Page 1


Chegamos a nossa última edição de 2016, um ano histórico, seja na economia, na política, no social, e porque não dizer, para a arquitetura? Ao longo destes meses, a Revista LAR acompanhou inúmeros fatos que marcaram o design, expostos nas grandes mostras de arquitetura e decoração do País e do mundo, como o estilo que sai das indústrias e invade o cenário décor. Além disso, também escrevemos nossa própria história. Neste dezembro celebramos dois anos de criação e de lá para cá, os motivos são inúmeros para agradecer. Por isso, desenvolvemos uma edição repleta de novidades e conteúdo para que 2017 seja ainda melhor que este ano que termina. Nesta sexta edição trouxemos o resgate do retrô, um estilo que tem permanecido temporada após temporada. Além disso, o conceito multicultural também aparece em grande destaque para que você possa se inspirar e começar um ano novo repleto de boas energias. E, se no Brasil é a época de celebrar a chegada do verão, trouxemos dicas para que tuas férias possam ser em grande estilo na mágica Cancún, o paraíso mexicano. Seguimos nossa parceria com a Casa Cor e retratamos ambientes inspiradores, criados com as mais novas técnicas e tendências do mercado. Em síntese, esta edição celebra 2016 como um todo em um verdadeiro mix de propostas que marcaram o cenário da arquitetura neste ano. Por fim, desejamos boa leitura e que 2017 seja inspirador. Nosso muito obrigado!

Capa: Misael Plens . Linha Editorial: Renan Corteze . Comercialização: Marília Salvadori . Edição: Weslle Montanher . Vitor Rosalem . Jornalista Entrevistadora: Eliza Bondezan . Designer Gráfico: Renan Corteze . Fernando Tommaselli . Foto: JR. Gondo . Rodrigo Rocth . Júlia Ribeiro . Assessoria e Produção parcial de moda: Oliv . Assessor Gráfico: Marcelo Stefanini . Gestão de Equipe: Bruno Vallino . Revisão Textual: Vitor Rosalem . Bruno Vallino . Produção Gráfica: Cipola . Colunista Convidada: Fernanda Sousa. Retouching de Capa: Doctor Raw . Retouching Parcial . Look Misael Plens: Luna Viccenza

Dados Técnicos - Periodicidade: quadrimestral . Ano 02 - Edição 06. Novembro de 2016 Contato: 44. 99717 4558 . atendimento@revistalar.com.br . www.revistalar.com.br As informações veiculadas nas publicidades, não necessariamente refletem a opinião da revista. São responsabilidades parciais de seus anúnciantes. Proibida a reprodução sem autorização.


DESIGN, SOFISTICAÇÃO E BOM GOSTO COM AS PEÇAS EXCLUSIVAS DA IMPERADOR MOBILIÁRIO, OS AMBIENTES DA SUA CASA FICAM SEMPRE MAIS ENVOLVENTES

/ImperadorMobiliario

(44) 9831-0708

(44) 3019-5657

AV. GOIÁS, 930 - CIANORTE PR


EXPO REVESTIR 2017 Conhecida como a Fashion Week da Arquitetura e Construção, a Expo Revestir 2017, que acontece entre os dias 7 e 10 de março é um evento que já está em sua 15ª edição, apostando em criatividade, design e inovação. Completamente voltado para o segmento de revestimento e acabamento, a feira é um dos maiores encontros da América Latina entre arquitetos, designers de interiores, engenheiros, construtores, revendedores e profissionais do comércio internacional.

INSPIRAÇÃO DA VINCI Criada pela jovem designer alemã Clara Schweers, a cadeira Saitens exibe um desenho simples e minimalista, porém, marcante. Trata-se de uma espécie de namoradeira, com dois lugares, desenvolvida com base em uma série de estudos de Leonardo da Vinci sobre imagens de raios de sol brilhando em um espelho parabólico. O resultado é uma peça conceitual e leve, que investiga a comunicação humana entre dois amigos ou entre estranhos, já que o móvel posiciona os usuários frontalmente, mas sem contato físico. Saitens é formada por dois assentos idênticos conectados por uma única peça de aço sinuosa, recoberta por uma rede feita de linha de pesca, um material bastante resistente.

A MAIS BELA DO MUNDO A poucas semanas do Congresso Nacional de Arquitetura que acontece em Brasília, a Capital Federal do Brasil recebeu um título inédito em 2016. Um dos pontos turísticos mais lindos de Brasília, a Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, possui uma arquitetura bastante peculiar que embeleza as águas do Lago Paranoá - característica que, na opinião da Engineering Society of the State of Pennsylvania (Sociedade de Engenharia do Estado da Pensilvânia), nos Estados Unidos, a elege como a ponte mais bonita do planeta. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Alexandre Chan, em homenagem ao progenitor da cidade federal.


Cores primárias e formas retangulares delimitadas por grossas linhas pretas são marcas registradas de Piet Mondrian, personagem principal da exposição Mondrian e o movimento De Stijl, que já passou por São Paulo e agora está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. A exposição com cerca de 100 obras — 30 das quais de Mondrian — compõe o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil.A cura, organizada pela Art Unlimited e patrocinada pelo Banco do Brasil, com apoio da One Health e do Banco Votorantim, ficará aberta ao público até 09 de Janeiro de 2017. Uma dica para quem passar pela Cidade Maravilhosa durante este fim de ano.

FOTOS: Divulgação

CASA COR SANTA CATARINA Segue até o dia 4 de dezembro a edição 2016 da Casa Cor, em Santa Catarina. O evento que mais uma vez celebrou o design paranaense, agora traduz a genialidade do estado em vizinho na arquitetura e interiores. A mostra é uma excelente opção para quem estiver em viagem ao litoral catarinense durante este início de temporada, e acontece na Casa Doutor Oswaldo Cabral, no centro de Florianópolis.


         


Mesa de Centro Native -Galeria das Lonas

A trend da estação traz vida e cor, o estilo multicultural misturas tramas, cores e composições excêntricas. Surge da mistura de culturas e etnias, ousar é permitido, porém manter a harmonia e uma paleta de cores que combinem entre si é fundamental para não se perder desse tipo de decór, que não necessariamente pertence a um só estilo, mas com influências que podem vir de todo canto do mundo. A Revista LAR separou algumas peças curingas para que você não fique de fora.

Potiche Omotesando Bmabu – Galeria das Lonas

Tapete feito à mão - HEX HEX

Almofada Taly Material: linho

Vaso Blue Kanji Galeria das Lonas Coleção Blue Kanji


Garden Seat Osaka – ELEGANCY DESIGN

Cadeira de área externa Sunny- Moroso Banqueta Dinda Material: madeira com junco

Almofada Kiara Material: algodão com bordado


Para o belo, não ter regra é a regra para uma tendência que torna-se cada vez mais comum: a mistura de estilos que muitas vezes são bem diferentes. Tijolos aparentes fazem contraste com a suavidade dos tapetes que por sua vez se harmonizam com as cores dos pendentes e armários retrô, traduzindo a autenticidade que o ambiente requer.


A luminosidade natural da sala evidencia ainda mais os elementos neutros. A cozinha, (na página ao lado) o espaço mais democrático do apê, foi projetada seguindo a mesma linha de misturas: ladrilhos retrô que ganharam mais vida com suas cores respondendo às exigências dos armários junto à funcionalidade dos utensílios domésticos.


inda falando em cores, as utilizadas no aparador, além de delimitar o ambiente, reafirmam a proposta viva num ambiente mais clean. O frigobar em design vintage se une à parede de cobogó e traça a brasilidade do espaço, unindo passado, presente e futuro em um só estilo. O projeto é um verdadeiro reflexo da sociedade que vive a junção de diversos momentos para construir uma nova era.


A maior demonstração de contemporaneidade no projeto é o quarto. Leveza e conforto são remetidos por meio da luz. Repare que a regra do menos é mais se aplica muito bem no espaço, que contrasta com a decoração dos demais ambientes - onde construção multicolor é enfática - mas não deixa de expressar harmonia e aconchego. Se o objetivo é refletir o estilo de vida da sociedade contemporânea, a designer Marina La-gatta conseguiu demonstrar que é possível administrar inúmeras informações em uma só ideia.


Ser IDEAL é poder contar com garantia de satisfação em cada detalhe. Somos uma empresa que preza pela inovação, produtos de alta durabilidade, acabamento impecável e primor para o seu projeto.


