Page 1

R$

2,50

Quarta-feira, 28 de maio de 2014 Editor-chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 070

Denúncia de Prevaricação na Guarda Civil Municipal é investigada

Parceria pode recuperar Vicinal Cerrado a Santa Cruz

No dia 18, patrulheiros da Guarda Municipal de Itararé registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade, contra o seu superior, o comandante Cezar Antunes. A acusação foi a de que o mesmo, em seu horário de folga teria impedido os GMs de autuarem sobre um caso de embriaguez ao volante, o qual de acordo com os denunciantes, tratava-se de um amigo pessoal do acusado. Já foi aberta sindicância. Página 05.

CEI aponta irregularidade em manutenção, conserto e revisão de veículos

Horas extras: “Mudança foi para todos os setores da Prefeitura, não apenas para os da limpeza”, informou prefeita

Na sessão do Legislativo do último dia 26 foi lido em plenário o relatório final da Comissão Especial de Inquérito, que investigou possíveis irregularidades na manutenção, consertos e revisão mecânica de veículos de frotas de terceiros junto à oficina da Prefeitura Municipal, com utilização de mão de obra e peças mecânicas da Municipalidade. Página 02.

que trabalham no setor de limpeza pública. Tal notícia gerou discussão entre os vereadores e descontentamento por parte da população, manifestado posteriormente nas redes sociais, durante toda a semana que se passou. Página 08.

Alunos da Escola Esther sofrem em época de chuvas com a situação de via de acesso No dia 11 de novembro do ano passado, alunos da Escola Estadual Esther Carpinelli compareceram na Prefeitura Municipal de Itararé para uma mani-

festação pacífica. Na ocasião, cerca de 40 estudantes reivindicavam a pavimentação da Rua Luís Marques Santos, na qual até hoje nada foi feito. Página 08.

Moreira de Souza Neto, diretor regional do DER, com a prefeita Cristina Ghizzi, José Roberto Cogo, secretário de Agricultura, Dirceu Mendes, assessor jurídico da Prefeitura, membros

da Associação de Moradores do Bairro de Santa Cruz e o vereador Zetão, para unir forças na busca de uma solução para a recuperação desta importante estrada. Página 05.

Neblina e chuva causam acidente na Rodovia SP 258

Conheça os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Educação Infantil A Educação Infantil de Itararé tem recebido elogios dos pais em função dos projetos de leitura desenvolvidos, incentivando e despertando prazer em manusear os livros, desde as salas de berçário. Atualmente o município atende 1.728 crianças. Página 06.

Em sessão do dia 19, o vereador Julio César Soares de Almeida, mais conhecido como Julião do Rede trouxe a notícia de que teria sido cortado o benefício de recebimento pelas horas extras por parte dos funcionários públicos municipais

Na semana passada foi realizada uma reunião com a direção da empresa MaqTerra, responsável pelo asfaltamento da Estrada Vicinal, que liga o Cerrado a Santa Cruz, com Alfredo

Município registra índice de 1,04% de mortalidade infantil No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial da Ação pela Saúde da Mulher e do Combate à Mortalidade Materna. Neste dia organizações sociais de todo o Brasil realizam ações para chamar a atenção sobre a gravidade da situação da mortalidade materna no país. Em Itararé o índice de mortalidade é de 1,09%. Página 09.

Na sexta-feira (23), aconteceu um acidente de trânsito nas proximidades do trevo da Barreira, no cruzamento entre a Via Paulo Ferreira e a Rodovia SP-258. Na ocorrência envolveram-se um caminhão e um automóvel ambos do Estado do Paraná. No horário da batida havia muita neblina e estava chovendo. Página 05.

Comércio de Itararé entra em clima de Copa do Mundo Faltando alguns dias para o início da Copa do Mundo, o comércio de Itararé já está praticamente vestido de verde e amarelo. Os comerciantes vêm investindo em roupas e acessórios para que os clientes entrem no clima do tão sonhado hexacampeonato. “Desde o início do mês estamos procurando deixar tudo atualizado, trazendo camisetas de diversos estilos e variedades e investindo na linha de acessórios. Página 11.


02

28 de maio de 2014

Editorial

Estamos de Olho

Pátria das chuteiras e dos protestos Temos visto pela mídia muitas manifestações em relação à Copa do Mundo. O que tinha que ser roubado já foi, o que tinha de ser corrompido também já foi. Não dá para apoiar essas atitudes sem sentir tristeza e nem vestir preto em dia nenhum de jogo do mundial, como alguns manifestantes estão propondo. Queremos que a Copa aconteça da melhor forma. Não dá para torcer contra, até porque sabemos que nenhum outro país do mundo tem a sua identidade tão ligada ao futebol quanto o Brasil. Para os brasileiros, o futebol é mais do que um esporte, é uma paixão nacional, que vai muito além de um simples chute na bola. Se fosse para protestar, que tivesse sido feito antes. Queremos mais é que chegue gente diferente com culturas diferentes, que demostremos o que dizem lá fora, que somos um país hospitaleiro, um Brasil que sabe receber, que sabe ser gentil.

Queremos que cheguem e que queiram voltar. Queremos ver um Brasil lindo, com a nossa bandeira tremulando, mostrando o verde e amarelo que representa bem a nossa Pátria amada. Somos o símbolo do futebol e agora o futebol vai se encontrar no Brasil junto com todos os nossos irmãos unidos num só grito. Claro que querendo levar a taça da vitória, mas que o grito de gol ecoe antes de tudo em nossas atitudes. Na verdade, o mundo vai se encontrar no Brasil a convite do futebol, não podemos deixar de prestigiar esse evento, já que o nosso Brasil, brasileiro foi escolhido como sede. Apesar dos atos contrários, das manifestações, dos protestos o lema brasileiro: “Ordem e Progresso” é o que menos se vê na preparação deste mundial, mas ainda prevalece o orgulho de ser brasileiro e que venham os adversários porque a Copa do Mundo é Nossa!

A prefeita de Itararé passou vergonha na palestra sobre Deficientes Físicos de sextafeira, no Teatro Municipal da cidade, devido à falta de acessibilidade no próprio teatro. O palestrante chamou a atenção dela na frente de todos. A assessoria da prefeita de Itararé deixa muito a desejar e é em momentos semelhantes que vemos a fragilidade da equipe.

Choveu Moradores do Jardim São Pedro seguem aguardando as melhorias na pavimentação. Com a chuva deste fim de semana, a situação ficou bem crítica por lá. O barro invadiu até o pátio da escola.

Show O espetáculo de ballet deste fim de semana, promovido pelo Circuito Cultural Paulista lotou o Teatro, mostrando que os clássicos ainda são uma boa maneira de conquistar o público. Bela iniciativa! O município só ganha com eventos desta envergadura.

Lotou

Igreja inaugura nova sede Centenas de pessoas se reuniram na manhã do dia 18 para assistir o culto de inauguração da nova sede da Igreja Universal, situada à Rua XV de Novembro, nº 1477, Centro. A cerimônia contou com a presença de membros da igreja, convidados, políticos e empresários, como a Prefeita Cristina Guizzi, Vereador João Jorge Fadel Filho, Bila Fadel, Rodrigo Fa-

Deu chance

del, Heliton Junitex, Pedro Capilé e esposa, os radialistas Vicente de Moraes e Reinaldo Japper, entre outros. Conduzida pelo Pr. Wellington Bandeira, a cerimônia foi marcada pelo espírito de louvor e agradecimento a Deus por essa dádiva, com uma grande quantidade de pessoas, fazendo com que o templo estivesse já sem espaço para acomodar a todos.

Como bem lembrado por um munícipe em rede social, em breve terá que ser disponibilizado pelo Executivo um novo local para ser utilizado como Cemitério Municipal. O atual já está superlotado. O problema parece ser de mais alguns municípios da região, mas está na hora da prefeita fazer com que a assessoria se movimente em busca de uma rápida solução.

SOS Em Itararé um carro é roubado por semana! O que está acontecendo afinal? Fiquem atentos donos de veículos grandes, como caminhões e caminhonetes, pois um grupo de indivíduos já foi avistado durante a madrugada roubando sorrateiramente as baterias de caminhões que adormeceram na rua. Quem viu e não avisou a Polícia é conivente com o crime. A população deve ajudar e

denunciar e ao mesmo tempo se prevenir e não dar chance para esses vagabundos.

Prevaricação? Polêmica da GCM: Após denúncia de prevaricação por parte do comandante da Guarda Civil Municipal de Itararé, a população aguarda qual será a atitude tomada pela Prefeitura Municipal quanto ao caso. O Executivo declara que só se manifestará após o fechamento da sindicância. Só esperamos que não termine tudo em pizza. A lei é para todos.

Campanha? Ao contrário do que foi dito em outros órgãos de imprensa da cidade, a mudança no sistema de pagamento das horas extras dos funcionários públicos municipais não foi apenas para os funcionários da limpeza e sim para todos os servidores municipais. A população precisa se atentar mais às informações que tomam como verdade, pois tem muita gente por aí que está se importando mais com o próprio jogo político do que com a população. Não podemos deixar que os anseios pessoais trabalhem contra Itararé.

Cobrança Alunos da Escola Esther, que no fim do ano passado estiveram no gabinete da prefeita para reivindicar o asfalto em frente à escola estão reclamando que o combinado (asfalto até março, pois verba já foi liberada) não foi cumprido. Após uma semana de chuvas a situação ficou bastante crítica por lá. E a resposta prefeita?

A verdade Dr. Willer – “Os funcionários me pediram para que se não resolver nada, é para eu assinar um documento e já assinei hoje, vai ser colado na garagem e em alguns setores, que eles não estão em greve, mas eles vão estar em estado de greve, e já avisei à senhora prefeita da indignação dos funcionários, para que tenha outra solução. Eles

por Kiko Carli não estão entendendo que não vão perder. Eles querem imediatismos, porque não dá para esperar três meses ganhando R$ 444,00”. A preocupação em dar boas condições aos funcionários municipais deve ser de todos. Não existe mais prazo para adiamento e a hora é agora.

Sem novidades Marcos Vicenzi - “Em relação a CEI da Sabesp, rapidamente nas últimas sessões comentei que não obtivemos respostas da Sabesp quanto a seis simples apontamento, que nós precisamos para dar continuidade em nosso trabalho. Enviamos no dia 08 de abril de 2014 o ofício, não obtivemos resposta, e no dia 12 de maio reiteramos as solicitações, porém até a data de hoje novamente nós não recebemos resposta alguma. É um descaso da Sabesp para com a nossa Casa de Leis”. Infelizmente a empreiteira ignora as Câmaras em nível Regional e o ideal é na omissão desta o encaminhamento para o Ministério Público, já que o povo paga caro pelos serviços (?) desta.

Alerta Laercio Amado – “Tanto dos vereadores como da prefeita, é um cargo dado pelo povo, já no caso da atual prefeita foi dado pelo juiz de Direito da nossa cidade. A dona Cristina tem que cuidar de seus atos e aceitar as crítica dos vereadores”. O cargo da prefeita foi dado pelo povo que a elegeu nas urnas. No caso do meu amigo Cesar Perucio ter sido condenado à perda do mandato, a culpa não é da Cristina e ela é prefeita em função dos votos recebidos. Quando ao alerta é um sinal para que a prefeita traga os membros da Casa de Leis para uma conversa e um trabalho conjunto.

Oportunista? Dr. Junior – “A nota que ela nos brindou na semana passada, diz que nenhum prejuízo está sendo trazido para os funcionários, ao contrário do que todos os vereadores aqui trou-

xeram. Ela foi mais adiante ainda, e afirmou que tudo aquilo que nos levantamos na sessão passada foi de forma leviana e oportunista. Então defender funcionário público para ela é oportunista e leviano no governo dela? Irresponsável”. A fala do vereador é em função dos problemas relacionados aos funcionários públicos do município e temos a certeza de que os nobres edis foram eleitos pelo povo e para tanto defendê-los e isso não é oportunismo e sim honrar o que foi prometido em palanque.

Recado “Eu quero dizer senhora prefeita, que se a senhora não está satisfeita com o seu cargo, saia, se não encontrou condições de levar adiante o seu governo, renuncie, mas leve junto também o seu vice. Faça este gesto prefeita, tenha esta magnitude, o povo vai te aplaudir, e é o melhor que Itararé pode ter. O estrago que esta administração tem deixado, não vai ter avanço e só caminhar para trás”. As palavras duras do vereador Dr. Junior devem ser avaliadas pela prefeita e seus assessores e dar uma volta de 360 graus e mostrar a que vieram. Não seria o momento de repensar os cargos de confiança?

O futuro Julião do Rede – “Estamos aqui defendendo a bandeira dos funcionários públicos de Itararé. A gente vê uma atitude desta, dura de acreditar, dizendo que fomos levianos em nossas colocação aqui na última sessão. Fica aqui a opinião deste humilde vereador, que a senhora prefeita se retrate, porque ela está chamando esta Casa de leviana, porque não foi só um vereador que se manifestou, mas sim todos”. É o mínimo que a prefeita Cristina Ghizzi pode fazer para acabar com o mal estar que existe entre os Poderes Constituídos. Abra os olhos senhora prefeita e governe junto com a Casa de Leis, respeitando o funcionário público, pois os cargos eletivos passam e os funcionários ficam.

CEI aponta irregularidade em manutenção, conserto e revisão de veículos particulares na oficina municipal Na sessão do Legislativo do último dia 26 foi lido em plenário o relatório final da Comissão Especial de Inquérito, que investigou possíveis irregularidades sobre manutenção, consertos e revisão mecânica de veículos de frotas de terceiros junto à oficina da Prefeitura Municipal, com utilização de mão de obra e peças mecânicas da Municipalidade. Houve de fato más aplicações dos recursos públicos, uma vez que foi comprovado que o

município realizou a manutenção de veículos locados da empresa DP da Silva Transportes, bem como a substituição de peças, em que houve previsão legal ou contratual. Os senhores Edmilson de Genaro, como coordenador do Simetria, Reginaldo Pereira dos Santos, encarregado da oficina na época dos fatos, foram os responsáveis pelos procedimentos de realização de manutenção, e troca de peças dos veículos locados pela Prefeitura Municipal.

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948

Editor-chef e: Kiko Carli Jornalista Responsável : Marcus Oliveira - MTB 42.240 Consul tor Jurídi co: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impres são: Gráfica Ita News (Reg istrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) – Tirag em: 2.000 exempl ares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de m atrículas d e jornal no dia 17/09/2009. A di reção d este jornal não se res ponsabil iza por artigos assina dos que não ne cessari amente e xpressa m a opi nião des te veículo. O jornal Ita News não é responsá vel pel a quali dade, p roveniê ncia, veracid ade e p ontuali dade da s colocações d os anúncios cl assificados publ icados e m suas páginas , bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum ví nculo e mpregatício com a empresa.

Em contanto ainda com a ajuda do Sr. Nelson Batista dos Santos, responsável pelo setor do almoxarifado, que foi quem confessadamente quem fez a requisição para a compra de peças, que seriam colocadas nos veículos da empresa DP da Silva Transportes. A CEI caracterizou a atitude como incompetência, a incapacidade dos funcionários e setores públicos municipais e ficou caracterizado o dolo de lesar o erário, e a situação que ficou comprovado pela má fé, premeditada, em adquirir as peças de conjunto de embreagem como se fosse para ser utilizado em uma

Van, do munícipio, quando na verdade seria deste do início instalado para uma Van de propriedade DP da Silva transportes. O relatório afirma que a empresa DP da Silva Transporte, não tenha responsabilidade alguma no caso, pois sequer sabia da manutenção em seus veículos. O relatório é agora entregue ao ministério publico, para que promova a responsabilidade dos envolvidos. A CEI foi formada pelos vereadores Dr. Junior (Relator), Júlio Cesar (Presidente), e como membros os vereadores Mara Galvão, Lucio Mariano e Rodrigo Fadel.

ABANDONO DE EMPREGO STW EMPACOTA MENTOS EIRELI - EPP, empres a devidamente inscrita no CNPJ sob nº 17.211.290/0001-15, nes te ato por seu representante legal, vem por meio deste notificar o empr egado JESSICA CRISTINE FREITAS DOS PASSOS, portador da C.T.P.S. nº. 058588, serie 00338, a comparecer ao nosso departamento pessoal no prazo de 03 dias após a publicação desta, sob pena de ABANDONO DE EMPREGO, por ter deixado o trabalho por mais de 30 dias consec utivos , sem nenhuma comunicação com o empregador.

ERRAMOS Informamos que na edição anterior do Jornal Itararé New s, na reportagem sobre a equoterapia na APAE, onde lê-se que a empresa Unical era uma empres a particular e es taria s em f unc ionamento, lê- se que a empresa continua em atividade.


03

28 de maio de 2014

Semana do Meio Ambiente será comemorada no dia 05

N

o dia 05 de junho comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente, por isso a primeira semana do mês é conhecida nacionalmente como a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa surgiu em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta. Na época a pauta principal da reunião abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Atualmente as preocupações não mudaram muito, porém, a partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. A atual situação do país, no entanto é preocupante. Devido o aumento da vida moderna, uma enorme quantidade de lixo é descartada todos os dias, e como as políticas de reaproveitamento ainda são muito fracas sacos, copos, garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões são descartados na natureza sem controle causando a destruição da flora e a morte de várias espécies de animais. O descarte inadequado de lixos tóxicos, como pilhas e baterias, também geram danos incalculáveis ao solo e a água. Já há no país várias campanhas de incentivo ao descarte correto, porém muitas pessoas ainda não enxergam motivos para o esforço de colaborar. A má atuação da população brasileira em relação ao meio ambiente porém acaba se voltando con-

Saúde

tra a própria população, ocasionando tragédias como enchentes, que acontecem quando o lixo jogado nas ruas das cidades entopem os bueiros, impedindo o escoamento da água, ou mesmo outras tragédias graves como secas drásticas e falta de água potável. Para melhorar a situação do país é necessário a criação urgente de políticas de desenvolvimento sustentável, e sistemas de preservação ambiental, porém, acima de tudo, é preciso que a população brasileira tenha uma maior preocupação e respeito com o meio ambiente. Nossa equipe de reportagem entrevistou o secretário de Habitação e Meio Ambiente da cidade de Itararé, Antônio Robson Ferreira, para saber qual a atual situação do meio ambiente em Itararé. Confira: IN - Qual a atual situação do Meio Ambiente em Itararé? Robson - Quando falamos em Meio Ambiente estamos falando de algo que ainda é complexo para a maioria de nós. Nossa cidade, na expressão da nossa coletividade que é a soma das nossas individualidades, vem aprendendo a se relacionar com o meio em que está in-

serida. O dilema que passamos é a da discussão das bases do Desenvolvimento Sustentável que envolve três pontos básicos: Crescimento Econômico, Igualdade Social e Meio Ambiente. Como crescer economicamente, ter igualdade social e ser ambientalmente correto? Como vemos vivemos um período de grandes questionamentos. IN - Quais as principais conquistas da pasta nesse primeiro 1 ano e meio de gestão? Robson - A principal, creio, é da Secretaria de Meio Ambiente estar alcançando o nível de importância que tem dentro o processo administrativo de um município. Hoje grandes decisões municipais passam por questões relativas ao Meio Ambiente. IN - Qual a atual situação do aterro sanitário municipal? Robson - Desde a semana retrasada estamos ampliando a área de depósito de resíduos com a instalação de geomembrana, drenos, etc... Com essa ampliação aumentamos a capacidade do mesmo e assim atendemos a uma necessidade importante e básica para nossa cidade. Em paralelo estamos também fazendo os ajustes

por Josué Benedito Alberto

Atividade física regular é aliada em tratamento de insuficiência cardíaca Reabilitação Cardiovascular Supervisionada é capaz de evitar a necessidade de transplante de coração. Mais de 60% já deixaram fila de espera por órgão. Várias situações ou doenças podem deixar o coração sem a força de bombeamento, o que chamamos de miocárdio em insuficiência. Desde a doença de, como o infarto do miocárdio, hipertensão arterial, diabete, miocardiopatia das bebidas alcoólicas, doenças congênitas do coração e outras, todas podem se iniciar e progredir com essa insuficiência cardíaca. As queixas dos pacientes são parecidas com outras doenças, prostração, dormir sentado, cansaço físico e falta de ar para andar, tosse ao fazer esforços físicos, etc. O médico clínico tem toda a condição de fazer o diagnóstico de insuficiência do coração. O tratamento é bem detalhado e com muitos medicamentos.

