Page 1

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Carrazeda de Ansiães ConVida Boletim Municipal Edição: Julho 2016


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Edição: julho de 2013 a julho de 2016

EDITORIAL

Ficha Técnica

Estimados Munícipes e outros leitores

Edição e Propriedade Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Diretor Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães José Luís Correia Coordenação e Redação Recolha e tratamento de registo, informação, redação e elaboração gráfica Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Fotografias Arquivo CMCA Depósito legal: 142842/99 Assinatura / Distribuição Gratuito Tiragem 2 500 exemplares Midoel, Publicidade & Artes Gráfica

Apesar da gestão municipal ser pública e a sua divulgação ser obrigatória por Lei, nem sempre a informação chega a todos como é desejável. Esta publicação tem como objetivos dar a conhecer o que a Câmara Municipal fez de mais significativo, nos últimos dois anos, assim como apresentar novos desafios e novos projetos. A gestão do município atravessa um dos períodos mais difíceis dos últimos tempos, devido ao facto de nenhuma das obras em execução ter financiamento garantido. O motivo deve-se ao atraso da aplicação dos fundos comunitários, nomeadamente do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020. Assim, todas as ações estão a ser garantidas com financiamento exclusivo do Município. A requalificação do Mercado Municipal, que passou a denominar-se Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães, é a obra do ano. Com este equipamento pretendemos:

Índice

- Dispor de um espaço adequado para a realização de eventos de cariz social e económico.

Editorial

2

Pacote Fiscal

4

Obras

5

Obras | Investimentos Efetuados

21

Iniciativas de Promoção Económica e Turística

23

Arte

27

Actividades Lúdicas, Culturais e Recreativas

33

Ação Social

43

Educação

44

Breves Notícias

45

Para receber este Boletim Municipal no país ou no estrangeiro contacte:

- Oferecer condições aos produtores do Concelho para poderem expor e comercializar os seus produtos. - Instalar uma incubadora de empresas que incentive os jovens ao empreendedorismo, criando postos de trabalho. Nesse sentido a Câmara Municipal procedeu à aprovação e publicação de um regulamento que estipula os apoios disponibilizados, de ordem financeira e logística. Para que estas iniciativas decorram com sucesso está a ser elaborado um estudo técnico de viabilidade e sustentabilidade económico-financeiro bem como a preparação de uma candidatura a avisos de abertura de concursos a financiamento.

Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Praça do Município 5140 - 077 Carrazeda de Ansiães Tel: 278 610 200 Fax: 278 616 404 E-mail: geral@cmca.pt | Site: www.cmca.pt

As Caldas de S. Lourenço é a obra de que se fala há muitos anos. Apesar das muitas contrariedades, não passou ao esquecimento como alguns poderão pensar.


Uma obra como esta exige um conjunto de condicionalismos considerados como essenciais para a sua execução:

A Casa dos Cantoneiros, em Foz-Tua, recentemente recuperada e inaugurada, agora designada «Wine House» faz parte dessa estratégia.

- Reconhecimento das valências terapêuticas das águas; através da aprovação do estudo medico-hidrológico, que já fizemos e permite o normal funcionamento do balneário.

A nível cultural e recreativo procuramos preservar as tradições, apoiar o funcionamento das coletividades e assegurar a formação em algumas áreas através da Academia Municipal de Música e da Escola de Dança.

- Aquisição dos terrenos necessários à instalação dos edifícios, falta-nos, apenas, realizar a escritura de uma parcela.

Na área da educação apoiamos os agregados familiares com mais dificuldades financeiras participando a aquisição de manuais escolares, facultando transportes escolares e atribuindo bolsas de estudo para os alunos dos ensinos secundário e superior.

- Aprovação do projeto de execução - foi emitido o parecer global favorável, pela CCDRN, após consulta à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), Direção Geral de Energia e Geologia (D G E G ), com a pronúncia favorável destas entidades. Os projetos das especialidades foram, também, remetidos à apreciação das entidades responsáveis. Destes já emitiram parecer favorável a Direção Geral de Saúde, o Turismo de Portugal, a Direção Geral de Energia e Geologia, para as instalações elétricas. Aguarda-se apenas o parecer da Autoridade Nacional de Proteção Civil para o projeto de Segurança Contra Incêndios e Edifícios. - O Complexo Termal das Caldas de S. Lourenço é constituído por um estabelecimento termal, uma unidade de alojamento com doze quartos, uma unidade de restauração e requalificação do espaço envolvente. É um investimento de quatro milhões de euros pelo que nos obriga a tomar algumas precauções. Está a ser elaborado um Plano Estratégico e de Viabilidade Económica e Financeira que servirá também de suporte a uma candidatura a financiamento quando houver oportunidade. Caberá à Câmara Municipal definir a melhor estratégia de construção e exploração do Complexo Termal o que muito dependerá, também, da obtenção de financiamento. No seguimento do aproveitamento dos recursos endógenos decidimos investir nas zonas de criação de riqueza, nos vales dos rios Douro e Tua e no Planalto de Ansiães - é a razão pela qual fizemos, e continuaremos a fazer, significativos investimentos nas acessibilidades. Mas não basta produzir. É preciso saber divulgar e vender. É por isso que temos participado em diversos eventos no país e no estrangeiro com o objetivo de divulgarmos as potencialidades turísticas e promovermos os nossos produtos, com especial destaque para a maçã, o vinho e o azeite.