Oferecer um ambiente de trabalho gostoso dentro de casa. Essa é a proposta que a designer de interiores Larissa Gomes apresenta como alternativa para conciliar um bom andamento do trabalho e um ótimo conforto do lar. A rotina cada vez mais agitada da mulher moderna serviu de inspiração para o ambiente projetado atendendo, e muito, o que essas profissionais cada vez mais exigentes buscam. Aconchego e funcionalidade foram premissas fundamentais no projeto. E para isso, Larissa não economizou na escolha de materiais nobres e exclusivos para compor todo o cenário. As cores, ainda que minimamente trabalhadas, também tiveram uma harmoniosa participação, quebrando aquele ar mais sério, trazendo leveza ao escritório.


ideia foi seguir uma pluralidade de tendências, cores, texturas e arte. Todos estes elementos juntos deram o ar de contemporaneidade, sofisticação e exclusividade ao projeto. A aposta no mármore branco serviu de base para o restante do ambiente, seguido pelos materiais nobres e madeiras importadas, cuja escolha foi a nogueira, de origem americana muito bemvinda quando se pede um espaço requintado, resistindo a qualquer moda atual. “Fiz questão de trabalhar com elementos atemporais e milenares. O modismo passa muito rápido e, muitas vezes, o cliente faz um investimento alto para que seu espaço corra o risco de ficar demodê. Este ambiente poderia durar mil anos, pois ainda assim permaneceria sempre atual”, explica a designer sobre suas escolhas.


Com toda essa harmonia, o resultado é mais do que um espaço funcional para trabalho, beirando um ótimo local para estar sem necessariamente utilizando como ambiente profissional. Muito além do básico, a sofisticação fez toda diferença por aqui.

LARISSA GOMES DESIGNER DE INTERIORES


CESTAS . ÁRVORES . GUIRLANDAS E ARRANJOS PERSONALIZADOS


O ambiente do escritório INJY ID, composto pela arquiteta Indiara Daros Barbieri e o designer Bruno Barbieri, propõe uma temática diferente. O lounge exposto na Casa Cor Paraná foi uma prévia da edição de Santa Catarina que segue até dezembro. Os profissionais catarinenses representaram de forma despretensiosa o lifestyle e o high décor com uma pegada jovem e cosmopolita com o DNA do escritório, trazendo para o público uma visão diferente sobre o estado vizinho. A maior parte dos materiais que estão no espaço foi trazida de Santa Catarina. Como a porta do lounge que recepciona o público. Ela foi revestida de linho ameixa fornecido pela Spengler Decor, de Balneário Camboriú, com capitonê e tem puxador bronze, que são características clássicas, que se contrapõem com o restante do conjunto cosmopolita. A parede onde está aplicado o nome do espaço foi revestida com porcelanato da marca italiana Lamborghini Tiles Styles na padronagem Le MansAcciaio, que lembra um papel de parede.


O maior destaque é a tela do artista plástico Julian Gallasch, de Blumenau, que desponta no mercado internacional com a sua arte autoral, jovem e de vanguarda. A Casa Cor Santa Catarina acontece em Florianópolis de 23 de outubro a 4 de dezembro e, em Balneário Camboriú, de 2 de abril e 14 de maio de 2017.

Um grande prisma rouba a atenção de quem visita o espaço. Ele foi feito com painéis de MDF que valoriza o contraste entre as padronagens melamínicas (BP) Bianco Nebbia e NeroTrama (lançamento - texturizada). Outro detalhe ao lado do prisma é a persiana Parametre Quad Branca da Hunter Douglas. O nicho do lounge foi todo revestido em madeira natural e recebeu oito camadas de verniz, com aplicação de óxido de alumínio em uma delas, o que proporciona alta resistência e um brilho especial, além de deixá-lo mais protegido. A árvore de ficus dá vida e charme ao cantinho.


Lugar de bons momentos em família e amigos, a cozinha é sem dúvida o espaço mais democrático de qualquer residência e sempre merece um projeto especial. As planejadas são as queridinhas da vez quando se busca por organização e otimização dos espaços. Vale a pena investir em móveis e utensílios minimamente pensados, que além da funcionalidade, podem esbanjar cores e texturas que vão além do tradicional, afinal todo paladar merece uma boa dose de ousadia.


Rap Arquitetura FOTOS: Júlia Ribeiro


De antemão, o que podemos destacar são as cozinhas monocromáticas com alguns detalhes de cor que dão vida e aconchego ao todo. Claro que estas cores dependem muito do gosto de cada um, mesmo que uma tendência seja referência. Na verdade, a única regra é a sua vontade aliada a funcionalidade, fórmula que sempre dá certo. Alguns traços retrô misturados com um olhar mais atual dão um aspecto bem interessante ao espaço. Ainda que minimamente atrelado ao projeto, eles dão seu toque harmonioso ao ambiente. Também não há regra, inspiradas nas décadas de 50, 60, 70 e 80, as cozinhas vintage mostram sua autenticidade utilizando móveis e eletrodomésticos mais antigos. Um perfeito casamento que só agrega e aumenta ainda mais a personalidade de quem ali mora.


Aos poucos, o termo multifuncionalidade toma conta do cenário gourmet. São aquelas cozinhas que vão além do funcional: contam com eletrodomésticos e móveis multiusos. Ocupando menos espaço, os aparelhos e objetos são muito versáteis, permitindo realizar várias funções em um único acessório. Um prato perfeito para quem ama praticidade. ‘‘As bancadas em pedras naturais ou industrializadas permitem escolhas de novas cores que conferem diferentes sensações nos ambientes. A iluminação artificial pode ser distribuída em vários locais, evidenciando áreas de trabalho como o fogão e bancadas de preparação de alimentos. É a chamada iluminação funcional, diferente da decorativa’’ afirma os Arquitetos Valéria Tramontini e Alberto Scoparo da Tramontini Arquitetura.


Segundo os arquitetos Alberto e Valéria: as cozinhas contemporâneas tem possibilidade de variação de materiais, cores e texturas. Paredes não precisam mais de azulejos. Para variar, a opção por pinturas especiais laváveis ou revestimentos maiores em placas. As bancadas são alternativas para refeições rápidas, pois oferecem praticidade mesmo em pequenas dimensões. A setorização do ambiente é a praticidade de colocar cada função de trabalho em local específico. Nas cozinhas, setorizar os espaços é uma maneira de favorecer a execução das funções de trabalho como cozinhar e preparar alimentos, lavar utensílios, etc. É um aspecto muito útil na organização do ambiente. A localização estratégica dos armários segundo a função de cada setor é outro fator importante. proporcionando funcionalidade e rapidez em todas as tarefas. Bancadas intercalando armários superiores e inferiores é uma alternativa bastante prática.


A vida merece conforto e qualidade na medida certa. A Pádua Cozinhas e Armários oferece a você modernidade e requinte que vão muito além de uma simples cozinha.


A tão desejada cozinha dos sonhos permite liberdade na hora de escolher seus acessórios devido à variedade de produtos que se deve ter no ambiente. Por ser um espaço de uso comum, a praticidade atrelada ao design são perfeitos para a fraternização familiar. A Revista LAR trouxe peças com super trend que continuam nesta estação: o retrô, que por sua vez oferece cores e formas características que não passam despercebidas.

Pendente Mix Metal - Trans-Elétrica

Mesa de jantar 1600- DIOUDI Linha Happy

Banqueta Tolix – Elegancy Design

Valkyrie Misturador Monocomando Gourmet de mesa Linha Valkyrie


Bandeja decorativaWOOD PRIME

ArmárioWood Prime

Poltrona La Vida- Galeria das Lonas -Estrutura em alumínio

Buffet com gavetas Vintage WOOD PRIME


MISAEL PLENS

A única coisa que se exige de quem busca por decoração é que se reflita sua essência. Existem ótimos profissionais a fim de colocar em prática o que de mais agradável, funcional e bonito está no mercado. É esse profissional que nos faz ter a casa dos nossos sonhos. Misael Plens conversou com a gente e ilustra a capa desta edição. Nascido e criado em Cianorte, o profissional teve os primeiros contatos com a decoração desde muito cedo. Aos doze anos, instalava cortinas, persianas, papéis de parede, além de montar e entregar móveis. Nessa época, Misael já era cercado de ótimos profissionais, coisa que, segundo ele, colaborou e muito para o que é hoje. “Fui conhecendo a decoração de uma maneira mais profunda, pois a prática me inseriu neste mundo do design sem que eu percebesse, pois pude entender e perceber o que as pessoas buscavam para seus lares e como isso mexia com o imaginário delas”, lembra.Tomado por essa paixão, Misael se muda para a Europa, berço de uma arquitetura fantástica. Em Portugal, teve experiências únicas e alimentou ainda mais seu conhecimento decorativo já que o país é um mundo a parte neste assunto. Em quatro anos por lá, pode aproveitar com afinco o choque cultural e quebrar diversos paradigmas pessoais e até profissionais. “Entendi que as pessoas são apenas pessoas e que seus desejos são um reflexo de seus relacionamentos e experiências”, destaca.


