Page 1

R$ Editor-chefe: Kiko Carli Ano I - Edição 016

2,50

Quarta-feira, 24 de abril de 2013

www.tvitanews.com.br

Secretário Municipal de Governo e chefe de Gabinete são trocados O secretário municipal de Governo, Antônio José de Souza e o chefe de Gabinete Luciano Ostrowiski, que também é o presidente do Partido dos Trabalhadores em Itararé deixaram

o governo Cristina Ghizzi, após a admistração achar que novos rumos deveriam ser tomados. Desde segunda-feira ambos não fazem mais parte da administração. Página 03.

Por ordem da prefeita, secretários são impedidos de dar entrevista Página 02

Populares pedem providências quanto ao Ginásio Elefante Branco

Jantar Dançante do CAF

Munícipes pedem solução para limpeza de terrenos e buracos nas ruas Muitos munícipes têm reclamado do estado em que se encontra hoje o Ginásio Lauro Loureiro de Mello, mais conhecido como Elefante Branco. O local é procurado por quem quer treinar, jogar futebol no

O Clube Atlético Fronteira organizou no último sábado (20) em sua sede social um Jan-

tar Dançante em prol do VICC. Confira no Caderno Vips alguns flagrantes deste momento.

Supermercados Cofesa não receberão mais boletos

O que você está achando dos serviços ofertados pela operadora VIVO?

Segurança dos clientes e a garantia da integridade física dos funcionários. Estes foram os principais motivos pelos quais a rede de Supermercados Cofesa tomou a decisão de não mais receber contas e boletos em suas lojas no município de Itararé. Página 07.

Hoje em dia, com a tecnologia latente é difícil viver sem internet e celular, já que o mundo gira ao redor dessas ferramentas. Entretanto, em nossa região, devido a falta de concorrência, as operadoras fazem o que querem com os consumidores. Já era assim na época da Telefônica e parece ter piorado com a operadora VIVO. Veja o que pensam alguns munícipes. Página 05.

campo ou fazer caminhada, porém o mato alto, a presença de lixo, roupas abandonadas por moradores de rua e a falta de iluminação têm causado desconforto à população que lá frequenta. Página 11.

“Operação Conjunta” deflagra tráfico no Jardim São Paulo

Através de uma denúncia anônima a Polícia Militar apreendeu em uma residência localizada no Jardim São Paulo,

61 pedras de crack, quatro porções de cocaína e 67 plásticos para embrulho de drogas em Itararé. Página 04.

Alguns moradores da Rua Roando Gabardo, na Vila Santa Terezinha têm reclamado da quantidade de buracos e também do mato alto, que se acumulam nos terrenos das imedi-

ações, trazendo para as casas animais peçonhentos e roedores. O asfalto da Rua Roando Gabardo encontra-se em estado lastimável e nada está sendo feito. Página 10.


02

24 de abril de 2013

Itararé está fora da Copa TV Tem de Futsal

Editorial

Revolução Alvo de críticas sequentes e acusações constantes da oposição levaram a prefeita Cristina Ghizzi a fazer algumas alterações em sua assessoria, a começar pelo senhor Heron Conrado do Carmo Ferreira, que ninguém soube explicar o que fazia na Prefeitura de Itararé. Falta de asfalto, limpeza, buracos em demasia fizeram com que a oposição se levantasse e com razão passasse a questionar a prefeita, que em tempos de vereadora batia com firmeza no alto da Tribuna, fazendo acusações semelhantes ao antigo prefeito. Será que ser a vidraça muda o estado de espírito de um político? Chega agora a notícia da demissão de alguns nomeados do alto escalão, o que nos leva a crer que a escolha foi precipitada, ou então aqueles que estão saindo do governo não concordam com a forma de administrar da prefeita,

principalmente no caso do chefe de Governo Antônio José, que era querido e respeitado por todos. Quantos elogios ouvimos de contribuintes, que eram muito bem recebidos pelo então secretário. O que realmente aconteceu? A verdade é que a prefeita tem a chance de mudar os rumos de Itararé, mas para tanto será preciso abrir as portas da Prefeitura, principalmente para a imprensa, que se vê privada de entrevistar in loco seus secretários, que exigem perguntas formuladas por e-mail, que posteriormente serão avaliadas pelo jurídico. Uma vergonha! A intervenção do novo contratado Luciano de Oliveira parece que está dando novos rumos para a Prefeitura, o que não deixa de ser um bom sinal, já que sempre acreditamos que o governo Cristina Ghizzi seria bom para o município e continuamos esperançosos de que assim o será.

A equipe feminina de futsal de Itararé esteve em Itapeva na última sexta-feira (26), onde enfrentou a equipe da casa. A partida aconteceu no Ginásio de Esportes Antônio Queiroz e terminou empatada em 02 a 02. Com o resultado, apenas uma das duas

equipes passam para as quartas de final. Por ironia, as cidades vizinhas disputaram a mesma vaga para a próxima fase, já que ambas terminaram empatadas em tudo. Foi realizado um sorteio ao vivo durante o Tem Esportes e Itapeva continua na disputa.

Estamos de Olho Ameaças? Osvaldo Martins abriu um Boletim de Ocorrência alegando ter sido ameaçado de morte por pessoas ligadas a prefeita. Com toda a honestidade, sempre respeitei o denunciante, mas não acredito em hipótese alguma que Cristina faça algo dessa natureza. Em relação a ameaça mencionada à Polícia deve tomar todas as providências cabíveis e investigar custe o que custar.

Vamos trabalhar gente Ruas esburacadas por toda a cidade causam descontentamento dos munícipes em relação a atual administração. Em alguns locais já não basta tapar buracos e sim uma operação tapa crateras. O tempo de conhecer a Prefeitura já acabou e agora chegou a hora de agir.

Enfim unidos Vereadores se unem na Câmara, independente de partido político, para dizer “não” ao pedido de requerimento do Sr. Osvaldo Martins, que apresenta denúncia à prefeita pela contratação do funcionário Heron, solicitando comissão processante. Dando voz para o vereador Willer, a decisão se firmou devido ao fato da prefeita ainda não ter respondido ao pedido de informação solicitado pelo Dr. Júnior. Julião enfatiza que também se deve levar em conta o caráter da pessoa que faz a denúncia na hora de apoiá-la ou não. Osvaldo conseguiu uma proeza, que foi unir o Poder Legislativo contra ele por 13 x 0.

Medo de quê? Alguns secretários da prefeita andam evitando a mídia jornalística, pedindo para que passemos entrevistas por email, e depois não respondem. Não apresentam bons serviços, ou não têm oratória suficiente para enfrentar nossa repórter? Cara prefeita, se a ordem partiu de seu gabinete, a reveja em favor da democracia e caso algum secretário não tenha competência para responder simples per-

guntas sobre o seu trabalho, que peçam demissão ou sejam exonerados.

Medo de quê? II A época da ditadura já está bem distante e não podemos admitir que uma cidade que tem uma população tão amigável e respeitosa seja governada por pessoas que não sabem atender órgãos de imprensa, que sempre estão em busca de bem informar. No caso de abusos por parte dos profissionais da área existem leis e estes devem ser processados e responderem por má conduta no trabalho. Ninguém quer prejudicar este ou aquele secretário e sim informar a população com a verdade e qualidade. Só falta baixarem decretos para que se privatize a imprensa em Itararé.

Aprovado Todos os vereadores votaram a favor da abertura de crédito adicional à Sa nta Casa no valor de R$45.000,00 em parcelas de abril a dezembro deste ano. Apesar da unanimidade as críticas foram muitas.

Reprovado As críticas maiores foram com a forma de procedimento do Jurídico da Prefeitura, que encaminhou o projeto com diversas irregularidades segundo Zetão. Laércio cutucou e disse: “Eu gostaria de pedir que o senhor colocasse um bilhete para a senhora prefeita pedir à sua assessoria jurídica para que o próximo projeto ela mande correto”. O vereador Junior disse que não essa a primeira vez que o Jurídico teria encaminhado processo errado à Casa de Leis.

Reprovado II Zeca – “Deixaremos aqui combinado que, a partir de agora, se o nosso Jurídico achar qualquer irregularidade nos projetos enviados pela Prefeitura este será devolvido”. Infelizmente os representantes do povo estão mostrando que falta técnica e preciosismo à Secretaria, que deveria ser uma das mais importantes da prefeita, mas que demonstra muita fragilidade.

por Kiko Carli

Em comum Em quase todos os pronunciamentos dos nobres edis algo ficou evidente, que é o fato de a Santa Casa passar por mudanças urgentes, já que a Prefeitura não tem condições de manter a entidade. Nova administração e convênios com o Governo Estadual/ Federal foram algumas propostas colocadas.

Boa pedida Willer- “Queria dar a sugestão de que nós convidássemos o promotor público para participar da reunião com os médicos que nós teremos”. Seria uma ótima oportunidade para se tentar um ajuste definitivo e mostrar quem é quem em uma conversa franca e aberta, que poderia determinar novos rumos para uma entidade tão importante para os munícipes de Itararé.

IPTU Zetão solicitou à prefeita, que em razão do atraso do envio dos carnês do IPTU, que o primeiro pagamento marcado para o dia 25 mudasse para o 5º dia útil. O vereador tem razão em princípio pelo pagamento de funcionários, aposentados e pensionistas que recebem por esses dias.

Bom trabalho Julião – “Estive na Barreira e queria parabenizar o Edilson do Turismo pelo trabalho que está realizando lá”. Não é a primeira vez que surgem elogios em função do bom trabalho desempenhado pelo rapaz e que o exemplo seja imitado.

Cutucada “Eu, meu amigo Lucio Mariano e o Jorinha, estivemos na zona rural e, vai parecer piada, mas nós encalhamos na estrada de Taquari do Sul. Tivemos que descer e empurrar o carro da Câmara Municipal”. Julião foi enfático e disse que a zona rural está totalmente abandonada e não podemos alegar hoje que seriam as chuvas que estão atrapalhando.

Desabafo Pinguim –“Também é fácil

criticar e tem o tal de Paz e Bem aí. Eu não sou muito de ler Facebook, essas coisas de quem não tem o que fazer. Ele falou que recebemos aumento e não era verdade, e não tirou da internet. Eu tenho minha consciência limpa e não devo satisfação, estou feliz com meu salário e me honra muito trabalhar por ele. Tenho opinião própria e não vou me sujeitar a alguém que no fundo também está esperando um favorzinho”. O vereador fez a colocação em função do pronunciamento do senhor Osvaldo Martins no Facebook. Foi amplamente aplaudido.

Nocaute Laércio fez críticas a iluminação pública e principalmente das más condições das estradas da zona rural em razão do escoamento da produção e transporte de alunos. Em aparte João da Égua disse: “Não sei onde o senhor está achando tanto problema se esses dias você citou que tem uma prima que toma conta da garagem e ela atende a tudo o que o senhor pede”. O vereador Laércio poderia dormir sem essa. Foi derrubado pelas suas próprias palavras.

