Issuu on Google+


Pรกgina 2 de 10


Regulamento 1.ª Edição / 2013 Coordenação

Professora Doutora Maria Helena Monteiro

Destinatários | Descrição | Método Ensino/Aprendizagem | Objetivos dos destinatários em frequentar o Curso | Condições de acesso e seleção dos candidatos | Inscrições e número de vagas | Custo de inscrição e propinas | Número mínimo de formandos | Diplomas | Utilização das instalações do ISCSP | Plano de Formação | Formadores | Processo de avaliação do curso

Contactos e Inscrições

ISCSP-iFOR Dr. Jorge Martins E-mail: jfmartins@iscsp.ulisboa.pt Telef.: 213 600 496


Página 4 de 10

Destinatários Este curso destina-se a Gestores, independentemente da sua área de formação, que estejam a exercer ou que estejam indigitados para vir a ocupar cargos de direção de topo em instituições públicas de prestação de cuidados de saúde. No final do programa, os participantes deverão estar habilitados a utilizar as principais ferramentas de gestão, no contexto de instituições públicas de prestação de cuidados de saúde. Pretende-se com este curso fornecer aos participantes um conjunto de conhecimentos referentes ao sector da saúde em geral e da prática clínica em particular, que permitam o exercício de cargos de gestão de topo de instituições públicas de prestação de cuidados de saúde.

Descrição O exercício de cargos de gestão, particularmente de topo, implica um conjunto de competências alargadas de natureza gestionária e transversal a todas as áreas e sectores de atividade, bem como um conjunto mais diminuto de competências específicas a esse sector ou mercado. A esta realidade não foge o sector da prestação de cuidados de saúde. Assim, verifica-se que nos órgãos de gestão das unidades prestadoras de cuidados de saúde existem cargos caracterizados por uma forte componente de gestão. Neste caso, está-se perante gestores com competências de gestão consolidadas, adquiridas através de toda uma experiência e carreira profissional na área da gestão e em contextos diferentes do da saúde. No entanto poderão, por nunca terem trabalhado o sector da saúde, apresentar algumas limitações ao nível das particularidades inerentes ao sistema de saúde em geral e da prática clinica em concreto. Surge, assim, a necessidade de desenvolver nestes gestores competências específicas, diretamente relacionadas com o contexto da prestação de cuidados de saúde. Neste curso ir-se-á proporcionar uma melhor compreensão do ambiente sociopolítico, organizacional e do trabalho onde se exerce a prática de gestão. Neste sentido, serão abordados temas de gestão particularmente actuais, tais como: comunicação; identificação, análise e solução de problemas em ambiente clinico; promoção da mudança e inovação de instituições de prestação de cuidados de saúde; gestão da equipa de trabalho em contexto da saúde, através do seu desenvolvimento e envolvimento; implementação de atividades de planeamento, orçamentação e controlo; gestão de programas e de projectos em instituições do sector da saúde.

Método Ensino/Aprendizagem Neste curso serão utilizados métodos e técnicas que integram as bases teóricas das diversas matérias com a discussão e resolução de casos reais. Desta dinâmica de ensino e aprendizagem farão igualmente parte workshops e sessões com key-players da área da gestão no sector da saúde.


Página 5 de 10

Objetivos dos destinatários em frequentar o Curso Os participantes irão obter e/ou robustecer as competências de gestão para liderar e dirigir instituições prestadoras de cuidados de saúde.

Condições de acesso e seleção dos candidatos Os participantes deverão ser licenciados. Dar-se-á primazia a licenciaturas de Gestão e de especialidades na área da Saúde.

Inscrições e número de vagas O período de inscrições decorrerá até ao dia 02 de Dezembro de 2013. As inscrições poderão ser efetuadas de duas formas: - No ISCSP, através do preenchimento da ficha de inscrição e da entrega do CV e cópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e NIF; - Através da Internet, na página do ISCSP, descarregando a ficha de inscrição (http://bit.ly/1hUeAo3) que, depois de preenchida, deverá ser enviada por e-mail, juntamente com os elementos referidos no ponto anterior, para jfmartins@iscsp.ulisboa.pt.

Custo de inscrição e propinas 100,00€ (cem euros) de inscrição a pagar no ato da inscrição. 3900,00€ (três mil e novecentos) a pagar após uma semana do início das aulas.

Número mínimo de formandos Este curso funcionará com um número mínimo de 25 participantes e um máximo de 30 participantes.

Diplomas Será emitido um Diploma de Frequência no Curso a cada participante que tiver um mínimo de 80% de presenças.

Utilização das instalações do ISCSP As sessões deste curso decorrerão em salas especialmente preparadas para esta formação especializada. As sessões decorrerão ao longo de um dia – terça-feira – em 2 períodos de 4 horas cada (09h00-13h00/ 14h00-18h00). Em cada período haverá uma pausa para café. Cafés e almoço estão incluídos no valor da propina.


