez até que volte o período das chuvas. IN – Como está a festa na Fa-

zenda Marcolino? Vice-prefeito Marcos Citadini – Nós estamos aqui representando o prefeito e a festa está muito bonita, já é uma festa tradicional. A família do senhor José Maria Nunes é uma família que há muitos anos desde a época de sua mãe Dona Floripa, seu pai Marcolino Nunes, toda a família sempre recebeu a festa religiosa de Capão Bonito e mais uma vez estão dando a contribuição para a comunidade, dessa vez da Vila São Paulo, porque é em prol da reforma da Igreja da Vila São Paulo. É mais um sucesso e dessa vez recebendo toda a região, com apoio de todos. IN – Com a passagem do governador por Capão Bonito, o que ele deixa para a cidade? Vice-prefeito Marcos Citadini – Ele iniciou a obra de duplicação da entrada da cidade, fez o início de uma obra de R$ 12 milhões, que já era um ensejo longo de Capão Bonito. Ele se comprometeu em nos ajudar na implantação do novo Distrito Industrial de Capão Bonito, onde devemos gastar mais de R$ 4

milhões para a sua implantação. São sete alqueires que vamos dividir, já está legalizado junto aos órgãos ambientais e precisamos agora do recurso e apoio do Governo do Estado para implantar e tentar trazer empresas para Capão Bonito, a fim de melhorar a vida do cidadão capão bonitense. Ele já se comprometeu com a liberação de um recurso para uma unidade básica de saúde na Vila São Paulo, porque a que nós temos não compensa reformar, pois o gasto ficaria mais caro do que construir uma nova e uma ponte também no valor de quase R$ 400 mil sobre o Rio Paranapanema. Nós precisamos do apoio do Governo do Estado para fazer estas e tantas outras coisas. O governador Geraldo Alckmin é um grande parceiro de Capão Bonito e região. Ele anunciou também que nos próximos meses vamos ter uma grande conquista para a região inteira, que é a recuperação da SP 250 de Capão Bonito até Ribeira. É uma obra de até R$ 350 milhões, que vai contemplar acostamento que nós não temos hoje, recuperação do pavimento e alguns pontos, correção do traçado e terceira faixa, isso é uma conquista muito grande, porque sem estrada ninguém vai investir em nossa região. Precisamos ter estradas, ferrovias, aeroporto, porque o empresário só tem condições de poder ter resultados se tiver benefícios. IN – Os objetivos estão sendo atingidos? Vice-prefeito Marcos Citadini – Sim, não é fácil, mas também não podemos dizer para o cidadão e vender a falsa ilusão de que nós vamos resolver tudo num passe de mágica, como se tivéssemos uma varinha de conto de fadas. Falamos que o processo é longo, paulatino, degrau a degrau, não só Capão Bonito, como toda a região que está crescendo de forma equacionada, equilibrada e esse é nosso objetivo. IN – Um dia especial na Fazenda Marcolino? João Fadel – Um dia especial graças ao trabalho do senhor Zé Maria, que é uma pessoa muito boa, a qual por onde passa deixa a sua marca. Ele faz esse trabalho há algum tempo e hoje está a prova de como ele é uma


05

12 de fevereiro de 2014

pessoa querida e consegue atrair as pessoas para que ajudem. Sempre pensando no próximo e auxiliando quem está necessitando. Sinto-me honrado de estar aqui hoje, ter recebido o convite do seu Zé e poder participar desse evento, que traz tanto benefício para Capão Bonito. IN – O senhor tem acompanhado o governador por toda a região. Como está sentindo esse momento da Região Sudoeste? João Fadel – Desta vez estou vendo que a região começou a se desenvolver. Começaram a vir recursos aqui para a região, coisa que ouvíamos muito falar em 2006 e 2010 e não tinha nada de concreto, eram só promessas, falas e nada era executado. Desta vez estivemos em Capão Bonito e o governador, além de trazer os ônibus para a cidade e para a região, anunciou algumas obras, que é a duplicação do trecho da entrada da cidade, uma ligação da Rodovia a cidade de Itapeva e também o principal, que era o anseio de toda a população da região, que foi a assinatura da 16ª RA, que enfim foi assinada. IN – O senhor é uma pessoa muito querida no Alto Vale do Ribeira. Qual a mensagem que você deixaria para a população de lá? João Fadel – Eu tenho um compromisso com a população de Ribeira, onde eu vou e tenho o carinho das pessoas, me sinto bem estando lá. Eu sou da re-

gião, mas aquele lugar, Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã e Iporanga são lugares especiais, que estão guardados em meu coração. Agradeço o carinho que as pessoas da região do Alto da Ribeira têm por mim e espero estar sempre com elas levando coisas boas, seja através de recursos ou emendas para a população. IN – Como está seu trabalho em Capão Bonito? Vereador Heitor Silveira – Na verdade o trabalho está sendo bem difícil, porque o jovem enfrenta dificuldades, inclusive na política com preconceito e tudo mais, mas graças a Deus estamos conseguindo superar essas dificuldades e realizar um bom trabalho. Em um ano de mandato são mais de oito leis aprovadas e sancionadas para a área da Saúde, para a segurança bancária, para a área Social, área de proteção à criança e adolescente, além de requerimentos e indicações, visando melhorar a qualidade de vida da população capão bonitense. Também temos realizado um trabalho diferenciado, buscando emendas parlamentares com os deputados que tiveram votos em Capão bonito. Acho que é o momento deles retribuírem com emendas parlamentares para ajudar o nosso município e logicamente cumprindo o papel de fiscalizar o Poder Executivo e serviços públicos. Acho que

estamos nos saindo bem, mas precisamos melhorar e trabalhar ainda mais, pois nunca é suficiente, mas começamos com o pé direito. IN – Um dia especial na Fazenda Marcolino, como o senhor avalia o trabalho do Zé Maria? Vereador Heitor Silveira – O Zé Maria é um grande parceiro e uma grande liderança religiosa e consequentemente uma grande liderança política. Na área religiosa ele sempre foi parceiro das igrejas católicas e evangélicas sem interesses políticos. Ele faz por amor, porque é uma pessoa que se doa, que sabe fazer boas ações e que cumpre o mandamento de amar ao próximo. Ele é um exemplo para todos nós de liderança religiosa, de trabalho social e também um líder que tem despontado politicamente. Acredito que vem somar e muito para a história política de nossa cidade. Deixo aqui o meu trabalho e minha admiração ao senhor Zé Maria, presidente municipal do Solidariedade em Capão Bonito. IN – Um momento especial para a região? Vereador Heitor Silveira – Sim, um momento muito especial para todo o Estado de São Paulo. Estamos nos aproximando das eleições e eu acredito que esse momento é mais especial ainda, porque estamos conhecendo muitos parceiros de nos-