Nos últimos anos, foi incluída a atividade física regular, sejam caminhadas no início lentas e depois mais aceleradas, mas regulares e supervisionadas por profissional da saúde. Hoje em dia, pacientes que estavam bem deteriorados pela insuficiência cardíaca, com o inicio da atividade física, chamada de Reabilitação Cardiovascular Supervisionada, mudaram seu prognóstico, que seria, por exemplo, um transplante de coração. Mais de 60% deixaram a fila de transplante de coração. A recuperação da força do coração, com os medicamentos e principalmente com os exercícios físicos regulares, é espetacular do ponto de vista médico. Recentemente, em uma pesquisa sobre insuficiência cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, descobriram uma enorme quantidade de pacientes não tratados com todas as soluções possíveis, principalmente a de utilizar a atividade

física regular, orientada por cardiologista, o que poderia mudar o curso dessa doença em grande parte das vezes, incapacitante. A cardiologia aplicada ao exercício e ao esporte está mudando cientificamente os tratamentos das doenças. Estamos em pleno crescimento dos conhecimentos e a Medicina deve ser otimizada para todos, não apenas para alguns. Precisamos que os menos favorecidos não busquem soluções milagrosas ou as tais alternativas, sem nenhuma eficácia. Diferentemente dos treinamentos das academias, a reabilitação cardiovascular é uma atividade com profissionais especializados e experientes nessa área. Não deve ser tarefa de alguém sem conhecimento na área. Matéria publicada pelo site Globo.com

complementares para adequação à Legislação e obtenção de L.O. definitiva. IN - Há aperfeiçoamentos a serem feitos? Robson - Com certeza, pois ele precisa desses aperfeiçoamentos de forma constante e a busca de adequação é feita constante. Digo que o Aterro é como um organismo vivo que se modifica dia a dia, necessitando de acompanhamento diferenciado. Nossa cidade produz aproximadamente 36 tonelada ao dia de resíduo, o que é um volume bastante expressivo e por isso solicitamos que a comunidade faça uma pré-triagem no lixo para realmente ir só até o Aterro o resíduo orgânico e não aquilo que poderia ser reutilizado ou reciclado. IN - Quais os principais planos futuros da Secretaria em relação ao Meio Ambiente? Robson - Queremos realizar algumas conquistas no decorrer do nosso período à frente da Secretaria, tais como a criação dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária), instalação do Aterro de Sólidos (para depósito de RCD – Resíduos Sólidos de Construção e Demolição), Aterro Sanitário totalmente regularizado, mas creio que o fundamen-

tal para a Secretaria é fazer que as pessoas, a comunidade tenha uma noção real da importância na luta pelo Meio Ambiente. IN - E quanto à coleta de material reciclado? Qual a atual situação? Robson - Estivemos reunidos com a Cooperativa Boa Esperança para tentar reativar uma parceria que é muito importante. De qualquer forma sempre solicitamos aos moradores que separem seus resíduos de forma correta. IN - Haverá alguma comemoração especial desenvolvida para esta data? Robson - Sim, de forma simples, mas comemoraremos a data com o melhor que pudermos. Normalmente nas bases tecnológicas das escolas o tema já é tratado em sala de aula e nós buscaremos reforçar estas questões através de palestras nas escolas, plantio e doação de mudas e no dia 05 de junho estaremos por um período na Praça São Pedro fazendo um atendimento e divulgando a data. Também levaremos algumas escolas pré-agendadas para conhecer o Viveiro de Mudas Municipal. IN - Como a população de Itararé pode ajudar na preservação do meio ambiente?

Robson - As medidas são conhecidas por todos nós: economizar água, energia, não jogar lixo no chão, não jogar lixo nos rios e córregos, etc... Estamos tentando viabilizar a colocação de lixeiras em lugares estratégicos para que tenhamos onde descartar nosso lixo. Peço também aos moradores que plantem flores e grama nas áreas frontais de nossa cidade. A cidade ser bonita não é somente a iniciativa do poder público mas a população deve contribuir para isso também. IN - A administração tem realizado campanhas informativas sobre a questão de preservação do meio ambiente na cidade? Robson - Sim e de forma constante. Não me estendendo em demasia gostaria apenas de dizer ao nosso leitor que a transformação de uma cidade está a cargo de todos independente do seu cargo, profissão, etc... Logicamente que o Poder Público tem que tomar a frente neste processo, mas é ideal que todos participemos dele, para que todos venhamos a contribuir e Itararé seja conhecida pelo respeito com que trata o Meio Ambiente e pela conscientização de seus munícipes.

Prefeitura Municipal promove Dia do Desafio e a concentração será na Praça Coronel Jordão O Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé realiza nesta quarta-feira (28), mais uma edição do Dia do Desafio. A iniciativa adotada por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano tem o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física, com uma filosofia simples, baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração da diversidade, credibilidade e livre expressão. Em 2014, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que sediaremos os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O importante é registrar a participação, individual ou em grupo, ela pode ser feita atra-

vés do telefone da Coordenadoria de Esportes, 3531-3163. O registro é fundamental para contabilizar o número de participantes no Dia do Desafio. O resultado da competição sai em dois dias e vence a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao seu número de habitantes, mas os grandes vencedores serão os cidadãos, que adotaram hábitos saudáveis em benefício da qualidade de vida. Para o evento, a Coordenadoria de Esportes montou um cronograma especial, em que as atividades têm início às 8h às 20h. A concentração das atividades será na Praça Coronel Jordão. Muita coisa boa vem por aí,

os parceiros da Coordenadoria neste evento são: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, empresas do ramo de fitness, CRAS Centenário e Novo Horizonte, Educandário, Projeto Mais Educação, Projeto Saúde Em Movimento, Equipe 28 de Agosto, Guarda Mirim, pessoal da bike e do skate. Apresentações de dança, mini futsal, torneio de arremesso de três pontos, basquete streetball, festival de saltos (atletismo), oficina de judô, roda de capoeira são algumas das atividades desenvolvidas nesse dia. Para encerrar o evento com chave de ouro acontece a apresentação da banda local Som de Vinil às 18h. Compareçam!


04

28 de maio de 2014

Sabesp realiza reparos, mas deixa buraco em rua São diversas as reclamações que munícipes fazem a respeito da Sabesp, seja pela demora em arrumar uma via que foi danificada para serviços de reparo, ou a sujeira causada pela poeira deixada após a obra, ou até mesmo o tipo de recapeamento feito. Esta semana, uma cidadã, entrou em contato com a redação do Jornal Itararé News, para relatar a sua indignação com a Sabesp. Segundo ela, a empresa teria realizado um serviço de reparo na Rua Ruando Gabardo, paralela com o Mario Conti, no Parque das Nações e, após estes reparos, a empresa “simplesmente largou o buraco na rua”. Não é a primeira vez que reclamações da Sabesp partem de moradores de Itararé.

Coluna Prodonto

Implantes dentários Criados há mais de 40 anos, os implantes dentários até hoje se mantem como a melhor solução para a perda de dentes e se tornam cada vez mais empregados. Veja aqui como funcionam e tire as suas dúvidas com o especialista Dr. Fábio C. Machado. O que é implante? Os implantes dentários são parafusos confecionados em titânio que podem ser colocados dentro dos ossos dos maxilares, funcionando como uma raiz dentária , nas quais podem ser fixadas diferentes tipos de próteses de um único dente, de alguns dentes, ou até mesmo de todos os dentes. Os implantes servem para substituir as raízes dos dentes, em situações de perda ou impossibilidade de aproveitamento destas.

ARCI/Itararé nos Jogos Abertos da Juventude 2014 A equipe de futsal feminino do ARCI/ITARARÉ iniciou os Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo com um excelente resultado, vencendo a equipe de Capão Bonito no sábado (24), no Ginásio Antônio Queiroz na cidade de Itapeva. Com um placar elástico de 20 a 00 a ARCI/ITARARÉ teve uma atuação bem acima do esperado, cujas atletas fizeram um bom trabalho dentro de quadra representando muito bem o município. Os gols foram marcados pelas atletas do ARCI/ITARARÉ

Nájela (5 gols), Maria Vitória (5 gols), Kelly (4 gols), Nathália (3 gols) e Renata (3 gols). O técnico André e as atletas agradecem o apoio da Prefeitura Municipal de Itararé, através da prefeita Cristina Ghizzi, secretário de Administração Antônio Eduardo Gradin, secretária da Educação Maria Aparecida Damásio Silva e ao coordenador geral de Esportes Denis Galvão Ribeiro. Também aos colaboradores vereador Zeca (Cofesa), Rodrigo (Do Vale Pneus), Luis Antônio Rocha (Cartório do Rocha),

João Luis (JR Imóveis), Rodrigo (Reyfarma), Rony e Alexandre (Linen Vidros), Kleber Weiss (Carroceria Weiss), MaxScreen e aos patrocinadores oficiais da equipe Auto Posto Fabri, San Petrus Multimarcas, Disk Madeiras, Associação Comercial, Somafra Contabilidade, Ipiranga Calçados, Academus Idiomas, Irmãos Pigurin, Santiago Transportes, Restaurante e Lanchonete Bom Jesus, Juca Jhornes, Labcenter, Academia JCorpus, Sorveteira e Lanchonete Bola de Neve e F.C.C. Consultoria Empresarial.

por Fábio Carlos Machado

Quais as vantagens dos Implantes? Os implantes podem repor a perda de um dente natural sem a necessidade de desgastar os dentes vizinhos para a preparação de uma prótese fixa ou removível. Em casos de prótese removíveis parciais, esta pode ser substituida por próteses fixas sobre os implantes, sem prejuizo ou sobrecarga dos dentes suportes naturais. Isto permite um aumento considerável do tempo de vida util desses dentes, já que há uma melhor distribuição da carga mastigatoria entre dentes e implantes. Além disso, devido ao fato das próteses sobre os implantes permanecerem estáveis em sua posição, situações comuns , como irritação das gengivas, dor e insegurança pela falta de estabilidade e retenção de prótese removíveis parciais ou totais são eliminadas. Para desdentados totais , a utilização dos implantes traz imensos benefícios para a sua qualidade de vida. A dentadura convencional por vezes pode ser substituída por próteses fixas sobre implantes, ou por próteses removíveis ( overdenture ) que apresentam melhor retenção e estabilidade, oferecendo maior conforto e segurança ao seu usuário. Qualquer paciente pode receber implante? Praticamente todos os paci-

entes em bom estado geral de saúde podem receber implantes dentários. Alguns fatores podem influenciar no sucesso do tratamento, como por exemplo, o fumo e o diabetes, devendo ser previamente avaliados. Em pacientes com grande s perdas ósseas, podem ser necessário a realização de um enxerto ósseo previamente a colocação dos implantes. Não existem casos onde não seja possível a colocação de implantes. Como é a colocação dos implantes? A técnica para a colocação dos implantes é relativamente simples, embora se utilize de materiais sofisticados. Na primeira etapa, sob anestesia local ou se necessário sedação, os implantes são fixados dentro do osso. Eles permanecerão no osso cobertos pela gengiva durante 3 a 6 meses, aguardando a Osseointegração, ou seja, a integração entre o osso e o titânio. Após este período o Implante é descoberto e uma prótese dentária é conectada sobre ele. Em alguns casos é possível realizar a Técnica de Carga Imediata, que consiste em se colocar os implantes e a prótese dentária imediatamente, sem o período de espera da Osseointegração. É um tratamento doloroso? Não. As dores que o tratamento pode ocasionar são perfeitamente controláveis através

de medicamentos. Existe risco de rejeição? Não. A taxa de sucesso dos implantes osseointegraveis atualmente registrada é superior a 95%, o que torna a técnica muito segura e previsível. Uma vez osseointegrado, o implante corretamente instalado e a prótese adequadamente planejada, praticamente eliminam a chance de fracassos. Os estudos de acompanhamento clínico existem há 4 décadas e os resultados com está técnica permanecem estáveis com o passar do tempo. Porém não devemos esquecer que uma boa higiene diária e as consultas de manutenção são requisitos indispensáveis para o bom funcionamento de nossas próteses. É caro um tratamento deste tipo? Não. Em muitos casos o custo é inferior ao tratamento de uma reabilitação convencional, o custo varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser realizada. No entanto, atualmente a técnica é muito mais acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo.

Casos Clínicos Reabilitação com prótese fixa sobre implantes na arcada inferior

Rebilitação Oral associando ortodontia, implantes, coroa de porcelana Antes Depois

Substituição de uma dentadura superior e extração dos dentes inferiores Antes Depois

Dr. Fábio Carlos Machado Especialista em Implantes Dentários - Especialista em Periodontia - Pós-Graduado em Reabilitação Oral e Cirurgia


05

28 de maio de 2014

Denúncia de Prevaricação na Guarda Civil Municipal de Itararé Sindicância foi aberta para apuração das possíveis irregularidades No dia 18, patrulheiros da Guarda Civil Municipal de Itararé registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade, contra o seu superior, o comandante Cezar Antunes. A acusação foi a de que o comandante, em seu horário de folga (vestido a paisana) teria impedido os guardas civis de autuarem sobre um caso de embriaguez ao volante, o qual de acordo com os denunciantes, tratava-se de um amigo pessoal do acusado. O caso teria acontecido no sábado (17), por volta das 23h45. Segundo os denunciantes, os mesmos teriam se deparado com um veículo Uno, transitando de forma indevida em via pública, dando claros sinais de embriaguez por parte do motorista. Seguido pela viatura, o condutor teria parado apenas em frente à sua residência. Segundo informações dos

guardas presentes ao local, o motorista não estava portando CNH e nem CRLV. Após aborda-

do, seus familiares correram até o local. O autor do delito teria ofendido diversas vezes os guar-

Incêndio em galpão é controlado após cinco horas Um incêndio destruiu um galpão que armazenava pó de serra, no Bairro do Cerrado, município de Itararé. O incên-

dio aconteceu na quinta-feira (22) e as causas não foram identificadas. De acordo com inf orma ções do C orpo de

das civis. Neste momento teria aparecido o comandante da Guarda

Civil, Cesar Antunes, amigo da família do motorista, totalmente a paisana e, segundo os GMs, o mesmo chegou, usou de sua autoridade para impor aos guardas, que liberassem o condutor do veículo. O comandante ainda teria desafiado os mesmos, e, ao levá-lo para dentro de sua residência, voltou tomando a chave do veículo das mãos de um dos GCMs e entregando de volta para a família. “Os GCMs foram impedidos de detê-lo em flagrante por seu próprio comandante, que ainda o desafiou: ‘façam B.O. e digam que Eu liberei’, prevaricou usando de sua autoridade como comandante sobre seus subordinados,na presença de no mínimo umas dez testemunhas”, declarou em rede social um dos guardas municipais presentes no local. Nossa equipe de reportagem procurou a prefeita municipal

de Itararé, Cristina Ghizzi, para mais esclarecimentos quanto ao caso. Em depoimento ela declarou: “Para apurar os fatos estamos fazendo o que está previsto no Estatuto da GCM, que é a abertura de uma sindicância para apurar possíveis irregularidades. Tão logo isso se conclua, tornaremos público”. Segundo informações extraoficiais, está sendo investigado também a atuação dos GCMs que participaram da ação, pois segundo os familiares eles teriam sido “exaltados” e “desrespeitosos”. Outra situação a ser investigada por parte da defesa do comandante é o porquê dos GCMs terem apenas seguido o motorista enquanto o mesmo realizava direção perigosa por todo um trecho de rua principal da cidade, colocando em risco a população presente no local dos fatos, ao invés de abordá-lo rapidamente.

Parceria pode recuperar Vicinal Cerrado a Santa Cruz

Bombeiros, as chamas só foram controladas depois de 5 horas, e felizmente ninguém ficou ferido.

Acidente na Rodovia SP-258, que liga Itararé a Sengés Na sexta-feia (23), aconteceu um acidente de trânsito nas proximidades do trevo da barreira, no cruzamento entre a via Paulo Ferreira e a Rodovia SP-258. Envolveram-se no acidente um caminhão e um veículo ambos do Estado do Paraná. De acordo com informações, o condutor do veículo, que estaria transitando na via Paulo Ferreira com intenção de adentrar a Rodovia SP-258, veio deslizar na pista quando acionou os freios, vindo a adentrar a faixa de rolamento da Rodovia SP-258, tendo sido atingido pelo caminhão, que trafegava sentido Itararé ao Paraná. Os policiais estiveram no local, mas ninguém se feriu.

Na semana passada foi realizada uma reunião entre a direção da empresa MaqTerra, responsável pelo asfaltamento da vicinal Cerrado a Santa Cruz, Alfredo Moreira de Souza Neto, diretor regional do DER, prefeita Cristina Ghizzi, José Roberto Cogo, secretário de Agricultura, Dirceu Mendes, assessor jurídico da Prefeitura, membros da Associação de Moradores do Bairro de Santa Cruz e o vereador Zetão, que tem se empenhado na busca de uma solução para a recuperação da estrada. Neste encontro ficou definido que a MaqTerra fará um levantamento do trabalho necessário para a reforma, bem como

dos custos envolvidos, e então, num prazo de 30 dias, se definirá qual será a participação de cada um dos envolvidos - MaqTerra, Prefeitura e DER. Segundo Zetão este acordo deverá ter a anuência do Ministério Público devido a uma ação movida por ele contra a empresa. O histórico O serviço de pavimentação, finalizado em 2011, não teve o aceite formal da administração anterior, gestão Cesar Perúcio, em razão dos defeitos que a estrada já apresentava logo após a sua conclusão. Na avaliação feita pelo DER à época, alegou-se inclusive que o desgaste do asfalto

era causado pelo tráfego intenso de caminhões pesados. Em abril de 2013, em reunião do Condersul em Apiaí, que contou com a presença da prefeita Cristina Ghizzi e dos vereadores Jorinha, Laércio Amado e Zetão, o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissoni, reafirmou o compromisso de reforma, mas nada foi feito até agora. “A estimativa é de que seja necessário um investimento de R$ 1,5 a R$ 2 milhões, e o município não tem como arcar com essa despesa. Esperamos que esta parceria se concretize tornando finalmente realidade a tão necessária reforma”, afirma Zetão.

Prefeitura instala postes em frente à APAE A Prefeitura Municipal de Itararé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, realizou, na última semana, a colocação de dois postes na Rua Pedro Ferreira dos Santos, em frente à

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). De acordo com a Secretaria, há anos a entidade reivindicava essa benfeitoria. “Esses pontos de luz, um com a potência

de 400 watts e a outro de 250 watts, são potentes e resistentes e proporcionarão maior iluminação e segurança no local”, conclui o secretário Luiz Colturato.


06

28 de maio de 2014

Equipe da Educação Infantil participa de colóquio em Águas de Lindóia A equipe gestora, técnica e pedagógica responsável pela Educação Infantil do município de Itararé participou nos dias 16, 17 e 18 do VI Colóquio de Educação Infantil em Águas de Lindóia, com o tema “O exercício da Gestão Educacional na contemporaneidade” mediada pela professora doutora Emília Cipriano e ministrada pelos mais re-

nomados profissionais da Educação, como os professores doutores Celso Antunes, Ariana Cosme, Branca J. Pontes, Jair Passos, Cláudio Sanches, Nilbo Nogueira e Jane Haddad, que refletiram sobre a construção de uma educação de qualidade, dialogando com a ação. O VI Colóquio explorou as competências, habilidades,

formas de fazer e de pensar singulares, em um espaço de formação coletiva, onde cada município dos diferentes estados do Brasil teve a oportunidade de refletir, repensar, discutir, tirar dúvidas com os colegas e palestrantes sobre as políticas públicas para a educação infantil e sobre a gestão democrática. De acordo com a assessora Técnico-Pedagógica Eliara Carvalho Rodrigues Leite, “refletindo sobre todas as ações em relação ao trabalho que já acontece na educação infantil de Itararé, de 0 a 5 anos, percebemos que estamos trilhando o caminho certo e que essas oportunidades de pensar e planejar juntos, potencializam a gestão democrática e a tornam mais significativas para uma educação cada vez melhor desde a primeira infância, etapa esta fundamental na vida da criança”, concluiu.

