Issuu on Google+


BATE-PAPO COM A ISAPA

Fim de ano

Normalmente, no fim de cada mês, analisamos o resultado obtido comercialmente. Mas o fim do ano nos dá a oportunidade de fazer uma análise detalhada do que fizemos durante todo esse período.

Em virtude de ser esta a última edição da Pedalada News de 2013, aproveito a oportunidade, como Gerente Nacional de Vendas da Isapa, para dizer que, com muito esforço, trabalho em time e foco, atingimos as metas do ano. Além disso, conseguimos ótimas realizações, como a futura criação de um novo centro de distribuição em Itajaí, planejado para atendermos todo o sul do país.

realizado por todos da Isapa seja ainda mais forte para atingirmos novas metas em 2014.

A nossa filosofia é que somente com muito trabalho conseguiremos obter o sucesso desejado. Portanto, nossa expectativa é que o trabalho

Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano-Novo de muito sucesso.

Enriqueça a nossa próxima edição com matérias importantes para o nosso setor. Mande suas sugestões para o e-mail: marketing.bike@isapa.com.br.

02

Agradeço à nossa equipe de vendas e a todas as áreas internas da empresa, que nos ajudaram muito nessas realizações. Somos muito gratos a todos os nossos clientes pela parceria durante este ano.

Antonio Momoli Gerente Nacional de Vendas

Cadastre-se em nosso site www.isapa.com.br e receba todas as novidades da Isapa! Curta nossa fan page no Facebook: www.facebook/isapa.bicicleta


A bicicleta tem três pontos de contato direto com o corpo: guidão, selim e pedais. Assim, ajustes na altura e na posição desses três componentes – e até o tamanho do quadro – podem influenciar e melhorar a experiência do ciclista. Senão, dores acabam aparecendo nos glúteos, nas pernas, nos pés, nas mãos, na coluna, no pescoço, na região lombar, entre outros.

NO MUNDO DAS BIKES

Bike Fit: ajustes na bike melhoram o desempenho e previnem problemas de saúde

No caso do selim, se estiver muito baixo, quem sofre são os joelhos. E, se estiver alto, esticam-se os tendões de Aquiles e força-se o nervo ciático. Para ajustá-lo, deve-se prestar atenção se a perna se estica totalmente ao pedalar, e o quadril não se movimenta.

Com a tendência do bike fit, os clientes estão cada vez mais informados e começam a procurar a bicicleta mais adequada para seu tipo físico e utilidade. Afinal, o tamanho da bicicleta importa sim e pode influenciar a experiência do usuário. As bikes devem ser adequadas aos seus donos e isso afeta não só o desempenho do ciclista como também ajuda a prevenir problemas que podem aparecer devido ao esforço inadequado.

Porém, se você não consegue ajustar bem a altura do selim, talvez seja necessário trocar de quadro para um mais adequado. Para definir o tamanho do quadro, o que importa é a medida do cavalo, que é a distância entre a sola dos pés e a parte do corpo que se apoia no selim. Existem algumas medidas preestabelecidas para você indicar o quadro ideal a seu cliente (veja tabela). Mas você

também pode determinar o tamanho do quadro com as fórmulas simples, desenvolvidas pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi. Para bikes speed, calcule: medida do cavalo x 0,65. Exemplo: um cliente com cavalo na altura de 83 cm. Logo, 83 x 0,65= aprox. 54, que é a medida do quadro correto. Caso o número seja ímpar, você pode indicar o quadro de tamanho imediatamente menor, para uma bike mais ágil e esperta, ou maior, com mais estabilidade e conforto. Para mountain bikes, o tamanho do quadro é em polegadas, e o cálculo é: transformar o número da altura do cavalo em polegadas (divida o número por 2,54) e subtrair 14. Exemplo: 83 cm de cavalo dividido por 2,54 = 32,67 polegadas. Subtraindo 14, chega-se a 18,67 polegadas. O quadro é de 18.5.

