Issuu on Google+

Escadarias O projecto Escadarias é uma intervenção proposta para a parte central do prédio VI, onde se localiza o centro comercial, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

A intervenção vem para gerar ligação mais tênue entre o local e seu entorno. Um ambiente mais agradável e mais funcional no sentido de atividade, vivência e “estar” é o foco principal da Escadarias.

Fazer do local um novo ambiente, onde os alunos, os professores, os funcionários, e etc, possam não só passar, mas desfrutar de diversas formar de interação que as Escadarias proporcionam.

Simbologia

Uso

A escada traz um sentido de ascensão e valorização. Para o ambiente proposto pode ser entendido como um estimulo para os alunos, de crescer na vida e alcançar seus objetivos, sendo cada degrau uma etapa vencida. A proposta é de uma escada que sobe de um lado e desce do outro ou vice-versa, para assim nao eliminarmos o fato de que temos momentos de altos e baixos.

A intervenção, além de ter um sentido não físico de simbolizar o crescimento e o alcance dos objetivos dos seres humanos, também serve de estrutura para diversos momentos de estar. Em seus degraus, pode-se sentar para estudar, ler, escrever ou simplesmente conversar. Os diferentes tipos de degraus possibilitam a escolha para o que melhor se encaixa às necessidades do usuário, podendo ser utilizados sozinho, em grupos pequenos ou até em mais pessoas. Os degraus também sao base para possíveis intervenções dos alunos, tanto para modifica-los como para exporem seus trabalhos. As pessoas fazem parte do projeto e são essenciais para que este fique completo. As laterais da escadaria também sao base para exposição de diversos trabalhos.

material A escolha da cortiça como material para toda a escada foi feita devido as suas qualidades que suprem bem as necessidades exigidas pelo ambiente. A cortiça é um material leve e de fácil limpeza quando revestido com verniz, além de ser também um isolante térmico e acústico, proporcionando assim um ambiente de estar agradável. A material foi escolhido não só por suas propriedades morfológicas, mas tambem por se alinhar com os 3 pilares da susentabilidade: econômico, social e ambiental. Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo, portanto a proximidade da cortiça com a sociedade portuguesa é bastante estreita. Uma vez que o material é extraído do território nacional, os custos com transporte, obtenção e etc sao reduzidos, fazendo-o economicamente viável, além de representar 3% das exportações do país. E por ser extraída do Sobreiro, árvore originaria da península ibérica, faz com seja um material renovável, diminuindo o impacto no meio ambiente.

Para proporcionar a mobilidade e versatilidade da forma e do uso, a Escadaria é composta pela repetição de um módulo base. Partindo de uma forma retangular, o que amplia as possibilidades de configuração, utilizamos 3 destas composições do módulo para desenvolver nossa principal intervenção. As diversas opções de disposição, possibilitam a formação de mesas, assentos, palcos, expositores entre outros. A Escadaria estimula uma ligação e interação tanto entre diversas áreas artísticas, da moda a arquitetura e design quanto dos alunos com o espaço.

cor O amarelo é uma cor quente que traz alegria, luz e otimismo para o ambiente. A escolha deste tom foi feita pois além do sentimento de felicidade, estimula as atividades mentais e o raciocínio. Aumenta também a concentração e a atenção. Nos pareceu ideal tal escolha pois estas sao características necessárias no ambiente em que ela foi implementada, um ambiente cercado de salas de aula, que é passagem e também um possível ambiente de estar.


Acabamentos Para facilitar a limpeza e promover impermeabilização, o tratamento em verniz será feito em toda a peça. Tanto na parte de cortiça pintada de tinta acrílica amarela (representada por dois terços do objeto), quando na parte em cortiça crua.

Ambientação Armazenagem A construção a partir de módulos possibilita que a armazenagem dos volumes seja uma forma fácil e compacta de guarda-los, quando se quer utilizar o ambiente de outras maneiras. A armazenagem é feita através do empilhamento dos módulos.

desenhos técnicos 1600.00 1350.00

1350.00

4050.00

2100.00

30.00

1350.00

1120.00

150.00

1350.00

220.00

220.00

220.00

100.00

200.00 100.00

200.00

400.00

100.00

100.00

220.00

76.00 37.00 37.00


Escadarias