No domínio social, porque atravessamos tempos difíceis, preocupamo-nos com os mais desfavorecidos. São inúmeros os apoios, no âmbito da aplicação do Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos. Aproxima-se a elaboração do plano e orçamento para 2017 e dele constarão três ações muito significativas: - Requalificação e modernização da E B 2.3/S de Carrazeda de Ansiães; - Plano de reabilitação urbana da vila (com intervenções específicas) - Requalificação do núcleo urbano da aldeia de FozTua. E porque estamos em tempos de férias não deixe de fazer uma visita com os amigos às nossas paisagens maravilhosas, ao Castelo de Ansiães, ao Museu da Memória Rural em Vilarinho da Castanheira, à Casa dos Cantoneiros em Foz - Tua, ao Núcleo Museológico do Azeite na Lavandeira, ao Parque Internacional de Escultura e à Galeria Alberto Carneiro em Carrazeda de Ansiães. Convido-o a dirigir-se, também, à LIT (Loja Interativa de Turismo) onde poderá obter toda a informação que o ajudará a conhecer-nos melhor. Boas férias, Saudações Cordiais,

O Presidente da Câmara Municipal

José Luís Correia

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 3


PACOTE FISCAL

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

DA AUTARQUIA

IRS, IMI, Derrama e Taxa Municipal de Direitos de Passagem para o ano de 2016

TAXA do IMI

De acordo com os limites previstos nas alíneas a) e c) do artigo 112º do CIMI, na redação que lhe foi dada pela Lei nº 83-C/2013 de 31 de dezembro.

Prédios Rústicos - 0,8% (taxa fixa) Prédios Urbanos (taxa mínima prevista na lei) - 0,3% Imóveis destinados a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário, da taxa que vigorar no ano a que respeita o imposto, atendendo ao número de dependentes que, nos termos do previsto no artigo 13º do Código do IRS, compõem o agregado familiar do proprietário a 31 de dezembro, as seguintes reduções: Nº de dependentes a cargo

Redução da Taxa

1

10%

2

15%

3

20%

TAXA de IRS No que respeita à participação do município na receita de IRS, abdicar do percentual de 3% a favor dos sujeitos passivos de IRS no concelho.

No que respeita à derrama não lançar este imposto.

No que respeita à taxa municipal de direitos de passagem, propor o percentual de 0,25% sobre cada fatura emitida pelas respetivas empresas operadoras.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 4


OBRAS

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 5


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Requalificação da EM 631-1 Carrazeda de Ansiães / Samorinha

Execução de Muro de Contenção na EN 314-1 Pombal

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 6


Câmara Municipal

OBRAS

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Requalificação do Caminho Municipal 1138 - Arnal

Execução de Muro de Contenção na EN 314-1 - Paradela

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 7


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Requalificação da Escola Primária de Areias

Beneficiação da Estrada Municipal 632 - Carrazeda de Ansiães - Seixo de Ansiães

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 8


Câmara Municipal

OBRAS

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Pavimentação da Zona Envolvente da Escola Primária de Brunheda

Requalificação do Largo de Paradela

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 9


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Beneficiação da Estrada Municipal 632-2 / Selores - Lavandeira

Requalificação da Escola Primária de Campelos

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 10


Câmara Municipal

OBRAS

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Requalificação do Largo de Santa Eufémia em Lavandeira

Requalificação da Escola Primária de Arnal

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 11


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Requalificação do Largo da Igreja Matriz de Parambos

Requalificação da Estrada Municipal 632 - Pereiros / Codeçais

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 12


Câmara Municipal

OBRAS OBRAS | Empreitadas

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Requalificação do Campo de Futebol de Carrazeda de Ansiães

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 13


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Requalificação do Caminho Agrícola entre Pinhal do Douro e Coleja

Alargamento da Rua da Amoragem em Amedo

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 14


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Arranjo Urbanístico entre a Escola Profissional e o Recinto da Feira

Requalificação do polidesportivo de Zedes

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 15


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Requalificação da Praça da Ordem de Malta em Mogo de Malta

Requalificação da Casa dos Cantoneiro em Foz - Tua

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 16


Câmara Municipal

OBRAS

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Centro de Convívio Intergeracional de Amedo

Saneamento na Rua da Gricha em Zedes

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 17


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS

Beneficiação da Estrada - Nó do IC5 - Brunheda

Pavimentação de Caminhos Rurais - Selores/Fontelonga e Fontelonga/Marzagão

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 18


Câmara Municipal

OBRAS

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Centro de Convívio de Fontelonga

Estação de Mobilidade de Carrazeda de Ansiães

Obra Adjudicada: 277.215,00 €

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 19


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Construção do Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 20

OBRAS


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

OBRAS Investimentos efetuados:

Julho a Dezembro de 2013

Pavimentação da Rua da Barreira em Codeçais 5.386,00 €

Pavimentação da Área Envolvente à Igreja de Fiolhal; Rua Central em Tralhariz e Repavimentação da Rua do Douro em Foz - Tua - 10.905,00 €

Pavimentação das Ruas da Tinteira e da Ferradura em Carrazeda de Ansiães - 21.667,65 €

Pavimentação do Bairro do Moutinho em Arnal e acesso Sul da Sª da Paixão - 3.302,00 €

Saneamento em Sentrilha - 16.866,71 €

Variante a Carrazeda de Ansiães 3ª Fase - 248.498,01 €

Pavimentação da Rua do Barranco em Marzagão 2.386,40 €

R equalificação da E M 631-1 (Carrazeda / Samorinha); Pavimentação do CM 1139 (Ramal de Luzelos); Pavimentação do C M 1137 (Ramal de Misquel) - 191.557,53 €

Pavimentação da Rua da Alegria em Pinhal do Norte e Área Envolvente da Escola Brunheda - 5.230,00 €

Pavimentação da Rua Fonte da Gricha e Picoteira em Pombal, Pavimentação da Rua do Lavadouro em Paradela - 6.114,68 €