Executivo Municipal de Itararé anuncia calendário cultural de junho O mês oferece espetáculo circense inédito do Duo Morales na Praça do Jardim Alvorada, sessões de cinema e a tradicional Festa de São Pedro, com Bala na Agulha, Claudinho e Paulo Pipoca, Mariangela Zan e muito mais. É tudo de graça! Confira os destaques! 03 Sessão de Cinema ‘Pontos MIS’* Filme: Cinema, Aspirinas e Urubus Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Horário: 08h30 e 14h Classificação: 14 anos   04 Sessão de Cinema ‘Pontos MIS’* Filme: Cinema, Aspirinas e Urubus Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Horário: 08h30 e 14h Classificação: 14 anos   04 Projeto Guri Apresentação: Audição de encerramento de semestre Local: Colégio Adventista de Itararé Horário: 16h   05 Festival de Curtas* Filme: O Gigante, Realejo, Destimação, A Garota das Telas e A Ilha Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Horário: 09h e 14h   06 Festival de Curtas* Filme: O Gigante, Realejo, Destimação, A Garota das Telas e A Ilha Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Horário: 09h e 14h   06 Sessão de Cinema ‘Pontos MIS’ Filme: Cinema, Aspirinas e Urubus Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Horário: 19h30 Classificação: 14 anos   07 Circuito Cultural Paulista Grupo: Duo Morales Espetáculo: Dois na Roda

Linguagem: Circo Local: Praça do Jardim Alvorada Horário: 16h 07 Festa de São Pedro Grupo: Tradição Serrana Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   08 Festival de Curtas Filme: O Gigante, Realejo, Destimação, A Garota das Telas e A Ilha Local: Teatro Municipal Sylvio Machado Horário: 15h30   08 Festa de São Pedro Grupo: Tataco e Banda Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   14 Festa de São Pedro Grupo: Acervo Rock Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   15 Festa de São Pedro Grupo: Bala na Agulha Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   19 Festa de São Pedro Grupo: Edinho Jardim Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   20 Festa de São Pedro Grupo: Mariangela Zan Linguagem: Música

Local: Praça São Pedro Horário: 21h 21 Festa de São Pedro Grupo: Acústico 7 Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   22 Festa de São Pedro Grupo: Orquestra de Viola Boca do Sertão Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   28 Festa de São Pedro Grupo: Tchê Loco Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   29 Festa de São Pedro Grupo: Claudinho e Paulo Pipoca Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 11h   29 Festa de São Pedro Grupo: Pakinha & Banda Gurizada Linguagem: Música Local: Praça São Pedro Horário: 21h   * Sessões disponíveis para agendamento através do telefone (15) 3532-8000 r. 8076 ou do e-mail cultura@itarare.sp.gov.br   Programação sujeita a alterações. Curta Cultura Itararé no Facebook para mais detalhes: http:// facebook.com/CulturaItarare

Conheça os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Educação Infantil A Educação Infantil de Itararé tem recebido elogios dos pais em função dos projetos de leitura desenvolvidos, incentivando e despertando prazer em manusear os livros, desde as salas de berçário. Atualmente o município atende 1.728 crianças de zero a cinco anos, disseminando a leitura na escola e na comunidade com vários projetos em que os familiares participam, lendo com seus filhos os livros disponibilizados pela escola. Os projetos são: Entre na Roda – conta com o Baú itinerante que possui livros que perpassam mensalmente pelas escolas podendo ser utilizados na unidade e na comunidade (as crianças levam para fazer a leitura com os pais). Tem o diário de bordo, um caderninho em que os pais escrevem como foi a experiência da leitura na casa. Bebeteca - são livros específicos para bebês em formatos variados de bichinhos, com som, feitos de tecidos, de plástico para o banho e materiais diversos para encantar essa fai-

xa etária. Crer para ver – possui um acervo fixo para cada unidade e o acervo circulante que passa pelas escolas mensalmente e também é levado para casa. A Educação Infantil tem um papel fundamental no incentivo ao hábito de leitura e pode fazê-lo através do manuseio das obras, encantamento com as ilustrações, descoberta do mundo das letras, viagem através das palavras e do tempo. Nessa etapa os alunos começam

a se familiarizar com os distintos gêneros textuais, viajando pelas histórias, desenvolvendo assim o comportamento leitor, uma vez que a fundamentação da educação se dá pelo exemplo. No caso dos projetos desenvolvidos pelas unidades do município, os familiares também tem despertado o gosto pela leitura, de forma prazerosa, através das atividades propostas pelas escolas que devem ser desenvolvidas junto com as crianças, no ambiente familiar.


07

28 de maio de 2014

Vereador se mostra insatisfeito com a resposta do Executivo referente à divisa territorial A prefeita de Itararé, Cristina Ghizzi, respondeu o pedido de informação do vereador Laercio Antônio Amado, a respeito da demarcação da divisa do município de Riversul, especificamente no local que desce por este até à foz do Córrego Maria Barbosa ou Água de Joaquim Cordeiro, pelo qual sobe até a sua cabeceira no divisor Verde. O vereador Laercio percebeu que a marca do divisor vermelho – Verde havia sido alterado de lugar (que fica às margens da Rodovia), avançando aproximadamente dois quilômetros no terreno do município de Itararé. A prefeita em sua resposta a Laercio declarou que foi enca-

minhado cópias da manifestação de Paulo Roberto Costa Struminski Junior – chefe da agência do IBGE em Itararé, que esclareceu que a legislação, a qual trata dos limites dos municípios paulista é a lei estadual n° 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, sendo de competência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo modificá-la. Cristina Ghizzi ainda afirmou que através de uma pesquisa foi constatado que não havia nenhum registro de possível alteração, o que os impossibilita de prestar mais esclarecimentos ao vereador a este respeito. O vereador Laercio Amado, declarou-se insatisfeito com a resposta do Executivo. Laercio afirmou que entrou com outro

pedido de informação, onde fala mais a respeito da lei orgânica, o que ela diz e o que o regimento interno tratar sobre o problema dos bens do município. “Ela me respondeu sem objetividade, apenas empolou a situação, não respondeu nada. A divisa do município é um bem da Prefeitura, que a prefeita tem que zelar. Há tempo venho falando, até mesmo antes de ser vereador, mas nunca ninguém deu atenção à situação. Com esta alteração muda algumas coisas, diminui a área territorial do município, dá prejuízo na arrecadação e sem falar que os moradores que estão dentro desta área estão contando como riversulenses e não como itarareenses”, declarou.

Prefeitura de Itararé conquista AIPD promoveu palestras R$ 430 mil para a Saúde sobre acessibilidade e inclusão Na quinta-feira (22), a prefeita Cristina Ghizzi esteve em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes para a assinatura de convênios para a área da Saúde. O governador Geraldo Alckmin, o secretário de Saúde do Estado, David Uip e outras autoridades estiveram presentes na sede do governo paulista. O evento reuniu aproximadamente 550 prefeitos de todo o Estado. Os convênios assinados pela chefe do Executivo, no valor total de R$ 430 mil, serão encaminhados à Secretaria de Saúde e Higiene de Itararé para a aquisição de equipamentos para as unidades de saúde municipais. Os deputados estaduais responsáveis pelas emendas são Gilson de Souza, Ulysses Tassinari, Zico Prado, Geraldo Cruz e Salim Curiati.

A AIPD – Associação Itarareense da Pessoa com Deficiência – promoveu na sexta-feira (23) em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé, a FAFIT (Faculdades Integradas de Itararé) e o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, três palestras focando no bem estar dos deficientes físicos da municipalidade. A primeira delas foi ministrada pelo Presidente do Conselho Estadual, Ronilson Aparecido da Silva, e tratou do tema “Acessibilidade e Inclusão”. A segunda foi explanada sobre as políticas de “Lei de Cotas, Aposentadoria do Pcd, BCP e loas”, sendo ministrada pela secretária do Emprego e Relações do Trabalho, Marinalva Cruz. Por último houve uma palestra sobre “Educação Inclusiva”, ministrada pela Sra. Carolina Lourenço Reis Queda, Secretária de Educação (CGEB, DEGEB, CSESP, CAPE) juntamente com a Equipe Técnica da Área de Deficiência Física, que debateu sobre as principais políticas da educação inclusiva e sua realização efetiva nas escolas da Municipalidade.

Coordenadoria de Turismo cria projeto Monitores Mirins Criado em parceria com o Instituto Educacional Guarda Mirim, o projeto tem como base a educação ambiental voltada para o turismo, onde o objetivo é transmitir a importância da preservação e conservação do meio ambiente. Segundo o presidente da Guarda Mirim Alisson Riveli, serão realizados eventos temáticos sobre meio ambiente e

também visitas a hotéis, acervos de cultura e artesanato e pontos turísticos de Itararé e região. As atividades serão essencialmente práticas e visam a capacitação dos alunos na identificação de problemas ambientais para que cada aluno se torne um agente multiplicador na comunidade aonde vive e na sociedade em geral.

“Trabalhar ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população é essencial para o desenvolvimento do turismo e esse projeto tem tudo a ver como o momento que passamos, que é o de reestruturação da atividade no município”, disse o coordenador de Turismo de Itararé Edilson Moraes.


08

28 de maio de 2014

Horas extras: “Mudança foi para todos os setores da Prefeitura, não apenas para os da limpeza”, informou prefeita

E

m sessão plenária do dia 19, o vereador Julio César Soares de Almeida, mais conhecido como Julião do Rede trouxe a público a notícia de que teria sido cortado o benefício de recebimento pelas horas extras por parte dos funcionários públicos municipais que trabalham no setor de limpeza pública. Tal notícia gerou discussão entre os vereadores e descontentamento da população, manifestado posteriormente nas redes sociais, durante toda a semana que se passou. Nossa equipe de reportagem procurou a prefeita municipal Cristina Ghizzi para esclarecimentos quanto ao caso. Segundo a chefe do Executivo, a mudança não ocorreu apenas para os funcionários da limpeza e sim para todos os funcionários municipais, e se baseia no fato de que, como já era feito desde 2005, o sistema administrativo a vigorar é o “banco de horas”. Confira a entrevista: IN – De quem foi a decisão do corte do pagamento das horas extras dos funcionários públicos, que atuam na área da limpeza? Qual foi o motivo desta decisão? Cristina – Na realidade não é para os que atuam na limpeza. Precisamos desvincular algo que foi dito, que foi vastamente utilizado de uma maneira eu diria bastante oportunista por quem pouco sabe do funcionalismo público e resolve tomálo como bandeira a essa altura do campeonato, por aquilo que de fato é. O que acontece é o seguinte: feito horas-extras elas devem ser pagas no salário subsequente. Diante de nosso índice, que é elevadíssimo e que só estamos esperando o Tribunal de Contas mandar para nós juntamente com as medidas que devemos tomar, pois outras medidas podem vir aí, nós achamos por bem que aqueles que fossem fazer horas-extras deveriam ter a ciência de que elas iriam para um banco de horas. O banco de horas no município de Itararé é utilizado desde o ano de 2005, no governo João Fadel. O que é isto? É um acúmulo de horas que o funcionário vai guardando num espaço chamado banco e sempre que a Prefeitura pode, conversando com o trabalhador, vai-se pagando essas horas. Não é ilegal. Não causa qualquer prejuízo ao funcionalismo público. Porque, vamos imaginar que alguém carregue, como já aconteceu em administrações anteriores, horas-extras de um ano para o outro, como por exemplo, fez as horas-ex-

tras em dezembro e passou a serem pagas em janeiro, essas horas serão reajustadas segundo o novo salário. Ninguém perde com o banco. O que nós deixamos claro é que se não quisessem que as horas fossem para o banco elas não poderiam ser feitas, porque nós não poderíamos pagar agora. Só isto que aconteceu. O motivo desta decisão foi este, nós já estamos há bastante tempo se debatendo com a questão do nosso índice, que estabelece o limite de 54% da verba arrecadada pela Prefeitura ao pagamento dos funcionários, e precisávamos de alguma maneira ajeitar. Agora estamos aguardando o índice atual que o Tribunal irá nos indicar. Quero deixar claro que esta é uma decisão administrativa, e que ninguém, absolutamente ninguém, deve fazer dela uma ação política. Se eu, na minha condição de administradora, não puder usar os meios para administrar essa cidade, vai caber a quem? As pessoas podem concordar ou discordar, aceitar ou não, mas quem define sou eu, que sou a prefeita. Ninguém é obrigado a fazer hora-extra nem nessa Prefeitura, nem em qualquer lugar do Planeta Terra, porém, o que nós deixamos claro é que, feitas as horas, elas iriam para um banco de horas. Ninguém se recusa a pagar, ninguém se recusa a reconhecer, nada disso. Também quero lembrar aqui, porque eu gosto de ser justa, que quando eu estive na Câmara, não sei se no final do primeiro ano ou no início do segundo, o prefeito anterior pagou uma quantia vultuosa do banco de horas do João Fadel. Nem eu, nem meu companheiro naquela ocasião, vere-

ador Willer, discutimos isso porque, repito, é uma questão administrativa. IN – Alguns vereadores questionaram se os funcionários foram avisados com antecedência. Isto ocorreu? Cristina – Antecedência é uma definição que cada um pode ter. O que significa antecedência? No caso específico dos trabalhadores dos serviços gerais eles foram avisados no dia 17, fechou a folha no dia 15, portanto eles recebem o que fizeram agora na próxima folha, só vão para o banco as que eles começarem a fazer a partir de agora. IN – A senhora acredita que com esta decisão os funcionários continuarão a fazer hora extra? Cristina – Eles já estão fazendo, porque eles são muito parceiros. Em momento algum, por exemplo, como foi citada a questão da limpeza pública, a limpeza deixou de ser feita. Nós tivemos uma dificuldade de comunicação que aconteceu na sexta-feira, inclusive o vereador Willer esteve presente, sempre parceiro do Sindicato, o qual ele representa, onde os funcionários da limpeza e outros funcionários dos serviços gerais compreenderam, e no fim de semana houve a limpeza normalmente. Repito, os que estão fazendo horas extras estão colocando num banco de horas. IN – Alguns vereadores questionaram o porquê do corte ter sido efetuado justamente com os funcionários da limpeza e não com funcionários de escalões mais altos da Prefeitura. O que a senhora tem a dizer sobre isso? Cristina – Na verdade essa

foi mais uma informação erroneamente divulgada. Está decisão foi aplicada a todos os setores da Prefeitura Municipal. Todos. O fato é que repercutiu mais nos funcionários da Garagem, porque eles são o setor que mais fazem horas extras. Alguns setores da Prefeitura não têm a mínima razão para a realização de hora extra, como é o caso dos setores administrativos aqui do Paço Municipal, por exemplo. IN – A senhora gostaria de deixar alguma mensagem? Cristina – Eu estou tranquila quanto a isso. O que eu puder fazer para resolver o problema do meu funcionário eu vou fazer. Tão logo eu possa eu vou acertar. Jamais dei calote em ninguém aqui, diferentemente de outros prefeitos que esqueceram de pagar cestas básicas, 13º salário, salários normais, e que hoje na Câmara passaram uma borracha no passado como se o povo de Itararé não tivesse memória. Acho que eu não preciso nem dizer quem é. É só percorrer aqui a Prefeitura e perguntar para funcionários, que estavam aqui já há 20 anos para saber quem foi que fez isso contra o funcionário. Precisamos, às vezes, olhar um pouco para trás e lembrar a história que construiu aqui na Prefeitura na condição de prefeito. Eu, o que puder fazer, farei. Meu funcionário tem de mim um “muito obrigado” pela parceria que estão fazendo. Agradeço também aos chefes de setores, especialmente àqueles que estão no dia a dia com o funcionário, especialmente os funcionários que fazem o maior número de horas extras, que são setores vitais da Prefeitura, que têm se mostrado parceiros nossos e que gos-

tam de Itararé. - Abaixo segue opinião do legislativo (Câmara), declarada na sessão do dia 19 de maio: Em seu pronunciamento na Tribuna, o vereador Julião do Rede declarou: “Hoje recebi em minha casa alguns funcionários públicos municipais reclamando que foi cortado as horas extras do pessoal mais humilde do setor público, que é a Garagem Municipal, o que inclui os varredores de ruas, os catadores de lixo, enfim todos. Agora as horas extras vão para o banco de horas, e daqui quatro meses, vai pagar em quatro vezes ainda o que este pessoal fizer”. Para o vereador a decisão é insana, principalmente porque o presente mês seria o de maior arrecadação municipal. “Para muitos aqui este valor de R$ 150,00 não faz diferença, mas para aquele que ganha R$ 800,00 correndo atrás de um caminhão de lixo, que varre as ruas, que levanta às 4 da manhã faz muita diferença sim, dá quase 20% do salário do funcionário”, declarou o vereador. “Vemos extravagância em vários setores, comprar uma máquina de capinar por R$ 90,00, isto sim é não ter zelo pelo dinheiro público. Deveriam ser questionadas as ações do secretário para economizar e não economizar tirando o pouco que o funcionário já recebe. Isto é desumano, desleal para com os funcionários”, finalizou Julião, citando a aquisição da capinadeira a fogo, no início da administração Cristina Ghizzi. Em aparte o vereador Marcus Vincenzi declarou que comunga da mesma opinião. Segundo o vereador a decisão foi equivocada e falha diante da falta de tato do secretário da pasta Para com os funcionários, que deveriam ter sido avisados com antecedência para terem tempo hábil de replanejar seu orçamento familiar. “É como o vereador Julião disse, R$ 150,00 ou R$ 200,00 vão afetar a vida destas pessoas, pois o salário deles já é de padrão baixo (...), se for necessário este corte que seja feito pra todo mundo principalmente para os padrões mais altos”, declarou Marcos Vincenzi. Em aparte, o vereador Willer Costa Mendes, representante da prefeita na Câmara, se declarou desapontado com a decisão do Executivo. “Eu sou líder da prefeita na Câmara e também sou do PT, mas eu estou do lado dos funcionários. Sou presidente do Sindicato dos Funcionári-

os Públicos, tanto é que me solidarizei com eles. Acredito que esta atitude para ser tomada teria que ser explicado para os funcionários, ter um período de transição e não chegar lá e prega um papel na parede, foi muito abrupta tal atitude. Tem funcionário que ganha R$ 150,00 ou R$ 180,00 a mais, que para eles é aluguel de casa, prestação em loja, ou seja, esta atitude vai machucar muito os funcionários”, declarou. O vereador tentou explicar em tribuna os motivos que levaram a administração a tomar esta atitude. Segundo ele, a Prefeitura já está estourando os limites permitidos por lei de gastos com pessoal, porém o mesmo defende que o corte, se necessário, seja feito em outro setor, não dos funcionários de pequeno padrão. Em aparte o vereador Lúcio Mariano declarou: “Acredito que se é necessário fazer este ajuste, tudo bem vamos fazer, mas cortar gratificações ou cortar horas extras de pessoas que estão na prefeitura a 10, 15 ou 20 anos é uma judiação. Corta de quem entrou ontem, pois tem funcionário que a gente vê o dia todo na rua sem fazer nada, chega a hora que quer, sai à hora que quer, e trabalho que é bom nada. Então acho que é hora de pensarmos desta maneira”. O vereador Dr. Junior também se mostrou indignado com o setor escolhido para o corte. “Ao meu ver jamais este corte tinha que ser feito naquele padrão, que integra a Secretaria de Serviços Municipais, e sim nestes casos que vou apresentar”, em seguida o vereador nomeou diversos funcionários que, ao seu ver, estão assumindo cargos de pouca utilidade resultando em grandes gastos aos cofres públicos, apenas por fazerem parte do Partido dos Trabalhadores (PT). “Temos uma servidora que se chama L. O., ela foi nomeada no padrão 11, o que significa que ela tem um salário de R$ 1.850,00 e absurdamente ela ganha uma gratificação de R$ 950,00 que significa 50%. Com isto daria pra suprirmos seis funcionários da secretaria de serviços municipais, ganhando R$ 150,00 de horas extras mensais. Uma das fofoqueiras que atua na prefeitura”, declarou, seguido de mais nomes. “Ninguém quer que descumpra a lei Sr. Presidente. Queremos sim que o município ande dentro da lei, e que não aja este benéfico para quem nada contribui para o município”, declarou o vereador.