De volta ao Brasil, foi aventurar-se em outro campo onde, apesar de gostar, o ofício da decoração estava, de fato, enraizado dentro de si. Foi quando resolveu fazer um curso técnico em Design de Interiores e hoje é estudante de Arquitetura e Urbanismo. Tamanho aprendizado é traduzido na Ophicina Móveis e Decorações, onde ele próprio atua com a mão na massa, com intervenções de ambientes, dedicando seu tempo, bagagem e criatividade em prol de todos os seus clientes. A primeira coisa que Plens leva em consideração na elaboração de um ambiente é o sonho do cliente. É enxergar, quase que com outros olhos, o estilo pretendido para o espaço que ele propõe. Misael nos apresenta um projeto como exemplo onde levou cada detalhe em conta e o resultado final é uma arquitetura mais do que imponente. A integração é um traço fortíssimo nos projetos, pois facilitam bastante a vida de quem lá vive. A sala de cinema integra-se à sala de jogos e sem dúvida é o ambiente mais atraente de todo projeto. O estilo industrial e multicultural com cores vibrantes, formas geométricas e assimétricas traduz um convite a estar por horas e horas neste refúgio do dia a dia. A harmoniosa mistura de couro, madeira e metal, fizeram o charme do espaço.


Ele é categórico quando questionado sobre a interação que cliente e profissional deve ter: “O ideal é que haja a contribuição das duas partes para se alcançar o maior grau de satisfação ao final do projeto. O proprietário contribui com o sonho e nós traduzimos tudo isso com ideias”, diz ele satisfeito. Estas ideias que Misael menciona são ideias embasadas pela funcionalidade que um projeto pode trazer, ou seja, não basta ser bonito, precisa funcionar para você e para seu objetivo. Para isso acontecer, inspirações são sempre bem-vindas. O mobiliário da sala de estar foi inspirado na Bauhaus com um conceito bem minimalista. As peças em tons de bronze remetem à vertente industrial, os arranjos florais naturais e permanentes trazem vida e colocaram no ambiente um toque da proprietária que adora plantas. Ao lado, a sala de TV chama a atenção pelo conforto e o estilo convidativo. Trabalhada em cores quentes e temas tropicais, o ambiente ganhou vida e muito conforto.


espaço Gourmet ficou lindo. A madeira é fantástica, ela tem durabilidade, beleza e é um material sustentável e ecológico. Além disso, ela revela muitos aspectos com suas rugas e imperfeições evidenciando um material vivo que com o tempo, sua beleza fica ainda mais visível. Um espaço assim pedia uma área de descanso à altura, que tivesse um ar bem jovem, solto, com bastante liberdade. Uma viagem ao tempo com elementos retrô e arts and craft.


Valorizar a área verde da propriedade fez com que fosse criado um espaço relaxante com vista para a academia e hidro. Tão funcional, quanto agradável, ficou perfeito para a prática de exercícios físicos. É um espaço que você olha e sente vontade de malhar já que é toda arborizada. Além de um toque romântico com as lanternas bem discretas para um ótimo clima. A parte externa da casa foi ditada por um estilo mais descolado e informal, já que a maioria de nós busca o local para relaxamento e descontração. Foram utilizados vasos de flores com muito verde no entorno. Um verdadeiro clima aconchegante. A premissa básica que tange todo o processo de um espaço é ouvir o cliente. As expectativas que cada pessoa deposita em um profissional desse porte são inúmeras e superá-las é um desafio diário e até o momento, uma meta atingida. “Poder olhar para elas e enxergar a satisfação na realização dos seus sonhos como parte de uma realização pessoal é uma motivação e tanto para eu continuar buscando conhecimento e realizando tudo isso com muito prazer”. Pode-se perceber que, profissional e cliente, sempre saem felizes.


DALIS: uma doce composição entre notas orientais, baunilha e cítricas, com um toque sofisticado e misterioso.

LIS GARDEN Aromas e Sonhos Av. América 2.567 - Cianorte - 44.99945 8685

A simpática e espontânea Lenil Luciano Liberati recebeu a Revista LAR e contou, com riqueza de detalhes, todo o processo de reconstrução e decoração de sua casa, sem perder as raízes históricas de sua família. Anfitriã de carteirinha, Lenil ama receber pessoas. Para ela, seu lar é um lugar sagrado e deve ser cercado de energias boas, energias estas que são trazidas pelos amigos que lá frequentam. Sem contar as constantes reuniões familiares. Casada e com três filhos, ela adotou as noras como filhas também. “Amo as meninas e elas só fazem aumentar nossa família que sempre foi tão bem unida. O convívio familiar não tem preço para mim”, diz ela. A casa em si, foi herdada e reconstruída depois de trinta anos e hoje é a casa dos sonhos de Lenil. Decidiram em conjunto, preservar a arquitetura original. Contudo, muita coisa foi modificada durante três anos com a ajuda de um arquiteto que, segundo ela, entendeu muito bem a essência de seus gostos e anseios para o novo lar. É como se de alguma maneira, mesmo com a reforma, a energia de todos que por lá passaram fosse respeitada e ainda estivesse ali. Lembranças e saudades fazem do espaço um verdadeiro refúgio na cidade. A casa tem vista para uma avenida onde, há trinta anos, foram plantadas pelo próprio marido todas as árvores de ipês, ou seja, a história também se estende à área externa. Olhar para fora é olhar para o passado de um jeito único e bonito.


ão atenta aos detalhes, Lenil reconhece a importância que um arquiteto teve em todo o projeto e conceito de sua casa. Ousada, de início se lançou na decoração, mas hoje vê a necessidade e a extrema valia que uma ajuda profissional tem. “Eles captam de um jeito mágico o que queremos e muitas vezes nem nos damos conta”, diz. Mesmo assim, há certos toques que só ela pode dar. Ela destaca, por exemplo, o papel de parede escolhido para a sala de jantar que foi paixão a primeira vista.


A área externa da casa também carrega a magia que existe lá dentro. Na época da reconstrução, o local foi palco de indecisões de acabamento. Lenil sabia que algo estava incomodando, mas não sabia exatamente o que. Até perceber que um tom marrom era o que a estava deixando em dúvida. Não pensou duas vezes e trocou pela cor branca. “Só depois dessa troca, foi que consegui deixar este espaço pronto para receber alguém. O marrom me entristece, não gosto dele”, brinca.


Em cada objeto de decoração, há um pedacinho de sua essência. Foram escolhidos a dedo por ela e retratam muito sua realidade. Em seu “cantinho cor de rosa” – e talvez predileto, Lenil descansa, agradece e entra em sintonia consigo mesma. É tão particular que, segundo ela, pouquíssimas pessoas tem acesso, somente amigos muito próximos e familiares que escolhe tiveram a honra de estarem ali sentindo o que ela sente. Que honra a nossa! Andando pela casa, notamos um baú, a pupila de seus olhos que conta muita história. Nele está a vida de Lenil e toda família. Cada choro e riso estão ali guardados em forma de fotografias. Hora ou outra, ele é aberto e traz a tona uma alquimia de sensações. Como não poderia deixar de ser, Lenil é muito generosa. Sabe reconhecer pessoas que passaram por sua vida e fez questão de deixar registrada sua gratidão à Carmem Suzette Macedo.


Conforto com a temperatura ideal em qualquer estação Conheça o inovador Colchão Vitagel® Castor

Conheça a linha de Colchões Black & White 3D Pocket® Max Toda a Qualidade Castor por um ótimo custo benefício.

Desenvolvido com a exclusiva espuma Fresh Comfort® Gel da Dow, com células mais abertas e partículas de gel que dissipam o calor, proporcionando conforto constante em todas as estações do ano.

Av. Goiás, 907 - Cianorte, PR - (44) 3637-2348 | (44) 9997-3600 Av. Paraná, 4842 - Umuarama, PR - (44) 3624-1223 | (44) 8827-7623


O casal Ana Caroline Moreira Herber e Everton Vasques abriram as portas da casa para nossa equipe nesta edição da coluna Meu Canto Preferido. O ambiente integrado une área gourmet, sala de estar e ainda ganha destaque com a escada de acesso às áreas intimas da casa, revestida em vidro. O projeto é um convite à casa, e por este motivo é escolhido pelo casal para os encontros entre amigos e familiares. “A ideia era valorizar o terreno, por isso, pensamos em um sobrado. Com o projeto pudemos então fazer o espaço que é ideal para recebermos nossos convidados”, detalha Everton.