B.O. “Eu já não sou criança mais. A tecnologia beneficiou muito o avanço da notícia, porém hoje está muito mais fácil inventar mentiras sobre os outros, e isso deve ter alguma penalidade. Eu peço para que o presidente desta Casa tome medidas cabíveis, para que essa pessoa prove o que está colocando no Facebook. Porque é fácil chegar na frente de uma máquina e falar mal dos outros, mas nós só vamos considerá-lo como homem quando ele vier falar cara a cara com a gente”. Novamente o alvo era o Osvaldo Martins e segundo o presidente, o caso já está nas mãos do Jurídico para que se tomem as providências cabíveis.

Celular Morto Rodrigo Fadel fez severas críticas a empresa VIVO, que está deixando a desejar no município e pede que se trate a cidade com mais respeito. Concordamos com o nobre edil, já que o serviço da em-

presa deixa muito a desejar, mas a conta continua a mesma. O início dos trabalhos no Posto de Saúde do Cruzeiro também foi cobrado por Rodrigo Fadel.

O peixe Marcos Vincenzi - “Gostaria de falar a respeito do projeto de piscicultura, que é a produção de peixes. Estive no Ministério da Pesca e Agricultura falando da possibilidade de pleito de uma escavadeira hidráulica e de um trator de esteira. Agradeço a prefeita por ter enviado esse projeto para nós. O projeto será votado agora em sessão extraordinária”. Eis aí uma boa parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo, que estará beneficiando diretamente os munícipes, inclusive podendo o produto ser agregado à merenda escolar. Parabéns à prefeita e ao vereador e esperamos que todos apoiem a ideia.

repercutindo na internet. O intuito do Júnior foi fazer uma indagação ao modo como o funcionário era contratado. A resposta vai vir da prefeita, eu não esperava atitude diferente da pessoa do Heron. Foi pedido exoneração do cargo, mas as pessoas confundem e acabam denegrindo a imagem da pessoa”. O que lamentamos é que em relação ao funcionário citado é que pelo que investigamos o mesmo não tem perfil de não trabalhar e receber e é uma pessoa muito estimada na cidade. Chamá-lo de funcionário fantasma foi de um profundo mau gosto.

Por conta Segundo a prefeita, os três assessores que não fazem mais parte do quadro da Prefeitura saíram de livre e espontânea vontade e continuam colaborando com a administração, mesmo sem nomeação. O tempo dirá se a declaração é fundamentada.

Seriedade

Pesar

Marcos Vincenzi – “A gente se sente ofendido às vezes. Eu apoio o Dr. Júnior em relação ao pedido de informação feito sobre o funcionário Heron, apoio esses pedidos porque fiscalizar é nossa função. O que sou meio contrário é em relação a como essas coisas estão

A família Itararé News se solidariza com a morte de Antônio de Pádua Machado, pai da nossa amiga capitão Duch, o qual faleceu no último domingo. O vereador Willer solicitou voto de pesar, o qual foi subscrito por todos os vereadores da Câmara.

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 | Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948

Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Vinicius de Oliveira - MTB 42.240 Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica Ita News (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem: 2.000 exemplares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.

A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.


03

24 de abril de 2013

Secretário Municipal de Governo e chefe de Gabinete são trocados pela administração O secretário municipal de Governo, Antônio José de Souza e o chefe de Gabinete Luciano Ostrowiski, que também é o presidente do Partido dos Trabalhadores em Itararé deixaram o governo Cristina Ghizzi, após a admistração achar que novos rumos deveriam ser tomados. Desde segunda-feira (22), ambos não fazem mais parte da administração. Em uma breve entrevista à nossa equipe de reportagem, a prefeita Cristina Ghizzi simplificou o ocorrido e prometeu que em breve nos concederá a entrevista completa, a qual já está por escrito nas mãos do Depar-

tamento Jurídico, conforme ordens da chefe do Executivo. IN - Por que o secretário de Governo e o chefe de Gabinete não estão mais participando da administração? Cristina - O secretário e o chefe de Gabinete são cargos de nomeação e de exoneração segundo se nós entendermos que a administração vai caminhar. Terminados os 100 dias do nosso governo, tivemos um encontro e eu entendi que era necessário que reformulássemos o caminho e que o nosso governo estava seguindo. Nesta conversa, nós entendemos que não havia mais como nos mantermos

como estávamos. Eles então deixaram a administração. Não estamos rompidos em hipótese alguma, o Luciano continua presidente do PT e é muito importante que nós entendamos que essas coisas podem caminhar juntas, ele à frente do ParPREFEITURA MUNICIPAL DE ITARARÉ ATOS OFICIAIS DECRETO Nº 33, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade aos funcionários que especifica: - REGINACELIAHOLTZ PEREIRASILVA - ROSA MARIA DE JESUS GALDINO DECRETO Nº 34, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade aos funcionários que especifica: - MARIA CLAUDIA ROCHA KRZYZANOWSKI - MARLENE APARECIDA RIBEIRO DECRETO Nº 35, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade a funcionária que especifica: - JOCIMARAAPARECIDA BATISTA DECRETO Nº 36, DE 28 DE FEVEREI-

tido e eu à frente da Prefeitura. Continuamos mantendo o mesmo contato, enfim, nada do que estava acontecendo vai parar. Apenas diante de uma avaliação do governo eu entendi que era necessário fazermos algumas mudanças. Eles também, com-

preendendo isso, deixaram o governo. É isso o que aconteceu aqui. Eles continuam sendo companheiros meus, só não necessariamente na administração. Ainda não tenho outros nomes para ocupar estes cargos, mas eu estou pensando, dentro

RO DE 2013. Concede estabilidade a funcionária que especifica: - ADRIANA DE OLIVEIRA CORREA DECRETO Nº 37, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade aos funcionários que especifica: - ANA LUCIA VAZ CAMARGO WARICODA - CASSIANE PERUCIO JARDIM - CÉLIA JARDIM DA SILVA - DANIELEAPARECIDA CHIQUETTI - DYNNA DE OLIVEIRA GOMES DE ARRUDA - EDIMARA LUCIA DOS SANTOS ROCHA - GERSON LUIS GONÇALVES - GISELA NONVIERI GORSKI DAMACENO - GISLAINE ROBERTA SANTOS - LEILA DOS ANJOS - LILIANE CORREA PADILHA

- MARIA TARCILA DE MATOS CAETANO - MARINA MOURA JORGE - MARTA DA CRUZ OLIVEIRA - NATHALIA FERREIRA BONOTTO - VALMIRA DA SILVA SANTOS - VIRGÍNIA DELGADO SIQUEIRA LUZ DECRETO Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade a funcionária que especifica: - ALINE BUBNA DECRETO Nº 39, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade ao funcionário que especifica: - LUIS ALBERTO CAPELASSI GOMES DECRETO Nº 40, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade as funcionárias que especifica: - MARIA CRISTINA ADZGAUSKAS PERUCIO

por Josué Benedito Alberto

por Luis Felipe Genaro

Tipos de Treinamento

As tiranias da imprensa cobra ao deslizar em um gramado seco, agitam todos a sua volta, transformando a realidade e colocando tudo em xeque. Ao folhear os textos recém-publicados de inúmeros jornais da região, me recordo dos tempos conturbados da França pré-revolução. Diversos eram os panfletos que circulavam no decadente reino de Luis XVI. Zombavam da impotência do rei, do anseio sexual da rainha, das luxúrias do clero católico e das patifarias da nobreza de Versalhes. Meias mentiras, meias verdades. Claro, os tempos são outros, mas estariam hoje tais “panfletos jornalísticos” colocando toda a transformação política que assistimos nestes últimos meses em Itararé, em xeque? Segundo o escritor George Orwell, com “a invenção da imprensa tornou mais fácil manipular a opinião pública, processo que o filme e o rádio levaram além [...] existia pela primeira vez a possibilidade de fazer impor não apenas completa obediência à vontade do Estado,

- SOLANGE APARECIDA BORGES TUPÁ DECRETO Nº 41, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade a funcionária que especifica: - SANDRA CRISTINA RODRIGUES C. OLIVEIRA DECRETO Nº 42, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013. Concede estabilidade a funcionária que especifica: - PRISCILLA MARIA RIBEIRO DECRETO Nº 45, DE 1º DE MARÇO DE 2013. Concede estabilidade a funcionária que especifica: - ANNE KARINE DEMÉTRIO DAMIELEWSKI Itararé, 22 de abril de 2013. MARIA CRISTINA CARLOS MAGNO GHIZZI PREFEITA MUNICIPAL

Saúde

Escritos de História & Política

“A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio”, afirmou Adlai Stevenson, vice-presidente dos Estados Unidos da América durante o governo de Grover Cleveland (1893-1897). A meu ver, escrevo para um jornal que consegue fazer tal separação, e por isso parabenizo aqui o “Itararé News”. Ele permanece atento aos diversos problemas da cidade, mas também aplaude as conquistas de seus habitantes e de seu governo. Contudo, na esfera midiática são poucas as mídias que se portam de tal forma. Não é a primeira vez que analiso de forma crítica a imprensa, e saiba meu caro leitor, que essa não será a última. Você deve estar se perguntando as minhas razões. Pois bem. Preocupa-me o sensacionalismo, a falta de transparência e a mediocridade dos jornais que circulam por nossas ruas e bairros. Seus despreocupados leitores, não tolos ou ignorantes, mas despreocupados, tomam os discursos ali encaixados como verdades absolutas e fatos inquestionáveis. Como uma

daquilo que eu desejo agora para o município, em alguns nomes para fazer essa substituição. Eles foram muito importantes para nós, prestaram grandes serviços, mas é sempre necessário fazer uma correção de rota e foi isso que fizemos.

como também completa uniformidade de opinião em todos súditos”. Voltando-se para nossa realidade, a “obediência” da qual Orwell se refere recai sobre os ombros de grupos que podem colocar tudo a perder. Não sou contra a imprensa investigativa e a fiscalização, a diversidade de jornais e muito menos contra a liberdade de informação. No entanto, faço um alerta: tomem cuidado com os discursos e fatos distorcidos. Vivemos tempos de mudanças. Há inúmeros problemas a serem sanados, crendo piamente que eles logo serão. O interesse de tais indivíduos, como o exemplo da cobra no gramado, desliza sorrateiramente. Interesseiros que almejam o fim das atuais transformações, dando também um fim a nossa cidade, ao nosso povo e ao nosso futuro!

