Issuu on Google+

2ª Ed iç

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE INFORMAÇÃO E BUSINESS INTELLIGENCE NA SAÚDE

o

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação Faculdade de Ciências Médicas Escola Nacional de Saúde Pública

ã

Univ ersid a d e N o va d e Li sb oa


UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA || INSTITUTO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA E GESTÃO DE INFORMAÇÃO || FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS || ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA

A dinâmica do ambiente globalizado em que se desenvolve a actividade do sector da saúde tem vindo a destacar como factor crítico de sucesso e gerador de vantagens competitivas para o negócio, a capacidade das organizações terem acesso aos dados, informação e conhecimento, no momento oportuno e de forma transparente e fiável. Neste contexto de conhecimento intensivo, a capacidade das organizações intervenientes no sistema de saúde de identificarem, capturarem e explorarem os seus repositórios de conhecimento, por forma a criar valor para o seu negócio e suportar o processo de tomada de decisão, é um factor crítico para garantir a sua competitividade. O Business Intelligence, enquanto utilização de sistemas e tecnologias de informação para a recolha, armazenamento, análise e disponibilização de informação que suporta os gestores na tomada de decisão, tem-se vindo a destacar como uma das principais bases para a criação de vantagens competitivas na economia em rede em que hoje vivemos.

objetivos O curso de Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde visa completar a formação de gestores e profissionais que trabalham na área da gestão de informação e do conhecimento no sector da saúde. O curso tem por objectivo fornecer uma formação equilibrada entre duas áreas chave para a competitividade das organizações: a Gestão de Informação e a Business Intelligence. Este curso tem os seguintes objectivos específicos: Conhecer os desafios do novo mercado da saúde e em particular os instrumentos de planeamento e de controlo de gestão nas organizações de saúde; Conhecer e gerir os processos de inovação e de mudança, bem como de relacionamento com o cliente no novo mercado da saúde; Introduzir os princípios da Gestão de Informação e do Conhecimento, com vista a promover a competitividade das organizações que actuam na Saúde; Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de conhecimento; Compreender o processo de Business Intelligence e o seu papel na criação de valor para o negócio da saúde; Conhecer as principais aplicações de Business Intelligence no sector da saúde; Utilizar aplicações analíticas, de monitorização do desempenho das organizações e identificar os indicadores chave das aplicações analíticas no contexto da saúde; Conhecer e gerir os componentes da infra-estrutura do Business Intelligence - pessoas, processos e tecnologias.

destinatários O curso destina-se a licenciados em qualquer área compatível que desejem adquirir competências de gestão de informação, de gestão do conhecimento e de Business Intelligence no sector da saúde. Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas financeira, planeamento e controlo, qualidade, sistemas de informação, marketing, compras e logística, recursos humanos e técnicos e gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão. Esta pós-graduação dirige-se igualmente a profissionais de saúde encarregues da gestão de serviços, bem como a gestores e líderes no sector da Saúde que necessitam desenvolver estudos ou projectos de Business Intelligence.

De uma forma geral, as equipas de gestão que evidenciam melhores resultados, são também aquelas que apresentam graus de maturidade superiores no desenvolvimento dos seus sistemas de informação. No que diz respeito à componente de saúde deste curso, gostaria de salientar a abrangência e a qualidade das matérias lecionadas, assim como o perfil de excelência dos docentes e convidados. António Alves – Responsável pela Unidade de Estudos e Planeamento da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)


PÓS-GRADUAÇÃO || GESTÃO DE INFORMAÇÃO E BUSINESS INTELLIGENCE NA SAÚDE

unidades curriculares obrigatórias Business Intelligence - Miguel Neto e Manuel Barrento O Novo Mercado na Saúde - Rui Santana Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde - José Carlos Caiado Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde - Guilherme Vitorino Liderança e Gestão de Pessoas - José Bleck A conclusão da pós- graduação requer a realização de 8 unidades curriculares (num total de 60 ECTS), 5 das quais obrigatórias e 3 optativas escolhidas de entre um vasto leque de disciplinas disponíveis. A pós-graduação confere acesso à obtenção de grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Business Intellligence e Gestão do Conhecimento.

unidades curriculares aconselhadas Análise Económica de Sistemas de Saúde (ENSP-NOVA)

Gestão de Conflitos em Serviços e Equipas de Saúde (ENSP-NOVA)

Avaliação Económica em Saúde (ENSP-NOVA)

Gestão de Projetos de Informação (ISEGI-NOVA)

Avaliação Epidemiológica de Programas de Saúde (ENSP-NOVA)

Gestão do Conhecimento (ISEGI-NOVA)

Business Process Management (ISEGI-NOVA)

Gestão dos Sistemas de Informação (ISEGI-NOVA)

Data Mining I (Modelos Descritivos) (ISEGI-NOVA)

Gestão Integrada da Doença (ENSP-NOVA)

Data Mining II (Modelos Preditivos) (ISEGI-NOVA)

Sistemas de Apoio à Decisão (ISEGI-NOVA)

