Relatório Fé no Clima 2015

Page 13

Dentre as principais sugestões dos participantes para uma eventual continuidade do Fé no Clima foram de que se promova a assunção de compromissos com a busca de superação de diferenças para promover as mudanças desejadas, de professar e promover mudanças de estilos de vida, de depositar maior atenção nos mais vulneráveis, responsabilidade de trabalhar para proteger os povos tradicionais, e deposite esperanças nos mais jovens, atuando como facilitadores para uma educação renovadora. Ao final do evento foi assinada a Declaração e Compromisso Fé no Clima, documento que resultou dessas convergências e aspirações compartilhadas entre os participantes do Encontro. O documento foi entregue em mãos à Ministra do Meio Ambiente em um evento sobre a Encíclica “Laudato Sí”, realizado na PUC/RJ, em setembro de 2015. Em outubro a Declaração foi encaminhada à Assessoria do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e encontra-se em processo final de avaliação para o seu envio pela Arquidiocese ao Papa Francisco.

3.2 ALDEIA SAGRADA A Aldeia Sagrada é um encontro anual realizado pelo Movimento Inter-Religioso do Rio de Janeiro (MIR), desde 2002. Sua edição de 2015 teve como objetivo sensibilizar e mobilizar religiosos e não-religiosos para as mudanças climáticas. O encontro concebeu-se como um espaço de encontro e diálogo entre iniciativas locais, regionais e nacionais, desenvolvidas após a ECO-92, com foco na articulação entre identidade cultural e meio ambiente, para identificar sinergias e convergências. O evento ocorreu entre 1 e 3 de outubro na sede do ISER e contou com cerca de 150 participantes. Foi realizado um Painel Fé no Clima durante o evento, reunindo quatro palestrantes 1, em representação das seguintes tradições: 1) Brahma Kumaris; 2) População Quilombola; 3) Povos Indígenas brasileiros, e 4) Cultura Celta. O debate foi mediado pela consultora Denise Pini Rosalem da Fonseca, cuja participação visava articular os conteúdos da Declaração e Compromisso Fé no Clima com os exemplos de ações que seriam apresentadas no painel. Augusto Zimbres, representante do Brahma Kumaris, apresentou exemplos de projetos de produção de energia solar nas escolas de meditação da Brahma Kumaris no mundo. Apresentou o conceito de “agricultura iogue” 2 e estudos comparativos dos resultados produtivos desta com a agricultura orgânica. Alexandre Nascimento, cientista social e ativista da ONG ConVERDEgência, compartilhou um conjunto de experiências desenvolvidas junto a populações quilombolas da região sudeste do Brasil. Salientou a importância dos saberes de populações tradicionais, que nascem da observação 3 O representante da Rede Ecumênica da Juventude, Mário Luiz Gomes, não pode comparecer por motivo de força maior. 4 Produção agrícola orgânica enriquecida pelo ambiente resultante do estado meditativo dos agricultores, que meditam no campo durante a semeadura e a colheita.

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.