Hoje em dia, com a mídia sempre indicando a atividade física como meio para a saúde e a qualidade de vida, surgem no mercado vários tipos de treinamento e exercícios com um cardápio cada vez mais variado de opções. Treinamento funcional, yoga, pilates, ginástica no mini trampolim, na bike, no step, no chão, no ar, etc...são as mais diversas opções para gostos variados. O Treinamento funcional é uma das mais recentes modalidades que apareceram no mercado e prega a idéia de trabalho com a força do próprio corpo para dar sustentação em trabalhos do dia a dia. As idéias que aparecem e as diversas ramificações da atividade física, geralmente são boas e vem com o intuito de mudar a forma clássica de mexer o corpo. Escolha aquela atividade física que melhor se encaixa ao seu gosto, mas não esqueça que essa ou aquela atividade não é a única que vai resolver todos os seus problemas. Cada uma tem

as suas particularidades e, se bem feita, todas são boas. O que faz esta ou aquela modalidade física eficiente é o seu empenho e do seu professor em utilizar e aproveitar o máximo de cada aluno. Lembre-se que atividade física deve

ser sempre prazerosa e segura, com acompanhamento de um profissional.

Por Luiza Salla


04

24 de abril de 2013

“O forte do Zetão é a saúde pública”, diz vereador

E

m entrevista à nossa equipe de reportagem, o vereador Zetão falou sobre os primeiros meses de mandato e sobre as prioridades durante sua estada no Legislativo de Itararé. Segundo ele, há 25 anos se dedica à Saúde e esta continua sendo uma de suas principais bandeiras, confira: IN – Qual o balanço que o senhor faz desses primeiros meses como vereador? Zetão – Nesses primeiros meses da atual administração eu acho que as coisas estão evoluindo bastante, principalmente pelo seu secretariado, que é formado por pessoas competentes e idôneas, que o povo confia e principalmente fichas limpas. Tem uma ou duas falhas, é claro, afinal é muito difícil ser unanimidade. Mas nós sabemos que quando sai de uma administração e vai para outra sempre é difícil. A prefeita Cristina pegou a Prefeitura endividada, ambulâncias e veículos de trabalho quebrados, porém ela vem tra-

balhando dignamente, levantou a cabeça e juntamente com seu pessoal está conseguindo fazer as coisas por Itararé, um pouco lento, por ser início, mas de forma muito positiva. IN – Quais as suas principais bandeiras a serem reivindicadas a Itararé? Zetão – O forte do Zetão é a saúde pública e isso todo mundo já tem conhecimento. Já estou dentro desta casa há 25 anos e vou continuar defendendo a saúde. Nós temos problemas sérios dentro da saúde pública de Itararé, que levam tempo para serem sanados, como a intervenção do hospital que não tem CND, estamos com problemas de falta de médicos e agendamento de consultas. Mas em compensação, temos pessoas novas que estão chegando e já estão se organizando para a resolução dos problemas da forma mais rápida possível, para que a população receba o melhor atendimento que nós possamos dar.

IN – Quanto ao seu bairro, o que é necessário para a melhoria daquela comunidade? Zetão – O meu bairro se encontra bastante judiado, então eu peço para que a senhora prefeita olhe para o meu povo de

Campanha do Agasalho: município define postos de coleta das doações A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itararé, Célia Greczuk De Donno e demais membros, reuniram-se no prédio da Assistência Social, a fim de discutirem sobre a Campanha do Agasalho 2013. Com o lema, ‘Roupa Boa a Gente Doa’, Célia destaca que nesse ano a campanha será dividida em duas etapas. A mobilização será da seguinte forma: . Mobilização n°1 – Durante a campanha, de forma geral, haverá postos de coletas de doações espalhados por diversos pontos da cidades. A presidente do Fundo Social informa que haverá somente postos para doações de roupas. . Mobilização n° 2 - Coleta de doações através da Gincana “Pé Quente”. As equipes participarão de atividades variadas para a arrecadação de alimentos, blusas e cobertores. A gincana contará com três equipes. São elas: . Coração Solidário – apresentará uma peça teatral e arrecadará cobertores e blusas. . Circuito da Solidariedade – realizará atividades de passeio ciclístico e torneio de futsal masculino. Essa equipe arrecadará alimentos.

. Juventude Solidária – realizará o Miss Inverno 2013 e arrecadará blusas e cobertores. Toda a arrecadação desse evento será destinada para as duas mil famílias cadastradas nos CRAS’s de Itararé. A novidade dessa gincana será o sorteio de prêmios para aqueles que realizarem doações ou que assistam ao evento e também para os participantes das atividades. Os itens sorteados serão: . 01 Tv 20”, . 01 Bicicleta 18 Marchas, . 01 Cesta Básica , . 01 Radio Am/Fm, . 01 Celular.

Esses produtos serão sorteados durante o Miss-Inverno 2013, que será realizado no próximo dia 21 de junho. A presidente do Fundo Social, Célia De Donno lembra que serão arrecadados somente blusas, cobertores e alimentos. “Nosso objetivo, com essas doações, é que consigamos atender essas famílias que se encontram na extrema pobreza”, destacou. De Donno informa que assim que os postos de coletas estiverem definidos, o Fundo Social de Itararé informará os locais para que a população do município possa colaborar com a campanha.

“Operação Conjunta” deflagra tráfico no Jardim São Paulo No dia 17, a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima sobre tráfico de entorpecente no Jardim São Paulo. Imediatamente se deslocaram até a referida residência e pelo local se depararam com um indivíduo, que ao avistar a viatura empreendeu fuga, não sendo possível detê-lo. Em ato contínuo adentraram a casa, abordando três pessoas, que foram submetidas à busca pessoal, porém nada de ilícito foi encontrado. Em busca minuciosa na residência foi localizado 61 pedras de crack, 04 carreiras de cocaína e 67 saquinhos plásticos para o embrulho do entorpecente. Diante dos fatos foi dada voz

de prisão em flagrante ao responsável pela residência pelo crime de tráfico de entorpecente. Indi-

ciado e substâncias ilícitas encaminhadas ao DP para que providências fossem tomadas.

Santa Cruz dos Lopes. As nossas ruas estão muito esburacadas, nós estamos precisando de uma creche, de melhorias na escola do local, precisamos de médicos lá pelo menos duas vezes por semana, assim como

a visita de enfermeiros também duas vezes por semana e ter uma farmácia no bairro. Nós também não temos sinais de telefonia celular e nem de internet. Os computadores da escola estão todos parados por falta de acesso à internet. Duas vezes já foi mandando verba para asfaltar, verba esta que foi afastada do bairro e usada para outras finalidades. Nós agradecemos que a prefeita conseguiu para nós agora a ponte que vai ligar Santa Cruz a Riversul, pois isso foi muito valioso. De imediato também precisamos construir o morgue local, as fossas sépticas e a canalização das águas pluviais. Enfim, estamos contando com a prefeita para que ela nos ajude a melhorar a condição de vida dos moradores de Santa Cruz dos Lopes. IN – Como é para o senhor fazer parte do Legislativo de Itararé mais uma vez? Zetão – Para mim é orgulho, eu acredito muito nesse Legislativo e eu acho que quando

o Legislativo vai bem a prefeita também vai bem. Já estou à cinco mandatos aqui nesta Casa de Leis, onde eu fui muito útil porque já criei muitas coisas para Itararé daqui de dentro. Eu criei o serviço de emergência, onde eu e a Polícia Militar ficávamos 24 horas socorrendo os outros. Hoje está mais fácil, porque temos o SAMU, temos o 192, temos a CCR SP Vias. Milhões de reais nós conseguimos trazer para Itararé desde que estamos aqui. Eu cheguei nesta Casa em 1988. Eu agradeço a população pela oportunidade de estar sempre aqui trabalhando, e vamos continuar caminhando unidos, porque o povo unido jamais será vencido. IN – O que o senhor diria à população de Itararé e àqueles que acreditaram no seu trabalho? Zetão – Que qualquer coisa que precisar, procure o vereador Zetão. O que eu puder ajudar, eu vou ter o imenso prazer em fazê-lo.

Notas da Guarda Civil Municipal GCM IMPEDE QUE CIDADÃO COMETA SUICÍDIO No dia 16, por volta das 11h43, a GCM recebeu um chamado via 199, sendo a solicitante uma senhora informando que seu filho havia desaparecido e que recebeu informações de que ele estaria próximo a Barreira tentando cometer suicídio. Uma viatura da GCM foi à residência da senhora e se deslocou até a Rodovia SP-258, na divisa do Estado, onde localizou o jovem de 27 anos, em cima da cabeceira da ponte ameaçando pular. Enquanto o jovem conversava com sua mãe, um GCM veio pelas suas costas e o agarrou retirando do local, impedindo que este pulasse de uma altura de aproximadamente 10 metros. Em seguida, o jovem foi conduzido juntamente com sua mãe até a Delegacia de Polícia para registro dos fatos. APRENSÃO DE VEÍCULO No dia 16, por volta das 16h38, um GCM que realizava policiamento preventivo na Escola Maria Olivia, observou um cidadão em atitude suspeita empurrando uma motocicleta. O GCM solicitou apoio de uma viatura da Guarda Municipal, onde após abordagem e consulta foi constatado que o veículo não possuía documento. Diante dos fatos foi acionado o guincho, sendo o condutor e a motocicleta conduzidos à Delegacia de Polícia para registros dos fatos.

ADOLESCENTE INFRATOR No dia 17, por volta das 12h30, um GCM realizava policiamento preventivo na Escola Estadual Epaminondas Ferreira Lobo, quando percebeu que um adolescente apresentava algo volumoso sob sua camiseta, o qual após abordagem constatou-se que se tratava de uma faca de cozinha. Após ser questionado, o adolescente informou que usava a faca para se proteger de um grupo de jovens que ameaçaram-lhe agredir. Diante dos fatos foi apreendida a faca e o adolescente foi conduzido em companhia de um Conselheiro Tutelar até a Delegacia de Polícia para registro da ocorrência. PORTE DE ENTORPECENTE No dia 19, por volta das 13h45, uma guarnição da Guarda Civil Municipal após receber uma denúncia anônima de que jovens estariam fazendo uso de substâncias entorpecentes, o qual se deslocou até a esquina da Rua Frei Caneca com a Rua Santos Dumont, onde abordaram três adolescentes. Sendo que no interior da mochila de um deles foi encontrada uma substância esverdeada, aparentando ser maconha. Diante dos fatos os adolescentes foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde em companhia de um Conselheiro Tutelar foi registrado a ocorrência. AMEAÇA No dia 20, por volta das 18h42, uma guarnição da Guarda Civil Municipal, através de solicitação via Centro de Operações, se deslocou até a Vila Novo Horizonte, onde ocorria uma desinteligência entre fa-

miliares. De acordo com informações colhidas no local dos fatos, um membro da família chegou em casa embriagado e começou a ameaçar seus irmãos. Diante dos fatos as partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia de Polícia, onde foi registrada a ocorrência. GCM RECUPERA VEÍCULO FURTADO No dia 21, por volta das 20h40, um GCM em seu horário de folga, foi solicitado pela funcionária de um estabelecimento comercial, informando que seu veículo havia sido furtado. A vítima disse que estava em seu local de trabalho e estacionou seu veículo na Rua São Pedro, próximo da esquina com a Rua Amazonas Ribas, porém no momento em que foi apanhá-lo, percebeu que seu carro havia sido furtado. O GCM solicitou apoio das viaturas da Guarda Civil Municipal e imediatamente se deslocou sentido Rua Frei Caneca, possível destino seguido pelos autores do crime. O veículo foi localizado na Rua Amazonas Ribas, próximo a Secretaria de Saúde, sendo que o autor do furto estava dentro do automóvel. Nes te mo men to os GCMs deram voz de prisão ao autor do delito e conduziram o veículo até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante do meliante, sendo o autor conduzido ao Centro de Detenção Provisória e o veículo devolvido para a vítima.