PROJETO:


Ainda na sala, note que almofadas em cores mais quentes fornecem o equilíbrio necessário para dar ao ambiente mais riqueza e calor. O espaço ainda recebe a mesa de jantar, muito utilizada nas reuniões de família, logo ao fundo a parede revista de pedra vulcânica ganha destaque. “Além da praticidade, o espaço integrado permite maior interação entre nós”, detalha Everton. E para deixar a área ainda mais associada à vivacidade, a escolha por uma porta de madeira e um vaso logo na entrada caem como uma ‘cereja no bolo’ e oferecem um diferencial de sucesso para a decoração e projeto do ambiente. “São por estes motivos que este é o nosso canto preferido”, conclui Ana.


Na área gourmet, a junção entre o rústico e o moderno proporcionam detalhes ricos em charme e elegância à área coletiva. As vigas de madeira que entram como parte do décor e o balcão em mármore escuro são os grandes destaques deste ambiente.

Execução: Móveis Santa Rita


Para realizar um bom projeto de interiores um dos caminhos mais importantes é entender quais são as necessidades e expectativas do cliente para o serviço que será prestado. Por isso, é essencial conhecer bem o cliente e o cotidiano dele, para então elaborar boas propostas que contemplem sempre a funcionalidade e a estética do ambiente, pontos esses perceptíveis no projeto desenvolvido por Marcus Vinicius Fabrício, para o diretor de hospitalidade do Hotel Crystal, Rafael Wakamatsu. O trabalho realizado no apartamento do cliente, em Londrina, busca além de uma decoração funcional, traduzir a essência do morador. Em conversa com a Revista LAR, Vinícius destacou alguns pontos sobre a idealização da proposta e também relatou a experiência do trabalho. “O Rafael é uma pessoal alto astral, que adora viajar, esta sempre em busca de novas tendências e adora receber amigos, características que proporcionaram o desafio de desenvolver um projeto de interiores que estivesse presente a personalidade dele em cada espaço além de atender suas necessidades”, diz o arquiteto.


Os ambientes integrados entre sala de estar, jantar e cozinha criaram uma sensação de amplitude no espaço proporcionando mais conforto para recepcionar seus convidados. “Por ele morar sozinho, foram propostos tons escuros e neutros que remetem a um perfil independente”, cita Vinícius. Os mobiliários clássicos que foram herdados da família – mesa e cadeiras de jantar, aparador, molduras dos espelhos e poltrona - formam uma composição muito rica e interessante com os novos móveis da sala de estar e cozinha, unindo estilos clássicos e contemporâneos. Na sala de estar o painel proposto tem TV e som embutidos. Na cozinha os armários planejados sem puxadores criam um detalhe minimalista e a cristaleira compõe o ambiente com um requinte especial.

Marcus Vinícius - Arquiteto e Urbanista e Rafael Wakamatsu - Proprietário da residência.


A iluminação é o acabamento final de toda composição. Para a sala de estar, foram colocados spots embutidos na sanca de gesso e a luminária de chão - ao lado do sofá - agrega um charme especial ao espaço, na sala de jantar apenas uma imponente luminária supre a iluminação necessária para o local e na cozinha, as fitas de led nos nichos criam um efeito decorativo e fitas embutidas acima da bancada destacam o revestimento em pastilhas e ainda são muito funcionais. Além de proporcionar um ambiente aconchegante e elegante, o projeto conseguiu unir herança familiar à contemporaneidade. “Sentirse bem em casa é primordial, por isso, escolhi por contratar um profissional que pudesse projetar espaços que alinhasse a funcionalidade ao conforto preservando minha história associado ao meu estilo de vida”, revela Rafael, satisfeito com o resultado final. Influências das origens familiares; resgate da essência e personalidade são pontos que definem o projeto desenvolvido por Marcus Vinicius Fabricio.

44.

3401 1101 99880 7500 Travessa Itororó, 421 Cianorte - PR 44.


Com nosso gesso acartonado vocĂŞ poderĂĄ criar projetos luminotĂŠcnicos exclusivos, obtendo um acabamento perfeito com maior rapidez e menos sujeira em sua obra. Tudo isso com um material mais leve e resistente ao fogo.


Quem quer qualidade e durabilidade já sabe em quem confiar. Na Casa do Marceneiro você encontra o melhor em piso laminado. Recomendado por diversos especialistas, o laminado Durafloor traduz elegância com solidez e resistência.


#REV IV ENDOLEMBR ANÇAS _ G I S E LE _ VE RÃO 2 0 1 7 _ ARE ZZ O . C O M . B R A REZ Z O CIANOR TE R U A IPIRANG A, 6 0 3


Em um bate papo regado à emoções, a jornalista da LAR Eliza Bondezan, conversou com a Promotora de Justiça, Elaine Lima. Hoje casada e com dois filhos, ela abriu seus momentos da adolescência até a vida adulta e nos contou, com detalhes, toda sua trajetória de luta e sacrifícios para alcançar seus sonhos. Entusiasta por esportes, formou-se inicialmente em Educação Física. Não por acaso, a disciplina predileta dela foi arbitragem, certamente um insight do que viria mais a frente. Insatisfeita, resolve cursar Direito que, segundo ela, foi quando a paixão pelo Ministério Público despontou.A senhora Olímpia, matriarca da família, mulher dotada de muita sabedoria, fortaleza e fé, foi a motivadora de todos os membros da família para que valorizassem os estudos, dando o exemplo pessoal de voltar aos bancos escolares aos 40 anos de idade (também formou-se em Direito), inclusive seu pai. Elaine tem certeza de que a garra e a fé herdadas, fez com que ela aprendesse que não há obstáculo que não possa ser vencido, basta acreditar nos seus sonhos e dar o máximo de si, com foco, sacrifícios e persistências árduos até atingir a meta final, diz ela emocionada.


Terminou a faculdade de direito em 1991 na cidade de Jacarezinho, interior do Paraná e dois anos depois já era Promotora de justiça, tendo como sua primeira comarca Cianorte. Apesar de ter atuado na área criminal durante muitos anos, Elaine atualmente trabalha na vara da Infância, Adolescente e família. “Procuro preservar a simplicidade em tudo que faço, inclusive nas minhas ações. Não uso minha autoridade como forma de promoção pessoal, vaidade e soberba. Ao contrário, entendo minha profissão como uma missão confiada por Deus, por ter a chance de ajudar ao próximo, de promover a segurança de uma criança, garantir a saúde de um adolescente e promover socialmente uma família” afirma Elaine.Em seu ofício, diz que gosta de estar perto do povo, sentir suas reais necessidades. Não se considera uma promotora de “gabinete”. Entende que todo agente político deve estar onde o povo está, pois relatórios não tem o condão de transmitir a realidade dos invisíveis e excluídos socialmente. ‘‘O papel não chora, não sofre, não cheira, não sente fome, não nos conecta com a dor do outro, somente o contato pessoal nos permite conectar-se e sentir o sofrimento do próximo.

O contato com a realidade “nua e crua” faz da gente um ser mais humanizado’’ revela a promotora.Afirma que viveu uma experiência marcante há 10 anos, que foi um divisor de águas em sua vida, quando ficou por vários dias com um membro da família no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba. Lá vivenciou a dor e o desespero extremo de várias famílias com seus filhos em estados terminais. Depois dessa experiência intensa, obteve a certeza que todo tipo de vaidade, aplausos e holofotes inflam o ego, te afasta da essência, te afasta de Deus, fazendo um estrago em seu lado emocional e espiritual. A pessoa vaidosa, gananciosa nunca está satisfeita, luta incessantemente pelo poder, trabalha vinte e quatro horas pela aquisição de bens materiais, faz loucuras atrás de uma aparência sempre jovem e impecável, marcada pela ditadura da moda. Tudo para se apresentar bem aos olhos dos outros, mesmo que seu interior esteja em frangalhos, que sua conta bancária esteja falida, que seu nome esteja no Serasa. É uma busca insana e desumana pelo “ter” e não pelo “ser”.


No campo pessoal Elaine diz apreciar as coisas simples, ama a natureza e nada se compara a gargalhada de uma criança. Hoje sabe separar sua vida profissional da pessoal, valoriza pessoas que buscam se aproximar sem interesses ocultos, devido ao cargo de promotora. Tem poucas amizades, mas de extraordinária qualidade, pessoas virtuosas, ligadas a espiritualidade, desapegadas ao que é efêmero e fútil. “Independentemente da posição social ou poderio econômico, aprecio pessoas que têm essência, que suas presenças nos enchem de sabedoria, nos acresce emocionalmente, nos faz transbordar num sentimento de amor, paz e irmandade, estes, sentimentos plenos e verdadeiros, em qualquer circunstância da vida, seja na alegria ou na dor’’ afirma.Alheia à opinião das pessoas, diz apenas se importar com sugestões de seus familiares e amigos. “ Tenho consciência de quem eu sou, das minhas qualidades e limitações. Procuro ser espontânea, livre e transparente, não gravito em torno do que os outros pensam ou falam de mim. Como qualquer ser humano posso errar, mas sei voltar atrás e pedir desculpas. Como vivemos em sociedade é essencial termos a convicção de que não somos semideuses, perfeitos, onipotentes; é crucial reconhecermos que precisamos um dos outros, as discriminações tão comuns em nossa sociedade moderna são desinteligentes, desumanas e destrutivas. O erro deve ser encarado como um alicerce de crescimento e transformação’’ diz Elaine.