Página 6 de 10

Plano de Formação Este Programa iniciar-se-á com uma sessão de Boas Vindas presidida pelo Senhor Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e finalizará com uma sessão de Fecho do Curso e Entrega de Diplomas presidida pelo Senhor Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo. Este curso terá durante o seu percurso uma sessão aberta sobre os temas em desenvolvimento, tendo por convidados individualidades do sector.

OBJETIVO DO MÓDULO

MÓDULOS/TEMAS

Gestão Estratégica e o Contexto da Saúde

Gestão Financeira Orçamental

e

Gestão da Atividade no contexto da Qualidade Total

Gestão das Operações e da Cadeia de Valor

Comportamento em Contexto Organizacional e Comunicação Interpessoal

Gestão de Recursos Humanos em contexto de Unidades de Saúde

Com esta unidade temática vai-se abordar a prática da gestão nas suas componentes estratégicas, nomeadamente em termos dos principais modelos, bem como a caracterização do contexto, das instituições públicas de prestação de cuidados de saúde e das tendências de inovação/ mudança do sector. Nesta unidade os participantes experimentam desenvolver um plano estratégico donde conste estratégias objetivas, principais clientes, relacionamentos com stakeholders e drivers de produtividade enquadrados por um contrato de gestão. Nesta unidade temática aborda-se a Função Financeira enquanto exercida no contexto de instituições públicas em geral e de prestação de cuidados de saúde em particular. Nesta unidade aborda-se a Qualidade na prestação de serviços de cuidados de saúde, os sistemas específicos de certificação e a qualidade na dinâmica do trinómio Pagador/Prescritor/Utente. Nesta unidade temática abordar-se-ão os processos logísticos e a gestão da cadeia de valor na prestação dos cuidados de saúde. Serão abordadas as cadeias de fornecimento de medicamentos, dispositivos médicos e consumíveis clínicos no contexto da cadeia de fornecimento global. Nesta unidade os participantes confrontam-se com a conceção e a gestão de operações para que a eficácia das mesmas contribua para o desenvolvimento sustentável da estratégia aprovada e para a competitividade da instituição, privilegiando a inovação e a utilização de sistemas de informação comuns a todo o SNS. Nesta unidade temática abordar-se-ão as relações entre a pessoa, o grupo e a organização nos diferentes domínios de profissionais nas instituições de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, técnicos nas especialidades clinicas e profissionais das áreas administrativas e de infraestruturas técnicas. Nesta unidade temática, tendo por base a perceção integradora e plural do processo de administração em saúde e da gestão de unidades prestadoras de cuidados de saúde, serão desenvolvidos temas relacionados com os processos e procedimentos de gestão de pessoas no sector público e particularmente na saúde.


Página 7 de 10

Gestão de Informação

Sistemas

Gestão de Projectos

Gerir em Contexto Público

Direito Público

Direito da Saúde

Economia da Saúde

Política da Saúde

de

Nesta unidade temática pretende-se revisitar a importância da informação como recurso e ativo fundamental para o sucesso da gestão das organizações e muito particularmente as instituições de prestação de cuidados de saúde. Serão abordados instrumentos, práticas e procedimentos visando a gestão da informação e o planeamento e a gestão dos sistemas de informação particularmente os sistemas de informação clínica. Nesta unidade temática pretende-se fornecer uma metodologia para a gestão de projectos complexos como a maioria dos projectos das instituições de saúde. Serão abordadas metodologias de gestão de projectos com reconhecimento nacional e internacional tais como as da APOGEP (Associação Portuguesa de Gestão de Projectos) e da PMI (Project Management Institute). A partir das três visões/modelos da Administração Pública, pretende-se nesta unidade caracterizar a gestão em contexto público, distinguindo-a da gestão em contexto privado. Serão realçados fatores de eficiência e de eficácia determinantes de uma boa gestão pública. Nesta unidade temática pretende-se fazer o enquadramento normativo e legal da prática da gestão na Administração Pública, com especial incidência nos processos de clareza e de controlo. Serão caracterizados os principais órgãos (e suas responsabilidades) que intervêm nos processos gestionários. Nesta unidade temática será abordada a especificidade do quadro normativo e legal da prestação de serviços de saúde, das instituições que asseguram tal atividade e dos seus profissionais clínicos e não clínicos. Nesta unidade temática pretende-se caracterizar, numa perspetiva macro, o setor da saúde, nas suas diversas especificidades e implicações numa economia global. Esta unidade temática tem por finalidade a caracterização das políticas da saúde, das diversas entidades que constituem o Serviço Nacional de Saúde, de forma a identificar oportunidades e ameaças e ainda, estabelecer as tendências e os desafios para o futuro.