sa região e muitas pessoas, que estão vindo, alegando ser parceiros de nossa região, mas sem nenhum vínculo. O momento é especial, porque temos oportunidades de fortalecer lideranças, que vão ajudar muito o município de Capão Bonito e a região Sudoeste Paulista e uma dessas lideranças é o João Fadel, que é muito querido. Acho que ele está em seu melhor momento político, com uma aceitação muito grande e eu creio que ele poderá ser o deputado federal de nossa região, por isso que a região só tem a ganhar. IN – De onde se iniciou essa grande festa, que estamos vendo aqui hoje? Zé Maria – Esse trabalho eu comecei em 1980 com minha falecida mãe e desde lá todo ano nós fazemos esse tipo de evento beneficente para as igrejas de Capão Bonito, Taquarivaí e região. IN – Todos que passaram por aqui falam do grande coração do Zé Maria. Como é para um ser humano se sentir assim tão querido, tão amado por todos independente de partido e de religião? Zé Maria – É um dom que Deus me deu e sempre me lembro de minha falecida mãe, que me ensinou orientando sempre a trabalhar para o próximo e principalmente para os mais necessitados. Aprendi a me dedicar, Deus me abençoa e eu estou conseguindo colocar em práti-

ca esse trabalho. IN – Isso você conseguiu com muito êxito e muito brilho, e caminhando para a política, como está esse trabalho? Zé Maria – Tudo foi do trabalho de igreja, do social, comprometimento e preocupação com o povo e com o ser humano. Nós temos que ter comprometimento, ajudar, ser justo, honesto e respeitoso. Eu estou engajado nesse trabalho social há 35 anos, fui vereador, presidente da Câmara e num futuro

próximo com certeza nós vamos participar de um projeto maior em Capão Bonito, mas vou deixar nas mãos de Deus e ao julgamento do povo. IN – Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar ao povo de Capão Bonito neste momento? Zé Maria – Eu quero agradecer a todos pela presença e colaboração, não só de Capão Bonito, mas da região inteira, que vem participar e colaborar com esse evento e nos prestigiar.


06

12 de fevereiro de 2014

ANGATUBA

Construção de casas da CDHU está parada Devido ao afastamento da empreiteira contratada, mais de 200 famílias estão à espera da finalização da construção dos imóveis da CDHU no município de Angatuba. As 212 casas deveriam ser entregues em 2014, mas estão paradas. As construções eram feitas em duas frentes por meio de um convênio feito em 2009 entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e a Prefeitura de Angatuba. Parte dos imóveis, 69 casas, deveria ser entregue neste mês de janeiro, mas desde o ano passado nada é feito. Alguns estão na fase de acabamento faltando janelas, parte elétrica e pintura. As outras 143 casas estão com as obras ainda mais atrasadas. Não há reboco nem mesmo telhado. O primeiro termo assinado

entre prefeitura e a CDHU apontava que o município compraria o material e a construção seria feita em forma de mutirão pelos próprios moradores, que vão ser beneficiados. Por causa da dificuldade em reunir moradores para trabalhar, a Secretaria de Obras decidiu pedir a mudança do contrato com a companhia. Em 2010, um aditamento foi feito e uma empreiteira contratada para erguer as casas. Só que os problemas e os atrasos não pararam por aí. A empresa que executava a obra, segundo o secretário José Luiz Holtz, não teve dinheiro suficiente para terminar as 212 casas. Em novembro de 2013 a construtora foi afastada. Ele afirma que atualmente foi iniciado um novo procedimento. “Começamos uma nova licitação que deve demorar entre 60 e 90 dias. Essa nova lici-

tação será para a mão de obra completa. Nós queremos agora mão de obra e material. Já pedimos para a CDHU e a resposta deve vir nesta semana. Pedimos também autorização para que a prefeitura continue uma parte das obras com o material que já existe, que está comprado e parado. Queremos utilizar esse material que já foi adquirido e a prefeitura, com sua mão de obra, ir tocando, principalmente, a parte da obra mais básica”, comenta. Os moradores que esperavam ter a casa própria em 2013 vão ter que aguardar pelo menos mais um ano. O responsável pela empresa que foi afastada disse que o andamento das obras estava normal até encerrar a validade do contrato. Ele não confirma o afastamento das obras por falta de dinheiro. (Com informações do G1)

MANDURI / FARTURA

SP 287 receberá melhorias e modernização

Em Manduri, o governador Alckmin inaugurou as obras de melhorias e modernização da Rodovia Engenheiro Thomaz Magalhães (SP-287), que liga os municípios de Fartura e Óleo. As obras, iniciadas em agosto de 2012 pelo DER, receberam investimento de R$ 57,9 milhões.

Os serviços de recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos e melhorias no sistema de drenagem e sinalização foram divididos em dois lotes, do km 0 ao km 31,1 e do km 36,8 ao km 64,1. O lote 1 já foi totalmente concluído; no lote 2, serviços finais de pintu-

ra de faixas ainda são realizados. A previsão é que eles sejam concluídos na próxima semana. Ao todo, os municípios de Fartura, Piraju, Sarutaiá, Manduri e Óleo foram contemplados com as obras e mais de 59 mil habitantes beneficiados.

TC rejeita contas do ex-prefeito de Apiaí referentes ao exercício de 2011 O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, através do seu conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, votou pelo parecer desfavorável à aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Apiaí, relativas ao exercício do ano de 2011. Além disso, o TC encaminhou ao Ministério Público Estadual denúncia de improbidade relativa a contratação de pessoal, que foi detectada durante a fiscalização da contas do Executivo. No relatório escrito pelo Tribunal de Contas entre outras irregularidades encontradas durante a administração do ex-prefeito Emilson Couras da Silva estão: * Incompatibilidade entre os Programas e Ações previstos no PPA, LDO e LOA; * Abertura de créditos com valores superiores aos previstos na LOA; * Não tem equilíbrio entre receitas e despesas; * Incorreta contabilização de fatos contábeis, sem mostrar a situação do patrimônio público; * Dívida de longo prazo e extinção de consórcio do qual o município era participante; * Incorreta contabilização da

receita oriunda do IPVA; * Ausência de registro dos valores e atualizações da Dívida Ativa; * Registro de conta contábil incorreta no sistema AUDESP; * Divergências entre o controle efetuado pelo Setor de Tributos e o valor registrado na contabilidade; * Receita aplicada incorretamente com despesas de pessoal; * Depósitos judiciais incorretos referentes a precatórios; * Pagamento incorreto de subsídios aos agentes políticos; * Ausência da descrição de despesas como viagens, adiantamentos, consultas sem as devidas prestações de contas; * Falta de controle de entrada e saída de produtos da Saúde; * Movimentação bancária não oficial; * Falta de balancetes mensais do almoxarifado da Saúde; * Falta de processos de dispensa de licitação e inexigibilidade; * Gastos com despesas acima do permitido por lei sem licitação; * Processo de licitação com cláusula restritiva, excluindo proposta mais vantajosa para a administração; * Falta de divulgação na pá-

gina eletrônica do município dos gastos PPA, LDO e LOA, balanços, RGF e RPREO; * Falhas de formalização de livros e registros; * Nomeação para cargos em comissão que ferem à Constituição; O TC esclarece ainda que embora o município tenha aplicado nos setores da Saúde e Educação maior quantidade de recursos do que os mínimos obrigatórios e a despesa com pessoal permanecer inferior ao limite legal, houve a excessiva abertura de créditos suplementares, por meio de decretos do Executivo, relegando ao orçamento aprovado pelo Legislativo, pois a LOA autorizava a elástica abertura de créditos em até 40% e a administração abriu excessiva porcentagem de 92,16%. Apesar do Executivo apontar explicações quanto a este gasto, o Tribunal de Contas não aceitou os argumentos e que já havia alertado que a previsão fosse feita em percentual compatível com a inflação desde o ano de 2007, tornando-se falha reincidente. O TC aponta o descumprimento das metas fiscais estabelecidas pela LDO com a incorreta consolidação das contas municipais.