Ao dar sua opinião sobre a atual situação do país, Elaine é bastante enfática. “O maior remédio contra a corrupção é investir em educação. Formar pessoas de caráter, éticas, e justas. Há um imperativo na mudança de valores e padrões comportamentais atuais, de “tirar vantagem em tudo”, ou de “dar um jeitinho”. A luta contra a corrupção deve começar pela família, pelos exemplos dos pais, ao não mentir ao dono do restaurante a idade do filho, não cruzar o sinal vermelho no trânsito, a não furar filas, etc. A escola, como parceira da família, desenvolve o sentido de cidadania, do respeito ao próximo, ao que é do outro, a lutar pelos seus direitos. Quanto ao Poder Legislativo muitas vezes percebo claro desvio de função. “Sou Promotora de Justiça há 23 anos e pelas dezenas de comarcas pelas quais já passei, vi vereadores lutando por instalação de semáforos, colocação de postes em certas localidades, melhorias em vias públicas, buscando consultas ou cestas básicas a seus eleitores, mas não os vi realizando sua função primordial, que é fiscalizar as ações e contas do poder executivo.

Desvio de verbas públicas, fraudes em licitações, “cabides de emprego”, raramente chegam ao Ministério Público por uma representação do Poder Legislativo, chegam através do cidadão comum, cansado de tantas falcatruas e maracutaias. Por parte do Executivo, cabe aos Prefeitos a consciência que administram o erário público, ou seja, dinheiro que não é seu. Particularmente, acho muito ridículo quando ouço um Prefeito dizendo: eu ajudei tal instituição beneficente, eu colaborei com a creche, eu doei tantos mil reais para determinada associação, quando se esquece que não fez mais que sua obrigação, já que atender a população carente é seu dever e o faz com o dinheiro do povo, não particular. Contudo, se há corrupção no país, a culpa é do cidadão que elege o corrupto, vale a máxima: cada povo tem o governo que merece” finaliza Elaine Lima.


Alimentar-se bem é essencial, ainda mais na rotina acelerada de hoje em dia. Seja para obter um estilo de vida saudável, perder peso, melhorar a saúde ou simplesmente satisfazer umanecessidade fisiológica. Um bom começo para isso é investir em produtos naturais, orgânicos, chás, sementes e temperos naturais. No entanto, o equilíbrio e acompanhamento de um especialista é essencial para que o progresso de bem-estar e emagrecimento seja eficaz. No Armazém D' Sabor você encontra além desses produtos, um leque de opções variadas, como produtos sem glúten, sem lactose, nutracêuticos e suplementos para atletas.


Uma segunda casa traz sempre mais alegrias para os seus donos. Alegria essa que se estende aos amigos e familiares que frequentemente fazem desse destino mais calmo, um escape aos finais de semana, feriados prolongados ou apenas uma esticadinha de um dia. A Revista LAR visitou a chácara da empresária Luciane Valotto e pode ver que o refúgio dos sonhos está bem mais próximo do que se imagina.


Projetada há mais de quinze anos, a chácara é um verdadeiro paraíso e está longe daquele ar bucólico quando pensamos numa casa de campo. Ampla e cercada de muito verde, Luciane e sua família partem às sextasfeiras para um verdadeiro descanso. Em quase todos os finais de semana, eles contam com a visita de amigos e família para abrilhantar ainda mais todo o ambiente. Aliás, ambiente é o que não falta e conhecemos seus detalhes e a história de cada um deles. Uma verdadeira experiência de bom gosto.

A área externa da propriedade tem por si só uma beleza natural, no entanto, projetar algo maior e mais aconchegante foi tomando forma com a ideia de amigos que pediam um espaço onde pudessem sediar festas e eventos particulares. Hoje, após três reformas, a área de lazer está devidamente pronta para o uso, tanto deles próprios quanto para aluguéis a terceiros. Um salão também foi projetado para comportar até 400 pessoas sem os convidados se preocuparem, por exemplo, onde deixar o carro – tudo é muito próximo e de fácil acessibilidade.


lguns ambientes da propriedade se destacam. São espaços onde a família e amigos passam a maior parte do tempo quando lá estão. Luciane conta que a casa trazia traços bem antigos e, durante a revitalização, eles decidiram não tirar isso do projeto. Acompanhados por um arquiteto, deram início à obra. Nasce então, uma espécie de museu particular com um acervo de memórias, fotografias, antiguidades e presentes das viagens do casal; tudo muito bem organizado seguindo uma tendência rústica e natural.


Com tudo muito bem projetado, não poderia faltar o espaço para o sagrado. Luciane não só idealizou ter uma capela em casa, como também realizou. Considera seu refúgio no campo um lugar de oração, de contemplação ao divino. Na capela, vez ou outra são realizadas missas e celebrações para dar embasamento à fé de todos ali presentes. Com fatos bem íntimos, Luciane recebeu a bênção do matrimônio em sua própria capela com seu esposo Aldo Valotto. Além disso, os dois filhos do casal foram batizados ali. Como se pode notar, não faltam motivos para celebrar uma vida feliz, afinal o que dá o tom nesses espaços não é necessariamente o luxo, e sim seu aconchego.

Agradecimentos: Loja Alumixx


Cadedira Acapulco - Moon

Carrinho Gourmet Wood PRIME

Já em clima de verão, ter um jardim ou varanda com estilo e bom gosto vai deixar seu canto ao ar livre ainda mais elegante para receber bem suas visitas. Invista em objetos além de tudo funcionais, cadeiras, mesas, redes, vasos, são bem-vindos. Artesanato, o toque rústico da madeira compõe muito bem o estilo, que é a cara do verão 2017. Veja as dicas de objetos que a LAR trouxe.

Banco Bird Stool


Rede Cadeira

Champagneira MK16 Material: pĂŠs em madeira torneada e balde em metal

Bar desmontĂĄvel MK 16 Material: madeira JequitibĂĄ Mesa lateral de fibra


'(&25

ODU


Apesar de sua origem chinesa, foram os japoneses que aperfeiçoaram a arte do bonsai que significa, literalmente, “árvore num vaso.” Francisco de Carvalho é cultivador nato desse tipo de arte zen. Inspirado aos 16 anos pelo filme Karatê Kid, foi depois de uma viagem para Espanha que percebeu que esta seria uma filosofia de vida. Ele defende a ideia que esse tipo de cultivo trabalha muito o subconsciente beirando uma terapia, afinal de contas, a virtude da paciência nos detalhes faz com que árvores grandes sejam retratadas na arte do bonsai. “Um cliente hoje pode escolher qualquer tipo de árvore grande e assim ter dentro de sua própria casa um modelo em miniatura” diz Francisco. Desenvolver a parte criativa do bonsai é o mais interessante. A primeira coisa que se deve decidir é o tipo de bonsai que se quer ter: externo ou interno. Em ambas, o processo é o mesmo, o que pode mudar é o tipo de árvore que quer expor. As miniaturas, que medem entre 15 e 60 cm, quando bem cultivadas tem uma duração de até trezentos anos, carregando assim uma longa história que se leva por vidas.


Imagem ilustrativa

ma vez definida a árvore a ser cultivada, chega a parte de estiliza-la, ou seja, determinar qual a forma que ela deve ter. Começa aqui o processo de customização. O primeiro passo é usar duas técnicas: ‘’amaração’’ e poda. A ‘’amaração’’consiste em amarrar os pequenos galhos para que peguem a forma que deseja determinando assim seu design final. É necessário aramar todos os galhos até que fiquem com o formato desejado. Feito isso, a poda dos galhos deve ser feita. Não tem segredo, a poda dos galhos deve obedecer seu gosto. Após os dois processos acima, você está pronto para cultivar sua natureza em miniatura. Vale lembrar que saber qual tipo de árvore está cultivando é fundamental, o que geralmente, as informações de cultivo estão nas embalagens das sementes escolhidas ou nas mudas compradas diretamente de quem produz. Isso é extremamente importante, pois o tipo de cultivo varia muito dependendo da espécie. A técnica do cuidado mais importante é a rega. A forma de como a árvore de bonsai deve ser regada varia muito: a espécie da árvore, o clima, o solo e até o tamanho do vaso contam. Certifique-se que independente destes fatores, sua árvore nunca seque completamente. A adubação é outro fator importante que pode ser líquido ou sólido, à sua escolha. Uma terapia e tanto para os dias corridos de hoje.