Requalificação da Escola Primária de Areias e Zona Envolvente - 8.939,10 €

Conservação de Estradas Municipais / Muro EN 3141 - 8.158,56 €

Requalificação da Zona Envolvente ao Cemitério de Carrazeda de Ansiães - 135.683,09 €

Requalificação da Margem Direita do Rio Douro em Foz - Tua - 198.666,02 €

TOTAL: 821.097,57 €

TOTAL: 1.967.923,89 € Ano de 2015

I luminação do Largo de São João/Marzagão 12.200,23 €

Pavimentação da Rua do Fundo do Povo/Coleja 10.420,00 €

U tilização Racional de Energia e Eficiência Energética Ambiental da Piscina Coberta de Carrazeda de Ansiães - 109.190,00 €

A largamento da Rua da Amoragem/Amedo 14.115,00 €

I l uminação do Largo de São João Marzagão 12.200,23 €

C onservação de Estrada Municipais E M - 632 22.106,70 €

Pavimentação da Av. João Sampaio, Becos da Dialina, Levírio, Jaime e Belmira em Parambos - 21.965,00 €

Conservação de Estradas Municipais - Construção de Muro de Suporte no Caminho Municipal nº 1130 em Tralhariz - 16.305,96

P a v i m e n t a ç ã o d a R u a d o Va l e e m Z e d e s , Pavimentação da Rua do Ribeiro, Largo do Paço e Rua da Fonte da Cunha em Areias - 17.173,08 €

Requalificação do Campo de Futebol de Carrazeda de Ansiães - 537.903,01 €

Requalificação do Campo da Bola em Carrazeda de Ansiães - Drenagem - 45.802,00 €

Pavimentação da Rua do Cardal - 35.575,00 €

Recuperação da Casa do Cantoneiro em Foz - Tua 184.828,33 €

Beneficiação da EM Carrazeda / Seixo e Selores / Lavandeira - 312.927,54 €

Requalificação do CM Pereiros / Codeçais - 314-1 561.289,87 €

Ano de 2014

Requalificação do Mercado Municipal de Carrazeda de Ansiães - 1.015.608,71 €

R egularização do Pavimento da Rua Marechal Gomes da Costa em Belver e Rua do Alambique em Mogo de Ansiães - 4.113,00 €

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 21


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Requalificação da Rua da Escola em Tralhariz; Rua do Poço em Castanheiro; Repavimentação da Rua do Santo António em Fiolhal e Pavimentação do Largo do Pinheiro Manso em Tralhariz - 17.394,00 €

OBRAS 

Arruamentos na Freguesia de Marzagão - 11.088,00 €

Arruamentos na União de Freguesias de Amedo e Zedes - 9.990,00 €

Arruamentos na União de Freguesias da Lavandeira, Beira Grande e Selores - 29.190,00 €

Arruamentos na Freguesia de Linhares - 12.516,80 €

A rruamentos na Freguesia de Vilarinho da Castanheira - 17.718,50 €

Centro de Convívio em Fontelonga - 55.625,10 €

Caminho Agrícola entre Pinhal do Douro e Coleja 204.959,47 €

Requalificação do Largo de Paradela - 10.149,00 €

Arranjo Urbanístico entre a Escola Profissional e o Recinto da Feira - 139.721,94 €

Arruamentos na Freguesia de Seixo de Ansiães 6.570,20 €

R equalificação do Largo de Santa Eufémia em Lavandeira - 15.892,60 €

Arruamentos na Freguesia de Parambos - 13.852,44 €

Requalificação da Escola Primária de Arnal - 9.428,00 €

S aneamento em Sentrilha - Instalação de Equipamento de Tratamento - 14.045,09 €

Requalificação da Escola de Campelo - 28.285,39 €

R equalificação da Escola de Misquel e Zona Envolvente - 5.641,21 €

Pavimentação da Rua a Amoragem em Amedo 11.661,42 €

Pavimentações em Arnal, Beira Grande e Mogo 74.560,33 €

Beneficiação da Estrada - Nó do IC 5/Pinhal do Norte / Brunheda - 75.523,57 €

Pavimentações em Luzelos, Linhares e Carrapatosa 8.599,25 €

Pavimentação do Caminho Rural de Ligação entre Fontelonga e Marzagão - 148.939,46 €

C entro de Convívio Intergeracional de Amedo 7.066,20 €

Pavimentação do Caminho Rural de Ligação entre Selores e Fontelonga - 115.955,41 €

Abertura do Caminho do Vale Codeçais - 9.400,00 €

R equalificação do Anexo do Museu da Memória Rural em Vilarinho da Castanheira - 51.220,00 €

R equalificação da Praça da Ordem de Malta 18.944,00 €

Saneamento da Rua da Gricha em Zedes - 28.079,72 €

Total: 1.601,589,21 €

Total: 895.341,67 €

Janeiro a Julho de 2016

Execução de Muro de Contenção EN 314-1, Pombal 13.272,84 €

Estação de Mobilidade de Carrazeda de Ansiães 277.215,00 € - Adjudicado

Execução de Muro de Contenção EN 314 -1 Paradela 19.639,72 €

Arruamentos da Freguesia de Pombal - 21.205,50 €

A rruamentos na Freguesia de Pinhal do Norte 17.658,00 €

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 22

Investimento Total Julho de 2013 a Julho de 2016

5.285.952,34 €


Iniciativas de Promoção Económica e Turística

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Carrazeda de Ansiães ConVida

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 23


Câmara Municipal

Iniciativas de Promoção Económica e Turística

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Iniciativas de Promoção Económica e Turística Das deslumbrantes paisagens dos rios Douro e Tua, ao imponente Castelo de Ansiães, das mais antigas manifestações da presença do homem, à reabilitação do património vernacular, o Município de Carrazeda de Ansiães tem pautado, nos últimos anos, a sua atuação com a preocupação em preservar, reabilitar e divulgar o seu vasto património histórico/cultural, arquitetónico e paisagístico. Toda esta estratégia promocional tem sido efetuada com base no slogan “Carrazeda de Ansiães, Património, Paisagens e História”, que de uma forma simples e direta sintetiza os principais vetores através dos quais se pode caracterizar este concelho.

