ISEP.BI 11

Page 13

À CONVERSA COM...

de protocolos com várias entidades, nomeadamente com o Instituto Politécnico do Porto e com outras entidades de promoção e apoio a negócios inovadores. ISEP.BI Durante os sete anos de vida da Promonet – Associação Promotora de Novas Ideias e Tecnologias, quais são as principais preocupações da associação? Ponderam o alargamento do número de associados? J.A.M. A Promonet é uma associação na qual a NET é o seu maior associado. Tem outros associados de referência, nomeadamente o IPP, e o propósito era exactamente construir estas instalações, este “hardware”, para que o software possa funcionar e implementar as estruturas de apoio necessárias à concretização do nosso trabalho. A incubadora que agora temos é de terceira geração; tem várias características importantes e que são valorizadas pelas empresas. Tivemos o cuidado de envolver na sua construção algumas das empresas que foram criadas pela Net exactamente devido ao seu know how que impulsionou a construção de um edifício com boas condições para as empresas trabalharem. Como associação que é, a Promonet está sempre aberta e interessada em ter novos associados. Temos como projecto futuro valorizar ainda mais a associação para, quem sabe, podermos avançar com outros desafios. A Associação pode, desde que seja a vontade dos seus associados, avançar com outros projectos, ligados à promoção de novas tecnologias.

“Um empreendedor não se faz, nasce” ISEP.BI Porquê reunir estas entidades todas como associados da Promonet? J.A.M. Os associados não entraram todos de uma vez. Começamos com oito e, actualmente, temos 25 accionistas. Este é exactamente o modelo proposto pela União Europeia que recomenda que integrem o elenco de accionistas vários agentes económicos regionais, locais e nacionais. Daí a NET ter começado com um número mais pequeno, tendo depois sido alargado, precisamente para ter como accionistas os vários agentes propostos, desde as associações, empresas, bancos, empresas de capital de risco e universidades. É, no fundo, um conjunto diversificado que serve, através da sua experiência, para potenciar a concretização dos objectivos da Promonet, criando sinergias e potenciando uma massa crítica mais alargada. ISEP.BI A NET tem uma actividade intensa, desde o Clube de Empresas e Empreendedores, a Promonet, promovem conferência e workshops... Quais são os próximos projectos? J.A.M. Neste momento, para além da nossa actividade normal, temos um projecto que apresentamos na conferência realizada no ISEP, e que constitui um grande desafio na criação de empresas inovadoras de base tecnológica. Neste projecto, que está pensado para o Norte de Portugal, o desafio para os próximos dois anos é o de promover e estimular a criação de empresas de base tecnológica. Paralelamente, pretendemos organizar uma série de acções de sensibilização e de captação, através de conferências, consultórios de ideias, concursos de ideias para criação de empresas, encontros informais de fim de tarde... sempre com o espírito de promover a inovação e o apoio a empresas ainda numa fase de arranque. Por fim, estamos também a preparar uma grande conferência ligada à temática do empreendedorismo, em princípio ainda para este ano. Consideramos que todas estas acções são importantes neste momento de crise económica e, quem sabe, podemos ajudar a apontar a saída para esta situação.

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.