FOTOS: Vitor Rempel


A Cidade do México inaugurou recentemente uma intervenção urbana enorme. São 60 mil metros quadrados de jardins espalhados sob um viaduto que corta 27 quilômetros da cidade. As pilastras deixaram o cinza do concreto para trás e ganharam diferentes tons de verde. O projeto é financiado por investimento privado e desenvolvido pela empresa Verde Vertical, especializada em transformar paredes e fachadas em jardins gigantes. De acordo com o projeto, a inclusão das plantas em ambiente urbana ajudará a filtrar mais de 27 mil toneladas de gases e processará dez toneladas de metais pesados.

AZUL ARQUIPÉLAGO É A COR DE 2017 Com inspiração nos cenários paradisíacos do Brasil, as Tintas Eucatex elegeram como a cor do ano 2017 um tom de azul nomeado de Arquipélago. “Além disso, a nuance une o antigo e o novo, remete à arquitetura colonial e também ao estilo urbano e cosmopolita, em um tom vibrante e que ao mesmo tempo transmite calma”, explicam os representantes da marca.

O Museu da Casa Brasileira divulgou a lista de vencedores do seu Prêmio de Design 2016. Considerado um dos mais importantes e relevantes da área, a premiação, que completa 30 anos nesta edição, selecionou 50 produtos e trabalhos entre os 640 inscritos nas oito categorias disponíveis. O critério de avaliação para produtos e protótipos levou em conta questões de projeto, de mercado e resultados alcançados, sem esquecer as preocupações ambientais, de economia e preservação de recursos


Os Vasos Esmaltados mantém a tradição artística do oleiro, que modela a argila em torno cerâmico, dando formato e características às peças, acrescentando tecnologia e modernidade às suas criações, com cores elegantes e muita durabilidade.


Conquistar credibilidade e confiança se faz com tempo. Há 30 anos no mercado a Marmoraria Cianorte oferece a garantia de um bom trabalho. Com mármores e granitos nacionais e importados de alta qualidade e beleza, nosso maior patrimônio é a satisfação de nossos clientes.

Av. Pernanbuco . 1100 - Cianorte 44. 3631 6466 44. 3631 6307

D E S D E 1 9 8 6


EXPERIÊNCIA, TALENTO, ARTE E TÉCNICA Fernando Farinazzo carrega estes quatro motes quando o assunto é arquitetura. O profissional, formado pela Universidade Federal do Paraná, não apenas executa projetos e sim cria espaços, conforto, praticidade e bem-estar. Tamanho legado é distribuído para sua equipe de profissionais que juntos desenvolvem projetos dos mais variados nichos. Com sede em Maringá há 20 anos, o portfólio de Fernando conta com projetos regionais e além Brasil. Lugares como, por exemplo, Acre, São Paulo, Espírito Santo, Maceió e África receberam sua criatividade e única. Para tudo funcionar bem, o projeto em destaque teve a assinatura do projeto arquitetônico e de interiores. Em uma residência de 685m² a arquitetura contemporânea está presente nas linhas marcantes, limpas e leves na volumetria. Planejada para ser construída em condomínio, a residência destaca-se pela imponência a modernidade, afinal, um terreno de 1.040m² teria de ter uma construção à altura.


Na parte externa, um grande terraço inferior foi criado a partir da integração da área gourmet, academia e o deck da piscina interligado ao terraço superior através de escada com corrimão e peitoris em aço inox.

Além disso, a piscina conta com uma ilha central, uma praia e uma hidromassagem com rica iluminação.


Com uma planta bem distribuída, no piso térreo estão os ambientes sociais todos integrados: estar, jantar e hometheater. A integração é grande: todos estes espaços tem vista para a piscina. No piso superior, a residência conta com quatro suítes e um extenso terraço com uma escada que dá acesso à área de lazer sem contar que as linhas arquitetônicas e o revestimento cimentício foram realçados pela iluminação projetada pelo arquiteto. A cozinha tem seu charme particular. Com a predominância do branco, revestimentos nobres foram opções para compor um ambiente mais minimalista e aconchegante. A bancada, totalmente prática e funcional casa perfeitamente com todo o conceito, favorecendo mais espaço para circulação. Utensílios coloridos sinalizam levemente uma tendência para o retrô. Tudo de muito bom gosto.


COM TANTOS

DESTINOS INCRÍVEIS

VAI SER DIFÍCIL

ESCOLHER VIAJE PELO MUNDO

VIAJE PELO BRASIL MACEIÓ

PORTO SEGURO

Destino com saídas diárias. Pacote de 6 dias. Inclui passagem aérea e 5 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Aram Ouro Branco .

Destino com saídas diárias. Pacote de 6 dias. Inclui passagem aérea e 5 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Araruama . À vista R$ 1.092 ou 12x sem juros 91 reais

À vista R$ 960 ou 12x sem juros 80 reais

Preço para saída de Maringá em 13/maio.

Preço para saída de Londrina em 11/maio.

TEMOS MAIS DE 90 OPÇÕES DE HOTÉIS EM DIVERSAS CATEGORIAS EM PORTO SEGURO PARA SUA ESCOLHA.

TEMOS MAIS DE 40 OPÇÕES DE HOTÉIS EM DIVERSAS CATEGORIAS EM MACEIÓ PARA SUA ESCOLHA.

FORTALEZA

PORTO DE GALINHAS

Destino com saídas diárias. Pacote de 6 dias. Inclui passagem aérea e 5 diárias de hospedagem com café da manhã na Pousada Bellomar .

Destino com saídas diárias. Pacote de 6 dias. Inclui passagem aérea e 5 diárias de hospedagem com café da manhã na Pousada Lusitana .

À vista R$ 1.080 ou 12x sem juros 90 reais

À vista R$ 1.032 ou 12x sem juros 86 reais

Destino com saídas diárias. Pacote de 6 dias. Inclui passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/ aeroporto, 5 diárias de hospedagem com sistema tudo incluído no Hotel Oasis Palm . À vista R$ 3.300 ou 12x sem juros 275 reais

Preço para saída de São Paulo em 05/maio.

Localizado no mar do Caribe Mexicano, Cancun é um verdadeiro paraíso: são mais de 20 km de praias paradisíacas de areias brancas e águas cristalinas. Não é a toa que este é um dos destinos internacionais preferidos dos brasileiros. A cidade ainda oferece restaurantes, shopping centers e muito agito nos bares e danceterias.

Preço para saída de Maringá em 11/maio.

TEMOS MAIS DE 70 OPÇÕES DE HOTÉIS EM DIVERSAS CATEGORIAS EM FORTALEZA PARA SUA ESCOLHA.

Preço para saída de Londrina em 11/maio.

TEMOS MAIS DE 70 OPÇÕES DE HOTÉIS EM DIVERSAS CATEGORIAS EM PORTO DE GALINHAS PARA SUA ESCOLHA.

CRUZEIRO TOTAL

CANCUN

COM SISTEMA TUDO INCLUÍDO

ÔNIBUS SAINDO DE MARINGÁ + CRUZEIRO COM SISTEMA TUDO INCLUÍDO.

NAVIO SOBERANO

SAÍDA EM 06/JANEIRO/2017

Roteiro de 4 noites: Santos/Rio de Janeiro/ Búzios/Santos. Entrada R$ 503 + 11x sem juros 177 reais

À vista R$ 2.450, Base: US$ 727, Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria 1.

VÁ ATÉ UMA LOJA CVC, TEM SEMPRE UMA PERTO DE VOCÊ OU FALE COM SEU AGENTE DE VIAGEM

Loja exclusiva CVC Cianorte (44) 3018 3818 / (44) 9877 9190 Rua Piratininga, 331 -

CVC Cianorte -

E

Estacionamento exclusivo para clientes (Galeria Mitre)

Prezado cliente: preço por pessoa, em apartamento duplo, em voo classe econômica. Preços e datas de saída sujeitos a reajuste e disponibilidade. Ofertas válidas até um dia após a publicação deste anúncio. Condições de pagamento com parcelamento 0+12 vezes sem juros no cartão de crédito CVC, 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito ou 1+9 no boleto bancário. Sujeito a aprovação de crédito. Cartão de crédito CVC: sujeito a análise de crédito e critério de elegibilidade pelo banco emissor. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços e deverão ser pagas por todos os passageiros. Preços calculados com câmbio CVC em 21/10/2016 US$ 1,00 = R$ 3,35 válido por tempo limitado. Sistema tudo incluído Pullmantur: comidas e pacote de bebidas incluídos, exceto das 4h às 7h.Pacotes devem ser calculados com câmbio do dia da compra.