Um dos principais papéis que o Município tem assumido ao longo dos últimos anos é o de preservar e manter as ruínas do castelo e vila amuralhada de Ansiães. O castelo de Ansiães é um dos mais emblemáticos monumentos do nordeste transmontano. A sua imponente estrutura defensiva, aliada à riqueza decorativa da Igreja de S. Salvador de Ansiães, não tem paralelo em nenhuma outra estrutura militar existente no nosso país. A Câmara Municipal assumiu o compromisso de manter a dignidade deste importante monumento nacional e tem ao longo dos últimos sete anos efectuado limpezas constantes da vegetação e zelado pela vigilância e segurança deste espaço. Tem também investido largamente na sua divulgação e promoção com a realização de alguns eventos de cariz histórico e didático dos quais se destaca o incremento de um vasto conjunto de visitas guiadas, quer a escolas quer a grupos de visitantes ocasionais.

Loja Interativa de Turismo

O Turismo tem assumido nos últimos anos um papel fundamental nas iniciativas promovidas pelo município, destacando-se a inauguração, no mês de agosto de 2014, da Loja Interativa de Turismo. Este espaço, localizado na praça do CITICA, tem sido de vital importância para a divulgação dos pontos de interesses turísticos existentes no concelho, quer através do equipamento multimédia existente no seu interior e exterior, quer através da distribuição de brochuras e mapas turísticos editados em várias línguas. A abertura desta loja permitiu ainda a divulgação à distância dos conteúdos informativos de Carrazeda de Ansiães, uma vez que estes

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 24

podem ser consultados em qualquer ponto de turismo da Porto e Norte de Portugal.


Iniciativas de Promoção Económica e Turística

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Durante os últimos anos, o Município tem também estabelecido com os proprietários de equipamentos turísticos, quer a nível de hotelaria, quer a nível da restauração, uma estreita relação e cooperação, tendo para o efeito criado conteúdos informativos para cada um dos estabelecimentos que disponibiliza no separador visitar da sua página eletrónica, nos mapas e desdobráveis turísticos que edita e nos equipamentos multimédia existentes na Loja Interativa de Turismo e no Museu da Memória Rural.

Promoção de Produtos e Património Expo Trás-os-Montes

Importa também destacar as várias participações promocionais em que a autarquia esteve presente com o intuito de divulgar as suas potencialidades turísticas e fomentar uma estratégia de difusão dos produtos regionais, com particular destaque para a maçã, vinho, azeite, doces, enchidos, queijos, compotas e frutos secos. Destas ações salientam-se as levadas a cabo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, na Loja Interativa de Turismo de Santiago de Compostela, na FITUR - Feira Internacional de Turismo em Madrid, na Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros, no Show Case de Vila Real, na Expo-Trás-os-Montes de Bragança, no Palácio da Independência em Lisboa e por último no Melhor de Portugal em Bruxelas. Esta ultima participação, levada a cabo no mês de junho de 2016, pautouse por um elevado sucesso, tendo o Município conseguido reunir um vasto número de produtores locais e desta forma levar a Bruxelas “o melhor de Carrazeda de Ansiães”. O objetivo primordial da participação nesta feira internacional de produtos agroalimentares de excelência terá sido a abertura de novas possibilidades de contactos entre empresas com vista a internacionalização e exportação destes produtos.

BTL - Lisboa

O Município tem também investido na criação de uma larga oferta ao nível dos circuitos turísticos, com roteiros diversificados vocacionados para o turismo da natureza, salientando-se neste campo os percursos pedestres homologados e os circuitos turístico/culturais que promovem a ligação de diversos locais de elevada importância patrimonial. Destes roteiros destaca-se a criação dos Circuitos Turísticos do Castelo e dos Moinhos e do Circuito Turístico do Castelo e do Douro.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 25


Iniciativas de Promoção Económica e Turística

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Tem também como aposta mais recente a criação de novos pontos de interesse turístico, onde se inclui a implementação de um museu de território, a partir do Museu da Memória Rural. Esta estrutura está sediada na aldeia de Vilarinho da Castanheira, mas integra pequenos núcleos museológicos com temáticas variadas que polarizam o espaço concelhio. Neste momento está já criado o Núcleo Museológico do Azeite, na aldeia da Lavandeira, o núcleo do Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães e o núcleo dos Moinhos de Água do Ribeira do Coito. Futuramente pretende-se criar o polo do fabrico artesanal da telha em Luzelos e aumentar as temáticas tratadas na sede do Museu, com a abertura da sala da lã.

Outro investimento efetuado no âmbito do turismo e da promoção dos produtos regionais foi a recente abertura da Casa dos Cantoneiros. Inaugurada em julho de 2016, a antiga estrutura foi reabilitada e transformada numa “Wine House”, onde os visitantes poderão ter a oportunidade de degustar o vinho produzido e comercializado no concelho de Carrazeda de Ansiães. A reabilitação deste edifício traduziu-se num projeto completo que dotou este espaço com diversas valências, uma vez que no seu interior existem áreas dedicadas à comercialização e provas de vinho e produtos regionais, espaços dedicados à promoção e divulgação das potencialidades turísticas do concelho, com um mini-auditório e uma sala de leitura. Desta estrutura faz ainda parte uma esplanada panorâmica com uma vista privilegiada sobre os rios Douro e Tua. Quem visita este espaço localizado numa das principais portas de entrada de Carrazeda de Ansiães, a estrada nacional 212, poderá ainda obter informações turísticas sobre os locais a visitar e os horários de funcionamento das infraestruturas turístico/culturais existentes no território concelhio.

A Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite tem ao longo dos últimos anos vindo a ganhar escala e a implementar-se a nível regional e nacional como um evento de elevada qualidade onde se promove e comercializa os principais produtos agrícolas que caracterizam o concelho. Aqui os visitantes podem encontrar a maçã produzida no planalto de Ansiães, o vinho e o azeite de excelência cultivado nas declivosas encostas dos rios Douro e Tua. A vigésima primeira edição que irá realizar-se em 2016 conta, tal como aconteceu nos anos transatos, com ofertas por parte do município a todos os visitantes que efetuarem compras em Maçã, Vinho e Azeite. Esta foi a forma encontrada para incentivar a comercialização destes produtos durante a realização do evento.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 26


Iniciativas de Promoção Económica e Turística

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Outro dos eventos que tem, nos últimos anos, tido um efeito muito positivo na economia local é a Feira do Folar e dos Produtos da Terra, que se realiza durante o fim de semana da Páscoa. Esta atividade, além de contribuir para a preservação do fabrico tradicional desta especialidade transmontana, tem também incrementado a dinamização do comércio local. São inúmeros os visitantes que têm por hábito passar por Carrazeda de Ansiães para comprar os famosos folares doces e de carne confecionados em fornos a lenha por diversas padeiras locais. Durante os três dias em que decorre o evento, os folares são esgotados por diversas vezes tendo algumas padeiras já efetuado experiências gastronómicas com esta especialidade, atribuindo-lhe um cunho verdadeiramente local com a criação do folar de maçã.

Todos estas iniciativas realizadas ao longo dos últimos anos traduziram-se num aumento do número de turistas a visitar o território de Carrazeda de Ansiães. O esforço tem-se revelado compensatório, uma vez que entre os anos de 2014 e 2015, averiguou-se existir uma duplicação do número de visitantes nos locais onde é efetuado o controlo de entradas, verificando-se que nesse período o número de turistas aumentou de 4461 para 8642.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 27


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Iniciativas de Promoção Económica e Turística

Loja Interativa de Turismo

Participação na FITUR

Promoção de Produtos e Património Aeroporto Sá Carneiro - Porto

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 28


Iniciativas de Promoção Económica e Turística

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Promoção de Produtos e Património Palácio da Independência Lisboa

Promoção de Produtos e Património | Bruxelas - Bélgica

Promoção de Produtos e Património | Santiago de Compostela - Espanha

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 29


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 30

ARTE


ARTE

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Carrazeda de Ansiães como local de destaque na escultura contemporânea Nos últimos dois anos a autarquia de Carrazeda de Ansiães promoveu diversas iniciativas no sentido de potenciar a interpretação e a divulgação do Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães. A primeira iniciativa prendeu-se com o lançamento do livro bilingue “Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães”. Esta obra coletiva foi apresentada no dia 11 de outubro de 2015 e surgiu como um veículo indispensável para a compreensão e interpretação das 10 esculturas que constituem o Parque Internacional de Escultura. A par da apresentação desta edição, no mesmo dia, foi inaugurada numa das salas de exposição do CITICA a Galeria Alberto Carneiro. Esta galeria reúne uma seleção de nove esculturas e vinte desenhos deste conhecido escultor que cobrem um espaço temporal de mais de 50 anos de produtividade artística. As esculturas foram realizadas em diversos tipos de madeiras como o buxo, a laranjeira, o mogno, o castanheiro, a tola e nogueira e exprimem de uma forma muito geral a relação existente entre o escultor e os elementos naturais e a sua perceção paisagística do mundo.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 31


ARTE

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

No dia 8 de maio de 2016 Carrazeda de Ansiães recebeu duas novas obras de arte da autoria de dois escultores Carrazedenses, Hélder de Carvalho e Paulo Moura. Estas peças vêm enriquecer e ajudar a contextualizar a vivência e a história do concelho. Com “Pedras de Identidade” o escultor Hélder de Carvalho foca-se na temática da história local, sendo este o elemento inspirador que esteve na origem desta criação. A escultura representa um momento crucial da história concelhia, o ano de 1734, altura em que num ato simbólico o pelourinho de Ansiães é intencionalmente quebrado e o concelho é transladado da antiga vila amuralhada para Carrazeda de Ansiães. A implantação desta obra frente à Praça do Município reveste-se também de uma valoração simbólica, uma vez que se trata do lugar onde atualmente reside o poder administrativo local.

Também Paulo Moura com a sua criação “interior (Es)” procura nas raízes locais, que guardam em si um passado, a revelação de um presente sempre atual. As interrogações do autor procuram “quem fomos e quem somos” e a sua sustentabilidade “assenta na interioridade e na diversidade de formas naturais de raízes que nos rodeiam. Essas vivências trazem em si a mística revelação de uma identidade, abri-las são como descobertas nos processos de vida!” Todas as acções acima descritas tiveram como objetivo a criação de um pólo de atratividade nesta vila transmontana, com o objetivo concreto de contribuir para o acesso das suas gentes às manifestações artísticas do seu tempo, juntando desta forma as novas correntes de arte contemporânea às inúmeras marcas civilizacionais existentes no concelho.