Alunos da Escola Esther sofrem em época de chuvas com a situação de via de acesso No dia 11 de novembro do ano passado, alunos da Escola Estadual Esther Carpinelli compareceram na Prefeitura Municipal de Itararé para uma

manifestação pacífica. Na ocasião cerca de 40 estudantes reivindicavam a pavimentação da Rua Luís Marques Santos, via de acesso à escola, locali-

zada no Jardim Alvorada. Na ocasião, a prefeita Cristina Ghizzi recebeu o grupo de estudantes em seu gabinete e informou que o município tinha sido comtemplado com um recurso no valor de R$ 150 mil, a serem investidos em pavimentação urbana, onde a referida rua seria uma das contempladas. Seis meses se passaram e na semana passada recebemos uma denúncia, a qual mostra que nada foi feito no local e os alunos continuam sofrendo em dias de chuvas para terem acesso à unidade de ensino. De acordo com informações de uma aluna, na quinta-feira (22), o ônibus escolar ficou atolado devido ao barro.


09

28 de maio de 2014

Itararé registra índice de 1,04% de mortalidade infantil Prefeitura comemora renomeando Comitê de Mortalidade Infantil e Materna

N

o dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial da Ação pela Saúde da Mulher e do Combate à Mortalidade Materna. Neste dia organizações sociais de todo o Brasil realizam ações para chamar a atenção sobre a gravidade da situação da mortalidade materna no país. As mortes maternas são aquelas relacionadas com problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, ou por complicações de aborto inseguro. De acordo com estatísticas da Organização Nacional de Saúde, as mulheres que mais morrem desta causa são: as de classe mais baixa, as mais jovens, as de menor escolaridade e de menor renda. Os índices apontam ainda que a grande maioria das mortes ocorre com mulheres negras e quase todas em usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde brasileiro). As principais causas da mortalidade materna são a hipertensão arterial, a hemorragia, as complicações decorrentes do aborto realizado em condições inseguras, a infecção pós-parto, o uso de drogas durante a gestação e as doenças do aparelho respiratório. Muitas vezes a realização de exames simples pode prevenir complicações para a grávida e para o bebê, por isso a importância do acompanhamento pré-natal. No dia 08 de março, o expresidente Lula lançou o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. A meta do Pacto é reduzir em 75% os índices de mortalidade materna e neonatal (de recém-nascidos) até o fim de 2015. Um de-

safio, visto que falta apenas um ano para o cumprimento da meta e em várias cidades, como em Itararé, o índice de mortalidade infantil subiu nos últimos anos. Em Itararé, no ano de 2000, através do decreto 129, foi criado o Comitê de Mortalidade Infantil e Materna. O Comitê tem o objetivo de investigar e prevenir a mortalidade de crianças de até 01 ano de idade, assim como de suas mães, e seus membros devem ser renovados a cada dois anos. Nossa equipe de reportagem entrevistou a atual secretária da Saúde do município, Jaqueline Nunes, juntamente com a responsável pelo Setor da Vigilância Sanitária Epidemiológica, Gislene Konig, para saber mais sobre o funcionamento do Comitê e o Estado em que se encontra a cidade de Itararé neste setor. Confira: IN – Qual a função do Comitê de Mortalidade Infantil e Materna? Gislene – A função do Comitê de Mortalidade Infantil e Materna é investigar os óbitos infantis ocorridos em crianças menores de 01 ano, os natimortos, que são as crianças que já nascem sem vida, e os óbitos maternos e de mulher em idade fértil, que é de 10 a 49 anos. O objetivo da investigação é reduzir os índices de mortalidade infantil e mater-

na. Não é “caça às bruxas”, como alguns profissionais pensaram no início, quando foi criado o Comitê, e sim um processo de detecção de uma possível falha que esteja havendo em algum momento da assistência, que vai desde o pré-natal até o

Gislene – A mortalidade infantil está ligada a duas fases: durante a gravidez e na hora do parto e o pós-parto. No pré-natal nós buscamos sempre oferecer um pré-natal de qualidade, buscando a detecção precoce (primeiras 8 semanas) e o ofe-

pós-parto, para que a mesma possa ser solucionada em não ocorra mais nenhum óbito por conta disto. IN – Quais as principais ações realizadas no município para a diminuição dos índices de mortalidade infantil e materna?

recimento de pelo menos 7 consultas ao longo da gestação, além dos exames necessários. Além disso, são feitos diversos trabalhos educativos com as gestantes, que são muito importantes, pois informam sobre o aleitamento materno, os cuidados com o bebê, planejamento

“Debates Contemporâneos” discutiu cotas raciais O curso de Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé, em parceria com a Coordenadoria de Cultura e com a Prefeitura Municipal, realizou nesta quarta-feira (21), a 4ª sessão do projeto Debates Contemporâneos, projeto criado com objetivo de discutir e estudar os diversos aspectos de polêmicas existentes na atualidade. Cada tema é escolhido pelo público presente na sessão anterior e desta vez o assunto debatido foi “cotas raciais”, ação afirmativa implantada no Brasil pela Universidade de Brasília (UNB), em 2004, com o objetivo de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais, consideradas constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O debate foi liderado pelo prof. Msc. José Roberto de Vasconcelos Galdino, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador das políticas afirmativas para negros e indígenas, que realizou uma exposição dos argumentos favoráveis e contrários à política afirmativa das cotas raciais. Após a exposição foi aberto o debate, onde o público presente pode se manifestar, alimentando a discussão de forma sau-

mação divulgada no facebook do curso de Licenciatura em História e da página da Cultura Itararé. Mais informações pelos e-mails historia@fafit.com.br e cultura@itarare.sp.gov.br.

pois na realidade o que temos percebido é que não basta apenas a Saúde se reunir para conseguir baixar a mortalidade infantil é preciso uma ação de todos. Digo isso porque um dos grandes causadores de óbitos nesta fase do bebê no nosso país é o uso de drogas durante a gestação, e esse é um problema que deve ser encarado de forma mais ampla. Dos últimos cinco casos avaliados pelo Comitê, quatro foram por este motivo. IN – Por que a senhora acredita que isto aconteceu? Gislene – Além do aumento do uso de drogas, os índices têm aumentado também devido ao aumento da gravidez na adolescência, a falta de tratamento de algumas doenças que as pessoas às vezes subestimam, como a infecção urinária, e demais doenças ligadas a prematuridade. IN – Qual a atual formação do Comitê de Itararé? Gislene – Atualmente o Comitê de Mortalidade Infantil e Materna do município de Itararé é formado pelos senhores Dalmerson Machado (representante da Secretaria da Saúde), Cleusa Soares de Almeida (representante do Conselho Tutelar), Janaína Mayra de Oliveira (representante do CMDCA), Keila Berti (representante dos profissionais da Secretaria da Saúde), Ana Cláudia Amaral, Deise Calió, Dario Canchari, Sheila Oliveira, Olga Soares e Kerolyn Barreto (representantes do Programa Saúde da Família - PSF) e Ana Cláudia Cintra, Claucia Rosa e Mirian Pinto (representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itararé).

Evento celebra a fusão entre rock n’ roll e folk music No dia 31, às 20h, a banda local Rollin’ Folks promove seu lançamento no palco do Teatro Municipal Sylvio Machado. No repertório, clássicas composições do country rock de Bob Dylan, The Rolling Stones, The Beatles e Lynyrd Skynyrd, além de novas canções do guitarrista norte-americano John Mayer. O evento é uma realização da banda Rollin’ Folks em parceria com MB Estudio, Espaço Exclusive, Cabelo & Cia, Discão e Big Paul. A arte de divulgação é de @jumossoni. A entrada é gratuita!

dável enriquecedora. As sessões do Projeto “Debates Contemporâneos” são mensais, gratuitas e de livre entrada. Qualquer interessado pode participar e acompanhar a progra-

familiar, etc. Na hora do parto procuramos oferecer uma assistência adequada, com todos os profissionais necessários. IN – Como estão os índices do município atualmente? Gislaine – Se formos comparar de 20 anos para cá a diminuição dos índices de mortalidade em Itararé foi imensa. Naquela época nós chegamos a ter uma taxa de 80% de óbitos de bebês, devido a falta de saneamento básico, alimentação e estrutura. Hoje, a situação encontra-se muito melhor, porém de uns anos para cá os índices da nossa região toda, de Sorocaba a Itararé, deram um ligeiro aumento. Desde o início do ano até hoje em Itararé nós registramos uma média de 200 nascimentos. Destes foram registrados apenas 2 casos de óbitos infantis e 3 casos de natimortos. Então o índice estaria em torno de 1,04%. No início do mês de junho teremos uma reunião, onde participarão diversos representantes da Saúde da região, inclusive o diretor regional de Sorocaba e os representantes dos comitês para tratar justamente deste aumento de taxas aqui na região. Futuramente estamos pensando em realizar uma reunião que conte com a presença de mais autoridades, como os vereadores, os profissionais da Educação também,


10

28 de maio de 2014

Atletas participam da 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre Na manhã fria do domingo (18), com a participação de milhares de corredores de todo o país e também de fortes atletas estrangeiros, foi realizada na capital gaúcha a 31ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre. A tradicional prova de 42,195 km é reconhecida pelos atletas e técnicos como a melhor maratona brasileira devido ao clima frio e pela altimetria favorável, com poucas subidas e descidas, o que ajuda na obtenção de boas marcas. Mas o fato de ser boa para marcas e também pela ótima premiação em dinheiro, faz com que a prova reúna os atletas mais rápidos e bem treinados nas longas distâncias, acirrando as disputas tanto no geral quanto nas faixas etárias. O pessoal vai para POA com as “facas entre os dentes”, com “sangue nos olhos”. E na elite masculina quem se deu melhor foi um brasileiro. O pernambucano Ubiratan José

dos Santos foi o campeão, com o tempo de 2h16min22seg. A prova feminina foi vencida pela queniana Jacklyne Rionoripo, que concluiu em 2h34min26seg. Os

dois campeões foram premiados com troféus e com R$12.000,00 cada um. Além da competição individual, o evento reuniu também

Escola de futebol do Jardim Alvorada vence Torneio Regional em Itaporanga Neste sábado (24), aconteceu na cidade de Itaporanga a grande final do Torneio Regional De Futebol Society. A cidade de Itararé foi muito bem representada nos jogos pela equipe de futebol do Jardim Alvorada, comandada por Hélcio Célio e João Virgínio. Jogando contra a equipe de Coronel Macedo e o placar final foi de 2 a 0 para Itararé. “O título veio de forma invicta; parabéns à comissão técnica e todos os atletas envolvidos”, declarou Denis Galvão Ribeiro, Coordenador de Esportes da cidade de Itararé. A Escolinha Jardim Alvora-

da recebe total apoio da Prefeitura Municipal de Itararé, através da Coordenadoria de Espor-

tes, que lhes garantem materiais esportivos e local para treinamento.

atletas nas provas de revezamento. Em duplas, quartetos ou octetos os corredores completaram a distância oficial da maratona, que é de 42,195 km.

Houve também uma corrida rústica de 10 km e uma competição para as crianças, chamada de maratoninha. Reportagem sobre a prova no telejornal Bom Dia Rio Grande, da Rede Globo do Rio Grande do Sul, da manhã da segundafeira, 19 de maio, mostrou como foi a Maratona. E teve entrevista com nossa equipe, destacando Itararé para os gaúchos! A Equipe 28 de Agosto representou Itararé na prova contando com cinco corredores. Fernando Cesar Antunes de Camargo, Flávio de Lima e Guilherme Marques Gorski correram a prova individual dos 42 km, e Emanuel Barbosa de Lima e Gabriela Martins Gorski revezaram, cada um correndo 21,097 km. Além deles também estiveram em Porto Alegre Rosa Gorski e Karen Pelissari, que atuaram no apoio aos nossos atletas. Correr distâncias longas, como maratona e meia maratona exige dos atletas uma preparação específica, planejamento

e bastante dedicação aos treinamentos. Nossos representantes encararam o desafio e treinaram com afinco durante o primeiro semestre deste ano. Sob sol ou debaixo de chuva, com calor ou enfrentando os ventos frios da estrada de terra de Itararé para Bom Sucesso de Itararé, as horas de esforço foram recompensadas com os ótimos tempos na prova pelas belíssimas medalhas conquistadas em Porto Alegre. Os tempos de nossos atletas na competição: Gabriela Martins Gorski - Meia Maratona 1h52min28seg - Ritmo de 5min20seg por km; Emanuel Barbosa de Lima - Meia Maratona 1h54min33seg - Ritmo de 5min26seg por km; Flávio de Lima - Maratona - 4h01min02seg - Ritmo de 5min43seg por km; Fernando Cesar Antunes de Camargo Maratona - 4h05min25seg - Ritmo de 5min49seg por km; Guilherme Marques Gorski - Maratona - 3h27min57seg - Ritmo de 4min56seg por km.

Equipe de Futsal Masculinho está na semifinal dos Jogos Abertos da Juventude Neste domingo (25), aconteceu na cidade de Itapeva mais uma rodada dos Jogos Abertos da Juventude. A equipe masculina de futsal de Itararé jogou na ocasião contra

a equipe de futsal de Bom Sucesso, garantindo o jogo por 13 a 0. Com este resultado a equipe de Itararé agora competirá na semifinal. Segundo a Coordenadoria

de Esportes, a equipe de futsal masculina, sob o comando do instrutor Danilo Bozoki tem apresentados ótimos resultados nos jogos em que participa.

Circuito Cultural Paulista traz espetáculo da Cia. Brasileira de Danças Clássicas

III Copinha Interna de Escolinhas de Basquete Na última quarta-feira (21), aconteceu na quadra de esportes do Educandário São Vicente de Paulo, a III Copa Escolinha de Basquete COORESP Educandário. O evento tem como objetivo o intercâmbio entre as esco-

No sábado (24), o Teatro Municipal Sylvio Machado recebeu a Cia. Brasileira de Danças Clássicas para o espetáculo “Grandes Clássicos”, apresentado pelo programa Circuito Cultural Paulista, que completou um ano de execução em Itararé. Desde o espetáculo “As Filhas de Bernarda”, em maio de 2013, o Circuito Cultural Paulista trouxe 7 atrações de grande porte através da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitu-

ra Municipal de Itararé e a Associação Paulista dos Amigos da Arte e levou mais de 3 mil itarareenses para apresentações em praças públicas ou no teatro municipal. O espetáculo ‘Grandes Clássicos’ trouxe trechos dos renomados ballets do repertório da dança clássica lado a lado com trabalhos neoclássicos coreografados especialmente para a Cia Brasileira de Danças Clássicas. Os bailarinos apresentaram ballets do período romântico

como La Sylphide e Giselle, passando pelos mais famosos exemplos do classicismo como “A Bela Adormecida” e “Lago dos Cisnes”, entre trabalhos originais criados por coreógrafos como Luiz Fernando Bongiovanni, Binho Pacheco e Rafael Zago. Os jovens bailarinos inspiraram e envolveram o público na magia da dança através da beleza de seus movimentos e comprometimento de sua interpretação.

linhas, ambas comandadas pelo instrutor esportivo Marcelo Foohs Becker, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Esportes de Itararé. Segundo Becker, a modalidade vem crescendo muito em nossa cidade, prin-

cipalmente com crianças e adolescentes carentes. Resultado da 1ª rodada Sub 15 – Escolinha COORESP 22 X 17 Educandário Sub 13 - Escolinha COORESP 18 X 14 Educandário


11

28 de maio de 2014

Troca de figurinhas das seleções mundiais movimenta colecionadores em Itararé Em Itararé a febre do momento é colecionar figurinhas da Copa do Mundo. Os itarareenses estão aproveitando os poucos dias que restam para o Mundial, para completar o álbum. De acordo com o proprietário da banca São Pedro foi adquirido inicialmente uma boa quantidade de álbuns tradicionais, que entraram em circulação no começo de abril e que já se esgotaram. “Estamos esperando uma nova remessa, que chega provavelmente esta semana. A procura tem sido intensa pelos adeptos”, comenta. Com a proximidade do Mundial, os colecionadores em Itararé aproveitam os dias de “troca-troca” para localizarem os cromos que ainda faltam para concluir os 640 espaços do álbum. As trocas estão sendo feitas

às quartas-feiras, na Feira da Lua, a partir das 19h, e durante a semana na banca localizada na Praça São Pedro.

A versão padrão do álbum está sendo comercializado a R$ 5,90, enquanto o modelo deluxe, que consiste em um modelo

com capa dura, tem preço fixado de R$ 24,90. Os pacotes contendo 5 figurinhas cada é vendido por R$ 1,00.

TROCAS Para completar o álbum e não colocarem tanto a mão no bolso, os torcedores apostam nas trocas de figurinhas, que atraem pessoas de todas as idades e marcam gerações em famílias. Em vez de gastar R$ 1,00 por um pacote com cinco cromos, os colecionadores tentam entrar em um acordo com os conhecidos. Um deles, Éliton Oliveira que segue a tradição de colecionar desde a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, tem aproveitado as trocas para fechar o álbum deste ano, que faltam apenas 32 figurinhas. “Meu álbum é de capa dura e já investi pelo menos R$ 110,00 para termina-lo, além é claro, de participar das trocas de figurinhas”, salienta. Bernardo diz que completar o álbum vai além de apenas gostar da modalidade do fute-

bol. “Gosto muito do esporte, mas ter um álbum é bacana. Penso que quando alguém me perguntar, você lembra-se da Copa do Mundo de 2014, vou falar que sim e terei como mostrar quem eram os jogadores da época. É algo que ficará na história”, comenta. Outro colecionador que adora futebol, Lino Oliveira, disse que já completou as 640 figurinhas em menos de 30 dias. “Coleciono desde a Copa do Mundo de 2010. Fiz também o álbum da Copa das Confederações no ano passado e nesta edição, acabei já completando o álbum”, comenta. Lino revelou que utilizou o sistema de troca, já que as últimas 100 figurinhas que possuía eram repetidas. Para completar o álbum, o colecionador acredita ter investido mais ou menos R$ 150,00.

Equipe Itararé Adventure na 3ª Etapa da Copa Sudoeste Paulista No último dia 18, aconteceu a 3ª Etapa da Copa Sudoeste Paulista de MTB na cidade de São Miguel Arcanjo, prova que agitou o Mountain Bike Regional. A prova teve apenas um percurso de 42 km por estradas de terra para todas as categorias Sport e Pró e contou com a pre-

sença de aproximadamente 200 atletas. O circuito não teve dificuldades técnicas mais exigiu muita resistência dos atletas iniciantes, juvenil e feminino devido ao clima seco e a poeira da estrada. Novamente nossos atletas

estiveram presentes. Foram eles Otávio Prego, Osmin Ferraz, Vagner Donizete, Rafael de Donno, Reinaldo Fortes, Rodrigo Lima e Victor Meneguetti. Otávio na categoria elite concluiu os 42 km em 1h29, ficando em 4º na categoria e em 17º na geral. Rafael na categoria juvenil concluiu em 1h31 ficando em 1º na categoria e 25º na geral. Vagner na máster B concluiu em 1h32 ficando em 8º na categoria e em 32º na geral. Victor na sub 30 concluiu em 1h35 ficando em 10º na categoria e em e 45º na geral. Osmin na máster B concluiu em 1h38 ficando em 14º na categoria e em 60º na geral. Rodrigo na sub 23 concluiu em 1h52 ficando em 7º na categoria e em 112º na geral e Reinaldo na master C concluiu em 1h53 ficando em 12º na categoria e em 116º na geral. Mais uma vez os atletas con-

Comércio entra em clima de Copa do Mundo

seguiram ótimos resultados e agradecem aos apoiadores por mais essa conquista. Agradeci-

de investimento na linha de eletroeletrônicos. Os lojistas estão apostando na venda de grande número de televisores para atender a demanda neste período de Copa. “Agora é o período que as vendas dos televisores começam a se aquecer, visando a Copa do Mundo. O movimento começou a melhorar, está tendo uma procura maior e a empresa começou a adotar promoções e preços diferenciados. Eu acredito que a demanda deva aumentar mais próximo aos jogos, pois todo o brasileiro deixa para o período mais perto. A tendência é de agora e até perto da Copa, aumentar ainda mais a

venda”, explicou Luana Araújo, gerente de loja. Esta será a 20ª edição do evento. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos, já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciada a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

O Guarani, Locar Veículos, Jornal Itararé News e Itararé Adventure.