Um paraíso chamado Cancún Praias de areia branca, mar azul-turquesa, recifes de corais, vestígios da civilização maia e uma vegetação luxuriante. Estes são apenas alguns dos atributos que você encontra ao escolher Cancún como destino para as férias perfeitas. Cancún é totalmente planejada para o turismo e é formada por duas regiões: a Zona Hoteleira e o Centro. São cercadas de resorts de areia e imenso mar, além da experiência na lagoa de Nichupté: uma natureza intocada e esplendorosa, rica em fauna e flora, muito verde e o verdadeiro ar puro não deixam nada a desejar. Sem contar que é a localização perfeita para o melhor pôr do sol da sua vida.

Saiba mais sobre Cancún. Acesse pelo seu smartphone por meio de um aplicativo leitor de QR Code de sua preferência e veja o vídeo.


QUANDO IR Cancún é quente o ano todo e quando há alguma oscilação ela é mínima, ou seja, programe seu período sem culpa e arrume as malas para o calor. A temperatura da água se mantém no mesmo padrão e está sempre quentinha. Porém, os meses de junho e outubro são mais quentes, época ideal para aproveitar a maior quantidade de horas de sol, pois os dias ficam mais longos. Dá pra sentir a emoção das férias durarem mais.

COMO SE DESLOCAR Sem complicação, um jeito muito simples de locomoção são os ônibus – recomendados para a zona hoteleira, cujo preço da passagem é de apenas $8 pesos mexicanos, menos de U$1 dólar, além de serem econômicos, seguros, eficientes e circulam 24 horas por dia, ou seja, não tem hora para explorar cada lugar. Para os passeios mais distantes, existem diversas excursões e vans, tão bem aceitas pelos brasileiros; a viagem é incrível e você desce onde quiser com o aviso do motorista em cada destino. Mas claro, também há a opção dos táxis e aluguel de carros, se preferir.

GASTRONOMIA A gastronomia mexicana tem influências maias, astecas e também dos colonizadores espanhóis. Para os paladares mais ousados, os autênticos pratos mexicanos são uma ótima opção por seu gosto mais picante. Claro que há também pratos para todos os gostos já que a ordem de Cancún é agradar quem chega. Um ambiente assim, pede bebidas refrescantes e a dica típica é a tequila, servida em pequenas doses ou em margueritas. A dica aqui é que em praticamente todos os resorts, a bebida fica liberada o dia inteiro para os hóspedes, sendo normal encontrá-las no tipo frozen (congeladas), a fim de diluir a mistura e reduzir o álcool.


ONDE SE HOSPEDAR Resorts luxuosos não faltam. A maioria trabalha com sistema all inclusive e oferecem amplas áreas de lazer, restaurantes, bares e acomodações muito confortáveis. A Zona Hoteleira de Cancún tem uma excelente estrutura e é realmente ali que os turistas se hospedam. Ficando na zona hoteleira você tem fácil acesso para shoppings, bares e restaurantes. O bacana é que ela tem o formato parecido com o de um número 7 e nela está a famosa via Boulevard Kukulkán, cercada de elegantes discotecas, restaurantes e boates com música caribenha – os endereços em Cancún são identificados de acordo com o quilômetro em que o terreno está localizado. Tudo muito fácil. O que faz diferença na hora de escolher a localização do hotel é ter em mente que a parte de cima do 7 ( ou seja, a parte da península mais próxima do centro), tem um mar mais calminho, enquanto a parte extensa do 7 (vertical) tem o mar mais agitado. Escolha onde quer estar e divirta-se!

IMPERDÍVEIS Não deixe de visitar Chichen Itza, incluído na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o sítio arqueológico da cultura maia fica a duas horas e meia de Cancún. Vale a pena fazer o percurso para descobrir mais sobre esta civilização, além de observar de perto as enormes construções feitas somente com mãos humanas e ferramentas rudimentares. Todo percurso é incrível.


Quer dançar a noite inteira? Não deixe de visitar a boate Cocobongo ali mesmo na zona hoteleira. É uma mistura de danceteria com performances de artistas circenses caindo pelas cordas das estruturas, atores representando canções, filmes e personagens mundialmente famosos. Uma verdadeira balada-espetáculo. Outro passeio deslumbrante é Isla Mujeres – Parque Garrafon. A paisagem que esse lugar proporciona é algo para ficar marcado na memória. A Ilha é um dos lugares mais bonitos da região. O Parque Natural Garrafón exibe mata densa e águas cristalinas, que permitem observar as esculturas submersas do escultor submarino Jason deCaries Taylor . Você também pode encarar o desafio de deslizar de tirolesa, andar de caiaque e nadar com os simpáticos golfinhos. O idioma oficial é o espanhol e os brasileiros se comunicam muito bem com o portunhol. A moeda oficial é o peso mexicano e são bem aceitos cartões de crédito internacionais, além do dólar americano também.

GALERIA DE FOTOS:


Entre os dias 22 e 25 de setembro, o arquiteto Alexandre Doege visitou, a convite da Portobello Shop, o Instituto Inhotim, sede de um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior ao ar livre da América Latina. Não há como sair de um lugar da mesma forma como entrou. Durante a viagem, Alexandre sentiu isso ao visitar Minas Gerais, seus restaurantes típicos e sua experiência em hospedagem. Muito atento aos detalhes, ficou deslumbrado com a alquimia de sensações que o Instituto oferece. A viagem faz parte do Programa Ser Portobello Shop, que há 12 anos reconhece o trabalho de profissionais como Doege, aspirantes e entusiastas a novas tendências de mercado. "No Brasil, a diversidade arquitetônica é grande, variando até mesmo entre as cidades. Como meu foco é arquitetura, meus interesses são bem peculiares. É entender a estética do projeto, sua usabilidade, como pessoas reais utilizam nossas criações no cotidiano e como as cidades e seu fluxo funcionam. Inhotim é fabuloso. Seu paisagismo impecável seguido pela excentricidade das artes me fez muito refletir sobre a construção criativa em cada detalhe. Para mim foi uma oportunidade única de apreciação visual, transmitindo uma compreensão muito grande. Só tenho a agradecer ao Programa Ser Portobello Shop. Adquiri uma experiência cultural incrível que levarei para a vida toda."

MARINGÁ - (44) 3629 . 1133 Av. Tiradesntes , 755 . Zona 2

UMUARAMA - (44) 3622. 1088 Av. Presidente Castelo Branco, 4.445 . Zona 1

CAMPO MOURÃO - (44) 3017 . 1132 Av. Capitão Índio Bandeira, 4.445 . Centro


CARRO MOTO AVIÃO BARCO JETSKI CAMINHÃO ÔNIBUS

NANO PARTÍCULAS DE TITÂNIO PROTEGEM E DÃO MAIS DURABILIDADE A VÁRIOS TIPOS DE SUPERFÍCIES, SEJA PARA SEU VEÍCULO, RESIDÊNCIA OU EMPRESA. OS OLHOS PODEM NÃO VER, MAS O BOLSO SENTE A DIFERENÇA.

PISOS JANELAS ESTOFADOS MÓVEIS INOX PISCINAS VIDROS TECIDOS GRANITOS

PEDRAS NATURAIS PASTILHAS ELETRODOMÉSTICOS COURO PINTURA PVA PLÁSTICOS CONCRETO VINIL

Ao aplicar nano partículas você economiza em média 70% de água, químicos e mão de obra, tudo isso graças a manta protetora de titânio que reveste o objeto, não alterando sua cor ou textura, repelindo água ou sujeiras, evitando riscos, mantendo o brilho original do seu produto, totalmente inodoro e 5 anos de durabilidade. 44. 3631 5150 - Cianorte - PR Atendimento personalizado one to one ciafort@gmail.com


Em parceria com a Ciafort Nanotecnologia a BMW Barigui possui em seus veículos impermeabilização com titânio e vidro líquido em sua superfície.