Carrazeda de Ansiães _____________________________ Carrazeda de Ansiães - 32

ConVida


Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 33


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas Manter a Tradição

Cantar os Reis Durante o ano várias são as iniciativas levadas a cabo pelo Município de Carrazeda de Ansiães que têm como objetivo manter viva a memória e a tradição. Destes eventos destacase o “Cantar dos Reis”. Esta ancestral tradição em que homens, mulheres, jovens e crianças se reúnem em grupos e vão de porta em porta entoar canções que anunciam o nascimento do Deus-Menino, foi transformada pela autarquia de Carrazeda de Ansiães numa atividade programada para o início do ano. Este é um momento de união e partilha entre munícipes, associações e entidades locais, um voto de boas vindas a um novo ano, um desejo de renovação e esperança partilhado por todos aqueles que se recusam a deixar morrer as suas raízes culturais.

Cortejo Fúnebre ao Pai da Fartura Outra das iniciativas programadas que têm como objetivo manter a tradição prende-se com a realização do cortejo fúnebre ao Pai da Fartura. Esta manifestação de cariz cultural, realizada anualmente na noite de carnaval, conta com uma larga adesão por parte da população local e da região que ano após anos se concentram no largo do Pelourinho para ouvir a sentença proferida ao Pai da Fartura. A sentença, um conjunto de quadras, alimentadas fundamentalmente pela sátira social, local e nacional, revêm os principais acontecimentos da actualidade acompanhados por comentários humorísticos e de zombaria. No fim, dita-se a sentença ao Pai da Fartura que invariavelmente culmina com o seu rebentamento. O pai da fartura representa o mal, tudo o que de menos bom se passou durante o ano e é sobre ele que se descarregam todas as frustrações. O seu rebentamento simboliza o fim do entrudo, um período de excesso, de purga e de folia que permite a abertura de um novo ciclo, a quaresma.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 34


Atividades Lúdicas Culturais e Recreativas

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Manter a Tradição Cortejo Etnográfico O cortejo etnográfico organizado anualmente durante a Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite tem permitido manter viva na memória da população local algumas práticas, usos e costumes que caíram em desuso e consequentemente no esquecimento. A procura anual da memória de práticas agrícolas, de usos e tradições para a realização de um carro alegórico tem sido benéfica quer para a preservação de objetos etnográficos associados às tradições locais quer para a manutenção da memória sobre um passado recente.

Dinamizar e divulgar, Workshops Temáticos do Museu da Memória Rural Com o intuito inequívoco de promover, divulgar e dinamizar o Museu da Memória Rural foram realizados, durante os últimos dois anos, vários Workshops Temáticos. A primeira iniciativa decorreu a 8 de março de 2015 com o primeiro “Workshop de Queijo Artesanal”. A adesão por parte do publico excedeu largamente as expectativas, o que levou a que a experiência fosse repetida no ano seguinte e alargada a outras áreas temáticas. Assim foi realizado ainda durante o mês de agosto de 2015, o «Atelier de Verão». Esta iniciativa teve como propósito dar a conhecer aos mais novos os jogos do tempo dos seus pais e avós. Algumas das crianças participantes tiveram durante este atelier o primeiro contacto com objetos como o pião, o io-iô, o rapa, o dominó e a macaca. Durante 2016 realizaram-se os seguintes workshops temáticos: Sabonetes Artesanais de Azeite, a 31 de janeiro; Aprenda a Fazer Meias com Cinco Agulhas a 28 de fevereiro; Workshop de Queijo Artesanal a 10 de abril e Workshop Bonecas de Trapo e Papagaios de Papel a 29 de maio.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 35


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Atividades Lúdicas Culturais e Recreativas Manter a Tradição

MUSEU DA MEMÓRIA RURAL CARRAZEDA DE ANSIÃES

Museu da Memória Rural, um espaço dedicado à preservação e valorização do Património Imaterial Com o intuito de preservar e valorizar o património imaterial do concelho, o Município de Carrazeda de Ansiães inaugurou, em agosto de 2013, o Museu da Memória Rural em Vilarinho da Castanheira. A elevada recetividade do público a esta estrutura cultural incentivou a autarquia a continuar o trabalho de implementação de espaços museológicos em edifícios de cariz vernacular para aí instalar núcleos territoriais do Museu da Memória Rural. Desta forma nasceu, na aldeia da Lavandeira, o núcleo museológico do Azeite, Lagar da Lavandeira. Esta estrutura, propriedade da Câmara Municipal, foi reabilitada com a colaboração da União de freguesias da Lavandeira, Beira Grande e Selores que financiou a recuperação do edifício. Esta profícua cooperação culminou com a inauguração deste espaço museológico, no dia 4 de abril de 2015. É de referir que desde a sua inauguração, o Núcleo Museológico do Azeite já foi visitado por centenas de pessoas integrando juntamente com o Castelo de Ansiães e a Igreja de Santa Eufémia um roteiro cultural de elevado valor patrimonial. O Núcleo Museológico do Azeite do Museu da Memória Rural tem como propósito mostrar ao visitante como era produzido o azeite num lagar tradicional de prensa de parafuso central. Todo o processo relacionado com a produção tradicional do azeite encontra-se aqui retratado ao nível do discurso museológico que se inicia na apanha da azeitona, nas “pulhas” trocadas entre ranchos de jornaleiros, no seu transporte, na sua limpeza antes da entrada no lagar, e no processo de moagem, de enseiramento, caldeamento, prensagem e finalmente na operação de decantação que irá levar à obtenção do fino fio de azeite. Todo o discurso museológico é sustentado em painéis gráficos e documentos de vídeo que recorrem a imagens de recolha etnográfica e documentação fotográfica antiga.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 36


Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 37


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Cinema

Teatro

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 38

Atividades Lúdica Culturais e Recreativas


Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Passeios Pedestres

Dança

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 39


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas

Outubro Mês do Património e da Cultura

Colóquios, espetáculos musicais, exposições, tertúlias poéticas, lançamento de livros, teatro, cinema, workshops gastronómicos, este foi o mês dedicado ao Património e à Cultura que todos os Carrazedenses, e não só, tiveram oportunidade de assistir durante o mês de outubro. Divulgar o seu vasto património histórico-cultural, bem com criar uma nova dinâmica nas atividades culturais organizadas pelo município foi o principal objetivo desta iniciativa De salientar que no dia 11 de outubro de 2015 foi inaugurada a Galeria Alberto Carneiro, onde constam algumas obras deste Escultor.

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 40


Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas

Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Encontro Intergeracional

Passeio Sénior

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 41


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Concertos WorkShops

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 42

Atividades Lúdicas, Culturais e Recreativas


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Ação Social Ação Social

Causa 3G - Carrazeda de Ansiães Une e Socializa Apoiando (Parceria entre a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e a Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães)

Porque na Rede Social de Carrazeda de Ansiães os dois documentos estratégicos já se encontram construídos, o Município de Carrazeda de Ansiães concorreu ao Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social, (C DLS 3G), cujo Plano de Ação foi aprovado em Sessão Plenária do CLASCA de 20 de julho de 2015. A causa 3G funciona no Pólo Recreativo da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães. O programa visa essencialmente o reforço da integração das pessoas em risco de pobreza e o combate à exclusão social, assegurando a dinamização de medidas inovadoras de intervenção social e os apoios diretos aos grupos populacionais mais desfavorecidos, as politicas ativas de emprego e outros instrumentos de salvaguarda da coesão social. Contatos: Tel: 278 618 833

Telemóvel: 913 908 095

E-mail: causa3g@scmca.pt

Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos, do Cartão Sénior e do Cartão Jovem. O Município de Carrazeda de Ansiães possui diversos regulamentos de apoio aos estratos com mais fragilidades da população residente, que podem ser consultados em: www.cm-carrazedadeansiaes.pt Apoios para Melhoria de Habitação e Natalidade, (2013, 2014 e 2015):

Candidaturas à Melhoria de Habitação

Candidaturas à Natalidade

2013

Aprovadas - 34 | 123.349,23 €

Aprovadas - 7 | 6.000,00 €

2014

Aprovadas - 33 | 91.422,19 €

Aprovadas - 5 | 8.500,00 €

2015

Aprovadas - 22 | 77.501,73 €

Aprovadas - 16 | 14.000,00 €

Total de Famílias apoiadas em 2013, 2014 e 2015 | 89

Total de apoios em € |

292.273,15

Tota de Candidaturas Aprovadas em 2013, 2014 e 2015 | 28

Total de apoios em € |

28.500,00

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 43


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Educação

Educação Apoios Municipais à Educação Ação Social Escolar O Município de Carrazeda de Ansiães considera que as medidas de apoio socioeducativo assumem um papel de extrema importância revelando-se indispensáveis no combate à exclusão social, ao abandono escolar e à promoção da igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar. Com base neste pressuposto o Município de Carrazeda de Ansiães considera que deverá assumir alguns encargos no âmbito da ação social escolar. Os apoios concedidos pelo Município são dirigidos muito especialmente aos agregados familiares com maiores dificuldades financeiras. Nos últimos anos o Município tem assumido as seguintes comparticipações financeiras: 1.

Comparticipa em 100% o transporte dos alunos do ensino secundário do escalão A (escalão 1) do abono de família e 50% o transporte dos alunos do ensino secundário do escalão B (escalão 2) do abono de família;

2.

Comparticipa em 100% o transporte das crianças da educação pré-escolar;

3. Comparticipa em 100% o transporte dos alunos do 1º ciclo do ensino básico; 4.

Comparticipa em 100% o encargo (€ 2/aluno) pela emissão do novo passe escolar;

5.

Comparticipa em 100% a alimentação das crianças da educação pré-escolar; Comparticipa em 100% a alimentação dos alunos do 1º ciclo do ensino básico residentes fora da sede do Concelho;

6.

Relativamente aos alunos residentes na sede do Concelho, comparticipa em 100% as refeições dos alunos integrados no escalão A (escalão 1) do abono de família e em 50% as refeições dos alunos integrados no escalão B (escalão 2) do abono de família;

7.

Comparticipa em 100% as atividades de complemento curricular (visitas de estudo)

8. Comparticipa a 100% o preço dos manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico do escalão A do abono de família e 50% do preço dos manuais escolares dos alunos do escalão B do abono de família. 9.

Nos últimos dois anos criou uma nova medida o denominado “Kit de Material Escolar” que tem como objetivo apoiar os alunos do 1.º ciclo do ensino básico através da atribuição de material escolar, minimizando as despesas escolares das famílias carênciadas do concelho de Carrazeda de Ansiães, sendo seus beneficiários os alunos que se enquadrem no escalão A e B do abono de família.