Tabela do quadro ideal ESTATURA APROXIMADA

TUBO SUPERIOR

MTB

Estrada

TAMANHO COMERCIAL

MTB

Estrada

1,50 a 1,60 m

20,9" a 21,4"

53,0 a 54,4 cm

14"

menos de 51 cm

1,55 a 1,70 m

21,5" a 21,9"

54,7 a 55,6 cm

16,5"

53 cm

1,65 a 1,75 m

22,0" a 22,5"

54,7 a 57,1 cm

18"

55 cm

1,73 a 1,85 m

22,6" a 22,9"

57,4 a 58,3 cm

19"

57 cm

1,75 a 1,90 m

23,0" a 23,4"

58,6 a 59,4 cm

20"

59 cm

1,85 a 2,00 m

23,5" a 24,0"

59,6 a 60,0 cm

22"

61 cm

Além disso, é necessário ver a altura correta do guidão, que deve variar de acordo com a finalidade: passeio, estrada ou mountain bike. Apesar dessas dicas, recomenda-se a visita a um especialista em bike fit, que poderá fazer uma análise da sua

pedalada e indicar as melhores opções para o seu conforto e a sua integridade física. Aproveite essas dicas e ajude seus clientes. Quanto mais satisfeitos eles estiverem, melhores serão suas vendas. 05 03


ESPECIAL

Brasil Cycle Fair 2013 estreita relacionamento da ISAPA com representantes e clientes


A participação da ISAPA na Brasil Cycle Fair 2013, feira de negócios de ciclismo nacional, que aconteceu dos dias 7 a 10 de novembro, na Expo Center Norte (SP), foi marcada pela presença constante de representantes e clientes em nosso estande. Agradecemos a parceria e o interesse em conferir de perto as novidades que trazemos ao mercado de bikes. Sua presença nos deixou mais animados para continuar pedalando mais forte.

05


Bikefitting.com – Shimano eleva o nível para a filosofia bike fit A Shimano, uma das marcas mais respeitadas e famosas no universo das bikes, apresentou, durante a Brasil Cycle Fair 2013, uma solução que faz o bike fit atingir um novo patamar nas lojas. Com estreia mundial programada para 2014, o bikefitting.com oferecerá ao lojista um avançado ambiente, com ferramentas e dispositivos poderosos para uma análise completa e única do ciclista e de seu desempenho. Com essas informações, o lojista poderá oferecer soluções com a linha Shimano, como sapatilhas, vestuário, óculos, mochilas, componentes e pedais, além de selins, guidões, mesas e acessórios da linha PRO. As vantagens vão além da análise: o modo assistente simplifica o processo e reduz o tempo de avaliação pela metade, totalizando cerca de uma hora e meia. O bikefitting.com possui ferramentas que os lojistas podem adquirir independentemente ou com a solução completa. O lojista é dono do seu equipamento e, para utilizá-lo, o programa prevê treinamentos inclusos. Embora o software seja integrado aos produtos das linhas Shimano e PRO, a solução é neutra, o que permite aos lojistas utilizar outros produtos. A iniciativa do bikefitting.com é global, com suporte de especialistas da Shimano e uma equipe técnica para treinamentos e suporte.

Bicicletas têm imposto mais alto do que automóveis no Brasil Apesar de cada vez mais a população brasileira estar favorável ao uso da bicicleta como meio de transporte – tanto pelos argumentos ambientais quanto pelo favorecimento da saúde e também para ajudar no trânsito – o imposto que o governo cobra dos fabricantes desse produto no Brasil ainda é muito alto. Isso acontece porque os carros estão beneficiados por incentivos fiscais, que podem continuar até 2014. Segundo estudo encomendado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), cerca de 40,5% do preço final das bicicletas é composto por impostos, contra 32,5% dos automóveis. Isso acontece também com o IPI, que, para as bicicletas feitas fora da Zona Franca de Manaus, é de 10%, contra 3,5% para carros populares. Carla Rossi, economista da Tendências, afirma que uma redução de preço de 10% pode aumentar em até 14% as vendas. Assim, o mercado de bikes, que contabilizou 5 milhões de unidades em 2011, e chegará a 5,9 milhões em 2018, teria potencial de chegar a 9,3 milhões. Isso poderia contribuir até para a formalização do setor, que tem cerca de 30% dos fabricantes informais e de pequeno tamanho.