BURI

Médicos se recusam a dar certidão de óbito e homem é enterrado sem laudo

N

o final de semana um cidadão buriense foi encontrado morto em casa por parentes. Aos 52 anos, a informação que a Polícia obteve foi de que a vítima não tinha qualquer doença para ter falecido tão cedo. Assim, foi registrado Boletim de Ocorrência pelo delegado Dr. Reinaldo Braga, que solicitou o atestado de óbito ao médico de Buri, o qual não quis fornecer o mesmo, assim como o médico legista, confirme nos relatou a autoridade policial, confira: IN – O senhor como delgado, está respondendo pelo município de Buri, onde houve uma ocorrência atípica. O que de fato aconteceu? Dr. Reinaldo - Aconteceu que um senhor de 52 anos amanheceu morto em casa, à família disse que ele não tinha nenhum problema de saúde e de repente ele morreu. Eu pedi para que o corpo fosse encaminhado ao

hospital de Buri, onde o médico surpreendentemente recusouse a fazer a declaração de óbito, sem a qual a Prefeitura não enterra o cidadão, alegando que a vítima era muito nova e que seria necessário um exame de autópsia. Determinei que fosse feito um Boletim de Ocorrência e que requisitasse o IML. Chamei a funerária e o corpo foi trazido até a cidade de Itapeva. Para a minha surpresa, o escrivão me ligou para comunicar que a médica se recusou a fazer o exame no IML, porque disse que não era caso para isso, pois seria morte natural e não daria o atestado de óbito, uma vez que isso seria de responsabilidade do médico da cidade. O corpo voltou para Buri. Eu fiquei no impasse, porque nenhum dos médicos declarava qual o motivo da morte e sem a mesma ele não poderia ser enterrado e então conversei com o meu advogado.

Delegado vai instaurar inquérito policial

IN – A partir daí qual foi o procedimento que o delegado teve que utilizar para que o corpo pudesse ser enterrado? Dr. Reinaldo – Para que o corpo fosse enterrado e não ficasse nesse ping pong, eu determinei que fosse feito um novo Boletim de Ocorrência,

constei todo esse fato e essa recusa dos médicos e eu delegado determinei que o corpo fosse enterrado, porque sem esse B.O. isso não poderia acontecer. Agora eu vou instaurar um inquérito policial para apurar a causa da morte e a responsabilidade dos médicos. Se for

o caso o corpo vai ter que ser desenterrado e exumado para ser feita a autópsia. IN – É comum esse tipo de prática entre os médicos em relação a recusa de um atestado de óbito? Dr. Reinaldo – Eu tenho 35 anos de carreira e foi a primeira vez que vi uma situação dessa. Eu sinto a falta de sensibilidade de um médico não conversar com o outro para chegar a um acordo e resolver o problema. Largaram na mão do delegado, que teve que tomar essa providência. IN – Como foi para a família não obter informações quanto a morte do parente? Dr. Reinaldo – Eu acredito que houve um sofrimento muito maior, além da perda do cidadão, esse jogo de empurra empurra e o corpo passeando de lá para cá. IN – Quais as medidas den-

tro da lei que o senhor pretende que sejam tomadas pela Justiça, ou por quem for de direito para o encerramento desse caso? Dr. Reinaldo – Primeiro vou instaurar o inquérito policial para apurar a causa da morte, porque eu também me responsabilizei, por não saber se ele morreu assassinado ou de morte natural. Em segundo lugar nesse próprio inquérito será apurado o eventual crime de prevaricação dos médicos, porque é um ônus público que eles assumem em dar a declaração de óbito. Alguém praticou um delito. IN – O que acontece com esses médicos caso a Justiça entenda que isso tenha sido realmente uma prevaricação? Dr. Reinaldo – Poderão ser processados pela prevaricação. O promotor de Justiça poderá denunciá-los e eles poderão pegar uma pena de prisão.


07

12 de fevereiro de 2014

RIBEIRÃO BRANCO

Depois de anos na espera tem início as obras de pavimentação da SP-249 Obras serão realizadas entre Ribeirão Branco e Apiaí, com investimento de R$ 85,3 milhões O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta sexta-feira (07), em Ribeirão Branco e Apiaí, as obras de modernização e melhorias da Rodovia Hiroshi Kosuge (SP-249). Realizadas pelo Departamento de Estradas

de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, as obras têm investimento de R$ 85,3 milhões. “Estamos começando uma obra estratégica para o desenvolvimento da região. A SP-249 vai

ligar Apiaí, no Alto Ribeira, com Itapeva, na região Sudoeste do Estado. Com uma obra integradora, a região terá um grande desenvolvimento. Era uma SP ainda de terra, então fizemos o projeto, licitamos e hoje colocamos as máquinas na pista”, disse o governador. Os serviços serão divididos em dois lotes, do km 1,5 ao km 23,86 e do km 23,86 ao km 43,5. Nos 42 quilômetros que passarão por melhorias, serão realizadas obras para a pavimentação da pista em terra e implantação de uma via perimetral em Ribeirão Branco. A previsão é que as obras sejam concluídas em julho de 2015, beneficiando 43.288 habitantes e gerem mais de 1.092 empregos, 273 diretos e 819 indiretos.

GUAPIARA

RIVERSUL

Município conquista o Mau cheiro tem tomado primeiro benefício de 2014 conta do Córrego Mesquita No início deste mês chegou ao município de Guapiara a primeira conquista do ano, um caminhão compactador e coletor de lixo, zero quilômetro. Uma grande conquista da administração “Governo participativo melhor para todos”, que foi possível através da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado. O prefeito de Guapiara assinou no ano passado em São Paulo, convênio com o Governo do Estado para adquirir o novo caminhão coletor e compactador de lixo. Os recursos, no valor de R$ 194 mil, foram liberados

pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, visando melho-

rar a gestão dos resíduos sólidos no município. Há algumas semanas uma rede de esgoto entupiu em Riversul e começou a vazar no Córrego Mesquita, que passa por dentro do município. Os moradores começaram a se incomodar com o mau cheiro e a reclamarem nas redes sociais. Em contato com o vereador Osni Correa, o mesmo informou que o prefeito Vicente de Paula Garcia, já teria cobrado da Sabesp providências a respeito do vazamento e que a empresa já teria resolvido o problema. Porém, no final do córrego, onde ele encontra com o Rio Riversul, o cheiro ainda está insuportável devido ao abandono. Os moradores do Bairro Santo Antônio esperam que a Prefeitura realize a limpeza do córrego, para que acabe com este inconveniente, que tende a piorar com este forte calor. (Informações e fotos: Elvis Ferraz)


08

12 de fevereiro de 2014

ITAÓCA

ITAPORANGA

Anunciada a construção de 90 casas na cidade

Cratera assusta motoristas na SP-255

Município foi atingido por enchentes e inundações entre os dias 12 e 13 de janeiro

Pouco mais de 20 dias após a enchente, que atingiu o município de Itaóca, o Governo do Estado continua promovendo ações para minimizar os danos causados pela chuva. Na terçafeira (04), o governo paulista anunciou a construção de 90 casas na cidade, além da manu-

tenção do trabalho de restabelecimento dos serviços essenciais como abastecimento de água, energia elétrica e transporte público. Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão no local para atuar na organização e vistoriar obras na região,

com auxílio de uma equipe do Instituto Geológico e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Foram anunciados também uma linha de crédito para recuperação de empresas do município e a instalação de uma unidade do Programa Poupatempo.