05

24 de abril de 2013

Circuito de Caminhada e Corrida de Rua SESC No dia 14 de abril, na cidade de Ponta Grossa, com a presença de centenas de atletas foi realizada a quinta etapa do Circuito SESC-PR de Caminhada e Corrida de Rua. O evento teve corrida de 5 km e 10 km para os adultos e também de 1000 metros para a categoria juvenil (13 a 15 anos) e 500 m para a categoria Infantil (10 a 12 anos). Além das provas de corrida foram realizadas também uma caminhada de 4 km. A Equipe 28 de Agosto 100% Itararé participou do evento com 4 atletas nos 10 km: Airton, Flávio, Sandro e Guilherme, e com nove corredoras nos 5 km: Silvana, Tereza, Izalmira, Amanda, Cláudia, Rose, Margarete, Valdirene e Rosa. Também estiveram na competição os atletas Zunir Andrade, amigo daqui de Itararé, atualmente morando em

Ponta Grossa, que correu os 5 km e também o Carlos, atleta de Itapeva, mas que trabalha em Itararé, que correu a prova dos 10 km. Na categoria Infantil a atleta Ana Luiza representou Itararé e fez bonito, completando muito bem os 500 m da competição. Na categoria Juvenil, os atletas Luiz Henrique e Natália também representaram muito bem a equipe. Natália foi a segunda colocada na prova de 1000 metros. Todos foram premiados com lindas medalhas. A atleta Valdirene foi sorteada para participar da última etapa do Circuito, que ocorrerá em Curitiba, no dia 01 de dezembro com todas as despesas pagas pelo SESC-PR. Parabéns aos atletas e um agradecimento especial aos amigos, que tornaram possível mais essa conquista da equipe.

O que você está achando dos serviços ofertados pela operadora VIVO? Hoje em dia, com a tecnologia latente é difícil viver sem internet e celular, já que o mundo gira ao redor dessas ferramentas. Entretanto, em nossa região, devido a falta de concorrência as operadoras fazem o que querem com os clientes. Já era assim na época da Telefônica e parece ter piorado com a operadora VIVO. Dia sim, dia não, às vezes dois dias consecutivos não tem sinal e isso prejudica tanto empresas particulares, como órgãos municipais. O comércio então é o que mais sente, já que depende da internet para processar vendas em cartão de crédito, bem como acessar crediário e sistemas de clientes. Nossa equipe de reportagem saiu às ruas e na oportunidade pôde ouvir alguns munícipes, os quais estão decepcionados com os serviços prestados pela operadora, confira: Daniele Jacopetti Oliveira Muito ruim. Preciso mandar mensagem e não dá para mandar. Sorte que tenho a TIM. Tatyana Lara - Uma porcaria, hoje mesmo a Vivo morreu. Edneia Briatori Pereira - Já vai fazer um ano que estou mo-

rando aqui e não consegui pedir um fixo para mim, dizem que não está disponível para o meu endereço. Andreia Cristine Lobo - Infelizmente a VIVO está morta

desde ontem e o mais engraçado é que aparece que tem rede, tudo certinho, porém quando você vai fazer a ligação não dá. Empresa Mil Bichos - Acabei de receber um SMS, já estava feliz achando que tinha voltado, mas que nada.  Silmara Almeida Campos Para mim está bom, porque eu tenho TIM e CLARO... por isso que estou VIVA. Oscar Cabral - Desde ontem está sem rede para ligar e sem internet. É um serviço que deixa muito a desejar, pois está uma lástima durante o dia.

DSE passa por reestruturação Tendo em vista a importância da qualidade da educação municipal, a atual prefeita Cristina Ghizzi e a secretária da Educação Maria Aparecida Damásio Vieira vem desenvolvendo um trabalho de reestruturação do Departamento de Suprimento Escolar, garantindo aos alunos, condições nutricionais e pedagógicas, que propiciem a eficiência escolar e o bem-estar físico durante o período diário de frequência escolar. Para realizar todos os procedimentos necessários à aquisição, armazenamento, controle de estoque e distribuição adequada de gêneros alimentícios, material pedagógico e produtos de limpeza, foram adquiridos 02 computadores novos, 2 armários, 1 carrinho para transportar paletes, uniforme especial para adentrar a câmara de frios, 36 paletes de polietileno além da contratação, capacitação , valorização

dos funcionários do setor. De acordo com a nutricionista Mariah Nogueira, foram tomadas todas as medidas necessárias para atender durante todo o ano letivo às necessidades nutricionais dos alunos matriculados em escolas infantis, ensino fundamental e médio, garantindo assim hábitos saudáveis, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar.

Rita Silva - Um tédio, a Vivo não dá conta. Leci Sampaio - Uma droga, estou há um mês me estressando para conseguir uma linha e até agora nada. Regina Costa - A falta de competência na prestação de serviços da operadores, além de estressar os clientes ainda está prejudicando em muito aqueles que dependem da comunicação para trabalhar. Carlos Eduardo Mendes - Essa operadora está nos decepcionando. Escolhi a VIVO porque achei que era a melhor, porém há dois dias seguidos que está fora de área e não é a primeira vez. Quase todos os meus contatos são VIVO, mas devido às falhas na comunicação o jeito vai ser trocar de operadora. 

Corrida Track ID no Morro do Canal: Itararé no pódio No domingo (21), na cidade de Piraquara, no Paraná foi realizada a segunda edição da Corrida Track ID - Morro do Canal. O evento contou com duas provas para as categorias adultas, sendo uma de 4 km e outra de 15 km e também uma corrida Infantil, na distância de 600 metros. Participaram da competição muitos atletas de Curitiba, Piraquara e também de várias cidades paranaenses. Dentre os atletas presentes na prova estavam os amigos corredores de Piraí do Sul, que estão contando com o apoio da Prefeitura para participarem de diversas competições. Representando a Equipe 28 de Agosto - 100% Itararé, estiveram em Piraquara os atletas Rosa Cristina Martins Gorski, Guilherme Marques Gorski e Gabriela Martins Gorski. Rosa e Gabriela correram a

prova dos 4 km e Guilherme participou na distância de 15 km. A difícil competição teve vários trechos de aclive e declive, com percurso todo por área rural em estrada de chão, passando pelos mananciais de água, barragens de Piraquara e pelo circuito Trentino com monumentos históricos ao longo do

percurso. Itararé fez bonito na competição, com a atleta Gabriela Martins Gorski, que venceu todas as suas adversárias, sagrando-se campeã geral na prova de 4 km, sendo premiada com um lindo troféu e colocando mais uma vez Itararé no alto do pódio.


06

24 de abril de 2013

Vereador pede cargos para técnicos de nutrição O vereador Laércio Antônio Amado, encaminhou ao Executivo Itarareense, Moção de Apelo para que elabore um projeto de lei, que vise a criação de cargo de Técnico em Nutrição e Dietética no quadro funcional da Prefeitura. Segundo justificativa do nobre edil, a ETEC de Itapeva tem formado esses profissionais, mas os mesmos não têm mercado de trabalho na cidade. Em entrevista à nossa equipe o vereador falou sobre este pedido, confira: IN - Qual interesse o senhor vê na criação de cargos de Técnicos em Nutrição? Laércio – A ideia da criação do cargo de Técnico em Nutrição no funcionalismo da Prefeitura vem pelo fato de existir

esse curso em nossa cidade, na Etec. A nossa preocupação é que esses alunos saiam formados e tenham um campo maior de atuação profissional. Hoje esses profissionais já têm um campo razoavelmente grande de trabalho na iniciativa privada, e o que nós gostaríamos é que na iniciativa pública eles também tivessem acesso, resultando num melhor atendimento à população de Itararé. IN - Onde essas pessoas seriam empregadas? Laércio - Nas creches, nas escolas, na parte de elaboração de alimentação e na área da saúde. São lugares, onde já há uma nutricionista responsável, que os visita esporadicamente, porém a técnica faria um assessoramento diário, passando um

cardápio e depois fiscalizando se está sendo realizado. O Técnico em Nutrição terá condição de cobrar e analisar diariamente o cumprimento desse cardá-

pio. Todos os locais que tenham cozinha, com esse curso, a Prefeitura tem condição de colocálos para trabalhar, para que venham atender, não só as neces-

sidades da escola em que se encontram, mas também daquela comunidade, possibilitando às pessoas que venham até a escola receber orientação alimentar. IN - Em que essas pessoas poderiam contribuir no bem estar da população? Laércio - Eles viriam atender junto à população dando o suporte técnico da nutricionista. As merendeiras das escolas, as enfermeiras dos postos de saúde, na hora de elaborar a parte dietética e nutricional. Para as pessoas teriam um profissional técnico com um conhecimento maior sobre alimentação adequada. IN - Quantos cargos seriam criados e qual a forma de contratação? Laércio - A forma de contra-

tação seria através de concursos públicos. Quantos cargos seria possível ainda não sabemos efetivamente, pois é um projeto novo, vai ter que ser estudado de acordo com o Quadro de Funcionalismo da Prefeitura. IN - Itararé oferece esse curso técnico aos seus munícipes? Laércio - Sim, na Etec. Não só esse curso, mas também no geral a Etec trouxe muitos benefícios para nossa cidade, pois oferta de cursos técnicos tem várias frentes, que é aquilo que o mercado está cobrando hoje. Nós só temos que parabenizar a Etec, tanto ao Governo e à Prefeitura, que mantém esse convênio, como à administração pelo modo como está conduzindo esta Escola Técnica em nossa cidade.

