Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JACINTO CORREIA - LAGOA

Nº1 Nº1— — DEZEMBRO, 200 2008 8

Assuntos a explorar: Breves...

Ufa, que canseira! Faltam menos de vinte dias para termi-

2 3 à 12 13 à 14

Vivências Asas da Criatividade..

Editorial nar este primeiro período...parece muito! Tem sido um ano lectivo algo conturbado, nomeadamen-

Cantinhos (da nossa escola): 15 à 16 BE/CRE

te, para a classe docente. Porém, ainda há muitos alunos e pro-

Nós e as outras Línguas: O Português é divertido!

e no seu papel fundamental num futuro próximo...

17 à 20

Este ano o Jornaleco assume a sua personalidade digital e

English is fun!

acredita que, por isso, a relação “cyberafectiva” estreitará, ainda

Le français c’est super! 21 à 22

“Vamos relaxar!”: O que é, o que é? Curiosidades…

fessores que acreditam na escola, na capacidade de entreajuda

mais, os laços com os nossos, agora, “cyberleitores”. Se desejares poderás ser protagonista neste novo e ambiContamos contigo!!!

cioso projecto…

A equipa do Jornaleco

Terapia de riso... Dicas na cozinha Signos do Zodíaco Baú do Jornaleco

23

Actividades do dia de São Mart inho

QUI,

JÁ QUE ESTÁ A Q

ENTRE OUTROS DESTAQUES... E/ des da B a id iv t c A CRE

RE

E/C R OGUES DA B VISITE OS BL

FICHA TÉCNICA Nº1—2008/09 Montagem: Prof.ª Lívia Ferreira e Isabel Rosa Tratamento de imagem: Prof.ª Lívia Ferreira e Isabel Rosa Impressão de Boletim de Introdução: Reprografia da escola Apoio: Comissão Executiva Instaladora e Serviços Administrativos. Agradecimentos:

docentes, nomeadamente Prof.

Ricardo “Star”, alunos e auxiliares da acção educativa que contribuem para a concretização deste projecto e ou assinam trabalhos / textos neste site.


O Jardim de Infância de Porches foi remodelado e está tão bonito que gostávamos de partilhar

este nosso encantamento com toda a comunidade escolar. Obrigada, Ana Ramos

Somos alunas do 8ºC, Esperemos que na disciplina de visites Área de o no sso blogue. Projecto realiz ámos um Membros da eq blogue sobre uipa: Distúrbios Dan iela Pacheco e Alimentares on Maria de, podem Ca rvalho. encontrar informações, O endereço do blog vídeos e ainda ue é: responder a uma questão.

t.com/ limentares.blogspo os bi ur st di ca8 http://turm


entaa Apres m u m r co t, alusiorado la werPoin m o e P m o m as c e , rias turm ção ção á Este dia u V c . e x a e m a idade a ao t e la com oportun etiza- v r na esco c a n o c m a alhos e direcção a- tiver A id . r iv a t de trab c n a s ra o visio alguma professo isci- de a d d s ção de a a d m a desâmbito de tur a foi um des, no ir e Bioloie s V ia c a n e Ciê i- Helen plinas d nte ass as... e lm a u sas turm i ig o f o c , s E ia g oteca na Bibli nalado


azeite e ércio de vinho, m co ao se r os o laga rum, tipo de Em seguida, vim . Fabricavam o ga go tri m o ve e No te azei ervas aroNo dia 10 de produziam o feito com peixe, de é” on at “p as ar ra sit nt rtavam o lamoura vi do lagar enco sal e azeite. Expo s, bro, fomos a Vi ica vinho. Próximo át m e . água potável qu hores mesas do Ruínas Romanas rum para as mel va-se o poço de ga a , te os en ám am eg id timo visiSegu Quando lá ch Romano. Por úl muito fundo. rio a pé er Im , via a Síl dr , onde de pe chamava la de exposições sa ámos o silo feito a rv guia, que se se os ob m tá em os de utilidade os na visita. Co ra guardar acompanhou-n os objectos que servia pa vim e qu , am er um ti as os pedr r o a dos Romaçou por mostra éstica da époc reais. Como as m ce do , la Vi m va da va nser , moedas, principal fresquinhas co o bilhas, pratos m to era a entrada co ui s, m no e qu cebempo luxuosa, telhas, potes. Re uma casa de ca os alimentos. a. as an m os oma m ro pl vi a di époc mos um Posteriormente foi construída na nta m co um s a ue depois de No pátio havi que tinham tanq as rm te a uv ua a a água da ch caldarium, ág que, que recebi água quente sa a ca a ar in m e ilu m e água fri para refrescar morna tepidariu am to Sol. m . Só os ricos com o reflexo do dizermos de frigidariu la sa a os como todos vim as M o. nh A seguir, ba me de um vam lá ene havia o no refeição era gi l hi pa ci da in r pr ta A tra . e m qu o que se refeições a Torre tinha lneário object os ba o vim a na vila. er m e bé qu m rava na sala ou tatorium nt à tarde. Ta na co o en a r ia servia para vig ua fria. Hexagonal que público com ág o. dicavamig im in Os Romanos de linha de costa, do