06


DOWNHILL PELA ISAPA

Conheça a linha de bicicletas OGGI, a nova marca de bikes completas da ISAPA Aproveitando o principal evento de bicicletas do mercado nacional, a feira BRASIL CYCLE FAIR, realizada entre os dias 7 a 10 de novembro, a ISAPA fez o pré-lançamento de OGGI, sua mais nova linha de bicicletas, despertando interesse e curiosidade de todos que passavam perto do estande.

bicicleta completa, com um visual atraente e atual, componentes de qualidade e preço bastante acessível. Há tempos o mercado vinha nos pedindo uma marca de bike completa, e acredito que chegamos ao melhor custo-benefício possível’’, afirma Daniel Douek, diretor comercial.

O nome da marca vem do italiano OGGI (hoje’’, em português), que mostra um conceito atual e com design moderno. Mas por que um nome italiano? Porque o projeto foi desenvolvido na Itália por designers envolvidos com o mundo da bike.

A OGGI conta com mais de 15 opções de bicicleta em sua linha, que foram elaboradas de acordo com as necessidades dos nossos clientes e consumidores.

O conceito por trás da criação da linha OGGI é oferecer ao cliente uma

ISAPA e os clientes da região Sul cada vez mais próximos Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes da Região Sul, a ISAPA realizou jantares em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre os dias 11 a 13 de dezembro, com presença da diretoria, alguns clientes e

Já no começo de janeiro, estará disponível para venda a linha de alumínio 29’’, em três versões, todas com componentes Shimano. Em seguida, a

representantes. “Enxergamos o sul do Brasil como uma região bastante promissora e acreditamos que ela tem um grande mercado a ser explorado. Queremos estar próximos aos nossos clientes daqui”, comenta Daniel Douek, Diretor Comercial. Na ocasião, foi feito o anúncio da construção do novo depósito para atender esse mercado. “Fizemos o jantar para conversar pessoalmente com nossos clientes e saber qual é o sentimento e a motivação deles em relação ao nosso novo depósito”, aponta o Sr. Antônio Momoli, gerente nacional de vendas.

linha de carbono 29’’ e 27,5’’, além da linha de bikes de passeio. Todos os modelos são montados com peças e componentes de marcas reconhecidas pelo mercado, como Shimano, ITM, KENDA, V-ZAN, entre outras. Temos capacidade e estrutura para concorrer com grandes marcas do mercado. Nossa equipe de vendas é muito eficiente e temos uma rede de distribuição muito forte. Além disso, o planejamento foi feito de forma correta e o projeto tem tudo para ser um sucesso’’, completa Daniel. OGGI. Em breve, essa marca vai mover você.

Com ótima localização (próximo à BR 101 e ao porto de Itajaí), a construção terá 12 mil m2 de área construída e espaço disponível para uma futura (e provável) expansão. Sua estrutura possibilita armazenagem de 18.000 posições pallets e conta com o que há de mais moderno em sistemas e processos logísticos. “O projeto é grande, e o investimento também. Isso mostra que a Isapa não poupa esforços para continuar crescendo sempre”, finaliza Isacco Douek.

07


OGGI. A bike que faz parte da sua natureza.

e vida. d o il t s e m u sporte. É hoje. n o a r a t it e m v u o s r a p a quem a ão é apen r n a p e ik a b it e a f , s ê a voc lidade. ,m a ã a u h r q n a a p a , lt m e a a u e o q d s m Nós sabemo e bikes preocupada co enciado e componentes iões de profissionais difer m opin linha d o o r a c d s m a u u la q é á I m G ic o r G AO o de fab ã s, ágeis, c t e s v e u le q s e s o ik b m São ciais, fize e p s e mercado. o o ã t d s s e a t ik b le t r a e E, para cria

Desenvolvida por quem ama bike e se preocupa com o planeta. www.isapa.com.br

facebook.com/isapa.bicicleta

youtube.com/user/ISAPABICICLETA

Pedalando e acelerando com você


Newsletter Isapa Bicicleta Nº4