São comuns na SP-255 buracos e falta de acostamento, que têm causado frequentes acidentes nessa importante estrada, que corta o interior do Estado de São Paulo. Em nossa região o trecho mais crítico fica no trevo da Rodovia Raposo Tavares entre Itaí e Itaporanga, onde termina a SP-255. Esta semana, após reclamações de motoristas que utilizam a Rodovia, flagramos no km 353 uma enorme cratera. No local estiveram os membros da Frente Parlamentar, que lutam por melhorias na SP-255 Isaías Ri-

beiro de Arruda, Sidney da Silva, o Caetano de Itaporanga e o Policial Civil Trajano, que reside e trabalha na cidade. Segundo informou Trajano, há aproximadamente um ano e meio, após um período de chuvas, a cratera se abriu e muito pouco foi feito pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem). “Aqui fizeram apenas uma sinalização precária e nada mais” informou. A preocupação segundo Trajano é que no local possam acontecer acidentes e que, se nada

for feito, quando as chuvas iniciarem a infiltração poderá acabar consumindo parte da estrada, causando transtorno para os usuários da Rodovia. No local, foi constatado que a infiltração está escavando a base da estrada e muitos motoristas que passam pelo local não sabem do risco que correm. São necessárias providências urgentes para a regularização do acostamento, a fim de evitar maiores prejuízos à estrada e a perda de vidas. (Texto: Danilo Tristão - Imagem: Patrick Cassiano)

INSS antecipa benefícios Caminhão tomba na ponte a moradores de Itaóca do Rio Verde em Itaporanga Valor adiantado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas, mediante desconto da renda do benefício e sem qualquer custo ou correção Devido aos casos de estado de calamidade pública decorrente de desastres naturais no município de Itaóca, no interior de São Paulo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu antecipar aos beneficiários da região o pagamento da previdência social. O pagamento será feito a partir de fevereiro e enquanto perdurar a situação. O valor adiantado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do ter-

ceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do benefício e sem qualquer custo ou correção. Itaóca 25 pessoas já morreram e mais de 100 pessoas estão desalojadas na cidade de Itaóca decorrente a enchente que assolou a cidade nos dias 12 e 13 de janeiro. Nas últimas semanas, a força-tarefa que trabalha na cidade

desobstruiu vias e pontes e conseguiu reestabelecer o transporte público. A Defesa Civil tem disponibilizado à população materiais de ajuda humanitária, entre eles água potável, cestas básicas, remédios, colchões, kits de vestuário (agasalho), higiene pessoal e de limpeza, além de banheiros químicos. Fonte:  Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União e Agência Brasil

TAQUARITUBA

Prefeito Miderson assina convênio em São Paulo

De acordo com a assessoria de Imprensa de Taquarituba, o prefeito Dr. Miderson esteve em São Paulo com o secretário de Recursos Hídricos Edson Giriboni, assinando o convênio com o Fehidro, no valor de R$ 212.983,00, sendo R$ 37.585,00 de contrapartida da Prefeitura. Esse convênio será para a continuação da canalização do Ribeirão do Lajeado, às margens da Avenida Mário Covas, compreendendo do trevo de acesso ao Bairro Santa Virgínia até a captação de água da Sabesp.

Com mais este trecho totalizará mais de três quilômetros de canalização. Dr. Miderson também esteve em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, reivindicando definição da instalação da Cia da Polícia Militar em Taquarituba, pois o prédio onde a PM escolheu está parado e se não for instalar a Cia, a administração tem outros projetos para o local. Também solicitou ao deputado verbas para pavimentação do trevo de aces-

so ao Bairro do Aleixo. Na semana passada o prefeito assinou um convênio para a construção do Centro de Convivência do Idoso, no valor de R$ 356.204,00. Assim o Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, disponibiliza nesse início de ano, mais de meio milhão em obras para nossa cidade, além dos mais de R$ 2 milhões já liberados, por conta do tornado que atingiu Taquarituba. (Informações Elvis Ferraz)

Era por volta das 11h45 desta quinta-feira (06), quando um caminhão com placas de Arapoti PR, acabou batendo na traseira de um outro caminhão, que reduziu a velocidade bruscamente, e em seguida tombou na ponte do Rio Verde, município de Itaporanga, a uma altura de 6 metros. O condutor do caminhão de 27 anos nada sofreu. Pela falta de proteção na pista, o veículo por pouco não atingiu um morador do Bairro Rio Verde. O acidente atingiu parte do cano que leva água para o bairro, deixando os moradores sem o abastecimento, até que o encanamento fosse substituído pela Sabesp. (Portal Way)


09

12 de fevereiro de 2014

Solidariedade realiza primeira reunião partidária em Bom Sucesso de Itararé Na quinta-feira (06), o Partido Solidariedade realizou na sede da Câmara Municipal de Bom Sucesso de Itararé, a primeira reunião deste ano de 2014, com o diretório local. Na oportunidade estiveram presentes várias lideranças políticas, correligionários e convidados, como o ex-vereador Gilmar Rodrigues Pedroso, o vereador Wagner de Oliveira,

ex-vice prefeito e atual coordenador geral de Cultura do município Sr. Walter Canário, o diretor Contábil da Câmara Sr. Everaldo Camargo, o Dr. J F F, o vereador e presidente da Câmara (filiado ao SDD) Sr. Edson Antônio Ribeiro (mais conhecido como Pinheiro), o coordenador regional do Partido Kiko Carli, a vereadora Sonia Aparecida Ramos, a coordenadora de Assis-

tência Social, Sra. Clemencia de Jesus Ribeiro, Ivan Werneck, o coordenador Geral de Finanças Sr. Lourival Lopes, João Batista Fernandes, Sr. Benedito e Fernando Rodrigues. O coordenador Kiko Carli abriu os trabalhos e na oportunidade falou sobre a criação de um partido novo, que é o Solidariedade, o qual estará sempre junto com seus filiados, atendendo os seu pleitos e fazendo com que todos possam participar ativamente da política deixando de ser apenas números. O pré-candidato a deputado federal pelo SDD, João Fadel falou sobre a importância de nossa região e do município de Bom Sucesso de Itararé para que juntos possam conseguir melhorias através de uma representação. Colocou-se à disposição de todos e contou um pouco sobre sua vida política ao longo desses anos.

