Page 1

ANEXO 1

Guião da 1.ª entrevista aos professores

■ Dados biográficos Qual é a sua idade? É casado(a)? Tem filhos? Onde é que vive? A que distância vive da escola? Quanto tempo demora na viagem? Quais são os seus passatempos favoritos? Como foi o seu percurso escolar? Houve algum professor marcante neste percurso? Como era a sua relação com a Matemática? O que mais gostava na disciplina?

■ A Profissão Como aconteceu a escolha da profissão? Quais foram as principais razões dessa escolha? Quantos anos tem de serviço? Que balanço faz deste seu percurso profissional? Como é que se descreve como professor(a)? Que imagem tem de si próprio(a) como professor(a)? Quais são os seus pontos fortes ou, pelo contrário, os aspectos em que sente mais dificuldades no seu exercício profissional? O que é que tem sido mais compensador na profissão? Pelo contrário, o que é que o(a) tem desapontado mais? Que análise faz do estado actual da educação em Portugal, nomeadamente da Matemática no 1.º ciclo do ensino básico? Quais são, para si, os maiores problemas? Que desafios vislumbra para o futuro? Que imagem tem dos professores deste nível de ensino? Como se vê neste grupo profissional? Que papel desempenha/espera desempenhar como professor(a) do 1.º ciclo?

■ O Projecto Quais foram as razões fundamentais da sua vinda para o projecto? Como é que reagiu ao convite que lhe foi endereçado? Quais foram as suas primeiras sensações ao receber este convite? O tema do projecto teve alguma influência nesse impacto inicial e, depois, nessa decisão? A possibilidade de colaborar com outros professores pesou na decisão de entrar neste projecto?

621


Tem experiência de trabalho de colaboração em outros projectos? Com professores ou em contextos extra-escolares? Que potencialidades vê neste tipo de trabalho? Que primeiro balanço faz do trabalho já desenvolvido no projecto? O projecto está a corresponder às suas expectativas iniciais? O que é que espera para o futuro?

■ A Matemática no 1.º ciclo: Orientações curriculares e perspectivas pessoais Que papel pode desempenhar a Matemática na formação dos alunos? Quais são, para si, os objectivos essenciais da actividade matemática no 1.º ciclo? Como se relaciona a Matemática com as outras áreas do currículo do 1.º ciclo, para alcançar esses objectivos? Que importância atribui à resolução de problemas na aprendizagem da Matemática, nos primeiros anos de escolaridade? O que pensa do papel das interacções entre os alunos na aprendizagem da Matemática? E a comunicação matemática, tema do projecto, que lugar ocupa para si no ensino e na aprendizagem da Matemática? Qual a sua função?

■ O ensino da Matemática Quais são, no seu entender, os problemas fundamentais do ensino da Matemática, no 1.º ciclo? Como os sente nas suas aulas? Como lhes procura fazer frente? Como é que, habitualmente, costuma preparar as actividades matemáticas da aula? A actividade matemática é diária, na aula? Como é que esta actividade se enquadra no conjunto das outras áreas curriculares do 1.º ciclo? Como distribui o tempo por estas áreas curriculares? Que tipo de propostas apresenta regularmente aos alunos? Como selecciona essas propostas? Costuma resolver problemas nas aulas? Que lugar ocupa a resolução de problemas no seu ensino? Que papel espera que os seus alunos desempenhem na aula quando estão a trabalhar em Matemática? Nota alguma diferença entre o desempenho dos alunos na Matemática e nas outras áreas curriculares? Que papel deve ter desempenhado, enquanto professor, para que no final de uma actividade matemática se sinta realizado(a)? Que acções deve ter realizado? Que apoio deve ter prestado aos alunos? Como descreve a comunicação que acontece nas suas aulas, especialmente quando trabalha a área de Matemática? Que lugar ocupa a comunicação na actividade da aula e que papéis

622


desempenham os alunos e o professor? Que papel desempenha a comunicação matemática nas suas aulas? Que influência teve a sua formação inicial no modo como ensina Matemática? Qual o papel da Didáctica da Matemática? E o das disciplinas da área da Matemática? Que função desempenhou o estágio na sua formação profissional?

■ A investigação e os professores Que imagem tem da investigação educativa? No seu entender, qual é o papel que ela pode desempenhar no desenvolvimento das escolas e, em particular, no ensino e na aprendizagem da Matemática? Que contacto tem tido com a investigação, tanto na sua formação inicial como na contínua? Já participou em projectos de investigação? Já realizou investigação autonomamente? Que reflexão faz sobre essas experiências? Como usa a investigação no seu dia-a-dia profissional? Como e onde procura os resultados da investigação educacional? Acha que os professores podem realizar investigação no seu dia-a-dia? O que é que espera vir a alcançar com esta investigação? Que expectativas tem em relação à investigação que pode vir a realizar no projecto?

623


Anexo i  

anexo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you