Oficina de Arte 33: uma loja de artesanato à disposição dos itarareenses

C

arla Tatit Wolters é uma empresária de sucesso, que viu no artesanato a sua vocação para trabalhar. Tanto que, juntou dinheiro e abriu seu próprio negócio, o qual hoje oferece diversas novidades neste setor. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, a comerciante e artesã falou sobre a sua loja e sua vocação para este tipo de trabalho, confira: IN – De onde veio a ideia de abrir uma loja de artesanato em Itararé? Carla – Na verdade eu mecho com artesanato desde pequena. A minha família inteira é de administradores e contadores, e eu sou a única que meche com isso. Demorou bastante para eu entender que era isso que me deixava feliz. Tanto que eu me formei em vários cursos. Sou formada em Letras, fiz cursos técnicos, estudei em colégio interno, já dei aula, trabalhei em outras áreas, mas não gostei. Às vezes a gente fica fugindo do que gosta de fazer, mas depois percebe que não adianta. Quando eu fui morar na fazenda com o meu marido, o qual é gerente de lá, estava difícil de aguentar ficar o dia todo sem ter o que fazer, pois mato não é bem o meu ambiente. Como minha filha estudava na cidade e eu ti-

nha que trazê-la, resolvi abrir a loja para aproveitar melhor meu tempo durante o período em que ela está na escola. Abri essa loja sem pretensões, foi mais para ocupar meu tempo e também para fazer alguma coisa que eu realmente gostasse. A primeira ideia me veio devido às dificuldades de se encontrar material para fazer artesanato em Itararé, porque quando chegava algum material aqui, che-

gava muito caro. Então eu pensei em abrir pelo menos para eu ter o material. Só que a coisa virou e hoje o que sai menos é o material. O que mais vendo são as peças prontas. Alguém me falou um dia que não dava para viver de artesanato, mas agora eu vejo que dá. É uma coisa que em Itararé nunca durava, já abriram outras lojas desse tipo, mas

nunca ficavam por muito tempo abertas. IN – De onde veio a paixão pelo artesanato? Carla – Eu não tive influência de ninguém da minha família, pois são todos de outras áreas. Quando eu era novinha, fiz alguns cursos de pintura, porém era mais para ocupar o tempo do que para me incentivar. Muito do que aprendi, eu fui aprendendo sozinha e gosto do que eu faço. IN – Quais os produtos oferecidos? Carla – Desde a decoração do chá de bebê, ma tern idade, quartinho de criança, enxoval, kit para berços, toalhinha bordada, até decoração para casamentos, aniversários, ou seja, qualquer tipo de festa. Fazemos lembrancinhas de vários tipos. Também é um lugar onde a pessoa pode encontrar o material que precisa. Às vezes vem gente aqui comprar material, pedindo orientação de como trabalhar e eu passo dicas. Para quem está procurando artigos para festinhas, aqui temos as lembrancinhas, toda a decoração e eu já indico também pessoas qualificadas para a alimentação. Aqui o cliente recebe toda a orientação. Eu diria que é um serviço bem comple-

to, é por amor. IN – Todos os produtos daqui foram confeccionados por você? Carla – Tudo o que oferecemos aqui sou eu quem faço, mas algumas vezes, por questão de organização prefiro passar para alguém que faz uma arte em específico. Eu tenho uma pessoa que costura, uma pessoa que faz os docinhos personalizados para festas e o bolo, que são pessoas de confiança as quais eu indico aos meus clientes, pois sei que oferecem um trabalho de qualidade. IN – Há planos futuros para a loja? Carla – Artesanato em Itararé é uma coisa complicada, é como se não fosse muito valorizado, então temos que ir com calma. Quando eu pensava em abrir uma loja, na verdade não era nem para ter porta aberta, era só para ter uma plaquinha lá fora escrito “Entre”. Eu nunca tive aquela vontade de abrir loja com vitrine, e sim uma coisa mais intimista, mais reservada. Vou ver se eu consigo só dar uma modificada nisso, tentar ir deixando cada vez mais aconchegante. Esse ponto é meio pequeno, é o segundo que estamos, mas a loja está crescendo. IN – Por que o nome “Oficina 33”? Carla – É uma história longa. Eu, meu marido e minha filha somos uma família muito cristã, então eu sempre pedia um sinal para Deus, para que se não fosse para eu trabalhar com isso, que ele me desse alguma outra oportunidade, e se fosse para que ele me enviasse um sinal. Eu dizia que se até os

meus 33 anos, que é a idade de Cristo, eu não conseguisse, eu saberia que é porque o Senhor estava preparando outra coisa para mim. E inacreditavelmente, no ano em que eu ia fazer 33 anos, entrou um dinheiro na minha mão para abrir a loja. E foi do nada, foi uma coisa louca. E aí eu soube que isso havia sido preparado para mim mesmo. Eu não tive medo de arriscar. É a tal da persistência. Por mais errado que possa parecer para as pessoas, se é aquilo que você gosta e sabe fazer, está fazendo honestamente, sem prejudicar e nem passando por cima de ninguém, Deus apoia com certeza. IN – De onde vem o material que você comercializa? Carla – Vem de São Paulo, algumas vezes vou buscar no Sul também.

IN - Qual o horário de funcionamento? Carla – Como eu moro no sítio o horário fixo é das 12h às 18h. Algumas vezes minha mãe abre a loja para mim na parte da manhã, mas não é sempre. É o horário que o povo sai também para ver esse tipo de coisa. IN – Qual você diria que é seu principal público hoje? Carla – Gestante. E esse é uma público que eu gosto bastante. A mulher fica mais sensível nessa hora e o fato de você poder ajudar e conversar é muito gostoso. E sempre que vem uma cliente aqui, fazemos as coisinhas, preparamos tudo, depois elas até trazem o nenê para eu conhecer, porque até eu fico apegada. Muitas vezes eu continuo acompanhando em lembrancinhas e festinhas. É muito bom.


07

24 de abril de 2013

Para vereador Willer, contratação de assessor foi imoral e ilegal

N

a sessão do último dia 15, o vereador Willer, líder do PT e da situação, ocupou a tribuna para manifestar sua indignação pela contratação de Heron Conrado Carmo Ferreira como assessor de gabinete da Prefeitura de Itararé. Segundo o vereador não há mais dúvida que Heron possui dois vínculos de emprego: um com uma empresa privada, Capal, onde cumpre jornada de 40 horas semanais e outro com a Prefeitura. “Fui conversar com a prefeita hoje e pedi a ela que demitisse o funcionário, pois é a credibilidade do governo que está em jogo. Vereadores da situação e da oposição, as pessoas nas ruas, todo mundo é contra, e nem mesmo acreditam que ela possa ter agido dessa forma. Para mim esta contratação é imoral, ilegal e fere a ética. Quero este funcionário demitido”, diz o vereador. Willer afirma que não pode agir de forma diferente, em nome da transparência e da moralidade administrativa, pois na gestão anterior moveu ação contra o filho do prefeito por um fato parecido. “Respeito a prefeita, respeito o PT e aguento as consequências se for punido. Já estou acostumado com processos e não tenho medo. Sou antes de tudo vereador do povo de Itararé”, enfatiza Willer. Dr. Junior, que trouxe o assunto ao plenário na sessão anterior, criticando a postura do Executivo, elogiou o discurso do vereador. “É uma satisfação muito grande vê-lo se colocar a favor do povo, acima de qualquer par-

tido. Muito dignificante o seu ato e muito me honra ser seu colega nesta casa”, declarou Dr. Junior.

bre esta situação. Acompanhe: IN – O que o senhor está achando das acusações contra a Prefeitura de manter funcioná-

Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o vereador Willer Costa Mendes falou so-

rio fantasma? Willer – Eu sou do Partido dos Trabalhadores, mas é ver-

dade que eu sou contra isso, porque a minha bandeira o ano passado foi combater este tipo de coisa, inclusive com o que prefeito anterior fazia com o próprio filho. Agora eu acho que não é justo contratar um funcionário, que trabalha em uma empresa até às 17 horas e depois ele vai à Prefeitura no horário do almoço e só depois das 17 horas. Eu não posso concordar com isso. IN – O senhor não sabia da contratação desse funcionário? Willer – Eu sabia da contratação desde o começo, porque ele é assessor na parte financeira, mas eu não sabia que ele trabalhava em outra empresa. Eu fiquei sabendo através de denúncia. IN – O senhor falou com ela sobre isso? Willer – Hoje eu falei com ela e pedi um posicionamento para demitir o funcionário e ela não quis. Eu disse a ela que a população de um modo geral e a mídia está pedindo pela demissão dele para evitar um problema futuro. IN – Desde o começo ela está ciente de que o funcionário não podia deixar a empresa para trabalhar na Prefeitura. Será que ela vai dar uma explicação sobre isso? Willer – Eu acredito que sim, porque ela trabalha com clareza, mas o que eu quero deixar bem claro à população é que eu sou vereador do PT, o meu compromisso é com a verdade e o meu partido prima por isso, e neste sentido eu peço que ele seja afastado para que possa verificar essa denúncia. Se ela sabia, ou não, eu não tenho como falar, porque eu não sabia disso.

Supermercado Cofesa não receberá mais boletos

S

egurança aos clientes e integridade dos funcionários, estes foram os principais motivos pelos quais a rede de Supermercados Cofesa tomou a decisão de não mais receber contas e boletos em Itararé. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o supervisor do Cofesa, Arion, nos falou sobre o cancelamento destes serviços, confira: IN – Por que a Cofesa não irá mais receber boletos? Arion – Nosso ramo sempre foi a comercialização de gêneros alimentícios, higiene e limpeza. Nosso maior foco sempre será o cliente, a melhora no atendimento, aliada à segurança nos levaram a tomar esta decisão. IN – Isto estava prejudicando o supermercado? Arion – Sim. IN – De alguma forma facili-

tar para a população este tipo de serviço pode onerar a empresa? Arion – Não. Este serviço já está sendo prestado há alguns anos e somente agora resolvemos suspendê-lo. Continuaremos com outros serviços em nossos caixas, exemplo a recarga de celular. IN – O fato de parar o recebimento tem alguma coisa a ver com a segurança? Arion – Sim. Nos últimos dias alguns fatos nos ajudaram a tomar esta decisão. IN – O que a rede Cofesa diria à população? Arion – Queremos esclarecer à toda a população que esta decisão foi tomada em conjunto com diretoria e gerência. Em reunião, o item segurança, nos forçou a suspender esta operação em toda a nossa rede de Supermercados.

Termina neste dia 26 a vacinação contra a gripe A Vigilância Epidemiológica de Itararé irá vacinar até o dia 26 de abril, contra a Gripe para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, profissionais da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e portadores de doenças crônicas. As pessoas com 60 anos ou mais irão realizar também o

exame preventivo de Câncer Bucal. Na última sexta-feira (19), muitos munícipes estiveram presentes nos postos de vacinação e puderam se prevenir contra a Gripe, já que este ano o inverno promete ser bastante frio e nada melhor do que estar imunizado para isso.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista. Na etapa atual, o público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. “A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar

o posto de saúde porque tem tratamento”, alerta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. SEGURANÇA - O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/ H1N1; A/H3N2 e influenza B). “A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo. A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave. As pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde, pois há tratamento. As ações do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, visam tanto a prevenção quanto o tratamento e o diagnóstico precoce.