ITABERÁ

ITAÍ

Equipe de apoio do governo sofre acidente na SP 249

Ônibus Escolar se envolve em colisão

Na última sexta-feira (07), por volta das 14h, a Polícia Militar Rodoviária, o Resgate do Corpo de Bombeiros e o DER compareceram ao quilômetro 105 da Rodovia Eduardo Saigh para atender vítimas de acidente de trânsito. Ao chegarem no local, os policiais constataram tratar-se de um veículo Corolla e outro Vectra, este oficial, pois as vítimas faziam parte da equipe de apoio do governador Geraldo

Alckmin, o qual estava em visita à nossa região. Segundo informações da Polícia, o veículo Corola, conduzido por Carlos Eduardo Santos Nito, que vinha sentido Itaberá a Itapeva para evitar uma colisão frontal com outro automóvel não identificado, acabou saindo para o acostamento, perdendo o controle da direção e invadindo a pista contrária, por onde seguia o Vectra. Os carros acabaram se chocando de fren-

te e depois lateralmente. No Vectra estavam Joaran Medeiros Brito, Daniel Oliveira Souza e Marco Antonio Cardelino. Condutores dos dois veículos sofreram ferimentos leves e os passageiros do veículo oficial sofreram ferimentos graves e foram encaminhados à Santa Casa de Itaberá, onde receberam os primeiros socorros, sendo as vítimas mais graves encaminhadas à Santa Casa de Itapeva.

Na manhã desta quartafeira (05) um ônibus escolar se envolveu em um acidente na cidade de Itaí. O acidente aconteceu por volta das 6h, quando o ônibus veio a coli-

dir com um poste numa estrada rural próximo ao Bairro Restinga. De acordo com informações de uma moradora de Itaí, o ônibus recolhe uma

média de 20 crianças naquele trajeto, mas felizmente não houve fe ridos. A inda não se sabe as causas do acidente. (Informações Elvis Ferraz)

ITAÍ

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento Um homem de 38 anos f oi en c on t r ad o m o rt o pela P olícia Mili tar na madrugada de sexta-feira (07), em Itaí. De acordo com a polícia, uma pessoa caminhava pela Vila Capitão quan-

do ouviu gritos de um homem e correu para ajudar. Quando chegou ao local, o homem já estava caído. A testemunha disse à polícia que a vítima contou que havia sido espancada por quatro pessoas. O homem conhe-

cia a vítima e avisou a família. Quando a testemunha retornou ao local encontrou o servente de pedreiro já sem vida. A polícia ainda não tem pista dos suspeitos.


10

12 de fevereiro de 2014

PIRAJU

Governador de São Paulo anuncia R$ 2,3 milhões para o turismo Recursos do Governo do Estado vão contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura turística do município O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta sexta-feira (07), investimentos no valor de R$ 2.355.984,93 (referente ao ano de 2014) para melhorar a infraestrutura turística de Piraju. Esses recursos são destinados por meio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), subordinado à Secretaria de Turismo do Estado. “Liberamos recursos para fomentar o turismo de Piraju, melhor atender o turista e quem vive na cidade. Turismo é importante porque gera emprego e renda, além de movimentar a economia das cidades”, comentou Alckmin. Os repasses irão contribuir para obras urbanas de infraes-

trutura e construção do Centro de Convenções da Cidade. De 2011 até o último autorizo do ano passado, Piraju recebeu o total de R$ 6.603.844,73 em recursos para o setor turístico, que gera renda, empregos e desenvolvimento social. Dade São Paulo é o único Estado do Brasil que tem recursos destinados anualmente para o turismo de suas cidades. No ano de 2013, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo liberou mais de R$ 283 milhões para as 67 estâncias, classificadas como balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas. É importante destacar que a verba do Dade é um recurso que

está disponível para cada estância no orçamento do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, as prefeituras devem determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, onde a verba será aplicada. Os recursos financeiros são usados para fins diversos, como revitalização de ruas e avenidas, construção de centros turísticos, elaboração de plano diretor de turismo, revitalização de praças, melhorias nas orlas das praias, alargamento de pistas, ciclovias, guias, sarjetas, reforma das calçadas, bolsões para parada de ônibus e estacionamento de veículos, além da readequação da sinalização e da iluminação. Secretaria de Turismo

Decreto prevê desapropriação de área para melhoria de acesso na SP-258 DUP possibilita desapropriação de 1.623,44 metros quadrados na altura do km 334,6, no município de Itararé, e continuidade de obras no trecho Decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin possibilitará o início de obras de melhoria de acesso à Rodovia Francisco Alves Negrão (SP258) na altura do km 334,6, no município de Itararé. O Decreto de Utilidade Pública (DUP) publicado no dia 28 de janeiro no Diário Oficial do Estado permitirá a desapropriação de uma área de 1.623,44 metros quadrados, necessária para a realização das intervenções, que serão executadas pela concessionária SPVias sob a fiscalização da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo. A intervenção na altura do km 334,6 faz parte de uma série de obras de melhorias de acessos que serão realizas entre o km 283,23 e o km 338,95 da SP-258. O total investido nessas obras é

de R$ 459 mil, verba proveniente da arrecadação dos pedágios. A previsão é de que os trabalhos tenham início em março. Os trechos beneficiados devem ser entregues em até oito meses após

o início das obras. As intervenções trarão maior segurança aos motoristas e proporcionarão maior comodidade ao melhorar os acessos aos municípios ao longo do trecho em obras.

BOM SUCESSO DE ITARARÉ

Tem início a construção do novo prédio do Executivo O prefeito Dirceu Pacheco de Oliveira emitiu ordem de serviço para definição de projeto e terraplanagem do terreno, para início da construção da Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé. Com esse propósito, desde que venceu as eleições em 2008, Pacheco primeiro desapropriou as terras anexas ao Conjunto Habitacional Pioneiro, onde hoje já se encontra construída a 1ª quadra de esportes municipal. Em estágio avançado segue a construção de uma creche federal e estão em início de construção o novo Posto de Saúde (UBS) e uma Base do SAMU e Sala descentralizada de estabilização, já licitado e em fase de projeto final, 77 casas do CDHU, em fase de estudo a permuta com a Igreja Assembleia de Deus para construção de um novo e moderno templo e em terraplenagem a área, que receberá a construção da Prefeitura, que deverá anexar as Secretarias Administrativas, os serviços públicos, gabinete e a maioria dos setores que hoje ainda se utilizam de aluguel. O prefeito solicitou ao setor técnico, que estude uma proposta a qual priorize o uso dos

Pacheco acompanhando a obra de construção da Creche

materiais, que temos em abundância no município, como pedra, madeira e tijolos de barro. A ideia é usar tais materiais com muito vidro, e uma arqui-

tetura diferenciada, que possa servir não somente como um espaço público, mas também que sirva como ponto de visitação turística.