Bolsas de Estudo Ciente do papel fundamental da educação, o Município de Carrazeda de Ansiães, no âmbito das suas atribuições e competências, entende por bem reforçar o seu papel no apoio aos alunos dos ensinos secundário e superior residentes neste concelho, por forma a esbater as dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, as quais constituem verdadeiros obstáculos ao prosseguimento dos estudos dos seus educandos. A criação desta medida garante uma maior concretização dos princípios da equidade, da justiça social e da igualdade de oportunidades princípios estes que alicerçam todas as políticas sociais do Município de Carrazeda de Ansiães. O Município de Carrazeda de Ansiães atribui anualmente e por um período de 10 meses, cinco bolsas de estudo ao ensino secundário e cinco bolsas de estudo ao ensino superior, com os seguintes valores mensais: a)Ensino Secundário – 15% do valor do indexante dos Apoios Sociais (IAS); b)Ensino Superior – 30% do valor indexante dos Apoios Sociais (IAS)

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 44


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

Apoios Financeiros

Apoio às Entidades de Caráter Desportivo, Cultural, Social e Humanitário do Concelho de Carrazeda de Ansiães Valor total dos apoios financeiros ano de 2014: 59.404,00 € Valor total dos apoios financeiros ano de 2015: 104.790,00 € Valor total dos apoios financeiros ano de 2016: 59.843,00 €

Protocolo celebrado com a Diocese de Bragança - Miranda Valor total dos apoios financeiros para restauro do património ano de 2014: 40.000,00 € Valor total dos apoios financeiros para restauro do património ano de 2016: 60.000,00 €

Protocolos celebrados com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães Apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães, ano de 2013: 49.718,52 € Apoio Equipas de Intervenção Permanente/Parceiria com ANPT e AHBVCA, ano de 2013: 23.527,13 € Apoio à prevenção e combate a fogos e calamidades públicas, ano de 2013: 7.500,00 € Apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães, ano de 2014: 51.340,54 € Apoio Equipas de Intervenção Permanente/Parceiria com ANPT e AHBVCA, ano de 2014: 23.991,69 € Apoio à prevenção e combate a fogos e calamidades públicas, ano de 2014: 7.500,00 € Apoio financeiro para aquisição e colocação de caixilharias no rés-do-chão do quartel dos A H B V C A , ano de 2014: 12.00,00 € Apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães, ano de 2015: 51.238,78 € Apoio Equipas de Intervenção Permanente/Parceiria com ANPT e AHBVCA, ano de 2015: 26.555,10 € Apoio à prevenção e combate a fogos e calamidades públicas, ano de 2015: 7.500,00 €

Protocolo celebrado com a Associação Filarmónica Vilarinhense Valor total dos apoios financeiros, ano de 2013: 7.800,00 € Valor total dos apoios financeiros, ano de 2014: 6.000,00 € Valor total dos apoios financeiros, ano de 2015: 12.000,00 €

Protocolo com o Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães Apoio concedido ano de 2013: 8.897,00 € Apoio concedido ano de 2014: 8.228.00 € Apoio concedido ano de 2015: 11.208,00 €

Apoio concedido à AFUVOPA (Associação de Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães) Participação na Feira de Produtos Regionais na Praça dos Restauradores em Lisboa, 17, 18, 19 e 20 de dezembro de 2015. Apoio Financeiro: 2.250,00 €

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 45


Câmara Municipal

CARRAZEDA DE ANSIÃES CARRAZEDA DE ANSIÃES

CARRAZEDA DE ANSIÃES

Património, Paisagens e História

VISITE-NOS LAVANDEIRA

CARRAZEDA DE ANSIÃES

VILARINHO DA CASTANHEIRA

Moinho de Vento

Castelo de Ansiães

Anta de Vilarinho da Castanheira

Parque Internacional de Escultura

Igreja de S. Salvador de Ansiães

Museu da Memória Rural

Pelourinho de Carrazeda de Ansiães e Fonte das Sereias

Núcleo Museológico do Azeite - Lagar da Lavandeira

Moinhos de Rodízio do Ribeiro do Coito

FOZ-TUA

CICA - Centro Interpreta vo do Castelo de Ansiães

Igreja de Santa Eufémia

Informações Turís cas

CITICA - Galeria Alberto Carneiro

Loja Intera va de Turismo Praça do CITICA Carrazeda de Ansiães Telf. 278 098 507 Casa dos Cantoneiros «Foz Tua Wine House» Estrada Nacional 212, Foz-Tua Telf. 278 098 479

_____________________________ Carrazeda de Ansiães - 46

Casa dos Cantoneiros «Foz-Tua Wine House»


CARRAZEDA DE ANSIÃES

Feira

XXI da

Maçã, do Vinho e do Azeite 26 a 28 de Agosto | 2016 Codeçais

Brunheda

PEREIROS Santrilha

Felgueira

MOGO DE MALTA

PINHAL DO NORTE S. Lourenço

ZEDES

POMBAL Areias

Paradela Samorinha

AMEDO

Mogo de Ansiães

BELVER

RIO TUA

Penafria

CARRAZEDA DE ANSIÃES PARAMBOS Luzelos

CASTANHEIRO Tralhariz

EN

214

FONTELONGA

Misquel

RIBALONGA Arnal

Fiolhal

Besteiros

MARZAGÃO Foz - Tua

SELORES

LINHARES

VILARINHO DA CASTANHEIRA Alganhafres

LAVANDEIRA

SEIXO DE ANSIÃES BEIRA GRANDE

Carrapatosa Campelos Pinhal do Douro

Coleja

Sra. da Ribeira

RIO DOURO

Carrazeda de Ansiães

Durante o certame haverá oferta de produtos

Maçã | Vinho | Azeite

ConVida


Carrazeda de Ansiães ConVida

Carrazeda de Ansiães Câmara Municipal

Praça do Município 5140 - 077 Carrazeda de Ansiães Tel: 278 610 200 Fax: 278 616 404 E-mail: geral@cmca.pt h p://:www.cmca.pt

Boletim julho de 2016 1  

Boletim Municipal do Município de Carrazeda de Ansiães

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you