08

24 de abril de 2013

Autoridades municipais estiveram presentes em Audiência Pública do Ministério da Saúde A prefeita Cristina Ghizzi e a secretária de Saúde, Juliana Tagliatela, estiveram no último dia 18, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A ocasião foi marcada pela Audiência Pública do Ministério da Saúde. Aproximadamente 1.000 pessoas ocuparam o auditório do Plenário Juscelino Kubitschek, para acompanharem a explanação do ministro Eduardo Padilha. A audiência foi convocada pelo presidente da comis-

são de Saúde, deputado estadual Marcos Martins (PT). O objetivo da presença do ministro foi apresentar resultados de políticas públicas e discutir o andamento da gestão, o desenvolvimento de ações, programas e metas da pasta. Na ocasião, Tagliatela entregou para o ministro pedidos de atenção especial na aprovação do projeto de construção para um novo Posto de Saúde na Vila Osório e a reforma da UBS do bairro Velho.

Executivo assina convênio para área social A prefeita de Itararé, Cristina Ghizzi, a secretária de Ação Social, Sueli Moraes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Célia De Donno, estiveram em São Paulo, no dia 17, para assinar o convênio para a implantação do Polo Regional de Beleza. Itararé e apenas mais duas cidades do estado foram contempladas com este benefício. A solenidade de assinatura foi realizada no Palácio do Governo e contou com a presença do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin. De acordo com a prefeita, os cursos oferecidos por este polo,

capacitarão profissionais na área da estética, como depila-

dor, cabeleireiro, manicure, entre outros.

Funcionária pública recebe voto de congratulações O vereador Marcos Vincenzi apresentou à Câmara Municipal, requerimento de Voto de Congratulações a funcionária pública Fátima Aparecida Almeida Oliveira, por seus relevantes serviços prestados à comunidade de Itararé. Nascida aos 26 de agosto de 1967, filha de João de Almeida e Shirley Colturato de Almeida na cidade de Assaí – PR, Fátima Aparecida Almeida Oliveira, veio residir em Itararé em 1972. Casada com Adalberto Santos de Oliveira e possui dois filhos Rafael e Gabriela. Estudou na Escola Estadual Tomé Teixeira da 1ª a 8ª série e concluiu o Curso Técnico em Contabilidade na EMSG. Pres. Juscelino K de Oliveira em 1985. Em 1997 concluiu curso de Secretariado pela Unidade Senac de Itapetininga e 2007 formou-se Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT. No período de 1983 a 1986, trabalhou na Tipografia Tribuna de Itararé, período que além dos serviços de escritório, realizava coletânea de dados para o Jornal “Tribuna de Itararé”, sendo que foi através do jornal que manteve os primeiros con-

tatos com a Administração Municipal. Todas as sextas-feiras recebia do então Prefeito Bendito Nehir Carneiro as informações e realizações da Prefeitura para serem editadas no Jornal. Desse contato surgiu o convite pelo Sr. Nehir para trabalhar na Prefeitura iniciando as atividades em 12 de abril de 1988

como escriturária/secretária do Gabinete do Prefeito e Assessoria Jurídica. Exercendo as mesmas funções até 1997, quando houve a difusão do Gabinete e Assessoria Jurídica, passando a exercer a função de Chefe de Setor exclusivamente na Assessoria Jurídica até a presente data. Participou de Cursos de Aperfeiçoamento Profissional pelas empresas CEPAM, CIAP, PUBLICONSULT, IBRAP e Tribu-

nal de Contas, nas áreas de Licitações e Elaboração de Editais, Concorrência e Tomada de Preços , LDO, PPA E LOA, Gestão de Contratos, Concursos Públicos, Defesa do Consumidor ,Elaboração de Projetos de Leis e Atos Oficias, Gastos Públicos e controle de Gestão, Demonstração e Cumprimento de Metas Fiscais, Divida Ativa Municipal, Lei de Responsabilidade Fiscal e Plano Diretor. Colaborou nos estudos e implantações de diversas inovações na Administração Pública entre outras, estudos para criação do CMDCA e demais Conselhos, Conselho Tutelar, implementação do Procon, instalação do PA , Postinho do INSS, Vara do Trabalho, informatização e incremento da Cobrança de Divida Ativa Judicial, instalação da Vara do Trabalho, Informatização e Controle dos Processos Judiciais, Informatização da Legislação Municipal, implantação da CADS – Comissão de Avalição de Estágio Probatório e Procedimentos Administrativos, foi membro e presidiu Comissão Permanente de Licitações e participante dos diversos Conselhos Municipais.

Cristina Ghizzi se reúne com representantes do governo estadual A prefeita Cristina Ghizzi e o assessor de gabinete, Luciano de Oliveira, estiveram em São Paulo para reuniões com representantes do Governo do Estado. O primeiro encontro foi com secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. Na ocasião, Cristina discutiu algumas conquistas e prioridades nos avanços de trabalhos sociais do município de Itararé. A prefeita protocolou solicitações referentes ao Centro Dia do Idoso. Esse convênio é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. Cristina também reivindicou para Itararé, a construção e implantação da Casa do Adolescente. Neste local os jovens poderão tirar as dúvidas sobre seu corpo, sua sexualidade e gravidez precoce. Além disso, A Casa do Adolescente contará com profissionais disponíveis para abordar aspectos físicos, psicológicos e sociais. Entre tantos outros documentos apresentados, Cristina Ghizzi reivindicou mais 100 vagas para o Renda Cidadã. Esse é um programa de transferência de renda que surge com o propósito de enfrentar o processo de empobrecimento de uma parcela significativa da população, que tem alterado profundamente a estrutura da família, seu sistema de relações e os papéis desempenhados. Na reunião com Garcia, a prefeita acertou todos os detalhes sobre a nova creche que será construída no município. De acordo com Cristina, a ocasião serviu também para tratar sobre o Cartão Amigo do Idoso. Com esse programa serão beneficiados 91 idosos de Itararé, com idade superior a 80 anos e com renda mensal até meio salário mínimo. Com o Cartão, o beneficiário receberá

Cristina Ghizzi, Rubens Cury e Luciano de Oliveira

Luciano de Oliveira, o deputado estadual Dr. Ulysses, o secretário Rodrigo Garcia, a prefeita Cristina Ghizzi e a secretária de Ação Social de Itararé, Sueli Moraes

uma complementação de renda de R$ 100,00 por mês. Segundo o assessor de gabinete, Luciano de Oliveira, a secretaria de Ação Social do município já está em tramitação com os documentos necessários para que a cidade seja inserida nesse convênio. Reunião com Rubens Cury No mesmo dia, a prefeita esteve no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde se encontrou com o subsecretario da Casa Civil, Rubens Cury. Nessa reunião, Cristina tratou sobre o recebimento de veículos que a Administração já conseguiu junto ao Governo do Esta do, como um caminhão de lixo; um ônibus com 21 lugares, que será utilizado na Educação e uma Van, que será destinada para a Saúde. Conforme infor-

mações obtidas com Cury, esses automóveis já estão sendo licitados. Ainda com o subsecretario Cury, Cristina obteve maiores informações sobre o Programa Melhor Caminho, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. “A prefeita já encaminhou um ofício ao Governo do Estado, a fim de solicitar esse benefício que vai contemplar as estradas da zona rural de Itararé”, afirmou Luciano de Oliveira. Assuntos voltados para os programas Vila Digninidade, Qualis e Portal Tranparência, Academia para Deficientes Físicos, Crédito para Acessibilidade (R$ 500 mil) e recursos para as unidades básicas de saúde também foram pautas desse encontro. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itararé)


09

24 de abril de 2013

O reconhecimento da Câmara ao PSF Jardim Alvorada Em sessão da Câmara Municipal, o vereador José Donisete de Camargo, o Zetão, propôs que fosse registrado pela Câmara voto de congratulação ao Posto de Saúde da Família do Jardim Alvorada, pela qualidade do atendimento prestado à comunidade. O pedido foi aprovado por unanimidade. Na sexta-feira os vereadores Zetão, Julião, Mara e o presidente da Câmara, Zeca da Cofesa, foram cumprimentar pessoalmente os funcionários. “Em visitas ao bairros na área de atuação do PSF Jardim Alvorada, pude perceber o contentamento dos moradores com relação ao atendimento dos médicos, enfermeiras e funcionários. Fui em busca de mais informações e constatei que eles adotam alguns procedimentos diferenciados e com isso conquistaram o carinho e reconhecimento dos pacientes” , comenta Zetão, na justificativa de seu pedido.

sora dos Postos , informou que já está em estudo a viabilidade de aplicação do mesmo padrão de procedimento em outras unidades do sistema municipal.

O posto tem 7 mil cadastrados, moradores nos jardins Alvorada, Fronteira e São Pedro. São duas Equipes de Saúde da Família, cada uma composta por médico, enfermeiro, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. “Formamos um verdadeiro

time, integrado, coeso e felizmente, com a participação plena dos médicos Jorge Yutaka Suetomi e Joseti Maria Cinha Lages”, explica orgulhosa Kátia Weiss Canchari, enfermeira do posto. “Em nosso PSF cada médico atende diariamente, em suas seis horas de trabalho, até

Buracos põem em risco motoristas e pedestres Moradores reclamam da quantidade de buracos presentes na Rua 7 de Setembro, altura do número 1.059. Devido aos estragos existentes, os carros que transitam sentido Centro são obrigados a passarem na contramão de direção, ocasionando riscos de acidentes para que os mesmos preservem seus veículos. Os buracos têm trazido transtornos, tanto para os mo-

toristas e ciclistas como também para os pedestres. De acordo com Flávio André Machado reclamações já foram feitas várias vezes. “Eu já fui três vezes na garagem da Prefeitura reclamar desses buracos. A primeira vez me falaram que não tinha condição, a segunda vez eles disseram que mandariam gente para ver, mas até agora o buraco está aberto, aumentando a cada dia, e nin-

guém toma providências. No mês passado eu e mais outros dois moradores fizemos uma limpeza na rua e trouxemos restos de construção para amenizar o declive, porque se depender dos serviços públicos... Teve um fim de semana que um ciclista caiu naquele buraco maior e se machucou inteiro. O fato foi comunicado lá para eles, mas até agora não foi feito nada”, desabafou.