BURI

Prefeitura faz novas aquisições e aumenta a frota de veículos em 2014 De janeiro para cá a Prefeitura de Buri aumentou a frota de veículos, adquirindo vans, ambulâncias e até basculante Conforme publicado pelo prefeito Ú Fonseca em sua rede social, as duas ambulâncias foram adquiridas com recursos próprios e em sequência afirmou que há 05 anos o SUS não doou nenhum veículo semelhante. Na publicação o prefeito informou também que o basculante 6x4 teria sido adquirido em parceria com o Governo do Estado, através do deputado estadual Edson Giriboni no valor de R$ 150.000,00 e contrapartida do município de R$ 99.000,00. O número de veículos adquiridos até agora no governo do prefeito Ú Fonseca é re-

corde, inclusive chegou a faltar motorista para um desfile de apresentação dos mes-

mos em 25 de janeiro, mesma data em que a cidade fez aniversário.


11

12 de fevereiro de 2014

CAPÃO BONITO

Ano letivo começou com encontro de educadores e monitores “Motivação é fundamental para a qualidade educacional” No campo da Formação Continuada a Secretaria Municipal da Educação, mediante o Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, organizou na semana passada três importantes formações voltadas aos profissionais da Educação desta Municipalidade. Aconteceu no dia 03, um grande encontro com os motoristas e monitores do Transporte Escolar precedido de Orientação Técnica sob coordenação do soldado Bruno Alvarenga de Souza, da corporação da Polícia Militar dos Bombeiros de Capão Bonito, que destacou a importância da segurança e do conhecimento sobre a Direção Defensiva e esclareceu diversos questionamentos feitos pelo público alvo. Neste dia, a SME aproveitou a oportunidade do encontro de formação e efetivou a entrega dos uniformes para os motoristas e monitores do Transporte Escolar, e enfatizou que a aquisição deste material facilitará a identificação desses profissionais perante a sociedade e a comunidade escolar, estiveram presentes 40 participantes da área. O Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire” agradece ao

Corpo de Bombeiros pela presteza e prontidão na concretização da Orientação Técnica. No último dia 04, ocorreu o 1º Encontro de Professores e Gestores do Sistema Municipal de Ensino de Capão Bonito de 2014, reunindo 420 participantes, com o objetivo de iniciar o Ano Letivo com formação continuada em parceria com a Diretoria de Ensino de Itapeva, o

referido encontro contou com palestras sobre temáticas fundamentais no meio educacional – Leitura e Avaliação – tais temas foram ministrados pelas Coordenadoras e Formadoras da Diretoria de Ensino de Itapeva, Claudialice Bonsaglia Pereira e Sonia Maria Rodrigues e Fabiule de Melo Lima, da UNESP. A Secretaria Municipal de Educação por intermédio do

Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, viabilizou o encontro de professores e gestores, no Salão Monsenhor Pedro José Vieira – Parque das Águas, por acreditar que a formação continuada deve ser constante e permanente e preparar os profissionais de educação para o início do ano letivo representa condições de investimentos pedagógicos que certamente sub-

sidiarão a todos que fazem parte do sucesso e da aprendizagem do aluno. O Encontro contou com a participação da Dirigente de Ensino de Itapeva, Edilene Aparecida Simão Freitas e a supervisora de Ensino Estadual Diva Maria Ferreira Alves, que muito contribuíram para a realização desta formação. Também aconteceu no dia 04, no período da tarde, na SME, a 1ª Formação em Ação destinada aos monitores que desenvolvem atividades nas creches e escolas municipais de Capão Bonito, o Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”, em parceria com a supervisão municipal, organizaram a formação continuada intitulada “A Importância do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância”, ministrada pela supervisora de Ensino Municipal Adriana Nunes Vieira. O objetivo principal desta capacitação em serviço é de aprimorar e fortalecer o papel dos profissionais no dia a dia das creches e escolas; promovendo estimulações profícuas, aprendizagem significativa e contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos em sua fase infantil.

A participação dos monitores foi expressiva, totalizando 88 participantes, o que denota que a educação está recebendo o aluno cada vez mais cedo e as creches e escolas de Educação Infantil estão recebendo a merecida valorização da sociedade, como uma modalidade de ensino. Mais de 8 mil alunos - No dia 05 teve início o ano letivo para quase 8 mil alunos da rede municipal, matriculados nas creches, Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, Capão Bonito tem 18 escolas municipais entre creches, EMEIs e EMEFs e ainda outras vinculadas na zona rural. Somando com a rede estadual, o número de estudantes ultrapassa os 12 mil. Alerta no trânsito – Com a volta das aulas a recomendação do Departamento Municipal de Trânsito de Capão Bonito (Demutran) também é de mais cautela aos motoristas para evitar acidentes, principalmente nas imediações das escolas, onde se concentram um grande número de estudantes, pais e veículos.

Secretário de Desenvolvimento Social visita Capão Bonito O secretário estadual de Desenvolvimento Social - Rogério Hamam e o diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) - Luciano Oller de Oliveira, visitaram Capão Bonito na tarde da última quarta-feira (05). Hamam e Luciano de Oliveira foram recepcionados pelo prefeito Julio Fernando, vice Marco Citadini, coordenadores

e assistentes sociais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila São Paulo. O secretário aproveitou a visita para assinar a renovação do Projeto VivaLeite que beneficia mais de 2.700 pessoas na cidade. Além do CRAS, o secretário também esteve realizando uma visita na Vila Aparecida, onde acompanhado por uma equipe

da Secretaria de Assistência Social e do prefeito Julio Fernando conheceu a realidade de famílias atendidas pelos programas sociais do governo do estado. O secretário Rogério Hamam também esteve na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) beneficiada por um convênio com o governo estadual que fortalecerá a cadeia produtiva de materiais recicláveis e estruturação do polo no município. Os recursos disponibilizados fazem parte do Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da SDECTI. “Além de beneficiar diversas camadas de profissionais do setor, como catadores, fabricantes e distribuidores, a ação incentivará a adequação do tratamento de resíduos sólidos e transformará Capão Bonito em um polo regional de coleta e comercialização de materiais recicláveis da Região Sudoeste”, afirmaram o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini. O novo modelo de coleta seletiva aumentará em 130% a renda mensal de 50 famílias da região. “No total, serão investidos R$ 265.725,51, sendo R$ 248.525,51 do Governo do Estado por meio da SDECTI (para aquisição de equipamentos e capacitação de mão de obra) e R$ 17.200,00 em contrapartida da prefeitura (para reforma e adequação do espaço)”, informaram prefeito Julio Fernando.

No final da visita, o secretário fez um balanço muito positivo das ações de Capão Bonito e elogiou a atuação dos gestores locais em parceira com o governo do Estado.

“Governo do estado e prefeitura de Capão Bonito tem um objetivo em comum - inserir as famílias em um projeto de erradicação da pobreza transferindo renda com a integração

dos programas Renda Cidadã, do governo estadual, e o Bolsa Família, do governo federal. Capão Bonito está de parabéns pelos resultados”, afirmou o secretário Hamam.


