Page 1

Odisséia Escola: ETEC DE SAPOPEMBA Nome completo Professor (a): CLAYTON MARCELO BARONE E-mail: claytonesp@gmail.com Disciplina: Língua Portuguesa Título do Roteiro: Odisseia: o herói no século XXI NOME: Isabella Garcia N°: 19 TAREFA 1 - INTRODUÇÃO Quando ouvimos falar de um filme épico, imediatamente visualizando cenas de batalhas grandiosas, com a presença de heróis destemidos, defendendo valores como a honra e a justiça. Por sua vez, quando se trata de um filme romântico, sabemos que provavelmente veremos cenas líricas, em que as emoções estarão presentes. Por que


fazemos essas ligações? O que nos leva a associar o épico a cenas de luta espetaculares e o lírico aos sentimentos?

R:

O que nos leva a associar o épico e o lírico é

que cada época teve seu contexto e suas características, porém ambas ocorreram histórias épicas (guerras) e líricas (sentimentos). Fazemos essas ligações porque em todo filme, conto, relato, há estas comparações, que juntas formam todo o contexto.

TAREFA 2 - LEITURA DE IMAGEM


1)

A foto nos mostra o momento em que Frodo, o herói de O Senhor dos anéis, chega ao topo da Montanha da Perdição. Lá ele deve destruir o Um anel e livrar a terra-média da ameaça de ser dominada por Sauron, o Senhor das Trevas. Qual é a aparência do herói nesse momento? O que essa aparência sugere sobre a jornada de Frodo?

R:

Na sua bravura e determinação, Frodo

mostra uma linha de “missão cumprida” em seu rosto, nesta cena mostra o que por todo o filme é focado, o herói finalmente consegue o que por tanto lutou o Um anel.

2) Leia uma definição de herói: [...] individuo notabilizado por seus feitos guerreiros, sua coragem, tenacidade, abnegação, magnanimidade, etc. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. (Fragmento)


Agora observe as imagens e responda a quest達o a seguir:


a)

Que características em comum unem

esses heróis a Frodo?

R:

As características se mesclam pelo fato de

que para alguém ser um herói ele deve merecer, e que para ser um herói você deve se sacrificar lutar com determinação por aquilo que quer, e o que eles tem em comum com Frodo é que todos lutaram por seus méritos e colocaram toda sua fé e força para destruir aquilo que os impedia de conquistar os seus objetivos .


TAREFA 3 - LEITURA DA IMAGEM PARA O TEXTO 3)

Observe o vídeo, o trecho selecionado e o

questionamento abaixo:

IRA! RECEITA PARA SE FAZER UM HERÓI (Psicoacústica) Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural Embebe-se-lhe a carne De um jeito irracional Como a fome, como o ódio Embebe-se-lhe a carne De um jeito irracional Como a fome, como o ódio


Depois, perto do fim Levanta-se o pendão E toca-se o clarim E tocase o clarim No disco Psicoacústica (1988), o grupo Ira! Musicou o poema de Reinaldo Ferreira, “Receita para se fazer um herói”, com algumas modificações na letra. Nele, questiona-se a visão da guerra como o espaço de consagração dos heróis. Estas características de questionamento seriam possíveis na época em que a Ilíada e a Odisseia foram escritas?

R:Sim, pois na época os heróis eram muito marcantes e valorizados, no poema destaca-se a guerra, assim Por elas os heróis eram rebelados.


4)

Se você fosse um super-herói ou uma super-heroína, quais seriam os seus poderes especiais?

R:

Se eu fosse uma super-heroína, eu gostaria de

ter poderes de sabedoria, assim entenderia tudo, não teria dificuldade com nada, assim também tomaria decisões certas e não erraria em dizer sim, não, pode ou não pode. Ter poderes especiais nos proporciona um novo mundo, um novo ponto de vista que nos abre novas oportunidades.

TAREFA 4 - DO TEXTO PARA PESQUISA 5)

Agora a nossa jornada pelo conhecimento Literário vai ampliar. Leia estes textos nos links abaixo do portal Click-ideia (faça pesquisas) sobre Grécia Antiga, promovendo uma grande reflexão/investigação sobre: organização econômica, política e social dessa sociedade e integrar esses aspectos à vida religiosa, cultural e produza um texto


argumentando sobre os seguintes questionamentos: Qual é a origem da palavra mitologia? Em que período surgiu à mitologia grega? Qual era a finalidade dessas histórias? Como eram transmitidas? Quais suas principais características? E seus principais personagens? Como se comportam os deuses nessas histórias? O que aprendemos com elas?

R: Mitologia vêm do mito, uma coisa que não

aconteceu realmente, que eram criados para explicar o mundo, esta palavra surgiu no século V a.C, as histórias de que os Deuses os guardavam proporcionaram muita arte e que deu origem a cultura grega, essas histórias eram transmitidas porque os gregos queriam achar uma resposta por exemplo à “paixão a primeira vista”, com isso criaram o mito de Afrodite e seu filho Cupido, que até os dias de hoje é mencionado em muitos lugares e redes sociais, os gregos acreditavam que os Deuses habitavam no Monte Olimpo. Os principais personagens eram os Deuses, que existiam para muitos tipos de coisas, porém, haviam 12 principais, eles eram muito semelhantes


aos humanos, só o que os diferenciavam era a imortalidade. Enfim, a Grécia nos deixou muita cultura, valores políticos, isto incluindo o teatro, a poesia, a arte, etc. O que eles fundaram,hoje estamos popularizando.

Odisséia  

Trabalho sobre odisséia o livro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you