Após muita espera, poste é trocado pela Elektro Após algumas semanas de reclamações por parte dos moradores, no dia 18, finalmente a empresa Elektro deslocou seus caminhões de Itapeva para Itararé, a fim de fazer a troca do poste da Rua Coronel Frutuoso. Munícipes locais receberam aviso de que ficariam sem luz durante o período das 8h até às 12h, devido a troca do poste, porém por culpa de um atraso na saída de um dos caminhões de Itapeva, o procedimento começou após às 11h. Em depoimento, um morador e proprietário de um salão de beleza localizado naquela via, disse que conforme o aviso não marcou nenhum cliente no período, e as atividades de casa que dependiam de energia elétrica foram fei-

tas de madrugada. “Deu 8h30 enão havia chegado ninguém, então eu fui lá na Elektro ver. Eles me disseram que realmente estava marcado para hoje. Quando voltei, os homens já estavam aqui,

porém não puderam realizar o trabalho, porque dependiam de um outro caminhão que até às 10h45h não havia chego. Eles ficaram esperando, o serviço foi rápido, porém tivemos prejuízo.”

28 pacientes, o que nos permite um agendamento equilibrado das consultas. Além disso as demandas espontâneas, ou seja, as não agendadas, também são atendidas, o que acaba deixando a população bastante satisfeita”, diz Kátia. “Nós sabemos que uma

consulta bem realizada, com um diagnóstico médico completo, evita que o paciente se desloque para outra unidade de saúde ou à Santa Casa, o que é bom para o todo o sistema”, explica o enfermeiro Dario Cesar Canchari. Juliana Campanelli, Supervi-

O que é o PSF e como funciona Enquanto os postos e centros de saúde tradicionais adotam um modelo passivo de atenção, limitados a encaminhar doentes para o hospital, as Equipes de Saúde da Família , em atividade nos PSFs, identificam os problemas e necessidades das famílias e da comunidade, planejando, priorizando, organizando o atendimento e fazendo um trabalho preventivo. No Brasil, cerca de 5,2 mil municípios já adotam este modelo. Itararé tem oito PSFs que atendem mais de 70% da população. Está prevista para maio a abertura de uma nova unidade no bairro do Cruzeiro. Assessoria de Comunicação/ Câmara Municipal de Itararé

3ª Etapa Campeonato Metropolitano de MTB em Tijucas do Sul ria e 52º na geral. Com esse resultado mais uma vez esteve entre os melhores do mountain bike paranaense e somando pontos. “Agradeço especialmente ao Bazar Cristal, Miraluz, Fazenda Gamelão e Du Bike, que me apoi-

A cidade de Tijucas do Sul, no Paraná foi o palco para a realização da 3ª etapa do Campeonato Metropolitano de MTB (CMMTB-2013), onde mais de 520 atletas estiveram presentes. Com largada na Praça Central, os atletas percorreram os 46 km da categoria Pró e 29 km da categoria Sport, todos por estradas de terras, sendo os percursos de “baixa dificuldades”, com poucas subidas, o que tornou a prova rápida e muito disputada, com trechos onde os bikers atingiam cerca de 60 km/ h. Novamente o atleta itarareense Reinaldo Fortes esteve presente em busca dos pontos no campeonato, que terá 8 etapas. Fortes comenta que nessa prova foi sozinho devido ao auto custo da viagem, inscrição e alimentação. “Por termos pouco apoio, outros atletas não tiveram condições de bancar as despesas. Com isso, nossa cidade deixa de ter mais representantes nas provas e muitos acabam perdendo o interesse, não só pelo MTB, como também em outras modalidades”, disse. Reinaldo na categoria máster 40 concluiu os 41km em 1h34, ficando em 5º na catego-

aram em mais uma prova”, finalizou. Apoio: Auto Posto Estradão, Jornal O Guarani, Virtual Guia, Jornal Ita News, Biolabor, Du Bike, Amazon Representações e Vip Locadora.


10

24 de abril de 2013

Munícipes pedem solução para limpeza de terrenos e buracos nas ruas Alguns moradores da Rua Roando Gabardo, na Vila Santa Terezinha têm reclamado da quantidade de buracos e também do mato alto, que se acumulam nos terrenos das imediações, trazendo para as casas animais peçonhentos e roedores. O asfalto da Rua Roando Gabardo encontra-se em estado lastimável. Deteriorado em

grande parte de sua extensão, devido à chuva abriram-se valas com quase meio metro de profundidade. Moradores tomaram suas próprias atitudes e preencheram os lugares mais esburacados com entulho de construção. Porém, na esquina mais crítica não há nem calçada e pedestres têm dificuldades de transitar pelo local.

De acordo com o morador José de Lima “Está feio de se ver. Nessa esquina o buraco chegava quase na altura do joelho, agora os homens daqui colocaram esses entulhos, restos de construção para ver se diminui o perigo, mas mesmo assim está ruim. Até o cano de água estava aparecendo. A água da chuva desce muito forte aqui”, lamentou o morador. Paliativos já não resolvem mais esta situação e é necessária uma medida que realmente dê final ao problema, o qual segundo a população perdura por vários anos. NR: Nossa equipe tentou contatar a Secretaria responsável pelo problema, mas fomos informados que as entrevistas devem ser encaminhadas ao Jurídico para análise e depois devolvida ao secretário, que irá responder e enviá-la novamente ao Jurídico, não havendo tempo hábil para publicação nesta edição.

Moradores reclamam da situação precária do asfalto Moradores estão descontentes com a situação do asfalto da Rua Dr. Rubens Lobo Ribeiro, que fica à esquerda da sede do Corpo de Bombeiros, a qual por toda a sua extensão aparenta estar desmanchando, com muitos buracos e pedras soltas. Alguns munícipes também estão reclamando da falta de limpeza e capinagem nas calçadas da rua. Segundo eles, os fundos da Escola Estadual Heitor Guimarães Cortes está com mato alto e acúmulo de lixo, escola esta que há algumas semanas foi morta uma cobra nas dependên-

cias da quadra de esportes pelos guardas que estavam presentes no local.    “Está muito ruim para nós, principalmente quando chove, pois a rua inteira fica cheia de

pedras, que se desprendem do asfalto, dificultando para quem passa a pé e dando prejuízos para quem tem automóvel, pois danifica os pneus, a suspensão, além das pedras que respingam e riscam a lataria”, declarou o morador Luís Celso.

Falta sinalização em cruzamento O cruzamento entre as Ruas 7 de Setembro e 1° de Maio é uma das reclamações dos moradores daquele local, devido a falta de sinalização. Em contato com alguns populares, os mesmos nos disseram que o cruzamento é um dos mais perigosos da cidade e vá-

rios acidentes já foram registrados no local. “Já foi pedido na Prefeitura para virem reforçar a pintura da sinalização de PARE, que já está muito apagada, mas até agora nada”, confessou um morador. Em entrevista recente, o secretário municipal Gustavo Jens-

sen disse que a cidade está passando por um reforma na sinalização do trânsito e que a prioridade tem sido as ruas das imediações escolares, para depois expandir às demais. Entretanto, o serviço tem sido realizado e muitas vias já tiveram suas faixas e sinalizações pintadas.

Córrego da Vila Esperança é alvo de manifesto O Córrego da Vila Esperança é alvo de reclamações por parte dos moradores daquele bairro. Segundo os mesmos o estado é de total abandono. Devido ao mato muito alto em alguns pontos, animais peçonhentos começaram a invadir ruas e casas. Outro problema apontado pelos moradores são os mosquitos, que preocupa a população nesta época do ano, devido a incidência da dengue. Itararé já registrou três casos confirmados da doença. Mesmo que importados, a situação preocupa os munícipes, pois se o mosquito picar alguns desses doentes e depois se proliferar, pode dar início a uma epidemia do mosquito na cidade. Além disso, a calçada em volta do córrego está trincada e em algumas áreas há risco de desabamento. Uma moradora que não quis se identificar disse que a situação é de bastante tempo e ninguém se preocupa: “Faz tempo que está assim. Está muito sujo e quando a gente fala “sujo” estamos falando do mato em volta. É um perigo para as crianças que brincam aqui na rua. Se alguém se acidentar e cair ali ninguém verá”, alertou.


11

24 de abril de 2013

Populares querem providências quanto ao Ginásio Elefante Branco

M

uitos munícipes têm reclamado do estado em que se encontra hoje o Ginásio Lauro Loureiro de Mello, mais conhecido como Elefante Branco. O local é procurado por quem quer treinar na quadra, jogar futebol no campo ao ar livre ou fazer caminhada, porém o mato alto, a presença de lixo, roupas abandonadas por moradores de rua e a falta de iluminação têm causado desconforto à população, que frequenta o local. A falta de segurança, principalmente na parte da manhã também assusta os munícipes, pois mendigos e usuários de drogas costumam frequentar o local. Em entrevista, Denis Galvão Ribeiro, diretor de Esportes do município explica que medidas já estão sendo tomadas, inclusive a poda do mato e o soterramento da piscina. IN – O que o senhor tem a dizer sobre o estado em que se encontra o Ginásio Elefante Branco? Dênis - O maior problema do Ginásio é que há um projeto inacabado, que foi iniciado há dois mandatos, o qual é o da piscina. Nós tivemos que aguardar a liberação da Caixa Econômica Federal, via jurídico, para podermos soterrar a suposta piscina, que era uma das coisas mais preocupantes do local, pois havia barras de ferro que já estavam enferrujadas e apresentavam riscos. Esta semana nós re-

cebemos a autorização e já iniciamos as obras de revitalização no local. As barras de ferro já foram retiradas e agora estamos dando início ao processo de soterramento e também ao de limpeza, pois o mato estava muito alto e agora já foi aparado. Estamos tomando algumas atitudes e em breve o Ginásio se encontrará em condições

mais adequadas de uso. No plano dos 100 dias foi incluída a revitalização deste Ginásio, porém nós estávamos na dependência da liberação da Caixa a respeito da piscina. Agora que a parte da capinagem já foi feita, nós daremos sequência ao trabalho. O problema foi que nós tivemos que informar à Caixa de que o dinheiro dedicado às obras da piscina havia sido gasto, porém o projeto não havia sido concluído, isso há duas administrações. E nós só tive-

mos a resposta, de que poderíamos soterrar o local, apenas quando já estava vencendo o prazo dos 100 dias. A população reclama com razão, e nós estamos fazendo o possível para que o local, que está há tempos sem a devida manutenção, se torne um lugar de lazer novamente. A seguir, segue o relatório, enviado pela coordenadora de Esportes, Janaína Mayra de Oliveira Weber, a respeito das obras que estão sendo realizadas no Ginásio Elefante Branco. Devido a obra da piscina estar inacabada solicitamos o posicionamento do setor de engenharia e jurídico, para saber o que faríamos com a obra. Neste procedimento tivemos a resposta que a mesma deve ser soterrada e este fato emperrou nossos procedimentos. A partir desta resposta providenciamos a capinagem e a iluminação da pista de atletismo. Em breve as outras providências estarão sendo tomadas.  Quanto às reformas do local (portão, alambrado, vidros, vestiários...) não tínhamos dotação orçamentária para tais reparos. Neste contexto foi solicitado um remanejamento de verbas via Câmara de vereadores, em que a votação foi positiva neste sentido. Só então pode-se dar início às compras de equipamentos, reformas e reparos. Lembramos também das

atividades desta Coordenadoria e de alguns eventos promovidos: * Reativação das escolinhas desportivas de futsal, futebol, vôlei, basquete, judô e atletismo. * Participação em 15 modalidades nos Jogos Abertos da Juventude (lembrando que esta importante competição evidencia nossas categorias de base.) * Participação na Copa TV Tem de Futsal Masculino e Feminino. * Participação em eventos da Federação Paulista de Judô. * Participação na Liga Sorocabana de Voleibol em três categorias (Adulto Masculino, Infantil Feminino e

Terceira Idade Feminino). * Prefeitura Itinerante com esportes o dia todo para a população. * Participação na Copa TV Record de Futsal Feminino.