12

12 de fevereiro de 2014

Itapeva se torna sede da nova Região Administrativa do Estado Assinado pelo governador Alckmin, decreto prevê ainda criação do escritório regional de articulação com municípios

O

Sudoeste do Estado de São Paulo passa a ter a 16ª Região Administrativa. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, na manhã desta sexta-feira (07), em Itapeva, cidade sede da mais nova RA do Estado. Como disse o governador, são 32 cidades reunidas. “A região Sudoeste do Estado tem muitos municípios, aliás, grandes cidades, mais de 600 mil habitantes e algumas a mais de 200 km de distância de Sorocaba. É um princípio de descentralização, aproximar os órgãos do Governo da região, melhorar a qualidade dos serviços públicos, promover o desenvolvimento regional. Por isso tudo, é uma medida muito positiva”, avaliou Alckmin. O decreto que regulamenta a Lei nº 12.517 foi assinado na cidade e, além de criar a Região Administrativa, prevê também a criação do escritório regional, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a fim de integrar a Unidade de Arti-

culação com Municípios. “A nova Região Administrativa de Itapeva é um celeiro agrícola, uma das regiões que mais vai de desenvolver em termos de agronegócio, agroindústria e que está longe da capital”, des-

tacou o governador. A R.A. será composta pelos municípios de Angatuba, Apiaí, Arandu, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito,

Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Piraju, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Saru-

taiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí e Tejupá. Durante a coletiva de imprensa, o governador Geraldo Alckmin falou sobre esta criação, que perdurou por longos anos até se tornar realidade, confira: IN – Por que Itapeva foi escolhida para ser a 16ª Região Administrativa de São Paulo? Governador – A região Sudoeste de São Paulo tem bastantes municípios. A região de Itapeva já começa grande, ela tem 32 cidades e mais de 600 mil habitantes. Tem municípios a mais de 200 quilômetros de distância de Sorocaba. É um princípio de descentralização aproximar o governo da região, melhorar a qualidade de serviços públicos, descentralizar e promover o desenvolvimento regional. Acho que é uma medida muito construtiva e na prática já estamos fazendo isso, em nível de Saúde Itapeva terá um hospital estruturado que é a Santa Casa. Não precisa ser do governo, mas nós transferimos

os recursos, a Santa Casa de Itapeva receberá 70% a mais do que a tabela do SUS naquilo que ela atender, mais o recurso do câncer, que é a Rede Hebe Camargo, Centro de Oncologia, Radioterapia e Quimioterapia, além da Hemodiálise e a Alta Complexidade, que já possui. IN – Foi assinado o decreto da 16ª e foi comentado pelo deputado estadual Dr. Ulysses a necessidade de vir a DRS e o ERPLAN. Quais os planos do governo e quais os departamentos que virão para cá de imediato? Governador – Essa é uma consequência natural. Naturalmente virá para cá o ERPLAN, pois já vamos fazer o plano de desenvolvimento regional, liberamos recursos para ter um programa de inovação tecnológica e vamos utilizar inicialmente a área da UNESP para fazer a inovação tecnológica, agronegócio, minério e madeira e depois saúde, educação e outros. Será uma região administrativa completa.

Municípios recebem ônibus escolares do governador Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, anunciam investimento de mais de R$10 milhões destinados a 27 municípios O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, entregam nesta sexta-feira (07), 65 veículos para o transporte escolar na região de Itapeva e Sorocaba, beneficiando 27 municípios. No total, o investimento é de R$ 10,7 milhões. As cidades contempladas são: Apiaí, Arandu, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Manduri, Nova Campina, Piraju, Ribeira, Ribeirão Branco, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá. “As parcerias com os municípios reafirmam nosso compromisso de levar educação de ainda mais qualidade ao interior paulista. Os veículos são de extrema importância para a rotina escolar e têm capacidade de transportar até 55 alunos, com conforto e segurança”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. No sábado, outras três ci-

dades da região serão beneficiadas, Paranapanema, Capão Bonito e Ribeirão Grande. Para estes municípios serão entregues 7 veículos, no valor de R$ 1,15 milhão, o que totaliza investimento de R$ 11,8 milhões para o transporte de alunos no local. Mais investimentos A oferta dos ônibus escolares está integrada aos progra-

mas da Secretaria para fortalecer o ensino na região de Itapeva e Sorocaba. Um deles é o novo modelo de escola de tempo integral que neste ano letivo está em 13 unidades de ensino da região de Sorocaba, com cerca de 3,3 mil estudantes matriculados. Na Diretoria de Ensino de Itapeva, são 3 escolas que atendem, diariamente, a 900 alunos em média.

Em todo Estado, esta em expansão desta modalidade de ensino que oferece jornada de nove horas em média, com a oferta de disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e professores com dedicação exclusiva e gratificação salarial de 75% sobre o salário. O número de instituições quase triplicou entre 2013 e 2014, passando de 69 para as atuais 182.


13

12 de fevereiro de 2014

APIAÍ

Município recebe benefícios e visita do governador O governador do Estado, Geraldo Alckmin esteve na sexta-feira (07) em Apiaí, onde pôde fazer a entrega de ônibus escolares, bem como dar o pontapé inicial nas obras de melhorias da SP 249, que liga a cidade ao município de Ribeirão Branco. Na presença de autoridades do Alto Vale do Ribeira e da cidade, Alckmin anunciou que o próximo passo será a SP 250, que liga Apiaí a Capão Bonito. Entrevistamos o governado Geraldo Alckmin, o prefeito Ari Knor e o vereador Polaco Moura, que falaram sobre esses benefícios e o salto que isso trará para a cidade e região, confira: IN – Qual a importância dessa obra e a entrega dessa estrada que liga Apiaí até Ribeirão Branco? Governador – Nós estamos começando hoje uma grande obra histórica para a região. São 45 quilômetros, R$ 85milhões, ligando Apiaí até Ribeirão Branco, ou seja, é a ligação do Alto Ribeira, que por sua vez faz ligação com o Vale do Ribeira e o litoral Sul de São Paulo à região Sudoeste e Itapeva. Isso vai promover o desenvolvimento daqui do Alto Ribeira com mais turismo, mais comércio, mais segurança e melhor escoamento da produção agrícola. É um celeiro essa região de horticultura, frutas, mineração, agroindústria, enfim vai dar um grande impulso ao desenvolvimento. Estamos também entregando ônibus para o transporte de estudantes, já adaptados, todos com elevadores para o transporte de pessoas com deficiência. Um investimento importante para atender melhor os estudantes, a zona rural com conforto e segurança para a Educação. Vamos lançar também aqui, uma grande obra, que é a SP 250, a ligação de Capão Bonito até o Paraná, que vai ser licitada em março. IN – Como o senhor está acompanhando a situação da população de Itaóca em relação à tragédia acontecida recentemente? Governador – Foi muito triste, perdemos muitas vidas especialmente no Bairro Guarda Mão e no Bairro Lajeado. A cidade foi muito afetada, mas ela está se recuperando rapidamente. Esta semana, tivemos uma reunião com o prefeito e liberamos recursos para habitação, que serão mais de cem casas feitas, reconstruindo a cidade e duas pontes, a ponte da cidade sobre o Rio Palmital, que foi aquela que obstruiu e a ponte