PINTURA E RODAS Dura até 5 anos Dispensa uso de ceras Evita pequenos riscos Brilho profundo

ESTOFAMENTO DE COURO Transpirável e inodoro Não altera cor e textura Dura até 5 anos Mantém o brilho original Lavável

ESTOFAMENTO DE TECIDO Transpirável e inodoro Não altera cor e textura Dura até 5 anos Evita Sujidades Lavável

PLÁSTICO Mantém o brilho original Repele água e sujeiras Evita riscos Resiste ao UV

VIDROS Repele água e sujeiras Aumenta a transparência Evita pequenos riscos Aumenta a visibilidade Segurança ao dirigir


Moeda 20 Reis – Brasil Império 1869

Moeda da Argentina – Comemorativa da Copa do Mundo de 1978

1 Pound Egipto

Que tal falarmos um pouco sobre numismática? Calma, não estamos falando grego... embora a origem da palavra venha do grego clássico nomisma, que significa moeda. A numismática é a ciência que tem por objetivo estudar moedas e medalhas sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico. O termo também é empregado aos colecionadores desses itens. Aqui no Brasil, a numismática surgiu a partir do século XIX, e a aristocracia teve um importante papel no desenvolvimento dessa arte. Primeiramente por ser uma classe mais instruída e depois por ter boa condição financeira que permitia colecionar as moedas. A contribuição do imperador Dom Pedro II, por exemplo, foi muito importante: amante das artes e da história, o imperador realizava frequentemente viagens ao exterior onde recolhia lembranças de forma a aumentar a sua coleção. Em Cianorte temos um verdadeiro numismata, o professor de Design da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Joner de Lima Dias. Ele coleciona, pesquisa e organiza coleções de cédulas e moedas. Hoje, Joner tem em sua coleção pelo menos 500 exemplares de cédulas (180 nacionais e 320 internacionais) e 600 moedas (300 nacionais e a outra metade representada por 70 países).

de Um milhão de marcos – Cédula unifacial da Alemanha a Primeir a após o inflaçã grande a 1923, demonstrando Guerra Mundial

o efígie – Anvers 5 mil reis o Rio Branco, od do Barã sinatura o sua as contend 1936


“Tenho exemplares que considero muito especiais. Como a menor cédula do mundo, a de um centavo de Hong Kong e também a considerada maior do mundo, que é a de 500 rublos da Rússia imperial de 1912”, conta Joner. Ainda dentre as que ele considera importantes estão os exemplares que homenageiam o rei e a rainha da Tailândia e novas cédulas impressas em papéis ou ligas especiais como a cédula híbrida de algodão e polímero das Bermudas, país da América Central. Ele também tem moedas de tempos tenebrosos da história – as cédulas do império austrohúngaro com o carimbo de ocupação do território pelo Terceiro reicht da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, além de cédulas da extinta Iuguslávia e o país africano Biafra.

Moedas do Brasil – Império à República Velha (1800 à 1910)

10.000 Cruzeiros Santos Dumont - 1966

100 Francos – Cédula da França de 1964

1 Pound – Biafra (País extinto em 1970)

A paixão de Joner por colecionar cédulas e moedas começou na infância, mas efetivamente o professor iniciou a pesquisa e organização da coleção em 2011 com a compra de cédulas internacionais, por meio do e-commerce e contato com numismatas do Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e até da Europa. O colecionador faz parte de dois grupos de colecionadores de cédulas e moedas: a Associação Filatética e Numismática de Brasília (AFNB) e a Sociedade Numismática Brasileira (SNB). “Fazer parte de um clube ou associação, permite uma maior segurança e confiança entre os colecionadores, pois inibe a presença de vendedores de falsificações”, explica. Quanto às falsificações, o professor diz que há colecionadores que compram e vendem cédulas falsas e possuem documentos para adicionarem elas em coleções específicas desse tema.


Moeda 100 Cruzados – Brasil Comemorativa ao 1º Centenário da Abolição da Escravatura

Moeda – 100 Reis – Brasil Efígie de Getúlio Vargas 1940

100 Francos Cédula da Franca de 1964

ong

H nt – 1 Ce o d mun

Kong

aam

erad

sid Con

dula

cé enor

do

Moeda – 200 Reis Brasil - 1896

mundo – ada a maior cédula do 500 Rublos – Consider de 1912 do Império Russo datada

Um dos maiores benefícios em colecionar as cédulas é que, consequentemente, os conhecimentos sobre contextos históricos de vários países são atualizados. “O ato de colecionar as cédulas e moedas exige muita pesquisa sobre a cultura, política, geografia, história, dentre outros aspectos. Isso é muito importante em uma coleção, pois, é com boas informações sobre determinado país ou continente que conseguimos adquirir peças raras e importantes”, conta.

50 Pia

stres

10.000 Kronen (Dez Mil Coroas) Cédula do Império Austro-húngaro com o carimbo do 3º Reich de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial - 1918

– Eg

ito


10 Rand

s – Afric

a do Su

l – Nels

on Man

dela

As pesquisas e levantamento de dados, segundo Joner, também passam por assuntos como o tipo de impressão de cada peça, o tipo de material empregado, os segredos anti-falsificações e também o significado dos simbólicos estampados em cada cédula e moeda. Para quem se interessa pelo tema, dentre as referências do professor, estão alguns livros e catálogos oficiais que abordam o tema, como: o Código de Cédulas do Brasil (Cláudio Amato, 2016); o Livro das Moedas do Brasil (Cláudio Amato, 2015); o Catálogo das Moedas do Brasil (Carmelino Gomes, 2014); World Paper Money (George Cuhaj, 2013); World Coins (George Cuhaj, 2011), dentre outros títulos e publicações seriadas pela Sociedade Numismática Brasileira, como o Bank Note Museum. *as informações sobre as referências podem vir num box. “É importante que tenhamos gosto pelo que fazemos. Melhor ainda é quando aprendemos e adquirimos conhecimento fazendo aquilo que gostamos. Colecionar cédulas e moedas é transformar o passatempo em cultura e a coleção em história”, finaliza o colecionador Joner.

Cédula

ering

o de B o Estreit

ares d s de Din

hõe

de 5 mil

a– ermud – de B uzida em s e r la d pro 2 Dó híbrida cédula lgodão. a e papel

60 Ba th de 16 – Tailân dia – x16cm Cé ao Re i do p comemor dula aís R ama ativa IX


SOCIAL No dia 9 de setembro, a princesa Manuela fez seu primeiro aninho cercada de familiares e amigos próximos. Uma linda festa com 200 pessoas lotou o Espaço e Buffet Divirta Piá com o tema Carrossel. A cobertura fotográfica foi de Marco Futata, decoração por Juliana Perez e vestido “tal mãe, tal filha” pela estilista Nilda Santana. Confira:


Fotos: Marco Futata . Seleção de fotos publicadas : Revista LAR


O BALLET SARAH COELHO APRESENTA:

INFORMAÇÕES: 3018-2181

PATROCÍNIO:

REALIZAÇÃO:


SOCIAL No dia 20 de julho, a Revista LAR comemorou o lançamento de sua 5ª edição ao lado de parceiros, amigos e investidores. O coquetel, lotado de profissionais e empresários, aconteceu nas dependências do Hotel Crystal. Veja quem passou por lá:


Ressonância Magnética em campo aberto.

Inovação médica para exames mais tranquilos e precisos.

A última geração em ressonância magnética está na Unidade Radiológica de Cianorte. É um equipamento em campo aberto, onde o paciente tem mais conforto e espaço para realizar o exame. Com essa inovação médica, o exame é eficaz, preciso e tranquilo. Se o paciente for uma criança ou idoso, permite o acompanhamento de um familiar.

( (44) 3631-1184 Av. Santa Catarina, 666 - Em frente à ACIC - CIANORTE


Cianorte e Região estão ainda mais perto da qualidade e eficiência da Gráfica Cipola

Conforto e atendimento especial para você!

Faça-nos uma visita: Rua Álvares Cabral 578 sl 2 Cianorte - PR

44-9705-5008 marcelo.stefanini@cipola.com.br


thaĂ­s ariane nunes - arquiteta e urbanista av. dr. josĂŠ furquim de castro . 531 - sala 09 44. 3401 0835 44. 99880 5252 everton vila photography av. edson de lima souto, 188 b 44. 3039 1795 44. 98935589


O Hotel Crystal traz para Cianorte o mais alto padrão que a hotelaria pode oferecer. Apartamentos amplos, equipados com estrutura completa para tornar sua estada ainda mais agradável. Na gastronomia contamos com serviço de Room Service, Restaurante a La carte, aberto de segunda à sábado para almoço e jantar. Além de um sofisticado centro de eventos com espaços e serviços únicos.


Estamos celebrando a imaginação. CASA COR. 30 ANOS SURPREENDENDO VOCÊ.

25/10 a 04/12 Rua Esteves Junior, 546 - Centro Florianópolis - SC

ANALAETCOM. ANALAETCOM.

Casa Dr. Oswaldo Cabral

PATROCÍNIO INTERNACIONAL

PATROCÍNIO LOCAL

CARRO OFICIAL

APOIO LOCAL

APOIO INSTITUCIONAL

MÍDIA PARTNER

RÁDIO OFICIAL

Revista LAR 06  
Revista LAR 06  
Advertisement