* Realização do 1º Agita Itararé em Comemoração ao Dia Internacional da Atividade Física, evento realizado em parceira com a Diretoria de Ensino.

Judoca pede apoio para poder participar de competições

A

judoca Maria Eduarda Freitas Lopes procurou nossa equipe de reportagem, acompanhada por seu pai Francisco Mateus Lopes para solicitar patrocínio. Segundo ela, para alçar voos mais altos é necessário um patrocinador, pois os custeios de viagens, por exemplo, são bastantes altos. O sonho da atleta é poder fazer parte da elite desta modalidade e participar de grandes campeonatos, como nos contaram em entrevista a judoca e seu pai: IN – Qual é a sua história no judô? Maria Eduarda – O judô é

minha vida. Eu gosto muito, porque ele tira muitas pessoas das drogas, envolve muitas crianças, tem bastantes objetivos, mas o meu é alcançar mais alto, pois eu quero subir. IN – Você começou com quantos anos? Maria Eduarda – Eu comecei com oito anos, e desde então eu treino sempre aqui em Itararé, e tenho muito orgulho disso. IN – Você participa sempre de vários campeonatos? Maria Eduarda – Eu participo de vários. Vou até para o Paulista, já tenho um tenho troféu

e 26 medalhas, que ganhei com Campeonatos de Judô. IN – O senhor como pai da Maria Eduarda nos conte das alegrias e dificuldades que tem passado? Francisco – A Maria Eduarda tem boa vontade. Ela participa bem, o desenvolvimento é bom e os professores também são bons. Ela sempre viaja e é muito difícil não trazer uma medalha. Essas são as alegrias. As dificuldades é que nem sempre temos dinheiro disponível para comprar um kimono, para pagar uma Federação, para pagar inscrição, mas nós damos

um jeito quando há necessidade, porém tem horas que fica muito difícil. N – Vocês estão precisando de patrocínio? Francisco – Estamos precisando de patrocínio. Este ano ela ganhou um kimono da Federação. Ela ganhou o Kimono, porque o Paulão, ex-coordenador do Esporte em Itararé postou na internet e um professor amigo dele viu e doou. A Federação também foi paga por uma amiga, mas agora está faltando dinheiro para pagar a inscrição, porque nem sempre eu tenho verba para isso. IN – O que o senhor pede à população? Francisco – Eu peço que se tiver alguém que puder patrocinar ela, eu ficarei muito grato, e se for empresas ela usará o nome da mesma. Ela não vai parar de maneira alguma e por isso é que ela precisa de um patrocinador. IN – Como é a situação de sua família? Francisco – Minha família não é pequena, somos cinco pessoas em casa e tenho mais um filha, que já é casada, a qual estamos sempre ajudando devida a sua situação não ser boa. Eu não pago aluguel, porque eu tenho uma cada cedida, mas a situação não é fácil. Eu não posso ver minha filha parar, porque principalmente nessa idade precisa estar no esporte, é muito

importante, uma vez que requer muita disciplina, uma boa educação, ajuda na escola e em casa. IN – Por que a Prefeitura não banca essas viagens? Francisco – A Prefeitura banca o transporte e o lanche para as crianças, porém a taxa de inscrição fica por conta dos

pais ou com o patrocinador. IN – E qual o valor das taxas? Francisco – Não é uma taxa com valores exorbitantes, são taxas de R$ 15 e R$ 20, que para o patrocinador não é complicado. Às vezes é uma ou duas por mês, isso depende dos campeonatos que eles vão participar.


12

24 de abril de 2013

Projeto Energia em Cena leva cinema a céu aberto e gratuito para Itararé Com patrocínio do Instituto Elektro e apoio da Coordenadoria de Cultura da cidade, o cinema itinerante exibe filmes nacionais O Energia em Cena, um projeto idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e Uma História de Amor e Fúria), leva cinema ao ar livre, gratuito, para a população. Patrocinado pelo Instituto Elektro, percorre o interior do país, exibindo filmes nacionais. O projeto visitou ontem Itararé e está disponível hoje (24). Com uma programação pensada para toda família, exibe os filmes O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, Rio, A Era do Gelo 3 e O Palhaço. O cinema possui 300 lugares. A projeção é digital em uma grande tela inflável e som stereo surround. Lançado em 2011, o Energia em Cena já passou por mais de 100 municípios e atingiu um público superior a 100 mil pessoas. Sobre o Cine Tela Brasil - é o Primeiro projeto criado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o Cine Tela realizou, desde 2004, mais de 5.200 sessões, e em 2012 atingiu a incrível marca de um milhão de expectadores. Com a taxa de ocupação da sala em 88% - a maior do país – já exibiu 93 filmes nacionais. Sobre o Instituto Elektro - O Instituto Elektro, foi criado em 2003, qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com o objetivo de desenvolver programas e projetos sociais, em três áreas de atuação: Educação, Voluntariado e Meio Ambiente. Certificado pela ISO 9001 desde 2005, o Instituto Elektro

tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento de diversas comunidades atendidas pela Elektro e do entorno da sua Sede Corporativa. Agenda: Cinema Itinerante

Energia em Cena Local: Praça Coronel Jordão, a Praça da Matriz 24 de abril, quarta-feira: 19h30: A Era do Gelo 3 21h: O Palhaço


Quarta-feira, 24 de abril de 2013

SUPLEMENTO ESPECIAL DO JORNAL ITARARÉ NEWS


02

24 de abril de 2013


03

24 de abril de 2013

Funcionário Nota 10

Destaque Empresarial Conrado Tagliatela da Paranagro, loja especializada em peças e implementos agrícolas é o detaque empresarial desta semana. A loja possui estoque, possibilitando uma entrega mais rápida e melhor atendimento aos seus clie ntes. A parceria com grandes marcas e a prestação de assistência técnica é o que faz a diferença e causa a satisfação de seus clientes.

Ivan Sebastião Vingra Zopelar é gerente de vendas na San Petrus Multimarcas há 3 anos, o qual tem atendido a todos com muita simpatia e educação. Com profissionalismo e dedicação ele realmente é 10!

Semana começa exigindo mais de seu senso organizativo, capriche nisso. Atenção aos detalhes de um trabalho! Marte e Netuno garantem satisfação em atividades inspiradoras, mas suaves. Fotografia e culinária podem ser opções boas para se equilibrar.

Aprendizado em destaque, inicio de semana ótimo pra caprichar nos detalhes, com muito amor. Senso prático e aderência a realidade dos outros garantem bom desenvolvimento de decisões profissionais. Amigos e filhos incompatíveis, saiba preservar os campos.

A semana começa sob o ritmo nervoso da Lua em Virgem, em bom aspecto com os nodos lunares - sinal de vida social agitada e de trocas com o meio, mesmo que você se sinta um tanto cobrado e cansado disso. Vênus, Saturno e Plutão favorecem decisões serias.

Uma viagem, assuntos ligados a lei, processo judicial, universidade ou busca espiritual são os motores que ligarão você a um grupo, clube ou associação, levado por um amigo. No amor, tudo bem, mas falta tempo, ou sobra tempo e falta espontaneidade.

Mercúrio e Júpiter reforçam poder da comunicação clara e das informações bem fundamentadas. Deslocamentos, viagens, contatos por internet em destaque. Espirito de competição aciona coragem pra mostrar uma faceta pessoal artística.

Faro fino para escolhas financeiras, bom também para acertar o preço de um serviço. Faça boa cara no trabalho, mesmo sem obter imediata receptividade. Em casa as coisas estão mais penosas ou frias. Há responsabilidades a cumprir, e pouco prazer.

É com tato e olho vivo que você tem de se situar neste período - afinal, está mais do que nunca dependendo da boa vontade dos outros. Alguns adiamentos acontecerão, há escassez de dinheiro ou falta de imaginação atrapalhando a cena. Paciência!

O eixo do poder e do controle na área emocional, familiar e profissional está em destaque - você pode ter receptividade fria no âmbito social, mas se sentir bem na privacidade. São escolhas. Um amigo em mau momento confrange seu coração. É o tempo que passa.

Finalmente, nesta semana que entra, você começa a obter respostas de amigos e de entidades. Se você faz parte de um grupo hoje, ou tem uma reunião de equipe, esforce-se para mostrar seu compromisso com os limites reais. Vênus e Saturno cortam espontaneidade.

Lua ainda em seu signo requer momentos de silencio e calma, descanso e autopreservação. Mercúrio e Júpiter expandem comunicação. Termine o dia participando de algum evento social, algo bom para você mostrar seu talento organizativo ou especialista.

Obedeça o seu estomago - ou o seu plexo solar, como quiser - para se situar super bem com o chefe hoje. Você pode usar sua receptividade para ajustar seu ritmo ao da equipe. Mercúrio e Júpiter prometem acordos finais positivos até sexta-feira. Vigie.

Movimento no ambiente imediato continua hoje - alguma viagem pode acontecer? Comunicação em alta. Dela depende um monte de desdobramentos, dai a importância de caprichar nisto. O companheiro anda exigente, meticuloso, suscetível demais.


04

24 de abril de 2013

Happy Birthday

Ricardo – 24/04

Renato – 25/04

Niah – 26/04

Mônica – 27/04

Mirely – 25/04

Mih – 30/04

Marlos – 29/04

Juliana – 30/04

Juca – 29/04

Jota – 29/04

Joelma – 26/04

Ivan – 29/04

Hemerson – 26/04

Dr. Junior – 26/04

Douglas – 21/04

Diego – 26/04

Christtian – 26/04

Caroline – 26/04

Bruno – 26/04

Willian– 27/04

Adrieli – 29/04

Adriele – 26/04

Adriano – 26/04

Gabriel – 26/04


24 de abril de 2013

05


06

24 de abril de 2013


24 de abril de 2013

07


08

24 de abril de 2013

Jornal Itararé News edição 16  
Jornal Itararé News edição 16  

www.grupoitanews.com.br

Advertisement