também na zona rural. IN – O senhor veio anunciar hoje uma obra esperada há mais de 20 anos. O que o senhor diz para os moradores e prefeitos aqui do Alto Vale do Ribeira, que tanto lutaram por essa conquista? Governador - É um sonho de Apiaí, Ribeirão Branco e um sonho de toda a região. Quando nos reunimos no CONDERSUL, no São Paulo Governo Presente esse foi o pleito regional e ele vai fazer uma ligação importantíssima entre o Alto Ribeira, Apiaí e Itapeva e não tenho dúvida, que será uma alavanca no desenvolvimento da região. Com essa obra pronta, a região vai ter um salto de novas empresas, novos investimentos, agronegócios, mineração, comércio e turismo, além de mais conforto e segurança para a região. IN – Qual sua mensagem para o Alto Vale do Ribeira? Governador – Mensagem de parceria, que contem conosco

para trabalharmos juntos, de mãos dadas com Governo do Estado, Prefeituras, Governo Federal, Sociedade Civil, os trabalhadores e empresários do setor produtivo. IN – O que significa para Apiaí e região a chegada dessa nova estrada? Prefeito – Significa a realização de um sonho, que irá trazer muitos benefícios para a população de Apiaí e todo o Alto Vale do Ribeira. Vai trazer desenvolvimento em todos os sentidos e um conforto a mais para aqueles que precisam dessa estrada para ir ao hospital regional de Itapeva, ir estudar, ir ao comércio de Itapeva. É um benefício e vai trazer tranquilidade e uma maior segurança para todos do município de Apiaí e Vale do Ribeira. IN – Como serão recebidos os ônibus que chegam para as escolas de Apiaí, e como serão utilizados? Prefeito – Chegaram em boa

hora, isso vai trazer uma economia para os cofres públicos do município, porque hoje grande parte do transporte escolar é terceirizado e com a chegada desses ônibus nós poderemos fazer uma economia muito grande em torno de 30 a 40%. IN – Economicamente o que cresce em Apiaí com essa estrada? Prefeito – Assim como vai desenvolver a região de Itapeva, vai desenvolver também a região de Apiaí. Muitos turistas vêm para cá, porque sabem que tem uma estrada boa, o comércio e a economia do município vão ser beneficiados com isso. IN – Ari Knor entra para a história? Prefeito – Apiaí entra para a história.

IN – Quais são as benfeitorias em relação à vinda do governador e que o senhor como vereador tem a dizer sobre isso? Vereador – Ele veio até aqui para entregar a obra da SP 249 e os ônibus, com os quais a cidade de Apiaí foi contemplada. A Rodovia SP 249 é a mais importante de nossa região, porque liga Apiaí a Ribeirão Branco, era promessa de vários governos e agora o governador Geraldo Alckmin assumiu o compromisso em 2012 e está cumprindo em 2014. Essa obra vai ajudar muito no crescimento de Apiaí e região, e trará recursos financeiros, não só para os estudantes, que poderão viajar mais tranquilos para Itapeva sem precisar ir embora daqui. Também trará indústrias é uma

obra, que irá salvar a região, principalmente a zona rural, que está abandonada há muitos anos. As pessoas estão indo embora da zona rural, estão vindo para a cidade, de alguns anos para cá diminuiu esse número, que já chegou a ser mais de 36 mil habitantes e hoje está em torno de 28 mil. Agora eu creio que vamos retomar o crescimento de nossa cidade, é o passo mais importante de nossa região nos últimos tempos, eu tenho certeza disso. IN – Qual a próxima reinvindicação do município? Polaco – A nossa próxima reinvindicação é a SP, que liga Ribeira a Capão Bonito que precisa ser recapeada e precisa ter ao menos adicional desvio do trânsito de Apiaí e Guapiara, porque o tráfego hoje está muito grande em nossa cidade devido a Camargo Correia, que investiu aqui na região. Tem três fábricas de cimento, que estão sendo construídas em Adrianópolis, uma já está em fase final e tem mais duas para começar a rodar daqui uns dois ou três anos. Nesse sentido o trânsito vai ficar insustentável, então o governo tem que olhar com carinho para fazer esse desvio na SP 250, que liga Ribeira a Capão Bonito, que passa por Guapiara e Apiaí. IN – Que recado o senhor deixa aos munícipes de Apiaí? Polaco – Quero dizer que estou muito contente com o que está acontecendo no meu primeiro mandato, o qual graças a Deus está sendo abençoado. Essas obras também facilitaram o meu mandato, porque eu participei da luta da SP 249, participei de frente da comissão asfalto já. Investi nesse movimento, acreditei nele e estou muito contente. Quero dizer aos munícipes que podem acreditar no vereador Polaco Moura.


14

12 de fevereiro de 2014

Microcrédito produtivo: Banco do Povo Paulista cresce 42% na região Empreendedores locais solicitaram R$ 1,143 milhão em janeiro. São 56 agências na região Empreendedorismo em alta. Em janeiro, o Banco do Povo Paulista (BPP) emprestou R$ 1.143 milhão aos microempreendedores de Sorocaba e região. O montante representa um crescimento de 42,4% no comparativo com o mesmo período de 2013, que somou R$ 802,6 mil. Gerenciado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o BPP maior programa estadual de

microcrédito do país – beneficia empreendedores formais ou informais, urbanos e rurais, microempreendedores individuais, produtores rurais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas com empréstimos entre R$ 200 e R$ 15 mil, que podem ser quitadas em até 36 parcelas. Atualmente, são 514 cidades atendidas. O secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais, desta-

ca três pontos para o progresso contínuo do programa. “A taxa de juros mensal de 0,5%, a ausência de taxas adicionais e o processo desburocratizado explicam o sucesso do Banco”, resume. “Após a aprovação do cadastro, o dinheiro é liberado em até 72 horas. A costureira, a cabeleireira, a vendedora de produtos de beleza, pequenos comerciantes, os produtores rurais, por exemplo, podem procurar nossos agentes de crédito na unidade do Banco do Povo Paulista mais próxima”, informa Antonio Mendonça, diretor-executivo do BPP. R$ 14 milhões emprestados no Estado Nos primeiros 30 dias deste ano, o Banco do Povo Paulista (BPP) emprestou R$ 14,21 milhões aos microempreendedores paulistas. Crescimento de 34,8% no comparativo com o mesmo período de 2013, que somou R$ 10,53 milhões.

56 agências na região Existem unidades do BPP em Águas de Santa Bárbara, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Avaré, Bofete, Boituva, Botucatu, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Fartura, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itaí, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Paranapanema, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Ribeirão Grande, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarutaiá, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim. Em 15 anos, o programa estadual emprestou mais de R$ 1,26 bilhão a 338,6 mil empreendedores. Foram mais de R$ 193 milhões concedidos em 2013. Podem solicitar empréstimos pessoas físicas ou jurídi-

cas (ou seja, os informais também podem se beneficiar) desde que não ultrapassem faturamento mensal de R$ 30 mil. Trata-se de crédito para fins produtivos. O Banco favorece a geração de emprego e o aquecimento das economias locais, por meio da promoção de atividades produtivas. Além dos microempreendedores, o BPP também disponibiliza linhas de créditos especi-

ais destinadas a mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) que desejam reformar ou ampliar o imóvel, a motofretistas que precisam se adequar à nova regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a taxistas que queiram investir na profissão e produtores rurais. A taxa de juros é a mesma oferecida aos microempreendedores.


Jornal Itararé News/Regional - Edição 56