Colégio Objetivo realizou o 1º Triangular de Futsal Na sexta-feira (23), o Colégio Fafit/Objetivo realizou no Ginásio Antônio Pelissari, o 1º Triangular da Amizade de Futsal. O torneio aconteceu entre as equipes do Colégio Fafit Objetivo Itararé e E.M Juscelino e a E.M Juracy, ambas através do Projeto Mais Educação. As categorias disputadas foram para os alunos nascidos em 2000/ 2001, 1998/1999.

Faltando alguns dias para o início da Copa do Mundo, o comércio de Itararé já está praticamente vestido de verde e amarelo. Os comerciantes vêm investindo em roupas e acessórios para que os clientes entrem no clima do tão sonhado hexacampeonato. “Desde o início do mês, estamos procurando deixar tudo atualizado, trazendo camisetas de diversos estilos e variedades, estamos investindo também na linha de acessórios. Os consumidores já estão começando a procurar”, disse a lojista Catarine Nunes. Está havendo também gran-

mentos: Bazar Cristal, Amazon Representações, Du Bike, Miraluz, Auto Posto Estradão, Jornal

A direção do Colégio Objetivo agradece aos alunos, professores, acadêmicos de Educação Física das Faculdades Fafit e coordenadores do projeto Mais Educação que participaram deste evento. “Não podemos deixar de agradecer a ATP de Educação Física Janaina Mayra de Oliveira e ao coordenador de Esportes Denis Galvão Ribeiro, pelo apoio, cedendo o Ginásio

para a realização dos jogos. O objetivo maior do evento foi a socialização e integração entre os alunos das escolas municipais e particulares”. A classificação final do torneio foi a seguinte: Categoria 2000/2001 1º lugar – Objetivo, 2º lugar E.M. Juscelino Categoria 1998/1999 1º Lugar Objetivo 2º lugar E.M. Juracy


12

28 de maio de 2014

Professores do curso de Pedagogia da FAFIT contam como atuam na função de professores formadores da Unesp no programa PNAIC Atualmente, no curso de Pedagogia, os professores Sued Alves e Fabiule Lima foram selecionados pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp para atuarem como professores formadores nos campus de Itapeva e Sorocaba, no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de um programa de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização, assumido pelo governo federal em parceria com os demais entes federados do país, tendo como principal objetivo capacitar alfabetizadores para alfabetizar todas as crianças até os

8 anos de idade. Todo o trabalho de formação de Orientadores de Estudos (responsáveis pelas formações dos alfabetizadores nos municípios) é feito pelas universidades estaduais e federais do país. No Estado de São Paulo são três as instituições que formam os OEs: Ufscar, Unicamp e Unesp. Cada uma seleciona os professores formadores através de processo seletivo que constou das seguintes etapas: análise do currículo com títulos e experiência profissional com formação de professores, entrevista e prova de conhecimentos em linguagem. Os dois professores do curso de Pedagogia foram selecio-

nados dada a vasta experiência na área. A professora Fabiule Lima possui formação em Letras e especializações na área de Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Mental e Educação Especial/Inclusiva, além de experiência como professora do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contadora de históricas, Assessora Educacional na rede pública de ensino e Coordenadora de Orientação Educacional onde atuava diretamente com formação de professores inclusive em outros programas educacionais dos governos estadual e federal. Atualmente ela é professora da FAFIT desde 2010 e coordenadora pedagógica do Colégio Objetivo de Itararé. Por sua vez, o professor Sued Alves possui formação em Pedagogia e Educação Física, é especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva e também desenvolve estudos e pesquisas na área da Dança Escolar. Traz em sua experiência a docência na Educação Infantil e também do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tanto na área de Alfabetização como em Educação Física. Na rede municipal de ensino foi coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II e atualmente é assistente técnico pedagógico coordenando a área de Educação Física no Centro de Formação Pedagógica de Itapeva, atribuições estas que exerce concomitante à docência no curso de Pedagogia, na FAFIT. “O PNAIC tem sido uma experiência ímpar em minha profissional. Ingressei no início do ano passado como formadora de linguagem pela Universidade, e este ano estou atuando como forma-

dora de matemática, uma nova aprendizagem que, graças a Deus, tem fruído excelentes resultados. O PNAIC possui quatro princípios centrais considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: 1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; 2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; 3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos

processos de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, é uma grande responsabilidade formar Orientadores de Estudo, pois são eles que irão disseminar as formações nos municípios aos professores do ciclo de alfabetização para garantir o principal objetivo: alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade. Além de formar os orientadores, temos a função de monitorar frequências e avaliações mensais no sistema, acompanhar as formações nos municípios e mediar a relação entre sistemas municipais, a Universidade e o MEC. Assim como estudamos outros marcos históricos da alfabetização no Brasil e toda sua repercussão, sem dúvida, poder participar diretamente deste momento importante de reconstrução da alfabetização no Brasil é subsidiar a superação do fracasso escolar e do analfabetismos de uma parte considerável de nossas crianças”, comenta a professora.


Quarta-feira, 28 de maio de 2014 Editor Chefe: Kiko Carli Ano II - Edição 70

R$

2,50

Município decreta emergência por surto de dengue A Prefeitura Municipal de Itaporanga decretou na última semana, estado de emergência, em razão de um surto de dengue naquela cidade. Até o momento a Secretaria da Saúde confirmou 56 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Agentes de Saúde seguem fazendo o trabalho de prevenção nos bairros, mas em muitos casos os funcionários encontram resistência dos moradores na hora de recebê-los. Página 04.

Novas moradias pelo Minha Casa Minha Vida

Um dos maiores déficits de toda a nossa região é o habitacional. Itapeva deverá entregar

mais de 1.600 novas moradias em lotes residenciais, já o município de Ribeirão Branco achou

uma maneira mais própria para amenizar esse grande mal social. Página 05.

Área do novo Distrito Industrial está sendo limpa

Itapeva recebeu 50 bolsas da Frente de Trabalho

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), implantou 50 bolsas da Frente de Trabalho em Itapeva. O even-

to ocorreu na Câmara Municipal com a presença de diversas autoridades e do prefeito Roberto Comeron. Capacitar o cidadão

é o principal objetivo da Frente de Trabalho, que também oferece condições para que ele retorne ao mercado. Página 03.

CCR SPVias leva espetáculo “Vamos cuidar do que é nosso” para Itaberá e Itaí Depois de proporcionar cultura para mais de cinco mil crianças da região, a CCR SPVias levará, através do programa Estrada para a Cidadania, o espetáculo teatral “Vamos cuidar do que é nosso” para os municípios de Itaberá e Itaí. Enfocando valores como preservação da natureza, consumo consciente, união e respeito, a encenação será para os alunos da rede municipal. Página 05.

TAQUARIVAÍ Colégio Agrícola oferece ensino técnico para a região Começou nesta semana os trabalhos de limpeza da área onde será instalada a nova Zona Industrial de Capão Bonito, às

margens da Rodovia Francisco da Silva Pontes. Através de uma parceria com uma empresa terceirizada da Fibria foram dispo-

nibilizadas duas retroescavadeiras hidráulicas para retirada de tocos de eucalipto e vegetação rasteira. Página 11.

BURI

Corpo é encontrado no Rio Apiaí Guaçu A ETEC Dr. Dario Pacheco Pedroso de Taquarivaí, popularmente conhecida como Colégio Agrícola, inaugurada na data de 25 de março de 1971 é a maior referência regional em educação no campo em nível técnico pro-

Na manhã de sexta-feira (23) foi encontrado o corpo de um homem boiando no Rio Apiaí Guaçu, próximo ao Parque do Tubarão em Buri. Segundo os policiais, o corpo já estava na água há mais de dois dias pelo inchaço em que se encontrava. Página 02.

fissionalizante. Ao longo dos anos, não só pela emancipação do antigo Distrito de Taquarivaí, mas como também pelo avanço tecnológico na área rural foi se adaptando às novas demandas. Página 03.

Itapeva enfrenta a cidade sergipana de Itabaiana no Dia do Desafio Hoje (28), Itapeva estará mobilizada para enfrentar a cidade de Itabaiana, do Estado de Sergipe, no Dia do Desafio. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Juventude, Esportes, Lazer e Eventos Especiais. Página 03.

APIAÍ Executivo realiza obras em bairro Desde o início de maio, a equipe de conservação das estradas rurais da Secretaria Municipal de Obras está no Distrito de Encapoeirado situado a 13 quilômetros da sede do município de Apiaí. A equipe está realizando obras nas vias de acesso dos Bairros Córrego Fria, Gramado Acima e Fazenda Santa Rosa. Na lista de trabalhos a receberem as obras estão os Bairros Garcias e Ribeirão dos Pontes. Página 06.

NOVA CAMPINA Prefeito firma convênios com o Governo do Estado Na tarde de quinta-feira (22), o prefeito Nilton Ferreira esteve em São Paulo no Palácio dos Bandeirantes assinando mais dois convênios para o município de Nova Campina. Um dos deles trará mais um veículo para o Departamento Municipal da Saúde. Página 08.


02

28 de maio de 2014

Estamos de Olho Festival I O público lotou o Itapeva Clube, cujo espaço ficou pequeno para tantas pessoas que foram prestigiar (muitas ficaram de fora) a sétima edição do Festival Pop de Cinema. Evento grandioso e muito bem organizado para ser realizado num espaço improvisado, já que nosso Teatro ainda é apenas uma maquete.

Festival II Nota 10 para a simpatia da atriz Regina Duarte, que foi muito solícita e atendeu a imprensa. Havia-se programado uma coletiva formal e ela preferiu fazer uma roda e atender de pertinho a todos. Isso só confirma o talento e o título de namoradinha do Brasil, que ela recebeu ainda jovem.

Festival III Há de se parabenizar a produtora Muk e o itapevense Rafael Primot pelo excelente trabalho e organização demonstrados durante as duas semanas do Festival de Cinema. Com o apoio somente de logística da Prefeitura, eles conseguiram trazer o brilho do cinema e curtas consagrados para a população de nossa cidade. Perfeito!

Atenção Margarido – “Gostaria que a imprensa desse uma nota mais clara a respeito da dengue. Tem muitos casos importados em nossa cidade e muita proliferação do mosquito. A Saúde já está tomando as providências, os agentes correndo as casas e fazendo a parte deles, mas o mais importantes somos nós, temos que tomar conta da nossa casa, quanto à limpeza e a água parada, vasos de flores, caixa d’água, calhas e ralo. A situação dos estados e municípios da região, em Campinas tem mais de 15 mil casos de dengue, e sabemos que isso é sério, é uma doença que mata. Nós devemos conscientizar a nossa casa a cuidar, para evitar a proliferação desse mosquito. Itapeva está cheia do mosquito, estão encontrando em muitas casas, e não só na periferia, como também no Centro da cidade. Essa é uma preocupação nossa, não só dos vereadores, mas da população em geral”. O nobre edil precisa colocar mais atenção em sua leitura, já que colocamos três matérias diferentes referentes ao problema, inclusive sobre a importação da doença de outros municípios. Qual o trabalho de prevenção que a Casa de Leis fez?

E os outros? Margarido – “Segunda-feira estou fazendo uma Moção ao governador do Estado para que tome providências urgentes na

implantação de água e esgoto no Parque da Paineiras, uma Vila importante em que o nosso amigo Elton mora, o Valdir, o Júlio da Sabesp e hoje choveu, mas até ontem todos os poços estavam secos. Estarei fazendo uma Moção em nome de todos os vereadores para apoiar essa ideia. Eu estive na 16ª e a Cecé se incumbiu de levar pessoalmente ao governador”. Essa é a única solução que temos para o Parque das Paineiras. Aproveite e faça o mesmo pedido ao restante da cidade, tal como o Jardim América, que vive as custas de fossa, pois se paga caro pela limpeza das mesmas. Bairro nobre?

A Cesar, o que... Preto do Bairro de Cima – “Quero ressaltar que a viagem que foi feita com o vereadores para São Paulo para reunir-se com o Dr. Everaldo diretor da Anatel foi muito produtiva. Estiveram presentes alguns vereadores da região para discutir melhorias na rede de telefonia fixa e móvel. Acho que a reunião foi muito boa, vimos que o diretor fala a verdade, não tapa o sol com a peneira. Saímos de lá com uma proposta e a palavra dele de que vai mandar um funcionário da Anatel para fazer a verificação nas redes da região. Peço à população que reclame, que vá ao PROCON e verifique o que pode ser feito, para que tenhamos mais forças para reivindicar”. É brincadeira. Mais de duas mil pessoas fizeram um abaixo assinado reclamando dos serviços de telefonia, que foi encaminhado ao Ministério Público pela Dra. Miriam Quarentei. Será que o nobre edil levou uma cópia do trabalho, que foi iniciado aqui no Ita News e contou com o apoio de grande parte da população, inclusive da Casa de Leis?

Sem pensar Célio Cavaco – “Eu comentei na segunda-feira sobre a UPA, mas estive conversando com o secretário da Saúde, e ele me explicou que aquele dia foi atendido quase 500 pessoas. Eu fui pego de surpresa, mas entendo, confio muito no secretário da Saúde, pois ele é muito bom, mas eu não retiro o que falei, não vou voltar atrás”. Fala sem pensar e depois tem que voltar atrás. Assim fica difícil ver e a d o r.

Obrigação Áurea – “Eu não vou agradecer absolutamente ninguém em termos de administração, porque cada uma tem uma função e quando não se consegue alguma coisa para a comunidade, além da população sofrer muito, os vereadores também sofrem, porque não é um pedido que se faz que resolve, às vezes demanda idas e mais idas até a

por Kiko Carli Prefeitura e fica muito difícil de trabalhar. Isso é em nível de Brasil, por isso não tenho que agradecer nada, porque na verdade estamos fazendo uma troca, nós pagamos os nossos impostos e o Poder Público tem que oferecer a sua contrapartida e isso nem sempre acontece”. A vereadora está coberta de razão e sua reclamação é em nível nacional, já que vemos diariamente o dinheiro público sendo surrupiado e literalmente jogado no lixo.

Dengue “Quanto o caso da dengue que o Margarido citou, a Secretaria da Saúde está se mobilizando, fazendo as visitas nas casas. Eu comecei a observar que é um trabalho difícil por causa dos lixos, que tem espalhados pelos quintais e dentro de latas vazias, que vira um criadouro e nesse sentido nós precisamos fazer uma força tarefa de acionar a Prefeitura para que cada dono de terreno mantenha seu terreno limpo. Tem que fiscalizar os terrenos e ficar em cima, porque a dengue é perigosa”, disse Áurea. Já passa da hora da Prefeitura manter uma fiscalização permanente e com diversas equipes para todos os seguimentos. Crescimento se conquista também com acompanhamento do dia a dia do munícipes, seja orientando ou multando os inconsequentes.

Reforma “Também estive na Prefeitura para ver a reforma administrativa e o Dr. Mauricio me informou que a reforma vai chegar até o dia 30 de maio. Quero esclarecer para a população e os servidores municipais que a reforma não vai resolver todas as questões da Prefeitura, quem tiver muita expectativa, já comece a pensar que a reforma é justamente para resolver o problema do TAC e nada mais que isso”. O importante, além do término desta novela, que é o envio da reforma, é dar ao prefeito a oportunidade de refazer o quadro de funcionários para dar melhores condições ao atendimento da população. A promessa foi feita para a vereadora Áurea Rosa, então...

Juventude “Eu fiz uma emenda de R$ 60 mil para a Saúde e R$ 60 mil eu destinei para a Cultura e eu quero que esse dinheiro chegue lá no final, porque é uma dificuldade para os jovens,

pois falamos em tirar as crianças da rua, falamos em droga, mas qual ação é feita? Eu dou graças quando encontro um grupo de dança, que está queimando adrenalina e saindo das ruas, mas para isso tem que haver incentivo. Não adianta falar em apoio, e continuar sentado, tem que apoiar com dinheiro. Eu estou pedindo o apoio dos nobres colegas para que esse dinheiro chegue às mãos de quem realmente sabe trabalhar com os jovens, e que eles tenham esse incentivo financeiro para que mais jovens entrem nesse ritmo”. A vereadora Áurea sempre se mostrou preocupada com os caminhos a seguir de nossos jovens e não poderia agir de outra forma em relação a sua emenda parlamentar.

Eu mando

A torcida

Calado

Ao entrar em votação o projeto para doação de um veículo para a AAIPA, o vereador Oziel Pires (PTB) pediu o adiamento por duas sessões, alegando que o projeto precisaria ser revisto, pois nos termos presentes poderia acarretar em problemas com o Tribunal de Contas futuramente. Os membros da AAIPA que se faziam presentes tumultuaram a sessão após o pedido regimental do vereador, devido aos ânimos exaltados. Vereadores como Jé, Tião, Áurea e Toni se manifestaram a favor da votação e contra o adiamento, em discurso inflamado, o vereador Jéferson Modesto incitou os presentes contra a posição do vereador Oziel, que de maneira sucinta e simples disse: “Podem fazer o que quiserem, o meu voto vocês não vão mudar no grito”. Está certo o Oziel, já que atitudes intempestivas podem levar o parlamentar aos tribunais e vermos condenações como em mandatos anteriores, que culminaram com cobranças na faixa de R$ 500 mil. É isso que querem de novo? Vale a pena lembrar que com ações sem pensar (?) o vereador Jé, na época secretário de Esportes foi demitido a bem do serviço público pelo prefeito Cavani por ter recebido valores de mercadorias não entregues. O processo está em fase final no Fórum de Itapeva. O dinheiro da mercadoria não entregue foi depositado em contas pessoais do atual vereador e de sua esposa. Oziel – “Eu quero dizer que em nenhum momento eu fui contra, se vocês falarem que não vão adiar, eu vou votar contra”.

Áurea – “Eu quero deixar claro que sou líder do PV e eu entendi que o Jé é a favor do desmembramento da Secretaria do Meio Ambiente, mas já está dando a entender que vai indicar o secretário. Não vai indicar ninguém sem passar pelo PV, se o PV falar que é o Marcão tudo bem, mas tem que passar pelo crivo do PV, ou então eu não fico mais no Partido. Se for para o PV ocupar espaço no governo, não é alguém de outro partido que vai dizer quem vai ocupar a Pasta. Aliás, eu acho que o PV já devia ter conversado e ter achado uma saída, qualquer cargo para a Secretaria tem que passar pelo crivo do partido, não é qualquer vereador que vai falar que vai colocar o Marcão”. Finalmente alguém com dignidade para enfrentar as utopias do vereador líder do Palácio de Cristal. “Calado”, disse a vereadora Áurea. O cidadão está armando um quadro para em futuro bem próximo ter o monopólio de seu partido e determinar quem será o candidato do PMDB em 2016 e adivinhe quem ele quer indicar?

Jé – “Também queria colocar aqui que eu fiz uma cobrança e digo que se não quiser nomear um secretário, que se coloque uma especialista ambientalista e existem três na Prefeitura, que são o Marco André, o Chico e o próprio secretário da Agricultura Rafael Campolim. Eu acho que a Secretaria do Meio Ambiente tem que ser separada da Secretaria de Obras”. Além de mandar no Palácio de Cristal, inclusive determinando a forma de se vestir de mulheres que passam por lá, o vereador da CEI das Gráficas acha que manda também na Prefeitura. Os vereadores vão aceitar outra imposição deste cidadão, que nem a CEI da Educação levou ao fim?

Pode cair A Câmara Municipal de Itaí aprovou, durante sessão nesta segunda-feira (19), a abertura de uma comissão processante que pode cassar o mandato do prefeito Valmir Domingos (PR). Sete, dos noves vereadores votaram a favor da investigação. Seis denúncias contra o atual prefeito foram lidas pelo Legislativo, entre elas, a nomeação da esposa dele para o cargo de secretária do Bem Estar Social,

irregularidades em licitações do município, superfaturamento de produtos de informática e pagamento de viagem a fiéis para Aparecida do Norte. E depois os vereadores de Itapeva dizem que viagens não dá em nada? Aguardem...

Buri As casas populares que começaram a ser construídas em Buri estão abandonadas há tanto tempo, quando serão retomadas as obras? Vão esperar a estrutura e o que já foi feito se perderem?

Do outro lado da rua... Ao lado das casas do CDHU não terminadas estão erguendo uma creche para a comunidade. Esta obra faz parte do PAC II. As obras só andam com investimento federal?