da a eu to lv o v n ue e res q , e t n corade. difere munid dia de o ia e c d t s e m os iu te an m vári Duran Este fo eocup e r s p e e d , e ativida xigent Música começ am ac s r , o e o r m as e r iv t t a a lógites e : Te prepar Tecno teliers po an a te. Os o m ã e ç t a s c ... du vário lgum lioteca tes, E ib r B os A ram a , a átic la e er a m , Inform a esco a d c envolv s o t tamen os pro Depar odos t e t n me cola. pratica esta es d s do a e r o fess dedica ia d Foi um xtracurricula e s e ad activid


om a ada c n io c la Re , reaaludida a im c uena,/ data a a peq m u e o que lizou-s xposiçã e a ic onhesintét ar a c d u e s d ade a preten omunid c in à m v cer que tê s e d a deadas activid esenca d r e s o, nesdo a Concelh o s s o las a no n entre e bito ro m â te um liv o de ã ç a r o elab nte”... “itinera


A turma do 6ºC, na disciplina de Inglês, após selecção de temas e distribuição dos elementos/alunos

pelos vários grupos de trabalho, iniciou o seu projecto que envolveu a pesquisa e recolha de informação para, final-

mente, apresentar o projecto final em PowerPoint, à turma, em duas sessões agendadas para o Auditório da

escola. Eis 4 dos trabalhos finais, Se tiveres curiosidade fala com os teu colegas para poderes con-


Mais uma vez, à semelhança do que acontecera noutros anos lectivos, a Biblioteca oferece-te a oportunidade de participares em concursos interessantes e motivadores de aprendizagens variadas. Tal como na actividade anterior, que visa-

va a interacção com os recursos da biblioteca, nesta, o objectivo era promover a autodescoberta no que diz respeito ao que este espaço significa para ti como estudante/leitor. Mais informações no Blogue da Biblioteca.


A tua Biblioteca comemorou o nascimento de Jesus Cristo à sua maneira: estrelas cadentes nas janelas, presépio no tecto, árvores de natal e costumes natalícios de outros países...


a o c ru Complet

! cigrama


a com as t le p m o C rrectas! letras co

Chicken Cow Donkey Pig Horse Turtle Dove Cat Dog Rabbit Duck Turkey

Caça às palavras !


Je te présente la France, sa capital est Paris ! Quelques monuments de Paris : La Tour Eiffel

Cathédrale Notre Dame

L’Arc du Triomphe

Trava-línguas (virelangues) em francês: ► As-tu vu le ver vert vers le verre en verre vert ? ► Combien coûtent ces six-cent-six saucissons-ci ? – Ces six-cent-six saucissons-ci sont à six sous.

Curiosités de la langue française: Existem várias palavras francesas usadas no nosso dia-a-dia, como por exemplo: “filet”, “manchette”, “garçon”, “vernissage”, “écharpe”, “tricot”, “abat-jour”, “champignon”, “bouquet”, “champagne” entre outras que, aportuguesadas ou não, passaram a fazer parte de nosso quotidiano.


Le vocabulaire de Noël : Un ange

Le père Noël

La crèche

Un renne

Une bougie

Une cloche

Un bonhomme de neige

Un sapin

Trouve les sept erreurs :

Bonnes fêtes: Joyeux Noël et une bonne année 2009, ce sont les vœux de vos professeurs de français.

Le bébé Jésus

Un cadeau


Qual é coisa, qual é ela, que é redonda como o Sol, tem mais raios do que uma trovoada e anda sempre aos pares?

Qual é coisa, qual é ela, que tem uma perna mais comprida que a outra e noite e dia anda sem parar? Qual é coisa, qual é ela, que atravessa todas as portas sem nunca entrar nem por elas sair?

O vinho da madeira é dos poucos vinhos do mundo que registe à passagem do tempo. O vinho pode chegar aos 200 anos, se mantido em ambiente adequado às suas características licorosas.

SOLUÇÕES

Os insectos mais numerosos são os escaravelhos. Há mais espécies destas criaturas, adoradas pelos antigos egípcios, do que de qualquer outro animal vivo ou extinto. Na actualidade, conhecem-se umas 27 mil espécies.

Um alentejano inventou um jogo, era assim: Metiam-se dois alentejanos no armário e saia um. Quem estava lá dentro tinha que adivinhar quem saiu. Uma calinada de Gabriel Alves num jogo de futebol: - E agora um cruzamento para uma zona de ninguém...... (Pausa). Onde não estava realmente ninguém. Era uma mulher tão gorda, mas tão gorda que as fotografias para o passe tinham de ser tiradas de avião.


Português Asinha Boazona Preguiçoso Reizinho Desempatar Fraqueza Holandesa Utilizar Avisar

Inglês Grandfather Grandmother Son-in-law Daughter Son Daughter-in-law Grandchild Grandson Granddaughter

Roda da Bicicleta Fechadura Relógio


Jornaleco  

Jornal Escolar o Agrupamento de Escolas Jacinto Correia - Lagoa nº1 - Setembro a Dezembro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you