Issuu on Google+

pós-gradução Projecto inclusivo 2011/2012 1ª Edição Carlos Barbosa Helena Portela Jorge Freitas Branco Luísa Melo Barreiros Paulo Tormenta Pinto Pedro Prista Pedro Costa Sara Eloy

www.dau.iscte.pt


A implementação do Curso de PósGraduação em Projecto Inclusivo foi possível graças à colaboração entre 3 entidades: o ISCTEInstituto Universitário de Lisboa, a Fundação Liga e o Centro Português de Design.


Em termos específicos o Curso de Pós Graduação em Projecto Inclusivo tem por objectivos proporcionar as seguintes competências Saber caracterizar a pessoa em contexto do seu desenvolvimento / interacção social das necessidades ao longo da vida; Aplicar o conceito de projecto e desenho Inclusivo para o desenvolvimento de novos conceitos de espaços, produtos e serviços; Saber aplicar e relacionar os conhecimentos de tecnologia adaptada ao indivíduo, em contexto de prática de projecto; Compreender a complexidade da comunicação de projectos de Design Inclusivo e ser capaz de elaborar estratégias adequadas à sua superação;

Lidar com situações complexas e desenvolver soluções originais reflectindo sobre a responsabilidade ética e social que resulta dessa solução; Saber equacionar os problemas e enquadrar as intervenções tendo em conta as lógicas socioeconómicas de estruturação das cidades e do desenvolvimento urbano. Desenvolver uma visão e prática multidisciplinar da área em questão.


DESTINATÁRIOS O curso destina-se a arquitectos, urbanistas, designers, artistas plásticos, engenheiros, técnicos de serviços públicos, técnicos da área da saúde, da área dos seguros ou quaisquer outros especialistas interessados.

CANDIDATURAS Datas de candidaturas – a informar no secretariado. Os documentos a entregar no acto da candidatura são os seguintes: – Certidão de licenciatura – Curriculum Vitae – 2 Fotografias – Cópia do Bilhete de Identidade – Cópia do Cartão de Contribuinte – Outra documentação relevante (facultativo) – Ficha de inscrição As candidaturas devem ser entregues no secretariado


CONDIÇÕES DE ACESS0 As condições de acesso são o grau de licenciatura ou, excepcionalmente, um currículo relevante. Os candidatos são seleccionados tendo em consideração os seguintes critérios: Curriculum académico, científico, técnico e profissional Resultado de entrevista individual, quando tal for considerado necessário pelo júri de selecção.

PROPINAS O valor das propinas é de 2.500 Euros. A propina pode ser paga de uma vez só ou em Prestações de acordo com o regulamento de propinas.


O curso é concebido como um ciclo de estudos de dois semestres. O plano de estudos proposto inclui as áreas científicas de Arquitectura, Design, Saúde, Economia e Antropologia, sendo que destas, a Arquitectura é a que tem maior peso.


1º ANO UNIDADES CURRICULARES

CRÉDITOS

1º SEMESTRE Ambiente construído e espaço urbano I

9

Design Inclusivo

6

Etiologia e Compreensão do desenvolvimento

6

Antropologia da Diferença

3

Economia e Planeamento Urbano

3

Seminários em Projecto Inclusivo I

3

2º SEMESTRE Ambiente construído e espaço urbano II

9

Metodologias e processos de Design Inclusivo

6

Ergonomia

6

Gentes, Culturas, Diferença

3

Inclusão Social e Desenvolvimento

3

Seminários em Projecto Inclusivo II

3


Departamento de Arquitectura e Urbanismo ISCTE-IUL Avenida das Forรงas Armadas 1649-026 Lisboa Telefone +351 210 464 013 E-mail secretariado.ista@iscte.pt http://www.iscte.pt


www.dau.iscte.pt


Pós-gradução em Projecto Inclusivo