Aumento salarial O prefeito Sandro Sala de Ribeirão Branco concederá aumento de até R$ 700,00 para os professores da rede municipal. Funcionário valorizado faz toda a diferença. Um prefeito que faz acontecer.

Atendimento Com investimento de R$ 3,1 milhões do Governo do Estado de São Paulo, projeto de Telemedicina vai ajudar a esclarecer diagnósticos e a monitorar pacientes internados em hospitais e Prontos Socorros. A informatização da Saúde pode ser a cura de muitos dentre tantos males. O serviço precisa ser implantado totalmente na região.

Impressiona A pré-candidatura de João Fadel caminha a passos largos e é incontestável o grande trabalho desenvolvido pelo jovem político em toda a região. O carisma é a marca registrada de Fadel.

Boa música Vem aí o Festival de Música Sertaneja a ser realizado na cidade de Taquarivaí. A organização ficará por conta da Diretoria da Cultura e Lazer do município com o apoio da Prefeitura Municipal e também do Clube Sertanejo de Itapeva. Sucesso garantido!

BURI

Corpo é encontrado no Rio Apiaí Guaçu Na manhã de sexta-feira (23) foi encontrado o corpo de um homem boiando no Rio Apiaí Guaçu, próximo ao Parque do Tubarão em Buri. A Polícia Militar foi acionada por volta das 8 horas através do 190. Na ocorrência, o 2º

Sgto Alcides do 15º GB 4º SGB do Corpo de Bombeiros, especialista em mergulho fez a retirada do corpo, que estava boiando no rio. Segundo os policiais, o cadáver já estava na água há mais de 2 dias, pelo estado de inchaço que se encontrava e

Itararé News - Jornais, Revistas e Serviços de Comunicação Multimídia Ltda - ME CNPJ: 13.614.945/0001-45 Inscrição Estadual: 380.041.059.119 Rua XV de Novembro, 770 - Itararé/SP - CEP 18460-000 Fone: 3532-3948 Editor-chefe: Kiko Carli Jornalista Responsável: Marcus Oliveira - MTB 42.240 Consultor Jurídico: Dr. Renato Jensen Rossi - OAB 234.554 Impressão: Gráfica Ita News (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) Tiragem: 2.000 exemplares Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009. A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

aparentava idade entre 40 e 50 anos. A Polícia Militar informou que não havia registro de desaparecidos. A Funerária fez a remoção do corpo após a liberação da Perícia. Participaram da ocorrência os PMs Sd. Souza,

Cabo Moreira e Sd. Antunes e o 2º Sgto Alcides (mergulhador). A perícia fará o trabalho de investigação para determinar a identidade do homem e as causas da morte. Fonte: Buri Tem


03

28 de maio de 2014

Itapeva recebeu 50 bolsas da Frente de Trabalho Na sexta-feira (16), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), implantou 50 bolsas da Frente de Trabalho em Itapeva. O evento ocorreu na Câmara Municipal com a presença de diversas autoridades. “Capacitar o cidadão é o principal objetivo da Frente de Tra-

balho, que também oferece condições para que ele retorne ao mercado de trabalho”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais. Durante nove meses, o programa beneficia a população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social.

Mensalmente, os bolsistas recebem bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. Os participantes devem prestar serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e, a partir do terceiro mês, no quinto dia útil, frequentar o curso de capacitação profissional. São 150 horas de qualificação no total. A definição do curso ocorre em até 30 dias após a implantação das bolsas. O Centro Paula Souza fica responsável pela execução. Na segunda-feira (26) tomaram posse os 50 novos bolsistas contratados pelo PEAD Programa Emergencial de Auxilio Desemprego (Frente de Trabalho).

TAQUARIVAÍ

TAQUARIVAÍ

Colégio Agrícola oferece ensino para filhos de produtores e pessoas interessadas neste setor

Rede Municipal de Ensino conta com o Sistema “Agora”

A

ETEC Dr. Dario Pacheco Pedroso de Taquarivaí, popularmente conhecida como Colégio Agrícola, inaugurada na data de 25 de março de 1971 é a maior referência regional em educação no campo em nível técnico profissionalizante. Ao longo dos anos, não só pela emancipação do antigo Distrito de Taquarivaí, mas como também pelo avanço tecnológico na área rural, o Colégio foi se adaptando às novas tendências e demandas do mercado. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o diretor da unidade escola, professor Paulo Ney Jansen Branco, discorreu sobre as atuais circunstâncias do Colégio Agrícola. IN – Quais os ensinos de alternância que sua escola abriga hoje? Paulo – O modelo de alternância foi adotado há algum tempo pelo Centro Paula Souza, voltado para o ensino agrícola. Ele foca os jovens filhos de produtores rurais ou trabalhadores rurais que moram na zona rural, que tem alguma dificuldade para se deslocar à escola, mas ao mesmo tempo sem tirá-lo do ambiente de trabalho e familiar. Os alunos com essa característica fazem um período na escola, de uma semana ou de 15 dias e depois ele retorna para a família e permanece com a família por outro período. Ele fica alternando um momento na escola, onde ele tem aulas regulares e outro momento na família, onde ele põe em prática os conhecimentos adquiridos. IN – Como funciona a modalidade de ensino com residência? Paulo – Além desse modelo de alternância que tem essas

características voltadas para um público muito específico, desde que foi fundada essa escola ela mantem um sistema de residência para qualquer aluno que tenha vocação e que queira estudar numa escola desse tipo. Esse modelo o aluno permanece a semana inteira de segunda a sexta, às vezes no sábado e no final de semana retorna para a sua casa. Ele tem aula todas as semanas de forma contínua e volta para o seio de sua família para descansar e voltar na se-

mana seguinte. IN – Quais cursos técnicos a sua unidade dispõe? Paulo – Hoje nós oferecemos na unidade o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, agropecuária modular, técnico em florestas, técnico em meio ambiente, técnico em agricologia e o técnico em administração. Alguns desses cursos modulares são oferecidos no período noturno e os integrados são de tempo integral em dois períodos, manhã e a tarde. IN – Como tem sido a demanda, a oferta e a procura por esses cursos? Paulo – Nossa escola é do Estado, portanto ela atende uma comunidade regional, de preferência os municípios do entorno de abrangência de municípios produtores agrícolas, mas é aberto para todos os jovens que queiram estudar nessa escola. Hoje nós temos em torno de 400 alunos, parte deles vem diariamente e cerca de 206 são alunos que fazem o curso durante o dia. Nós temos também o ensino médio regular para alunos que vem só no período da manhã.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARIVAÍ GABINETE DO PREFEITO Rua Benedito Paulino Nogueira, 001 – CEP 18.425- 000 – Taquarivaí/SP E-mail: pmtaquarivai@bol.com.br - CNPJ 60.123.049/0001-63 Lei nº 860/2014 - “Dispõ e sobre a concess ão de reembolso do v alor cor respondente ao da taxa de pr imeiro registro e da taxa de transferência de veículo automotor para o Município de Taquarivaí, e dá outras providências”. Lei nº 861/2014 – “Dispõe sobre alteração no Anexo III,”a”, item 10 da Lei nº 847, de 28 de janeiro de 2014, que “Dispõe sobre alterações no Anexo III, ”a” e “c”, e no Anexo V, “b”, itens 2 a 7 da Lei nº 823, de 25 de julho de 2013, que “Dispõe sobre a nova estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Taquarivaí, revoga Lei nº 412, de 2005 e alterações posteriores, e dá prov idências correlatas”, e dá outr as providências” , e dá outras providênc ias.

A

rede municipal de ensino da cidade de Taquarivaí sob a coordenação da Diretoria da Educação, Adriana Aparecida Alves tem como novidade o acompanhamento e o respaldo técnico e pedagógico do “Agora” Sistema de Ensino. A implantação deste novo modelo de ensino vem de encontro à necessidade de contextualização das práticas pedagógicas, através do fornecimento de apostilas e capacitação para os professores da rede com relação a aplicabilidade do apostilado. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, a Assistente Técnica Pedagógica (ATP), Luciane Rios, discorreu sobre o assunto. IN – Foi implantado no município o Sistema de Ensino Agora. Como foi a instalação desse sistema? Luciane – No ano de 2012 nós tivermos o pessoal da equipe Agora explicando todo o conteúdo e a parte pedagógica, pois a educação infantil na época estava precisando de um norte, assim começou no pré I e no pré II, que atende crianças com até 5 anos de idade. Em 2014 foi feito o contrato implantado para os alunos do fundamental II, o 6º e 7º anos e progressivamente no ano de 2015 será o 8º e 9º anos. IN – Como você avalia a implantação de um sistema de ensino em detrimento ao plano que vinha sendo desenvolvido na cidade? Luciane – Pensando nisso é

que o sistema de ensino foi implantado em nosso município, porque a nossa visão é de formar alunos para que chegue ao final do ciclo fundamental II do 9º ano e tenham condições de ir para o ensino médio e assim prosseguir para um vestibular, ou até mesmo ingressar numa escola técnica, sabendo-se que vão passar por Vestibulinho e provas. Estamos conscientes de que esse material prepara para isso mesmo. É um material rico em conteúdo na parte pedagógica e ele forma os alunos para isso. O material é um norte para os professores, porque ele já vem preparado e nós temos uma assessoria do sistema. Eles preparam os professores e a assessoria pedagógica faz todo o planejamento, e isso é muito importante para nós de ter esse lado da moeda que é o conhecimento. O material é todo elaborado em cima dos PCNs, mas o carro chefe é o sistema de ensino.

IN – Como foi a recepção por parte dos professores à implantação desse sistema? Luciane – Foi muito bem aceito, aliás antes de ser implantado ele não foi uma coisa imposta, todos os professores foram consultados e foi feita uma reunião na Câmara, onde eles assinaram esse documento no qual todos concordavam que acontecesse. O material é muito bom e foi um pedido dos conselheiros para que esse fosse implantado e neste sentido não foi imposto e sim uma escolha feita, por isso tem toda a chance de dar certo. No primeiro ano ele é um pouco complicado, porque os nossos alunos do 6º e do 7º ano não tiveram o sistema anterior. Assim hoje nós estamos correndo atrás de um tempo rápido para dar certo, mas vejo por parte dos professores uma boa vontade enorme, porque estão tentando ao máximo atingir os conteúdos e contemplar de uma maneira legal que os alunos aprendam.

Após colidir com outro veículo, carro cai dentro de córrego em Riversul No início da tarde desta quarta-feira (22), um veículo caiu no Córrego Mesquita, nas proximidades da Ponte da Vila Nova. O Ford Scort com placas de Agudos veio a cair dentro do córrego após ter atingido outro automóvel. O veículo foi retirado do córrego com a ajuda de uma máquina da Prefeitura, e em seguida guinchado e recolhido ao pátio em Itaporanga.


04

28 de maio de 2014

RIBEIRÃO BRANCO

Escola Estadual será reformada através do FDE A Escola Estadual “Professor Luiz José Dias” da cidade de Ribeirão Branco, sob a direção da professora Maris Stela da Silva foi contemplada pelo FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação) com uma verba de R$ 750.000,00 para ampla reforma do prédio escolar. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o gerente de organização escolar da unidade, João Carlos de Oliveira Rosa, nos contou detalhadamente os procedimentos que serão tomados na obra. Confira:

IN – A escola recebeu uma verba para reforma, o que vai ser feito com esse dinheiro? João Carlos – Essa é uma verba grande no total de R$ 750 mil que vai englobar uma reforma geral na escola. Reforma na parte elétrica, hidráulica, cobertura, salas de aula com troca e pisos internos, remoção dos assoalhos, troca de forros, de lousas, de portas, de sanitários dos alunos e dos professores, a cozinha vai passar por reforma, na fachada da escola, troca de tela dos muros, pelo relatório

de obras da FDE vai ser uma reforma completa. IN – Qual a situação da escola hoje? João Carlos – Hoje ele está habitável, porque vamos realizando os reparos esporádicos e necessários, mas há cinco anos estamos tentando essa reforma, porque com recursos próprios não dá e mantemos apenas consertos na parte elétrica e hidráulica. São remendos e isso não resolve nosso problema, por isso solicitamos essas reforma e fomos contemplados este ano. IN – Qual o prazo para o término dessa obra? João Carlos – Essa obra se iniciou no dia 12 de abril, a abertura foi feita por um engenheiro fiscal da FDE e a empreiteira responsável já começou os trabalhos. Já demoliram escadas em volta da quadra, chegou material e o prazo previsto no orçamento da obra é de seis meses conforme o cronograma de 10% da obra no primeiro mês, 10% no segundo e 20% a cada mês até o final de 180 dias, que é prazo final. Nós recebemos uma visita semanal do engenheiro fiscal da FDE e a escola envia para a Diretoria de En-

Itaporanga decreta emergência por surto de dengue Agentes de fiscalização da dengue enfrentam dificuldade para entrar nas casas em Itaporanga A Prefeitura de Itaporanga decretou na terça-feira (20), estado de emergência, em razão de um surto de dengue no município. Até o momento a Secretaria da Saúde confirmou 56 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Agentes de Saúde seguem fazendo o trabalho de prevenção nos bairros, mas em muitos casos os funcionários encontram resistência dos moradores na hora de recebê-los. Fatima, não pensou duas vezes e abriu o portão da casa, uma prima dela é uma das pessoas que contraíram a doença, a agente olhou vasos de plantas, ralos e até o banheiro que fica do lado de fora. O quintal é limpo, mas mesmo assim ela faz questão que a visita seja minuciosa. “A população tem a sua parte de culpa na proliferação da

dengue, porque esta sendo orientado na mídia nos estamos passando e orientando, mas tem aquele esquecimento e isto é o que acaba acontecendo um epidemia”, afirma uma das agentes de saúde. A Prefeitura também pediu para que as pessoas com os sintomas da dengue para não saírem de casa, evitando assim que a doença se espalhe.

sino um relatório semanal sobre o andamento da obra. IN – Quais suas expectativas como gestor da administração dessa escola? João Carlos - A minha expectativa e acredito que de todo o grupo são boas porque procuramos manter bem essa escola, fazer os reparos periódicos, mas víamos a necessidade de uma reforma completa. O prédio tem

mais de 30 anos e ainda não havia passado por uma reforma assim, nós temos por volta de 1 mil alunos, é a escola mais antiga de Ribeirão Branco e a única do Estado situada no Centro até 2004, quando inaugurou outra. Essa escola é muito importante para a comunidade de Ribeirão Branco, porque todo o cidadão teve filho, neto ou ele próprio estudou nessa escola. Estou aqui

há 10 anos e me sinto parte integrante desse prédio. O que queremos é dar mais conforto para os alunos, ter uma estrutura melhor de trabalho para toda equipe e para a comunidade toda. Esperamos que o trabalho seja feito da melhor forma possível, colaborando com a fiscalização e com orientação para que o dinheiro público seja empregado da melhor maneira.

Nova Campina discute o Programa Agricultura Familiar No último dia 23 foi realizada na Câmara Municipal de Nova Campina a reunião entre os vereadores Junior, Nilceia, Marcelo, Mauricio, Heber, Ringo e Cleuza, o prefeito Nilton Ferreira, Ary Russo, diretor de Gabinete e Carlos Eduardo Augusto Pimentel (Kadu) coordenador de Habitação do Sindicato da Agricultura Familiar de Itapeva. Participaram também da reunião os beneficiários do Programa Agricultura Familiar. O encontro foi por iniciativa da Câmara em comum acordo com a Prefeitura pra debater melhorias na execução do Programa, além de assinatura de uma ata pública onde o prefeito, vereadores e Carlos Eduardo, representando o Sindicato e Ary Russo diretor de Gabinete, assumiram o compromisso de agilizar a terraplanagem das obras das casas, além do prefeito se comprometer a sancionar a lei número 031/14, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Central Regional das Organizações da Agricultura Familiar - CEAF.

Para a execução de obras voltadas a habitação rural, o chefe do Executivo informou que durante os próximos dias irá assinar o termo de convênio como estipulado em lei de iniciativa dos vereadores. Lembrando que a Prefeitura em parceria sempre realizou estes serviços, porém a partir da assinatura do convênio ficará legalmente autorizada a prestar estes serviços de terraplanagem. Ainda será dada prioridade nas solicitações deste programa, pois se trata de um importante investimento para o município.

Nova Campina já foi contemplada com mais de 200 casas e ainda tem famílias aguardando por esta conquista. O prefeito Nilton e os vereadores Junior, Nilceia, Marcelo, Mauricio, Heber, Ringo e Cleuza se unem para incentivar e colaborar para o bom andamento do programa e assim beneficiar mais famílias do município que sonham com a casa própria. O senhor Ary Russo ficou responsável em nome do Executivo em acompanhar o desenvolvimento do programa, além dos vereadores que estarão fiscalizando e ajudando ao bom andamento.


05

28 de maio de 2014

CCR SPVias leva espetáculo “Vamos cuidar do que é nosso” para Itaberá e Itaí Depois de proporcionar cultura para mais de cinco mil crianças da região, a CCR SPVias levará, através do programa Estrada para a Cidadania, o espetáculo teatral “Vamos cuidar do que é nosso” para os municípios de Itaberá e Itaí. Enfocando valores como preservação da natureza, consumo consciente, união e respeito, a encenação será para os alunos da rede municipal de ensino das cidades.

“Vamos cuidar do que é nosso” conta a história de Lucas, um menino que tem preguiça de cuidar de seus livros e que por isso resolve jogá-los pela janela. Sua amiga Luiza, indignada com a atitude, ensina a Lucas a importância dos estudos e se propõe a ler uma história para ele. Segundo o relações institucionais da CCR SPVias, Alexandre Spadafora, a atividade visa fomentar a criatividade, o lúdico, e a consciência ambiental

das crianças. “Unindo educação e arte, é possível ensinar brincando”, afirma Alexandre. Após o término de cada sessão do espetáculo, a companhia teatral promoverá um debate com as crianças e professores sobre curiosidades do espetáculo e do tema escolhido: meio ambiente. Estrada para a Cidadania O Estrada para a Cidadania é um dos maiores investimentos sociais do Grupo CCR e visa disseminar os conceitos de educação no trânsito para os alunos do 4º ano e de meio ambiente para os alunos do 5º ano das escolas públicas municipais, contribuindo com a formação dos futuros motoristas e cidadãos. Em 2014, o Estrada para a Cidadania na CCR SPVias atenderá 22.658 alunos e 1.309 professores dos municípios de Águas de Santa Bárbara, Alambari, Avaré, Bofete, Buri, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cesário Lange, Iaras,

Ribeirão Branco terá novas moradias através do Minha Casa, Minha Vida Um dos maiores déficits de toda a nossa nova 16ª Região Administrativa de Itapeva, é o habitacional. Itapeva deverá entregar no prazo de um ano e meio mais de 1.600 novas moradias em novos lotes residenciais, já o município de Ribeirão Branco achou uma maneira mais própria para amenizar esse grande mal social. Através do Programa Habitacional “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Ribei-

rão Branco intermediou o cadastramento e a triagem para o financiamento de novas moradias na zona urbana e principalmente na zona rural, área onde o déficit é ainda maior. O grande diferencial é que foram em pontos estratégicos, as novas moradias foram erguidas nos lotes dos munícipes cadastrados, casebres de madeira e pau-a-pique deram lugar a moradias de alvenaria, com encanamento, água e esgoto, e energia elétrica.

Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Pardinho, Porangaba, Quadra, Santa Cruz do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarivaí, Tatuí e Torre de Pedra.

SERVIÇO 28 de maio - Itaberá Horários: 8h30 e 15h30 Local: Câmara Municipal de Itaberá (Rua Josefina Silva

Melo, 550) 30 de maio – Itaí Horário: 8h e 13h30 Local: Câmara Municipal de Itaí (Rua Tapy de Almeida, 625)

APIAÍ

Sessão Extraordinária aconteceu no sábado dia 24

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com estados, municípios, empresas e movimentos sociais, que beneficia famílias brasileiras que possuem renda bruta de até R$ 5.000,00. E que graças a essa relação de poderes independentes trabalhando juntos, muito mais famílias estão realizando o sonho da casa própria, mais renda para os trabalhadores e desenvolvimento para todo o Brasil.