Página 8 de 10

Politica do Medicamento, Dispositivos Médicos e Consumíveis Clínicos Princípios de Ética nas Práticas de Gestão

A finalidade desta unidade prende-se com a caracterização e especificação de três mercados concretos no sector da saúde com fortes implicações na prática clinica, na gestão das instituições (públicas e privadas) de prestação de cuidados de saúde. Estes mercados são o farmacêutico, o dos dispositivos médicos e o de consumíveis clínicos. Sendo um tema transversal à sociedade, quer a nível nacional, quer internacional, esta unidade tem como finalidade abordar e discutir as questões éticas da prática da gestão, dando-se especial relevo à gestão em contexto da saúde e da prestação dos cuidados de saúde.

MÓDULOS/TEMAS

TEMPO DE TRABALHO (Número de Horas)

Calendarização Previsional

TOTAL

PRESENCIAL

16

16

03 e 10 de Dezembro 2013

16

16

17 de Dezembro 2013 e 07 de Janeiro 2014

4

4

16

16

Comportamento em Contexto Organizacional e Comunicação Interpessoal

4

4

Gestão de Recursos Humanos em contexto de Unidades de Saúde

16

16

04 e 11 de Fevereiro de 2014

8

8

18 de Fevereiro de 2014

8

8

25 de Fevereiro de 2014

4

4

11 de Março 2014

4

4

11 de Março 2014

Gestão Estratégica e o Contexto da Saúde Gestão Financeira e Orçamental

Gestão da Atividade no contexto da Qualidade Total Gestão das Operações e da Cadeia de Valor

Gestão de Sistemas de Informação

Gestão de Projectos

Gerir em Contexto Público Direito Público

14 de Janeiro 2014

14, 21 e 28 de Janeiro 2014 28 de Janeiro 2014


Página 9 de 10

Direito da Saúde Economia da Saúde Política da Saúde Política do Medicamento, Dispositivos Médicos e Consumíveis Clínicos Princípios de Ética nas Práticas de Gestão Conferência e entrega dos Diplomas

4

4

18 de Março 2014

12

12

18 e 25 de Março 2014

4

4

01 de Abril 2014

8

8

4

4

01 e 08 de Abril 2014

08 de Abril 2014 15 de Abril 2014

Formadores MÓDULOS/TEMAS

Gestão Estratégica e o Contexto da Saúde

FORMADORES

Contra-Almirante António Silva Ribeiro (Docente ISCSP ULisboa; Director-Geral do Instituto Hidrográfico) Dr. Francisco Ramos (Presidente do Conselho de Administração do IPO)

Gestão Financeira e Orçamental Gestão da Atividade no contexto da Qualidade Total Gestão das Operações e da Cadeia de Valor

Doutor João Carvalho das Neves (Presidente Conselho Diretivo ACSS; Docente ISEG ULisboa) Doutor Luis Pisco (Vice-Presidente do Conselho Diretivo ARS-LVT; Docente ISCSP ULisboa; Docente FCM UNL) Doutora Maria Helena Monteiro (Vice-Presidente ISCSP; Docente ISCSP ULisboa) Doutora Fernanda Nogueira (Docente ISCSP ULisboa)

Comportamento em Contexto Organizacional e Comunicação Interpessoal Gestão de Recursos Humanos em contexto de Unidades de Saúde Gestão de Sistemas de Informação

Gestão de Projectos

Doutor José Luís Nascimento (Docente ISCSP ULisboa) Doutor Albino Lopes (Docente ISCSP ULisboa) Doutor Henrique Martins (Presidente do Conselho de Administração SPMS; Docente U Católica Lisboa) Doutor Modesto Cal Vasquez (Docente ISCSP ULisboa)


Página 10 de 10

Gerir em Contexto Público Direito Público

Direito da Saúde

Economia da Saúde Política da Saúde

Politica do Medicamento, Dispositivos Médicos e Consumíveis Clínicos Princípios de Ética nas Práticas de Gestão Conferência “A Inovação e a Gestão das Unidades de Saúde” e entrega dos Diplomas

Doutora Elisabete Carvalho (Docente ISCSP ULisboa) Mestre Filipe Camejo (Coordenador do Gabinete de Assessoria Jurídica e de Contencioso do Hospital Garcia de Orta) Mestre Filipe Camejo (Coordenador do Gabinete de Assessoria Jurídica e de Contencioso do Hospital Garcia de Orta) Professor Pita Barros (Docente Faculdade de Economia UNL) (*) Doutora Maria do Céu Machado (Diretora do Departamento de Pediatria CHLN; Docente ISCSP ULisboa; Docente Faculdade de Medicina ULisboa) Doutor Helder Mota Filipe (Docente Faculdade de Farmácia ULisboa; Vice-Presidente INFARMED) Doutor João Bilhim (Docente ISCSP ULisboa) Individualidades do Sector da Saúde e Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde (*)

(*) A confirmar.

Processo de avaliação do curso No fim do curso, os participantes são convidados a preencher um questionário específico de avaliação da qualidade da formação ministrada.


Regulamento Curso de Alta Direcção em Gestão de Unidades de Saúde para Gestores 2013