Economia e Política de Saúde (ENSP-NOVA)

Tecnologias Internet e Web (ISEGI-NOVA)

unidades curriculares facultativas Álcool e Saúde Pública (ENSP-NOVA)

Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente (ISEGI-NOVA)

Análise da Utilização do Medicamento em Portugal (ENSP-NOVA)

Gestão de Marketing (ISEGI-NOVA)

Análise de Dados (ISEGI-NOVA)

Gestão de Risco (ISEGI-NOVA)

Análise Ergonómica do Trabalho (ENSP-NOVA)

Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) (ISEGI-NOVA)

Avaliação do Desempenho em Saúde (ENSP-NOVA)

Marketing Experimental (ISEGI-NOVA)

Base de Dados (ISEGI-NOVA)

Marketing Social e Comunicação em Saúde (ENSP-NOVA)

Business Intelligence II (ISEGI-NOVA)

Metodologias de Investigação (ISEGI-NOVA)

Cuidados de Saúde Primários (ENSP-NOVA)

Metodologias de Recolha de Dados (ISEGI-NOVA)

Database Marketing (ISEGI-NOVA)

Métodos de Previsão (ISEGI-NOVA)

Detecção Remota e Monitorização do Ambiente (ISEGI-NOVA)

Métodos de Sondagem (ISEGI-NOVA)

Equidade e Desigualdade em Saúde (ENSP-NOVA)

Métodos Econométricos (ISEGI-NOVA)

Ergonomia e Segurança do Doente (ENSP-NOVA)

Métodos Quantitativos para Marketing (ISEGI-NOVA)

Estatística (ISEGI-NOVA)

Poder Local e Promoção da Saúde (ENSP-NOVA)

Estatística e Investigação em Saúde (ENSP-NOVA)

Qualidade na Gestão de Serviços de Saúde Ocupacional (ENSP-NOVA)

Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor (ISEGI-NOVA)

Salutogénese e Paradigmas da Saúde (ENSP-NOVA)

Estratégias de Prevenção em Riscos Profissionais (ENSP-NOVA)

Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI-NOVA)

Estudos de Mercado (ISEGI-NOVA)

Sociologia da Saúde (ENSP-NOVA)

Financiamento e Contratualização (ENSP-NOVA)

Tabagismo: Prevenção e Cessação (ENSP-NOVA)

Geo Estatística (ISEGI-NOVA)

Técnicas de Quantificação de Valor (ISEGI-NOVA)

GeoMarketing (ISEGI-NOVA)

Web Marketing e Comércio Electrónico (ISEGI-NOVA)

A Pós Graduação de Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde permitiu a partilha de experiência e conhecimento de uma área tão específica como a gestão da informação em organizações de saúde, enriquecendo-me tanto a nível profissional como pessoal e deixando-me alerta para as problemáticas e soluções futuras da área da saúde em Portugal. Patrícia Conceição - Direcção de Planeamento e Controlo de Gestão do Grupo HPP Saúde


informações gerais Coordenação Científica D r. J o s é C a r l o s C a i a d o Prof. Doutor José Fragata Prof. Doutor Miguel Neto

Propinas

O valor das propinas é de 3.400€. Aplicam-se condições especiais, para mais informações consultar: www.isegi.unl.pt/GIBIS.

Condições de Candidatura

As condições para efectuar a candidatura são: -Licenciatura em qualquer área; -Análise ao curriculum académico e profissional do candidato; -Carta de motivação; -Realização de uma entrevista com o júri de admissão.

Calendário e Horário Escolar

O curso inicia-se com um seminário, no dia 9 de Fevereiro, e tem a duração de 2 semestres lectivos. As aulas começam no dia 13 de Fevereiro e funcionam em regime pós-laboral, a partir das 18 horas, 2 a 3 vezes por semana.

Corpo Docente

O curso conta com um corpo docente nacional e estrangeiro que inclui uma combinação entre académicos de prestígio internacional e reputados profissionais de forma a garantir uma formação cientificamente suportada, mas de elevado pendor aplicado.

Acesso ao Grau de Mestre

Caso pretenda obter mais informações sobre este ou outros cursos do ISEGI, poderá contactar com qualquer elemento da equipa: Responsável de Marketing Dra. Ana Paiva tel. (+ 351) 21 382 86 10 | ana.paiva@isegi.unl.pt Responsável dos Serviços Académicos Dra. Andreia Frutuoso tel. (+ 351) 21 382 86 10 | afrutuoso@isegi.unl.pt

Universidade Nova de Lisboa - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação | Campus de Campolide, 1070-312 Lisboa Tel. 213 828 610 | Fax. 213 828 611 www.isegi.unl.pt

2ª EDIÇÃO - 2012

Informações adicionais

DESIGN: RICARDO BELEZA

Para a obtenção do grau de mestre, os candidatos deverão realizar 2 a 4 unidades curriculares adicionais e desenvolver uma dissertação, um trabalho de projecto ou um estágio de natureza profissional.


GIBIS