No sábado dia 24 de abril aconteceu uma sessão extraordinária, às 08h00 para discussão e votação do Projeto de Lei n°119 de 2014, de autoria do Prefeito Municipal, que “Dispõe sobre a autorização legis-

lativa para a celebração de Convênio com o Departamento de Estrada de Rodagem -DER e dá outras providências” Estiveram presentes os vereadores: Presidente Samuel do PT, o 1º Secretário Marco

Chiodi, o 2º Secretário Maurício Stallmach, os vereadores Polaco Moura, João Paulo, Neguinho das Queimadas, Renato Coelho e Vanderlei. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

APIAÍ

Vanderlei postula construção de abrigo em ponto de táxi da Rua 1º de Maio APIAÍ

Neguinho solicita asfalto na Rua Hugo dos Santos em Araçaíba O vereador Marins Cruz dos Santos, Neguinho das Queimadas reivindica ao Prefeito Municipal obras de pavimentação asfáltica na Rua Hugo dos Santos, no distrito de Araçaíba, utilizando-se dos recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Leite, disponibilizada ao Município de Apiaí, no valor de R$ 295.300,00, obtido graças aos esforços da assessora do deputado e ex-prefeita de Barra do Chapéu, Maria Anunciata da Silva Leme.

“Com a disponibilização dos recursos obtidos por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 295.300,00, constante do Contrato nº 107858-21, contrapartida zero do Município, data da assinatura do contrato: 26/12/2013, entendemos que agora se propícia a obtenção do desejado melhoramento comunitário que consiste na pavimentação da aludida artéria, tão importante para o desenvolvimento do distrito de Araçaíba”, indica Neguinho das Queimadas.

O vereador Vanderlei Borges de Lima reivindicou ao Prefeito Municipal em determinar imediata construção de um abrigo no Ponto de Estacionamento de Táxi situado na Rua 1º de Maio, nesta cidade (proximidades do Hospital). “Uma cobertura para permanência dos taxistas e dos próprios usuários durante a espera é providência salutar à todos, além de poder servir de proteção. Os usuários de um modo geral ficam nos locais aguardando, bem como os condutores e sentem a falta de um abrigo especialmente nos dias chuvosos, quando sofrem a incidência desse efeito, sujeitando-se inclusive por força das intempéries, particularmente nesses períodos de elevados índices pluviométricos, bem ainda relacionase à doenças respiratórias.

Assim, atendendo a reivindicações dos condutores e dos usuários estamos pedindo a edificação de um abrigo no local acima indicado. Com a instalação

do abrigo, tanto os moradores e usuários seriam beneficiados, resguardando-os das variações climáticas”, esclarece Vanderlei.


06

28 de maio de 2014

APIAÍ

Elaborado o projeto que visa atender o Bairro Gurutubinha Recentemente, um comentário de que o Bairro Gurutubinha estaria sendo passado para o município de Itaoca chamou atenção, afinal, o mesmo pertence à Apiaí e está nas proximidades da divisa dos municípios. A origem do comentário se deu porque ao fazer o projeto para captar recursos e reconstruir o acesso ao bairro foi aproveitado o envio de documentos que visavam à mesma providência para Itaoca. Mas toda essa história não passou de um grande mal entendido por parte de quem ouviu como seria a montagem do pedido de verba para auxiliar o bairro e o município devastado pelas chuvas de janeiro, que provocara mais de 20 mortes e prejuízos em Itaoca. Residem no bairro que está situado a cinco quilômetros da sede do município, 19 famílias. No mês de janeiro precisaram ser retiradas de helicóptero, devido o estado em que ficou a única via de acesso a localidade. As chuvas acarretaram as famílias, que tiveram total apoio da Prefeitura de Apiaí e

da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valmor Pontes, o engenheiro civil José Januário Trannin, o técnico em agrimensura Francisco Ferrenha acompanharam o serviço de medição de área para finalizar o pro-

jeto que irão enviar à coordenação da defesa civil do Estado. Saindo da vicinal de Apiaí a Itaoca, após percorrer 2,5 quilômetros de estrada, chega até o local onde havia uma ponte de madeira, que foi arrastada pelas águas, resta uma pequena trilha margeando o rio que mu-

dou o seu leito. Após esse ponto, atravessando o rio, a estrada que sobrou precisa ser cascalhada, roçada. O córrego que passa pelo Gurutubinha teve o seu leito alterado, devido às rochas e pedras que vieram com as enchentes. Com apenas um veículo no

bairro, alimentos são transportados por animais. O estado de desolação das pessoas é muito grande. O fornecimento de energia para ser restaurado depende da recuperação de pelo menos 500 metros de estrada para colocação de postes, sendo possível encontrar próximo ao caminho que sobrou alguns metros de fiação. A água que era obtida a partir de uma fonte natural encontra-se amarelada e precisa de uma verificação quanto a possível contaminação por detritos. Doações de roupas e gêneros alimentícios continuam sendo necessários. Os moradores continuam sendo assistidos pela comissão da Defesa Civil de Apiaí que está buscando junto ao Estado a verba para construir o acesso, custo estimado a partir de observações, em R$ 2,2 milhões. O morador Teodoro Rodrigues de Lima, proprietário de uma área de terras no local há 25 anos, comentou sobre a situação encontrada no bairro Gurutubinha. “Acho prioritário o retorno do rio ao leito original e a construção da estrada

também, pois é o mais viável”. Opinião parecida com Everson, cujos avós residem no bairro. “Tem muita gente idosa, precisa arrumar a estrada, e a energia elétrica pode até esperar um pouco, urgente é a estrada e a ponte,” disse. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Valmor Pontes acompanhou as medições, e conjuntamente com o departamento de engenharia, elaborando as planilhas de custo para juntar ao processo cujo projeto dirigido pelo engenheiro Trannin está em fase de conclusão. O prefeito Ari Kinor e o coordenador da Defesa Civil de Apiaí, Gilberto Lisboa foram informados pelo coronel responsável pelo órgão no Estado, que chegando o projeto, o mesmo será encaminhando para o governador Geraldo Alckmin tomar as devidas providências. “Vamos ficar no aguardo de uma resposta positiva do governador para que essas ações possam ser executadas no bairro Gurutubinha”, disse o prefeito Ari Kinor.

Associação Comercial luta por um comércio forte em Apiaí

P

ensando no bem estar dos consumidores e no crescimento do comércio local a Associação Comercial de Apiaí, que engloba também as cidades vizinhas tem realizado diversas promoções e vantagens para o consumidor. Segundo o presidente da instituição Teodoro Ribeiro de Souza Junior, ainda falta muito tanto do poder público como do próprio comércio para que este progresso chegue mais rápido, porém a entidade tem feito o que pode para coroar este êxito. Confira a entrevista: IN – Qual a razão do sorteio de brindes pela ACIAI aqui na cidade de Apiaí? Teodoro – Foi a finalização de uma campanha da Associação Comercial com o comércio local e esses brindes foram doados para as mãe sorteadas que colocaram os seus cupons

nas urnas do comércio local de Apiaí? IN – Você conta com o aporte de pontos comercias de Ribeira, Iporanga e Itapirapuã Paulista?

Teodoro – A Associação Comercial de Apiaí é um pequeno tronco da nossa microrregião e quem quiser se associar nós temos essa ligação. IN – Quais são os benefícios que a Associação prevê para seus associados? Teodoro – Como todo órgão que associa várias pessoas, a Associação Comercial é um órgão que vai tentar pleitear benefícios para o comércio. Se um comerciante só for reivindicar alguma coisa com prefeitos e vereadores tem menos força do que com uma Associação. Se todos se unirem em prol de um comércio, uma cidade e uma região melhores a Associação é muito válida e é isso que nós prevemos para o comércio local. IN – Como presidente da Associação Comercial como você vê o comércio local e da micror-

região? Teodoro – Tem muito que fazer por parte de nosso governo e tem alguns ajustes por parte do próprio comércio. Hoje não só em Apiaí, mas em todo Brasil nós temos que passar por uma profissionalização mais refinada, porque o cliente está mais exigente. As informações estão muito rápidas e o bombardeio de consumo é muito

grande. O comércio tem que se preparar para isso, é isso o que a Associação pretende, profissionalizar o comércio através de cursos, palestras em parceria com o SEBRAE, e tentar fazer Apiaí melhor, com um comércio mais forte, que não tenha a necessidade do cliente de Apiaí ir buscar seu consumo em outra cidade e que tudo o que ele espere do comércio consiga

achar aqui. IN – Que recado o senhor deixa para população de Apiaí? Teodoro – Gostaria de agradecer a visita e o privilégio de me manifestar para um jornal de grande escalão da região. Que haja sempre esta parceria entre cidades, regiões e associações para sermos uma população cada vez mais unida e forte em prol de um bem maior.


07

28 de maio de 2014

APIAÍ

Municipalidade promove obras no Distrito de Encapoeirado Desde o início de maio, a equipe de conservação das estradas rurais da Secretaria Municipal de Obras está no Distrito de Encapoeirado situado a 13 quilômetros da sede do município. A equipe está realizando obras nas vias de acesso dos Bairros Córrego Fria, Gramado Acima e Fazenda Santa Rosa. Na lista de trabalhos a receberem as obras estão os Bairros Garcias e Ribeirão dos Pontes. Compareceu a equipe da garagem com cinco caminhões, três máquinas, rolo compactador, dez funcionários, fazendo os serviços de limpeza nas vias, cascalhamento, desobstrução e construção de bueiros para captação de águas pluviais. Também está previsto o acostamen-

to em frente à escola estadual, solicitação feita por pais e alunos que chegaram a ir à Câmara Municipal no mandato passado fazendo a reivindicação na tribuna. Verificando o andamento dos trabalhos coordenados por José Roberto, o prefeito Ari Kinor visitou o Bairro Fazenda Santa Rosa e observou as instalações da escola municipal, conversou com os alunos, professores e motoristas que fazem o transporte escolar sobre a situação das vias de acesso. Durante a execução dos serviços, o vice-prefeito Erisvaldo Café tem acompanhou o trabalho de manutenção das vias. Algumas ações foram solicitadas pela população do distrito, como o local para ônibus parar

em frente a escola estadual, pois sem esse espaço o ônibus para no meio da pista, causando situação de risco aos estudantes ao atravessarem, tornando-se mais preocupante com o aumento do trânsito entre a rodovia SP-249 e a vicinal Apiaí – Barra do Chapéu, devido a interdição de trechos da rodovia para construção do asfalto. Professores e alunos demonstravam contentamento com a reivindicação atendida. O vice-prefeito Erisvaldo Café comentou sobre as obras no distrito. “Estamos fazendo o possível para atender a todos e cumprir com o programa de governo que divulgamos, como o cuidado com os distritos e bairros da zona rural do município,”.

Marco Chiodi pede lajotamento Prefeitura de Apiaí promove curso de aplicação de vacinas em bovinos leiteiros em rua do Bairro CDHU O vereador Marco Antonio Chiodi pediu ao Prefeito Municipal o calçamento por meio de lajotas ou asfaltamento, da Rua José Rodrigues Silva, localizada no CDHU 2, numa extensão aproximada de 30 metros, nesta cidade. “Solicito sua atenção em

autorizar que a equipe responsável da Prefeitura proceda ao calçamento da mencionada rua, via pública que concentra mais ou menos 30 famílias. A rua encontra-se bastante deteriorada por falta de conservação adequada e em face de não contar com revestimento no seu

leito, situação agravada principalmente por causa das fortes chuvaradas que incidiram na região nos últimos tempos”, explica. A via é a única no local que não conta com pavimento no seu leito, entretanto, por constituir-se numa rua de curta extensão e integrar as demais vias de circulação, seu calçamento irá conferir um aspecto de melhor urbanização, além de não representar ônus significativos à municipalidade, pois é um trajeto de pequena extensão. “Nosso pedido, então, é que o Prefeito consiga a liberação de recursos financeiros suficientes para contemplar com a obra reivindicada, recursos com vistas à dotar a via pública de lajotamento ou faça por meio de recursos próprios diante do custo de pouca monta que a obra representa”, reivindica Marco Chiodi.

Renato Coelho reivindica recuperação do Atalho na Estrada Apiaí-Ribeira O vereador Renato Coelho indicou ao Prefeito Municipal em determinar ao setor competente, especialmente por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, a realização de serviços de recuperação, roçada e patrolamento, do trecho de cerca de 500 metros, conhecido como “atalho”, na estrada de Apiaí-Ribeira. “É um trecho curto em extensão, mas que facilita a vida do usuário da estrada, diminuindo a distância percorrida. O trecho em bom estado de conservação e com a necessária visibilidade, o que verifica mediante roçada das laterais, reduz significativamente a distância da rodovia, principalmente para os moradores dos bairros Mineiros e adjacências. Por isso, solicito a atenção do Prefeito em

viabilizar o atendimento do presente pleito, através de provi-

dências urgentes de recuperação do trajeto”, finaliza Renato.

Em parceria entre a Prefeitura de Apiaí, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Itapeva, ocorreu o curso sobre aplicação de medicamentos e vacinas em bovinos leiteiros. O instrutor da CATI, Francisco César de Moura e Silva discorreu sobre os mais variados assuntos. Temas como higienização e desinfecção de seringas, agulhas e pele dos animais; leitura e interpretação de bulas; métodos de contenção de bovinos leiteiros; conservação e armazenamento de vacinas; cálculo de peso corporal e dosagem de medicamentos; vias de administração de medicamentos e seus locais preferenciais para aplicação; calendário profilático; principais doenças dos bovinos leiteiros; prática de técnicas de contenção; prática de higienização e desinfecção de agulhas e seringas; prática de vacinação e prática de principais vias de aplicação de medicamentos.

O curso contou com a participação de 21 pessoas, dentre elas sete técnicos e 14 produtores rurais, com uma carga horária de oito horas. Com grande aproveitamento, interação e

cooperação este evento somou grandes ganhos a pecuária leiteira do município de Apiaí e será um suporte técnico a veterinária Andréia Silva, que coordenou o curso.

Tiago do Néio pleiteia reparos de bueiros no Jardim Sol Nascente O vereador Tiago Dobins da Cruz, Tiago do Néio, indicou ao Prefeito Municipal em determinar ao setor competente da municipalidade, serviços de reparos da galeria e de um bueiro localizado na Rua Profª Elisa dos Santos, Jardim Sol Nascente. “É necessário que se proceda a desobstrução do bueiro e reparos necessários, que por força do seu entupimento, abriu um buraco ao redor da boca de lobo, colocando os pedestres em perigo, suscetíveis de quedas em decorrência do buraco aberto e sem qualquer advertência para se evitar ocorrências indesejáveis. Essa situação gera inúmeros aborrecimentos e transtornos aos moradores,

para o que contamos com sua valiosa atenção em determinar

os serviços mencionados”, solicita Tiago.


08

28 de maio de 2014

NOVA CAMPINA

Programa Melhor Caminho recupera estrada vicinal Na manhã de quarta-feira (21), o prefeito Nilton Ferreira visitou as estradas que ligam os Bairros do Barreiro e Palmerinha à Nova Campina. Os bairros estão sendo beneficiados com o Programa Melhor Caminho, que foi um convênio assinado em parceria como Governo do Estado de São Paulo e o município de Nova Campina. Esse programa proporciona a recuperação das estradas e instalações de tubulações, caixas de inspeção para vazante de águas pluviais entre outros benefícios. Tem por objetivo a melhoria das estradas para o acesso de transportes dos munícipes e escoamento da produção agrícola. O Programa O Programa Melhor Caminho foi instituído pelo Decreto nº. 41.721 de 17 de abril de 1997,

destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do

Estado de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de es-

NOVA CAMPINA

Prefeito firma convênios com o Governo do Estado Na tarde de quinta-feira (22), o prefeito Nilton Ferreira esteve em São Paulo no Palácio dos Bandeirantes assinando mais dois convênios para o município de Nova Campina. Um dos convênios assinados trará mais um veículo para o Departamento Municipal de Saúde e o outro convênio assinado foi com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o qual possibilitará a manutenção da Lagoa. O chefe do Executivo ressalta que fica muito feliz e satisfeito com mais essas conquistas para o município e que novos benefícios serão trazidos para a população.

NOVA CAMPINA

Executivo anuncia a implantação do Cartão Alimentação Na noite de segunda-feira (19), o prefeito municipal Nilton Ferreira promoveu uma reunião com os comerciantes de Nova Campina, para anunciar a implantação do Cartão Alimentação para todos os funcionários públicos municipais. O prefeito agradece aos vereadores pela parceria e o empenho da aprovação da lei, que institui o Cartão Alimentação, que além de democratizar o poder de compra dos funcionários tem papel fundamental no desenvolvimento do comércio de Nova Campina. Estiveram presentes na reunião os vereadores, Ringo, Júni-

or da Itaoca, Nilcéia Cardoso, Mauricio Lazari e Marcelinho, a diretora de RH Gabrieli, diretor

de Tributos e Protocolo Felipe Moura e diretor de Gabinete Ary Russo.

tradas rurais de terra. A proposta do Programa Melhor Caminho é de interesse

social. Ela está respaldada pela Lei nº. 6171 de 04 de julho de 1988 e regulamentada pelo Decreto nº. 41.719, de 16 de abril de 1997, que dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo agrícola. Tem como objetivos: · Readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação do “greide estradal”, para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente; · Dotar os pontos de sangra da estrada (deságüe) de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático. · Melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a exe-

cução de revestimento primário. Benefícios: · Estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários; · Preservação dos recursos naturais – especialmente a água e o solo – reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d‘água. · Redução dos custos dos transportes dos insumos e da produção agrícola; · Redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada; · Promoção da melhoria da qualidade de vida da população da região beneficiada; · Transferência de tecnologias de conservação de estradas rurais de terra às administrações municipais por meio de treinamentos.

Campanha Ajude a Sofia Sofia nasceu com uma Síndrome rara, que impossibilita o funcionamento normal do intestino, chamada Síndrome de Berdon, a mesma necessita fazer uma cirurgia nos EUA, mas sua família é humilde e não tem condições de arcar com tratamento, que fica em torno de R$ 2,5 milhões. Um médico brasileiro, Dr. Rodrigo Viana, aceitou fazer o transplante gratuitamente, mas a família terá que arcar com as despesas hospitalares. O advogado Miguel Navarro, entrou com uma ação contra o SUS, mas ainda não obtivemos êxito, por isso venho implorar sua ajuda. Por favor, olhe para essa pequena com carinho e nos ajude. Sofia só quer ter uma vida normal. Pensando em alguma forma

de ajudar, criamos uma página no facebook, Ajude a Sofia, https://www.facebook.com/page s/A jud e- a-S ofi a/ 513024622149496?fref=ts , para pedir doações, mas não conseguimos, até o momento,

atingir o valor necessário. Sofia nunca mamou, devido sua síndrome e desde que nasceu, tem lutado para viver. Para qualquer doação, segue os links, lembrando, qualquer valor será bem vindo.

DEPÓSIT O BANCÁRIO BANCO DO BRASIL AGÊNCIA 0995- 4 CONTA CORRENTE 40.941-3 PATRÍCIA LACERDA DA SILVA ( TITULAR DA CONTA E MÃE DA SOFIA) CONTATO: pattylacerda86@hotmail.com (MÃE DA SOFIA) Ou keypol_s ouza@hotmail.c om (UMA MÃE DESESPERADA TENTANDO SALVAR ESSA PEQUENA ) http://w w w.caridadx.com.br/campaigns/ajude-a- sofia http:// w w w 10.v akinha.com.br/VaquinhaE.aspx ?e=251185 MATÉRIAS RELACIONADAS A PEQUENA SOFIA. http://entretenimento.r7.c om/hoje- em-dia/videos/justica- naoautor iza-viagem-aos- eua-para- bebe-f azer-transplante-raro/idmedia/534f e0f 50c f27e91a0e89c ab.html http:// m.g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/02/campanha- tenta-ajudar-c rianca- com-sindrome-r araconseguir-cirurgia.html http://w w w.cruzeirodosul.inf.br/materia/535409/campanha-arr ecada-doacoes-para-custear-c irurgia-de-bebe http://g1.globo.com/sao-paulo/s orocaba-jundiai/noticia/2014/04/medico-de-miami-aceita-fazer-c irurgia- de-bebe-c om-sindrome-rara.html http://w w w.gazetadev otorantim.com.br/notic ia/896-v amos-ajudara-sofia http://w w w.c bnfoz .com.br/editor ial/brasil/s%C3%A3o-paulo/22022014-94920-c ampanha-tenta- ajudarcrianca-com- sindrome-rara-a-conseguir-cirur gia http://w w w .oestesom.com.br/portal/s aude/quanto-mais-pertomais-esperanc a—diz-mae-de-bebe-c om-sindrome-rara http://w w w.correiodoestado.c om.br /noticias/famos ospedem- ajuda-para- bebe-com-doenca-rar a-em-redes- soc ia_213319/


09

28 de maio de 2014

Lideranças religiosas participam de seminário contra as drogas em Itapeva

Itapeva enfrenta a cidade sergipana de Itabaiana no Dia do Desafio

Evento apontou estratégias para a prevenção do uso de drogas através da capacitação de líderes religiosos

Competição acontece nesta quarta-feira, 28, e qualquer pessoa pode participar

A Secretaria Municipal de Defesa Social de Itapeva promoveu no dia 10 de maio o 1º Seminário Sobre Drogas voltado às lideranças religiosas do município. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Contra as Drogas (COMAD), Conselho de Pastores e a Pastoral da Sobriedade. Cerca de 100 líderes religiosos e representantes dos COMADs de outras cidades participaram do evento, que teve como objetivo discutir estratégias para atuar na prevenção do uso indevido de drogas através da capacitação de líderes religiosos. O Seminário contou com ainda com a presença da especialista em Intervenção na Dependência Química, Aracelli Pereira Mota Custódio, além do diretor do Centro Terapêutico Cristão Salva Vidas, pastor João Neto Ghirghi, que abordou a função social da igreja, e do coordenador diocesano da Pastoral da Sobriedade e Doze Passos da cidade de Itaí, Flávio Nogueira Leite. O evento ainda teve apresentações do grupo de dança “Fases”, do ministério Kyrios e dos residentes do Centro Terapêutico Cristão Salva Vidas, que apresentaram um número musical. No encerramento do Seminário, o secretário municipal de Defesa Social, Major Ivair Leo-

nardo Patriarca, afirmou que participação de todos os segmentos é necessária para que sociedade fique protegida das drogas. “O Plano Municipal de Enfrentamento do Uso Indevi-

do de Drogas nada mais é do que uma responsabilidade compartilhada, que se traduz nos esforços conjuntos entre o Poder Público, as entidades e a comunidade”, disse o secretário.

Nesta quarta-feira, 28, Itapeva estará mobilizada para enfrentar a cidade de Itabaiana, do Estado de Sergipe, no Dia do Desafio. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude, Esportes, Lazer e Eventos Especiais. Qualquer pessoa interessada pode participar e as atividades realizadas no período das 8h00 às 19h00 devem ser informadas à comissão organizadora pelos telefones 3522-3967 e 3521-7246 ou ainda pelo email eventos.esportes@itapeva.sp.gov.br.

O Dia do Desafio é uma competição saudável entre cidades do mundo inteiro, na qual a qualidade de vida e o bem-estar social são os maiores prêmios. O objetivo é estimular as pessoas para que interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem por pelo menos 15 minutos consecutivos qualquer tipo de atividade física. “Informamos também que poderá ser realizada alguma atividade social como visitas, arrecadação de alimentos ou agasalhos, que serão doados às entidades beneficentes”, informou o se-

cretário municipal de Esportes, Rogério Vieira Galvão (Papita). Ao registrar as atividades, é importante informar a ação realizada, o horário, o local, o responsável, telefone de contato e a quantidade de pessoas que participaram. “Cabe ressaltar que todas as atividades realizadas desde 0h00 até as 21h00 do dia 28 de maio poderão ser computadas”, acrescentou o secretário. “Esta informação é de suma importância, pois é a comprovação da participação da comunidade itapevense no Dia do Desafio”, finalizou.

Começa construção de rotatória no Engenho Velho O trabalho para corrigir a curva no quilômetro 74 da Rodovia SP 249, em Itapeva, e implantar a rotatória de acesso ao bairro rural Engenho Velho é executado pela empresa TCL Tecnologia e Construções Ltda. A firma vencedora da licitação é a mesma que realiza a pavimentação do trecho um, da mesma rodovia, entre Apiaí e Ribeirão Branco. O empreendimento é resul-

tado de um pedido feito pelos moradores do bairro ao deputado estadual Dr. Ulysses (PV) que levou a demanda, pessoalmente, ao DER, em abril de 2013. “É com satisfação que vemos o início da obra que os moradores do Engenho Velho aguardavam há mais de 20 anos. A rotatória dará mais segurança a todos que precisam usar a estrada. Aproveito também para agradecer ao superintendente do

DER, Clodoaldo Pelissioni; e ao diretor regional da região 2 do DER, em Itapetininga, Alfredo Moreira de Souza Neto; pelo empenho e dedicação com que trataram esse e outros pedidos que encaminhamos ao órgão. Muito obrigado”, declarou Dr. Ulysses. O investimento do Departamento de Estradas de Rodagem é de R$ 475 mil e a expectativa é que a obra seja concluída em outubro deste ano.


10

28 de maio de 2014

João Fadel prestigia desfile cívico em Ribeirão Grande A convite do vice-prefeito Antônio Carlos Ganso, Fadel acompanhou as apresentações artísticas e culturais e conversou com lideranças políticas e comunitárias O empresário e coordenador regional do Solidariedade, João Fadel, participou no último dia

19, do desfile cívico em comemoração ao aniversário de 22 anos do município de Ribeirão

Grande. A convite do vice-prefeito Antônio Carlos Ganso, Fadel acompanhou as apresentações artísticas e culturais das escolas estaduais, municipais e de diversas entidades, associações e grupos organizados do município. O desfile foi realizado ao lado da Praça Bom Jesus e aproveitando a ocasião, João Fadel cumprimentou e conversou com lideranças e moradores e saboreou uma das culinárias tradicionais da cidade, o bolinho de frango. “Não poderia vir para Ribeirão Grande e deixar de experimentar o tradicional bolinho de frango preparado na hora”, brincou. Fadel também elogiou as apresentações culturais e o empenho das educadoras na organização. “Desfile Cívico e um dos eventos mais tradicionais do interior do Estado de São Paulo e exige empenho e dedicação na organização e as educadoras de Ribeirão Grande estão de parabéns pelos detalhes e preparação dos alunos. É uma festa que envolve alunos, professores e família. Essa integração é muito importante”, falou.

O coordenador do Solidariedade ainda ressaltou o desempenho das bandas marciais de Guapiara, Ribeirão Grande, Cesário Lange e Itararé. “Nada mais bonito e gostoso de comemorar um aniversário da cidade vendo as bandas se apresentando. Cada uma no seu estilo e

com coreografias e repertórios diferentes, mas todas com ótima sincronização e boas músicas para os ouvidos”, comentou. Em contato com as lideranças políticas e comunitárias de Ribeirão Grande, João Fadel reafirmou compromisso em orga-

nizar o Solidariedade no município e trabalhar junto às bancadas do partido para trazer novos investimentos públicos. “O Solidariedade está crescendo em todo o Estado de São Paulo e por isso, precisamos fortalecê-lo no Sudoeste Paulista e em Ribeirão Grande”, pontuou. (AI)

CAPÃO BONITO

Mais quatro famílias recebem moradias no Jardim Boa Esperança Mais quatro famílias receberam as chaves de suas novas moradias no Jardim Boa Esperança na última sexta-feira (23). A entrega das casas aconteceu na sede da AMABE (Associação dos Moradores do Bairro Boa Esperança) e contou com as

presenças do prefeito Julio Fernando, do vice Marco Citadini, dos vereadores Carlos Chaves e Paulo Cecap, além de representantes da CDHU, da AMABE, famílias beneficiadas, o coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assis-

tência Social) - Juliano Venturelli e assessores da Secretaria Municipal de Planejamento. Falando em nome dos moradores do Bairro, Cristiano Ferreira, voltou a destacar a eficiência administrativa e investimentos dos governos municipal e estadual no Bairro, que contribuíram para mudar completamente a realidade do local. Os vereadores Carlos Chaves e Paulo Cecap também ressaltaram os projetos e ações realizados em outros bairros do município. “A cada projeto concluído a certeza que fica é de que avançamos mais em qualidade de vida. O Boa Esperança, o Nova Capão Bonito e outros bairros são grandes exemplos disso”, afirmaram Carlos Chaves e Paulo Cecap. O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini também

enalteceram o trabalho e anunciaram uma nova etapa da política habitacional da cidade, com a construção de mais 26 casas

no Boa Esperança (terceira etapa) e 266 na Vila Maria, com recursos do governo estadual. “As obras já foram licitadas

e começarão em breve. Queremos zerar o déficit habitacional no município”, destacaram prefeito e vice.

Prefeitura licitará construção da UBS da Vila Maria no próximo mês Projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento está orçado em mais de R$ 634 mil O prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini anunciaram na semana passada o processo licitatório de mais uma importante obra na Vila Maria, que está ganhando uma creche de alto padrão e terá em breve o início das 266 moradias do novo Conjunto Habitacional da CDHU, com investimentos de mais de R$ 19 milhões. No próximo dia 12 de junho está agendada a definição da tomada de preço nº. 23/20014 (edital já publicado na Imprensa Oficial), para contratação de empresa para construção da Unidade Básica de Saúde do bairro.

A unidade será estratégica e atenderá moradores da Vila Maria, São Judas e também Jar-

dim Boa Esperança. Os recursos são federais com contrapartida da prefeitura.

Segundo informações da Secretaria de Planejamento, responsável pelo projeto, a obra

está orçada em R$ 634.639,21, sendo que o valor de R$ 409.000,00 de responsabilidade do Ministério da Saúde, e o valor de R$ 225.639,21 de responsabilidade da Prefeitura. O projeto elaborado pela arquiteta Renata Venturelli prevê um equipamento público de saúde com toda a comodidade para proporcionar atendimento de qualidade. Segundo o prefeito Julio Fernando, o projeto também faz parte do Programa de Expansão e Estruturação das Unidades Básica de Saúde que já viabilizou obras com recursos fede-

rais no Centro de Saúde I (em andamento), construção da UBS da Vila Aparecida (inaugurada no dia 14 de março), reforma e ampliação da UBS do Distrito do Turvo dos Almeidas (já inaugurada) e ainda projeto de construção da nova Unidade Básica de Saúde da Vila São Paulo, que aguarda liberação de recursos do governo estadual e que tem previsão de investimento de mais de R$ 1,5 milhão. “Queremos um atendimento público de saúde com estrutura e padrão particular no município”, ressaltou o prefeito, que aprovou o projeto.


11

28 de maio de 2014

CAPÃO BONITO

Área do novo Distrito Industrial está sendo limpa Começou nesta semana os trabalhos de limpeza da área onde será instalada a nova Zona Industrial de Capão Bonito, às margens da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127). Através de uma parceria com uma empresa terceirizada da Fibria foram disponibilizadas duas retroescavadeiras hidráulicas para retirada de tocos de eucalipto e retirada de vegetação rasteira no local.

É o primeiro passo para se levara infraestrutura a área. Durante a semana o vice-prefeito Marco Citadini, coordenador do projeto de implantação do novo distrito, acompanhado dos secretários Mario Milani (Governo), José Toshio Saito (Administração, Indústria e Comércio) e Dirceu Abreu Pedroso (Obras) estiveram acompanhando os trabalhos. Segundo o vice-prefeito, o

objetivo e limpar toda a área para que sejam iniciados os trabalhos de terraplenagem no local. “É um projeto importantíssimo para o futuro de Capão Bonito. Estamos avançando na parte burocrática. O objetivo não é só criar um novo distrito, mas sim dotá-lo de infraestrutura para receber novas empresas e evitar erros cometidos no Distrito I”, frisou o vice-prefeito Marco Citadini. De acordo com os secretários Mario Milani, José Saito e Dirceu Pedroso, a área deverá ter áreas divididas, receber guias, energia elétrica. Projetos voltados ao saneamento também já estão sendo elaborados, visando garantir tanto água trata como esgoto. Além de ações para o novo Distrito, a Prefeitura de Capão Bonito também não desistiu de concretizar a legalização e pagamento do precatório do Distrito I “Abib Elias Daniel”. A Prefeitura fará uma nova investida jurídica para finalizar

Prefeito assina convênios para construção de quadra na Vila São Paulo e calçamento no Ana Benta O prefeito Julio Fernando garantiu novos investimentos para o município assinando mais dois importantes convênios na última quinta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes. Os convênios, frutos de emendas parlamentares do deputado estadual Edson Giriboni (PV), possibilitarão a construção de uma quadra poliesportiva multiuso na Vila São Paulo e calçamento no bairro rural Ana Benta, atendendo pedido do vereador Nino Nunes (PTB). Segundo o vereador Nino Nunes, o calçamento das ruas internas do Ana Benta vai facilitar o trânsito dos moradores. “Somo gratos pelo empenho do prefeito Julio Fernando, do vice Marco Citadini e do deputado Giriboni que entenderam a importância deste investimento que era esperado há muito anos pelos moradores”, destacou o vereador. O deputado Edson Giriboni, voltou a elogiar as ações e aplicação de recursos públicos em Capão Bonito. “Em Capão Bonito, o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini tem feito um trabalho formidável na zona rural e vamos continuar apoiando essas ações que contribuem para fixar o ho-

mem no campo. Recurso liberado para Capão Bonito é sinônimo de mais qualidade para quem mais precisa do Poder Público”, alegou o Giriboni, durante a assinatura do convênio pelo prefeito Julio Fernando. Segundo a assessoria do Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin assinou 2.169 convênios com 577 municípios e 278 instituições estaduais. “Estamos firmando esses convênios com o intuito de melhorar a vida da população. Eles são fruto de um trabalho coletivo que envolveu Estado, prefeituras, assembleia legislativa, deputados federais e esta-

duais” declarou o governador. Ao todo, serão investidos R$ 606.341 milhões por meio das secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, Casa Militar, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Direitos da Pessoa com Deficiência, Esporte Lazer e Juventude, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Saneamento e Recursos Hídricos, Gestão Pública, Logística e Transportes, Saúde e Turismo. “Todas as obras serão realizadas pelas respectivas prefeituras”, declarou Alckmin. Dentre os convênios firmados, 112 terão recursos destinados à construção de Creche Escola, além de construção, reforma ou adequação de quadras esportivas de 93 municípios. O total investido será de mais de R$ 124 milhões. Os demais convênios envolvem desde a construção de ponte, novas unidades habitacionais, equipamentos para cultura, aquisições de caminhões pipa e de coleta seletiva, entre outros. Desde o inicio do ano foram assinados 3.844 convênios, totalizando mais de R$ 1,3 bilhão em recursos transferidos diretamente aos municípios e entidades.

o processo de pagamento do precatório da área que também é considerada fundamental para conceder escrituras às empresas instaladas e também definir um plano de investimentos para o local.

“Apesar de ainda não conseguirmos concretizar a legalização do Distrito I, devido uma decisão da Justiça local que não homologou o acordo firmado com os herdeiros da área, conseguimos recentemente um

avanço importante no sentido de levar esgoto ao Distrito. Para isso foi construída uma elevatória de esgoto pela Sabesp, que já está beneficiando empresas instaladas”, acrescentou Marco Citadini.

Arrastão da solidariedade mobiliza cidade neste sábado A Prefeitura de Capão Bonito, através do Fundo Social de Solidariedade e Secretarias Municipais, realiza neste sábado (31), a partir das 8 horas, o arrastão da solidariedade. É a edição 2014 de doações para Campanha do Agasalho, lançada em São Paulo, pelo Governo do Estado “Roupa boa a gente doa”. A campanha continua focada na qualidade do material arrecadado e não na quantidade, estimulando a doação de peças em bom estado. O arrastão terá a parceria da empresa Fibria, Correios, Supermercados Super G e Cofesa, Sabesp, CCR SPVias, CASE (ProJovem), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) , CREAS e Casa do Adolescente.

“Quem precisa tem pressa. Estamos nos preparando para o inverno e por isso iremos agilizar a entrega das doações”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social Regina Claudia Gonçalves Faia Dias. Mutirão de Costura - O Fun-

do Social de Capão Bonito também prosseguindo com o Mutirão de Costura neste mês, entregando agasalhos para vários bairros rurais. O resultado tem sido muito positivo e moradores de diversos bairros rurais elogiaram a iniciativa.

COMUNICADO ACooperativa de Produção Agropecuária Vó Aparecida Ltda - COPAVA CNPJ: 74.444.258/0001-13, Ins.Est. 365.064.432.111, localizada na Agrovila III, Bairro Engenheiro Maia, CEP:18.440-000, Itaberá-SP. COMUNICA que efetuará: 1° Contratação de empresa para construção civil de uma unidade de beneficiamento de cereais (construção de uma base Balança Rodoviária com cabine e escritório, 2 base silo armazenador, 1 base silo pulmão, 1 base silo expedição, moega, barracão das maquinas e sala do painel de comando, base pré limpeza, três poços para Elevador, base para secador e fornalha, pontos de estaiamento, toda parte elétrica e hidráulica. 2°Aquisição dos seguintes equipamentos; 1 Balança rodoviária 100 ton de 25 metros, 1 Empacotamento de feijão com seus acessórios, fabrica de ração ( 3 silo de 1,5 Ton., 1 balança caçamba de 1 Ton., 1 moinho triturador n° 4, 1 misturador vertical 1 ton., 4 rosca transportadora tipo chupim, toda canalização e acessórios). Com apoio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria deAgricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Microbacias II –Acesso ao Mercado, com o objetivo de apoiar organizações de produtores rurais e familiares no acesso ao mercado. O período para envio de propostas/ orçamentos é de 28.05.2014 à 04.05.2014 às 08:00 hs. Abertura dia 04/06/2014, ás 10:00 horas. As propostas poderão ser entregues por: Correio eletrônico admcopava@yahoo.com.br ou envelope a ser entregues no endereço: Agrovila III, Bairro Engenheiro Maia, CEP:18.440-000, Itaberá-SP. As informações e orientações necessárias poderão ser obtidas na íntegra à organização, telefone (15) 99806-9720. Jordelio Carva lho dos Santos Pr esidente


12

28 de maio de 2014

PATEM financia estudos técnicos em quatro municípios Capão Bonito terá levantamento, mapeamento e soluções para problemas em áreas de risco O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves, assinou no dia 22, parcerias com as Prefeituras de Capão Bonito, Capivari, Ibirarema e Ituverava para elaboração de laudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O evento contou com as presenças dos prefeitos de cada cidade, vereadores e assessores. Os trabalhos vão apontar diagnósticos de problemas nos municípios, como áreas de risco, locais contaminados, processos erosivos, além de estudo para desenvolvimento socioeconômico, que visa atrair investimentos. Por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (PATEM), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) irá destinar a maior parte dos recursos que vão custear os projetos. No caso das quatro cidades, o investimento soma mais de R$ 1,2 milhão. A pasta será responsável pelo aporte de R$ 1.048.315,19 e as prefeituras destinarão a contrapartida de R$ 152.735,17. Confira a seguir quais serviços serão prestados em Capão Bonito: Levantamento, mapeamento e soluções para problemas em áreas de risco dos bairros de Nova Capão Bonito, São Judas Tadeu, Vila Aparecida e Jardim Vale Verde. · Investimento do Estado: R$ 216.653,24 · Contrapartida da prefeitura: R$ 27.535,06 · Valor total: R$ 244.11,30

com Capão Bonito”, alegou o prefeito. Os técnicos do IPT visitam o município para levantar as informações necessárias para produção do diagnóstico, apontando problemas e as medidas necessárias para solucioná-los. O programa não repassa recursos para a realização de obras. Mais informações na Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo telefone (11) 3218-5735 / 5734. · Prazo para execução: 12 meses O programa financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para obtenção de laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais. O trabalho executado pelo PATEM abrange as seguintes áreas: uso do solo, recursos minerais e água subterrânea, infraestrutura pública, distri-

tos industriais e de serviços, e dinâmica socioeconômica municipal. Segundo o prefeito Julio Fernando, Quando o município tem um problema que necessita de avaliação técnica do IPT, a prefeitura envia ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) relatando o tipo de situação a ser examinada. “Se a solicitação atender às exigências do PATEM, Prefeitura e Secretaria celebram o convênio. Foi isso que aconteceu

Jornal Itararé News / Regional - Edição 70  

www.jornalitanews.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you